Scielo RSS <![CDATA[Revista Estudos Feministas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-026X20170002&lang=pt vol. 25 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200429&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[“The Sex-Gender-Revolution Series”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200435&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: A la hora de llevar adelante proyectos políticos, el uso de las distinciones homosexual/ heterosexual o trans*/cis como categorías exclusivas de análisis puede limitar la comprensión de la complejidad de pertenencias en las que cada sujeto se posiciona. En muchos casos, incluidas ciertas perspectivas queer, esta estrategia conlleva una simplificación que atribuye un carácter radical o subversivo al primer término del binomio, y uno normal o incluso represivo al segundo. En el primer caso, se constituye lo que denominamos aquí una “cadena homo-trans*-revolución”; en el otro, una “cadena hetero-cis-represión”. Mediante un pasaje generalización-reducción-invisibilización, ambas instancias obturan la comprensión tanto de las posturas conservadoras en el ámbito de lo homo/trans*, como de las subversivas o radicales en la esfera hetero/cis. Exponer ambas permite comprender que un proyecto político colectivo disidente fértil no podrá fundarse exclusivamente en la sexualidad o el género, sino que deberá construir puentes interseccionales sobre la base del posicionamiento y los objetivos políticos, sin caer en generalizaciones y manteniendo la flexibilidad que aportan los posicionamientos queer.<hr/>Abstract When carrying out political projects, the use of homosexual/heterosexual or trans*/cis distinctions as exclusive categories of analysis may limit the understanding of the complexity of belongings in which each subject is positioned. In many cases, including some queer approaches, this strategy provides for a simplification, which attributes a radical or subversive nature to the first term of the pair and a normal or even repressive one to the second. The former case results in what is here called a "homo-trans*-revolution series”; the latter, in a "hetero-cis-repression series". In both instances, a passage from generalization to reduction to invisibilization obstructs any understanding either of the conservative positions existing in the realm of the homo/trans*, or of the subversive and radical ones in the sphere of the hetero/cis. Exposing both of them will allow us to understand that a dissident, fertile collective political project cannot be based solely on sexuality or gender: it must build intersectional bridges based on political approaches and objectives, without falling into generalizations and maintaining the flexibility we seek in queer approaches. <![CDATA[“Tudo é sempre de muito!”: produção de saúde entre travestis e transexuais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200453&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo investigou como travestis e transexuais negociam com os espaços institucionalizados de saúde e quais práticas compreendem como produtoras de saúde. Foram realizadas entrevistas com duas travestis e duas transexuais na cidade de Fortaleza, abordando questões sobre local, forma e dificuldades do atendimento quando ficam doentes, suas práticas de mudança corporal, entre outras. As informações obtidas foram discutidas a partir de uma perspectiva foucaultiana e de uma teoria crítica sobre o gênero. Observamos que a saúde entre as participantes está associada à construção de um corpo feminino belo, mesmo quando implica recusa às prescrições médicas e risco pessoal. Concluímos que a demanda por saúde de travestis e transexuais afasta-se das práticas de assistência propostas pelo Estado, que tem adotado uma noção binária de sexo/gênero para pautar suas ações.<hr/>Abstract: This study aimed to know how transvestites and transsexuals negotiate with institutionalized spaces of health and the practices they understand as promoting their health. Interviews with two transvestites and two transsexuals were conducted in the city of Fortaleza (Ceará, Brazil), addressing themes like local, form and difficulties of receiving medical care when ill, practices of corporal transformation among others. The information was discussed from a Foucauldian perspective and a critical theory of gender. We observed that the participants production of health is generally associated with the construction of a beautiful female body, even when it implies refusing medical prescription and personal risk. We conclude that transvestites and transsexuals’ main demands for health move away from practices of medical care offered by State agencies which have adopted a binary notion of sex/gender in their actions. <![CDATA[Travestilidade às avessas - a desconstrução de uma “paródia” identitária]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200473&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, fazemos uma discussão acerca das chamadas identidades de gênero, dada a complexidade e a emergência à questão, principalmente, nos últimos tempos. O propósito é explorar ambiguidades discursivas apresentadas no processo em que se identifica uma travesti, residente na cidade de Barra do Garças/MT que, no discurso de percepção de si, deixa marcas de estranhamento do próprio corpo. Sob o nosso parecer, tais marcas levam a uma desconstrução de suas identidades, num movimento performático e contraditório no qual se traveste de homem, mesmo se encontrando em um corpo masculino, não o reconhecendo. Ao fazer uso de seu órgão sexual de nascimento, o faz na elaboração de estratégias de sobrevivência. A fundamentação das análises são as teorias de gênero e queer, propostas de desconstrução dos significados da sexualidade.<hr/>Abstract: In this article, we discuss about the so-called gender identities, given the complexity and the emergence of the issue, especially in recent times. The purpose is to explore discursive ambiguity in Case in which it identifies a transvestite, resident in the city of Barra do Garças/ MT that in the perception of speech itself, let estrangement brands of the body. In our opinion, such marks lead to a deconstruction of their identities, in a performative movement and contradictory in which dresses as a man, even lying in a male body, did not recognize. By making use of his sexual organ of birth, is in the development of coping strategies. The basis of the analyzes are theories of gender and queer, deconstruction proposals of sexuality meanings. <![CDATA[Sob o “melhor interesse”! O ‘homoafetivo’ e a criança nos processos de adoção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200495&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente trabalho versa sobre o lugar da sexualidade quando um requerente à adoção é identificado como “homoafetivo” e quais diferenças emergem entre ser “homoafetivo gay” e “homoafetivo lésbica”. O objeto de análise são processos e habilitações de adoção “homoafetiva” conjunta, pleiteados no município do Rio de Janeiro. Na análise, intentou-se apreender a forma em que a homossexualidade tem sido compreendida quando há uma relação com a família e a parentalidade. Considerando as estruturas sociais, ao interpretar os processos, foram levadas em conta questões como: De que forma integrantes das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso pensam a adoção e homossexualidade? Que noções de família e sexualidades produzem ao conduzirem os processos? De que forma o princípio do “melhor interesse da criança” tem sido interpretado quando os requerentes são “homoafetivos”?<hr/>Abstract: This paper discusses about the local of sexuality when an applicant for adoption is identified as homoaffective, and what differences emerge between being gay and lesbian homoaffective. The object of analysis are processes and qualifications of homoaffective joint adoption required in the city of Rio de Janeiro. In the analysis the intention was understand the meaning about homossexuality in the connection between family and kinship. Embased on the social structure, to interpret the processes, was considered the following questions: How the members of court of Childhood, Young and Elderly think the relation between adoption and homossexuality? What the idea about family and sexualities are produced to construe the processes? In what way the principle of “the best interest of child” is utilized in homoaffective processes? <![CDATA[Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200519&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As representações sociais que educadores/as possuem acerca da diversidade sexual influenciam a (des)construção de preconceitos na escola. Assim, essa pesquisa qualitativa objetivou analisar as representações sociais de educadores/as do ensino fundamental maior e médio acerca da diversidade sexual e da homofobia. Para tanto, empregou-se o método de análise de conteúdo na modalidade categorial temática. Os resultados obtidos evidenciaram que as representações dos/as educadores/as estão ancoradas em padrões sociais acerca da diversidade sexual, que geram preconceitos sutis e contribuem com a homofobia no ambiente escolar. Portanto, destaca-se a necessidade de (in)formações significativas acerca dessas temáticas, possibilitando aos/às docentes promover ações pedagógicas que contribuam para o reconhecimento da diversidade sexual.<hr/>Abstract: The social representations that teachers have about sexual diversity influence the construction and deconstruction of prejudice at school. Thus, this qualitative study aimed to analyze the social representations of middle and high school teachers about sexual diversity and homophobia. For this, we used the thematic content analysis method. The results showed that teachers’ representations are based on social patterns about sexual diversity, which generate subtle prejudices and contribute to homophobia in school. Therefore, there is need for valuable information on these issues, enabling teachers to promote pedagogical actions that contribute to recognition of sexual diversity. <![CDATA[Masculinidades e docência na educação infantil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200545&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Esta pesquisa analisa as relações de gênero e a construção da docência masculina na Educação Infantil (EI), compreendendo como se dá a escolha e a inserção desses professores homens nessa etapa da educação escolar. A ancoragem teórica apoia-se nos Estudos de Gênero, e a abordagem de pesquisa é qualitativa. Foram entrevistados três professores homens, oriundos de diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Sul e que estavam atuando em escolas de EI. A partir das análises, constatamos que os homens enfrentam dificuldades ao optarem por essa profissão normalizada como feminina. Apesar disso, alguns homens resistem, negociam e se mantêm nessa atividade, demonstrando que as masculinidades são múltiplas e plurais, construídas em meio aos desafios e possibilidades que a docência em Educação Infantil produz.<hr/>Abstract: This research analyzes gender relations and the construction of male teaching in early childhood education, comprising of how male teachers are chosen and integrated in this stage of school education. The theoretical anchor is supported by Gender Studies, and the research approach is qualitative. We interviewed three male teachers from different municipalities of Rio Grande do Sul state, who were working in early childhood education schools. The analysis showed that men face difficulties by choosing this profession, which is standardized as being for females. In spite of this fact, some men resist, negotiate, and keep working in this activity, demonstrating that masculinities are multiple and plural, built through the challenges and possibilities that teaching in early childhood education produces. <![CDATA[Tráfico internacional de pessoas para exploração sexual? Uma análise de processos-crime (1995-2012)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200571&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa processos-crime constituídos em função da operacionalização do artigo 231 do código penal brasileiro que define o crime de tráfico internacional de pessoa para fim de exploração sexual. Foram submetidos à análise 12 “casos” investigados/processados/julgados entre os anos 1995 e 2012. As metodologias utilizadas foram pensadas a partir do campo epistemológico feminista: as categorias de análise são gênero, discursividade e processos de subjetivação. Esta pesquisa mostra como o combate ao tráfico de pessoas tem se materializado como uma técnica de combate à prostituição e às prostitutas.<hr/>Abstract: This article analyses Brazilian criminal procedures regarding human trafficking for sexual exploitation. The sources of research are 12 “cases” investigated/judged within 1995 and 2012. The methodology proposed is thought through feminist epistemologies. “Gender”, “discursivity” and “subjectivation processes” are the analytical categories. This research shows how police practices to combat “human trafficking” have became a technique to fight prostitution and the prostitutes themselves. <![CDATA[“Percorrendo caminhos da angústia”: itinerários abortivos em uma capital nordestina]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200593&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Trata-se de uma discussão sobre as relações estabelecidas entre mulheres usuárias de serviços de saúde pública e de agentes mediadores na cidade de Natal, para a obtenção e uso de medicações abortivas (Misoprostol/Cytotec®). A análise recai sobre os itinerários abortivos percorridos pelas mulheres na tentativa de obterem a medicação necessária à realização do aborto clandestino. O artigo aborda, também, os tipos de relações estabelecidas com os outros agentes envolvidos nesta rede, levando em consideração fatores como risco, ilegalidade e poucos recursos materiais. Os resultados seguem os seguintes apontamentos: 1. Procura por agentes específicos, com itinerários condicionados ao conhecimento de pessoas que possam chegar ao produto desejado; 2. Finalização combinada ao atendimento posterior em hospitais públicos para a limpeza uterina; 3. Participação dos homens no processo abortivo; 4. Paradoxos de percepção sobre a prática do aborto com um claro recorte geracional entre as profissionais de saúde; 5. Ultrassom e redes sociais como partes integrantes dos itinerários abortivos.<hr/>Abstract: This paper debates the relations established among women that use public health services and mediating agents in the city of Natal for obtaining and taking abortive medicines (Misoprostol/ Cytotec®). The analysis lies on abortion itineraries treaded by women in an attempt to obtain the medication necessary for carrying out clandestine abortion, as well as the sorts of relations they establish with other agents involved in that network, by considering factors like risk, illegality and little material resources. The results present the following points: 1. Search for specific agents, with itineraries being conditioned by the acquaintance with people who can reach the desired product; 2. Final procedures combined with posterior attendance in public hospitals to cleanse the uterus; 3. Men’s participation in the abortion process; 4. Paradoxes of perception about the practice of abortion, with a clear perception of a generational group among health professionals; 5. Ultrasound and social network sites as integrated parts of abortion itineraries. <![CDATA[Silêncio e vergonha: contracepção de emergência em drogaria do Rio de Janeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200617&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Esse artigo discute o processo de interação social estabelecido entre os/as funcionários/as de drogaria e as consumidoras da contracepção de emergência/levonorgestrel (CE). Trata-se de um estudo etnográfico realizado em drogaria da zona norte do município do Rio de Janeiro, com trabalho de campo no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012. São analisadas duas dimensões: - o silêncio e a vergonha que regem a comercialização da CE na drogaria; - a visão discriminatória dos balconistas sobre as consumidoras da CE. Nesta drogaria, a disseminação do uso da CE parece ter fortalecido certo tipo de “pânico moral” existente em torno da sexualidade juvenil feminina, especialmente das jovens pobres. O silêncio e a vergonha percebidos no balcão da drogaria, as classificações socioespaciais e morais que recaem sobre as consumidoras da CE reforçam a necessidade de ampliação do debate nacional sobre a garantia de acesso à CE, com vistas à ampliação dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.<hr/>Abstract: This article discusses the process of social interaction established between the pharmacist and clerks and the consumers of emergency contraception (EC). It is an ethnographic research held at a drugstore in the north area of the municipal district of Rio de Janeiro, from January, 2011, to December, 2012. Two dimensions are analyzed: - the silence and shame governing the marketing of EC at the drugstore; - The discriminatory view of clerks on the EC women consumers. Silence and shame perceived in the drugstore counter, socio-spatial and moral conceptions of the EC consumers reinforce the need for broadening the national debate on guaranteed access to EC, aimed at ensuring sexual and reproductive rights of women. <![CDATA[Silêncios nos discursos pró-aleitamento materno: uma análise na perspectiva de gênero]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200637&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo aborda os discursos da atual Política Nacional de Aleitamento Materno brasileira, enfocando sentidos pouco explorados em seus materiais educativos. As perspectivas teórico-metodológicas adotadas foram a Semiologia dos Discursos Sociais, que entende o discurso como constitutivo e constituinte das relações sociais de poder, e os Estudos de Gênero, que questionam a naturalização da dualidade feminino/masculino como estruturante de uma essência fixa do ser. A análise identificou como, em geral, os materiais continuam a enfatizar a importância do aleitamento materno para a saúde da criança, omitindo ou tratando de forma estereotipada as perspectivas das mulheres sobre a prática. A complexidade da amamentação é pouco abordada, e o desmame como transição subjetiva na relação entre mãe, criança e mundo social, silenciado.<hr/>Abstract: This article approaches the discourses of the national policy on breastfeeding in Brazil today, emphasizing underexplored meanings in its educational materials. The theoretical and methodological perspectives adopted were the Semiology of Social Discourses, which understands discourse as a constitutive/constituent of social power relations, and Gender Studies, and its questioning of the naturalization of the binary female/male division as structural to a fixed essence of beings. The analysis identified how materials continue to emphasize the importance of breastfeeding for children’s health, omitting or treating stereotypically women's perspectives on the practice. The complexity of breastfeeding is seldom addressed, and weaning as a subjective transition in the mother-child relationship and their social world is ignored. <![CDATA[Family Negotiations: Gender, Paid Work and Carework in Chile]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200661&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: La incorporación cada vez más masiva de las mujeres al mercado de trabajo e importantes cambios en las configuraciones familiares han puesto en tela de juicio la organización tradicional de las familias sobre la base de hombres proveedores/mujeres cuidadoras. Sin embargo, la evidencia disponible indica que ello no ha cambiado la distribución tradicional de tareas por sexo. Este trabajo busca aportar a la comprensión de las razones que ayudarían a explicar la persistencia de estos patrones tradicionales, y cómo parejas jóvenes con y sin hijos enfrentan el reto de conciliar familia y trabajo en la ciudad de Talca (Chile). Ello, con foco en las representaciones sociales sobre el trabajo doméstico y de cuidado y en los procesos de negociación - si los hay - que explicarían sus arreglos domésticos actuales. Nuestros resultados sugieren que se declaran patrones de organización familiar basados en la igualdad, habilidades o preferencias personales, pero las prácticas revelan la persistencia de modos de organización apegados a los patrones tradiciones según género.<hr/>Abstract: Women’s entry into the labor market and important changes in family configurations have undermined the traditional organization of families, based on male providers and female caregivers. However, recent research suggests that this has not meant the end of these traditional, gendered patterns. This paper seeks to contribute to the understanding of the reasons behind this phenomenon and how young couples, with and without children, face the challenge of making paid work and family compatible in the city of Talca (Chile). We focus on social representations on paid, domestic and care work and on the processes of negotiation associated to the distribution of related tasks - when such processes take place - that could explain their current domestic arrangements. Our results suggest that, despite declaring arrangements based on the equality principle, personal abilities o preferences, couples maintain highly gendered modes of organization, coupled with a progressive discourse. <![CDATA[Mulheres camponesas, discursos e práticas para outro desenvolvimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200683&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre aspectos do discurso sobre o desenvolvimento construído pelo Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), acessados por meio da análise de documentos e da observação das práticas das mulheres participantes. A primeira parte do texto trata dos diferentes discursos sobre mulheres e desenvolvimento, pontuando algumas das principais mudanças ao longo das últimas décadas. A próxima seção analisa os principais elementos que constroem o discurso sobre desenvolvimento do MMC, que se contrapõe aos princípios norteadores propostos pelas agências de desenvolvimento. São analisadas, também, as singularidades da proposta de um ‘feminismo camponês’ que conduz à problematização do ‘cuidado’ como categoria definidora do papel feminino nas transformações relacionadas ao desenvolvimento, especialmente tomando as práticas que incidem sobre a agricultura e a saúde.<hr/>Abstract: This paper proposes a reflection about the development discourses as constructed by the Peasant Women Movement (MMC in Portuguese), accessed by documental analysis and observation of women participants’ practices. The first part deals with the different discourses about women and development, punctuating some of the major changes over the past decades. The next section analyzes the main elements that build MMC’s development discourse, which is opposed to the proposed guiding principles from development agencies. We also analyze the singularities in the proposal of a 'peasant feminism’, leading to problematize the 'care' as the defining category of the female role in the transformations related to the development, especially taking practices that focus on agriculture and health. <![CDATA[“Mulher é trem ruim”: a “cozinha” e o “sistema” em um povoado norte-mineiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200707&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, mostra-se como, em um povoado no Sertão de Minas Gerais, as práticas femininas de “mexida de cozinha” implicam um conhecimento específico sobre o corpo, particularmente sobre o “sangue”, que é central para a vida social e cosmológica daquele povo. Como sugere a expressão local “mexida de cozinha”, há, no preparo da comida e na administração da casa, uma experiência diária de intervenção, por parte da mulher, sobre interações vitais e transformadoras do corpo. Argumento que isto coloca em continuidade processos sociais e fisiológicos, dando forma a um modelo nativo de “sistema social”.<hr/>Abstract: In this article, I show how, in a backwoods town of Minas Gerais, the women’s management practices in the kitchen and their worry about events of the body are central to the way in which social relations are conceived. I suggest that the local expression “mexida de cozinha” (kitchen’s business and kitchen’s movement) reveals a mode of action and movement that put on continuity physiological and social processes. The matter of food offers then a peculiar way of thinking about the social system. <![CDATA[Os casos e o gênero: acontecimentos da moralidade camponesa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200733&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo trata das experiências afetivas de homens e mulheres, mais especificamente, as relações extraconjugais vividas pelos moradores da Terceira Margem, localidade rural situada no estado de Minas Gerais. Denominadas como “casos”, essas relações não mexem apenas com a vida conjugal; também afetam as dinâmicas da família e do parentesco. Por sua vez, o aporte sobre essas vivências remete ao universo do gênero e estas estão associadas às expectativas e experiências que tecem as condições femininas e masculinas na comunidade. O interesse, aqui, é reconstruir a trama de relações que são afetadas pelos “casos” e os rearranjos que sofrem os vínculos quando as pessoas se envolvem com outro par. É a partir dessa chave analítica que os “casos” nos falam sobre casamento, paixão, descontrole, fofocas e evitações.<hr/>Abstract: This article is about men and women´s affective experiences, specifically, about the extramarital relations as they are lived in the rural community called Terceira Margem, located in the state of Minas Gerais, Brasil. Denominated “affairs”, those relationships have implications not just on conjugal life but also on the wider dynamics of family and parenthood. To the extent that the “affairs” are related to the experiences of men and women, this work is about gender, field on which this work pretends make a contribution. The purpose here is to reconstruct the web of relationships and his rearrangements motivated by the “affairs”. From the analytic perspective adopted here, “affairs”, say not only about marriage and love but as well about passion, decontrol, gossip and avoidance. <![CDATA[Life Trajectories and Relationships of Domination. Migrant Workers in Buenos Aires]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200757&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo se apoya en los relatos de las empleadas domésticas y cuidadoras en Buenos Aires. Sus trayectorias se caracterizan por la migración, mientras que el lugar ocupado en la división del trabajo en Argentina da prueba de la articulación de distintas relaciones de dominación (sexo, “raza”', clase). A partir de allí, el análisis se centra en la complejidad de esas relaciones, tal y como se estructuran en los relatos que los sujetos ofrecen de sus trayectorias de vida. La primera parte sitúa la problemática en una conceptualización de las relaciones entre dominación y sujetos. La segunda parte reconstruye una trayectoria de manera analítica, capaz de ilustrar y sacar a la luz la complejidad y la variabilidad de las relaciones entrelazadas de la dominación sobre la escala de una biografía y las representaciones a las que da lugar.<hr/>Abstract This article is based on the narratives of domestic and care workers in Buenos Aires. Their trajectories are marked by migration, while the position they occupy in the division of labour in Argentina bears witness to the structure of various relationships of domination (gender, race, class). On this basis, we analyse the complexity of these relationships, as they are structured in the narratives offered by these subjects about their own life trajectories. In a first section, the article proposes a conceptualisation of the relationship between forms of dominations and subjects. In a second section, it provides an analysis of an individual trajectory that illustrates the complexity and variability of interconnected relationships of domination within the framework of a biography, and it illuminates the representations that are associated with it. <![CDATA[The Feminist Discourse in Chile and the Images of Women During Spanish Republic]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200777&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Este trabajo analiza cómo las imágenes sobre la mujer surgidas en la Segunda República española y la Guerra Civil española influenciaron la construcción del discurso feminista en Chile en los 30. El corpus está compuesto por tres publicaciones periódicas feministas chilenas de la década del 30: Nosotras (Valparaíso 1931-1935); Acción Femenina (Santiago 1922-1939) y La Mujer Nueva (Santiago 1935-1942). Se utiliza el análisis de discurso para trabajar los textos surgidos en un contexto de radicalización política. La defensa de la República española se transformó en un elemento que aportó a la consolidación del discurso feminista latinoamericano, específicamente chileno, reforzando una nueva subjetividad femenina representada por la “mujer nueva”.<hr/>Summary: The goal of this work is to analyse to what extent the images of women arisen during Spanish Second Republic and Civil War influenced feminist discourses in Chile during 1930s. Three Chilean feminist papers are analysed: Nosotras (Valparaíso 1931-1935); Acción Femenina (Santiago 1922-1939) and La Mujer Nueva (Santiago 1935-1942). Discourse analysis is used to work on texts that have emerged in a context of political radicalization. The defense of the Spanish Republic became an element that contributed to the consolidation of the Latin American - specifically Chilean - feminist discourse, reinforcing a new feminine subjectivity represented by the "new woman". <![CDATA[Psicologia: profissão feminina? A visão dos estudantes de Psicologia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200803&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta resultados da pesquisa que problematizou a noção de profissão ‘feminina’ presente na psicologia, conceituação que é assentada no quantitativo majoritário de mulheres no exercício dessa profissão. Buscamos compreender os sentidos que são associados aos(às) profissionais da psicologia e ao ‘feminino’ a partir da Teoria das Representações Sociais, objetivando, ainda, mapear os preconceitos que cercam essa profissão. Apresentaremos, aqui, um dos procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, a roda de conversa, cujos(as) participantes foram estudantes do penúltimo ano do curso de Psicologia de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Através da análise de enunciação, interpretamos que a profissão foi associada ao cuidado, típica função atribuída ao feminino, porém, isso também foi questionado pelos(as) participantes, que demonstraram criticidade na reflexão sobre o tema, o que expressa os tensionamentos e as perspectivas de mudanças envolvidas na formação inicial das novas gerações de psicólogos(as).<hr/>Abstract: This article presents results of research that problematized the notion of profession ‘feminine’, present in psychology, based in the quantitative majority of women in professional practice. We seek to understand the meanings associated with the professional of psychology and the ‘feminine’, from the social representations theory, aiming to understand the preconceptions related to gender in the profession. One of the methodological procedures adopted was the conversation circle and the participants were students of the penultimate year of psychology, of a public university of Pernambuco. Through the enunciation analysis, we interpret that the profession was associated in care, typical role assigned to women, however, this association was also questioned. The participants already show critical reflection about the theme expressing tensions and prospects for change involved in the initial formation of new generations of psychologists. <![CDATA[Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200829&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa - pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&amp;T -, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica.<hr/>Abstract: The media representations play an important role on the perception of girls toward the scientific universe. In this paper, we seek to understand perceptions of female teenagers about science and scientists, using as stimulus TV stories from Jornal Nacional and Fantástico, of Rede Globo. We held four focus groups with students of the 2nd year of high school of public and private schools. Among the visions of the scientific activity we highlight: the association of science to the contents of school disciplines offered in elementary and secondary school; the association of science with experimentation and discovery; the vision of science as accumulation of knowledge as linear growth. We have not identified clear differences in perceptions of teenagers from different social classes. By using a qualitative approach - little explored in studies on public perceptions of S&amp;T - this study may contribute to a deeper understanding of the perception of teenagers toward the scientific activity. <![CDATA[Investigando questões de gênero em um curso da área de Computação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200857&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: É possível notar que, ainda hoje, a computação, por ser uma ciência considerada exigente e de difícil entendimento, é majoritariamente dominada por homens. Isto é reflexo da cultura que considera a mulher inapta para lidar com tarefas complexas. Além disso, é possível observar que o ingresso de minorias sociais em cursos da área, como as mulheres, está em declínio. Este artigo descreve uma pesquisa realizada para explorar questões de gênero em um curso de graduação na área de Computação. A pesquisa mapeou o trajeto de alunas do curso para investigar suas motivações, dificuldades, facilidades e expectativas quanto ao mesmo. Foram realizadas entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa indicou a necessidade de ações que discutam as questões de gênero e incentivem a participação feminina na área de Computação.<hr/>Abstract: Until now computing is a science considered to be demanding and difficult to understand, and consequently men mostly dominate it. Moreover, one can observe that the admission of social minorities, like women, is declining. This article describes a study conducted to explore gender issues in an undergraduate program in computer science area. The survey mapped the path of the students girls to investigate their motivations, difficulties, facilities and expectations regarding the program. Interviews were conducted and then a qualitative analysis indicated the need for action to discuss gender issues and encourage women's participation in computing. <![CDATA[Queer na primeira pessoa: notas para uma enunciação localizada]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200875&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo procuro confrontar o que percepciono enquanto certos enquadramentos positivistas naturalizados na teoria queer contemporânea, em que se reproduzem disposições clássicas da relação formal, afectiva e metodológica sujeito/objecto, desejando, no processo, problematizar o que podemos descrever como os mecanismos de objectificação epistémica e política patente em alguma teoria queer recente. Em contraste, e por via da leitura de contribuições teóricas feministas (especialmente das últimas décadas do século XX), procuro traçar uma contra-narrativa teórica, uma outra trajectória epistémica, que valorize precisamente a mútua implicação entre subjetividade e objetividade, potencializando outra conceitualização de possíveis práticas críticas queer, encarnadas e operacionalizadas por via do corpo sujetivo significante.<hr/>Abstract: In this paper, I seek to confront what I perceive as certain positivist frames of interpretation that are naturalized in contemporary queer theory, in which classical dispositions of the formal, affective and methodological subject/object relation are reproduced and in the process I hope to problematize what we may describe as the mechanisms of epistemic and political objectification present in some recent queer theory. In contrast, through readings of feminist theoretical contributions (especially those of the last few decades of the 20th century), I attempt to trace a theoretical counter-narrative, another epistemic trajectory, which values precisely the mutual implication between subjectivity and objectivity, enabling another way of conceptualizing possible queer critical practices, ones which are embodied and made possible through the signifying, subjective body. <![CDATA[Zones of Clandestinity and “Bare Life:” Women, Body, and Abortion]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200889&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este ensayo examino cómo distintas zonas de clandestinidad en Argentina han constituido los cuerpos de las mujeres de formas vitales para el poder soberano y generizado del Estado, tanto en momentos de dictadura como en democracia. A partir de tres proyectos de investigación centrados en distintos temas, me propongo yuxtaponer situaciones aparentemente inconexas: detención y desaparición, abortos forzados y abortos voluntarios criminalizados. Sobre la base del trabajo de Giorgio Agamben y Penelope Deutscher, exploro las formas en que las mujeres son constituidas como “nuda vida” a través de la institucionalización de los abortos clandestinos. La zona de clandestinidad que la soberanía estatal crea a través de la penalización del aborto plantea las siguientes preguntas: ¿Cuál es el sentido de la figura de la clandestinidad -y, en particular, del aborto clandestino- en tanto mecanismo que sostiene el poder soberano del Estado en las democracias modernas? ¿Cómo está implicada la violencia del Estado en la producción de cuerpos ocultos (particularmente de mujeres) que son expuestos al peligro y que pueden ser “matados” con impunidad? ¿Es el control violento de estos cuerpos invisibles/excluidos un requisito para mantener intacta la ilusión de la unidad del cuerpo del Estado soberano? Prestar atención a las zonas de clandestinidad que persisten en los Estados democráticos puede ayudar a arrojar luz no sólo sobre las precarias formas de ciudadanía de las personas que integran el cuerpo político de manera marginal, sino también sobre las intervenciones violentas, pero ocultas, por las cuales el Estado soberano mantiene su poder y las jerarquías de género en que se asienta.<hr/>Abstract In this essay, I examine how different zones of clandestinity constitute women’s bodies in ways that are vital to the sovereign and gendered power of the State, in moments of dictatorship as well as democracy. Drawing on three different research projects, I aim to juxtapose seemingly unconnected situations: detention and disappearance, forced abortions, and criminalized voluntary abortions. I use the work of Giorgio Agamben and Penelope Deutscher to explore ways in which women are constructed as “bare life” through the institutionalization of clandestine abortions. The zone of clandestinity that State sovereignty creates through the criminalization of abortion raises the following questions: What does the figure of clandestinity - and clandestine abortion in particular - tell us about how sovereignty is upheld in modern democracies? How is State violence implicated in producing hidden bodies (particularly women’s bodies) exposed to danger and which may be “killed” with impunity? Is the violent control of these invisible/excluded bodies a requirement to keep intact the illusion of the unified State sovereign body? Paying attention to zones of clandestinity that persist in democratic States can help to shed light not only on the precarious forms of citizenship afforded to marginalized members of the body politic, but also the violent but hidden interventions by which the sovereign State maintains its power and the gender hierarchies in which it is based. <![CDATA[O Antropoceno, o pós-humano e o novo materialismo: intervenções feministas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200903&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este ensayo examino cómo distintas zonas de clandestinidad en Argentina han constituido los cuerpos de las mujeres de formas vitales para el poder soberano y generizado del Estado, tanto en momentos de dictadura como en democracia. A partir de tres proyectos de investigación centrados en distintos temas, me propongo yuxtaponer situaciones aparentemente inconexas: detención y desaparición, abortos forzados y abortos voluntarios criminalizados. Sobre la base del trabajo de Giorgio Agamben y Penelope Deutscher, exploro las formas en que las mujeres son constituidas como “nuda vida” a través de la institucionalización de los abortos clandestinos. La zona de clandestinidad que la soberanía estatal crea a través de la penalización del aborto plantea las siguientes preguntas: ¿Cuál es el sentido de la figura de la clandestinidad -y, en particular, del aborto clandestino- en tanto mecanismo que sostiene el poder soberano del Estado en las democracias modernas? ¿Cómo está implicada la violencia del Estado en la producción de cuerpos ocultos (particularmente de mujeres) que son expuestos al peligro y que pueden ser “matados” con impunidad? ¿Es el control violento de estos cuerpos invisibles/excluidos un requisito para mantener intacta la ilusión de la unidad del cuerpo del Estado soberano? Prestar atención a las zonas de clandestinidad que persisten en los Estados democráticos puede ayudar a arrojar luz no sólo sobre las precarias formas de ciudadanía de las personas que integran el cuerpo político de manera marginal, sino también sobre las intervenciones violentas, pero ocultas, por las cuales el Estado soberano mantiene su poder y las jerarquías de género en que se asienta.<hr/>Abstract In this essay, I examine how different zones of clandestinity constitute women’s bodies in ways that are vital to the sovereign and gendered power of the State, in moments of dictatorship as well as democracy. Drawing on three different research projects, I aim to juxtapose seemingly unconnected situations: detention and disappearance, forced abortions, and criminalized voluntary abortions. I use the work of Giorgio Agamben and Penelope Deutscher to explore ways in which women are constructed as “bare life” through the institutionalization of clandestine abortions. The zone of clandestinity that State sovereignty creates through the criminalization of abortion raises the following questions: What does the figure of clandestinity - and clandestine abortion in particular - tell us about how sovereignty is upheld in modern democracies? How is State violence implicated in producing hidden bodies (particularly women’s bodies) exposed to danger and which may be “killed” with impunity? Is the violent control of these invisible/excluded bodies a requirement to keep intact the illusion of the unified State sovereign body? Paying attention to zones of clandestinity that persist in democratic States can help to shed light not only on the precarious forms of citizenship afforded to marginalized members of the body politic, but also the violent but hidden interventions by which the sovereign State maintains its power and the gender hierarchies in which it is based. <![CDATA[Feminismos transcorpóreos e o espaço ético da natureza]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200909&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Postula-se, neste artigo, uma maior aproximação entre os estudos sobre o corpo, mais exatamente o feminismo corpóreo, e o conhecimento ambiental na filosofia e nos estudos culturais. Devido à associação tradicional da natureza a posturas essencialistas, a importância da materialidade tem sido pouco explorada na teoria feminista. Com a utilização do conceito de transcorporalidade - o tempo e espaço em que a corporalidade humana é inseparável da “natureza” ou do “ambiente” - como lugar teórico ou espaço epistemológico, modos de análise mais ricos e mais complexos podem aproximar “os confusos territórios do material e do discursivo, do natural e do cultural, do biológico e do textual”.<hr/>Abstract: The article argues for a closer relationship between studies about the body, more specifically corporeal feminism, and environmental scholarship in philosophical and cultural studies. Because of the traditional association of nature with essentialism, the significance of materiality has tended to be overlooked in feminist theory. Through the use of the concept of “trans-corporeality” - the time-space where human corporeality is inseparable from “nature” or “environment” - as a theoretical site or epistemological space, richer and more complex modes of analysis may bring together “the entangled territories of material and discursive, natural and cultural, biological and textual”. <![CDATA[Politics as Encounter and Response-Ability: Learning to Converse with Enigmatic Others]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200935&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Partiendo de la pregunta de cuál podría ser la política de los nuevos materialismos feminis- tas, este artículo contempla las posibilidades de (re)plantearla en términos de encuentros e implicación, de manera que ya no se basa en elegir y decidir, sino que es “el único modo en que crees que puedes seguir con vida” (Reagon, 1983). En nuestra época de dominio hegemónico antropocéntrico de lo político (Scott, 1999), veo aportaciones importantes de los nuevos materialismos (feministas) al desafío de replantearnos nuestros modos de relacionarnos con los “otros” (humanos y más que humanos), los cuales, sin necesariamente seguir las reglas, constituyen no obstante fuerzas agentivas. Reconocer nuestra dependencia fundamental como seres vivos enredados en mundos humanos y más que humanos ofrece la base ética para trabajar en modos de relacionarse con “otros” que aceptan e incluso adoptan el hecho de que nuestras certezas no permanecerán estables en tal proceso. Propongo interpretar el replanteamiento antifundacionalista que elabora Judith Butler (2011) de las nociones de intencionalidad y agencia política a través de la crítica de Karen Barad (2007), según la cual Butler solamente atribuye dinamismo e historicidad de la materia a la agencia del lenguaje o la cultura. Sugiero reanimar y perfilar el replanteamiento de la subjetividad política de Butler a través de la crítica de Barad (2007), cuando revisa la afirmación de Butler de que la materia es “aquello que provoca y ocasiona.” Argumento que esta afirmación impide distinguir claramente entre pasividad y actividad, por lo que permite modificar nuestra comprensión de la subjetividad y agencia en términos de “estar con” y responder al tratamiento enigmático del otro (Basile, 2005).<hr/>Abstract Starting from the question of what the politics of new feminist materialisms could be, this article addresses the possibilities of (re-)conceptualizing the political in terms of encounters and involvedness, but not foremost as a matter of choice and decision but as “the only way you can figure you can stay alive” (Reagon, 1983). In our times of hegemonic anthropocentric rule of the political (Scott, 1999), I see important contributions of new (feminist) materialisms to the challenge of reconsidering our modes of encountering “others” (human and more-than-human), who, without necessarily playing by the rules, are nevertheless agentive forces. Acknowledging our fundamental dependency as living beings enmeshed in human and more-than-human worlds provides ethical grounds for working on modes of encountering “others” that accept and even embrace the fact that our own certainties will not remain stable in the process. I propose a reading of Judith Butler’s anti-foundationalist rethinking of humanist notions of intentionality and political agency (2011) through Karen Barad’s critique of her attribution of matter’s dynamism and historicity solely to the agency of language or culture (2007). I suggest that Butler’s rethinking of political subjectivity can be re-invigorated and sharpened, in light of Barad’s critique (2007), by revisiting Butler’s claim that matter is “a ‘that which’ which prompts and occasions”. I argue that this confounds any clear distinction of passivity and activity, thereby enabling a transformation of our understanding of subjectivity and agency in terms of being-with and responding to the enigmatic address of the other (Basile, 2005). <![CDATA[O antropoceno (e) (n)as Humanidades: possibilidades para os Estudos Literários]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200945&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This paper aims to briefly discuss the concept of the Anthropocene within the geological sciences, and to consider, more broadly, some of the theoretical unfolding of the term within the humanities. Towards its conclusion, the paper presents the demands the Anthropocene makes, as a geological Epoch (in which the human becomes a geophysical force, capable of changing the Earth’s biophysical systems), of literary studies as a possible field for theoretical articulations that may add to the debates on this historical moment in which climate change, forced dislocations, the mass extinction of several species, and other urgent matters come to the fore.<hr/>Resumo: O artigo discute o conceito do Antropoceno e examina, brevemente, seu significado dentro das ciências geológicas para, então, considerar alguns dos desdobramentos teóricos do termo dentro das humanidades. Ao final, o trabalho se propõe a relacionar as demandas que o Antropoceno apresenta como Época geológica (em que o humano se coloca como força geofísica modificadora de sistemas biofísicos da Terra) aos estudos literários como um possível campo de articulação teórica que pode vir a acrescentar ao debate sobre esse momento histórico em que mudanças climáticas, deslocamentos forçados, extinções em massa de diversas espécies e outros temas urgentes se fazem presentes. <![CDATA[A propósito de “feminismos transcorpóreos e o espaço ético da natureza”, de Stacy Alaimo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200961&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This paper aims to briefly discuss the concept of the Anthropocene within the geological sciences, and to consider, more broadly, some of the theoretical unfolding of the term within the humanities. Towards its conclusion, the paper presents the demands the Anthropocene makes, as a geological Epoch (in which the human becomes a geophysical force, capable of changing the Earth’s biophysical systems), of literary studies as a possible field for theoretical articulations that may add to the debates on this historical moment in which climate change, forced dislocations, the mass extinction of several species, and other urgent matters come to the fore.<hr/>Resumo: O artigo discute o conceito do Antropoceno e examina, brevemente, seu significado dentro das ciências geológicas para, então, considerar alguns dos desdobramentos teóricos do termo dentro das humanidades. Ao final, o trabalho se propõe a relacionar as demandas que o Antropoceno apresenta como Época geológica (em que o humano se coloca como força geofísica modificadora de sistemas biofísicos da Terra) aos estudos literários como um possível campo de articulação teórica que pode vir a acrescentar ao debate sobre esse momento histórico em que mudanças climáticas, deslocamentos forçados, extinções em massa de diversas espécies e outros temas urgentes se fazem presentes. <![CDATA[O mosquito da indiferença]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200975&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This paper aims to briefly discuss the concept of the Anthropocene within the geological sciences, and to consider, more broadly, some of the theoretical unfolding of the term within the humanities. Towards its conclusion, the paper presents the demands the Anthropocene makes, as a geological Epoch (in which the human becomes a geophysical force, capable of changing the Earth’s biophysical systems), of literary studies as a possible field for theoretical articulations that may add to the debates on this historical moment in which climate change, forced dislocations, the mass extinction of several species, and other urgent matters come to the fore.<hr/>Resumo: O artigo discute o conceito do Antropoceno e examina, brevemente, seu significado dentro das ciências geológicas para, então, considerar alguns dos desdobramentos teóricos do termo dentro das humanidades. Ao final, o trabalho se propõe a relacionar as demandas que o Antropoceno apresenta como Época geológica (em que o humano se coloca como força geofísica modificadora de sistemas biofísicos da Terra) aos estudos literários como um possível campo de articulação teórica que pode vir a acrescentar ao debate sobre esse momento histórico em que mudanças climáticas, deslocamentos forçados, extinções em massa de diversas espécies e outros temas urgentes se fazem presentes. <![CDATA[Gênero e trabalho nos babaçuais maranhenses]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200979&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This paper aims to briefly discuss the concept of the Anthropocene within the geological sciences, and to consider, more broadly, some of the theoretical unfolding of the term within the humanities. Towards its conclusion, the paper presents the demands the Anthropocene makes, as a geological Epoch (in which the human becomes a geophysical force, capable of changing the Earth’s biophysical systems), of literary studies as a possible field for theoretical articulations that may add to the debates on this historical moment in which climate change, forced dislocations, the mass extinction of several species, and other urgent matters come to the fore.<hr/>Resumo: O artigo discute o conceito do Antropoceno e examina, brevemente, seu significado dentro das ciências geológicas para, então, considerar alguns dos desdobramentos teóricos do termo dentro das humanidades. Ao final, o trabalho se propõe a relacionar as demandas que o Antropoceno apresenta como Época geológica (em que o humano se coloca como força geofísica modificadora de sistemas biofísicos da Terra) aos estudos literários como um possível campo de articulação teórica que pode vir a acrescentar ao debate sobre esse momento histórico em que mudanças climáticas, deslocamentos forçados, extinções em massa de diversas espécies e outros temas urgentes se fazem presentes. <![CDATA[Instituições armadas, gênero e poder: reflexões para a transformação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2017000200983&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This paper aims to briefly discuss the concept of the Anthropocene within the geological sciences, and to consider, more broadly, some of the theoretical unfolding of the term within the humanities. Towards its conclusion, the paper presents the demands the Anthropocene makes, as a geological Epoch (in which the human becomes a geophysical force, capable of changing the Earth’s biophysical systems), of literary studies as a possible field for theoretical articulations that may add to the debates on this historical moment in which climate change, forced dislocations, the mass extinction of several species, and other urgent matters come to the fore.<hr/>Resumo: O artigo discute o conceito do Antropoceno e examina, brevemente, seu significado dentro das ciências geológicas para, então, considerar alguns dos desdobramentos teóricos do termo dentro das humanidades. Ao final, o trabalho se propõe a relacionar as demandas que o Antropoceno apresenta como Época geológica (em que o humano se coloca como força geofísica modificadora de sistemas biofísicos da Terra) aos estudos literários como um possível campo de articulação teórica que pode vir a acrescentar ao debate sobre esse momento histórico em que mudanças climáticas, deslocamentos forçados, extinções em massa de diversas espécies e outros temas urgentes se fazem presentes.