Scielo RSS <![CDATA[Revista Estudos Feministas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-026X20050002&lang=en vol. 13 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>"</b><B>Race woman"</B>: <B>reproducing the nation in Gabriela Mistral</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo desmascara a posição pública assumida por Gabriela Mistral como defensora dos povos indígenas, argumentando que no âmbito privado sua posição foi absolutamente oposta a qualquer afirmação sexual pública não-normativa. A autora sugere três operações críticas para a leitura da obra de Mistral sobre o sujeito da "raça" latino-americana: a recusa da negritude (Mistral reage a ela com ansiedade, sexualização e patologização, ou seja, com atitudes brancas estereotipadas), a cumplicidade da linguagem da diversidade com as práticas do pensamento supremacista branco (evidenciada em sua correspondência) e o papel da queerness no nacionalismo racializado de Mistral (sua atitude queer acabou ajudando a aprimorar a heteronormatividade e o projeto racial latino-americanista).<hr/>This article unmasks Gabriela Mistral's fiercely claimed public position, as the champion of the indigenous peoples of Latin America, by arguing that in her intimacy her position was absolutely opposed to any public nonnormative sexual stance. The author proposes three critical operations for the reading of Mistral's work, regarding the subject of the Latin American "race": the disavowal of blackness (Mistral responds to it with anxiety, sexualization, and pathologization, i.e., stereotypical white responses), the complicity of the language of diversity in the practices of white supremacist thinking (which is made clear in her correspondence), and the role played by Mistral's queerness in her racialized nationalism (her queerness helped improve heteronormativity and the Latin Americanist racial project). <![CDATA[<B>Territory, sovereignty and second state crimes</B>: <B>the writing on the bodies of the assassinated women of Ciudad Juarez</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O ensaio examina o caso dos feminicídios que resultaram em pelo menos 300 mulheres assassinadas durante os últimos 11 anos em Ciudad Juarez, Chihuahua, na fronteira norte do México. Em todos esses anos, as autoridades apresentaram somente uns poucos suspeitos, sem nunca conseguir convencer a opinião pública de sua culpabilidade. Impunidade e proteção dos assassinos são evidentes tanto para a opinião pública local como para os observadores internacionais. Eu sugiro que o que é escrito no corpo das mulheres brutalmente assassinadas é a assinatura de um poder local e regional que também conta com tentáculos nacionais. Esses atos de violência aparentemente irracional enunciam, para além de qualquer dúvida, o poder discricionário de seus perpetradores e o controle que eles detêm sobre pessoas e recursos de seu território, selando e reforçando com isso um pacto de fraternidade.<hr/>The essay examines the case of the feminicides that rendered at least three hundred women murdered during the last twelve years in Ciudad Juárez, Chihuahua, at the Northern Mexican border. In all these years, the authorities presented only a few suspects, without ever getting to convince public opinion of their culpability. Impunity and protection for the murderers are evident to local public opinion and to international observers. I argue that what is written on the body of the brutally murdered women is the signature of a local and regional power counting also with national connections. These acts of apparently irrational violence state beyond doubt the discretionary power of their perpetrators and the control they exert over the people and resources of their territory, thus sealing and reinforcing a pact of fraternity. <![CDATA[<B>The female body as a medical and mediatic object</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en É comum na televisão brasileira a presença de profissionais da saúde, na sua maioria ginecologistas, que respondem consultas do público. É o caso dos quadros semanais de dois programas diários que aqui analisamos: o Note e Anote (Rede Record), de alcance nacional, e o Conversa Franca (Band-Bahia), regional, os quais denominamos "tele-consultas médicas". Pretendemos discutir, através da análise desses produtos, como a menstruação - e as vicissitudes vinculadas a ela - é representada na mídia, vinculada à idéia de impureza, sujeira ou como patologia, e como essas estratégias representacionais operam sobre a criação de identidades de gênero e participam na conflitiva relação das mulheres com seu próprio corpo.<hr/>Some Brazilian television channels give opportunities for health professionals, mostly gynecologists, to answer public consultations live. This paper analyses two such programs, which we denominate 'medical tele-consultations': the first one is a national TV program called Note e Anote (Record Net) and the second is a regional TV program called Conversa Franca (Band-Bahia). The topic selected to be discussed here is menstruation and the vicissitudes of this period for women. We intend to show how this health issue is represented in these programs as something impure and pathologic and how these representation strategies affect gender identities and create conflicts in relation to women's bodies. <![CDATA[<B>A history of social work</B>: <B>the birth and growth of the sanitary and social associative sector in France (1901-2001)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Sem direitos civis, sem direito a voto, sem a possibilidade de filiar-se a um sindicato e com dificuldades para militar nos partidos políticos, as mulheres encontraram na Lei de 1&deg; de julho de 1901, sobre a liberdade de associação, uma brecha para ingressar com toda a força na cidadania. Desde a promulgação da Lei de 1901, elas criaram numerosas associações sanitárias e sociais, e foram pioneiras na constituição do conceito de serviço social. Elas fizeram tudo o que foi possível para criar novos empregos, o que contribuiu para a participação exclusivamente feminina no setor. Graças à abertura progressiva das profissões, as populações femininas, alvo das atividades dessas associações, conseguiram inserir-se no mundo do trabalho médico-social. Nos anos 1970, o setor sanitário e social expandiu-se como nunca e manteve a estrutura associativa. Nessas associações, são as mulheres que ocupam a maior parte das vagas, mas se trata de empregos pouco qualificados. Conforme o setor vai se institucionalizando, as mulheres vêem seus empregos escapando de suas mãos para passar para as dos homens. Esse setor associativo hoje em dia é amplamente utilizado pelos poderes públicos para pôr em prática políticas sociais, mas também para lutar contra todas as formas de pobreza e atuar diante de situações de urgência.<hr/>Without civil rights, unable to vote, prevented from joining a labor union and hardly having a voice in political parties, women found in the July 1st, 1901 Law of Freedom of Association a space through which they could obtain citizenship at once. Since the law was promulgated in 1901, they have created innumerous social and sanitary associations, and pioneered the building of a concept of social work. They did all they could to create new jobs, which contributed to the exclusively feminine participation in the sector. Thanks to the progressive opening up of the professions, the feminine population, target of the activities of such associations, managed to enter the field of health and social work. In the 1970's, the sanitary and social sector experienced an unprecedented expansion, maintaining its associative structure. In these associations, women occupy the majority of positions, but they are low-qualified jobs. As the sector becomes increasingly institutionalized, women see their jobs being gradually taken over by men. This associative sector, nowadays, is widely employed by governments to implement social policies and to fight all forms of poverty and emergency situations. <![CDATA[<B>Witches</B>: <B>figures of power</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en As mulheres que tanto a história como a imaginação popular mitificaram como "bruxas" constituem figuras que expurgam as fobias da Contra Reforma. As bruxas foram torturadas e queimadas para sinalizar os perigos de práticas e saberes à margem da Igreja e de outras instituições dominantes na Idade Moderna. Parteiras, curandeiras e carpideiras, as bruxas misturam em seu caldeirão os mistérios da vida e da morte herdados das tradições pagãs. Este artigo percorre textos de historiadores, em especial o de Jules Michelet, que no século XIX construiu a imagem romântica e martirizada da bruxa, e o manual de inquisidores do século XIV, o Malleus Maleficarum, que descreve os poderes da bruxa, sua aliança com o demônio e sua ameaça para o cristianismo. Os discursos instaurados por tais textos constroem tanto a imagem que glorifica a bruxa quanto aquela que a execra, mostrando ambas o potencial transformador de suas práticas e de sua ligação com a sexualidade.<hr/>The women whom history and popular imagination mythicized as "witches" constitute figures that purge the phobias of the Counter Reformation. Witches were tortured and burned to signal the dangers of practices and knowledge in the margins of the Church and other dominant institutions in the Modern Age. Midwives, healers and weepers, the witches blend in their large kettle the mysteries of life and death inherited from pagan traditions. This paper examines some historians' texts, especially that of Jules Michelet, who created the witch's romantic and martyred image, and the inquisitors' manual Malleus Maleficarum, that describes the witch's powers, her alliance with the demon and her threat to Christianity. These texts establish, through their different discourses, two opposing images: one that glorifies witches and another that execrates them, in order to show the transforming potential of their practices and their connection with sexuality. <![CDATA[<B>Políticas do olhar</B>: <B>feminismo e cinema em Laura Mulvey</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en As mulheres que tanto a história como a imaginação popular mitificaram como "bruxas" constituem figuras que expurgam as fobias da Contra Reforma. As bruxas foram torturadas e queimadas para sinalizar os perigos de práticas e saberes à margem da Igreja e de outras instituições dominantes na Idade Moderna. Parteiras, curandeiras e carpideiras, as bruxas misturam em seu caldeirão os mistérios da vida e da morte herdados das tradições pagãs. Este artigo percorre textos de historiadores, em especial o de Jules Michelet, que no século XIX construiu a imagem romântica e martirizada da bruxa, e o manual de inquisidores do século XIV, o Malleus Maleficarum, que descreve os poderes da bruxa, sua aliança com o demônio e sua ameaça para o cristianismo. Os discursos instaurados por tais textos constroem tanto a imagem que glorifica a bruxa quanto aquela que a execra, mostrando ambas o potencial transformador de suas práticas e de sua ligação com a sexualidade.<hr/>The women whom history and popular imagination mythicized as "witches" constitute figures that purge the phobias of the Counter Reformation. Witches were tortured and burned to signal the dangers of practices and knowledge in the margins of the Church and other dominant institutions in the Modern Age. Midwives, healers and weepers, the witches blend in their large kettle the mysteries of life and death inherited from pagan traditions. This paper examines some historians' texts, especially that of Jules Michelet, who created the witch's romantic and martyred image, and the inquisitors' manual Malleus Maleficarum, that describes the witch's powers, her alliance with the demon and her threat to Christianity. These texts establish, through their different discourses, two opposing images: one that glorifies witches and another that execrates them, in order to show the transforming potential of their practices and their connection with sexuality. <![CDATA[<B>Entrevista com Laura Mulvey</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en As mulheres que tanto a história como a imaginação popular mitificaram como "bruxas" constituem figuras que expurgam as fobias da Contra Reforma. As bruxas foram torturadas e queimadas para sinalizar os perigos de práticas e saberes à margem da Igreja e de outras instituições dominantes na Idade Moderna. Parteiras, curandeiras e carpideiras, as bruxas misturam em seu caldeirão os mistérios da vida e da morte herdados das tradições pagãs. Este artigo percorre textos de historiadores, em especial o de Jules Michelet, que no século XIX construiu a imagem romântica e martirizada da bruxa, e o manual de inquisidores do século XIV, o Malleus Maleficarum, que descreve os poderes da bruxa, sua aliança com o demônio e sua ameaça para o cristianismo. Os discursos instaurados por tais textos constroem tanto a imagem que glorifica a bruxa quanto aquela que a execra, mostrando ambas o potencial transformador de suas práticas e de sua ligação com a sexualidade.<hr/>The women whom history and popular imagination mythicized as "witches" constitute figures that purge the phobias of the Counter Reformation. Witches were tortured and burned to signal the dangers of practices and knowledge in the margins of the Church and other dominant institutions in the Modern Age. Midwives, healers and weepers, the witches blend in their large kettle the mysteries of life and death inherited from pagan traditions. This paper examines some historians' texts, especially that of Jules Michelet, who created the witch's romantic and martyred image, and the inquisitors' manual Malleus Maleficarum, that describes the witch's powers, her alliance with the demon and her threat to Christianity. These texts establish, through their different discourses, two opposing images: one that glorifies witches and another that execrates them, in order to show the transforming potential of their practices and their connection with sexuality. <![CDATA[<B>Gênero e religião</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en As mulheres que tanto a história como a imaginação popular mitificaram como "bruxas" constituem figuras que expurgam as fobias da Contra Reforma. As bruxas foram torturadas e queimadas para sinalizar os perigos de práticas e saberes à margem da Igreja e de outras instituições dominantes na Idade Moderna. Parteiras, curandeiras e carpideiras, as bruxas misturam em seu caldeirão os mistérios da vida e da morte herdados das tradições pagãs. Este artigo percorre textos de historiadores, em especial o de Jules Michelet, que no século XIX construiu a imagem romântica e martirizada da bruxa, e o manual de inquisidores do século XIV, o Malleus Maleficarum, que descreve os poderes da bruxa, sua aliança com o demônio e sua ameaça para o cristianismo. Os discursos instaurados por tais textos constroem tanto a imagem que glorifica a bruxa quanto aquela que a execra, mostrando ambas o potencial transformador de suas práticas e de sua ligação com a sexualidade.<hr/>The women whom history and popular imagination mythicized as "witches" constitute figures that purge the phobias of the Counter Reformation. Witches were tortured and burned to signal the dangers of practices and knowledge in the margins of the Church and other dominant institutions in the Modern Age. Midwives, healers and weepers, the witches blend in their large kettle the mysteries of life and death inherited from pagan traditions. This paper examines some historians' texts, especially that of Jules Michelet, who created the witch's romantic and martyred image, and the inquisitors' manual Malleus Maleficarum, that describes the witch's powers, her alliance with the demon and her threat to Christianity. These texts establish, through their different discourses, two opposing images: one that glorifies witches and another that execrates them, in order to show the transforming potential of their practices and their connection with sexuality. <![CDATA[<B>Theology and the feminine</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo retrata exemplos de mulheres e místicas que leram a Bíblia de uma forma nova e diferente de como a secular tradição masculina fez. Elas conseguiram reinterpretar sua experiência de fé com palavras originais e manifestam uma subjetividade cheia de dúvidas expressa sabiamente pelo uso da ironia. São elas: Domenica Narducci da Paradiso (+1553), que comenta com grande coragem a famosa proibição paulina "As mulheres calem em assembléia" (1Cor 14,34); Arcangela Tarabotti (+1652), que sem temor denuncia o escândalo dos enclausuramentos forçados; Sarah Grimké (+1873), que leva adiante uma leitura emancipacionista e igualitária das Sagradas Escrituras; Elisa Salerno (+1957), que encontra na má interpretação da Bíblia os fundamentos da exclusão feminina e acusa a Igreja Católica de "heresia antifeminista". O rastro de pensadoras nunca se exauriu e retoma vigor nos dias atuais com os estudos e as reflexões de teólogas que impulsionam suas igrejas a buscar novos modos de viver a igualdade e a diversidade, com o intuito de reconhecer na diversidade um valor imprescindível para a fé no Deus Uno e Trino.<hr/>The essay presents some examples of women and mystics who have read the Bible differently from the age-old male tradition. They have been able to reinterpret their own experience of faith using a new language, showing a doubtful subjectivity skillfully expressed through irony. They are: Domenica Narducci da Paradiso (+1553), who courageously comments on the famous prohibition ofSt. Paul that "Women must be silent in the assembly" (1Cor 14,34); Arcangela Tarabotti (+1652), who does not fear to denounce the scandal of compulsory wows; Sarah Grimké (+1873), who carries out a reading of the Holy Texts in the light of the emancipation and equality; Elisa Salerno (+1957), who characterizes the roots of female marginalization in the tendentious interpretation of the Bible and accuses the Catholic church of "anti-feministic heresy". Such a presence, which has never exhausted itself throughout the centuries, is becoming more and more important today thanks to the studies and the reflection of female theologians, who are pushing their churches into finding new ways of pursuing equality and diversity, acknowledging an absolute need for the faith in the Trinity. <![CDATA[<B>Sexuality and religion</B>: <B>the case of the muslim women in France</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto apresenta dados de uma pesquisa realizada com mulheres migrantes que vivem na França. O foco da pesquisa é a relação entre sexualidade e religião, no caso de mulheres vivendo em situação de precariedade. As informações sobre essa população foram recolhidas utilizando-se o método de histórias de vida. O artigo salienta a relação negativa para as mulheres entre prescrições religiosas e exercício da sexualidade, especialmente para as muçulmanas.<hr/>In France, the Muslim religion is the second one (after Catholicism) because of the presence of many immigrants from North of Africa and Turkey, usually living there for more than one generation. In their countries, women have fewer rights than men, and this tradition is perpetuated when they live in France. This article intends to show that the prescriptions about sexuality lead to women's discrimination. <![CDATA[<B>Representations and gender relations in pentecostal groups</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é realizar um balanço das principais transformações ocorridas nos últimos 15 anos no sistema de gênero hegemônico no pentecostalismo. Inicialmente, procuro apresentar o perfil demográfico e socioeconômico dos pentecostais. Em seguida, discuto as conseqüências da opção religiosa dos homens e das mulheres e chamo atenção para os limites do processo de reconfiguração das subjetividades femininas e masculinas no interior das comunidades. O exame das tendências de crescimento do sacerdócio feminino e da participação política das mulheres pentecostais complementa esta análise e ajuda no entendimento das ambivalências na revisão das representações e relações de gênero nesses grupos religiosos.<hr/>The objective of this article is to conduct an evaluation of the main changes produced throughout the last fifteen years in the hegemonic gender system of pentecostalism. After presenting the demographic and socio-economic profile of Pentecostals, I discuss the consequences of religious choice for men and women , and the limits of the rearrangement process of female and male subjectivities inside the communities. The growth trends of female priesthood and the political participation of pentecostal women are also analysed, to help us understand the ambivalences in reviewing the representations and gender relations in these religious groups. <![CDATA[<B>Catholic church and the "encuentros nacionales de mujeres"</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en La enorme influencia que tiene la Iglesia Católica en Argentina se pone de manifiesto de manera dramática cada vez que se intentan cambios legislativos que avancen en favor de los derechos humanos en general y de las mujeres en particular. Su tenaz oposición a la Ley Nacional de Salud Reproductiva, asi como a la Unión Civil o la Educación Sexual en las escuelas (estas últimas en el ámbito acotado de la ciudad de Buenos Aires), son algunos de los ejemplos más recientes. En tal situación, los Encuentros Nacionales de Mujeres se están transformando en el escenario de virulentas confrontaciones entre las mujeres enviadas por las paroquias con instrucciones precisas de imponer una visión fundamentalista en determinados temas y la inmensa mayoría de las participantes que, católicas o no, intentan debatir las prioridades del movimiento amplio de mujeres de Argentina.<hr/>The power that Catholic Church has in Argentina is dramatically demostrated when some laws about Human Rights, especially Women Rights, such as Ley Nacional de Salud Reproductiva, Educacion Sexual and others, are in the process of being approved. . In this context, the Women's Meetings (Encuentros Nacionales de Mujeres) are being converted into violent confrontations between Catholic women who are sent by their churches and a fundamentalist point of view against the majority of women (Catholic or otherwise) who try to debate the more important issues of the Women's Movement. <![CDATA[<B>"Transas" and trances</B>: <B>sex and gender in afro-brazilian cults, an overview</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Através de um percurso na literatura sobre cultos afro-brasileiros, este artigo procura problematizar as formas pelas quais questões de gênero são tratadas em alguns trabalhos antropológicos recentes. Valoriza particularmente o tratamento que é dado à perspectiva das mulheres a respeito dos conflitos que vivem na esfera da família e a forma por meio da qual integram as entidades 'sobrenaturais' em suas vidas. Discute também de que modo uma perspectiva antropológica objetivista pode dificultar o reconhecimento da construção religiosa que dá sentido a certas relações de gênero.<hr/>Looking through the literature concerning Afro-Brazilian cults, this paper deals with the issue of gender in some recent anthropological studies. Mostly, it raises questions for women in terms of the conflicts between family life and the integration of supernatural entities in their lives. There is also a discussion concerning the way an "objectivistic" anthropology could hamper the recognition of a religious construct which might elucidate some gender relations. <![CDATA[<B>Buddhist women as leaders and teachers</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en No budismo, o papel do professor de dharma (religioso) é a função mais prestigiosa, e o professor de dharma tem mais autoridade do que qualquer outro líder. Apesar de os ensinamentos budistas não conterem nenhuma doutrina que limite essa função ao homem, na prática, em toda a história budista, foram pouquíssimas as mulheres que se tornaram conhecidas como professoras de dharma. Algumas pessoas acham que essas práticas não prejudicam as mulheres, porque estas podem, ainda assim, receber os ensinamentos, fazer as práticas mais avançadas e obter altos níveis de esclarecimento espiritual. Contudo, eu afirmo que o fato de não haver professoras de dharma reconhecidas foi nocivo seja para as mulheres budistas, seja para o próprio budismo. Isso tem a ver com o legado das comunidades de monjas em muitas partes do mundo budista, com os baixos padrões de educação para as mulheres, com o fraco prestígio de que gozam as praticantes mulheres, com a falta de modelos para as mulheres e com a perda da sabedoria feminina na herança do pensamento budista. Até que as professoras de dharma não forem amplamente reconhecidas e honradas, o budismo continuará sendo perseguido por seu passado patriarcal, com o prejuízo de todos.<hr/>In Buddhism, the role of the dharma (religious) teacher is the most prestigious role, and dharma teachers have more authority that any other leaders. Though the Buddhist teachings contain no doctrines that limit this role to men, in practice throughout Buddhist history, very few women have been publicly acknowledged as dharma teachers. Some people claim that this practice does not harm women because women can, nevertheless, receive teachings, do advanced practices, and attain high states of spiritual realization. However, I claim that the practice of not recognizing women as dharma teachers has been very harmful both to Buddhist women and to Buddhism itself. It has lead to the demise of the nuns' community in many parts of the Buddhist world, to lower standards of education for women, to lower prestige for women practitioners, to the lack of role models for women, and to the loss of women's wisdom from the heritage of Buddhist thought. Until women dharma teachers are widely recognized and honored, Buddhism will continue to be haunted by its patriarchal past, to the loss of everyone concerned. <![CDATA[<B>The denial of female ordination</B>: <B>gender asymmetries in the Catholic Church from the point of view of prospective nuns and priests</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en A não-ordenação feminina no catolicismo é abordada neste texto a partir da ótica de jovens seminaristas e moças que desejam ingressar em conventos. Trata-se de um estudo sociológico e qualitativo que analisa comparativamente as percepções de rapazes e moças sobre as relações de gênero na Igreja Católica. Suas narrativas demonstram claramente a existência de desigualdades de gênero no nível hierárquico e revelam que as moças tendem a ser mais críticas e questionadoras e os rapazes tendem a manter o status quo.<hr/>The denial of female ordination is approached in this paper from the perspective of young men and women that desire to enter convents. This is a sociological and qualitative study that comparativily analyses the perceptions of young men and women of gender relations in the Catholic Church. Their testimonies clearly show the existence of gender inequality in the church"s hierarchy and reveal that the young women have a tendency to be more critical and inquisitive, while the young men tend to maintain the status quo. <![CDATA[<B>As novas formas de organização familiar</B>: <B>um olhar histórico e psicanalítico</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en A não-ordenação feminina no catolicismo é abordada neste texto a partir da ótica de jovens seminaristas e moças que desejam ingressar em conventos. Trata-se de um estudo sociológico e qualitativo que analisa comparativamente as percepções de rapazes e moças sobre as relações de gênero na Igreja Católica. Suas narrativas demonstram claramente a existência de desigualdades de gênero no nível hierárquico e revelam que as moças tendem a ser mais críticas e questionadoras e os rapazes tendem a manter o status quo.<hr/>The denial of female ordination is approached in this paper from the perspective of young men and women that desire to enter convents. This is a sociological and qualitative study that comparativily analyses the perceptions of young men and women of gender relations in the Catholic Church. Their testimonies clearly show the existence of gender inequality in the church"s hierarchy and reveal that the young women have a tendency to be more critical and inquisitive, while the young men tend to maintain the status quo. <![CDATA[<B>Os jovens e a sexualidade</B>: <B>um panorama da realidade brasileira</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en A não-ordenação feminina no catolicismo é abordada neste texto a partir da ótica de jovens seminaristas e moças que desejam ingressar em conventos. Trata-se de um estudo sociológico e qualitativo que analisa comparativamente as percepções de rapazes e moças sobre as relações de gênero na Igreja Católica. Suas narrativas demonstram claramente a existência de desigualdades de gênero no nível hierárquico e revelam que as moças tendem a ser mais críticas e questionadoras e os rapazes tendem a manter o status quo.<hr/>The denial of female ordination is approached in this paper from the perspective of young men and women that desire to enter convents. This is a sociological and qualitative study that comparativily analyses the perceptions of young men and women of gender relations in the Catholic Church. Their testimonies clearly show the existence of gender inequality in the church"s hierarchy and reveal that the young women have a tendency to be more critical and inquisitive, while the young men tend to maintain the status quo. <![CDATA[<B>Gênero e etnia no nascente romance brasileiro</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en A não-ordenação feminina no catolicismo é abordada neste texto a partir da ótica de jovens seminaristas e moças que desejam ingressar em conventos. Trata-se de um estudo sociológico e qualitativo que analisa comparativamente as percepções de rapazes e moças sobre as relações de gênero na Igreja Católica. Suas narrativas demonstram claramente a existência de desigualdades de gênero no nível hierárquico e revelam que as moças tendem a ser mais críticas e questionadoras e os rapazes tendem a manter o status quo.<hr/>The denial of female ordination is approached in this paper from the perspective of young men and women that desire to enter convents. This is a sociological and qualitative study that comparativily analyses the perceptions of young men and women of gender relations in the Catholic Church. Their testimonies clearly show the existence of gender inequality in the church"s hierarchy and reveal that the young women have a tendency to be more critical and inquisitive, while the young men tend to maintain the status quo. <![CDATA[<B>Künstlerroman</B>: <B>a mulher artista e a escrita do ser</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en A não-ordenação feminina no catolicismo é abordada neste texto a partir da ótica de jovens seminaristas e moças que desejam ingressar em conventos. Trata-se de um estudo sociológico e qualitativo que analisa comparativamente as percepções de rapazes e moças sobre as relações de gênero na Igreja Católica. Suas narrativas demonstram claramente a existência de desigualdades de gênero no nível hierárquico e revelam que as moças tendem a ser mais críticas e questionadoras e os rapazes tendem a manter o status quo.<hr/>The denial of female ordination is approached in this paper from the perspective of young men and women that desire to enter convents. This is a sociological and qualitative study that comparativily analyses the perceptions of young men and women of gender relations in the Catholic Church. Their testimonies clearly show the existence of gender inequality in the church"s hierarchy and reveal that the young women have a tendency to be more critical and inquisitive, while the young men tend to maintain the status quo. <![CDATA[<B>Literatura e Pós-Modernismo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en A não-ordenação feminina no catolicismo é abordada neste texto a partir da ótica de jovens seminaristas e moças que desejam ingressar em conventos. Trata-se de um estudo sociológico e qualitativo que analisa comparativamente as percepções de rapazes e moças sobre as relações de gênero na Igreja Católica. Suas narrativas demonstram claramente a existência de desigualdades de gênero no nível hierárquico e revelam que as moças tendem a ser mais críticas e questionadoras e os rapazes tendem a manter o status quo.<hr/>The denial of female ordination is approached in this paper from the perspective of young men and women that desire to enter convents. This is a sociological and qualitative study that comparativily analyses the perceptions of young men and women of gender relations in the Catholic Church. Their testimonies clearly show the existence of gender inequality in the church"s hierarchy and reveal that the young women have a tendency to be more critical and inquisitive, while the young men tend to maintain the status quo. <![CDATA[<B>Rita de Cássia</B>: <B>gênero e história na santa do impossível</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200022&lng=en&nrm=iso&tlng=en A não-ordenação feminina no catolicismo é abordada neste texto a partir da ótica de jovens seminaristas e moças que desejam ingressar em conventos. Trata-se de um estudo sociológico e qualitativo que analisa comparativamente as percepções de rapazes e moças sobre as relações de gênero na Igreja Católica. Suas narrativas demonstram claramente a existência de desigualdades de gênero no nível hierárquico e revelam que as moças tendem a ser mais críticas e questionadoras e os rapazes tendem a manter o status quo.<hr/>The denial of female ordination is approached in this paper from the perspective of young men and women that desire to enter convents. This is a sociological and qualitative study that comparativily analyses the perceptions of young men and women of gender relations in the Catholic Church. Their testimonies clearly show the existence of gender inequality in the church"s hierarchy and reveal that the young women have a tendency to be more critical and inquisitive, while the young men tend to maintain the status quo. <![CDATA[<B>Filoarqueologia literária</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200023&lng=en&nrm=iso&tlng=en A não-ordenação feminina no catolicismo é abordada neste texto a partir da ótica de jovens seminaristas e moças que desejam ingressar em conventos. Trata-se de um estudo sociológico e qualitativo que analisa comparativamente as percepções de rapazes e moças sobre as relações de gênero na Igreja Católica. Suas narrativas demonstram claramente a existência de desigualdades de gênero no nível hierárquico e revelam que as moças tendem a ser mais críticas e questionadoras e os rapazes tendem a manter o status quo.<hr/>The denial of female ordination is approached in this paper from the perspective of young men and women that desire to enter convents. This is a sociological and qualitative study that comparativily analyses the perceptions of young men and women of gender relations in the Catholic Church. Their testimonies clearly show the existence of gender inequality in the church"s hierarchy and reveal that the young women have a tendency to be more critical and inquisitive, while the young men tend to maintain the status quo. <![CDATA[<B>A feiticeira</B>: <B>personagem histórica e ficcional das Américas de língua francesa</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000200024&lng=en&nrm=iso&tlng=en A não-ordenação feminina no catolicismo é abordada neste texto a partir da ótica de jovens seminaristas e moças que desejam ingressar em conventos. Trata-se de um estudo sociológico e qualitativo que analisa comparativamente as percepções de rapazes e moças sobre as relações de gênero na Igreja Católica. Suas narrativas demonstram claramente a existência de desigualdades de gênero no nível hierárquico e revelam que as moças tendem a ser mais críticas e questionadoras e os rapazes tendem a manter o status quo.<hr/>The denial of female ordination is approached in this paper from the perspective of young men and women that desire to enter convents. This is a sociological and qualitative study that comparativily analyses the perceptions of young men and women of gender relations in the Catholic Church. Their testimonies clearly show the existence of gender inequality in the church"s hierarchy and reveal that the young women have a tendency to be more critical and inquisitive, while the young men tend to maintain the status quo.