Scielo RSS <![CDATA[Economia e Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-061820080001&lang=en vol. 17 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>The three states of money</b>: <b>an interdisciplinary approach to the monetary phenomenon</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de uma abordagem interdisciplinar (economia, sociologia, antropologia e história), o artigo procura elucidar o que podemos chamar de natureza da moeda numa perspectiva que estende os trabalhos publicados em Aglietta e Orléan (1998) e Théret (2006). Para apreender esse aspecto da moeda que se revela em seu caráter quase universal, procuramos articular os três estados nos quais ela é conhecida (incorporada, objetivada e institucionalizada), e as três formas de sua estrutura íntima. Em cada um desses estados pode se associar uma fonte específica de confiança: confiança ética, confiança metódica, confiança hierárquica (credibilidade). As três formas funcionais da moeda para o encadeamento recorrente nas quais sua estrutura se reproduz são a contabilização, a moedagem e o pagamento. Concluindo, a moeda aparece como "capital cultural", fato do qual ela retira duas de suas características centrais: o fato de que só se confere valor à moeda num contexto social no qual ela é reconhecida como capital cultural; o fato de que, como operador de classe social, ela é também um operador de naturalização das relações sociais, fato pelo qual, exceto em seus momentos de crise, a dimensão distributiva do regime de moedagem e os conflitos sociais e territoriais que lhe são associados, são ocultados.<hr/>Based on an interdisciplinary approach (economics, sociology, anthropology and history), this article aims at elucidating what can be called the nature of money, drawing from works published in Aglietta and Orléan (1998) and Théret (2006). The nature of money is to be related to its quasi-universal presence in different types of societies, and to seize it, we examine the three states in which a currency can be observed - incorporated, objectified, institutionalised -, the way each of these states is generating a particular form of monetary reliability - ethical (trust), methodic (confidence), and hierarchical (credibility), and their articulation. Money as currency can also be grasped through its three functional forms- account, "monnayage", and payment - constitutive of its intimate structure which is reproduced by their dynamic linking. In conclusion, we present a matrix correlating states and functional forms of money, and develop the idea of money as a cultural capital from which we draw two of its features which most of the time are discarded: value is granted to a money only in the societal environment where it is recognised and functions as a cultural capital; as an operator of societal totalization, money is also operating the naturalisation of social relationships, which, save in periods of crisis, allows the distributive dimension of the monetary regimes and correlated social and territorial conflicts to be concealed. <![CDATA[<b>Endogenous money and induced technical progress in a post Keynesian macrodynamic model</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo analisar o processo de crescimento econômico e distribuição funcional da renda em uma situação na qual o progresso tecnológico e a taxa básica de juros são endógenos e a moeda, via oferta de crédito, tem um papel preponderante na determinação da dinâmica de longo prazo da economia. Neste contexto, demonstramos diversas combinações onde ocorrem equilíbrios múltiplos e flutuações amortecidas nas principais variáveis econômicas. Além disso, para baixa parcela salarial, verificamos um predomínio de um regime de acumulação impulsionado pelos lucros e, para altas parcelas, um regime de acumulação impulsionado pelos salários.<hr/>This article intend to analyze the process of the economic growth and income distribution in an environment where technological progress and the basic rate of interest are endogenous and the money, via credit offer, has a preponderant role in the determination of economic dynamics. In this context, we demonstrate several combinations where happen multiple equilibriums and soften flotation in the main relevant variables. Besides, for low salary portions, we observed the prevalence of a profit-led accumulation regime and, for high portions, a wage-led accumulation regime. <![CDATA[<b>The UN and economic development</b>: <b>an interpretation on the theoretical basis of the UNDP’s action</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) se destaca como importante órgão da Organização das Nações Unidas para a questão do desenvolvimento. Ele também é responsável pela elaboração e publicação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O PNUD atua em mais de 166 países e exerce influência importante na teoria e nas práticas relacionadas ao desenvolvimento econômico. É muito relevante ter elementos que possam esclarecer os reais alcances e limites de atuação deste Programa. Assim o objetivo deste artigo é identificar, sistematizar e interpretar de forma crítica a base teórica do paradigma do desenvolvimento humano, no qual se fundamenta a atuação do PNUD. A abordagem das capacidades de Amartya Sen constitui a base teórica do paradigma do desenvolvimento humano. Essa abordagem é bastante conveniente à natureza pragmática e consensual da atuação do PNUD, pois propõe um foco maior na expansão das capacidades individuais, mas sem pleitear por mudanças estruturais na ordem econômica internacional.<hr/>The United Nations Development Programme (UNDP) is an important body of the United Nations for development issues. It is also responsible for the construction and publication of the Human Development Index (HDI). The UNDP is present in more than 166 countries and exerts an influence on the theory and practice of economic development. It is very important to define the elements which allow the establishment of limits to the UNDP’s action. The purpose of this paper is to identify, classify and critically explain the theoretical basis for the paradigm of human development, on which its line of work has been based. The capabilities approach developed by Amartya Sen is the theoretical basis for the paradigm of human development. This approach is very convenient for the pragmatic and consensual nature of the UNDP’s action because it proposes a greater focus on the expansion of individual capabilities, but without calling for structural changes in the international economic order. <![CDATA[<b>The institutional dimension of the economic growth process</b>: <b>innovation and institutional change, routines and social</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata da natureza do processo de crescimento econômico, como resultado da interação entre a mudança institucional e tecnológica, o papel das firmas e as instituições. Tal perspectiva analítica se faz presente tanto nas abordagens evolucionárias, quanto institucionalistas. Elas comungam em dois aspectos: a) desenvolvimento é um processo multifacetado, que exige a investigação das condições que permitem seu avanço de maneira historicamente diferenciada; e b) a mudança tecnológica, as características das firmas e as instituições, em conjunto, moldam padrões específicos de desenvolvimento. Nesse sentido discutiremos a contribuição de Douglass North, Matthews, Zysman e Nelson.<hr/>This paper deals with the nature of the economic growth process, given by the interaction of institutional and technological change, the role of firms and institutions. This analytical perspective is present in both the evolutionary and the institutionalist approach. They both agree in two points of view: a) development is a complex process which claims for an inquiry about the conditions allowing for advancing through historically differentiated avenues; and b) technological change, firms and institutions jointly define specific development patterns. From this perspective the contributions of Douglass North, Matthews, Zysman and Nelson are discussed. <![CDATA[<b>Inter and intra industrial external trade</b>: <b>Brazil 2003-2005</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O período 2003-2005 foi marcado pelo intenso crescimento do comércio mundial. Neste contexto, o Brasil foi capaz de reverter seu déficit de comércio, usufruindo de expressivo superávit. Porém, este dinamismo comercial não foi acompanhado de crescimento da economia nacional. Este trabalho faz uma análise empírica do comércio brasileiro neste período recente de expansão do comércio mundial, com o objetivo de relacionar o tipo de comércio brasileiro com as características da estrutura industrial que existe no país. A metodologia adotada traz como novidade a possibilidade de se avaliar o comércio de uma perspectiva mais qualitativa, a partir do exame do tipo de produto e região de origem e destino dos fluxos.<hr/>The period between 2003-2005 illustrated a high growth in world trade. In this context, Brazil was able to revert its trade deficit, taking advantage of a considerable surplus. Nevertheless, this trade dynamism did not go hand in hand with national economic growth. This article makes an empirical analysis of Brazilian trade in this recent period of world trade expansion, with a view to comparing the kinds of Brazilian trade with the industrial structure that exists in this country. The methodology adopted is innovative in that it allows the evaluation of trade from a qualitative perspective, by examining the kind of product and region of origin and destination of the flows. <![CDATA[<b>J. S. Mill's views on the State</b>: <b>the cases of 'civilized' and 'backward' societies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa as concepções de Mill sobre quais deveriam ser a forma de governo e o escopo de atuação do Estado na vida econômica e social. Argumenta-se que, segundo o autor, a resposta a essas indagações dependeria do tipo de sociedade em questão. Em sociedades 'atrasadas', por uma questão de imaturidade moral e intelectual da população, a forma mais adequada de governo seria o despotismo esclarecido e o escopo adequado de atuação do Estado na vida econômica e social seria bastante amplo. No caso de sociedades 'civilizadas', ao contrário, o regime político ideal seria a Democracia Representativa e o laissez-faire, em linhas gerais, seria a melhor política. Argumenta-se, ainda, que, apesar de Mill concluir que a Democracia Representativa e a liberdade econômica não seriam aplicáveis ou adequadas a todas as sociedades, estas tinham um peso importante na sua filosofia: representavam ideais a serem buscados.<hr/>This paper analyses J.S. Mill's conceptions on what would be the proper form of government and the proper scope of State intervention in economic life. It is argued that, for Mill, the answer depended on the type of society in question. In 'backward' societies, in which the population encountered itself in a very low state of moral and intellectual improvement, the adequate form of government would be enlightened despotism and the adequate scope of the State intervention in economic and social life very great. In 'civilized' societies, on the contrary, the ideal political regime would be the Representative Government, and laissez-faire, in general lines, the best policy. It is also argued that despite Mill's conclusion that Representative Government and economic liberty would not be applicable or adequate to every kind of society, they had a great importance on his philosophy as ideals to be aimed at. <![CDATA[<b>International tin cartel</b>: <b>the importance of Brazilian industry in the breach of collusion</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo apresenta a indústria estanífera internacional como um oligopólio concentrado que se organiza em torno do International Tin Council, constituindo-se em um cartel com importante participação na formação dos preços do estanho, principalmente entre os anos 1960 e início dos anos 1980. Em virtude dos choques do petróleo e da crise internacional no final dos anos 1970, a associação dos produtores passa a ter dificuldades para administrar os interesses dos membros e gerir o estoque regulador, possibilitando a expansão de novos produtores. A indústria brasileira emerge neste cenário, aproveitando-se dos preços artificialmente elevados no mercado internacional, dos incentivos concedidos pelo governo brasileiro e das suas jazidas de boa qualidade, ampliando sua participação no mercado internacional, influenciando a quebra do conluio em 1985.<hr/>This article presents the international tin industry as an oligopoly organized around the International Tin Council, making it a cartel with important participation in determining tin prices, mainly between the years 1960 and beginning of 1980. As a consequence of the oil shocks and the international crisis in the end of years 1970, the association of manufacturers began to have difficulties in managing the interests of its members and in controlling the buffer stock, facilitating the appearance of new producers. The Brazilian industry emerges in this scenario, benefiting from the artificial prices in the international market, from incentives granted by the Brazilian government and from its good quality mines, thus increasing its participation in the international market and contributing to the end of the collusion in 1985.