Scielo RSS <![CDATA[Texto & Contexto - Enfermagem]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-070720170003&lang=pt vol. 26 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[ACESSO AO DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: conhecer os aspectos que influenciam o acesso ao diagnóstico de tuberculose e na ótica dos profissionais de saúde. Método: estudo descritivo, exploratório, qualitativo. Os dados foram coletados nos meses de junho e julho de 2013, por meio de entrevistas semiestruturadas, com 20 enfermeiros e dez médicos atuantes no controle da tuberculose nos municípios pertencentes a 15ª Regional de Saúde do Paraná e, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias que mostram os fatores que influenciam positivamente o acesso ao diagnóstico, as fragilidades neste acesso e as características da organização deste serviço. Aponta ainda que a atuação da Estratégia Saúde da Família favorece o diagnóstico precoce, embora os profissionais relatem dificuldades para identificar os pacientes com sinais e sintomas da doença, seja por despreparo ou por falta de conhecimento da população sobre a doença. Conclusão: considera-se imprescindível informar a comunidade sobre a doença e fortalecer o trabalho multiprofissional.<hr/>RESUMEN Objetivo: conocer los aspectos que influyen en el acceso al diagnóstico de tuberculosis, en la óptica de los profesionales de salud. Método: estudio descriptivo, exploratorio, cualitativo. Los datos fueron recolectados en los meses de junio y julio de 2013, por medio de entrevistas semiestructuradas, con 20 enfermeros y diez médicos actuantes en el control de la tuberculosis en las municipalidades pertenecientes a la 15a Área de Salud de Paraná (Brasil) y, posteriormente, sometidos a análisis de contenido en la modalidad temática. Resultados: emergieron tres categorías que muestran los factores que influyen positivamente en el acceso y las características de la organización de este servicio. Apunta además, que la actuación de la Estrategia Saúde da Família favorece el diagnostico precoz, aunque los profesionales relaten dificultades para identificar a los pacientes con señales y síntomas de enfermedad, sea por falta de preparo o por falta de conocimiento de la población sobre la enfermedad. Conclusión: se considera imprescindible informar a la comunidad sobre la enfermedad y fortalecer el trabajo multiprofesional.<hr/>ABSTRACT Objective: to understand the aspects that influence the access to the diagnosis of tuberculosis. from the point of view of health professionals. Method: a exploratory descriptive, qualitative study. The data were collected between June and July 2013, through semi-structured interviews, with 20 nurses and ten physicians in charge of tuberculosis cases in the municipalities belonging to the 15th Health Region of Paraná (Brazil) and subsequently submitted to content analysis, thematic modality. Results: three categories emerged which show the factors that positively influence access to diagnosis, the difficulty in this access and the characteristics of the organization of this service. It also points out that the Estratégia Saúde da Família’s performance favors early diagnosis, although professionals report difficulties in identifying patients with signs and symptoms of the disease, either due to lack of preparation or lack of knowledge about the disease. Conclusion: therefore, it is considered essential to inform the community about the disease and to strengthen multi-professional work. <![CDATA[DISPOSITIVO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: construir reflexões sobre o dispositivo educação em saúde, considerando as práticas educativas em saúde desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde e a formação em enfermagem. Método: trata-se de um ensaio reflexivo que se ancora no conceito de dispositivo proposto por Deleuze. Resultados: desenredamos as linhas de visibilidade e de enunciação, as linhas de força e as linhas de subjetividade do dispositivo educação em saúde, destacando as vontades de verdade implicadas nos modos de subjetivação produzidos nesse dispositivo. As linhas de visibilidade e de enunciação do dispositivo educação em saúde instalam-se em campos visíveis, discursivos, híbridos e contraditórios, que em dados momentos se constroem a partir de uma noção específica de saúde e de educação e em momentos diferentes por outra. Nesse dispositivo, sujeito-educador e sujeito-educando são objetos das linhas de força; recompõem e são recompostos por modulações configuradas nas esferas do poder e do saber. Os projetos de cada sujeito podem predispor linhas de fratura e conduzir a produções de subjetividades que saem dos poderes e dos saberes de um dispositivo para se reinventar noutro. Para predispormos linhas de fratura no dispositivo educação em saúde, é necessário concebermos processos formativos que possibilitem que as/os enfermeiras/os assumam posturas criativas em suas práticas educativas em saúde. Conclusão: este ensaio permitiu-nos ampliar os territórios conceituais implicados nas práticas educativas em saúde e na formação em enfermagem, abrindo caminhos para compreendermos os processos de subjetivação que se movimentam no campo da educação em saúde.<hr/>RESUMEN Objetivo: construir reflexiones sobre el dispositivo de educación en salud, considerando las prácticas educativas en salud desarrolladas en la Atención Primaria y la formación en Enfermería. Método: ensayo reflexivo que se ancla en el concepto de dispositivo propuesto por Deleuze. Resultados: desenredamos las líneas de visibilidad y de enunciación, las líneas de fuerza y de subjetividad del dispositivo de educación en salud, destacando las voluntades de verdad implicadas en los modos de subjetivación producidos en este dispositivo. Las líneas de visibilidad y de enunciación del dispositivo de educación en salud, se instalan en campos visibles, discursivos, híbridos y contradictorios, que en dados momentos se construyen a partir de una noción especifica de salud y educación en momentos diferentes por otra. En este dispositivo, el sujeto-educador y el sujeto-educando son objetos de las líneas de fuerza; recomponen y son recompuestos por modulaciones configuradas en las esferas del poder y del saber. Los proyectos de cada sujeto pueden predisponer líneas de fractura y conducir a la producción de subjetividades que salen de los poderes y de los saberes de un dispositivo para reinventarse en otro. Para predisponer líneas de fractura en el dispositivo de educación en salud, es necesario concebir procesos formativos que posibiliten que las/los enfermeros asuman posturas creativas en sus prácticas educativas en salud. Conclusión: este ensayo nos permitió ampliar los territorios conceptuales implicados en las prácticas educativas en salud y en la formación en enfermería, abriendo caminos para comprender los procesos de subjetivación que se mueven en el campo de la educación en salud.<hr/>ABSTRACT Objective: to construct reflections on the health education device, considering the educational health practices developed in the Primary Health Care and in the nursing training. Method: this is a reflexive essay based on the concept of a device proposed by Deleuze. Results: we unraveled the lines of visibility and enunciation, the lines of force and the lines of subjectivity of the health education device, highlighting the real wills implied in the modes of subjectivation produced in this device. The lines of visibility and enunciation of the health education device are located in visible, discursive, hybrid and contradictory fields, which at times are built from a specific notion of health and education and at different times by another notion. In this device, subject-educator and subject-learner are objects of the lines of force; they recompose and are recomposed by modulations configured in the spheres of power and knowledge. The projects of each subject can predispose lines of fracture and lead to productions of subjectivities that leave the powers and knowledge of a device to reinvent themselves in another device. In order to predispose lines of fracture in the health education device, it is necessary to design training processes that allow nurses to take creative positions in their health education practices. Conclusion: this essay allowed us to expand the conceptual territories involved in educational practices in health and nursing education, opening the way to understand the subjectivation processes in health education. <![CDATA[PERCEPÇÕES DO SER HUMANO INTERNADO EM UNIDADE PSIQUIÁTRICA SOBRE O VIVER COM DOENÇA MENTAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: desvelar a percepção do ser humano internado em unidade psiquiátrica sobre o viver com doença mental. Método: trata-se de estudo de abordagem fenomenológica, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas com dez adultos internados em uma unidade psiquiátrica de um hospital de ensino do sul do Brasil, no período de janeiro a março de 2014. Utilizaram-se os passos da fenomenologia-hermenêutica de Paul Ricoeur e, para compreensão e interpretação das informações, o referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty. Resultados: revelaram três temas: o mundo do ser humano que vivencia a doença mental; percepção da doença mental para o ser humano que vivencia a internação psiquiátrica; e o ser na relação de ambiguidade: o movimento de liberdade. Conclusão: a equipe de saúde, em especial o enfermeiro, necessita incorporar a visão crítica reflexiva da prática assistencial, as bases científicas e a legislação vigente na área da saúde, em especial a saúde mental, as quais visam à autonomia de escolha centrada no ser humano que vivencia a doença mental. Também promover uma rede quente de cuidado singularizado que preze pelo acolhimento e instigue o autocuidado do ser humano por meio da educação em saúde na perspectiva de ações de integralidade. Logo, é fundamental a promoção de saúde, autonomia e liberdade pela escuta do ser humano que vivencia o fenômeno da doença mental, em seus desejos de vida e perspectivas clínicas.<hr/>RESUMEN Objetivo: revelar la percepción del ser humano internado en una unidad psiquiátrica sobre el vivir con enfermedad mental. Métodos: estudio con abordaje fenomenológico, cuyos datos fueron obtenidos por medio de entrevistas con diez adultos internados en una unidad psiquiátricos de un hospital de enseñanza del Sur de Brasil, en el periodo de enero a marzo de 2014. Se utilizaron los pasos de la fenomenología-hermenéutica de Paul Ricoeur y, para la comprensión e interpretación de las informaciones, el referencial teórico-filosófico de Merleau-Ponty. Resultados: se revelaron tres temas: el mundo del ser humano que vive la enfermedad mental; percepción de la enfermedad mental para el ser humano que vive la internación psiquiátrica; y el ser en la relación de ambigüedad: el movimiento de libertad. Conclusión: el equipo de salud, en especial el enfermero, necesita incorporar la visión critico-reflexiva de la práctica asistencial, las bases científicas y la legislación vigente en el área de la salud, en especial la salud mental, las cuales visan la autonomía de elección centrada en el ser humano que vive la enfermedad mental. También promover una red de cuidado singularizado que preconice la recepción e instigue el autocuidado del ser humano por medio de la educación en salud en la perspectiva de acciones de integralidad. Consecuentemente, es fundamental la promoción de la salud, autonomía y libertad por la escucha del ser humano que vive el fenómeno de la enfermedad mental, en sus deseos de vida y perspectivas clínicas.<hr/>ABSTRACT Objective: to reveal the perception of individuals hospitalized in psychiatric units about living with a mental disorder. Method: study with phenomenological approach with data obtained through interviews with ten adult individuals hospitalized in a psychiatric unit of a teaching hospital in the southern region of Brazil between January and March 2014. The steps of Paul Ricoeur’s hermeneutic phenomenology were used, and Maurice Merleau-Ponty’s theoretical-philosophical reference was used for data understanding and interpretation. Results: three themes were revealed: the world of individuals that experience a mental disorder; perception on the mental disorder for the individual that experiences psychiatric hospitalization; and the being in the ambiguity relation: the movement of freedom. Conclusion: the health care team, particularly nurses, need to incorporate the critical reflective view of the care practice, the scientific bases, and the legislation in force in the area of health, especially mental health, to enable autonomy of choice focused on the human being experiencing a mental disorder, as well as promote a warm network of individualized care that values the reception and incites the self-care through the education in health in the perspective of comprehensive actions. Therefore it is critical to promote health, autonomy, and freedom by listening to the individuals that experiences the phenomenon of a mental disorder in relation to their life desires and clinical perspectives. <![CDATA[DIFICULDADES NO TRANSPORTE INTER-HOSPITALAR DE RECÉM-NASCIDO CRÍTICO REALIZADO PELAS EQUIPES DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: investigar as dificuldades das equipes do Serviço de Atendimento Móvel Urgência para a realização do transporte inter-hospitalar de recém-nascido crítico em ambulância. Método: estudo qualitativo, realizado com 17 profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros e condutores de veículos atuantes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um município do interior do Ceará, no período de novembro a dezembro de 2014. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, sendo as entrevistas gravadas. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo. Resultados: as categorias apreendidas foram: escassez de materiais, de equipamentos e de veículos exclusivos para o transporte inter-hospitalar do recém-nascido; conhecimento, prática e treinamento deficientes para assistência ao recém-nascido crítico; e falha na comunicação entre os profissionais e dificuldade para a mobilidade da ambulância em via pública. Conclusão: as dificuldades mencionadas estão atreladas a todos os níveis de gestão e necessitam de um olhar diferenciado para que se garanta assistência de elevado nível de excelência.<hr/>RESUMEN Objetivo: investigar las dificultades de los equipos del Servicio de Atendimiento Móvil de Urgencia para la realización del transporte inter-hospitalaria del recién nacido critico en ambulancia. Método: investigación cualitativa, realizado con 17 profesionales de salud, dentro de médicos, enfermeros y conductores de vehículos actuantes en el servicio de Atención Móvil de Urgencias de un municipio del interior de Ceará, en el periodo de noviembre a diciembre de 2014. Los datos fueron producidos por medio de entrevistas semiestructurada, siendo las entrevistas grabadas. Los datos fueron analizados por medio del análisis temático de contenido. Resultados: las categorías aprendidas fueron: escasez de materiales, equipos y vehículos exclusivos para el transporte inter-hospitalario del recién nacido; conocimiento, practica y entrenamiento deficientes para la asistencia al recién nacido crítico; falla en la comunicación entre los profesionales y dificultades para la movilidad de la ambulancia en vía pública. Conclusión: las dificultades mencionadas están relacionadas en todos los niveles de gestión y necesitan de una mirada diferenciada para que se garantice la asistencia con excelencia.<hr/>ABSTRACT Objective: to investigate the difficulties of the Emergency Mobile Care Service teams to interhospital transport critical newborn in an ambulance. Method: this is a qualitative study carried out with 17 healthcare professionals, as physicians, nurses and drivers of vehicles working in the Emergency Mobile Care Service of a municipality in the interior of Ceará, from November to December 2014. Semi-structured, recorded interview produced the data, which we analyzed through thematic content analysis. Results: the categories we gathered were shortage of materials, equipment and vehicles exclusive to interhospital transport; knowledge, deficient practice and training to assist critical newborns; and failure to communicate among professionals and difficulty in ambulance mobility on public roads. Conclusion: these difficulties connect to all levels of management and require a differentiated approach in order to guarantee high level of excellence. <![CDATA[EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: descrever uma ação de educação problematizadora ocorrida em um espaço corporativo, junto a uma equipe de saúde e segurança do trabalho de uma empresa de energia elétrica brasileira e analisar as experiências externadas pelos participantes da equipe à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa, onde se adotou as etapas do Arco de Maguerez. O estudo contou com 12 participantes. As falas foram transcritas e os resultados foram analisados à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Resultados: respeitando-se o ritmo dos participantes, ocorreram cinco encontros presenciais, nos quais a equipe problematizou acerca da Norma Regulamentadora n. 35 do Ministério do Trabalho e do Emprego. Conclusão: foi possível confirmar que a ação educativa problematizadora é de possível implementação no âmbito corporativo, promove o diálogo, a troca de conhecimentos, leva à crítica e à reflexão sobre a realidade em que os participantes estão inseridos e contribui na busca de soluções aos problemas encontrados no dia a dia do trabalho.<hr/>RESUMEN Objetivo: describir una acción de educación problematizadora ocurrida en un espacio corporativo, junto a un equipo de salud de seguridad laboral de una empresa de energía eléctrica brasileña y analizar las experiencias externadas por los participantes del equipo a la luz del referencial de Paulo Freire. Método: investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria que adoptó el arco de Maguerez. El estudio contó con 12 participantes. Las declaraciones fueron transcritas y los resultados fueron analizados a la luz del referencial teórico de Paulo Freire. Resultados: ocurrieron cinco encuentros presenciales en los cuales el equipo problematizó sobre la Norma Regulamentadora n. 35 del Ministerio del Trabajo y Empleo. Conclusión: fue posible confirmar que la acción educativa problematizadora es de posible implementación en el ámbito corporativo, promueve el dialogo, el intercambio de conocimientos, lleva a la crítica y a la reflexión sobre la realidad en que los participantes están inmersos y contribuye en la búsqueda de soluciones a los problemas encontrados en el día a día laboral.<hr/>ABSTRACT Objective: to describe a problematizing education action in a corporate space, together with an Occupational health and safety team of a Brazilian electric energy company, and to analyze the experiences expressed by the team participants in the light of Paulo Freire’s theoretical framework. Method: a descriptive and exploratory research of qualitative approach, where the steps of the Maguerez Arch were adopted. The study included 12 participants. The speeches were transcribed and the results were analyzed in the light of the theoretical reference of Paulo Freire. Results: respecting the rhythm of the participants, there were five face-to-face meetings, in which the team asked questions about the Ministry of Labor and Employment Regulatory Norm No. 35. Conclusion: it was possible to confirm that problematizing educational action is possible to implement in the corporate sphere, it promotes dialogue, exchange of knowledge, leads to criticism and reflection on the reality in which the participants are inserted and contributes in the search of solutions to the problems of day-to-day work. <![CDATA[A VIVÊNCIA DO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL NO USO DE PSICOFÁRMACOS NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO COMPLEXO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: conhecer como o portador de transtorno mental vivencia o uso de psicofármacos. Método: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que utilizou como referencial teórico o pensamento complexo de Edgar Morin. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, aplicada a 26 portadores de transtorno mental com prescrição médica de psicofármacos, e submetidos à análise categorial temática. Resultados: foi identificada uma categoria central: “A vivência complexa do portador de transtorno mental no uso de psicofármacos”, que mostra as inter-relações entre as categorias temáticas: vivenciando os efeitos dos psicofármacos; utilizando os psicofármacos de modo irregular; identificando facilidades e dificuldades no uso de psicofármacos; e desenvolvendo estratégias para manutenção do uso regular de psicofármacos. Conclusão: a vivência do portador de transtorno mental no uso de psicofármacos é um processo dinâmico e complexo que engloba a multidimensionalidade, envolvendo o ser humano e seu tratamento.<hr/>RESUMEN Objetivo: conocer como el portador de trastorno mental vivencia el uso de psicofármacos. Método: investigación cualitativa, exploratoria y descriptiva que utilizó como referencial teórico el pensamiento complejo de Edgar Morin. Datos fueron recolectados por entrevista semiestructurada aplicada a 26 portadores de trastorno mental con la prescripción de psicofármacos y fueron sometidos al análisis categorial temático. Resultados: emergió una categoría central: “La vivencia compleja del portador de trastorno mental en el uso de psicofármacos”, que muestra las interrelaciones entre las categorías temáticas: vivenciando los efectos de los psicofármacos; utilizando los psicofármacos de modo irregular; identificando facilidades y dificultades en el uso de psicofármacos; y desarrollando estrategias para mantenimiento del uso regular de psicofármacos. Conclusion: que la vivencia del portador de trastorno mental en el uso de psicofármacos es un proceso dinámico y complejo que engloba la multidimensionalidad que envuelve el ser humano y su tratamiento.<hr/>ABSTRACT Objective: to understand how mental disorder patients experience the use of psychotropic medications. Method: a qualitative, exploratory and descriptive research, which used Edgar Morin’s complex thinking as theoretical reference. The data were collected through a semi-structured interview applied to 26 mental disorder patients with psychotropic medical prescription and who were subjected to theme category-based analysis. Results: a central category emerged “The complex experience of mental disorder patients in the use of psychotropic medication”. This category shows the interrelations between thematic categories, such as: experiencing the effects of psychotropic medications; using psychotropic medication irregularly; identifying the advantages and difficulties of using psychotropic medication; and developing strategies to maintain the regular use of psychotropic medication. Conclusions: the experiences of mental disorder patients use of psychotropic medications is a dynamic and complex process that encompasses the multidimensionality involving human beings and their treatment. <![CDATA[ENFERMEIRA COMO PROTAGONISTA DO GERENCIAMENTO DO CUIDADO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: DIFERENTES OLHARES ANALISADORES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: discutir como os sujeitos sociais (equipe de saúde, de enfermagem, dirigentes e usuários) visualizam as práticas de gerenciamento do cuidado da enfermeira na Estratégia Saúde da Família. Método: estudo qualitativo, com dados obtidos por meio da entrevista semiestruturada (102 pessoas) e observação da prática (11 unidades de saúde da família) e analisados através da análise temática de conteúdo e fluxograma analisador. Resultados: o estudo revelou que o gerenciamento do cuidado é marcado pelo protagonismo da enfermeira, que assume a resolução dos problemas e, para isso, desenvolve estratégias de cuidado baseadas em ações programáticas e educação em saúde. Tal realidade evidencia as múltiplas ações da enfermeira e sugere a abertura de possibilidades de ampliação da autonomia com corresponsabilidade. Conclusão: a prática de gerenciamento do cuidado envolve múltiplas ações, o que exige atuações compartilhadas entre a equipe de saúde e de enfermagem, a partir da escuta qualificada das necessidades dos usuários.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar cómo los sujetos sociales (equipo de salud, enfermeras, administradores y usuarios) visualizan las prácticas de gestión de la atención de enfermería en la Estratégia Saúde da Família. Método: estudio cualitativo, en el que los datos se obtuvieron por medio de entrevistas semiestructuradas (102 personas) y observación de la práctica (unidades de salud 11 de la familia) y se analizaron mediante análisis de contenido temático diagramas de flujo. Resultados: el estudio muestra que un manejo cuidadoso está marcado por el papel de la enfermera, que asume los problemas y, por lo tanto, desarrolla estrategias de atención con base en las actividades del programa y la educación sanitaria. Esta realidad resalta las múltiples acciones de enfermería y sugiere la apertura de posibilidades para la expansión de la autonomía con responsabilidad. Conclusión: la práctica de la gestión del cuidado implica múltiples acciones, lo que requiere acciones compartidas entre la salud y el personal de enfermería, de la escucha calificado para las necesidades de los usuarios.<hr/>ABSTRACT Objective: discuss how the social subjects (health team, nursing team, managers and users) visualize the care management practices of the nurse in the Estratégia Saúde da Família. Method: a qualitative study was undertaken, in which the data were collected through semistructured interviews (102 persons) and practical observation (11 family health services) and analyzed through thematic content analysis and an analysis flowchart. Results: the study reveals that the care management is marked by the nurse’s protagonist role, who takes charge of problem solving and, therefore, develops care strategies based on program actions and health education. This reality evidences the nurse’s multiple actions and suggests the creation of possibilities to expand the autonomy with co-accountability. Conclusion: the care management practice involves multiple actions, demanding shared activities between the health and nursing teams, based on qualified listening to the users’ needs. <![CDATA[CRIANÇA EM TRATAMENTO CONSERVADOR RENAL: EXPERIÊNCIAS DAS CUIDADORAS FAMILIARES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300308&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: conhecer a experiência da cuidadora familiar da criança em tratamento conservador renal. Método: estudo qualitativo. Participaram 11 cuidadoras familiares de crianças em tratamento conservador renal no sul do Brasil, no período de abril a agosto de 2015. Para a coleta das informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cujos dados foram gravados. Para análise das informações, utilizou-se transcrição das entrevistas, codificação, organização das categorias e discussão à luz de estudiosos da temática. Resultados: os dados permitiram a construção de cinco categorias: descobrindo a doença, lidando com a doença, percebendo a saúde da criança, vivendo a vida pela criança, e percebendo o apoio. Conclusão: a experiência ocorrida na vida das cuidadoras familiares está ligada à mudanças de ordem afetiva, sociais, profissionais e econômicas.<hr/>RESUMEN Objetivo: conocer la experiencia de la cuidadora familiar del niño en tratamiento conservador renal. Método: investigación cualitativa. Participaron 11 cuidadoras familiares de niños en tratamiento conservador renal del Sur de Brasil, en el periodo de abril a agosto de 2015. Para la recolección de datos fueron realizadas entrevistas semiestructuradas las cuales fueron grabadas. Para el análisis se utilizó la transcripción, la codificación, organización de categoría y la discusión a la luz de estudiosos en el tema. Resultados: los datos permitieron la construcción de cinco categorías: descubriendo la enfermedad; lidiando con la enfermedad, percibiendo la salud del niño, viviendo la vida por el niño y, percibiendo el apoyo. Conclusión: la experiencia ocurrida en la vida de las cuidadoras familiares está ligada a cambios de orden afectivo, sociales, profesionales y económicos.<hr/>ABSTRACT Objective: to understand the experience of the family caregiver of the child in conservative renal treatment. Method: a qualitative study. Participants consisted of 11 family caregivers of children in conservative renal treatment in the South of Brazil, during the period of April to August of 2015. For the collection of the information, semi-structured interviews were carried out, whose data were recorded. For the analysis of the information, transcription of the interviews was used, codification, and organization of the categories according to the scholars. Results: the data allowed the construction of five categories: discovering the disease, dealing with the disease, realization of the child’s health; living life for the child; and realizing the existence of support. Conclusion: the experience of family caregivers is related to affective, social, professional and economic changes. <![CDATA[ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL: INTERFACES COM A REDE DE SAÚDE PELO SISTEMA DE REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: descrever as características da articulação entre os serviços que compõem a rede de saúde mental infantojuvenil, através do sistema de referência e contrarreferência. Método: estudo descritivo desenvolvido em 25 serviços, a partir de informações obtidas em questionários autoaplicados aos coordenadores, através do sistema eletrônico do Ministério da Saúde. A organização e análise descritiva dos dados foram realizadas no programa estatístico Stata versão 12.0. Resultados: evidenciou-se a existência de sistemas de referência e contrarreferência entre a atenção básica e os centros de atenção psicossocial infantojuvenil e uma parceria com os outros serviços de saúde mental e ampliação do cuidado. No entanto, o hospital psiquiátrico ainda é utilizado como referência no tratamento, dentre outras limitações, como dificuldades em lidar com as demandas de saúde mental, devido a encaminhamentos recorrentes e inexperiência neste tipo de acolhimento/tratamento. Conclusão: a emergência para o cuidado em saúde mental infantojuvenil que atenda os pressupostos do paradigma psicossocial suscita novas práticas que possam contribuir para o fortalecimento das ações neste cenário. Estas ações devem ser pautadas num sistema de referência que demonstre efetividade na rede de saúde, de modo a promover um cuidado amplo, contínuo, tendo em vista o fortalecimento da rede de atenção psicossocial.<hr/>RESUMEN Objetivo: describir las características de la articulación entre los servicios que componen la red de salud mental infanto-juvenil, a través del sistema de referencia y contra-referencia. Método: estudio descriptivo desarrollado en 25 servicios, a partir de informaciones obtenidas en cuestionarios auto-administrados a los coordinadores, a través del sistema electrónico del Ministerio de la salud. La organización y análisis descriptivo de los datos se realizaron utilizando Stata versión 12.0. Resultados: se evidenció la existencia de sistemas de referencia y contra-referencia entre los centros de atención psicosocial infantojuveniles y la asociación con otros servicios de salud mental y la atención primaria en expansión. Sin embargo, el hospital psiquiátrico todavía se utiliza como referencia en el tratamiento, entre otras limitaciones, tales como dificultades para hacer frente a las exigencias de la salud mental debido a la falta de experiencia y referencias recurrentes en este tipo de atención/tratamiento. Conclusión: la emergencia para el cuidado en salud mental infanto-juvenil que cumpla con las condiciones del paradigma psicosocial, suscita nuevas prácticas que pueden contribuir al fortalecimiento de las acciones en este escenario. Estas acciones deben guiarse en un sistema de referencia para demostrar la eficacia del sistema de salud, con el fin de promover una atención integral, continua con el fin de fortalecer la red de atención psicosocial.<hr/>ABSTRACT Objective: describing the characteristics of the articulation between the services that compose the mental health network of children and adolescents, through the referral and counter-referral system. Method: descriptive study developed in 25 services, based on information obtained from self-administered questionnaires applied to coordinators through the Ministry of Health electronic system. Data organization and descriptive analysis were performed in the Stata statistical program version 12.0. Results: the existence of referral and counter-referral systems are evidenced between the basic healthcare and psychosocial healthcare centers for children and adolescents, and a partnership with other mental-health services and expanded care. However, psychiatric hospitals are still used as a reference for treatment, among other limitations, such as difficulties in dealing with mental health demands due to recurrent referrals and inexperience in this type of care/treatment. Conclusion: emergency services for children and adolescent mental healthcare which meet the expectations of the psychosocial paradigm need new practices that may contribute to strengthening actions in this scenario. Such actions should be based on a referral system that can demonstrate effectiveness among the healthcare network in order to promote comprehensive and continuous care focused on strengthening the psychosocial care network. <![CDATA[INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DECORRENTES DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300310&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: analisar as internações por condições sensíveis à atenção primária decorrentes das doenças cardiovasculares, correlacionando-as com o número de pessoas com hipertensão estimadas e acompanhadas e com a cobertura da Estratégia Saúde da Família nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, no período 2009 a 2012. Método: estudo ecológico, com análise estatística a partir da composição de agrupamentos (clusters) que foram formados, considerando as internações por condições cardiovasculares, sensíveis à atenção primária, associadas às internações gerais dos municípios e demais internações por condições sensíveis. Associações também foram estatisticamente realizadas entre a proporção de pessoas com hipertensão acompanhadas e cobertura da Estratégia Saúde da Família. Resultados: evidenciou-se associação entre cobertura da Estratégia Saúde da Família e internações decorrentes de doenças cardiovasculares. Embora tenha aumento no registro de pessoas com hipertensão cadastradas e acompanhadas. Não foi observada redução no número de internações e na mortalidade pelas causas analisadas. Conclusão: a saúde da família como estratégia de intervenção na atenção primária em geral contribuiu para a redução das internações por doenças cardiovasculares. No entanto, o baixo número de pacientes cadastrados e acompanhados indica problemas nos mecanismos de implantação da estratégia e processos de trabalho.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar las hospitalizaciones por enfermedades sensibles a la atención primaria como resultado de la enfermedad cardiovascular, en correlación con el número de personas estimadas y acompañadas por la hipertensión y la cobertura de la Estratégia Saúde da Família en los 78 municipios de Mato Grosso do Sul (Brazil), en el período 2009 al 2012. Método: estudio ecológico, con análisis estadísticos a partir de la composición de grupos (clusters), teniendo en cuenta las admisiones por enfermedades cardiovasculares, sensibles a la atención primaria, asociadas a las internaciones generales municipales y otros por condiciones sensibles. Las asociaciones también se realizaron estadísticamente entre la proporción de personas con hipertensión acompañados y la cobertura de la Estratégia Saúde da Família. Resultados: se evidenció la asociación entre la cobertura de la Estratégia Saúde da Família y las hospitalizaciones salud de la familia debido a las enfermedades cardiovasculares. A pesar de aumento en el registro de personas con hipertensión inscrito y seguido, no hubo una reducción en el número de hospitalizaciones y mortalidad por causas analizadas. Conclusión: la salud de la familia como una estrategia de intervención en atención primaria, en general, ha contribuido con la reducción de las hospitalizaciones por enfermedad cardiovascular. Sin embargo, el bajo número de pacientes registrados y acompañados indica problemas en los mecanismos de aplicación de los procesos estratégicos y de trabajo.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze hospitalizations for conditions sensitive to primary care resulting from cardiovascular diseases and correlating them with the number of estimated and monitored people with hypertension who have coverage from the Estratégia Saúde da Família in the 78 municipalities of Mato Grosso do Sul (Brazil) from 2009 to 2012. Method: ecological study with statistical analysis based on the composition of clusters that were formed, considering hospitalizations due to cardiovascular conditions who are sensitive to primary care, and associated with general hospital admissions and other hospitalizations due to sensitive conditions. Associations were also statistically performed between the proportion of people with monitored hypertension and coverage from the Estratégia Saúde da Família. Results: there was evidence of an association between coverage from the Estratégia Saúde da Família and hospitalizations due to cardiovascular diseases. Although there was an increase in the records of people with registered and monitored hypertension, no reduction in the number of hospitalizations or in the mortality due to the causes analyzed was observed. Conclusion: family health as a primary care intervention strategy in general contributed to the reduction of hospitalizations due to cardiovascular diseases. However, the low number of patients registered and monitored indicates problems in the implementation mechanisms of the strategy and work processes. <![CDATA[ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS NO CUIDADO DE ENFERMAGEM ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: analisar o conhecimento de enfermeiras hospitalares sobre os aspectos éticos e legais no cuidado de enfermagem às vítimas de violência doméstica. Método: pesquisa qualitativa, realizada com 34 enfermeiras de dois hospitais do município do Rio Grande-RS. Os dados foram colhidos, entre maio e agosto de 2014, por meio de entrevista semiestruturada e analisados através do software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segment de Texte, que agrupa os léxicos, com raízes semelhantes, formando as classes, conforme a função das palavras no texto. Resultados: a classe gerou duas subclasses: (des)conhecimento das enfermeiras acerca das competências legais; nela observou-se a confusão entre denúncia policial e notificação compulsória, e (des)conhecimento das enfermeiras acerca das competências éticas, em que mencionam a necessidade de sigilo, orientação e privacidade no processo de cuidar. A educação permanente empodera os profissionais refletindo na visibilidade da violência, no campo da saúde. Conclusão: atenção dos gestores das instituições, para capacitação dos profissionais é necessário. O conhecimento reificado, sobre o fenômeno, associado ao cuidado relacional, sinalizam para um cuidado de enfermagem humanizado e emancipatório às vítimas.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar el conocimiento de las enfermeras sobre los aspectos éticos y legales en la atención de enfermería a víctimas de violencia doméstica. Método: investigación cualitativa con 34 enfermeros de dos hospitales de la ciudad de Rio Grande-RS (Brasil). Los datos se recolectaron entre mayo y agosto de 2014, por medio de entrevistas semiestructuradas y analizados utilizando el software Analyse lexicale par Contexte d’un Ensemble Segmento de Texte, que agrupa los léxicos, con raíces similares, formando clases de acuerdo a la función palabras en el texto. Resultados: la clase generó dos subclases: (des)conocimiento de las enfermeras sobre las habilidades legales; se observó la confusión entre los denuncia ante la policía y la notificación obligatoria, y el conocimiento (falta de) de las enfermeras sobre competencias éticas, citando la necesidad de mantener el secreto, la orientación y la privacidad en el proceso de atención. La educación permanente permite a los profesionales que reflejan la visibilidad de la violencia en el campo de la salud. Conclusión: la atención de los administradores de las instituciones a la formación de profesionales es necesaria. El conocimiento objetivo sobre el fenómeno, asociado con la atención relacional, señal a un cuidado humanizado y emancipatorio de enfermería.<hr/>ABSTRACT Objective: analyze the knowledge of hospital nurses about the ethical and legal aspects in nursing care for domestic violence victims. Method: qualitative research, involving 34 nurses at two hospital in the city of Rio Grande-RS (Brazil). The data were collected between May and August 2014 through semistructured interviews and analyzed by means of the software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segment de Texte, which groups the lexicons with similar roots, constituting the classes according to the function of the words in the text. Results: the class generated two subclasses: the nurses’ (lack of) knowledge on the legal competences, in which the confusion between a police compliant and a mandatory report was observed; and (lack of) knowledge on the ethical competences, in which they mention the need for secrecy, advice and privacy in the care process. Continuing education empowers the professionals, which entails the visibility of the violence in the health area. Conclusion: the attention of instutucional managers for training the professionals is necessary. The reified knowledge on the phenomenon, associated with the relational care, point towards humanized and emancipatory nursing care to the victims. <![CDATA[RELAÇÃO ENTRE A ESPERANÇA E A ESPIRITUALIDADE DE IDOSOS CUIDADORES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: analisar a relação entre a esperança e a espiritualidade de idosos que desempenham papel de cuidadores. Método: trata-se de um estudo correlacional, de corte transversal. A amostra foi composta por 301 idosos cuidadores, cadastrados em Unidades de Saúde da Família. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a Escala de Esperança de Herth e Escala de Espiritualidade de Pinto Pais-Ribeiro. Resultados: os dados apontam para a existência de correlação positiva, de fraca magnitude entre a escala de esperança e os domínios “crenças” (r=0,174) e correlação positiva e forte entre a escala de esperança e o domínio “esperança/otimismo” (r=0,615) da escala de espiritualidade, com significância estatística (p&lt;0,01). Conclusão: houve confirmação da relação entre o nível de esperança e de espiritualidade, assim, podem ser considerados fatores positivos importantes para os idosos cuidadores diante da atividade do cuidado.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar la relación entre la esperanza y la espiritualidad de las personas mayores que juegan el papel de los cuidadores. Método: estudio de correlación de corte transversal. La muestra fue de 301 cuidadores de ancianos, registradas en las Unidades de Salud de la Familia. Los instrumentos utilizados en la recolección de datos fueron la Escala de Esperanza Herth y la Escala de Espiritualidad de Pinto Pais-Ribeiro. Resultados: los datos apuntan a la existencia de una correlación positiva de magnitud débil entre la esperanza de escala y las ¨creencias¨ (r=0,174) y correlación positiva y fuerte entre la escala de esperanza y los dominios “esperanza/optimismo” (r=0,615) de la escala espiritualidad, con significancia estadística (p &lt;0,01). Conclusión: hubo confirmación de la relación entre el nivel de la esperanza y la espiritualidad, así, que se pueden considerar factores positivos importantes para los cuidadores de personas mayores en la actividad asistencial.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze the relationship between hope and spirituality of elderly who are caregivers. Method: this is a correlational, cross-sectional study. The sample consisted of 301 elderly caregivers, enrolled in Family Health Units. The instruments used in data collection were the Herth Hope Scale and the Pinto and Pais-Ribeiro Spirituality Scale. Results: data indicate low positive correlation between the hope scale and the “belief” domain (r=0.174) and positive and strong correlation between the hope scale and the “hope/optimism” domain (r=0.615) of the spirituality scale, with statistical significance (p&lt;0.01). Conclusion: the relationship between the level of hope and spirituality occurred, thus, important positive factors for the elderly caregivers in the face of the care activity can be considered. <![CDATA[DISPOSITIVOS DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR E CUIDADOS DE ENFERMAGEM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300313&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: descrever o funcionamento, os benefícios e as complicações associadas ao uso de dispositivos de assistência ventricular e identificar as intervenções realizadas por enfermeiros no cuidado ao paciente com este dispositivo, de acordo com as evidências. Método: revisão integrativa, com artigos coletados em bases de dados da saúde, em fevereiro de 2015. Os descritores utilizados foram heart diseases, heart-assist devices e nursing. Identificaram-se 34 artigos, os quais foram submetidos à análise temática. Resultados: os dispositivos de assistência ventricular funcionam como bombas mecânicas promotoras de débito cardíaco adequado. Seu principal benefício é a estabilização hemodinâmica. A complicação mais comum é a infecção. Educação em saúde, suporte emocional, cuidados com sítio de saída e realização de curativo são os principais cuidados realizados por enfermeiros. Conclusão: as evidências comprovam a melhoria da sobrevida de pacientes com insuficiência cardíaca grave com o uso dos dispositivos de assistência ventricular, reiterando a importância da ampliação dessa tecnologia no Brasil como possibilidade de tratamento.<hr/>RESUMO Objetivo: describir el funcionamiento, los beneficios y las complicaciones asociadas con el uso de dispositivos de asistencia ventricular e identificar las intervenciones de enfermería en la atención al paciente con este dispositivo, de acuerdo con la evidencia. Método: revisión integrativa, con los artículos recolectados en las bases de datos de salud en febrero de 2015. Los descriptores utilizados fueron heart deseases, heart-assist devices e nursing. Se identificaron 34 artículos, que fueron sometido al análisis temático. Resultados: los dispositivos de asistencia ventricular actúan como bombas mecánicas que promueven gasto cardíaco adecuado. Su ventaja principal es la estabilización hemodinámica. La complicación más común es la infección. educación para la salud, el apoyo emocional, la atención y la realización de vendajes del orificio de salida son la atención primaria por parte de enfermería. Conclusión: la evidencia apoya la mejora de la supervivencia de los pacientes con insuficiencia cardíaca grave con el uso de dispositivos de asistencia ventricular, reiterando la importancia de la expansión de esta tecnología en Brasil como un posible tratamiento.<hr/>ABSTRACT Objective: describing the functioning, benefits and complications associated with the use of ventricular assist devices and identifying the interventions performed by nurses in the care of patients using this device, according to presented evidence. Method: an integrative review of articles collected in health databases conducted in February 2015. The descriptors used were heart diseases, heart-assist devices and nursing. We identified 34 articles, which were then submitted to thematic analysis. Results: ventricular assist devices function as mechanical pumps promoting adequate cardiac output. Their main benefit is hemodynamic stabilization. The most common complication is infection. Health education, emotional support, outpatient care and curative care are the main care actions performed by nurses. Conclusion: evidence confirms improvement in survival rates of patients with severe heart failure with the use of ventricular assist devices, reiterating the importance of expanding this technology in Brazil as a possibility for treatment. <![CDATA[A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADES NEONATAIS NA PERSPECTIVA DO ENFERMEIRO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: compreender a influência da participação da família na segurança do paciente em unidades neonatais na perspectiva de enfermeiros. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado na unidade de cuidados intermediários e na unidade de cuidados intensivos Neonatais de uma maternidade pública de Belo Horizonte-MG, tendo 14 enfermeiros como participantes do estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados, os quais foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: os enfermeiros reconhecem a participação da família na segurança do paciente neonatal, porém demonstraram despreparo e pouca compreensão ao lidar com esse familiar no cotidiano de trabalho. Ainda apontaram o acolhimento e a orientação dos familiares como estratégias significativas para o cuidado seguro. Conclusões: acredita-se que inserir os familiares como parceiros críticos e ativos das práticas dos profissionais de saúde seja uma estratégia importante e promissora para a promoção de saúde e segurança do paciente.<hr/>RESUMEN Objetivo: comprender la influencia de la participación familiar en la seguridad del paciente en las unidades neonatales en la perspectiva de las enfermeras. Método: estudio descriptivo de enfoque cualitativo, realizado en la unidad de cuidados intermedios y neonatal intensive en una maternidad pública en Belo Horizonte-MG (Brazil), con 14 enfermeras como sujetos de investigación. Los datos fueron recolectados a través de scripts semiestructuradas y sometidos a análisis de contenido temático. Resultados: las enfermeras reconocen la participación de la familia en la seguridad del paciente neonatal, pero mostraron poca comprensión y sin preparación para hacer frente a esta familia en el trabajo diario. Mejor recepción y orientación de miembros de la familia fueron identificados como estrategia para el seguro de cuidado. Conclusiones: se cree que la combinación de la familia como socios críticos y activos en las prácticas profesionales de la salud dirigidas a la implementación de las prácticas de seguridad, es una estrategia importante y prometedora para promover la salud y la seguridad de los pacientes.<hr/>ABSTRACT Objective: to understand the influence of family involvement in patient safety in neonatal units from the perspective of nurses. Method: a descriptive qualitative study, conducted in the intermediate care unit and in the neonatal intensive care unit of a public maternity hospital in Belo Horizonte-MG (Brazil), with fourteen nurses as research participants. Data were collected through semi-structured scripts and submitted to thematic content analysis. Results: nurses recognize the family's participation in neonatal patient safety, however they have shown little understanding and unpreparedness in dealing with family in their daily work. Better reception/user embracement and orientation of family members were identified as significant strategies for safe care. Conclusion: it is believed that combining family as critical and active partners in professional health practices aimed at implementing safe practices is an important and promising strategy to promote health and patient safety. <![CDATA[DEVIR CUIDADORA DE PREMATURO E OS DISPOSITIVOS CONSTITUINTES DA CONTINUIDADE DA ATENÇÃO PÓS-ALTA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300315&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: analisar os dispositivos constituintes da continuidade da atenção ao prematuro e como as cuidadoras vivenciam a atenção pós-alta ao prematuro extremo. Método: estudo qualitativo, desenvolvido de junho a outubro de 2013, com coleta de dados utilizando a história oral temática, com dez cuidadoras, e construção de narrativas que foram analisadas, baseadas no referencial de Deleuze e Guatarri. Resultados: o devir cuidadora de prematuro é uma trajetória de produções de subjetividades, na qual se identificam encontros, inseguranças, fé, evasão do trabalho e adaptação. Os resultados apontam que a atenção ao prematuro deve incorporar práticas cuidadoras capazes de potencializar a produção da vida, o que implica uma discursividade não orientada dos profissionais, exclusivamente por uma ausência de doença, mas que considera os projetos existenciais das cuidadoras. Conclusão: a continuidade da atenção acontece com diferentes arranjos assistenciais. Contudo, o protagonismo da cuidadora mostrou-se capaz de disparar agenciamentos e é um dispositivo potente para a continuidade da atenção.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar los dispositivos constituyentes de la continuidad de la atención al prematuro y cómo las cuidadoras experimentan la atención post-alta al prematuro extremo. Método: estudio cualitativo, desarrollado de junio a octubre de 2013, con recolección de datos utilizando la historia oral temática, con diez cuidadoras, y construcción de narrativas que fueron analizadas, basadas en el referencial de Deleuze y Guatarri. Resultados: el devenir cuidadora de prematuro es una trayectoria de producciones de subjetividades, en la cual se identifican encuentros, inseguridades, fe, evasión del trabajo y adaptación. Los resultados apuntan que la atención al prematuro debe incorporar prácticas cuidadoras capaces de potenciar la producción de la vida, lo que implica una discursividad no orientada de los profesionales, exclusivamente por una ausencia de enfermedad, pero que considera los proyectos existenciales de las cuidadoras. Conclusión: la continuidad de la atención ocurre con diferentes arreglos asistenciales. Sin embargo, el protagonismo de la cuidadora se mostró capaz de disparar agenciamientos y es un dispositivo potente para la continuidad de la atención.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze the devices part of the continuity of the care for premature newborns and how caregivers experience post-discharge care for extreme premature newborns. Method: this is a qualitative study, developed from June to October 2013, with data collection using thematic oral history, with ten caregivers, and construction of narratives that have been analyzed based on the references of Deleuze and Guatarri. Results: the path to become a caregiver of premature newborns is a trajectory of productions of subjectivities, in which encounters, insecurities, faith, avoidance of work and adaptation can be identified. The results indicate that the care for premature newborns must incorporate care practices capable of enhancing the production of life, which implies a non-directed discursiveness of professionals exclusively because of an absence of disease, but which considers the existential projects of the caregivers. Conclusion: the continuity of the care happens with different care arrangements. However, the role of the caregiver was able to trigger movements and it is a powerful device for the continuity of the care. <![CDATA[EFEITO DAS VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS E DE VULNERABILIDADE NO PADRÃO DE USO DE ÁLCOOL EM MULHERES UNIVERSITÁRIAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300316&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: determinar o efeito das variáveis sociodemográficas e de vulnerabilidade no uso de bebidas alcoólicas em mulheres universitárias. Método: estudo transversal, composto por uma amostra de 301 mulheres universitárias. Os dados sociodemográficos e de vulnerabilidade ao consumo foram obtidos pelos formulários eletrônicos CAGE, AUDIT-C, questionário sociodemográfico e de vulnerabilidade ao uso de álcool. Para análise dos dados foram usados o teste qui-quadrado e a regressão logística. Resultados: 80,4% das mulheres apresentaram uso moderado e 19,6 %, uso nocivo de álcool. As variáveis que mostraram ter efeito sobre o padrão de uso foram: idade de início do consumo, nível socioeconômico, tipo de bebida e redes sociais. Conclusão: os fatores de vulnerabilidade, preferência por bebidas alcoólicas destiladas, ter redes sociais que promovem o consumo, ter iniciado o uso entre 14 e 16 anos de idade são características que podem favorecer o consumo nocivo de álcool.<hr/>RESUMEN Objetivo: determinar el efecto de las variables sociodemográficas y de vulnerabilidad en el uso de bebidas alcohólicas en mujeres universitarias. Métodos: investigación transversal, compuesto por una muestra de 301 mujeres universitarias. Los datos sociodemográficos y de vulnerabilidad al consumo fueron obtenidos por los formularios electrónicos (CAGE, AUDIT-C), cuestionario sociodemográfico y de vulnerabilidad al uso del alcohol. Para análisis de los datos fueron usados el teste Chi Cuadrado y la Regresión logística. Resultados: 80,4% de las mujeres presentaron el uso moderado y 19,6%, uso nocivo de alcohol. Las variables que mostraron tener efecto sobre el patrón de uso fueron: edad de inicio del consumo, nivel socioeconómico, tipo de bebida y redes sociales. Conclusión: los factores de vulnerabilidad, preferencia por bebidas alcohólicas destiladas, tener redes sociales que promuevan el consumo, haber iniciado el uso entre 14 y 16 anos de edad son características que pueden favorecer el consumo nocivo de alcohol.<hr/>ABSTRACT Objective: to determine the effect of sociodemographic and vulnerability variables on the alcohol use of university women. Method: it is an exploratory study composed for 301 college women. Sociodemographic and vulnerability data were obtained through electronic questionnaire (CAGE, AUDIT-C, sociodemographic and vulnerability to alcohol questionnaire). The data analyze, were used the chi-square test and logistic regression. Result: this results showed that 80.4% of women showed moderate use and 19.6% showed harmful use of alcohol. The variables that showed effect in use pattern were: age of first use, socioeconomic level, kind of drink, and social network. Conclusions: we can conclude that the vulnerability factors, destiled alcohol drinks, social networks that promote beverage consumer, and onset the use between 14 and 16 years are characteristics that can promote the nocive comsumption. <![CDATA[SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL EM UM GRUPO DE PESSOAS VIVENDO EM COMUNIDADE IDOSOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Objetivo: conocer e interpretar las experiencias y los significados que le atribuyen al envejecimiento activo y saludable un grupo de personas mayores de 64 años que viven en comunidad en la ciudad de Montevideo, Uruguay. Método: se optó por el método cualitativo con enfoque hermenéutico dialéctico. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas en profundidad a 11 personas mayores de 64 años de la ciudad de Montevideo, Uruguay. Resultados: el análisis de los datos permitió construir las categorías de: desarrollo personal, alteración del estado físico, pérdidas, cambios del rol social, falta de reconocimiento, actividades de recreación. Conclusión: se identificaron aspectos relevantes sobre las necesidades de sentirse útiles para la sociedad y familia, reconocen que su capacidad funcional ha disminuido, sienten limitaciones físicas. Se devela el sentimiento de las pérdidas, tanto económicas, como físicas y laborales. Manifiestan que una fortaleza es su salud mental la que los mantiene vivos y activos.<hr/>RESUMO Objetivo: compreender e interpretar as experiências e significados atribuídos ao envelhecimento ativo e saudável de um grupo de pessoas com mais de 64 anos que vivem em comunidade, na cidade de Montevidéu, Uruguai. Método: qualitativo com abordagem hermenêutico dialético. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em profundidade com 11 pessoas com mais de 64 anos da cidade de Montevidéu, Uruguai. Resultados: análise dos dados permitiu categorias: desenvolvimento pessoal, condição física prejudicada, perdas, mudanças no papel social, a falta de reconhecimento, atividades recreativas. Conclusão: aspectos relevantes da necessidade de se sentir útil foram identificados sociedade e família, reconhecem que a sua capacidade funcional diminuiu, eles se sentem limitações físicas. O sentimento de perda, tanto econômica e física e de trabalho é revelado. Eles dizem que a força é sua saúde mental, que os mantém vivos e ativos.<hr/>ABSTRACT Objective: to find out and interpret the experiences and meanings attributed to the active and healthy aging of a group of elderly people over 64 living in community in the city of Montevideo, Uruguay. Method: we chose the qualitative method with dialectical hermeneutic approach. Data collection occurred through in-depth interviews with 11 elderly people aged 64 or more in the city of Montevideo, Uruguay. Results: data analysis allowed us to construct the categories personal development, physical state changing, losses, social role changes, lack of recognition, recreation activities. Conclusion: we identified relevant aspects on the need to feel useful for society and family; they recognize that their functional capacity has decreased; they feel physical limitations. Feelings of economic, physical and labor losses showed up in the study. They point out that their mental health is their strength that keeps them alive and active. <![CDATA[PRÁTICAS DAS EQUIPAS NA PREVENÇÃO DE QUEDA NOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300318&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: construir e determinar as características psicométricas da escala de práticas e comportamentos das equipes na gestão do risco de queda dos idosos institucionalizados. Método: a escala foi desenhada com base na revisão da literatura e na observação do trabalho das equipes numa instituição de longa permanência para idosos. Foi realizada a análise de conteúdo e a verificação do índice de concordância dos 14 itens iniciais por nove juízes. A escala foi aplicada a uma amostra de 152 cuidadores de seis instituições de longa permanência para idosos. A investigação respeitou os princípios éticos. Garantiu-se o anonimato e a confidencialidade dos dados. Resultados: após a determinação das caraterísticas psicométricas, verificámos que a escala, unidimensional, ficou constituída por seis itens, com um Alfa de Cronbach de 0,918, pontua entre 6 e 30 pontos. A análise dos resultados permite constatar que a informação sobre os fatores de risco e a discussão em equipe sobre as medidas preventivas nem sempre são mantidas, possibilitando que elementos diferentes da equipe possam valorizar medidas diferentes, o que não garante a continuidade de cuidados e a individualização das medidas face ao risco avaliado. Conclusão: a escala tem boas características psicométricas, podendo ser usada na investigação e na prática clínica para avaliar as práticas e os comportamentos das equipes na gestão do risco de queda em idosos institucionalizados.<hr/>RESUMEN Objetivo: construir y determinar las características psicométricas de la escala de prácticas y comportamientos de los equipos en la gestión del riesgo de caída de los ancianos institucionalizados. Método: la escala fue diseñada con base en la revisión de la literatura y en la observación del trabajo de los equipos en una institución de larga permanencia para adultos mayores. Se realizó el análisis de contenido y la verificación del índice de concordancia de los 14 ítems iniciales por nueve jueces. La escala fue aplicada a una muestra de 152 cuidadores de seis instituciones de larga permanencia para adultos mayores. La investigación respetó los principios éticos. Se ha garantizado el anonimato y la confidencialidad de los datos. Resultados: después de la determinación de las características psicométricas, verificamos que la escala, unidimensional, quedó constituida por seis ítems, con un Alfa de Cronbach de 0,918, puntualiza entre 6 y 30 puntos. El análisis de los resultados permite constatar que la información sobre los factores de riesgo y la discusión en equipo sobre las medidas preventivas no siempre se mantienen, posibilitando que elementos diferentes del equipo puedan valorar medidas diferentes, lo que no garantiza la continuidad de cuidados y la individualización de las medidas frente al riesgo evaluado. Conclusión: la escala tiene buenas características psicométricas, pudiendo ser usada en la investigación y en la práctica clínica para evaluar las prácticas y los comportamientos de los equipos en la gestión del riesgo de caída en ancianos institucionalizados.<hr/>ABSTRACT Objective: determine and elaborate the psychometric characteristics of nursing team practices and develop a behavior scale for fall risk management in institutionalized elderly people. Method: the scale was designed based on a literature review and observation of the work of the teams in a long-term care institution for the elderly. The content of the scale was analyzed and the concordance index of the 14 initial items was checked by nine experts. The scale was applied to a sample of 152 caregivers from six long-term care institutions for the elderly. The research conformed to ethical principles. The anonymity of the participants and the confidentiality of the data were ensured. Results: after the determination of the psychometric characteristics, it was observed that the unidimensional scale had six items, with a Cronbach’s alpha of 0.918 and a score ranging from 6 to 30 points. Analysis of the results revealed that information about risk factors and team discussions regarding preventive measures are not always present, allowing specific team members to value different measures, which impairs continuity of the care and individualization of the measures before the assessed risk. Conclusion: the scale shows suitable psychometric features and can be used in investigation and clinical practice to assess the practices and behaviors of nursing teams in fall risk management in institutionalized elderly patients. <![CDATA[O DESCUMPRIMENTO DA LEI DO ACOMPANHANTE COMO AGRAVO À SAÚDE OBSTÉTRICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300319&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: analisar a percepção das mulheres acerca do descumprimento da Lei do Acompanhante, com foco no seu direito constituído legalmente e nos sentimentos por elas vivenciados durante o parto e o nascimento. Método: pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados em quatro hospitais da Região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro, entre janeiro e julho de 2014. Foram entrevistadas 56 mulheres internadas nos respectivos alojamentos conjuntos. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática para o tratamento das informações e das diretrizes das políticas públicas de humanização da assistência ao parto e nascimento, considerando a perspectiva dos direitos reprodutivos. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: O desconhecimento das mulheres como influência no descumprimento da Lei do Acompanhante; e A Lei do Acompanhante como instrumento de segurança para as mulheres em processo de parturição. As entrevistadas relataram o descumprimento da citada Lei, pelas instituições de saúde e pelos profissionais durante o parto e nascimento, tornando esse momento permeado por sentimentos negativos resultantes de estresses, desgastes e tensões face ao desrespeito aos direitos reprodutivos do casal. Conclusão: a Lei do Acompanhante precisa ser melhor divulgada como direito reprodutivo do casal, garantindo a segurança do processo parturitivo e inibindo atos de violação em seus direitos.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar la percepción de las mujeres sobre el incumplimiento de la Ley del acompañante, centrándose en su derecho legalmente constituido y en los sentimientos experimentados por ellos durante el parto y el nacimiento. Método: este estudio descriptivo y exploratorio, de naturaleza cualitativa y los datos se obtuvieron de cuatro hospitales de la Región Metropolitana II del Estado de Río de Janeiro (Brazil), entre enero y julio de 2014. Se entrevistaron a 56 mujeres admitidas en su alojamiento conjunto. Se utilizó la técnica de análisis de contenido, modalidad temática para el tratamiento de la información y las directrices de las políticas públicas de humanización de la atención del parto y el nacimiento, teniendo en cuenta la perspectiva de los derechos reproductivos. Resultados: dos temas surgieron: El desconocimiento de las mujeres como influencia en el incumplimiento de la Ley del acompañante; y la Ley como instrumento de seguridad para las mujeres en proceso de parto. Los entrevistados reportaron el incumplimiento de la mencionada Ley, por las instituciones de salud y los profesionales durante el parto y el nacimiento, permeando este momento de sentimientos negativos resultantes del estrés, el desgaste y las tensiones por la falta de respeto a los derechos reproductivos de la pareja. Conclusión: la Ley del Acompañante debe ser mejor promovida como los derechos reproductivos de las parejas, lo que garantiza la seguridad del proceso del nacimiento y la inhibición de los actos de violación de sus derechos.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze women’s perceptions regarding non-compliance with the Companion Law, focusing on their legally constituted right and the feelings they experience during birth and delivery. Method: a descriptive-exploratory research of qualitative nature, in which data were collected from four hospitals in the Metropolitan Region II of the State of Rio de Janeiro (Brazil), between January and July 2014. Fifty-six hospitalized women were interviewed in their respective shared rooms. Thematic content analysis technique was used for analyzing the information and the guidelines for humanization of public policies for assistance in birth and delivery, considering the perspective of reproductive rights. Results: two thematic categories emerged: Women’s lack of knowledge influencing non-compliance with the Companion Law; the Companion Law as a security/safety tool for women in labor. The interviewees reported non-compliance with the aforementioned Law by health institutions and health professionals during birth and delivery, resulting in a moment permeated by negative feelings resulting from stress, emotional wear and tension in the disregard for the couples’ reproductive rights. Conclusion: the Companion Law needs to be better promoted as a couple’s reproductive right, one that guarantees safety during labor and inhibits violating their rights.