Scielo RSS <![CDATA[Texto & Contexto - Enfermagem]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-070720110004&lang=en vol. 20 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Qualitative research in health care</b>: <b>current and future challenges</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Nursing students' perceptions of their experiences with fathers during their family nursing clinical practicum</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en There is consensus that supporting fathers' involvement in their children's care is essential and that nurses can play an important role, facilitating this process. There is little evidence about how nurses' education as family nurses enable them to work with fathers. This study aimed to explore undergraduate nursing students' perceptions of their experience with fathers during family nursing clinical practicum. An exploratory descriptive qualitative study allowed twelve nursing students to participate in a one-hour interview, at a university of Central Canada. The critical incident technique was used for data collection and analysis was done with N Vivo7. Four themes reflected students' experiences: Experiencing critical events with fathers; Perceiving fathers and father involvement as important; Building a relationship with fathers and Reflecting upon formal education and clinical practicum. Family nurses need to revisit their attitudes towards fathers and make space for this important member of the family in health care situations.<hr/>Existe consenso de que apoiar o envolvimento dos pais no cuidado de seus filhos é essencial e que os enfermeiros desempenham um importante papel, facilitando esse processo. Há poucas evidências sobre como o ensino de enfermagem familiar capacita enfermeiros para trabalhar com pais. O estudo objetivou explorar a percepção de estudantes de enfermagem sobre suas experiências com pais durante a prática clínica de enfermagem familiar. Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, com doze estudantes de enfermagem que participaram de uma entrevista de uma hora, em universidade canadense. Utilizou-se a técnica do incidente crítico para guiar a coleta dos dados e o N Vivo7 para análise. Quatro temas refletiram as experiências: Vivenciando eventos críticos com pais; Percebendo a importância dos pais; e seu envolvimento com eles; Construindo uma relação com os pais e Refletindo sobre a formação e a prática clínica. Enfermeiros da família necessitam rever suas atitudes e abrir espaço para este importante membro familiar nas situações de cuidado em saúde.<hr/>Existe consenso que apoyar la participación de los padres en el cuidado de sus niños es fundamental y que los enfermeros pueden ser facilitadores de este proceso. Hay pocas evidencias sobre como la educación de enfermeros de la familia les capacita para trabajar con padres. El estudio tuvo como objetivo explorar las percepciones de alumnos de pregrado en enfermería sobre sus experiencias con padres durante su pasantía clínica en enfermería familiar. Investigación cualitativa exploratoria y descriptiva con doce alumnos que participaron en una entrevista de una hora, en una universidad canadiense. Para el análisis se utilizó N Vivo7. Cuatro temas reflejaron las experiencias: Vivenciando eventos críticos con padres; Percibiendo padres y su involucramiento con ellos como importantes; Construyendo un relacionamiento con padres y Reflexionando sobre educación formal y pasantía clínica. Los enfermeros de la familia necesitan revisitar sus actitudes y abrir espacio para ese miembro importante de la familia en situaciones de atención a la salud. <![CDATA[<b>Philosophy of care in a teaching maternity hospital</b>: <b>factors associated to female users satisfaction</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo transversal que avaliou a filosofia de uma maternidade, a partir da satisfação das mulheres com o atendimento recebido na admissão obstétrica, no trabalho de parto/parto e no puerpério. Os dados foram coletados com 310 mulheres e analisados pelo teste qui-quadrado, exato de Fisher, Odds Ratio (IC 95%) e regressão logística. A satisfação na admissão esteve estatisticamente associada ao fato dos profissionais e acadêmicos se apresentarem, darem as orientações solicitadas e fornecerem apoio emocional; no trabalho de parto/parto esteve associada com privacidade, apoio emocional e recebimento de informações; e no puerpério, com apoio emocional e recebimento de informações. Chance de insatisfação ocorreu quando a mulher não recebeu apoio emocional na admissão (5,70; IC 95%: 1,88; 17,31) e não obteve informações no trabalho de parto/parto (6,53; IC 95%: 1,97; 21,64). A concretização de uma filosofia assistencial que atenda as necessidades das usuárias contribui para a satisfação com o atendimento, desde a internação até a alta.<hr/>This cross-sectional study assessed the philosophy of a maternity based on women users satisfaction factors concerning the services received during their admission, labor/delivery, and puerperium. Data was collected from 310 women and analyzed by chi-square test, Fisher exact test, Odds Ratio (95%), and logistic regression. Satisfaction at admission was statistically associated with the fact that professionals and academics introduced themselves, gave the orientation requested, and provided emotional support. In labor/delivery satisfaction was associated with privacy, emotional support, and receiving information. In the postpartum period, satisfaction was associated with emotional support and receiving information. The chance of dissatisfaction occurred when the woman was not emotionally supported at admission (5.70; 95% CI: 1.88; 17.31) and didn't obtain information during labor/delivery (6.53; CI 95%: 1.97; 21.64). The implementation of a care philosophy that meets user needs contribute to satisfaction with the service provided from admission to discharge.<hr/>Es un estudio transversal que evaluó la filosofía de una maternidad, a partir de la satisfación con la atención ricibieda em la admisión, el trabajo de parto y el posparto. La recolección de los datos se hizo con 310 mujeres y se analizaron mediante la prueba de chi-cuadrado, prueba exacta de Fisher, Odds Ratio (IC 95%) y regresión logística. La satisfacción por la admisión se asoció estatisticamente con el hecho de que los profesionales y académicos estuvieron presentes, dieron las orientaciones solicitadas y el apoyo emocional. En el trabajo de parto y el parto se asoció con la intimidad, apoyo emocional y la información que recibieron, y en el puerperio, con el apoyo emocional y recibir informaciones. La insatisfacción se produjo cuando la mujer no recibió el apoyo emocional al ingreso (5,70, IC 95%: 1.88; 17.31) y no recibió información sobre el trabajo de parto y el parto (6,53, IC 95%: 1,97; 21,64). La aplicación de una filosofía de atención que responda a las necesidades de las usuarias contribuye a la satisfacción con los servicios, desde la hospitalización hasta el alta. <![CDATA[<b>Urie Bronfenbrenner's bioecological model and ecological insertion</b>: <b>a methodology to investigate rural families</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência na utilização da metodologia de Inserção Ecológica e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, e sua aplicação em pesquisa com famílias rurais que vivenciam o câncer. A inserção ecológica envolveu o acompanhamento de três famílias da área rural, que tinham um de seus membros em tratamento quimioterápico no Serviço de Oncologia do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. A utilização do Modelo e da Inserção permitiu a compreensão dos processos que envolvem a família rural no cuidar da pessoa com câncer. Entendemos que a enfermagem, por ser uma profissão comprometida com o cuidar, além do biológico, ao analisar os fenômenos por meio dos quatro núcleos do modelo (pessoa, processo, contexto e tempo), promoverá ações de cuidado voltadas para a singularidade de cada família.<hr/>The following paper aims to report the experience in using the Ecological Insertion Methodology and Urie Bronfenbrenner's Human Development Bioecological Model and their use in research involving rural families experiencing cancer. Ecological insertion involved the follow-up of three rural families, who had one of their family members undergoing chemotherapy treatment in the Oncology Services at the Federal University of Pelotas Hospital, Rio Grande do Sul, Brazil. The use of the Model and the Insertion allowed to understand the processes involving a rural family while caring for a person with cancer. It is understood that nursing, being a profession committed to care beyond biological, analyzing the phenomena through the four axes of the model (person, process, context, and time) will promote care actions geared towards the singularity of each family.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo relatar la experiencia en la utilización de la metodología de Inserción Ecológica y el Modelo Bioecológico del Desarrollo Humano de Urie Bronfenbrenner y su aplicación en la investigación con familias que habitan el medio rural y experimentan el cáncer. La inserción ecológica involucró el monitoreo de tres familias del área rural que tenían uno de sus miembros en tratamiento de quimioterapia en el Servicio Oncológico del Hospital Escuela de la Universidad Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. La utilización del Modelo y de la Inserción posibilitó la comprensión de los procesos que involucran la familia rural en el acto de cuidar personas con cáncer. Entendemos que la enfermería, por ser una profesión comprometida con el cuidado que va más allá de lo biológico, cuando analiza los fenómenos a través de los cuatro núcleos del modelo (persona, proceso, contexto y tiempo) impulsará acciones de cuidado centradas en la singularidad de cada familia. <![CDATA[<b>Biopolitcs and organ donation</b>: <b>strategies and tactics from Brazil's media</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tem como objetivo analisar as estratégias e as táticas que a mídia veicula para constituir sujeitos doadores de órgãos. O corpus de análise foi um jornal de grande circulação nacional, que é considerado o mais influente do Brasil. Estudo de natureza qualitativa, com abordagem exploratória, filiando-se aos estudos culturais em sua vertente pós-estruturalista, utilizando ferramentas propostas por Michel Foucault. A análise das matérias do jornal deixa emergir formas de poder que estabelecem verdades sobre a doação de órgãos. Consideramos que esses discursos são vistos como estratégia biopolítica que utiliza um emaranhado de táticas para conduzir a população, girando em torno das possibilidades da doação de órgãos.<hr/>This study aims to analyze the strategies and tactics that the Brazilian media links to constitute organ donor subjects. The corpus of analysis was a newspaper of wide national circulation that is considered the most influent of Brazil. This study is qualitative in nature with an exploratory approach and is associated with Cultural Studies in its post-structuralist slant, using tools proposed by Michael Foucault. The newspaper article analysis allows forms of power that establish truths about organ donation and what constitutes donor subjects to emerge. We consider that these speeches are seen as a biopolitical strategy that uses a tangle of tactics to conduct the population, revolving around the possibilities of organ donation.<hr/>El estudio tiene como finalidad analizar las estrategias y tácticas que los medios de comunicación transmiten para constituir sujetos donantes de órganos. El corpus de análisis fue un periódico de circulación nacional, que es considerado el más influyente de Brasil. Es un estudio cualitativo con enfoque exploratorio, relacionado a los Estudios Culturales en su vertiente postestructuralista, basado en las herramientas ofrecidas por Michel Foucault. El análisis de los artículos del periódico indica formas de poder que establecen verdades sobre la donación de órganos. Creemos que esos discursos son vistos como una estrategia biopolítica que utiliza una red de tácticas para conducir la población, en torno de las posibilidades de donación de órganos. <![CDATA[<b>Structural study of the social representations of nocturnal nursing work of nurses</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo descritivo e analítico, com abordagens quantitativa e qualitativa, objetivando apreender as representações sociais construídas por enfermeiras sobre o trabalho noturno, através da determinação do núcleo central e sistema periférico. Foram coletadas evocações livres, produzidas por 25 enfermeiras de um hospital de ensino da rede pública, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, em 2008/1, a partir da expressão indutora Trabalho Noturno da Enfermeira, e submetidos à análise do quadro de quatro casas. Os resultados evidenciaram a estrutura da Representação Social, tendo como elementos centrais: responsabilidade, árduo, estressante, sofrimento e autonomia; e como elementos periféricos: ética, necessidade financeira, dupla jornada, sobrecarga e iniciativa. Estes resultados indicam a necessidade de reflexões para o desenvolvimento de estratégias que contribuam para as políticas de gestão de pessoal, considerando a especificidade, a subjetividade e a complexidade do trabalho noturno.<hr/>This cross-sectional study with quantitative and qualitative approaches, seeks to apprehend social representations from nurses about working night shifts through identifying the central core and peripheral system. Free evocations produced by 25 nurses from a public university hospital in Salvador, Bahia, Brazil, in January of 2008 were collected from the inducing expression, "Nurse's Night Work" and subjected to the four houses framework analysis. The results showed the social representations structure with the following central elements: responsibility, arduous, stressful, suffering, and autonomy. Its peripheral elements were ethics, financial need, double shift, overload, and initiative. These results indicate the need for reflection in order to develop strategies which contribute to personnel management policies considering the specificity, subjectivity, and complexity of nocturnal work.<hr/>Estudio descriptivo y analítico, con enfoques cuantitativo y cualitativo, a fin de aprehender las representaciones sociales de las enfermeras sobre el trabajo nocturno, por medio de la determinación del núcleo central y del sistema periférico. Se recolectaron evocaciones libres producidas por las veinticinco enfermeras de un hospital universitario de la red pública, en Salvador, Bahía, Brasil, en 2008/1, a partir de la expresión inductora: el trabajo nocturno de la enfermera, y se examinaron según el análisis del marco de las cuatro casas. Los resultados mostraron la estructura de la Representación Social que tiene como núcleo central: responsabilidad, agotador, estresante, sufrimiento y autonomía, y como elementos periféricos: ética, necesidad financiera, doble jornada, sobrecarga e iniciativa. Estos resultados muestran la necesidad de una reflexión de las enfermeras para desarrollar estrategias de trabajo que contribuyan a las políticas de personal teniendo en cuenta la especificidad, la subjetividad y la complejidad del trabajo nocturno. <![CDATA[<b>Daily routines for individuals with a chronic wound and their mental health</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi identificar como está a saúde mental das pessoas acometidas por ferida crônica. Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada no período de agosto de 2008 a março de 2009, a qual utilizou a entrevista como técnica para a coleta de dados. Participaram seis portadores de feridas crônicas em acompanhamento pelo Ambulatório de Especialidades de um Hospital Público. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que há perda da autoestima, dor, déficit na qualidade do sono, inaptidão para o trabalho, vergonha e constrangimento para se relacionar socialmente, levando à propensão de problemas de ordem emocional. Concluímos que o portador de feridas crônicas apresenta propensão a desenvolver problemas que colocam em risco sua saúde mental.<hr/>The aim of this study was to identify the state of mental health of individuals affected by chronic wounds. A descriptive qualitative study was carried out from August, 2008 to March, 2009, using interviews for data collection. Six patients with chronic wounds who were treated at a Specialty Clinic of a Public Hospital in Brazil participated in the study. The Content Analysis technique was used to assess the resulting data. The results show a loss of self-esteem, pain, impaired quality of sleep, the inability to work, shame, and embarrassment to relate socially, leading to the propensity for emotional problems. Therefore, one can conclude that patients with chronic wounds show a tendency to develop problems which put their mental health at risk.<hr/>El estudio tuvo por objetivo identificar cómo es la salud mental de las personas que sufren de heridas crónicas. Es una investigación descriptiva, con enfoque cualitativo, realizada en el período de agosto de 2008 a marzo de 2009, la cual utilizó la entrevista como técnica para la recolección de datos. Participaron del estudio seis pacientes con heridas crónicas, tratados en el Ambulatorio de Especialidades de un hospital público. Para el examen de los datos se utilizó la técnica de análisis de contenido. Los resultados muestran que hay una pérdida de la autoestima, dolor, deterioro de la calidad del sueño, incapacidad para trabajar, vergüenza y dificultad para relacionarse socialmente, dando lugar a una propensión a problemas emocionales. Concluimos que la persona que sufre de heridas crónicas presenta propensión a desarrollar problemas que ponen en riesgo su salud mental. <![CDATA[<b>Teaching psychiatry and the disciplinary power of religious nursing</b>: <b>hospice Pedro II during the second reign</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo tem como objetivos descrever as relações entre o ensino de psiquiatria e o poder disciplinar das Irmãs de Caridade no Hospício de Pedro II, analisar as circunstâncias em que se deu o concurso que elegeu o primeiro Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e discutir suas repercussões para o poder disciplinar das Irmãs de Caridade no Hospicio. Estudo histórico documental, que analisa livros administrativos da Santa Casa de Misericórdia e artigos do Jornal do Commércio, com base no referencial foucaultiano. O concurso para catedrático de psiquiatria, embora amplamente questionado na imprensa, elegeu um médico que se opunha frontalmente à administração do Hospício pela Santa Casa. Ao ser admitido como Diretor Sanitário do Hospício, esse catedrático iniciou uma reforma administrativa, levando à progressiva redução da atuação religiosa e consequente declínio da assistência de enfermagem naquele espaço, possibilitando sua medicalização.<hr/>The objectives of this study are to describe the relationship between teaching psychiatry and the disciplinary power of the Sisters of Charity from the Hospício de Pedro II; to analyze the circumstances in which the contest to appoint the first Professor of Psychiatry at the Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Brasil took place. This is a documentary historical research that analyzes the administrative books of the Santa Casa da Misericórdia and articles from the "Jornal do Commercio" based on the Michel Foucault framework. The selection for the first Professor of Psychiatry, although widely questioned by the press, elected a physician who opposed the institution's management. Upon admission as the Hospice's Sanitary Director, this professor initiated an administrative reform, leading to the progressive reduction of the sisters of charity's activities and consequently, nursing care within that arena, allowing its medicalization.<hr/>El estudio tiene como objetivos: describir las relaciones entre la enseñanza de la psiquiatría y el poder disciplinar de las Hermanas de la Caridad del Hospicio de Pedro II; analizar las circunstancias en que se realizó el concurso que eligió el primer Catedrático de Psiquiatría de la Facultad de Medicina de Rio de Janeiro; discutir las repercusiones para el poder disciplinar ejercido por las Hermanas de la Caridad del Hospicio de Pedro II. Es un estudio de carácter histórico y documental en el que se analizan libros administrativos de la Santa Casa de Misericordia y los artículos del Jornal do Comércio, con base en el referencial foucaultiano. El concurso para Catedrático de Psiquiatría, aunque duramente cuestionado por la prensa, eligió un médico opositor a la administración del Hospicio de Pedro II por la Santa Casa de Misericordia. Tras su ingreso como director del hospicio, ese catedrático comenzó una reforma administrativa, lo que lleva a la progresiva reducción de la actividad religiosa y la consiguiente reducción de los cuidados de enfermería en ese espacio, lo que permite su medicalización. <![CDATA[<b>Autonomy of nursing gerontology in Brazil by the pioneers (1970-1996)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en No contexto das discussões atuais sobre a divisão do trabalho na área da saúde, torna-se pertinente a reflexão sobre a autonomia da enfermagem no atendimento à pessoa idosa. Este estudo objetiva analisar a construção da autonomia dos profissionais vinculados à enfermagem gerontológica no Brasil, no período de 1970 a 1996. É um estudo descritivo-qualitativo, com abordagem sócio-histórica, que utiliza a história oral temática e se realiza com 14 enfermeiras pioneiras na área. As categorias encontradas após a análise são: 1. Constituintes da autonomia na enfermagem gerontológica; e 2. Avaliação da autonomia na enfermagem gerontológica. Os resultados trazem como constituintes da autonomia, conhecimento, postura profissional, aplicação da sistematização da assistência e delimitação do papel da enfermagem na equipe multidisciplinar. Há reconhecimento do espaço para atuação autônoma na área, entretanto, sua concretude está em processo de construção, intrinsecamente atrelado ao conhecimento especializado e a uma formação profissional que possibilite ações autônomas.<hr/>In the context of current discussions on the division of labor in health, it is pertinent to reflect on the autonomy of nursing care to the elderly. This study aims to analyze the autonomy construction of professionals involved in gerontological nursing in Brazil from 1970 to 1996. The study is descriptive and qualitative, with a socio-historical approach, that uses oral history and is performed with 14 nurses, pioneers in the area. The categories found after the analysis are: 1. Constituents of autonomy in the gerontological nursing, and 2. Evaluation of autonomy in gerontological nursing. The results bring the constituents of azautonomy as self knowledge, professional attitude, application of the care system and role of nursing delimitation in the multidisciplinary team. There is the recognition of room for autonomous performance in the area, however, consolidation is in construction process, intrinsically linked to the expertise and professional training that enables autonomous performance.<hr/>En el contexto de los actuales debates acerca de la división del trabajo en el área de la salud, es pertinente reflexionar sobre la autonomía de la enfermería en la atención a los ancianos Este estudio tiene como objetivo analizar la construcción de la autonomía de los profesionales vinculados a la enfermería gerontológica en Brasil, en el período de 1970 a 1996. Es un estudio descriptivo y cualitativo, con enfoque socio-histórico, que utiliza la historia oral temática, en el que participaron catorce enfermeras, pioneras en el área. Las categorías encontradas tras el análisis son: 1. Componentes de la autonomía en enfermería gerontológica; y, 2. Evaluación de la autonomía en enfermería gerontológica. Los resultados, como componentes de la autonomía, aportaron conocimiento, postura profesional, aplicación de la sistematización de la asistencia y definición del papel de la enfermería en el equipo multidisciplinario. Hay reconocimiento del espacio para el trabajo autónomo en el área, sin embargo, su concreción se encuentra en proceso de construcción, intrínsecamente ligado al conocimiento especializado y a una formación profesional que posibilite acciones autónomas. <![CDATA[<b>Walking and diet during labor</b>: <b>perceptions from a group of postpartum women</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo conhecer a experiência e a percepção de um grupo de mulheres em relação à deambulação e à dieta durante o trabalho de parto. Pesquisa qualitativa descritiva, realizada em hospital de ensino de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista com 35 mulheres que tiveram filhos de parto vaginal, em dois momentos dinstintos, no referido hospital. Os resultados apontam que, para algumas mulheres, a deambulação contribui no alívio da dor e na progressão do parto, enquanto que para outras há insegurança para fazer força, devido ao medo de o bebê cair no chão. Quanto à dieta, as mulheres que se alimentaram, relataram sentir mais força durante o parto, e as que não quiseram receber dieta, justificaram medo de atrapalhar no parto. Conclui-se que é crucial levar em consideração a individualidade e a autonomia de escolha das mulheres; premissas básicas quando se busca a assistência humanizada.<hr/>The objective of this study was to better understand the experience and perceptions of a group of women with respect to walking and diet during labor. This is a qualitative, descriptive study, performed in a teaching hospital in São Paulo, Brazil. Data was collected through interviewing a sample of 35 women who had vaginal deliveries at two different moments in that hospital. The results show that walking helps some of these women to relieve pain and contributed to their labor progression, while others felt insecurity forcing themselves during delivery, due to fear of the baby falling to the floor. With respect to diet, the women who ate reported feeling stronger during childbirth, and those who declined food justified it through their fear of disturbing labor. One concludes that it is crucial to take into consideration the individuality and autonomy of the woman's choice; basic premises when seeking humanized care.<hr/>Este estudio intenta comprender la experiencia y percepción de un grupo de mujeres en relación a caminar y a la dieta durante el parto. Este es un estudio cualitativo descriptivo realizado en un hospital universitario en Sao Paulo. La recolección de datos se hizo mediante entrevistas a treinta y cinco mujeres que dieron a luz por vía vaginal en dos momentos diferentes en el mismo hospital. Los resultados muestran que para algunas mujeres caminar ayuda a aliviar el dolor y la progresión del trabajo del parto, mientras que para otras hay inseguridad para hacer fuerza, debido al temor de que el bebé se caiga al piso. En relación a la dieta, las mujeres que se alimentaron, manifestaron sentirse más fuertes durante el parto y las que no la aceptaron, lo justifican por el temor de perjudicar el parto. Se concluye que es crucial tener en cuenta la individualidad y la autonomía de elección de las mujeres, los supuestos básicos en la búsqueda de una atención humanizada. <![CDATA[<b>Communication between the health team and the family of a child with severe perinatal asphyxia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou discutir o processo de comunicação entre equipe de saúde e família, a partir dos resultados da pesquisa intitulada "Cuidado da família à criança portadora de paralisia cerebral nos três primeiros anos de vida". O estudo, qualitativo e exploratório-descritivo, foi realizado no período de janeiro a março de 2008, na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como participantes seis famílias. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta das informações, as quais foram analisadas segundo Análise Temática, produzindo três unidades temáticas: Muitos informantes e poucas informações; As informações fornecidas pela equipe de saúde versus a compreensão da família; e O "peso/poder" que as falas dos profissionais da saúde têm na vida das famílias. Os resultados mostraram uma série de ruídos no processo de comunicação entre a equipe de saúde e a família da criança que sofreu asfixia perinatal grave, prejudicando o processo dialógico do cuidado.<hr/>This study aims to discuss the communication process between the health team and family, based on the results of the study called "Family care to a child with cerebral paralisy in the first three years of age". This qualitative, exploratory-descriptive study was performed in Rio Grande, RS, Brazil, from January to March of 2008 with the participation of six families. Semi-structured interviews were used to collect information which, analyzed according Thematic Analysis, produced three thematic units: Many informants and little information; the information provided by the health team versus the family's understanding; and the "weight/power" which the health professionals' talk has on these families' lives. The results showed a series of noises in the communication process between the health team and the child's family who had severe perinatal asphyxia, harming the care dialogue process.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo discutir el proceso de comunicación entre el equipo de salud y la familia, a partir de los resultados de la investigación titulada "Cuidado de la família al niño portador de parálisis cerebral en los tres primeros años de vida". El estudio es cualitativo, exploratorio y descriptivo, realizado entre enero y marzo de 2008, en la ciudad de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, con la participación de seis familias. Para la recolección de los datos se hicieron entrevistas semiestructuradas que, al ser analizadas según el Análisis Temático, produjeron tres unidades temáticas: Muchos informantes y poca información; Las informaciones ofrecidas por el equipo de salud versus la comprensión de la família; y El "peso/poder" que las hablas de los profesionales de la salud tienen en la vida de las familias. Los resultados mostraron una serie de ruidos en el proceso de comunicación entre el equipo de salud y la familia del niño que sufrió asfixia perinatal grave, perjudicando el proceso dialógico del cuidado. <![CDATA[<b>Nursing workload in a cardiac intensive care unit and associated clinical factors</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo objetivou identificar a carga de trabalho de enfermagem em unidade de Terapia Intensiva de Cardiologia e verificar a associação dessa variável com características demográficas e clínicas dos pacientes. A amostra foi de 100 pacientes internados no período de agosto a setembro de 2006, na Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica de um hospital privado, do Município de São Paulo. O Nursing Activities Score, o Symplified Acute Physiologic ScoreII e o Logistic Organ Disfunction System foram utilizados para medir a carga de trabalho de enfermagem, a gravidade e a disfunção orgânica, respectivamente. A carga de trabalho de enfermagem foi de 66,60%, equivalente a 5,30 horas de trabalho, em um turno de oito horas. À exceção do tempo de permanência na Unidade de Terapia Intensiva, que apresentou moderada correlação com a carga de trabalho, não houve associação com as demais variáveis analisadas. Recomenda-se a ampliação da amostra para conclusões generalizáveis.<hr/>The objective of this study was to identify the nursing workload in the Cardiac Intensive Care Unit and to verify the association of this variable according to demographic and clinical patient's characteristics. The sample consisted of 100 patients hospitalized between August and September of 2006 in a Cardiac Intensive Care Unit of a private hospital in São Paulo, Brazil. The Nursing Activities Score, Simplified Acute Physiologic Score II, and the Logistic Organ Dysfunction System were used to measure the nursing workload, severity, and organic dysfunction, respectively. The nursing workload was 66.60% which is equivalent to 5.30 work hours during an eight hour shift. Except for the length of stay in the Intensive Care Unit, which showed a moderate correlation with the workload, there was no association with the other analyzed variables. An expansion of the sample to provide generalized conclusions is highly recommended.<hr/>El estudio tuvo como objetivo identificar la carga de trabajo de enfermería en la Unidad de Cuidados Intensivos de Cardiología y verificar la asociación de esta variable con características demográficas y clínicas de los pacientes. La muestra consistió en cien pacientes hospitalizados entre agosto y septiembre de 2006, en la Unidad de Cuidados Intensivos de Cardiología de un hospital privado de Sao Paulo. El Nursing Activities Score, Symplified Acute Physiologic ScoreII y Logistic Organ Disfunction System se utilizaron para medir la carga de trabajo de enfermería, la gravedad y disfunción orgánica, respectivamente. La carga de trabajo de enfermería fue del 66,60%, equivalente a 5,30 horas de trabajo en un turno de ocho horas. Excepto por el tiempo pasado en la Unidad de Cuidados Intensivos que mostró una correlación moderada con la carga de trabajo, no hubo asociación con las otras variables. Se recomienda ampliar la muestra para conclusiones generalizadas. <![CDATA[<b>Induced abortion</b>: <b>women's speech on their family relations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Aborto provocado e violência doméstica contra as mulheres são considerados problemas de saúde pública, pelas consequências à saúde física e mental que acometem as mesmas. Teve como objetivo analisar o discurso das mulheres que vivenciaram o aborto provocado sobre suas relações familiares. Os sujeitos da pesquisa foram 17 mulheres internadas em uma maternidade pública de Salvador, Bahia, Brasil, por aborto provocado. A coleta de dados aconteceu entre julho e setembro de 2008, através de entrevista semi-estruturada, organizada através do Discurso do Sujeito Coletivo. As ideias centrais que emergiram dos discursos mostram que a decisão de abortar derivou da história de violência vivenciada com companheiros e familiares, além do abandono quando a gravidez foi descoberta. A enfermagem necessita compreender o contexto social em que estão inseridas as mulheres que abortam, no sentido de reformular suas práticas.<hr/>Induced Abortion and domestic violence against women are considered to be public health issues for the physical and mental health consequences they invoke. The objective of this study was to analyze the speech of women who experienced abortion concerning their family relationships. The subjects of the research were 17 women hospitalized in a public maternity in Salvador, Bahia, Brazil, for induced abortion. The data was collected between July and September 2008 through semi-structured interviews, organized from the Collective Speech of the Subject. The central ideas that emerged from their speeches show that the decision to abort was derived from the women's history of violence lived with their partners and relatives, besides the abandonment resulting from the discovery of their pregnancy. Nursing needs to understand the social context in which women who abort are inserted so that practices can be restructured.<hr/>El aborto inducido y la violencia doméstica contra las mujeres se consideran problemas de salud pública por las consecuencias a la salud física y mental que afectan a las mismas. El objetivo fue analizar el discurso de las mujeres que han experimentado el aborto en sus relaciones familiares. Los sujetos del estudio fueron diecisiete mujeres ingresadas en una maternidad pública en Salvador, Bahia (Brasil), por causa del aborto inducido. La recolección de datos se realizó entre julio y septiembre de 2008, por medio de entrevistas semiestructuradas, organizadas a partir del Discurso del Sujeto Colectivo. Las ideas centrales que surgieron de los discursos muestran que la decisión del aborto se deriva de la historia de violencia vivida con sus compañeros y familiares, y del abandono cuando el embarazo fue descubierto. La Enfermería necesita entender el contexto social en el cual viven las mujeres que abortan, a fin de reformular sus prácticas. <![CDATA[<strong>Resilience among people with <i>Diabetes Mellitus</i></strong><i></i>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve como objetivo caracterizar a resiliência e variáveis sócio-demográficas e de saúde/doença de pessoas com Diabetes Mellitus atendidas em um hospital geral de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido com 60 sujeitos no período de agosto a novembro de 2009, utilizando a Escala de Resiliência de Connor-Davidson. Os escores de resiliência foram elevados, havendo associação entre resiliência e idade. Pessoas atendidas na emergência obtiveram escores de resiliência significativamente superior às pessoas do ambulatório e unidades de internação. Concluímos que pessoas com Diabetes Mellitus podem apresentar escores elevados de resiliência, compatível com uma população saudável e de países mais desenvolvidos.<hr/>This study aimed to characterize the resilience, socio-demographic, and health/disease variables among people with Diabetes Mellitus who were attended in a general hospital in Florianopolis, Santa Catarina, Brazil. This cross-sectional study was developed with 60 subjects from August to November of 2009, using the Connor-Davidson Resilience Scale. Resilience scores were high, with no association between age and resilience. People attended through emergency services obtained significantly superior resilience scores to those from outpatient and inpatient units. We conclude that people with diabetes may have high resilience scores, compatible with a healthy population and more developed countries.<hr/>El estudio tuvo por objetivo investigar la resiliencia y las variables socio-demográficas y de salud/enfermedad de las personas con Diabetes Mellitus que acuden a un hospital general en Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Se trata de un estudio transversal, desarrollado con sesenta personas, en el periodo de agosto a noviembre de 2009, por medio de la Escala de Resiliencia Connor-Davidson. Los valores de resilencia fueron elevados, con una asociación entre resilencia y edad. Las personas atendidas en el servicio de urgencia presentaron valores de resilencia superiores al de las personas del ambulatorio y las unidades de internación. Llegamos a la conclusión que las personas con Diabetes Mellitus pueden tener puntuaciones más altas de resiliencia, compatibles con una población sana y de los países más desarrollados. <![CDATA[<b>Facilitating and impeding factors to self-care among nursing students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve como objetivos descrever os fatores facilitadores e os impeditivos para o cuidar de si do docente de enfermagem e discutir implicações na perspectiva da saúde do trabalhador. Estudo exploratório, tendo como sujeitos 33 professores de três escolas de enfermagem das Universidades Federais do Estado do Rio de Janeiro. Os fatores facilitadores estavam relacionados à consciência em se cuidar, à remuneração, ao relacionamento pessoal e à criatividade. Os impeditivos foram a remuneração, a organização do trabalho, o excesso de atividades, a falta de tempo e a baixa autoestima. Os fatores impeditivos se sobrepõe aos facilitadores para o cuidar de si se caracterizando como obstáculos para as práticas do cuidar de si, gerando desmotivação e prejuízos para a saúde do docente e para a instituição, podendo, inclusive, o mesmo, invadir seu tempo livre, implicando em menos tempo para o lazer, o descanso, o convívio com família e amigos.<hr/>The objectives of this study were to describe the facilitating and impeding factors towards self-care among nursing students and to discuss implications for the worker´s health perspective. This exploratory study included 33 teachers from three Brazilian Nursing Schools in Federal Universities in the states of Rio de Janeiro as subjects. The facilitating factors were related to consciousness towards self-care, remuneration, the personal relationship, and creativity. The impeding factors were remuneration, work organization, excess activities, a lack of time, and low self-esteem. The impeding factors overwhelm the facilitating factors to self-care, characterizing themselves as obstacles to self-care practices, generating demotivation and prejudices to the student's health and the institution, thus making it possible to cut into one's free time and implying less leisure time, rest, and spending time with family and friends.<hr/>El estudio tuvo como objetivos describir los factores facilitadores y los impeditivos para el cuidar de si del docente de enfermería y discutir implicaciones en la perspectiva de la salud del trabajador. Estudio exploratorio teniendo como sujetos 33 profesores de tres Escuelas de Enfermería de las Universidades Federales del Estado del Rio de Janeiro. Los factores facilitadores estaban relacionados a la consciencia en se cuidar, a la remuneración, al relacionamiento personal y creatividad. Los impeditivos fueron la remuneración, organización del trabajo, exceso de actividades, falta de tiempo y baja auto-estima. Los factores impeditivos se sobreponen a los facilitadores para el cuidar de si caracterizando se como obstáculos para las prácticas del cuidar de si, generando desmotivación y prejuicios para la salud del docente y para la institución, pudiendo inclusive el mismo invadir su tempo libre, implicando en menos tempo para el recreación, el descanso, la convivencia con familia y amigos. <![CDATA[<b>String literature as an educational strategy in dengue prevention</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi analisar as mensagens transmitidas e a linguagem abordada em folhetos sobre a temática dengue. Estudo exploratório-descritivo, documental, precedido de busca sistemática de cordéis, entre abril e maio de 2010. Dos folhetos pesquisados, dois abordavam o tema. Com a Análise de Conteúdo construíram-se três categorias: Conhecendo a dengue, com características da doença em si e também dos seus sinais e sintomas; Prevenção da dengue, com ênfase nas formas de prevenção à proliferação do mosquito e sua eliminação; e Literatura de cordel como estratégia educativa, retratando como o cordel é um meio viável à prevenção da dengue. Os cordéis apresentaram conteúdo informativo satisfatório para produzir alerta favorável a medidas contra a dengue, aliando informações aos costumes culturais regionais.<hr/>This study aimed to analyze the messages conveyed and discussed in Cordel literature, or string leaflets, on dengue. This exploratory-descriptive documentary research, preceded by a systematic search of string leaflets, was carried out between April and May of 2010. Two of the examined leaflets addressed the theme. Three categories arose from content analysis: Getting to know dengue, including characteristics of the disease itself and its signs and symptoms; Dengue prevention, emphasizing ways to prevent mosquito dissemination and elimination; and string literature as an educational strategy, outlining how it is a viable tool for dengue prevention. String leaflets present satisfactory information content which produces a favorable alert towards counter-dengue measures, linking information to regional cultural customs.<hr/>La finalidad fue analizar los mensajes transmitidos y discutidos en los folletos del dengue tema. Estudio exploratorio-descriptivo, documental, precedido de búsqueda sistemática de cordeles, entre abril y mayo de 2010. De los pliegos investigados, dos trataban del tema. Con el Análisis de Contenido construyó tres categorías: Conociendo al dengue, con características de la enfermedad en sí y también de sus señales y síntomas; Prevención del dengue, con énfasis en las formas de prevención a la proliferación del mosquito y su eliminación; y Literatura de cordel como estrategia educativa, retratando como el cordel representa un medio viable para la prevención del dengue. Los cordeles mostraron contenido informativo satisfactorio para producir un alerta favorable a medidas contra el dengue, aliando informaciones a los costumbres culturales regionales. <![CDATA[<b>Family members' perceptions on care given to people with advanced cancer stage</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o objetivo de compreender a intencionalidade operante na experiência de cuidado à pessoa com câncer em estágio avançado, na percepção do familiar cuidador, foi realizada uma investigação, por meio de entrevistas não diretivas, com cinco familiares cuidadores de pessoas com diagnóstico de câncer em estágio avançado, atendidas no Ambulatório de Oncologia de um hospital público do interior da Bahia, no primeiro semestre de 2008. Como se tratava de estudo fenomenológico, as descrições vivenciais foram submetidas à analítica da ambiguidade, possibilitando a percepção do eixo temático denominado "cuidando e sendo cuidado - uma experiência de entrelaçamento". Desvelado o fenômeno, foi possível compreender que, na relação do cuidar, as pessoas envolvidas vivem uma experiência ambígua que abre possibilidades à transcendência, envolvendo transformação de visões de mundo, atitudes e percepções. Nesse sentido, as ações em saúde devem estar voltadas à relação dialógica e à intersubjetividade, inerentes ao contexto do cuidar, no qual devem se inserir também os cuidadores.<hr/>This is a phenomenological study that aimed to understand the operative intentionality on the care experience for people with advanced cancer from the perspective of family caregivers. The research was conducted through non-directive interviews with five family caregivers of people diagnosed with advanced cancer attended at the Oncology Outpatient Clinic in a public hospital in inland Bahia, Brazil, in the first semester of 2008. As a phenomenological study, the experiential descriptions were submitted to ambiguity analysis, resulting in perceiving the main theme "giving care and being cared for: an interlacing experience". With the phenomenon unveiled, it was possible to understand that within the care relationship, the people involved live an ambiguous experience that opens up possibilities for transcendence, involving a transformation of world views, attitudes, and perceptions. In this way, health actions must be focused on dialogical relationships and on inter-subjectivity, both inherent to care context, in which the caregivers should be also included.<hr/>Estudio fenomenológico con el objetivo de comprender la intencionalidad operante en la experiencia de cuidado a la persona con cáncer avanzado desde la perspectiva del cuidador familiar. La investigación se realizó a través de entrevistas no directivas con cinco cuidadores familiares de personas diagnosticadas con cáncer avanzado, atendidas en el Ambulatorio de Oncología de un hospital público en el interior de Bahía, en el primer semestre de 2008. Las descripciones de la experiencia vivida se examinaron según la analítica de la ambigüedad, lo que permitió la percepción del tema principal: "cuidar y ser cuidado - una experiencia de entrelazamiento". Al revelar el fenómeno se pudo comprender que en la relación del cuidado, las personas involucradas viven una experiencia ambigua que abre posibilidades a la trascendencia, la transformación de la visión de mundo, las actitudes y percepciones. De esta manera, las acciones de salud deben centrarse en la relación dialógica y en la intersubjetividad, inherentes al contexto del cuidar, en el cual también se debe incluir los cuidadores. <![CDATA[<b>Evaluating two educational interventions to prevent type 2</b> <b><i>Diabetes Mellitus</i></b> <b>among adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se avaliar duas intervenções educativas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco. Participaram 90 alunos de uma escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil, divididos em dois grupos: GA (n=45) e GB (n=45). O GA recebeu intervenção educativa individual, mediante um folder, e o GB, intervenção educativa grupal, abrangendo cinco encontros de duas horas cada um. Utilizaram-se questionários para avaliar o nível de conhecimento antes, um dia após e decorridos 60 dias das intervenções, e as mudanças de hábitos cotidianos, 60 dias após as intervenções. Os resultados evidenciaram que, para o nível de conhecimento, ambas as intervenções desenvolvidas não apresentaram diferença (p=0,0001). Ao comparar os grupos A e B, após as intervenções, observou-se que a intenção para mudança dos hábitos cotidianos foi semelhante. As duas intervenções educativas podem ser utilizadas nas escolas para a prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em adolescentes de risco.<hr/>This study aimed to evaluate two educational interventions to prevent type 2 Diabetes Mellitus among at-risk adolescents. Participants were 90 students from a public school in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil, divided into two groups: GA (n=45), and GB (n=45). In the GA group, a flyer was used to individually explain the educational group interventions, while the GB group received educational intervention through five meetings of two hours each. Questionnaires were used to evaluate the level of knowledge before, the day after, and 60 days after interventions as well as changes in daily habits, 60 days after interventions. Results showed no difference between both interventions (p=0.0001) considering the level of knowledge. A similar intention to change daily habits was observed upon comparing groups A and B after the interventions. The two educational interventions can be used in schools in order to prevent type 2 Diabetes Mellitus in at-risk adolescents.<hr/>El estudio tuvo como objetivo evaluar dos intervenciones educativas para la prevención de la Diabetes Mellitus tipo 2 en adolescentes en riesgo. Participaron del estudio noventa estudiantes de una escuela pública en la ciudad de Fortaleza, Ceará, Brasil, divididos en dos grupos: GA (n=45) y GB (n=45). El grupo GA recibió una intervención educativa individual, por medio de un folleto, y el grupo GB, una intervención educativa en grupo que comprendió cinco sesiones de dos horas cada una. Se utilizaron cuestionarios para evaluar el nivel de conocimientos antes, al día siguiente, y 60 días después de las intervenciones; y los cambios en los hábitos diarios 60 días después del uso de las intervenciones. Los resultados mostraron que para el nivel de conocimientos, las dos intervenciones realizadas no mostraron diferencias (p=0, 0001). Al comparar los grupos A y B después de las intervenciones se observó que la intención de cambiar los hábitos diarios fue similar. Las dos intervenciones educativas pueden ser utilizadas en las escuelas para la prevención de la Diabetes Mellitus tipo 2 en adolescentes en riesgo. <![CDATA[<b>Professional marketing and social visibility in nursing</b>: <b>a strategy to value human resources</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400019&lng=en&nrm=iso&tlng=en No cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância.<hr/>There is a movement within the international scenario to value nursing among other health professions using professional marketing tools. Through an integrative literature review using the LILACS, MEDLINE, Web of Science, and SciELO databases, we discuss marketing as a tool for increasing Nursing visibility. As a result, publications relating marketing to Nursing published in the period from 2000 to 2010 were selected. After reading the titles and abstracts of the 91 articles resulted from the database searches, eight articles which outlined in its majority the use of means of mass communication as a professional marketing strategy for health promotion and a professional image linked to media such as the internet and television were selected. The theme is not well explored in nursing research, but there are perspectives for improvement, due to the increasing interest and recognition of its importance.<hr/>En el ámbito internacional hay un movimiento de valorización de la enfermería entre las profesiones de salud, que usa para ello, herramientas de marketing profesional. Por medio de una revisión integradora de la literatura, se discutió el marketing como herramienta para el incremento de la visibilidad de la enfermería. Se utilizaron las bases LILACS, MEDLINE, Web of Science y SciELO. Se seleccionaron publicaciones que asociaban el marketing a la enfermería en el período de 2000 a 2010. Se encontraron 91 artículos, y después de la lectura exhaustiva de los títulos y resúmenes se seleccionaron ocho publicaciones que abordan, en su mayoría, el uso de los medios de comunicación como estrategia de marketing de la profesión para promover la salud y la imagen profesional transmitida en medios como la internet y televisión. El tema es poco explorado en la investigación en enfermería, pero hay perspectivas de avance por el interés que despierta y por el reconocimiento creciente de su importancia. <![CDATA[<b>Influence of dimensioning the nursing staff on the quality of care of the critical patient</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo na modalidade Revisão Integrativa, com objetivo de analisar a influência do dimensionamento do pessoal de enfermagem intensivista na qualidade do cuidado ao paciente crítico adulto. Foram incluídas apenas publicações científicas, das principais bases eletrônicas, veiculadas em periódicos de acesso livre e eletrônico, referentes à última década (janeiro de 2000 a janeiro de 2010), nos idiomas inglês, português e espanhol. Obteve-se um total de 10 publicações, dentre as quais três avaliaram a incidência de mortalidade e extubação acidental no pós-operatório; três avaliaram os reflexos no cuidado resultantes da redução no número de enfermeiros; dois avaliaram o desenvolvimento de infecções; e um, respectivamente, avaliou a incidência de quedas e de pneumonia associada à ventilação mecânica. Os estudos indicam relação entre o subdimensionamento de trabalhadores da enfermagem e o aumento nas taxas de infecções, mortalidade, quedas, pneumonia associada à ventilação mecânica e extubação acidental.<hr/>The objective of this Integrative Review is to analyze the influence of dimensioning of intensive care nursing staff on the quality of critical adult patient care delivered. Only scientific publications from major electronic databases published in open access journals online during the last decade (January 2000 to January 2010) in English, Portuguese, and Spanish were included. A total of 10 publications were thus obtained, among which three evaluated the incidence of mortality and post-operational accidental extubation, three evaluated the reflections on care resulting from reduced nursing staff; two rated the development of infections; and one estimated the incidence of falls and ventilator-associated pneumonia. These studies indicate the relationship between sub-dimensioning nursing workers and increased infection rates, mortality, falls, ventilator-associated pneumonia, and accidental extubation.<hr/>Se trata de un estudio de revisión integral, con el fin de analizar la influencia del cálculo del personal de enfermería intensivista en lo que se refiere a la calidad de la atención al paciente adulto en estado crítico. Sólo se incluyeron las publicaciones científicas, de las principales bases de datos electrónicas, difundidas en acceso abierto y electrónico, referentes a la última década (enero de 2000 hasta enero de 2010), en inglés, portugués y español. Se obtuvo un total de diez publicaciones, tres de ellas, evaluaron la incidencia de mortalidad y la extubación accidental en el postoperatorio, tres calificaron los reflejos en la atención derivada de la reducción en el número de enfermeras, dos calificaron la aparición de infecciones, y en un artículo se evaluó la incidencia de caídas y de neumonía asociada al ventilador. Los estudios indican la relación entre la infravaloración del personal de enfermería y un aumento en las tasas de infección, mortalidad, caídas, neumonía asociada al ventilador y la extubación accidental. <![CDATA[<b>Literature contributions to rural family nursing</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se de um estudo de revisão da literatura de enfermagem que objetivou identificar aspectos do ciclo vital e da saúde da família no contexto rural. Foram analisados 22 artigos, entre 2003 e 2010, obtidos nas bases Medline, Lilacs, BDEnf e Cinahl, selecionados sob critérios de inclusão e de exclusão. Os resultados mostram aspectos da saúde da unidade familiar nas transições típicas das fases do ciclo vital, a relação com os profissionais de enfermagem e implicações da informação/conhecimento de saúde nos comportamentos de cuidado e promoção da saúde familiar. Conclui-se que o cuidado da enfermagem promove a saúde das famílias rurais, ao considerar a cultura, a educação em saúde e o meio ambiente. Reforça a importância da informação e do conhecimento em saúde para a promoção de comportamentos saudáveis nas famílias, aliado ao papel da enfermagem no cuidado centrado na família, com ênfase na educação em saúde.<hr/>This is a nursing literature review. It aimed to identify aspects of the life cycle and family health within the rural context. Twenty two articles published between 2003 and 2010 have been analyzed through Medline, Lilacs, BDEnf, and Cinahl databases. They were selected through inclusion and exclusion criteria. Results show health aspects of the family unit during typical transitions of the life cycle, the relationship with nursing professionals, implications about health information/knowledge related to care behavior, and family health promotion. This study concludes that nursing care promotes rural family health upon considering culture, health education, and the environment. It reinforces the importance of health information and knowledge in order to promote healthy family behaviors, in addition to the nursing role in family-centered care, emphasizing health education<hr/>Se trata de un estudio de revisión bibliográfica de enfermería con el objetivo de identificar los aspectos del ciclo de vida y de la salud familiar en el medio rural. Se analizaron veintidós artículos publicados entre 2003 y 2010, obtenidos en las bases de datos Medline, Lilacs, BDEnf, Cinahl, seleccionados según los criterios de inclusión y exclusión. Los resultados muestran aspectos de la salud familiar en las transiciones, las que son típicas en las fases del ciclo de vida, así como la relación con los profesionales de enfermería, las implicaciones de la información y del conocimiento en salud, relacionados con la atención y la promoción de la salud familiar. Se concluye que la atención de enfermería promueve la salud de las familias rurales al considerar la cultura, la educación para la salud y el medio ambiente, lo que refuerza la importancia de la información y del conocimiento en salud, con el fin de promover comportamientos saludables en las familias, además del papel de la atención de enfermería centrada en la familia y con énfasis en la educación para la salud. <![CDATA[<b>Health education and nursing practice in the hospitalization context</b>: <b>what has been or is to be said?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400022&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente revisão foi fundamentada em uma busca bibliográfica desenvolvida no portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, em novembro de 2009, com recorte temporal delimitado entre 1998 e 2008, utilizando-se os termos "educação em saúde", "enfermagem" e "hospital" como assunto. Foram incluídos trabalhos desenvolvidos no âmbito hospitalar e/ou apresentando reflexões sobre o tema. Analisaram-se 22 produções. Foram identificadas dez, referentes à educação em saúde, realizadas por enfermeiros, no contexto de internação hospitalar, com utilização da perspectiva de autonomia, como forma de promoção da saúde e nove foram implementadas e/ou propostas por pesquisadores e não por enfermeiros assistenciais das unidades de internação. Concluiu-se que há necessidade de maior desenvolvimento do tema educação em saúde, como inerente aos cuidados de enfermagem no contexto da internação hospitalar. Recomenda-se uma abordagem pautada em pedagogias ativas, possibilitando uma prática da enfermagem emancipatória e o empoderamento de sujeitos e enfermeiros.<hr/>This paper was grounded on a bibliographic search in November, 2009, through the Brazilian Government Agency database (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) for Master's theses and PhD dissertations. The period under examination was delimited between 1998 and 2008, searching for the terms "health education", "nursing", and "hospital". Studies developed or carried out in the hospital context were included as well as/or theoretical reflections on this theme. Twenty-two papers were analyzed. Ten were identified which referred to health education and were conducted by nurses in the hospital unit context under a perspective of autonomy as a way to promote health. Nine were implemented and/or proposed by researchers who were not nursing caregivers at these units. This study concludes that health education needs to be inserted as inherent to nursing care in the hospital inpatient context. An approach grounded on active pedagogies is recommended in order to make an emancipating nursing practice and the empowerment of subjects and nurses possible.<hr/>Esta revisión se basó en una búsqueda bibliográfica desarrollada en el portal de tesis doctorales y de maestría de la Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, en noviembre de 2009. Se hizo un recorte temporal comprendido entre los años 1998 y 2008, por medio de los términos: "educación en salud", "enfermería" y "hospital" como tema. Se incluyeron trabajos desarrollados en el contexto hospitalario y/o que presentaban reflexiones acerca del tema. Se analizaron 22 estudios. Se identificaron diez referentes a la educación en salud realizados por enfermeros en un contexto de internación hospitalaria con la utilización de la perspectiva de la autonomía como forma de promoción de la salud. Nueve se han implementado y/o se han propuesto por investigadores y no por enfermeros asistenciales de las unidades. Se concluye que existe la necesidad de un mayor desarrollo del tema de la educación en salud como actividad inherente a los cuidados de enfermería en el contexto de la internación hospitalaria. Se recomienda una abordaje con la utilización de pedagogías activas, que posibiliten una práctica de enfermería de emancipación y autonomía de los sujetos y enfermeros. <![CDATA[<b>Building paths, reporting experiences</b>: <b>the trajectory of the health studies and research group</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400023&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde, da Universidade de Santa Cruz do Sul, tem o propósito de construir coletivamente saberes para a transformação da sociedade e aprimoramento do conhecimento em saúde. O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde em seus nove anos de existência. Descreve a trajetória, atividades e projetos desenvolvidos, reflete sobre sua condução investigativa e pontua aspectos favoráveis e limitadores das práticas de pesquisa. Como delineamento metodológico utilizou-se o relato de experiência. Apresentam-se como resultados, pesquisas de enfoque qualitativo, com linha de pesquisa em saúde coletiva/saúde da família, participação na formação de discentes com estímulo para o trabalho em grupo e participação em eventos e produções cientificas. Aspectos pontuados nesta trajetória constituiram-se a partir de um grupo novo, composto de integrantes com condução investigativa recente, pertencente a uma universidade comunitária. Sem dúvida, esses fatores foram importantes na constituição da história do grupo.<hr/>The Health Studies and Research Group from the University of Santa Cruz do Sul, Brazil, aims to collectively construct knowledge in order to transform society, as well as improvement of health knowledge. The objective of this article is to report the experiences of the Health Studies and Research Group during its nine years of existence. It describes its trajectory, activities, and projects developed; reflects on the investigative direction; scores favorable and limiting aspects of research practices. The experience report was used as a methodological plan and resulted in research with qualitative focus, within the public health/family health line of research; participation in student training through stimulating group work; and participation in scientific events and knowledge production. The aspects scored along this trajectory were constituted from a new group, formed by members with recent investigative practice and who belong to a communitarian university. Undoubtedly, these factors have been important in establishing the group's history.<hr/>El Grupo de Estudio e Investigación en Salud de la Universidad de Santa Cruz do Sul, tiene como objetivo construir colectivamente el saber para transformar la sociedad y la mejora del conocimiento en salud. En este artículo se detallan las experiencias del Grupo de Estudio e Investigación en Salud en sus nueve años de existencia. Se describe su historia, actividades y proyectos desarrollados, se reflexiona sobre su decurso investigativo, y se señalan aspectos favorables y las limitaciones de las prácticas de investigación. Como diseño metodológico se utilizó el relato de experiencia. Se presentan como resultados: investigaciones de enfoque cualitativo, con línea de investigación en salud pública/salud familiar, la formación de los estudiantes con estímulo para el trabajo en equipo, la participación en eventos y publicaciones científicas. Los aspectos señalados en esta historia se formaron a partir de un nuevo grupo, compuesto por miembros con investigaciones recientes, pertenecientes a una universidad comunitaria. Sin duda, esos factores fueron importantes en la creación de la historia del grupo. <![CDATA[<b>A lived experience of a caregiver as a patient using literary narrative</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400024&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se do relato de uma experiência vivida por uma cuidadora, como paciente, em uma capital do Sul do Brasil. O evento narrado abrangeu o período de dezembro de 2009 a abril de 2010. Objetivou-se desvelar comportamentos e atitudes de cuidado ou humanização por parte de profissionais de saúde (cuidadores), assim como de pessoas leigas. Utilizou-se a narrativa literária como estratégia metodológica, e a análise interpretativa evidenciou, por parte dos cuidadores, atitudes e comportamentos considerados como de não-cuidado (desinteresse, indiferença e até grosseria), enquanto que, por parte dos leigos, observou-se interesse, gentileza, solidariedade, preocupação, que levaram ao seguinte questionamento: "quem cuida, afinal?" A experiência mostra que, apesar da implementação da política de humanização, profissionais de saúde não conseguem expressar sensibilidade, limitando-se em desenvolver ações de ordem técnica, ou seja, dando prioridade ao enfoque curativo, em detrimento de uma atenção centrada no paciente.<hr/>This text is about an event experienced by a caregiver as a patient in a southern Brazilian city. The time period comprehended by the narrative was December, 2009 to April, 2010. It aimed to show behaviors and attitudes of care or humanization by health professionals (caregivers) as well as by lay people. The literary narrative was used as a methodological strategy and resulting interpretative analysis evidenced attitudes and behaviors from the caregivers considered to be non-caring (lack of interest, indifference, and even rudeness) while interest, kindness, solidarity, and preoccupation was observed from the lay people's part, prompting the question, "Who does care, anyway?" This experience shows that, despite the implementation of humanization policies, health professionals do not succeed in expressing sensibility, limiting themselves to develop technical actions, in other words, giving priority to a curative focus in detriment of patient-centered care.<hr/>Este es el relato de una experiencia vivida por una cuidadora como paciente, en una capital del sur de Brasil. El evento narrado comprendió el período de diciembre de 2009 hasta abril de 2010. Este estudio tuvo como objetivo descubrir las actitudes y los comportamientos de cuidado o de la humanización de los profesionales de la salud (los cuidadores), así como de personas laicas. Se utilizó la narración literaria como una estrategia metodológica, y el análisis interpretativo mostró actitudes y comportamientos, por parte de los cuidadores, considerados como no asistenciales (desinterés, indiferencia, y a veces, mala educación), mientras que por parte de las personas laicas se observó interés, amabilidad, solidaridad y preocupación, o que condujo a la pregunta: "¿Quién es que cuida, a fin de cuentas?" La experiencia muestra que, a pesar de la implementación de una política de humanización, los profesionales de salud no consiguen expresar sensibilidad, limitándose a desarrollar acciones de orden técnica, o sea, dan prioridad al enfoque curativo en detrimento de una atención centrada en el paciente.