Scielo RSS <![CDATA[Revista Latino-Americana de Enfermagem]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-116920150003&lang=pt vol. 23 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[A formação de doutores e a produção do conhecimento em enfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300361&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Um exame crítico da evolução da educação de doutorado em enfermagem nos Estados Unidos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300363&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <p>Graduate nursing education in the United States is undergoing major transformations, as a result of factors both within nursing and in the larger society.</p><sec><title>OBJECTIVE:</title><p> In this paper the authors examine the trends and factors that are influencing the changes, especially in doctoral education, for both nurse scientist and advanced practice preparation.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> The paper provides a background that serves as context, it gives an overview of the PhD and the DNP degrees, focusing on the recent changes and identifying the most compelling issues and concerns, ending with a series of recommendations.</p></sec><hr/><p>A graduação em enfermagem nos Estados Unidos está passando por grandes transformações, como resultado de fatores, tanto dentro da enfermagem como na sociedade em geral.</p><sec><title>OBJETIVO:</title><p> Neste trabalho os autores examinam as tendências e fatores que estão influenciando as mudanças, especialmente na educação de doutorado, tanto para o cientista em enfermagem como para a preparação prática avançada.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> O documento fornece um fundo que serve de contexto e apresenta uma visão geral dos títulos em PhD e DPE (Doutor na Prática de Enfermagem), com foco nas mudanças recentes, identificando as questões e preocupações mais interessantes, terminando com uma série de recomendações.</p></sec><hr/><p>La educación de enfermería en los Estados Unidos está experimentando grandes transformaciones, como consecuencia de factores tanto dentro de la enfermería como en la sociedad en general.</p><sec><title>OBJETIVO:</title><p> En este trabajo los autores examinan las tendencias y los factores que están influyendo en los cambios, especialmente en la educación de doctorado, para el científico enfermero que requiere una preparación práctica avanzada.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> El documento proporciona un fondo que sirve de contexto, se da una visión general de los estudios de doctorado y los grados de DNP, centrándose en los cambios recientes y la identificación de los problemas y preocupaciones más apremiantes, termina con una serie de recomendaciones.</p></sec> <![CDATA[Doutorado de Enfermagem na Espanha]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300372&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <p>Analytical and descriptive study of the process of change being experienced in the Spanish university system over the last decade (2005-2014).</p><sec><title>OBJECTIVE:</title><p> To describe the structural changes occurring in Nursing Education in Spain, reaching access to doctoral studies from the European Convergence Process and the subsequent legislative development.</p></sec><sec><title>METHODOLOGY:</title><p> Bibliographical review of royal decrees and reference literature on the subject of study and descriptive analysis of the situation.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> Carries various changes suffered in the curricula of nursing education in the last decade, the legislation of the European Higher Education sets the guidelines for current studies of Masters and Doctorates.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONS:</title><p> The implementation of the Master and Doctorate stages after a basic degree, which is now possible with the new legislation. A formal beginning made of scientific nursing in order to generate their own lines of research led by Doctors of nursing who can integrate in research groups under the same condition as other researcher, yet now, from the nursing discipline itself.</p></sec><hr/><p>Estudo analítico e descritivo, do processo de mudança do sistema universitário espanhol na última década (2005-2014).</p><sec><title>OBJETIVO:</title><p> expor a mudança estrutural ocorrida na formação de enfermagem na Espanha, até o acesso aos cursos de doutorado, a partir do Processo de Convergência Europeu e o consequente desenvolvimento legislativo.</p></sec><sec><title>METODOLOGIA:</title><p> revisão bibliográfica dos Decretos e referência de literatura sobre o objeto de estudo e análise descritiva da situação.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> após diferentes alterações no conteúdo curricular da formação da enfermagem, na última década, a legislação do Espaço Europeu do Ensino Superior define as orientações de estudo de mestrado e doutorado atuais.</p></sec><sec><title>CONCLUSÕES:</title><p> a implementação dos níveis de mestrado e programas de doutorado próprios, após a graduação, torna-se possível com a nova legislação. Inicia-se uma etapa formal de enfermagem científica, capaz de gerar linhas próprias de pesquisa, liderada por doutores, integrando equipes de pesquisa nas mesmas condições que outros pesquisadores, mas agora, da própria disciplina de enfermagem.</p></sec><hr/><p>Estudio analítico y descriptivo del proceso de cambio que durante la última década (2005-2014) está experimentando el Sistema Universitario Español.</p><sec><title>OBJETIVO:</title><p> Exponer el cambio estructural sufrido en la formación enfermera en España, hasta alcanzar el acceso a los estudios de doctorado, a partir del Proceso de Convergencia Europeo y el consecuente desarrollo legislativo.</p></sec><sec><title>METODOLOGÍA:</title><p> Revisión bibliográfica de Reales Decretos y literatura referencial sobre el tema objeto de estudio y análisis descriptivo de la situación.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> Tras los diferentes cambios sufridos en los contenidos curriculares de la formación enfermera en la última década, la legislación del Espacio Europeo de Educación Superior marca las directrices de los actuales Estudios de Master y Doctorado.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONES:</title><p> La implantación de los niveles Máster y programas de Doctorado propios después de los estudios básicos de Grado, se hace posible con la nueva legislación. Se inicia una etapa formal de Enfermería científica al poder generar líneas de investigación propias lideradas por Doctores en Enfermería que se pueden integrar en equipos de investigación en las mismas condiciones que el resto de investigadores, pero ahora desde la propia disciplina enfermera.</p></sec> <![CDATA[Doutorado em Enfermagem no Chile: um caminho com dificuldades]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300379&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to analyze in detail the current situation of doctorate training in Nursing in Chile.</p></sec><sec><title>METHODOLOGY:</title><p> through a historical and contextual analysis of the background to the development of postgraduate education in Nursing, especially at doctorate level.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> aspects that limit development were identified in national institutionalism of the sciences as well as in higher education and health institutions, especially the limited value placed on nursing as an area of knowledge in this country, the lack of clear institutional policies for postgraduate studies, as well as the postgraduate's re-inclusion into the academic and care area, with access to national research funds difficult.</p></sec><sec><title>FINAL CONSIDERATIONS:</title><p> access to grants and funds, together with recognition as an area of knowledge belonging on academic schedules, especially in health institutions, are the main challenges to consolidation. One aspect that would enable a more rapid advance is through national and international inter-institutional agreements, adding together potential, with access to funds for studies and academic and student internships, enabling joint research to go ahead.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> analisar criticamente a situação atual do doutorado, na disciplina Enfermagem, no Chile.</p></sec><sec><title>METODOLOGIA:</title><p> através de análise histórica e contextual dos fundos de desenvolvimento para a pós-graduação em Enfermagem, especialmente no nível de doutorado.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> identificaram-se aspectos limitantes neste estudo, relacionados às instituições de ciências nacionais, como as instituições de educação superior e da saúde, principalmente, a avaliação limitada da enfermagem como área de conhecimento no país, ausência de políticas institucionais claras para realização de estudos de pós-graduação, assim como, a reinserção dos pós-graduandos nas áreas acadêmica e assistencial, sendo o financiamento de bolsas de estudo de pesquisas nacionais muito difíceis de conseguir.</p></sec><sec><title>CONSIDERAÇÕES FINAIS:</title><p> as bolsas de estudo e os financiamentos competitivos, junto ao reconhecimento como área de conhecimento, assim como, os níveis acadêmicos, principalmente nas instituições de saúde, são os principais desafios para consolidação. Um aspecto que permitiria um avanço mais rápido seria através de convênios entre instituições nacionais e internacionais, aumentando as potencialidades e os financiamentos para estudos e estágios acadêmicos, tornando possível a realização de investigações em conjunto.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> analizar críticamente la situación actual de la formación de doctorado en la disciplina de Enfermería en Chile.</p></sec><sec><title>METODOLOGÍA:</title><p> por medio de un análisis histórico y contextual de los antecedentes del desenvolvimiento de la educación de postgrado en Enfermería, especialmente nivel Doctorado.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> se identificaron aspectos limitantes para su desarrollo, relacionados con la institucionalidad nacional en ciencias como la de las instituciones de educación superior y de salud, en especial la limitada valoración de la enfermería como área de conocimiento a nivel país, la falta de políticas institucionales claras para realizar estudios de postgrado, así como para la re-inserción del posgraduado al área académica y asistencial, siendo las adjudicaciones a fondos concursables nacionales de investigación, lo más difícil de franquear.</p></sec><sec><title>CONSIDERACIONES FINALES:</title><p> la adjudicación de becas y de fondos concursables, junto al reconocimiento como área de conocimiento, como también de los grados académicos, principalmente en las instituciones de salud, son los principales desafíos para avanzar hacia la consolidación. Un aspecto que permitiría avanzar más rápidamente es a través de convenios interinstitucionales con entidades nacionales e internacionales, que sume potencialidades, con postulación a fondos concursables, para estudios y pasantías académicas y estudiantiles, que posibilite llevar a cabo investigaciones en conjunto.</p></sec> <![CDATA[Doutorado em Enfermagem no Brasil: formação em pesquisa e produção de teses]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300387&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to analyze the formation of nursing doctorates in Brazil, from theses production, disciplines and other strategies focusing on research offered by courses.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> a descriptive and analytical study of the performance of 18 doctoral courses in nursing, running from 1982 to 2010, and defended their theses between 2010-2012.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> 502 theses were defended in this period, most linked to the online research process of health and nursing care. There are gaps in the knowledge of theoretical and philosophical foundations of care, nursing history and ethics. There are also weaknesses in the methodological design of the theses, with a predominance of descriptive and/or exploratory studies. This was consistent with international standards set with regards to the proposition of research of disciplines and complementary strategies in forming the doctorate.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> despite the efforts and advances in research formation, it is essential to expand to more robust research designs with a greater impact on production knowledge that is incorporated into practice.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> analisar a formação dos doutores em enfermagem no Brasil, a partir da produção de teses, das disciplinas e outras estratégias com foco em pesquisa oferecidas pelos cursos.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo descritivo e analítico do desempenho de 18 cursos de doutorado da área de Enfermagem, funcionando no período de 1982 a 2010, que tiveram teses defendidas entre 2010-2012.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> foram defendidas 502 teses no período, a maioria vinculada à linha de pesquisa processo de cuidar em saúde e enfermagem. Existem lacunas na produção de conhecimento sobre fundamentos teórico-filosóficos do cuidar, história de enfermagem e ética. Também há fragilidades no delineamento metodológico das teses, com predominância de estudos descritivos e/ou exploratórios. Observou-se consonância com os padrões internacionais estabelecidos no que se refere à proposição de disciplinas de pesquisas e de estratégias complementares na formação do doutor.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> apesar dos esforços e avanços na formação em pesquisa, é fundamental expandir-se na proposição de projetos mais robustos e de maior impacto na produção de conhecimento que sejam incorporados à prática.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> analizar la formación de doctores en enfermería en Brasil, a partir de la producción de tesis, de disciplinas y otras estrategias centradas en la investigación que ofrecidas por los cursos.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> Estudio descriptivo y analítico de la realización de 18 cursos de doctorado en Enfermería, que se ejecutan 1982-2010, que tenían tesis entre 2010-2012.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> fueron defendidas 502 tesis en el período, la mayoría relacionados con la línea de investigación procesos de cuidado y de salud en enfermería de la atención en salud y enfermería. Hay lagunas en la producción de conocimientos sobre fundamentos teóricos y filosóficos de la atención y cuidado, historia de la enfermería y la ética. También existen debilidades en el diseño metodológico de la tesis, con un predominio de estudios descriptivos y / o exploratorios. Existe consonancia con las normas internacionales establecidas en relación con las disciplinas de proposición de investigación y estrategias complementarias en la formación del médico.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> a pesar de los esfuerzos y los avances en la formación en investigación, es fundamental expandirse en la propuesta de proyectos más robustos y con un mayor impacto en la producción de conocimiento que serán incorporados a la práctica.</p></sec> <![CDATA[Teses de Doutorado dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem do Brasil e sua Associação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300395&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVES:</title><p> The Millennium Development Goals are centered around combatting poverty and other social evils all over the world. Thus, this study seeks to identify the Millennium Development Goals as an object of study in theses from Postgraduate Nursing Programs in Brazil scoring 5 (national excellence) and 6 or 7 (international excellence), and evaluate the association between the score for the program and achieving the Millennium Development Goals.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> Exploratory descriptive document research. Data were collected from the Notes on Indicators/Coordination for Higher Education Personnel Improvement for the 15 Postgraduate Nursing Courses scoring between 5 and 7 in the three-year-period of 2010/2012.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> of the 8 Millennium Development Objectives, 6 were dealt with in the theses. There was an association (Fisher's exact test p-value=0.0059) between the distribution of the theses and the program scores in relation to the Millennium Development Objectives (p-valor=0.0347)</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> the doctoral theses were slightly related to the Millennium Development Objectives, covering the population's economic development, health conditions and quality of life. It is recommended that Postgraduate Programs in Nursing pay closer attention to the Millennium Development Objectives..</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio centram-se no combate à pobreza e outros males da sociedade, no mundo. Assim, neste estudo buscou-se identificar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como objeto de estudo nas teses dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem com notas 5 (excelência nacional), 6 e 7 (excelência internacional), no Brasil, e avaliar a associação entre nota do Programa e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> pesquisa documental descritiva exploratória. Dados coletados nos Cadernos de Indicadores/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, dos 15 Programas de Pós-Graduação em Enfermagem com notas de 5 a 7, do triênio 2010/2012.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, 6 foram abordados nas teses. Existe associação (teste exato de Fisher p-valor=0,0059) entre distribuição das teses e notas dos programas em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio presentes, e alcance ou não dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (p-valor=0,0347)</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> as teses de doutorado apresentaram tímida relação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, embora abordassem o desenvolvimento econômico, condições de saúde e qualidade de vida da população. Recomenda-se maior atenção dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem para com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> los objetivos de desarrollo del Milenio se centran en la lucha contra la pobreza y otros males de la sociedad, en el mundo. Así, este estudio trata de identificar los objetivos de desarrollo del Milenio como un objeto de estudio en las tesis de Enfermería Programas de Posgrado con notas 5 (de excelencia nacional), 06:07 (Excelencia Internacional), en Brasil, y la evaluación de la asociación entre la nota del programa y el logro de los Objetivos de Desarrollo del Milenio.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> investigación documental descriptiva exploratoria. Los datos recogidos en los cuadernos de indicadores / Coordinación de Capacitación de Personal de Nivel Superior, de 15 Programas de Postgrado en Enfermería con notas 5 a 7, el período de tres años 2010/2012.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> de los ocho Objetivos de Desarrollo del Milenio, 6 fueron discutidos en la tesis. Existe una asociación (prueba exacta de Fisher p-valor = 0,0059) entre la distribución de las tesis y las notas de los programas en relación con los Objetivos de Desarrollo del Milenio regalos, y la aplicación o no de los Objetivos de Desarrollo del Milenio (p-valor = 0, 0347)</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> las tesis doctorales presentadas relación tímido con los Objetivos de Desarrollo del Milenio, dirigida a pesar de la situación económica, la salud y la calidad de vida de las personas. Se recomienda una mayor atención a los Programas de Postgrado en Enfermería en relación a los Objetivos de Desarrollo del Milenio.</p></sec> <![CDATA[Formação acadêmica do profissional de enfermagem e sua adequação às atividades de trabalho]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300404&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to identify the training nursing professionals receive and its relevance to the workplace, as well as professional demand for continuous education.</p></sec><sec><title>METHODOLOGY:</title><p> this was a descriptive observational study using a questionnaire entitled "Training and Adaptation of the Nursing Professional to the Workplace" available at: http://enfermeriadocente.es for nursing professionals.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> 53.8% of nurses do not consider the training received to be relevant to the needs of the workplace and 94.2% reported that linking academic education to the workplace impacts on the quality of care provided.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONS:</title><p> Nursing professionals think that continuous education needs to be adjusted to their jobs and careers. Education should be viewed as a continuum, which begins with training.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> identificar a formação dos profissionais de enfermagem e sua adequação ao trabalho que realizam, assim como, a demanda de formação continuada.</p></sec><sec><title>MÉTODOS:</title><p> estudo observacional, descritivo, mediante questionário "Formação e Adequação do Profissional de Enfermagem ao Posto de Trabalho". Disponível em: http://enfermeriadocente.es para profissionais de enfermagem.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> 53,8% dos enfermeiros consideram que a formação recebida não atende às necessidades de sua atividade de trabalho. Do total, 94,2% referem que a formação acadêmica relacionada à atividade de trabalho repercute na qualidade da assistência prestada.</p></sec><sec><title>CONCLUSÕES:</title><p> os profissionais de enfermagem consideram necessário adequar a formação continuada à atividade de trabalho e trajetória profissional. A formação dos profissionais deve ser contínua, iniciando-se na formação básica e sendo constante ao longo da vida profissional.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> identificar la formación de los profesionales en enfermería y su adecuación al puesto de trabajo que desempeñan, así como la demanda profesional de formación continuada.</p></sec><sec><title>METODOLOGÍA:</title><p> estudio observacional descriptivo mediante cuestionario "Formación y Adecuación del Profesional de Enfermería al Puesto de Trabajo". disponible: http://enfermeriadocente.es para a profesionales de enfermería.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> el 53.8% de las enfermeras, consideran que la formación recibida no se adecúa a las necesidades de su puesto de trabajo. El 94,2%, refieren que la formación académica vinculada al puesto de trabajo repercute en la calidad de los cuidados prestados.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONES:</title><p> Los profesionales en enfermería consideran necesario adecuar la formación continuada al puesto de trabajo y a su trayectoria profesional. La formación de los profesionales se debería contemplar como un continuo, que se inicia con la formación básica y que debería seguir de forma constante a lo largo de la vida profesional.</p></sec> <![CDATA[O ambiente vivo, dinâmico e complexo de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300411&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to understand the meaning of the Adult Intensive Care Unit environment of care, experienced by professionals working in this unit, managers, patients, families and professional support services, as well as build a theoretical model about the Adult Intensive Care Unit environment of care.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> Grounded Theory, both for the collection and for data analysis. Based on theoretical sampling, we carried out 39 in-depth interviews semi-structured from three different Adult Intensive Care Units.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> built up the so-called substantive theory "Sustaining life in the complex environment of care in the Intensive Care Unit". It was bounded by eight categories: "caring and continuously monitoring the patient" and "using appropriate and differentiated technology" (causal conditions); "Providing a suitable environment" and "having relatives with concern" (context); "Mediating facilities and difficulties" (intervenienting conditions); "Organizing the environment and managing the dynamics of the unit" (strategy) and "finding it difficult to accept and deal with death" (consequences).</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> confirmed the thesis that "the care environment in the Intensive Care Unit is a living environment, dynamic and complex that sustains the life of her hospitalized patients".</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> compreender o significado do ambiente de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, vivenciado pelos profissionais que atuam nessa unidade, gestores, pacientes, familiares e profissionais dos serviços de apoio, bem como construir um modelo teórico sobre o ambiente de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> Grounded Theory, tanto para a coleta como para a análise dos dados. Com base na amostragem teórica, realizaram-se 39 entrevistas em profundidade, em três Unidades de Terapia Intensiva Adulto.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> construiu-se a teoria substantiva denominada "sustentando a vida no ambiente complexo de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva" que compreende oito categorias: "cuidando e monitorando o paciente continuamente" e "utilizando tecnologia adequada e diferenciada" (condições causais); "proporcionando um ambiente adequado" e "tendo familiares com preocupação" (contexto); "mediando facilidades e dificuldades" (condições intervenientes); "organizando o ambiente e gerenciando a dinâmica da unidade" (estratégia) e "encontrando dificuldades para aceitar e lidar com a morte" (consequências).</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> confirmou-se a tese de que "o ambiente de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva é um ambiente vivo, dinâmico e complexo que sustenta a vida dos pacientes nela internados".</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> comprender el significado del ambiente de cuidados en una Unidad de Terapia Intensiva Adulto, experimentado por los profesionales que actúan en esa unidad: administradores, pacientes, familiares y profesionales de los servicios de apoyo; así como construir un modelo teórico sobre el ambiente de cuidados en una Unidad de Terapia Intensiva.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> se utilizó la Grounded Theory, tanto para la recolección como para el análisis de los datos. Con base en el muestreo teórico, se realizaron 39 entrevistas en profundidad, en tres Unidades de Terapia Intensiva Adulto.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> se construyó la teoría substantiva denominada "sustentando la vida en el ambiente complejo de cuidados en una Unidad de Terapia Intensiva" que comprende ocho categorías: "cuidando y monitorizando el paciente continuamente" y "utilizando tecnología adecuada y diferenciada" (condiciones causales); "proporcionando un ambiente adecuado" y "teniendo familiares con preocupación" (contexto); "mediando facilidades y dificultades" (condiciones intervenientes); "organizando el ambiente y administrando la dinámica de la unidad" (estrategia); y, "encontrando dificultades para aceptar y lidiar con la muerte" (consecuencias).</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> se confirmó la tesis de que "el ambiente de cuidados en una Unidad de Terapia Intensiva es un ambiente vivo, dinámico y complejo que sustenta la vida de los pacientes en ella internados".</p></sec> <![CDATA[Análise das mudanças e dificuldades advindas após o transplante renal: uma pesquisa qualitativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300419&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to identify the main gains and stressors perceived by the patient, one year subsequent to kidney transplantation.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> a qualitative study, in which the data were obtained and analyzed through the Discourse of the Collective Subject and frequency counting, with the participation of 50 patients who had received kidney transplantation.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> the sample presented a mean age of 44±12.8 years old, and a predominance of males (62%). The principal positive changes provided by the transplant were: return to activities; freedom/independence; well-being and health; strengthening of the I; and closening of interpersonal relationships. The most-cited stressors were: fear; medication; excess of care/control; specific characteristics of the treatment; and failure to return to the social roles.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> kidney transplantation caused various positive changes in the patient's routine, with the return to activities of daily living being the most important gain, in the participants' opinion. In relation to the stressors, fear related to loss of the graft, and questions relating to the immunosuppressive medication were the main challenges to be faced following transplantation.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> identificar os principais ganhos e estressores percebidos pelo paciente, após um ano de transplante renal.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> trata-se de um estudo qualitativo, em que os dados foram obtidos e analisados através do Discurso do Sujeito Coletivo e contagem de frequência, com a participação de 50 pacientes transplantados renais.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> a amostra apresentou média de idade de 44±12,8 anos e predominância do sexo masculino (62%). As principais mudanças positivas proporcionadas pelo transplante foram: retorno às atividades; liberdade/independência; bem-estar e saúde; fortalecimento do eu; e estreitamento das relações interpessoais. Os estressores mais citados foram: medo; medicação; excesso de cuidado/controle; particularidades do tratamento; e não retorno aos papéis sociais.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> o transplante renal proporcionou várias mudanças positivas à rotina do paciente, sendo o retorno às atividades de vida diária o ganho mais importante, na opinião dos participantes. Quanto aos estressores, o medo relacionado à perda do enxerto e questões relativas ao medicamento imunossupressor foram os principais desafios a serem enfrentados após o transplante.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> identificar las principales ganancias y estresores percibidos por el paciente, después de un año de trasplante renal.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> se trata de un estudio cualitativo, en que los datos fueron obtenidos y analizados a través del Discurso del Sujeto Colectivo y conteo de frecuencia, con la participación de 50 pacientes trasplantados renales.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> la muestra presentó promedio de edad de 44±12,8 años y predominancia del sexo masculino (62%). Los principales cambios positivos proporcionadas por el trasplante fueron: retorno a las actividades; libertad/independencia; bienestar y salud; fortalecimiento del yo; y estrechamiento de las relaciones interpersonales. Los estresores más citados fueron: miedo; medicación; exceso de cuidado/control; particularidades del tratamiento; y no retorno a los papeles sociales.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> el trasplante renal proporcionó varios cambios positivos en la rutina del paciente, siendo el retorno a las actividades de la vida diaria la ganancia más importante, en la opinión de los participantes. En cuanto a los estresores, el miedo relacionado a la pérdida del injerto y las cuestiones relativas al medicamento inmunosupresor fueron los principales desafíos a ser enfrentados después del trasplante.</p></sec> <![CDATA[Significados da qualidade de vida no contexto da quimioterapia pelo paciente com câncer colorretal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> this study's aim was to interpret the meanings assigned to quality of life by patients with colorectal cancer undergoing chemotherapy.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> the ethnographic method and the medical anthropology theoretical framework were used. Data were collected through semi-structured interviews and participant observations with 16 men and women aged from 43 to 75 years old undergoing chemotherapy in a university hospital.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> the meanings and senses describe biographical ruptures, loss of normality of life, personal and social suffering, and the need to respond to chemotherapy's side effects; chemotherapy is seen as a transitional stage for a cure. Quality of life is considered unsatisfactory because the treatment imposes personal and social limitations and QoL is linked to resuming normal life.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONS:</title><p> the meanings show the importance of considering sociocultural aspects in the conceptualization and assessment of quality of life.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> o objetivo do estudo foi interpretar os significados atribuídos à qualidade de vida por pacientes com câncer colorretal em quimioterapia.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> utilizamos o método etnográfico e o referencial teórico da antropologia médica. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e observações participantes com dezesseis homens e mulheres, entre 43 e 75 anos, que realizavam quimioterapia em um hospital público universitário.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> os sentidos e significados descrevem as rupturas biográficas, a perda da normalidade da vida, o sofrimento pessoal e social, a necessidade de reagir às reações da quimioterapia que é uma etapa liminar para a cura. A qualidade de vida é avaliada como insatisfatória devido às limitações pessoais e sociais do tratamento e esta relacionada à retomada da normalidade da vida.</p></sec><sec><title>CONCLUSÕES:</title><p> os significados evidenciam a importância de se considerar aspectos socioculturais na conceituação e avaliação da qualidade de vida.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> el objetivo era interpretar los significados atribuidos a la calidad de vida de los pacientes con quimioterapia para el cáncer colorrectal.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> se utilizó el método etnográfico y el marco teórico de la antropología médica. Los datos fueron colectados por medio de entrevistas semiestructuradas y observación participante con dieciséis hombres y mujeres, entre 43 y 75 años que fueron sometidos a la quimioterapia en un hospital público de enseñanza.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> los significados describen las rupturas biográficas, la pérdida de la vida normal, el sufrimiento personal y social, la necesidad de responder a las reacciones de la quimioterapia que es un paso previo a la curación. La calidad de vida se evaluó como insatisfactoria debido a las limitaciones personales y sociales del tratamiento y se relaciona con la reanudación de la vida normal.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONES:</title><p> los significados ponen de relieve la importancia de considerar los aspectos sociales y culturales en la conceptualización y evaluación de la calidad de vida.</p></sec> <![CDATA[Prevalência da Síndrome Metabólica entre trabalhadores de Enfermagem e associação com estresse ocupacional, ansiedade e depressão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300435&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to identify the prevalence of Metabolic Syndrome among nursing personnel, and its association with occupational stress, anxiety and depression.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> a descriptive correlational study undertaken with 226 nursing personnel from a teaching hospital. Data collection was undertaken through application of the Job Stress Scale, the Hospital Anxiety and Depression Scale and a sociodemographic questionnaire, with variables of Metabolic Syndrome. Univariate analyses and Chi-squared and Pearson tests were used for correlation between the variables, with a level of significance of 5%.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> 86 (38.1%) workers presented Metabolic Syndrome, of whom 183 (81.1%) were female, and 43 (19.9%) male, aged between 23 and 66 years old. In relation to anxiety and depression, 154 (68.1%) presented anxiety, with 48 (31.2%) also presenting Metabolic Syndrome; 185 (81.8%) presented depression, of whom 62 (33.5%) also had Metabolic Syndrome. It was ascertained that 61 (27.0%) workers presented stress and that of these, 14 (22.9%) presented Metabolic Syndrome.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> a correlation was observed between the variables of anxiety and Metabolic Syndrome and stress and Metabolic Syndrome, there being no correlation between the variables of depression and Metabolic Syndrome.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> identificar a prevalência da Síndrome Metabólica entre trabalhadores de enfermagem e sua associação com estresse ocupacional, ansiedade e depressão.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo descritivo, correlacional, com 226 trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação da Job Stress Scale, da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e de questionário sociodemográfico, com variáveis da Síndrome Metabólica. Foram utilizadas análises univariadas e testes quiquadrado e de Pearson para correlação entre as variáveis, com nível de significância de 5%.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> os trabalhadores que apresentaram Síndrome Metabólica foram 86 (38,1%), destes, 183 eram (81,1%) do sexo feminino e 43 (19,9%) do sexo masculino, com idades entre 23 e 66 anos. Em relação à ansiedade e depressão, 154 (68,1%) apresentaram ansiedade, sendo que 48 (31,2%) também apresentaram a Síndrome Metabólica e 185 (81,8%) apresentaram depressão, onde 62 (33,5%) também tinham Síndrome Metabólica. Verificou-se que 61 (27,0%) trabalhadores apresentaram estresse e, destes, 14 (22,9%) apresentaram Síndrome Metabólica.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> constatou-se correlação entre as variáveis ansiedade e Síndrome Metabólica e estresse e Síndrome Metabólica, sem correlação entre as variáveis depressão e Síndrome Metabólica.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> identificar la prevalencia del Síndrome Metabólico entre trabajadores de enfermería y su asociación con el estrés ocupacional, ansiedad y depresión.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio descriptivo, correlacional, con 226 trabajadores de enfermería de un hospital universitario. La recolección de datos fue realizada por medio de la aplicación de la Job Stress Scale, de la Escala Hospitalaria de Ansiedad y Depresión y del cuestionario sociodemográfico, con variables del Síndrome Metabólico. Fueron utilizados análisis univariados y pruebas Chi-cuadrado y de Pearson para evaluar la correlación entre las variables, con nivel de significación de 5%.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> los trabajadores que presentaron Síndrome Metabólico fueron 86 (38,1%); de los trabajadores que tomaron parte en el estudio 183 eran (81,1%) del sexo femenino y 43 (19,9%) del sexo masculino, con edades entre 23 y 66 años. En relación a la ansiedad y depresión, 154 (68,1%) presentaron ansiedad, siendo que 48 (31,2%) también presentaron el Síndrome Metabólico; 185 (81,8%) presentaron depresión, de los cuales 62 (33,5%) también tenían el Síndrome Metabólico; y, se verificó que 61 (27,0%) trabajadores presentaron estrés y de estos 14 (22,9%) presentaron el Síndrome Metabólico.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> se constató correlación entre las variables ansiedad y Síndrome Metabólico y estrés y Síndrome Metabólico, sin correlación entre las variables depresión y Síndrome Metabólico.</p></sec> <![CDATA[Análise espacial da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana entre gestantes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300441&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVES:</title><p> to analyze the spatial distribution of reported cases of pregnant women infected by the human immunodeficiency virus and to identify the urban areas with greater social vulnerability to the infection among pregnant women.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> ecological study, developed by means of spatial analysis techniques of area data. Secondary data were used from the Brazilian National Disease Notification System for the city of Recife, Pernambuco. Birth data were obtained from the Brazilian Information System on Live Births and socioeconomic data from the 2010 Demographic Census.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> the presence of spatial self-correlation was verified. Moran's Index was significant for the distribution. Clusters were identified, considered as high-risk areas, located in grouped neighborhoods, with equally high infection rates among pregnant women. A neighborhood located in the Northwest of the city was distinguished, considered in an epidemiological transition phase.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> precarious living conditions, as evidenced by the indicators illiteracy, absence of prenatal care and poverty, were relevant for the risk of vertical HIV transmission, converging to the grouping of cases among disadvantaged regions.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> analisar a distribuição espacial dos casos notificados de gestantes infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana e identificar as áreas urbanas de maior vulnerabilidade social para a ocorrência da infecção entre gestantes.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo ecológico, desenvolvido mediante técnicas de análise espacial de dados de área. Utilizaram-se dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do município de Recife, Pernambuco. Dados sobre natalidade foram obtidos do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos e dados socioeconômicos do Censo Demográfico 2010.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> verificou-se presença de autocorrelação espacial, sendo o Índice Global de Moran significante para a distribuição. Identificaram-se clusters, considerados áreas de alto risco, localizados em bairros agrupados, com taxas de infecção em gestantes igualmente altas entre si. Distinguiu-se bairro, situado no noroeste do município, considerado em fase de transição epidemiológica.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> precárias condições de vida evidenciadas pelos indicadores analfabetismo, ausência de pré-natal e pobreza mostraram-se relevantes para o risco da transmissão vertical do HIV, convergindo para o agrupamento de casos entre regiões desfavorecidas.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> analizar la distribución espacial de los casos notificados de gestantes infectadas por el virus de la inmunodeficiencia humana e identificar las áreas urbanas de mayor vulnerabilidad social para la ocurrencia de la infección entre gestantes.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio ecológico, desarrollado mediante técnicas de análisis espacial de datos de área. Se utilizaron datos secundarios del Sistema de Información de Notificación de Enfermedades, del municipio de Recife, Pernambuco. Los datos sobre natalidad fueron obtenidos del Sistema de Información sobre Nacidos Vivos y los datos socioeconómicos del Censo Demográfico 2010.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> se verificó la presencia de autocorrelación espacial, siendo el Índice Global de Moran significativo para la distribución. Se identificaron clusters, considerados áreas de alto riesgo, localizados en barrios agrupados, con tasas de infección en gestantes igualmente altas entre sí. Se distinguió un barrio, situado en el noroeste del municipio, considerado en fase de transición epidemiológica.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> las precarias condiciones de vida evidenciadas por los indicadores analfabetismo, la ausencia de prenatal y la pobreza, se mostraron relevantes para el riesgo de la transmisión vertical del HIV, convergiendo para el agrupamiento de casos entre regiones desfavorecidas.</p></sec> <![CDATA[Construção e validação dos indicadores e suas definições para o resultado de enfermagem Estado da deglutição]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300450&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to develop indicators for the nursing outcome Swallowing Status and the respective conceptual and operational definitions validated by experts and in a clinical setting among patients after having experienced a stroke.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> methodological study with concept analysis and content and clinical validations. The Content Validation Index was verified for the scores assigned by 11 experts to indicators. Two pairs of nurses assessed 81 patients during the clinical validation: one pair used an instrument with definitions and the other used an instrument without definitions. The resulting assessments were compared using Intraclass Correlation Coefficient, Friedman's test, and Minimal Important Difference calculation.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> All the indicators, with the exception of the indicator Ability to bring food to mouth, presented Content Validation Index above 0.80. The pair using the instrument with definitions presented an Intraclass Correlation Coefficient above 0.80 for all the indicators and similarity was found in all the assessments, according to the Minimal Important Difference calculation. The pair using the instrument without definitions presented a low coefficient (ρ&lt;0.75) for all the indicators.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> the results showed that greater uniformity and accuracy was achieved by the pair of nurses using the conceptual and operational definitions for the indicators of the nursing outcome Swallowing Status.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> construir e validar por especialistas e clinicamente os indicadores para o resultado de enfermagem Estado da deglutição e suas definições conceituais e operacionais em pacientes após acidente vascular cerebral.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo metodológico, com análise de conceito e validações de conteúdo e clínica. Verificou-se o Índice de Validade de Conteúdo para as notas atribuídas por 11 especialistas aos indicadores revisados. Na validação clínica, examinaram-se 81 pacientes por duas duplas de enfermeiros, uma usando instrumento com as definições construídas e outra com instrumento sem definições. As avaliações foram comparadas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse, teste de Friedman e Diferença Mínima Significante.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> exceto o indicador Captura do alimento, todos apresentaram Índice de Validade de Conteúdo superior a 0,80. A dupla de enfermeiros com instrumento contendo as definições construídas apresentou Coeficiente de Correlação Intraclasse superior a 0,80 para todos os indicadores e pelo cálculo da Diferença Mínima Significante houve similaridade entre todas as avaliações. Na dupla que estava sem as definições elaboradas, o coeficiente foi baixo (ρ&lt;0,75) para todos os indicadores.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> os dados evidenciaram aumento na uniformidade e acurácia entre as avaliações dos enfermeiros ao utilizar as definições conceituais e operacionais para os indicadores do resultado de enfermagem Estado da deglutição.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> construir y validar por especialistas y clínicamente los indicadores para el resultado de enfermería Estado de la deglución y sus definiciones conceptuales y operacionales en pacientes después de accidente vascular cerebral.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio metodológico, con análisis de concepto y validaciones de contenido y clínicas. Se verificó el Índice de Validez de Contenido para las notas atribuidas por 11 especialistas a los indicadores revisados. En la validación clínica, fueron examinados 81 pacientes por dos parejas de enfermeros, una usando instrumento con las definiciones construidas y la otra con instrumento sin definiciones. Las evaluaciones fueron comparadas por el Coeficiente de Correlación Intraclase, test de Friedman y Diferencia Mínima Significativa.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> exceptuando el indicador Captura del alimento, todos presentaron Índice de Validez de Contenido superior a 0,80. La pareja de enfermeros con instrumento conteniendo las definiciones construidas presentó Coeficiente de Correlación Intraclase superior a 0,80 para todos los indicadores y por el cálculo de la Diferencia Mínima Significativa hubo semejanza entre todas las evaluaciones. En la pareja que estaba sin las definiciones elaboradas, el coeficiente fue bajo (ρ&lt;0,75) para todos los indicadores.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> los datos evidenciaron aumento en la uniformidad y precisión entre las evaluaciones de los enfermeros al utilizar las definiciones conceptuales y operacionales para los indicadores del resultado de enfermería Estado de la deglución.</p></sec> <![CDATA[Efetividade do gel de papaína no tratamento de úlceras venosas: ensaio clínico randomizado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300458&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to assess the effectiveness of 2% papain gel compared to 2% carboxymethyl cellulose in the treatment of chronic venous ulcer patients.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> randomized controlled clinical trial with 12-week follow-up. The sample consisted of 18 volunteers and 28 venous ulcers. In the trial group, 2% papain gel was used and, in the control group, 2% carboxymethyl cellulose gel.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> the trial group showed a significant reduction in the lesion area, especially between the fifth and twelfth week of treatment, with two healed ulcers and a considerable increase in the amount of epithelial tissue in the wound bed.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> 2% papain gel demonstrated greater effectiveness in the reduction of the lesion area, but was similar to 2% carboxymethyl cellulose gel regarding the reduction in the amount of exudate and devitalized tissue. Multicenter research is suggested to evidence the effectiveness of 2% papain gel in the healing of venous ulcers. UTN number: U1111-1157-2998</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> avaliar a efetividade do gel de papaína a 2% comparado ao gel de carboximetilcelulose a 2% no tratamento de pacientes com úlceras venosas crônicas.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> ensaio clínico controlado randomizado, com tempo de seguimento de 12 semanas. A amostra foi composta por 18 voluntários e o total de 28 úlceras venosas. No grupo experimento foi utilizado o gel de papaína a 2% e no grupo controle o gel de carboximetilcelulose a 2%.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> o grupo experimento apresentou redução significativa da área das lesões, especialmente no período entre a 5ª e a 12ª semana de tratamento, com duas úlceras cicatrizadas e aumento expressivo da quantidade de tecido de epitelização no leito das lesões.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> o gel de papaína a 2% apresentou maior efetividade quanto à redução da área das lesões, entretanto, se mostrou similar ao gel de carboximetilcelulose a 2%, quanto à redução da quantidade de exsudato e de tecido desvitalizado. Sugere-se a realização de estudos multicêntricos para evidenciar a efetividade do gel de papaína a 2% na cicatrização de úlceras venosas. Número do UTN: U1111-1157-2998</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> evaluar la efectividad del gel de papaína a 2% comparado con el gel de carboximetilcelulosa a 2% en el tratamiento de pacientes con úlceras venosas crónicas.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> ensayo clínico controlado aleatorio, con tiempo de seguimiento de 12 semanas. La muestra fue compuesta por 18 voluntarios y un total de 28 úlceras venosas. En el grupo experimento, fue utilizado el gel de papaína a 2% y, en el grupo control, el gel de carboximetilcelulosa a 2%.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> el grupo experimento presentó reducción significativa de la área de las lesiones, especialmente en el período entre la 5ª y la 12ª semana de tratamiento, con dos úlceras cicatrizadas y aumento expresivo de la cantidad de tejido de epitelización en el lecho de las lesiones.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> el gel de papaína a 2% presentó mayor efectividad en lo que se refiere a la reducción de la área de las lesiones, entretanto, se mostró similar al gel de carboximetilcelulosa a 2%, en lo que se refiere a la reducción de la cantidad de exudado y de tejido desvitalizado. Se sugiere la realización de estudios multicéntricos para evidenciar la efectividad del gel de papaína a 2% en la cicatrización de úlceras venosas. Número del UTN: U1111-1157-2998</p></sec> <![CDATA[Avaliação da desinfecção de superfícies hospitalares por diferentes métodos de monitoramento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300466&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to assess the efficiency of cleaning/disinfection of surfaces of an Intensive Care Unit.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> descriptive-exploratory study with quantitative approach conducted over the course of four weeks. Visual inspection, bioluminescence adenosine triphosphate and microbiological indicators were used to indicate cleanliness/disinfection. Five surfaces (bed rails, bedside tables, infusion pumps, nurses' counter, and medical prescription table) were assessed before and after the use of rubbing alcohol at 70% (w/v), totaling 160 samples for each method. Non-parametric tests were used considering statistically significant differences at p&lt;0.05.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> after the cleaning/disinfection process, 87.5, 79.4 and 87.5% of the surfaces were considered clean using the visual inspection, bioluminescence adenosine triphosphate and microbiological analyses, respectively. A statistically significant decrease was observed in the disapproval rates after the cleaning process considering the three assessment methods; the visual inspection was the least reliable.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> the cleaning/disinfection method was efficient in reducing microbial load and organic matter of surfaces, however, these findings require further study to clarify aspects related to the efficiency of friction, its frequency, and whether or not there is association with other inputs to achieve improved results of the cleaning/disinfection process.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> avaliar a eficiência da limpeza/desinfecção de superfícies de uma Unidade de Terapia Intensiva.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> trata-se de estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, realizado durante quatro semanas. Utilizaram-se como indicadores para limpeza/desinfecção a avaliação visual, trifosfato de adenosina por bioluminescência e indicador microbiológico. Foram avaliadas, antes e depois da aplicação de álcool a 70% (p/v), cinco superfícies, grade da cama, mesa de cabeceira, bomba de infusão, balcão de enfermagem e mesa de prescrição médica, totalizando 160 amostras para cada método. Utilizaram-se testes não paramétricos, considerando-se diferença estatisticamente significativa para p&lt;0,05.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> após o processo de limpeza/desinfecção, 87,5, 79,4 e 87,5% das superfícies foram consideradas limpas utilizando os métodos de monitoramento visual, trifosfato de adenosina por bioluminescência e microbiológico, respectivamente. Houve redução estatisticamente significante nas taxas de reprovação após o processo, considerando os três métodos de avaliação. A avaliação visual foi o método menos confiável.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> o processo de limpeza/desinfecção foi eficiente na redução da carga microbiana e matéria orgânica das superfícies, no entanto, esses achados podem contribuir para estudos adicionais, a fim de elucidar aspectos relacionados à técnica de fricção, sua frequência e associação ou não com outros insumos com o objetivo de alcançar melhores resultados no processo de limpeza/desinfecção.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> evaluar la eficiencia de la limpieza/desinfección de superficies de una Unidad de Terapia Intensiva.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> se trata de estudio descriptivo exploratorio con abordaje cuantitativo, realizado durante cuatro semanas. Se utilizaron como indicadores para limpieza/desinfección la evaluación visual, el trifosfato de adenosina por bioluminiscencia y el indicador microbiológico. Fueron evaluadas, antes y después de la aplicación de alcohol a 70% (p/v), cinco superficies: baranda de la cama, mesa de cabecera, bomba de infusión, mostrador de enfermería y mesa de prescripción médica, totalizando 160 muestras para cada método. Se utilizaron pruebas no paramétricas, considerando como diferencia estadísticamente significativa p&lt;0,05.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> después del proceso de limpieza/desinfección, 87,5, 79,4 y 87,5% de las superficies fueron consideradas limpias utilizando los métodos de monitorización visual, trifosfato de adenosina por bioluminiscencia y microbiológico, respectivamente. Considerando los tres métodos de evaluación, se constató reducción estadísticamente significativa en las tasas de reprobación después del proceso. La evaluación visual fue el método menos confiable.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> el proceso de limpieza/desinfección fue eficiente en la reducción de la carga microbiana y materia orgánica de las superficies, sin embargo, esos hallazgos pueden contribuir para realizar estudios adicionales, con el objetivo de elucidar aspectos relacionados a la técnica de fricción, su frecuencia y asociación o no con otros insumos con el objetivo de alcanzar mejores resultados en el proceso de limpieza/desinfección.</p></sec> <![CDATA[Elaboração de um escore de risco para remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em neonatos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300475&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to develop a risk score for unplanned removal of peripherally inserted central catheter in newborns.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> prospective cohort study conducted in a neonatal intensive care unit with newborn babies who underwent 524 catheter insertions. The clinical characteristics of the newborn, catheter insertion and intravenous therapy were tested as risk factors for the unplanned removal of catheters using bivariate analysis. The risk score was developed using logistic regression. Accuracy was internally validated based on the area under the Receiver Operating Characteristic curve.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> the risk score was made up of the following risk factors: transient metabolic disorders; previous insertion of catheter; use of a polyurethane double-lumen catheter; infusion of multiple intravenous solutions through a single-lumen catheter; and tip in a noncentral position. Newborns were classified into three categories of risk of unplanned removal: low (0 to 3 points), moderate (4 to 8 points), and high (≥ 9 points). Accuracy was 0.76.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> the adoption of evidence-based preventative strategies based on the classification and risk factors faced by the newborn is recommended to minimize the occurrence of unplanned removals.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> elaborar um escore de risco para remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em neonatos.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo de coorte prospectivo conduzido em unidade de terapia intensiva neonatal com recém-nascidos submetidos à instalação de 524 cateteres centrais de inserção periférica. As características clínicas do neonato, a técnica de inserção do cateter e a terapia intravenosa foram testadas como fatores de risco para remoção não eletiva do cateter na análise bivariada. O escore de risco foi elaborado a partir da regressão logística, validado internamente e sua acurácia avaliada por meio da área sob a curva receiver operating characteristic.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> o escore de risco foi composto pelos fatores de risco: diagnóstico de transtorno transitório do metabolismo, inserção prévia do cateter, uso de cateter duplo lúmen de poliuretano, infusão de múltiplas soluções endovenosas através de cateter mono lúmen e posição não central da ponta do cateter. Sua aplicação permitiu classificar os recém-nascidos em três categorias de risco: baixo (0 a 3 pontos), moderado (4 a 8 pontos) e alto (≥ 9 pontos) para remoção não eletiva, com acurácia de 0,76.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> recomenda-se adotar estratégias preventivas baseadas em evidências de acordo com a classificação e fatores de risco do recém-nascido, visando minimizar a ocorrência de remoção não eletiva do cateter.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> elaborar un puntaje de riesgo para remoción no electiva del catéter central de inserción periférica en neonatos.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio de cohorte prospectivo realizado en una unidad de terapia intensiva neonatal con recién nacidos sometidos a instalación de 524 catéteres centrales de inserción periférica. Las características clínicas del neonato, la técnica de inserción del catéter y la terapia intravenosa fueron verificadas como factores de riesgo para remoción no electiva del catéter en un análisis bivariado. El puntaje de riesgo fue elaborado a partir de regresión logística, fue validado internamente y su precisión evaluada por medio de la área bajo la curva receiver operating characteristic.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> el puntaje de riesgo fue compuesto por los factores de riesgo: diagnóstico de trastorno transitorio del metabolismo, inserción previa del catéter, uso de catéter doble lumen de poliuretano, infusión de múltiples soluciones intravenosas a través de catéter mono lumen, y posición no central de la punta del catéter. Su aplicación permitió clasificar a los recién nacidos en tres categorías de riesgo: bajo (0 a 3 puntos), moderado (4 a 8 puntos) y alto (≥ 9 puntos) para remoción no electiva, con precisión de 0,76.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> se recomienda adoptar estrategias preventivas basadas en evidencias de acuerdo con la clasificación y factores de riesgo del recién nacido, objetivando minimizar la ocurrencia de remoción no electiva del catéter.</p></sec> <![CDATA[A adesão das enfermeiras ao Método Canguru: subsídios para a gerência do cuidado de enfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300483&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> construct an explanatory theoretical model about nurses' adherence to the Kangaroo Care Method at the Neonatal Intensive Care Unit, based on the meanings and interactions for care management.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> qualitative research, based on the reference framework of the Grounded Theory. Eight nurses were interviewed at a Neonatal Intensive Care Unit in the city of Rio de Janeiro. The comparative analysis of the data comprised the phases of open, axial and selective coding. A theoretical conditional-causal model was constructed.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> four main categories emerged that composed the analytic paradigm: Giving one's best to the Kangaroo Method; Working with the complexity of the Kangaroo Method; Finding (de)motivation to apply the Kangaroo Method; and Facing the challenges for the adherence to and application of the Kangaroo Method.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONS:</title><p> the central phenomenon revealed that each nurse and team professional has a role of multiplying values and practices that may or may not be constructive, potentially influencing the (dis)continuity of the Kangaroo Method at the Neonatal Intensive Care Unit. The findings can be used to outline management strategies that go beyond the courses and training and guarantee the strengthening of the care model.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> construir um modelo teórico explicativo acerca da adesão das enfermeiras ao Método Canguru na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, a partir dos significados e interações para a gerência do cuidado.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> pesquisa qualitativa, guiada pelo referencial da Grounded Theory. Foram entrevistadas oito enfermeiras de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da cidade do Rio de Janeiro. A análise comparativa dos dados percorreu as etapas de codificação aberta, axial e seletiva, sendo construído um modelo teórico do tipo condicional-causal.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> emergiram quatro categorias principais que compuseram o paradigma de análise: Vestindo a camisa do Método Canguru; Trabalhando com a complexidade do Método Canguru; Encontrando (des)motivação para aplicar o Método Canguru; e Deparando-se com os desafios para a adesão e aplicação do Método Canguru.</p></sec><sec><title>CONCLUSÕES:</title><p> o fenômeno central revelou que cada enfermeira e profissional da equipe possui um papel de multiplicador de valores e práticas que podem ou não ser construtivas, influenciando potencialmente na (des)continuidade do Método Canguru na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os achados podem ser utilizados para o delineamento de estratégias gerenciais que ultrapassem os cursos e treinamentos e garantam o fortalecimento do modelo assistencial.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> construir un modelo teórico explicativo acerca de la adhesión de las enfermeras al Método Canguro en la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal, a partir de los significados e interacciones para la administración del cuidado.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> investigación cualitativa, guiada por el referencial de la Grounded Theory. Fueron entrevistadas ocho enfermeras de una Unidad de Terapia Intensiva Neonatal de la ciudad de Rio de Janeiro. El análisis comparativo de los datos recorrió las etapas de codificación abierta, axial y selectiva, siendo construido un modelo teórico del tipo condicional-causal.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> surgieron cuatro categorías principales que compusieron los paradigmas del análisis: Vistiendo la camisa del Método Canguro; Trabajando con la complejidad del Método Canguro; Encontrando (des)motivación para aplicar el Método Canguro; y Encontrando los desafíos para la adhesión y aplicación del Método Canguro.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONES:</title><p> el fenómeno central reveló que cada enfermera y profesional del equipo posee un papel de multiplicador de valores y prácticas que pueden o no ser constructivas, influenciando potencialmente en la (des)continuidad del Método Canguro en la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal. Los hallazgos pueden ser utilizados para el delineamiento de estrategias de administración que sobrepasen los cursos y entrenamientos y garanticen el fortalecimiento del modelo asistencial.</p></sec> <![CDATA[Troca de gases prejudicada: acurácia das características definidoras em crianças com infecção respiratória aguda]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300491&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to analyze the accuracy of the defining characteristics of the Impaired gas exchange nursing diagnosis in children with acute respiratory infection.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> open prospective cohort study conducted with 136 children monitored for a consecutive period of at least six days and not more than ten days. An instrument based on the defining characteristics of the Impaired gas exchange diagnosis and on literature addressing pulmonary assessment was used to collect data. The accuracy means of all the defining characteristics under study were computed.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> the Impaired gas exchange diagnosis was present in 42.6% of the children in the first assessment. Hypoxemia was the characteristic that presented the best measures of accuracy. Abnormal breathing presented high sensitivity, while restlessness, cyanosis, and abnormal skin color showed high specificity. All the characteristics presented negative predictive values of 70% and cyanosis stood out by its high positive predictive value.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> hypoxemia was the defining characteristic that presented the best predictive ability to determine Impaired gas exchange. Studies of this nature enable nurses to minimize variability in clinical situations presented by the patient and to identify more precisely the nursing diagnosis that represents the patient's true clinical condition.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> analisar a acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem troca de gases prejudicada, em crianças com infecção respiratória aguda.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo de coorte prospectiva aberta, realizado com 136 crianças, acompanhadas por um período consecutivo de, no mínimo, seis dias e, no máximo, dez dias. Para coleta dos dados utilizou-se um instrumento baseado nas características definidoras do diagnóstico troca de gases prejudicada e na literatura pertinente acerca da avaliação pulmonar. Foram calculadas as medidas de acurácia de todas as características definidoras estudadas.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> o diagnóstico Troca de gases prejudicada esteve presente em 42,6% das crianças, na primeira avaliação. Hipoxemia foi a característica que apresentou as melhores medidas de acurácia. Respiração anormal apresentou elevado valor de sensibilidade e agitação, cianose e cor da pele anormal evidenciaram alta especificidade. Todas estas características apresentaram valor preditivo negativo acima de 70%, e cianose também se destacou pelo elevado valor preditivo positivo.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> hipoxemia foi a característica definidora que apresentou melhor capacidade preditiva para determinação de Troca de gases prejudicada. Estudos desta natureza permitem que o enfermeiro minimize a variabilidade existente nas situações clínicas apresentadas pelo paciente e identifique, de forma acurada, o diagnóstico de enfermagem que representa a sua verdadeira condição clínica.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> analizar la precisión de las características definitorias del diagnóstico de enfermería Deterioro del intercambio gaseoso, en niños con infección respiratoria aguda.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio de cohorte prospectivo abierto, realizado con 136 niños, acompañados por un período consecutivo de por lo menos seis días y como máximo de diez días. Para recolección de los datos se utilizó un instrumento basado en las características definitorias del diagnóstico Deterioro del intercambio gaseoso y en la literatura pertinente acerca de la evaluación pulmonar. Fueron calculadas las medidas de precisión de todas las características definitorias estudiadas.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> el diagnóstico Deterioro del intercambio gaseoso estuvo presente en 42,6% de los niños, en la primera evaluación. La hipoxemia fue la característica que presentó las mejores medidas de precisión. La respiración anormal presentó elevado valor de sensibilidad, agitación, cianosis y el color de la piel anormal evidenciaron alta especificidad. Todas estas características presentaron valor de predicción negativo arriba de 70%, y la cianosis también se destacó por el elevado valor de predicción positivo.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> la hipoxemia fue la característica definitoria que presentó mejor capacidad de predicción para determinación del Deterioro del intercambio gaseoso. Estudios de esta naturaleza permiten que el enfermero minimice la variabilidad existente en las situaciones clínicas presentadas por el paciente e identifique, de forma precisa, el diagnóstico de enfermería que representa su verdadera condición clínica.</p></sec> <![CDATA[Análise da trajetória dos pais latinos, variáveis culturais nas atitudes sexuais dos adolescentes, normas, auto-eficácia, e intenções sexuais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to test a theoretical model based on the Parent-Based Expansion of the Theory of Planned Behavior examining relation between selected parental, teenager and cultural variables and Latino teenagers' intentions to engage in sexual behavior.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> a cross-sectional correlational design based on a secondary data analysis of 130 Latino parent and teenager dyads.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> regression and path analysis procedures were used to test seven hypotheses and the results demonstrated partial support for the model. Parent familism and knowledge about sex were significantly associated with parents' attitudes toward sexual communication with their teenagers. Parent Latino acculturation was negatively associated with parents' self-efficacy toward sexual communication with their teenagers and positevely associated with parents' subjective norms toward sexual communication with their teenagers. Teenager knowledge about sex was significantly associated with higher levels of teenagers' attitudes and subjective norms about sexual communication with parents. Only the predictor of teenagers' attitudes toward having sex in the next 3 months was significantly associated with teenagers' intentions to have sex in the next 3 months.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> the results of this study provide important information to guide future research that can inform development of interventions to prevent risky teenager sexual behavior among Latinos.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> testar um modelo teórico com base na Expansão Parental da Teoria do Comportamento Planejado, examinando a relação entre pais selecionados, adolescentes e variáveis culturais e as intenções dos jovens latinos ao se envolverem com comportamento sexual.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> um design correlacional de corte transversal baseado em uma análise de dados secundários de 130 pares de pais e adolescentes latinos.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> procedimentos de regressão e de análise de trajetória foram usados para testar sete hipóteses e os resultados demonstraram um apoio parcial para o modelo. O familismo parental e o conhecimento sobre sexo foram significativamente associados com as atitudes dos pais em relação a comunicação sexual com seus filhos. A aculturação dos pais latinos foi negativamente relacionada com sua auto-eficácia na comunicação sexual com os adolescentes e positivamente relacionada com suas normas subjetivas na comunicação sexual com os jovens. O conhecimento do adolescente sobre sexo foi consideravelmente associado com os mais altos níveis de suas atitudes e normas subjetivas sobre a comunicação sexual com seus pais. Apenas o preditor das atitudes dos adolescentes sobre ter relações sexuais nos próximos três meses foi significativamente associado com as intenções dos adolescentes em ter relações sexuais nos próximos 3 meses..</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> os resultados deste estudo fornecem informações importantes para guiar pesquisas futuras que possam informar o desenvolvimento de intervenções para prevenir o comportamento sexual arriscado de adolescentes entre os latinos.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> poner a prueba un modelo teórico basado en " Parent-Based Expansion " y con base en la teoría del comportamiento planificado para examinar la relación entre los padres seleccionados, adolescente y variables culturales, como también en las intenciones de los adolescentes latinos a participar en el comportamiento sexual.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> un diseño correlacional transversal basado en un análisis de datos secundarios de 130 padres latinos y sus diadas adolescentes.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> regresión y procedimientos de análisis camino se utilizaron para probar siete hipótesis y los resultados demostraron un apoyo parcial para el modelo. El familismo y el conocimiento sobre el sexo de padres se asociaron significativamente con las actitudes de los padres hacia la comunicación sexual con sus hijos adolescentes. La aculturación de los padres latinos fue negativamente asociada con la autoeficacia los padres hacia la comunicación sexual con los adolescentes y alteran asociados a normas subjetivas de los padres hacia la comunicación sexual con los adolescentes. Conocimiento del adolescente sobre el sexo fue significativamente asociado con niveles más altos de las actitudes y normas subjetivas acerca de la comunicación sexual con padres adolescentes. Sólo el predictor de actitudes de los adolescentes teniendo sexo en los próximos 3 meses se asoció significativamente con la intención de adolescentes tiene relaciones sexuales durante los próximos 3 meses.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> los resultados de este estudio proporcionan información importante para orientar la investigación futura que puede informar al desarrollo de intervenciones para prevenir comportamiento sexual de riesgo entre los adolescentes latinos.</p></sec> <![CDATA[Presença e extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre crianças hospitalizadas por pneumonia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300512&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> to analyze the presence and extent of the primary health care attributes among children hospitalized for pneumonia.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> observational and retrospective study with hospital-based case-control design, developed in three hospitals associated to the Brazilian Unified Health System, located in a city of the State of São Paulo, Brazil. The study included 690 children under five years old, with 345 cases and 345 controls.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> both groups scored high for access to health services. In contrast, high scores for attributes such as longitudinality and coordination of care were observed for the controls. Despite low scores, integrality and family counseling were also high for the controls.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> knowledge of the aspects involving the primary health care attributes and its provision for child care are very important because they have the potential to support professionals and managers of the Brazilian Unified Health System in the organization of health services.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> analisar a presença e a extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre crianças hospitalizadas por pneumonia.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo observacional, retrospectivo, com delineamento caso-controle de base hospitalar, desenvolvido em três hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde, situados em um município do Estado de São Paulo, Brasil. Participaram do estudo 690 crianças menores de cinco anos de idade, sendo 345 casos e 345 controles.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> ambos os grupos apresentaram escores elevados para acesso aos serviços de saúde. Diferentemente, escores elevados para atributos como longitudinalidade e coordenação da atenção se revelaram nos controles. Apesar de escores baixos, integralidade e orientação familiar também foram maiores para os controles.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> o conhecimento dos aspectos que envolvem os atributos da Atenção Primária à Saúde e sua oferta para os cuidados da criança são de extrema importância, pois possuem potencial para fornecer subsídios aos profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde em uma perspectiva de organização dos serviços de saúde.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> analizar la presencia y la extensión de los atributos de la atención primaria a la salud entre niños hospitalizados por neumonía.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio observacional, retrospectivo, con delineamiento caso-control de base hospitalaria, desarrollado en tres hospitales con convenios con el Sistema Único de Salud (SUS), situados en un municipio del estado de Sao Paulo, Brasil. Participaron del estudio 690 niños menores de cinco años de edad, siendo 345 casos y 345 controles.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> ambos grupos presentaron puntajes elevados para acceso a los servicios de salud. Diferentemente, los puntajes elevados para atributos como longitudinalidad y coordinación de la atención se revelaron en los controles. A pesar de puntajes bajos, integralidad y orientación familiar también fueron mayores para los controles.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> el conocimiento de los aspectos de los atributos de la Atención Primaria a la Salud y su oferta para los cuidados del niño son de extremada importancia, ya que poseen potencial para suministrar auxilio a los profesionales y administradores del SUS en una perspectiva de organización de los servicios de salud.</p></sec> <![CDATA[Uso e influência dos Planos de Parto e Nascimento no processo de parto humanizado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300520&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVES:</title><p> get to know, analyze and describe the current situation of the Delivery and Birth Plans in our context, comparing the delivery and birth process between women who presented a Delivery and Birth Plan and those who did not.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> quantitative and cross-sectional, observational, descriptive and comparative cohort study, carried out over two years. All women who gave birth during the study period were selected, including 9303 women in the study.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> 132 Delivery and Birth Plans were presented during the first year of study and 108 during the second. Among the variables analyzed, a significant difference was found in "skin to skin contact", "choice of dilation and delivery posture", "use of enema", "intake of foods or fluids", "eutocic deliveries", "late clamping of the umbilical cord" and "perineal shaving".</p></sec><sec><title>CONCLUSIONS:</title><p> the Delivery and Birth Plans positively influence the delivery process and its outcome. Health policies are needed to increase the number of Delivery and Birth Plans in our hospitals.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> conhecer, analisar e descrever a situação atual dos Planos de Parto e Nascimento no contexto estudado, comparando o processo de parto e sua finalização entre as mulheres que apresentaram e as que não apresentaram um Plano de Parto e Nascimento.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo de coorte quantitativo, transversal, observacional descritivo comparativo, realizado durante um biênio. Foram selecionadas todas as mulheres que deram à luz no período estudado, incluindo 9303 mulheres.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> o número de Planos de Parto e Nascimento apresentados no primeiro ano foi de 132, contra 108 no segundo. Entre as variáveis analisadas, foi encontrada uma diferença significativa para "contato pele a pele", "eleição de posição de dilatação e parto", "uso de enema", "ingestão de alimentos ou líquidos", "partos normais", "clampeamento tardio do cordão" e "depilação do períneo".</p></sec><sec><title>CONCLUSÕES:</title><p> os Planos de Parto y Nascimento influenciam positivamente o processo de parto e sua finalização. São necessárias políticas sanitárias para aumentar o número de Planos de Parto e Nascimento apresentados nos hospitais estudados.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> conocer, analizar y describir la situación actual de los Planes de Parto y Nacimiento en nuestro entorno, comparando el proceso de parto y la finalización del mismo entre las mujeres que han presentado un Plan de Parto y Nacimiento y las que no lo han hecho.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio de corte cuantitativo, transversal, observacional descriptivo comparativo, en un bienio. Se ha seleccionada a la totalidad de mujeres que dieron a luz en el periodo de estudio, incluyéndose en el estudio un total de 9303 mujeres.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> el número de Planes de Parto y Nacimiento presentados en el primer año de estudio fue de 132, y en el segundo de 108. De las variables analizadas se encontró una diferencia significativa en "contacto piel con piel", "elección de postura en dilatación y parto", "uso de enema", "ingestión de alimentos o líquidos", "partos eutócicos", "pinzamiento tardío del cordón" y "rasurado del periné".</p></sec><sec><title>CONCLUSIONES:</title><p> los Planes de Parto y Nacimiento influyen positivamente en el proceso de parto y en la finalización del mismo. Son necesarias políticas sanitarias para aumentar el número de Planes de Parto y Nacimiento que se presentan en nuestros hospitales.</p></sec> <![CDATA[Percepção de estudantes de enfermagem sobre violência do parceiro: conhecimentos, crenças e função profissional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300527&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVES:</title><p> to analyse the knowledge, beliefs and perception of the professional role that nursing students have, about exerted violence against women in relationships.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> a descriptive qualitative study following the ecological model through 16 focus groups realized with 112 students from four nursing courses of four Spanish universities.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> the analytical categories were: knowledge, professional role, and beliefs about ones behaviour before the victim and the abuser. Students are unfamiliar with the characteristics of abuse, guidelines, protocols and screening questions and demand patterns for specific intervention. They do not identify their own professional role, be it delegated or specialized. Beliefs regarding their behaviour with the victim, not guided by professional criteria, perceive violence as a specific situation and disassociate the prevention of health care. They perceive the abuser as mentally ill, justifying the tolerance or delegation of performances.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONS:</title><p> students define preconceived ideas about couples' violence. Speeches reproduce and reinforce stereotypical myths, values indicative of inadequate training for nursing studies which raises the need to fortify the competencies in relation to intimate couples' violence in the curriculum.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> examinar os conhecimentos, crenças e a percepção da função profissional que têm os estudantes de enfermagem, sobre a violência contra as mulheres, nos relacionamentos íntimos.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo qualitativo, descritivo, seguindo o modelo ecológico, através de 16 grupos focais, realizado com 112 estudantes de quatro cursos de enfermagem, de quatro universidades espanholas.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> as categorias analíticas foram: conhecimento, função profissional e as crenças das ações do agressor sobre a vítima. Os estudantes desconhecem as características de abusos, diretrizes, protocolos, questões de triagem e de rastreamento, reivindicando diretrizes de intervenção específica. Não identificam sua própria função profissional, sendo delegada ou especializada. As crenças em relação a atuação com a vítima não são orientadas por padrões profissionais, percebendo a violência como uma situação específica e dissociando a prevenção dos cuidados em saúde. Eles percebem o agressor como um doente mental, justificando, assim, a tolerância ou delegação de ações.</p></sec><sec><title>CONCLUSÕES:</title><p> os alunos definem noções preconcebidas sobre violência do parceiro. Os discursos reproduzem mitos e reforçam valores estereotipados, indicando estudos insuficientes durante a formação em enfermagem, gerando a necessidade de reforçar as competências nos currículos em relação à violência do parceiro.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> analizar los conocimientos, las creencias y la percepción del rol profesional que tienen los estudiantes de Enfermería, acerca de la violencia ejercida contra las mujeres en las relaciones de pareja.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio cualitativo descriptivo siguiendo el modelo ecológico a través de 16 grupos focales realizados con 112 estudiantes de cuatro cursos de enfermería de cuatro universidades españolas.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> las categorías analíticas fueron: conocimientos, rol profesional, y creencias sobre las actuaciones ante la víctima y actuaciones ante el agresor. Los estudiantes desconocen características del maltrato, guías, protocolos y preguntas de detección y reclaman pautas de intervención puntuales. No identifican un rol profesional propio, sino delegado o especializado. Las creencias en relación a la actuación con la víctima, no se orientan por criterios profesionales, perciben la violencia como una situación puntual y desvinculan la prevención de la atención en salud. Perciben al maltratador como enfermo mental, lo que justifica la tolerancia o delegación de actuaciones.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONES:</title><p> los estudiantes definen ideas preconcebidas sobre violencia de pareja. Los discursos reproducen mitos y refuerzan valores estereotipados, indicativos de insuficiente formación durante los estudios de enfermería lo que plantea la necesidad de reforzar las competencias en relación a la violencia de pareja en los planes de estudios.</p></sec> <![CDATA[Visita agendada do profissional de enfermagem a idosos em seu domicílio: prevenção ou tratamento?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300535&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJETIVOS:</title><p> conocer la repercusión de la visita domiciliaria de los profesionales en enfermería a personas de 65 años o más, pluripatológicas, en morbimortalidad.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio retrospectivo caso-control por auditoria de historias clínicas. Muestreo aleatorio. Variables principales morbilidad, mortalidad; descriptivas: visitas de la enfermera, filiación, datos clínicos y socio sanitarios. Análisis por medidas de tendencia central, dispersión, posición, tabulación, frecuencias relativas, absolutas; no paramétricas, contrastes χ2; Wilcoxon-Mann-Whitney.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> se estudiaron a 1743 pacientes, de ellos 199 recibieron visita domiciliaria; la edad media de quien recibe visita es de 81,99 años; estos presentan mayor número de patologías de media 3,76; habitan en domicilio particular, si bien en conjunto presentan más institucionalización que los controles; el 50% no tiene identificado el Cuidador Principal; es mayor el número de visitas de las enfermeras a los pacientes que viven en residencias (p &lt; 0,001). El 50% de casos no tiene plan de cuidados, con relación significativa (p &lt; 0,001). No existen diferencias significativas en tiempo de vida entre los casos y los controles.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> la visita domiciliaria del profesional en enfermería no repercute en la morbimortalidad; visita a los pacientes cuando ya ha aparecido el problema de salud, no hay datos de prevención.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> compreender o impacto da visita domiciliar dos profissionais de enfermagem a pessoas com 65 anos ou mais, com diversas doenças, em morbimortalidade.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo retrospectivo, caso-controle, por levantamento de registros médicos. Amostragem aleatória. Como variáveis principais, morbidade e mortalidade; descritivo: visita do enfermeiro, filiação, dados clínicos e saúde social. Análise por medidas de tendência central, dispersão, posição, catalogação, frequências relativas e absolutas; não paramétricas, contraste χ2; Wilcoxon-Mann-Whitney.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> foram incluídos no estudo 1743, destes, 199 receberam visitas domiciliares; a média de idade de quem recebeu a visita é 81,99 anos; estes apresentam maior número de doenças, com média de 3,76; vivem em casa, embora juntos tenham mais institucionalização que os controles; 50% não tem um cuidador principal; o maior o número de visitas de enfermeiros são aos pacientes que vivem em casa (p &lt; 0,001); 50% não tem nenhum plano de saúde, com relação significativa (p &lt; 0,001). Não existem diferenças significativas na vida entre casos e controles.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> a visita domiciliar do profissional de enfermagem não tem impacto na morbimortalidade; a visita ocorre quando os pacientes já têm problemas de saúde, sem dados de prevenção.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> conocer la repercusión de la visita domiciliaria de los profesionales en enfermería a personas de 65 años o más, pluripatológicas, en morbimortalidad.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio retrospectivo caso-control por auditoria de historias clínicas. Muestreo aleatorio. Variables principales morbilidad, mortalidad; descriptivas: visitas de la enfermera, filiación, datos clínicos y socio sanitarios. Análisis por medidas de tendencia central, dispersión, posición, tabulación, frecuencias relativas, absolutas; no paramétricas, contrastes χ2; Wilcoxon-Mann-Whitney.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> se estudiaron a 1743 pacientes, de ellos 199 recibieron visita domiciliaria; la edad media de quien recibe visita es de 81,99 años; estos presentan mayor número de patologías de media 3,76; habitan en domicilio particular, si bien en conjunto presentan más institucionalización que los controles; el 50% no tiene identificado el Cuidador Principal; es mayor el número de visitas de las enfermeras a los pacientes que viven en residencias (p &lt; 0,001). El 50% de casos no tiene plan de cuidados, con relación significativa (p &lt; 0,001). No existen diferencias significativas en tiempo de vida entre los casos y los controles.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> la visita domiciliaria del profesional en enfermería no repercute en la morbimortalidad; visita a los pacientes cuando ya ha aparecido el problema de salud, no hay datos de prevención.</p></sec> <![CDATA[Desgaste profissional, stress e satisfação no trabalho do pessoal de enfermagem em um hospital universitário]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300543&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVES:</title><p> to describe the social and work characteristics of the nursing staff at a tertiary hospital in the Public Health Service of Andalucía, to assess the degree of professional professional burnout and job satisfaction of those professionals and to study the possible relation between the professional burnout variables and the stress and job satisfaction levels on the one hand and social and employment variables on the other.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> descriptive and cross-sectional study in a sample of 258 baccalaureate and auxiliary nurses. As research instruments, an original and specific questionnaire was used to collect social and employment variables, the Maslach Burnout Inventory, the Nursing Stress Scale and the Font-Roja questionnaire. Descriptive, inferential statistics and multivariate analysis were applied.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> average scores were found for professional stress and satisfaction, corresponding to 44,23 and 65,46 points, respectively. As regards professional burnout, an average score was found on the emotional exhaustion subscale; a high score for depersonalization and a low score for professional accomplishment. Studies are needed to identify the scores on these subscales in health organizations and to produce knowledge on their interrelations.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> descrever as características sócio-ocupacionais do pessoal de enfermagem de um hospital terciário do Serviço Público de Saúde de Andalucía, avaliar o grau de stress ocupacional, desgaste profissional e satisfação no trabalho daqueles profissionais e estudar a possível relação entre as dimensões do desgaste profissional e os níveis de stress e satisfação no trabalho com variáveis do tipo sócio-ocupacional.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo descritivo transversal em uma mostra de 258 enfermeiros/as e auxiliares. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados um questionário original e específico para coletar variáveis sócio-ocupacionais, o Maslach Burnout Inventory, a Nursing Stress Scale e o questionário Font-Roja. Foram aplicadas estatística descritiva, inferencial e análise multivariada.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> foram alcançadas pontuações médias para stress ocupacional e satisfação, de 44.23 e 65.46 pontos, respectivamente. No que diz respeito ao desgaste profissional, foi evidenciado uma pontuação média na subescala de exaustão emocional; elevado para a despersonalização e baixa para a realização pessoal.</p></sec><sec><title>CONCLUSÕES:</title><p> o nível de exaustão emocional é médio, alto para a despersonalização e baixo para a realização pessoal. São necessários estudos que visam identificar seus níveis existentes nas organizações de saúde e produzir conhecimentos sobre suas interrelações.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> describir las características sociolaborales del personal de enfermería de un hospital de tercer nivel del Servicio Sanitario Público de Andalucía, evaluar el grado de estrés laboral, desgaste profesional y satisfacción laboral de aquellos profesionales y estudiar la posible relación entre las dimensiones del desgaste profesional y los niveles de estrés y satisfacción laboral con variables de tipo sociolaboral.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio descriptivo transversal en una muestra de 258 enfermeros/as y auxiliares. Como instrumentos de investigación se utilizó un cuestionario original y específico que recogía variables de tipo sociolaboral, el Maslach Burnout Inventory, la Nursing Stress Scale y el cuestionario Font-Roja. Se aplicó estadística descriptiva, inferencial y análisis multivariante.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> se obtuvieron puntuaciones medias en estrés laboral y satisfacción, de 44.23 y 65.46 puntos, respectivamente. En cuanto al desgaste profesional, se evidenció un nivel medio de la subescala de agotamiento emocional; elevado para la despersonalización y bajo en el caso de la realización personal.</p></sec><sec><title>CONCLUSIONES:</title><p> el nivel de agotamiento emocional es medio, elevado para la despersonalización y bajo en la realización personal. Resultan necesarios los estudios que traten de identificar los niveles de los mismos existentes en las organizaciones sanitarias y generar conocimiento acerca de sus interrelaciones.</p></sec> <![CDATA[Avaliação dos atributos da atenção primária na perspectiva das usuárias que vivenciam o cuidado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300553&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVE:</title><p> this study sought to assess the quality of the Family Health Strategy (FHS) and investigated the association between primary care attributes (PCAs) and the sociodemographic characteristics of users.</p></sec><sec><title>METHOD:</title><p> a total of 215 female FHS users were interviewed for this descriptive and cross-sectional study. The Primary Care Assessment Tool (PCATool), Adult Edition was used, and the results were analyzed using Fisher's exact tests, Pearson's chi-square tests and logistic regressions.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> the lowest average score corresponded to the dimension "accessibility" (1.80), and the highest score corresponded to "access" (8.76). The results corresponding to the attributes "longitudinality", "coordination", "comprehensiveness", and "orientation" were not significant. No association was found between the participants' sociodemographic characteristics and the essential, derivative, and general attributes (p&gt;0.05).</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> several attributes must be improved across all the investigated services from the perspective of female FHS users.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> avaliar a qualidade da Estratégia Saúde da Família e verificar a associação dos atributos da atenção primária com as características sociodemográficas das usuárias.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudo descritivo e transversal, no qual foram entrevistadas 215 usuárias da Estratégia Saúde da Família. Foi utilizado o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária na versão adulto e feito os testes exato de Fisher, qui-quadrado de Pearson e regressão logística.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> verificou-se que a dimensão "acessibilidade" apresentou menor média (1,80). Por outro lado, "acesso" foi a dimensão mais bem avaliada (8,76). Os atributos: "longitudinalidade", "coordenação", "integralidade" e "orientação" tiveram resultados insatisfatórios. Ao avaliar a associação entre as características sociodemográficas das usuárias e os atributos essenciais, derivado e geral, não houve associações entre os atributos e as características (p&gt;0,05).</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> na perspectiva das usuárias, todos os serviços possuem atributos que precisam ser melhorados.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVO:</title><p> evaluar la calidad de la Estrategia Salud de la Familia y verificar la asociación de los atributos de la atención primaria con las características sociodemográficas de las usuarias.</p></sec><sec><title>MÉTODO:</title><p> estudio descriptivo y transversal, en el cual fueron entrevistadas 215 usuarias de la Estrategia Salud de la Familia. Fue utilizado el Instrumento de Evaluación de la Atención Primaria en la versión adulto y se realizaron las pruebas: Exacta de Fisher, Chi-cuadrado de Pearson y regresión logística.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> se verificó que la dimensión "accesibilidad" presentó el menor promedio (1,80). Por otro lado, "acceso" fue la dimensión más bien evaluada (8,76). Los atributos: "longitudinalidad", "coordinación", "integralidad" y "orientación" tuvieron resultados insatisfactorios. Al evaluar la asociación entre las características sociodemográficas de las usuarias y los atributos esenciales, derivado y general, no hubo asociaciones entre los atributos y las características (p&gt;0,05).</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> en la perspectiva de las usuarias, todos los servicios poseen atributos que precisan ser mejorados.</p></sec> <![CDATA[A experiência da família da criança e/ou adolescente em cuidados paliativos: flutuando entre a esperança e a desesperança em um mundo transformado pelas perdas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300560&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <sec><title>OBJECTIVES:</title><p> to understand the family's experience of the child and/or teenager in palliative care and building a representative theoretical model of the process experienced by the family.</p></sec><sec><title>METHODOLOGY:</title><p> for this purpose the Symbolic Interactionism and the Theory Based on Data were used. Fifteen families with kids and/or teenagers in palliative care were interviewed, and data were collected through semi-structured interviews.</p></sec><sec><title>RESULTS:</title><p> after the comparative analysis of the data, a substantive theory was formed "fluctuating between hope and hopelessness in a world changed by losses", composed by: "having a life shattered ", "managing the new condition", "recognizing the palliative care" and "relearning how to live". Hope, perseverance and spiritual beliefs are determining factors for the family to continue fighting for the life of their child in a context of uncertainty, anguish and suffering, due to the medical condition of the child. Along the way, the family redefines values and integrates palliative care in their lives.</p></sec><sec><title>CONCLUSION:</title><p> staying with the child at home is what was set and kept hope of dreaming about the recovery and support of the child's life, but above all, what takes it away even though temporarily is the possibility of their child's death when staying within the context of the family.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> compreender a experiência da família da criança e/ou adolescente em cuidados paliativos e construir um modelo teórico representativo do processo vivenciado pela família.</p></sec><sec><title>METODOLOGIA:</title><p> para tanto, utilizou-se do Interacionismo Simbólico e da Teoria Fundamentada nos Dados. Foram entrevistadas 15 famílias de crianças e/ou adolescentes em cuidados paliativos, e os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> após a análise comparativa dos dados, construiu-se a teoria substantiva "flutuando entre a esperança e a desesperança em um mundo transformado pelas perdas", composta por: "tendo a vida estilhaçada", "manejando a nova condição", "reconhecendo os cuidados paliativos" e "reaprendendo a viver". Esperança, perseverança e crenças espirituais são fatores determinantes para que a família possa continuar lutando pela vida do filho em um contexto de incertezas, angústia e sofrimento, decorrentes do estado clínico da criança. Ao longo da trajetória, a família redefine valores e integra os cuidados paliativos em suas vidas.</p></sec><sec><title>CONCLUSÃO:</title><p> permanecer com o filho em casa foi o que configurou e manteve a esperança de continuar sonhando com a recuperação e manutenção da vida da criança, mas, acima de tudo, é o que afasta, ainda que temporariamente, a possibilidade da morte do filho, quando ele permanece no contexto da família.</p></sec><hr/><sec><title>OBJETIVOS:</title><p> conocer la experiencia de la familia del niño y / o adolescente en los cuidados paliativos y construir un modelo teórico que representa el proceso vivido por la familia.</p></sec><sec><title>METODOLOGÍA:</title><p> para ello, hemos utilizado la interacción simbólica y la Teoría Fundamentada. Entrevistamos a 15 familias de niños y / o adolescentes en los cuidados paliativos, y los datos se obtuvieron a través de entrevistas semi-estructuradas.</p></sec><sec><title>RESULTADOS:</title><p> tras el análisis de datos comparativos, se construyen una teoría sustantiva "fluctuante entre la esperanza y la desesperanza en un mundo transformado por las "pérdidas", que consiste en "tener las vidas destrozadas", "manejo de la nueva condición", "reconociendo los cuidados paliativos "y" volver a aprender a vivir ". La esperanza, la perseverancia y creencias espirituales son factores determinantes para la familia para seguir luchando por la vida de su hijo en un contexto de incertidumbre, la angustia y el sufrimiento que resulta de la condición médica del niño. A lo largo de la historia, los valores familiares y restablecen e integran los cuidados paliativos en sus vidas.</p></sec><sec><title>CONCLUSIÓN:</title><p> quedarse con el niño en casa era fue lo que mantuvo la esperanza de seguir soñando con la restauración y el mantenimiento de la vida del niño, pero, sobre todo, es lo aleja, aunque sea temporalmente, de la posibilidad de la muerte del niño cuando permanece en el contexto familiar.</p></sec>