Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-403620160003&lang=en vol. 24 num. 92 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[NOTA DA EDITORA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300493&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300494&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Evidence of a school composition effect in Rio de Janeiro public schools]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300498&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper discusses the implementation of federal and municipal assessment systems in Brazil, and how it has influenced the educational debate and newly shaped policies. The empirical analyses focus on public municipal schools in Rio de Janeiro and test the plausibility of the school composition effect theory. The approach combines different datasets provided by the Rio de Janeiro Educational Department: a) Prova Rio – longitudinal assessment for all public schools; b) Pupil Profile – longitudinal assessment with information on all pupils, including family profile and school placement. Evidence from different models suggests the plausibility of school-mix effect theory. Data corroborates the claim that at least part of a purported “school effect” could be explained by a particular mix of pupils.<hr/>Resumo O artigo testa a plausabilidade da teoria do “efeito mistura” ou da composição social das escolas no desempenho dos alunos. Discute também a implementação dos sistemas federal e municipais de avaliação externa e como influenciaram o debate educacional e ajudaram a formulação de novas políticas públicas. O estudo utiliza duas bases de dados principais disponibilizadas pela secretaria municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro: a) Prova Rio – avaliação externa que permite acompanhamento longitudinal dos alunos; b) Base Cadastro de Alunos – possui informações sobre o perfil das famílias de todos os alunos matriculados na rede pública. Evidências iniciais de diferentes modelos analíticos sugerem a plausabilidade da teoria do “efeito mistura”. Os dados corroboram a hipótese que pelo menos parte do que hoje é interpretado como um “efeito escola” poderia ser explicado pela composição social das escolas.<hr/>Resumen El artículo se pone a prueba la plausibilidad de la teoría del “efecto de mezcla” o la composición social de las escuelas en el rendimiento de los estudiantes. También se analiza la aplicación de los sistemas federal y locales de evaluación externa y cómo influyeron en el debate educativo y ayudaron a formular nuevas políticas públicas. El estudio utiliza dos bases de datos principales proporcionadas por el consejo municipal de educación de la ciudad de Río de Janeiro: a) Prueba de Río – evaluación externa que permite el seguimiento longitudinal de los estudiantes; b) Base de Estudiantes de Registro – tiene información sobre el perfil de las familias de todos los estudiantes matriculados en público. La evidencia inicial de diferentes modelos de análisis sugieren la plausibilidad de la teoría del “efecto de mezcla”. Los datos apoyan la hipótesis de que al menos parte de lo que ahora se interpreta como un “efecto de la escuela” podría explicarse por la composición social de las escuelas. <![CDATA[Validity of academic motivation scale for the Brazilian higher education students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300522&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A avaliação dos processos motivacionais relacionados à aprendizagem, permanência e abandono estudantil na Educação Superior tem despertado interesse acadêmico e demandas por instrumentos padronizados. Este estudo objetivou apresentar evidências de validade psicométrica para a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) em amostra de 715 estudantes universitários sul-brasileiros. Os resultados corroboram a validade transcultural da escala, apresentando bons índices de consistência interna e análise fatorial confirmatória coerente com o modelo estrutural de sete fatores. Embora sejam sugeridos alguns ajustes semânticos, a versão brasileira da EMA mostrou-se uma medida confiável e válida para avaliar o construto da motivação relacionada à formação universitária, revelando predomínio de motivação autodeterminada nos estudantes pesquisados. Resultados obtidos a partir da EMA podem ser relevantes para o planejamento pedagógico e políticas voltadas à conclusão dos estudos universitários.<hr/>ABSTRACT Research into the connection between motivational processes to learning and the issue of retention and dropout rates in Higher Education (HE) has been growing steadily due to academic interest and the need for the development of measuring instruments. This study aimed at testing the validity of the Academic Motivation Scale (AMS) using a sample of 715 university students from the South Region of Brazil. Findings have corroborated the transcultural validity of the scale, high internal consistency and confirmatory factor analysis coherent with a seven type structural model. The Brazilian version of AMS seems to be a reliable and valid instrument of measurement to evaluate the issue of motivation in HE, revealing that there is a high predominance of self-determination in research students; however, we suggest some minor semantic adjusts. These results could inform educational policies and pedagogical planning aiming at encouraging the successful conclusion of higher education courses.<hr/>Resumen La evaluación de los procesos motivacionales relacionados al aprendizaje, permanencia y abandono estudiantil en la Educación Superior promueve interés académico y demandas por instrumentos estandarizados. Este estudio objetivo presenta evidencias de validad psicométrica para la Escala de Motivación Académica (EMA) en una amuestra de 715 estudiantes universitarios sur-brasileños. Los resultados corroboran la validad transcultural de la escala, presentando buenos índices de consistencia interna y análisis factorial confirmatoria coherente con el modelo estructural de 7 factores. Aunque sean sugeridos algunos ajustes semánticos, la versión brasileña de EMA se mostró una medida confiable para evaluar el constructo de la motivación universitaria, revelando predominio de motivación auto-determinada en los estudiantes pesquisados. Resultados obtenidos a partir de EMA pueden ser relevantes a la planificación pedagógica y políticas dirigidas a la conclusión de los estudios. <![CDATA[Racionality and managerialism in the São Paulo educational policy of 1995 to 2014: beyond conjunctures]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300546&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetiva apresentar o modelo de gestão que embasa a política educacional paulista de 1995 a 2014, reconstruindo, para tanto, a lógica que sustenta e entrelaça os principais programas, projetos e ações implementados no período. A partir de análise bibliográfica e documental, verificou-se que, nesse período, os eixos racionalização organizacional, mudança nos padrões de gestão e melhoria na qualidade do ensino, mantiveram-se como base da reforma educacional no Estado. Sob essa configuração, o material analisado revela que tal processo sustenta-se num modelo gerencialista e de racionamento da educação e, por conseguinte, da própria qualidade do ensino.<hr/>Abstract This article presents a management model that supports the São Paulo’s educational policy from 1995 to 2014, rebuilding the logic that underlies and intertwines the main programs, projects and activities implemented during the period. Based on a literature review and document analysis, it was found that, during this period, the organizational streamlining, changing patterns of management and quality of teaching improvement axes remained as the basis education reform. Under this setting, the analyzed material shows that this process is sustained by an education managerialist and rationing model and therefore the quality of teaching itself.<hr/>Resumen En este artículo se presenta un modelo de gestión que apoya la política educativa de São Paulo desde 1995 hasta 2014, la reconstrucción, tanto para la lógica que subyace y entrelaza los principales programas, proyectos y actividades realizadas durante el período. Sobre la base de la literatura y análisis de documentos, encontramos que en este período, los ejes, la racionalización de la organización, cambios en los patrones de gestión y mejora de la calidad de la enseñanza se han mantenido como el fundamento de la reforma de la educación en el estado. Bajo este escenario, el material analizado muestra que este proceso se sustenta en un modelo gerencial y el racionamiento de la educación y, por tanto, la calidad de la enseñanza en sí. <![CDATA[Dialogical pedagogy for higher education democratization]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300579&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A expansão da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituições educacionais, indagando se esta reproduz as relações sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiências sociais de jovens estudantes e de professores universitários, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialógica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipótese, com três eixos fundamentais das interações sociais de estudantes e professores: as tendências de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relações autoritárias, bem como a negação da capacidade crítica dos indivíduos.<hr/>Abstract Higher education expansion leads to enroll socio-culturally diverse students. In fact, does greater enrollment lead to increasing democratic opportunities? This research project focuses the assumed neutrality of educational institutions: do they reproduce social relations and power structures? In search of updating the dialogical pedagogy concept, it analyzed the social experiences, interaction of students and faculty members in a university. Multiple case study involved young students of two teacher education undergraduate programs. Its results show the high value attributed to friendship, creativity and mutual respect, as well as the concern with non-interested students. This project generated a hypothesis encompassing three fundamental axes of the student body and faculty social interaction: the denial of students’ critical capacity by faculty, moreover the trends to inculpate each other for failure and to develop authoritarian relations.<hr/>Resumen La expansión de la Educación superior amplía la diversidad socio-cultural de sus estudiantes. ¿Este incremento de matrículas realmente conduce a crecientes oportunidades educativas? Esta investigación tiene foco sobre la supuesta neutralidad de las instituciones educativas: ¿ellas reproducen de facto las relaciones sociales, así como las estructuras de poder? En búsqueda de la actualización del concepto de pedagogía dialógica, esta investigación analizó las experiencias sociales de interacción entre estudiantes y profesores de una universidad. Se efectuó un estudio de casos múltiples con docentes y estudiantes de dos programas de formación de maestros. Los resultados señalaron el alto valor atribuido a la amistad, creatividad y respeto mutuo, así como la preocupación con el desinterés de parte de los estudiantes. Entonces, se generó una hipótesis, involucrando tres ejes fundamentales de la interacción entre los dos grupos: la negación de la capacidad crítica de los estudiantes por sus profesores, además de las tendencias a culparse mutuamente por el fracaso y a desarrollar relaciones autoritarias. <![CDATA[Ten schools, two quality standards. A research on ten public high schools in the state of Ceará, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300609&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Tomando por base os resultados no Enem de 2011, realizou-se, ao longo de 2013 e 2014, uma pesquisa comparativa de cinco das dez escolas de Ensino Médio da rede estadual do Estado do Ceará com melhor desempenho, e de cinco entre as dez com rendimento mais fraco, quatro do interior e seis da capital. Os instrumentos de coleta de dados foram: visitas às escolas, entrevistas com um membro do núcleo gestor, com professores, alunos e funcionários e aplicação de um questionário numa turma de alunos e com professores. O objetivo era descobrir o que as escolas de melhor desempenho tinham que as de desempenho nitidamente insuficiente não tinham. A partir dos resultados, foi construído um “retrato falado” de cada escola, apontando suas principais características. Logo ficou evidenciado que existem dois padrões escolares mutuamente excludentes e irreconciliáveis, o que foi traduzido em duas tipologias ideal-típicas reveladoras da situação e susceptíveis de fornecer elementos para a elaboração de políticas educacionais. Este artigo omite os “retratos falados” de cada escola por falta de espaço, e concentra-se na apresentação e discussão das duas tipologias de maneira a explicitar e explicar o duplo padrão, verdadeiro dualismo, existente entre estabelecimentos de uma mesma rede escolar pública. A conclusão levanta questionamentos provocados pela pesquisa.<hr/>Abstract This paper having as a background the 2011 Enem exams and based on field research conducted in 2013 and 2014 in the state of Ceará, compare five of the ten best scoring public high schools with five of the ten worst performers. Of the ten researched public high schools, four were located in the countryside while six were in the capital. Data collection relied on instruments such as schools visits; interviews with a member of the executive division, teachers, students and staff; and the application of a questionnaire with students and teachers. The objective was to reveal the motives that led to good and poor performance. The collected data sketched a prototype of each school, indicating its main characteristics. Gradually, two mutually exclusive and irreconcilable types, a kind of two ideal types of public high schools, emerged from the research that could help provide insights for future educational policy recommendations. Due to size limits, the article refrained from providing a prototype for each school. Instead, it placed its priority on building the two typologies as a mean to explicit and explain the dualities found between good and poor performers within the same public school system. In the conclusion it contended with issues and debates provoked by the findings.<hr/>Resumen Tomando como base los resultados del Enem del año 2011, se realizó durante el 2013 y 2014, una investigación comparativa en cinco de las diez escuelas de enseñanza media de la red estatal del Estado de CEARÁ que tuvieron el mejor desempeño, y de cinco, entre esas diez, cuyo rendimiento fue el más flojo; cuatro del interior del Estado y seis de la capital. Los procedimientos para lograr reunir los hechos fueron: visitas a las escuelas, entrevistas con un miembro del núcleo gestor, con profesores, alumnos y funcionarios, y la utilización de un cuestionario para un grupo de alumnos y profesores. El objetivo era descubrir qué poseían las escuelas de mejor desempeño y de qué carecían las de rendimiento claramente insuficiente. A partir de los resultados fue constituido un “retrato hablado” de cada escuela, anotando sus principales características. Después, quedó evidenciado que existen dos modelos escolares mutuamente excluyentes e irreconciliables entre sí, lo cual fue determinado en dos tipologías típicamente ideales reveladoras de la situación y susceptibles de proveer elementos para la elaboración de políticas educacionales. Este articulo omite los “retratos hablados” de cada escuela por falta de espacio y se limita a la presentación y discusión de las dos tipologías, a fin de explicar y aclarar el doble modelo de dualismo patente, que existe entre las escuelas de una misma red pública. La conclusión origina cuestionamientos provocados por la investigación. <![CDATA[The relationship between summative and formative assessment: Impossibility or challenge?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300637&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A avaliação somativa das aprendizagens dos alunos é, em muitos países, um imperativo. A avaliação formativa, embora recomendada pelos documentos curriculares e pela investigação, acontece de forma esporádica na sala de aula. A articulação entre estas duas modalidades de avaliação é, nos dias de hoje, ainda pouco estudada. O propósito deste artigo é o de problematizar e discutir respostas conducentes a uma possível articulação. Recorrerei à educação matemática para ilustrar certas situações de prática. A partir destas e da reflexão sobre os aportes teóricos usados, proporei um conjunto de princípios orientadores que nortearão a articulação entre a avaliação somativa e formativa, aqui entendida como um processo em complementaridade, em relação, e não em simultaneidade.<hr/>Abstract In many countries, summative assessment of students’ achievement is imperative. Formative assessment, although recommended by the curricular documents and research, only takes place in the classroom sporadically. The relationship between these two types of assessment is sparse studied until the present. The purpose of this article is to discuss and confront answers that will lead to a possible articulation. I will use the mathematics education to illustrate certain practice situations. Based on these situations and the reflection about the theoretical framework, I will propose a set of principles that will guide the relationship between summative and formative assessment, here understood as a process in complementarity, in relation, rather than simultaneity.<hr/>Resumen La evaluación sumativa del aprendizaje de los estudiantes es, en muchos países, un imperativo. La evaluación formativa, aunque es recomendada por los documentos curriculares y por los estudios en ésta materia, sucede de forma esporádica en las aulas. La relación entre ambos tipos de evaluación es hoy, todavía, poco estudiada. El propósito de este artículo es discutir y debatir las respuestas que conducen a una posible articulación entre ambas. Recurriré a la educación matemática para ilustrar ciertas situaciones en la práctica. A partir de éstas y la reflexión sobre las teorías utilizadas, voy a proponer una serie de principios que guiarán la relación entre la evaluación sumativa y formativa, aquí entendida como un proceso de complementariedad y no de simultaneidad. <![CDATA[Evaluation and human rights educational policies: contradictions between regulation and emancipation in basic education in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300670&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This study aims to analyze the contradictions between anthropological and teleological aspects of evaluation and human rights in educational policies for basic education in Brazil. The study focuses on the contradictions by analyzing policy documents related to the two themes. The results suggest the ways that contradictions in the anthropological and teleological perspectives assumed by these policies obstruct provision of basic education that includes social quality. Basic educational evaluation policies are aimed at regulation, seeking to produce indices that normalize and homogenize the subjects of education, legitimizing identities. On the other hand, human rights educational policies aim to emancipate subjects by considering the diversity that characterizes and organizes them, enabling the creation of resistance and project identities that can operate from a counter-hegemonic perspective.<hr/>Resumo A investigação tem por objetivo analisar as contradições entre aspectos antropológicos e teleológicos nas políticas de avaliação e de educação em direitos humanos para a educação básica. O estudo assume como categoria central a contradição na análise de documentos legais relativos às temáticas em discussão. Os resultados da pesquisa apontam o quanto as contradições nas perspectivas antropológicas e teleológicas, dessas políticas incidem como obstáculos na efetivação da educação básica de qualidade social. As políticas de avaliação da educação básica têm como finalidade a regulação, com vistas à produção de índices que normatizam e hegemonizam os sujeitos, produzindo identidades legitimadoras. Por outro lado, as políticas de educação em direitos humanos têm por finalidade a emancipação dos sujeitos, considerados na diversidade que os caracteriza e configura, possibilitando a constituição de identidades de resistência e de projetos capazes de atuar numa perspectiva contra-hegemônica.<hr/>Resumen La investigación tiene como objetivo analizar las contradicciones entre los aspectos antropológicos y teológicos de la evaluación y los derechos humanos en las políticas educativas para la educación básica en Brasil. El estudio toma como categoría central la contradicción en el análisis de documentos legales relacionados con los temas en discusión. Los resultados de la investigación muestran cómo las contradicciones en las perspectivas antropológica y teológica, asumidas por estas políticas obstruyen la ejecución de una educación básica de calidad social. Las políticas de evaluación en Brasil están dirigidas a la regulación, con miras a los índices que normalizan y homogeneizan los sujetos de la educación, produciendo identidades legitimadoras. Por otra parte, las políticas educativas en los derechos humanos tienen como objetivo la emancipación de los sujetos, considerando la diversidad que los caracteriza y configura, lo que permite la creación de identidades de resistencia y de proyectos identidades que pueden operar desde una perspectiva contra hegemónica. <![CDATA[Educational public policies: voices who emerges of docent work in childhood education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300697&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo, decorrente de pesquisa de mestrado, aborda as políticas públicas no campo da Educação Infantil (EI) focalizando a constituição da docência na perspectiva da afirmação da indissociabilidade do educar e cuidar. Discute a questão da presença de diferentes grupos de profissionais docentes atuando com o mesmo grupo de crianças. Sustenta-se no desenvolvimento de pesquisa de abordagem qualitativa de orientação sócio-histórica, com procedimentos metodológicos de observação participante e entrevistas. Os dados sinalizam, no bojo das políticas públicas educacionais, que a constituição da docência na EI interage com um repertório hierárquico oficial composto de aspectos referentes à formação requisitada, atribuições demandadas e delineamento das carreiras, com suas políticas de reconhecimento e valorização, enfraquecendo a perspectiva da indissociabilidade do educar e cuidar nesse campo.<hr/>Abstract This article, resulting from a master´s degree research, addresses the public policy in early childhood education (ECE), focusing on the teaching in view of the statement of inseparability between educating and caring. It discusses the issue of the presence of different groups of teachers working with the same group of children. It is argued in the development of qualitative research of socio-historical orientation, with methodological procedures of participant observation and interviews. The data indicate, in the midst of the educational public policies, that the constitution of teaching in early childhood education interacts with an official hierarchical repertoire consisting of aspects related to required training, demanded attributes and delineation of the careers, with its recognition and valorization policies, weakening the prospect of the inseparability of education and care in this field.<hr/>Resumen En este artículo, derivado de la investigación de maestría, se aborda la política pública en el campo de la Educación de la Primera Infancia (ECE), centrándose en la creación de la enseñanza en vista de la afirmación de la inseparabilidad de la educación y el cuidado. Discute la cuestión de la presencia de diferentes grupos de profesores profesionales que trabajan con el mismo grupo de niños. Sostenido en el desarrollo de la investigación cualitativa de orientación socio-histórica, con los procedimientos metodológicos de la observación participante y entrevistas. Los datos indican, en medio de las políticas educativas, que la constitución de la enseñanza en la IE interactúa con un repertorio jerárquico oficial y se compone de aspectos relativos a la formación necesaria, que las asignaciones de diseño exigieron de las carreras profesionales, con sus políticas de reconocimiento y aprecio, lo que debilita la perspectiva de la inseparabilidad de la educación y el cuidado en este campo. <![CDATA[Technical Vocational Education and Training: analysis and perspectives from LDB/1996 to CONAE 2014]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300719&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esse artigo tem como objetivo analisar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil em documentos recentes de grande importância nas definições das políticas públicas de ensino. É realizada uma análise documental compreendendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei no 9.394/1996, os decretos no 2.208/1997 e no 5.154/2004, a Lei no 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação no decênio 2014-2024, e os documentos final e referência das Conferências Nacionais de Educação de 2010 e 2014. Nesses documentos, foram encontrados e destacados alguns indícios de defesa de diferentes concepções de Educação Profissional e Tecnológica, e identificada uma grande importância conferida às Conferências Nacionais de Educação na articulação e construção das políticas educacionais e do Plano Nacional de Educação vigente.<hr/>Abstract This article analyzes the conception of Technical Vocational Education and Training (TVET) in Brazil on recent documents of great importance in the definitions of public policies for education. A documentary analysis is performed comprising of the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB), of Law 9,394/1996, of decrees 2,208/1997 and 5,154/2004, of Law 13,005/2014 that comes from the National Education Plan (PNE) between 2014 and 2024 and of the End-Document and Reference-Document from the National Conferences on Education (CONAE) 2010 and 2014. Were found and shown in these documents some evidence of the use of different conceptions of TVET and identified a great importance given to the CONAE’s in the articulation and construction of educational policies and the current PNE.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar el concepto de Educación Profesional y Tecnológica (EPT) en Brasil considerando los recientes documentos de gran importancia en la definición de las políticas públicas de educación. Un análisis documental se efectúa en la Ley de Directrices y Bases de la Educación (LDB) - Ley no. 9394/1996, en los decretos 2.208/1997 y 5.154/2004, en la Ley no. 13.005/2014 que se ocupa del Plan Nacional de Educación (PNE) en el decenio 2014-2024 y en el Documento-Final y en el Documento-Referencia de las Conferencias Nacionales de Educación (CONAE) en 2010 y 2014. Fueron encontrados y se destaca en estos documentos cierta evidencia de uso de las diferentes concepciones de EPT y se identificó una gran importancia dada la CONAES, la articulación y la construcción de las políticas educativas y el PNE actual. <![CDATA[The gender gap in technology education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000300743&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Los datos del sistema educativo y los del ámbito empresarial indican que la presencia femenina en los estudios y profesiones relacionadas con las TIC sigue siendo minoritaria. Además señalan que en el paradigma tecnológico imperante los hombres crean y gestionan la innovación digital y las mujeres son usuarias de dichas innovaciones, persistiendo el riesgo de que aumente la brecha de género. Recordemos que las TIC sustentan la comunicación, la ciencia, la cultura, la economía y la innovación, de forma ubicua y a nivel planetario. La hipótesis de la socialización diferencial de los géneros goza de plausibilidad científica como explicación del menor interés de las mujeres por este ámbito del saber desde edades tempranas. Este estudio analiza las barreras de género en la educación tecnológica, las sinergias que las sostienen y el papel de la educación para que mujeres y hombres sean corresponsablemente agentes activos de la creación y desarrollo de las TIC.<hr/>Resumo Os dados do sistema educativo e os da área empresarial indicam que a presença feminina nos estudos e profissões relacionadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) continua a ser minoritária. Além disso, assinalam que, no paradigma tecnológico imperante, os homens criam e gerem a inovação digital e as mulheres são utilizadoras dessas inovações, persistindo o risco de aumentar a exclusão de gênero, pois, na sociedade digital, as TIC sustentam a comunicação, a ciência, a cultura, a economia e a inovação, de maneira ubíqua e a nível planetário. A hipótese da socialização diferencial dos gêneros goza de plausibilidade científica como explicação do menor interesse das mulheres nesta área do saber desde idades precoces. Este estudo analisa as barreiras de gênero na educação tecnológica, as sinergias que as sustentam e o papel da educação para que mulheres e homens sejam responsavelmente agentes ativos da arquitetura e desenvolvimento das TIC.<hr/>Abstract Data on the educational system and on the business environment suggest that female representation in ITC-related studies and careers continues to be in a minority. Moreover, they show that in the prevailing technological paradigm, men create and manage digital innovations and women are users of such innovations, thus the risk of a growing gender gap persists, since ITCs underpin communication, science, culture, economy and innovation in this digital society, both ubiquitously and globally. The hypothesis of gender-differential socialisation is scientifically plausible as an explanation of women’s lower interest in this area of knowledge from an early age. This study analyses gender barriers to technological education, their underlying synergies and the role of education for women and men to share the responsibility of being active agents in ITCs’ architecture and development.