Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-403620140003&lang=en vol. 22 num. 84 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Municipal school-charts and the reorganization of the school network in Portugal's Central Region: from demographic conditions to political decision making</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Desde 2005 que se assiste à assunção da Carta Educativaenquanto instrumento legitimador do planeamento estratégico e do reordenamento prospetivo das redes educativas municipais, cujos efeitos mais visíveis são traduzidos pelo encerramento de largas centenas de escolas do ensino primário (1º Ciclo do ensino básico) e pela construção de centenas de Centros Escolares. O presente artigo, com base numa investigação em curso, em catorze municípios da região central, está focado na identificação e análise das principais tendências de reordenamento da rede educativa do 1º Ciclo preconizadas nas respetivas Cartas Educativase cuja interpretação tem em conta a forma como todo o processo foi encarado, em termos de planeamento. A passagem de um planeamento de caraterísticas centralizadoras a um planeamento estratégico ofereceu ao reordenamento da rede escolar novas lógicas que se traduziram por diferentes respostas por parte dos municípios portugueses.<hr/>Since 2005 the municipal School-chart has established itself as a tool for the legitimization of strategic planning and for the prospective reorganization of school networks at the municipal level, its most visible effects being the closing of many hundreds of primary schools (also known as 1st cycle, i.e., first through fourth grades) and the building of hundreds of School Centers. Based on current research carried out in fourteen municipalities of Portugal's central region, the present article aims to identify and analyze major trends in the reorganization of the network of primary schools as laid out in their School-charts, with special attention being paid to how the entire process was dealt with in the context of planning. The shift from a centralizing type of planning to strategic planning allowed for the emergence of fresh rationales in the reorganization of the school network, which in turn resulted in a variety of responses on the part of the municipalities.<hr/>Desde el año 2005 se viene observado la ascensión de la Carta Educativa como instrumento legitimador de la planificación estratégica y de la reordenación prospectiva de las redes educativas municipales, cuyos efectos más visibles se traducen en el cierre de centenas de escuelas de la enseñanza primaria (1º Ciclo de enseñanza básica) y también en la construcción de centenas de Centros Escolares. El presente artículo, basado en una investigación en marcha, realizada en catorce municipios de la región central brasileña, se focaliza en la identificación y análisis de las principales tendencias de reordenación de la red educativa del 1º Ciclo preconizadas en las respectivas Cartas Educativas y cuya interpretación toma en cuenta la forma como todo el proceso se elaboró, en términos de planificación. El pasaje de una planificación de características centralizadoras a una planificación estratégica ofreció nuevas lógicas a la reordenación de la red escolar que se traducen en distintas respuestas por parte de los municipios portugueses. <![CDATA[<b>University for All Program (PROUNI): who gets what, how and when?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tema central deste artigo é o Programa Universidade para Todos (PROUNI), criado pelo governo federal em 2004 visando à expansão do acesso à educação superior no país. Analisamos a política, tomando como referência a proposta de definição criada por Lasswell (1936). Buscamos identificar quais atores ganharam o quê, quando e como, a partir do processo político desenvolvido durante a formulação do programa. A hipótese de trabalho foi construída a partir de Pinto (2004), o qual sugeriu que as instituições privadas de educação superior passariam a pressionar o governo em busca de recursos para superar a situação diagnosticada no início da última década, quando as taxas de ociosidade de vagas andavam acima de 740 mil. Analisamos os principais mecanismos do PROUNI: os critérios de acesso, os tipos de bolsas, as exigências qualitativas do ensino e os mecanismos de controle institucionais criados para acompanhar a implementação da política. Em razão disso, concluímos que os atores sociais privatistas tiveram êxito em influenciar as decisões governamentais em prol das expectativas do mercado, o que acarreta na ratificação da tese de Downs (1999), para o qual os atores que têm sua renda afetada por uma política pública estarão sempre mais bem informados e dispostos a participar das discussões que envolvem sua definição.<hr/>The central theme of this article is the Programa Universidade para Todos (PROUNI), created by the federal government in 2004 aiming at the expanding access to higher education in the country. We analyzed the politics with reference to the proposal for the definition created by Lasswell (1936). I try to identify which actors will have won what, when and how, from the political process developed during the formulation of the program. My working hypothesis wasconstructed from Pinto (2004) which has suggested that private institutions of higher education would start to pressure the government for resources to overcome the situation diagnosed early in the last decade, when rates of idleness vacancies were walking up 740,000. I analyzed the main mechanisms PROUNI: access criteria, types of scholarships, the qualitative requirements of education and institutional control mechanisms created to monitor the implementation of policy. As a result, I conclude that social actors privatists were successful in influencing government decisions in favor of market expectations, resulting in the ratification of the thesis Downs (1999), for which the actors have their income affected by a policy public better informed and are always willing to participate in discussions that involve its definition.<hr/>El tema central de este artículo es el Programa Universidad para Todos (PROUNI), creado por el gobierno federal en 2004, destinado a ampliar el acceso a la educación superior en Brasil. Analizamos la política bajo la orientación de la definición que Lasswell (1936) propuso. Buscamos identificar dentro de ese contexto quiénes fueron los ganadores, qué es lo que obtuvieron, cuándo lo hicieron y cómo, a partir del proceso político desarrollado durante la formulación del programa. La hipótesis de trabajo se construyó a partir de Pinto (2004), el cual sugiere que las instituciones privadas de educación superior pasarían a presionar al gobierno solicitando recursos para superar la situación diagnosticada a principios de la década pasada, cuando las tasas de ociosidad de plazas eran superior a 740.000. Analizamos los principales mecanismos del PROUNI: criterios de acceso, tipos de becas, los requisitos de calidad de la enseñanza y de los mecanismos de control institucional creados para monitorear la implementación de la política. En consecuencia, se concluye que los actores sociales privatistas lograron influir en las decisiones del gobierno a favor de las expectativas del mercado, dando lugar a la ratificación de la tesis de Downs (1999), para el cual los actores que ven afectados sus ingresos por una política pública están mejor informados y dispuestos a participar en los debatesrelacionados con su definición. <![CDATA[<b>The academic performance as a quality indicator from the High School transition to Higher Education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo deriva de estudo e teve como objetivo propor um modelo de avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes que transitam da Educação Básica para a Educação Superior a partir da abordagem teórica das transições. Mais especificamente, buscou-se conhecer fatores associados ao êxito na transição Ensino Médio-Educação Superior. Neste sentido, apresentam-se perspectivas de análise acerca do desempenho acadêmico, bem como diversas de suas definições ou conceitos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa, por sua vez, são do tipo ex post fato e compreendem uma aplicação descritiva com enfoque preditivo e de desenvolvimento longitudinal. O modelo de avaliação proposto foi validado nos cursos de licenciatura em Letras, História, Matemática e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Constatou-se, a partir de análise descritiva e de regressão, que os antecedentes dos alunos de Matemática e Biologia apresentam diferenças significativas com relação ao dos alunos de Letras e História; e que a formação recebida na educação básica, principalmente no Ensino Médio, é fator fundamental no desempenho acadêmico durante os dois primeiros semestres de estudos universitários.<hr/>This study aims to propose a model to evaluate the academic performance of students who pass the Basic Education to Higher Education from the theoretical approach of the transitions. More specifically, we seek to know indicators associated with the success in the transition from the High School to the HigherEducation. Thus, this article addresses the analytical perspectives on academic performance as well as their differing definitions or concepts. The methodological research procedures are the type ex post facto, and understand the application of the descriptive method with a predictive approach and longitudinal development. The proposed evaluation model was validated in bachelor degree of Languages, History, Mathematics and Biology at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). In fact, what was found, from descriptive and regression analysis, was that the background of the students of Mathematics and Biology presents significant differences with regard to students of Languages and History, and the education received in the basic level, especially in High School is a fundamental factor in academic performance during the first two semesters of the university studies.<hr/>Este artículo deriva de estudio que tuvo por objetivo proponer un modelo de evaluación del rendimiento académico de los estudiantes que transitan de la Enseñanza Básica para la Educación Superior a partir del abordaje teórico de las transiciones. Especialmente, se ha buscado conocer los factores asociados al éxito en la transición entre la Enseñanza Secundaria y la Educación Superior. En este sentido, nuestro artículo se centra en las perspectivas de análisis sobre el rendimiento académico, así como en sus diversas definiciones o conceptos. Ya los procedimientos metodológicos de la investigación son del tipo ex post fato, y abarcan la aplicación del método descriptivo con un enfoque predictivo y cuyo desarrollo es longitudinal. El modelo de evaluación propuesto ha sido validado en los cursos de licenciatura de Letras, Historia, Matemáticas y Biología de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Se ha constatado, a partir de análisis descriptivo y de regresión, que los antecedentes de los alumnos de Matemáticas y Biología presentan diferencias significativas con relación a los alumnos de Letras e Historia; y que la formación recibida en la Educación Básica, principalmente,en la Enseñanza Secundaria, es factor fundamental en el rendimiento académicodurante los dos primeros semestres de estudios universitarios. <![CDATA[<b>Socioeconomic index of Brazilian basic education schools</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta a metodologia e os resultados do desenvolvimento de um índice de nível socioeconômico das escolas de educação básica do Brasil. Os dados provêm dos questionários contextuais aos quais os alunos respondam nas avaliações educacionais feitas pelo governo federal nesse nível de ensino. Foram consideradas as respostas válidas de 20.806.062 alunos em 21 bases de dados. Para estimar o índice, itens relacionados às dimensões escolaridade e ocupação dos pais do aluno e a renda familiar foram agregados, empregando-se um modelo da Teoria da Resposta ao Item. Os resultados foram validados mostrando-se fidedignos. Correlações com outros índices semelhantes são positivas e altas. A correlação com a renda per capita dos municípios revela que a realidade nacional vista por um indicador econômico e um indicador obtido pelas respostas a um questionário é, no nível macro, a mesma. A avaliação de especialistas em diferentes localidades do país coincide com a retratada pelo indicador.<hr/>This article presents the methodology and the results of a new index of socioeconomic status of the schools of basic education in Brazil. The data used are from the contextual questionnaires filled by students at the time they answer the cognitive tests of several educational assessments organized by the federal government. Valid responses from 20,806,062 students in 21 databases were considered. In order to estimate the index, items related to the dimensions of education and occupation of student's parents and family income were aggregated using a model of Item Response Theory. The results were validated showing to be quite reliable. Correlations of the index introduced in this paper with similar indices, especially the per capita income of municipalities are positive and high This shows that the reality described by the national economic indicator and an indicator obtained by students responses to a questionnaire in an educational evaluation, at the macro level, are basically the same. The assessment of socioeconomic status of schools as perceive by educational specialists in different localities of the country coincides with the one depicted by the indicator.<hr/>Este artículo presenta la metodología y los resultados del desarrollo de un índice de nivel socioeconómico de las escuelas de educación básica en Brasil. Los datos proceden de los cuestionarios contextuales que los alumnos contestaron en las evaluaciones educativas que el gobierno federal realizó para este nivel de educación. Se incluyeron en este estudio respuestas válidas de 20.806.062 estudiantes de 21 bases de datos diferentes. Para estimar el índice se agregan los indicadores sobre las dimensiones de escolaridad, ocupación de los padres y los ingresos de la familia de los estudiantes y se utiliza un modelo de la Teoría de Respuesta al Ítem. Los resultados fueron alidados y se pude demostrar que son confiables. Las correlaciones con índices similares son positivas y altas. La correlación con la renta per cápita de los municipios muestra que la realidad vista por un indicador económico nacional y un indicador obtenido mediante respuestas a un cuestionario contextual contestados por estudiantes, en el nivel macro, es la misma. La evaluación de los especialistas en distintas localidades del país coincide con la retratada por el indicador. <![CDATA[<b>Not all that glitters is gold: a case of secondary education curricular change</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os currículos do ensino médio brasileiro têm a tradição histórica do enciclopedismo. Apesar disso, têm recebido sucessivamente novas disciplinas segundo decisões centrais, que dependem de execução descentralizada. Uma delas foi a Língua Espanhola, por motivos geopolíticos e geoestratégicos. Este trabalho efetua um balanço preliminar da introdução da disciplina, inclusive o perfil do professor. Os resultados revelam o improviso para atender à legislação e normas, considerando a grande quantidade de docentes sem formação adequada para ministrar esta disciplina. Ademais, quase a metade dos estabelecimentos declara não oferecê-la efetivamente. Esta mudança evidencia que decisões governamentais estão sujeitas às limitações das burocracias e aos jogos políticos, o que pode resultar na sua própria deslegitimação.<hr/>Brazilian secondary education curricula follows an historical encyclopedic tradition. However, new subjects have been added, according to central decisions, dependent on decentralized execution. One of them is these subjects is the Spanish language, based on geopolitical and geo-economic reasons. This paper analyses the preliminary results, including the teachers' profile. Evidences point out the high degree of improvisation, particularly employing a significant number of unprepared teachers. Almost a half of the schools declared not to offer that language. This change indicates that governmental decisions are subject to the bureaucracy's limits and to the political games, which may have as consequence their own de-legitimation.<hr/>La lengua española forma parte del plan de estudios de la educación secundaria por razones geopolíticas y geoeconómicas, según Ley Nº 11.161, del 5 de agosto de 2005. Este trabajo, desde la perspectiva sociológica del currículo, analiza la correspondiente legislación y normas, así como su práctica, inclusive el perfil del profesor, según los datos del Censo Escolar de 2012. Los resultados revelan un gran grado de improvisación, con la participación de elevado número de profesores sin cualificaciones adecuadas. Casi la mitad de las escuelas declaró no ofrecer la lengua española efectivamente. Estas constataciones llaman la atención para el plan de estudios de la educación secundaria, que se presenta fragmentado en numerosas asignaturas aisladas, tienen alto costo y complejidad, además de elevada selectividad sociocultural. Una de las consecuencias es la improvisación de profesores en asignaturas diferentes de aquellas para las cuales están preparados. <![CDATA[<b>Evidences of ENADE - changes in the Mathematics graduates profile</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo contribuir para as reflexões sobre políticas públicas referentes aos cursos de graduação em Matemática com um diagnóstico sobre: evolução da oferta, perfil dos concluintes e sua colocação no mercado de trabalho. Para isso, recorremos aos dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Observou-se que o aumento da oferta não foi acompanhado pela procura de formação na área, além de a razão entre número de matrículas e de concluintes ser baixa. Para descrição do perfil socioeconômico dos concluintes, recorremos à Análise de Componentes Principais, com dados de todos os concluintes das áreas que realizaram o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior), de 2004 a 2011. Com os fatores obtidos, mostramos que os concluintes de Matemática estão entre os que possuem, em média, menor afluência socioeconômica dentre as áreas de conhecimento avaliadas pelo ENADE. Existe, também, uma diferença entre os graduados em Bacharelado e em Licenciatura, estes últimos menos afluentes. Por fim, a pesquisa amostral do Censo 2010 permitiu detectar que o magistério é a carreira da maioria dos matemáticos, principalmente os do sexo feminino, mas também mostra que muitos atuam em atividades de nível médio ou não afins com a área. Este estudo é facilmente replicável para outras áreas do conhecimento.<hr/>This study aims to contribute to the discussions on public policies concerning graduate courses in Mathematics with a diagnosis of: evolution of the supply, the profile of graduates and their placement in the labor market. For this, we used data from the INEP (National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira) and IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics). It was observed that the increase in supply was not accompanied by the interest in the area of mathematics, and the ratio between the number of enrollments and graduates is low. For description of the socioeconomic profile of students who complete the course we appealed to the Principal Component Analysis, with data from all areas of the graduates who took the ENADE (National Survey of Student of Higher Education Performance) 2004-2011. The factors obtained show that, on average, Mathematics graduates are among those socioeconomically less affluent among the areas evaluated by ENADE. One can also note a difference among those with a BA and those with a License (in Brazil, a BA in Math does not entitle a person to teach, a License is necessary. Students with BA go on to get MSc and PhD), the latter less affluent. Finally, the survey sample of the 2010 Census allowed detecting that the teaching is the career of most mathematicians, especially for women, but also shows that many operate in activities midlevel or not related to the area. This study is easily replicable for other areas.<hr/>Este estudio tiene como objetivo contribuir a los debates sobre el plan de estudios de los cursos de licenciatura en Matemáticas con diagnóstico sobre: tendencias en la oferta, el perfil de los graduados y su colocación en el mercado laboral. Para ello, hemos utilizado los datos de INEP (Instituto Nacional de Estudios de la Educación Anísio Teixeira) y de IBGE (Instituto Brasileño de Geografía y Estadística). Se observó que el aumento de la oferta no ha sido acompañado por la demanda de formación en matemáticas y la proporción entre la matrícula y los graduados es baja. Para la descripción del perfil socioeconómico de los graduados se utilizó el Análisis de Componentes Principales, con los datos de todos los graduados de las áreas que realizaron el ENADE (Encuesta Nacional sobre el Rendimiento de los Estudiantes de la Educación Superior) del 2004 al 2011. Los factores obtenidos muestran que los graduados de matemáticas se encuentran entre aquellos con menor riqueza socioeconómica. Hay aún una diferencia entre los alumnos de Grado Universitario y Profesorado, los últimos con menor grado de riqueza. Por último, la muestra del Censo 2010 permitió observar que la docencia es la carrera de la mayoría de los matemáticos, especialmente mujeres, y también muestra que muchos operan en actividades de nivel medio o no relacionadas con el área. <![CDATA[<b>The right to primary education through the reading of the results of IDEB and educational policy in Curitiba-PR - Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute o papel do Estado na garantia do direito à educação a partir do cotejamento entre as ações governamentais e os resultados do IDEB das escolas públicas do Ensino Fundamental. Após apresentar as bases sobre as quais a análise teoricamente se sustenta, especialmente em Weber e Bourdieu, o trabalho apresenta e discute a (não) priorização ao Ensino Fundamental a partir dos dados do IDEB. As conclusões demonstram que a etapa do Ensino Fundamental (anos iniciais ou finais) que é priorizada pelo poder público tende a apresentar resultados mais homogêneos e ascendentes, significando, com isto, a ampliação do direito à educação. De outro lado, quando o poder público não prioriza dada parte do Ensino Fundamental, a heterogeneidade parece imperar, deixando os alunos que estão submetidos a esta condição mais dependentes de outras variáveis para ter o seu direito à educação garantido.<hr/>The article discusses the State role in guaranteeing the right to education based on the conciliation between government actions and IDEB results in public primary schools. After presenting the basis in which the theoretically analysis operates, especially Weber and Bourdieu, the paper presents and discusses the (non) prioritization to primary education from the data of IDEB. The findings show that the basic education (early or final grades) prioritized by the government tends to provide more homogeneous results, meaning with this some expansion of the right to education. On the other hand, when the government does not prioritize certain part of basic education, heterogeneity seems to dominate, leaving the students who are forced into this position more dependent of other variables to have their right to education guaranteed.<hr/>El artículo aborda el papel del Estado en el ítem de garantizar el derecho a la educación a partir del cotejo entre las acciones gubernamentales y los resultados del IDEB (Índice de la Educación Básica) de las escuelas públicas de la enseñanza fundamental. Después de presentar las bases teóricas del análisis, especialmente Weber y Bourdieu, el texto presenta y discute la (no) prioridad a la educación primaria a partir de los datos del IDEB. Los resultados muestran que la etapa de educación básica (años iniciales o finales) priorizada por el gobierno tiende a proporcionar resultados más homogéneos y crecientes, lo que significa ensanchamiento del derecho a la educación. Por otra parte, cuando el gobierno no da esa prioridad a cierta parte de la educación básica, la heterogeneidad parece dominar, lo que deja a los estudiantes que están en estas condiciones más dependientes de otras variables para garantizar su derecho a la educación. <![CDATA[<b>Evaluation of student support policy developed by Unirio: the Permanency Scholarship Project</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo avaliar a adequação da Bolsa Permanência concedida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) aos estudantes oriundos de segmentos socioeconômicos menos favorecidos, considerando as especificidades da Universidade e dos estudantes contemplados com a referida bolsa. Foi desenvolvido numa abordagem responsiva uma vez que o aprofundamento do conhecimento dos elementos da cultura institucional é essencial para a compreensão da ação avaliada e pretendeu refletir os valores e perspectivas dos estudantes e profissionais envolvidos com a Bolsa Permanência. A coleta de dados foi realizada com a utilização de um questionário e um roteiro de entrevistas. Foram obtidos dados de 71 estudantes bolsistas matriculados em 19 diferentes cursos de Graduação e realizadas duas entrevistas com o Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE). A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Foi realizado exame de coerência dos resultados identificando convergências e possíveis divergências entre a visão dos estudantes bolsistas e a visão proposta pela administração da universidade. Os resultados encontrados sinalizam para a possibilidade de a Bolsa Permanência atingir os propósitos para os quais foi criada.<hr/>This study aimed to evaluate the adequacy of the Permanency Scholarship granted by Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) to students from disadvantaged socioeconomic segments. The study was conducted in a responsive approach since a deeper understanding of the elements of institutional culture is essential to understanding the evaluated action and intended to reflect the values and perspectives of students and professionals involved with Permanency Scholarship. Data collection was performed with the use of a questionnaire and an interview script. There were 71 obtained data from scholarship students enrolled in 19 different graduate courses, and two interviews were conducted with Department of Community and Student Affairs (DACE). The analysis of data was conducted using descriptive statistics. Examination consistency exams of the results and possible differences between scholarship students and the view proposed by the University administration were developed. The found results point to the possibility of Permanency Scholarship achieve the goals for which was created.<hr/>El presente estudio tiene por objeto evaluar la adecuación de la Beca Permanencia concedida por La Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro (UNIRIO) a los estudiantes de los segmentos socioeconómicos menos favorecidos, teniéndose en cuenta las especificidades de la Universidad y de los estudiantes que la referida Beca contempló. El trabajo se ha desarrollado dentro de un abordaje responsivo, ya que es esencial profundizar el conocimiento de los elementos de la cultura institucional para que se pueda comprender la acción evaluada y también por la intención de reflexionar sobre los valores y las perspectivas de los estudiantes profesionales becarios. La recolección de datos se hizo a través de la utilización de un cuestionario y una guía de entrevistas. Se obtuvieron datos de 71 estudiantes becarios matriculados en 19 distintos cursos de Graduación y se realizaron dos entrevistas con el Departamento de Asuntos Comunitarios y Estudiantiles (DACE). El análisis de los datos se obtuvo a través de estadística descriptiva, donde se practicó examen de coherencia de los resultados identificando convergencias y posibles divergencias entre la visión de los estudiantes becarios y la visión que la administración de la Universidad propuso. Los resultados señalan la posibilidad de que la Beca Permanencia haya alcanzado los propósitos para los cuales fue creada. Al final del estudio se presentan recomendaciones con el propósito de contribuir para mejorar la Beca Permanencia desarrollada por la UNIRIO. <![CDATA[<b>Assessment of learning over times of continued progression: what has changed? A study of Master and Doctorate reports on the subject (2000-2010)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo são analisadas 22 teses e dissertações produzidas no período de 2000 a 2010 sobre avaliação escolar no regime de progressão continuada. É um trabalho de revisão de produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: referência bibliográfica, estrutura do trabalho, procedimentos metodológicos, objetivos, referencial teórico, conclusões, qualidade do resumo e contribuições para o debate. Verificou-se que os trabalhos fizeram pouca referência às pesquisas correlatas e quase não trouxeram novas contribuições. Concluiu-se que futuros trabalhos sobre essa temática devem avançar em aspectos pouco desenvolvidos nas pesquisas analisadas como o estabelecimento de relações entre os dados da pesquisa empírica e o contexto mais amplo da educação brasileira e o aprofundamento da análise e interpretação dos dados. Para isso, as pesquisas de revisão da produção acadêmica podem trazer contribuições importantes.<hr/>This article is about learning assessment for continuous progression system, and it analyzed 22 reports for master and doctorate levels over the period of 2000-2010. It is an academic review and the following information was obtained through the entire reading of texts: bibliographic reference, text structure, methodological procedures, objectives, theoretical framework, conclusions, abstract quality and debate contributions. It has been found that the referred reports did not mention the ones previously written on the same subject and there had been no contribution for news findings. It has been concluded that future work on this topic ought to talk about those aspects which have not yet been mentioned on the analyzed researches as follows: the establishment of relations between the data of empirical research and the broader context of Brazilian education and the improvement of the data analysis and interpretation. Therefore, it is important to emphasize that the research of the academic production review may bring valuable contributions for further studies.<hr/>En este artículo se analizan 22 tesis y disertaciones producidas durante el período de 2000 a 2010, sobre el sistema de evaluación escolar de progresión continua. Se trata de un trabajo de revisión académica, de una lectura minuciosa de textos y recolección de informaciones, tales como: referencia bibliográfica, estructura de trabajo, procedimientos metodológicos, objetivos, marco teórico, conclusiones, resumen y calidad de las contribuciones al debate. Se verificó que los trabajos hicieron poca referencia a las investigaciones correlativas y casi no trajeron nuevas contribuciones. Se concluyó que las futuras investigaciones académicas sobre este tema deben avanzar en aspectos poco desarrollados en los trabajos analizados como el establecimiento de relaciones entre los datos de la investigación empírica y el contexto más amplio de la educación brasileña y profundizar el análisis e interpretación de datos. Para ello, los análisis de revisión de la producción académica pueden aportar contribuciones importantes. <![CDATA[<b>Why can't we do as Korea did?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Coreia virou o farol que iluminaria a trajetória de todas as nações que querem avançar a sua educação. É um caso rematado de transformação radical. De país devastado pela guerra e educacionalmente estagnado, passa a liderar o globo na cobertura e qualidade da sua educação. E junto vem o desenvolvimento econômico. Isso tudo é verdade. Mas é copiável? Como a China e o Japão, trata-se de uma civilização milenarmente avançada, com realizações expressivas na administração pública, Educação Superior e inovações tecnológicas. Só a lista dessas proezas já sugere que podemos aprender algo, mas nossa cultura (ou incultura) é profundamente distinta. Portanto, não saberíamos adotar muito do que fizeram.<hr/>Korea has become the source of inspiration to all countries which want to improve their education. In fact, its radical transformation is a well-known success story. From a country devastated by wars and stuck in its education, it is now in the leading edge in coverage and quality of its education. And economic development followed these advances. All this is correct. But can other nations reproduce it? As China and Japan, Korea is a country with several millennia of civilization. Its achievements range from public administration, higher education and technological innovations. Perusing the list of its advances, it seems that we can learn something. But our culture (or lack of it) is particularly different. Countries such as Brazil would not be able to successfully copy much of what Koreans did.<hr/>Corea se transformó en un farol que iluminaría la trayectoria de los países que tratan de desarrollar su educación. Es un caso clásico de transformación radical. De un país devastado por guerras y mediocre en su educación, se convierte en líder mundial en la cobertura y la calidad de su enseñanza. Y junto con ello se origina el desarrollo económico. Todo esto es verdad. Pero, ¿se trata de un modelo copiable? Así como China y Japón, Corea es una civilización avanzada desde mucho tiempo atrás, con éxitos impresionantes en administración pública, educación superior e innovaciones tecnológicas. Sólo recordar esas hazañas ya nos sugiere que podemos aprender algo, pero hay que tener en cuenta que nuestra cultura (o incultura) es muy diferente. No es el mejor modelo para nosotros.