Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-403620190050&lang=en vol. num. AHEAD lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[The educational response to the most capable students in plans on attention to diversity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005001011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen La atención a la diversidad es un principio básico del sistema educativo español y su finalidad es dar respuesta a las necesidades de los estudiantes escolarizados en sus centros. En esta diversidad, los estudiantes de altas capacidades han ido adquiriendo cierta visibilidad en el diagnóstico y la intervención. La normativa nacional establece el Plan de Atención a la Diversidad (PAD de aquí en adelante) como el instrumento básico para planificar, implementar y evaluar las medidas de atención a la diversidad de diferentes colectivos, entre ellos, el de los alumnos más capaces. Mediante la técnica del análisis de contenido, esta colaboración analiza los PAD en una muestra de centros escolares de la provincia de Palencia perteneciente a la Comunidad Autónoma de Castilla y León. Concluye que, en dichos planes, la presencia de medidas educativas dirigidas a los más capaces es nula o meramente testimonial no trascendiendo más allá de la normativa en la que se fundamentan, resultando ser una necesidad desarrollar estos planes en la práctica educativa real.<hr/>Resumo A atenção à diversidade é um princípio básico do sistema educativo espanhol e a sua finalidade é dar resposta às necessidades dos alunos que o frequentam. Nesta diversidade, os alunos com altas habilidades vão ganhando certa visibilidade no diagnóstico e na intervenção. A normativa nacional estabeleceu o Plano de Atenção à Diversidade (PAD) como o instrumento básico para planejar, implementar e avaliar as medidas de atenção à diversidade dos diferentes grupos, entre eles, o dos alunos mais capazes. Pela técnica de análise de conteúdo, esta colaboração analisa os PAD numa amostra de estabelecimentos escolares da província de Palencia, na Comunidade Autónoma de Castela e Leão. Conclui que nos referidos planos, a presença de medidas educativas destinadas aos mais capazes é nula ou puramente testemunhal, não ultrapassando as regulamentações nas quais se fundamenta, pelo que se verifica ser necessário desenvolver esses planos na prática educativa real.<hr/>Abstract Attention to diversity is a core principle of the Spanish educational system. It aims at meeting the needs of the students enrolled in its institutions. This diversity has helped to give visibility to high intellectual potential students as per their diagnosis and intervention. National regulations lay down the Plan on Attention to Diversity (PAD, by its Spanish initials) as the essential tool to plan, implement and assess the measures concerning attention to the diversity of the different groups, inter alia, the most capable students. By using the content analysis technique, this collaboration analyzes PADs from a sample of schools in the Spanish province of Palencia, in the autonomous region of Castile-Leon. It concludes that in certain plans, the presence of educational measures aimed at the most capable students is zero or a mere token and does not go beyond the regulations on which they are based, thus it becomes necessary to develop these plans in actual educational practice. <![CDATA[Expansion of compulsory schooling in Brazil: what happened to secondary education?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005001012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo é resultado de uma pesquisa, que teve como objeto de estudo a ampliação do direito à Educação, considerando o acesso ao Ensino Médio para jovens de 15 a 17 anos. Tem como referência legal o que determinam a Constituição Federal, a partir da Emenda Constitucional n o 59/2009, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n o 9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei n o 13.005/2014). Considera que um pressuposto para a universalização do acesso à Educação é a condição da obrigatoriedade escolar. É analisado o movimento da matrícula na última etapa da Educação Básica, no período compreendido entre 2009 e 2016. As fontes primárias para coleta dos dados foram o Censo Escolar da Educação Básica e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), apreciando as 27 Unidades da Federação. A análise indica que houve, no período, um processo de inclusão educacional da faixa etária, sobretudo nos estados que apresentavam maior exclusão. Nas redes estaduais, o aumento médio da matrícula foi de 12,7% e na rede federal de 102,4%.<hr/>Abstract This article is the result of a research that had as object of study the expansion of the right to secondary education for 15 to 17 year old youngsters. Its legal references are the determinations of the Federal Constitution, through the Constitutional Amendment No. 59/2009, the Guidelines and Base Law (law 9.394/1996) and the National Education Plan 2014-2024 (law 13.005/2014). The study considers that compulsory schooling is a prerequisite for the universalization of access to education. We analyzed enrolment in the last stage of Basic Education, in the period between 2009 and 2016. The primary sources for data collection were the National Household Sample Survey (PNAD), considering the 27 Units of the Federation. The analysis indicates that, during the period, there was a process of educational inclusion of this age group, especially in the states with the highest exclusion. In the state’s networks, the average increase is 12.7% and in the federal network is 102.4%.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objeto de estudio la ampliación del derecho a la educación considerando el acceso a la enseñanza media para jóvenes de 15 a 17 años. Tiene como referencia legal lo establecido por la Constitución Federal a partir de la Enmienda Constitucional (EC) 59/2009, la Ley de Directrices y Bases de la Educación (Ley 3.394/1996) y el Plan Nacional de Educación 2014-2024 (Ley 13.005/2014). La condición de la obligatoriedad escolar se ve como un presupuesto para la universalización del acceso. Se analiza el movimiento de la matrícula en la última etapa de la Educación Básica en el período comprendido entre 2009 y 2016. Considera que un presupuesto para la universalización del acceso a la educación es la condición de la obligatoriedad escolar. Se analiza el movimiento de la matrícula en la última etapa de la Educación Básica, en el período comprendido entre 2009 y 2016.Las fuentes primarias para la recolección de los datos fueron el Censo Escolar de la Educación Básica y la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilio (PNAD), apreciando las 27 Unidades de la Federación. El análisis indica que hubo, en el período, un proceso de inclusión educativa de la franja etaria, sobre todo en los Estados que presentaban mayor exclusión. En las redes estatales, el aumento promedio de la matrícula fue del 12,7% y en la red federal del 102,4%. <![CDATA[National Pact for Strengthening High School Education: Continuing education teachers in Chapecó – SC]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005001013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta dados sobre a formação continuada de professores ofertada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no período de 2014 a 2015. O trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos orientadores de estudo do Pacto sobre a formação desenvolvida junto a professores de 10 escolas públicas estaduais pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, Oeste de Santa Catarina. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturada e suas análises apresentam o parecer do orientador de estudo, as mudanças nas ações dos professores e os impactos do término do PNEM. Os resultados indicaram que a formação foi de significativa qualidade, induzindo ao reconhecimento do estudante em sua individualidade. Como aspecto negativo, encontra-se a finalização do PNEM, bem como o temor do aumento da desvalorização da docência diante da Reforma do Ensino Médio.<hr/>Abstract This article presents data about the continuing education of teachers offered under the National Pact for Strengthening High School Education (PNEM), for 2014 and 2015. The objective of the study was to investigate the perceptions of the supervisors of the study of the influence of the Pact on the training offered to teachers in 10 state public schools under the Regional Educational Administration (Gered), of Chapeco in Western Santa Catarina state. The data were obtained from semistructured interviews and their analyses present the report of the supervisor of the study, the changes in the actions of the teachers and the impacts of the termination of the PNEM program. The results indicate that the training offered to teachers was of significant quality, inducing the recognition of the individuality of students. The termination of the National Pact for Strengthening High School Education was a negative factor, as was the fear of an increased devaluation of teachers under the High School Reforms proposed.<hr/>Resumen Este artículo presenta datos sobre la formación continuada de los docentes que ofrece el Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Escuela Secundaria (PNEM) en el período 2014-2015. El propósito de este estudio fue investigar las percepciones de los consejeros del estudio sobre la capacitación desarrollada con maestros de 10 escuelas públicas estatales pertenecientes a la Gerencia Regional de Educación (Gered) de Chapecó, al oeste de Santa Catarina. Los datos se obtuvieron a través de una entrevista semiestructurada y sus análisis presentan la opinión del supervisor del estudio, los cambios en las acciones de los docentes y los impactos del fin del PNEM. Los resultados indicaron que la formación fue de una calidad significativa, lo que indujo el reconocimiento del estudiante en su individualidad. Como aspecto negativo, está la finalización del PNEM, así como el temor de aumentar la devaluación de la enseñanza ante la Reforma de la Escuela Secundaria. <![CDATA[The National Examination of Middle School (Enem) and the competences for a Critical Statistical Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005001014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo coloca em tela o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), importante exame de avaliação de larga escala no Brasil, e tem por objetivo discutir como as questões de estatística propostas nas provas do Enem podem contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Estatística Crítica no ensino médio brasileiro. A pesquisa é de cunho teórico: bibliográfica e documental. Na primeira etapa, caracterizamos as competências de uma Educação Estatística Crítica: raciocínio estatístico, pensamento estatístico e literacia estatística. Na segunda, mapeamos as provas do período de 1998 até 2018, analisando todas as questões de estatística, da área de Matemática e suas Tecnologias. O estudo nos permite inferir que: i) é possível desenvolver uma Educação Estatística Crítica no ensino médio, e indicamos alguns elementos potencializadores para os processos educativos; ii) o Enem, nos parâmetros em que está organizado, não pode ser seu elemento mobilizador, pois carece de elementos críticos, reflexivos, problematizações e contextualizações, impulsionando uma formação acrítica.<hr/>Abstract The article presents the National Upper Secondary Education Examination (Enem), an important examination of large scale evaluation in Brazil, and aims to discuss how the statistical issues proposed in the Enem tests can contribute to the development of a Critical Statistical Education in the Brazilian secondary education. The research is theoretical in nature: bibliographical and documentary. In the first stage, we characterized the competences of a Critical Statistical Education: statistical reasoning, statistical thinking and statistical literacy. In the second, we mapped the evidence from the period 1998 to 2016, analyzing all statistical issues in the area of Mathematics and its Technologies. The study allows us to infer that: i) it is possible to develop a Critical Statistical Education in upper secondary education, and we indicate some potential elements for educational processes; ii) Enem, in the parameters in which it is organized, cannot be its mobilizing element, because it lacks critical elements, reflective, problematizations and contextualizations, impelling an uncritical formation.<hr/>Resumen El artículo presenta el Examen Nacional de Escuela Secundaria (Enem), un importante examen de evaluación a gran escala en Brasil, y tiene como objetivo discutir cómo las preguntas estadísticas propuestas en las pruebas Enem pueden contribuir al desarrollo de una Educación Estadística Crítica. en la escuela secundaria brasileña. La investigación es de carácter teórico: bibliográfico y documental. En la primera etapa, caracterizamos las competencias de una Educación Estadística Crítica: razonamiento estadístico, pensamiento estadístico y alfabetización estadística. En la segunda, mapeamos la evidencia del período 1998 a 2018, analizando todos los problemas estadísticos en el área de Matemáticas y sus Tecnologías. El estudio nos permite inferir que: i) es posible desarrollar una Educación Estadística Crítica en la escuela secundaria, e indicamos algunos elementos potenciales para los procesos educativos; ii) Enem, en los parámetros en los que está organizado, no puede ser su elemento movilizador, ya que carece de elementos críticos, reflexivos, problematizaciones y contextualizaciones, impulsando una formación no crítica. <![CDATA[Democratic management in municipal education systems of Paraná: an analysis from the municipal councils of education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005002102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto discute a gestão democrática nos Conselhos Municipais de Educação dos municípios paranaenses que constituíram sistemas próprios de Ensino e tem, por objetivo, demonstrar como os órgãos normativos são compostos, as possibilidades e os limites para a participação democrática nos contextos locais. Para tanto, tendo como pressuposto teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético, o artigo discute a autonomia municipal para condução da educação sob sua responsabilidade e analisa a composição dos Conselhos Municipais de Educação dos municípios que já instituíram sistemas próprios de Ensino. As análises evidenciam que a composição dos Conselhos Municipais de Educação se caracteriza como possibilidade de exercício democrático, mas os limites também se fazem presentes, indicando vinculação com os interesses hegemônicos que orientam as políticas locais.<hr/>Abstract This text discusses democratic management in the Municipal Councils of Education of the municipalities of Paraná that constituted their own education systems and aims to demonstrate how the normative organs are composed and what the possibilities and limits of democratic participation in the local contexts are. In order to do so, having as a theoretical and methodological assumption the historical and dialectical materialism, this paper discusses the municipal autonomy to conduct the education under its responsibility and analyzes the composition of the Municipal Councils of Education of the municipalities that have already instituted their own education systems. The analyses show that the composition of the Municipal Councils of Education is characterized as a possibility of democratic exercise, but the limits are also present, indicating links with the hegemonic interests that guide local policies.<hr/>Resumen En este artículo se discute la gestión democrática en los Consejos Municipales de Educación de los municipios paranaenses que constituyeron los sistemas propios de Enseñanza y tiene por objetivo demonstrar cómo los organismos reguladores están compuestos y cuáles son las posibilidades y los límites de participación democrática en los contextos locales. Para ello, teniendo como supuesto teórico y metodológico el materialismo histórico y dialéctico, en el artículo se discute la autonomía municipal para la conducción de la educación bajo su responsabilidad y analiza la composición de los Consejos Municipales de Educación de los municipios que ya han establecido sistemas propios de Enseñanza. Los análisis demuestran que la composición de los Consejos Municipales de Educación se caracteriza como una posibilidad para el ejercicio democrático, pero los límites también están presentes indicando la vinculación con los intereses hegemónicos que guían las políticas locales. <![CDATA[Interlocutions and discourses of legitimation in EaD]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005003102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O trabalho discute a pluralidade de abordagens extraídas de teses na área de tecnologias na educação, que refletem um panorama de discursos sobre a legitimação da educação a distância (EaD). Trata-se de um trabalho de abordagem hermenêutica, com o objetivo de compreender e dialogar com as problemáticas que constituem o foco das investigações no campo da EaD, em teses defendidas no período de 2012 a 2015. Diante da diversidade de discursos mapeados, reconhecemos nas interlocuções com as teses que ainda há muitos desafios às abordagens formativas da EaD, que revelam ambiguidades nos estudos dessa modalidade de ensino. Algumas teses apontam para uma tendência operacional da EaD ancorada em métodos tradicionais destituídos de criticidade e voltados para o mercado, enquanto outras apostam nas aproximações culturais e nos métodos dialógicos que essa modalidade de ensino provoca na práxis socioeducacional.<hr/>Abstract The paper discusses the plurality of approaches taken from theses in the area of technologies in education, which reflect a panorama of discourses on the legitimacy of distance education (EaD). It is a hermeneutic research with the objective of understanding the issues that constitute the focus of investigations in the field of EaD. In face of the diversity of mapped discourses, we recognize in the dialogues with the theses that there are still many challenges to the formative approaches of the EaD, which reveal ambiguities in the studies of this modality of teaching. Some theses point to an operational tendency of EaD anchored in traditional methods lacking criticality and market-oriented, while others bet on the cultural approaches and the dialogic methods that this modality of teaching provokes in socio-educational praxis.<hr/>Resumen El trabajo discute la pluralidad de enfoques extraídos de tesis en el área de tecnologías en la educación, que reflejan un panorama de discursos sobre la legitimación de la educación a distancia (EaD). Se trata de un trabajo de abordaje hermenéutico con el objetivo de comprender y dialogar sobre las problemáticas que constituyen el foco de las investigaciones de las tesis defendidas en universidades públicas brasileñas en el campo de la EaD, disponibles en el portal de dominio público de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y, (BDTD), en el período de 2012 a 2015. Ante la diversidad de discursos mapeados, reconocemos en las interlocuciones con las tesis que aún hay muchos desafíos a los enfoques formativos de la EaD, que revelan ambigüedades en los estudios de esa modalidad de enseñanza. Algunas tesis apuntan a una tendencia operativa de la EaD anclada en métodos tradicionales destituidos de criticidad y orientados hacia el mercado, mientras que otras apuestan en las aproximaciones culturales y en los métodos dialógicos que esa modalidad de enseñanza provoca en la praxis socio-educativa. <![CDATA[The implications of Sumak Kawsay for our understanding of education, ethics, and politics]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005005102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen ‘Sumak Kawsay’ es una concepción que en el transcurso de los últimos años ha generado considerable interés en contextos políticos, económicos, educativos, de investigación, recibiendo atención por parte de activistas y académicos debido a la ‘ruptura’ que provoca sobre la concepción actual de orden mundial. En diferentes contextos, se asume como algo que debe ser alcanzado a través de un proceso de transformación sobre la manera en la que se construyen las representaciones sociales a nivel singular, comunitario y planetario al proponer ‘pensar de otra manera’ los conceptos de la modernidad que damos por sentados, y al promover un llamado a la restauración o invención del sentido de la experiencia, la cultura, la vida, de tal manera que pueda existir armonía y respeto con la naturaleza.<hr/>Resumo ‘Sumak kawsay’ é uma concepção que ao longo dos últimos anos gerou considerável interesse em contextos políticos, econômicos, educacionais e de pesquisa, recebendo atenção de ativistas e acadêmicos devido à ‘ruptura’ que causa na concepção atual da ordem mundial. Em diferentes contextos, assume-se, como algo que deve ser alcançado através de um processo de transformação sobre o modo como as representações sociais são construídas a nível singular, comunitário e planetário, propondo “pensar de outra maneira” sobre os conceitos de modernidade que tomamos como certo, e promovendo um chamado para a restauração ou invenção do sentido da experiência, cultura, vida, a harmonia possa existir, bem como o respeito pela natureza.<hr/>Abstract ‘Sumak kawsay’ is a conception that in the course of recent years has generated considerable interest in political, economic, and educational contexts, as well as an increasing attention on the part of activists and academics due to the ‘rupture’ it causes on the world order. In different contexts, it is assumed as something that must be achieved through a process of transformation about the way in which social representations are constructed at a singular, community and planetary level by proposing to ‘think otherwise’ the concepts of modernity that we take for granted, and by promoting a call to the restoration or invention of the sense of experience, culture, and life, in such a way that harmony and respect for nature become viable. <![CDATA[Educational evaluation and codetermination of school production]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005006103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El presente artículo trata acerca de la evaluación escolar. El objetivo consistió en explicar de manera crítica las relaciones de mediación entre la evaluación educativa y la producción del conocimiento escolar desde la perspectiva del Materialismo Histórico Dialéctico. Con este interés se realizó un análisis documental obteniendo como resultado cuatro categorías explicativas: producción, subsunción, distribución e intercambio del conocimiento, las cuales conforman una totalidad concreta con distinciones y relaciones antagónicas entre sí, limitadas por su opuesto. Se concluye que la evaluación en cuanto forma mediadora carece de par antagónico y en consecuencia de control por oposición, emergiendo del cotidiano escolar como entidad autonómica y soberana, opresora de los sujetos escolares.<hr/>Resumo Este artigo trata sobre a avaliação escolar. O objetivo foi explicar criticamente as relações mediadoras entre a avaliação educacional e a produção do conhecimento escolar a partir da perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. Com esse interesse, foi feita uma análise documental, obtendo como resultado quatro categorias explicativas: produção, subsunção, distribuição e troca de conhecimento, que constituem uma totalidade concreta com distinções e relações antagônicas entre si, limitadas pelo seu oposto. Conclui-se que a avaliação, como forma mediadora, não tem par antagônico e, em consequência de controle por oposição, emergindo da escola diariamente como entidade autônoma e soberana, oprimindo os sujeitos escolares.<hr/>Abstract This article is about school evaluation. The objective was to explain critically the mediating relationships between educational evaluation and the production of school knowledge from the perspective of the Dialectical Historical Materialism. With this interest, a documentary analysis was made, obtaining as result four explanatory categories: production, subsumption, distribution and exchange of knowledge, which form a concrete totality with distinctions and antagonistic relationships between them, limited by their opposite. It is concluded that the evaluation as a mediating form lacks antagonistic pair and consequently of control by opposition, emerging from the school daily as autonomous and sovereign entity, oppressive of school subjects. <![CDATA[Effectiveness of public university expansion in Brazil: comparison between the situation of graduated and dropout students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005007101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Starting in 2007 with the implementation of the Support Program to Restructure and Expansion Plans of Federal Universities (Reuni, acronym in Portuguese), Brazil doubled the number of admissions in public higher education within a decade, while also making the admissions process more inclusive. However, this rapid expansion has led to criticism regarding the loss of quality in public higher education. The objective of this study is to compare the labor market performances of successful graduated and dropout students who majored in four disciplines that encompass this expansion policy. The nonparametric Binomial and Mann-Whitney tests were used to compare the performances of the groups of students who had successfully graduated and those who had dropped out of their courses at the Planaltina campus of the University of Brasilia (UnB-FUP). The performance of the graduated students in our sample was worrisome, as our results show that there is a high number of unemployed students and, that among those employed, few work in the area they majored in, raising doubts about the effectiveness of the policy to expand the number of admissions in higher education held in Brazil.<hr/>Resumo A partir de 2007, com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Brasil dobrou e democratizou as vagas no ensino superior público no intervalo de uma década. Porém, essa rápida expansão tem levado a críticas quanto à perda de qualidade do ensino superior público. O objetivo do trabalho é comparar a situação no mercado de trabalho entre os alunos egressos com os evadidos de quatro cursos que representam essa política de expansão. Para tanto, empregaram-se os testes não paramétricos da Binomial e de Mann-Whitney para comparar a situação entre os grupos de estudantes egressos e evadidos da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). Os resultados dos egressos analisados foram preocupantes, demonstrando um alto número de alunos desempregados e, entre os empregados, poucos trabalham na sua área de formação, levantando dúvidas da efetividade da política de expansão de vagas no ensino superior realizada no Brasil.<hr/>Resumen A partir de 2007, con la implementación del Programa de Apoyo a los Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales (REUNI), Brasil dobló y democratizó las vacantes en la educación universitaria pública en el intervalo de una década. Sin embargo, esta rápida expansión ha llevado a críticas en cuanto a la pérdida de calidad de la educación universitaria pública. El objetivo del trabajo es comparar la situación en el mercado de trabajo entre los egresados y los alumnos que abandonaron cuatro cursos que representan esa política de expansión. Para ello, se emplearon las pruebas no paramétricas Binomial y de Mann-Whitney para comparar la situación entre estos dos grupos en la Facultad UnB de Planaltina (FUP). Los resultados de los egresados analizados fueron preocupantes, demostrando que hay un alto número de alumnos desempleados y, que entre los empleados, pocos trabajan en su área de formación, levantando dudas de la efectividad de la política de expansión de vacantes en la educación universitaria realizada en Brasil. <![CDATA[Effectiveness of professional training offered in distance education: theoretical validation of an instrument]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005009101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo do estudo foi validar um instrumento de avaliação de efetividade da formação profissional, ofertada em cursos na modalidade de educação a distância (EaD), no que se refere aos procedimentos teóricos. Para tanto, optou-se pela utilização da técnica Delphi, com vistas à obtenção de consenso da opinião de especialistas, acerca do construto, por meio de uma série de questionários estruturados. Após duas rodadas de consulta aos especialistas, sendo 13 participantes na primeira rodada e nove na segunda rodada de aplicação da técnica Delphi, 17 itens, referentes ao desenvolvimento de habilidades, atitudes e motivação, em decorrência do curso de formação profissional ofertado na modalidade EaD, foram considerados válidos para avaliar a efetividade da formação profissional. A apresentação de evidências teóricas, acerca da validade da medida de efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD, é relevante, pois poderá fomentar a discussão, reflexão e o avanço no conhecimento científico, relacionado à temática, bem como fornecer indicativos para a melhoria das políticas de oferta de cursos de formação profissional.<hr/>Abstract The aim of this study was to validate an instrument for evaluating the effectiveness of professional training offered in distance education courses in terms of theoretical procedures. In order to achieve this, the Delphi technique was used for obtaining a consensus of the experts’ opinion about the construct through a series of structured questionnaires. It took two rounds of query to the specialists; 13 experts participated in the first round and nine in the second round of the application of the Delphi technique. After that, 17 items related to the development of skills, attitudes and motivation as a result of the professional training course offered in distance education, were considered valid to evaluate the effectiveness of professional training. The presentation of theoretical evidences about the validity of the measure of effectiveness of the professional training offered in the context of the distance education modality is relevant, because it can foment discussion, reflection and advance in the scientific knowledge related to the thematic, as well as provide indicatives for the improvement of the policies of provision of professional training courses.<hr/>Resumen El objetivo del estudio fue validar un instrumento para evaluar la efectividad de la formación profesional ofrecida en cursos en la modalidad de educación a distancia (EAD), en lo que se refiere a los procedimientos teóricos. Para ello, se optó por la utilización de la técnica Delphi, con el fin de obtener de consenso de la opinión de especialistas acerca del constructo, a través de una serie de cuestionarios estructurados. Después de dos rondas de consulta a los especialistas, siendo 13 participantes en la primera ronda y nueve en la segunda ronda de aplicación de la técnica Delphi, 17 ítems referentes al desarrollo de habilidades, actitudes y motivación como consecuencia del curso de formación profesional ofrecido en la modalidad de educación a distancia fueron considerados válidos para evaluar la efectividad de la formación profesional. La presentación de evidencias teóricas acerca de la validez de la medida de efectividad de la formación profesional ofrecida en el contexto de la modalidad EAD es relevante, ya que puede propiciar el debate, la reflexión y los avances en el conocimiento científico relacionado con el tema, así como proporcionar indicativos para la mejora de las políticas de oferta de cursos de formación profesional. <![CDATA[The role of the internationalization of higher education in Brazilian scientific production]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005009102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este trabajo analiza la internacionalización de la educación superior en Brasil entre 2000-2015. Se centra en las publicaciones científicas indexadas en bases de datos internacionales enfocándose en la colaboración internacional. A través de un acercamiento bibliométrico se obtuvo la evolución de la producción en colaboración y su relación con el impacto y la visibilidad. Se consideran también indicadores del Programa Ciencia sin Fronteras para analizar su posible impacto sobre la internacionalización. Los resultados muestran que la producción en colaboración ha tenido oscilaciones pero, el número de citas recibidas y el cuartil de las revistas de publicación mejoran considerablemente con la colaboración internacional. Los principales colaboradores son países destinatarios de estudiantes e investigadores participantes en programas de movilidad internacional, entre ellos el Programa Ciencia sin Fronteras.<hr/>Resumo Este artigo analisa a internacionalização do ensino superior no Brasil entre os anos 2000-2015. Centra-se em publicações científicas indexadas em bases de dados internacionais com foco na colaboração internacional. Através de uma abordagem bibliométrica, obteve-se a evolução da produção em colaboração e sua relação com impacto e visibilidade. Os indicadores do programa “Ciência sem Fronteiras” também foram considerados para analisar seu possível impacto na internacionalização. Os resultados mostram que a produção em colaboração teve oscilações, mas o número de citações recebidas e o quartil dos periódicos de publicação melhoraram consideravelmente com a colaboração internacional. Os principais colaboradores são países beneficiários de estudantes e pesquisadores que participam de programas de mobilidade internacional, incluindo o Ciência sem Fronteiras.<hr/>Abstract This paper analyzes the internationalization of higher education in Brazil between 2000 and 2015. It focuses on scientific publications indexed in international databases emphasizing international collaboration. Through a bibliometric approach, the evolution of collaborative production and its relationship with impact and visibility was obtained. Indicators of the Science without Borders Program are also considered to analyze its possible impact on internationalization. The results show that the collaborative production has had oscillations, but the number of citations received and the quartile of the publication journals, improve considerably with the international collaboration. The main collaborators are recipient countries of students and researchers participating in international mobility programs, including the Science without Borders. <![CDATA[Reflections about the impact of public policy of PNAIC on continued qualification of initial reading teachers from Lages-SC]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005011104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages-SC, através da política pública do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é o objeto de análise neste artigo. O objetivo geral foi investigar o impacto do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages, buscando evidências da contribuição efetiva do PNAIC na sua formação. Os objetivos específicos foram: identificar qual a concepção de ensino-aprendizagem que as professoras alfabetizadoras construíram a partir da formação continuada do PNAIC; verificar se a concepção das professoras alfabetizadoras está voltada para a alfabetização na perspectiva do letramento; e analisar se o PNAIC contribuiu para a prática pedagógica. Participaram da pesquisa dez professoras alfabetizadoras. A pesquisa demonstrou que a formação continuada, apesar de proporcionar momentos de estudo teórico e prático, não chegou a provocar mudanças conceituais significativas.<hr/>Abstract The continued education of initial reading instruction teachers in municipal education from Lages-SC, through the public policy of the National Pact for Initial Reading Instruction in the Right Age (PNAIC), is the object of this article’s analysis. The general objective was to investigate the impact of the PNAIC on continued education of the initial reading instruction teachers of the municipal education from Lages, looking for evidences of the effective contribution of the PNAIC in their formation. The specific objectives were: to identify the teaching-learning conception that the initial reading instruction teachers built through the continuous formation of the PNAIC; to verify if the initial reading instruction teachers conception is focused on learning process in a literacy perspective; and, finally, to analyze if the PNAIC had contributed to the pedagogical practice. Ten initial reading instruction teachers participated in this research. The study has shown that continued education, though providing moments of theoretical and practical study, did not lead to significant conceptual changes.<hr/>Resumen La formación continuada de las profesoras alfabetizadoras de la red municipal de educación de Lages-SC, a través de la política pública del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Adecuada (PNAIC), es el objeto de análisis de este artículo. El objetivo general fue investigar el impacto del PNAIC en la formación continuada de las profesoras alfabetizadoras de la red municipal de educación de Lages, buscando evidencias de la contribución efectiva del PNAIC en su formación. Los objetivos específicos fueron: identificar cuál es la concepción de enseñanza-aprendizaje que las profesoras alfabetizadoras construyeron a partir de la formación continuada del PNAIC; verificar si la concepción de las profesoras alfabetizadoras está orientada a la alfabetización en la perspectiva de la instrucción; y analizar si el PNAIC contribuyó a la práctica pedagógica. Participaron de la investigación diez profesoras alfabetizadoras. La investigación demostró que la formación continuada, a pesar de proporcionar momentos de estudio teórico y práctico, no llegó a provocar cambios conceptuales significativos. <![CDATA[The teaching authority and the information society: the role of information technology in teaching]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005011105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Objetivou-se identificar de que maneira as tecnologias e a prática docente, frente à “Sociedade da Informação”, reforçam, ou põem em xeque, a percepção do professor sobre a sua autoridade. A reflexão sobre o conceito de autoridade de Hannah Arendt direcionou o pilar teórico e conceitual do estudo. Como resultado, identificou-se que o aluno possui facilidade em interagir com a tecnologia, mas essa facilidade não ultrapassa o seu uso no contexto comunicacional e de lazer; que o acesso dos alunos às novas bases informacionais pode gerar um sentimento de perda da autoridade por parte do professor despreparado; e que não é o domínio da tecnologia pelo professor que estabelece a sua autoridade, mas sim, a constituição de significado que é construído durante a relação educativa.<hr/>Abstract This paper aims to identify how the technologies and the teaching practice in the “Information Society” reinforce or challenge the teacher’s perception of his/her authority. Hannah Arendt’s works are the main theoretical pillar. This qualitative research project used the analysis of collective subject discourse. Results identified that students easily interacted with technology, since this use does not exceed the communication and leisure contexts. Furthermore, students’ access to the new informational bases in fact can generate a feeling of loss of authority on the part of the unprepared teacher. At last, the mastery of technology by the teacher does not establish his/her authority, but rather the relation of meaning constructed during the educational relationship.<hr/>Resumen Este trabajo tuvo como objetivo identificar las formas por las cuales las tecnologías y la práctica docente en relación con la “sociedad de información” refuerzan o afectan negativamente la percepción de los profesores y su autoridad por los estudiantes. La reflexión relativa al concepto de autoridad por Hannah Arendt basó teóricamente y conceptualmente esta investigación. Esta investigación cualitativa utilizó la técnica del discurso del sujeto colectivo. Los resultados revelan que los estudiantes tienen facilidad de interactuar con las tecnologías, pero solamente en los contextos de comunicación y diversión; que el acceso de los discentes a las nuevas bases informacionales puede generar un sentimiento de pérdida de autoridad por el profesor menos preparado y que no es el dominio de la tecnología por el docente que fundamenta su autoridad, pero la constitución del significado construido durante la relación educativa. <![CDATA[Pedagogical conditions for the formation of senior preschool children’s foreign language competence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005011106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The aim of the research is to identify, theoretically substantiate and empirically study the pedagogical conditions for the formation of senior preschoolers’ foreign language competence. The methods consist in authorial diagnostic procedures aimed at studying the interaction participants’ foreign language competence. The research identified the specifics of the interaction between subjects of preschool education. The authors revealed the influence of parents’ participation on the foreign language competence, motivation, attitude, and openness to learn foreign languages as well as preschoolers’ psychological anxiety toward the perception of foreign speech. The authors expanded the ideas on forming preschool children’s foreign language competence in pedagogical theory and practice and on the realization of the opportunities of interaction participants based on the social-pedagogical partnership, which allows improving joint activities between modern preschool organizations and families.<hr/>Resumo O objetivo da pesquisa é identificar, fundamentar teoricamente e estudar empiricamente as condições pedagógicas para a formação da competência em língua estrangeira de pré-escolares. Os métodos consistem em procedimentos de diagnóstico autoral que visam a estudar a competência em línguas estrangeiras dos participantes da interação. A pesquisa identificou as especificidades da interação entre sujeitos de educação pré-escolar. Os autores revelaram a influência da participação dos pais na competência, motivação, atitude e abertura para aprender línguas estrangeiras, bem como a ansiedade psicológica dos pré-escolares em relação à percepção da fala estrangeira. Os autores expandiram as idéias sobre a formação da competência de língua estrangeira das crianças pré-escolares em teoria e prática pedagógica e sobre a realização das oportunidades de interação dos participantes com base na parceria sócio-pedagógica, que permite melhorar as atividades conjuntas entre as organizações pré-escolares modernas e familiares.<hr/>Resumen El objetivo de la investigación es identificar, fundamentar teóricamente y estudiar empíricamente las condiciones pedagógicas para la formación de la competencia en idiomas extranjeros para preescolares de edad avanzada. Los métodos consisten en procedimientos de diagnóstico de autor para estudiar la competencia en el idioma extranjero de los participantes de interacción. La investigación identificó los aspectos específicos de la interacción entre los sujetos de educación preescolar. Los autores revelaron la influencia de la participación de los padres en la competencia, la motivación, la actitud y la apertura de las lenguas extranjeras para aprender idiomas, así como la ansiedad psicológica de los preescolares hacia la percepción del habla extranjera. Los autores ampliaron las ideas sobre la formación de la competencia en el idioma extranjero de los niños en edad preescolar en la teoría y la práctica pedagógica y en la realización de las oportunidades de interacción de los participantes sobre la base de la asociación social y pedagógica, que permite mejorar las actividades conjuntas entre organizaciones modernas de preescolar y familias. <![CDATA[Rethinking 21st century schools: the quest for lifelong learning ecosystems]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005011107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The relevance of current education towards the needs of 21st century society is questioned as most schools, especially in developing countries that offer their students homogenizing learning experiences in the 19th century style. This paper presents the results of a mixed-method study focused on identifying the main features of 21st century education as a concept that should promote lifelong learning experiences. The method combined a systematic literature review, survey application, visits to innovative schools and interviews with international educational experts. Results show the relevance of a soft skills-centered and purpose-oriented curricula, the activation of personal learning paths and the minimization of instruction in favor of research as a teaching approach. It is noteworthy that, although most of the results are widely discussed in the literature, they are currently presented with new possibilities of implementation and with a greater innovation potential, due to the technological evolution of our time.<hr/>Resumo A relevância da educação atual para as necessidades da sociedade do século XXI é questionada, já que a maioria das escolas, especialmente nos países em desenvolvimento, oferece aos alunos experiências de aprendizagem homogeneizadoras no estilo do século XIX. Este artigo apresenta os resultados de um estudo de método misto, focado na identificação das principais características da educação do século XXI, como um conceito que deve promover experiências de aprendizagem ao longo da vida. O método combinou uma revisão sistemática da literatura, aplicação da pesquisa, visitas a escolas inovadoras e entrevistas com especialistas internacionais em educação. Os resultados mostram a relevância de um currículo voltado para habilidades sociais e currículos orientados a objetivos, a ativação de caminhos de aprendizagem pessoais e a minimização da instrução em favor da pesquisa como uma abordagem de ensino. Vale ressaltar que, embora a maioria dos resultados seja amplamente discutidos na literatura, atualmente são apresentadas novas possibilidades de implementação e com maior potencial de inovação, devido à evolução tecnológica do nosso tempo.<hr/>Resumen La relevancia de la educación actual está siendo cuestionada de cara a las necesidades de la sociedad del siglo XXI, en donde la mayoría de las escuelas, especialmente en los países en desarrollo, ofrecen a sus estudiantes experiencias de aprendizaje homogeneizadoras al estilo del siglo XIX. Este artículo presenta los resultados de un estudio de método mixto centrado en la identificación de las características principales de la educación del siglo XXI como un concepto que debería promover experiencias de aprendizaje a lo largo de la vida. El método combinó una revisión sistemática de literatura, aplicación de encuestas, visitas a escuelas innovadoras y entrevistas con expertos internacionales en educación. Los resultados muestran la relevancia de un currículum orientado a las habilidades blandas y por propósitos, la activación de rutas personales de aprendizaje y la minimización de la instrucción a favor de la investigación como enfoque de enseñanza. Cabe destacar que, si bien la mayoría de los resultados son ampliamente discutidos en la literatura, actualmente se presentan con nuevas posibilidades de implementación y con un mayor potencial de innovación, debido a la evolución tecnológica de nuestro tiempo. <![CDATA[Gender differences in school performance and attitudes toward school]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005011108&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract In this article we address gender differences in school performance and attitudes towards school using data from national (in Spain) and international evaluation reports and qualitative research to understand the perceptions of post-compulsory secondary students who continue their studies and do so successfully. Using a sample of twenty-six students (12 girls and 14 boys) who study Baccalaureate and Vocational Training, we investigate through in-depth interviews the shaping of feminine and masculine identities defined both in the reproduction of stereotyped cultural patterns as well as in the resistance and rupture. The findings reveal that girls have a clearer commitment to school work, being still very underrepresented in technical studies whose importance in the labour market is greater.<hr/>Resumo Este artigo trata de diferenças de gênero no desempenho escolar e atitudes em relação à escola usando relatórios de dados de avaliações nacionais e internacionais e pesquisa qualitativa para compreender as percepções dos estudantes do ensino médio que continuaram seus estudos e o fizeram com sucesso. Com uma amostra de 20 alunos (12 meninas e 14 meninos) que estudam Bacharelado e Formação Profissional, investigamos, através de entrevistas em profundidade, a conformação de identidades femininas e masculinas definidas tanto na reprodução de padrões culturais estereotipados, bem como na resistência e na ruptura. Os resultados mostram que as meninas têm um compromisso mais claro com o trabalho escolar, sendo ainda subrepresentadas em estudos técnicos, cuja importância no mercado de trabalho é superior.<hr/>Resumen En este artículo abordamos las diferencias de género en rendimiento escolar y actitudes hacia la escuela utilizando datos de informes de evaluaciones nacionales e internacionales y una investigación de índole cualitativo para comprender las percepciones de alumnas y alumnos de secundaria postobligatoria que continúan los estudios y lo hacen con éxito. Con una muestra de veintiséis estudiantes (12 chicas y 14 chicos) que cursan Bachillerato y Formación Profesional, indagamos a través de entrevistas en profundidad la conformación de identidades femeninas y masculinas definidas tanto en la reproducción de patrones culturales estereotipados como en la resistencia y la ruptura. Los resultados muestran que las chicas tienen un compromiso más claro hacia el trabajo escolar, estando aún subrepresentadas en estudios técnicos cuya importancia en el mercado de trabajo es superior. <![CDATA[Good management improves school performance, but what do we know about the effect of management complexity in this relationship?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005012101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo avalia a relação entre Gestão Escolar e desempenho na Prova Brasil-2015 de Matemática dos estudantes do 9º ano e o papel moderador da complexidade da Gestão Escolar nessa relação. Para o desenvolvimento do modelo hierárquico exploratório foi utilizada modelagem de equações estruturais, técnica Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM). A amostra foi composta por 182 escolas da rede de ensino público do Espírito Santo. Os dados foram coletados dos microdados do Saeb. Evidenciou-se impacto positivo direto da Gestão Escolar no desempenho, cujos estudos anteriores apontam para uma relação indireta. Igualmente, a complexidade da Gestão Escolar atua como um moderador dessa relação, com impacto negativo. Dessa forma, quanto maior o nível de complexidade da Gestão Escolar, mais impactante será a Gestão Escolar no desempenho. Assim, este estudo reforça a importância do Diretor Escolar e traz questionamentos sobre como reduzir a complexidade da Gestão Escolar e/ou melhorar o desempenho do Diretor.<hr/>Abstract This article evaluates the relationship between school management and performance in the Prova Brasil-2015 of Mathematics of the 9th grade and the moderating role of the complexity of school management in this relation. The modeling of structural equations – technique Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM) was used for developing an exploratory hierarchical model. The sample consisted of 182 schools of the public education network of Espírito Santo. Data were collected from the database of Saeb. The results showed a direct positive impact of school management on students’ performance; previous studies pointed to an indirect relationship. The complexity of management acts as a moderator of this relationship, with a negative impact. Then, the higher the level of complexity of school management, the more impactful the school management in performance. Thus, this study reinforces the importance of the school director and inquiries into how to reduce the complexity of school management and/or improve the director’s performance.<hr/>Resumen El artículo evalúa la relación entre la Gestión Escolar y el rendimiento en el Examen de Matemáticas para Estudiantes de 9º Grado Brasil-2015 y el papel moderador de la complejidad de la Gestión Escolar en esta relación. Para el desarrollo del modelo jerárquico exploratorio se utilizó el modelo de ecuación estructural, técnica Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM). La muestra consistió en 182 escuelas de la red de enseñanza pública de Espírito Santo. Los datos fueron recolectados de la base de datos del Saeb. Hubo un impacto positivo directo de la gestión escolar en el rendimiento, cuyos estudios previos apuntan a una relación indirecta. Asimismo, la complejidad de la Gestión Escolar actúa como moderador de esta relación, con un impacto negativo. Por lo tanto, cuanto mayor sea el nivel de complejidad de la Gestión Escolar, más impacto tendrá la Gestión Escolar en el rendimiento. Por lo tanto, este estudio refuerza la importancia del Director escolar y plantea preguntas sobre cómo reducir la complejidad de la Gestión Escolar y/o mejorar el rendimiento del Director. <![CDATA[Teachers’ remuneration: the effects of the work position, carrer and remuneration planimplemented in a municipality]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005012102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O trabalho objetivou, por meio de estudo de caso, verificar o efeito produzido pelos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), implantados no município de Campo Grande, no período de 1996 a 2016, em termos de remuneração salarial para um professor, ao longo de 20 anos de carreira. O exame do movimento da remuneração do professor foi feito pela análise dos seus holerites, cotejados aos PCCR e ao salário mínimo. Constatou-se que houve um efeito positivo na remuneração do professor com a obrigatoriedade dos PCCR municipais e que a titulação e o tempo de trabalho foram importantes no contexto de valorização. Permaneceu, contudo, em devir histórico no município, o pagamento integral do PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional), que também deveria estar garantido por intermédio do PCCR.<hr/>Abstract The objective of the paper was, by means of a case study, to check the effect produced by the Work Position, Career and Remuneration Plans (Planos de Cargos, Carreira e Remuneração, PCCR) implemented in the municipality of Campo Grande from 1996 to 2016, regarding the remuneration paid to a teacher during 20 years of work. The change in teacher’s remuneration was obtained with the analysis of their pay slips, in relation to the PCCR and the minimum wage. There was a positive effect on the teacher’s remuneration, due to the obligation of the municipal PCCR. Their diplomas and years of work were important in terms of valuing the teacher’s activity. However, the integral remuneration of the PSPN (National Professional Salary Floor), which should also be ensured by means of the PCCR, is yet to be accomplished in that municipality.<hr/>Resumen El trabajo se propone, por medio del estudio de caso, verificar el efecto producido por los Planes de Cargos, Carrera y Remuneración (PCCR) implementados en la ciudad de Campo Grande en el período de 1996 a 2016, en términos de remuneración salarial para un profesor, en el transcurso de 20 años de carrera. El examen del movimiento de la remuneración del profesor fue realizado mediante el análisis de sus recibos de sueldo, en comparación con el PCCR y el sueldo mínimo. Se constató que hubo un efecto positivo en la remuneración del profesor con la obligatoriedad de los PCCR municipales y que la titulación, así como el tiempo de trabajo fueron importantes en el contexto de la valorización profesional. Permaneció, entretanto, la promesa histórica en el municipio, del pago integral del PSPN (Piso salarial profesional nacional), que también debería estar garantizado por intermedio del PCCR. <![CDATA[What do children know upon entry to pre-school in Rio de Janeiro?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005012103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The paper discusses the need for studies with longitudinal design and a baseline for construction of value added models to assess the impact of policies and school practices in pre-school and in the first years of primary school. The objective was to identify family factors or previous experience in a crèche that are correlated with the starting point in pre-school. The multivariate regression models suggest that a) age is a key factor to explain children’s cognitive development when they start compulsory education; b) educational level of parents/guardians is the most significant factor for family characteristics; c) the home learning environment indicator suggests a positive association with the cognitive test, even after control of socio-economic level and age variables.<hr/>Resumo O artigo discute a necessidade de estudos com desenho longitudinal e de uma linha de base para a construção de modelos de valor agregado para avaliar o impacto de políticas e práticas escolares na pré-escola e nos primeiros anos do ensino fundamental. O objetivo da análise foi identificar fatores da origem familiar e de experiência prévia na creche correlacionados ao ponto de partida das crianças na pré-escola. Os modelos de regressão multivariadas indicam que: a) idade é um importante preditor para o desenvolvimento cognitivo das crianças no ingresso do período obrigatório de escolarização; b) educação dos pais é o principal preditor considerando as características da família; c) o indicador de ambiente educativo do lar sugere uma associação positiva com o teste cognitivo, mesmo após controle das variáveis socioeconômicas e idade.<hr/>Resumen El artículo discute la necesidad de estudios con diseño longitudinal y una línea de base para la construcción de modelos de valor agregado para evaluar el impacto de las políticas y prácticas escolares en preescolar y en los primeros años de la escuela primaria. El objetivo fue identificar los factores familiares o la experiencia previa en una guardería que se correlacionan con el punto de partida en el preescolar. Los modelos de regresión multivariada indican que: (a) la edad es un predictor importante del desarrollo cognitivo de los niños en la escuela obligatoria; b) La educación de los padres es el principal predictor considerando las características de la familia; c) el indicador del entorno educativo en el hogar sugiere una asociación positiva con las pruebas cognitivas, incluso después de controlar las variables socioeconómicas y la edad. <![CDATA[Innovation in the digital era: new labor market and educational changes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005012104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The digital era highlights industrial advances, changes in the labor market, and in the educational system. This study investigates these factors through analytical indicators such as the workforce, education, and innovation in Brazil within a global context. It is a qualitative exploratory research that enables a reflection on the relations between the workforce and technological education for the skilled labor. The database used includes documentary data from the literature and data from census surveys in Brazil and abroad. Data indicate that Brazil is significantly delayed in the digital industry, human capital, and research – behind all the other BRICS countries (Russia, India, China and South Africa) in terms of innovation. About 11 million people aged 15–29 are not working and are not enrolled in high school, college, technical course, or vocational qualification. The number of students aged 15 to 19 years old attending technical courses is still around 9%. The network of national technical institutes is key for the rapid recomposition of the skilled labor with regard to industry. The Brazilian economy needs to grow to strengthen both the digital industry and research. Public policies need to heed the advice regarding the link between technical education and industry. This is equally important for the success of the Brazilian Agenda for Industry 4.0.<hr/>Resumo A era digital chama nossa atenção para os avanços industriais, mudanças no mercado de trabalho e no sistema educacional. Este estudo investiga tais fatores, por meio de indicadores analíticos como desempenho da força de trabalho, educação e inovação no Brasil no contexto mundial. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa, que permite refletir sobre a relação entre a força de trabalho e a educação tecnológica para mão de obra qualificada. O banco de dados utilizado incluiu dados documentais da literatura e dados de pesquisas censitárias no Brasil e no exterior. Os dados indicam que o Brasil está significativamente atrasado na indústria digital, capital humano e pesquisa; atrás de todos os outros BRICS em termos de desempenho em inovação. Cerca de 11 milhões de pessoas com idades entre 15 e 29 anos não estão trabalhando e não estão matriculadas em ensino médio, ensino superior, curso técnico ou qualificação profissional. O número de alunos de 15 a 19 anos que frequentam cursos técnicos ainda é de cerca de 9%. A rede de institutos técnicos nacionais é essencial para a recomposição rápida de mão de obra qualificada em conexão com a indústria. A economia brasileira precisa crescer, fortalecendo a indústria digital e a pesquisa. As políticas públicas são orientadas para a educação técnica ligada à indústria e ao sucesso da Agenda Brasileira para a Indústria 4.0.<hr/>Resumen La era digital llama nuestra atención sobre los avances industriales, los cambios en el mercado laboral y en el sistema educativo. Este estudio investiga dichos factores a través de indicadores analíticos como el desempeño de la fuerza laboral, la educación y la innovación en Brasil dentro del contexto mundial. Es una investigación exploratoria cualitativa que permite una reflexión sobre la relación de la fuerza laboral y la educación tecnológica para la mano de obra calificada. La base de datos utilizada incluyó datos documentales de la literatura y datos de encuestas censales en Brasil y en el extranjero. Los datos indican que Brasil se muestra significativamente retrasado en la industria digital, el capital humano y la investigación; detrás de todos los demás BRICS en términos de rendimiento de innovación. Alrededor de 11 millones de personas entre 15 y 29 años no están trabajando y no están matriculadas en una escuela secundaria, universidad, curso técnico o calificación profesional. El número de estudiantes de 15 a 19 años que asisten a cursos técnicos sigue siendo de alrededor del 9%. La red de institutos técnicos nacionales es clave para la rápida recomposición de mano de obra calificada en relación con la industria. La economía brasileña necesita crecer fortaleciendo la industria digital y la investigación. Se aconsejan políticas públicas para la educación técnica vinculada a la industria, así como para el éxito de la Agenda Brasileña para la Industria 4.0. <![CDATA[Main international academic rankings: the case of Chile]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005013101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Los rankings académicos (RACs), a pesar de recibir muchos cuestionamientos, se vienen destacando como un instrumento de evaluación externa de apoyo para la toma de decisiones de las universidades y de diferentes grupos de interés. Este artículo tiene como objetivo analizar y mapear – en términos de metodologías adoptadas, formas de selección de universidades y fuentes de información – los RACs chilenos, en una óptica comparativa con los más destacados rankings internacionales. Se realiza una investigación exploratoria, analítico-descriptiva y comparativa. Para ello, se utilizan fuentes secundarias, por medio de revisión de bases de datos, páginas web y artículos científicos (investigación bibliográfica y documental), clasificándose los RACs estudiados a partir de las especificidades de los datos por ellos utilizados. Se puede concluir que las principales diferencias existentes entre los rankings internacionales y los chilenos no pasan tanto por los criterios a evaluar, sino por la especificidad de los pesos dados a los indicadores adoptados. Cada ranking presenta un concepto propio de calidad, no existiendo un consenso entre ellos.<hr/>Resumo Os rankings acadêmicos (RACs), apesar de receberem muitos questionamentos, vem se destacando como um instrumento de avaliação externa de apoio para a tomada de decisões das universidades y de diferentes grupos de interesse. Este artigo tem como objetivo analisar e mapear – em termos de metodologias adotadas, formas de seleção de universidades e fontes de informação – os RACs chilenos, em uma ótica comparativa com os mais destacados rankings internacionais. Realiza-se uma pesquisa exploratória, analítico-descritiva e comparativa. Para tanto, se utilizam fontes secundarias de informação, por meio da revisão de bases de dados, páginas web e artigos científicos (pesquisa bibliográfica e documental), classificando-se os RACs estudados a partir das especificidades dos dados por eles utilizados. Pode-se concluir que as principais diferenças existentes entre os rankings internacionais e os chilenos não passam tanto pelos critérios a serem avaliados, mas pela especificidade dos pesos dados aos indicadores adotados. Cada ranking apresenta um conceito próprio de qualidade, no existindo um consenso entre eles.<hr/>Abstract Academic rankings (ARs), despite receiving many questionings, have been highlighted as an external evaluation tool to support decision-making by universities and different interest groups. This article aims to analyze and map – in terms of methodologies adopted, forms of university selection and sources of information – the Chilean ARs, in a comparative perspective with the most outstanding international rankings. An exploratory, analytical-descriptive and comparative research is carried out. To do so, secondary sources of information are used, through the revision of databases, web pages and scientific articles (bibliographic and documentary research), classifying the ARs studied from the specificities of the data used by them. It can be concluded that the main differences between the international and Chilean rankings do not go through the criteria to be evaluated, but rather due to the specificity of the weights given to the indicators adopted. Each ranking has its own concept of quality, and there is no consensus among them. <![CDATA[Public Policies for Higher Distance Education: an examination of the role of the Open University of Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005013102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Examina-se neste artigo, o papel da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como uma política pública para o ensino superior a distância, na democratização do acesso ao ensino superior e na redução de desigualdades sociais no país. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura e coleta de dados secundários. Como a UAB constitui parte do sistema educacional, considera-se que no sistema UAB a ação pedagógica é realizada no sentido da imposição da cultura arbitrária do poder arbitrário. Assim, servindo como ferramenta de legitimação das desigualdades sociais. Percebe-se, no discurso oficial da UAB, o pressuposto da utilização da educação a distância (EAD), para fins de democratização do ensino e de diminuição de desigualdades sociais, bem como uma clara influência da concepção liberal de universalidade. Conclui-se que a UAB, apesar de precisar ser constantemente avaliada pelos atores sociais (Estado e Sociedade) sob uma perspectiva crítica, é uma política pública educacional que apresenta resultados globais positivos.<hr/>Abstract This paper examines the role of the Open University of Brazil (OUB) as a public policy for distance higher education, democratizing access to higher education and reducing social inequalities in the country. A literature review and a secondary data collection were performed. As OUB is part of the educational system, it is considered that in the OUB system the pedagogical action is performed in the sense of imposing the arbitrary culture of arbitrary power, serving as a tool for legitimizing social inequalities. The official discourse of OUB shows the assumption of the use of distance education (DE) for the purpose of the democratization of education and the reduction of social inequalities, as well as a clear influence of the liberal conception of universality. It is concluded that OUB, despite having to be constantly evaluated by social actors (State and Society) from a critical perspective, is an educational public policy that has positive overall results.<hr/>Resumen Este documento examina el papel de la Universidad Abierta de Brasil (UAB) como política pública para la educación superior a distancia, democratizando el acceso a la educación superior y reduciendo las desigualdades sociales en el país. Por lo tanto, se realizó una revisión de la literatura y recolección de datos secundarios. Como la UAB es parte del sistema educativo, se considera que en el sistema de la UAB la acción pedagógica se realiza en el sentido de imponer la cultura arbitraria del poder arbitrario. Por lo tanto, sirve como una herramienta para legitimar las desigualdades sociales. El discurso oficial de la UAB muestra la suposición del uso de la educación a distancia (EAD) con fines de democratización de la educación y la reducción de las desigualdades sociales, así como una clara influencia de la concepción liberal de la universalidad. Se concluye que la UAB, a pesar de tener que ser evaluada constantemente por los actores sociales (Estado y Sociedad) desde una perspectiva crítica, es una política pública educativa que tiene resultados generales positivos. <![CDATA[Erratum: Educação Comparada Brasil - Espanha: Estado da Arte 1990-2014.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018005006101&lng=en&nrm=iso&tlng=en