Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-406020170001&lang=es vol. num. 63 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Apresentação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Professional Master Programs in Education: new perspectives of postgraduate studies in the Brazilian scenario]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O processo de institucionalização da pós-graduação profissional, no Brasil, é recente e ainda inconcluso, posto inexistir, até então, doutorados profissionais implantados no país. Os mestrados profissionais constituem a primeira modalidade da pós-graduação profissional até então existente. Na área da Educação, o processo de institucionalização se apresenta de modo lento, por vezes, desordenado, a despeito de demonstrar períodos de intensa produção de referências legais e ou acadêmicas. Apesar disso, já anuncia algumas perspectivas para fortalecimento da base epistêmica no campo da pesquisa e da formação, ao contemplar relações entre educação superior e educação básica, mundo acadêmico e setor produtivo, setor público e setor privado, educação e formação de trabalhadores, nas mais diversas práticas sociais. Os mestrados profissionais, em face da natureza da formação e das especificidades dos trabalhos de conclusão, vêm se constituindo como um espaço importante de aplicação, de geração e de avaliação de metodologias que vão além da compreensão dos fenômenos, por incorporarem a perspectiva da aplicação, da intervenção ou do desenvolvimento.<hr/>ABSTRACT The institutionalization of professional postgraduate studies in Brazil is a recent process and yet to be concluded, since, until now, there are no professional doctorate programs in the country. The professional master degree is the first type of professional postgraduate academic degree available. In the educational area, the institutionalization process has been slow, sometimes cluttered, despite periods of intense production of legal and/or academic references. Nevertheless, there are signs of strengthening of the epistemic base in the field of research and training, contemplating relationships between higher education and basic education, academies, the productive sector, the public sector and the private sector, education and training of workers in the most varied social practices. Professional master programs, given their own nature and the specific characteristics of final papers, have been constituted important spaces for the application, generation and evaluation of methodologies that go beyond the understanding of phenomena by incorporating the perspective of application, intervention or development. <![CDATA[Professional Masters in Education: reflections on a training experience in the light of teacher autonomy and professionality]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100035&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O compromisso das instituições de Ensino Superior com a formação dos profissionais que atuam na Educação Básica tem sido tema de discussão em diferentes momentos históricos e políticos. No cenário das políticas públicas de Pós-Graduação no Brasil, os Mestrados Profissionais se apresentam como um novo elemento ao debate, tendo em vista que suas características estão direcionadas ao desenvolvimento profissional dos sujeitos. No caso desta reflexão, se trata de pensar o potencial de contribuição que esta realidade, emergente num horizonte de múltiplos desafios, pode ter para o desenvolvimento da autonomia e da profissionalidade dos professores. Sendo assim, o presente artigo se propõe a realizar uma reflexão sobre o processo de estruturação e implementação de um Programa de Pós-Graduação na área da Educação a partir da compreensão dos conceitos de autonomia e profissionalidade docente, tomando como base teórica as abordagens sustentadas por Gimeno Sacristán (1995), Tardif (2002), Contreras (2002) e Morgado (2005 e 2011), dentre outros. O referido Programa, que toma por objetivo a formação de professores e pedagogos que atuam em escolas da Educação Básica, é analisado a partir de diversas perspectivas, partindo do processo de estruturação do Programa até a composição e definição do perfil do corpo docente.<hr/>ABSTRACT The commitment of Higher Education institutions with the training of professionals working in Basic Education has been the subject of discussions in different historical and political moments. In the setting of public policies on graduation in Brazil, the Professional Masters are presented as a new element to the debate, given that its features are directed to the professional development of individuals. This reflection focuses on the potential contribution of this emerging reality to the development of teacher autonomy and professionality within a horizon of multiple challenges. Therefore, the aim of this paper is to carry out a reflection on the process of structuring and implementing a Postgraduate Program in Education based on the understanding of the concepts of autonomy and teaching professionality, having as theoretical basis the approaches by Gimeno Sacristán (1995), Tardif (2002), Contreras (2002) and Morgado (2005 and 2011), among others. This Program, which aims at the training of teachers and educators who work in Basic Education schools, is analyzed from different perspectives, assuming that the composition and definition of the faculty profile results from the very conception and purposes of the Program. <![CDATA[La formación de educadores ambientales en México: avances y perspectivas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100053&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN La formación de educadores ambientales fue planteada como un imperativo del campo desde los primeros años de su implantación en México. Si bien el desarrollo de programas de profesionalización en la forma de diplomados, especializaciones y maestrías ha sido continuo, también ha sido vulnerable a los cambios en las propias universidades de adscripción, así como a los de las políticas ambientales gubernamentales. El presente artículo da cuenta de esta historia. Se conceptualiza el problema, se resume el perfil actual que se observa y se apuntan algunas salidas que se han ido construyendo para fortalecer este campo. En este sentido, destaca especialmente el hecho de que diversas maestrías y doctorados en ciencias o en educación aceptan propuestas de investigación en educación ambiental. Con ello, la esfera de profesionalización se ha expandido más allá del circuito de los educadores ambientales, lo que ha favorecido el diálogo y los intercambios creativos y productivos con otras áreas de conocimiento y alrededor de diversas temáticas, entre ellas lo intercultural, la conservación, las ciencias, el cambio climático, la literatura y la poesía, entre otras, que en su conjunto ofrecen una perspectiva sobre los procesos de profesionalización de los educadores ambientales en México.<hr/>RESUMO A formação de educadores ambientais foi estabelecida como um imperativo do campo desde os primeiros anos da sua aplicação no México. Embora o desenvolvimento de programas de formação profissional sob a forma de diplomas, especializações e mestrados tenha sido um contínuo, também tem sido vulnerável a mudanças nas universidades de filiação, bem como nas políticas ambientais governamentais. Este artigo relata esta história. Para isso, o problema é conceituado, o perfil atual observado é resumido e algumas saídas, que foram construídas para fortalecer esse campo, são descritas. Neste sentido, especialmente destaca-se o fato de vários mestrados e doutorados em ciência ou educação aceitarem propostas de pesquisas em educação ambiental. Desta forma, a esfera da profissionalização se expandiu para além do circuito dos educadores ambientais, o que favoreceu o diálogo e o intercâmbio criativo e produtivo com outras áreas de conhecimento e em torno de diversas temáticas, entre elas a intercultural, a conservação, as ciências, as alterações climáticas, a literatura e a poesia, entre outras, que juntas oferecem uma perspectiva sobre o processo de profissionalização dos educadores ambientais no México.<hr/>ABSTRACT The training of environmental educators was established as an imperative of the field since the early years of its implementation in Mexico. While the development of professional training programs in the form of diplomas, specialization and masters has been continuous, it has also been vulnerable to changes in the universities of affiliation, as well as in government environmental policies. This article reports on this story. For this purpose, the problem is conceptualized, the current profile is found and summarized and some routes that have been designed to strengthen this field are described. In this regard, it particularly highlights the fact that various masters and doctorates in science or education accept proposals to research for environmental education. In this way, the sphere of professionalization has expanded beyond the environmental educators' circuit, which has favored dialogue and creative and productive exchanges with other areas of education such as intercultural education, conservation, science, climate change, literature and poetry, among others, which together offer a perspective on the process of professionalization of environmental educators in Mexico. <![CDATA[La pedagogía de casos como estrategia catalizadora del cambio hacía la autonomía del alumno y del profesor en la formación inicial del profesorado de secundaria]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100067&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN La formación inicial para la profesión docente no solamente implica preparar para conocer, pensar y entender, sino que la preparación para la profesión docente implica ayudar a entender para actuar. Diversos especialistas han recomendado la pedagogía de casos en la formación para la profesión docente inicial, pues puede ayudar a superar algunas de las carencias de los modelos tradicionales de formación y contribuir de manera muy significativa al desarrollo profesional de los profesores. La pedagogía de casos se basa en la idea de que el conocimiento se construye sobre la base del conocimiento previo, va asociado a la experiencia, es transformable y puede cambiar, por lo que ayuda al profesor en formación a entender la complejidad de la docencia, animando a la búsqueda de soluciones docentes alternativas. En este trabajo mantengo que la pedagogía de casos es útil para promover la reflexión crítica, facilitar la comprensión de la teoría, y para formar profesores con capacidad de resolución de problemas, favoreciendo la conexión entre enseñanza, investigación y desarrollo profesional.<hr/>RESUMO A formação inicial de professores implica não só preparar os estudantes para conhecer, pensar e compreender, mas também ajudá-los a compreender para atuar. Vários especialistas têm recomendado uma pedagogia de casos na formação inicial para a docência, uma vez que pode apoiar a superação de algumas carências dos modelos de formação tradicionais e contribuir de modo significativo para o desenvolvimento profissional dos professores. Uma pedagogia de casos baseia-se na ideia de que o conhecimento é construído com base no conhecimento prévio, está associado à experiência, é passível de transformação e pode mudar. Por outro lado, uma pedagogia de casos ajuda o professor em formação a compreender a complexidade da docência, encorajando a busca de soluções de ensino alternativas. Neste artigo, sustenta-se que uma pedagogia de casos é útil para promover a reflexão crítica, facilitar a compreensão da teoria e formar professores com capacidade de resolver problemas, favorecendo a relação entre o ensino, a investigação e o desenvolvimento profissional.<hr/>ABSTRACT Initial teacher education does not only imply preparing student teachers for knowing, thinking and understanding but it involves supporting student teachers in developing understanding in order to act. Several specialists have recommended case pedagogy for initial teacher education, arguing that it can help teacher educators overcome some of the shortcomings of traditional models of teacher education, and it can greatly enhance teacher professional development. Case pedagogy is based on the idea that new knowledge is constructed in connection with prior knowledge, it is directly related to experience, it is transformable and it can change overtime. In addition, case pedagogy helps student teachers understand the complexity of teaching and this encourages experimentation and innovation in teaching. In this paper I maintain that case pedagogy encourages critical reflection, facilitates the understanding of theory and it helps teachers to develop problem-solving skills, linking teaching, research and professional development. <![CDATA[Postgraduate teacher education: building a pedagogy of experience, towards a more democratic education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100085&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.<hr/>ABSTRACT Postgraduate teacher education can reframe teachers' thinking and actions towards a more democratic education in schools. On the basis of this assumption, a pedagogy of experience in teacher education settings is advocated and a strategy developed in a course of master degree for in-service teachers is described. In that context, teachers develop action-research experiences focused on the learners' autonomy and they produce narratives in which they describe and theorize those experiences, reflecting on their pedagogical and formative value. Through the analysis of six narratives, I will discuss the empowering potential of the approach in the construction of a critical view of education and democratic pedagogical practices. <![CDATA[The place of research in the Professional Master's Program in Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto discute o lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação no Brasil. Na primeira parte, são revistos alguns pontos da sua trajetória, que foi marcada por resistências e desconfianças por parte da comunidade acadêmica. Em seguida, procura-se mostrar aproximações e diferenças entre o Mestrado Profissional e o Acadêmico, acentuando o lugar privilegiado da pesquisa na formação do profissional da educação. Tendo como referência o Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), indica-se como se tem procurado articular investigação e prática pedagógica na estrutura curricular do curso. Finalmente, apresenta-se uma análise dos trabalhos finais defendidos pelos pós-graduandos desse curso, destacando temas, metodologias e resultados obtidos, o que permite avaliar a consecução dos objetivos pretendidos.<hr/>ABSTRACT This paper discusses the place of research in the Brazilian Professional Master's Program in Education. In the first part we recover part of its history, which is marked by a movement of resistance and distrust by the academic community. Then we try to show the similarities and differences between the Professional and the Academic Masters, emphasizing the relevant place of research in professional training. Taking as reference the professional Master's Degree in Education: Education of Teacher Educators from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), we describe what has been done to connect research and pedagogical practice in the curriculum of the program. Finally, we present an analysis of the final master papers defended by graduate students, which discloses topics, methodologies and results of the studies, allowing us to assess the achievement of the desired objectives. <![CDATA[Professional Master's Degree in Education: Theory and Practice of Teaching - qualification of educational processes in Basic Education research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100119&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo analisa as dissertações produzidas pela primeira turma do Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal de Paraná (UFPR, Brasil), destacando a construção da identidade deste Programa de formação de professores. Consideramos nessas propostas e resultados de pesquisa possíveis contribuições à realidade escolar que qualifiquem os objetivos do Programa. A partir da análise documental das 19 dissertações defendidas em 2015 pela primeira turma de mestrandos, catalogadas no acervo digital da Biblioteca da UFPR, buscamos encontrar os efeitos da instrumentalização da pesquisa ofertada pelo Programa, a capacidade de reflexividade, de autonomia, de elucidação da própria experiência e as possíveis intervenções nos contextos profissionais dos seus autores. As dissertações foram agrupadas em três eixos temáticos: o primeiro analisa experiências possíveis em um campo; o segundo analisa os instrumentos que vêm de fora da área; o terceiro analisa o meio. Nos estudos concluídos podemos localizar: i) tendências a explorar a experiência na busca de contribuir para o próprio campo; ii) tendências a privilegiar a tecnologia para a inovação da prática; iii) tendências a problematizar o meio escolar como efeito e contraefeito ao desenvolvimento do profissional e às condições da sua profissionalidade.<hr/>ABSTRACT This article analyses dissertations produced by the first class of the Master's Program in Education: Theory and Practice of Teaching from Universidade Federal de Paraná (UFPR, Brazil), emphasizing the identity construction of this teacher education program. We considered these proposals and the research results as possible contributions to the school reality that qualify the goals of the Program. On the basis of documentary analysis of the 19 dissertations defended in 2015 by the first class of master students, which are catalogued in the digital collection of the UFPR Library, we looked for the effects of the research instrumentation offered by the Program, the capacity of reflection, autonomy, elucidation of own experiences and possible interventions in the authors' professional contexts. We grouped dissertations in three thematic axes: the first analyses possible experiences in a field; the second analyses instruments from outside the field; the third analyses the environment. In the concluded studies we could identify: i) tendencies to explore experience as a way to contribute to the field; ii) tendencies to privilege technology to innovate practice; iii) tendencies to problematize the school environment in its effects and counter-effects upon professional development and conditions of professionality. <![CDATA[Challenges and possibilities in teacher education - on the analysis of practicum reports]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100137&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto analisa relatórios de estágio produzidos no quadro de um curso de mestrado profissionalizante para o 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição de ensino superior público em Portugal (Universidade de Aveiro). Trata-se de compreender, a partir dos relatórios escritos e defendidos por futuras professoras, as potencialidades de formação de um trabalho pedagógico-didático que elege a diversidade linguística como objeto de intervenção. Analisa-se o conteúdo do discurso de professoras em formação inicial, recolhido num dispositivo de ação, investigação e formação, para compreensão das potencialidades de construção de conhecimento profissional que os espaços de redação dos relatórios de estágio sobre as práticas de educação para a diversidade abrem, identificando desafios e possibilidades que se colocam atualmente à formação inicial de professores.<hr/>ABSTRACT This paper analyses teaching internship reports produced by future primary education teachers in the context of a professionalizing master course for the 1st Cycle of Basic Education in a Portuguese public higher education institution (University of Aveiro). The aim is to understand, on the basis of the reports written and discussed by the future teachers, the training potential of a pedagogical-didactic work that elects linguistic diversity as an intervention object. It analyses the discourse of teachers in initial training, collected under a framework of action, research and training, whose aim is the writing of the supervised teaching practice report, with a view to understand the professional knowledge construction potential that writing spaces on education practices for diversity offer, identifying challenges and possibilities that are currently posed to the initial training of teachers. <![CDATA[The initial formation limits and possibilities to the development of teaching autonomous practices]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100157&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo reúne bases empíricas de dois projetos de pesquisa mais amplos que focalizam as relações entre formação e profissão docente em cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivamos investigar os saberes mobilizados e⁄ou produzidos por professores especialistas e polivalentes para o desenvolvimento de práticas autônomas e sua relação com a formação inicial. Mobilizamos referenciais teóricos dos Saberes Docentes para a análise da autonomia docente sob um enfoque relacional em depoimentos de professores da educação básica. As informações sobre experiências formativas na graduação e na fase inicial da carreira do magistério foram adquiridas por meio de entrevistas e discussão coletiva e as análises buscaram problematizar relações entre formação, profissão e condicionantes que favorecem o desenvolvimento de práticas autônomas. Os resultados evidenciam fragilidades relativas à formação no que tange às práticas docentes, com destaque para: domínio de conteúdos e metodologias de ensino. Os depoimentos apontam, também, que determinados temas foram mal compreendidos ou despertaram pouco interesse na ocasião da graduação, mas passaram a fazer sentido ou a gerar inquietações após os embates com as exigências da escola. As interpretações dos depoimentos apontam para a necessidade de valorização da dimensão profissional da docência durante a formação inicial, como condição para o desenvolvimento de práticas autônomas.<hr/>ABSTRACT This article gathers empirical bases from two wider research projects which focus the relations between docent training and profession at the Education and the Biological Sciences Teaching courses. Our goal was to investigate the acquired and produced knowledge by experts and multifunctional teachers for the development of autonomous practices, and its relation with the initial formation. We mobilized the theoretical references about Docent Knowledge to analyse the autonomous teacher under a relational emphasis on the testimonies of elementary education teachers. Information about formative experiences during graduation and the teaching career initial phase was acquired by interviews and collective discussions, and the analyses sought to question the relations between formation, profession and circumstances that contribute to the autonomous practices development. The results emphasize fragilities related to the formation when it comes to teacher training, highlighting the mastery of content and teaching methodology. The testimonies show, also, that some topics were misunderstood or were not able to induce much interest at graduation, but they started to make sense or to help by generating concerns after clashes with the school demands. The testimonies' interpretation points to the need of valuing the docents' professional dimension during their initial formation, as a condition to autonomous practices development. <![CDATA[<sup><sub>Socioemotional curricula, 21st century skills and economic investment in education: the new curriculum policies under review</sub></sup>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100173&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Nos regimes de implementação das políticas curriculares contemporâneas, noções como competências socioemocionais, habilidades do século XXI, paradigma holístico, currículo socioemocional e abordagem transversal tornaram-se recorrentes nos debates educacionais mobilizados pelos diferentes sistemas de ensino. O presente artigo é decorrente de uma pesquisa que, a partir do campo de Estudos das Políticas de Currículo, tem como objetivo problematizar a difusão de um modelo contemporâneo de currículo socioemocional que toma os estudantes como capital humano a ser investido. Para tanto, definiu-se como corpus de análise do artigo um modelo de currículo socioemocional colocado em ação no Rio de Janeiro, no qual são examinados: a) as racionalidades governamentais que operam na implementação do currículo; b) os sentidos de conhecimento escolar e formação humana engendrados na trama discursiva curricular. O artigo apresenta, então, um diagnóstico das articulações entre infância, escolarização e neoliberalismo. A seguir, discute alguns desdobramentos subjetivos da teorização contemporânea nomeada como Big Five, analisando a promoção de um modelo de currículo socioemocional colocado em ação no Rio de Janeiro. Por fim, a partir das análises, infere que a indústria educacional contemporânea, motivada pelo imperativo de investimento econômico em educação, tem planejado tecnologias que operam no mapeamento e na tentativa de potencialização das competências socioemocionais dos alunos, tendo em vista sua qualificação enquanto capital humano.<hr/>ABSTRACT In the implementation programs of contemporary curriculum policies, concepts such as socioemotional skills, 21st century abilities, holistic paradigm, socioemotional curriculum and transversal approach have become recurrent in educational debates mobilized by different education systems. This article results from a research that, from the field of Studies on Curriculum Policies, aims to discuss the diffusion of a contemporary model of socioemotional curriculum that takes students as human capital in which to invest. To this end, for the article, it was defined as an analytical corpus the socioemotional curriculum model put into action in Rio de Janeiro, in which are examined: a) government rationality operating in the implementation of the curriculum; b) the senses of school knowledge and human development engendered in the curriculum discourse network. The article then presents a diagnosis of links between childhood, school education and neoliberalism. After that, it discusses some subjective unfolding of the contemporary theorization named Big Five, analyzing the promotion of a socioemotional curriculum model put into action in Rio de Janeiro. Finally, from the analyses, it infers that the contemporary educational industry, driven by the imperative of economic investment in education, has planned technologies operating in mapping and trying to enhance socioemotional skills of students, aiming at their qualification as human capital. <![CDATA[Full-time childhood education: in search of social philia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100191&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta algumas reflexões decorrentes de pesquisa realizada em diferentes municípios capixabas sobre as concepções e práticas da educação em tempo integral no contexto da educação infantil (ARAÚJO, 2015). A notória existência do "tempo integral" na educação infantil conserva uma durabilidade paradoxal, seja pela sua inescapável formulação em torno dos direitos das mulheres trabalhadoras e das crianças pobres ou em situação de vulnerabilidade e risco social, seja pela sua habitual invisibilidade como parte integrante de um mesmo processo educativo na educação infantil, conferindo-lhe uma identidade instável e uma realidade demandante dos momentos de infortúnio, condicionada que está ao "errante curso labiríntico da vida" (GOETHE apud ARENDT, 1987). Suas questões apontam para a necessária criação de um ethos público, cuja philia social (ARENDT, 1987; MATOS, 2006, 2009; ARISTÓTELES, 2009) se apresenta como uma possibilidade para inaugurar novos suportes materiais e simbólicos que permitam às crianças serem acolhidas para além das contingências de suas necessidades.<hr/>ABSTRACT This article shows some thoughts which derive from the study undertaken in different Brazilian municipalities from Espírito Santo, Brazil, on the concept and practice of full-time childhood education (ARAÚJO, 2015). The notorious existence of "full-time" in childhood education preserves paradoxical durability, whether by its inescapable formulation around the rights of working women and poor children or children in social vulnerability and risk or by their habitual invisibility as a component of the same educational process in childhood education. This provides an unstable identity and a demanding reality from unfortunate moments, conditioned to "Life's labyrinthine and erratic course" (GOETHE apud ARENDT, 1987). Their questions point to the need of creating a public ethos, whose social philia (ARENDT, 1987; MATOS, 2006, 2009; ARISTÓTELES, 2009) is shown as a possibility to open new material and symbolic supports that allow children to be welcomed beyond their needs. <![CDATA[Interculturality in Heritage Education: challenges and contributions to History teaching]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100205&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No ensino de História, aspectos curriculares interdisciplinares relacionados com o uso do património cultural ou a problematização em torno do desenvolvimento de atitudes de tolerância, de respeito pela diferença e cooperação entre povos, necessitam de uma reflexão fundamentada e sistemática sobre concepções de alunos e professores em áreas centrais para a Educação Histórica, como a da interculturalidade. Com o objetivo de aprofundar, numa abordagem essencialmente qualitativa, a compreensão dos sentidos atribuídos por alunos e professores a fontes patrimoniais, em articulação com conceitos ligados à consciência histórica, nomeadamente os de identidade e de património, analisaram-se as concepções de alunos de 7.º ano e de 10.º ano de várias escolas do norte de Portugal, acerca da forma como interpretam fontes patrimoniais e, ainda, como os seus professores entendem o uso de fontes patrimoniais no ensino e aprendizagem de História, dada a sua relação com a interpretação como processo de construção de significado acerca do passado. Neste estudo registaram-se diferentes perfis de identidade consoante o padrão de pensamento, desde uma identidade local/nacional fundada nas origens, i.e. exclusiva, até uma identidade mais inclusiva e europeia/global. Os resultados do estudo permitem abrir possibilidades de novas formas de abordagem educativa relacionadas com a utilização do património como evidência histórica, contribuindo para o desenvolvimento da consciência histórica e patrimonial.<hr/>ABSTRACT In History teaching, interdisciplinary curricular aspects related to the use of cultural heritage or the questioning of the progress of improvement acts on tolerance, respect for differences and cooperation among peoples require a reasoned and systematic reflection on students and teachers' conceptions in central areas for History Education, such as interculturality. In this research it was aimed at deepening, in an essentially qualitative approach, the understanding of how students and teachers make sense of heritage sources, and also of concepts related to historical consciousness, such as identity and heritage. We have analysed the conceptions of 7th and 10th graders of several schools in northern Portugal, dealing with heritage evidence, and how their teachers understand the use of heritage sources in teaching and learning History, given its relationship with interpretation as a process of making sense of the past. Different identity profiles emerged from data analysis depending on the pattern of thinking, from a local/national identity grounded on origins, i.e. exclusive, up to a more inclusive and European/global identity. The results of this study revealed possibilities of new educational approaches regarding the use of heritage as historical evidence, and contributing to the development of historical and heritage consciousness. <![CDATA[Reading capabilities evaluation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100221&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho examinou as práticas de leitura desenvolvidas pelos professores na segunda fase do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública. Fundamentou-se nos pressupostos teóricos da enunciação e dos gêneros do discurso de Bakhtin e seu Círculo, que tomam a leitura como ato interlocutivo, implicando sempre uma compreensão responsiva ativa na construção dos sentidos. Para tanto, utilizou-se da observação participante em sala de aula e da análise contrastiva das práticas de leitura. As fontes de dados incluíram gravações, em vídeo, da rotina da sala de aula; entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, análise dos gêneros do discurso em circulação e das práticas de leitura em sala de aula. Como postulado por Bakhtin e Volochinov (2004), a linguagem está sempre "povoada" de interações de outrem. Foi possível identificar, nos episódios em sala de aula, a coexistência de conflitos, diferentes palavras ideológicas ou linguagens sociais manifestando-se nas situações de comunicação. Os resultados destacaram a emergência de o ensino da leitura figurar em todas as disciplinas do currículo escolar os gêneros discursivos como objeto de ensino de leitura, constituindo-se como espaços de interação entre os alunos e destes com o professor.<hr/>ABSTRACT The present research work has investigated reading practices performed by teachers at the second stage of Elementary Education in schools of the public education system. It was grounded on theoretical assumptions of enunciation and discourse genres of Bakhtin and his Circle, that consider reading as an interlocutive action, always implying an active responsive comprehension for meaning construction. For such, we have applied participant observation in the classroom and contrastive analysis of the reading practices. The data gathered include video recordings of the classroom routine; semi-structured interviews with teachers and students, an analysis of the current discourse genres in that context and of the reading practices in the classroom. As Bakhtin and Volochinov (2004) postulated, language is always "populated" by another's interactions. We could identify in the classroom episodes, the coexistence of conflicts, different ideological words or social languages manifesting themselves in the communication situations. The results highlighted the emergence for reading teaching to appear in all subjects of the school curriculum, that the discursive genres be taken as objects of reading teaching, being constituted as spaces for interaction among the students and those with the teacher. <![CDATA[Educational policies and rural youth in higher education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100237&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo objetiva analisar as políticas educacionais de acesso ao ensino superior, recentemente instituídas no Brasil, em especial, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e as relações com a juventude rural, hipossuficiente economicamente. As informações usadas referem-se aos dados institucionais do poder público federal e as reflexões sobre os jovens rurais, bolsistas, com base no Território Centro-Serra, Rio Grande do Sul. O estudo possibilitou identificar que o Prouni proporcionou uma oportunidade à juventude rural de cursar o ensino superior em instituições de ensino particulares, porém, a maioria dos jovens rurais ainda permanece em condição marginal no acesso à política educacional, principalmente, pelo capital cultural herdado da condição camponesa em que o hábito da leitura, do acesso a livros e da dedicação aos estudos encontra-se num duelo com o trabalho na roça, estratégia fundamental para manter a reprodução social da família rural. O Prouni representa, em certa medida, a universalização e a democratização do acesso ao ensino superior em nível regional, o que proporcionou a qualificação profissional de parcela da juventude rural mantendo seus laços com o território e fortalecendo o capital cultural. Porém, a política educacional é invisível à categoria social e insuficiente para proporcionar amplo acesso aos jovens rurais e à juventude em geral que demanda qualificação de nível superior.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze educational policies of access to higher education, which were recently introduced in Brazil, in particular the Programa Universidade para Todos (Prouni) and its relations with rural youth, that is an economic disadvantage. The information used refers to the institutional data from the federal government and the reflections on rural youth, scholars, based in the Territory Centro-Serra, Rio Grande do Sul. The study identified that Prouni provided an opportunity to the rural youth attend higher education in private educational institutions, however, the majority of rural youth remains in a marginal condition in relation to their access to that educational policy, mainly by the cultural capital inherited from their peasant condition in which habits of reading, access to books and dedication to studies are in a duel with the work in the fields, a fundamental strategy to maintain social reproduction of rural families. Prouni is, to some extent, the universalization and democratization of access to higher education at the regional level, which provided professional qualification to a portion of the rural youth keeping their ties with the territory and strengthening the cultural capital. However, that educational policy is invisible to that social category and it is insufficient to provide broad access to the rural youth and youth in general who demand higher education levels. <![CDATA[Three Hundred: the human dimension of the method]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100253&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e, apesar do seu desenvolvimento ter sido motivado para o enfrentamento do panorama de reprovações no ciclo básico de Engenharia, atualmente é utilizado em cursos como Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Direito, também tendo um início promissor no Ensino Médio. Na disciplina de Cálculo 1 em que foi aplicado, houve uma melhora no índice de aprovações de 50 para 95%, entretanto, o principal resultado do método é o desenvolvimento do lado humano dos participantes. Nesse sentido, este artigo procura apresentar a percepção do estudante com relação ao Trezentos, considerando dimensões como nervosismo e ansiedade em provas, colaboração, solidariedade, empatia, crescimento pessoal e liberdade para aprender.<hr/>ABSTRACT Three Hundred is a method of teaching and learning that seeks to encourage students to look at classmates with learning difficulties and despite its development has been driven by the large number of failures in the basic cycle of Engineering, it is currently used in courses such as Physiotherapy, Psychology, Medicine and Law, also having a promising start in High Schools. In the course of Calculus 1 in which it was applied, there was an improvement in the approval rate from 50 to 95%, however, the main result is the development of the human side of the participants. In this sense, this paper presents the students' perception with respect to the Three Hundred Method, considering dimensions such as nervousness and anxiety in tests, collaboration, solidarity, empathy, personal growth and freedom to learn. <![CDATA[Program One Laptop per Student (PROUCA): a bibliometric analysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100267&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.<hr/>ABSTRACT The advancement of scientific production brought with it the growth of studies to take stock of published research, becoming important thermometers on the depth and breadth degree of these. Furthermore, this research strategy points trends, gaps, saturation spaces, the most recursive methods, reference works, among many other aspects of the research and scientific production from that. Thus, this study aimed to analyze demographic and methodological characteristics of theses and dissertations produced in Brazil about the program One Laptop per Student (PROUCA). Methodologically the study was descriptive and used the documentary procedure, with the content analysis of 43 theses and dissertations published in the period 2008-2014. The results showed: (a) apex of scientific work on the PROUCA between 2012 and 2013; (b) high concentration of researches in the southern and southeastern regions; (c) prevalence of case studies and (d) the majority employment of national bibliographic references. <![CDATA[Memorial acadêmico para Professor Titular]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100291&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.<hr/>ABSTRACT The advancement of scientific production brought with it the growth of studies to take stock of published research, becoming important thermometers on the depth and breadth degree of these. Furthermore, this research strategy points trends, gaps, saturation spaces, the most recursive methods, reference works, among many other aspects of the research and scientific production from that. Thus, this study aimed to analyze demographic and methodological characteristics of theses and dissertations produced in Brazil about the program One Laptop per Student (PROUCA). Methodologically the study was descriptive and used the documentary procedure, with the content analysis of 43 theses and dissertations published in the period 2008-2014. The results showed: (a) apex of scientific work on the PROUCA between 2012 and 2013; (b) high concentration of researches in the southern and southeastern regions; (c) prevalence of case studies and (d) the majority employment of national bibliographic references. <![CDATA[Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas (1890-1970)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100315&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.<hr/>ABSTRACT The advancement of scientific production brought with it the growth of studies to take stock of published research, becoming important thermometers on the depth and breadth degree of these. Furthermore, this research strategy points trends, gaps, saturation spaces, the most recursive methods, reference works, among many other aspects of the research and scientific production from that. Thus, this study aimed to analyze demographic and methodological characteristics of theses and dissertations produced in Brazil about the program One Laptop per Student (PROUCA). Methodologically the study was descriptive and used the documentary procedure, with the content analysis of 43 theses and dissertations published in the period 2008-2014. The results showed: (a) apex of scientific work on the PROUCA between 2012 and 2013; (b) high concentration of researches in the southern and southeastern regions; (c) prevalence of case studies and (d) the majority employment of national bibliographic references. <![CDATA[Pedagogias do século XXI]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100321&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.<hr/>ABSTRACT The advancement of scientific production brought with it the growth of studies to take stock of published research, becoming important thermometers on the depth and breadth degree of these. Furthermore, this research strategy points trends, gaps, saturation spaces, the most recursive methods, reference works, among many other aspects of the research and scientific production from that. Thus, this study aimed to analyze demographic and methodological characteristics of theses and dissertations produced in Brazil about the program One Laptop per Student (PROUCA). Methodologically the study was descriptive and used the documentary procedure, with the content analysis of 43 theses and dissertations published in the period 2008-2014. The results showed: (a) apex of scientific work on the PROUCA between 2012 and 2013; (b) high concentration of researches in the southern and southeastern regions; (c) prevalence of case studies and (d) the majority employment of national bibliographic references.