Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-406020150002&lang=pt vol. num. 56 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Revisitando o humanismo como princípio educativo para a educação: uma excursão na Pedagogia Waldorf]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper begins by highlight the growing relevance of Rudolf Steiner's thinking within academic discourse. It then turns to a brief discussion of the consequences of physicalism and naturalism in education. In a third step, the concept of notional instrumentalism is presented as a possible way of overcoming the generally unfruitful debates about the comprehension of non-physical aspects of reality. All this serves finally to stress the importance of revisiting humanism as a potential guiding principle for education.<hr/>O texto ressalta inicialmente a relevância do pensamento de Rudolf Steiner no discurso acadêmico. Em segundo lugar, trata-se de discutir sucintamente as consequências da visão fisicalista e naturalista para a Pedagogia. Numa terceira etapa é mostrado como uma compreensão dêitica de conceitos possibilita superar infrutíferos debates ideológicos acerca da compreensão de aspectos não físicos da realidade. Tudo isso serve como base para realçar ao menos a importância da renovação da ideia humanista com o objetivo de investigar seu potencial como base da educação <![CDATA[Pesquisa empírica sobre a pedagogia Waldorf]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Waldorf education began in 1919 with the first Waldorf School in Stuttgart and nowadays is widespread in many countries all over the world. Empirical research, however, has been rare until the early nineties and Waldorf education has not been discussed within educational science so far. This has changed during the last decades. This article reviews the results of surveys during the last 20 years and is mainly focused on German Waldorf Schools, because most investigations have been done in this field. Findings are reported with respect to the following central aspects of Waldorf education: the holistic and integrative approach, the self-governance in the organization of the Waldorf schools, the Waldorf curriculum, and the principle of class teachers from 1st to 8th grade. Furthermore, Waldorf education also provides its own unique teacher training. All of these aspects have been explored and evaluated from different points of view and with different methods. The results show strengths as well as weaknesses of Waldorf education in the daily practice in schools, which indicates the kinds of challenges Waldorf education will have to face in the upcoming decades. The authors themselves have contributed in several investigations to the field of Waldorf education.<hr/>A educação Waldorf teve início em 1919, com a primeira escola Waldorf em Stuttgart, e atualmente é muito comum em diversos países por todo o mundo. Entretanto, as pesquisas empíricas têm sido raras até o início da década de 1990 e a educação Waldorf não tem sido debatida nas ciências educacionais desde então. Isso tem mudado durante as últimas décadas. O presente artigo revisa resultados de pesquisas conduzidas nos últimos 20 anos e concentra-se principalmente em escolas Waldorf na Alemanha, pois a maior parte das investigações foi conduzida nesse contexto. Os achados são relatados em função dos seguintes aspectos centrais da educação Waldorf: a abordagem holística e integrativa, o autogoverno na organização das escolas Waldorf, o currículo Waldorf e o princípio de professores de classes entre a 1ª e a 8ª Série. Além disso, a educação Waldorf também oferece formação de professores específica. Esses aspectos têm sido explorados e avaliados por diferentes perspectivas e métodos. Os resultados ressaltam forças bem como limitações da educação Waldorf na prática escolar cotidiana, apontando os tipos de desafios que a educação Waldorf precisará enfrentar nas próximas décadas. Os próprios autores colaboraram em várias investigações no campo da educação Waldorf. <![CDATA[A cosmovisão antroposófica: educação e individualismo ético]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata de um recorte de uma pesquisa maior sobre Antroposofia e Pedagogia Waldorf, que situa esta como uma contribuição para o paradigma educacional atual. O referencial teórico utilizado traz estudos epistemológicos de Rudolf Steiner e Marcelo da Veiga, compreendidos pela antropologia do imaginário de Gilbert Durand e pela antropologia da complexidade do conhecimento de Edgar Morin. O individualismo ético é apresentado como uma decorrência da teoria cognitiva proposta por Steiner e parte fundamental de sua cosmovisão na qual a Pedagogia Waldorf se insere. Traça-se um paralelo entre a revelação, tratada por Durand, na visão de homem tradicional, e o pensamento intuitivo, adquirido pela autorreflexão, proposta por Steiner como caminho de desenvolvimento individual. Ambos os caminhos pretendem conduzir a uma evolução da alma humana, através de um desenvolvimento cognitivo. Steiner descobre, por meio de seus estudos, a maneira de expressar, dentro do paradigma clássico vigente em sua época, como o ser humano pode conduzir seu conhecimento até a revelação espiritual, que ele denomina de pensamento intuitivo. Segundo Veiga (1996), Steiner abre uma possibilidade da ampliação cognitiva humana abordando os aspectos mentais e espirituais, pertencentes à noosfera, que podem vir a se revelar caso o homem desenvolva intencionalmente uma observação ampliada. Esta capacidade de observação amplia-se através de procedimentos e exercícios internos que partem do pensar racional.<hr/>This article is a fragment of a larger study on anthroposophy and Waldorf education, which places itself as a contribution to the current educational paradigm. The theoretical framework brings epistemological studies of Rudolf Steiner and Marcelo da Veiga, in the light of anthropology of imaginary by Gilbert Durand and the anthropology of knowledge complexity by Edgar Morin. The ethical individualism is presented as a result of the cognitive theory proposed by Steiner as a fundamental part of his worldview in which Waldorf education falls. It draws a parallel between the revelation, treated by Durand, in the traditional man's view, and intuitive thinking acquired by self-reflection, proposed by Steiner as path of individual development. Both ways lead to claim evolution of the human soul through a cognitive development. Steiner discovers through his studies, the way to express, within the classical paradigm prevailing in his time, how humans can lead their knowledge to spiritual revelation, which he called intuitive thinking. According to Veiga (1996), Steiner opens a possibility of human cognitive expansion addressing mental and spiritual aspects, belonging to the noosphere, which may ultimately be proved if man intentionally develops enlarged viewing. This observation capacity expands through internal procedures and exercises that depart from rational thinking. <![CDATA[O pensar vivenciado na formação de professores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa-se, neste artigo, um estudo de caso que discute a possibilidade de desenvolvimento do pensar vivenciado na formação de professores. A formação de professores é correntemente conduzida a partir de uma visão reducionista intelectual. Neste estudo, a formação de professores é entendida dentro de uma visão ampliada que inclui o desenvolvimento de forma integrada do querer, sentir e pensar. Ancorados em trabalhos anteriores de Goethe, Schiller e Rudolf Steiner, destacamos a importância e o impacto do trabalho com ciência, atividades criativo-artísticas e desenvolvimento pessoal no processo de formação de professores.<hr/>In this article a case study is analysed which discusses the possibility of development of experiential thinking in teacher training. Teacher training is currently conducted according to an intellectual reductionist view. In this study, teacher training is understood in a broader view that encompasses the integration of will, emotional sensitivity and thinking. Anchored in earlier works by Goethe, Schiller and Steiner, we highlight the importance and the impact of working with science, creative and artistic activities and individual development in the process of teacher training. <![CDATA[Interações de Rudolf Steiner com uma Educação Anticolonial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresentamos argumentos que podem viabilizar o debate para a organização de uma Educação Anticolonial como processo que tem como referenciais conhecimentos e posturas próprias de cosmovisões originárias. Esse referencial se soma a princípios do legado de Rudolf Steiner, na perspectiva de processo educativo pautado na liberdade. A linguagem e a cosmovisão assumem papel relevante nesse processo como identidade e representação. Dentro dos limites permitidos por este texto, pretende-se analisar, principalmente na perspectiva da filosofia, da ontologia e da antropologia, como é possível desencadear um processo de educação que tenha por base a cosmovisão de povos originários, submetidos a processo colonial impositivo e invasivo. Um ponto relevante do texto é a abordagem fenomenológica e hermenêutica como referencial para a pesquisa científica na postura metodológica, que perpassa todo o processo tratado, gerando certo confronto com a tradicional abordagem empírico-analítica. O fechamento do texto aponta para breves pressupostos que sustentam uma Educação Anticolonial como processo, que tenha possibilidade de se caracterizar como processo viável de ruptura de fronteiras no contexto planetário, ou seja, a favor da Pachamama, que é a expressão referente à Mãe Terra.<hr/>In this article we present arguments capable of enabling the debate towards the organization of Anticolonial Education as a process that has as its frame of reference knowledge and attitudes proper to native worldviews. This frame of reference joins forces with principles from the legacy of Rudolf Steiner, in the perspective of educational processes based on freedom. Language and worldview take on a relevant role in this process as identity and representation. Within the limits allowed by this text, we intend to analyze primarily from the perspective of philosophy, ontology and anthropology how it is possible to trigger a process of education based on the worldview of native peoples subjected to an imposing and invasive colonial process. A relevant point in the text is its phenomenological and hermeneutical approach as a frame of reference for scientific research on a methodological stance, permeating the entire process examined and bringing the confrontation to a certain extent in relation to the traditional empirical-analytical approach. The text concludes by indicating brief assumptions that underpin anticolonial education as a process capable of breaking down borders in the planetary context, i.e. in favour of Pachamama, the term that refers to Mother Earth. <![CDATA[Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma atividade de forma plena. Identifica que, ao transcender a concepção reducionista e instrumental do processo de aprendizagem e voltar-se para a integração do pensar, sentir e fazer no processo formativo do educando, a Pedagogia Waldorf apresenta-se como um modelo efetivo de educação lúdica e, portanto, consoante com o paradigma educacional da contemporaneidade.<hr/>This article aims to relate the principles and foundations of Waldorf Pedagogy, an educational school of thought founded by Rudolf Steiner, epistemologically, methodologically and didactically guided to a multidimensional formation of students, with the concept of ludicity developed by Cipriano Luckesi, defined as the internal or subjective state of one who fully experiences or acts in a form of activity. Waldorf Pedagogy transcends the traditional instrumental and reductionist conception of the learning process to focus on the integration of thinking, feeling and doing in students' educational processes; it has thus proven itself to be a fitting model of playful education and furthermore a model for meeting the educational needs and challenges of contemporaneity. <![CDATA[Egocentrismo ou altruísmo na adolescência? Um estudo empírico sobre os estudantes de escolas Waldorf, confessionais cristãs e públicas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo presenta una síntesis de un estudio sobre los posicionamientos egocéntricos en la adolescencia realizado en tres contextos escolares diferentes. El análisis permitió determinar que el posicionamiento egocéntrico puede ser mejor determinado a través de dos predictores: el sentido del propio bienestar (eudemonismo) y la convicción de que "la lástima ajena previene tomar iniciativas propias". Estos dos factores fueron correlacionados con la satisfacción del contexto escolar específico, la orientación espiritual y la idea de ayudar a otros. Los posicionamientos y los ideales éticos difieren entre los estudiantes de los tres contextos escolares: colegios Waldorf, colegios cristianos y colegios estatales. Los resultados confirman que la tendencia egocéntrica fue significativamente inferior en el grupo femenino de adolescentes. Este artículo invita a reflexionar sobre el papel que juega el contexto escolar en el proceso de desarrollo de la etapa adolescente a la adulta de los estudiantes.<hr/>Este artigo apresenta uma síntese de um estudo sobre os posicionamentos egocêntricos na adolescência realizado em três contextos escolares diferentes. A análise permitiu determinar que o posicionamento egocêntrico está relacionado a dois fatores: o sentido do próprio bem-estar (eudemonismo) e a convicção de que "a compaixão evita a busca por iniciativas próprias". Estes fatores foram correlacionados com a satisfação no contexto escolar específico, a orientação espiritual e a ideia de ajudar os outros. Os posicionamentos e os ideais éticos diferem entre os estudantes dos três contextos escolares: escolas Waldorf, escolas cristãs e escolas públicas. Os resultados confirmam que a tendência egocêntrica foi significativamente inferior no grupo feminino de adolescentes. Este artigo convida à reflexão acerca do papel do contexto escolar no processo de desenvolvimento da etapa adolescente à adulta dos estudantes.<hr/>This article presents a summary of a study on egocentric positionings in adolescents conducted in three different school contexts. The analysis reveals that egocentric positioning can be better determined through two predictors: a sense of personal well-being (eudemonism) and a conviction that "shame experienced on behalf of another person prevents oneself to take personal initiatives". These two factors correlate to satisfaction within the school context, spiritual orientation and the idea of helping others. The positionings and the ethical ideas differ from the students of the three school contexts: Waldorf, Christian, and State schools. The results confirm that the egocentric tendency was significantly inferior in the female group of adolescents. This article invites readers to reflect upon the role that the school context plays in the process of development of the students from adolescence to adultness. <![CDATA[O pensar intuitivo como fundamento de uma educação para a liberdade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta o conceito de pensar intuitivo de Rudolf Steiner. O pensar racional alcança apenas um nível de apreensão da realidade. Por uma observação fenomenológica do pensar, torna-se possível a qualidade intuitiva do pensar. O produto e o produtor estão em unidade nesta observação. A autoeducação do sujeito é o processo de uma educação para a liberdade. Então, a conquista de nível intuitivo exige um aperfeiçoamento cognitivo por meio de um caminho heurístico. Agir no mundo com base na consciência intuitiva é fundamento de uma ética superior. O sujeito pode estabelecer diretrizes autênticas para sua ação quando se autoeduca.<hr/>This paper introduces the concept of intuitive thinking of Rudolf Steiner. The rational thinking only reaches one level of apprehension of reality. Through a phenomenological observation of thinking, the intuitive quality of thinking becomes possible. The product and producer are in unity in this observation. The subject's self-education is the process of education toward freedom. So the achievement of the intuitive level requires a cognitive improvement through a heuristic path. Acting in the world based on intuitive awareness is the foundation of a higher ethic. The subject may establish authentic guidelines for his action when he educates himself. <![CDATA[Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A teoria crítica da Escola de Frankfurt e o pós-estruturalismo francês constituem-se em movimentos reflexivos da maior importância na área da filosofia da educação, inspirando inúmeras produções acadêmicas nas últimas décadas. Sendo contemporâneos às décadas de 1950 e 1960, ambos os movimentos apresentam em comum o fato de oporem resistência filosófica a diversos tipos de totalitarismo. Como diferenças mais salientes a ambas correntes de pensamento podemos apontar a crítica da dialética em sua insuficiência como método para refletir sobre a diferença (Deleuze) e a reafirmação da dialética em seus potenciais negativos de confrontação entre o objeto e seu conceito (Adorno). O presente artigo destina-se a refletir brevemente sobre as afinidades temáticas e as diferenças metodológicas entre o pensamento desses dois autores.<hr/>The Frankfurt critical theory and the French post-structuralism are important lines of thought in the philosophy of education, which inspired several academic productions in recent decades. In the 1950s and 1960s, both opposed philosophical resistance against many types of totalitarianism. One big difference between the two lines of thought has been the critical of the dialectic considered an insufficient method to think about the difference (Deleuze) and the reaffirmation of a negative dialectic (Adorno). This article intends to analyze the thematic affinities and the differences of method between the thought of these two authors. <![CDATA[A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A corporeidade é o elemento de visibilidade dos embates do 'corpo' com o mundo, produzidos pelos efeitos histórico-culturais e pelas novas articulações propiciadoras de predisposições estratégicas dos corpos e das almas, resultantes das forças do saber e do poder, que permite sedimentar esses confrontos e dinamizar campos de verdades historicamente constituídos e em constante mudança. O autor questiona, nos andaimes antropológicos, sociológicos e pedagógicos, o sentido do 'corpo' e da 'corporeidade' no processo educativo, argumentando dois pontos fulcrais: a visão histórico-filosófica da semântica dos termos, insistindo nos discursos (elementos psicológicos relacionados com a identidade e imagem) sobre o corpo; a análise hermenêutica à 'corporeidade' em Merleau-Ponty e Zubiri; a análise educativa da relação da corporeidade e aprendizagem, na complexidade escolar atual.<hr/>The body element is the visibility of the 'body' clashes with the world, produced by historical-cultural effects and the new generation of joint strategic predispositions of bodies and souls, resulting from the forces of knowledge and power, which allows to sediment these confrontations and to fuel historically established truths and fields in constant change. The author questions the anthropological, sociological and pedagogical scaffolding, the sense of 'body' and 'natural resources' in the educational process, arguing two key points: the historical-philosophical vision of the semantics of the terms, insisting on speeches (psychological elements related to identity and image) on the body; the hermeneutic analysis concerning 'embodiment' in Merleau-Ponty and Zubiri; the educational analysis of the relationship of corporality and learning, in the current school complexity. <![CDATA[Infância e adolescência: como chegam as queixas escolares à saúde mental?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho discute os resultados de um estudo piloto realizado entre janeiro e junho de 2012 no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. De caráter exploratório, através de análise documental, o estudo rastreou queixas ligadas à escolarização dentro do universo dos casos atendidos na triagem do referido período. Tem como objetivo, portanto, mapear as queixas escolares registradas na porta de entrada de um serviço universitário de psiquiatria. Apresenta as principais queixas provenientes de encaminhamentos feitos pela escola à saúde mental voltada para infância e adolescência, a partir de 285 fichas de triagem, bem como analisa idade e gênero da entrada no serviço. Discute, ainda, como são descritas as queixas escolares a partir de seis relatos de triagem, apontando para a importância em se destacar o contraditório na queixa inicial. Conclui que aproximadamente um terço do público que chega ao referido serviço de psiquiatria da infância e adolescência apresenta queixas iniciais envolvendo escolarização, sendo dificuldade de aprendizagem e agitação as prevalentes.<hr/>This paper discusses the results of a pilot study conducted between January and June 2012 in the Department of Child and Adolescent Psychiatry, Institute of Psychiatry, at UFRJ. This is an exploratory study, through documentary analysis, which tracked complaints related to schooling within the universe of triage cases in the said period. Therefore, it had the goal of mapping school complaints that were recorded at the front door of a university psychiatry service. It presents the main complaints made by schools on mental health focused on childhood and adolescence from 285 triage records, as well as age and gender analyses based on the entry into the service. It also discusses how the school complaints are described from six triage reports pointing to the importance of the contradictory standout in the original complaint. It concludes that about one third of those seeking this service of childhood and adolescence psychiatry presents initial complaints involving schooling, then learning difficulty and agitation were prevalent. <![CDATA[Corpo, gênero e sexualidades na formação docente: uma meta-análise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200193&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper aims at systematizing the specific literature on body, gender, sexuality and education, identifying the methodological process that produced the different explanation patterns found. Methodologically, introducing the meta-analysis as a research technique in Human Sciences, we intended to contribute to the construction of a literature review in a systematic way in order to guarantee the increase in accumulation and the reliability of the production of scientific knowledge. It was found that, regardless of the type of research used (Case Studies, Small N Studies, Large N Studies) and effect found (Nsig, Sig and Mixed Results), one feature is common among the analyzed studies regarding body, gender, sexuality and teacher training: the fact that all (with varying degrees of intensity) suggest that the thematic approach contributes to the destabilization of norms, ratings and rankings in the field of education.<hr/>O objetivo deste texto é sistematizar a literatura específica sobre corpo, gênero, sexualidades e educação, identificando o processo metodológico que produziu os diferentes padrões de explicação encontrados. Metodologicamente, ao introduzir a meta-análise como técnica de pesquisa nas Ciências Humanas, pretendeu-se contribuir para a construção de revisão de literatura de forma sistematizada para que se garanta o aumento da acumulação e a confiabilidade da produção do conhecimento científico. Verificou-se que, independente do tipo de pesquisa utilizado (Case Studies, Small N Studies, Large N Studies) e do feito encontrado (Nsig, Sig e Mixed Results), uma característica é comum entre os estudos analisados relativos às temáticas sobre corpo, gênero, sexualidades e formação docente: o fato de que todos (com maior ou menor grau de intensidade) sugerem que a abordagem das temáticas contribui para a desestabilização de normatizações, classificações e hierarquizações no campo da educação. <![CDATA[Educação patrimonial e a dissolução das monoidentidades]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva compreender os sentidos atribuídos às políticas culturais brasileiras e seus empenhamentos pedagógicos, principalmente quanto à educação patrimonial. Por meio de uma análise sociológica, o autor aborda uma transição atinente às políticas e práticas de educação patrimonial, identificando um deslocamento em suas posições institucionais: de discursos monoidentitários, próprios do Nacionalismo Moderno, a processos políticos de reconhecimento e democratização cultural.<hr/>This paper aims at understanding meanings for Brazilian cultural policies and their pedagogical endeavour particularly as for culture heritage education. By means of a sociological analysis, the author addresses the transition on heritage policies and practices, identifying displacement in their institutional positions: from mono-identity discourses typical of the modern nationalism to political processes of cultural recognition and democratisation. <![CDATA[Indicadores epistemológicos do "Brazil-Medico": Educação e Educação Física]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo evidencia relações entre a Educação escolar e a Educação Física com base em indicadores epistemológicos relacionados aos cuidados com o corpo em busca de saúde, presentes no final do século XIX e início do XX. O material empírico utilizado foi o periódico "Brazil-Medico", do período de 1887-1923. Este estudo tece reflexões sobre cuidados com a saúde na Educação e aponta elementos sobre a sistematização da Educação Física, tendo como foco o método racional. Conclui-se que a Educação Física contribuiu com a interiorização de cuidados com o corpo em busca de saúde na Educação escolar, chamando a atenção para a vivacidade das crianças. A sistematização da Educação Física através do método racional contribuiu com o reconhecimento da existência da cultura física, das expressões do corpo, numa época em que prevalecia um ensino pautado na memorização e na imobilidade.<hr/>The article evidences relations between school education and Physical Education on the basis of the epistemologies pointers related to body care seeking health, present in the end of the 19th century and beginning of the 20th century. The empirical material used was the periodical "Brazil-Medico" in the period of 1887-1923. This study weaves reflections on the cares with health in education and it points elements on the systematization of Physical Education, having as its focus the rational method. It is concluded that Physical Education contributed with the internalization of body care in search of health in the pertaining to school education, calling the attention to the children's vivacity. The systematization of Physical Education through the rational method contributed with the recognition of the existence of physical culture, of body expressions, at a time when an education ruled in memorization and immobility prevailed. <![CDATA[Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Historicamente, a produção literária brasileira, em sua função de constituição de uma cultura escrita com base no tratamento estilístico dos recursos linguísticos em circulação na heterogeneidade social, materializou representações sobre a formação do processo de escolarização do ensino de língua materna no país, com o que se compuseram documentos para uma memória da educação linguística no Brasil. Com o objetivo de conhecer os modos de constituição da escola e do ensino de português, no Brasil, e considerada a produção literária como fonte de dados para esse processo investigativo, observa-se, neste estudo, a representação da escola e do ensino de língua portuguesa em Infância, de Graciliano Ramos, obra em que se encontram registros do processo de institucionalização da educação e do ensino de língua num momento e numa localidade brasileiros.<hr/>In this paper, literary representations of Brazilian school and of the teaching of Portuguese are observed. For the analysis presented in this work, literary text is not considered as only a registration of historical facts, but also as a product of writer's formal solutions in his task to configure language as a discursive object. In this way, a chapter of Graciliano Ramos' Childhood is analyzed in order to characterize a specific moment of Portuguese teaching history in Brazil: the first Republican period and its project for public Education, in the last years of the 19th century and first decades of the 20th. <![CDATA[Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200259&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tecnologias digitais móveis têm engendrado práticas reterritorializantes, a partir das quais os interagentes/praticantes têm criado espaços/tempos outros para ser, estar, criar e viver. O cotidiano escolar também vem sendo marcado intensamente pelas táticas de seus interagentes/praticantes que criam territorialidades outras a partir dessas tecnologias. Em vista disso, buscamos refletir sobre os movimentos ocorridos nos cotidianos escolares a partir da chegada das tecnologias digitais móveis em três escolas públicas do ensino fundamental. Para tanto, desenvolvemos uma cartografia dos processos que envolvem o fenômeno, descrevendo e buscando encontrar/identificar suas intensidades. Como resultados da pesquisa, apontamos a criação de territórios onde o digital passa a ser estruturante de práticas de produção de conteúdos, conhecimentos e significados e de reorganização do espaço escolar.<hr/>Mobile digital technologies have generated reterritorializing practices, from which the interacting/practitioners have created other spaces/times to be, create and live. The school everyday life has also been marked intensely by tactics of these interacting/practitioners who create other territorialities from these technologies. In view of this, we reflect on the movements in school everyday life since the arrival of mobile digital technologies in three public elementary schools. To this end, we developed a mapping of processes involving the phenomenon, describing and seeking to find/identify their strengths. The results of the research pointed out the creation of territories where digital tools are now structuring practices of content production, knowledge and meanings and reorganizing the school space. <![CDATA[Resenha]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200279&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tecnologias digitais móveis têm engendrado práticas reterritorializantes, a partir das quais os interagentes/praticantes têm criado espaços/tempos outros para ser, estar, criar e viver. O cotidiano escolar também vem sendo marcado intensamente pelas táticas de seus interagentes/praticantes que criam territorialidades outras a partir dessas tecnologias. Em vista disso, buscamos refletir sobre os movimentos ocorridos nos cotidianos escolares a partir da chegada das tecnologias digitais móveis em três escolas públicas do ensino fundamental. Para tanto, desenvolvemos uma cartografia dos processos que envolvem o fenômeno, descrevendo e buscando encontrar/identificar suas intensidades. Como resultados da pesquisa, apontamos a criação de territórios onde o digital passa a ser estruturante de práticas de produção de conteúdos, conhecimentos e significados e de reorganização do espaço escolar.<hr/>Mobile digital technologies have generated reterritorializing practices, from which the interacting/practitioners have created other spaces/times to be, create and live. The school everyday life has also been marked intensely by tactics of these interacting/practitioners who create other territorialities from these technologies. In view of this, we reflect on the movements in school everyday life since the arrival of mobile digital technologies in three public elementary schools. To this end, we developed a mapping of processes involving the phenomenon, describing and seeking to find/identify their strengths. The results of the research pointed out the creation of territories where digital tools are now structuring practices of content production, knowledge and meanings and reorganizing the school space. <![CDATA[Resenha]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200285&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tecnologias digitais móveis têm engendrado práticas reterritorializantes, a partir das quais os interagentes/praticantes têm criado espaços/tempos outros para ser, estar, criar e viver. O cotidiano escolar também vem sendo marcado intensamente pelas táticas de seus interagentes/praticantes que criam territorialidades outras a partir dessas tecnologias. Em vista disso, buscamos refletir sobre os movimentos ocorridos nos cotidianos escolares a partir da chegada das tecnologias digitais móveis em três escolas públicas do ensino fundamental. Para tanto, desenvolvemos uma cartografia dos processos que envolvem o fenômeno, descrevendo e buscando encontrar/identificar suas intensidades. Como resultados da pesquisa, apontamos a criação de territórios onde o digital passa a ser estruturante de práticas de produção de conteúdos, conhecimentos e significados e de reorganização do espaço escolar.<hr/>Mobile digital technologies have generated reterritorializing practices, from which the interacting/practitioners have created other spaces/times to be, create and live. The school everyday life has also been marked intensely by tactics of these interacting/practitioners who create other territorialities from these technologies. In view of this, we reflect on the movements in school everyday life since the arrival of mobile digital technologies in three public elementary schools. To this end, we developed a mapping of processes involving the phenomenon, describing and seeking to find/identify their strengths. The results of the research pointed out the creation of territories where digital tools are now structuring practices of content production, knowledge and meanings and reorganizing the school space.