Scielo RSS <![CDATA[Educar em Revista]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-406020160003&lang=pt vol. num. 61 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem o objetivo de apresentar a proposta de formação permanente de Paulo Freire como um paradigma contra-hegemônico, capaz de reagir criticamente aos modelos dominantes de formação. O texto expõe um panorama das críticas que vêm sendo feitas às políticas e práticas de formação de educadores e às racionalidades subjacentes às propostas que disputam projetos nesse campo de estudos e pesquisas. Na sequência, o paradigma de formação permanente de Paulo Freire, posto em ação na Secretaria de Educação do município de São Paulo (1989-1992), é discutido como uma possibilidade para construir, coletivamente, novas formas de agir e pensar na formação docente, em uma perspectiva crítico-transformadora. Por fim, são apontados resultados da pesquisa "Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção", que busca evidenciar a materialidade e a reinvenção do pensamento de Freire, em diferentes contextos educativos da realidade brasileira, no eixo da formação docente. A pesquisa tem sua origem na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vem se desenvolvendo em uma rede que congrega 28 pesquisadores vinculados a 14 Programas de Pós-Graduação em Educação, em 10 estados.<hr/>Abstract This article aims to present Paulo Freire's proposal of permanent teacher education, as a counter-hegemonic paradigm, able to react critically to the dominant models of teacher education. The text presents an overview of the criticisms that have been made to policies and practices of teachers' education and underlying rationalities on the proposals that compete for projects in this field of studies and research. Following, Freire's paradigm of permanent teacher education, put into action in the Education Secretariat of the municipality of São Paulo (1989-1992), is discussed as a possibility to build, collectively, new ways of acting and thinking in teacher education, on a critical and transforming perspective. At the end, results of the research "Paulo Freire today: legacy and reinvention" are appointed, which seek to demonstrate the materiality and reinvention of Freire's thought in different educational contexts from the Brazilian reality, in the axis of teacher education. This research has its origin in the Paulo Freire's Cathedra from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), that has been developed in a network design, that brings together 28 researchers from 14 Graduate Programs in Education, in 10 Brazilian states. <![CDATA[Diálogo-confrontação de saberes e negociação cultural: eixos das pedagogias da educação popular: uma construção a partir do sul]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Los desarrollos de la educación popular de nuestra América se han dado desde comienzos del siglo XIX cuando Simón Rodríguez propone al Consejo de Caracas desarrollarla en su educación. Cuando se revisan estos antecedentes, encontramos que una propuesta pedagógica siempre acompañó la dinámica de su constitución y este texto lo muestra en sus grandes hitos (nacientes repúblicas, universidades populares, escuelas de educación propia, pedagogías de la liberación), los cuales permiten mostrar la vitalidad invisibilizada pero presente en ellos. Hoy que la educación popular se propone como una apuesta para toda la sociedad y para todas y todos los educadores, el presente texto nos muestra cómo ese acumulado pedagógico es recuperado en la propuesta actual fundada en el diálogo, la confrontación de saberes y la negociación cultural, haciendo posible una práctica de un ejercicio educativo que integra intraculturalidad, interculturalidad y transculturalidad y que teje lo común para seguir apostándole a la transformación de los mundos desde el reconocimiento de que somos humanamente diferentes, culturalmente diversos y seguimos viviendo en sociedades profundamente desiguales.<hr/>Resumo O desenvolvimento da educação popular da nossa América ocorre a partir do início do século XIX, quando Simón Rodríguez propõe ao Conselho de Caracas implementar essa proposta na educação. Quando esses registros são revistos, se descobre que uma proposta pedagógica sempre tem acompanhado a dinâmica da sua construção e este texto pretende mostrar isso em seus marcos principais (repúblicas emergentes, universidades populares, escolas de educação, pedagogias da libertação), o que permite mostrar a vitalidade que é invisível, mas está presente neles. Hoje, quando a educação popular é proposta como uma aposta para toda a sociedade e a todas e todos os educadores, este texto nos mostra como esse arcabouço pedagógico reflete na proposta atual, fundada no diálogo, no confronto de saberes e na negociação cultural, tornando possível a prática de um exercício educativo que integra intraculturalidade, interculturalidade e transculturalidade e que produz o que é normal para continuar apostando na transformação dos mundos, reconhecendo que somos humanamente diferentes, culturalmente diversos e ainda continuamos a viver em sociedades profundamente desiguais.<hr/>Abstract The development of popular education in our America has been produced since the beginning of the 19th century, when Simón Rodríguez presents at the Council of Caracas a proposal to develop this in its education. When these records are reviewed, we find that a pedagogical proposal has always accompanied the dynamics of its construction, and this text shows it precisely in its major milestones (nascent republics, popular universities, schools of education, pedagogies of liberation), all of which allows to show the invisible but present vitality in them. Today, when popular education is proposed as a bet for all societies and educators (men and women), this text shows us how this pedagogical framework is recovered in the current proposal, founded on dialogue, confrontation of knowledge and cultural negotiation, making possible the practice of an educational exercise that integrates intraculturality, interculturality and transculturality, which weaves what is common in order to carry on betting on the transformation of worlds, recognizing that we are humanly diverse, culturally dissimilar, and that we are still living in deeply unequal societies. <![CDATA[Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola.<hr/>Abstract Paulo Freire is a reference known worldwide. His thought has been guiding the development of emancipatory practices in different areas of work. His theoretical productions represent an important contribution to the development of critical-reflexive teaching practices in the teacher training field. The text shows a teaching/investigation proposal used in a professional Master degree course, as a possibility of a critical-reflexive managers' training. The methodology used is based on Paulo Freire in order to propose training tools that aim to develop procedural and attitudinal contents such as: reflection, records, observation and listening. The experience documentation of the three editions of the subject called Basic Teaching Management, was carried out by research diaries and other ways of reflexive records developed by the graduate students. The first analysis of the material produced in this experience has contributed to the investigation about school management, bringing another meaning for teaching itself. The same way, it has helped to comprehend Paulo Freires' contribution to the development of critical-reflexive teaching practice in the teaching and school management scope. <![CDATA[Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da Pedagogia de Paulo Freire no Ensino Superior]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com o objetivo de contribuir com o debate sobre a docência no Ensino Superior, compreendendo-a como fenômeno educativo concreto e historicamente situado, o artigo aponta elementos para uma práxis dialógica na formação do professor universitário. Recorre à pesquisa bibliográfica e ao estudo qualitativo de natureza exploratória para refletir sobre o Estágio de Docência com âncora nos aportes teóricos de Lima (2002, 2015), Pimenta (2002, 2006), Ghedin (2010), Freitas (2016) e da Pedagogia de Paulo Freire. O reconhecimento das contradições inerentes ao contexto político e sua influência na formação para a docência no espaço-tempo da universidade indica a pesquisa como princípio formativo e ato de conhecimento mediador do contato e da reflexão com e sobre a realidade da sala de aula na universidade, com vistas a compreender e objetivar ações e relações autenticamente formadoras.<hr/>Abstract This article explores some aspects of dialogical practices in the education of university professors. It seeks to contribute to the debate on teaching practices in Higher Education, understood as a historically-situated concrete fact. This has been done through an analsys of Teaching Internships based on qualitative research and on the works of Lima (2002, 2015), Pimenta (2002, 2006), Ghedin (2010), Freitas (2016) and Paulo Freire's Pedagogy. Recognizing both the contradictions inherent to political contexts and their influence on the day-to-day education of teachers indicates research as a formative principle and as an understanding act capable of intermediating approaches and considerations towards the realities of university classrooms experience. Thus, research was aimed at understanding and realizing actions and relationships that are truly educational. <![CDATA[Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute a proposta de cultura e educação popular, desenvolvida a partir dos anos 1960, por Paulo Freire, como possibilidade de articular e fundamentar sua proposta e/ou sistema de educação, contemplando da alfabetização à universidade. A proposta reúne elementos com forte suficiência para pensar a educação para além da concepção dita tradicional, em que a "informação cultural" em suas múltiplas expressões e a educação eram, ou ainda são, utilizadas como recursos pedagógicos para transferir a setores populares conhecimentos eruditos, carregados da lógica dominante. Os movimentos emergentes dos anos 1960, em que a cultura e a educação são rediscutidas em diálogo com a cultura popular, sonhavam tornarem-se meios para efetuar uma comunicação biunívoca, de efeito conscientizador. Para tal, tomam como referência os valores da cultura de grupos e comunidades populares como elementos próprios de reflexão coletiva sobre as condições de vida e o significado dos símbolos do povo; seguidos da reflexão coletiva que consubstanciasse o pensamento do povo de um sentido humano e crítico, que os movimentos de cultura popular reconheciam terem sido perdidos, ao traduzir-se em termos de "cultura de massas". Assim, importa empreender a recuperação dos valores do povo como aporte do novo modo de compreender o mundo, saber vivê-lo e transformá-lo. Nessa perspectiva, problematizamos possibilidades de transição da dita concepção tradicional para uma educação transformadora ou humanizadora, que abarque da alfabetização à universidade popular.<hr/>Abstract This work discusses proposals of popular culture and popular education. The education system developed by Paulo Freire in 1960 can be applied from primary education to college. These proposals gather elements to think beyond the traditional education methods. In these methods, pieces of "cultural information" and education in their multiple expressions are used as pedagogical tools whose main purpose is the dissemination of dominant knowledge among a larger population. The social movements of the sixties, a time during which culture and education were rediscovered in a dialogue with popular culture, dreamt about becoming ways of performing a biunivocal communication of awareness effect. Then, they take values of groups' cultures and popular communities' values as adequate elements for collective reflection on living conditions and meanings of popular symbols; followed by a collective reflection that substantiated popular thoughts of human and critical sense, which popular cultural movements recognized as lost concepts that were thrown away when they were translated into "mass culture". Therefore, it should bring a renewed sense of how to interpret, live and transform the world. Thus, we discuss current possibilities of transforming traditional education into a new humanizing perspective that would encompass all levels of education, from primary schools to universities. <![CDATA[Formação de professores e formação humana: não é só necessária, mas possível]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto a seguir dialoga sobre a experiência vivenciada e integrada entre estudantes de uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências e de uma turma do 9° ano do ensino fundamental no litoral paranaense. Compreendendo a importância de buscar a ruptura epistemológica com o paradigma educacional dominante, buscou-se por novos sentidos e maneiras de fazer e fazer-se na docência. Em docência compartilhada, via aprendizagem por projetos e, especialmente, apoiados na pedagogia freireana, os autores apresentam suas percepções sobre os processos de mediação na formação de professores e na formação humana. Apontam como principais aprendizados: a necessidade de intervenção nos espaços formativos; o reconhecimento do contexto local para a ressignificação de conceitos e valores; a garantia de espaços de escuta e de fala; e, sobretudo, o cuidado afetivo com o outro.<hr/>Abstract The following text dialogues with the integrated and lived experience between students of a Bachelor of Science Degree course and students of the 9th grade from a middle school in Paraná state coast, Brazil. Understanding the importance of seeking for the epistemological break with the dominant educational paradigm, new meanings were sought, ways of doing and being in academic teaching. In shared teaching, through learning projects, specially based on Paulo Freire's pedagogy, the authors present their perceptions of mediation processes in teacher education and human formation. The main indicated sources of learning are the need for intervention in the formative spaces; the recognition of the local context to reframe concepts and values; the guarantee of listening and speech spaces and, above all, the emotional care for the other. <![CDATA[Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300127&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A prática pedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividade formadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamento freireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência-discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional.<hr/>Abstract This article discusses Paulo Freire's contributions to teacher development and pedagogical practice from the perspective of the dialogue category. Pedagogical practice is the core as an analysis category and a development activity which is treated on an institutional and pluralized perspective while pedagogical practice constitutes itself in one of its translations. The relational dimension is highlighted as characteristic and basis of Freire's thoughts as well as the explanation of the relation teaching-research; teaching-learning; learners-socio-educational context. <![CDATA[Sobre a educação cultural e ético-política dos professores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A formação de professores como educadores profissionais tem sido dominada pela razão instrumental. Políticas educativas baseadas no gerencialismo, na performance competitiva da escola, em padrões de avaliação, têm sublinhado a necessidade de um novo tipo de professor: um professor altamente racional, dotado de um perfil fortemente técnico. Instituições de formação também têm mudado os seus projetos educativos para a formação de professores, agora muito centrados nas novas tecnologias e em instrumentos práticos para a ação didática, para avaliações de todo o tipo, para a microgestão da sala de aula e para a medição através de testes, o uso de padrões e a produção de evidência empírica sobre o seu trabalho. Estas tendências instrumentais e os riscos envolvidos no processo de didatização da educação dos professores são criticados com base na importância de uma educação cultural e ético-política de professores. Os trabalhos de Paulo Freire foram escolhidos como a principal fonte para refletir sobre algumas das exigências básicas para alguém se tornar um professor, de acordo com uma agenda democrática e crítica. De acordo com a prespectiva freiriana, as possíveis contribuições resultantes de uma educação emancipatória e transformadora de educadores profissionais exigirão a capacidade de combinar formação técnica, científica e profissional com educação política, sonho e utopia.<hr/>Abstract The training of teachers as professional educators has been dominated by instrumental reason. Education policies based on managerialism, competitive school performance, evaluation standards and vocationalism have been stressing the need for a new type of teacher: a highly rational teacher with a strong technical profile. Training institutions have also changed their education projects for the preparation of teachers, now much based on new technologies and practical instruments for didactic action, for evaluations of all kinds, for the micro-management of classrooms and the measurement by tests, using standards and producing empirical evidence of their work. These instrumental tendencies and the risks involved in the process of didactization of teachers' education are criticized on the basis of the importance of a cultural and ethical-political education of teachers. The works by Paulo Freire have been chosen as the main source to reflect upon some of the basic demands for becoming a teacher according to a democratic and critical agenda. According to the Freirean perspective, the possible contributions resulting from an emancipatory and transformative education of professional educators will demand the capacity of combining technical, scientific and professional training with political education, dream and utopia. <![CDATA[O utilitarismo de assalto às ciências da educação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto refere-se à tradução de um artigo inicialmente publicado numa versão reduzida "Quem quer a morte das ciências da educação?" (MEIRIEU et al., 2014). O texto trata das finalidades das ciências da educação e do seu desvirtuamento em função de valores utilitaristas. Nele é explicado que o utilitarismo remete à busca de interesses individuais que enfatizam a dimensão econômica como único vetor do comportamento humano e que sua difusão prioriza valores mercantis que chegam às universidades desvirtuando-as de suas finalidades humanas e sociais.<hr/>Abstract This text was first published in a reduced version, "Who wants the death of education sciences?"? (MEIRIEU et al., 2014). Here, it was revised and enriched. The text deals with the purposes of education sciences and its distortion due to utilitarian values. It is explained that utilitarianism refers to the pursuit of individual interests that emphasize the economic dimension as the only vector of human behavior and its diffusion prioritize market values that reach the universities depreciating them on their human and social aims.<hr/>Résumé Ce texte, qui a été révisé et enrichi, a été initialement publié dans une version très réduite dans: Qui veut la mort des sciences de l'éducation? (MEIRIEU et al., 2014). Il aborde les objectifs de la science d'education et de sa déformation due aux valeurs utilitaristes. Il explique que l'utilitarisme fait référence à la poursuite des intérêts individuels qui mettent l'accent sur la dimension économique comme le seul vecteur du comportement humain et la diffusion de ces valeurs donnent la priorité aux principes du marché atteignant les universités entraînant une dépréciation de leurs but humains et sociaux. <![CDATA[Complexos temáticos na formação de professores do campo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300171&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo procuramos mostrar os significados atribuídos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Universidade Federal da Bahia acerca do Sistema de Complexos Temáticos no trabalho docente. Empregando abordagem de natureza qualitativa, foram coletados e analisados dados por meio de dois planejamentos de ensino elaborados pelos estudantes, utilizando temas do Sistema de Complexos. Entre eles, realizamos entrevistas individuais semiestruturadas para complementar os dados. Os resultados mostram que o Sistema de Complexos Temáticos foi parcialmente incorporado à práxis pedagógica desses estudantes e que houve avanços em relacionar o ensino de conteúdos científicos escolares a questões sociais relevantes, contribuindo para uma melhor compreensão da realidade. Embora os resultados sejam positivos, as dificuldades encontradas durante a formação apontam para a necessidade de se lutar por condições de trabalho nas Instituições de Ensino Superior que possibilitem outros modos de ensinar e formar professores, promovendo sua educação continuada de modo permanente.<hr/>Abstract In this article we intend to show meanings assigned by students of the Teacher Training Course in Field Education/Universidade Federal da Bahia about a Thematic Complexes System in their teaching work. Using a qualitative approach, data were collected and analyzed trough two teaching plans prepared by students, using themes from the Complexes System. Between them, we made individual semi-structured interviews to complement data. Results show that the Thematic Complexes System was partially incorporated into the pedagogical praxis of these students and that there have been improvement in relating teaching of school science content with relevant social issues, concurring to a better understanding of reality. Although results are positive, difficulties met during the training process point out the need to fight for working conditions in Higher Education Institutions that allow other ways of teaching and training teachers, promoting their continuing education permanently. <![CDATA[Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presente discussão é oriunda de uma tese de doutorado em Educação Ambiental que se propôs a discutir o Ser sob duas perspectivas: a da Racionalidade Instrumental e a da Racionalidade Ambiental. Questionando em que medida o horizonte da Racionalidade Ambiental poderia contribuir para (re)significar e situar o Ser, empreendemos um exercício hermenêutico, a fim de alargar a compreensão de categorias postas para o estudo. Tomando como uma das referências possíveis a perspectiva teórica de Enrique Leff, apresentamos alternativas para pensar o Ser no horizonte de uma nova Racionalidade, considerando que esta além de superar as patologias da Razão Instrumental pode constituir-se em um novo indicador para nosso modo de ser-no-mundo.<hr/>Abstract This discussion is part of a thesis in Environmental Education, which proposed to discuss Being in two perspectives: the Instrumental Rationality and the Environmental Rationality. Asking about how the Environmental Rationality view could contribute to (re)define and situate Being, we did a hermeneutical exercise in order to broaden understanding of categories put to the study. Taking as a possible reference the theoretical perspective of Enrique Leff, we present alternatives to think Being on the horizon of a new Rationality, considering that, in addition to overcoming the pathologies of Instrumental Reason, it may be up in a new perspective to our way-of-being in the world. <![CDATA[Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre a formação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar no contexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estas questões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos: 1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar, com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradição e a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusão digital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se em uma racionalidade instrumental.<hr/>Abstract This article discusses the issues that emerged from a research on teacher formation for digital inclusion via school environment in the context of the Program A Computer for each Student in Goiás, Brazil. These issues are addressed through the convergence of two themes: 1) teacher formation; 2) digital inclusion via school environment, based on principles of historical and dialectical materialism. The principles of contradiction and alienation are adopted to bring into question the concept of digital inclusion and to demonstrate that the teacher formation model had as its basic assumptions fragmentation and hierarchization, based on an instrumental rationality. <![CDATA[Projeto UCA em Tiradentes: significações de duas professoras quanto às tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto escolar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo enfoca algumas influências do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) na apropriação docente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e nas práticas pedagógicas. Em campo, foram realizadas entrevistas com duas professoras que partilharam suas impressões e experiências no Projeto UCA em uma escola de Tiradentes (MG) durante o ano de 2011. Devidamente autorizadas, as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas em um procedimento misto de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e - em alguns momentos - Análise Crítica de Discurso. (GEE, 1999, 2001). Com auxílio do software Atlas.ti os dados empíricos foram codificados em unidades de significados que buscaram sintetizar: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Projeto UCA; as percepções docentes sobre o Projeto e suas ações de formação; os principais impactos culturais vivenciados pelas professoras, além dos desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. A análise dos dados evidenciou que as ações do Projeto UCA não foram suficientes para estimular a apropriação docente das TDIC, a reconfiguração das práticas pedagógicas e a instauração de uma cultura digital, tendo em vista o baixo aproveitamento do potencial das TDIC associado a um cenário precário para a implantação da política na escola estudada.<hr/>Abstract This paper focuses on some influences of the Project A Computer for each Student - "Um Computador por Aluno" (UCA) in teaching appropriation of Information and Communication Technologies (ICTs) and pedagogical practices. In the field, interviews were conducted with two teachers who shared their impressions and experience in the UCA project at a school in Tiradentes (MG) during the year 2011. Duly authorized, the interviews were recorded, transcribed and analyzed in a combined procedure of Content Analysis (BARDIN, 1977) and - sometimes - Discourse Analysis. (GEE, 1999, 2001). With the software Atlas.ti, empirical data were structured in units of meaning that systematized: the technological infrastructure conditions of the UCA Project; the teachers perceptions about the project and its training activities; the main cultural impacts experienced by teachers in addition to the associated development in pedagogical practices undertaken with ICT. The data analysis evidenced that the actions of the UCA Project were not enough to stimulate teaching appropriation of ICTs, the reconfiguration of the pedagogical practice and the establishment of a digital culture, having in mind low exploitation of ICT potential associated with a precarious scenario for the implementation of the policy in the studied school. <![CDATA[Análise lexicométrica aplicada ao estudo das concepções de aprendizagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Las concepciones de aprendizaje han sido principalmente investigadas a través de un enfoque denominado fenomenografía. No obstante su aporte a la sistematización teórica de las mismas, recientemente se ha generado un debate en torno a algunas de sus bases metodológicas y conceptuales. Este artículo aborda esta discusión presentando las concepciones de aprendizaje identificadas a través de un enfoque metodológico diferente, el análisis lexicométrico. Entrevistas semiestructuradas, que incluyeron el proceso y resultado del aprendizaje, fueron aplicadas a 29 estudiantes universitarios de primer año y posteriormente analizadas con el apoyo del programa Alceste. Los resultados indican que las concepciones del aprendizaje comprenden el hecho de memorizar, aplicar y comprender contenidos así como la congruencia entre teoría y práctica. Son discutidos los procedimientos de la metodología utilizada, su rol en la identificación de concepciones de aprendizaje y la comparación con resultados de investigaciones previas.<hr/>Resumo Concepções de aprendizagem têm sido investigadas principalmente através de uma abordagem chamada fenomenografia. No entanto, a contribuição para a sua sistematização teórica tem gerado recentemente um debate acerca de algumas de suas bases metodológicas e conceituais. Este artigo aborda esta discussão, apresentando as concepções de aprendizagem identificadas através de uma abordagem metodológica de análise diferente, a análise lexicométrica. Entrevistas semiestruturadas, que incluíram o processo de aprendizagem e os resultados, foram aplicadas a 29 estudantes universitários do primeiro ano e, posteriormente, analisadas com o apoio do programa Alceste. Os resultados indicam que as concepções de aprendizagem abarcam o ato de memorizar, aplicar e compreender o conteúdo, assim como a coerência entre teoria e prática. São discutidos os procedimentos da metodologia utilizada, o seu papel na identificação de concepções de aprendizagem e a comparação com resultados de pesquisas anteriores.<hr/>Abstract Learning conceptions have been mainly investigated through an approach called phenomenography. Although this approach has made contributions to the theoretical systematization of such conceptions, a debate about some of its methodological and conceptual bases has recently been opened. This article addresses this discussion by introducing a different methodological approach to the conceptions of learning: the lexicometric analysis. Data was collected by applying semi-structured interviews, which included the learning process and the results, to 29 freshmen and subsequently analyzed with the aid of the Alceste software. Results show that the conceptions of learning include memorizing, applying and understanding content as well as the congruence between theory and practice. The procedures of the methodology used, their role in identifying conceptions of learning and the comparison with the results of previous research are discussed. <![CDATA[Os processos imigratórios dos séculos XIX e XX: diálogos entre o saber acadêmico e a Educação Básica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300257&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os estudos acadêmicos sobre os processos imigratórios para o Brasil constituem um campo fértil do conhecimento histórico, sobretudo nos programas de Pós-Graduação. Estas pesquisas, em especial as que focam as imigrações dos séculos XIX e XX, encontram pouco espaço no saber escolar. Os livros didáticos permanecem reproduzindo visões superficiais e conservadoras, de caráter cronológico e com ausência de problematizações sobre a vinda desses imigrantes europeus para terras brasileiras. Este estudo busca identificar, através da análise do material didático, utilizado nas escolas do Rio Grande do Sul, a ausência de um diálogo entre o saber acadêmico e a Educação Básica. A importância de analisar os materiais didáticos e os produtos culturais utilizados pelos professores de história da Educação Básica é cada vez mais pertinente, no sentido de investigar a concepção de conhecimento histórico que é produzido e difundido em sala de aula. Nesse sentido, a investigação sobre as práticas de docência, a partir desse objeto cultural, permite identificar lacunas que podem ser trabalhadas na formação de professores.<hr/>Abstract Academic studies about immigration processes to Brazil constitute a fertile field for history knowledge, mainly in post-graduation programs. These pieces of research, particularly those that focus on immigrations of the nineteenth and twentieth centuries, find little space in school knowledge. Didactic books continue to reproduce superficial and conservative visions, of chronological character, without presenting problems arising from the arrival of those European immigrants to Brazil. This study aims at identifying, through the analysis of didactic material used at schools of Rio Grande do Sul, the absence of a dialog between academic knowledge and Basic Education. The importance of analyzing didactic material and cultural products used by History teachers of Basic Education has become more and more pertinent, in the sense of investigating the concept of historic knowledge, which is produced and diffused in class. In this sense, investigation on teachers' practices, taking this cultural object, allows us to identify some gaps, which can be used to work on teachers' education. <![CDATA[Ensino superior nas páginas do Diário dos Campos (1947-1950)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300273&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objeto as discussões sobre ensino superior publicadas no jornal Diário dos Campos, no período entre 1947 e 1950, privilegiando uma análise do texto Precisamos de um ensino superior, escrito por Mario Lima Santos (1947), das matérias que trataram do momento de criação da Comissão Pró-Faculdade de Filosofia de Ponta Grossa, que resultou na autorização de funcionamento da instituição (1948-1949), e das críticas ao grupo político do Partido Social Democrático, que utilizou a fundação da Faculdade de Filosofia como mote eleitoral (1950). Apoia-se no Diário dos Campos e na História Intelectual para reconstituir a atmosfera cultural de Ponta Grossa e a atuação da comunidade intelectual e política no processo que resultou na organização do ensino superior na cidade, sem desconsiderar o movimento intelectual brasileiro que preconizava a expansão do sistema universitário e acreditava na força da formação acadêmica para preparação de profissionais com conhecimento especializado e de elites intelectuais para assumir as funções diretivas nas diferentes esferas do mundo social.<hr/>Abstract The subject of this article has to do with discussions on higher education which were published in the newspaper Diário dos Campos between 1947 and 1950. Greater emphasis is placed on an analysis of the text We Need Higher Education, written by Mario Lima Santos (1947), on the issues about when the Pro-Faculty of Philosophy of Ponta Grossa Commission (1948-1949) was created, that resulted in the operating license for that institution, and on the criticisms to the political group belonging to the Social Democratic Party, which used the foundation of the Faculty of Philosophy as an electoral motto (1950). This article bases itself on Diário dos Campos and on Intellectual History to reconstitute the cultural atmosphere of Ponta Grossa as well as the action taken by the intellectual and political community which resulted in the organization of higher education in the city. Emphasis was also placed on the Brazilian intellectual movement, which professed the expansion of the university system and believed in the power of academic formation to prepare professionals with specialized knowledge and in the intellectual elites to take over directive roles in different spheres of the social world. <![CDATA["O poder que ainda não está no poder": Paulo Freire, pedagogia crítica e a guerra na educação pública - uma entrevista com Ira Shor]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300293&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ira Shor é professor da City University of New York's Graduate Center (Phd Program in English) e no Departamento de Inglês do College of Staten Island (CSI). O Dr. Shor tem se dedicado ao ensino de alunos da graduação e pós-graduação, na perspectiva da educação crítica. O trabalho de Shor com Freire teve início em 1980 e se estendeu até 1997. Ambos são coautores do primeiro livro falado de Paulo Freire intitulado, no Brasil, Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Nesta entrevista, concedida aos professores Alexandre Saul e Ana Maria Saul, o professor Shor discute a importância da pedagogia crítica na formação de professores, diante de um cenário global de crescente conservadorismo e adoção de políticas públicas de educação neotecnicistas, que contribuem para obstaculizar a autonomia das escolas e dos professores. Ele diz da atualidade do pensamento de Paulo Freire como uma possibilidade factível de construção de uma educação pública e democrática no bojo da qual a formação de professores precisa se fazer com diálogo, respeito aos diferentes conhecimentos e formas de conhecer, horizontalidade nas relações humanas e indissociabilidade entre teoria e prática. Ira Shor destaca que, para Paulo Freire, a construção de um mundo mais justo, para todos, necessita de uma utopia que tenha raízes bem plantadas na história. Enfatiza a impossibilidade da neutralidade da educação e a necessidade da conscientização para transformação da realidade.<hr/>Abstract Ira Shor is a professor at the City University of New York's Graduate Center (Programa Phd em Inglês) and at the English Department at the College of Staten Island (CSI). Dr. Shor has been dedicated to teaching undergraduate students and graduate students from the perspective of critical education. The work of Shor with Freire began in 1980 and lasted until 1997. Both are co-authors of the first talking book by Paulo Freire, called in Brazil Fear and boldness: the teacher's daily life. In this interview, with Professors Alexandre Saul and Ana Maria Saul, Professor Shor discusses the importance of critical pedagogy on teacher education, in the face of a global setting of increasing conservatism and adoption of educational public policies of a neo-technicist character, which contribute to hinder the autonomy of schools and teachers. He highlights the pertinence and timeliness of the thought of Paulo Freire as a feasible possibility of building public and democratic education in the midst of which teacher education has to be done with dialogue, respect for different types of knowledge and ways of knowing, horizontality in human relations and inseparability between theory and practice. Ira Shor points out that, for Paulo Freire, the construction of a more equal world for all, would need a kind of utopia that has well planted roots in history. He emphasizes the impossibility of education neutrality and the need of awareness to transform reality. <![CDATA[Resenha]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ira Shor é professor da City University of New York's Graduate Center (Phd Program in English) e no Departamento de Inglês do College of Staten Island (CSI). O Dr. Shor tem se dedicado ao ensino de alunos da graduação e pós-graduação, na perspectiva da educação crítica. O trabalho de Shor com Freire teve início em 1980 e se estendeu até 1997. Ambos são coautores do primeiro livro falado de Paulo Freire intitulado, no Brasil, Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Nesta entrevista, concedida aos professores Alexandre Saul e Ana Maria Saul, o professor Shor discute a importância da pedagogia crítica na formação de professores, diante de um cenário global de crescente conservadorismo e adoção de políticas públicas de educação neotecnicistas, que contribuem para obstaculizar a autonomia das escolas e dos professores. Ele diz da atualidade do pensamento de Paulo Freire como uma possibilidade factível de construção de uma educação pública e democrática no bojo da qual a formação de professores precisa se fazer com diálogo, respeito aos diferentes conhecimentos e formas de conhecer, horizontalidade nas relações humanas e indissociabilidade entre teoria e prática. Ira Shor destaca que, para Paulo Freire, a construção de um mundo mais justo, para todos, necessita de uma utopia que tenha raízes bem plantadas na história. Enfatiza a impossibilidade da neutralidade da educação e a necessidade da conscientização para transformação da realidade.<hr/>Abstract Ira Shor is a professor at the City University of New York's Graduate Center (Programa Phd em Inglês) and at the English Department at the College of Staten Island (CSI). Dr. Shor has been dedicated to teaching undergraduate students and graduate students from the perspective of critical education. The work of Shor with Freire began in 1980 and lasted until 1997. Both are co-authors of the first talking book by Paulo Freire, called in Brazil Fear and boldness: the teacher's daily life. In this interview, with Professors Alexandre Saul and Ana Maria Saul, Professor Shor discusses the importance of critical pedagogy on teacher education, in the face of a global setting of increasing conservatism and adoption of educational public policies of a neo-technicist character, which contribute to hinder the autonomy of schools and teachers. He highlights the pertinence and timeliness of the thought of Paulo Freire as a feasible possibility of building public and democratic education in the midst of which teacher education has to be done with dialogue, respect for different types of knowledge and ways of knowing, horizontality in human relations and inseparability between theory and practice. Ira Shor points out that, for Paulo Freire, the construction of a more equal world for all, would need a kind of utopia that has well planted roots in history. He emphasizes the impossibility of education neutrality and the need of awareness to transform reality.