Scielo RSS <![CDATA[Gestão & Produção]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-530X20140002&lang=en vol. 21 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The role of APQP in product development</b>: <b>case studies on the assembler-suppliers relationship</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desenvolvimento de produto realizado entre montadora de veículos e fornecedor requer atenção especial na gestão do processo e na interação entre empresas. O artigo discute uma das metodologias mais utilizadas nessa indústria, o planejamento avançado da qualidade de novos produtos (APQP), identificando seus usos e as condições que potencialmente melhoram a gestão do processo de desenvolvimento do produto. Foi desenvolvido através de estudos de casos da indústria automotiva, quando foi identificado que atrasos por parte da montadora dificultam a gestão do processo. O fornecedor, ao trabalhar próximo da montadora, acompanha de perto informações que possibilitam administrar atrasos e prazos comprimidos, muitas vezes antecipando-se a formalizações da montadora. Isso tem custos adicionais e revela que o APQP se torna elemento da gestão dos prazos, mas não impede falhas internas na montadora ou na qualidade.<hr/>Product development process realized between car manufacturers and auto parts suppliers requires special attention regarding its management and interaction between the companies. This paper aims mainly at discussing one of the most used methodologies at this industry, the Advanced Planning for Quality Product (APQP), as well as identifying the key conditions to manage the product development process. It is based on in-depth case studies in the Automotive Industry. It was possible to identify several points of delay on the automaker side; however, suppliers are working collaboratively with assemblers, following closely information that enable them to manage fails, delays, and short commitments. This has extra costs, but reveals that APQP is mainly a tool for managing deadlines, and it cannot avoid internal fails in the car manufacturer or in product quality. <![CDATA[<b>Robustness analysis with Electre III method</b>: <b>the case of the Campo das Vertentes region in Minas Gerais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo buscou aplicar o Electre III para classificar quatro aglomerados produtivos de micro e pequena empresa, localizados no Estado de Minas Gerais, em relação à capacidade de desenvolver estratégia de sobrevivência, por meio do relacionamento com o fornecedor, com o cliente ou distribuidor, com os concorrentes e com instituições públicas e privadas de apoio. O efeito conjunto dessas variáveis é que define a capacidade que eles possuem de desenvolver estratégias competitivas. Os resultados permitiram concluir que o agrupamento de produtores de artefatos em madeira de demolição é o que está mais articulado em relação ao conjunto de fatores de sucesso de um aglomerado, seguido pelos aglomerados de produtos em teares e em ferro, que se apresentam indiferentes entre si. O aglomerado de artefatos em estanho apresentou o último lugar, mostrando menor capacidade, por parte das empresas, em desenvolver estratégias conjuntas de sobrevivência. A Análise de Robustez foi realizada para garantir o resultado obtido com a aplicação, confirmando o ordenamento inicial.<hr/>This study sought to apply the ELECTRE III to classify four production clusters of micro and small enterprises, located in Minas Gerais, according to the ability to develop a survival strategy through the relationship with the supplier, customer, distributor, competitors and public and private support companies. The combined effect of these variables defines the ability they have to develop competitive strategies. The results showed that the grouping of demolition wood manufacturers is the most appropriate regarding the success factors of a cluster, followed by clusters of and iron and weaving loom products, which apparently are not different from one another. The cluster of tin artifacts was the last one in the classification, showing a lower capacity for firms in developing joint strategies for survival. Robustness analysis was performed to confirm the results obtained with the application of ELECTRE III, confirming the initial ranking. <![CDATA[<b>Identification of control points in the product development cycle through conceptual modeling and information mapping</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A complexidade do sistema produtivo e o conteúdo da informação relacionada a ele são os principais elementos deste trabalho. Traz como fio condutor a tentativa do melhor entendimento desta complexidade e da possibilidade do mapeamento e da representação da informação circulante em um sistema para a otimização de seu gerenciamento. O estudo ganha relevância ao se aproximar das atuais discussões e atitudes emergentes no tocante à sustentabilidade, principalmente nas áreas de desenvolvimento de produtos eco-orientados e no gerenciamento dos ciclos de vida. A proposta fundamenta-se na busca pela forma de representar a complexidade envolvida nos sistemas associados ao desenvolvimento do produto, de maneira a possibilitar a otimização da observação e do controle ao longo do seu ciclo de vida. Esta representação, necessariamente de alto nível, deve apresentar diagramas completos com possibilidades de evolução em detrimento das representações gráficas de baixa complexidade comumente utilizados, caracterizadas pelo reducionismo representativo. Procura-se o controle, o mais fino possível, da cadeia produtiva, objetivando maior organização, produtividade e conhecimento detalhado sobre um produto. O mapeamento da complexidade e a identificação dos pontos de controle propiciam um entendimento otimizado do ciclo de vida. Uma possibilidade de tratar a representação deste ciclo de maneira sistêmica, sem o perigo de uma redução em nível crítico da complexidade, está no uso da modelagem conceitual.<hr/>The productive system complexity and its related information content are the main focus of this paper, which seeks an understanding of this complexity and the possibility of mapping and representation of the system information to optimize its management. The present study gains relevance for dealing with sustainability issues, mainly in the development of eco products and lifecycle management. Therefore, the proposal is based on the search for representing the complexity involved in the systems associated with product development in order to optimize the observation and control at the phases in its life cycle. This representation, which is necessarily of high level, should present complete diagrams with scope for improvement instead of the commonly used low complexity graphical representations, characterized by representative reductionism. The focus is on the supply chain control, which should be as tight as possible, aiming at better organization, productivity, and detailed knowledge about a product. Mapping the complexity and the identification of the control points provide a better understanding of the product life cycle. One possibility of having a systematic representation of this cycle, without reducing the critical level of complexity, is through the use of conceptual modeling. <![CDATA[<b>Optimization in dynamic allocation of vehicles on road transportation of full load between terminals</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata do problema da alocação dinâmica (multiperíodos) de veículos (PADV) no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais. O PADV pertence à classe de problemas de alocação de recursos multiperíodos e consiste em definir "movimentos" de uma frota de veículos que realiza viagens entre terminais geograficamente dispersos que interagem entre si. Esses movimentos podem ser: veículos carregados com carga completa, vazios para reposicionamento ou mantidos em um terminal de um período para outro como provisão para o atendimento de demandas futuras. A ênfase é dada na caracterização do problema em situações reais, na modelagem matemática do problema e na sua solução utilizando um método exato e métodos aproximados, incluindo uma heurística GRASP. Resultados baseados em um estudo de caso de uma transportadora brasileira são apresentados e analisados mostrando que a abordagem pode ser efetiva para apoiar decisões na prática.<hr/>This paper deals with the dynamic (multi-period) vehicle allocation problem (DVAP) in the road transportation of full loads between terminals. The DVAP belongs to a class of problems dealing with multi-period resource allocation and consists of defining the "movements" of a fleet of vehicles that transport goods between terminals with a wide geographical distribution and which interact among themselves. These movements may be of fully-laden vehicles, unladen for repositioning, or held at a terminal to meet future demands. Emphasis is given on the characterization of the problem in real situations, mathematical modeling of the problem, and the use of exact and heuristic methods to solve the problem, including the GRASP heuristic. Results based on a case study of a transportation company are presented and analyzed, showing that the approach can be effective in supporting practical decisions. <![CDATA[<b>Development and validity of the Brazilian version of Hackman and Oldham's Job Diagnostic Survey</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve por objetivo desenvolver e validar a versão brasileira do instrumento Diagnóstico do Trabalho de Hackman e Oldham. O processo de tradução e adaptação cultural do instrumento seguiu o procedimento adotado pelo Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde - WHOQOL na elaboração das versões traduzidas dos instrumentos WHOQOL. O coeficiente alfa de Cronbach apresentou valores significativos para todas as dimensões avaliadas. Com relação à validade de critério, todas as dimensões apresentaram correlações significativas entre si. No que concerne à validade concorrente, inferiu-se que a correlação entre média das dimensões do Diagnóstico do Trabalho com o escore global do Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho de Walton foi significativa. A confiabilidade teste-reteste mostrou que em nenhuma das dimensões houve variação significativa e em todas as dimensões o índice de correlação entre ambas as aplicações demonstrou-se significativo. A versão brasileira do instrumento Diagnóstico do Trabalho de Hackman e Oldham foi validada, apresentando propriedades psicométricas satisfatórias, mantendo as características originais do instrumento.<hr/>This study aimed at developing and validating the Brazilian version of Hackman and Oldham's Job Diagnostic Survey. The process of translation and cultural adaptation of this instrument followed the procedure adopted by the World Health Organization Quality of Life assessment instrument - WHOQOL. Significant values of Cronbach's alpha were found for all dimensions evaluated. Regarding the criteria validity, significant correlations were found between all dimensions. As for the concurrent validity, it was inferred that the correlation between the average of the dimensions of the Job Diagnostic Survey and the total score of the assessment instrument of the Walton's Quality of work Life model was significant. The test-retest reliability showed that there was no significant variation in the dimensions, and that the correlation coefficient between both applications was significant in all dimensions evaluated. The Brazilian version of the Hackman and Oldham's Job Diagnostic Survey was validated and presented good psychometric properties and kept the instrument original features. <![CDATA[<b>Contextual variables as moderators of the relationship hrm-organizational performance</b>: <b>a meta-analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nas últimas décadas, muitos estudos têm sido realizados a fim de verificar a relação entre gestão de recursos humanos (GRH) e desempenho organizacional. Revisores qualitativos e quantitativos dos resultados destes estudos concluíram que há uma relação positiva entre GRH e desempenho organizacional. No entanto, com base no alto índice de heterogeneidade apresentado nos resultados destes estudos, estes revisores apontaram para a interferência de variáveis contextuais nesta relação. Por este motivo, a fim de contribuir com o entendimento desta relação, testamos três modelos de variáveis moderadoras de tipo contextual: contexto geográfico, setor de atividade e tipos de empregados por meio de uma metanálise dos resultados de 194 registros de estudos empíricos sobre GRH e desempenho organizacional, realizados e/ou publicados entre 1985 e 2008. Das três variáveis testadas, confirmamos as variáveis: setor de atividade e contexto geográfico como moderadoras. Por outro lado, não confirmamos que a variável tipo de empregado é uma variável moderadora da relação GRH-desempenho organizacional.<hr/>In the past decades, several studies have been carried out to verify the relationship between human resources management (HRM) and organizational performance. Qualitative and quantitative reviewers of the results of these studies concluded that there is a positive relationship between HRM and organizational performance. However, based on the high rates of heterogeneity reported in these studies, these reviewers point out to the interference of contextual variables in this relationship. For this reason, aiming to contribute to the understanding of this relationship, we have tested three models of contextual variable moderators: geographical context, sector of activity, and type of employees through a meta-analysis of the results of the records of 194 empirical studies on HRM and organizational performance, which were conducted and/or published from 1985 to 2008. Of the three variables tested, we confirm the variables sector of activity and geographical context as moderators, but we did not confirm the variable type of employee is a moderator of the HRM-organizational performance relationship. <![CDATA[<b>Analysis of sustainability practices used in supply chain management</b>: <b>a field research in the brazilian automotive sector</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desequilíbrio ambiental decorrente de ações do homem sobre o meio ambiente obrigou os principais governos do mundo a incluir questões ambientais nas suas reuniões. Este desequilíbrio é consequência do consumo descontrolado dos recursos naturais e da geração de resíduos e emissões atmosféricas que se intensificaram desde a revolução industrial. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as práticas mais valorizadas de sustentabilidade, os fatores relacionados ao desempenho ambiental, financeiro e operacional considerados no processo de seleção e desenvolvimento de fornecedores de empresas integrantes de cadeias de suprimentos no setor automotivo brasileiro. O setor automotivo foi escolhido pelo fato de ter sido referência com relação às práticas de qualidade e pelo fato de possuir grande influência entre as empresas participantes de sua cadeia de suprimentos, facilitando, assim, a disseminação de práticas sustentáveis. O método utilizado foi uma revisão bibliográfica sobre o assunto e uma pesquisa de campo exploratório-descritiva. O instrumento para coleta de dados das empresas foi um questionário, utilizando uma escala de Likert de 5 pontos. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva, coeficientes alfa de Cronbach e testes de hipóteses. Como resultado, foram identificadas as práticas de sustentabilidade mais valorizadas e os fatores considerados no processo de seleção e desenvolvimento de fornecedores pelas empresas. Os resultados obtidos servem como base de direcionamento para novos estudos sobre o assunto e contribuem com a literatura sobre o tema.<hr/>The environmental imbalance caused by human actions has forced the major world governments to include environmental issues in their agendas. This imbalance is a consequence of the uncontrolled consumption of natural resources and the generation of waste and emissions that have intensified since the industrial revolution. This study aims to identify and analyze the most valued practices of sustainability, factors related to environmental, financial and operational performance considered in the process of selecting and developing suppliers of companies from supply chains in the Brazilian automotive sector. The automotive sector was chosen because it is considered a reference in relation to quality practices and also because it has great influence on the companies which participate in its supply chain, thus facilitating the dissemination of sustainable practices. A literature review on the subject and an exploratory-descriptive field research were used as the study methodology. A survey of companies was utilized as instrument for data collection, using a Likert scale of 5 points. The data were treated by descriptive statistics, Cronbach alpha coefficients, and hypothesis testing. As a result, the most valued sustainability practices and the factors considered in the process of selection and development of suppliers by companies were identified. The results serve as a basis for targeting new studies and contribute to the literature on the theme. <![CDATA[<b>Quality and safety of minimally processed vegetables</b>: <b>a proposal of governance structures between chain actors and quality signs</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A adequada gestão da qualidade e da segurança dos alimentos é essencial para o alcance de vantagens competitivas para as empresas de processamento mínimo de vegetais. Para essa gestão, são necessários controles preventivos, específicos e sistemáticos durante as etapas de produção dos alimentos para que os produtos atinjam os atributos desejados de qualidade. A cadeia de vegetais minimamente processados (VMP) é composta de produtores rurais, empresa processadora, transportadores de produtos finais e empresas varejistas e mercado institucional. Nesta cadeia, as transações entre seus agentes, apesar da alta frequência, são caracterizadas por grande assimetria de informações e diferenças nas especificidades dos ativos destes agentes, promovendo a possibilidade de ações oportunistas entre eles, principalmente nas relações entre produtores rurais e empresa processadora. Isto gera impactos negativos para a qualidade e a segurança do produto final e, como consequência, pode promover a seleção adversa pelo mercado consumidor e risco moral para as empresas processadoras. O objetivo deste trabalho foi definir e propor as estruturas de governança, entre os agentes desta cadeia, que minimizem os impactos negativos para a qualidade e segurança dos VMP, a partir da análise das especificidades do ativo entre estes agentes e dos atributos das transações. Adotou-se como método de pesquisa o estudo de casos múltiplos compreendendo 18 unidades de análise em duas cadeias de VMP localizadas nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Verificou-se que a empresa processadora lidera as transações entre os agentes em função da alta especificidade do seu ativo, em detrimento dos demais agentes. Propõem-se as estruturas de governança híbrida e hierárquica entre esses agentes, cujas formas de contratação dependem do agente e do tipo de matéria-prima transacionado.<hr/>Proper management of quality and food safety is essential for minimally processed vegetables industries in order to achieve competitive advantages. Preventive, proactive, systematic, and specific controls during the production steps of food products are needed to reach the desired quality attributes. The minimally processed vegetables (MPV) chain is composed primarily of farmers, a processing plant, final product carriers, retailers, and institutional markets. In this chain, the transactions between these agents, despite the high frequency, are characterized by large information asymmetry and differences in their asset specificity, allowing the possibility of opportunistic behavior among them, especially in the relationship between the farmers and the processing plant. This causes negative effects on the quality and safety of the final product and, consequently, it can result in adverse selection in the consumer market and lead processing plants to moral hazard. The objective of this study was to define and propose governance structures between the actors of this chain that can minimize the negative effects on the quality and safety of such products. A multiple case study comprising of 18 units and two MPV chains in the states of Sao Paulo and Rio de Janeiro was conducted. It was found that the processing plant leads the transactions between the agents due to the high specificity of its assets, to the detriment of other agents. Therefore, hierarchical and hybrid governance structures were proposed based on the contracting agent and type of raw material being transacted. <![CDATA[<b>Flow balancing or capacity balancing?</b> <b>systemic analysis and propositions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A melhoria no desempenho da manufatura pode ser alcançada por meio de diversas alternativas. Por um lado, a busca por elevados níveis de eficiência e utilização de todos os recursos através do balanceamento da capacidade de recursos produtivos, por exemplo, foi e ainda é uma prática comum nas empresas de manufatura. Por outro, há empresas que adotam em seu sistema produtivo as práticas de balanceamento de fluxo, a qual admite elevados níveis de eficiência e utilização apenas nos recursos restritivos do sistema, os gargalos. Frente a essas possibilidades, o principal objetivo do presente trabalho é discutir as diferenças e as implicações na manufatura entre realizar o balanceamento de fluxo e o balanceamento da capacidade. Conduziu-se a análise apresentando-se variáveis críticas à tomada dessa decisão gerencial. Para suportar o trabalho, fez-se a revisão bibliográfica pertinente ao tema e, em seguida, estruturou-se a discussão usando por base a abordagem do pensamento sistêmico. Essa abordagem, dentre outros aspectos, possibilita identificar relações de efeito-causa-efeito. Os resultados da investigação evidenciaram os pontos convergentes e divergentes entre as duas visões. Foi constatado que adotar decisões gerenciais considerando o balanceamento de fluxo combinado com determinadas práticas do balanceamento de capacidade pode contribuir para elevar o ganho global da empresa.<hr/>Manufacturing performance improvement can be achieved in several different ways. On the one hand, the search for high efficiency and maximized utilization in all system resources through balancing the capacity of productive resources, for example, is still a common practice in manufacturing companies. On the other hand, there are companies that adopt flow balancing practices in their production system, which promote high efficiency and utilization only in the restrictive resources of the system, the bottlenecks. Given these possibilities, the main objective of this paper is to evaluate the manufacturing implications and differences between flow balancing and capacity balancing. An analysis identifying the variables that are critical to this managerial decision making process was carried out. A literature review on this topic was conducted, and subsequently, the analysis was performed based on the System Thinking approach. This approach, among other things, allows the identification of effect-cause-effect relationships. The results obtained demonstrated points of convergence and divergence between these two views. It was found that adopting managerial decisions considering flow balancing combined with certain practices of capacity balancing can help increase the company overall gains. <![CDATA[<b>Modeling the global supply chain design: theoretical discussions and future perspectives</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo teórico objetiva apresentar e discutir características de modelos matemáticos de otimização do projeto da cadeia de suprimentos global, a fim de sugerir perspectivas de pesquisas futuras. A pesquisa bibliográfica foi realizada nos mais importantes periódicos internacionais de pesquisa operacional, compreendendo, predominantemente, artigos publicados entre 2000 e 2013. Dos 111 artigos selecionados, 22 foram analisados em profundidade, considerando aspectos referentes à modelagem da cadeia de suprimentos global e os fatores internacionais abordados. Através da discussão teórica, identificaram-se questões emergentes, indicando oportunidades e necessidades de desenvolvimento de novos modelos matemáticos e técnicas de solução.<hr/>This theoretical paper aims to present and discuss features of mathematical optimization models for the global supply chain design in order to support future researches on this contemporary theme. The bibliographic research was performed in major international journals of Operational Research, comprising predominantly papers published between 2000 and 2013. Of the 111 papers selected, 22 were analyzed in depth considering aspects related to the modeling the global supply chain and international factors addressed. Through theoretical discussion, we identified emerging issues, indicating opportunities and needs for development of new mathematical models and solution techniques. <![CDATA[<b>Evaluation of quality of outsourced maintenance service in an office building</b>: <b>the case of a public organization</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é identificar, no âmbito de uma organização pública, indicadores que possibilitem uma avaliação da qualidade do serviço terceirizado de manutenção de um edifício comercial segundo as perspectivas dos usuários, dos fiscais de contratos de serviços terceirizados e dos responsáveis pelos prestadores de serviços terceirizados. O modelo de Brady e Cronin Junior (2001, p. 37-38) norteou a realização de pesquisas qualitativas para os três segmentos e quantitativa junto aos usuários. Por meio da técnica estatística de modelagem de equações estruturais, obteve-se a definição dos constructos e dos indicadores diretamente relevantes para a aferição da qualidade percebida do serviço.<hr/>The aim of this paper is to identify, in a public organization, indicators to evaluate the quality of the outsourced maintenance services in an office building according to the perspectives of users, service contract inspectors, and those responsible for outsourced service providers. The qualitative and quantitative studies, were carried out with the users for the three segments based on the Brady and Cronin Junior (2001, p. 37-38). Based on the statistical technique of structural equationmodeling, the definition of the constructs and indicators relevant to the assessment of perceived service quality was obtained. <![CDATA[<b>Activity Theory</b>: <b>conceptual and methodological contributions for studying organizational learning</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente existe no Brasil uma crescente discussão sobre aprendizagem organizacional na área de Administração. Desta forma, este artigo visa contribuir para essa discussão introduzindo elementos teórico-metodológicos provenientes da Teoria da Atividade, pertencente à perspectiva histórico-cultural, de tradição russa. Dentro dessa proposta, a metodologia de pesquisa de desenvolvimento do trabalho e a aprendizagem expansiva são apresentadas como elementos alinhados a essa teoria e promissores no estudo da aprendizagem e no desenvolvimento organizacional, contribuindo para a aprendizagem do nível individual e coletivo. Com base nesse escopo teórico-metodológico de pesquisa, pretende-se contribuir para novos debates, oportunizando o diálogo com outras perspectivas de análise bem como considerando a possibilidade da própria expansão do conceito sobre aprendizagem organizacional.<hr/>In accordance with the need to expand discussions on Organizational Learning in the Administration area in Brazil, as pointed out by Brazilian authors engaged in the issue, this article contributes to the introduction of ontological understandings based on dialectical materialism, and the theoretical and methodological elements of the Activity Theory, which belongs to the historical-cultural perspective of the Russian tradition. Within this proposal, Developmental Work Research and Expansive Learning are presented as promising elements aligned with this theory in the study of learning and organizational development, contributing to the extrapolation of learning at the individual and collective levels. Based on this theoretical and methodological scope of research, we intend to contribute to further discussions by providing opportunity to dialogue with other perspectives of analysis and considering the very expansion of the concept of Organizational Learning. <![CDATA[<b>Using the situational strategic planning methodology for structuring problems in the private sector</b>: <b>multiple-case studies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação e a utilidade de alguns procedimentos previstos no PES, desenvolvido inicialmente para a gestão pública, para estruturar e resolver problemas no âmbito das empresas privadas. Trata-se de um trabalho de natureza exploratória, descritiva, desenvolvido a partir da abordagem de estudo de casos múltiplos. São apresentados três casos da aplicação parcial do PES. Mais especificamente, foram aplicados os procedimentos previstos nos momentos explicativo e normativo do PES para atacar, no primeiro caso, o problema relacionado à motivação dos funcionários no setor de qualidade assegurada em uma empresa automobilística. No segundo caso, a aplicação parcial do PES, realizada na mesma empresa automobilística, voltou-se para a estruturação de problemas de instabilidade do produto final da linha de produção de armação de carrocerias dos automóveis. O terceiro caso aplicou os procedimentos da metodologia PES para tratar do problema referente ao plano de carreira em uma empresa de serviços de manutenção elétrica, instrumentação e mecânica. Nos três casos analisados, o ganho principal na utilização destes procedimentos previstos no PES foi promover a reflexão conjunta dos funcionários sobre as situações problemáticas sendo tratadas, proporcionando-lhes maior entendimento dessas situações e a possibilidade de enxergar alternativas de ações para revertê-las.<hr/>The aim of this paper is to present the application of some procedures of the situational strategic planning (SSP) to structure and solve problems in the private sector. The methodology is based on the description and analysis of three case studies. Specifically, the procedures of the explanatory and normative stages of SSP were used to explore, in the first case, the problem related to employees motivation in the quality department in an automobile company. In the second case, SSP was used to explore the problem of instability of a final product on the production assembly, in the same automobile company. In the third case, a problem related to the career plan of an instrumentation, electrical and mechanical maintenance company was explored. In all cases, the main gain in using these procedures of SSP was to provide employees with elements for deepening collective discussions on the existing problems. <![CDATA[<b>Pricing and negotiation methods used in brazilian auto parts supply chain and their transaction costs</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho tem por objetivo principal identificar quais são os métodos de cotação e negociação de preços predominantes na cadeia de suprimentos de autopeças brasileira. Ainda dentro do escopo do trabalho, buscou-se determinar como as características dos métodos de cotação e negociação de preços utilizados na cadeia de suprimentos de autopeças brasileira afetam os custos de transação. O interesse recaiu sobre a cadeia de suprimentos de autopeças do Brasil devido à sua complexidade, atualização tecnológica e crescimento acentuado nos últimos anos. Para alcançar os objetivos foi executada pesquisa tipo survey, com questionário enviado aos gestores da área de supply chain das 100 maiores empresas fabricantes de autopeças. Das respostas obtidas concluiu-se que as maiores empresas da cadeia de suprimentos de autopeças em termos de faturamento, com capital multinacional, empregam uma gama mais variada e estruturada de métodos de cotação e negociação de preços para aquisição de materiais diretos. Por outro lado as empresas de capital nacional empregam majoritariamente métodos mais simples de cotação e negociação de preço. O trabalho apresenta também, com base nas características principais dos métodos de cotação e negociação identificados, a percepção dos gestores de supply chain das empresas pesquisadas acerca da influência dessas características nos custos de transação.<hr/>This paper aims to identify the main methods of pricing and negotiation in the Brazilian auto parts supply chain and to determine how the characteristics of these methods affect transaction costs. The Brazilian auto parts supply chain was studied due to its complexity, technological upgrading, and growth in the recent years. To achieve these objectives, a survey was carried out and a questionnaire was sent to the supply chain managers of the 100 largest auto parts manufacturers. Based on the responses obtained, it was concluded that the largest multinational companies in the auto parts supply chain in terms of revenue use a wider range and more structured pricing and negotiation methods for the purchase of direct materials. On the other hand, domestic companies use mainly the simpler pricing and negotiation methods. The present study also presents, based on the characteristics of the major methods identified, the supply chain managers view about the influence of these characteristics on transaction costs. <![CDATA[<b>Solid waste generation in the production process of an automobile industry</b>: <b>a contribution to its reduction</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en É sabido que a produção de resíduos industriais constitui uma das principais formas de degradação do meio ambiente. As indústrias têm empreendido um esforço crescente para tornarem seus processos produtivos menos agressivos, especialmente no que se refere à geração e gestão de resíduos sólidos. O objetivo desta pesquisa consistiu em estudar a geração de resíduos sólidos no processo produtivo de uma indústria automobilística, visando a apresentação de ações de redução. O estudo se deu por meio de observações in loco, registros fotográficos e cálculos da quantidade de resíduos sólidos gerados no processo de Moldagem e Acabamento em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro. Constatou-se que a moldagem do tipo aberta, adotada pela fábrica, representa a principal fonte de geração de resíduos. Outra fonte refere-se ao desperdício de materiais, atribuído à falta de capacitação e de Educação Ambiental. Concluiu-se que a migração para um processo mais limpo e a adoção de um Programa de Educação Ambiental devem ser consideradas pela unidade fabril estudada.<hr/>The production of industrial waste is one of the main causes of environmental degradation. The industries have demonstrated an increasing effort to make their productive processes less harmful, especially regarding the generation and management of solid waste. The objective of this research was to study the solid waste generated in the manufacturing process of an automobile company in order to propose waste reduction action plan. The study was carried out based on observations in loco, photos, and calculations of the quantity of solid waste generated in the process of Molding and Finish of Fiberglass Reinforced Plastic parts. It was observed that the open mold process adopted by the factory represents the main source of waste generation. Another source of material waste lies in the lack of qualification and Environmental Education. It was concluded that the adoption of a cleaner production process and an Environmental Education Program should be considered by the company studied.