Scielo RSS <![CDATA[Gestão & Produção]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-530X20150002&lang=es vol. 22 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200239&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Brazilian Aeronautical Maintenance: technical and geographical distribution]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200243&lng=es&nrm=iso&tlng=es As atividades de manutenção aeronáutica formam uma parte essencial da aeronavegabilidade continuada, tendo como objetivo, tanto na área civil quanto na militar, prover a total condição de serviço para as aeronaves. O crescimento do transporte aéreo no Brasil tem exigido uma indústria de serviços de manutenção aeronáutica capaz de apoiar tal processo expansivo, sem prejuízo para as condições de segurança de voo. Alguns dos trabalhos encontrados na revisão da literatura exploram a manutenção aeronáutica sob perspectivas que buscam melhorar a eficiência técnica do setor. Pelo exposto, o principal objetivo deste artigo é ampliar o conhecimento sobre o setor de manutenção aeronáutica no Brasil, explorando as informações providas pela ANAC, com o intuito de construir um panorama que revele a distribuição geográfica e técnica dos nichos de capacitação. Para tanto, inicia com uma exposição dos conceitos básicos da atividade de manutenção em geral e aeronáutica em particular. A seguir, é examinado o contexto regulatório brasileiro para a atividade de manutenção aeronáutica, com ênfase nos domínios de certificação. Ao final, examina-se a distribuição geográfica das empresas de manutenção aeronáutica no país, identificando a distribuição das empresas considerando-se os vários tipos de certificação técnica.<hr/>The aircraft maintenance activities are an essential part of the continued airworthiness, aiming both, civilian and military areas, to provide full service condition for the aircraft. The growth of air transportation in Brazil has demanded an industry of aircraft maintenance services able to support such expansive process, without any prejudice to the flight safety conditions. Some of the studies found in the literature review, explore the aircraft maintenance from perspectives that seek to improve the technical efficiency of the sector. For these reasons, the main goal of this paper is to expand knowledge about the aircraft maintenance industry in Brazil, exploring the information provided by the ANAC in order to build a scenario that reveals the geographical and technical distribution of the existing technical training niches. For this, this study starts discussing the basic concepts of maintenance activity in general and aviation in particular. Next, we consider the Brazilian regulatory context for the aircraft maintenance activity, emphasizing the certification domain. Finally, we examine the geographic distribution of aircraft maintenance companies in the country, identifying the companies’ distribution considering the various types of technical certification. <![CDATA[Planning of an aeronautical structural assembly of jets using project scheduling approach with constrained resources and multiple modes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200254&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo foi abordado um problema de planejamento de linha de montagem estrutural aeronáutica de jatos por meio de modelos de programação de projetos. Considera-se que a linha é dedicada (i.e., apenas um único tipo de produto é montado durante o horizonte de planejamento), o custo do estoque em processo não é diferenciado por segmento estrutural, nem por estação de trabalho, desconsidera-se o uso de horas extras para cumprir os prazos do plano e também o efeito da curva de aprendizagem. Foi avaliada a aplicação de modelos de programação de projetos com recursos restritos e com um ou múltiplos modos de execução das atividades. Também foi avaliado o impacto que o leadtime de montagem tem sobre a quantidade total e o nivelamento da mão de obra de montagem. Por exemplo, se para diferentes valores de leadtimes é possível diminuir a quantidade total de mão de obra necessária e quais seriam os efeitos dessa variação no estoque em processo. Para isso, diversos experimentos computacionais foram realizados utilizando-se casos realistas do problema de montagem estrutural de jatos em uma empresa aeronáutica.<hr/>This paper studies a production planning problem of an aircraft structural assembly line. The assembly line is dedicated (i.e., only one type of product is assembled during the planning time horizon), the work-in-process cost is not differentiated by structural segment neither by workstation, and the use of overtime to meet the plan deadline and the learning curve effect are disregarded. This study analyses the application of project scheduling models with limited resources and one or multiple execution modes for each activity. We also assessed the impact of the assembly leadtime on the total amount and level of workers, for instance, if for different values of leadtimes, it is possible to decrease the total amount of required workers and the effects of this change in the work-in-process. Several computational experiments were made using real problem instances of structural assembly of jets in an aeronautics company. <![CDATA[Technology and precocious internationalization trajectories in the brazilian industry]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200267&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa o processo de internacionalização de empresas nacionais dedicadas à produção de bens de maior densidade tecnológica. Elas apresentam diferentes motivações para a internacionalização, além das vantagens comerciais. O desenvolvimento de novas tecnologias resulta na adoção de trajetórias de internacionalização muito diferentes das que são observadas em outras empresas brasileiras. A pesquisa envolveu o estudo de três casos de empresas brasileiras que foram fundadas entre os anos de 1980 e 1990 e que se internacionalizaram precocemente: Bematech, Lupatech e Opto Eletrônica. Um importante aspecto comum entre essas empresas é que elas reconhecem a tecnologia como elemento central para o crescimento e expansão de suas atividades e investem continuamente em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Isso contribui para o registro de patentes e desenvolvimento de produtos que podem ser adaptados de acordo com as necessidades de seus clientes nacionais e internacionais. Portanto, esse estudo trata de empresas que já nasceram com atributos que facilitam e até estimulam a internacionalização.<hr/>This paper analyzes the internationalization process of national companies dedicated to the production of higher technological density goods. Besides commercial advantages, these enterprises present different motivations to internationalization. The development of new technologies results in the adoption of very different internationalization trajectories compared with those observed in other Brazilian companies. The research involved the study of three Brazilian companies which were founded between the eighties and nineties and became internationalized precociously: ‘Bematech’, ‘Lupatech’, and ‘Opto Eletrônica’. An important common aspect among these companies is that they recognize technology as the main element for the growth and expansion of their activities, and invest continuously in development and research activities. This fact contributes to the application for patents and development of products that can be adapted according to the necessities of their national and international clients. Therefore, this study deals with companies that were already born with attributes that facilitate and stimulate internationalization. <![CDATA[Critical factors in project management: a case study in a big latin american world class company]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200280&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa descrita neste artigo teve por objetivo analisar os fatores críticos de sucesso (FCS) no gerenciamento de projetos em uma empresa de grande porte. Os FCS indicam o risco de não alcançar os resultados finais previstos para os projetos. A análise qualitativa e quantitativa buscou investigar os potenciais ganhos que podem ser gerados a partir do conhecimento desses fatores. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado a respondentes envolvidos com a atividade de projetos. Para a interpretação dos dados referentes ao desempenho e à importância atribuída aos critérios de avaliação dos FCS, foi avaliada a percepção dos entrevistados. Os resultados indicaram que, durante a condução de projetos, o acompanhamento de tais fatores de forma oportuna pode ser capaz de impedir o surgimento de problemas ou minimizar o efeito destes. Além disso, observou-se a relevância do acompanhamento constante dos processos empresariais, visando (1) conhecer melhor as atividades realizadas, de forma a identificar problemas potenciais e reais, (2) efetuar correções na dinâmica desses processos e (3) propor mudança nos métodos e ferramentas aplicadas na gestão de projetos.<hr/>The research described in this paper aimed to analyze the critical success factors (CSF) in project management in a large company. The CSF indicates the risk of not reaching the estimated ending results of projects. The qualitative and quantitative analysis described in this paper aimed to investigate the potential gains that can be obtained from understanding these factors. The data was collected by means of a survey administered to respondents involved with project activities. The respondents’ perception was analyzed with the purpose of both interpreting the performance related data and the importance assigned to the CSF evaluation criteria. The empirical results indicate that during the projects development, the activities of monitoring such factors in a timely manner may be possible to prevent the emergence of problems or minimize their negatives effects. Furthermore, it was observed the importance of ongoing monitoring of business processes in order to (1) better understand the activities undertaken in order to identify potential and actual problems, (2) perform corrections in the dynamics of these processes, and (3) propose changes in the methods and tools applied to project management. <![CDATA[Opportunities and challenges for dealing with barriers to the adoption of green supply chain management practices: guidelines based on multiple-case studies in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200295&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir como as principais empresas montadoras do setor de baterias automotivas instaladas no Brasil estão lidando com as barreiras à adoção de práticas de green supply chain management (GSCM). A partir dessas discussões, elencam-se oportunidade e desafios ao setor de baterias automotivas a fim de considerarem ações de GSCM. Foi realizado um estudo de múltiplos casos com as 5 principais empresas desse setor. Os fatores de destaque para as barreiras internas são “valores e fatores organizacionais” e “recursos humanos” e, para as externas, são “fornecedores” e “consumidores”.<hr/>This article aims to discuss how leading companies of the automotive battery industry installed in Brazil are dealing with barriers to the adoption of green supply chain management (GSCM) practices. From these discussions, we list the opportunities and challenges to the automotive battery sector in incorporating GSCM actions. We conducted a multiple-case study with the top five companies in this sector. The highlight factors are “organizational values” and “human resources” for internal barriers, and “suppliers” and “consumers” for external barriers. <![CDATA[Financial results: an analysis of the segment of food supply services away from home]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200311&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desta pesquisa é analisar o resultado financeiro das empresas do segmento de alimentação fora do domicílio e divulgar essa análise de forma que possa ser fonte de informação para auxiliar na elaboração do planejamento estratégico-financeiro das empresas do setor. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: elaborar uma demonstração do resultado do exercício (DRE) por empresa pesquisada; calcular os principais indicadores financeiros dessas empresas como lucratividade, custo da mercadoria vendida (CMV), salário médio, custo de mão de obra, ocupação do imóvel e tributação; verificar a média de consumo por cliente (tíquete médio); identificar a correlação entre os diversos tipos de custos com os resultados financeiros e, por fim, analisar os principais motivos financeiros causadores de resultados negativos entre as empresas que responderam à pesquisa. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico aplicado em 126 estabelecimentos, situados na cidade de Florianópolis, filiados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), no ano de 2013. Em relação aos resultados, a pesquisa alcançou seus objetivos específicos já descritos, com destaque para o percentual de empresas deficitárias (27%) e correlação negativa entre custos fixos e resultados financeiros. A relevância da pesquisa se dá pelo fato de que ela contribuirá para a divulgação a respeito dos resultados financeiros das empresas do setor e ainda poderá servir para orientar os empreendedores na elaboração do planejamento das empresas do segmento.<hr/>The objective of this research is to analyze the financial results of companies of the away-from-home food supply service segment, and disclose this analysis so that it could be a source of information to assist in the preparation of the strategic and financial planning of such companies. To this end, the following specific objectives were defined: to develop a statement of income and expenditure (SIE) per company surveyed; to calculate the main financial indicators of these companies, such as profitability, cost of goods sold (COGS), average wages, labor costs, real estate occupancy, and taxation; to verify the average consumption per customer (food allowance); to identify the correlation between the various types of costs and financial results; and to analyze the main financial reasons causing negative results among the companies that responded to the survey. Regarding the methodological procedures, the present study is characterized as a descriptive and quantitative research. The data were collected by means of electronic questionnaires applied to 126 commercial establishments located in the municipality of Florianopolis, affiliated to the Brazilian Association of Bars and Restaurants (ABRASEL), in 2013. Concerning the results, the research achieved its previously described specific goals, with emphasis on the percentage of loss-making companies (27%); minimum correlation between salary level and employee turnover; and strong negative correlation between fixed costs and financial results. This research is important because there is no published information on the financial results of companies of this sector, and it will serve to guide entrepreneurs in the planning of companies from this segment. <![CDATA[Principles and tools of cleaner production: an exploratory study in brazilian companies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200326&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho visa avaliar os princípios e ferramentas da produção mais limpa utilizados pelas empresas brasileiras e, de forma específica, entender como estes princípios são agrupados e organizados pelas organizações de maneira a tornar mais efetivos tais princípios. Foi utilizado para coleta de dados o survey exploratório em organizações associadas ao Instituto Ethos. Para a análise dos dados foram utilizadas estatísticas descritivas e análise multivariada, consubstanciando seis conjuntos de fatores explicativos. A estatística descritiva indicou que mais de 68% das empresas brasileiras pesquisadas adotaram o planejamento e controle da produção com educação ambiental com foco na análise da intensidade de material para redução de emissões e resíduos na produção, além da substituição e desenvolvimento de insumos tradicionais em ecológicos junto aos fornecedores, visando desenvolver produto ambientalmente correto. Entretanto, a adoção desses princípios exigiu investimento em pesquisa e inovação e treinamentos em educação ambiental, gerando aumento dos custos operacionais. Já os princípios menos utilizados pelas empresas explicam a falta de conhecimentos sobre as normas de rotulagem ambiental (13%), AA1000 para inclusividade dos stakeholders nas decisões operacionais (25%) e de Eco-Management Audit System (28%). Os princípios foram agrupados em seis fatores pelas empresas, que são: (i) a adoção de produção mais limpa e ecologia industrial com sistema de gestão ambiental baseada na ISO 14001, visando o desenvolvimento de projetos para o meio ambiente no produto, processo produtivo e redes logísticas; (ii) a cocriação com os clientes no desenvolvimento de produto ecológico com foco na logística reversa de remanufatura; (iii) a adoção de planejamento e controle da produção ambiental favoreceu o investimento em pesquisa e inovação com foco na redução de riscos ambientais externos; (iv) a cocriação com os fornecedores para o desenvolvimento de matérias-primas e componentes ecológicos, além de promover sistema de auditorias; (v) a adoção de gestão da cadeia de suprimentos verde para selecionar fornecedores sustentáveis e implantar o método SBP para o desdobramento dos indicadores ambientais; e, finalmente, (vi) a intensificação de treinamentos aos fornecedores sobre educação ambiental para auxiliar nas ações de logística reversa de pós-consumo e pós-venda para reuso, remanufatura e reciclagem.<hr/>The present study aims to evaluate the principles and tools of cleaner production used by Brazilian companies and, specifically, understand how these principles are grouped and organized by organizations in order to make them more effective. An exploratory survey of organizations associated with the Ethos Institute was used for data collection. Descriptive statistics and multivariate analysis were used to analyze the data, consolidating six sets of explanatory factors. Descriptive statistics indicated that over 68% of the Brazilian firms surveyed have adopted the planning and control of production with environmental education focusing on the analysis of the intensity of material to reduce emissions and waste production, besides the replacement of traditional inputs by ecological ones in order to develop environmentally friendly products. However, the adoption of these principles required investment in research and innovation and training in environmental education, generating increased operating costs. On the other hand, the principles less commonly used by companies explain the lack of knowledge on standards of environmental labeling (13%), AA1000 for inclusiveness of stakeholders in operational decisions (25%), and Eco-Management and Audit System (28%). The principles were grouped into six factors by company, as follows: (i) the adoption of cleaner production and industrial ecology and environmental management system based on ISO 14001, aiming to develop projects for the environment in the product, production process, and logistics networks; (ii) co-creation with customers in the development of environmentally friendly products with a focus on reverse logistics for remanufacturing; (iii) the adoption of planning and control of environmental production favored investment in research and innovation aiming to reduce external environmental risks; (iv) co-creation with suppliers to develop environmentally friendly raw materials and components, in addition to promoting an audit system; (v) the adoption of management of green supply chain vendors to select and implement the SBP sustainable method for the unfolding of environmental indicators; and finally, (vi) the intensification of training on environmental education in the suppliers to assist in reverse logistics actions of post-consumer and post-sale for reuse, remanufacturing, and recycling. <![CDATA[Decision method for rapid prototyping processes in new products design]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200345&lng=es&nrm=iso&tlng=es A tecnologia de prototipagem de produtos por adição de material (Rapid Prototyping) e por remoção de material (Subtractive Rapid Prototyping) pode variar em: qualidade, tempo e custos, dependendo das características do produto. A escolha da tecnologia muitas vezes está condicionada à decisão empírica do designer/engenheiro ou operador, devido ao tipo de material, dimensão e precisão. Este artigo apresenta um método para tomada de decisão que auxilia a escolha da tecnologia de prototipagem rápida mais adequada na concepção de novos produtos. Foram utilizados os conceitos de DFM (Design for Manufacturing), CAD (Computer Aided Design), RPD (Rapid Product Development) e MAUT (Multiattribute Utility) em dois produtos de diferente estrutura e material (composto leve e simples maciço) para avaliar e validar o método proposto. Os resultados apresentam comparações entre as tecnologias de prototipagem rápida a partir de critérios para tomada de decisão, aperfeiçoando a concepção de protótipos mais eficientes.<hr/>The prototyping of products by additive material (Rapid Prototyping) and by subtractive material (Subtractive Rapid Prototyping) technology can vary in: quality, time and costs, depending on the product characteristics. The selection of technology often is conditioned to the designer/engineer or operator empirical decision due to the type of material, size and accuracy. This paper presents a method for decision making to assist the best choice of rapid prototyping technology on new product conception. We used the concepts of design for manufacturing (DFM), rapid product development (RPD) and computer aided design (CAD) for two products of different structure and material (lightweight dual and simple solid) to evaluate and validate the proposed method. The results show comparisons between the rapid prototyping technologies based on decision making, improving the conception of most efficient prototype. <![CDATA[How have managers learned about the application of monitoring routine?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200356&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo teve como objetivo compreender como gestores aprenderam a exercer a rotina de gerenciamento do processo produtivo dos pedidos dos clientes. O estudo fundamentou-se teoricamente nas abordagens da perspectiva da aprendizagem pela experiência e da vertente da estratégia como prática. Um estudo de caso qualitativo foi realizado na metalúrgica Maxtil. Dados foram coletados por meio de entrevistas, documentos e observação. A análise compreendeu a descrição e interpretação dos dados, para a formação de categorias. Concluiu-se que os gestores aprenderam sobre a rotina estudada por meio da vivência de situações, da busca de informações, da interação com pessoas e da reflexão.<hr/>This article aims to understand how managers have learned to exercise the production process management routine related to customer orders. The study was based on theoretical approaches from the perspective of ‘learning through experience’ and ‘strategy as practice’. A qualitative case study was conducted at Maxtil metallurgical company. Data were collected through interviews, documents, and observation. The analysis included the description and interpretation of data for the formation of categories. We conclude that managers have learned about the monitoring routine by experiencing situations, searching for information, interacting with people, and reflecting. <![CDATA[Environmental and social criteria evaluation in private label products supplier selection and development by Brazilian retail: a multiple qualitative study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200370&lng=es&nrm=iso&tlng=es Empresas multinacionais têm se deparado com a necessidade de adotar práticas sustentáveis, ocorrendo o mesmo com grandes redes varejistas. Os produtos marcas próprias, uma vez que carregam a bandeira dos varejistas alinhados à sustentabilidade, acabam tendo que se adequar a estes padrões. Esta pesquisa contribui com a literatura do varejo, pois há poucos estudos envolvendo marcas próprias e seus aspectos socioambientais. Tem como objetivo investigar como e quais são os aspectos socioambientais valorizados pelo varejo em relação aos fornecedores de marcas próprias. Mais do que isso, pretende entender quais certificações e indicadores são utilizados para assegurar se os padrões sustentáveis têm sido respeitados. Para isso, o método de pesquisa adotado foi o qualitativo, tendo como forma de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com três dos dez grandes varejistas no Brasil, três fornecedores de marcas próprias e a Abmapro, além de consulta a documentos. A análise dos dados foi feita com a técnica de análise de conteúdo (critério semântico), sendo os dados agrupados em categorias temáticas. Como resultado, obteve-se um panorama sobre quais indicadores socioambientais são exigidos nos contratos de fornecimento e como a verificação do cumprimento desses quesitos ocorre na relação varejo e fornecedores de produtos marcas próprias.<hr/>Multinational companies are facing the need to adopt sustainable practices, as well a big retailers. The private label products, that carry the retail flag aligned with sustainability, must fit within these patterns. This research contributes with the retail literature,, since there are not many papers about private label and environmental and social sustainability thematic. The goal is to investigate how and which environmental and social criteria are important for retailer regarding private label products supplier’s – is innovator. Besides this, this research intends to comprehend what are the certifications and indicators that are used to assure if sustainable patterns have been followed. For this, we adopted the qualitative research method, and the data collection wasthrough semi-structured interviews with three of the big ten retailers of Brazil, three private label product supplier and Abmapro, in addition document research. The data analysis was performed with content analyses technique (semantic criteria), with the data grouped into thematic categories. The main result is a better comprehension and mapping of which environmental and social indicators are required in the supplier’s contract and how the compliance verification of these requirements happens in the relationship between retailers and private label product supplier’s. <![CDATA[Swine meat market in Sao Paulo: segments and strategies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200391&lng=es&nrm=iso&tlng=es A identificação das necessidades do mercado consumidor e sua tradução em atributos que melhorem a qualidade de produtos e serviços são fundamentais para gerar e sustentar vantagens competitivas para a indústria de alimentos. Esse processo é vital para a diferenciação de produtos, redução de custos e formulação de estratégias mercadológicas inovadoras. Dessa forma, a realização de estudos que busquem compreender o comportamento do consumidor é importante para a geração de estratégias e táticas que aumentem a competitividade dos agentes de toda e qualquer cadeia produtiva agroindustrial. É através do processo de decisão de compra que o cliente transmite informações sobre os atributos de qualidade que procura em uma categoria de produtos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal estudar o comportamento do consumidor final de carne suína no município de São Paulo, de forma a gerar informações que segmentem esse mercado e possam subsidiar estratégias mercadológicas para as empresas do setor. Para tanto, foi desenvolvido um modelo analítico teórico de comportamento de consumo voltado especificamente para produtos cárneos. Esse modelo forneceu o arcabouço teórico utilizado na condução de um survey junto a 400 indivíduos no município de São Paulo. O tratamento estatístico das informações coletadas permitiu o agrupamento de variáveis explicativas similares de demanda e a investigação de relações de correspondência entre elas. Os resultados mostraram que a carne suína é consumida duas ou três vezes ao mês, tendo sido observado que os homens são consumidores mais frequentes do produto. Já a renda mostrou baixa influência sobre a frequência de consumo, o que indica a importância de fatores extrapreço como determinantes de consumo. A compra de carne suína se dá principalmente em supermercados e os fatores importantes nesse ato são o preço, a aparência e a embalagem da carne. A pesquisa identificou comportamentos de consumo que permitiram agrupar os consumidores em três grupos relativamente homogêneos: os econômicos, os convencionais e os exigentes. Cada um desses grupos possui particularidades em suas variáveis determinantes de consumo. Ao identificar grupos de consumidores com comportamentos semelhantes, o estudo permite que empresas segmentem mercados e estabeleçam estratégias mercadológicas melhor adaptadas a esses mesmos grupos.<hr/>Identifying the needs of the consumer market and its meaning measured in attributes that improve the quality of products and services is essential to create and maintain competitive advantages within the food industry. This process is vital for product differentiation, cost reduction, and the development of innovative marketing strategies. As follows, studies that seek to understand consumer behavior are important for building strategies and tactics that increase the competitiveness of the actors from any and all agribusiness production chain. By the purchase decision, customers provide information on the quality attributes they are looking for in a category of products. This work aims to study the behavior of final consumers of pork in the municipality of Sao Paulo in order to gather information to segment this market and support marketing strategies for companies within this sector. To this end, a theoretical analytical model of consumer behavior focusing specifically on meat products was developed. This model provided the theoretical framework used to conduct a survey with 400 individuals in Sao Paulo. Statistical analysis of the collected information allowed the grouping of similar demand explanatory variables, as well as the investigation of the correspondence relations among them. The results show that pork is consumed mostly by male individuals two or three times a month. Individual incomes showed little influence on the frequency of consumption, which indicates the importance of extra-price factors as determinants of consumption. Pork is mainly bought in supermarkets, and the important factors involved in the purchase act are the price, appearance and packaging of the meat. The research identified different consumer behaviors that allowed us to classify consumers into three relatively homogeneous groups: the economical, the conventional, and the demanding. Each one of these groups has its own peculiarities regarding what directs their consumption. By identifying groups of consumers with similar behaviors, this study allows companies to target markets and establish better marketing strategies adapted to these groups. <![CDATA[Demand forecasting methods in the brazilian food industries]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200404&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho busca conhecer as práticas de previsão de demanda que vêm sendo utilizadas pelas indústrias de alimentos pesquisadas. Um questionário foi desenvolvido e enviado a uma amostra de 450 empresas do setor encontradas na ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), que representa 70% do universo, e um índice de resposta de 14,4% foi alcançado. O objetivo da pesquisa é detectar quais e como os métodos de previsão vêm sendo utilizados por essas empresas, quais os principais fatores que influenciam na escolha do modelo e quais as principais dificuldades encontradas no uso de métodos de previsão de demanda. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas, como análise de correspondência e análise discriminante, utilizando o software estatístico SPSS. Os resultados mostram que o modelo de análise histórica é o mais utilizado, que os principais fatores que influenciam a escolha do modelo são tipo de produto e tempo despendido, e que as maiores dificuldades são disponibilidade de softwares e dificuldade no entendimento.<hr/>This study aims to better understand the demand forecasting methods used by the Brazilian food industry. A questionnaire was developed and sent to a sample of 450 companies from ABIA (Brazilian Association of Food Industries) which represents 70% of the industry.Tthe response rate was 14.4%. The goal of this research is to detect which and how the demand forecasting methods have been used by these companies, the main factors influencing the choice of method and what are the main obstacles that they face. The data was analyzed by multivariate statistical techniques such as correspondence analysis and discriminant analysis using the statistical software SPSS. The results show that the historical analysis model is the most used; that the main factors influencing the choice of models are the type of product and the time spent, and the main obstacles are the software availability and difficulty in understanding. <![CDATA[The change of leader’s career after the privatization process: a case study in São Paulo electricity sector]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200419&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa investiga como uma companhia muda após o processo de privatização, e como esta mudança acaba por influenciar sua total estrutura. Para tanto, o escopo desta pesquisa se concentrou em um estudo exploratório na AES Eletropaulo. A importância central do estudo no setor elétrico brasileiro é que esse setor tem sido sujeito a transformações mais radicais na financeirização desde 1990. No entanto, nenhuma pesquisa sobre as carreiras construídas de dirigentes nesse contexto brasileiro tem sido feita até agora. Como procedimento de pesquisa deste trabalho, combinaram-se os métodos quantitativo e qualitativo. A fim de analisar a carreira dos dirigentes da AES Eletropaulo, foram coletados os currículos do Conselho Administrativo e da Diretoria, desde o seu surgimento como empresa estatal em 1979, até o ano de 2012. Foi aplicada uma análise de correspondência múltipla para estudar esses currículos. Além disso, para complementar a pesquisa, foi realizada uma entrevista com o ex-presidente da empresa estudada. Como resultado, foi possível observar uma série de transformações que a AES Eletropaulo sofreu, principalmente que os dirigentes dessa empresa tiveram que buscar formas de reconstruir suas carreiras de acordo com a nova lógica do momento, voltada para financeira.<hr/>This research investigates how a company changes after the privatization process and how this change impacts its total structure. Therefore, this research focused on an exploratory study at AES Eletropaulo. This study has a central role in the Brazilian electricity sector because due t the radical changes it’s been subjected since 1190’s financialization. However, no research on careers construction of leaders in the Brazilian context had been made so far. As a research procedure this studycombined quantitative and qualitative methods in order to analyze the careers of leaders of AES Eletropaulo, we collected the curriculum of the Board and Directors, since its emergence as a state enterprise in 1979 to the year 2012. These curriculums were analyzed with a multiple correspondence analysis. In addition, this research was complemented with an interview with the former president of the company were the study was performed. As a result, we were able to observe of the several changes that AES Eletropaulo went through, especially that, the leaders of this company had to find ways to rebuild their careers according to the new logic of the moment, which would have been facing financial. <![CDATA[Work accident in production system in bahia, brazil: approach and prevention]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200431&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa desenvolvida com a finalidade de conhecer que tipo de abordagem é adotado pelos sistemas de produção instalados no Estado da Bahia nas análises de acidente de trabalho. O conhecimento desta abordagem possibilita saber se os sistemas de produção evoluíram ao longo dos anos com relação às análises de acidentes e compreender se essas análises estão contribuindo com seu objeto primordial: prevenção efetiva e duradoura. Os autores analisaram 85 relatórios de 46 sistemas produção, para identificar a abordagem adotada nas análises de acidentes. Constata-se que os sistemas produção pesquisados não evoluíram com relação à análise de acidentes, continuam ainda presos a uma abordagem que privilegia as ações com foco no indivíduo. Os autores criticam a abordagem utilizada, discutindo a necessidade de mudança da gestão de segurança, de modo a fornecer os elementos necessários e adequados à prevenção desse indesejável fenômeno, ainda grave problema de saúde pública no Brasil.<hr/>This article aims to present a research developed to better understand what approach is adopted by the production systems installed in the State of Bahia, Brazil to analyze work accidents. Knowledge of this approach allows us to understand the production system improved in the past years regards accident analysis and to understand these analyzes contribute to its main goal: effective and lasting prevention. The authors analyzed 85 reports of 46 production systems to identify the approach used in accident analyzes. It appears that the surveyed production systems did not change regarding accident analysis, they are still stuck with an approach that emphasizes the analysis focused on individual actions. The authors criticize the approach, discussing the need for measures to change the safety management in order to provide the necessary and appropriate elements to prevent this undesirable phenomenon, still a serious public health problem in Brazil. <![CDATA[Evaluation of the production and management of ecosystem services in urban parks of São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000200443&lng=es&nrm=iso&tlng=es O município de São Paulo vem investindo na implantação de áreas verdes para melhoria da qualidade de vida da população. Neste sentido, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo vem ampliando a cobertura vegetal por meio de um programa de arborização e da criação de novos parques urbanos. Entretanto, não há uma avaliação quantitativa dos benefícios ambientais providos por esta iniciativa. Este trabalho utiliza a contabilidade ambiental em emergia para avaliar 73 parques da cidade de São Paulo. Para todo o conjunto dos parques, foram calculados os indicadores e os custos em emergia a fim de avaliar quais parques aproveitam mais os recursos da natureza, quais demandam maiores investimentos da prefeitura e quais fornecem maior quantidade de serviços ambientais para a cidade. A razão entre os recursos da natureza e os recursos provenientes da economia (I/F) foi estabelecida como um importante indicador para a gestão dos parques urbanos existentes e a relação I/F x Em$/m2 é proposta como indicador para tomada de decisão, permitindo determinar a melhor configuração de cada parque e priorizar as ações para novos projetos e para a manutenção dos antigos.<hr/>The municipality São Paulo has been investing in the deployment of green areas for improving citizens’ quality of life. In this regard, the “Secretaria do Verde e do Meio Ambiente” of São Paulo has been increasing green areas through an afforestation program and the creation of new urban parks. By means of emergy environmental accounting, this paper evaluates 73 parks in São Paulo. However, there is no quantitative assessment regarding the environmental benefits of this initiative. Emergy indices and costs have been accounted to assess whether parks properly utilize natural resources; which parks use the local environmental resources properly; which ones demand more investment by the municipality; and which ones generate greater profit to the city’s prefecture in terms of environmental services. The ratio between natural resources and those from the economy (I/F) was established as an important indicator to assist the management of the existing urban parks. The relationship I/F x Em$/m² is proposed as a tool for decision-making, determining the best configuration of each park and prioritizing actions for new projects and the maintenance of the old ones.