Scielo RSS <![CDATA[Gestão & Produção]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-530X20140001&lang=es vol. 21 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Analysis of innovation value chain management in a company from the steel industry</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A gestão da inovação é um processo estruturado que possibilita que uma organização perceba novas maneiras de criar valor e de antever demandas tecnológicas e mercadológicas. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar como uma empresa do setor siderúrgico realiza a gestão da cadeia de valor da inovação, identificando quais são os fatores adotados para suportar a prática da inovação. Mais especificamente, busca fazer uma análise baseada em um modelo conceitual que representa a cadeia de valor da inovação. Também é diagnosticado se a empresa possui um processo estruturado de desenvolvimento de novos produtos como indutor da inovação e como esse processo se integra com as demais áreas (marketing, produção, engenharia do produto e P&D). Outros aspectos importantes abordados neste trabalho para demonstração das práticas organizacionais e gestão da cadeia de valor da inovação na empresa analisada são: se há um envolvimento da alta administração nesse processo; como as novas ideias se originam, são selecionadas e priorizadas; se o processo de inovação está alinhado com a estratégia da organização; se indicadores de desempenho são utilizados para a gestão da inovação; e se a organização desenvolve modelos de negócios a partir dos projetos de inovação desenvolvidos. A partir dos dados de campo, constata-se preliminarmente que na empresa analisada não existe uma metodologia estruturada para geração de novas ideias, bem como para a difusão dessas ideias em novos modelos de negócios. Assim, essas constatações devem ser aprofundadas em trabalhos futuros.<hr/>This paper focuses on the analysis of how a company from the steel industry manages the innovation value chain, stressing the factors which are adopted to support this practice. More specifically, it intends to make a comparative analysis based on an innovation value chain proposal from the literature. In addition, the study examines whether the company has a structured PDP and how it integrates with other areas involved in this process. Other important aspects to understand the management practices of the innovation value chain are whether there is involvement of top management; how they originate, select and prioritize new ideas; whether the innovation process is aligned with the company's strategy; how decisions are made; whether they use performance indicators for the management of innovation; and whether the organization advances business models from the innovation projects developed. <![CDATA[<b>A comparative analyses of antecedents and dimensions of brand equity between brands and private labels in the clothing sector</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata da identificação e avaliação do impacto dos antecedentes e determinantes do brand equity (BE). Entre estes antecedentes, encontram-se os esforços de marketing da empresa, contemplados no seu mix de marketing, enquanto que, entre os determinantes, incluem-se tanto as dimensões do BE quanto variáveis que refletem o comportamento pessoal em relação a marcas de vestuário. O objetivo geral é efetuar uma análise comparativa, entre marcas de fabricantes (brands) e marcas de varejistas (private labels), dos antecedentes e determinantes do valor das marcas (BE) de produtos de vestuário. Para tanto, revisou-se a literatura de marketing e branding, a qual possibilitou a definição do quadro conceitual, bem como, dos construtos, variáveis e respectivas métricas. Os dados primários foram obtidos a partir de um survey realizado com uma amostra aleatória por acessibilidade de 571 consumidores em diferentes locais. A análise dos dados e testes das hipóteses foi efetuada por meio da modelagem de equações estruturais (MEE). A análise dos resultados demonstrou que a influência dos antecedentes sobre os determinantes e destes sobre BE são semelhantes para marcas de fabricantes e de varejistas. As exceções ficaram por conta da influência de intensidade da distribuição sobre a lealdade das marcas e da determinação da variável associações às marcas sobre BE, que foram significativas no caso dos fabricantes e não significativas no caso dos varejistas; e da influência dos gastos em propaganda sobre a lealdade das marcas, que apresentou resultado inverso. Com esses resultados, os gestores de empresas do setor podem reconhecer como adaptar as estratégias de marketing para a criação/crescimento do brand equity de acordo com a importância relativa de antecedentes e dimensões do BE.<hr/>This paper is about the identification and evaluation of antecedents and determinants of brand equity (BE). Among these antecedents are the firms' marketing strategies that are developed based on their marketing mix, and the determinants include both the dimension of BE and the variables related to clothing brand and consumers'buying behaviour. The general objective is to carry out a comparative analysis of the antecedents and determinants of brand equity in the clothing sector between brands and private labels. Therefore, a literature review of marketing and branding was carried out to establish the conceptual framework, constructs, variables, and metrics. The primary data were obtained from a survey with an accessible random sample of 571 shoppers of three shopping malls, and four public institutions: three universities, and one college, in the city of Fortaleza-Brazil. The data analysis and hypothesis testing were conducted using the structural equation modelling (SEM). The results analysis show that the influence of antecedents on the determinants and on BE is similar either for the manufacturing company brands or private labels. The exceptions are the influence of distribution intensity on brand loyalty, the influence of brand association on BE, which were statistically significant in the case of manufacturing company brands and were not significant in the case of private label companies, and the influence of advertising spending on brand loyalty, which was not statiscally significant in the case of manufacturing company brands and was significant in the case of private label companies. Based on these results, company managers in this sector can adapt their marketing strategies focusing on the creation/improvement of clothing brand equity according to the relative importance of the antecedents and determinants of BE. <![CDATA[<b>Assembly scheduling optimization in the aeronautical industry</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho estuda um caso prático de programação da produção na indústria aeronáutica. Tarefas devem ser programadas em gabaritos de montagem com várias estações de trabalho adjacentes entre si, levando em consideração restrições especiais de processamento simultâneo destas tarefas (restrições de adjacência). Tais restrições surgem devido às limitações de espaço físico no gabarito. Este estudo é uma continuação do estudo anterior publicado em Silva, Morabito e Yanasse (2011), em que este problema foi inicialmente abordado do ponto de vista de minimizar o makespan para processar todas as tarefas. Aqui o problema é visto de forma mais abrangente no contexto de qualificação de força de trabalho com quatro fases, em que o objetivo é minimizar as necessidades de mão de obra para executar a programação em cada fase, sendo que cada fase de qualificação é representada por um modelo de otimização linear inteira. Estes modelos foram implementados em um software de otimização e vários experimentos computacionais foram realizados para verificar a aplicação da abordagem. Os resultados sugerem que existem ganhos de produtividade importantes que podem ser explorados utilizando os modelos desenvolvidos neste trabalho.<hr/>This paper presents a case study of production scheduling in the aeronautical industry. Tasks must be scheduled in assembly fixtures with several adjacent workstations, taking into account special constraints where simultaneous processing of the tasks is allowed (adjacency constraints). Such constraints arise due to a space limitation in the fixture. This paper is a continuation of a previous work published in Silva, Morabito and Yanasse (2011), where the objective of the problem was to minimize the makespan. Here, the problem is studied more broadly, where the workforce qualification is represented in four stages, with the objective of minimizing the total amount of workforce needed in each stage, and each stage is modeled as an integer linear programming problem. These models were implemented using an optimization software, and several computational experiments were performed in order to validate the proposed models. The results suggest that productivity gains can be achieved with the models developed in this work. <![CDATA[<b>Lean production and theory of constraints</b>: <b>proposal of a method for joint implementation in the Engineer-to-Order Capital Goods Industry</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ao longo do tempo, a tarefa de desenvolver e gerir sistemas de produção tem se tornado mais complexa e, atualmente, para enfrentar as mudanças de demanda dos clientes e a competição global, os gestores têm a difícil tarefa de combinar a eficiência da produção em massa com a customização da era da produção artesanal pré-industrial. Nesse contexto, as empresas da Indústria de Bens de Capital sob Encomenda (IBCE), expostas a condições de mercado muito adversas, têm buscado estratégias modernas de gestão da produção para melhorar o fluxo de produção e minimizar inconveniências inerentes a seus sistemas de produção. Este artigo estuda a IBCE, em especial os bens de capital de grande porte, também conhecidas como sistemas de produção de grandes montagens, com o objetivo de propor um método de implantação conjunta dos princípios da produção enxuta e da teoria das restrições, com a utilização dos Sistemas de Coordenação de Ordens adequados, para reduzir o lead time de produção e melhorar a pontualidade de entrega.<hr/>The task of developing and managing production systems has become increasingly complex over the years, and currently, in order to face customers' changing demands and global competition, managers have the difficult task of combining mass production efficiency with customization of pre-industrial craft production era. Accordingly, the enterprises in the Engineer-to-Order (ETO) Capital Goods Industry are exposed to very adverse market conditions and have pursued modern production management strategies to improve production flow and minimize the drawbacks inherent to their production systems. This study investigates ETO Capital Goods Industry, also known as large assembly manufacturing system, aiming to propose a method for the joint implementation of lean manufacturing principles and theory of constraints using appropriate Ordering Systems to reduce production lead time and increase delivery dependability. <![CDATA[<b>Making to availability</b>: <b>an application of the Theory of Constraints in make-to-stock environments</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é apresentar a forma pela qual a Teoria das Restrições vem recentemente tratando a gestão de ambientes de produção para estoque. Esse novo formato traz interessantes inovações tanto em termos de uso simplificado do método Tambor-Pulmão-Corda quanto na forma de puxar a produção em ambientes que produzem de forma antecipada à demanda. Ele inova também ao criar as condições que permitam oferecer oportunidades mercadológicas baseadas na declaração explícita de garantia de disponibilidade de produtos, daí seu nome produzir para disponibilidade (make to availability - MTA). Embora contenha importantes contribuições à área de planejamento e controle da produção, não foram identificados até a presente data artigos em periódicos, nacionais ou internacionais, que tivessem tratado diretamente este tema.<hr/>The objective of this paper is to present how the Theory of Constraints has recently been dealing with make to stock environments. This new format introduces interesting innovations in terms of the use of simplified Drum-Buffer-Rope method as well as ways to pull production in environments that produce in advance of demand. It also innovates by creating conditions for providing market opportunities based on the explicit assurance of product availability, hence its name: make to availability (MTA). Although it provides important contributions to production planning and control, articles that have directly addressed this issue have not been identified to date in both national and international journals. <![CDATA[<b>Real options applied to the product development process management in an automotive parts manufacturer</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta uma aplicação da Teoria de Opções Reais às análises de investimentos em desenvolvimento de produtos e tomada de decisão numa indústria de autopeças por meio do método da pesquisa-ação. Considerando que o desenvolvimento de produtos envolve investimentos em múltiplos estágios, ele pode ser tratado como uma opção sequencial composta, possibilitando uma gestão do desenvolvimento mais realista, uma vez que se avalia a tomada de decisão por períodos, valora-se a flexibilidade gerencial e proporciona-se uma visão detalhada do investimento. Ao longo do trabalho, o método binomial proposto é aplicado à análise do desenvolvimento de um conjunto de anéis de pistão em que se incorporam decisões de investimento em cada etapa, trazendo uma nova perspectiva do valor do projeto de desenvolvimento para a empresa e de decisões do composto de marketing associado ao produto. Conclui-se que a incorporação da teoria de opções ao desenvolvimento de um conjunto de produtos da empresa objeto de estudo levantou o real valor do investimento como havia sido proposto pela pesquisa, apresentando uma nova dinâmica para a tomada de decisão e a negociação com clientes.<hr/>This work presents an application of the Real Option Theory on product development decision-making and investment analysis for an automotive component manufacturer by adopting the action research methodology. Considering that the development of products demands investments in multiple phases, this can be regarded as a sequential compound real option, enabling a more realistic management development, once it encourages gradual decision making, evaluates managerial flexibilities, and promotes a clear detailed vision of the investment and its uncertainties. Throughout this study, the binomial method is applied to the development analysis of a set of piston rings, in which investment decisions are incorporated for each stage, thus providing a new perspective to the project value and its marketing mix decisions. We concluded that the incorporation of the Real Option Theory to develop a group of products of the studied company raised the real value of investment, as it had been proposed by this research, representing a new dynamics to decision-making and negotiation with the client. <![CDATA[<b>Engineering, procurement and construction (EPC): what are the variables that impact the success of the projects currently running in Brazil?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em tempos de grandes obras (eventos esportivos 2014 e 2016, plano de aceleração do crescimento do governo federal e setor petroquímico), este artigo busca identificar variáveis que contribuem para o sucesso dos projetos de engenharia e construção executados atualmente no Brasil. O relacionamento entre a presença de certas variáveis independentes e o sucesso dos projetos foi testado em termos de um conjunto de indicadores de desempenho em projetos, que envolve: conformidade com orçamento (custo); cronograma (tempo); especificações técnicas (requisitos do produto/serviço); e atendimento às demandas dos clientes. Foi analisado o efeito de três variáveis de entrada: apoio da alta administração, existência de um gerente de projetos dedicado e a presença de uma estrutura formal de gerenciamento de projetos (Escritório de Gerenciamento de Projetos). Para testar as hipóteses da pesquisa, foi desenvolvido um estudo empírico, adotando-se uma abordagem quantitativa, com um levantamento ("survey") junto a 120 profissionais relacionados ao setor de engenharia e construção. Considerando-se o triângulo de ferro (prazo, custo e qualidade), identificou-se que há relação entre a presença de um gerente de projeto dedicado e o cumprimento do orçamento planejado e há relação entre a presença de um gerente de projeto dedicado e o cumprimento dos prazos dos projetos executados. Contudo, a visão ampliada de qualidade, envolvendo também a satisfação do cliente, não foi confirmada.<hr/>In times of major construction projects (the sports events of 2014 and 2016, the economic plan of growth acceleration and petrochemical sector), this paper aims at identifying variables that contribute to the success of engineering and procurement construction (EPC) projects currently being carried out in Brazil. The relationship between the presence of certain independent variables and project success was tested by a group of project performance indexes, such as: budget compliance (cost); timetable (time); technical specifications (goods/services requisites); and costumers' demand meeting. The effect of the independent variables was analyzed by: top management support, existence of a dedicated project manager and the presence of a formal project management structure (Project Management Office - PMO). To test for the hypothesis of this research proposal, an empirical study was developed implementing a quantitative-based approach in which 120 professionals of the EPC industry were surveyed. Considering the iron triangle (time, cost and quality), it was identified that there are relationship between the presence of a dedicated project manager and the fulfillment of the planned budget, as well the compliance with the project timetable. However, the broader quality approach that involves also costumer satisfaction is yet to be confirmed. <![CDATA[<b>A comparative analysis between the implementation and upgrading of the SAP R/3 system considering critical success factors described in the literature</b>: <b>a case study of a beverage company</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Muitas empresas que implementaram o sistema ERP R/3 da SAP e que necessitam fazer atualização da versão são surpreendidas com a grande demanda de recursos humanos e estruturais solicitados para fazer estas atualizações. O longo tempo de projeto, a quantidade de recursos financeiros e a força de trabalho interna requerida para a atualização são usualmente similares à implementação de um ERP original. Este trabalho analisa uma atualização de versão em uma empresa do segmento de bebidas. Depois de uma revisão bibliográfica para apresentar um referencial teórico de conceitos sobre os sistemas ERPs, é gerado um questionário que serve de instrumento de coleta de dados. O artigo relata o resultado de uma pesquisa que avalia sete fatores críticos de sucesso, relativos às implementações de sistemas ERPs descritos na literatura, durante a atualização de versão do sistema R/3 da SAP, verificando se as demandas são justificadas.<hr/>Many companies that have adopted the ERP R/3 system by SAP and need to upgrade this technology have faced substantial human resource and structural upgrading requirements. The long time of the project, the amount of financial investments, and internal workforce required for the job are usually similar to those of the original ERP implementation. The purpose of this paper is to analyze an upgrading of the versions of the ERP R/3 system in a beverage company. Firstly, a literature review was conducted to present an account of theoretical concepts of ERP, and a questionnaire was then created for data collection. This paper shows the results of a research that investigates the behavior of seven critical success factors for the implementation of ERP systems described in the literature during the upgrading of a SAP R/3 system, verifying if the demands are justified. <![CDATA[<b>Innovation strategies from the Resource-Based View perspective</b>: <b>analysis and evidences in technology-based companies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo foi analisar as estratégias de inovação de empresas de base tecnológica, sob a perspectiva da Resource-Based View. Nesse sentido, a estratégia de pesquisa adotada foi estudo de casos múltiplos, empreendido em quatro empresas. A análise dos dados, por seu turno, ocorreu em dois estágios: análise individual e análise cruzada dos casos, com suporte do software Atlas.ti. Quanto às estratégias de inovação, constatou-se que os quatro casos possuem um comportamento reativo às mudanças no ambiente, realizando, em sua maioria, estratégias de inovação exploitative por meio de inovações incrementais e abertas. À luz do modelo VRIO, alguns recursos intangíveis sobressaíram-se: know-how, cultura organizacional e capacidade empreendedora e inovadora. Conclui-se que as mudanças exigidas tanto tecnológica quanto estrategicamente reforçam o valor da óptica da RBV na seleção, aquisição ou aprimoramento dos recursos tangíveis e intangíveis de empresas de base tecnológica.<hr/>The aim of this paper was to analyze the innovation strategies of technology-based companies from the Resource-Based View (RBV) perspective. Therefore, the research strategy adopted was a multiple-case study, which was carried out in four companies. Data analysis was performed in two stages: within-case analysis and cross-case analysis using the Atlas.ti software. As for the innovation strategies, it was found that the four companies take a reactive approach to changes adopting mostly exploitative innovation strategies through open innovation and incremental innovation. From the perspective of the VRIO model, some intangible resources stand out, such as know-how, organizational culture, entrepreneurial capacity, and innovation capability. It is concluded that both the technological and strategic changes required reinforce the importance of the RBV perspective for the selection, acquisition, or improvement of tangible and intangible resources of technology-based companies. <![CDATA[<b>The relevance of prescriptions in industrial maintenance professional activities</b>: <b>a case study in the automotive industry</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Um grande número de trabalhos de manutenção é descrito em procedimentos escritos precisos. Tais procedimentos dizem respeito a um determinado tipo de equipamento/máquina. Nos procedimentos de manutenção, as reparações dos equipamentos são descritas dentro de um padrão de estabilidade e normalidade onde todas as operações ocorrem de acordo com o esperado, como se fossem feitas na oficina, como equipamentos isolados. Mas na realidade, as reparações ocorrem em ambientes complexos. Frequentemente, as regras descritas nos procedimentos devem ser adaptadas, ou por vezes desrespeitadas, para permitir o reparo em condições reais. Este artigo é o resultado de pesquisa realizada em uma área de manutenção de máquinas de uma indústria automobilística, objetivando compreender a pertinência das prescrições para a realização das intervenções de manutenção, sejam elas corretivas ou preventivas. Baseada nos pressupostos metodológicos da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), centrada na distinção entre trabalho prescrito e trabalho real e entrevistas em autoconfrontação, a atividade efetivamente realizada foi confrontada com a prescrição, evidenciando diversas fontes de variabilidade, constrangimentos e imprevistos que são geridas pelos profissionais durante o curso da ação, mobilizando suas competências, baseadas na experiência e saber acumulado, bem como estratégias de antecipação para o controle das situações e modos operatórios nem sempre conscientes, o que garante "de fato" o compromisso eficaz entre produção e segurança. Os resultados do estudo indicam que essas prescrições, ainda que elaboradas com a participação efetiva dos profissionais, são ineficientes para o trabalho vivo. Os constrangimentos manifestos no trabalho real decorrem da própria lógica da atividade viva, abismo inevitável entre o prescrito e o real.<hr/>A great many maintenance works are described in precise written instructions. These instructions are related to a particular type of equipment/machine. In maintenance instructions, the repairs of equipment are described in a pattern of stability and normality where all operations occur in accordance with the expected, as if they were made at the workshop, as individual equipment. But actually, the repairs occur in complex environments. Quite often, the rules described in the instructions have to be adapted, or sometimes broken, to enable repair under real conditions. This paper is the result of a research conducted in the maintenance section of an automotive industry. The objective of this study is to understand the relevance of prescriptions for the execution of maintenance activities, either corrective or preventive. Based on the methodological assumptions of Ergonomic Work Analysis (EWA), centered on the distinction between prescribed work and real work and self-confrontation interviews, the activity actually performed was faced with the prescription, showing many sources of variability, constraints and contingencies that are managed by professionals during the course of action; mobilizing skills based on experience and know-how, as well as anticipation strategies for the control of situations and actions not always conscious, which indeed ensures effective commitment between production and safety. The results indicate that these prescriptions, even though developed with the effective participation of professionals, are inefficient for the live work. The constraints on the real work are the result of the logic of live activity, unavoidable gap between the works prescribed and the real ones. <![CDATA[<b>Long stay of small industrial firms in the market</b>: <b>an analysis from the literature and empirical evidence</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho visa identificar a influência da idade, tamanho, escopo e efeitos do local sobre a probabilidade de sobrevivência a longo prazo das pequenas empresas industriais. É um estudo descritivo que se apoia em um banco de dados com informações das pequenas empresas industriais da região de Campinas, construído a partir do Cadastro Industrial da Região de Campinas e dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ). O estudo evidenciou que a amplitude da linha de produtos, a abrangência em termos de mercado e o tamanho exercem influência sobre a probabilidade de sobrevivência das pequenas empresas industriais.<hr/>This study aims to identify the influence of age, size, scope, and location on the probability of long-term survival of small industrial enterprises. This is a descriptive study based on a database that embodies information of small business located in the region of Campinas, São Paulo state, with data from the Campinas Industrial Region and São Paulo State Treasury Office. The present study showed that product line breadth, market coverage, and size influence the probability of survival of small industrial enterprises. <![CDATA[<b>Environmental management and business strategy</b>: <b>a study in a cosmetic company in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Dentro do atual contexto competitivo, caracterizado pelo processo de globalização e por avanços tecnológicos acelerados, criam-se ambientes altamente dinâmicos, com destaque para a flexibilidade estratégica, a perspectiva global, a inteligência competitiva e a inovação. Considerando o conceito de ecoinovação, questões relativas ao meio ambiente têm tido destaque no meio concorrencial. O objetivo proposto neste trabalho é identificar e analisar ações ambientais estratégicas implantadas por empresa de capital nacional atuante no setor de cosméticos. Para tanto, foram utilizadas informações secundárias e dados primários coletados junto à empresa. Os resultados do trabalho indicaram forte alinhamento estratégico e melhorias ambientais, associados à interação entre gestão ambiental e inovações de produto, de processo, de marketing e organizacional. Percebeu-se iniciativa da alta gerência na condução dos procedimentos ambientais e a necessidade de coordenação com agentes da cadeia de suprimentos. As principais dificuldades para melhorias ambientais estão associadas à necessidade de elevados investimentos para desenvolvimento de produtos e melhorias de processo, assim como a limitações de conhecimento técnico e científico. Por fim, destaca-se a importância da interação entre agentes internos e externos para a condução de melhorias ambientais.<hr/>Within the current competitive scenario, characterized by globalization and technological advances, extremely dynamic environments emerge with emphasis on flexible strategies, global perspective, competitive intelligence, and innovation. Considering the concept of eco-innovation, environmental matters have been highlighted in competitiveness. This paper aims to identify and analyze strategic environmental activities in a national enterprise from the cosmetic sector, through secondary and primary data (in loco interview). Results showed strong alignment between strategy and environmental activities, as well as interfaces with product, process marketing, and organizational innovations. Also, environmental procedures depend on initiatives of top management and supply chain coordination. The main difficulties to environmental improvements are related to high investment levels in product and process developments, as well as to limited scientific and technical knowledge. Finally, the importance of intra-firm and inter-firm interactions to conduct environmental improvements should be highlighted. <![CDATA[<b>The social representation of project management offices according to project managers' perceptions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Diversas organizações têm implantado escritórios de gerenciamento de projetos (PMO) em suas estruturas. Desta forma, o objetivo do presente artigo é investigar a percepção que profissionais da área de gerenciamento de projetos possuem sobre os escritórios de gerenciamento de projetos. O levantamento dessa percepção foi efetuado tendo como base a teoria das representações sociais. Assim, este trabalho identificou, por meio do método de evocação de palavras associado à teoria das representações sociais, as percepções de 716 profissionais de gerenciamento de projetos, relacionadas ao conceito de escritório de gerenciamento de projetos. Por intermédio da análise das percepções manifestas nesse levantamento, a pesquisa concluiu que a representação social que os profissionais de gerenciamento de projetos fazem acerca do escritório de gerenciamento de projetos é similar à conceituação do papel do escritório de gerenciamento de projetos segundo os guias consagrados de boas práticas de gerenciamento de projetos, o que demonstra um alinhamento entre teoria e prática no que tange ao papel dos escritórios de projeto no Brasil. No entanto, o artigo também identificou uma grande diversidade de expressões caracterizando a representação social do PMO, o que poderia demonstrar uma falta de consenso acerca do real papel dessa estrutura organizacional.<hr/>Several organizations have implemented project management offices (PMOs) in their structures. Thus, the objective of this article is to unveil the actual perceptions of project management professionals about project management offices. The study of these perceptions lays on the application of the social representation theory. As such, this work identified, via the word evoking method associated with the theory of social representation, the perceptions of 716 project managers with respect to the project management office concept. Through the analysis of these perceptions, the study demonstrated that the social representation of project management offices according to project managers' perceptions is very similar to the role of the project management office as stated by its guidelines, which establishes an alignment between theory and practice regarding the role of project management offices in Brazil. However, this paper also indicates a high diversity of expressions associated with the PMO's social representation, which might indicate a lack of consensus on the actual role of this organizational structure. <![CDATA[<b>The interorganizational trust in purchases</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O conceito de confiança interorganizacional apresenta lacunas que requerem maior número de pesquisas para que se possa construir uma teoria coerente que apoie as estratégias de cooperação e integração da cadeia de suprimentos. Esta pesquisa tem o intuito de explicar os antecedentes da confiança interorganizacional pela relação entre os construtos desempenho operacional, características organizacionais, compartilhamento de valores e relacionamento interpessoal nas compras realizadas pelas indústrias de transformação. No que se refere aos aspectos metodológicos, o estudo assume a forma de uma pesquisa descritiva, do tipo survey, e causal, de cunho teórico-empírico, com caráter explicativo, desenvolvida por meio da modelagem de equações estruturais. Os questionários foram aplicados entre os informantes-chave, utilizando-se uma amostragem aleatória simples desenvolvida nas indústrias de transformação (CNAE 10 a 33) localizadas na região da Grande Natal, que constituem um importante setor de atividade econômica com capacidade de gerar dinamismo na economia. Os primeiros resultados das análises demonstram o fenômeno da confiança interorganizacional, a qual consiste em empresas compradoras acreditarem na empresa fornecedora, sentirem-se seguras em relação a esta. O modelo inicial proposto não apresentou ajustamento, precisando ser reespecificado. Esse modelo reespecificado demonstra que os resultados suportam a explicação de que a confiança interorganizacional nas compras depende diretamente do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de valores e do desempenho operacional. Conclui-se que essa confiança pode ser explicada por um conjunto de interações entre esses três determinantes, sendo o ponto central o relacionamento interpessoal, que apresentou o maior coeficiente de trajetória para o fator.<hr/>The concept of inter-organizational trust presents gaps that require further research so that a coherent theory to support the strategies of cooperation and integration of the supply chain can be built. In this sense, this research aims to explain the antecedents of interorganizational trust by the relationship between the constructs operational performance, organizational characteristics, sharing of values, and interpersonal relationships, in the purchases made by processing industries. With regard to methodological aspects, this study takes the form of a descriptive survey type, as well as a causal, theoretical and empirical research, with explanatory character, developed through structural equation modeling. The questionnaires were administered to key informants, using simple random sampling developed in processing industries (CNAE 10-33) located in the region of Natal, which is an important sector with capacity to generate economic dynamism. The first results of the analyses demonstrate the phenomenon of inter-organizational trust, in which buying companies trust their suppliers and feel safe about the process. The initial proposed model showed no adjustment, and it had to be re-specified. This re-specified model demonstrates that the results support the explanation that trust in interorganizational purchases depends directly on interpersonal relationships, sharing of values, and operational performance. We concluded that this trust can be explained by a set of interactions between these three determinants, with interpersonal relations as the central point, which presented the highest path coefficient for the factor. <![CDATA[<b>Brazilian air transport services</b>: <b>image and attitude as antecedents of use intention</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O setor de transporte aéreo de passageiros, no Brasil, apresenta um grande crescimento de demanda e sofre de problemas estruturais. Dessa forma, tornam-se necessários estudos que busquem avaliar os serviços do setor, pela perspectiva dos usuários. Portanto, os objetivos do estudo são: validar um modelo de avaliação dos serviços de transporte aéreo e identificar se a imagem das empresas do setor e a atitude dos usuários são antecedentes da intenção de uso do transporte aéreo. O modelo teórico foi baseado em Vila e Gimeno-Martinez (2010), com a adaptação do setor de transporte ferroviário para o transporte aéreo. Realizou-se uma pesquisa com 231 usuários do transporte aéreo e comprovou-se a robustez do modelo (χ²/gL = 2,14; RMSEA = 0,052; RMR = 0,101; GFI = 0,899; NFI = 0,895; RFI = 0,889; IFI = 0,946; TLI = 0,933 e CFI= 0,945). As três hipóteses testadas foram confirmadas e, assim, identificou-se que: a imagem é um antecedente da atitude (β=0,635); a imagem é um antecedente da intenção de uso (β=0,379); e a atitude é um antecedente da intenção de uso (β=0,275). Assim, comprovou-se a importância de uma boa imagem para o desenvolvimento deste setor estratégico para o País.<hr/>The passenger air transport sector in Brazil has shown a strong demand growth and faced structural problems. Thus, studies that seek to evaluate the services provided by this sector from the consumer's perspective are necessary. Therefore, the objectives of the present study are: to validate an air transport service evaluation model and check whether the company image and consumer attitude are antecedents of use (and purchase) intention in the air transport sector. The theoretical model was based on Vila and Martinez-Gimeno (2010), with the adaptation from the rail transport sector to the air transport sector. A survey of 231 air transport users was conducted, and the model showed a god fit (χ²/df= 2.14; RMSEA= 0.052; RMR= 0.101; GFI= 0.899; NFI=0.895; RFI=0.889; IFI=0.933, and CFI=0.945). The three hypotheses tested were confirmed, and it was verified that: image is an antecedent of attitude (β = 0.635), image is an antecedent of use intention (β = .379), and attitude is an antecedent of use intention (β = 0.275). Therefore, good image has been shown to be of great importance for the development of this strategic sector in the country.