Scielo RSS <![CDATA[Gestão & Produção]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-530X20160001&lang=pt vol. 23 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Otimização da rede de uma cadeia de suprimentos com a utilização de uma heurística baseada em Busca Tabu]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute a implementação e avaliação de uma heurística baseada em Busca Tabu para otimizar uma rede de cadeia de suprimentos. Para tanto, o modelosingle-sourceproposto por Farias &amp; Borenstein (2012) foi implementado. O problema foi resolvido por uma adaptação do método de Lee &amp; Kwon (2010), substituindo centros de distribuição (CDs) e arcos a fim de encontrar o menor custo para uma rede de cadeia de suprimentos. Foram resolvidas as 22 instâncias propostas por Farias &amp; Borenstein (2012) e os resultados indicam que, para esses cenários, o método aplicado teve um bom desempenho computacional, obtendo resultados com uma redução de 81,03% no tempo médio de processamento. Contudo, houve um aumento de 4,98% no custo médio das soluções obtido pelo método heurístico quando comparado com os resultados ótimos. Por fim, o problema foi resolvido para outras quatro instâncias com características reais, comprovando a eficiência da heurística para problemas de grande escala, visto que todas as soluções foram obtidas em menos de 2 minutos de processamento.<hr/>Abstract This paper discusses the implementation and evaluation of a heuristic based on Tabu Search to optimize a supply chain network. To this end, a single-source model proposed by Farias &amp; Borenstein (2012) was implemented. The problem was solved by adapting the Lee &amp; Kwon method (2010), exchanging distribution centers (DCs) and arcs to find the lowest cost for a supply chain network. Twenty-two instances proposed by Farias &amp; Borenstein (2012) were solved and the results indicate that, for the scenarios, the method applied presented good computational performance, obtaining results with 81.03% reduction of the average processing time. However, there was an increase of 4.98% in the average cost of the solutions obtained through the heuristic method when compared with the optimal results. Finally, the problem was solved for four other instances with real features, proving the efficiency of this heuristic for large-scale problems, considering that all solutions were obtained in less than 2 minutes of processing. <![CDATA[Definição do escopo em projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios: uma proposta de método]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A concorrência gerada pela globalização e a busca por produtos que satisfaçam os consumidores faz parte da indústria de alimentos. Para tanto, os projetos de desenvolvimento de produtos são fundamentais para as empresas, uma vez que, em 2012, as indústrias de alimentos geraram produtos ao equivalente a 9,5% do PIB brasileiro e faturaram R$ 431,9 bilhões. O setor alimentício se tornou líder, em valor bruto, entre as indústrias de transformação do Brasil. Contudo, identifica-se significativa quantidade de projetos de desenvolvimento de produtos que falham por razões diversas: a) escopo mal definido; b) mudanças do escopo durante o projeto; c) aumento de custo do projeto; d) elevado tempo de projeto. A literatura pertinente a essa temática apresenta alguns modelos de desenvolvimento de produtos alimentícios. No entanto, não foca a definição de escopo, refletindo a informalidade dessa etapa em todo o processo. O objeto de pesquisa desta investigação é o escopo dos projetos de desenvolvimento de produtos para empresas da indústria alimentícia. Complementarmente à ciência tradicional, esta pesquisa não se limita à descrição, à explicação e à predição do fenômeno. A pesquisa avança para a proposição de um artefato que melhor trate do objeto de pesquisa. Por esta razão, para a realização deste trabalho, foi utilizada a Design Science Research como método de pesquisa. Como resultado, se propôs um artefato, especificamente um método para a definição do escopo de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios. O método proposto foi desenvolvido a partir da combinação e do refinamento de alguns passos: a) da pesquisa bibliográfica; b) da experiência prática; c) da pesquisa realizada com especialistas do setor de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas da indústria alimentícia. O método e sua relevância para o setor de alimentos foram avaliados por especialistas, confirmando que, para uma definição adequada do escopo de projeto de desenvolvimento de produtos alimentícios, é necessário um processo sistemático, flexível e de visão sistêmica. A contribuição central deste trabalho é propor um método sistemático para definição do escopo de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, algo aparentemente negligenciado pela literatura pertinente.<hr/>Abstract The competition triggered by globalization and the pursuit of products that satisfy customers are intrinsic to the food industry. In this context, projects for product development are vital for companies in this segment, which presented gross revenue of R$ 431.9 billion in 2012, 9.5% of the Brazilian gross domestic product (GDP). The food segment has become the leader among transformation companies in terms of gross value. However, one can identify a significant number of product development projects that fail for several reasons: a) badly outlined scope, b) scope changes along the project, c) project cost increase, and d) long project time. The literature concerning this theme presents some models for the development of food products, but it does not focus on the definition of scope, thus reflecting the informality of this stage in this process. The research object of this investigation is the scope of projects in the development of products for the food industry. Unlike traditional science, this research is not restricted to describing, explaining, and predicting the phenomenon on screen; it advances towards proposing an artifact that best deals with the research object. To this end, a Design Science Research was used as the methodological guideline of this study. As a result, an artifact was proposed for this particular case: a method to define the scope of projects for product development in the food industry. The method proposed was designed from the combination and refinement of some steps: a) bibliographical research, b) practical experience, and c) research performed with Research and Development (R&amp;D) experts from companies of the food industry. The method and its relevance for the food sector were assessed by specialists, thus confirming that, for a proper definition of scope in food product development projects, one needs a systematic, flexible, systemic-oriented process which increases the chances of success and reduces cost and project length. This study is intended to present a systematic method to define scope in the development of products for the food industry. <![CDATA[Identificação dos motivadores de alterações de produto e seus impactos financeiros no desempenho do PDP: um estudo em uma empresa montadora de medidores de energia elétrica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As transformações no setor e mercado de energia elétrica somadas à grande quantidade de fatores de influência implicam alterações nos produtos deste mercado. Em uma empresa do setor, sabe-se que há um custo de desenvolvimento destas alterações, mas não quanto tem sido gasto e as principais causas. Este estudo possui caráter exploratório e visa levantar as alterações de produto, identificar seus motivadores e relacioná-los aos custos destas alterações. Pretende-se identificar pontos críticos de melhorias no PDP da empresa. Feita uma revisão bibliográfica de assuntos relacionados ao tema, constatou-se que não há trabalhos similares. Também foram identificados procedimentos da empresa, consultados documentos, custos e identificados os motivadores destas alterações. Porém, os resultados não permitiram relacionar os motivadores aos custos das modificações, porque o registro de alterações está fragmentado. Contudo, revelam que os procedimentos da empresa permitem rastrear os custos de apenas 8% das alterações executadas e que este percentual levantado representa 12% do custo despendido no desenvolvimento do produto analisado. Montante alarmante, uma vez que este número tende a ser maior. Embora inicialmente acreditar-se que os motivadores teriam grande influência na reestruturação do PDP da empresa, viu-se que é pertinente a adaptação do procedimento de registro e de custos das alterações.<hr/>Abstract The transformations in the power sector and in its market coupled with their influence-exerting factors will bring changes to the products of that market. In a company of this sector, the cost to proceed with those changes is well known, but not the amount spent and their causes. This is an exploratory research which aims to collect data on product change, identify its drivers, and relate them to the cost of these changes. The study objective is to spot the critical points which need to be improved in the company’s PDP. A bibliographic review on the theme showed no similar works. Also, the company’s procedures were identified, its costs and documents were recognized, and the drivers of these changes were verified. However, the results obtained did not allow us to match the drivers to the changes in costs because the change registrations are fragmented. Nevertheless, the results show that the company’s procedures allows for the tracking of only 8% of the changes conducted. They also show that the reached percentage represents only 12% of the cost spent on the development of the product analyzed. That is an alarming sum, since this number tends to grow. Although, at first, it was believed that the drivers would exert great influence on the restructuring of the company’s PDP, it was possible to verify the relevance of adapting the procedures of registration and cost changes. <![CDATA[Usando a Análise de Lacunas de Melhoria na gestão de <em>trade-offs</em> de estratégias operacionais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100048&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivo: Este artigo propõe a utilização da Análise de Lacunas de Melhoria (Improvement Gap Analysis – IGA) como método para gestão de compromissos, ou trade-offs, de estratégias operacionais. Desenho/metodologia/abordagem Uma pesquisa quantitativa foi aplicada a 32 clientes de um fabricante de móveis, que receberam seus produtos devidamente instalados em sua residência no período de janeiro a setembro de 2012, mensurando o desempenho atual e o nível de satisfação e insatisfação esperadas pelos clientes em função de alterações do desempenho de estratégias operacionais. Descobertas Este estudo demonstra que através do uso da IGA – Improvement Gap Analysis é possível verificar o impacto da alteração de desempenho das estratégias operacionais por meio da satisfação dos clientes. Limitações da pesquisa Uma limitação dessa pesquisa é proveniente da metodologia IGA – Improvement Gap Analysis quanto ao uso da insatisfação dos clientes como medida de relevância das estratégias operacionais. Outra limitação é que nesse estudo foi analisada a alteração do desempenho das estratégias operacionais denominadas qualidade, flexibilidade, velocidade, confiabilidade e custos. Porém são apresentadas na literatura outras possíveis estratégias operacionais ou critérios competitivos, sendo necessárias futuras pesquisas empíricas para verificar possíveis conflitos de recomendações gerenciais entre os respectivos critérios. Implicações práticas Gerentes devem estar cientes de qual é o foco das melhorias em estratégias operacionais e, em possíveis situações de conflito inerentes ao processo de gestão dos trade-offs de operações, qual estratégia operacional pode ter seu desempenho reduzido, não gerando insatisfação significativa aos clientes. As prioridades de melhorias recomendadas por métodos fundamentados na importância declarada podem ser equivocadas, pois a importância declarada pelos clientes pode alterar-se em função do desempenho. A IGA pode ser uma alternativa viável, pois é possível definir não somente “o que melhorar”, mas também “quanto melhorar” em relação ao desempenho das estratégias operacionais. Originalidade/valor O desempenho das estratégias operacionais tem sido gerenciado sob a óptica da importância fixa e apenas definindo “o que melhorar”. Entretanto, a importância pode se alterar em função do desempenho e pode ser necessário definir “o quanto melhorar”. Esse artigo confirma a alteração da importância da estratégia operacional em função da alteração de seu desempenho, e propõe a utilização do método IGA com uma adequação importante, não definindo apenas a suficiência da melhoria, mas também a configuração de alteração nas estratégias operacionais.<hr/>Abstract: Objective The objective of the present paper is to propose the use of the Improvement Gap Analysis (IGA) as a method for the management of commitments, or trade-offs, of operating strategies. Design/methodology/approach A quantitative survey was carried out with 32 clients of a furniture manufacturer. The customers received and had the company’s products properly installed in their homes between January and September 2012. It verifies the current performance and the level of expected satisfaction and dissatisfaction of customers due to changes in the performance of operating strategies. Findings This study demonstrates that, by using Improvement Gap Analysis, it is possible to verify the impact of changes in the performance of operational strategies through customer satisfaction. Limitations of the study A limitation to this research arises from the IGA methodology regarding the use of expected customer dissatisfaction as a measure of relevance of operational strategies. Another limitation is that this study only analyzes the change in the performance of operational strategies of quality, flexibility, speed, reliability and costs. However, the literature presents other possible operational strategies or competitive criteria, requiring future empirical research to investigate possible conflicts of management recommendations between the respective criteria. Practical implications Managers should be aware of the focus of improvement in the performance of operational strategies and, in possible situations of conflicts inherent to the process of managing trade-offs in operations, which operational strategy could have its performance reduced. The priorities of recommended improvements by methods based on stated importance can be misleading, because the importance declared by clients may change as a function of performance. IGA can be a viable alternative. It is possible to define not only “what to improve”, but also “how much to improve” in relation to the current performance of operational strategies. Originality/value The performance of operational strategies has been managed from the perspective of stated importance, only defining “what to improve”. However, the importance may change depending on performance, and it may be necessary to define “how much to improve”. The present research confirms changes in the importance of operational strategy due to the change of its performance, and proposes the use of the IGA method not only to define the level of improvement, but also the change of configuration in operational strategies. <![CDATA[Ideias para a inovação: um mapeamento sistemático da literatura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100060&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo realiza um mapeamento da literatura com o propósito de buscar melhor entendimento do cenário atual sobre as pesquisas relacionadas a ideias para inovação, viabilizando identificar como os autores tratam a atividade de gerenciar ideias no processo de inovação. Nesse sentido, foi adotado como procedimento metodológico a revisão da literatura sobre o tema - ideias no contexto da inovação -, realizada a partir de uma busca sistemática. Utilizaram-se as bases de dados Scopus, Engineering Village, Web of Science e EBSCO. Como resultado, obteve-se um corpus de 241 publicações, das quais inicialmente se identificaram os principais artigos, autores, países e periódicos que mais publicaram sobre o assunto e as palavras-chave mais utilizadas. Posteriormente, a partir da análise dos artigos, possibilitou-se o desenvolvimento de uma taxonomia para a classificação desses artigos segundo o foco principal de pesquisa. A taxonomia utilizada é composta por: modelos de gestão de ideias; geração e enriquecimento de ideias; fontes de ideias; avaliação e seleção de ideias; armazenamento de ideias; compartilhamento de ideias; ferramentas computacionais para a gestão de ideias; fatores de influência sobre a gestão de ideias.<hr/>Abstract This paper attempts to map the specific literature in order to seek better understanding of the current situation on research related to ideas for innovation, enabling to identify how authors treat the activity of managing ideas in the innovation process. In this sense, we adopted a methodological procedure, held from a systematic search, to review the literature on the subject - ideas in the context of innovation. We used the Scopus, Engineering Village, Web of Science and EBSCO databases. As a result, we obtained a corpus of 241 publications, in which we initially identified key articles, authors, countries, and journals that have published more on the subject, and the most frequently used keywords. Subsequently, based on the analysis of these articles, it was possible to perform a taxonomic classification for sort them according to their main focus of research. The taxonomy used consists of management models of ideas; generation and enrichment of ideas; sources of ideas; evaluation and selection of ideas; storage of ideas; sharing of ideas; computational tools for the management of ideas; factors of influence on the management of ideas. <![CDATA[Fusões, aquisições e difusão da lógica financeira sobre as operações de varejo brasileiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo explorar o avanço da difusão da lógica financeira sobre o varejo nacional, por meio do estudo dos novos arranjos organizacionais firmados a partir das parcerias entre as empresas de varejo e as instituições financeiras para fomento do crédito ao consumo no Brasil a partir dos anos 2000. Para isso, foram realizadas pesquisas junto às maiores varejistas nacionais relativas (1) aos formatos organizacionais adotados nas parcerias com as instituições financeiras; (2) aos movimentos de fusões e aquisições envolvendo instituições financeiras e varejistas; (3) à abertura de capital das empresas de varejo; (4) à participação acionária de fundos de investimentos nacionais e internacionais no capital social das varejistas; e (5) à comparação entre o desempenho financeiro das operações varejistas tradicionais diante do desempenho das novas operações financeiras destas empresas. Esta aproximação entre as empresas varejistas e atores do espaço das finanças é aqui descrita segundo a noção bourdiesiana de campo, visando à construção do campo do varejo financeiro nacional, que destaca quão tênue tem se tornado o limite entre o fim dos estabelecimentos comerciais e o início das instituições financeiras.<hr/>Abstract The present paper explores the ongoing financial logic diffusion over the Brazilian retail sector, aiming to better understand the approximation between the national retail companies and the financial institutions which have boosted the consumption credit from the 2000s in Brazil. To this end, it concentrates on (1) the new organizational formats that will result from the partnerships between the retail stores and the financial institutions; (2) the moves of mergers and acquisitions (M &amp; A) involving these firms; (3) the Initial Public Offerings (IPOs) of retail stores; (4) the participation of national and international investment funds within the retail companies; and (5) the retail stores' financial product gross margin vis a vis to the gross margin performance of their traditional products. Such approximation between the retail companies and the financial institutions is herein presented according to the Bourdiesian notion of field, viewing the construction of the national financial retail field, which has highlighted how tenuous the limits between the retail stores’ endings and the financial institutions’ beginnings have become. <![CDATA[Cooperativas e capital social: caso da Copasul, Mato Grosso do Sul]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Capital Social tem sido utilizado, com certa frequência, para explicar o desenvolvimento econômico e social de comunidades e também a cooperação entre pessoas. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo identificar a existência de interações sociais baseadas na confiança que dão origem ao Capital Social em uma cooperativa agrícola. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter qualitativo, complementada por dados quantitativos. É realizado um estudo de caso da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense – Copasul, localizada no município de Naviraí/MS. Foram realizadas entrevistas com 12 gestores e 10 cooperados e análise documental. Os resultados mostram que o Capital Social pode ser adquirido por meio de interações sociais, dentro e fora do ambiente da cooperativa e que as Comunidades de Prática podem ser fontes bastante importantes para a origem desse capital. As relações de confiança, a cooperação e as normas informais são a base para o acúmulo do Capital Social na organização cooperativa. As ações da cooperativa, baseadas em princípios probos como honestidade, transparência, confiabilidade, assim como a fidelidade por parte dos produtores associados, fazem com que a cooperativa mantenha as posturas cooperativas do grupo. Por meio do estudo, foi possível concluir que o cooperativismo, quando bem realizado, com base nos princípios cooperativos, se apresenta como um modelo que permite criar um grande volume de capital social, e esse capital pode determinar o sucesso da cooperativa.<hr/>Abstract: The term Social Capital has been used with some frequency to explain the social and economic development of communities and the cooperation between people. Thus this study aims to identify the existence of social interactions based on trust that give rise to Social Capital at an agricultural cooperative. It is a descriptive, exploratory, qualitative research complemented with quantitative data. The case study was conducted at the ‘Cooperativa Agricola Sul Matogrossense’ - Copasul, located in the municipality of Naviraí, Mato Grosso do Sul state. Interviews with 12 managers and 10 cooperative members, as well as document analysis were carried out. The survey data show that the Social Capital can be acquired through social interactions within and outside of the cooperative and the Communities of Practice can be very important sources of the origin of this capital. Relationships of trust, cooperation and informal norms are the basis for the accumulation of Social Capital in the cooperative organization. The actions of the cooperative based on upright principles such as honesty, transparency and reliability, as well as the fidelity of the cooperative producers, make the cooperative hold the postures of a cooperative group. Through the present study, we concluded that cooperativism, when well conducted and based on cooperative principles, constitutes a model for creating a large volume of Social Capital which can determine the success of the cooperative. <![CDATA[Trabalho feminino no setor <em>offshore</em> na Bacia de Campos-RJ: percepção das trabalhadoras e estratégias usadas na gestão dos tempos de vida e de trabalho]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100118&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Desde a revolução industrial há mulheres no mercado de trabalho em funções que implicam trabalho noturno e em turnos não usuais e grande disponibilidade de horário. Os homens, porém, não aumentaram sua participação no trabalho reprodutivo. Essa constatação coloca em foco a dificuldade em harmonizar vida profissional e vida familiar e doméstica. O texto analisa as relações entre vida familiar e vida profissional de trabalhadoras offshore da Bacia de Campos – RJ e, para isso, foram entrevistadas 15 mulheres que atuam em funções técnicas eminentemente masculinas. Os resultados revelaram adiamento das reflexões sobre maternidade ou planejamento para engravidar após conseguir trabalho em terra, dificuldades em harmonizar vida familiar e trabalho offshore, a consideração do exercício nesse tipo de trabalho como temporário. As escolhas feitas pelas trabalhadoras em diferentes fases da vida pessoal e profissional são orientadas por valores, que não são estáticos e estão em constante debate e confronto com a realidade. Embora a maioria das entrevistadas fosse jovem, solteira e sem filhos, há algumas casadas e com filhos que “organizam a vida de acordo com o embarque” e precisam de uma boa infraestrutura em terra para continuar nessas funções.<hr/>Abstract Since the Industrial Revolution women have occupied positions in the job market that involve shiftwork and a wide availability for time shifts. Men, however, have not increased their participation in reproductive work. These findings evidence the difficulty of harmonizing work, family and home life. The text analyzes the relationships between the family life and professional life of women workers in the offshore at Campos Basin - RJ. To this end, 15 women who work in technical eminently masculine functions were interviewed. The results revealed the postponement of reflections on motherhood or planning to become pregnant after getting a job on land, difficulties in harmonizing family life and offshore work, and that these workers consider that work situation as a temporary way of life. The choices made by women workers at different personal and professional stages of life are oriented by values that are not static and that have been in constant debate and confrontation with the reality. Although most of the respondents were young, single and childless, there are some married women with children who "organize their lives according to boarding" and need a good infrastructure on land to continue in those functions. <![CDATA[Uma abordagem multiobjetivo para o problema de sequenciamento e alocação de trabalhadores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100132&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho trata do problema de sequenciamento e alocação de trabalhadores (SPWA). No SPWA, objetiva-se minimizar o número de trabalhadores e o tempo total gasto para executar todas as tarefas (makespan). Para tanto, propõem-se o uso de dois modelos diferentes de programação matemática e uma heurística VNS-Multiobjetivo baseada no método heurístico VNS. Como os objetivos são conflitantes entre si, os métodos propostos geram um conjunto de soluções eficientes, cabendo ao gestor escolher qual solução deve ser adotada. Os métodos propostos obtiveram resultados satisfatórios para a resolução do SPWA, demostrando que é possível utilizar um número reduzido de funcionários e terminar todas as tarefas em tempo hábil, utilizando, assim, os recursos de uma empresa de forma otimizada.<hr/>Abstract This paper addresses the scheduling problem with workers allocation (SPWA). In SPWA, the objective is to minimize the number of workers and the total time taken to perform all tasks (makespan). To this end, we propose the use of two different mathematical programming models and a VNS-based multi-objective heuristic. As the objectives are conflicting, the proposed methods generate a set of efficient solutions, and the manager chooses which solution should be adopted. The proposed methods achieved satisfactory results for the SPWA resolution, showing that it is possible to use a limited staff and finish all tasks in a timely manner, thereby utilizing the resources of a firm optimally. <![CDATA[Método de estimativa dos limites da carta de controle não paramétrica que monitora simultaneamente a média e variância]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100146&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os gráficos de controle clássicos para variáveis contínuas monitoram, separadamente, as medidas de posição central e de dispersão, conhecidas também como medidas de locação e escala. O monitoramento desses parâmetros tem como pressuposto que a distribuição de probabilidade dos dados seja conhecida e siga o padrão normal, o que, em situações práticas, nem sempre ocorre. Para isso foram desenvolvidos os chamados gráficos de controle não paramétricos. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um método para determinar os limites de controle estatístico de gráficos de controle com distribuição de probabilidade desconhecida e que monitore simultaneamente as medidas de locação e escala. O método de pesquisa utilizado integra técnicas de experimentos computacionais com técnicas de planejamento de experimentos. Assim, foi possível: i) determinar os limites de controle de gráficos não paramétricos que monitorem simultaneamente as medidas de posição e escala para situações particulares; ii) a partir dos limites de controle calculados, estimar os erros tipo I e tipo II; e iii) comparar o desempenho desses gráficos com as cartas de controle estatístico de Shewhart para diferentes combinações de amostras (m, n) nas fases I e II. O método proposto foi aplicado em um processo de manufatura com o objetivo de identificar a combinação que minimize os erros tipo I e II. Com base nos resultados, observou-se que o gráfico de controle não paramétrico tem desempenho superior aos gráficos tradicionais de Shewhart quando a distribuição de probabilidade dos dados é assimétrica.<hr/>Abstract Classic control charts for continuous variables monitor, separately, the central position and dispersion measures, which are also known as lease and scale measures. The monitoring of these parameters presupposes that the data probability distribution is known and follows the normal pattern, which, in practical situations, does not always occur. For this reason, the so-called nonparametric control graphics have been developed. This work aims to develop a method to determine the limits of statistical control of control charts with unknown probabilistic distribution and, simultaneously, monitor the mean and variance parameters. The proposed method is not exact and allows us to estimate the limits of control charts for combinations of values of m and n. Control limits were estimated and the properties of the statistics used were analyzed to determine whether they meet the theoretical assumptions; the empirical models obtained were validated by residual analysis. An empirical application of the method was performed to test different combinations of sample sizes (m, n), respectively in phases I and II, with the goal of identifying the best performing combination for detecting special causes acting in the process. Subsequently, we tested the performance of control charts obtained using simulation methods, estimating the ARL and α and β errors. The results were compared with other designs of control charts. <![CDATA[Problema de roteamento de veículos assimétrico com frota heterogênea limitada: um estudo de caso em uma indústria de bebidas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100165&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo aborda um estudo de caso em uma indústria de bebidas relativo ao Problema de Roteamento de Veículos Assimétrico com Frota Heterogênea Limitada (PRVAFHL). O objetivo é definir as rotas dos veículos de modo a reduzir os custos de distribuição. O PRVAFHL pertence à classe NP-difícil, isto é, sua resolução por meio de métodos exatos é uma tarefa extremamente árdua. Problemas desta natureza são geralmente tratados na prática de forma heurística. Dentre as diversas abordagens existentes, optou-se por realizar uma adaptação de uma heurística da literatura que se mostrou eficiente, sendo capaz de gerar soluções de qualidade elevada em um tempo de execução aceitável. Experimentos computacionais foram realizados em um conjunto de 7 instâncias obtidas junto à empresa em questão. Os resultados obtidos mostram que houve uma redução considerável no número de veículos utilizados e na distância total percorrida em relação às soluções adotadas pela empresa.<hr/>Abstract This article deals with a case study in a beverage industry concerning the Asymmetric Vehicle Routing Problem with Heterogeneous Limited Fleet (AVRPHLF). The objective of the present paper is to define the vehicle routes so as to reduce distribution costs. The AVRPHLF belongs to the NP-hard class, that is, its resolution through exact methods is an extremely hard task. In practice, problems of this nature are generally treated via heuristics. Among the various solution approaches, we decided to perform an adaptation of a heuristic from the literature that has proved to be efficient, capable of generating high-quality solutions in a reasonable execution time. Computational experiments were conducted in a set of seven instances obtained from the company in question. The results obtained show that there was a considerable reduction in the number of vehicles used and in the total distance traveled with respect to the solutions adopted by the company. <![CDATA[Proposta de metodologia para a criação de etiqueta de classificação – estudo de caso: desempenho escolar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A qualidade na educação tem sido objeto de muita discussão, seja nas escolas e entre seus gestores, seja na mídia ou na literatura. No entanto, uma análise mais profunda na literatura parece não indicar técnicas que explorem bancos de dados com a finalidade de obter classificações para o desempenho escolar, nem tampouco há um consenso sobre o que seja “qualidade educacional”. Diante deste contexto, neste artigo, é proposta uma metodologia que se enquadra no processo KDD (Knowledge Discovery in Databases, ou seja, Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados) para a classificação do desempenho de instituições de ensino, de forma comparativa, com base nas notas obtidas na Prova Brasil, um dos itens integrantes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Brasil. Para ilustrar a metodologia, esta foi aplicada às escolas públicas municipais de Araucária, PR, região metropolitana de Curitiba, PR, num total de 17, que, por ocasião da pesquisa, ofertavam Ensino Fundamental, considerando as notas obtidas pela totalidade dos alunos dos anos iniciais (1º. ao 5º. ano do ensino fundamental) e dos anos finais (6º. ao 9º. ano do ensino fundamental). Na etapa de Data Mining, principal etapa do processo KDD, foram utilizadas três técnicas de forma comparativa para o Reconhecimento de Padrões: Redes Neurais Artificiais; Support Vector Machines; e Algoritmos Genéticos. Essas técnicas apresentaram resultados satisfatórios na classificação das escolas, representados por meio de uma “Etiqueta de Classificação do Desempenho”. Por meio desta etiqueta, os gestores educacionais poderão ter melhor base para definir as medidas a serem adotadas junto a cada escola, podendo definir mais claramente as metas a serem cumpridas.<hr/>Abstract Quality in Education is an issue that has been discussed in schools and among their managers, in the media, and in the literature. However, a deeper review of the literature has failed to present techniques dealing with database information techniques capable of obtaining classifications for school performance; nor is there a consensus regarding the definition of “educational quality”. To address the situation, in this paper, we propose a methodology that fits the KDD (Knowledge Discovery in Databases) process to classify teaching in schools. This is done by comparing the grades of the “Prova Brasil”, which is part of the Development Index of Basic Education (IDEB) in Brazil. To illustrate the methodology, it was applied to 17 public elementary schools in the municipality of Araucária, located in the metropolitan region of Curitiba, Parana state. The grades achieved by all students of the initial years (1st to 5th year of fundamental teaching) and final years (6th to 9th years of fundamental teaching) were considered. In the Data Mining phase, the main phase of the KDD process, three techniques were used comparatively: Artificial Neural Networks, Support Vector Machines, and Genetic Algorithms. Those techniques presented acceptable results in classifying each school represented by a “Performance Classification Label”. Based on this label, the educational managers can have a greater input for procedures to be adopted in each school, and thus set more accurate targets. <![CDATA[Análise da eficiência energética nos países do BRICS: um estudo envolvendo a Análise por Envoltória de Dados]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100192&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Num período de mudanças climáticas e restrições a emissões cada vez maiores, é importante focar o desenvolvimento das nações na direção de uma economia de baixo carbono. Neste contexto, o crescimento do consumo de energia tornou-se um problema grave; logo, medidas que garantam a eficiência energética tornaram-se prioritárias para qualquer nação que esteja disposta a desenvolver sua economia. Considerando que o grupo do BRICS tem apresentado rápido desenvolvimento econômico e desempenhado importante papel na economia mundial, este trabalho teve como principal objetivo medir e analisar a eficiência energética total de fatores nos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), propiciando informações sobre países benchmark dentro desse grupo e sobre como o Brasil se encontra nesse cenário. Para isso, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA), modelo SBM variante e análise de janela, e, a partir das folgas fornecidas por esta ferramenta, foi calculado o índice de eficiência energética total de fatores (EETF) para os países analisados. Como inputs foram utilizados a formação bruta de capital fixo, trabalho e consumo energético e como outputs, a emissão de CO2 (output indesejável) e o Produto Interno Bruto – PIB (output desejável). A partir dos resultados, observou-se que o Brasil é o país com melhor índice de EETF dentro do BRICS, seguido por África do Sul, China, Índia e Rússia.<hr/>Abstract In a period of climate change and increased restriction of emissions, it is pivotal to focus on the development of countries towards an economy revolved on low carbon dioxide levels. The increase of energy consumption has become a serious problem; consequently, measures to ensure energy efficiency became a priority for any nation willing to develop their economy. Whereas the BRICS group has shown rapid economic development and played an important role in the world economy, this work aimed to measure and analyze total factor energy efficiency in BRICS countries (Brazil, Russia, India, China and South Africa), providing information on benchmark countries within this group and on how Brazil is situated in this scenario. To this end, Data Envelopment Analysis (DEA), Slack-based Measure (SBM) and variant analysis window were used; from the slacks provided by this tool, the total factor of energy efficiency index (TFEE) was calculated. The inputs used were gross fixed capital formation, labor and energy consumption; the outputs were CO2 emissions (undesirable output) and Gross Domestic Product - GDP (desired output). From the results, it was possible to observe that Brazil is the country with the highest rate of TFEE, followed by South Africa, China, India and Russia. <![CDATA[Modelos integrados de dimensionamento e sequenciamento da produção: aplicação em uma fábrica de cimento para refratário]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho apresenta um problema de dimensionamento e sequenciamento integrados para uma fábrica de grande porte de cimento para refratário. Foram abordadas três formulações matemáticas: duas presentes na literatura e uma proposta como alternativa às já existentes. Este estudo tem como objetivo comparar as formulações tanto em relação ao seu desempenho quanto à sua aplicabilidade como ferramenta de suporte à tomada de decisão. Uma dessas formulações utiliza variáveis contínuas e as outras são baseadas em variáveis indexadas no tempo. Estes modelos matemáticos abordam um conceito específico de como as variáveis e parâmetros são definidos, exigindo premissas e definições particulares para se adequar ao problema real. A fim de considerar os diferentes aspectos da situação prática, foram geradas várias instâncias a partir de distribuições uniformes, baseadas em informações reais. Extensivos testes computacionais foram executados e, com base nesses resultados, as modelagens foram avaliadas como ferramenta de apoio à decisão e as suas eficiências foram comparadas.<hr/>Abstract This work presents an integrated lot sizing and scheduling problem for a large refractory cement manufacturer. Three mathematical formulations were addressed: two already presented in the literature, and one proposed as an alternative to the existing ones. This study aims to compare these formulations with respect to their performance and applicability as a decision support tool. One of these formulations uses continuous variables, whereas the others are based on time-indexed variables. These mathematical models address the specific concept of how variables and parameters are defined, requiring assumptions and particular settings to suit the real problem. In order to consider the different aspects of the practical situation, several instances were generated from uniform distributions based on real information. Extensive computational tests were run and, based on the results, the formulations were evaluated as a decision support tool and their efficiencies were compared. <![CDATA[Porto de Santos: prospecção sobre as causas das dificuldades de acesso]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Porto de Santos, maior porto da América Latina, é a porta de entrada e saída de grande parte das mercadorias que circulam pelo Brasil. Atualmente, com o crescimento econômico de que desfruta o País o porto passa por obras de expansão de sua capacidade, com planos até o ano de 2024. Nos anos de 2012 e 2013, as dificuldades de acesso ao Porto de Santos tiveram amplo destaque na imprensa. Uma visão holística desse cenário e das diversas causas das dificuldades de acesso ao porto pode contribuir para o melhor entendimento do problema e de suas possíveis soluções. Este trabalho tem como objetivo principal investigar quais as causas das dificuldades de acesso ao Porto de Santos e, como objetivo secundário, identificar quais as ações em andamento e quais os projetos previstos para adequar esses acessos à expansão da capacidade de movimentação do porto. Para tanto, foram analisados dados secundários obtidos no site da CODESP, órgão gestor do porto, e conduzidas observações in loco e entrevistas com executivos de alguns dos principais players atuantes no porto. Os dados obtidos permitiram identificar quatro grupos de problemas, decorrentes não somente de causas estruturais, mas também da falta de eficiência nos processos portuários. A classificação apresentada contribui para facilitar o entendimento do problema por parte dos gestores desses processos e, representa a base inicial para construção de um modelo teórico para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema.<hr/>Abstract The port of Santos - the biggest in Latin America - is the main inbound and outbound gateway to the movement of merchandise in Brazil. Nowadays, due to the Brazilian economic growth, the port of Santos is expanding its capacity, with plans until 2024. In 2012 and 2013, the difficulties of access to the port of Santos were amply highlighted by the press. A holistic view of this scenario and the various causes of the difficulties of access to the port can contribute to a better understanding of the problem and its possible solutions. This paper investigates the causes of the problems related to the accesses to the port of Santos; the ongoing actions; and the foresight projects to adequate these accesses to the expansion of flow capacity. To this end, secondary data obtained from CODESP - the port management office, on-site observations, and interviews with business managers of some of the port main companies were used. The data collected allowed the identification of four groups of problems arising not only from structural causes, but also from the lack of efficiency in the port processes. The classification presented contributes to facilitate the understanding of the problem by the managers of these processes and represents the initial basis for building a theoretical model for the development of new research on the subject. <![CDATA[Errata]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000100232&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Porto de Santos, maior porto da América Latina, é a porta de entrada e saída de grande parte das mercadorias que circulam pelo Brasil. Atualmente, com o crescimento econômico de que desfruta o País o porto passa por obras de expansão de sua capacidade, com planos até o ano de 2024. Nos anos de 2012 e 2013, as dificuldades de acesso ao Porto de Santos tiveram amplo destaque na imprensa. Uma visão holística desse cenário e das diversas causas das dificuldades de acesso ao porto pode contribuir para o melhor entendimento do problema e de suas possíveis soluções. Este trabalho tem como objetivo principal investigar quais as causas das dificuldades de acesso ao Porto de Santos e, como objetivo secundário, identificar quais as ações em andamento e quais os projetos previstos para adequar esses acessos à expansão da capacidade de movimentação do porto. Para tanto, foram analisados dados secundários obtidos no site da CODESP, órgão gestor do porto, e conduzidas observações in loco e entrevistas com executivos de alguns dos principais players atuantes no porto. Os dados obtidos permitiram identificar quatro grupos de problemas, decorrentes não somente de causas estruturais, mas também da falta de eficiência nos processos portuários. A classificação apresentada contribui para facilitar o entendimento do problema por parte dos gestores desses processos e, representa a base inicial para construção de um modelo teórico para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema.<hr/>Abstract The port of Santos - the biggest in Latin America - is the main inbound and outbound gateway to the movement of merchandise in Brazil. Nowadays, due to the Brazilian economic growth, the port of Santos is expanding its capacity, with plans until 2024. In 2012 and 2013, the difficulties of access to the port of Santos were amply highlighted by the press. A holistic view of this scenario and the various causes of the difficulties of access to the port can contribute to a better understanding of the problem and its possible solutions. This paper investigates the causes of the problems related to the accesses to the port of Santos; the ongoing actions; and the foresight projects to adequate these accesses to the expansion of flow capacity. To this end, secondary data obtained from CODESP - the port management office, on-site observations, and interviews with business managers of some of the port main companies were used. The data collected allowed the identification of four groups of problems arising not only from structural causes, but also from the lack of efficiency in the port processes. The classification presented contributes to facilitate the understanding of the problem by the managers of these processes and represents the initial basis for building a theoretical model for the development of new research on the subject.