Scielo RSS <![CDATA[Gestão & Produção]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-530X20180004&lang=pt vol. 25 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Modelagem sistêmica e simulação: estratégia de gestão no Processo de Projeto para a Experiência do Usuário (UXD)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400659&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A coleta, análise e avaliação de dados heterogêneos, provenientes da interação de usuários, com as mais diferentes tecnologias e soluções propostas, são de suma importância para o Processo de Projeto para a Experiência do Usuário (UXD). Entretanto, faz-se necessário representar mais claramente os delineamentos iniciais de equipes interdisciplinares neste processo, por meio de uma semântica comum e colaborativa, bem como melhor aproveitar os dados provenientes de avaliações realizadas com usuários. Diante disso, o presente artigo apresenta subsídios teórico-práticos para a modelagem sistêmica de DAfetU, um framework conceitual híbrido, estruturado pela tríade existente nos contextos experienciais (Designer-Afetividade-Usuário) no intuito de se obter a colaboração entre equipes interdisciplinares para melhor compreender UXD e ao mesmo tempo usufruir dos benefícios oriundos da modelagem sistêmica e da simulação.<hr/>Abstract The gathering, analysis and evaluation of heterogeneous data, derived from the interaction of users with a myriad of different technologies and proposed solutions are critical to the Design Process for the User Experience (UXD). Hence, it is important to have a clear picture of the initial design of the interdisciplinary teams involved in the process through common and collaborative semantics, as well as a better use of the data collected from users’ assessments. Based on it, this article presents theoretical and practical support, corresponding to the DAfetU systemic modelling, a hybrid conceptual framework, structured by the existing triad in experiential contexts, aiming to gain cooperation among interdisciplinary teams to retrofit the UXD while reaping the benefits from the systemic modelling and the simulation. <![CDATA[Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400671&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos últimos 10 anos, publicações sobre Gerenciamento de Riscos em Cadeias de Suprimentos (SCRM) cresceram a uma taxa média de mais de 40% ao ano. Trata-se de um tema que vem, rapidamente, ganhando notoriedade na área de Logística, tanto por ser um assunto relativamente novo, inspirando pesquisadores a desenvolverem estudos sobre a questão, quanto pelo potencial de minimizar prejuízos de altas cifras em cadeias de suprimentos. Dada a relevância científica e empresarial da matéria, a presente pesquisa possui como objetivo principal analisar o perfil dos trabalhos publicados sobre SCRM, ou seja, mapear o campo de pesquisas sobre o tema, abrangendo os artigos publicados sobre esse assunto até 31 de dezembro de 2015. Para a consecução desse objetivo, adotou-se o método de pesquisa Research Profiling, que amplia o escopo da bibliometria por meio da mineração de texto. Para a análise, tabulação e organização dos dados, utilizou-se o software VantagePoint®. Como resultados principais, foram respondidas inúmeras questões relacionadas às pesquisas sobre SCRM, das quais se destacam as seguintes: i) cada artigo, apresenta-se, em média, repetido 1,2 vez em outras bases de dados; ii) os autores mais citados não são os que mais publicam; iii) as palavras-chave “Supply Chain Risk Management” só se tornou representativa para esse tema após 2012; iv) apenas três periódicos, juntos, são responsáveis por um terço de todas as citações em publicações sobre SCRM. Como resultado secundário, mas não menos importante, observou-se a falta de consenso entre os pesquisadores quando o assunto diz respeito às etapas que devem ser desenvolvidas no SCRM.<hr/>Abstract Despite the large number of contributions (some 250 articles) published on Supply Chain Risk Management (SCRM), none of them have developed what can be called research profiling on the theme. This paper aims to analyze the profile of works published on SCRM, that is, to map the field of research on the theme, covering articles published from 2004 to 2015. The authors adopted the research profiling method, which expands the scope of bibliometry by applying text mining. The VantagePoint® software was used to analyze, classify, and organize the data of this study. The results provide several insights into research on SCRM, namely: (i) the key expression “supply chain risk management” only became representative for the theme after 2012; (ii) the most cited authors are not the same as those who have published the most; and (iii) only three periodicals together account for one-third of all the citations in publications on SCRM. <![CDATA[Modelo de relações entre os riscos que afetam a implantação de produção enxuta]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400696&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O baixo índice de sucesso e as mudanças estruturais e organizacionais necessárias para a Implantação da Produção Enxuta (IPE) indicam a necessidade do uso da abordagem de Gestão de Riscos (GR) para gerenciar esta transformação. Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo gráfico para explicitar as relações entre os riscos na IPE por meio da utilização da Interpretative Structural Modelling em uma empresa e entender os motivos destas relações. O estudo está baseado em um caso conduzido na unidade de uma empresa global fabricante de componentes hidráulicos. A coleta de dados foi realizada por meio de múltiplas fontes de evidência, como entrevistas, observações, visitas à fábrica e análise de documentos. O modelo desenvolvido propiciou o esclarecimento e entendimento dos efeitos diretos e indiretos da presença dos riscos na IPE na empresa. As principais relações identificadas no modelo foram confirmadas por meio das explicações dos motivos pelos quais tais relações ocorriam no caso.<hr/>Abstract The low success rate and the complex structural and organizational changes required for lean production implementation (LPI) require the use of the risk management approach to manage this transformation. This paper aims to present a graphical model to explain the relationships between the risks in LPI through interpretive structural modeling (ISM) and to understand the reasons behind such relationships. The case study was conducted in a factory of a global company that manufactures hydraulic components. Data were collected from multiple sources, including interviews, observations, visits to the plant, and document analysis. The research contributed to clarifying and understanding the direct and indirect influences of risks that hinder the LPI at the plant. The main relationships identified in the model were confirmed by explanations of reasons for such relationships occurred in the case. <![CDATA[A percepção de valor no consumo de produtos tecnológicos convergentes com atributos verdes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400713&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Devido à crescente preocupação com as questões ambientais, qualidade de vida e bem-estar, consumidores passaram a considerar a importância da aquisição de produtos ecologicamente corretos ou com características verdes integradas nas funções dos equipamentos. Esse cenário sugeriu a investigação da influência dos atributos verdes na intenção de compra de produtos convergentes com bases hedônicas e utilitárias. Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa experimental, com aplicação de questionários on-line em uma universidade do Estado do Pará tendo como objeto de estudo os smartphones e suas diferentes usabilidades. Os resultados indicam que quando se integra atributos “verdes”, tanto em base hedônica como utilitária, aumenta-se a intenção de compra. Entretanto, a adição do atributo “verde” apresentou-se mais significativa na base hedônica, o que sugere ser a justificação utilitária, reduzindo o sentimento de culpa inerente à aquisição de produtos hedônicos.<hr/>Abstract Due to the growing concerns about environmental issues, quality of life and well-being, consumers are considering the importance of obtaining eco-friendly products or devices with green functionality features. This scenario led to the investigation of the influence of green features on the intention to purchase of convergent products, with hedonic and utilitarian bases. We developed a quantitative experimental research, with application of online questionnaires at a University in the State of Pará, aiming to study the smartphones and their different usability. The results indicate increased intention of purchase of devices with “green” features on both a hedonic and a utilitarian basis. However, the addition of “green” features was more significant in the hedonic base, suggesting a utilitarian justification, reducing the guilty feeling inherent to the acquisition of hedonic products. <![CDATA[Avaliação do processo de transição da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015: um estudo voltado para empresas químicas do Estado do Rio Grande do Sul]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400726&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A norma NBR ISO 9001 tem sido amplamente utilizada na implantação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) no Brasil e no mundo. Este trabalho objetiva identificar as percepções das empresas químicas do Estado do Rio Grande do Sul no processo de transição da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015. Nesse contexto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa tipo survey , com aplicação de questionário estruturado, com base na escala Likert de 5 pontos. Esse questionário foi enviado para todas as empresas químicas certificadas na ISO 9001 localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Como complemento, foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas, com questões abertas, com os gestores responsáveis pelo SGQ de três dessas empresas pesquisadas. De maneira geral, as empresas concordam com as modificações trazidas pela nova versão da norma e acreditam nos seus benefícios para a organização. Apesar de pouco terem feito rumo a essa atualização e apontarem dificuldades na implementação dos novos requisitos da norma, a maioria das empresas considera a ISO 9001:2015 melhor do que sua versão anterior. Pode-se afirmar que as empresas que adotarem essas modificações por estarem preocupadas com a melhoria contínua do SGQ terão maiores benefícios do que aquelas empresas que implementarem as modificações somente para manter o seu certificado válido.<hr/>Abstract The ISO 9001 norm has been widely used in the implementation and maintenance of Quality Management Systems (QMS) in Brazil and all over the world. This study aims to identify the chemical companies’ perceptions of the ISO 9001 transition: version 2008 to version 2015, in the State of Rio Grande do Sul. In this context, the methodology used was a survey research with a structured questionnaire based on the 5-points Likert’s scale. This questionnaire was sent to all chemical companies certified in ISO 9001, located in the state of Rio Grande do Sul. In addition, quality managers of three of these companies replied to semi-structured interviews with open questions. In general, the companies agree with the changes brought by the new version of the norm and believe it to be beneficial to the organization. Although some companies haven’t made much towards this update and point out difficulties in implementing the new norm’s requirements, most of the companies consider the ISO 9001:2015 better than its previous version. It can be asserted that the companies that choose to adopt these modifications due to concerns about a continuous improvement of the QMS will have greater benefits than those companies that choose to implement the modifications only to keep their certificate valid. <![CDATA[Capacidade de absorção, exploração e explotação: uma análise em empresas de Palmas, Tocantins]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400737&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O tema desta pesquisa diz respeito às relações entre as orientações estratégicas de exploitation (explotação) e exploration (exploração) e a capacidade de absorção do conhecimento organizacional. Os três temas discutidos caracterizam-se como de grande relevância para a geração de vantagem competitiva sustentável para as organizações. Em geral, embora inseridos na discussão de aprendizagem organizacional, ainda estão em fase de evolução quanto aos seus componentes relativos a antecedentes, moderadores e resultantes, como poderá ser observado no referencial teórico. Não foi possível a identificação de estudos com características similares às aqui apresentadas, ou seja, estudos que relacionem exploração e explotação com a capacidade de absorção, particularmente no contexto brasileiro. O objetivo principal foi avaliar o grau de associação entre exploração e explotação e a capacidade absorção. Foi desenvolvida uma pesquisa de caráter quantitativo com 100 empresas dos setores de comércio e de serviços sediadas na cidade de Palmas, Estado do Tocantins. A escolha do setor se deu pela concentração de empresas com tal característica na cidade estudada. Foram informantes os gestores que trabalhavam nessas empresas. O questionário aplicado envolveu a utilização de duas escalas. Uma para a mensuração das orientações para exploração e explotação e outra referente à mensuração da capacidade de absorção do conhecimento, ambas validadas por estudos anteriores. Para a verificação da hipótese principal, a técnica utilizada envolveu Modelagem de Equações Estruturais, mediante o software PLS-PM. Os conceitos de exploração e explotação foram baseados em seis dimensões: práticas de conhecimento organizacional, práticas de inovação, foco estratégico, competição, parcerias e eficiência. O conceito de capacidade de absorção ficou traduzido por duas dimensões: capacidade potencial e capacidade realizada. Os resultados demonstraram que as empresas pesquisadas possuem orientação para explotação. Em relação à capacidade de absorção, as empresas possuíam alto grau de predominância de relacionamento com o ambiente, rotinas e procedimentos e conhecimento público. A hipótese principal foi confirmada, indicando uma relação positiva entre exploração, explotação e a capacidade de absorção.<hr/>Abstract This research is about the relationship between the exploitation, exploration, and absorptive capacity of the organizational knowledge. The three themes are of great importance to the sustainable competitive advantage of organizations. In general, although they are inserted in the discussion of organizational learning, they are still in the evolutionary process regarding antecedents, moderators, and outcomes, as can be observed in the theoretical reference. It has not been possible to identify studies with similar characteristics as the one presented here, i.e., studies linking exploration and exploitation with absorptive capacity, particularly in the Brazilian context. The main objective was to evaluate the degree of association between exploration, exploitation, and absorptive capacity. This study used quantitative research in 100 companies operating in commerce and services sectors, all located in the city of Palmas, Tocantins State. The sector was chosen based on the concentration of commercial and services companies in the city. The informants were the managers who worked in these companies. The questionnaire involved the use of two scales: one scale for the measurement of exploration and exploitation, and the other scale for measuring the absorptive capacity, both validated by early studies. The technique involved structural equation modeling using Partial Least Square-Path Modeling (PLS-PM) software was used for the verification of the principal hypothesis. The concepts of exploration and exploitation were based on six dimensions: organizational knowledge practices, innovation practices, strategic orientation, competition, partnerships, and efficiency. The concept of absorptive capacity was based on four dimensions: porosity, routines and structures, public knowledge, and individual abilities. The results showed that companies had exploitation orientation. Regarding the absorptive capacity, companies had a high relationship with the environment, with routines and with procedures, and with public knowledge. The main hypothesis was confirmed, indicating a positive relationship between exploration, exploitation, and absorptive capacity. <![CDATA[Influência das características pessoais do gerente de projetos no desempenho dos projetos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400751&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Projetos fazem parte das atividades organizacionais e têm impacto direto nos resultados e no desempenho das organizações. A melhoria no desempenho da Gestão dos Projetos pode trazer efeitos positivos para as organizações. O Gerente de Projetos, como responsável final pelos resultados dos projetos, tem em suas características pessoais fatores que podem impactar o Desempenho dos Projetos. Este estudo teve como objetivo, analisar as características pessoais do Gerente de Projetos em relação a seus efeitos no Desempenho dos Projetos, através de uma pesquisa empírica com 244 gerentes de projetos. Os resultados mostraram que Habilidades, Conhecimentos e Atitudes afetam diretamente o Desempenho dos Projetos e que os Traços de Personalidade não têm efeito direto, porém indireto, por afetarem as Atitudes. Os resultados ainda mostraram que a certificação em Gestão de Projetos não impacta diretamente o Desempenho dos Projetos, mas tem um efeito moderador nas relações entre Habilidades e Conhecimentos do Gerente de Projetos e o Desempenho da Gestão do Projeto.<hr/>Abstract Projects form part of organizational activities and have a direct impact on the organization's results and performance. Improving project management performance can have a positive effect on an organization. Being ultimately responsible for project results, the project manager has factors within its personal characteristics that may affect project performance. The purpose of this study is to analyse the project manager's personal characteristics in relation to its effects on project performance using an empirical survey of 244 project managers. The results show that skills, knowledge and attitudes directly affect project performance and that personality traits do not have direct effects, but indirectly affect attitudes. The results also show that certification in project management does not directly affect project performance but has a moderating effect on the relationship between the project manager's skills and knowledge and project management performance. <![CDATA[Metanálise da relação entre a performance social e a performance financeira corporativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400764&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Segundo a teoria dos stakeholders, empresas que coordenam os interesses dos diversos stakeholders apresentam um desempenho superior àquelas que priorizam apenas os interesses dos shareholders e, portanto, um melhor desempenho social corporativo – CSP, entenda-se melhor atendimento dos interesses dos stakeholders, leva a um melhor desempenho financeiro corporativo – CFP. O interesse desse tema desencadeou a realização de dezenas de pesquisas empíricas testando a relação entre CSP e CFP. No início da década de 2000, a predominância dos estudos empíricos revelava uma associação positiva entre CSP e CFP e, em função disso, a comunidade acadêmica aceitou ser essa relação normalmente positiva. Entretanto, ao menos duas questões chamam atenção: “A predominância da relação positiva entre CSP e CFP ainda persiste em pesquisas mais recentes?” e “Quais stakeholders estão mais associados positivamente ao desempenho financeiro?” Em função dessas questões, o objetivo desta pesquisa é a análise da relação CSP-CFP a partir das pesquisas empíricas dos últimos anos. Empregou-se a técnica de metanálise aplicando-a aos dados dos artigos empíricos publicados entre 1998 e 2010. Os resultados não confirmam uma generalização da relação positiva entre a CSP e a CFP, além disso, na análise individual, as relações entre o desempenho junto a cada stakeholder e o desempenho financeiro, apenas o stakeholder funcionário apresentou clara relação positiva. Esses resultados sugerem mais cautela no uso gerencial da premissa de uma relação CSP-CFP positiva e a recomendação de mais estudos quanto às nuances dessa relação.<hr/>Abstract According to the stakeholder theory, companies which coordinate the interests of their several stakeholders show better performance than companies which prioritize only shareholders’ interests, and thus also show a better corporate social performance (CSP, or better addressing stakeholders’ interests), which leads to a better corporate financial performance (CFP). The interest in this subject has elicited a series of empirical studies testing the relation between CSP and CFP. In the beginning of the 2000’s most part of those studies revealed a positive association between CSP and CFP and consequently academia has taken it to be generally positive. However at least two issues deserve closer examination: “Does the prevalence of a positive relation between CSP and CFP still hold in more recent research?” and “Which stakeholders are more positively associated to the financial performance?” The aim of the present paper is to analyze the relation between CSP and CFP in the light of empirical research in the last few years. The meta-analysis technique, has been employed on articles published between 1998 and 2010. Results do not confirm generalization of a positive relation between CSP and CFP. Furthermore, when the link between each stakeholder’s performance and respective financial performance was tested, only the “employee” stakeholder presented a clear positive relation. Such results suggest a more cautious use of the positive CSP/CFP relation by company management, as well as the pursuit of further studies on the nuances of this relation. <![CDATA[Gestão de suprimentos e oportunidades de melhoria: estudo de caso em uma empresa fabricante de equipamentos médico-odontológicos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400777&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A gestão de suprimentos é reconhecida como uma área que tem impacto significativo no sucesso da empresa, pois operações de suprimentos bem gerenciadas podem contribuir significativamente para a geração de lucros. Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão de suprimentos de uma empresa que fabrica equipamentos médico-odontológicos e propor, com base na literatura, possíveis melhorias em suas políticas e práticas de gestão. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso em uma grande empresa do setor, utilizando entrevistas, análise de documentos e observação direta para coleta de dados. A comparação das práticas da empresa com a literatura de gestão de suprimentos considerada neste trabalho permitiu a proposição de uma nova maneira de segmentar os fornecedores da empresa que pode orientar a formulação de políticas e práticas específicas e adequadas a cada segmento.<hr/> Abstract Supply management is recognized as an area of importance to a company’s success, as well-managed supply operations can significantly contribute to the generation of profits. This article aims to analyze the supply management of a medical-dental equipment manufacturing company, and to propose, based on the literature, possible improvements in its management policies and practices. To achieve this goal, we performed a case study at a large company of the sector, using interviews, document analysis, and direct observation for data collection. The comparison of the company’s practices with those found in the literature substantiated the proposal of a new way of segmenting the company’s suppliers, in order to guide the formulation of policies and practices specific and appropriate to each segment. <![CDATA[Avaliação de variáveis de sustentabilidade ambiental nas empresas de abastecimento de água e saneamento listadas na BM&FBOVESPA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400792&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O nível crítico das águas dos reservatórios e das hidrelétricas brasileiras representa o rompimento da 1ª condição da sustentabilidade. A soma do volume de afluência menos a soma do volume de defluência, resulta em 6.418 m3 de água por segundo desfavorável, ao sistema nacional. Neste estudo, apresentamos uma metodologia de contabilidade ambiental que mensura o uso de recursos por unidade comum de eMergia solar, com objetivo de avaliar a interação de variáveis de sustentabilidade ambiental nas empresas de abastecimento de água e saneamento listadas na BM&amp;FBOVESPA em 2014. A mensuração foi realizada mediante definição das fronteiras do sistema de cada empresa com as fontes de energia e materiais que a alimentam. Um diagrama de energia do sistema foi construído e resumido em um diagrama agregado dos fluxos de energia. A partir do inventário das entradas de energia e materiais das empresas no exercício de 2013, foram inventariados os recursos R, N e F, em unidades, transformidades e eMergia/unidade. Foi verificado se os consumidores estão pagando, em seJ/J ou seJ/R$, os recursos recebidos dos ecossistemas naturais quando compram produtos e serviços pagos em dinheiro. O cálculo dos indicadores da contabilidade em eMergia (EYR, ELR e SI) e o diagrama ternário em eMergia e suas linhas de sustentabilidade indicaram posições das empresas em relação aos indicadores de sustentabilidade ambiental. Os investidores na BM&amp;FBOVESPA reconhecem e percebem valor positivo das empresas rotuladas como sustentáveis ambientalmente. No período de 2006 a 2015 o ISE obteve uma performance de +131% em relação ao Ibovespa. Os clientes das empresas CASAN, COPASA, SABESP e SANEPAR pagaram nas tarifas de água e tratamento de esgotos, em R$ médios, 72,5% da eMergia total recebida. Há uma relação de desvantagem entre a biosfera e o sistema de tratamento de água e esgotamento sanitário operado pelas empresas avaliadas.<hr/> Abstract The critical level of the water reservoirs of the Brazilian hydroelectric power plants represents a breach of the first condition of sustainability. The algebraic sum of the volumes of affluence and diffluence shows an unfavorable result of 6418 m3 of water per second to the national system. In this study, we present an environmental accounting methodology that measures the use of resources per solar eMergy common unit aiming to assess the interaction of environmental sustainability indexes in water supply and sanitation companies listed on the BM&amp;FBOVESPA in 2014. The measurement was performed by defining the boundaries of the system of each company with the sources of energy and materials that feed it. A system energy diagram was constructed and the flows were summarized in an aggregate diagram of the energy flows. From the inventory of energy and material inputs of the companies in 2013, the resources R, N, and F were inventoried in units, transformations, and eMergy/unit. It has been found that consumers are paying, in seJ/J or seJ/R$, for the resources received from natural ecosystems when they buy products and services in cash. The calculation of accounting indicators in eMergy (EYR, ELR, and SI) and the ternary diagram in eMergy and their sustainability lines indicated the companies' positions in relation to environmental sustainability indicators. Investors of the BM&amp;FBOVESPA acknowledge and perceive positive value in companies labeled as sustainable. Between 2006 and 2015, the ESI obtained a performance index 131% higher than the Ibovespa index. Clients of the companies CASAN, COPASA, SABESP, and SANEPAR pay in their water and sewage treatment bills (average values in R$) for 72.5% of the total eMergy they receive. There is a disadvantageous relation between the biosphere and the water and sewage treatment systems operated by the assessed companies. <![CDATA[Análise comparativa das normas de gestão de responsabilidade social e sua abrangência]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400807&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os modelos de sistemas de gestão de responsabilidade social foram desenvolvidos para atender às demandas de organizações na implantação de práticas de gestão que sejam efetivas nas melhorias das relações com as partes interessadas, na melhoria da performance organizacional na dimensão da responsabilidade social e na promoção da sustentabilidade organizacional. Neste trabalho são analisados os principais modelos de gestão de responsabilidade social, desenvolvidos na forma de normas, certificáveis ou não, que foram comparadas quanto a origens, objetivos e conteúdo, incluindo uma análise da contribuição destas na melhoria da qualidade de vida no trabalho.<hr/> Abstract Models of social responsibility management systems have been developed to meet the demands of organizations in the implementation of management practices that are effective in improving relations with stakeholders and organizational performance in the social responsibility dimension, and promoting sustainability organizational structure. This study analyzes the main models of social responsibility management developed under the form of standards, certifiable or not, which were compared in terms of their origins, objectives, and content, including an analysis of their contribution to improving quality of life at work. <![CDATA[Avaliação das equipes de vendas de duas empresas com a matriz BCG utilizando lucro e margem de contribuição]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400826&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No presente trabalho o método da matriz BCG foi adaptado para ser utilizado na avaliação do desempenho das equipes de vendas de duas empresas de segmentos e tamanhos diferentes, sendo uma empresa fabricante de móveis e a outra uma fabricante de fios especiais para tricô e decoração. Depois de apurados os resultados, as equipes de vendas de ambas as empresas foram classificadas em uma matriz que relaciona o seu faturamento com a margem de contribuição e o lucro de cada uma. A classificação das equipes foi feita em relação aos resultados das empresas. A sua alocação em quadrantes ilustra o desempenho quantitativo e qualitativo de cada equipe de vendas em relação à média da empresa. Os resultados mostram a similaridade de posicionamento das equipes de venda, mesmo tratando-se de empresas em segmentos diferentes, bem como as distorções geradas com o uso de rateio de custos fixos na análise de desempenho.<hr/>Abstract In this study, the BCG matrix method was adapted to evaluate the sales teams’ performance of two companies of different sizes and from different segments: a furniture manufacturer and a manufacturer of special yarns for knitting and decoration. Results show that both companies’ sales teams were classified into a matrix that relates their revenues to their respective contribution margins and profits. The sales teams’ classification was made in relation to company results. Its quadrant allocation illustrates the quantitative and qualitative performance of each sales team in relation to the company average. The results show the similarity of sales teams’ positioning, even when dealing with companies from different segments, as well as the distortions generated through the use of fixed cost apportionment in performance analysis. <![CDATA[Complexidade Econômica e Desenvolvimento Humano: uma análise a partir do DEA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400839&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Economic growth is not the only factor to explain human development. Therefore, many authors have prioritized studies to measure the Human Development Index. However, these indexes do not analyze how Economic Complexity can increase Human Development. This paper aimed to determine how efficiently nations from Latin America and Asia measure a country’s performance in converting Economic Complexity into Human Development, between 2010 and 2014. We used Data Envelopment Analysis (DEA), through the Variable Returns of Scale (VRS) Model and Window Analysis. Results showed that in 2014, all Asian countries, except China and the Philippines, were efficient; on the other hand Cuba was the benchmark for inefficient countries. Window Analysis showed Japan, South Korea and Singapore were efficient over time. This result confirms the initial hypothesis of this article: the more complex countries are the more efficiently they create Human Development.<hr/> Resumo O crescimento econômico não é o único fator que explica o desenvolvimento humano. Nesse aspecto, índices sobre a qualidade de vida têm sido recorrentes na literatura. Entretanto, esses índices não analisam como a complexidade econômica é convertida em desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é mensurar a eficiência de países latino-americanos e asiáticos na conversão de complexidade econômica em desenvolvimento humano, entre 2010 e 2014. O método utilizado foi o Data Envelopment Analysis (DEA), por meio do Modelo de Retornos Variáveis à Escala (BCC) e Análise de Janela. Os resultados demonstraram que, em 2014, todos os países asiáticos foram eficientes, exceto China e Filipinas. Nesse ano, Cuba foi o país que mais serviu de benchmark para os países ineficientes. A análise em janela demonstrou que apenas Japão, Coréia do Sul e Singapura se mantiveram eficientes ao longo do tempo. Esse resultado confirma a hipótese inicial deste artigo: economias mais complexas são mais eficientes na geração de desenvolvimento humano. <![CDATA[Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400854&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em função da necessidade de inovação e criação de valor para as organizações, o ensino do empreendedorismo tem se tornado presente nas instituições de ensino contemporâneas. Nesse contexto, desenvolver instrumentos que proporcionem um ambiente favorável ao aprendizado voltado ao assunto torna-se necessário. O Plano de Negócios é um instrumento que pode ser utilizado no ensino de empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento do perfil empreendedor em professores e alunos de diversas áreas. O objetivo deste artigo é analisar o Plano de Negócios Circular como metodologia ativa para ensino do empreendedorismo durante a Oficina Construindo um Plano de Negócios. Por meio de uma pesquisa aplicada, utilizando o método qualitativo com objetivo exploratório durante estudo de campo, as análises demonstraram a versão do Plano de Negócios Circular apresentada neste trabalho. Foram analisadas 10 Oficinas Construindo um Plano de Negócios na mesma instituição de ensino, com 160 participantes desenvolvendo 48 ideias de negócios elaboradas por grupos com 3 pessoas, em média. As autoavaliações de aprendizagem respondidas pelos participantes, bem como a avaliação das respostas dos alunos sobre o Plano de Negócios Circular construído durante as oficinas, pelos professores, demonstram que a metodologia ativa contribui para o desenvolvimento do perfil empreendedor, a partir de competências, diferentes conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Futuras pesquisas possibilitarão o aprimoramento dessa metodologia ativa e melhorias no ensino do empreendedorismo, bem como contribuirão para o desenvolvimento do perfil empreendedor.<hr/>Abstract Due to the necessity for innovation and value creation for organizations, entrepreneurship education has become part of contemporary educational institutions. It is necessary to develop tools that provide a favorable learning environment. The Business Plan is an useful tool in teaching entrepreneurship, contributing to the development of entrepreneurial teachers and students from different areas. This paper aims to analyze the Circular Business Plan as an active methodology for teaching entrepreneurship during the workshop Building a Business Plan. The version of Circular Business Plan presented in this work was demonstrated through applied research, using qualitative method with exploratory goal during field of study. We analyzed 10 workshops Building a Business Plan in the same educational institution, with 160 participants develop 48 business ideas developed by groups with 3 people on average. Learning self-assessment answered by the participants, as well as the evaluation of teachers on student responses at Circular Business Plan built during the workshops Building a Business Plan, demonstrated that the active methodology contributes to the entrepreneurial development, from skills, different knowledge, attitudes and values. Future research will improve this active methodology and the teaching of entrepreneurship, as well as contribute to the development of the entrepreneurial profile. <![CDATA[O relato da informação financeira de responsabilidade social como contributo para a <em>performance</em> das empresas portuguesas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400866&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Atualmente, as empresas utilizam a responsabilidade social como veículo de competição simultaneamente com outras estratégias organizacionais. Pela transversalidade e multidisciplinariedade do tema, a responsabilidade social é importante em vários domínios organizacionais, sendo o seu relato, particularmente o financeiro, um dos mais relevantes. Com base no seu relato financeiro, é possível determinar níveis de performance e fixar metas mais auspiciosas. Neste estudo, pretende-se verificar se as empresas portuguesas, que relatam informação de responsabilidade social no nível financeiro, são mais atrativas e se essa informação consegue potenciar performances empresariais. Para o efeito, foram aplicados 550 questionários a empresas nacionais, sem valores admitidos à cotação, com sede em Portugal continental, sendo que 344 foram validados e analisados aplicando-se uma estatística descritiva para apresentação de resultados. As principais reflexões indicaram que a falta de divulgação de informação social, humana e ambiental, nas empresas portuguesas, dificulta determinadas avaliações de performance pelos stakeholders, mas que, quando existe relato financeiro de informação socialmente responsável, esta impulsiona os resultados econômicos, a criação de valor e melhora a performance dessas empresas.<hr/> Abstract Today companies use social responsibility as a competition vehicle simultaneously with other organizational strategies. Due to the transversality and multidisciplinarity of the theme, social responsibility is important in several organizational domains, and its report, particularly financial, is one of the most relevant. The financial report allows determining performance levels and setting more auspicious goals. The purpose of this study is to verify if Portuguese companies, which report information on social responsibility at the financial level, are more attractive, and if this information can increase business performances. For this purpose, 550 questionnaires were applied to national companies, with no listed prices, based in mainland Portugal, of which 344 were validated and analyzed by applying descriptive statistics for the presentation of results. The main reflections indicated that the lack of disclosure of social, human and environmental information in Portuguese companies hinders certain performance evaluations by the stakeholders, but that the financial report of socially responsible information drives these companies economic results, creation of value and improvements on performance. <![CDATA[Quem são, o que fazem e como interagem: compreendendo os <em>stakeholders</em> em Pequenas Centrais Hidrelétricas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400888&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A utilização da energia e as diferentes estratégias de implantação e difusão das novas formas de tecnologia energética envolvem múltiplos stakeholders, com papéis, interesses, valores e crenças distintos. Diante deste contexto, este artigo identificou como atuam e quais são os papéis exercidos pelos stakeholders envolvidos em Pequenas Centrais Hidrelétricas, a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Os dados primários foram coletados a partir de um roteiro de entrevista semiestruturado, sendo entrevistados nove representantes de diferentes grupos de stakeholders . Os dados secundários foram coletados por meio de pesquisa documental, contemplando a legislação do setor, relatórios, editais e orientações disponíveis em sites eletrônicos de órgãos do governo e agências reguladoras. Para examinar os dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo a partir de três categorias: a) quem são; b) o que fazem; e c) como interagem os stakeholders nas etapas de implantação de uma pequena central hidrelétrica. Foram identificados sete grupos de stakeholders: (1) Agentes Institucionais; (2) Organizações não governamentais; (3) Investidores e produtores de energias renováveis; (4) Bancos de investimento; (5) Fornecedores do setor; (6) Associações de fomento de energias renováveis; e (7) Stakeholders Locais. Além disso, foram descritas cinco etapas para implantação de empreendimentos de energias renováveis e como esses grupos interagem em cada uma delas. Os resultados apontam para a falta de colaboração e diálogo entre os diferentes stakeholders no momento de tomar a decisão sobre a gestão dos recursos, bem como para a falta de informação, o que leva à perda de confiança dos stakeholders locais no empreendimento, antes da instalação e durante todo o seu ciclo de vida. Como contribuição, este estudo verifica que, uma vez identificadas as etapas na implantação e os atores envolvidos, novas formas de comunicação podem ser propostas, a fim de aumentar a transparência da informação, além de modelos de fluxo de trabalho que atentem para a colaboração e o diálogo entre os diferentes stakeholders.<hr/> Abstract The use of energy and the different strategies of diffusion and implementation of new energy technologies involve multiple stakeholders who have distinct roles, interests, values, and beliefs. In this context, this study seeks to identify and understand how stakeholders involved in Small Hydropower Plants act and which roles they play based on an qualitative research. Primary data were collected from semi-structured interviews applied to nine representatives of different groups of stakeholders. Secondary data were collected through documentary research, observing the sector legislation, reports, edicts, and instructions available on the websites of government entities and regulatory agencies. Data on stakeholders were assessed by content analysis in three categories: a) who they are; b) what they do; and c) how they interact during the stages of implementation of a small hydropower plant. Seven stakeholder groups and nineteen members that represent them were identified. The following groups of stakeholders were identified: (1) Institutional Agents; (2) Non-governmental organizations; (3) Renewable energy investors and producers; (4) Investment banks; (5) Suppliers of the sector; (6) Associations for renewable energy development; and (7) Local stakeholders. In addition, there is a description of the five stages of implementation of renewable energy projects and how those groups interact in each of them. The results show a lack of collaboration and dialogue between the different stakeholders when deciding about resource management, as well as lack of information leading to loss of confidence of local stakeholders in the projects before their installation and throughout their life cycle. As a contribution, this study points out that, once the stages of implementation and the actors involved have been identified, new forms of communication can be proposed to increase information transparency, as well as workflow models that attempt to collaborate and dialogue with the different stakeholders. <![CDATA[Produção de lentes orgânicas no Pólo Industrial de Manaus]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400901&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização da técnica de tempos e métodos aplicado em uma linha de produção de lentes orgânicas de uma empresa multinacional, localizada no Pólo Industrial de Manaus, Amazonas. O objetivo deste artigo é viabilizar a inserção de pausas de cinco minutos a cada uma hora de produção, mantendo a produtividade sem alterar a demanda ou aumentando a carga horária dos operadores. De forma específica, utilizou-se as principais técnicas de tempos e métodos para otimizar as operações, identificando atividades agregadoras ou não de valor, além de desperdícios. O estudo de caso descreve a situação em que se encontra a organização, a situação proposta, o tratamento de dados e os resultados obtidos.<hr/> Abstract This article presents a case study on the utilization of the time and motion technique applied to a production line of organic lenses in a multinational company located in Manaus Industrial Hub (PIM), Amazonas state, Brazil. The goal of this study is to enable insertion of five-minute breaks every production hour, maintaining productivity without changing the demand or increasing the operators' workload. Specifically, the main time and motion techniques were utilized in order to optimize operations, identifying value-added and non-value-added activities, and wastes. The case study describes the company’s current scenario, proposed situation, data treatment, and results. <![CDATA[Modelo multidimensional para mensurar qualidade em website de <em>e-commerce</em> utilizando a teoria da resposta ao item]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400916&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo propõe um modelo multidimensional para medir a qualidade de websites comerciais com uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A qualidade de um website engloba características técnicas (usabilidade/navegabilidade, apresentação da informação e interatividade) e não técnicas (design, estética, apelo visual, confiabilidade, hedonismo, imagem), configurando-se, teoricamente, como contexto multidimensional. As suposições iniciais das dimensões e elaboração dos itens foram baseadas em análise bibliográfica sobre o tema qualidade em websites de e-commerce. Um conjunto de 75 itens foi elaborado e uma amostra de 441 websites de e-commerce dos mais variados setores foi a ele submetido. O tratamento e análise dos dados foram feitos utilizando-se a TRI. Nessa etapa, foram discutidas questões referentes à dimensionalidade e à escolha do modelo mais adequado. Por fim, um modelo multidimensional com quatro dimensões foi ajustado contemplando as dimensões navegabilidade ou condução/orientação do usuário, acessibilidade e confiabilidade do sistema, interatividade e apresentação da informação.<hr/>Abstract The goal of this article is to propose a multidimensional modeling to measure the quality of commercial websites with the use of Item Response Theory (IRT). The quality of a website encompasses technical characteristics (usability-navigability, presentation of information and interactivity) and non-technical characteristics (design, aesthetics, visual appeal, reliability, hedonism, image), theoretically configuring a multidimensional context. The initial hypothesis of the dimensions and the elaboration of the items were based on a bibliographic analysis about the theme of e-commerce website quality. A set of 75 items was prepared and submitted to a sample of 441 e-commerce websites from a wide variety of sectors. The treatment and analysis of data was conducted using IRT. In this step, questions related to dimensionality and the choice of the most suitable model was discussed. Finally, a multidimensional model with four dimensions was adjusted. <![CDATA[Proposição do modelo PLM-PV3G para a gestão do ciclo de vida de produtos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400935&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do artigo é propor um modelo de gestão de ciclo de vida de produtos no setor metal-mecânico. Essa proposição visa facilitar a adoção de boas práticas no setor, por meio da redução da complexidade e melhoria da assertividade das ações. Para atingir esse objetivo, foi realizado um levantamento com especialistas do setor, com o qual se obteve um total de 397 questionários. O modelo tem como foco principal o projeto de produtos verdes para apoiar a gestão da colaboração, da manufatura e do conhecimento durante a gestão do ciclo de vida de produtos, facilitando, dessa forma, a adoção de tal metodologia. O modelo foi desenvolvido utilizando-se a análise PLS (Partial Least Squares ).<hr/>Abstract The objective of the article is to propose a model for product lifecycle management in the metalworking sector. This proposal intends to facilitate the adoption of good practices in the sector, by reducing complexity and improving action assertiveness. To achieve this goal, a survey was carried out with specialists from the sector, obtaining a total of 397 questionnaires. The focus of the model is to design green products to give support to the collaboration, manufacturing and knowledge management during product lifecycle management and making it easier to adopt this methodology. The model was developed using PLS (Partial Least Squares) analysis.