Scielo RSS <![CDATA[Gestão & Produção]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-530X20180003&lang=pt vol. 25 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Reciclagem industrial e reuso têxtil no Brasil: estudo de caso e considerações referentes à economia circular]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300431&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Textile products are present in all aspects of our lives and drive a significant part of the world economy. Issues related to enterprise competitiveness, sustainability, limitation of natural resources, environmental and social impacts are increasingly considered. In this context, the recovery and recycling of textile materials are essential. This study aimed to present an overview of the Brazilian textile and clothing industry, highlighting the mechanical and chemical recycling processes and reuse. We also discuss the reasons for importing textile waste, and considerations about circular economy concepts, correlating them to the key factors and obstacles involving industrial operation of textile recycling. The authors conducted technical visits to textile recycling industries in order to observe the production processes and identify their main challenges. Nevertheless, the initiatives show that Brazil is on track for industrial sustainability, following a global production trend.<hr/>Resumo Os produtos têxteis estão presentes em todos os aspectos de nossas vidas e movimentam uma parte significativa da economia mundial. Questões relacionadas com competitividade empresarial, sustentabilidade, limitação dos recursos naturais, impactos ambientais e sociais, são cada vez mais consideradas. Neste contexto, a recuperação e a reciclagem de materiais têxteis são extremamente necessárias. Este estudo teve como objetivo apresentar uma visão geral da indústria de vestuário têxtil brasileira, com destaque para os processos mecânicos e químicos de reciclagem e reutilização. Também foram relacionados os motivos da importação brasileira de resíduos têxteis com os conceitos da economia circular, relacionando-os como os principais fatores e obstáculos na operação que envolve a reciclagem de produtos têxteis. Os autores realizaram visitas técnicas em indústrias de reciclagem têxteis, a fim de observar os processos de produção e identificar os seus principais desafios. Ademais, as iniciativas brasileiras mostram que o Brasil está no caminho certo para atingir a sustentabilidade industrial, seguindo uma tendência global de produção. <![CDATA[Fiscalização de contratos de serviços terceirizados: desafios para a universidade pública]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300444&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A fiscalização de contratos na administração pública, conquanto fundamental para o bom funcionamento dos projetos e programas, não tem merecido o mesmo cuidado e suporte dispensado aos processos licitatórios. Os fiscais de contrato não constituem propriamente um grupo organicamente estruturado e isso dificulta a utilização do treinamento convencional. O papel do fiscal de contratos nas universidades públicas requer habilidades e conhecimentos heterogêneos, incluindo o domínio da legislação e práticas operacionais voltadas à manutenção de uma política de gestão eficiente que satisfaça o interesse público. Este artigo investiga os desafios enfrentados pelos profissionais e analisa os mecanismos de aprendizagem associados à atividade fiscalizatória. A ferramenta metodológica adotada baseia-se na estratégia do estudo de caso, utilizando entrevista estruturada e análise documental. Os resultados apontam a existência de fragilidades no processo de fiscalização, evidenciando a necessidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências dos agentes públicos designados a monitorar os contratos de serviços terceirizados na universidade pesquisada.<hr/>Abstract Contract inspecting in public management, though essential for the functioning operation of projects and programs, have not been given the same care and support other bidding procedures have. The contract inspectors are not an organically-structured group, and this hinders the utilization of conventional training. The role of contract inspectors in public universities requires heterogeneous skills and knowledge, including thorough knowledge of legislation and operational practices of maintaining efficient management policies that satisfy the public interest. This paper investigates the challenges faced by these professionals and analyzes the learning mechanisms associated to the inspecting activity. The methodological tool is based on the case study strategy, making use of structured interviews and document analysis. The results point to the existence of weaknesses in the inspection process, confirming the need to hone and develop the skills of public agents assigned to the monitoring of outsourced service contracts in the university in question. <![CDATA[Framework fundamentado na visão baseada em recursos para estratégia em terceirização na contratação de prestador de serviço logístico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300458&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The process of Outsourcing Logistics Service (OLS) is deemed incipient in the management of organizations, not only because of the operational problems it presents, but also of its difficulties fitting into the company’s overall strategy. The present theoretical study, building on the resource-based view of the firm, aims to propose a framework that guides managers in developing strategies to OLS starting from the operational structure to establish the necessary resources, capabilities, and routines. In addition, taken into account is the importance of analyzing risks and resilience in the environment, concomitantly with the analysis of the operational structure. Thus, four questions were developed, aimed at leading operations managers to reflect on the development of the strategy. The framework proposed for OLS considers the supply chain management department as the main interlocutor of the strategy. This framework can be adapted according with the necessity of the contracting company, and its main intention is to enable the establishment of a project that contemplates the necessary resources, the capabilities (criteria), and the operational routines (subcriteria) for the selection of a logistics service provider in the market, one which truly addresses the needs of the organization. This framework is already intrinsic in the practical actions of the authors, because of their extensive advisory activity over the last five years in OLS to logistics service provider. In addition, it is worth mentioning that so far in the tacit applications of this framework there has been no application similar to another.<hr/> Resumo O processo de terceirização de serviços logísticos (TSL) é considerado incipiente na gestão das organizações, não só pelas suas questões operacionais como também pelas dificuldades de se criar elos com a estratégia da empresa. O presente estudo teórico, fundamentado na Teoria Baseada em Recursos, visa propor um framework que oriente o gestor a desenvolver estratégia em processos de TSL partindo da estrutura operacional, estabelecendo os recursos necessários, as capacidades centrais e as rotinas operacionais. Considera-se também a importância de analisar os riscos e a resiliência no ambiente, concomitantemente com a análise da estrutura operacional. Para isso foram desenvolvidos quatro questionamentos com o intuito de levar o gestor de operações a reflexões acerca do desenvolvimento da estratégia. O framework proposto para a TSL considera o departamento de gestão da cadeia de suprimentos como o principal interlocutor da estratégia. Esse framework pode ser adaptado conforme as necessidades da contratante e a sua principal intenção é possibilitar o estabelecimento de um projeto que contemple os recursos necessários, as capacidades centrais (critérios) e as rotinas operacionais (subcritérios) para a seleção, no mercado, de um operador logístico que atenda realmente as necessidades da organização. Vale ressaltar que, até o momento, nas aplicações tácitas desse framework, intrínseco às ações práticas propostas pelos autores desse artigo na extensa atividade consultiva desenvolvida nos últimos cinco anos em relação à TSL para operadores logísticos, nenhuma aplicação semelhante à outra ocorreu. <![CDATA[<em>Value-at-Risk</em> (VaR) Real brasileiro e moedas de mercados emergentes e em desenvolvimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300485&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A globalização tem sido responsável pela elevação da exposição de empresas e países a riscos relativos a fatores cambiais. A literatura tem abordado a questão da volatilidade da moeda em países emergentes e desenvolvidos sem um consenso sobre tal dinâmica, bem como são escassos os estudos que estimam e situam o risco do real brasileiro. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo mensurar o risco da taxa de câmbio brasileira, bem como testar a hipótese de que existe uma diferença significante na volatilidade entre moedas de países emergentes e em desenvolvimento. Por meio do VaR paramétrico ajustado para distribuições de valores extremos, observou-se que o real brasileiro apresentou taxa de câmbio de maior risco. Os resultados também revelam que os pressupostos distribucionais não parecem apresentar nenhum padrão específico quando confrontados países emergentes e desenvolvidos, e também que países emergentes apresentaram menor volatilidade, denotando a preponderância de fatores externos ao mercado cambial na determinação do risco de algumas moedas.<hr/> Abstract Globalization has been responsible for increasing exposure to risks related to currency factors for companies and countries. The literature has addressed the issue of currency volatility in emerging and developed countries without a consensus on such a dynamic and there are few studies that estimate and place the risk of the Brazilian real. Thus, this study aimed to measure the risk of the Brazilian exchange rate, as well as test the hypothesis that there is a significant difference in volatility between currencies of emerging and developing countries. Through the parametric VaR set to extreme values ​​distributions, it was observed that the Brazilian real presented at greater risk of exchange rate. The results also showed that the distributional assumptions do not seem to have any specific pattern when faced emerging and developed countries and also emerging countries showed less volatility, reflecting the preponderance of factors external to the foreign exchange market in determining the risk of some currencies. <![CDATA[Índice “UFSCar” de Efetividades do Programa de Aquisição de Alimentos para a segurança alimentar e nutricional de agricultores familiares do interior paulista]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho teve como objetivo a construção de um índice para avaliar a efetividade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tendo como referencial analítico a perspectiva da segurança alimentar e nutricional (SAN) para agricultores familiares do território de assentamentos de Araraquara-SP. Para a construção do índice, foram selecionadas variáveis analíticas com aderência teórico-metodológica aos conceitos de SAN, PAA e agricultura familiar, utilizando-se o método estatístico de rotação fatorial ortogonal – Varimax. O referencial teórico adotado foi do neoinstitucionalismo com recorte nas políticas públicas de segurança alimentar e análise a partir de variáveis de esforços, reciprocidade e confiança nas construções de redes por meio do PAA. O nível de (in) segurança alimentar foi avaliado pelo Índice UFSCar de Segurança Alimentar para agricultores familiares. Os dados revelam que 73% dos agricultores que acessam o PAA regularmente apresentam índice moderado ou alto de SAN, ao passo que 93% dos que não acessam o programa apresentam índice moderado e baixo de SAN. Isso mostra que, apesar dos esforços institucionais, a insegurança alimentar ainda está presente e deve continuar a ser enfrentada na agenda das políticas públicas.<hr/> Abstract This work aims to develop an index to evaluate the effectiveness of Brazil’s Food Purchase Program (FPP), using the perspective of food and nutritional safety (FNS) for farming families in the settlement territory of Araraquara, São Paulo, as analytical reference. To develop the index, we selected analytical variables with theoretical and methodological adherence to the concepts of FNS, FPP, and family agriculture (FA),using the statistical method of orthogonal factor rotation (Varimax). The theoretical framework—neo-institutionalism—was used to discuss the public policies for food safety, and create an analysis based on effort, reciprocity, and confidence in the construction of networks through the FPP. The level of food (in)security was evaluated by the UFSCar Index of Food Safety for family farmers. Data show that 73% of farmers who regularly access the FPP have moderate or high rates of FNS, while 93% of those who do not access the program have a moderate or low FNS index. This shows that despite institutional efforts, food unsafety is still present and must continue to be addressed in the public policy agenda. <![CDATA[Uso do projeto robusto para identificação de fatores que contribuem para a intensidade do aspecto de “casca de laranja” em superfície de para-choques pintados]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300513&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Mesmo com a evolução considerável das técnicas de pintura automotiva nas últimas décadas, o para-choque é uma autopeça que ainda tem diversos problemas relacionados ao aspecto da sua superfície pintada. O objetivo deste artigo foi identificar os fatores de aplicação do verniz que interferem na intensidade do aspecto de casca de laranja em superfícies de para-choques pintados e propor uma combinação ótima dos fatores através da metodologia do projeto robusto. Na pesquisa realizada no setor de pintura automatizada de uma empresa de para-choques, o projeto robusto auxiliou na identificação das formas de variabilidade do processo de produção através da aplicação de um experimento e de técnicas estatísticas, de forma ágil e com pouco desperdício de material. O experimento testou várias combinações dos níveis dos fatores de aplicação do verniz (velocidade, vazão, rotação por minuto, alta tensão, ar modelador) em amostras de para-choques. A intensidade da casca de laranja em superfícies pintadas de verniz das amostras foi medida pelo equipamento Wave Scan, o qual fornece a leitura do comprimento de onda em função de duas medidas: Short Wave e Long Wave. Os principais resultados obtidos através da análise da variância da razão sinal ruído revelaram que os fatores que têm efeitos significativos no valor resposta do comprimento de onda Short Wave são: rotação por minuto, alta tensão além das interações vazão*alta tensão e velocidade*alta tensão. Já os fatores que afetaram significativamente o valor resposta do comprimento de onda Long Wave são: vazão, ar modelador, rotação por minuto, alta tensão e a interação velocidade*alta tensão. Como resultado da análise das médias do sinal ruído, foi apresentada neste trabalho a combinação ótima dos fatores: velocidade = 920 m/s; vazão = 160 mililitros/minuto; ar modelador = 180 bar; rotação = 90 rotações/minuto; alta tensão = 180 quilovolts.<hr/>Abstract Even with the considerable development of techniques for automotive paint in recent decades, the bumper is a car part that still has many problems related to the aspect of its painted surface. This study aimed to identify the clear coat application factors that affect on the intensity of orange peel appearance on painted bumpers surfaces and offer an optimum design of factors through the robust design methodology. In this research conducted in automated paint sector of a bumper company, the robust design helped in the identification of variability cause in a production process by applying an experiment and statistical techniques, in an agile and with little waste material way. The experiment tested various combinations of levels of the clear coat application factors (speed, flow, revolution per minute, operation voltage, atomizing air pressure) in the bumper samples. The intensity of the orange peel on coated surfaces samples was measured by a Wave Scan device that provides the wavelength reading as a function of two measures: Long Wave and Short Wave. The main results obtained by variance analysis of noise signal ratio showed that the factors that have significant effects on the value of the Short Wave response wavelength are: revolution per minute, operation voltage and the interactions flow*operation voltage and speed*operation voltage. The factors that significantly affected the response value of the Long Wave wavelength are: flow, atomizing air pressure, revolution per minute, operation voltage and the interaction speed*operation voltage. As a result of analysis of the noise signal mean, it is presented the factors optimum design: speed = 920 m / s; flow = 160 ml/min; atomizing air pressure = 180 bar; revolution per minute = 90 revolutions / minute; operation voltage = 180 kilovolts. <![CDATA[Sustentabilidade corporativa e criação de valor: o caso “Dow Jones Sustainability Index”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300531&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A escolha de uma empresa para fazer parte da listagem do DJSI gera uma série de expectativas quanto aos benefícios advindos dessa conquista. Espera-se que o investimento no desenvolvimento sustentável e a consequente inclusão da empresa nesse seleto grupo traga benefícios econômicos e estratégicos refletidos na valorização da empresa no mercado. Entretanto, a relação entre desempenho socioambiental e desempenho financeiro é bastante complexa. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é verificar se a inclusão de uma empresa na listagem do DJSI, o que pressupõe alta performance socioambiental, proporciona maior retorno financeiro para ela. O estudo de evento é utilizado como metodologia para investigar a existência de retornos anormais quando a informação sobre a inclusão da empresa na listagem é divulgada, analisando-se a hipótese de que o mercado tem expectativas positivas quanto à participação no DJSI. Participaram do estudo 123 empresas que constam na listagem do DJSI, edição 2013/2014, e comercializam suas ações na Bolsa de Valores de Nova York. Os resultados alcançados apontam para um efeito nulo, não se confirmando a hipótese de maior retorno devido à inclusão no DJSI, mas também não indicando uma redução no desempenho financeiro associada a esse fato.<hr/>Abstract Choosing an enterprise that will be part of Dow Jones Sustainability Index (DJSI) raises some expectations concerning this conquest benefits. We hope that the investment on sustainable development and the inclusion of the company in this select group bring economic and strategic benefits that can reflect in the company market valorization. However, the correlation between social, environmental and financial development is quite complex. In this context, this paper aims to verify whether the inclusion of an enterprise in DSJI list, which presupposes a high social and environmental performance, provides it with greater financial return. We use the case study method in order to investigate the existence of abnormal returns when disclosing the information of the company inclusion in the list, as well to analyze the hypothesis that market has positive expectations concerning to DSJI participation. This study included one hundred and fifty-four companies listed in DSJI that trade their shares on the New York Stock. The results show no effect and do not confirm the greater return hypothesis, but neither do they indicate a reduction in financial performance associated do this fact. <![CDATA[A relação entre competências para inovar e competitividade na indústria de eletromédicos no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300545&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetiva investigar a existência de relação causal entre as competências para inovar e a competitividade dos fabricantes de equipamentos eletromédicos instalados no Brasil. Foi realizada uma survey em 2015 junto a 34 empresas, cujos dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. As competências para inovar foram abordadas segundo duas perspectivas. Na primeira, a capacidade de seguir, prever e agir sobre a evolução dos mercados foi a mais desenvolvida, enquanto a capacidade de vender os novos produtos, a menos desenvolvida. Na segunda, as competências técnicas mostraram-se mais desenvolvidas que as relacionais e organizacionais. Em relação à competitividade isoladamente, menos da metade dos respondentes apresentou melhoria em pelo menos um dos sete indicadores avaliados. Aplicando-se o Teste de Correlação Posto-Ordem de Spearman, não foi encontrada correlação estatística entre as duas variáveis. Ficou entendido que, na amostra estudada, a competitividade das empresas é mais associada ao desempenho comercial, por sua vez afetado pela capacidade de atender aos requisitos regulatórios.<hr/>Abstract The aim of this article is to investigate the existence of a causal relationship between innovation competences and competitiveness in electromedical device manufacturers operating in Brazil. A survey was conducted in 2015 with 34 companies, and the data gathered were analyzed qualitatively and quantitatively. Innovation competences were addressed from two perspectives. In the first, the capacity to follow, predict, and act on market developments was the best developed capability, while the capacity to sell new products was the least developed. In the second, technical competences were found to be better developed than relational and organizational ones. Concerning competitiveness, fewer than half the respondents reported improved performance in at least one of the seven indicators evaluated. Considering the two variables together, no statistical correlation was found between innovation competences and competitiveness using Spearman’s Rank-Order Correlation Test. As such, the competitiveness of the companies from the sample under study was understood as being more strongly associated to their commercial performance, itself affected by their capacity to fulfill regulatory requirements. <![CDATA[Adoção de Resposta Rápida e gerenciamento de estoques no <em>fast fashion</em>: dois estudos de caso em Minas Gerais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300557&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O modelo de negócio adotado por uma empresa deve ser alinhado à definição de estratégias operacionais, que concedam agilidade e flexibilidade necessárias aos suprimentos, à produção e à distribuição. A Resposta Rápida (Quick Response - QR) é uma estratégia operacional em crescimento nas indústrias e sua finalidade é reduzir o tempo despendido nas etapas de produção, para que seja possível desenvolver os produtos poucas semanas antes do período de venda. A QR é especialmente relevante para a estratégia de negócio denominada fast fashion, que exige giro de estoque elevado, inserção frequente de novos produtos nos pontos de venda, agilidade na cadeia de suprimentos (CS) e assertividade na identificação de tendências. O objetivo do artigo é identificar como essa estratégia pode ser operacionalizada via QR e gestão de estoques em dois estudos de caso na indústria de vestuário em Minas Gerais. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, com documentação direta como técnica de pesquisa, o método de estudo de caso. Foi observado que uma empresa atua de acordo com a estratégia fast fashion, enquanto a outra – devido à falta de aplicação da QR e pouca eficiência na gestão dos estoques – não obteve sucesso na adoção dessa estratégia de negócios.<hr/> Abstract The business model adopted by a company must be aligned with definition of the operational strategies that provide agility and flexibility needed for supplies, production, and distribution. Quick Response (QR) is a growing operational strategy in industries, and is intended to reduce the time spent in production stages, so that products can be developed a few weeks prior to the sales period. QR is particularly relevant to a business strategy called fast fashion, which requires high inventory turnover ratio, regular insertion of new products on points of sale, supply chain agility (SCA), and assertiveness in identifying trends. The purpose of this study is to identify how this strategy can become operational via QR and inventory management in two case studies conducted in the apparel industry in the state of Minas Gerais, Brazil. This study adopted a qualitative approach with direct documentation as a research technique - the case study method. Results showed that one of the assessed companies operates according to the fast fashion strategy, whereas the other, due to lack of QR application and little efficiency in inventory management, was not successful in adopting this business strategy. <![CDATA[Erros humanos em situações de urgência: análise cognitiva do comportamento dos pilotos na catástrofe do voo Air France 447]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300568&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No dia 1º junho de 2009, o Airbus 330 da Air France que saía do Rio de Janeiro com destino a Paris se choca com o Oceano Atlântico matando as 228 pessoas que estavam a bordo. As causas do acidente apontadas pelos órgãos oficiais foram os erros cometidos pelos pilotos, os quais, combinados às falhas técnicas, levaram à perda de controle do avião. O erro humano foi, mais uma vez, apontado como o último elo da cadeia de eventos que levaram ao acidente e, portanto, como sua causa imediata. Neste artigo, propomos uma explicação alternativa, que não se limita à identificação dos erros cometidos pela tripulação, mas propõe uma explicação dos próprios erros. Em uma análise cognitiva de acidentes fundamentada no conceito de ação e cognição situadas, o erro não é ponto de chegada do diagnóstico das causas de um acidente, mas seu ponto de partida. Assim, retomamos os resultados oficiais do acidente, no que se refere especificamente ao comportamento esperado dos pilotos em relação aos imprevistos surgidos e ao descumprimento das regras de aviação, durante os 4 minutos que antecederam a queda da aeronave no oceano. Essa análise crítica abre espaço para uma explicação mais compreensiva dos comportamentos dos pilotos, com base em outro quadro de referência – a análise cognitiva de acidentes – ainda não incorporado aos modelos oficiais de análise dos fatores humanos em segurança, e permite refletir sobre outras ações de prevenção.<hr/> Abstract On June 1st 2009, the Airbus 330 of Air France that left from Rio de Janeiro to Paris, falls into the Atlantic Ocean killing 228 people on board. One of the causes of the accident mentioned by official agencies were the mistakes made by the pilots, which combined with technical failures led to the loss of control of the plane. Human error was again appointed as the last link in the chain of events leading to the accident and, therefore, as its immediate cause. In this paper it is proposed an alternative explanation, which is not limited to the identification of mistakes made by the crew but proposes an explanation of mistakes. In a cognitive analysis of accidents based on the concept of action and situated cognition, the error is not the point of arrival of the diagnosis of the causes of an accident, but it is its starting point. Like this, resumed the official results of the accident, the specific reference to the expected behavior of pilots in relation to evolving unforeseen and breach of aviation rules during the four minutes leading up to the fall of the aircraft in the ocean. This critical analysis makes room for a more comprehensive explanation of the pilots behavior, based on another frame of reference - the cognitive analysis of accidents - not yet incorporated in the official models of analysis of human factors in safety, and allows to speculate on other actions for prevention. <![CDATA[Caracterização, modelagem e simulação de enlace congestionado de uma universidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300583&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho apresenta um estudo de avaliação de desempenho de uma rede de comunicação congestionada de uma Universidade. Nesta rede, é comum a formação de filas, devido à alta demanda e ao descarte de requisições em horários de pico, resultando diretamente na queda da qualidade de serviço aos usuários, que têm suas conexões demoradas ou interrompidas e não conseguem acessar páginas na web. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o problema de congestionamento empiricamente, capturando rastros de pacotes em logs e estudando atrasos e perdas, e modelar e analisar esse sistema, com base nas teorias de filas e simulação discreta, para avaliar seu desempenho, identificar gargalos e propor soluções para a melhoria da qualidade de serviço. O estudo mostrou que em situações de pico de tráfego no sistema, a abordagem quantitativa que produziu resultados mais próximos do empírico foi a simulação, pois os modelos analíticos de filas estudados não forneceram boas aproximações, principalmente por não refletirem o controle exercido pelo protocolo TCP.<hr/>Abstract This paper presents a performance evaluation study of a congested communication network in a university. Queuing often occurs in this network due to high demand and disposal of requests at peak times, resulting directly in decreased service quality for its users, who have their connections delayed or interrupted and cannot access the web pages. The goal of the present work was to characterize this congestion problem empirically, capturing packet traces in logs and studying delays and losses, and to model and analyze this system based on the queuing theory and discrete event simulation to evaluate its performance, identify bottlenecks and proposing solutions to improve the quality of service. The study showed that, in situations of peak traffic, simulation was the quantitative approach that produced results closer to the empirical ones, as the analytical queuing models studied did not provide good approximations, mostly by not reflecting the control exercised by the Transmission Control Protocol (TCP). <![CDATA[Cooperação universidade-empresa: um estudo do projeto UNISINOS - HT Micron para o desenvolvimento de capacidade absortiva na área de semicondutores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300595&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A capacidade de uma organização identificar, assimilar e aplicar conhecimento do ambiente externo é estudada no campo das teorias organizacionais sob a temática denominada “capacidade absortiva”. A corrente principal da literatura tem considerado a capacidade absortiva como uma habilidade dependente da trajetória da organização, o que a torna difícil de ser desenvolvida em um espaço relativamente curto de tempo. Entretanto, existem pesquisas que revelam que, dependendo do tipo de conhecimento que se pretende adquirir, a capacidade absortiva poderá ser desenvolvida de maneira mais específica. Em face dessa problemática, o presente artigo busca investigar o desenvolvimento da capacidade absortiva de uma universidade brasileira, diante do desafio de atuar em um projeto colaborativo junto à indústria de semicondutores. Para a pesquisa empírica adotou-se a estratégia de estudo de caso único, por meio de entrevistas em profundidade, utilizando o projeto UNISINOS – HT Micron com unidade de análise. As evidências sugerem que a capacidade absortiva foi aperfeiçoada por meio de ações que influenciaram a base de conhecimento, a capacitação de recursos humanos, o desenvolvimento da estrutura organizacional e o estabelecimento de relações interorganizacionais. Os resultados também demostram que a formação da capacidade absortiva não é necessariamente dependente da trajetória da organização, podendo ser desenvolvida, ao menos em parte, no contexto de um empreendimento específico.<hr/>Abstract The ability of an organization to identify, assimilate and apply knowledge of the external environment is studied in the field of organizational theories under the theme of “absorptive capacity”. The mainstream literature has considered absorptive capacity as a path dependent on the organization’s trajectory, which hampers its development in a relatively short time. However, there are studies that show that depending on the kind of knowledge sought, absorptive capacity can be developed in a more specific way. Confronted with this problem, this paper investigates the development of the absorptive capacity of a Brazilian university, facing the challenge of working on a university-industry (U-I) project in the semiconductor industry. The empirical research used the case study as a methodological strategy, through in-depth interviews, taking the UNISINOS - HT Micron project as the unit of analysis. Evidence suggests that the absorptive capacity was enhanced through actions that influenced the initial knowledge base, the training of human resources, the development of the organizational structure, and the establishment of inter-organizational relationships. The results also show that the formation of absorptive capacity is not necessarily path dependent, and it can be developed, at least in part, in the context of a specific project. <![CDATA[Barreiras e desafios para melhoria da integração interfuncional entre Desenvolvimento de Produto e Planejamento e Controle da Produção em ambiente <em>Engineering-to-Order</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300610&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A integração interfuncional é apontada por diversos trabalhos como uma alternativa para o aumento da excelência operacional, melhorando o desempenho organizacional por meio da melhoria da interação e colaboração nos processos organizacionais. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir barreiras e desafios para melhoria da integração interfuncional entre Desenvolvimento de Produto (DP) e Planejamento e Controle da Produção (PCP) em Sistemas de Produção que adotam a estratégia de resposta à demanda Engineering-to-Order (ETO). Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados um referencial teórico sobre os temas de interesse e constatações obtidas a partir do estudo de caso de três empresas metal mecânicas de grande porte que projetam e fabricam bens de capital sob encomenda. Como principais resultados, foram observadas barreiras e desafios relacionados à interação entre as áreas funcionais durante o processo de atendimento de pedido e a necessidade de ações que busquem melhorar a interação e colaboração entre DP e PCP, levando em conta as peculiaridades do ambiente ETO.<hr/>Abstract Interfunctional integration is indicated by several studies as an alternative to increased operational excellence, improving organizational performance through improved interaction and collaboration in organizational processes. The focus of this paper is to present and discuss barriers and challenges to improve interfunctional integration between Product Development (PD) and Production Planning and Control (PPC) in production systems that adopt the strategy of response to demand Engineering-to-Order (ETO). To reach that goal, we used a literature review on the topics of interest and findings obtained from the case studies of three large metal mechanical companies that design and manufacture customized-made capital goods. The following were observed as main results: barriers and challenges related to the interaction between functional areas during the process of order fulfillment, and the need for actions that seek to improve the interaction and collaboration between PD and PPC, taking into account the peculiarities of the ETO environment. <![CDATA[Cadeia de valor de megaeventos: um estudo de caso de uma feira de negócios agropecuários]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300626&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O turismo de eventos definitivamente consolidou-se como uma das ramificações do turismo que mais favorecem o desenvolvimento econômico das localidades onde se realizam. No Brasil, a prática de megaeventos impulsiona o segmento e alavanca o setor de serviços que atua na localidade. Contudo, para que atendam às expectativas de seus organizadores, alguns processos necessitam ser introduzidos de forma adequada. A cadeia de valor aparece como uma ferramenta indispensável nas suas realizações. Este artigo teve como objetivo analisar a Feira de Negócios Agropecuários da Fronteira Oeste – Fenaoeste, realizada em São Borja/RS - Brasil, tomando como base a cadeia de valor porteriana com uma adaptação das suas atividades primárias e secundárias com as lentes de serviços. De caráter qualitativo e exploratório, o trabalho teve como método um estudo de caso. Com base nas entrevistas com os especialistas e na literatura da área, apresentam-se pontos e questões estratégicos para a competitividade de megaeventos, em que os aspectos ligados à tecnologia de informações e ao envolvimento dos clientes internos e externos têm intensas influências. Para melhoria das atividades na busca de vantagens competitivas, sugere-se um uso mais intenso de tecnologia de informações principalmente no pós-evento, em que existe maior necessidade da interação humana com os clientes, que são coprodutores, para obtenção de conhecimento sobre estas partes interessadas. Para tanto, deve-se coordenar os aspectos de intangibilidade, perecibilidade e simultaneidade com atenção em pontos como treinamentos, divulgação do evento, riscos de contratação, sistemas de gestão e terceirização dos funcionários (com cuidado aos estratégicos) para promover produtos essenciais dos eventos: qualidade de serviços, experiência do cliente e show. A universidade pode ajudar neste desenvolvimento. Ainda que esta pesquisa não seja de caráter conclusivo, são apresentadas algumas reflexões relevantes sobre a cadeia de valor de megaeventos juntamente com propostas de pesquisas futuras.<hr/>Event tourism is definitely consolidated as one of the ramifications of tourism that most contributes to the economic development of the localities where it is held. In Brazil, the practice of mega events boosts the segment and leverages the local services sector. However, to meet the expectations of its organizers, some processes need to be introduced properly. The value chain appears as an indispensable tool in their achievement. This paper aims to analyze the Business, Agriculture and Livestock Fair of the Western Border - Fenaoeste, held in the municipality of São Borja, Rio Grande do Sul state, Brazil, taking as a basis the Porterian value chain with an adaptation of its primary and support activities with the services lenses. This case study uses a qualitative and exploratory methodology. Based on interviews with experts and on the specific literature, it presents strategic points and issues for the competiveness of mega events, where the aspects related to the information technology used and the involvement of internal and external customers have intense influence. For the improvement of activities in the search for competitive advantage, it suggests a more intensive use of information technology, especially in the post-event phase, where there is a greater need for human interaction with customers, who are co-producers to obtain knowledge about these stakeholders. To this end, it is necessary to coordinate the aspects of intangibility, perishability, and simultaneity with attention to issues such as training, disclosure of the event, recruitment risks, management systems, and outsourcing of employees (with caution in relation to the strategic ones) to promote key products of the events: service quality, customer experience, and show. The university can assist in this development. Although this research is not of conclusive nature, some relevant reflections on the value chain of mega events are presented along with proposals for future research. <![CDATA[Modelo para avaliar o comportamento dinâmico da evolução da comercialização de produtos em um contexto de inovação aberta]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000300645&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa é estabelecida no contexto da inovação aberta. Nesse contexto, a abertura do processo de inovação acarreta fatores específicos que podem comprometer seu desempenho. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em evidenciar a influência de dois fatores na taxa de comercialização de produtos ao longo do tempo: (i) a geração de conhecimento externo e (ii) a entrada de novos concorrentes. Esta pesquisa descritiva utiliza a Dinâmica de Sistemas resultando no diagrama de causalidade e no diagrama de fluxo e estoque no tratamento qualitativo e quantitativo. É evidenciado que a geração de conhecimento externo pode influenciar a abertura de novos mercados conduzindo ao aumento de consumidores potenciais e efetivos. A entrada de novos concorrentes influência o sistema pelo valor no mercado e seu reflexo na percepção do consumidor. Isto se expressa em uma taxa de comercialização alongada e um crescimento abreviado de unidades comercializadas.<hr/>Abstract This research is set in the context of open innovation. In this context, the opening of the innovation process entails specific factors that can compromise its performance. Thus the main objective of this research was to demonstrate the influence of two factors on the rate of commercialization of products over time: (i) the generation of external knowledge and (ii) the entry of new competitors. This descriptive study uses the System Dynamics resulting in the causal diagram and the flow and stock diagram in qualitative and quantitative treatment. It is shown that the generation of external knowledge can influence the opening of new markets leading to increased actual and potential consumers. The entrance of new competitors in the system influences the market value and its impact on consumer perception. This is expressed as a rate of elongated marketing and short growth of units sold.