Scielo RSS <![CDATA[Gestão & Produção]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-530X20150001&lang=pt vol. 22 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Estruturação do problema de gerenciamento de desastres do estado de São Paulo por intermédio do método Strategic Options Development and Analysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estima-se que somente nos últimos quatro anos cerca de 5 milhões de brasileiros tenham sido atingidos por desastres naturais. Além do prejuízo financeiro, tem-se como principais consequências o impacto social negativo e o elevado número de vítimas fatais, os quais deveriam ser minimizados por intermédio do poder público. Esse último, contudo, mostra-se limitado para tal em decorrência de inúmeros infortúnios que, de modo geral, ainda não foram corretamente detectados. Nessa direção, visando à adequada estruturação da situação problemática em tela, lançou-se mão do método Strategic Options Development and Analysis. A partir de então, foi possível mapear o Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo, o que viabilizou a identificação de diversos óbices e o estabelecimento de uma compreensão abrangente acerca dele. Com isto, espera-se que os resultados encontrados sirvam como ponto de partida para a realização de futuras pesquisas que visem ao desenvolvimento de soluções para os problemas supracitados.<hr/>It is estimated that approximately five million Brazilians have been affected by natural disasters in the past four years. In addition to the financial loss, the major consequences are the negative social impact and the high number of deaths, which should be minimized by Government Agencies. However, the aforementioned Agencies have shown to be partially or completely incapable of properly reacting against these disasters due to numerous mishaps that have not yet been fully identified. To this end, aiming at the adequate structuring of the problematic situation, the method of Strategic Options Development and Analysis has been employed. Through this method, it was possible to map out the Civil Defense System of the state of Sao Paulo, enabling the identification of several obstacles and the establishment of a broad understanding on the matter. Therefore, we expect that our findings may be used as a starting point for future researches aimed at developing solutions to the previously mentioned problems. <![CDATA[Uma comparação entre os métodos TOPSIS e Fuzzy-TOPSIS no apoio à tomada de decisão multicritério para seleção de fornecedores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A seleção de fornecedores é considerada a atividade mais crítica da função de compras e impacta diretamente a qualidade dos produtos manufaturados e o desempenho do comprador. Na literatura acadêmica, dezenas de métodos de tomada de decisão multicritério vêm sendo explorados para apoiar a seleção de fornecedores. Dentre esses, o TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution) e o Fuzzy-TOPSIS (uma adaptação do primeiro) se destacam por sua simplicidade de uso e pela capacidade de avaliar um número ilimitado de alternativas e critérios simultaneamente. Embora muitos autores sugiram a adoção do TOPSIS e do Fuzzy-TOPSIS para suportar a seleção de fornecedores, na literatura não são discutidas as reais vantagens de uso e as limitações destes métodos quando aplicados neste domínio de problema. Diante de tal lacuna, este estudo compara o TOPSIS e o Fuzzy-TOPSIS, em relação à complexidade computacional, à estrutura dos algoritmos e aos resultados fornecidos quando aplicados em um mesmo caso real de seleção de fornecedores. Os métodos foram implementados usando MATLAB(r) e aplicados na seleção de fornecedores de uma empresa de cabos de transmissão. Os resultados mostram que o TOPSIS requer menor esforço para coleta de dados e processamento computacional. Em contrapartida, o Fuzzy-TOPSIS não sofre inversões no ranking e se mostra adequado para lidar com informações qualitativas e imprecisas. Os resultados deste estudo podem orientar pesquisadores e profissionais na escolha do método mais adequado para lidar com o problema de seleção de fornecedores em questão.<hr/>Supplier selection is the most critical activity of purchasing and influences both the quality of manufactured products and the buyer's performance. In the literature, dozens of multicriteria methods have been explored to support decision making for supplier selection. Among such methods, TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution) and Fuzzy-TOPSIS (an adaptation of the first) have been often used because of their simplicity of usage and ability to simultaneously evaluate an unlimited number of alternatives and criteria. Although many authors have suggested the adoption of TOPSIS and Fuzzy-TOPSIS to deal with the supplier selection problem, advantages of usage and limitations of both methods (when they are applied to this problem domain) have not been discussed in the literature. To fill such a gap, this study compares TOPSIS and Fuzzy-TOPSIS methods concerning computational complexity, structure of the algorithms and results from their application to the same real case of supplier selection. The methods were implemented through MATLAB(r) and applied to supplier selection in an automotive company. The results show that TOPSIS requires less effort for data collection and computer processing. However, Fuzzy-TOPSIS does not suffer ranking reversal and is suitable to model qualitative and imprecise information. The results can guide researchers and practitioners in choosing the most appropriate method to support the supplier selection problem at hand. <![CDATA[Agrupamento de trabalhadores com perfis semelhantes de aprendizado apoiado em Análise de Componentes Principais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A manufatura de produtos personalizados em larga escala, chamada customização em massa, implica o aumento da variedade de modelos e redução no tamanho dos lotes de produção. Tarefas que dependem da habilidade humana são especialmente afetadas nesse contexto, visto que os trabalhadores precisam se adaptar às características do novo modelo. Esse processo de adaptação pode ocorrer de forma distinta dentro do grupo de trabalhadores, justificando o desenvolvimento de sistemáticas com vistas ao agrupamento de indivíduos com características de aprendizado semelhantes. Este artigo propõe um método para formação de grupos homogêneos de trabalhadores de acordo com seus perfis de aprendizado pela integração de curvas de aprendizado e clusterização. Para tanto, dados de desempenho são coletados e modelados por meio de curvas de aprendizado; os parâmetros oriundos da modelagem quantificam o processo de adaptação dos trabalhadores às tarefas, servindo de base para o agrupamento dos trabalhadores. Na primeira proposição deste artigo, os dados originais (parâmetros) são clusterizados pelo método K-Means, e a qualidade do agrupamento formado, avaliada por intermédio do Silhouette Index (SI). Em uma proposição alternativa, a Análise de Componentes Principais (ACP) é aplicada sobre os dados originais e as variáveis latentes geradas (escores) são clusterizados por meio do K-Means. Quando aplicado em um processo da indústria calçadista, a clusterização apoiada nos escores apresentou um incremento na qualidade dos agrupamentos medida por SI de 147% (de SI=0,392 para SI=0,968) quando comparado à clusterização aplicada às variáveis originais. Os dois grupos de trabalhadores gerados pelo método foram corroborados com base na separação em um gráfico relacionando os componentes principais obtidos. Por fim, um estudo de simulação foi realizado para corroborar a eficácia do método proposto, o qual se mostrou robusto quando submetido a diferentes níveis de ruído, correlação e proporções de variáveis e observações. Por meio da análise de variâncias (ANOVA), verificou-se que os fatores variância do ruído e proporção de observações por variáveis interferiram significativamente na qualidade da clusterização; por sua vez, a correlação entre as variáveis não apresentou variância significativa nos agrupamentos.<hr/>The manufacturing of customized products, also called mass customization, implies increasing choice menu and reduced size of production batches. Tasks that depend on human ability are especially affected in this context, because workers need to adapt to the characteristics of new models. This adaptation process occurs differently among workers, justifying the development of systematics aiming at clustering workers with similar learning behaviors. This paper proposes a method of grouping workers according to their learning profiles, integrating learning curves (LC) and cluster analysis. To this end, performance data are collected and modeled through learning curves; parameters derived from the modeling quantify workers' adaptation to tasks. In the first scheme proposed in this study, the original data (parameters from LC modeling) are clustered using the K-Means, and clustering quality is assessed by the Silhouette Index (SI). In the second scheme, Principal Component Analysis (PCA) is applied to the original data and the latent variables (scores) are used as clustering variables using the K-Means. Clustering using the scores yielded SI=0.968, while grouping based on the original variables led to SI=0.392. A simulation study was performed to corroborate the effectiveness of the proposed method, which proved to be robust when affected by different levels of noise, correlation and different proportions of variables to observations. <![CDATA[Um modelo da maturidade da gestão da demanda: Um estudo multicaso na cadeia de suprimento de produtos de mercearia básica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A gestão da demanda deve equilibrar as necessidades dos clientes com as capacidades da empresa, reduzindo incertezas, resultando em fluxos mais eficientes na cadeia de suprimentos. O objetivo deste estudo foi propor um modelo para analisar a maturidade do processo de gestão da demanda na cadeia de suprimentos de produtos de mercearia básica. Espera-se que o modelo resultante possa subsidiar as empresas a se estruturarem e desenvolverem competências para atingir maturidade no processo de gestão da demanda. Para tal, realizou-se um estudo multicaso que envolveu 22 empresas, dentre as quais: indústrias fornecedoras de produtos de mercearia básica, atacadistas distribuidores e supermercados. Foram realizadas observações diretas e 33 entrevistas nestas empresas. A pesquisa possibilitou estruturar um modelo de maturidade em gestão da demanda composto de quatro estágios divididos em nove dimensões: compartilhamento de informações; planejamento de ações conjuntas; execuções de ações conjuntas; interações inter e intraempresas; indicadores de desempenho; envolvimento da alta gerência; segmentação de clientes; segmentação de fornecedores; tecnologia da informação. Este modelo pode permitir às empresas identificar em qual estágio se encontram e em qual dimensão precisam focar seus esforços. Cada uma das dimensões representa um meio para que as empresas possam se estruturar e otimizar a rentabilidade por meio da melhoria da eficiência e da eficácia na cadeia de suprimentos.<hr/>The purpose of demand management is to balance the needs of customers with the company's capabilities, reducing uncertainty, and providing efficient flow through the supply chain. The aim of this study was to propose a model to analyze demand management maturity process in the supply chain of grocery products. It is expected that the resulting model can subsidize companies to structure and develop skills to reach maturity in demand management process. To this end, a multi-case study was conducted involving 22 companies: grocery industries, supermarkets, and wholesale distributors. Direct observations and 33 interviews were carried out in these companies. The research allowed us to structure a maturity model for demand management that consists of four stages divided into nine dimensions: information sharing, joint planning, joint execution actions, inter and intra-company interactions, performance indicators, involvement of senior management, customer segmentation, supplier segmentation, and information technology. This model enables companies to identify the stage they are in and the dimension they need to focus their efforts. Each dimension represents a means to enable companies to structure themselves and optimize profitability by improving efficiency and effectiveness in the supply chain. <![CDATA[Custo de transação e mensuração na escolha da estrutura de governança entre supermercados e produtores agrícolas convencionais e orgânicos no Brasil e nos EUA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pressupõe-se que o ambiente institucional tem um papel relevante em determinar a governança, já que este pode implicar diferentes custos de transação para os agentes econômicos. Tendo como base a Nova Economia Institucional (NEI), o objetivo deste artigo foi entender como os custos de transação podem influenciar um dos principais elementos de escolha da estrutura de governança, a complexidade das relações contratuais, e como esta influência pode variar nos distintos ambientes institucionais. Para isso, estudou-se a relação contratual entre supermercados e fornecedores de produtos (frutas, verduras e legumes - FLV) orgânicos e convencionais em dois diferentes ambientes institucionais (Brasil e EUA). Testaram-se as hipóteses propostas neste artigo por meio de 128 entrevistas, as quais foram analisadas por meio dos modelos de equações estruturais, sendo que um mesmo modelo teórico foi estimado para dois grupos (os dois países) para comparação de seus coeficientes. Os resultados encontrados mostraram que a influência dos custos de transação na complexidade da relação contratual, afetando assim a escolha entre as estruturas de governança, foi diferente a depender do ambiente institucional considerado. Conclui-se ao final deste trabalho que há evidências empíricas, demonstradas pelos resultados dos modelos de equações estruturais aqui utilizados, de que o ambiente institucional pode alterar as influências sobre a complexidade das relações contratuais e assim na escolha da estrutura de governança a ser utilizada.<hr/>It is assumed that the institutional environment has an important role in determining the governance, as this may entail different transaction costs for economic agents. Based on New Institutional Economics (NIE), the objective of this paper was to understand how the transaction costs can influence one of the most important elements of choice of governance structure, the complexity of contractual relationship, and if this influence could vary in distinct institutional environments. For this purpose, the contractual relationship between supermarkets and suppliers of organic and conventional products (fresh fruits and vegetables - FFV) in two different institutional environments (Brazil and the U.S.A) were studied. To test these hypotheses 128 interviews were conducted, which were analyzed with Structural Equation Modeling, with the same theoretical model estimated for the two groups (both countries). The results showed that the influence of transaction costs in the complexity of contractual relationship, and so affecting the choosing among the governance structures, differ depending on the considered institutional environment. It is possible to conclude, in the end of this paper, that there are empirical evidences, demonstrated through the results of this structural equation modeling used, that the institutional environment can alter the influences over complexity of contractual relationship and so in the choice of the governance structure to be used. <![CDATA[Fatores explicativos da alta competitividade no longo prazo: presença dos fatores identificados nas empresas norte-americanas em empresas da BM & FBOVESPA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um dos principais fins da Administração é a sistematização das melhores práticas que dão suporte ao atingimento dos objetivos organizacionais, entre os quais se destaca o valor ao acionista no caso de empresas com fins lucrativos. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar em que medida os fatores de competitividade identificados como explicativos para a valorização elevada no longo prazo em empresas americanas também estiveram presentes em empresas brasileiras com desempenho de valor semelhante. Esta é uma pesquisa descritiva e seu delineamento é de um levantamento de campo. Depois de um levantamento de dados de valor de mercado de todas as empresas brasileiras de capital privado com ações negociadas na BM &amp; FBOVESPA, durante 24 anos (1988 a 2012), foram identificadas sete empresas que atenderam aos parâmetros de desempenho estabelecidos na pesquisa. Executivos ou ex-executivos destas empresas colaboraram com a pesquisa e responderam questões sobre os sete fatores explicativos de sucesso identificados na pesquisa Good to Great, realizada junto a empresas norte-americanas de capital aberto. A aderência − ou grau de alinhamento − observada para cada um dos fatores foi: melhoria contínua (90%); atitude diante dos problemas (86%); foco estratégico (86%); disciplina (86%); liderança (82%); equipe (80%); e relação com a tecnologia (78%). Concluiu-se que em geral os fatores identificados como explicativos do alto desempenho das empresas americanas também explicam significativamente o sucesso de empresas brasileiras. Esta pesquisa contribui para avalizar o valor de mercado como indicador de desempenho no longo prazo de empresas brasileiras de capital aberto; identificar empresas brasileiras de capital aberto com alto desempenho; melhorar a compreensão dos fatores de competitividade de empresas brasileiras com alto desempenho; identificar possíveis caminhos para a melhoria do desempenho das empresas; e identificar oportunidades de estudos futuros que relacionem valor das empresas, competitividade e fatores explicativos<hr/>One of the main purposes of Administration is the systematization of best practices that support the achievement of organizational objectives, mainly shareholder value in the case of for-profit companies. The aim of this study was to determine to what extent the factors identified as explanatory for achieving success in American companies were also present in Brazilian companies with similar value performance. This is a descriptive study based on field survey design. A 24-year (1988-2012) data survey of market value of all Brazilian private equity companies listed on the BM &amp; F BOVESPA identified seven companies that met the performance parameters established in the research. Executives, or former executives, from these companies collaborated with this study, answering questions about the seven explanatory success factors identified in the research Good to Great, Collins. The adherence - or degree of alignment - observed for each factor is as follows: continuous improvement (90%); attitude toward problems (86%); strategic focus (86%); discipline (86%); leadership (82%); team (80%) and relationship with technology (78%). We conclude that, in general, the factors identified as explanatory for the high performance of American companies also significantly explain the success of Brazilian companies. This research contributes to endorse market value as a performance indicator for long-term analysis of Brazilian companies; identify Brazilian listed companies with sustained high performance; improve the understanding of strategic competitiveness factors of high performance Brazilian companies; identify possible ways to improve the performance of companies; and identify opportunities for future studies on the value of companies, competitiveness and explanatory factors. <![CDATA[Avaliação de impacto da escala econômica na dimensão ambiental das empresas do ISE da BM & FBOVESPA conforme parâmetros da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 10.165)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100096&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Bolsa de valores é o espaço em que as empresas podem obter capital estimulando a atividade empreendedora. Os investidores ambientalmente responsáveis buscam investir em ações de empresas sustentáveis, até porque são mais rentáveis. Atendendo a essa demanda, foi criado no Brasil em 2005 o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) - iniciativa pioneira na América Latina e quarto indicador do tipo no mundo -, compara o desempenho das empresas listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM &amp; FBOVESPA) sob os aspectos de um conceito de sustentabilidade. É um índice de ações referencial para os investimentos socialmente responsáveis, composto por empresas que se destacam em sustentabilidade a longo prazo. A finalidade desse índice é criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade e estimular práticas mais sustentáveis nas empresas. Investimentos em empresas sustentáveis geram valor para o acionista, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Integrar o ISE é como ter um selo de qualidade reconhecido pelo mercado como empresa que atua com sustentabilidade. Para as 40 empresas integrantes do ISE em 2013, segundo parâmetros da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 10.165), classifica-se a interferência da empresa no território pelo potencial de poluição e utilização de recursos naturais. Entretanto, a Lei nº 10.165 não contempla o impacto da escala econômica na classificação de potencial de poluição e utilização de recursos naturais pelas empresas. Ao considerar o impacto da escala econômica das empresas integrantes do ISE em 2013, amplia-se a classificação original da Lei nº 10.165, possibilitando que os stakeholders mensurem a interferência dessas empresas na biosfera. SABESP, CPFL ENERGIA, TELEFONICA BRASIL (Vivo), CEMIG, OI, BRF FOODS (Sadia, Perdigão, Batavo e Elegê), ELETROBRAS, BRASKEN, GERDAU, IPIRANGA e VALE são as empresas que exigem maior atenção por parte dos stakeholders porque possuem alto potencial de poluição e utilização de recursos naturais pelos parâmetros ampliados da Lei nº 10.165.<hr/>Stock exchange is the space in which companies can raise capital by stimulating entrepreneurial activity. Environmentally responsible investors seek to invest in stocks of sustainable enterprises because they are more profitable. Given this demand, the Corporate Sustainability Index (ISE) was created in Brazil in 2005 - a pioneer initiative in Latin America and the fourth indicator of this kind in the world. This index compares the performance of the companies listed on the Securities, Commodities and Futures Exchange (BM &amp; FBOVESPA) considering aspects of the sustainability concept. It is an index of referential actions for socially responsible investments comprising companies that excel in sustainability in the long term. The purpose of this index is to create an environment for investment compatible with the demands of society`s sustainable development and encourage more sustainable practices in businesses. Investments in sustainable companies create value for the shareholder, because these companies are better prepared to face economic, social and environmental risks. Integrating the ISE is equivalent to having a quality seal recognized by the market as a company that operates under the concepts of sustainability. For the 40 companies listed in the ISE in 2013, according to standards of the National Environmental Policy Act (Law No. 10,165), interference on a territory was ranked by their potential for pollution and use of natural resources. However, Law No. 10,165 does not include in its classification the economic scale impact of the potential pollution and use of natural resources of these enterprises. When the impact of the economic scale of the members of the ISE in 2013 is considered, the original classification of Law No. 10,165 is expanded, enabling stakeholders to measure the interference of these companies in the biosphere. SABESP, CPFL ENERGIA, TELEFONICA BRASIL (Vivo), CEMIG, OI, FOODS BRF (Sadia, Perdigão, Batavo and Elegê), ELETROBRAS, BRASKEN, GERDAU, IPIRANGA and VALE are companies that require greater attention from stakeholders, because they present high potential for pollution and use of natural resources according to the extended parameters of Law No. 10,165. <![CDATA[Mapeamento de um núcleo de partida de referências em Data Mining a partir de periódicos publicados no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem por objetivo principal estabelecer um mapeamento da produção científica publicada no Brasil e definir um núcleo inicial de referências bibliográficas para desenvolvimento de pesquisas em Data Mining. O mapeamento contemplou 48 artigos, distribuídos em 28 diferentes periódicos, que foram selecionados a partir do conteúdo disponível na base SCIELO. O objetivo secundário é apresentar algumas reflexões no viés da Engenharia de Produção. A amostra avaliada teve cerca de 8% de artigos publicados em periódicos indicados pela ABEPRO.<hr/>The main objective of this paper is to establish a mapping of the scientific production published in Brazil and a starting core to a set of references in the development of research in Data Mining. Mapping included 48 articles, distributed in 28 different journals, which were selected from the content available on the SCIELO database. At the end, some comments are presented on the bias of Production Engineering. <![CDATA[Estratégia competitiva em MPEs: dimensões do processo e suas associações com as estratégias genéricas e funcionais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo buscou compreender as relações entre as dimensões do processo estratégico: pensamento, formação e mudança e as estratégias genéricas e funcionais em MPEs situadas no Vale do São Francisco. A amostra considera 271 respondentes e os resultados evidenciam que os dirigentes tendem a utilizar mais o pensamento lógico do que intuitivo, a formar a estratégia de maneira mais emergente do que deliberada e promover mudanças mais evolutivas do que revolucionárias. Ressalta-se ainda que não houve relação significativa entre o processo estratégico e as estratégicas genéricas e funcionais efetivamente adotadas pelas firmas.<hr/>This article aims to understand the relationships between the dimensions of the strategic process: thinking, strategy formation and change, and generic and functional strategies at MSEs located in the São Francisco River Valley, Brazil. The sample considers 271 respondents. The results show that leaders tend to use logical thinking more often than intuitive thinking, form the strategy in a more emergent than deliberate way, and promote more evolutionary than revolutionary changes. We also emphasize that there was no significant relationship between the strategic process and the generic and functional strategies actually adopted by the enterprises. <![CDATA[Políticas de distribuição com lote econômico de entrega em problemas de roteirização com estoque gerenciado pelo fornecedor e sistema logístico em três níveis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em sistemas de gerenciamento de estoque pelo fornecedor (Vendor Managed Inventory - VMI), as decisões logísticas são centralizadas no Centro de Distribuição (CD), possibilitando uma redução simultânea dos custos de armazenagem e transporte. Sua operação requer a resolução de um complexo problema de otimização combinatória, denominado Problema de Roteirização e Estoques (PRE) que consiste no gerenciamento do estoque do cliente, no estabelecimento da frequência e quantidade de produto entregue, além do roteiro percorrido pelo veículo ao longo de um horizonte de planejamento. Este trabalho apresenta três novas políticas de distribuição baseadas no cálculo de lote econômico de entrega para o PRE. Um modelo de Programação Linear Inteira Mista Binária (PLIMB) foi proposto considerando um sistema logístico de três níveis, sendo uma Base de Fornecimento (BF), um CD e um conjunto de clientes. Também foi proposta uma nova abordagem heurística que decompõe o PRE em dois subproblemas: o primeiro é responsável pela programação das entregas e a formação de grupos de atendimento ao longo do horizonte de planejamento. O segundo subproblema constrói os roteiros para os grupos formados no primeiro estágio, empregando heurísticas clássicas de construção de rotas, juntamente com procedimento de melhorias intrarrotas. Ajustes entre rotas são realizados por uma nova estratégia de busca ampla em vizinhança. Cenários de pequeno, médio e grande porte, com variações no custo de estocagem e de transporte, foram gerados a partir de dados da literatura e parametrizados no contexto da pesquisa. Extensivos testes computacionais foram conduzidos a fim de evidenciar a eficiência das políticas de distribuição propostas e a efetividade da estratégia heurística utilizada.<hr/>In vendor-managed inventory systems, logistics decisions are centralized at the vendor, allowing inventory storage and transportation costs to be reduced simultaneously. The operation of such systems requires the solution of a complex combinatorial optimization problem, known as Inventory Routing Problem (IRP), which involves managing client inventory and determining the frequency and size of product deliveries as well as the route taken by the vehicle over a given planning horizon. We present three new dynamic formulations for an economic order quantity distribution policy for the multivehicle inventory routing problem (MIRP). A mixed-integer linear programming (MILP) model with additional practical constraints was used for the MIRP, considering a three-echelon logistic system. A new heuristic approach that breaks the MIRP down into the following two sub-problems was also proposed: the first sub-problem deals with the scheduling of deliveries and the formation of delivery clusters over the planning horizon; the second sub-problem builds the routes for the delivery clusters using classic route construction heuristics and a procedure for intra-route improvements. Adjustments between routes are performed with the aid of a new large neighborhood search (LNS) strategy. Small, medium, and large scenarios with different storage and transportation costs were generated using parameters based on data from the literature. Extensive computational tests were carried out to determine the effectiveness of the proposed distribution policy and the heuristic used. <![CDATA[Mapeamento e análise de desempenho da graduação e da pós-graduação em Engenharia de Produção no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A universidade se afirma como instituição por excelência, em todas as suas dimensões, para o cultivo do saber num constante processo de construção e reconstrução, em busca do desenvolvimento da cultura e pensamento. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar os cursos brasileiros de graduação e de pós-graduação em Engenharia de Produção, considerando a ênfase do curso, as áreas de pesquisa, a situação geográfica e a sua classificação. Para isso, desenvolveu-se um estudo qualitativo e quantitativo, do tipo descritivo, tendo como plano de coleta dos dados uma pesquisa bibliográfica a partir dos dados disponibilizados nos sites da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e do Ministério da Educação (e-MEC). O estudo aponta que, apesar do curso de graduação e de pós em Engenharia de Produção terem se desenvolvido no país, a sua distribuição é heterogênea e a qualidade se encontra aquém das necessidades do mercado.<hr/>The University is consolidated as an institution of excellence in all its dimensions, by the cultivation of knowledge in a constant process of construction and reconstruction aiming at the development of culture and thought. Thus, this paper aims to analyze the Brazilian undergraduate and graduate courses in Production Engineering, considering their emphasis, research areas, geographical location, and classification. To this end, a qualitative, quantitative and descriptive study was developed, with a plan to collect information through a literature search of the data available on the websites of the Brazilian Association of Industrial Engineering (ABEPRO) and the Ministry of Education (e-MEC). The study indicates that, although the undergraduate and graduate courses in Production Engineering have improved in the country, their distribution is heterogeneous and their quality falls short of the market's requirements. <![CDATA[Análise sobre os conceitos e práticas de Gestão por Processos: revisão sistemática e bibliometria]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100164&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo analisar a teoria sobre Gestão por Processos de Negócio (BPM - Business Process Management). Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática e foram utilizadas técnicas de análise de publicações, citações e de bibliometria. Os resultados mostram a multidisciplinaridade de BPM, como as diferentes áreas de pesquisa compreendem o tema e como praticam essa abordagem. Dentre os periódicos relevantes para o tema, destacaram-se o Business Process Managament Journal, Knowlegde and Process Management e Total Quality Management &amp; Business Excellence. Dentre as abordagens de aplicação foi possível verificar que existem três tipos adotados pelo estudo e ao todo foram identificadas oito práticas de BPM. As redes de bibliometria mostraram a existência de agrupamentos bibliométricos que pouco interagem, e a relação de BPM com as abordagens de gestão da qualidade e reengenharia. Apesar do aumento de publicações na área, o que mostra a relevância do tema, as publicações tendem a seguir escolas distintas e que ainda atuam de forma isolada na área de BPM.<hr/>This article aims to analyze the theory on the subject of Business Process Management (BPM). To this end, a systematic literature review, whose purpose was to analyze BPM practices, was conducted through the analysis of publications, citations and bibliometrics. The results show the multidisciplinarity of BPM, and how different areas of research address the theme and practice this approach. Among the relevant journals on the topic, the following are highlighted: Business Process Management Journal, Knowlegde and Process Management and Total Quality Management &amp; Business Excellence. Regarding the application approaches, we found that there are three types adopted by the study, and eight practices of BPM were identified. Networks of bibliometrics showed the existence of bibliometric groups that interact very weakly, and the relationship of BPM with the approaches of quality management and reengineering. The increasing number of publications in the area and the existence of several areas of research interested in the topic justify the analysis of the concepts and practices of BPM. <![CDATA[Governança corporativa voltada à Produção Mais Limpa: influência dos stakeholders]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo visa avaliar as influências dos stakeholders na determinação de uma Governança Corporativa voltada à Produção Mais Limpa (P+L). Primeiramente identificaram-se na literatura três constructos que exercem influência sobre a governança da empresa para a implementação da P+L, que são: política pública, agentes econômicos e sociedade. Depois disso, realizou-se um survey em empresas associadas ao Instituto Ethos. Para a avaliação estatística, utilizou-se a análise de componentes principais para dados categóricos ou nominais. Os resultados apontaram algumas tendências em termos de influências dos stakeholders, direcionando a mudanças de princípios da governança corporativa, que conseguinte impulsionam mudanças endógenas e incrementais no sistema de produção para a implantação da P+L. A política pública tende a taxar emissões de carbono das empresas e promover financiamento a juros baixos para investimento em tecnologias limpas e controle da produção no sistema de produção, o agente econômico tende a se conscientizar e obedecer a leis ambientais que levam à implantação de P+L, e a sociedade tende a comprar produtos ecológicos, além de denunciar práticas enganosas das empresas.<hr/>This study aims to evaluate the influence of stakeholders in determining a Corporate Governance focused on Cleaner Production (CP). First, three constructs that influence the governance of enterprises to implement CP were identified in the literature: public policy, economic agents, and society. After that, a survey was carried out in companies associated with the Ethos Institute. Regarding statistical analysis, principal components analysis was conducted for categorical or nominal data. The results showed some trends in terms of stakeholders' influences, directing changes in the principles of corporate governance, which consequently boost endogenous and incremental changes in the production system for the deployment of CP. Public policy tends to tax carbon emissions from companies and promote low-interest financing for investment in clean technologies and production control in the production system; the economic agent tends to become aware of and comply with environmental laws that lead to implantation of CP; and society tends to buy green products and report deceptive business practices. <![CDATA[Sistemática de seleção de variáveis para classificação de produtos em categorias de modelos de reposição]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Empresas integradas a cadeias de suprimento constantemente buscam iniciativas para melhorar o desempenho global da cadeia, principalmente no que concerne ao fornecimento de produtos e gerenciamento dos canais diretos e indiretos de distribuição. O VMI (Vendor Managed Inventory) auxilia as empresas a melhor gerenciar e balancear o estoque ao longo da cadeia. Para o bom funcionamento do VMI, é necessário que parâmetros e modelos de cálculo alinhem-se às características dos produtos e locais de reposição, normalmente descritos por elevado número de variáveis. Este artigo propõe uma sistemática de seleção de variáveis para classificação de produtos em modelos de reposição. Para tanto, utiliza a Análise dos Componentes Principais (ACP) em conjunto com as ferramentas de classificação k-Nearest Neighbor (KNN) e Análise Discriminante Linear (ADL). Ao ser aplicado em um estudo prático do setor de consultoria em Supply Chain, o método proposto alcançou uma acurácia de classificação de 90% ao reter 55% das variáveis originais.<hr/>Companies integrated in supply chains seek initiatives to improve the overall performance of their chains. Vendor Managed Inventory (VMI) enables better results when it comes to managing and balancing stocks along the chain. For that matter, VMI frameworks must rely on well-defined parameters and algorithms aimed at allocating products to replenishment local characteristics. This paper presents a method to classify products in replenishment categories based on Principal Component Analysis (PCA) along with two classification algorithms: k-Nearest Neighbor (KNN) and Linear Discriminant Analysis (LDA). The model seeks to identify the most relevant variables for assigning products to the most appropriate replenishment model. When applied to a real situation, the proposed method yielded 90% classification accuracy, retaining 55% of the original variables on average. <![CDATA[Gerenciamento da transferência internacional de tecnologia: estudo de caso na indústria têxtil brasileira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A indústria têxtil brasileira tem enfrentado forte competição por parte de produtos importados a baixos preços da China e de outros países do Extremo Oriente. Para que possam manter a sua habilidade de competir no mercado local, as empresas têxteis brasileiras têm procurado adotar uma estratégia defensiva por meio da busca da diferenciação em seus produtos. Isso vem sendo obtido por meio do desenvolvimento de novos produtos de maior qualidade e de menor custo como decorrência da utilização de novas tecnologias em equipamentos de fabricação. De maneira geral, essas novas tecnologias têm sido transferidas para as empresas brasileiras por fabricantes internacionais de equipamentos têxteis. Assim, este artigo objetiva contribuir para aumentar a competitividade das indústrias têxteis brasileiras para enfrentar as difíceis condições atuais do mercado local por meio da adição de conhecimentos teóricos e de direcionamentos práticos que permitam a elas incrementar a efetividade de seus processos de transferência de tecnologia (TT). Para essa finalidade, realizou-se uma avaliação exploratória de quatro empresas produtoras de tecidos, nas quais tais projetos internacionais de TT tenham sido recentemente efetivados, utilizando-se como framework o modelo Stage-gate de transferência de tecnologia proposto por Jagoda, Maheshwari e Lonseth (2010). Como resultado dessa análise, foi possível identificar similaridades e dissimilaridades entre as práticas de transferência de tecnologia empregadas pelas quatro empresas avaliadas, bem como demonstrar que a utilização de um processo de TT, usando como referencial um modelo Stage-gate, poderia ser empregado para implementar melhorias significativas nas práticas de TT das empresas têxteis brasileiras e, com isso, auxiliá-las no seu árduo esforço para competir eficazmente contra as importações de baixo custo.<hr/>The Brazilian textile industry has been facing fierce competition from low cost imports coming from China and other Far East countries. In order to keep their ability to compete in the local market, Brazilian companies have adopted a product differentiation strategy. This has been achieved by developing new products with better quality at lower costs, characteristics to be provided by new technology in manufacturing equipment. Usually, this new technology is transferred to Brazilian firms by international equipment manufacturers. Hence this paper aims at contributing to increase the competitiveness of Brazilian textile companies by supporting them with theoretical knowledge and practical guidance to allow them to improve the effectiveness of their technology transfer (TT) processes. To this end, we developed an exploratory evaluation of four fabric production companies where technology transfer projects have been implemented, using the Stage-gate model proposed by Jagoda, Maheshwari e Lonseth (2010) as a normative framework. As a result of such analysis, similarities and dissimilarities between the technology transfer practices employed by the four companies evaluated were identified. Also, it was possible to demonstrate that the utilization of a TT process based on a Stage-gate framework could be employed to implement significant improvement in the TT practices used by Brazilian textile companies, which could help them face the fierce competition imposed by the low cost imports from Far East countries. <![CDATA[Diagnóstico ambiental de indústrias de fabricação de estruturas metálicas e esquadrias de metal de pequeno e médio porte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000100229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O crescimento populacional na última metade do século XX, acompanhado dos avanços tecnológicos, levou ao desenvolvimento acelerado das indústrias, o que ocasionou o aumento da poluição ambiental causada pelos resíduos sólidos. Assim, a legislação tem se tornado cada vez mais exigente, o que obriga as empresas a serem cada vez mais responsáveis, no que se refere à questão ambiental em sua estratégia operacional. Diante deste fato, este trabalho buscou realizar um diagnóstico ambiental em indústrias de fabricação de estruturas metálicas e esquadrias de metal de pequeno e médio porte, a fim de verificar as formas de fabricação, gerenciamento, resíduos sólidos gerados e os programas ambientais adotados. Para a obtenção das informações, foram visitadas 18 empresas, as quais participaram da aplicação de um questionário semiestruturado.<hr/>Population growth in the latter half of the 20th century, accompanied by technological advances, led to the accelerated development of industries, which resulted in increased environmental pollution by solid waste. Legal aspects have increased considerably, demanding companies to be more responsible with regard to environmental issues in their operational strategy. Considering this fact, this study attempts to make an environmental diagnosis in small and medium-sized manufacturing industries of steel structures and frameworks in order to verify forms of manufacturing, management, solid waste generated, and environmental programs adopted. Information was collected in eighteen companies through semi-structured questionnaires.