Scielo RSS <![CDATA[Gestão & Produção]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-530X20140004&lang=pt vol. 21 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Integrando a ergonomia ao projeto de engenharia</b>: <b>especificações ergonômicas e configurações de uso</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A contribuição da ergonomia aos projetos de engenharia é normalmente apresentada em manuais e normas técnicas cuja utilização é pouco efetiva. A integração da análise da atividade em projetos de engenharia procura ultrapassar as limitações das especificações ergonômicas, possibilitando o retorno de experiência das situações existentes ao projeto de novas situações, sem reduzir a complexidade da realidade de trabalho. Essa passagem é um problema ainda não resolvido, sobretudo, no contexto atual de subcontratação das etapas iniciais dos projetos de grande porte. Neste artigo, a partir da análise de situações de trabalho em plataformas offshore, esta passagem é formalizada por meio do conceito de configurações de uso: esquemas de utilização que preservam relações essenciais das situações reais, formuladas num nível mais elevado de abstração do que as especificações ergonômicas usuais e capazes de orientar a atividade dos projetistas e ergonomistas desde os estudos de base. Essas configurações se situam entre guidelines genéricos, pouco operacionais para os projetistas, e especificações detalhadas, aplicáveis somente nas etapas finais dos projetos. O objetivo final é atuar desde o início do processo projetual, quando as margens de manobra são maiores, por meio de especificações capazes de orientar as escolhas técnicas que determinam as condições de trabalho nas futuras plataformas.<hr/>Because of the increasing outsourcing of primary stages in the design of oil platforms, ergonomics has been challenged to contribute, from the beginning of the design process, to the enrichment of the technical specifications of future platforms. The activity approach in ergonomics goes beyond the punctual guidelines of human factors approach, analyzing the existing situations without reducing the complexity of the work reality. By analyzing reference situations - operating platforms - we suggest the construction of settings of usage: schemes of usage that preserve the essential relations of actual situations, formulated at a higher level of abstraction, that are able to advise the activities of designers and ergonomists since early stage in the design of future petroleum platforms. These settings are not general guidelines, nor detailed specifications applicable to the final stages of projects. <![CDATA[<b>O problema do fisicalismo/cognitivismo na ergonomia e segurança do trabalho</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo investigou os problemas causados pelo fisicalismo/cognitivismo na ergonomia e segurança do trabalho. Fisicalismo é uma abordagem ontológica para a qual tudo é físico. O centro da discussão é que a metáfora "trabalhador como máquina" não é meramente uma crença isolada nas práticas ergonômicas no Brasil. Ela é a base da estrutura experiencial que envolve valores, interesses, objetivos, práticas e teorias. Isso é um sério problema porque o fisicalismo/cognitivismo tornou-se causa de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.<hr/>This study investigated the problems caused by physicalism/cognitivism in ergonomics and work safety. Physicalism is the ontological thesis that everything is physical. The key point of the discussion is that the "workers as machines" metaphor is not merely an isolated belief in ergonomics practices in Brazil. Rather, it is a massive experiential structuring that involves values, interests, goals, practices and theorizing. This is a serious problem, because physicalism/cognitivism has already been implicated as a cause of work accidents and occupational diseases. <![CDATA[<b>Contexto de trabalho das pessoas com deficiência no serviço público federal</b>: <b>contribuições do inventário sobre trabalho e riscos de adoecimento</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho teve como objetivo identificar os antecedentes, medidores e efeitos do trabalho no processo de adoecimento dos servidores com deficiência que trabalham no serviço público federal de Santa Maria, por meio da aplicação do Itra. Este instrumento é composto por 4 escalas (EACT; ECHT; EIPST; EADRT) e tem como objetivo traçar um perfil dos antecedentes, medidores e efeitos do trabalho no processo de adoecimento, além de avaliar algumas dimensões da inter-relação trabalho e processo de subjetivação. Foram entrevistadas 14 pessoas com deficiência, estando distribuídas num total de 6 instituições públicas pertencentes à administração indireta. Os principais resultados apontam que os fatores indicadores de sofrimento não representam, na população pesquisada, existência de danos relacionados ao trabalho, sendo que os aspectos que denotaram vivências positivas como a "liberdade de expressão" e "realização profissional" apresentaram maior representatividade entre os fatores componentes das escalas.<hr/>This study aimed to identify the antecedents, effects and gauges of work in the illness process of civil servants with disabilities, who work in the federal public service in the municipality of Santa Maria, Rio Grande do Sul state, Brazil, through the application of the Inventory of Work and Illness Risks (ITRA). This instrument consists of 4 scales (EACT; ECHT; EIPST; EADRT;) and aims to draw a profile of the antecedents, effects and gauges of work in illness processes to evaluate some aspects of the relationship between work and process of subjectivation. We interviewed 14 people with disabilities distributed in a total of 6 public institutions belonging to the indirect administration. The main results show that factors which indicate suffering are not representative of damage related to work in the population studied, and the aspects that denote positive experiences, such as "freedom of expression" and "professional achievement", showed higher representativeness among the component factors of the scales used. <![CDATA[<b>Consultorias em Sustentabilidade</b>: <b>polarizações e representatividades de um mercado crescente</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretende contribuir com o entendimento do surgimento e crescimento do mercado de Consultorias em Sustentabilidade no Brasil, bem como suas formas de organização. Ilustradas por um banco de dados e entrevistas, são apresentadas as principais características destas empresas brasileiras, bem como as formas de relacionamento com as consultorias internacionais. Ao final, apresenta-se uma cartografia dos polos de influência desse marcado, indicando algumas representatividades.<hr/>This study aims to understand the emergence and growth of the Sustainability Consulting market in Brazil as well as its forms of organization. We present the main characteristics of these Brazilian companies, illustrated by a database and interviews, and the forms of relationship with international Consulting. Finally, we present a mapping of the poles of influence related to this marked, indicating some representativeness. <![CDATA[<b>Análise da contribuição ambiental por meio da alteração da matriz energética do setor brasileiro de ferro-gusa e aço</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é analisar a possibilidade de contribuição ambiental por meio da alteração da matriz energética do setor industrial de ferro-gusa e aço. Para a medição das emissões de CO2 dos combustíveis utilizados, nesse setor, foi usado o método top-down, proposto pelo IPCC. Além disso, a partir dos dados de consumo energético, foi realizada a quantificação das emissões de CO2 supondo a mudança da matriz energética desse setor para efeito de comparação das emissões. Os resultados deste estudo indicam que o coque de carvão mineral é responsável por 44,5% do total de dióxido de carbono emitido por esse setor. Da mesma forma, se fosse possível utilizar somente um combustível na indústria de ferro-gusa e aço, para suprir sua demanda energética, as emissões de CO2 seriam menores para os combustíveis gasosos, líquidos e o alcatrão e outras fontes secundárias do petróleo. Apesar de o estudo ter indicado que o carvão vegetal é o segundo maior emissor de CO2 do setor, o mesmo pode contribuir para a redução do aquecimento global, desde que este energético seja proveniente de matas de reflorestamento destinadas para a atividade industrial.<hr/>In a period of climate change and increased emission restrictions, it is important to focus on developing nations headed towards a low-carbon economy. The purpose of this article is to analyze the potential environmental contribution that a change in the energy matrix of the pig iron and steel sector may provide. For the measurement of CO2 emissions for each major fuel used in this sector, the Top-Down method proposed by the IPCC was used. Moreover, according to the data of energy consumption of the sector, a measurement of CO2 emissions was made supposing a change of the energy matrix for purposes of comparing the emission levels. The results of this study indicate that coking coal fuel accounts for 53.7% of the total carbon dioxide emitted by this sector. Furthermore, if it were possible to use only one fuel in the pig iron and steel sector to supply its energy demand, CO2 emissions would be lower for sources of gaseous and liquid fuels, tar, and other oil secondary sources. Although the study indicated that charcoal is the second largest emitter of CO2 in this sector, it can contribute to reducing global warming, as long as this energy comes from reforestation forests for this industrial activity. <![CDATA[<b>Estratégia ambiental e desempenho econômico e ambiental</b><b>: </b><b>um modelo de análise para o setor de frigoríficos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O meio ambiente tem recebido a atenção da mídia e das empresas dos mais diversos setores buscando despertar os stakeholders para a preservação dos recursos naturais, visando criar oportunidades de negócios, atender às demandas de clientes e permitir que gerações vindouras tenham condições de habitar o ambiente terrestre. Considerando esta nova preocupação, setores cujas atividades provocam alto nível de impacto ambiental, entre eles o agroindustrial, têm sido foco de interesse de pesquisas, em especial as que buscam alternativas para que o crescimento do setor incorpore premissas da sustentabilidade ambiental. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho consiste em apresentar um modelo teórico de análise que viabilize o entendimento das relações que se estabelecem entre estratégia ambiental e desempenho econômico e ambiental de frigoríficos, buscando esclarecer o vínculo entre estas relações e a utilização de recursos tangíveis e intangíveis pela empresa. O arcabouço teórico basilar para o desenvolvimento do trabalho está pautado nas temáticas: gestão ambiental, estratégias ambientais e a abordagem de recursos oriunda da Resouce Based View (RBV). O trabalho constitui-se em ensaio teórico e sua contribuição consiste em disponibilizar um modelo de análise que permita elucidar aspectos associados à formulação e implementação das estratégias ambientais, dos investimentos ambientais e como estes se relacionam com o desempenho econômico e ambiental das organizações. Com isto, procura viabilizar importantes informações para o processo decisório dos gestores e dos stakeholders do setor de frigoríficos, e de outros setores que produzam significativos impactos ambientais.<hr/>This study aims to develop and validate a framework for analyzing the relationship between organizational resources, environmental strategy and performance, directed to the slaughtering industry. The model allows us to identify the evolutionary stage of the company with regard to environmental strategy (reactive, preventive or proactive postures) and tangible and intangible resources mobilized for their implementation. The validation was performed in FARESPO at the Swine and Poultry Division of a slaughtering group. It was possible to observe that the company presents a predominantly reactive stance and mobilizes greater intensity in intangible resources, which have interface with the organizational culture. Among the tangible resources, higher value is assigned to equipment and human resources. <![CDATA[<b>Políticas organizacionais de ciência, tecnologia e inovação e gestão da propriedade industrial</b>: <b>uma análise comparativa em Instituições de Pesquisa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo geral do presente estudo é analisar comparativamente os elementos constitutivos das políticas organizacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T&I) e da gestão da propriedade industrial em Instituições de Pesquisa (IP). Os objetivos específicos são: 1) identificar e analisar comparativamente os métodos utilizados na valoração das patentes pelas IP e seus respectivos indicadores; 2) verificar se os métodos de valoração das patentes empregados pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das IP, com o advento da Lei de Inovação, estão aderentes aos métodos sugeridos pela literatura corrente; 3) verificar quais são os indicadores utilizados na valoração das patentes implementados nas IP; e 4) elaborar a análise comparativa. No que tange à metodologia, a presente pesquisa pode ser classificada como qualitativa, exploratória, bibliográfica, documental e estudos de casos. Ao final do estudo, espera-se responder a cinco problemas de pesquisa, formulados a partir do objetivo geral e dos objetivos específicos do trabalho. Os achados indicam que os NIT apresentam configurações distintas e adaptadas às suas necessidades e atribuições. A preocupação com a capacitação é unânime em todas as IP visitadas. São utilizados recursos orçamentários e extraorçamentários provenientes de agências de fomento e fundações de apoio à pesquisa, sendo incubadoras de base tecnológica e spin off de tecnologia consideradas possíveis portas de entrada de capitalistas de risco. São mantidas relações institucionais com atores dos ambientes acadêmico, governamental, empresarial, além da sociedade civil em geral. Os processos decisórios são compartilhados e descentralizados, permeados pela autonomia do pesquisador. Existe tendência de que esse processo sofra alterações em virtude da criação de Comitês de Gestão do Conhecimento. Ações de impacto socioambiental são decorrentes de atividades desenvolvidas pela instituição, mas não necessariamente voltadas a esse fim. Existe o zelo por parte das IP visitadas com a difusão do conhecimento e para tal são empregados os seguintes instrumentos: página da instituição na internet, informativos e periódicos institucionais. Observou-se a possibilidade do incremento da participação institucional em premiações, uma vez que estas são, em geral, oriundas da iniciativa dos pesquisadores. Ações têm sido empreendidas pelas IP visitadas no sentido de aperfeiçoar a gestão de contratos, o gerenciamento de projetos e o mapeamento de processos. Em termos de oportunidades, as IP estudadas vislumbram a obtenção de novas fontes de financiamento, o aprimoramento da capacitação do seu pessoal e a modernização dos seus parques de equipamentos. Não existem metodologias de valoração de patentes e nem tampouco aqueles repositórios institucionais têm sido empregados como fontes geradoras de receitas. Contudo, a valoração do portfólio de patentes e o acompanhamento dos custos de proteção tecnológica são validamente reconhecidos pelas IP, uma vez que contribuem para a melhor qualificação do acervo institucional. Este estudo apresenta limitações no que se refere à avaliação subjetiva dos respondentes, associada ao fato de as respostas ao questionário conterem nuances características da interpretação e da compreensão de cada respondente a respeito dos questionamentos realizados. Dessa forma, o resultado da pesquisa está adstrito aos cinco casos estudados, sendo impossível a sua generalização.<hr/>The overall objective of this study is to analyze comparatively the constituent elements of organizational policies for science, technology and innovation (STI) and the management of industrial property in research institutions (RI). The specific objectives are 1) to identify and analyze comparatively the methods used in the valuation of patents by RIs and their respective indicators; 2) to check whether the patent valuation methods employed by technology transfer offices (TTO) of RI, with the advent of the Innovation Legislation, are adherent to the methods suggested by the current literature; 3) to verify the indicators used in the valuation of patents implemented in the RIs; and 4) to elaborate a comparative analysis. With regard to the methodology used, this research can be classified as exploratory, qualitative, documentary, and of literature and case studies. At the end of the study, we expect to resolve five research problems, formulated from the general objective and the specific objectives of the work. The findings indicate that the TTOs present different configurations adapted to their needs and tasks. The concern with empowerment is unanimous in all RIs visited. Extra budgetary and budgetary resources from funding agencies and foundations are used to support research, and technology-based incubators and spin off technology are considered as possible input ports of venture capitalists. Institutional relations are maintained with academic environments, government agencies, business, and the civil society in general. Decision-making processes are shared and decentralized, permeated by the autonomy of the researcher. This process shows a tendency to undergo changes due to the creation of knowledge management committees. Actions of social and environmental impact are arising from the activities carried out by the institution, but not necessarily geared to that end. The RIs visited are keen at the dissemination of knowledge, and instruments such as the institutions' websites, newsletters and journals are employed to this end. There was the possibility of increased institutional participation through awards, since these are, in general, an initiative of the researchers. Actions have been undertaken by the RIs visited to improve contract management, project management and process mapping. In terms of opportunities, the RIs studied foresee the obtainment of new financing sources, improvement in the training of their staff, and modernization of their parks. There are no patent valuation methodologies, and the institutional repositories have not been employed as revenue-generating sources. However, the valuation of the portfolio of patents and the follow-up of technological protection costs are duly recognized by RIs, because they contribute to a better qualification of institutional acquis. This study presents limitations regarding the subjective evaluation of respondents, associated with the fact that questionnaire replies contain nuances characteristic of the interpretation and understanding of each respondent regarding the inquiries conducted. Thus the research result belongs to the five cases studied, and it is impossible to be generalized. <![CDATA[<b>Proposta de um modelo de avaliação dos fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)</b>: <b>o caso do município de São Carlos - SP</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 2003, foi criado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no qual agricultores familiares comercializam sua produção junto aos órgãos públicos municipais, que a repassam aos restaurantes populares e banco de alimentos. Com o desenvolvimento do PAA, tornou-se necessária a existência de um modelo de avaliação constante do desempenho dos fornecedores, ou seja, dos agricultores familiares. Esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo de avaliação dos fornecedores, utilizando um scorecard que avaliasse e classificasse o desempenho dos agricultores familiares do PAA da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) do município de São Carlos - SP. A revisão teórica abordou temas referentes à logística e à gestão da cadeia de suprimentos, à medição e avaliação de desempenho e o pedido perfeito. Para o desenvolvimento do estudo de caso, foram realizadas entrevistas com aplicação de questionários semiestruturados junto aos envolvidos no programa. Com base nas informações obtidas, elaborou-se um modelo, que busca conciliar as necessidades da SMAA com os requisitos de um pedido perfeito. O modelo avalia os fornecedores por meio dos indicadores de uniformidade, nível de maturidade, pragas e doenças, pontualidade, entrega completa e entrega futura. Sua aplicação tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos fornecedores e contribuir para a melhoria do abastecimento de produtos.<hr/>The Food Purchase Program (FPP) was created in 2003. This program provides resources so that municipal governments can purchase the production of small farmers and pass it along to popular restaurants and food banks. A model for the evaluation of suppliers' performance became necessary as the FPP evolved. This article presents a proposal for a supplier evaluation model using a scorecard to assess and rank the performance of family farmers in the FPP of the municipality of Sao Carlos, Sao Paulo state, Brazil. The theoretical framework comprises themes related to logistics and supply chain management, measurement and evaluation of performance, and perfect order fulfillment. A semi-structured questionnaire was applied to the team of the program in order to collect data for the case study. Based on the information obtained, a model was designed to adjust the needs of the municipal government to the requirements of perfect order fulfillment. The model evaluates suppliers by means of the indicators of uniformity, maturity level, pests and diseases, timeliness, complete delivery, and future delivery. The application of this model will allow the municipal government to provide improvement actions. <![CDATA[<b>As organizações e a ISO 26000</b>: <b>revisão dos conceitos, dos motivadores e das barreiras de implementação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A ISO 26000, publicada em 2010, trata sobre o tema de Responsabilidade Social das Organizações. Esse estudo apresenta uma revisão sistemática nas bases de dados ISI Web of Science e Scopus sobre a questão: "quais são as barreiras e motivadores da adoção da ISO 26000 para as organizações?". Os artigos foram selecionados por filtros baseados em dois critérios de inclusão. Os dados foram sumarizados em uma tabela abrangendo os conceitos de ISO 26000, os motivadores e as barreiras. Os motivadores encontrados foram: globalização - competição em mercados internacionais; congruência com sistemas de gestão; reputação (imagem) da empresa; relação com os funcionários e melhora do ambiente organizacional; melhora na relação com stakeholders externos; vantagem competitiva/estratégias; guia para a Responsabilidade Social Corporativa (RSC); e diminuição dos riscos do negócio. As barreiras encontradas foram: falta de alinhamento da RSC com a estratégia organizacional; comercial (nacional e internacional); falta de compreensão da ISO 26000; falta de comunicação; falta de ferramentas; falta de sensibilidade ao tema; foco no curto prazo; gestão do conhecimento; receio em não cumprir a norma; recursos financeiros. Por fim, uma agenda para estudos futuros foi elaborada.<hr/>ISO 26000, published in 2010, focuses on corporate social responsibility. This study presents a systematic review conducted in ISI Web of Knowledge (Web of Science) and Elsevier's Scopus databases to answer the following question: "What are the barriers and motivators affecting the adoption of ISO 26000 by organizations?" The articles were selected using filters that applied two inclusion criteria. The data were summarized in a table covering the concepts of ISO 26000, the motivators, and the barriers. The motivators were globalization or competition in international markets, congruence with management systems, reputation or image, relationship with employees and improvement of the organizational environment, improvement in the relationship with external stakeholders, competitive advantage and strategy, guide to corporate social responsibility (CSR), and reduction of business risks. The barriers were lack of alignment between CSR and organizational strategy; business (national and international); unfamiliarity with ISO 26000; lack of communication, tools and sensitivity to the subject; short-term focus; knowledge management; fear of not fulfilling the standard; and financial resources. Finally, an agenda for future studies was prepared. <![CDATA[<b>Proposta de indicadores para avaliação de desempenho dos Sistemas de Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho de Empresas do ramo de engenharia consultiva</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de implantação de um sistema de gestão agrega valor à cultura organizacional, pois desenvolve competências relacionadas ao planejamento e execução das atividades, prioriza a capacidade de trabalho em equipe e promove a confiabilidade do sistema produtivo. Deste modo, uma das principais ferramentas utilizadas na política econômica das organizações tem sido a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Do mesmo modo, o crescente número de acidentes repercutidos na mídia fez com que as organizações buscassem nos Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) o instrumento para alcançar melhores resultados na área de SST. O uso dos indicadores de avaliação de desempenho auxilia as organizações a quantificar e relatar o desempenho de seus sistemas de gestão. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi propor um conjunto de indicadores de avaliação de desempenho para os SGA e SGSST de uma empresa certificada pelas normas NBR ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, a fim de melhorar o desempenho destes sistemas, contribuindo com seus processos de melhoria contínua. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de engenharia consultiva, em que foram levantados os dados necessários para viabilizar a elaboração e proposta dos indicadores, por meio, principalmente, de entrevistas, aplicação de questionário aos funcionários e acompanhamento às auditorias realizadas na empresa. Desta forma, foram propostos 23 indicadores, sendo 11 para o SGA e 12 para o SGSST. Os indicadores propostos podem ser empregados em SGA e SGSST de empresas de qualquer ramo de atividade, por se tratar de indicadores de fácil implementação e controle.<hr/>The process of implementing a management system adds value to the organizational culture, because it develops skills related to activity planning and execution; prioritizes teamwork ability; and promotes the reliability of the production system. Thus, one of the main tools employed by the economic policy of organizations has been the implementation of an Environmental Management System (EMS). Moreover, the growing number of accidents broadcast by the media has made organizations seek, in the Occupational Health and Safety Management Systems (OHSMS), an instrument to achieve better results in the field of OSH. The use of indicators of performance evaluation helps organizations quantify and report the performance of their management systems. Therefore, the aim of this study was to propose a set of performance evaluation indicators for the EMS and OHSMS of a NBR ISO 14001:2004 and OHSAS 18001:2007 certified company in order to improve the performance of these systems, contributing to their continuous improvement processes. To this end, a case study was conducted in a consulting engineering company, where necessary data to enable the proposal and development of these indicators was collected, mainly through the application of interviews and questionnaires to staff members and the monitoring of audits carried out in the company. Thus, 23 indicators were proposed: 11 for EMS and 12 for OHSMS. The proposed indicators can be employed in the EMS and OHSMS of companies of any sector because they can be easily implemented and controlled. <![CDATA[<b>Mecanismos de coordenação em redes de pequenos negócios supermercadistas no estado de São Paulo</b>: <b>formalidade, informalidade e coesão relacional</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Alguns supermercadistas de pequeno porte têm procurado enfrentar o maior poder de mercado dos grandes grupos do setor mediante ações cooperativas que se desenvolvem nas chamadas centrais de negócio. De acordo com as perspectivas teóricas representadas pelo neoinstitucionalismo e pela abordagem de redes, especialmente quanto à sua perspectiva relacional, as centrais de negócio de pequenos supermercadistas podem ser definidas como redes cooperativas horizontais, cuja eficácia está associada aos mecanismos formais e informais de coordenação e à coesão relacional entre seus membros. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de eficácia, os mecanismos de coordenação e a coesão relacional de uma central de negócios, dentro de uma perspectiva dinâmica, antes e após a fusão ocorrida com uma central de maior porte. Dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa e, para aferir as percepções dos entrevistados com relação à eficácia da rede estudada, a efetividade de seus mecanismos formais e informais de coordenação e a intensidade das relações para a coesão, este trabalho está baseado em entrevistas semiestruturadas com os integrantes da referida central, utilizando-se de um roteiro composto por itens relacionados à percepção de eficácia, aspectos de coordenação e coesão relacional. Constatou-se uma alta percepção de eficácia entre os supermercadistas da rede estudada e que aumenta consideravelmente a partir da integração com a rede de maior porte. Constatou-se também uma importante convivência entre mecanismos formais e informais de coordenação, além de relações coesas entre os membros da central.<hr/>Some small supermarkets have sought to address the increased market power of large groups of the sector through cooperative actions that develop in networks called central business. This work presents and analyzes one of these central business districts in the state of S. Paulo that operates through networks of relationships. Another important contribution is to show the dynamics embedded in this central business district after a merger with a broader network, in a larger municipality. According to the theoretical perspectives represented by the new institutionalism and network approach, especially relational governance, the central business district of small supermarkets can be defined as horizontal cooperative governance actors, where the efficiencies of the goals are linked to formal and informal mechanisms of coordination and strength of relational cohesion that emerged among its members. According to a qualitative research approach and in order to gauge respondents’ perceptions regarding the effectiveness of the network studied, the effectiveness of their formal and informal mechanisms of coordination and intensity of relations for cohesion, the work is based on semi-structured interviews with members of the network using a script composed of items related to perceived effectiveness, aspects of coordination and relational cohesion. There is a high perception of effectiveness among the members of the network studied, and it has increased considerably from the integration with the larger network. There is also an important interaction between formal and informal mechanisms of coordination and maintenance of a cohesive relationship among members. <![CDATA[<b>Gestão da cadeia de suprimento e vantagem competitiva relacional nas indústrias têxtil e de calçados</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo investigou a contribuição da gestão da cadeia de suprimento para a vantagem competitiva relacional nos setores têxtil e de calçados, por meio de um estudo de casos múltiplos. Foram analisadas as características do relacionamento com os fornecedores e as relações das empresas com componentes do ambiente institucional, bem como a influência destas na vantagem competitiva, além das diferentes fontes de vantagem competitiva percebidas pelas empresas. As características dos relacionamentos com os fornecedores do setor de calçados apresentam maior alinhamento aos pressupostos da gestão da cadeia de suprimento e contribuem de forma mais relevante para a vantagem competitiva. As relações com componentes do ambiente institucional, em ambos os setores, levam a uma situação de paridade competitiva em relação aos concorrentes. Com relação às fontes de vantagem competitiva, a inovação de produto predomina nos dois setores.<hr/>This multiple case study investigated the role of supply chain management in the relational competitive advantage in some companies from the textile and the footwear industries. The characteristics of buyer-supplier relationships and the companies ' relations with the institutional environment were analyzed. The influences of relations with the institutional environment in the competitive advantage and the different sources of competitive advantage to the firms were also investigated. The buyer-supplier relationships in the footwear industry are more aligned with supply chain management and contribute more significantly to competitive advantage. The relations with the components of institutional environment lead to a competitive parity situation in relation to competitors in both sectors. Regarding competitive advantage sources, product innovation is the most important in both sectors. <![CDATA[<b>Avaliação sistêmica do eventual lançamento de novos produtos universitários</b>: <b>uma abordagem baseada no Pensamento Sistêmico</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existem diferentes metodologias para o processo de desenvolvimento de novos produtos, as quais abordam, principalmente, uma sequência de passos lógicos aplicados por uma pessoa ou equipe e baseados no escopo do projeto. Entende-se que o contexto organizacional atual exige um processo de desenvolvimento de produtos que contemple esse dinamismo vivenciado. Nesse sentido, este artigo realiza a aplicação do Pensamento Sistêmico (SENGE, 2012) durante o processo de desenvolvimento de um novo curso de graduação tecnológica em uma Instituição de Ensino Superior, em busca da análise do lançamento, no tempo e no espaço, identificando os impactos sistêmicos do lançamento do novo curso. A pesquisa foi aplicada seguindo a lógica do Design Science Research (BAYAZIT, 2004). O método sistêmico (ANDRADE et al., 2006) foi aplicado em um grupo de professores e pesquisadores da Universidade que participaram do desenvolvimento do curso de graduação tecnológica.<hr/>Several methodologies can be applied to the process of new product development. They focus mainly in a sequence of logical steps, applied by an individual or team, based on project scope. The current organizational context requires a process of developing products that contemplate this dynamism experienced. In this sense, this research applies Systems Thinking (SENGE, 2012) to the process of developing a new undergraduate technological course at a university, searching for launch analysis in time and space, identifying the systemic impacts of the new course. The study was carried out following the logic of Design Science Research (BAYAZIT, 2004). Herewith, the methodology of Systems Thinking - Scenario Planning (ANDRADE et al., 2006) was applied to a group of professors and researchers at the university who participated in the development of this undergraduate technological course. <![CDATA[<b>O problema de localização-distribuição no megadesastre da região Serrana no Rio de Janeiro</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os últimos desastres naturais ocorridos no Brasil e no mundo evidenciaram as dificuldades das instituições em fazer uma gestão eficiente de todas as operações necessárias para mitigar a vulnerabilidade das comunidades afetadas. Tais dificuldades são também um reflexo da carência de estudos relacionados ao preparo e à resposta no planejamento de operações de desastres. Nesse contexto, o presente artigo investiga um modelo de otimização de localização-distribuição dentro do paradigma da programação estocástica de dois estágios para melhorar o planejamento das operações de desastres. As decisões de preparo de primeiro estágio estão associadas às localizações dos centros de auxílio, enquanto as decisões de resposta de segundo estágio determinam a distribuição de itens de sobrevivência dos depósitos aos centros de auxílio. O modelo proposto foi analisado com base no megadesastre na região Serrana do Rio de Janeiro em janeiro de 2011.<hr/>The recent natural disasters in Brazil and worldwide have highlighted the difficulties of the institutions in managing efficiently all the operations necessary to mitigate the vulnerability of the affected communities. Such difficulties are also a reflection of the lack of studies regarding preparedness and response in disaster operations planning. In this context, this paper investigates a location-distribution optimization model within the two-stage stochastic program paradigm for improving disaster operations planning. The first-stage preparedness decisions are related to the locations of the relief centers, whereas the second-stage response phase determines the distribution of the survival items from the depots to the relief centers. The proposed model was analyzed based on the megadisaster in the Mountain Region of Rio de Janeiro in January 2011. <![CDATA[<b>Proposta de fluxograma orientativo para aplicação de índices de capacidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um gráfico de controle detecta se o processo está ou não sob controle estatístico, distinguindo entre causas comuns e causas especiais. Após o processo estar sob controle, é utilizada outra importante técnica: os índices de capacidade do processo, que verificam se ele atende às especificações de engenharia/projeto. A aplicação correta do tipo de gráfico de controle e índice de capacidade é essencial para a correta análise dos dados. Assim, o presente estudo apresenta um fluxograma orientativo para direcionar a escolha dessas ferramentas para processos com variáveis de resposta: (i) não correlacionadas, (ii) correlacionadas dependentes das variáveis de controle e (iii) autocorrelacionadas. O uso do fluxograma foi ilustrado através da sua aplicação em um processo de torneamento de uma empresa do ramo de equipamentos agrícolas. O processo foi monitorado por gráficos de controle de regressão múltipla, sendo sua capacidade avaliada utilizando-se os índices de capacidade para gráficos de controle baseados em modelos de regressão. Os resultados desses índices foram comparados com os índices de capacidade tradicionais.<hr/>This study presents a flowchart to direct the choice of control chart and capability indices for processes with response variables: (i) uncorrelated, (ii) correlated dependent control variables, and (iii) autocorrelated. The use of the flowchart was illustrated by applying it to the hard turning process of an agricultural machinery company. The process was monitored by control charts for multiple regression, and its capability was assessed using capability indices to control charts based on regression models. The results of these indices were compared with the traditional capability indices. <![CDATA[<b>Exemplo de aplicação do método de Pesquisa-ação para a solução de um problema de sistema de informação em uma empresa produtora de cana-de-açúcar</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As empresas agrícolas produtoras de cana-de-açúcar lidam normalmente com muitos problemas operacionais, devido, acima de tudo, ao caráter sazonal de sua produção. Por outro lado, enfrentam também muitas dificuldades administrativas, principalmente no que se refere à utilização e controle de mão de obra. Necessitam de ampla faixa de competências, que vai do mais simples serviço manual à utilização de serviços técnicos especializados. Isso, associado ao caráter permanente da cultura de cana-de-açúcar, gera enormes complicações na contabilização de seus custos. A proposta deste trabalho consiste em utilizar a metodologia de Pesquisa-ação, juntamente com métodos e técnicas de Modelagem de Processos de Negócios para identificar direcionadores de custos de mão de obra e apoiar o desenvolvimento de um sistema para automatizar a distribuição e alocação desses custos na contabilidade. Utilizou-se do método de Pesquisa-ação baseado no roteiro McKay e Marshall, que demonstrou ser eficiente e eficaz no diagnóstico de problema organizacional e na sua solução.<hr/>Sugarcane industries usually deal with several operation problems mainly due to seasonality. On the other hand, they also face many administrative difficulties; particularly when it comes to issues related to and manpower employment and control which require a broad range of skills and abilities, from a simple manual labor to jobs skilled trade jobs. These factors associated to the fact that sugarcane is a permanent crop can lead to cost accounting problems. The purpose of this study is to use the action research methodology as well as the methods and techniques of Business Processes Modeling to identify manpower cost drivers and to support the development of a distribution and allocation automation system for cost accounting. The method of action research used was based on that proposed by McKay and Marshall, which proved efficient and effective in diagnosing organizational problems and providing solutions.