Scielo RSS <![CDATA[Gestão & Produção]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-530X20120002&lang=pt vol. 19 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Fatores relevantes à transferência de conhecimento tácito em organizações</b>: <b>um estudo exploratório</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O conhecimento tem sido estudado há bastante tempo dentro da área de Gestão. Entretanto, a partir da década de 1990, com o crescimento da economia baseada em ativos intangíveis, as empresas passaram a preocupar-se com o conhecimento existente em suas organizações, assim como com o seu gerenciamento. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar, exploratoriamente, por meio de um estudo de caso, quais são os fatores relevantes à transferência de conhecimento tácito em uma grande empresa petrolífera brasileira. A presente pesquisa analisa parte relevante da bibliografia acerca da transferência de conhecimento tácito em organizações e, usando abordagem quantitativa baseada em análise fatorial exploratória, coleta evidências visando a identificar, exploratoriamente, os fatores-chave de sucesso à transferência de conhecimento tácito nessa organização em questão. Como resultado final do trabalho, fatores idiossincráticos, a estratégia de gestão do conhecimento adotada pela empresa e a sua estrutura organizacional são identificados como elementos-chave ao sucesso na transferência de conhecimento tácito na organização. Por fim, são consolidadas e apresentadas proposições derivadas dos resultados obtidos - de modo que sejam testadas em estudo explanatório ulterior -, assim como elencadas as limitações da pesquisa em questão.<hr/>Knowledge and management of such knowledge have been studied for some time now in the field of Management. However, in the 1990s, with the growth in the economy based on intangible assets, companies needed more than an unstructured approach to corporate knowledge management to succeed in this new competitive environment. Therefore, this article aims to identify, in an exploratory way, the relevant factors for tacit knowledge transfer within a major Brazilian oil company trough a case study. This study reviews the literature concerning tacit knowledge transfer within organizations, and using a quantitative approach based on exploratory factorial analysis, it collects facts in order to identify the relevant factors for tacit knowledge transfer within the organization under study. It can be said that idiosyncratic factors, the knowledge management strategy adopted by the company, and its organizational structure are the critical elements for the success of tacit knowledge transfer within the organization under analysis. Finally, three propositions arising from the results obtained are then consolidated and presented in order that they may be tested in a future explanatory study and the research limitation are unveiled. <![CDATA[<b>Gestão do conhecimento na manufatura</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O aumento da complexidade e a dinâmica do ambiente socioeconômico estão fazendo com que as empresas revejam as suas estratégias e práticas relacionadas aos seus sistemas de manufatura. Há um esforço relativamente recente para o desenvolvimento de novos modelos de produção e, para tal propósito, a abordagem baseada em recursos vem sendo revisitada. Este artigo se propõe a identificar os elementos que caracterizam o inter-relacionamento entre a estratégia de manufatura, a estratégia tecnológica e as práticas de gestão do conhecimento. Tendo como contexto teórico os conteúdos da estratégia de manufatura e da estratégia tecnológica de uma empresa, um framework processual para a gestão do conhecimento é proposto. O processo desenvolvido é testado via identificação de elementos críticos para a gestão do conhecimento para uma empresa montadora de automóveis, utilizando-se uma estratégia de pesquisa-ação fundamentada na técnica de pesquisa Cambridge Process Approach. O artigo sintetiza uma discussão acerca do processo de identificação de elementos críticos para gestão do conhecimento, propondo um conjunto de ações de gestão do conhecimento, observando a coerência requerida entre as estratégias de manufatura e tecnológica.<hr/>The continuous growth in socioeconomics environment dynamics and the complexity that surrounds manufacturing systems have made companies review their strategies and practices related to their production systems. They have been concentrating efforts at the development of Production Models, and thus the Resource Based Theory has been revisited. This study aims to identify the critical elements that characterize the relationship between manufacturing strategy, technology planning, and knowledge management actions. Based on the theoretical context of manufacturing and technological strategies, a processual framework for knowledge management is proposed. The developed process is tested through the identification of critical elements of knowledge management in an automaker company using the Cambridge Process Approach, an action research strategy. This paper summarizes a discussion of the critical elements of knowledge management in order to propose a set of KM actions observing the close relationship necessary between manufacturing and technology strategies. <![CDATA[<b>Teoria de carteiras na seleção de projetos de investimento em petróleo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é comparar a seleção de projetos de investimento segundo a fronteira eficiente no espaço média-variância com base em modelos de otimização introduzidos por Markowitz (1952) com o método do ordenamento de projetos segundo o índice de lucratividade (IL). A seleção de ativos reais pelas empresas não incorporou o procedimento de otimização de média-variância da mesma forma que na seleção de ativos financeiros para carteiras de investimento. O processo de seleção e formação de carteiras de projetos de investimento pela área de petróleo de uma empresa do setor de energia foi analisado. Carteiras de projetos constituídas de acordo com a prática usual da empresa de ordenamento pelo IL foram comparadas com as que resultariam da aplicação da otimização de média-variância por meio da simulação de Monte Carlo, que possibilita o cálculo de retornos médios, variâncias e covariâncias do conjunto de projetos considerado. A ineficiência das carteiras de projetos obtidas pela ordenação segundo o IL em relação às obtidas pelo método de Markowitz sugere que há oportunidades para aperfeiçoar o processo de seleção do conjunto de projetos que serão executados pelas empresas.<hr/>The objective of this article is to compare investment project selection using the efficient frontier in the mean-variance space based on optimization models introduced by Markowitz (1952) with the project ranking method according to the profitability index (PI). The selection of real assets by companies did not incorporate the mean-variance optimization procedure in the same way the selection of financial assets in investment portfolios did. The process of selection and formation of portfolios of investment projects for the oil area of a company in the energy industry was analyzed. Project portfolios formed according to the usual company practice of ranking by their PI were compared with those that result from applying mean-variance optimization through Monte Carlo simulation, which allows the computation of mean returns, variances, and covariances for the set of projects considered. The inefficiency of project portfolios obtained by ranking according to the PI compared to those obtained by the method of Markowitz suggests that there are opportunities to improve the process of selecting the set of projects to be implemented by companies. <![CDATA[<b>Um modelo de otimização para as operações de produção de vapor em caldeiras industriais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se neste trabalho um modelo de programação linear inteira mista para apoiar algumas das principais decisões na operação de produção de vapor em caldeiras industriais. O modelo contempla as decisões de gerenciamento dos combustíveis: compra nos fornecedores, transporte para a fábrica e níveis dos estoques, assim como determina o modo de funcionamento das caldeiras: momentos de acionamento (start-up), regime de aquecimento (warm-up) e desligamento dos equipamentos (shutdown), e em quais deles haverá produção de vapor. Os ajustes e a validação do modelo ocorreram por meio de um estudo de caso realizado em uma indústria de alimentos de grande porte. Diante dos bons resultados obtidos com a aplicação do modelo e da ausência de protocolos ou ferramentas de otimização para apoiar as decisões no sistema estudado, o modelo proposto apresenta-se como uma alternativa viável para apoiar algumas das principais decisões no sistema de produção de vapor em caldeiras industriais.<hr/>In this study, a mixed integer linear programming model is presented to support some of the key decisions in the steam production system with industrial boilers. The model approaches the fuel management decisions (fuel replenishment and its inventory control), boiler operational decisions (start-up, warm-up, and shutdown operations), and which boiler should produce steam. The model adjustments and its validation were carried out through a case study in a large food industry. In face of the good outcomes achieved in applying the model and the lack of optimization tools to support the decisions in this system, the proposed model is a suitable alternative to support some of the key decisions in the system of steam production with multiple industrial boilers. <![CDATA[<b>Avaliação do nível de satisfação de alunos de uma instituição de ensino superior</b>: <b>uma aplicação da teoria da resposta ao item</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema deste trabalho é a utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) como ferramenta de avaliação de aspectos organizacionais específicos. O objetivo é aplicar um modelo cumulativo da TRI para criar uma medida de satisfação de alunos com seus cursos, avaliando também a satisfação no ensino e criando uma escala de medida. Muito utilizada nas áreas educacional e psicológica, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma abordagem utilizada para avaliação de traço latente e fornece informações adicionais além daquelas obtidas a partir de técnicas psicométricas clássicas. Neste estudo, foi utilizado o Modelo de Resposta Gradual de Samejima. Um instrumento foi aplicado a 525 alunos e gerou-se uma escala para mensurar a satisfação com seus cursos. Os resultados obtidos demonstram a eficácia da teoria na obtenção da medida de satisfação, uma vez que coloca tanto os itens como os indivíduos numa mesma escala. Também se concluiu que esta teoria pode ser valiosa na avaliação da satisfação do consumidor e de vários outros fenômenos organizacionais. Seus resultados podem auxiliar o tomador de decisão do empreendimento para a retificação de fluxos, processos e procedimentos, assim como para a geração de incremento de eficiência e eficácia nos eventos empresariais. Por fim, as informações obtidas das análises podem atuar na elaboração e/ou avaliação do planejamento institucional, principalmente nas elaborações de objetivos, ações e metas institucionais .<hr/>Today, people have increasingly demanded more from the state and enterprises. Consumer satisfaction is not an organizational option, but rather a matter of survival for any institution. The quest for measurement of consumer satisfaction has been ongoing in many areas of research, and researchers have concentrated efforts to demonstrate the psychometric quality of their measurements. However, the techniques employed by these commitments have not kept pace with the advances in psychometric theory and methods. The Item Response Theory (IRT) is an approach used for assessing latent trait. It is commonly used in educational and psychological tests and provides additional information beyond that obtained from classic psychometric techniques. This article presents a model of cumulative application of item response theory to measure the extent of students' satisfaction with their courses by creating a measurement scale. The Graded Response Model was used. The results demonstrate the effectiveness of this theory in measuring satisfaction since it places both items as individuals on the same scale. This theory may be valuable in the evaluation of customer satisfaction and many other organizational phenomena. The findings may help the decision maker of an enterprise with the correction of flows, processes, and procedures, and, consequently, it may help generate increased efficiency and effectiveness in daily tasks and in event management business. Finally, the information obtained from the analysis can play a role in the development and/or evaluation of institutional planning. <![CDATA[<b>Construção de um modelo para avaliação da sustentabilidade corporativa</b>: <b>um estudo de caso na indústria têxtil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Devido à crescente pressão para que as empresas sejam mais responsáveis e transparentes em suas ações, os stakeholders estão sendo atendidos em suas demandas por informações que vão além do desempenho financeiro da empresa, como evidências de uma boa governança corporativa, origem da matéria-prima, modo de fabricação e ciclo de vida dos produtos. Os líderes empresariais já reconhecem a necessidade de responder a estas pressões, conduzindo suas operações de maneira que seja bom para os seus negócios e que satisfaça estas necessidades. Nesse contexto, o presente estudo construiu um modelo para avaliação da sustentabilidade corporativa, considerando a necessidade da empresa buscar a longevidade de seu negócio. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma indústria têxtil paranaense de médio porte, utilizando como instrumento de intervenção a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista, por essa possibilitar identificar um conjunto de indicadores de desempenho que caracterizam a sustentabilidade da empresa e mensurar o grau de alcance das propriedades analisadas da organização quanto ao seu compromisso com a sustentabilidade, tanto individual quanto globalmente. O modelo possibilitou identificar que a estratégia da empresa deverá considerar todos os critérios das áreas econômica, social e ambiental, demonstrando que as diferenças entre as taxas de substituição são estritamente pequenas, que terão grande importância ações de comunicação com os stakeholders e que há um trabalho árduo a se fazer em termos de conscientização de seus funcionários, fornecedores, clientes, consumidores e comunidade nas questões de sustentabilidade.<hr/>Due to the increasing pressure for companies to become more accountable and transparent regarding their actions, the stakeholders have been provided with information beyond the scope of company's financial performance including evidence of good corporate governance, source of raw material, the manufacturing process, and life cycle of the products. Business leaders have recognized the need to respond to these pressures by conducting operations focusing on the business success and meeting stakeholders' demands. Accordingly, in this study, a model for assessment of corporate sustainability was constructed considering the company's need to seek business longevity. Therefore, a case study was carried out in a medium sized textile industry in Paraná state adopting the Multicriteria Methodology for Decision Aid - Constructivist as the intervention tool. This methodology was chosen because it makes it possible to identify a set of performance indicators that characterize the company sustainability and to measure the organization properties and its commitment to sustainability, both individually and globally. The model identified that the company's strategy should include all the criteria of the economic, social, and environmental areas demonstrating that the differences between the replacement rates are strictly small. Furthermore, the model revealed that the actions of communication with the stakeholders are of great importance and that a lot of effort is needed in terms of awareness of employees, suppliers, customers, consumers, and the community of sustainability issues. <![CDATA[<b>Um algoritmo de busca tabu para o carregamento de contêineres com caixas idênticas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho aborda o problema do carregamento de contêineres, cuja forma mais geral consiste em arranjar itens (por exemplo, produtos embalados em caixas) de vários tamanhos dentro de objetos maiores (por exemplo, contêineres) com máximo aproveitamento do volume disponível. Em particular, é considerado o caso especial em que as caixas a serem arranjadas são retangulares e idênticas. Com o objetivo de resolver este problema, estendemos a heurística de busca tabu de Pureza e Morabito, originalmente projetada para o problema de carregamento de paletes do produtor. Partindo-se de uma solução inicial gerada por uma heurística de blocos, são realizados movimentos de troca de orientação e/ou expansão de blocos selecionados, resultando na geração de novos padrões de carregamento. Resultados computacionais obtidos com 22 exemplos da literatura sugerem que a abordagem proposta é promissora.<hr/>This paper tackles the container loading problem, which consists of determining the most effective way of arranging items (for example, products packed in boxes) in larger objects (for example, containers). In particular, we consider the special case in which the boxes to be arranged are rectangular-shaped and identical. In order to solve this problem, we extend the tabu search algorithm by Pureza and Morabito, originally designed for the manufacturer's pallet loading problem. From a starting solution generated by a block heuristic, the algorithm performs moves, which change the orientation and/or expand selected blocks, resulting in new loading patterns. Computational results obtained with 22 instances from the literature suggest that the proposed approach is promising. <![CDATA[<b>A volatilidade de projetos industriais para uso em análise de risco de investimentos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A volatilidade em projetos industriais é um parâmetro significativo na análise de risco de investimentos. Quando se avaliam ativos financeiros, a volatilidade pode ser determinada por meio de dados históricos do ativo, porém, ao se trabalhar com projetos industriais, normalmente, não existem dados históricos. Este fato torna a volatilidade um parâmetro crítico de ser determinado. Este artigo faz a aplicação e a comparação de três abordagens para determinação da volatilidade de um projeto de uma indústria de transformação. Duas destas abordagens adotadas, a "Abordagem Consolidada da Volatilidade de Copeland e Antikarov (2001)" e a "Estimativa de Volatilidade de Herath e Park (2002)", foram obtidas a partir de uma revisão bibliográfica de métodos para cálculo de volatilidade de projetos de investimentos. A terceira abordagem é uma nova proposta para o cálculo da volatilidade, chamada de "A Estimativa da Volatilidade Através da Dependência entre VPo e VP1" . O trabalho realiza a avaliação tradicional de investimentos em um projeto industrial, no qual são aplicadas as três diferentes abordagens de determinação da volatilidade. Conclui-se, com um comparativo entre as três abordagens, que a diferença entre o maior e o menor valor encontrado para a volatilidade é de dezenove pontos percentuais.<hr/>The volatility concerning industrial projects is a significant parameter in the analysis of risk in investments. When financial assets are evaluated, the volatility can be determined by historical data of assets. However, when working with industrial projects, usually, there are no historical data, which makes volatility a critical parameter to be determined. The objective of this study is the adoption and comparison of three approaches to determine project volatility in a transformation industry. Two of the adopted approaches, the "Consolidated Volatility Approach of Copeland and Antikarov (2001)" and the "Estimated Volatility of Herath and Park (2002)" were obtained from a literature review of methods for calculation of volatility of investment projects. The third approach is a new proposal for volatility calculation entitled: "The Estimate of Volatility through the Dependence between PVo and PV1". A traditional analysis of investments in an industrial project was performed, in which these three different approaches for determination of volatility were adopted. Lastly, a comparison of the three approaches is presented, in which the difference between the highest and the lowest volatility values is nineteen percentile points. <![CDATA[<b>Gestão de recursos humanos e desempenho operacional</b>: <b>evidências empíricas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A gestão de recursos humanos é frequentemente apontada como uma variável que influencia positivamente no desempenho das organizações. Enquanto argumentos e proposições teóricas de teor similar se multiplicam na literatura especializada, ainda são raras as pesquisas que lançam luzes sobre essa relação para empresas brasileiras. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de verificar, empiricamente, se a gestão de recursos humanos influencia de maneira positiva o desempenho de empresas do segmento de autopeças e componentes automotivos em suas operações. Metodologicamente, realizou-se um survey com 75 empresas do setor mencionado, cujos dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais, uma análise multivariada de segunda geração. A principal hipótese da pesquisa foi confirmada, revelando que, de fato, a gestão de recursos humanos está positivamente relacionada com o desempenho operacional das empresas analisadas.<hr/>Human resource management is often cited as a variable that positively influences the performance of organizations. Arguments and theoretical proposals of similar content have increased in the literature, yet there is very little research that sheds light on this relationship in Brazilian companies. Accordingly, a survey was conducted in order to check empirically whether the human resource management positively influences the operational performance of companies in the Brazilian automotive industry focusing on the segment of automotive parts and components. Methodologically, a survey of 75 companies in the sector aforementioned was carried out; the data were analyzed using Structural Equation Modeling, a second-generation multivariate analysis. The main hypothesis was confirmed indicating that human resource management is indeed positively related to the operational performance of the companies studied. <![CDATA[<b>Modelo quantitativo para avaliação e melhoria de desempenho do processo de S&OP baseado no diagnóstico e redução de falhas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de Sales and Operations Planning - Planejamento de Vendas e Operações (S&OP), assim como qualquer processo de nível estratégico ou tático, necessita ter o seu desempenho monitorado para que seja possível realizar ações de melhoria nos aspectos que estejam gerando impactos negativos em seu desempenho. Os modelos para análise de desempenho encontrados na literatura não trazem meios para localizar as causas de ineficiência mais relevantes, quando da utilização de processos S&OP, bem como não fornecem uma maneira de se quantificar o desempenho do processo. Com o objetivo de contribuir com esta necessidade, o presente trabalho apresenta um modelo quantitativo para análise e melhoria de desempenho do processo de S&OP baseado no diagnóstico e na redução de suas ineficiências mais importantes.<hr/>The S&OP process, like any business process of strategic or tactical level, requires having its performance measured so that, through the monitoring of these measurements, improvement actions for the factors affecting their performance can be created. The models for performance analysis in the literature failed to identify the most relevant causes of inefficiency to the process and do provide a way of measuring the process performance. Therefore, this paper presents a proposal for a quantitative model for the analysis and performance improvement of the S&OP process based on the diagnosis and reduction of its most important inefficiencies. <![CDATA[<b>Mapeamento dos fluxos de informação e conhecimento</b>: <b>a governança de TI sob a ótica das redes sociais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Competitividade empresarial pressupõe a capacidade da empresa de definir e implantar estratégias concorrenciais que lhe permitam a sobrevivência e o desenvolvimento no longo prazo - em outras palavras, a sua perenidade. Dentre estas estratégias, a de inovação tecnológica associada com desenvolvimento da capacitação técnico-científica da organização e, portanto, dos indivíduos que atuam nos seus diversos processos, tem adquirido uma crescente importância no planejamento e nas ações empresariais. Neste contexto, as relações interpessoais constituem um fator crítico nos processos de inovação, os quais devem ser continuamente aperfeiçoados. O principal objetivo deste trabalho é contribuir na compreensão das dinâmicas associadas a estes processos a partir do estudo de caso desenvolvido com foco nos procedimentos e nos fluxos de informação, gerados pela Gerência de Capacidade de uma grande empresa de telecomunicação no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida considerando as abordagens qualitativa e quantitativa. Por um lado, com base na pesquisa qualitativa foi possível estudar, a partir da perspectiva filosófica interpretativa, o fenômeno social relacionado com a difusão de conhecimentos entre membros de uma equipe responsável pelas ações e proposições técnicas na Gerência de Capacidade da empresa de telecom em questão. Por outro lado, a metodologia quantitativa permitiu a utilização de alguns modelos matemáticos de modo a mensurar propriedades (e.g. coesão, centralidade, prestígio e conectividade) das redes estudadas, assim como caracterizá-las topologicamente. O presente trabalho foi desenvolvido com base no modelo proposto pelos pesquisadores Nonaka e Takeuchi (1977) para analisar e descrever os processos de criação e de difusão do conhecimento na organização, associado com as técnicas de Análise de Rede Social (ARS). Os resultados sugerem que existem indícios das redes estudadas apresentarem a topologia livre de escala, o que torna os fluxos de informação e conhecimento resistentes a "ataques" aleatórios (e.g. saída espontânea de um membro da equipe), mas vulneráveis a "ataques" planejados (e.g. retirada de indivíduos bem conectados ou hubs).<hr/>Business competitiveness requires the company's ability to define and implement competitive strategies that will allow its survival and development in the long term - in other words, its sustainability. Among these strategies, technological innovation associated with the development of the technical-scientific capacity of the company, and therefore, of the individuals who work in its various processes, has acquired a position of growing importance in corporate planning and actions. Accordingly, interpersonal relations are a critical factor for innovation processes, which must be continuously improved. The main objective of this study is to contribute to the understanding of the dynamics associated with these processes from the case study conducted focusing on procedures and information flows generated by the Capacity Management of a large telecommunications company in Brazil. The research was carried out based on qualitative and quantitative approaches. On the one hand, from the philosophical perspective of interpretation and based on the qualitative research, it was possible to study the social phenomenon related to the diffusion of knowledge among members of a team responsible for the actions and technical proposals in the capacity management of the telecom company being studied. On the other hand, the quantitative approach allowed the use of mathematical models in order to measure properties (e.g. cohesion, centrality, prestige and connectivity) of the networks studied and to provide their topological characterization. The present study was developed based on the model proposed by Nonaka and Takeuchi (1977) in order to analyze and describe the processes of creation and dissemination of knowledge in the organization, associated with the methods of Social Network Analysis (SNA). The results suggest that the networks studied exhibit scale-free topology, which makes the flow of information and knowledge resistant to random "attacks" (e.g. spontaneous resignation of a team member), but vulnerable to planned "attacks" (e.g. either reallocation or dismissal of well-connected individuals or hubs). <![CDATA[<b>Gestão de processos, indicadores analíticos e impactos sobre o desempenho competitivo em grandes e médias empresas brasileiras dos setores da indústria e de serviços</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo compila os principais achados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de investigar a natureza dos relacionamentos entre os construtos de orientação para processos de negócio (business process orientation - BPO), indicadores analíticos e desempenho competitivo de uma amostra de 368 empresas brasileiras, de grande e médio portes, atuantes em diferentes setores da indústria e de operações de serviços no âmbito da economia brasileira. Por meio de um survey, a pesquisa envolveu o teste de hipóteses e uso de técnicas de estatística bivariada e multivariada. Foram realizados testes para se mensurar a consistência interna das escalas do instrumento de pesquisa, bem como para se avaliar a composição estrutural do modelo, por meio da modelagem de equações estruturais. As escalas e o modelo foram validados. Os resultados apontam a importância estratégica dos fatores de BPO e de indicadores analíticos como preditores do desempenho competitivo das empresas. Por meio da equação estrutural do modelo, esses fatores preditores foram capazes de explicar 66,3% das variações do desempenho das empresas da amostra, sendo igualmente significativos os efeitos diretos (coeficientes de caminho) verificados entre os construtos da BPO, indicadores analíticos e desempenho.<hr/>This article compiles the main findings of a study that aimed to investigate the nature of the relationships between business process orientation (BPO) constructs, analytical indicators, and competitive performance from a sample of 368 large and midsized Brazilian companies that are present in different sectors of industry and services operations within the Brazilian economy. By means of a survey, this research involved the use of hypothesis testing and bivariate and multivariate statistical techniques. Tests were carried out to measure the internal consistency of the research tool scales as well as to assess the model structure using structural equation modeling. Both the scales and the model were validated. The results show the strategic importance of BPO factors and analytical indicators as predictors of competitive performance of companies. Through the structural equation model, these predictive factors explained 66.3% of the variation in performance of the companies in the sample, and the direct effects (path coefficients) found among BPO constructs, analytical indicators, and performance were also significant. <![CDATA[<b>Estratégias tecnológicas em transformação: um estudo da indústria farmacêutica brasileira</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo avaliar a extensão das mudanças nas estratégias tecnológicas de um grupo de empresas farmacêuticas de capital nacional ensejadas por alterações no ambiente institucional ocorridas na década de 1990, como as leis de patentes e do medicamento genérico. Essas mudanças institucionais poderiam induzir transformações na inserção de mercado e na posição competitiva dessas empresas e desencadear um processo de intensificação do esforço de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia farmacêutica no país, com ampliação dos recursos dedicados a esse fim, montagem de novas estruturas organizacionais e formação de esquemas de cooperação com agentes externos às empresas. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa, embora precedida de uma revisão abrangente da literatura pertinente, caracteriza-se como um estudo de multicasos. As empresas que compõem a amostra pesquisada foram definidas a partir do cruzamento de dois critérios: i) são todas empresas de porte relevante, situadas entre as maiores no ranking nacional do setor; e ii) a identificação na literatura setorial de casos que sugeriam inflexão nas estratégias tecnológicas. A pesquisa confirmou que as empresas estudadas passaram por uma significativa intensificação do esforço tecnológico, o que não impede que, relativamente ao padrão de concorrência vigente em escala internacional, esses esforços continuem a ser em média pequenos e tenham impactos modestos.<hr/>The aim of this research is to analyze the extension of changes in technological strategies of a group of Brazilian pharmaceutical companies, which we believe were induced by transformations in the institutional environment during the 1990s. Major institutional changes, such as the enacting of laws that recognized drug patents rights and fostered generic drugs market, have strengthened the market insertion and competitive position of these companies, what would enable an increase in research and development efforts in Brazil. In addition to the literature on technology strategy and drug industry, this study was based on interviews with six Brazilian pharmaceutical companies, all of which were ranked among the top national companies in the industry and have been considered in previous studies particularly active in the process of changing technological strategies. This research confirmed a significant intensification of technology efforts carried out by Brazilian drug companies. Nevertheless, the R&D intensity is still far below the global pattern and innovative impacts are slight. <![CDATA[<b>A transferência de tecnologia universidade-empresa no contexto brasileiro</b>: <b>uma revisão de estudos científicos publicados entre os anos 2005 e 2009</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema da gestão da inovação e transferência de tecnologia (TT) no contexto de interação universidade-empresa é relativamente novo no Brasil e emergente em âmbito internacional (REISMAN, 2005), assim, seus dados e teorias ainda se apresentam de modo fragmentado. Considerando essa fragilidade, este estudo objetivou identificar e analisar pesquisas recentes publicadas no Brasil sobre o tema, buscando contribuir para a consolidação desse corpo teórico. O trabalho, de cunho exploratório, revisou as pesquisas publicadas em periódicos nacionais entre 2005 e 2009, sob uma abordagem qualitativa. Os objetivos, métodos e principais resultados desses estudos foram sintetizados e discutidos. A análise coletiva desses trabalhos sugere que a cooperação universidade-empresa (U-E) gera inovações, aprendizados e benefícios mútuos. Esta aponta ainda existir muito espaço para ampliar a transferência de tecnologia U-E. O estudo identificou os métodos usados nas pesquisas; motivadores, facilitadores e obstáculos ao processo; elementos das estruturas universitárias, bem como políticas das IES e do governo intervenientes no processo; características de empresas geradas a partir de spillovers acadêmicos; o papel social exercido pelas IES; diferentes formas de TT na interação U-E; lacunas de pesquisas e sugestões para a realização de estudos futuros.<hr/>Innovation management and technology transfer (TT) in the context of university-industry interaction is a relatively new topic in Brazil and an emerging field internationally (REISMAN, 2005); thus, the data and theories related to it are still presented in a fragmented way. Therefore, the present study aimed to identify and analyze recent studies published in Brazil on the subject seeking to contribute to the consolidation of this theoretical framework. This exploratory study reviewed articles published in national journals between 2005 and 2009 using a qualitative approach. The goals, methods, and main results of these studies were summarized and discussed. The collective analysis of the studies suggests that university-industry (U-I) cooperation generates innovation, learning, and mutual benefits. It also indicates that there is still plenty of room for growth in U-I technology transfer. The literature review identified methods used in the studies, motivators, facilitators, and constraints of the process, structural characteristics and policies of universities, as well as government policies that affect the process, characteristics of firms created from academic spillovers, the social role played by universities, different forms of TT, research gaps, and suggestions for future studies. <![CDATA[<b>Cooperação com empresas de base tecnológica</b>: <b>pesquisa-ação no setor elétrico</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pressão por inovação em empresas de base tecnológica, em ciclos cada vez mais curtos e demandando competências complexas, tem levado as empresas à busca de uma estruturação sob a forma de redes de cooperação empresarial, a fim de mitigar riscos e reduzir custos enquanto acelera o time to market. Entretanto, apesar de todas as vantagens e oportunidades reais, há grandes barreiras a serem transpostas. O objetivo dessa pesquisa é compreender o processo de estruturação de uma rede de cooperação no contexto de empresas de base tecnológica. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação desenvolvida em 30 empresas do setor eletroeletrônico. Os resultados apontam o temor ao comportamento oportunista como o item mais crítico à formação da rede de cooperação empresarial.<hr/>The pressure for short-cycle innovation in technology-based enterprises and the demand for complex competencies have led companies to focus on developing enterprise network cooperation in order to reduce risks and costs, while speeding up time to market. Despite all real advantages and chances, there are great barriers to overcome. The objective of this research is to understand the process of development of a cooperation network between technology-based enterprises. The methodology used was the action-research, which was carried out in 30 companies in the electro-electronic sector. The results indicate that fear of opportunistic behavior is the most critical factor to the development of enterprise network cooperation.