Scielo RSS <![CDATA[História, Ciências, Saúde-Manguinhos]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-597020170003&lang=en vol. 24 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Our journal on the 25th International Congress of History of Science and Technology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300559&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The botanist George Gardner and his impressions of slave culture in Brazil: Rio de Janeiro, 1810-1850]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300567&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Analisa a viagem do britânico George Gardner ao Brasil durante os anos 1830. Após se graduar em história natural pela Universidade de Glasgow, influenciado por seu professor e por leituras de naturalistas de seu tempo, Gardner embarcou para o Brasil em março de 1836, chegando ao Rio de Janeiro dois meses depois. O artigo apresenta suas impressões sobre a escravidão no Brasil, procurando desvendar o universo simbólico de uma representação dramática descrita por ele, ocorrida em uma fazenda do Rio de Janeiro no dia de Natal. Desvelando a escravidão negra em seus circuitos atlânticos, comparamos o evento com outros semelhantes ocorridos no Brasil e em Trinidad e Tobago.<hr/>Abstract This article analyzes the English botanist George Gardner's trip to Brazil during the 1830s. After graduating from the University of Glasgow Gardner was influenced by his teacher and by readings of contemporary naturalists and set off for Brazil in March of 1836, arriving two months later in Rio de Janeiro. The article presents Gardner's impressions of slavery in Brazil, in an attempt to unveil the symbolic universe of a play he witnessed and described, which took place on a farm in Rio de Janeiro on Christmas night. By describing black slavery in its routes across the Atlantic, we compare this event with other similar happenings in Brazil and in Trinidad and Tobago. <![CDATA[The evolutionist debate in Spain during the nineteenth century: a re-examination]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300585&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este artículo realiza una revisión de los estudios sobre el evolucionismo en España y actualiza los conocimientos sobre el mismo tras los trabajos de Thomas Glick, la obra más filosófica de Diego Núñez y las aportaciones en los últimos años de la red latinoamericana de historia de la biología y la evolución, incidiendo en los aspectos más polémicos de la recepción de esta teoría. Incluye novedades como la identificación de los dibujos de El Museo Universal, siempre en discusión sobre su naturaleza lamarckiana o darwinista, el papel fundamental de la recepción de la obra de Haeckel en España frente a una recepción estrictamente darwiniana más débil, el papel jugado en la escuela histológica española y el impacto en la literatura.<hr/>Abstract This article re-examines the research on evolutionism in Spain and updates knowledge on this topic in light of the work of Thomas Glick, the more philosophical work of Diego Núñez and contributions in recent years from the Latin American network of historians of biology and evolution, who have dealt with the more polemical aspects of the reception of evolution theory. It includes new arguments, such as identification of the drawings in El Museo Universal, whose Lamarckian or Darwinian nature has been a subject of ongoing debate. It also covers the crucial role of the acceptance of Haeckel's work in Spain in comparison to the weaker support for a strictly Darwinian perspective, the role of the Spanish histology school, and the impact of evolutionism on literature. <![CDATA[The thalidomide tragedy: the struggle for victims' rights and improved pharmaceutical regulation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300603&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A tragédia da talidomida, no final dos anos 1950, constituiu um divisor de águas na regulação de medicamentos. Novos usos da droga estão sendo pesquisados e implementados atualmente. O artigo revisita a história da talidomida e seus desdobramentos no plano regulatório e dos direitos das vítimas no Brasil, com base em revisão de literatura, análise documental e reportes de jornais. Destaca que os eventos evidenciaram a carência de normas fortes para o uso seguro de medicamentos e mostra que a transformação dos acontecimentos em um problema público, mediante sua veiculação na mídia, e a crescente mobilização das vítimas foram forças essenciais que pressionaram por uma regulação de medicamentos mais efetiva.<hr/>Abstract The thalidomide tragedy in the late 1950s was a watershed moment for pharmaceutical regulation. New uses for this medication are being researched and implemented today. This article revisits the history of thalidomide and its consequences for regulation and for victims' rights in Brazil, based on a literature review, documentary analysis, and newspaper reports. The events highlighted herein show the lack of strong standards for safe medication use, as well as how the tragedy was transformed into a public problem through its divulgation in the press; the article also shows that the increasing mobilization of victims was essential in pushing for more effective drug regulations. <![CDATA[The evaluation of scientific productivity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300623&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto trata da avaliação da produtividade científica. Analisa o processo de metrificação da avaliação da produção científica, bem como o processo histórico de construção da avaliação científica e seus usos atuais. Argumenta que esse processo encerra um paradoxo: quanto mais impessoais se tornam as métricas, menor seu reconhecimento pelos cientistas. O estudo foi dividido em cinco partes: contextualização da problemática da avaliação científica; descrição das principais etapas do processo de institucionalização da metrificação; apresentação do processo de concepção dos principais indicadores de avaliação; exemplos da aplicação desses indicadores; apresentação das consequências analíticas e algumas recomendações para formulação de uma nova agenda de avaliação.<hr/>Abstract The paper examines the evaluation of scientific productivity. It analyzes the metrification of the evaluation of scientific production, as well as the historical construction, and current uses of scientific evaluation. It argues that this process contains a paradox: the more that metrics become impersonal, the less they are recognized by scientists. The study is divided into five sections: contextualization of the problematics of scientific evaluation; a description of the main stages in the institutionalization of metrification; an overview of the development of the main evaluation indexes; some examples of the application of these indexes; and analytical consequences and recommendations for the formulation of a new evaluation agenda. <![CDATA[Negotiating boundaries: Encyclopédie, romanticism, and the construction of science]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300645&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Natural history in the eighteenth and nineteenth centuries has been widely debated in the field of the social sciences. This paper explores the social negotiation of boundaries in the Encyclopédie and romantic science. Highlighting the importance of imagination and aesthetics to the scientific realms, we perceive a different comprehension of the scientific field through the empirical study of how scientific demarcation is constructed. Works by Erasmus Darwin, Goethe, and Humboldt illustrate how reliable science was performed through atypical scientific methods. After pointing out the links between literary, artistic, and scientific works, we then debate a series of changes that framed the scientific imagery of romantic and encyclopaedic sciences.<hr/>Resumo A história natural nos séculos XVIII e XIX tem sido amplamente debatida no campo das ciências sociais. Este artigo explora a negociação social de fronteiras na Encyclopédie e na ciência romântica. Destacando a importância da imaginação e da estética para os domínios científicos, percebemos uma compreensão diferente do campo científico por meio do estudo empírico de como a demarcação científica é construída. Obras de Erasmus Darwin, Goethe e Humboldt ilustram como o conceito de ciência confiável foi elaborado por meio de métodos científicos atípicos. Depois de apontar os vínculos entre obras literárias, artísticas e científicas, discutimos uma série de mudanças que moldaram o imaginário científico das ciências romântica e enciclopédica. <![CDATA[“New plants that scholars do not know:” scientific exploration of nature in Portuguese East Asia, 1768-1808]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300665&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Com a perda da maioria de suas conquistas para os neerlandeses, o Oriente português ficou reduzido a feitorias residuais, e o Brasil passou a ocupar o centro das atenções nas políticas coloniais. Assim, no século XVIII, a Coroa portuguesa não demonstrou grandes interesses em desenvolver o conhecimento autônomo da natureza do Oriente. Tais interesses se apresentavam vinculados a propósitos de reconfigurar a economia das colônias brasileiras. Ganhava corpo o intuito de aclimatar no Brasil espécies orientais de interesse econômico, como a pimenta-da-índia, a noz-moscada, a canela, o cravo, a teca e o sândalo, propósito que não foi imediatamente bem-sucedido. O artigo acompanha essa tentativa de estender ao Oriente a rede científica portuguesa e o processo de transplantação de espécies.<hr/>Abstract As Portugal lost most of its conquests to the Dutch, Portuguese East Asia was reduced to the remaining trading posts (feitorias) and Brazil became the center of attention for colonial policies. Consequently, during the eighteenth century the Portuguese crown did not express greater interest in developing native Eastern knowledge of nature. These interests were tied to goals involving reconfiguration of the economy of the Brazilian colonies. The idea to cultivate economically important Eastern species such as pepper, nutmeg, cinnamon, cloves, teak, and sandalwood in Brazil took shape, but was not immediately successful. This article examines this attempt to extend Portugal's scientific network to the East, as well as the process of transplanting these species. <![CDATA[The influence of Naturphilosophie in nineteenth-century science: electromagnetism and energy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300687&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Os fenômenos envolvendo eletromagnetismo e conservação da energia durante o século XIX não se enquadravam no paradigma newtoniano vigente. Havia entre os estudiosos a necessidade de explicar tais fatos considerando-se "algo mais", não expresso até então. É nessa explicação que a Naturphilosophie, programa filosófico associado ao movimento romântico alemão do século XIX, parece oferecer novos caminhos para entender as ciências. Neste artigo, trazemos os principais aspectos da obra de Schelling, principal expoente da Naturphilosophie, e como seus pressupostos foram inseridos nas ciências físicas para explicar o eletromagnetismo e a conservação da energia.<hr/>Abstract Phenomena involving electromagnetism and conservation of energy during the nineteenth century did not fit the reigning Newtonian paradigm. Among scholars, there was the need to explain such facts considering "something more" that had not yet been expressed. Through this explanation, Naturphilosophie, the philosophical branch associated with the German romantic movement of the nineteenth century, seems to offer new ways of understanding the sciences. In this article, we present main aspects of the work of Schelling, the main exponent of Naturphilosophie, and how his assumptions were inserted into the physical sciences to explain electromagnetism and conservation of energy. <![CDATA[Pangenesis, genes, epigenesis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300707&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Em 1868, Darwin publica seu livro The variation of animals and plants under domestication, no qual expõe sua teoria da hereditariedade. Nela se encontrava o pressuposto de que o desenvolvimento era fundamental para compreensão do processo evolutivo. No presente trabalho, é feita uma releitura da teoria darwiniana da pangênese, no intuito de rediscutir seu valor histórico. Conclui-se que a teoria da pangênese estava bem adequada a seu tempo e, mais do que isso, é possível encontrar ressonâncias de seu pressuposto em trabalhos das novas áreas biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo) e epigenética.<hr/>Abstract In 1868, Darwin published his book The variation of animals and plants under domestication, which laid out his theory of heredity. This included the assumption that development was essential to understanding the evolutionary process. This present article reassesses the Darwinian theory of pangenesis in order to revisit its historical value. The conclusion is that the theory of pangenesis was well-suited to its time, and additionally, reflections of this assumption can be found in work in new areas known as evolutionary biology of development (evo-devo) and epigenetics. <![CDATA[The aesthetics of degeneration and expressions of the alienated: readings from Júlio Dantas at the Rilhafoles Hospital]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300727&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A proposta é apresentar, brevemente, o modo como as expressões artísticas dos alienados surgem como elemento discursivo na leitura médica e crítica de Júlio Dantas, tendo como ponto de partida sua tese, Pintores e poetas de Rilhafolles, apresentada, em 1900, como conclusão do curso de medicina, em Lisboa. Trata especialmente da averiguação dos métodos utilizados por Dantas em suas investidas e proposições conceituais sobre essa temática, considerando que seus interesses iam ao encontro de questões muito específicas: as características e as formas da degeneração social. O artigo também propõe a revisão de algumas das reverberações nos meios sociais e artísticos provocadas pela publicação da tese.<hr/>Abstract The proposal of this article is to briefly present how artistic expressions of the alienated appear as a discursive element in medical and critical readings of Júlio Dantas, starting with his thesis, Pintores e poetas de Rilhafolles, which he presented in 1900 as the conclusion to his medicine course in Lisbon. This particularly involves investigating the methods Dantas used in his invested and conceptual propositions on this topic, considering that his interests responded to very specific issues: the characteristics and forms of social degeneration. The article also reviews some of the reverberations in the social and artistic environments that were insulted by the publication of the thesis. <![CDATA[Medicine is a joke: humorous depictions of physicians in the Santuário da Trindade newspaper]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300745&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa a representação do saber médico em Goiás nas primeiras décadas do século XX por meio de anedotas e artigos presentes no jornal católico Santuário da Trindade, em circulação de 1922 a 1931. Refletindo certo estranhamento à modernização da medicina, as anedotas ridicularizavam a ciência médica, demonstrando aquilo que Bakhtin caracterizou como a irreverência da cultura popular em relação às instituições sérias. Por outro lado, os saberes médicos foram altamente valorizados nos artigos do periódico, servindo como legitimadores do discurso moralizador de seus editores. Assim, no jornal, esses saberes foram representados, simultaneamente, de modo respeitoso e debochado, revelando a complexidade da absorção das mudanças nas práticas médicas no período.<hr/>Abstract This article analyzes representations of medical knowledge in Goiás in the early decades of the twentieth century through anecdotes and articles in the Catholic newspaper Santuário da Trindade, which circulated from 1922 to 1931. The anecdotes reflect a certain distancing from the modernization of medicine and ridicule medical science, demonstrating what Bakhtin characterized as the irreverence of popular culture in relation to serious institutions. On the other hand, medical knowledge was greatly esteemed in the paper's articles, and served to legitimize the moralizing discourse of its editors. Therefore, in the same newspaper this knowledge was simultaneously represented respectfully and mocked, revealing the complexity of how changes in medical practices during the period were absorbed. <![CDATA[European representations of birth control and abortions in Islamic societies and harems in the modern period]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300767&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Ao longo do período moderno, as mulheres islâmicas, residentes em palácios ou em casas comuns, recorriam a medidas para prevenir a concepção ou, quando a gravidez ocorria, para induzir o aborto. Para tanto, faziam uso de ervas, drogas abortivas ou contavam com o auxílio de outras mulheres para interromper uma gestação indesejada. Os registros sobre tais práticas eram feitos por europeus - em alguns casos, médicos - que viajaram para as regiões islâmicas e que retrataram esse cenário em suas narrativas. Além dos abortos, também se noticiava o infanticídio nos palácios imperiais. Discute-se aqui como tais fontes descreviam o controle de natalidade, e como problematizavam o harém lascivo - tópos recorrente na literatura orientalista - a partir da óptica médica.<hr/>Abstract Throughout the modern period, Islamic women (whether they lived in palaces or normal houses) resorted to measures to prevent conception or to induce abortion when pregnancy occurred. They used herbs and abortifacient drugs or relied on help from other women to eliminate unwanted pregnancies. Such practices were recorded by Europeans - in some cases, doctors - who traveled to Islamic regions and described these scenes in their narratives. In addition to abortions, infanticide was also observed in the imperial palaces. Here we discuss how these sources described birth control, and how they investigated the lascivious harem, a recurring trope in orientalist literature, from a medical perspective. <![CDATA[International expositions: a historiographic approach from Latin America]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300785&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O ensaio analisa a historiografia das exposições internacionais, encaradas como fenômenos geopolíticos da modernidade aos quais estariam associados a ordem burguesa, movimentos nacionalistas e colonialistas e uma rede expositiva que conectava distintos espaços e tempos. A maior parte dos estudos históricos recentes analisa o repertório e o padrão de linguagem dessas exposições, bem como a sua relação com questões políticas, econômicas, sociais e culturais. Destaca-se dentre as abordagens em curso, a produção latino-americana, ainda pouco visível ou integrada a um campo já consolidado e faz-se sugestões para ampliar sua visibilidade.<hr/>Abstract This essay examines the historiography of international exhibitions, seen as geopolitical phenomena of modernity to which are associated the rise of middle classes, nationalist and colonialist movements, as well as an exhibitionary network connecting distinct spaces and times. Most of the recent studies analyses this repertoire and this pattern, and their relationship with political, economic, social and cultural issues. This study stresses, among ongoing approaches, the Latin American work - still barely visible or integrated into a field which is already consolidated -, and suggests how its visibility can be improved. <![CDATA[A reading of gender: representations of normality in the magazine Vamos Ler!, 1936-1948]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300827&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A nota de pesquisa é fruto de uma investigação a respeito da circulação da normalidade, como categoria da medicina mental, entre a população leiga. A partir da hipótese de que a apropriação discursiva de categorias médicas é marcada por uma polifonia de sentidos, e não por homogeneidade, foi analisada a revista de variedades Vamos Ler! (1936-1948), caracterizada pela participação ativa do público leitor em seções de correspondência. A subjetividade contida nas cartas publicadas na revista permitiu observar que o discurso médico não era hegemônico na definição leiga de normalidade, ressaltando a presença de outros discursos - incluindo as experiências individuais dos próprios leitores - que assumiam a condição de verdade na construção das representações de homem e mulher normais.<hr/>Abstract This research note is the result of an investigation into the circulation of normality as a category of mental health among the lay population. Based on the hypothesis that the appropriation of discourse from medical categories is marked by a polyphony of meanings and not by homogeneity, this project analyzed the variety magazine Vamos Ler! (1936-1948), which featured active participation by its readers in correspondence sections. The subjectivity contained in the letters published in the magazine reveals that the medical discourse was not hegemonic in the lay definition of normality, emphasizing the presence of other discourses (including the experiences of individual readers) which assumed the condition of truth in constructing representations of normal men and women. <![CDATA[Malaria, modernity, and development in Argentina of the first half of the twentieth century]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300835&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A nota de pesquisa é fruto de uma investigação a respeito da circulação da normalidade, como categoria da medicina mental, entre a população leiga. A partir da hipótese de que a apropriação discursiva de categorias médicas é marcada por uma polifonia de sentidos, e não por homogeneidade, foi analisada a revista de variedades Vamos Ler! (1936-1948), caracterizada pela participação ativa do público leitor em seções de correspondência. A subjetividade contida nas cartas publicadas na revista permitiu observar que o discurso médico não era hegemônico na definição leiga de normalidade, ressaltando a presença de outros discursos - incluindo as experiências individuais dos próprios leitores - que assumiam a condição de verdade na construção das representações de homem e mulher normais.<hr/>Abstract This research note is the result of an investigation into the circulation of normality as a category of mental health among the lay population. Based on the hypothesis that the appropriation of discourse from medical categories is marked by a polyphony of meanings and not by homogeneity, this project analyzed the variety magazine Vamos Ler! (1936-1948), which featured active participation by its readers in correspondence sections. The subjectivity contained in the letters published in the magazine reveals that the medical discourse was not hegemonic in the lay definition of normality, emphasizing the presence of other discourses (including the experiences of individual readers) which assumed the condition of truth in constructing representations of normal men and women. <![CDATA[A map of many paths]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300838&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A nota de pesquisa é fruto de uma investigação a respeito da circulação da normalidade, como categoria da medicina mental, entre a população leiga. A partir da hipótese de que a apropriação discursiva de categorias médicas é marcada por uma polifonia de sentidos, e não por homogeneidade, foi analisada a revista de variedades Vamos Ler! (1936-1948), caracterizada pela participação ativa do público leitor em seções de correspondência. A subjetividade contida nas cartas publicadas na revista permitiu observar que o discurso médico não era hegemônico na definição leiga de normalidade, ressaltando a presença de outros discursos - incluindo as experiências individuais dos próprios leitores - que assumiam a condição de verdade na construção das representações de homem e mulher normais.<hr/>Abstract This research note is the result of an investigation into the circulation of normality as a category of mental health among the lay population. Based on the hypothesis that the appropriation of discourse from medical categories is marked by a polyphony of meanings and not by homogeneity, this project analyzed the variety magazine Vamos Ler! (1936-1948), which featured active participation by its readers in correspondence sections. The subjectivity contained in the letters published in the magazine reveals that the medical discourse was not hegemonic in the lay definition of normality, emphasizing the presence of other discourses (including the experiences of individual readers) which assumed the condition of truth in constructing representations of normal men and women. <![CDATA[Evolution, monkeys, and cavemen in 1920s America]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300842&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A nota de pesquisa é fruto de uma investigação a respeito da circulação da normalidade, como categoria da medicina mental, entre a população leiga. A partir da hipótese de que a apropriação discursiva de categorias médicas é marcada por uma polifonia de sentidos, e não por homogeneidade, foi analisada a revista de variedades Vamos Ler! (1936-1948), caracterizada pela participação ativa do público leitor em seções de correspondência. A subjetividade contida nas cartas publicadas na revista permitiu observar que o discurso médico não era hegemônico na definição leiga de normalidade, ressaltando a presença de outros discursos - incluindo as experiências individuais dos próprios leitores - que assumiam a condição de verdade na construção das representações de homem e mulher normais.<hr/>Abstract This research note is the result of an investigation into the circulation of normality as a category of mental health among the lay population. Based on the hypothesis that the appropriation of discourse from medical categories is marked by a polyphony of meanings and not by homogeneity, this project analyzed the variety magazine Vamos Ler! (1936-1948), which featured active participation by its readers in correspondence sections. The subjectivity contained in the letters published in the magazine reveals that the medical discourse was not hegemonic in the lay definition of normality, emphasizing the presence of other discourses (including the experiences of individual readers) which assumed the condition of truth in constructing representations of normal men and women. <![CDATA[Perspectives on Alexandre Koyré, historian and philosopher of scientific thought]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300845&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A nota de pesquisa é fruto de uma investigação a respeito da circulação da normalidade, como categoria da medicina mental, entre a população leiga. A partir da hipótese de que a apropriação discursiva de categorias médicas é marcada por uma polifonia de sentidos, e não por homogeneidade, foi analisada a revista de variedades Vamos Ler! (1936-1948), caracterizada pela participação ativa do público leitor em seções de correspondência. A subjetividade contida nas cartas publicadas na revista permitiu observar que o discurso médico não era hegemônico na definição leiga de normalidade, ressaltando a presença de outros discursos - incluindo as experiências individuais dos próprios leitores - que assumiam a condição de verdade na construção das representações de homem e mulher normais.<hr/>Abstract This research note is the result of an investigation into the circulation of normality as a category of mental health among the lay population. Based on the hypothesis that the appropriation of discourse from medical categories is marked by a polyphony of meanings and not by homogeneity, this project analyzed the variety magazine Vamos Ler! (1936-1948), which featured active participation by its readers in correspondence sections. The subjectivity contained in the letters published in the magazine reveals that the medical discourse was not hegemonic in the lay definition of normality, emphasizing the presence of other discourses (including the experiences of individual readers) which assumed the condition of truth in constructing representations of normal men and women. <![CDATA[Gender identity, sexuality, and therapeutic interventions in The danish girl (2015)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300848&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A nota de pesquisa é fruto de uma investigação a respeito da circulação da normalidade, como categoria da medicina mental, entre a população leiga. A partir da hipótese de que a apropriação discursiva de categorias médicas é marcada por uma polifonia de sentidos, e não por homogeneidade, foi analisada a revista de variedades Vamos Ler! (1936-1948), caracterizada pela participação ativa do público leitor em seções de correspondência. A subjetividade contida nas cartas publicadas na revista permitiu observar que o discurso médico não era hegemônico na definição leiga de normalidade, ressaltando a presença de outros discursos - incluindo as experiências individuais dos próprios leitores - que assumiam a condição de verdade na construção das representações de homem e mulher normais.<hr/>Abstract This research note is the result of an investigation into the circulation of normality as a category of mental health among the lay population. Based on the hypothesis that the appropriation of discourse from medical categories is marked by a polyphony of meanings and not by homogeneity, this project analyzed the variety magazine Vamos Ler! (1936-1948), which featured active participation by its readers in correspondence sections. The subjectivity contained in the letters published in the magazine reveals that the medical discourse was not hegemonic in the lay definition of normality, emphasizing the presence of other discourses (including the experiences of individual readers) which assumed the condition of truth in constructing representations of normal men and women. <![CDATA[On “Colonial scientific-medical documentary films and the legitimization of an ideal state in post-war Spain,” or the importance of being cited]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300853&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A nota de pesquisa é fruto de uma investigação a respeito da circulação da normalidade, como categoria da medicina mental, entre a população leiga. A partir da hipótese de que a apropriação discursiva de categorias médicas é marcada por uma polifonia de sentidos, e não por homogeneidade, foi analisada a revista de variedades Vamos Ler! (1936-1948), caracterizada pela participação ativa do público leitor em seções de correspondência. A subjetividade contida nas cartas publicadas na revista permitiu observar que o discurso médico não era hegemônico na definição leiga de normalidade, ressaltando a presença de outros discursos - incluindo as experiências individuais dos próprios leitores - que assumiam a condição de verdade na construção das representações de homem e mulher normais.<hr/>Abstract This research note is the result of an investigation into the circulation of normality as a category of mental health among the lay population. Based on the hypothesis that the appropriation of discourse from medical categories is marked by a polyphony of meanings and not by homogeneity, this project analyzed the variety magazine Vamos Ler! (1936-1948), which featured active participation by its readers in correspondence sections. The subjectivity contained in the letters published in the magazine reveals that the medical discourse was not hegemonic in the lay definition of normality, emphasizing the presence of other discourses (including the experiences of individual readers) which assumed the condition of truth in constructing representations of normal men and women. <![CDATA[On the right to not cite, and not being deceivingly lynched and libeled because of it]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000300856&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A nota de pesquisa é fruto de uma investigação a respeito da circulação da normalidade, como categoria da medicina mental, entre a população leiga. A partir da hipótese de que a apropriação discursiva de categorias médicas é marcada por uma polifonia de sentidos, e não por homogeneidade, foi analisada a revista de variedades Vamos Ler! (1936-1948), caracterizada pela participação ativa do público leitor em seções de correspondência. A subjetividade contida nas cartas publicadas na revista permitiu observar que o discurso médico não era hegemônico na definição leiga de normalidade, ressaltando a presença de outros discursos - incluindo as experiências individuais dos próprios leitores - que assumiam a condição de verdade na construção das representações de homem e mulher normais.<hr/>Abstract This research note is the result of an investigation into the circulation of normality as a category of mental health among the lay population. Based on the hypothesis that the appropriation of discourse from medical categories is marked by a polyphony of meanings and not by homogeneity, this project analyzed the variety magazine Vamos Ler! (1936-1948), which featured active participation by its readers in correspondence sections. The subjectivity contained in the letters published in the magazine reveals that the medical discourse was not hegemonic in the lay definition of normality, emphasizing the presence of other discourses (including the experiences of individual readers) which assumed the condition of truth in constructing representations of normal men and women.