Scielo RSS <![CDATA[Horizontes Antropológicos]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-718320020002&lang=en vol. 8 num. 18 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Apresentação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Teorizando a etnoarqueologia e a analogia</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se de um primeiro e abrangente estudo daquilo que permanece. Apesar de sua centralidade e múltiplas articulações, a Etnoarqueologia é uma das menos conhecidas subdisciplinas da Antropologia. Primeiramente desenvolvida como o estudo da cultura material etnográfica a partir de perspectivas arqueológicas, ela expandiu seu alcance e relevância ao longo do último meio século. Os autores são renomados profissionais, e suas abordagens teóricas englobam tanto o processualismo da Nova Arqueologia, como o pós-processualismo dos anos 80 e 90. O livro traz uma abordagem de estudo de caso e é equilibrado em sua cobertura geográfica e temática, incluindo exames de materiais em francês e alemão. Três capítulos introduzem o assunto e sua história, fazem um levantamento do amplo espectro teórico necessário e discutem métodos de campo e ética. Dez capítulos temáticos tratam de processos de formação, subsistência, o estudo da produção e estilos de artefatos, estrutura e arquitetura de sítios, produção especialista de artesanato, comércio e troca, e práticas mortuárias e ideologia. O livro conclui com a apreciação das contribuições, de fato e potenciais, da Etnoarqueologia e de seu lugar dentro da Antropologia. Generosamente ilustrado, o livro inclui fotografias de renomados etnoarqueólogos em ação.<hr/>Ethnoarchaeology is still one of the lesser known areas of study in Anthropology, although it is central and has multiple relations to other fields. Initially, Ethnoarchaeology evolved as the study of the ethnographic material culture from an archeaological perspective, and during the past fifty years it has expanded both its scope and importance. Both authors are well-known professionals and their theoretical approaches involve both the processualism of the New Archeaology and the post-procesualism of the 1980s and 90s. The book is based on case studies, giving ample and equal coverage to different geographical regions and diverse themes, including analysis of material both in French and German. The introduction to Ethnoarchaeology and its history, and also a survey of the necessary ample theoretical spectrum and a discussion of field methods and ethics, are made in three chapters. Ten different thematic chapters deal with formation processes, subsistence, the study of production and styles of manufactured articles, sites' structures and architecture, craft work specialist production, commerce and trade, mortuary practices and ideology. The book concludes by examining both how Ethnoarchaeology has contributed and may still bring contributions to Anthropology, as well as the place it occupies in the discipline of Anthropology. The book is generously illustrated, including photographs of well known ethnoarchaeologists at work. <![CDATA[<B>Acerca de la Etnoarqueología en América del Sur</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en La Etnoarqueología es una disciplina de desarrollo aun muy limitado en América del Sur a pesar del potencial de la región para este tipo de investigaciones. Sin embargo, en la última década se han incrementado los proyectos etnoarqueológicos, sobre todo por parte de los arqueólogos sudamericanos. En este artículo se revisan las bases conceptuales de esta subdisciplina y se analizan sus tendencias en América del Sur. Se discute el potencial de la Etnoarqueología, no solo para vincular la conducta humana con los derivados materiales, sino tambien para entender bajo que condiciones es esperable cierto tipo de registro arqueológico Por último, se explora la utilidad de la Etnoarqueología para abordar otras formas de pensamientos y de patrones de racionalidad, que aunque difíciles de indentificar en el registro arqueológico, son claves para entender aspectos esenciales de las sociedades del pasado.<hr/>Despite all of the potential that South America has for ethnoarchaeo-logical research, the development of Ethnoarchaeology is still very limited in this region. Only in the last decade ethnoarchaeological projects have grown, specially among South American archeologists. The present article revises the conceptual foundations of this field of study and analyses its present tendencies in South America. A discussion of the field's potential is made, not only as to what it can bring to the study of the relationship between human conduct and material derivations, but also as to the conditions in which we can expect to find certain types of archeological data. At last, the present article explores the uses that can be made out of Ethnoarchaeology in the study of other forms of thought and other patterns of rationality - forms and patterns that are hard to be identified in archeological data but are essential to understanding fundamental aspects of past societies. <![CDATA[<B>Genealogia de objetos e antropologia da objetivação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo defende a idéia de que a questão da gênese social de técnicas deve ser abordada levando-se em conta prioritariamente aquilo que se chama, por convenção, de "escolhas técnicas", invertendo o procedimento habitual para estudá-las. Ao invés de explicações tautológicas que visam a esclarecer as vantagens adaptativas que tornariam necessárias a emergência de uma técnica, questiona-se, aqui, as determinações negativas da escolha: por que tal técnica não apareceu em tal contexto particular que a tornaria possível? Toda técnica resumindo-se a uma relação entre o homem e a matéria viva (nela compreendido ele mesmo) ou inorgânica, esta relação deve ser objetivável, ou seja, representável a partir do estoque preexistente de relações consideradas como possíveis no interior do conjunto cultural considerado. Esta proposição é ilustrada por uma explicação da rejeição da domesticação animal pelas populações ameríndias da Amazônia.<hr/>The present article defends the idea that we should subvert the usual procedure used to study the social genesis of techniques. The issue of the social genesis of techniques should be studied by considering, first and foremost, that which is conventionally called "technical choices." Habitually, tautological explanations are given in an attempt to explain the adaptive advantages that make a certain technique necessarily emerge. Rather than offering such explanations, the negative determinants for a technological choice are examined here. Negative determinants are sought with questions such as why did such technique not appear in that particular context where it could have possibly appeared? Any technique may be thought of as a relationship between man and the inorganic or live matter (which he himself is a part of). If so, then such a relationship can be objectified, that is, it can be represented with preexistent relationships considered possible in a given cultural group. This idea regarding technique is illustrated here with an explanation for the rejection by the Amazon Amerindian populations of animal domestication. <![CDATA[<B>A prática do xamanismo entre os Kaingang do Brasil meridional</B>: <B>uma breve comparação com o xamanismo Bororo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os Kaingang, uma sociedade ameríndia da família lingüística Jê, habitantes do sul do Brasil, possuem xamãs, nomeados de kuiã, que provêem de somente uma metade (a metade Kamé) e que dispõem de um animal-auxiliar associado a sua metade de origem. No plano sociológico, tudo se passa como se o xamanismo kaingang envolvesse uma metade, que se ocupa, sem partilha ou complementaridade com a outra metade, de sua prática. Este fato contrasta com os outros aspectos da vida ritual kaingang que se caracteriza pela obrigatoriedade complementar entre os membros das metades kamé e kairu. De um ponto de vista comparativo, o caso Kaingang difere da assimetria e da necessária complementaridade existente entre os Bororo, entre os xamãs bope, quase sempre da metade tugarege, e xamãs aroe, que são quase sempre da metade exarae. Bope e aroe são complementos inversos um do outro que definem os pólos ideológicos da sociedade bororo. Em contraste, o xamanismo kaingang parece corresponder à forma restrita do princípio hierárquico que concebe uma oposição cujos componentes estão ligados por uma relação de contrariedade, a oposição hierárquica, definida como uma relação englobante-englobado. Um dos termos (kamé) é idêntico ao todo e engloba o outro (kairu). O dualismo permite o engendramento de contrastes úteis em função dos contextos muito variados e mutáveis, contrastes que são construídos a partir de princípios simples: o idêntico e o diferente, o uno e o múltiplo, o centro e a periferia, o masculino e o feminino, o alto e o baixo, etc. No plano de uma sociedade de organização dualista - como o caso dos Kaingang e Bororo demonstram - é importante determinar a relação respectiva das metades afim de compreender seu papel complementar e assimétrico na constituição da instituição da prática xamânica. Este estudo demonstra a urgência e o interesse de estender a comparação às outras sociedades Jê.<hr/>The Kaingang are an Amerindian society, of the Jê linguistic group, who live in the southern region of Brazil. Among the Kaingang there are shamans, called kuiã, who arise only from one portion, the Kamé moiety, and who have an auxiliary animal associated to their original group. It is as if the Kaingang shamanism involved, on the sociological level, one half of the group, a moiety that is solely occupied, without any complementarity or sharing, with the field of practice. Such a division is in stark contrast with all other ritual aspects of the Kaingang, for their rituals are characterized by the complementary obligation between members of the Kamé and Kairu moieties. If we compare the Kaingang case with the Bororo, we can see that the Kaingang division contrasts with the Bororo's asymmetry and necessary complementarity. In the Bororo case, the bope shamans are usually from the Tugarege moiety, while the aroe shamans are usually from the Exarae moiety. For the Bororo, the bope and aroe shamans complement each other, one being the reverse of the other, and both determine the two related ideological opposites of the Bororo society. The Kaingang shamanism, in contrast to the Bororo's, seems to correspond to the most narrow form of the hierarchical principle - as an opposition of the hierarchical kind, defined as a relationship of the encompassing-encompassed type, where the elements are related by an opposition. One element (Kamé) is identical to the whole and encompasses the other element (Kairu) of the relationship. Such dualism allows useful contrasts to come up, depending on varied and changeable contexts. These contrasts are based on quite simple principles: sameness and difference, one and multiple, center and outskirts, male and female, high and low, etc. Determining the relationship between the moieties in a society with a dualistic organization is important - as the Kaingang and Bororo cases illustrate - to comprehend the complementary and asymmetrical role that each moiety plays constituting both the institution and the practice of shamanism. The present study reveals the need and interest of extending such a comparison to other Jê societies. <![CDATA[<B>Desaparecimento e emergência dos grupos subordinados na arqueologia brasileira</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das maneiras como a subordinação foi deixada em segundo plano na interpretação da evidência, tanto na Arqueologia histórica como pré-histórica, e das mudanças recentes, menos restritas, na disciplina no Brasil e como a identidade nacional foi marcada pelo estudo da cultura material e sua apresentação. Trata-se do discurso imperial sobre as origens da civilização, seguido de um estudo do ocaso da Arqueologia imperial e das primeiras décadas do século XX, assim como da Arqueologia acadêmica, a partir da década de 1940.<hr/>This paper explores the ways subordination has been sidelined in the archaeological interpretation of the evidence, in both prehistoric and historical archaeologies, and the recent, less restrictive, developments in the discipline in Brazil and how national identity has been shaped by material culture study and display. It deals with an Imperial discourse on the origins of civilisation, followed by the demise of Imperial archaeology and the early twentieth century and the scholarly archaeology from the 1940s. <![CDATA[<B>Um olhar etnoarqueológico para a ocupação guarani no estado de São Paulo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os processos de formação do registro arqueológico podem ser identificados através de pesquisas etnoarqueológicas. A Etnoarqueologia utiliza analogias etnográficas, principalmente a partir das observações de aspectos do comportamento de grupos humanos contemporâneos, visando estudar o material arqueológico e sua relação com esse comportamento. O Estado de São Paulo tem sido identificado como uma área de fronteiras entre grupos ceramistas pré-coloniais e os arqueólogos tentam compreender melhor a ocupação Guarani, especialmente no vale do rio Paranapanema, no sul do Estado. Comparações entre as informações etnográficas e os achados arqueológicos estão sendo feitas, como a identificação das casas-grandes Guarani às manchas de terra preta encontradas nos sítios arqueológicos e o conjunto destes núcleos de solo antropogênico às aldeias. A compreensão da ocupação Guarani nos períodos pré-coloniais pelos arqueólogos tem sido alterada pelos dados etnográficos e estudos que tratem das relações dos Guarani com outros grupos, como os Jê, estão sendo desenvolvidos.<hr/>Formation processes of the archaeological record can be identified through ethnoarchaeological researches. Ethnoarchaeology uses etnographic analogies, mostly from observation of aspects of contemporaneous behavior, aiming to study the archaeological remains and their relation with this behavior. The State of São Paulo has been recognized as a frontier between different precolonial ceramic groups, and archaeologists try to better understand the Guarani occupation, specially at the Paranapanema valley, in the southern part of the state.Comparisons between etnographic informations and archaeological remains are being made, as the identification of the Guarani big houses to the black earth found at archaeological sites, and the set of these antropogenetic soils to the settlements. The understanding of precolonial Guarani occupation has been modified by archaeologists using etnographic data, while studies about the relations between Guarani and other groups, like Jê, are under way. <![CDATA[<B>Mito e arqueologia</B>: <B>a interpretação dos Asurini do Xingu sobre os vestígios arqueológicos encontrados no parque indígena Kuatinemu - Pará</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo visa descrever o modo como os Asurini do Xingu, uma população tupi que ocupa uma aldeia às margens do rio Xingu, interpreta os vestígios arqueológicos existentes em seu território. A partir disso, inicia uma reflexão sobre as diferentes possibilidades interpretativas do passado e ressalta a necessidade de um compromisso interdisciplinar na definição da posse e manutenção dos territórios indígenas e na preservação do patrimônio arqueológico nelas existente.<hr/>The present article starts by describing how the Asurini of the Xingu, a Tupi population that lives in a village by the Xingu River, interprets the archaeological traces that exist inside the boundaries of their territory. A reflection is then made on the different interpretative possibilities for the past. The article stresses the need of an interdisciplinary commitment concerning the definition of possession and maintenance of indigenous territories, and for the preservation of the archaeological patrimony that exists in these territories. <![CDATA[<B>Dualismo e cosmologia <I>Kaingang</B></I>: <B>o xamã e o domínio da floresta</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto enfoca as interpenetrações entre os diferentes domínios do cosmos Kaingang, discutindo, principalmente, o papel do sistema xamânico como mediador entre esses domínios. Ao mesmo tempo, constitui-se numa tentativa de compreender a construção cultural do conceito de "natureza" da sociedade Kaingang, refletindo sobre sua concepção cosmológica dualista que enfatiza a fertilidade da junção de princípios percebidos como contrários.<hr/>The present article focuses on the interrelationships between the different domains of the Kaingang cosmos. In particular, this article discusses the role of the shaman system as a mediator between these cosmic domains. The present reflection also attempts to understand how the Kaingang society culturally construes its idea of "nature," based on studies of this societies' dualistic cosmological conception, which emphasizes the fertility of uniting principles held to be in opposition. <![CDATA[<B>O sistema econômico nas sociedades indígenas Guarani pré-coloniais</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Reconstitui-se a modalidade doméstica da produção econômica entre os Guarani pré-históricos, integrando as informações arqueológicas e etno-históricas relativas ao passado, com os dados obtidos pela Etnografia e pela Etnologia sobre grupos Guarani mais atuais. Estas informações são avaliadas desde os referenciais da Antropologia econômica, permitindo reconhecer o sistema econômico Guarani como fundado nas relações familiares de produção, circulação e consumo de serviços/recursos/bens, subordinados pela lógica do dom e da reciprocidade. Analisa-se a economia guarani como um campo não-emancipado do campo social, estando a produção voltada principalmente ao abastecimento alimentar do núcleo doméstico, fundada sobre tecnologia simples, sem complexa divisão do trabalho e com relativa liberdade na utilização dos recursos. Conceitos de autores como Karl Marx, Karl Polanyi, Maurice Godelier e Marshal Sahlins são avaliados em sua propriedade de aplicação ao caso da economia Guarani.<hr/>This paper traces back the domestic mode of economic production that existed among the prehistoric Guarani, bringing together the archeological and ethno-historic information about the past with the more current ethnographic and ethnological data on Guarani groups. By means of an analytical framework borrowed from economic anthropology, we can recognize the Guarani economic system as one founded on familiar relations of production, circulation and consumption of services, resources and goods; these relations are all subordinated to a Logic of Gift and Reciprocity. The Guarani economy is seen as field that is dependant upon the social field. Production is made so as to furnish the domestic unit with food and is founded on simple technology, without any complex division of labor and with relative freedom as to the use of resources. This paper also reflects upon how ideas from authors such as Karl Marx, Karl Polanyi, Maurice Godelier, and Marshall Sahlins may be applied for the Guarani economy. <![CDATA[<B>Sociedades indígenas, racismo y discriminación</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo trata de la cuestión racista y discriminatoria de los Estados nacionales latinoamericanos respecto a las sociedades indias. El punto de partida es una breve exposición teórica sobre conceptos como raza y globalización. El artículo concluye que el proyecto indio se opone al proyecto nacional dominante en cuanto propone una nueva unidad política pluriétnica y multinacional.<hr/>This article examines the issue of racism and discrimination as impetrated by national Latin-American states toward indigenous societies. The starting point is a theoretical discussion regarding the concepts of race and globalization. The conclusion contends that the indigenous project is opposed to the dominant national project, once the indigenous project proposes a new form of multi ethnical and multi national politics. <![CDATA[<B>Tolerância zero</B>: <B>a má interpretação dos resultados</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en As estratégias e a realidade do policiamento praticado nas ruas de Nova Iorque têm mudado dramaticamente nos últimos vinte anos. Programas agressivos visando a apreensão de armas e drogas são os principais objetivos das novas estratégias anticrime. Enquanto as taxas de criminalidade têm sido as mais baixas em 30 anos, as prisões por pequenos delitos são as mais altas de todos tempos. Existem poucas evidências para sugerir que o mercado de venda de drogas foi eliminado ou substancialmente reduzido. Esta pesquisa etnográfica explora o impacto destas estratégias de policiamento na qualidade de vida nos bairros da cidade de Nova Iorque. Este trabalho argumenta que para se entender o relacionamento entre o mercado de drogas e os crimes violentos devemos fazer mais do que comparar os números de prisões geradas pelas estratégias empregadas e entender o papel que as drogas ilegais desempenham na política econômica.<hr/>The strategies and the realities of policing as practiced on the streets of New York City have changed dramatically in the last twenty years. Aggressive programs aimed at taking guns and drugs off the streets were among the main goals of these new anti-crime strategies. At at time when crime is at its lowest level in thirty years, arrests for low-level offences are higher than ever before. There is little evidence to suggest that drug markets have been eliminated or even substantially reduced. This ethnographic research explores the impact of these new policing strategies on the quality of life in the neighborhoods of New York City and argues that an understanding of the complex relationships between drug markets and crime must move beyond simply coparing the numbers of arrests genberated by different policing sterategies to an understanding of the role played by drugs in the wider political eceonomy. <![CDATA[<B>Entrevista com Pedro Ignácio Schmitz</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en As estratégias e a realidade do policiamento praticado nas ruas de Nova Iorque têm mudado dramaticamente nos últimos vinte anos. Programas agressivos visando a apreensão de armas e drogas são os principais objetivos das novas estratégias anticrime. Enquanto as taxas de criminalidade têm sido as mais baixas em 30 anos, as prisões por pequenos delitos são as mais altas de todos tempos. Existem poucas evidências para sugerir que o mercado de venda de drogas foi eliminado ou substancialmente reduzido. Esta pesquisa etnográfica explora o impacto destas estratégias de policiamento na qualidade de vida nos bairros da cidade de Nova Iorque. Este trabalho argumenta que para se entender o relacionamento entre o mercado de drogas e os crimes violentos devemos fazer mais do que comparar os números de prisões geradas pelas estratégias empregadas e entender o papel que as drogas ilegais desempenham na política econômica.<hr/>The strategies and the realities of policing as practiced on the streets of New York City have changed dramatically in the last twenty years. Aggressive programs aimed at taking guns and drugs off the streets were among the main goals of these new anti-crime strategies. At at time when crime is at its lowest level in thirty years, arrests for low-level offences are higher than ever before. There is little evidence to suggest that drug markets have been eliminated or even substantially reduced. This ethnographic research explores the impact of these new policing strategies on the quality of life in the neighborhoods of New York City and argues that an understanding of the complex relationships between drug markets and crime must move beyond simply coparing the numbers of arrests genberated by different policing sterategies to an understanding of the role played by drugs in the wider political eceonomy. <![CDATA[<B>Crianças indígenas</B>: <B>ensaios antropológicos</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en As estratégias e a realidade do policiamento praticado nas ruas de Nova Iorque têm mudado dramaticamente nos últimos vinte anos. Programas agressivos visando a apreensão de armas e drogas são os principais objetivos das novas estratégias anticrime. Enquanto as taxas de criminalidade têm sido as mais baixas em 30 anos, as prisões por pequenos delitos são as mais altas de todos tempos. Existem poucas evidências para sugerir que o mercado de venda de drogas foi eliminado ou substancialmente reduzido. Esta pesquisa etnográfica explora o impacto destas estratégias de policiamento na qualidade de vida nos bairros da cidade de Nova Iorque. Este trabalho argumenta que para se entender o relacionamento entre o mercado de drogas e os crimes violentos devemos fazer mais do que comparar os números de prisões geradas pelas estratégias empregadas e entender o papel que as drogas ilegais desempenham na política econômica.<hr/>The strategies and the realities of policing as practiced on the streets of New York City have changed dramatically in the last twenty years. Aggressive programs aimed at taking guns and drugs off the streets were among the main goals of these new anti-crime strategies. At at time when crime is at its lowest level in thirty years, arrests for low-level offences are higher than ever before. There is little evidence to suggest that drug markets have been eliminated or even substantially reduced. This ethnographic research explores the impact of these new policing strategies on the quality of life in the neighborhoods of New York City and argues that an understanding of the complex relationships between drug markets and crime must move beyond simply coparing the numbers of arrests genberated by different policing sterategies to an understanding of the role played by drugs in the wider political eceonomy. <![CDATA[<B>Antropologia, história e educação</B>: <B>a questão indígena e a escola</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en As estratégias e a realidade do policiamento praticado nas ruas de Nova Iorque têm mudado dramaticamente nos últimos vinte anos. Programas agressivos visando a apreensão de armas e drogas são os principais objetivos das novas estratégias anticrime. Enquanto as taxas de criminalidade têm sido as mais baixas em 30 anos, as prisões por pequenos delitos são as mais altas de todos tempos. Existem poucas evidências para sugerir que o mercado de venda de drogas foi eliminado ou substancialmente reduzido. Esta pesquisa etnográfica explora o impacto destas estratégias de policiamento na qualidade de vida nos bairros da cidade de Nova Iorque. Este trabalho argumenta que para se entender o relacionamento entre o mercado de drogas e os crimes violentos devemos fazer mais do que comparar os números de prisões geradas pelas estratégias empregadas e entender o papel que as drogas ilegais desempenham na política econômica.<hr/>The strategies and the realities of policing as practiced on the streets of New York City have changed dramatically in the last twenty years. Aggressive programs aimed at taking guns and drugs off the streets were among the main goals of these new anti-crime strategies. At at time when crime is at its lowest level in thirty years, arrests for low-level offences are higher than ever before. There is little evidence to suggest that drug markets have been eliminated or even substantially reduced. This ethnographic research explores the impact of these new policing strategies on the quality of life in the neighborhoods of New York City and argues that an understanding of the complex relationships between drug markets and crime must move beyond simply coparing the numbers of arrests genberated by different policing sterategies to an understanding of the role played by drugs in the wider political eceonomy. <![CDATA[<B><I>"</I>Vocês, brancos, não têm alma<I>"</B></I>: <B>histórias de fronteira</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en As estratégias e a realidade do policiamento praticado nas ruas de Nova Iorque têm mudado dramaticamente nos últimos vinte anos. Programas agressivos visando a apreensão de armas e drogas são os principais objetivos das novas estratégias anticrime. Enquanto as taxas de criminalidade têm sido as mais baixas em 30 anos, as prisões por pequenos delitos são as mais altas de todos tempos. Existem poucas evidências para sugerir que o mercado de venda de drogas foi eliminado ou substancialmente reduzido. Esta pesquisa etnográfica explora o impacto destas estratégias de policiamento na qualidade de vida nos bairros da cidade de Nova Iorque. Este trabalho argumenta que para se entender o relacionamento entre o mercado de drogas e os crimes violentos devemos fazer mais do que comparar os números de prisões geradas pelas estratégias empregadas e entender o papel que as drogas ilegais desempenham na política econômica.<hr/>The strategies and the realities of policing as practiced on the streets of New York City have changed dramatically in the last twenty years. Aggressive programs aimed at taking guns and drugs off the streets were among the main goals of these new anti-crime strategies. At at time when crime is at its lowest level in thirty years, arrests for low-level offences are higher than ever before. There is little evidence to suggest that drug markets have been eliminated or even substantially reduced. This ethnographic research explores the impact of these new policing strategies on the quality of life in the neighborhoods of New York City and argues that an understanding of the complex relationships between drug markets and crime must move beyond simply coparing the numbers of arrests genberated by different policing sterategies to an understanding of the role played by drugs in the wider political eceonomy. <![CDATA[<B>Uri e Wãxi</B>: <B>estudos interdisciplinares dos Kaingang</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en As estratégias e a realidade do policiamento praticado nas ruas de Nova Iorque têm mudado dramaticamente nos últimos vinte anos. Programas agressivos visando a apreensão de armas e drogas são os principais objetivos das novas estratégias anticrime. Enquanto as taxas de criminalidade têm sido as mais baixas em 30 anos, as prisões por pequenos delitos são as mais altas de todos tempos. Existem poucas evidências para sugerir que o mercado de venda de drogas foi eliminado ou substancialmente reduzido. Esta pesquisa etnográfica explora o impacto destas estratégias de policiamento na qualidade de vida nos bairros da cidade de Nova Iorque. Este trabalho argumenta que para se entender o relacionamento entre o mercado de drogas e os crimes violentos devemos fazer mais do que comparar os números de prisões geradas pelas estratégias empregadas e entender o papel que as drogas ilegais desempenham na política econômica.<hr/>The strategies and the realities of policing as practiced on the streets of New York City have changed dramatically in the last twenty years. Aggressive programs aimed at taking guns and drugs off the streets were among the main goals of these new anti-crime strategies. At at time when crime is at its lowest level in thirty years, arrests for low-level offences are higher than ever before. There is little evidence to suggest that drug markets have been eliminated or even substantially reduced. This ethnographic research explores the impact of these new policing strategies on the quality of life in the neighborhoods of New York City and argues that an understanding of the complex relationships between drug markets and crime must move beyond simply coparing the numbers of arrests genberated by different policing sterategies to an understanding of the role played by drugs in the wider political eceonomy. <![CDATA[<B>Inimigos fiéis</B>: <B>história, guerra e xamanismo na Amazônia</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en As estratégias e a realidade do policiamento praticado nas ruas de Nova Iorque têm mudado dramaticamente nos últimos vinte anos. Programas agressivos visando a apreensão de armas e drogas são os principais objetivos das novas estratégias anticrime. Enquanto as taxas de criminalidade têm sido as mais baixas em 30 anos, as prisões por pequenos delitos são as mais altas de todos tempos. Existem poucas evidências para sugerir que o mercado de venda de drogas foi eliminado ou substancialmente reduzido. Esta pesquisa etnográfica explora o impacto destas estratégias de policiamento na qualidade de vida nos bairros da cidade de Nova Iorque. Este trabalho argumenta que para se entender o relacionamento entre o mercado de drogas e os crimes violentos devemos fazer mais do que comparar os números de prisões geradas pelas estratégias empregadas e entender o papel que as drogas ilegais desempenham na política econômica.<hr/>The strategies and the realities of policing as practiced on the streets of New York City have changed dramatically in the last twenty years. Aggressive programs aimed at taking guns and drugs off the streets were among the main goals of these new anti-crime strategies. At at time when crime is at its lowest level in thirty years, arrests for low-level offences are higher than ever before. There is little evidence to suggest that drug markets have been eliminated or even substantially reduced. This ethnographic research explores the impact of these new policing strategies on the quality of life in the neighborhoods of New York City and argues that an understanding of the complex relationships between drug markets and crime must move beyond simply coparing the numbers of arrests genberated by different policing sterategies to an understanding of the role played by drugs in the wider political eceonomy. <![CDATA[<B>Um percurso da pintura</B>: <B>a produção de identidades de artista</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832002000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en As estratégias e a realidade do policiamento praticado nas ruas de Nova Iorque têm mudado dramaticamente nos últimos vinte anos. Programas agressivos visando a apreensão de armas e drogas são os principais objetivos das novas estratégias anticrime. Enquanto as taxas de criminalidade têm sido as mais baixas em 30 anos, as prisões por pequenos delitos são as mais altas de todos tempos. Existem poucas evidências para sugerir que o mercado de venda de drogas foi eliminado ou substancialmente reduzido. Esta pesquisa etnográfica explora o impacto destas estratégias de policiamento na qualidade de vida nos bairros da cidade de Nova Iorque. Este trabalho argumenta que para se entender o relacionamento entre o mercado de drogas e os crimes violentos devemos fazer mais do que comparar os números de prisões geradas pelas estratégias empregadas e entender o papel que as drogas ilegais desempenham na política econômica.<hr/>The strategies and the realities of policing as practiced on the streets of New York City have changed dramatically in the last twenty years. Aggressive programs aimed at taking guns and drugs off the streets were among the main goals of these new anti-crime strategies. At at time when crime is at its lowest level in thirty years, arrests for low-level offences are higher than ever before. There is little evidence to suggest that drug markets have been eliminated or even substantially reduced. This ethnographic research explores the impact of these new policing strategies on the quality of life in the neighborhoods of New York City and argues that an understanding of the complex relationships between drug markets and crime must move beyond simply coparing the numbers of arrests genberated by different policing sterategies to an understanding of the role played by drugs in the wider political eceonomy.