Scielo RSS <![CDATA[Revista do Departamento de Psicologia. UFF]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-802320070002&lang=es vol. 19 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Editorial</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<B>Sueño</B>: <B>discurso y escritura</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es En 1932, los restos de las primeras experiencias sexuales del niño están conectados con marcas dolorosas de angustia, prohibición, desengaño, castigo. Dolor y displacer han dejado de ser advertencias para volverse, ellos mismos, metas. Con Más allá surge un Icc no-todo reprimido y se cierra la brecha entre los restos ópticos y auditivos de entonces. Vía sueño se produce la activación de los restos de lo-visto y de lo-oído, del tesoro de palabras de la lengua-materna, es decir, de la "herencia", que sólo se inscribe, en momentos privilegiados de un análisis, porque se adquiere contingentemente: una marca que ya no es para todos.<hr/>In 1932, the aftermath of a child's first sexual experiences leaves painful scars of angst, repression, deception and guilt. Pain and displeasure had ceased to be warnings to become goals in themselves. With "Beyond the Pleasure Principle" a not-so-repressed unconscious mind emerges and closes the gap between the audiovisual memories from beforehand. Through dreams it is possible to activate these audiovisual memories, the treasure of the mother tongue, or "heritage", which is only registered in privileged moments in analysis, because it is acquired contingently: a mark that is not meant for all. <![CDATA[<B>A rigorous exercise on clinical investigation</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo visa extrair da produção psicanalítica de Juan Carlos Cosentino as coordenadas de sua investigação. Com base no procedimento segundo o qual Freud concebeu a elaboração do saber em psicanálise, busca-se delimitar suas questões clínicas. Nas fobias, na angústia e nos sonhos, o psicanalista distingue duas ordens de laço na experiência analítica: por um lado, a fantasia e a neurose de transferência, e, por outro, a estrutura. Procura-se demonstrar o quanto sua releitura de Freud é movida por problemáticas originais, configurando uma pesquisa rigorosa impulsionada pela direção do tratamento e ditada pela função do desejo do analista.<hr/>The article aims at drawing out the coordinates of investigation from the psychoanalytical production of Juan Carlos Cosentino. Based on the proceedings which Freud conceived knowledge elaboration in psychoanalysis, the clinical questions are delimited in his investigation. The psychoanalyst distinguishes two bond types in the analytical experience in relation to phobias, angst and dreams: on one hand, fantasy and transfer neurosis and on the other hand, the structure. We try to demonstrate how much his reading on Freud is powered by original problems, thus outlining a rigorous research triggered by the treatment course and ruled by the function of the therapist's desire. <![CDATA[<B>A discussion about the anxiety in Jacques Lacan</B>: <B>an opposition with Freud</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em um primeiro momento este trabalho elucida a concepção de angústia no Seminário Livro 10: A angústia de Jacques Lacan. Depois de tal percurso, busca-se comparar a noção da angústia como um afeto que não é sem objeto com a leitura freudiana de tal conceito. Finalmente, demonstra-se que é justamente esta concepção lacaniana de angústia que permite encontrar a noção de gozo e de desejo no objeto da angústia. As coordenadas para articular o desejo e o gozo convergem para a transmissão de gozo sendo anterior ao significante. Para demonstrar tal hipótese o autor propõe uma releitura do caso Hans de Freud.<hr/>At first this work will show the conception of anxiety in the Seminary book 10: The anxiety written by Jacques Lacan. Secondly, it will place the idea of anxiety as an affection that is without object opposing freudian idea of anxiety. Finally, will point out the lacanian conception of anxiety offers an interpretation of the idea of beyond pleasure and desire presented in the anxiety's object. The coordination to manipulate de desire and the pleasure will converge to the transmission of the pleasure before the word. This new interpretation brings us to a new reading of the freudian interpretation of the Hans' case. <![CDATA[<B>From psychic determinism to subjective choices</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo trata da questão do sujeito sobre o qual operamos na psicanálise, sendo diferente daquele sujeito da psicologia clássica; nesta subjetividade estava fundada na consciência e nela se inscreve o eu. Esta visão do subjetivo, a referência à consciência como predominante, fazia parte do discurso psicológico vigente no século XIX. Na mesma veia corre a tradição cartesiana com o cogito: "Penso, logo existo". Desta visão do homem, a categoria da existência está atrelada à categoria do pensamento. O texto vai discorrer e demonstrar a passagem, a ruptura que se dá entre o sujeito do cogito e o sujeito do inconsciente.<hr/>The subject over which psychoanalysis operates is different from that of classic psychology, which centers on the study of mental faculties. Subjectivity, based in the consciousness, is where the I is manifest. This way of seeing the subjective, with reference to the predominance of consciousness, was an element of 19th century psychological discourse. From that same vein comes the Cartesian cogitation: "I think, therefore I am". This vision of man yokes the category of existence to the category of thought. The article will discuss the rupture that occurs between the subject of the cogitation and the subject of the unconscious. <![CDATA[<B>Compatibility between psychoanalysis and logic</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é demonstrar que entre a psicanálise e o pensamento científico podemos falar em compatibilidade. Para alcançar esse objetivo analisaremos, em um primeiro momento, como a lógica, ao se tornar matemática, se vale de um pensamento plural e não da ilusão de unidade da razão, que seria colocada na lógica clássica como uma conquista absoluta. Após, mostraremos como Freud, em A Interpretação dos Sonhos também coloca, com sua tese sobre o funcionamento do inconsciente, o primado da lógica clássica em questão, principalmente o princípio do terceiro-excluído, o princípio de não contradição e, principalmente, o princípio de identidade.<hr/>The objective of this article is to demonstrate that between psychoanalysis and the scientific thought we could talk of compatibility. To reach this objective we analyze how logic, when becoming mathematics, takes advantage of a plural thought and no of an illusion of unity of reason, which would be placed in classical logic as an absolute achievement. Next, we will show how Freud, in "The interpretation of Dreams" also places, with his thesis about the functioning of the unconscious, the primacy of classical logic in question, mainly the principles of the third excluded, the non-contradiction, and the principle of identity. <![CDATA[<B>Fragments</B>: <B>the construction of the historic in Freud</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo parte da distinção encontrada no trabalho freudiano Moisés e o Monoteísmo: Geschichte (o acontecer histórico), a Historie (a historiografia) e o historish (o adjetivo histórico). Apoiando-se nos fragmentos de narrações, de relatos ou de imagens que constituem o acontecimento histórico e suas versões historiográficas, a construção do historish na psicanálise é acompanhada. Mostra como o historisch preenche as lacunas entrevistas na Geschichte e na Historie ao abordarem os feitos de Moisés e o estabelecimento do judaísmo. Conclui por identificar nesse procedimento o compromisso ético de Freud de sustentar o ato teórico que funda a verdade histórica dessa religião.<hr/>The text uses a distinction found in Freud´s Moses and Monotheism between Geschichte (historical event), Historie (historiography) and historish (historical truth). Supported by fragments presented in narratives, reports and images that constitute the historical event and its historiographic versions, the construction of the historish in psychoanalysis is followed. The article demonstrates how the historish comes to fulfill gaps presented by Geschichte and Historie in what concerns the deeds of Moses and the setting up of Judaism. It concludes by identifying in this procedure Freud´s ethical commitmen to support a theoretical act which founds the historical truth of this religion. <![CDATA[<B>The Psychiatric Reform and the swallows</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es As reflexões aqui expressas têm como objetivo subsidiar discussões e encaminhamentos no setor de saúde em relação à Reforma Psiquiátrica. Têm como fundamento a experiência vivenciada (2004-2005) por uma psicóloga e sua iniciativa de implantar um Centro de Convivência como parte de uma rede substitutiva de atenção à saúde mental no município de Maringá. A partir desta experiência reafirma-se a pertinência deste tipo de atividade para a consolidação da Reforma Psiquiátrica no Brasil, bem como a impossibilidade de levar avante esta tarefa sem a parceria dos gestores, dos profissionais da saúde em geral e do usuário desse serviço.<hr/>The reflections here expressed have the purpose to subsidize discussions and directions to health services concerning the Psychiatric Reform. The ideas here presented are founded in the experience (2004 to 2005) lived by a psychologist, who had the initiative of creating a Family Center as part of a substitutive net of attention to the mental health in the municipal district of Maringá. Starting from this experience the pertinence of this type of activity is reaffirmed for the consolidation of the Psychiatric Reform in Brazil, as well as the impossibility of carry this task on without the partnership of its managers, health professionals in general and the users of such service. <![CDATA[<B>Human values and ambivalent sexism</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O preconceito, independente do grupo em que se encontre o indivíduo, é um fenômeno antigo. Atualmente, é possível observar que algumas práticas discriminatórias vêm assumindo novas facetas, não ocorrendo a sua diminuição, mas a apresentação de uma versão sutil. Uma das promissoras explicações deste problema centra-se nos valores humanos, principalmente porque esse construto é capaz de orientar escolhas, atitudes, avaliação comportamental e situações sociais. 200 graduandos, de ambos os sexos, do curso de Psicologia de uma Universidade privada responderam coletivamente nas salas de aula o inventário de sexismo ambivalente, valores humanos e dados sócio-demográficos. Observou-se que o critério de orientação valorativa pessoal relacionou-se com o sexismo hostil e benévolo, já o social apenas com o benévolo. Os valores que visam um individualismo foram capazes de fomentar tanto o preconceito sutil quanto tradicional, e que os que apontam para uma orientação social, salientou também uma discriminação sutil.<hr/>The Prejudice, independent of the group to which the individual belongs, is a very old phenomenon. Presently it is possible to observe that some discriminatory practices are assuming new faces. Rather than diminishing prejudice, they present subtle, camouflaged versions. One promising explanation of this problem is centered in human values, because this construct is capable of orientating choices, attitudes, value judgments, and social situations. 200 students of both sexes graduating from the Psychology course of a private university answered the inventory of sexual ambivalence, basic human values and socio-demographic data was collectively given in the classroom. It was observed that personal value orientation related to hostile and benevolent sexism, while social value orientation related only to benevolent sexism. Thus, values which favor individualism were capable of fomenting a subtle prejudice as well as traditional prejudice, which points to the significance of social orientation and subtle discrimination. <![CDATA[<B>Depressive symptons and social relationships among elderly population</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo testa a hipótese, originada da teoria da Equidade e da teoria da Integração Social, sobre o efeito das trocas sociais nos sintomas depressivos dos idosos. A base de dados amostral original é formada por 871 idosos pesquisados no Rio Grande do Sul em 1995, dentre os quais, 551 foram re-entervistados em 1999. Análises multivariadas transversais e longitudinais estimaram efeito de duas dimensões das relações sociais (as trocas com familiares e a integração social) nos sintomas depressivos. Os resultados indicam que o desbalanço nas trocas aumenta os sintomas depressivos, e a integração social contribui para um decréscimo dos mesmos.<hr/>This article tests the hypotheses from equity theory and social integration theory regarding the effect of social relationships on depressive symptoms. The expected result is that social relationships tend to decrease the number of depressive symptoms. The study was based in two points (waves) in time. The baseline sample consists of 871 subjects interviewed in 1995, among those, 551were re-interviewed in 1999. Cross-sectional and longitudinal multivariate regression models estimate the effect of two dimensions of social relationships (i.e., social exchanges and social integration) on depressive symptoms. The results indicate that unbalanced exchange increases depressive symptoms, and social integration decreases depressive symptoms. <![CDATA[<B>Mother, caregiver and worker</B>: <B>working mothers and their multiple identities</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nas últimas décadas, muitas mulheres da camada média brasileira assumiram simultaneamente os papéis de trabalhadora e mãe, funções habituais à maioria das mães trabalhadoras da camada popular. Este estudo, fundamentado na Rede de Significações, investigou os sentidos construídos sobre maternidade, cuidados infantis e trabalho por quatro trabalhadoras da camada média e seis grupos de mães trabalhadoras da camada popular. Foram realizadas entrevistas e grupos-focais. As mulheres atribuíram exclusivamente à mãe a função de educar e cuidar dos filhos. Elas encontram dificuldade em integrar os papéis de mãe e trabalhadora. O trabalho assume diferentes sentidos nas duas camadas sociais.<hr/>In the last decades, several Brazilian middle class mothers began to work. Lower class women have always both worked and taken care of their children. Assuming the perspective of the Network of Meanings, this study investigates the senses of motherhood, child care and labor among four middle class working mothers and six groups of lower class working mothers. We carried out interviews and focus groups. These women understand that the education and the caring of the children is the mother's exclusive responsibility. They find it difficult to integrate motherhood and work. Labor has different senses in those two social classes. <![CDATA[<B>"It will be in your favor!"</B>: <B>social regulation of childhood and family in Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho analisa os discursos/práticas especialistas, em funcionamento desde fins do século XIX, como mecanismos de normatização de valores e comportamentos da infância/família brasileira. Utilizou-se a abordagem genealógica para pesquisar conteúdos veiculados nos Arquivos Brasileiros de Higiene Mental. Objetivou-se promover visibilidade de especialistas do conhecimento, fomentando uma desnaturalização de práticas/saberes considerados verdades universais. Identificaram-se fundamentos políticos, ideológicos e morais que sustentam discursos/práticas contemporâneos supostamente neutros e, frequentemente, acrescidos de assistencialismo e/ou militância. Aponta-se para necessidade de reavaliações das implicações políticas, éticas e sociais presentes tanto na formação como nas práticas psi.<hr/>This report analyzes specialist speeches/practices which have acted as mechanisms for Brazilian children/families since the end of the 19 century. A genealogic approach was used to carry out a study on the contents published in the Brazilian Mental Hygiene Archives. It also aims at enhancing the experts of the knowledge which make unnatural practices/opinions considered as universal truths. This analysis has identified political, ideological and moral bases supporting contemporaneous speeches/practices disguised as neutrality, which are often increased by "assistentialism" and/or militancy. It shows the need for revaluation of political and social consequences in the graduation and in the psychology practice. <![CDATA[<B>Virus devir</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho parte dos encontros no Programa de Educação a Distância (EAD) da PUCRS Virtual. Objetivamos problematizar como a perspectiva de espaço-tempo, tensionada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação reverbera na produção da subjetividade através da prática educativa em EAD. Traçamos as amarras produzidas por modulação, atualizado na avaliação e formação permanente, constituição de uma subjetividade programada. Perguntamo-nos pelas linhas que afetam as estruturas em formação. É a tecnologia que traz em si as problematizações: vírus nos computadores. Em um devir vírus invadimos os modos de ser, corrompendo as programações. Um vírus não pede licença, afirma sua existência.<hr/>This work results from the Program of Distance Education (DE) hold at PUCRS Virtual. Our purpose is to problematize how understandings of space-time inspired by Information Technology and its effects are expressed in the production of subjectivities as result of DE practices. We'll discuss the movement produced by the modulation process, which is renewed in the extended evaluation, as a programmed subjectivity. We'll problematize ways the lines that affect born structures. The technology itself brings in its creation our problematizations: the computer viruses. It is because of a devir virus we infect ways of being and we brake the programming. A virus lives to affirm its existence. <![CDATA[<B>The progressive/regressive method in the singular and universal dialectics</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta-se a contribuição do movimento progressivo-regressivo, desenvolvido por Sartre para a compreensão, por parte do pesquisador, do projeto-de-ser de um sujeito em situação. O movimento progressivo-regressivo refere-se à totalização histórica da singularidade na intersecção com a totalidade histórica geral, ambos imbricados, porém irredutíveis. Destaca para o pesquisador que a análise deverá ser dialética, caracterizada por sínteses constituídas a partir de contradições, alternando momentos de cumplicidade e de criticidade, compondo um momento da práxis, transformando tanto o objeto da pesquisa como o pesquisador, situando-os em sua condição objetiva e subjetiva de devir.<hr/>We present the contribution of the progressive/regressive method, developed by Sartre, in order to the understanding of a project-of-being of a subject in a situation, made by a researcher. This project seeks for the historical totalization of singularity in its intersection with the general historical totalization, which are both intricate but irreducible. In this sense, the analysis shall be dialectic by alternating moments of complicity and criticality, which form a moment of praxis and transform both object and researcher, thus placing the object and researcher in their objective and subjective capacities. <![CDATA[<B>The "sudden's" experience through the literature of Lispector and Sartre</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se da compreensão da experiência do "súbito" na psicoterapia existencial, como vivência fundamental ao processo de automovimento do cliente, através das literaturas de Lispector e de Sartre, as quais servem de fio condutor à explanação da eclosão do instante epifânico ou insight fulminante, onde o cliente, ao confrontar-se com sua situação existencial, vê-se em estado iluminante e desconstrutor de seu modo peculiar de ver e entender as coisas. Nesse sentido a escolha ficcional desses escritores torna-se terapêutica, no sentido mais profundo que essa palavra possa ter, permitindo uma reordenação de nosso ser-no-mundo.<hr/>The article approaches the experience of the "sudden" in the existential psychotherapy as a fundamental point in the client's process of self-movement. Such experience reveals the vast relation man-world and passes by Lispector's and Sartre's ideas which lead to the explanation of this epiphanic moment or fulminating insight when the client, facing his real existing situation, finds himself in a bright and disconstructing state of seeing and understanding tings. Far from everyday illusions, epiphany gives a new meaning to reality. Hence, the choice for this literature becomes therapeutic because it allows us a rearrangement of our being in the world. <![CDATA[<B>Ser na Psicologia</B>: <B>diálogos sobre a profissão</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se da compreensão da experiência do "súbito" na psicoterapia existencial, como vivência fundamental ao processo de automovimento do cliente, através das literaturas de Lispector e de Sartre, as quais servem de fio condutor à explanação da eclosão do instante epifânico ou insight fulminante, onde o cliente, ao confrontar-se com sua situação existencial, vê-se em estado iluminante e desconstrutor de seu modo peculiar de ver e entender as coisas. Nesse sentido a escolha ficcional desses escritores torna-se terapêutica, no sentido mais profundo que essa palavra possa ter, permitindo uma reordenação de nosso ser-no-mundo.<hr/>The article approaches the experience of the "sudden" in the existential psychotherapy as a fundamental point in the client's process of self-movement. Such experience reveals the vast relation man-world and passes by Lispector's and Sartre's ideas which lead to the explanation of this epiphanic moment or fulminating insight when the client, facing his real existing situation, finds himself in a bright and disconstructing state of seeing and understanding tings. Far from everyday illusions, epiphany gives a new meaning to reality. Hence, the choice for this literature becomes therapeutic because it allows us a rearrangement of our being in the world. <![CDATA[<B>Entrar na Psicologia, encontrar os outros</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se da compreensão da experiência do "súbito" na psicoterapia existencial, como vivência fundamental ao processo de automovimento do cliente, através das literaturas de Lispector e de Sartre, as quais servem de fio condutor à explanação da eclosão do instante epifânico ou insight fulminante, onde o cliente, ao confrontar-se com sua situação existencial, vê-se em estado iluminante e desconstrutor de seu modo peculiar de ver e entender as coisas. Nesse sentido a escolha ficcional desses escritores torna-se terapêutica, no sentido mais profundo que essa palavra possa ter, permitindo uma reordenação de nosso ser-no-mundo.<hr/>The article approaches the experience of the "sudden" in the existential psychotherapy as a fundamental point in the client's process of self-movement. Such experience reveals the vast relation man-world and passes by Lispector's and Sartre's ideas which lead to the explanation of this epiphanic moment or fulminating insight when the client, facing his real existing situation, finds himself in a bright and disconstructing state of seeing and understanding tings. Far from everyday illusions, epiphany gives a new meaning to reality. Hence, the choice for this literature becomes therapeutic because it allows us a rearrangement of our being in the world. <![CDATA[<B>Ética & técnica em psicologia</B>: <B>Narciso e o avesso do espelho</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se da compreensão da experiência do "súbito" na psicoterapia existencial, como vivência fundamental ao processo de automovimento do cliente, através das literaturas de Lispector e de Sartre, as quais servem de fio condutor à explanação da eclosão do instante epifânico ou insight fulminante, onde o cliente, ao confrontar-se com sua situação existencial, vê-se em estado iluminante e desconstrutor de seu modo peculiar de ver e entender as coisas. Nesse sentido a escolha ficcional desses escritores torna-se terapêutica, no sentido mais profundo que essa palavra possa ter, permitindo uma reordenação de nosso ser-no-mundo.<hr/>The article approaches the experience of the "sudden" in the existential psychotherapy as a fundamental point in the client's process of self-movement. Such experience reveals the vast relation man-world and passes by Lispector's and Sartre's ideas which lead to the explanation of this epiphanic moment or fulminating insight when the client, facing his real existing situation, finds himself in a bright and disconstructing state of seeing and understanding tings. Far from everyday illusions, epiphany gives a new meaning to reality. Hence, the choice for this literature becomes therapeutic because it allows us a rearrangement of our being in the world. <![CDATA[<B>A diferença que nos une</B>: <B>o múltiplo surgimento da psicologia</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se da compreensão da experiência do "súbito" na psicoterapia existencial, como vivência fundamental ao processo de automovimento do cliente, através das literaturas de Lispector e de Sartre, as quais servem de fio condutor à explanação da eclosão do instante epifânico ou insight fulminante, onde o cliente, ao confrontar-se com sua situação existencial, vê-se em estado iluminante e desconstrutor de seu modo peculiar de ver e entender as coisas. Nesse sentido a escolha ficcional desses escritores torna-se terapêutica, no sentido mais profundo que essa palavra possa ter, permitindo uma reordenação de nosso ser-no-mundo.<hr/>The article approaches the experience of the "sudden" in the existential psychotherapy as a fundamental point in the client's process of self-movement. Such experience reveals the vast relation man-world and passes by Lispector's and Sartre's ideas which lead to the explanation of this epiphanic moment or fulminating insight when the client, facing his real existing situation, finds himself in a bright and disconstructing state of seeing and understanding tings. Far from everyday illusions, epiphany gives a new meaning to reality. Hence, the choice for this literature becomes therapeutic because it allows us a rearrangement of our being in the world. <![CDATA[<B>A clínica sob custódia</B>: <B>discursos e práticas dos psicólogos em presídios</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se da compreensão da experiência do "súbito" na psicoterapia existencial, como vivência fundamental ao processo de automovimento do cliente, através das literaturas de Lispector e de Sartre, as quais servem de fio condutor à explanação da eclosão do instante epifânico ou insight fulminante, onde o cliente, ao confrontar-se com sua situação existencial, vê-se em estado iluminante e desconstrutor de seu modo peculiar de ver e entender as coisas. Nesse sentido a escolha ficcional desses escritores torna-se terapêutica, no sentido mais profundo que essa palavra possa ter, permitindo uma reordenação de nosso ser-no-mundo.<hr/>The article approaches the experience of the "sudden" in the existential psychotherapy as a fundamental point in the client's process of self-movement. Such experience reveals the vast relation man-world and passes by Lispector's and Sartre's ideas which lead to the explanation of this epiphanic moment or fulminating insight when the client, facing his real existing situation, finds himself in a bright and disconstructing state of seeing and understanding tings. Far from everyday illusions, epiphany gives a new meaning to reality. Hence, the choice for this literature becomes therapeutic because it allows us a rearrangement of our being in the world. <![CDATA[<B>A síndrome do "burn-out"</B>: <B>sofrimento psiquico nos profissionais de saúde</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se da compreensão da experiência do "súbito" na psicoterapia existencial, como vivência fundamental ao processo de automovimento do cliente, através das literaturas de Lispector e de Sartre, as quais servem de fio condutor à explanação da eclosão do instante epifânico ou insight fulminante, onde o cliente, ao confrontar-se com sua situação existencial, vê-se em estado iluminante e desconstrutor de seu modo peculiar de ver e entender as coisas. Nesse sentido a escolha ficcional desses escritores torna-se terapêutica, no sentido mais profundo que essa palavra possa ter, permitindo uma reordenação de nosso ser-no-mundo.<hr/>The article approaches the experience of the "sudden" in the existential psychotherapy as a fundamental point in the client's process of self-movement. Such experience reveals the vast relation man-world and passes by Lispector's and Sartre's ideas which lead to the explanation of this epiphanic moment or fulminating insight when the client, facing his real existing situation, finds himself in a bright and disconstructing state of seeing and understanding tings. Far from everyday illusions, epiphany gives a new meaning to reality. Hence, the choice for this literature becomes therapeutic because it allows us a rearrangement of our being in the world. <![CDATA[<B>Análise ergonômica do trabalho de prostitutas da Vila Mimosa</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232007000200022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se da compreensão da experiência do "súbito" na psicoterapia existencial, como vivência fundamental ao processo de automovimento do cliente, através das literaturas de Lispector e de Sartre, as quais servem de fio condutor à explanação da eclosão do instante epifânico ou insight fulminante, onde o cliente, ao confrontar-se com sua situação existencial, vê-se em estado iluminante e desconstrutor de seu modo peculiar de ver e entender as coisas. Nesse sentido a escolha ficcional desses escritores torna-se terapêutica, no sentido mais profundo que essa palavra possa ter, permitindo uma reordenação de nosso ser-no-mundo.<hr/>The article approaches the experience of the "sudden" in the existential psychotherapy as a fundamental point in the client's process of self-movement. Such experience reveals the vast relation man-world and passes by Lispector's and Sartre's ideas which lead to the explanation of this epiphanic moment or fulminating insight when the client, facing his real existing situation, finds himself in a bright and disconstructing state of seeing and understanding tings. Far from everyday illusions, epiphany gives a new meaning to reality. Hence, the choice for this literature becomes therapeutic because it allows us a rearrangement of our being in the world.