Scielo RSS <![CDATA[Cadernos Pagu]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-833320160001&lang=en vol. num. 46 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Presentation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[A Public Secret: Assisted Living, Caregivers, Globalization]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Idosos fragilizados e seus cuidadores são praticamente invisíveis nos circuitos representacionais (filmes, romances, fotografia, televisão, internet, jornais), sendo os idosos habitualmente desconsiderados como não cidadãos, e seus cuidadores geralmente não cidadãos dos Estados-nação em que trabalham. Como dar visibilidade ao que é um escandaloso segredo público da vida cotidiana, pois o cuidado dos idosos se torna cada vez mais uma questão de mercado global em nossas economias neoliberais? Este ensaio explora a representação de cuidadores e idosos, juntos, em fotografias, memórias, notícias e filmes documentais, sugerindo que uma das formas mais eficazes de reivindicar mudanças em políticas públicas é promover a compreensão das pessoas por meio de histórias e imagens. Neste estudo eu levo em conta histórias do viver assistido envolvendo idosos, que são brancos, e cuidadores remunerados, não brancos, gênero feminino e parte das cadeias globais de cuidado; essas histórias incluem o artigo do escritor estadunidense Ted Conover, Os últimos melhores amigos que o dinheiro pode comprar1 (1997), publicado no New York Times Magazine, e o documentário “Bonecas de Papel”2 (2006). De importância fundamental é o sentimento de parentesco que emerge conforme novas formas de família tomam forma.<hr/>Abstract Frail elderly and their caregivers are virtually invisible in representational circuits (film, the novel, photography, television, the web, newspapers), with the elderly habitually dismissed as non-citizens and their caregivers often literally not citizens of the nation-states in which they work. How can we bring what is a scandalous public secret of everyday life into visibility as care of the elderly increasingly becomes a matter of the global market in our neoliberal economies? This essay explores the representation of caregivers and elders, together, in photographs, the memoir, news and feature stories, and documentary film, suggesting that one of the most effective modes of advocating for changes in public policy is engaging people’s understanding through stories and images. In this study, I consider stories of assisted living, which involve elders, who are white, and paid caregivers, who are people of color, gendered female, and part of global care chains; these stories include American writer Ted Conover’s New York Times Magazine feature story ‘‘The Last Best Friends Money Can Buy’’ (1997) and Israeli Tomer Heymann’s documentary film ‘‘Paper Dolls’’ (2006). Of key importance is a feeling of kinship as new forms of the family take shape. <![CDATA[Home and Market, Love and Work, Nature and Profession: Controversies regarding the commodification of care work]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100059&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo tomo o trabalho do cuidado como domínio empírico a partir do qual construirei minha reflexão. Observando-o a partir da sua imersão em diversas situações – se exercido na casa ou fora dela, no quadro de uma relação compulsória ou profissional, gratuito ou remunerado –, procurarei reunir elementos para refletir numa dupla direção. Em primeiro lugar, arguirei que a atividade de “cuidado com/do outro” (“care”) é um rico domínio para revisitarmos debates recentes sobre o processo de mercantilização de um determinado bem ou serviço. Em segundo lugar, procurarei ilustrar como a controvérsia em torno do trabalho do cuidado, no sentido da sua contestação moral, pode ser relevante para os estudiosos dos mercados.<hr/>Abstract Care work can be performed under different conditions: at home or outside domestic spaces; as a professional or a compulsory social relation; in paid or unpaid forms. In this article I depart from these multiple realities in order to develop two main points. First, I argue that care work is a rich domain that can be used to review recent debates regarding the process of commodification of goods and services. Second, I seek to illustrate how the controversies surrounding the moral dimension of care work can be of relevance to scholars studying other markets. <![CDATA[Care as a factor for sustainability in situations of crisis: Portugal between the Welfare State and interpersonal relationships]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100079&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Portugal atravessa uma situação de crise económica e social que fez aumentar a pressão sobre os serviços sociais. Confrontadas com a diminuição da capacidade dos sistemas estatais de cuidado continuarem a providenciar este apoio, as pessoas (re)tomam vias informais para lidar com o problema. Ao mostrar como as pessoas se integram em sistemas formais e informais de cuidado este artigo debate o modo como as práticas informais contribuem para enfrentar situações de crise (económica, pessoal ou politica) e, nesse sentido, são um factor de sustentabilidade.<hr/>Abstract Portugal is going through a socio-economic crisis which has led to increased pressure on social services. Faced with the reduced capacity of state care systems to continue providing support, people are (re)turning to informal ways of addressing the problem. During field work among middleclass families from Lisbon and Oporto, we witnessed how people simultaneously engage with both formal and informal care systems. The article discusses the ways in which informal practices are used to respond to crisis situations, thus contributing to social sustainability. <![CDATA[Políticas sociais, participação comunitária e a desprofissionalização do <em>care</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo se propõe a examinar o sentido que o trabalho comunitário adquire no contexto de mudanças do modelo de políticas sociais, no modo de governar, ocorridas no Brasil sobretudo a partir de 2000. Atribuindo às comunidades, i.e., às mulheres, o papel ativo de co-responsáveis pelo desenvolvimento e bem-estar social local, examina-se o programa Mulheres da Paz, no Rio de Janeiro, implantado nas favelas da cidade como alternativa às formas de enfrentamento da violência urbana historicamente praticadas no país. Analisa-se a incidência da ação do Estado na desprofissionalização do trabalho de cuidado das mulheres junto aos jovens “em situação de risco”. Conclui-se que os novos modos de governar não são processos lineares, mas complexos e ambivalentes, envolvendo constantes disputas entre gestores, operadoras e o público alvo sobre os objetivos, conteúdos e significados dessa política social.<hr/>Abstract The present article seeks to examine the meaning that community work acquires in the context of changes in social policy and in modes of governance that have taken place in Brazil since 2000. Attributing to communities (i.e. to women) an active role in responsibility for local development and social welfare, we examine the Women for Peace (Mulheres da Paz) program in Rio de Janeiro. This program was implemented in the city’s favelas as a means of confronting the forms of urban violence that have been historically practiced in Brazil. We analyze State action in deprofessionalizing care work among young “at risk” women. We conclude that the new modes of governance are not linear processes, but complex and ambivalent, involving constant disputes between program managers, operators and the subject population regarding the objectives, contents and meanings of this social policy. <![CDATA[Migrations and the Care of the Elderly<sup>*</sup>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100129&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é discutir o modo como o cuidado do idoso ganha configurações específicas no Brasil e na Itália, tendo como base uma abordagem etnográfica com cuidadores e seus empregadores em São Paulo e em Bolonha. O interesse é mostrar que a visibilidade que essa dupla de indesejáveis – velhos e cuidadores – ganha redefine formas de dependência, dá novos significados às relações familiares, às obrigações do Estado e à vida doméstica.<hr/>Abstract The present article discusses the ways in which care work are taking on specific configurations in Brazil and Italy, based on ethnographic studies with care providers and their employers in São Paulo and Bologna. Our objective is to show that the increasing visibility of this pair of undesired people – the elderly and their caregivers – is redefining forms of dependence and giving new meanings to family relationships, state obligations and domestic life. <![CDATA[Subjectivity and sexuality in care work]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100151&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa resultados de pesquisa de comparação internacional Brasil-França-Japão no trabalho de cuidados a pessoas idosas dependentes em instituições (ILPI) e no cuidado domiciliar, atentando para a dimensão da sexualidade – tanto do beneficiário quanto do provedor de cuidados – nesse trabalho, e para a dimensão de gênero na relação entre cuidadora e pessoa cuidada. Poucas pesquisas tratam da dimensão da sexualidade no trabalho de cuidado. Porém fica claro pelos exemplos apresentados neste artigo que levar em consideração essa questão é fundamental, inclusive para a formação da cuidadora e para sua competência e sua qualificação plena para o exercício dessa atividade profissional.<hr/>Abstract The present article presents the results of comparative research undertaken in Brazil, France and Japan into the phenomenon of care work with elderly dependent people in institutions and in the home. We pay particular attention here to the sexual dimensions of this work – both in terms of the care provider and the person who receives care – and also to the dimension of gender in the relationships between the caregiver and their charges. Few investigations have dealt with sexuality in this sort of work. The examples in this article, however, make it clear that this is a dimension which is of fundamental importance to the caregiving profession, particularly in terms of professionally preparing caregivers for their responsibilities. <![CDATA[<em>Ladies’ Game</em>: Women Trajectories in São Paulo Social Sciences (1934-1969)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100165&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo examina o processo de institucionalização das ciências sociais em São Paulo privilegiando o entrelaçamento entre disputas acadêmicas e assimetrias de gênero. O fio condutor é a reconstituição das trajetórias de quatro professoras da primeira geração de intelectuais universitários entre 1934 e 69: Gilda de Mello e Souza, Gioconda Mussolini, Maria Isaura Pereira de Queiroz e Paula Beiguelman. Apesar da maior inserção profissional das mulheres nas novas instituições de ensino superior, a progressão de suas carreiras foi tortuosa e difícil. Sob a lógica patriarcal do regime de cátedras, elas estiveram em desvantagem, ocupando geralmente posições inferiores e de maior insegurança na hierarquia acadêmica.<hr/>Abstract The article investigates the institutionalization of social sciences in São Paulo with a focus on the interlinking of academic disputes and gender asymmetries. The connective thread is our reconstruction of the trajectories of four professors of the first generation of university intellectuals between 1934 and 1969: Gilda de Mello e Souza, Gioconda Mussolini, Maria Isaura Pereira de Queiroz, and Paula Beiguelman. In spite of an increase in women professionals’ entry into the new higher educational institutions, progression in their careers was hard and tortuous. Under the paternalistic logic of the cathedra institutional structure, they were at a disadvantage, generally occupying lower and more insecure positions in the academic hierarchy. <![CDATA[The Oswaldo Cruz Foundation and Science on Women: Women’s Participation in Practice and Research Management in an Educational and Research Institution]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100197&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo teve por objetivo delinear a participação feminina no esforço de pesquisa realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), especialmente nos anos recentes. A fonte inicial para levantamento de dados foi a Diretoria de Recursos Humanos (Direh) da Fiocruz, com vistas a identificar o contingente de servidores e servidoras com titulação de doutorado. Consulta ao Portal Transparência permitiu identificar o total de servidore/as que entraram por concurso público, e que no momento do estudo possuíam titulação de doutorado. O passo seguinte foi a busca dos respectivos currículos cadastrados na Plataforma Lattes, utilizando-se a ferramenta ScriptLattes. As análises realizadas cobriram o período 1996-2013. Os resultados apontam que ainda que a produção bibliográfica das mulheres em números absolutos seja maior que a dos homens, eles apresentam produção média superior a das mulheres. Em paralelo, uma segunda perspectiva de análise documental foi realizada com vistas a mapear a participação feminina em postos de tomada de decisão na Fiocruz. Os dados sugerem, no geral, segregação hierárquica (ou vertical), fenômeno conhecido na literatura como “teto de vidro”, que caracteriza-se pela menor velocidade das mulheres na ascensão da carreira, em comparação com a progressão profissional masculina, o que resulta na sub-representação das mulheres nos postos de tomada de decisão e, consequentemente, limita o alcance de posições de maior prestígio na instituição.<hr/>Abstract This study aimed to delineate women’s participation in recent research conducted by the Oswaldo Cruz Foundation (Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz). The initial data source was the Human Resources Directory (Diretoria de Recursos Humanos - Direh) at Fiocruz, which was used to identify the number of employees with doctorates. The ScriptLattes tool was then used to search for curriculum vitae (CV) that were registered in the Lattes Platform for the period from 1996 to 2013. The results indicate that although women’s bibliographic production in absolute numbers is greater than men's, they have an average production performance higher than women’s. A second document analysis was performed to map women's participation in decision-making positions at Fiocruz. In general, the data suggest hierarchical (or vertical) segregation, a phenomenon known in the literature as the “glass ceiling”, which is characterized by a slower rise in career for women compared to men. This disadvantage results in the underrepresentation of women in positions of decision-making, and women are limited from reaching the most prestigious positions in the institution. <![CDATA[Gender obstacles and the presence of women in Brazilian Computing graduate courses]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100223&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo discute a presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação, a partir de dados do Censo de Ensino Superior/MEC. Entre 2000 e 2013, enquanto o número de concluintes homens cresceu 98%, o de mulheres decresceu 8%, constituindo um fenômeno raro no ensino superior brasileiro, mesmo quando comparado a campos masculinizados, como o da engenharia. O artigo apresenta, ainda, dados qualitativos que indicam a persistência de limites de gênero no campo estudado.<hr/>Abstract This article discusses the presence of women in computing graduation courses, based on official data. It reveals that, between 2000 and 2013, the number of male graduated students increased 98%, while the number of female students decreased 8%, constituting a rare phenomenon in the Brazilian graduation system, even when it is compared with traditionally male courses such as engineering. The article also presents some qualitative data related to the limitations that students and professionals of computer sciences have been stumbling upon in their carries. <![CDATA[Legal Careers and Private Life: Intersections between Work and Family]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100245&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa cinco carreiras jurídicas focalizando o impacto mútuo entre trabalho profissional e vida familiar. Contrasta como a atuação dos operadores e operadoras do Direito no setor privado ou no setor público e a inserção em carreira com maior ou menor participação feminina apresentam impactos distintos sobre a profissionalização e a família. Nesse âmbito, aborda como a criação de filhos marca as trajetórias de carreira e as identificações de homens e mulheres. O objetivo é destacar as interseções entre trabalho e casa e seus reflexos no self, em contraposição ao ideário hegemônico no profissionalismo, que produz discursivamente as fronteiras que sustentam a concepção apartada dessas esferas.<hr/>Abstract This article focuses on five legal and judicial careers in the state of São Paulo, Brazil. It analyzes the mutual impact work and family have on women and men practicing law in the private sector and in the public sector, and in careers with more or less female participation, to examine the ways in which the boundaries between professionalism and private life are been dislocated. The aim of the research is to show how work and home overlap each other instead of being apart as supported by the hegemonic ideology of professionalism, which produces discursive boundaries between these spheres. <![CDATA[“We are not a Simple Set of Alphabet”: Infighting and (Re)Arrangements of “LGBT” Politics]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100279&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo explora a relação mutuamente constitutiva entre sujeitos e direitos, por meio da análise de alguns dos desafios, disputas e negociações internas à “coletividade LGBT”, envolvendo o acionamento de uma multiplicidade de marcadores sociais de diferença. A partir das estratégias políticas dos atores envolvidos nos debates em torno dos “direitos LGBT”, investe-se na reflexão sobre processos de criação e recriação de morfologias de Estado, mantendo-se como pano de fundo a questão de como certos “direitos” corporificam certas “identidades” e vice-versa.<hr/>Abstract The article explores the mutually constitutive relationship between subjects and rights by analyzing some of the challenges, disputes and internal negotiations of the “LGBT collectivity”, also involving the activation of a multiplicity of social markers of difference. Invests in an analysis from the political strategies of the actors involved in discussions about the “LGBT rights”, inquiring into the way certain “rights” embody specific “identities” and vice-versa. <![CDATA[Brutalized Bodies: Conflicts and Materializations in LGBT Deaths]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100311&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho objetiva compreender os conflitos e materializações constituintes das mortes de LGBT reivindicadas, pelo Movimento, como crimes de ódio. Para isso, vale-se do acompanhamento das atividades do Movimento LGBT na Paraíba, de entrevistas com seus militantes e da análise de documentos, inquéritos e autos de processos judiciais. A pesquisa parte de três tematizações centrais: a) a de que o recurso discursivo à brutalidade atua na compleição identitária do próprio Movimento, ao perfazer suas estratégias e pautas políticas; b) a de que as imagens de brutalidade acionadas pelo Movimento performatizam os corpos das vítimas e auxiliam no forjamento desses corpos como vitimados, em especial, pela homofobia; e c) a de que os conflitos entre o Movimento e setores do Estado manipulam as materialidades dos crimes e, consequentemente, as materialidades dos corpos.<hr/>Abstract This study aims to understand the conflicts and materializations constituents of LGBT deaths claimed by the Movement as hate crimes. For this, I have made an ethnographic work with the LGBT Movement in Paraíba, interviews with activists and I have analysed inquiries and judicial proceedings. The research is based on three thematizations: a) the discursive use of the brutalities acts on the identity of the Movement; b) the images of brutality used by the Movement perform the victim’s bodies and participate of the construction of these bodies as victimized by the homophobia; and c) the conflicts between Movement and state sectors manipulate the crime materiality and, consequently, the body materiality. <![CDATA[“In My Time There Was no Way to Escape”: Teleologies, Temporalities and Hetenormativity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100341&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo se volta a analisar alguns elementos recorrentes que se fizeram presentes nos relatos de campo ao longo de minha etnografia para o doutorado em Antropologia Social na Unicamp. Meus contatos de campo foram homens entre os 45 e os 70 anos de idade que mantinham práticas sexuais homoeróticas e/ou que se identificavam como homossexuais. Os relatos reincidentes enfocavam as lidas com pressões sociais em prol da realização de determinados marcos biográficos tidos como heterossexuais e convencionados como imprescindíveis para se alcançar a felicidade e a plenitude no ínterim do curso da vida. Em um diálogo com uma vertente contemporânea dos estudos queer estadunidenses, a qual costuma ser chamada de tempo queer e temporalidades queer, – e ao mesmo tempo apresentando uma revisão desses debates – problematizo criticamente o modo como as transições entre os distintos períodos da vida são concebidas, em especial como são imaginadas e convencionadas. Por fim, a partir dessas análises de campo e diálogos teóricos, proponho a noção de teleologias heteronormativas de modo a desenvolver o debate acerca das bases prescritivas heterossexuais que tendem a fundamentar persuasivamente o modo como o curso da vida – em suas transições e em sua totalidade – é compreendido e negociado no contemporâneo.<hr/>Abstract This article aims to examine some recurring elements that were present in the narratives that were collected throughout my ethnography. My research, in turn, focused on men between 45 and 70 years old who kept homoerotic sexual practices and / or who identified themselves as homosexuals. These narratives focused on social pressures towards the achievement of certain biographical milestones conceived as heterosexual and taken as essential to access happiness and fulfillment along the life course. In a dialogue with a contemporary branch of the north american queer studies which is often called “queer time” and “queer temporalities” – while also presenting a review of these debates – I try to critically discuss how the transitions between the different periods of life are conceived and imagined as well as how they have some normative bases. Finally, from these analysis and theoretical dialogues, I propose the notion of "heteronormative teleologies” in order to open the debate about the heterosexual prescriptive bases that tend to persuasively organize how the life course – in its transitions and in its entirety - is understood and negotiated in the contemporary. <![CDATA[“You Can Throw Up Until the End, But You Can’t Remove Your Mother From Inside You” - Psychoanalysis, Subject and Eating Disorders]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100373&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho busca descrever e compreender as concepções psicanalíticas relativas aos transtornos alimentares, a partir dos saberes mobilizados na clínica psicanalítica na qual o trabalho de campo foi realizado. Trata-se de investigar as concepções a respeito da constituição de sujeito, sexualidade e gênero implicadas nos casos acompanhados pelas psicanalíticas da instituição. O propósito é descrever conceitos psicanalíticos, principalmente relativos à relação entre mãe e filha, a partir dos quais entende-se que ocorrem falhas na constituição do aparelho psíquico, gerando sintomas como a anorexia e a bulimia.<hr/>Abstract The work intend to describe and reflect about psychoanalytic concepts related to eating disorders, from the knowledge mobilised in the psychoanalyst clinic in which the fieldwork was conducted. It is about investigate the conceptions of the constitution of the subject, sexuality and gender involved in the cases analysed by the psychoanalyst of the institution. The purpose is to describe psychoanalytic concepts related to the relationship between mother and daughter from which flaws in the constitution of the psychic apparatus can occurs, causing symptoms such as anorexia and bulimia. <![CDATA[Physical Education in Early Childhood Education: Educating Children or Boys and Girls?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100411&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Expectativas e incentivos docentes, quando expressas para as crianças de forma polarizada, produziram desigualdades de gênero. Intervenções menos polarizadas produziram relações de gênero menos hierarquizadas e desiguais entre as crianças, constituindo meninos e meninas como capazes de aprender e vivenciar o corpo e os gestos de forma ampla e diversificada.<hr/>Abstract The article deals with gender relations in Physical Education classes in Early Childhood Education. The methodology involves performing class observations and interviews with a male teacher and a female teacher, who teach at public schools in a municipality of the Metropolitan Region of Campinas, SP, Brazil. Expectations and teachers incentives, when expressed in a polarized manner, produce gender inequalities. Less polarized interventions produced less hierarchical and unequal gender relations, forming boys and girls as being capable of learning and experiencing the body and gestures in a broad and diversified way. <![CDATA[Performance: Between Art, Identity, Life and Death]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100439&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo El presente artículo discute diferentes prácticas artísticas de la contemporaneidad que utilizan el lenguaje del performance, para problematizar la estética de la identidad. El objetivo es estudiar el aspecto gestual y visual del proceso en que se desarrolla el performance, en niveles más amplios que el de su ejecución, cómo lo es su documentación como dispositivo performativo. Se sugiere que el performance provoca una tensión en el orden hegemónico social – binario, en contextos de asimetrías y violencias de género. Son analizadas prácticas artísticas trans y del activismo latinoamericano, bajo una perspectiva queer (Rosa Blanca, 2011) y decolonial (2004).<hr/>Abstract This article discusses contemporary artistic practices that use the aesthetics of identity. The aim is to study the gestural and visual process in which the performance takes place in the broader levels of implementation, how is the documentation as performative device. It is suggested that the performance causes a strain on the social hegemonic order – binary, in contexts of asymmetries and gender violence. Artistic practices trans and from Latin American activism are analyzed, under a queer perspective (Rosa Blanca, 2011) and decolonial (Walter Mignolo, 2003). <![CDATA[Tragédia e Aprendizado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100461&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo El presente artículo discute diferentes prácticas artísticas de la contemporaneidad que utilizan el lenguaje del performance, para problematizar la estética de la identidad. El objetivo es estudiar el aspecto gestual y visual del proceso en que se desarrolla el performance, en niveles más amplios que el de su ejecución, cómo lo es su documentación como dispositivo performativo. Se sugiere que el performance provoca una tensión en el orden hegemónico social – binario, en contextos de asimetrías y violencias de género. Son analizadas prácticas artísticas trans y del activismo latinoamericano, bajo una perspectiva queer (Rosa Blanca, 2011) y decolonial (2004).<hr/>Abstract This article discusses contemporary artistic practices that use the aesthetics of identity. The aim is to study the gestural and visual process in which the performance takes place in the broader levels of implementation, how is the documentation as performative device. It is suggested that the performance causes a strain on the social hegemonic order – binary, in contexts of asymmetries and gender violence. Artistic practices trans and from Latin American activism are analyzed, under a queer perspective (Rosa Blanca, 2011) and decolonial (Walter Mignolo, 2003). <![CDATA[Religião e sexualidade: dilemas contemporâneos brasileiros]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100471&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo El presente artículo discute diferentes prácticas artísticas de la contemporaneidad que utilizan el lenguaje del performance, para problematizar la estética de la identidad. El objetivo es estudiar el aspecto gestual y visual del proceso en que se desarrolla el performance, en niveles más amplios que el de su ejecución, cómo lo es su documentación como dispositivo performativo. Se sugiere que el performance provoca una tensión en el orden hegemónico social – binario, en contextos de asimetrías y violencias de género. Son analizadas prácticas artísticas trans y del activismo latinoamericano, bajo una perspectiva queer (Rosa Blanca, 2011) y decolonial (2004).<hr/>Abstract This article discusses contemporary artistic practices that use the aesthetics of identity. The aim is to study the gestural and visual process in which the performance takes place in the broader levels of implementation, how is the documentation as performative device. It is suggested that the performance causes a strain on the social hegemonic order – binary, in contexts of asymmetries and gender violence. Artistic practices trans and from Latin American activism are analyzed, under a queer perspective (Rosa Blanca, 2011) and decolonial (Walter Mignolo, 2003). <![CDATA[Das utopias que se tornam realidade, ou: sobre homens que trabalham com feminismos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332016000100481&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo El presente artículo discute diferentes prácticas artísticas de la contemporaneidad que utilizan el lenguaje del performance, para problematizar la estética de la identidad. El objetivo es estudiar el aspecto gestual y visual del proceso en que se desarrolla el performance, en niveles más amplios que el de su ejecución, cómo lo es su documentación como dispositivo performativo. Se sugiere que el performance provoca una tensión en el orden hegemónico social – binario, en contextos de asimetrías y violencias de género. Son analizadas prácticas artísticas trans y del activismo latinoamericano, bajo una perspectiva queer (Rosa Blanca, 2011) y decolonial (2004).<hr/>Abstract This article discusses contemporary artistic practices that use the aesthetics of identity. The aim is to study the gestural and visual process in which the performance takes place in the broader levels of implementation, how is the documentation as performative device. It is suggested that the performance causes a strain on the social hegemonic order – binary, in contexts of asymmetries and gender violence. Artistic practices trans and from Latin American activism are analyzed, under a queer perspective (Rosa Blanca, 2011) and decolonial (Walter Mignolo, 2003).