Scielo RSS <![CDATA[Cadernos Pagu]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-833320170001&lang=pt vol. num. 49 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Apresentação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Rainhas, princesas e <em>donas</em>: formas de poder político das mulheres na África Oriental nos séculos XVI a XVIII]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute o papel das mulheres enquanto actores políticos na região correspondente hoje, grosso modo, a Moçambique, mas também a parte do Zimbabué, Zâmbia e Maláui, entre os séculos XVI e XVIII. Partindo da literatura sobre os estados pré-coloniais e de documentação portuguesa, mostra-se como as mulheres tiveram uma participação activa nas estruturas políticas, agindo como conselheiras, governando nos interregnos, assumindo a chefia de grupos e territórios. As formas de autoridade que as mulheres desenvolveram nestas sociedades, e que se estenderam à sociedade colonial, exigem estudos mais aprofundados.<hr/>Abstract This article discusses the role of women as political actors in the region corresponding nowadays, roughly, to Mozambique, but also part of Zimbabwe, Zambia and Malawi, from the sixteenth to eighteenth centuries. Based in the literature on the pre-colonial states and Portuguese archival sources, this article highlights how women participated actively in political structures, acting as counselors, ruling in the interregnum, assuming the leadership of groups and territories. The forms of political authority that women have developed in these societies, and that were extended to the colonial society, require further studies. <![CDATA[África do Sul, nação-mulher: gênero e narrativa em <em>Mhudi</em>, de Sol Plaatje (1930)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Atentando para a narrativa de Mhudi – An Epic of South African Native Life a Hundred Years Ago, publicado em 1930 pelo político e jornalista sul-africano Sol Plaatje, analiso como os impactos das políticas segregacionistas que se intensificaram após a consolidação da União Sul Africana, em 1910, entrelaçam-se a aspectos fundamentais desse romance histórico. Na construção de sua personagem principal, Mhudi, Plaatje projeta não apenas um protagonismo feminino negro desejado para a nação sul-africana, mas também retoma aspectos da memória política sul-africana na tentativa de tecer novas possibilidades para as relações raciais naquele país.<hr/>Abstract This paper analyses aspects of the historical novel Mhudi – An Epic of South African Native Life a Hundred Years Ago, published by Sol Plaatje in 1930, that are related to the impacts of the segregational policies intensified after the establishment of the South African Union in 1910. In his novel, the South African politician and journalist presents his main character, Mhudi, as a desired model to the black female protagonism in South Africa, also exploring aspects of the South African political memory in an attempt to suggest new possibilities for race relations in that country. <![CDATA[Entre a “escola de vício” e o “mundo temperado de ritmo e poesia” : experiências de mulheres trabalhadoras “indígenas” em Lourenço Marques (1900-1940)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo pretende analisar as novas e singulares experiências de mulheres ditas “indígenas” em Lourenço Marques - atual Maputo, Moçambique - elaboradas na medida em que essas interagiram com os variados modelos de dominação masculina e, ao mesmo tempo, com as recém-criadas instituições coloniais portuguesas reguladoras da vida social.<hr/>Abstract This article pretends to analyze the new and unique experiences of so-called “indigenous” women in Lourenço Marques - now Maputo, Mozambique - created as they interact with the various models of male domination and, at the same time, with the recently colonial institutions created by the Portuguese to regulate the social life of native people of the southern Mozambique. <![CDATA[Bodies and Practices: a Decade of Science Technology and Gender Studies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este trabajo presentamos algunas investigaciones realizadas en el área de estudios sociales de la ciencia bajo el enfoque denominado Ciencia, Tecnología y Género (CTG). La intersección de los estudios sociales de la ciencia con la teoría feminista y los estudios de género ha dado lugar a este campo de estudio interdisciplinar. En el Estado español, se han llevado a cabo múltiples trabajos en esta línea, de los que exponemos algunos de los realizados por nuestro grupo de investigación al menos en los últimos diez años. Se centran en estudios de caso, que implican diferentes tecnologías biomédicas, y en los que los cuerpos juegan un papel fundamental estableciendo alianzas, resistencias o cuestionando los marcos normativos en los que cuerpos y tecnologías se hayan inmersos.<hr/>Abstract In this paper, we present research in the social studies of science that use the science, technology and gender (STG) approach. The intersection of social studies of science with feminist theory and gender studies has produced this interdisciplinary field. An important corpus of work in this line has been conducted in Spain. This paper describes some of the studies of our research team in the past ten years in Spain. They have focused on case studies involving various biomedical technologies, and others in which bodies play a central role in establishing alliances, resistances or in questioning the regulatory framework in which bodies and technologies have been embedded. <![CDATA[A Brief Review of Actions to Strengthen Gender Equality at the University of Costa Rica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Se presenta una descripción de los procesos realizados en la Universidad de Costa Rica (desde la década de mil novecientos ochenta) que han permitido incorporar la perspectiva de género e impulsar los estudios feministas en esta casa de estudios superiores. La dinámica del contexto nacional en conjunto con los esfuerzos del movimiento feminista y de la institucionalidad costarricense creó un ambiente propicio en el establecimiento de diversas leyes y la ratificación de convenios internacionales en pro de la defensa de los derechos y la no discriminación de la ciudadanía costarricense, específicamente para las mujeres. Se reflexiona sobre los avances alcanzados en el marco universitario y se reportan otros estudios que colocan el tema de la presencia de las mujeres y los hombres en el campo de la ciencia y la tecnología. Se concluye que, a pesar de existir una mayor presencia femenina en la matrícula y graduación de mujeres en la universidad, aún se mantienen desigualdades en la participación y acceso a carreras, siendo algunas de las áreas de las ciencias básicas y la tecnología, como las ingenierías, las que cuentan con menor presencia femenina. Sin duda, es el escenario universitario un espacio de reflexión y análisis que se constituye en un medio para seguir pensando cómo impulsar y transformar la participación femenina y masculina de manera equitativa.<hr/>Abstract This article discusses efforts at the University of Costa Rica since the 1980s to incorporate a gender perspective and stimulate feminist studies at this institution of higher education. The dynamic of the national context together with the efforts of the feminist movement and of Costa Rican institutions have created an environment propitious to the establishment of various laws and the ratification of international agreements that defend the rights of Costa Rican citizens and particularly to fight discrimination against women. The article reflects on the advances achieved in the university and reports on other studies about the presence of men and women in the fields of science and technology. It concludes that, despite a stronger female presence among undergraduate and graduate students, there are still inequalities in participation and the access to careers. Some fields in the basic sciences and technology, such as the engineering fields, have a lower presence of women. The university situation certainly provides material for reflection and analysis about how to create incentives and transform female and male participation in a more equitable manner. <![CDATA[Práticas científicas e colonialismo tardio em Portugal: acerca da (in)visibilidade de género em narrativas sobre quotidianos asiáticos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo explora relações entre género, prática científica e representações do espaço entre académicos portugueses que trabalham na Ásia. O foco empírico é colocado na análise da prática científica de uma cientista social, Graciete Batalha, com vista a discutir o seu trabalho em comparação com outras narrativas académicas suas contemporâneas. No verão de 1974, a linguista Graciete Batalha viaja para a cidade de Malaca (Malásia) numa missão científica de aplicação de um inquérito linguístico a uma população local, a qual é caracterizada como tendo origem portuguesa. Argumentamos que o trabalho dessa linguista se posiciona numa transição entre dois diferentes modos de produção de conhecimento, o colonial e o pós-colonial.<hr/>Abstract This article explores relations between gender, scientific practice and representations of space among portuguese academics working in Asia. Empirical focus is put in analising academic narratives of one woman social scientist, Graciete Batalha, in order to discuss it in comparison with other contemporary scientific narratives. In the summer of 1974, linguist Graciete Batalha travels to West Malaysia in a scientific mission to Malacca to apply a linguistic inquiry to a local population of Portuguese origin. We argue that her work is in a position of transition between two different modes of knowledge production, the colonial and the postcolonial. <![CDATA[Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte a partir de periódicos de gênero<sup>*</sup>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho pretende apresentar o estado da arte dos estudos sobre gênero, ciência e tecnologia no Brasil, a partir de uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos publicados em quatro periódicos brasileiros da área de gênero, no período de 2000 a 2015. A partir desta análise, verificamos os objetivos e principais resultados das pesquisas, mapeando essa área de estudo, apresentando suas intersecções e tendências. Aponta-se o crescente avanço dos estudos de gênero em Ciência e Tecnologia, bem como os desafios impostos nesse campo de estudo.<hr/>Abstract This research aims to present the state of the art of studies on Gender, Science and Technology. Developed in Brazil through bibliographical research, it examines academic articles in four Brazilian journals of gender studies from 2000 to 2015. Following this analysis, we verify the goals and the principle results of this research, mapping this field of study and presenting intersections and tendencies in the area. We point to the increasing advance of gender studies in the fields of science and technology, as well as to the challenges this field faces. <![CDATA[Policy Review on Science and Technology with Gender Perspective In Mexico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El tema de género e igualdad en la investigación científica impulsa acciones de transformación y define un nuevo modelo para eliminar las relaciones de poder que subordinan a las mujeres. En este texto se propone visibilizar estos hechos y su significación, así como alentar la revisión acerca de una política de ciencia y tecnología con perspectiva de género que garantice el camino de la transformación.<hr/>Abstract Gender and equality in scientific research drives transformation actions and defines a new model for eliminating power relations that subordinate women. In this paper it is proposed to bring these facts and their significance, as well as encouraging a policy review on science and technology with gender perspective to ensure the path of transformation. <![CDATA[Apresentação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El tema de género e igualdad en la investigación científica impulsa acciones de transformación y define un nuevo modelo para eliminar las relaciones de poder que subordinan a las mujeres. En este texto se propone visibilizar estos hechos y su significación, así como alentar la revisión acerca de una política de ciencia y tecnología con perspectiva de género que garantice el camino de la transformación.<hr/>Abstract Gender and equality in scientific research drives transformation actions and defines a new model for eliminating power relations that subordinate women. In this paper it is proposed to bring these facts and their significance, as well as encouraging a policy review on science and technology with gender perspective to ensure the path of transformation. <![CDATA[Autonomia para quem? O discurso médico hegemônico sobre a violencia obstétrica no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A violência obstétrica é considerada atualmente e de acordo com a Organização Mundial da Saúde um problema de saúde pública. No Brasil, apesar de pesquisas recentes, órgãos públicos e movimentos sociais de mulheres denunciarem uma situação grave, o tema tem sido abordado pelo discurso médico hegemônico com grande resistência em enfrentar o debate de fato e propor mudanças na assistência ao parto. O objetivo desta pesquisa foi a investigação do posicionamento dos órgãos da classe profissional médica sobre os debates atuais da violência obstétrica, a partir da análise do discurso em textos veiculados por essas instituições.<hr/>Abstract Obstetric violence is currently considered a public health problem according to the World Health Organization. In Brazil, although recent researches, public agencies and women's social movements have reported a serious situation, the theme has been approached by the hegemonic medical discourse with great resistance in truly facing the debate to propose changes in childbirth care. This research aimed to investigate the position of medical professional bodies about the current debates on obstetric violence through the analysis of the discourse in texts published by these institutions <![CDATA[Maternidade transnacional e produção de subjetividade: as experiências de mulheres brasileiras imigrantes vivendo em Londres]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo explora como a maternidade transnacional é experenciada por mulheres brasileiras emigrantes participantes da cadeia global dos cuidados. Nossa análise indica que a maternidade transnacional é uma experiência contraditória e repleta de tensões emocionais. Por um lado, é vivida de forma culpabilizada por muitas mulheres por não se conformarem às regras da maternidade convencional. Por ouro lado, é por meio da experiência migratória que são capazes de renegociar seus papéis de mãe, produzindo novos sentidos para o cuidado e suas práticas maternas.<hr/>Abstract This study explores how transnational motherhood is experienced by a group of Brazilian women participating in the global care chain. Our analysis indicates that transnational motherhood is an experience ripe with contradictions and emotional constraints. On one hand, transnational motherhood can subjugate women for not conforming to conventional motherhood norms. On the other hand, the migratory experience allows women to (re)negotiate their maternal roles, producing new meanings for care and mothering practices. <![CDATA[Frontiers of Desire. Homosexuality, Sociability and Affection in The City of Buenos Aires (1950-1983)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100502&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El siguiente artículo reconstruye los nexos entre la vida urbana y los modos de socialización homosexuales en la ciudad de Buenos Aires entre las décadas del 50’y el 80’. Con el análisis de fuentes escritas, entrevistas, obras literarias y la elaboración del mapa, se propone interrogarse sobre las características de esta subcultura. Entre los objetivos se destaca: la relación de la subcultura homosexual con otros grupos sociales como trabajadores o marginales, los modos de circulación y apropiación del espacio, las tácticas de resistencia a la violencia publica y las redes afectivas que pusieron en marcha. Procesos que son contextualizados en los cambios estructurales que vivió la ciudad a los largo del siglo XX. La intención que impera en este texto es la de construir una narrativa endógena a la dinámica del grupo social para escapar a las descripciones que han catalogado este mundo como “secreto” o “invisible”. Así también la de intentar disuadir la concepción de la identidad homosexual como apropiación de discursos producidos en otros campos como el médico o el estatal.<hr/>Abstract This article reconstructs the connections between urban life and homosexual modes of socialization in Buenos Aires between 1950 – 1983. With the analysis of written sources, interviews, literary works and the mapping, we propose a description of this subculture. Among the objectives it highlighted: the relationship of homosexual subculture with other social groups such as workers or marginal people, modes of circulation and appropriation of space, the tactics of resistance to violence and emotional public networks launched. Processes that are contextualized in the structural changes experienced by the city to the twentieth century. The intention that prevails in this text is to build an endogenous narrative of the social group dinamic to scape to the descriptions that cataloged this world as “secret” or “invisible”. So also attempting to dissuade the concept of homosexual identity as appropriation of speeches made in other fields such as medical or state. <![CDATA[As sete meninas: reflexões sobre mulheres, experiência e efeitos jarawara]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100504&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir de minha etnografia com os Jarawara, povo falante de uma língua Arawá e habitante do médio curso do rio Purus, este artigo visa refletir sobre a festa de saída das meninas em reclusão, o mariná, e seus efeitos na composição de uma agente “levável”. A ideia aqui desenvolvida é que a “sonolência” (nokobisa), o “cansaço” (mama) e a “beleza” (amosa) são formas de ações rituais que visam extrair dos corpos das mulheres suas capacidades de serem “leváveis” (towakama), de “serem carregáveis” (weyena). Essas qualidades estariam igualmente associadas aos xamãs que, após o consumo de rapé, são carregados nas costas de seus filhos-planta e experimentam relações com diversos tipos de seres no neme (a “camada superior”) – seres que também encontram em seus sonhos. Procurarei assim pensar como uma certa noção de agência das mulheres jarawara pode estar vinculada à atividade onírica e ao conhecimento xamânico.<hr/>Abstract Based on my ethnography with the Jarawara, an Arawá speaking people of the Middle Purus river, the article aims to think about the girls’ end of reclusion party, the mariná, and its effects on the composition of a “takeable” agent. The idea developed here is that the “somnolence” (nokobisa), the “tiredness” (mama) and the “beauty” (amosa) are forms of ritual actions that aim to draw out of the women’s bodies their capacities of “being takeable” (towakama), of “being carriable” (weyena). Those qualities would also be associated with the shamans, that after consuming rapé (a tobacco based powder) are carried on the back of their plant-children and experience relations with a variety of beings in the neme (the “upper layer”) – beings which they meet in their dreams as well. I will try to think how a certain notion of jarawara women agency may be linked to the oneiric activity and to the shaman’s knowledge. <![CDATA[Smuggling Affections, Capital Flights and Other Displacements. Relationships of Commercial Sex Beyond the Borders of Prostitution]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100505&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo aborda los vínculos entre mujeres que ofrecen sexo comercial y sus clientes, enfocando en aquellas relaciones que se cargan de afectos y escapan a los estereotipos de la prostitución. A partir del análisis de entrevistas con mujeres que hacen sexo comercial bajo diferentes modalidades y en tres ciudades de Argentina, se delinean tres tipos de relaciones con diversas formas de arreglos económicos y sexo-afectivos. Desde allí se abre la reflexión sobre los posibles sentidos de los intercambios de sexo comercial más allá de los esquemas dicotómicos.<hr/>Abstract This article discusses the bonds between women who perform commercial sex and their clients focusing on relationships where the affective ties moves beyond stereotypes of prostitution. Based on the analysis of interviews conducted with women in different settings of commercial sex in three cities of Argentina, I outline three types of relationships with diverse forms of economic and sex-affective exchanges. This alows to reflect on the possible meanings for commercial sex trade beyond dichotomous schemes. <![CDATA[(Des)encontros no hospital: itinerário terapêutico de uma experiência intersexo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100506&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Quando uma pessoa intersexo decide reingressar no serviço de saúde para questionar a designação sexual que lhe foi atribuída ao nascimento, ela deve necessariamente percorrer diferentes instâncias e caminhos. Nessa trajetória, entra em contato com distintos profissionais (técnicos, enfermeiras, médicos) e tipos de serviços (secretaria de atendimento, clínicas médicas e laboratórios). Esta etnografia, realizada durante dois anos, permitiu uma aproximação com complexos itinerários e com soluções e dilemas das pessoas intersexo. Com base nesta experiência etnográfica, este texto buscará acompanhar um desses percursos, focalizando o encontro e as relações estabelecidas entre uma pessoa intersexo adulta e os grupos específicos de atendimento. Surgem dessas trajetórias inauditas formas de perceber as práticas médicas e as ações efetuadas no percurso dentro do hospital.<hr/>Abstract When an intersex person decides to rejoin the health service in order to question his/her sexual assignment, he/she must necessarily go through different departments. In this trajectory, he/she will interact with different social actors (technicians, nurses, medical doctors) and types of services (secretariat of healthcare, medical clinics and laboratories). This research, developed during two years, allowed us to understand complex itineraries as well as the intersex persons’ solutions and hesitations. Based on this ethnographical experience, this paper will follow one of these trajectories. It will focus on the encounter and the relations established by an adult intersex person and the healthcare groups. From these trajectories, unprecedented forms of perceiving the medical and non-medical practices and actions in the itinerary within the hospital will emerge. <![CDATA[Problemáticas da autoria e da camuflagem feminina em <em>As Aventuras de Diófanes,</em> de Teresa Margarida Silva e Orta]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100507&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A obra Aventuras de Diófanes, de Teresa Margarida Silva e Orta, teve diversas edições, mas muitas delas ocultaram a autoria de Orta. O objetivo deste trabalho é apontar as possíveis razões que teriam levado à ocultação da autoria desse romance, o qual levanta muitas questões em torno da autoria feminina. Pretende-se também discutir, a partir da análise da obra (observando também o diálogo com as Aventuras de Telêmaco de Fénelon, que é apresentado como parâmetro para a autora), o processo de camuflagem das personagens, o que contribui para problematizar as questões relativas ao feminino e ao masculino.<hr/>Abstract The work The Adventures of Diófanes by Teresa Margarida Silva e Orta had diverse editions, but many of them concealed Orta’s authorship. The purpose of this article is to point out the possible reasons that could have lead to the hiding of the authorship of this novel that raises many questions concerning the female authorship. Starting from the analysis of the work (observing also the dialogue with The Adventures of Telemachus by Fenelon, which is presented as a reference for the authoress) we also intend to discuss the process of camouflage of the characters, hat contributes to the problematizing of the questions related to the feminine and the masculine issues. <![CDATA[Suicídio e feminilidades]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100508&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio discute o suicídio feminino a partir das relações de gênero que circunscrevem esse evento. Num viés histórico, confrontamos os suicídios femininos da Antiguidade Clássica e os atuais. Uma proposta interdisciplinar, unindo duas pesquisas de áreas aparentemente distintas - uma ligada às questões de gênero e a permanência de traços culturais da Antiguidade na sociedade atual, e outra sobre a essência transgressora do suicídio na atualidade. Dentro dessas duas linhas, o recorte estabelecido é a semelhança existente entre as mulheres da Antiguidade Clássica, retratadas nas tragédias, e as mulheres contemporâneas na concepção de suas mortes voluntárias.<hr/>Abstract This essay discusses the female suicide from gender relations that circumscribe this event. In a historical bias confront female suicides of classical antiquity and the present. The purpose of this essay is multidisciplinary and proposes join two apparently distinct areas of research: one linked to gender issues and the permanence of cultural traits of antiquity in modern society and another on the transgressive essence of suicide today. This essay points to the similarity between the women of classical antiquity, portrayed in the tragedies, and contemporary women in the design of the voluntary deaths. <![CDATA[Implicações da moral religiosa e dos pressupostos científicos na construção das representações do corpo e da sexualidade femininos no Brasil<sup>*</sup>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100509&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende discutir, na perspectiva de gênero, as reverberações da moral religiosa e do saber científico no processo de construção das representações do corpo e da sexualidade femininos no Brasil. A questão mais relevante que se coloca é como as comunidades religiosas e científica estabeleceu o regime de verdade e o modelo de razão que deu sentido aos corpos sexualizados femininos no transcurso do devir histórico? A resposta à pergunta foi obtida a partir de análise e exposição de um arcabouço teórico multidisciplinar que destaca as contribuições da história, psicologia, sociologia e filosofia.<hr/>Abstract The article discusses, in a gender perspective, the reverberations of religious moral and scientific knowledge in the construction of representations of body and female sexuality in Brazil. The most important question that arises is how the religious and scientific community established the regime of truth and model of reason gave meaning to female sexualized bodies in the course of historical development? The answer to the question was obtained from the analysis and display of a multidisciplinary theoretical framework that highlights the contributions of history, psychology, sociology and philosophy. <![CDATA[Françoise Collin – marcos de seu itinerário, projeto e alcance internacional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende discutir, na perspectiva de gênero, as reverberações da moral religiosa e do saber científico no processo de construção das representações do corpo e da sexualidade femininos no Brasil. A questão mais relevante que se coloca é como as comunidades religiosas e científica estabeleceu o regime de verdade e o modelo de razão que deu sentido aos corpos sexualizados femininos no transcurso do devir histórico? A resposta à pergunta foi obtida a partir de análise e exposição de um arcabouço teórico multidisciplinar que destaca as contribuições da história, psicologia, sociologia e filosofia.<hr/>Abstract The article discusses, in a gender perspective, the reverberations of religious moral and scientific knowledge in the construction of representations of body and female sexuality in Brazil. The most important question that arises is how the religious and scientific community established the regime of truth and model of reason gave meaning to female sexualized bodies in the course of historical development? The answer to the question was obtained from the analysis and display of a multidisciplinary theoretical framework that highlights the contributions of history, psychology, sociology and philosophy. <![CDATA[“Gênero”, em português]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100602&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende discutir, na perspectiva de gênero, as reverberações da moral religiosa e do saber científico no processo de construção das representações do corpo e da sexualidade femininos no Brasil. A questão mais relevante que se coloca é como as comunidades religiosas e científica estabeleceu o regime de verdade e o modelo de razão que deu sentido aos corpos sexualizados femininos no transcurso do devir histórico? A resposta à pergunta foi obtida a partir de análise e exposição de um arcabouço teórico multidisciplinar que destaca as contribuições da história, psicologia, sociologia e filosofia.<hr/>Abstract The article discusses, in a gender perspective, the reverberations of religious moral and scientific knowledge in the construction of representations of body and female sexuality in Brazil. The most important question that arises is how the religious and scientific community established the regime of truth and model of reason gave meaning to female sexualized bodies in the course of historical development? The answer to the question was obtained from the analysis and display of a multidisciplinary theoretical framework that highlights the contributions of history, psychology, sociology and philosophy. <![CDATA[História dos homens no Brasil: novos olhares e desafios para a pesquisa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100603&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende discutir, na perspectiva de gênero, as reverberações da moral religiosa e do saber científico no processo de construção das representações do corpo e da sexualidade femininos no Brasil. A questão mais relevante que se coloca é como as comunidades religiosas e científica estabeleceu o regime de verdade e o modelo de razão que deu sentido aos corpos sexualizados femininos no transcurso do devir histórico? A resposta à pergunta foi obtida a partir de análise e exposição de um arcabouço teórico multidisciplinar que destaca as contribuições da história, psicologia, sociologia e filosofia.<hr/>Abstract The article discusses, in a gender perspective, the reverberations of religious moral and scientific knowledge in the construction of representations of body and female sexuality in Brazil. The most important question that arises is how the religious and scientific community established the regime of truth and model of reason gave meaning to female sexualized bodies in the course of historical development? The answer to the question was obtained from the analysis and display of a multidisciplinary theoretical framework that highlights the contributions of history, psychology, sociology and philosophy. <![CDATA[ERRATA: Bodies and Practices: a Decade of Science Technology and Gender Studies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100901&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende discutir, na perspectiva de gênero, as reverberações da moral religiosa e do saber científico no processo de construção das representações do corpo e da sexualidade femininos no Brasil. A questão mais relevante que se coloca é como as comunidades religiosas e científica estabeleceu o regime de verdade e o modelo de razão que deu sentido aos corpos sexualizados femininos no transcurso do devir histórico? A resposta à pergunta foi obtida a partir de análise e exposição de um arcabouço teórico multidisciplinar que destaca as contribuições da história, psicologia, sociologia e filosofia.<hr/>Abstract The article discusses, in a gender perspective, the reverberations of religious moral and scientific knowledge in the construction of representations of body and female sexuality in Brazil. The most important question that arises is how the religious and scientific community established the regime of truth and model of reason gave meaning to female sexualized bodies in the course of historical development? The answer to the question was obtained from the analysis and display of a multidisciplinary theoretical framework that highlights the contributions of history, psychology, sociology and philosophy.