Scielo RSS <![CDATA[Varia Historia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-877520150001&lang=en vol. 31 num. 55 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[For a New History of Medieval Church]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Inventing Gregory VII: The Ad Heinricum IV Imperatorem libri VII and the Search for the Measure of the Past]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho, procuramos fundamentar uma resposta para um antigo problema: quando e como Hildebrando de Soana (1020?-1085) se tornou o protagonista do poder papal? Um persistente consenso tem levado os historiadores a mirarem a mesma certeza: o homem coroado como Gregório VII dominou a cena eclesiástica ocidental desde seu ingresso na corte papal, em 1049, por meio de uma liderança inabalável. Sua ascensão, supostamente contínua e irrefreável, teria dotado a política pontifícia de unidade e caráter programático. Mas, para muitos contemporâneos, isto não era evidente. Um texto contém elementos para a formulação de outra perspectiva: Ad Heinricum IV Imperatorem libri VII. Escrita por Benzo (?-1089), bispo de Alba, a narrativa é um valioso documento sobre a ascensão política de Hildebrando e oferece indícios de que o bispo de Alba estabeleceu a medida com a qual o controverso papa seria lembrado, tanto pela Igreja, quanto pela historiografia. Talvez, Benzo de Alba tenha inventado Gregório VII.<hr/>In this paper we try to justify a answer to an old problem: when and how Hildebrand of Soana (1020?-1085) became the protagonist of papal power? A persistent consensus has led historians to look to the same certainty: the man crowned as Gregory VII dominated the Western ecclesiastical scene since his entry into the papal court in 1049, through an unwavering leadership. His ascension is supposed as continuous and unstoppable, and its appointed as the fator that endowed the papacy a unitary policy and programmatic actions. But for many contemporary, this was not evident. A text contains elements for formulating another perspective: Ad Heinricum IV Imperatorem libri VII. Written by Benzo (?-1089), Bishop of Alba, the narrative is a valuable document about the political ascent of Hildebrand and provides evidence that the bishop of Alba established the extent to which the controversial pope would be remembered as much for the Church, as the historiography. Perhaps, Benzo of Alba has invented Gregory VII. <![CDATA[From the Square to the Parchment: The Sermones In circulum anni de Sovramonte de Varese, Omin, in Franciscan Lombardy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100053&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma pequena e quase ignorada coleção de sermões oriundos da Itália setentrional. Eles foram escritos por um frade franciscano chamado Sovramonte de Varese (Supermons de Varisio), por volta da metade do século XIII. Tais sermões são úteis para entender as dinâmicas entre a apresentação oral do sermão e a sua escrita. Após uma detalhada reconstrução da biografia de Sovramonte, o artigo apresenta a coleção priorizando dois temas: a usura e a heresia. Ambos permitem-nos recuperar a ação do frade no contexto urbano supostamente de Milão. Tentar-se-à introduzir a questão das relações desta coleção com obras contemporâneas, como os sermões de Felipe o Chanceler e Santo Antônio de Pádua, para esclarecer as passagens que aparecem subentendidas em todo o trabalho de Sovramonte: a leitura, a pregação e a escrita. Palavras-chave - Supermons de Varisio, sermões medievais, pregação, ordem franciscana, usura, heresia.<hr/>The paper introduces a short and almost unknown collection of sermons coming from Northern Italy. They were written by a Franciscan friar called Sovramonte da Varese (Supermons de Varisio) about in the middle of the 13th century. They are useful to understand dynamics connecting the oral exhibition of the sermon and the writing of it. After a detailed reconstruction of Sovramonte's biography, the article goes on presenting the collection and two themes: usury and heresy. Both of them allow us to reconstruct the action of the friar in an urban context, which is supposed to be Milan. The author tries also to introduce the question about the connexion with contemporary works, such as Philip the Chancelor's sermons and Saint Anthony of Padua's ones, to enlighten the passages that should have subtended to all Sovramonte's work: reading, preaching, writing. <![CDATA['Dunque non sognate, fate fatti non solo parole': Bernardino of Siena and the Franciscan Proposal of a Civic Religion]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100081&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um dos expoentes máximos da Ordem franciscana no século XV, o frade Bernardino de Siena (1380-1444) firmou sua pregação na caritas intentando sua aplicação no horizonte social e político da civitas para promover o bem viver nas res publicae da Itália de seu tempo. Analisamos aqui a múltipla função política dessa caritas bernardiniana, buscando esclarecer sua relação com a pedagogia política, com valores civis, políticos e de mercado. Para uma compreensão mais completa do horizonte de aplicação dessa caritas, investigamos o alinhamento do frade com uma textualidade política e econômica franciscana produzida no século XIV, estabelecendo um paralelo com os valores e propostas civis, políticas e econômicas realizadas por Francisco Eiximenis (1330-1409), frade menor que atuou nos territórios ibéricos e sicilianos da Coroa catalão-aragonesa.<hr/>One of the greatest exponents of the Franciscan Order in the fifteenth century, the friar Bernardino of Siena (1380-1444) established his preaching upon caritas, attempting its application in the social and political horizon of the civitas to promote the good life in Italy's res publicae of his time. Here we analyze the multiple function of this bernardinian caritas, seeking to clarify its relationship with political pedagogy, with civil, political and market values. For a more complete understanding of the application horizon of this caritas, we investigate the alignment of the friar with a Franciscan political and economic textuality produced in the fourteenth century, establishing a parallel with the values and the civil, political and economic proposals made by Francesc Eiximenis (1330-1409), a minore friar who worked in the Iberian and Sicilian territories of the Aragonese Crown. <![CDATA[Miguel de Acqui and the Foundation of the Monte di Pietà in Verona: An Unpublished Incunabula]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo investiga a vida do pregador Franciscano Observante, Miguel de Acqui, dando particular destaque às suas iniciativas de promover a fundação do Monte de Piedade em Verona, em 1490. Analisamos e também publicamos um incunábulo que foi editado em Verona simultaneamente aos eventos. Este documento sublinha a mensagem espiritual que estava conectada à apresentação do Monte de Piedade bem como as estratégias comunicativas adotadas por habilidosos pregadores, como Frade Miguel. Ele organizou uma forma planejada e cívica de caridade para apoiar o Monte de Piedade, que era uma instituição central na reforma da sociedade promovida pela Observância. Como mostram claramente os estatutos da Scola del Monte della Pietà, esta reforma possuía profundas dimensões sociais e religiosas: o apoio econômico para o Monte caminhava lado-a-lado com a disseminação de um modelo de vida religiosa para o laicado.<hr/>The article investigates the life of the Observant Franciscan preacher Michele d'Acqui, particularly focusing on his initiatives to promote the foundation of the Monte di Pietà in Verona, in 1490. The article analyses and integrally publishes an incunabula that was edited in Verona in concomitance with those events. This document highlights the spiritual message that was connected with the presentation of the Monte di Pietà as well as the communicative strategies adopted by skilful preachers such as Fra Michele. He organised a planned and civic form of charity to support the Monte di Pietà, which was a central institution in the reform of the society promoted by the Observance. As the statutes of Scola del Monte della Pietà clearly show, within this reform social and religious dimensions were deeply intertwined: the economic support to the Monte went hand in hand with the dissemination of a model of religious life for the laity. <![CDATA[From the Suez to the Panama Canal and Beyond: Gamal Abdel Nasser's influence in Latin America]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100163&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo explora a influência do líder egípcio Gamal Abdel Nasser na América Latina. Na década de 1950, uma geração de intelectuais e políticos latino-americanos viram, no sucesso do emergente nacionalismo árabe, simbolizado por Nasser, um exemplo a imitar. No Panamá, a nacionalização egípcia do Canal de Suez, em 1956, desencadeou nova onda de demandas contra o controle e a posse do canal interoceânico pelos Estados Unidos. Em toda a região, frente ao aparecimento de regimes reacionários, intelectuais de esquerda enfatizaram a necessidade de um Nasser latino-americano; um caudilho moderno, que emergiria do interior das Forças Armadas imbuído de potente nacionalismo sem concessões e compromisso inegociável com o progresso social.<hr/>This article explores the influence of the Egyptian leader Gamal Abdel Nasser in Latin America. In the 1950's, a generation of Latin American intellectuals and politicians saw in the success of the emergent Arab Nationalism, epitomized by Nasser, an example to emulate. In Panama, the 1956 Egyptian nationalization of the Suez Canal would trigger a new wave of demands against the control and ownership of the interoceanic canal by the United States. Across the region, confronted with the onset of reactionary regimes, intellectuals from the left would call for the need of a Latin American Nasser; a modern day caudillo, that would come from the Armed Forces donned with the force of an uncompromised nationalism and a unnegotiable commitment to social progress.<hr/>This article explores the influence of the Egyptian leader Gamal Abdel Nasser in Latin America. In the 1950's, a generation of Latin American intellectuals and politicians saw in the success of the emergent Arab Nationalism, epitomized by Nasser, an example to emulate. In Panama, the 1956 Egyptian nationalization of the Suez Canal would trigger a new wave of demands against the control and ownership of the interoceanic canal by the United States. Across the region, confronted with the onset of reactionary regimes, intellectuals from the left would call for the need of a Latin American Nasser; a modern day caudillo, that would come from the Armed Forces donned with the force of an uncompromised nationalism and a unnegotiable commitment to social progress. <![CDATA[Ritual and Narrative: The supplicatio in the Myth of Fortuna Muliebris (Dionysius of Halicarnassus, Antiquitates Romanae, 8. 30.1-53.1)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100193&lng=en&nrm=iso&tlng=en Mitos e rituais criam e reforçam os laços entre indivíduos e comunidade, legitimando o grupo e a autoridade, envolvendo o potencial mimético das performances. O principado augustano foi um momento rico de criação e de ressignificação de rituais e de mitos, expressos em ações e intervenções espaciais e numa literatura cuja observação permite uma via de acesso à compreensão do sistema de valores, do uso das tradições e das inovações no espaço público romano. Este artigo tratará da etiologia do santuário da Fortuna Muliebris na versão de Dionísio de Halicarnasso. As narrativas etiológicas da Fortuna Muliebris são um dos elementos mais significativos para a análise do sistema de valores e das distinções de gênero na Roma augustana, e estarão em pauta elementos verbais e visuais da performance das personagens, interessando à análise elementos vinculados a normas e tradições do ritual da supplicatio.<hr/>Myths and rituals create and reinforce the links between individuals and community and legitimize authority, involving the mimetic potential of performances. The Augustan principate was plenty of creation and recreation of rituals and myths, expressed in actions, spatial interventions, and a literature whose analysis can give us important keys to the understanding of the system of values, the use of traditions and innovations in Roman public space. This paper focus on the etiology of Fortuna Muliebris according to Dionysius of Halicarnassus. The narratives of Fortuna Muliebris are significant for the analysis of the system of values and gender roles in Augustan Rome, and verbal and visual elements of the performance of the characters are linked to norms and traditions the ritual of supplicatio. <![CDATA[What is Said and What is Written: Production of Presence and Historical Consciousness in a Black Family in the Northern Littoral of Rio Grande do Sul]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100221&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa as relações entre a palavra oral e a escrita por parte de uma comunidade negra no litoral norte do Rio Grande do Sul durante o século XX. Para tanto, enfocou-se uma família que possui documentos escritos desde fins do século XIX e que os conserva cuidadosamente, inobstante serem seus integrantes analfabetos. Tal situação suscita a questão sobre os significados emprestados à palavra escrita e sobre a relação por ela estabelecida com o discurso oral. Da mesma forma, analisa-se a presença dos ancestrais por meio da documentação escrita e propõe-se o papel dos guardiões destes documentos como intérpretes, por meio da noção de "consciência histórica". A análise aqui realizada se dá, ela mesma, na intersecção entre escrito e oral, uma vez que se ampara no cruzamento de entrevistas e o dito acervo documental, assim como na sua leitura para os familiares e interpretação de suas reações.<hr/>This paper analyzes the relations between oral and written words in a black community from the northern littoral of the Brazilian state of Rio Grande do Sul, during the 20th century. For that, we had in focus an extended family that owns written documents since the end of the 19th century. Although they are illiterate, they conserve those documents carefully. This situation raises the question of what were the meanings of the written word and its relations with the oral speech. We also analyze the presence of their ancestors through the written documentation and we propose the role of the guardians of those documents as interpreters, by the notion of "historical consciousness". This analysis itself is done through the intersection between the written and the oral, since it is supported by the interlacement between interviews, that documental collection, the reading of those documents to the family and the interpretation of their reactions. <![CDATA[Spirits Full of Animals: The Fauna in Louis Agassiz and Richard Francis Burton Trips to Nineteenth-Century Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100253&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil do século XIX foi alvo de inúmeras viagens realizadas por cientistas estrangeiros. O objetivo deste artigo é analisar as impressões sobre a fauna brasileira presentes nos relatos das viagens realizadas pelo naturalista suíço Louis Agassiz, em 1865, e pelo explorador inglês Richard Francis Burton, em 1868. Destes relatos privilegiam-se as descrições do meio natural de diferentes regiões brasileiras e das particularidades da fauna silvestre por eles encontrada.<hr/>Nineteenth-century Brazil was the target of numerous travels made by foreign scientists. The purpose of this article is to analyze the impressions made by the Brazilian fauna, as expressed in the travel narratives written by the Swiss naturalist Louis Agassiz, in 1865, and by the English explorer Richard Francis Burton, in 1868. Those narratives prioritize the descriptions of the natural environment in different Brazilian regions and the characteristics of the wildlife that they found. <![CDATA[Where the Negroes Are Masters: An African Port in the Era of the Slave Trade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100287&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil do século XIX foi alvo de inúmeras viagens realizadas por cientistas estrangeiros. O objetivo deste artigo é analisar as impressões sobre a fauna brasileira presentes nos relatos das viagens realizadas pelo naturalista suíço Louis Agassiz, em 1865, e pelo explorador inglês Richard Francis Burton, em 1868. Destes relatos privilegiam-se as descrições do meio natural de diferentes regiões brasileiras e das particularidades da fauna silvestre por eles encontrada.<hr/>Nineteenth-century Brazil was the target of numerous travels made by foreign scientists. The purpose of this article is to analyze the impressions made by the Brazilian fauna, as expressed in the travel narratives written by the Swiss naturalist Louis Agassiz, in 1865, and by the English explorer Richard Francis Burton, in 1868. Those narratives prioritize the descriptions of the natural environment in different Brazilian regions and the characteristics of the wildlife that they found. <![CDATA[Oração e memórias na Academia das Ciências de Lisboa: Introdução e coordenação editorial de José Alberto Silva]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100291&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil do século XIX foi alvo de inúmeras viagens realizadas por cientistas estrangeiros. O objetivo deste artigo é analisar as impressões sobre a fauna brasileira presentes nos relatos das viagens realizadas pelo naturalista suíço Louis Agassiz, em 1865, e pelo explorador inglês Richard Francis Burton, em 1868. Destes relatos privilegiam-se as descrições do meio natural de diferentes regiões brasileiras e das particularidades da fauna silvestre por eles encontrada.<hr/>Nineteenth-century Brazil was the target of numerous travels made by foreign scientists. The purpose of this article is to analyze the impressions made by the Brazilian fauna, as expressed in the travel narratives written by the Swiss naturalist Louis Agassiz, in 1865, and by the English explorer Richard Francis Burton, in 1868. Those narratives prioritize the descriptions of the natural environment in different Brazilian regions and the characteristics of the wildlife that they found. <![CDATA[Os vultos da nação. Fábrica de heróis e formação dos brasileiros]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100295&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil do século XIX foi alvo de inúmeras viagens realizadas por cientistas estrangeiros. O objetivo deste artigo é analisar as impressões sobre a fauna brasileira presentes nos relatos das viagens realizadas pelo naturalista suíço Louis Agassiz, em 1865, e pelo explorador inglês Richard Francis Burton, em 1868. Destes relatos privilegiam-se as descrições do meio natural de diferentes regiões brasileiras e das particularidades da fauna silvestre por eles encontrada.<hr/>Nineteenth-century Brazil was the target of numerous travels made by foreign scientists. The purpose of this article is to analyze the impressions made by the Brazilian fauna, as expressed in the travel narratives written by the Swiss naturalist Louis Agassiz, in 1865, and by the English explorer Richard Francis Burton, in 1868. Those narratives prioritize the descriptions of the natural environment in different Brazilian regions and the characteristics of the wildlife that they found. <![CDATA[1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100299&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil do século XIX foi alvo de inúmeras viagens realizadas por cientistas estrangeiros. O objetivo deste artigo é analisar as impressões sobre a fauna brasileira presentes nos relatos das viagens realizadas pelo naturalista suíço Louis Agassiz, em 1865, e pelo explorador inglês Richard Francis Burton, em 1868. Destes relatos privilegiam-se as descrições do meio natural de diferentes regiões brasileiras e das particularidades da fauna silvestre por eles encontrada.<hr/>Nineteenth-century Brazil was the target of numerous travels made by foreign scientists. The purpose of this article is to analyze the impressions made by the Brazilian fauna, as expressed in the travel narratives written by the Swiss naturalist Louis Agassiz, in 1865, and by the English explorer Richard Francis Burton, in 1868. Those narratives prioritize the descriptions of the natural environment in different Brazilian regions and the characteristics of the wildlife that they found. <![CDATA[<em>A América portuguesa e os sistemas atlânticos na época moderna</em>: monarquia pluricontinental e Antigo Regime]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100303&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil do século XIX foi alvo de inúmeras viagens realizadas por cientistas estrangeiros. O objetivo deste artigo é analisar as impressões sobre a fauna brasileira presentes nos relatos das viagens realizadas pelo naturalista suíço Louis Agassiz, em 1865, e pelo explorador inglês Richard Francis Burton, em 1868. Destes relatos privilegiam-se as descrições do meio natural de diferentes regiões brasileiras e das particularidades da fauna silvestre por eles encontrada.<hr/>Nineteenth-century Brazil was the target of numerous travels made by foreign scientists. The purpose of this article is to analyze the impressions made by the Brazilian fauna, as expressed in the travel narratives written by the Swiss naturalist Louis Agassiz, in 1865, and by the English explorer Richard Francis Burton, in 1868. Those narratives prioritize the descriptions of the natural environment in different Brazilian regions and the characteristics of the wildlife that they found. <![CDATA[Medo, reverência, terror: Quatros ensaios de iconografia política]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000100307&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil do século XIX foi alvo de inúmeras viagens realizadas por cientistas estrangeiros. O objetivo deste artigo é analisar as impressões sobre a fauna brasileira presentes nos relatos das viagens realizadas pelo naturalista suíço Louis Agassiz, em 1865, e pelo explorador inglês Richard Francis Burton, em 1868. Destes relatos privilegiam-se as descrições do meio natural de diferentes regiões brasileiras e das particularidades da fauna silvestre por eles encontrada.<hr/>Nineteenth-century Brazil was the target of numerous travels made by foreign scientists. The purpose of this article is to analyze the impressions made by the Brazilian fauna, as expressed in the travel narratives written by the Swiss naturalist Louis Agassiz, in 1865, and by the English explorer Richard Francis Burton, in 1868. Those narratives prioritize the descriptions of the natural environment in different Brazilian regions and the characteristics of the wildlife that they found.