Scielo RSS <![CDATA[Varia Historia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-877520100001&lang=en vol. 26 num. 43 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Foreword</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Old and new relations between medievalists and their sources</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O enfoque desse artigo é a maneira como os medievalistas hoje se relacionam com seus documentos na prática cotidiana do seu ofício e, mais particularmente, os desafios e as dificuldades enfrentadas, em particular, por aqueles interessados em temáticas interdisciplinares relacionadas à história social da medicina do período. Assim, propõe a reflexão sobre os procedimentos metodológicos, a partir do alargamento da noção de campo documental, incorporando todos os vestígios e testemunhos disponíveis das experiências sociais humanas em diversos tempos e espaços. Discute ainda os acervos e os grandes projetos de digitalização de documentos medievais e de obras de referências e o impacto sobre o trabalho dos medievalistas deste lado do Atlântico. No interior dessa prática aparece o paralelo refinamento das questões e dos métodos da crítica documental.<hr/>The focus of this paper is the way medievalists have relations to the documents in the daily practice of their métier and, particularly, the challenges and the difficulties faced, especially, by those interested in interdisciplinary researches related to the social history of medicine of the period. Thus, this paper proposes the thinking concerning the methodological procedures, upon extension of the notion of documentary field, incorporating all available evidences and traces of human social experiences at different times and spaces. It also discusses the collections and the large digitization projects of medieval documents and reference works and the impact on the work of medievalists from this side of the Atlantic. Within this practice appears the parallel refinement of the issues and methods of documental criticism. <![CDATA[<b>"Public" and "private" in Frankish legal texts</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é discutir a dicotomia "público" e "privado", buscando mostrar como ela foi utilizada pela historiografia tradicional para situar cronológica e tematicamente a Alta Idade Média. Isso feito no âmbito de uma evolução geral que teria conduzido, através do triunfo do "público" sobre o "privado", à construção do mundo moderno. Buscar-se-á igualmente, a partir de alguns textos jurídicos, mostrar como essa dicotomia é inviável para a compreensão do mundo franco na Alta Idade Média.<hr/>The aim of this paper is discuss the "public" and "private" spheres dichotomy, trying to show how it was used by traditional historiography to situate chronologically and thematically the High Middle Ages in an ambit of a general evolution that would have conduced, through the triumph of "public" over "private", for the construction of the modern world. Will also search, from some juridical texts, show how this dichotomy is impossible to the comprehension of the frankish world at the High Middle Ages. <![CDATA[<b>The Middle Ages between "public sphere" and "political centralization"</b>: <b>itineraries for a historiographical construction</b><a name="tx**"></a>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A violência é um paradigma de primeira importância para o estabelecimento de interpretações gerais da Idade Média. Este texto pretende colocar sua validade em questão através de dois procedimentos. Em primeiro lugar, discutindo sua ligação com o papel que a Idade Média desempenha na historiografia contemporânea, de contraponto às formas sociais e políticas modernas (notadamente o Estado centralizado e seu monopólio da violência). Em segundo lugar, procurando definir o ponto de vista dos próprios historiadores medievais a respeito das violências que registram.<hr/>Violence is a paradigm of first importance for the establishment of general interpretations of the Middle Ages. This text pretends to bring its validity into question by two procedures. In first discussing its connection with the role that the Middle Ages plays in contemporaneous historiography, in counterpoint to modern political and social forms (specially the centralized state and its monopoly of violence). Second place trying to define the point of view of the medieval historians about the violence that they record. <![CDATA[<b>Social practice and the traps in the sources</b>: <b>historiographical and normative sources on bride kidnapping in the Late Middle Age</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O casamento por rapto é uma prática reprovada e juridicamente condenada, mas, ao mesmo tempo, até certo ponto, tolerada socialmente, na alta Idade Média, no Ocidente. Assim, o estatuto atribuído às fontes normativas (em particular as leis bárbaras) e a maneira pela qual alguns artigos de lei foram isolados de seu contexto documentário explicam, em grande parte, a razão de historiadores terem, por muito tempo, visto, no rapto, uma forma de casamento completo e uma sobrevivência de instituições "germânicas" antigas. Quanto às fontes narrativas, é imperativo não esquecer o contexto de sua redação, mesmo se, às vezes, ele parece relativamente neutro. De outra forma, corremos o risco de dar muito peso a alguns exemplos marginais ou pouco representativos. Recolocar no contexto dos documentos e da ideologia os retumbantes exemplos do período carolíngio permite, assim, relativizar a idéia de um crescimento importante do número de raptos nesta época.<hr/>The kidnapping of brides to force a marriage was a practice disapproved and legally convicted, but at the same time, to some extent, socially tolerated in Europe during the Middle Ages. Thus, the normative status given to the sources (particularly barbaric laws) and the manner in which certain articles of the law were isolated from their documentary context explains, in large part, why historians have saw in the abduction a form of marriage and a complete survival of old "Germanic" institutions. As for the narrative sources, it is imperative not to forget the context of its writing, even if sometimes it seems relatively neutral. Otherwise, we risk giving too much weight to some marginal and unrepresentative examples. Replace the documentary and ideological context of the astonishing examples of the Caroligian period allow us to minimize the idea of the high number of bride’s kidnapping at that time.<hr/>Le mariage par rapt est une pratique réprouvée et juridiquement condamnée mais aussi, dans une certaine mesure, socialement tolérée au haut Moyen Âge en Occident. De ce fait, le statut attribué aux sources normatives (en particulier les lois barbares) et la façon dont certains articles de loi ont été isolés de leur contexte documentaire expliquent en grande partie que les historiens aient longtemps vu dans le rapt une forme de mariage à part entière et une survivance d’institutions "germaniques" anciennes. Quant aux sources narratives, il est impératif de ne pas oublier leur contexte de rédaction, même s’il paraît parfois relativement neutre. Sinon, on prend le risque de donner trop de poids à certains exemples marginaux ou peu représentatifs. Remettre les retentissants exemples de la période carolingienne dans leur contexte documentaire et idéologique permet ainsi de relativiser l’idée d’une augmentation importante du nombre de rapts à cette époque. <![CDATA[<b>The sources of political space</b>: <b>electoral techniques and deliberative practices in Italian cities (12<sup>th</sup> to 14<sup>th</sup> centuries)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Para quem pesquisa, nas práticas usuais da Idade Média, os vestígios de um espaço de mediação política, o mundo das comunas italianas dos séculos XII-XIV oferece um laboratório privilegiado de observação. O desenvolvimento de instituições representativas (conselhos "legislativos" e colégios "executivos") se caracterizou pela utilização de técnicas de seleção de pessoal dirigente destinadas a evitar o monopólio de algumas famílias e a garantir a rotatividade das atribuições no seio das classes dirigentes. O presente artigo examina as fontes, notadamente estatutárias, que definem as modalidades de representação dos cidadãos chamados a governar ou a tomar decisões. Ele retoma a cronologia de instauração do princípio de representação que se impõe sobre o de unanimidade. Examinando igualmente os processos eleitorais, ele busca precisar o que os contemporâneos desejavam valorizar por meio da seleção eleitoral dos governantes. Uma atenção particular é dada às questões materiais dos votos e dos escrutínios (segredo das eleições, instalação de graus eleitorais, etc.).<hr/>For those who research, in the usual practices of the Middle Ages, remains of a space of political mediation, the world of the Italian communes of the XII-XIV centuries offers a privileged laboratory of observation. The development of representative institutions ("legalislative" councils and "executive" colleges) was characterized by the use of techniques for selection of management personnel to prevent the monopoly of some families and ensure the rotation of assignments within the ruling classes. This article examines the sources, notably the statutes, which define the modes of representation of citizens called to govern or to take decisions. It uses the chronology of the introduction of the principle of representation that is imposed upon the unanimity. Examining also the elections, it seeks to clarify what contemporaries desired to value by selecting the rulers using this system. Particular attention is given to the substantive issues of the votes and ballots (secret elections, electoral installation of degrees, etc.)<hr/>Pour qui recherche dans les pratiques ordinaires du Moyen Âge, les traces d’un espace de médiation politique, le monde des communes italiennes des XIIe-XIVe siècles offre un laboratoire privilégié d’observation. Le développement d’institutions représentatives (conseils "législatifs" et collèges "exécutifs") s’est opéré par l’utilisation de techniques de sélection du personnel dirigeant destinées à éviter le monopole de gouvernement par certaines familles et la rotation des charges au sein des classes dirigeantes. Le présent article interroge les sources, notamment statutaires, qui définissent les modalités de représentation des citoyens appelés à gouverner ou à prendre les décisions. Il reprend la chronologie d’instauration du principe de représentation qui s’impose sur celui d’unanimité. En examinant également les procédures électorales, il cherche à préciser ce que les contemporains désiraient mettre en valeur à travers la sélection électorale des gouvernants. Une attention particulière est portée aux questions matérielles des votes et des scrutins (secret des élections, mise en place de grades électoraux, etc.). <![CDATA[<b>The empire’s metamorphoses and the problems of the Portuguese monarchy in the first half of 18th century</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Durante a primeira metade do século XVIII, em diversas dimensões do mundo português, operou-se um significativo processo de metamorfose, tanto no âmbito interno do reino quanto na própria configuração mais geral do Império. Lisboa, consolidada como caput regne, começou a viver significativa transformação. No pensamento de diversos personagens ligados à administração da monarquia havia a certeza de que o eixo do Império situava-se definitivamente no complexo atlântico, nas duas margens do oceano. Este artigo tem por objetivo discutir algumas questões relativas a esses fenômenos.<hr/>During the first half of the 18th century, in various dimensions of the Portuguese world, operated a significant process of metamorphosis, both within the kingdom itself as the more general setting of the Empire. Lisbon, consolidated as caput regne, began to live a significant transformation. In the mind of several characters related to the administration of the monarchy was not certain that the axis of the Empire was located permanently in the complex Atlantic, on both sides of the ocean. This article aims to discuss some issues related to this phenomenon. <![CDATA[<b>Brotherhood, artisans and citizenship in Eighteenth century Rio de Janeiro</b><a name="tx**"></a>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo propõe uma reflexão sobre os meios de inserção dos ofícios na comunidade política do Rio de Janeiro no século XVIII. Para tanto, focaliza as irmandades de ofícios, consideradas como formas de socialização que tem como referência a igreja católica e a monarquia. Nelas, o domínio de um ofício constituía um critério de ingresso, fossem os irmãos livres, libertos ou escravos. Analisam-se particularmente os casos da irmandade de São Jorge - que reunia basicamente os ofícios do ferro e do fogo - e da irmandade de São José - que congregava carpinteiros, pedreiros e marceneiros. Em termos gerais, objetiva-se investigar a natureza e as condições da cidadania dos ofícios em uma sociedade do Antigo Regime português, a partir das relações entre as irmandades, os oficiais mecânicos e o Senado da câmara.<hr/>The article suggests a reflection on the insertion means of the artisans in the Rio de Janeiro political community, during the 18th century. For this purpose it focus the artisan’s brotherhoods, considered as a socialization forms, that has as reference the catholic church and the monarchy. The expertise in the trade was a criterion for the admission, be the brothers free, freed men or slaves. In particular, are analyzed the cases of Saint George’s brotherhood - that joined together basically the iron and fire trades - and Saint Joseph’s brotherhood - that brought together carpenters, masons and joiners. In general terms, the objective is to investigate the nature and the conditions of citizenship of the trades in a society of the old Portuguese regime, from the relations between the brotherhoods, the craftsmen and the municipal council. <![CDATA[<b>The cross and the sword</b>: <b>religion, politics and social control in the golden captaincy of Minas Gerais (1693-1745)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo central deste artigo é tratar das implicações políticas concernentes à implantação do catolicismo no hinterland mineiro, em sua fase de organização (1693-1745), assinalando as principais dificuldades encontradas pela coroa para estabelecer a vida religiosa nesse território. Percebe-se que o político não pode ser esquadrinhado somente em seu registro mais aparente, uma vez que ele também jaz em causas mais profundas que se radicam no imaginário religioso. Destarte, diante da complexidade do "real", torna-se necessário verificar as suas mediações, seus limites e o coeficiente de dependência/independência entre essa instância e o religioso. A análise do político via "questão religiosa" demanda reflexão e esforço maiores para se entender os homens em seu próprio tempo, como agentes sociais ativos, embora muitas vezes atuando sob circunstâncias extremamente adversas. Para tal, este estudo se realizou à luz da documentação coeva, notadamente aquela produzida pela Secretaria do Governo.<hr/>This paper focuses on the political implications regarding the Catholicism implementation in the hinterland of the gold captaincy of Minas Gerais-Brazil, during its organization (1693-1745), empathizing the main difficulties faced by the Portuguese crown in order to establish the religious life in this territory. The political aspect can not be investigated only in its more apparent record, since it also lays on more profound causes rooted in the religious imagery. Consequently, before the "real" complexity, it became necessary to verify its mediations, limits and the dependence/independence coefficient between this instance and the religious facet. The analysis of the political aspect via "religious issue" demands further effort and reflection in order to understand men in their own time, as active social agents, although many times they act under extremely hard circumstances. To do so, this study is conducted in the light of the coeval documentation, especially that recorded by the Government Office. <![CDATA[<b>The networks of distinction</b>: <b>inquisitorial officials in Eighteenth century Portuguese America</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A familiatura tinha uma dupla função na sociedade portuguesa de Antigo Regime: além do controle social e religioso exercido por este corpo de oficiais inquisitoriais, a obtenção da carta de familiar também nobilitava os indivíduos que a obtinham. O artigo se propõe a estudar a presença dos oficiais leigos do Santo Oficio na América portuguesa setecentista. Procurou-se compreender o significado desse expressivo número de familiares distribuídos pelas diferentes regiões da colônia brasileira, procedendo a uma avaliação da dimensão dessa rede de agentes inquisitoriais, em particular no Rio Grande de São Pedro e na Colônia do Sacramento.<hr/>The institution of familiatura had a double role in the traditional Portuguese society: besides the social and religious control that was exercised by these inquisitional officials, the attainment of this title also ennobled the individuals that achieved it. The article aims to study the presence of the Holy Office’s lay officials in eighteenth century Portuguese America. We tried do understand the significance of this meaningful contingent of familiares, scattered all over the Brazilian colony, proceeding an evaluation of the size of this network of inquisitional officials, particularly in Rio Grande de São Pedro and Colônia do Sacramento. <![CDATA[<b>Inquisition and society</b>: <b>the creation of the network of "familiares" in colonial Minas Gerais captaincy - Brazil (1711-1808)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho investiga o processo de formação da rede de familiares do Santo da capitania de Minas Gerais durante o século XVIII. A análise, com enfoque no aspecto social da familiatura, leva em conta, por um lado, o contexto externo, ou seja, a expedição de cartas de familiares para Minas em comparação com outras áreas sob jurisdição da Inquisição portuguesa; e, por outro, explica o fenômeno a partir do contexto interno. Aqui, buscamos compreender a formação da rede em sua relação com o processo de formação social e econômica da Capitania, destacando a distribuição das familiaturas por comarcas e períodos.<hr/>This paper investigates the process of creating a network of the Inquisition’s familiares (non religious representatives of the Inquisition) in Minas Gerais captaincy/Brazil, during the Eighteenth century. The analysis focuses on the social side of this network, examining the number of the documents investing the representatives in Minas in comparison with other areas under the jurisdiction of the Portuguese Inquisition and how the internal characteristics of the captaincy influenced it. We also aim to understand the social and economic background of this network in the captaincy society, highlighting the distribution of members by inner regions and periods. <![CDATA[<b>Coinage and monetary offer in Minas Gerais</b>: <b>Brazil the Mint House in Vila Rica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As Casas de Fundição e Moeda de Vila Rica, que funcionaram entre 1724 e 1735, cunharam mais moeda do que as Casas da Moeda de Lisboa e do Rio de Janeiro juntas. Por si só, estes dados permitem levantar questões sobre a oferta monetária de um lado e outro do Atlântico. Neste artigo, de um lado, são apresentadas a contabilidade e as rotinas de amoedação das Casas de Vila Rica e, de outro, é analisado o volume de remessas líquidas feitas pelas Casas da Moeda e Fundição de Vila Rica, Rio de Janeiro e Bahia para a metrópole na primeira metade do século XVIII. Por fim, discute a monetização da economia brasileira no período e sinaliza para a necessidade de uma revisão urgente da perspectiva adotada largamente no que respeita à circulação monetária na colônia.<hr/>ABSTRACT Between 1724 and 1735, the Mint House of Vila Rica produced more coins than its congener in Lisbon and Rio de Janeiro, even if both were taken together. As a matter of fact, these data allows us to raise issues about the monetary offer in both sides of the Atlantic. This article presents, besides the current accounts and routines of coinage, evidences demonstrating the volume of net remittances made by the Casas de Moeda e Fundição of Vila Rica, Rio de Janeiro and Bahia to the metropolis. It argues the monetization of Brazilian economy in the period and points out to the need for an urgent revision of the widely adopted approach in the field of the monetary circulation in the colony. <![CDATA[<b>'Engenhocas' <i>to sell!</i></b>: <b><i>or lands, sugar mills and credit’s trade in local and imperfect markets (Campo Grande civil parish, Rio de Janeiro, Brazil, XVIII-XIX centuries )</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en A questão central deste artigo é perceber como as hierarquias sociais e as políticas específicas do Antigo Regime nos Trópicos se refletiram em estratégias concretas, e compreender as engrenagens locais de um mercado imperfeito. Analisaremos as escolhas e trajetórias de agentes envolvidos em transações com terras, engenhos e concessão de crédito na freguesia de Campo Grande, no correr do século XVIII até o início do XIX, cuja especificidade foi conseguirem reproduzir sua condição senhorial. Metodologicamente, partimos da microanálise e compusemos redes sociais locais que sustentaram as estratégias dos agentes em questão. Propomos que as rendas criadas a partir das vendas a prazo, os vínculos pessoais entre compradores-credores-vendedores-devedores nas vendas dos engenhos e a sobreposição de vínculos de dependência locais foram fatores que possibilitaram a acumulação econômica e a reprodução ampliada da condição senhorial.<hr/>Using the concept of ‘Ancien Régime on the Tropics’, this article aims to investigate how social hierarchies and politics in Brazil, during the 18th century, reflected into concrete local strategies. Our objective is to understand the gadgets of an imperfect market, based on agents’ choices who were all involved in lands, sugar mills and credit commercial transactions in the Campo Grande civil parish, in the Rio de Janeiro. All agents had gotten to reproduce its extended senhorial condition. Our methodology is based on microanalysis, so we composed local social nets we guest had supported the agents’ strategies in question. We consider strategies to achieve long term incomes; bonds between purchaser, creditor, salesman and debtors (both involving sugar mills commercial transactions); the overlapping of dependence bonds by strategic exchanges created by sugar mill masters among consanguineous, matrimonial and fictitious relatives had been factors that made possible the economic accumulation and the extended reproduction of the master condition. <![CDATA[<b>Leopoldo Zea and the Latin-American movement of History of Ideas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa as etapas de fundação e consolidação de um dos mais importantes movimentos intelectuais da América Latina no século XX - o movimento latino-americano de História das Ideias -, a partir, sobretudo, das ações e escritos de seu principal líder e fundador, o filósofo mexicano Leopoldo Zea Aguilar (1912-2004). Na etapa de fundação, que corresponde à década de 1940, o foco principal é na obra inicial de Zea, bem como em seus primeiros esforços no sentido da articulação e organização institucional do movimento em escala continental. Já na etapa seguinte, que corresponde à década de 1950, é abordado o processo de consolidação orgânica e epistemológica do movimento.<hr/>This article analyzes the stages of foundation and consolidation of one of the most important intellectual movements of Latin America in the twentieth century - the Latin-American movement of History of Ideas -, starting from actions and writings of its main leader and founder, the Mexican philosopher Leopoldo Zea Aguilar (1912-2004). In the 1940s, during the foundation period, the main focus is on the primary work of Zea, as well as on his first efforts to articulate and organize this movement in continental scale. Moreover, in the following stage held in the 1950s, the process of organic and epistemology consolidation of the movement is invoked. <![CDATA[<b>Illustrious Brazilians in the tribunal of posterity</b>: <b>biography, memory and history experience in the 19th century Brazil</b><a name="tx**"></a>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa a escrita de biografias como tarefa integrante do projeto historiográfico do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ao longo do século XIX, com base nos discursos de Joaquim Manoel de Macedo e nos estudos biográficos de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro. Para os sócios da agremiação, a biografia deveria cumprir os propósitos de fixação da memória dos brasileiros ilustres, compartilhando com a escrita histórica das ambições de verdade e imparcialidade na representação do passado. Por outro lado, a evocação reiterada de um "tribunal da posteridade", em nome do qual se justificavam o trabalho de memória e a escrita biográfica, vinculava-se à experiência da história como foro de justiça e moralidade.<hr/>The article analyses biographic writings as a task of the Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro historiographical project in the 19th century Brazil, based on Joaquim Manoel de Macedo’s speeches and Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro’s biographic studies. According to them, biography served to reinforce the memory of illustrious Brazilians by sharing ambitions of truth and impartiality on past representation with historic writings. Otherwise, the evocation of a "tribunal of posterity", justifying the work of memory and the biographic writing, was bonded with history experience as a force of justice and morality. <![CDATA[<b>Father Manuel da Madre de Deus</b>: <b>case notes on an ecclesiastic process in XVIII century, Bahia/Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Frei Manuel da Madre de Deus Bulhões nasceu em Salvador, em 1673 e morreu em data posterior a 1742. Foi procurador geral do Carmo em Lisboa e vigário geral da Vigaria do Carmo da Bahia e Pernambuco. Em 1727 é acusado de diversos crimes. Foi o caso julgado a pedido do visitador geral de Lisboa, em primeira instância no convento carmelita da Bahia. Foi frei Manuel acusado de viver em concubinato com a viúva Helena de Lima, violar o voto de pobreza ao obter lucros com um engenho na ilha das Fontes e mandar matar Manuel Guedes de Brito e seu escravo. Frei Manuel foge de seu convento e entra com recursos contra a condenação. Em 1739 é absolvido e é reinvestido de suas prerrogativas.<hr/>Father Manuel da Madre de Deus Bulhões was born in Salvador, Brazil, in 1673 and dead after 1742. He was general procurator of Carmel Order in Lisbon and general father of Vigaria of Carmel on Bahia and Pernambuco. In 1727 he was accused of several crimes. The case was judged by petition of general visitator of Lisbon, on first instance on Carmel’s convent of Bahia. Father Manuel was accused to live in concubinate with the widow Helena de Lima, to abandon the vow of poverty when he obtained profits with a engenho on Ilha das Fontes and to kill Manuel Guedes de Brito and his slave. Father Manuel runway from his convent and applied against his condemnation. In 1739 he was absolved and got again his prerogatives. <![CDATA[<b><i>Napoleão</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Frei Manuel da Madre de Deus Bulhões nasceu em Salvador, em 1673 e morreu em data posterior a 1742. Foi procurador geral do Carmo em Lisboa e vigário geral da Vigaria do Carmo da Bahia e Pernambuco. Em 1727 é acusado de diversos crimes. Foi o caso julgado a pedido do visitador geral de Lisboa, em primeira instância no convento carmelita da Bahia. Foi frei Manuel acusado de viver em concubinato com a viúva Helena de Lima, violar o voto de pobreza ao obter lucros com um engenho na ilha das Fontes e mandar matar Manuel Guedes de Brito e seu escravo. Frei Manuel foge de seu convento e entra com recursos contra a condenação. Em 1739 é absolvido e é reinvestido de suas prerrogativas.<hr/>Father Manuel da Madre de Deus Bulhões was born in Salvador, Brazil, in 1673 and dead after 1742. He was general procurator of Carmel Order in Lisbon and general father of Vigaria of Carmel on Bahia and Pernambuco. In 1727 he was accused of several crimes. The case was judged by petition of general visitator of Lisbon, on first instance on Carmel’s convent of Bahia. Father Manuel was accused to live in concubinate with the widow Helena de Lima, to abandon the vow of poverty when he obtained profits with a engenho on Ilha das Fontes and to kill Manuel Guedes de Brito and his slave. Father Manuel runway from his convent and applied against his condemnation. In 1739 he was absolved and got again his prerogatives. <![CDATA[<b><i>Liberdades negras nas paragens do sul</i></b>: <b>alforria e inserção social de libertos em Porto Alegre, 1800-1835</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Frei Manuel da Madre de Deus Bulhões nasceu em Salvador, em 1673 e morreu em data posterior a 1742. Foi procurador geral do Carmo em Lisboa e vigário geral da Vigaria do Carmo da Bahia e Pernambuco. Em 1727 é acusado de diversos crimes. Foi o caso julgado a pedido do visitador geral de Lisboa, em primeira instância no convento carmelita da Bahia. Foi frei Manuel acusado de viver em concubinato com a viúva Helena de Lima, violar o voto de pobreza ao obter lucros com um engenho na ilha das Fontes e mandar matar Manuel Guedes de Brito e seu escravo. Frei Manuel foge de seu convento e entra com recursos contra a condenação. Em 1739 é absolvido e é reinvestido de suas prerrogativas.<hr/>Father Manuel da Madre de Deus Bulhões was born in Salvador, Brazil, in 1673 and dead after 1742. He was general procurator of Carmel Order in Lisbon and general father of Vigaria of Carmel on Bahia and Pernambuco. In 1727 he was accused of several crimes. The case was judged by petition of general visitator of Lisbon, on first instance on Carmel’s convent of Bahia. Father Manuel was accused to live in concubinate with the widow Helena de Lima, to abandon the vow of poverty when he obtained profits with a engenho on Ilha das Fontes and to kill Manuel Guedes de Brito and his slave. Father Manuel runway from his convent and applied against his condemnation. In 1739 he was absolved and got again his prerogatives. <![CDATA[<b><i>A sentinela da liberdade e outros escritos </i>(1821-1835)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Frei Manuel da Madre de Deus Bulhões nasceu em Salvador, em 1673 e morreu em data posterior a 1742. Foi procurador geral do Carmo em Lisboa e vigário geral da Vigaria do Carmo da Bahia e Pernambuco. Em 1727 é acusado de diversos crimes. Foi o caso julgado a pedido do visitador geral de Lisboa, em primeira instância no convento carmelita da Bahia. Foi frei Manuel acusado de viver em concubinato com a viúva Helena de Lima, violar o voto de pobreza ao obter lucros com um engenho na ilha das Fontes e mandar matar Manuel Guedes de Brito e seu escravo. Frei Manuel foge de seu convento e entra com recursos contra a condenação. Em 1739 é absolvido e é reinvestido de suas prerrogativas.<hr/>Father Manuel da Madre de Deus Bulhões was born in Salvador, Brazil, in 1673 and dead after 1742. He was general procurator of Carmel Order in Lisbon and general father of Vigaria of Carmel on Bahia and Pernambuco. In 1727 he was accused of several crimes. The case was judged by petition of general visitator of Lisbon, on first instance on Carmel’s convent of Bahia. Father Manuel was accused to live in concubinate with the widow Helena de Lima, to abandon the vow of poverty when he obtained profits with a engenho on Ilha das Fontes and to kill Manuel Guedes de Brito and his slave. Father Manuel runway from his convent and applied against his condemnation. In 1739 he was absolved and got again his prerogatives. <![CDATA[<b><i>Proteção à natureza e identidade nacional no Brasil</i>, anos 1920-1940</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752010000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Frei Manuel da Madre de Deus Bulhões nasceu em Salvador, em 1673 e morreu em data posterior a 1742. Foi procurador geral do Carmo em Lisboa e vigário geral da Vigaria do Carmo da Bahia e Pernambuco. Em 1727 é acusado de diversos crimes. Foi o caso julgado a pedido do visitador geral de Lisboa, em primeira instância no convento carmelita da Bahia. Foi frei Manuel acusado de viver em concubinato com a viúva Helena de Lima, violar o voto de pobreza ao obter lucros com um engenho na ilha das Fontes e mandar matar Manuel Guedes de Brito e seu escravo. Frei Manuel foge de seu convento e entra com recursos contra a condenação. Em 1739 é absolvido e é reinvestido de suas prerrogativas.<hr/>Father Manuel da Madre de Deus Bulhões was born in Salvador, Brazil, in 1673 and dead after 1742. He was general procurator of Carmel Order in Lisbon and general father of Vigaria of Carmel on Bahia and Pernambuco. In 1727 he was accused of several crimes. The case was judged by petition of general visitator of Lisbon, on first instance on Carmel’s convent of Bahia. Father Manuel was accused to live in concubinate with the widow Helena de Lima, to abandon the vow of poverty when he obtained profits with a engenho on Ilha das Fontes and to kill Manuel Guedes de Brito and his slave. Father Manuel runway from his convent and applied against his condemnation. In 1739 he was absolved and got again his prerogatives.