Scielo RSS <![CDATA[Mana]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-931320160002&lang=en vol. 22 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[RULE OF NETWORKS: AN ETHNOGRAPHY OF HARM REDUCTION IN COLOMBIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200277&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Con el ánimo de aportar elementos para una antropología de las formas de gobierno contemporáneas, describo en este texto una trama de actores, agencias, racionalidades, técnicas y tecnologías que participan en el universo de la reducción del consumo de drogas en Colombia. Con base en la experiencia del autor en el campo de la formulación y aplicación de modelos y políticas para la reducción del consumo de drogas y en el material etnográfico recopilado en la ciudad de Bogotá durante el año 2012, el artículo le sigue la pista a un modelo terapéutico de producción transnacional creado para "reducir los daños" ocasionados por las drogas, cuyo principal objeto y sujeto de intervención son "redes sociales". Para comprender el campo semántico en que estas ideas cobran sentido, se explora etnográficamente el mundo de los profesionales del riesgo, actores que son al mismo tiempo artífices y portavoces de artefactos diseñados para convertir riesgos y daños en objetos gobernables. En este entramado relacional interactúan agencias de cooperación internacional, organizaciones de la sociedad civil agrupadas en redes transnacionales, instituciones de la administración pública y una amplia gama de profesionales, técnicos, operadores y actores locales con trayectorias diversas cuya agencia contribuye a hacer verosímil el "problema de las drogas" y a mistificar la entidad trascendente que denominan "Estado".<hr/>Resumo Com a intenção de trazer elementos para uma antropologia das formas de governo contemporâneas, descrevo neste texto uma trama de atores, agências, racionalidades, técnicas e tecnologias que participam do universo da redução do consumo de drogas na Colômbia. Com base na experiência do autor no campo da formulação e aplicação de modelos e políticas para a redução do consumo de drogas e no material etnográfico compilado na cidade de Bogotá em 2012, o artigo segue a pista de um modelo terapêutico de produção transnacional criado para "reduzir os danos" ocasionados pelas drogas, cujos principais objeto e sujeito de intervenção são "redes sociais". Para compreender o campo semântico no qual estas ideias ganham sentido, explora-se etnograficamente o mundo dos profissionais do risco, atores que são ao mesmo tempo artífices e porta-vozes de artefatos desenhados para converter riscos e danos em objetos governáveis. Nesta trama relacional interagem agências de cooperação internacional, organizações da sociedade civil agrupadas em redes transnacionais, instituições da administração pública e uma ampla gama de profissionais, técnicos, operadores e atores locais com trajetórias diversas, cuja agência contribui para tornar verossímil o "problema das drogas" e a mistificar a entidade transcendente que denominam "Estado".<hr/>Abstract Finding elements for an anthropology of the contemporary forms of government, this paper aims to study the network of agents, agencies, rationalities, techniques and technologies that regulate drug reduction policies in Colombia. Based on the author's work experience in the elaboration of development projects and policies of public health (2006-2010), and on fieldwork conducted during 2012, the article describes the social life of the Community Based Treatment (CBT), a transnational model designed to "reduce harm" produced by drugs, where "social networks" become the object and subject of interventions. To describe the social universe in which such a statement makes sense, I explore ethnographically the world of the risk experts, actors who are both architects and spokespersons of technologies that seek to convert probabilities of accident and illness into governable objects. International cooperation agencies, civil society organizations grouped in transnational networks, institutions of public administration and a wide range of specialists, technicians, "operators", and local actors with different backgrounds, all interact in this relational meshwork. The agency of these actors contributes towards making the "drug problem" believable, and mystifying the transcendent entity they call the "State". <![CDATA[HERITAGE AND CONFLICTS OF AN AFOXÉ IN THE REURBANIZATION OF THE PORT OF RIO DE JANEIRO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200311&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, reflito sobre os efeitos da reurbanização da região portuária carioca sobre o Afoxé Filhos de Gandhi, bloco carnavalesco referenciado nas práticas do candomblé. Busco compreender como o bloco organizou um pleito de reconhecimento patrimonial a partir da construção narrativa da Pequena África na tentativa de regularizar e reformar o sobrado de sua sede de ensaios, mas não encontrou apoio governamental ou privado porque o imóvel foi classificado como "em ruínas e invadido". Exploro a hipótese de que o não reconhecimento se deveu, por um lado, ao fato de que esses setores privilegiaram investir em narrativas sobre um passado mítico relacionado à oralidade e à religiosidade africanas, o que dissociava as ações patrimoniais e turísticas das demandas habitacionais do tempo presente. Mas se deveu também a disputas dos integrantes do bloco sobre suas concepções de patrimônio, que reverberavam diferentes experiências e memórias coletivas do "povo do santo".<hr/>Resumen En este artículo reflexiono sobre los efectos de la reurbanización de la región portuaria carioca sobre el Afoxé Filhos de Gandhi, bloco carnavalesco referenciado en las prácticas de candomblé. Busco comprender como el bloco organizó un pleito de reconocimiento patrimonial a partir de la construcción narrativa de la Pequeña África en el intento de regularizar y reformar la terraza de su sede de ensayos, pero no encontró apoyo gubernamental o privado porque el inmueble fue clasificado como "en ruinas e invadido". Exploro la hipótesis de que el no reconocimiento se debió, por un lado, al hecho de que estos sectores privilegiaron invertir en narrativas sobre un pasado mítico relacionado a la oralidad y la religiosidad africanas, lo que disociaba las acciones patrimoniales y turísticas de las demandas habitacionales del tiempo presente. Pero se debió también a disputas de los integrantes del bloco sobre sus concepciones de patrimonio, que reverberaban diferentes experiencias y memorias colectivas del "pueblo de santo".<hr/>Abstract In this article, I reflect on the effects of the reurbanization of Rio's port area on the Afoxé Filhos de Gandhi, a carnival group rooted in Candomblé practices. I seek to understand how the group prepared a claim to heritage status through the narrative construction of 'Little Africa', in an attempt to regulate and reform the large house they were based in. However, they met with no government or private support because the property was classified as "ruined and occupied". I explore the hypothesis that this non-recognition was partly due to the fact that these sectors invested in narratives about a mythical past related to orality and African religion, which dissociated heritage and tourism from the housing demands of the present. But it was also due to internal disputes within the group's membership about their own concepts of heritage, disputes that, in turn, reverberated different experiences and collective memories of the "holy people". <![CDATA[BETWEEN FAMILY GENEALOGIES AND POLITICAL GENEALOGIES: YOUNG PEOPLE IN A MAPUCHE COMMUNALISATION PROCESS IN ARGENTINA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200341&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen A partir de una perspectiva teórica que entiende que edad y etnicidad constituyen clivajes complejamente entramados, en este artículo se aborda su incidencia en el proceso de comunalización de la comunidad mapuche Newen Ñuke Mapu (Río Negro, Argentina) y, específicamente, en el caso del lof Mariano Epulef que la integra. En ese contexto se analizan los modos en que la articulación generacional de los "jóvenes mapuche" en el presente produce sentido sobre -y es definida por- tanto la genealogía política del movimiento de fines del siglo XX como la genealogía familiar y comunitaria. Esto implica analizar la reelaboración política generacional que los "jóvenes" realizan de los discursos organizacionales mapuche a partir de su puesta en práctica en el proceso de articulación comunitaria rural.<hr/>Resumo A partir de uma perspectiva teórica que entende que a idade e a etnia são clivagens estreitamente interligadas, este artigo discute o seu impacto sobre o processo de comunalizaçao da comunidade mapuche Newen Ñuke Mapu (Rio Negro, Argentina) e, especificamente, o caso do lof Mariano Epulef incluído nessa comunidade. Nesse contexto, o objeto de análise é a maneira pela qual as articulações contemporâneas da geração de "jovens mapuche" produzem significações, por um lado, sobre a genealogia política do movimento mapuche que se desenvolveu nas últimas décadas do século XX e, por outro, sobre as genealogias das famílias e da comunidade. Ao mesmo tempo, o artigo aproxima-se do modo pelo qual essas genealogias definem as articulações das gerações. Esta tarefa inclui estudar a apropriação crítica dos discursos políticos mapuche por "jovens" nos processos das comunidades rurais.<hr/>Abstract Drawing on a theoretical perspective that understands age and ethnicity as intertwined cleavages, this article discusses their effects on the communalisation process of the Mapuche community of Newen Ñuke Mapu (Rio Negro, Argentina). It focuses specifically on the case of lof Mariano Epulef in the context of this community. The analysis deals with how contemporary generational articulations of "young Mapuche" give meaning to the political genealogy of the movement that developed in the last decades of the twentieth century and also, at the same time, to family and community genealogies. The article likewise addresses the ways in which these genealogies define generational articulations. This task involves studying the critical generational appropriation of political Mapuche discourses by "young Mapuche" within rural communalisation processes. <![CDATA[NON-ANIMALS AND THE "ANIMAL" CATEGORY. DEFINING THE ZOO-SOCIOCOSMOLOGY OF THE TOBA (QOM) OF THE ARGENTINIAN CHACO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200369&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen En este artículo se analizan las categorías en las que se divide el mundo de los existentes entre los toba (qom) del Chaco argentino. La propuesta se basa en comparar atributos que definen a los humanos y a los no-humanos con el fin de complejizar a estos últimos dentro de los cuales se encuentran los animales. En primer término, se examinan algunas particularidades del aspecto externo, las preferencias alimentarias, el régimen sexual y reproductivo y el comportamiento y hábitat de aquellos a los que los toba llaman shiỹaxaua (persona) para, en una segunda parte, explorarlas entre quienes son identificados como "animales". Finalmente, se problematiza la categoría "animal" y se propone una macrotaxonomía que aporta un marco de análisis dentro del cual se pueden ahondar aspectos de la zoo-sociocosmología de este grupo indígena.<hr/>Resumo Neste artigo, são analisadas as categorias a partir das quais se divide o mundo dos existentes entre os Toba (Qom) do Chaco argentino. A proposta baseia-se na comparação de atributos que definem os humanos e não humanos com a finalidade de complexificar estes últimos, dentro dos quais se encontram os animais. Em um primeiro momento, são examinadas algumas particularidades do aspecto externo, as preferências alimentares, o regime sexual e reprodutivo, o comportamento e habitat daqueles a quem os Toba denominam shiỹaxaua (pessoa) para, em um segundo momento, explorá-las entre aqueles identificados como "animais". Finalmente, problematiza-se a categoria "animal" e propõe-se uma macrotaxonomia que fornece um marco de análise dentro da qual podem ser aprofundados os aspectos da zoosociocosmologia deste grupo indígena.<hr/>Abstract This article analyses the categories that classify the world among the Toba (Qom) of the Argentinian Chaco. It compares the attributes that define humans and non-humans in order to reveal the complexity of the latter category, which includes animals. First, it examines certain peculiarities of the appearance, food preferences, sexual and reproductive regimes, behaviour and habitat of those animals that the Toba call shiỹaxaua (person), and then explores the same features among those that they identify as 'animals'. Finally, it problematizes the category of the "animal" and proposes a macrotaxonomy that provides an analytical framework within which we can expand aspects of these Amerindian's zoo-sociocosmology. <![CDATA[MILITANTS, BROTHERS AND CANVASSERS: ASSOCIATIONAL LIFE AND TERRITORY IN THE OUTSKIRTS OF SÃO PAULO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200403&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo apresenta e discute as interações entre um grupo de jovens militantes e os membros de uma associação de bairro da periferia da cidade de São Paulo. O material apresentado é originário de uma pesquisa etnográfica multissituada realizada entre os anos de 2010 e 2013 em cinco espaços associativos. Para este artigo, selecionou-se uma associação dedicada ao futebol de várzea e ao samba. Nesse espaço, um grupo de jovens militantes, não pertencente à associação, intentou desenvolver uma ação política através da organização de um sarau. Por meio da apresentação de cenas descritivas, o artigo discute as relações entre os militantes e os "irmãos" que estão à frente da associação. Descrevendo as interações dos agentes que compõem esse espaço associativo, aponto suas perspectivas de ação política em um ambiente marcado pela prevalência de relações assimétricas.<hr/>Resumen El artículo presenta y discute las interacciones entre un grupo de jóvenes militantes y los miembros de una asociación de barrio de la periferia de la ciudad de São Paulo. El material presentado se origina en una investigación etnográfica multisituada realizada entre los años 2010 y 2013 en cinco espacios asociativos. Para este artículo, se seleccionó una asociación dedicada al futbol aficionado y al samba. En ese espacio, un grupo de jóvenes militantes, no perteneciente a la asociación, intentó desarrollar una acción política a través de la organización de un encuentro cultural. Por medio de la presentación de escenas descriptivas, el artículo discute las relaciones entre los militantes y los "hermanos" que están al comando de la asociación. Describiendo las interacciones de los agentes que componen este espacio asociativo, apunto sus perspectivas de acción política en un ambiente marcado por la prevalencia de relaciones asimétricas.<hr/>Abstract This article presents and discusses the interactions between a group of young activists and members of a neighbourhood association in the outskirts of São Paulo. The data derives from a multi-sited ethnographic research conducted between 2010 and 2013 in five associative spaces. An association dedicated to the practice of amateur soccer (a.k.a "floodplain soccer") and samba music was chosen for this article. In this association, a group of non-affiliated young militants tried to develop political action by organizing soirées. By presenting descriptive scenes, the article discusses the relationships between these militants and the "brothers" who lead the association. The interactions among the agents that form this associative space are thus described, indicating its prospects for political action in an environment marked by the prevalence of asymmetrical relations. <![CDATA["...WHAT I WANT FOR MY DAUGHTER": PATHS OF THE (IN)DEFINITION OF SEXUAL EXPLOITATION IN BRAZIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200435&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo visa construir uma aproximação antropológica, de cunho etnográfico, com a "exploração sexual" enquanto categoria política e jurídica em disputa e de ampla circulação pública hoje no Brasil. Pontualmente, prestando especial atenção a dados provenientes de trabalhos de campo em cidades amazônicas de fronteira em torno dos mercados do sexo/prostituição e suas políticas, em relação com publicações diversas, projetos de lei e outros materiais, o que pretendo é entender como a "exploração sexual" é capilarmente construída no trânsito entre planos transnacionais, nacionais e locais. Por esse caminho, lanço algumas ideias sobre o que é a "exploração sexual" nos seus efeitos e na sua capacidade produtiva, e destaco os rumos de (in)definição, desdobramento e expansão que, apesar das abundantes críticas, essa categoria vem tomando nos últimos anos.<hr/>Resumen Este artículo busca construir una aproximación antropológica, de cuño etnográfico, con la "exploración sexual" en cuanto categoría política y jurídica en disputa y de amplia circulación pública hoy en Brasil. Puntualmente, prestando especial atención a datos provenientes de trabajos de campo en ciudades amazónicas de frontera en torno de los mercados del sexo/prostitución y sus políticas, en relación con publicaciones diversas, proyectos de ley y otros materiales, lo que pretendo es entender como la "exploración sexual" es capilarmente construida en el tránsito entre planos transnacionales, nacionales y locales. Por ese camino, lanzo algunas ideas sobre lo que es la "exploración sexual" en sus efectos y en su capacidad productiva, y destaco los rumbos de (in)definición, desdoblamiento y expansión que, a pesar de las abundantes críticas, esta categoría viene tomando en los últimos años.<hr/>Abstract Based on ethnographic research, this article aims to present an anthropological analysis of "sexual exploitation" as a political and juridical category in dispute and widely circulated in contemporary Brazil. Specifically, it pays special attention to data obtained from fieldwork on the sex markets in Amazonian border cities and the politics that surround them in terms of diverse publications, congressional bills, and other materials. I seek to understand how "sexual exploitation" is constructed in a capillary fashion as it crosses transnational, national, and local fields. In this way, I offer ideas on what "sexual exploitation" is and on what its productive capacity might be. I highlight how, despite extensive criticisms, this category has been gaining ground along its paths of (in)definition, deployment and expansion in recent years. <![CDATA[TEXT AND CONTEXT OF MUSIC IN SANTO DAIME: SOME THOUGHTS ON THE CONCEPT OF THE "SELF"]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200469&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre a centralidade da música nos rituais do Santo Daime. Nesta vertente religiosa de origem amazônica, algumas cerimônias atravessam a noite, com adeptos entoando centenas de cânticos de louvor. Um determinado hinário (conjunto de hinos cantado nessas ocasiões) pode ser interpretado como a biografia de seu dono, seja ele um líder ou um seguidor da religião. O foco do texto encontra-se na análise do "eu" narrador, muitas vezes presente nessas canções religiosas. A investigação prioriza a relação entre as letras cantadas, quase sempre narradas na primeira pessoa do singular, e o contexto ritual no qual são praticadas, envolvendo o uso coletivo da bebida Santo Daime, assim como a performance corporal-musical e a disposição espacial dos frequentadores do culto no salão da igreja daimista, onde existe nítida separação por gênero e faixa etária.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es reflexionar sobre la centralidad de la música en los rituales de Santo Daime. En esta vertiente religiosa de origen amazónica, algunas ceremonias atraviesan la noche, con adeptos entonando centenas de cánticos de alabanza. Un determinado hinario (conjunto de himnos cantado en esas ocasiones) puede ser interpretado como la biografía de su dueño, sea él un líder o un seguidor de la religión. El foco del texto se encuentra en el análisis del "yo" narrador, muchas veces presente en esas canciones religiosas. La investigación prioriza la relación entre las letras cantadas, casi siempre narradas en primera persona del singular, y el contexto ritual en el cual son practicadas, envolviendo el uso colectivo de la bebida Santo Daime, así como la performance corporal-musical y la disposición espacial de los frecuentadores del culto en el salón de la iglesia daimista, donde existe nítida separación por género y franja etaria.<hr/>Abstract This article considers the centrality of music in Santo Daime rituals. In this Amazonian religion, some ceremonies last the whole night, with followers chanting hundreds of songs of praise. A given hymnal (the set of hymns sung on these occasions) can be interpreted as a biography of its owner, whether he be a leader or follower of the religion. The article focuses on the analysis of the narrated "self", which is often present in these religious songs. It investigates the relationship between the lyrics being sung, which are almost always in the first person singular, and the ritual context in which they are sung, which involves the collective use of the Santo Daime drink. It also discusses the musical-bodily performances and the spatial disposition of the participants in the hall of the Daimist church, which enforces a strict separation of people according to gender and age. <![CDATA[THE OVIMBUNDU COLLECTION OF THE MUSEU NACIONAL, ANGOLA 1929-1935]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200493&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto se concentra nos anos de 1929 a 1934, período durante o qual a missionária Celenia Pires residiu e trabalhou em Angola, onde organizou uma coleção de objetos posteriormente doados ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. Partindo dos objetos de sua coleção e de suas cartas, o texto discute questões sobre a atuação da Missão Congregacional em Angola no período colonial português.<hr/>Resumen El texto se concentra en los años 1929 a 1934, período durante el cual la misionera Celenia Pires vivió y trabajó en Angola, donde organizó una colección de objetos posteriormente donados al Museo Nacional de Rio de Janeiro. Partiendo de los objetos de su colección y de sus cartas, el texto discute cuestiones sobre la actuación de la Misión Congregacional en Angola en el período colonial portugués.<hr/>Abstract The paper focuses on the years between 1929 and 34, during which the missionary Celenia Pires lived and worked in Angola and collected objects that she later offered to the Museu Nacional in Rio de Janeiro. Through an analysis of the collection and Pires' letters, the paper discusses the role of the Congregational Mission during Portuguese colonial control of Angola. <![CDATA[CONSTRUCTING BASQUENESS: STIMULUS, CONVIVIALITY AND LINGUISTIC LIMITS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200519&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este artículo analiza prácticas de promoción del conocimiento y uso del euskera (lengua vasca) en el País Vasco, España, para mostrar la complejidad de formas en que un gobierno local, con ambiciones de estado, define límites y accesos al mundo euskaldun (vascohablante) y no euskaldun. Así, se describen interacciones y desencuentros entre el hacer institucional, que busca generar ciertas adhesiones lingüísticas, y las prácticas desplegados por la población local. Se muestra cómo se aplica a la práctica linguística la construcción de la convivencia, categoría que interpela otros ámbitos, como el escolar, las políticas migratorias y el actual proceso de paz vasco.<hr/>Resumo Este artigo analisa práticas de promoção do conhecimento e uso do euskera (língua basca) no País Basco, Espanha, para mostrar a complexidade das formas como um governo local, com ambições de Estado, define limites e acessos ao mundo euskaldun (dos falantes de basco) e não euskaldun. Assim, são descritas interações e desencontros entre o fazer institucional, que busca gerar certas adesões linguísticas, e as práticas empregadas pela população local. Mostra-se como a prática linguística se aplica à construção da convivência, categoria que interpela outros âmbitos, como o escolar, as políticas migratórias e o atual processo de paz basco.<hr/>Abstract This article analyses practices of promoting the knowledge and use of euskera (Basque language) in Spanish Basque country. It aims to show the complex ways in which the local government, which seeks recognition as a state, defines the limits of, and access to, the euskaldun (Basque-speaking) and non euskaldun world. It describes interactions and disagreements between institutional policy seeking to generate linguistic adherences, and the local population's practices. Moreover, it also shows how linguistic practice is applied to the construction of conviviality - a category that brings other spheres, such as the school, migratory policies, and the Basque peace process, into question. <![CDATA[FROM THE HEROIC LIFE TO THE EROTIC DIARY: ON THE DEATHS OF CURT NIMUENDAJÚ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200551&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo recupera os eventos que envolvem a misteriosa morte de Curt Nimuendajú (1883-1945) e conduz a uma reflexão sobre as dimensões pessoais do fazer etnográfico e o tema da identidade e da subjetividade erótica no trabalho de campo antropológico.<hr/>Resumen Este artículo recupera los eventos que rodean la misteriosa muerte de Curt Nimuendajú (1883-1945) y conduce a una reflexión sobre las dimensiones personales del hacer etnográfico y el tema de la identidad y la subjetividad erótica en el trabajo de campo antropológico.<hr/>Abstract This article recovers the events that led to the mysterious death of Curt Nimuendajú (1883-1945), analysing them in light of the personal dimensions of ethnographic research and of erotic identity and subjectivity in anthropological field work. <![CDATA[BISPO, Raphael. 2016. <strong><em>Rainhas do rebolado. Carreiras artísticas e sensibilidades femininas no mundo televisivo</em></strong> . Rio de Janeiro: Mauad/Faperj.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200587&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo recupera os eventos que envolvem a misteriosa morte de Curt Nimuendajú (1883-1945) e conduz a uma reflexão sobre as dimensões pessoais do fazer etnográfico e o tema da identidade e da subjetividade erótica no trabalho de campo antropológico.<hr/>Resumen Este artículo recupera los eventos que rodean la misteriosa muerte de Curt Nimuendajú (1883-1945) y conduce a una reflexión sobre las dimensiones personales del hacer etnográfico y el tema de la identidad y la subjetividad erótica en el trabajo de campo antropológico.<hr/>Abstract This article recovers the events that led to the mysterious death of Curt Nimuendajú (1883-1945), analysing them in light of the personal dimensions of ethnographic research and of erotic identity and subjectivity in anthropological field work. <![CDATA[WATEAU, Fabienne. 2014. <strong><em>"Querem fazer um mar...". Ensaio sobre a barragem de Alqueva e a aldeia submersa da Luz.</em></strong> Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. 184pp.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200591&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo recupera os eventos que envolvem a misteriosa morte de Curt Nimuendajú (1883-1945) e conduz a uma reflexão sobre as dimensões pessoais do fazer etnográfico e o tema da identidade e da subjetividade erótica no trabalho de campo antropológico.<hr/>Resumen Este artículo recupera los eventos que rodean la misteriosa muerte de Curt Nimuendajú (1883-1945) y conduce a una reflexión sobre las dimensiones personales del hacer etnográfico y el tema de la identidad y la subjetividad erótica en el trabajo de campo antropológico.<hr/>Abstract This article recovers the events that led to the mysterious death of Curt Nimuendajú (1883-1945), analysing them in light of the personal dimensions of ethnographic research and of erotic identity and subjectivity in anthropological field work. <![CDATA[GIORGI, Gabriel. 2014. <strong><em>Formas comunes: animalidad, cultura, biopolítica</em></strong> . Buenos Aires: Eterna Cadencia. 302 pp.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200595&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo recupera os eventos que envolvem a misteriosa morte de Curt Nimuendajú (1883-1945) e conduz a uma reflexão sobre as dimensões pessoais do fazer etnográfico e o tema da identidade e da subjetividade erótica no trabalho de campo antropológico.<hr/>Resumen Este artículo recupera los eventos que rodean la misteriosa muerte de Curt Nimuendajú (1883-1945) y conduce a una reflexión sobre las dimensiones personales del hacer etnográfico y el tema de la identidad y la subjetividad erótica en el trabajo de campo antropológico.<hr/>Abstract This article recovers the events that led to the mysterious death of Curt Nimuendajú (1883-1945), analysing them in light of the personal dimensions of ethnographic research and of erotic identity and subjectivity in anthropological field work. <![CDATA["Coleção Aulas Inaugurais". 2016. Projeto Nova Cartografia Social. Edição Alfredo Wagner Berno de Almeida. Organização: Patrícia Maria Portela Nunes, Maria Consolação Lucinda, Cynthia Carvalho Martins, Camila do Valle e Alfredo Wagner Berno de Almeida. Rio de Janeiro/ São Luís: Casa 8.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132016000200599&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo recupera os eventos que envolvem a misteriosa morte de Curt Nimuendajú (1883-1945) e conduz a uma reflexão sobre as dimensões pessoais do fazer etnográfico e o tema da identidade e da subjetividade erótica no trabalho de campo antropológico.<hr/>Resumen Este artículo recupera los eventos que rodean la misteriosa muerte de Curt Nimuendajú (1883-1945) y conduce a una reflexión sobre las dimensiones personales del hacer etnográfico y el tema de la identidad y la subjetividad erótica en el trabajo de campo antropológico.<hr/>Abstract This article recovers the events that led to the mysterious death of Curt Nimuendajú (1883-1945), analysing them in light of the personal dimensions of ethnographic research and of erotic identity and subjectivity in anthropological field work.