Scielo RSS <![CDATA[Mana]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-931320170001&lang=pt vol. 23 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[A explosão do olhar: do tabaco nos Arawa do rio Purus]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na mitologia arawa, o tabaco é concebido “em chave de água”, enquanto a presença desta planta na vida cotidiana mostra, paradoxalmente, um movimento “em chave de fogo”. O tabaco e os venenos revelam, para os grupos indígenas do Purus, um cromatismo genuíno, no marco da “mitologia regressiva” que Lévi-Strauss encontrou em outros contextos ameríndios. Nas narrativas arawa, o tabaco é percebido como alimento, mas os seus efeitos eméticos, entorpecentes ou tóxicos permitem situá-lo entre os antialimentos. Tabaco e venenos operam uma lógica reversa, que transforma as presas em predadores dos seus predadores. O xamanismo efetiva um movimento de aproximação perigosa com a alteridade através dos venenos, ao associar o tabaco ao curare das flechas, ao veneno das serpentes, ao timbó. Nos mitos arawa (Suruwaha, Banawa, Deni...), o cromatismo dos venenos do xamã transtorna a diferença entre presas e predadores, e reverte a ordem instável do cosmos.<hr/>Abstract In Arawan mythology, tobacco is conceived of “in an aquatic key”, while the presence of this plant in everyday life paradoxically shows a movement “in a flaming key”. For indigenous groups inhabiting the Purus river, tobacco and poisons, reveal a genuine chromaticism within the framework of the "regressive mythology" that Lévi-Strauss found in other Amerindian contexts. In Arawan narratives, tobacco is perceived as food, but its emetic, narcotic and toxic effects allow it to be considered an “antifood”. Tobacco and poisons operate an inverse logic that turns prey into the predator of their predators. Shamanism enables a dangerous approach to alterity through poisons, by associating tobacco with the curare of arrows, the poison of snakes, and the fish poison timbó. In Arawan myths (Suruwaha, Banawa, Deni ...), the chromaticism of the shaman’s poison upsets the difference between prey and predator, reversing the unstable order of the cosmos.<hr/>Resumen En la mitología arawa, se concibe el tabaco “en clave de agua”, mientras que la presencia de esta planta en la vida cotidiana muestra, paradójicamente, un movimiento “en clave de fuego”. El tabaco y los venenos revelan, para los grupos indígenas del Purús, un cromatismo genuino, en el marco de la “mitología regresiva” que Lévi-Strauss encontró en otros contextos amerindios. En las narrativas arawa, al tabaco se le considera como alimento, pero sus efectos eméticos, estupefacientes o tóxicos permiten situarlo entre los antialimentos. Tabaco y venenos operan bajo una lógica reversa, que transforma las presas en predadores de sus predadores. El chamanismo desarrolla un movimiento de aproximación peligrosa con la alteridad a través de los venenos, al asociar el tabaco al curare de las flechas, al veneno de las serpientes, al barbasco. En los mitos arawa (Suruwaha, Banawa, Deni...), el cromatismo de los venenos del chamán trastorna la diferencia entre presas y predadores, y subvierte el orden inestable del cosmos. <![CDATA[Corpos Partidos: adornos cerimoniais, benzimentos rituais e a estética da produção no alto Rio Negro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo aborda os envolvimentos entre os índios do alto rio Negro e os seus adornos cerimoniais a partir de uma etnografia realizada entre os Baniwa do clã Hohodeni, um coletivo de língua Arawak que vive na região. Após discutir a morfologia destes objetos, destaco a diferença entre a sua produção nos tempos originários e nos tempos atuais. Esta análise indicará como o conhecimento mítico e ritual é mobilizado para a transformação de seres vivos em artefatos, situando as relações entre humanos, animais e vegetais no conjunto mais amplo de relações entretidas entre humanos e não humanos. Ao final, comparo os adornos aos benzimentos rituais necessários para fabricá-los, sugerindo uma visão mais ampla da “estética da produção” rionegrina.<hr/>Abstract This article discusses how the Amerindians of the Upper Rio Negro engage with their ceremonial ornaments through an ethnography of the Baniwa of the Hohodeni clan, an Arawak speaking people. After discussing the morphology of these objects, I highlight the difference between their production in the past and the present. This analysis will show how mythic and ritual knowledge is mobilized in the transformation of living beings into artefacts, placing human, animal, and plant interactions within the broader set of relations between humans and nonhumans. Finally, I compare the ornaments to the ritual spells that are needed to fabricate them, proposing a broader view of the Upper Rio Negro “aesthetics of production”.<hr/>Resumen Este artículo aborda los vínculos entre los indios del alto río Negro y sus adornos ceremoniales a partir de una etnografía realizada entre los Baniwa del clan Hohodeni, un colectivo de lengua Arawak que habita en la región. Después de discutir la morfología de estos objetos, resaltaré la diferencia entre su producción en los tiempos originarios y en los tiempos actuales. Este análisis delineará la manera en que el conocimiento mítico y ritual es movilizado para la transformación de seres vivos en artefactos, situando las interacciones entre humanos, animales y vegetales en el conjunto más amplio de relaciones entre los seres humanos y no humanos. Finalmente, comparo los adornos a los rezos rituales necesarios para fabricarlos, sugiriendo una visión más amplia de la “estética de la producción” rionegrina. <![CDATA[A aliança enquanto drama: est/ética da masculinidade no contexto de uma economia afetiva uxorilocal (Guna, Panamá)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo lança um olhar para os Guna a partir da casa de residência, espaço privilegiado de comunhão e compartilhamento de recursos. Meu objetivo é demonstrar que a residência em Gunayala movimenta uma economia doméstica dos pensamentos: os Guna dizem que a pessoa preguiçosa (wiegala) não pensa nos outros (binsaed suli). Ela é considerada sunnasuli - "não é parente de verdade" ou, simplesmente, "malvada". O dom é a linguagem utilizada para dar conta das transações que ocorrem no registro da intimidade. Procuro explorar as consequências da ética da convivialidade guna no que se refere à masculinidade, na medida em que os homens são levados a pensar em sua esposa como condição de fixação e permanência na casa dos afins. O problema da troca é examinado a partir das raízes mitológicas, rituais e sociológicas da uxorilocalidade, permitindo compreender o esforço de consanguinização da afinidade nos termos de um drama residencial: o drama da aliança ou a aliança enquanto drama.<hr/>Abstract This article looks at the Guna through the prism of the residential home, a privileged space for communion and sharing scarce resources. I first show that residence in Gunayala is based on a "domestic economy of thoughts": a lazy person (wiegala) is someone who does not think of others (binsaed suli), and is thus called sunnasuli - "not a true relative" or simply "mean person". The language of the gift stamps transactions that take place in the context of intimacy. I explore the consequences of the Guna ethics of conviviality in relation to manhood, considering the thought of men towards their wives as a condition for maintaining and keeping them in the house of their affines. The issue of exchange is analysed through the mythological, ritual and sociological roots of uxorilocality, allowing us to frame the effort in consubstantializing affines in terms of residential drama: the drama of alliance or alliance as drama.<hr/>Resumen Este artículo propone observar la sociedad Guna a partir del prisma de la residencia, espacio privilegiado de comunión y de intercambio de recursos. Mi objetivo consiste en demostrar que la residencia en Guanayala está basada en una economía doméstica del pensamiento: una persona perezosa (wiegala) es considerada por los Guna como alguien que no piensa en los demás (binsaed suli), y por lo tanto, como sunnasuli, "no es un pariente verdadero" o simplemente "persona malvada". El lenguaje del don es el que se utiliza para dar cuenta de las transacciones que tienen lugar en el ámbito de la intimidad. En este artículo intento explorar las consecuencias de la ética de la convivialidad guna en relación con la masculinidad, en la medida en que los hombres piensan en sus mujeres como condición de permanencia en la casa de los afines. La problemática del intercambio es analizada a partir de las raíces mitológicas, rituales y sociológicas de la uxorilocalidad. Así se puede entender el esfuerzo de consanguinización de la afinidad en términos de un drama residencial: el drama de la alianza o la alianza como drama. <![CDATA[A voz das famílias e as vozes sobre as famílias em um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo expõe etnograficamente os modos como a equipe técnica de um núcleo de medidas socioeducativas em meio aberto protagoniza as famílias na construção dos atendimentos a adolescentes autores de práticas infracionais. A partir de dois conjuntos de materiais descrevo como as famílias são convocadas a falar de si e, concomitantemente, são inserias em uma série de documentos elaborados pela equipe. Sem essa dupla presença das famílias no núcleo - nos encontros organizados pelos técnicos e nos papéis produzidos por eles - os atendimentos aos adolescentes não podem ser construídos satisfatoriamente. Apresento, portanto, um deslocamento enunciativo com alcances muito concretos: manejar satisfatoriamente a presença das famílias implicará diretamente nas possibilidades de sucesso da medida socioeducativa.<hr/>Abstract This article provides an ethnography of how a technical team in a centre for socio-educative measures in an open environment focuses on the family when framing the assistance of adolescents who have committed crimes. Analysing two sets of ethnographic data, I describe how families are called upon to speak of themselves and, concomitantly, how they are inserted in a series of documents elaborated by the team. Without this dual presence of the family in the centres - in meetings organized by experts and in the documents that they produce - adolescents could not be properly assisted. I thus describe an enunciative displacement with a concrete scope: adequate management of the presence of the families directly affects the outcome of the socio-educational measures.<hr/>Resumen El artículo expone, etnográficamente, los modos como el equipo técnico de un núcleo de medidas socioeducativas en medio abierto hace a las familias protagonistas, en el momento de construcción de los atendimientos a adolescentes autores de prácticas infractoras. Con el uso de dos conjuntos de materiales, describo como son convocadas las familias para hablar de sí mismas y, concomitantemente, como estas mismas son inseridas en una serie de documentos elaborados por el equipo. Sin esas dos presencias de las familias en el núcleo - en los encuentros organizados por los técnicos y en los papeles por ellos producidos - los atendimientos a los adolescentes no pueden ser construidos satisfactoriamente. Presento, por lo tanto, un desplazamiento enunciativo con alcances muy concretos: manejar satisfactoriamente la presencia de las familias, implicará directamente en las posibilidades de éxito de la medida socioeducativa. <![CDATA[<em>Mulé’ tem que ficar esperta</em>: turismo, encontros passionais e gestão feminina da intimidade no nordeste do brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Baseado num trabalho de campo etnográfico, o texto considera as configurações passionais adultas resultantes do encontro de turistas europeus e mulheres brasileiras no bairro balnear de Ponta Negra (Natal-RN, nordeste brasileiro). A análise centra-se nas expectativas, estratégias e práticas femininas presentes nessas relações transatlânticas, assumindo-se a impossibilidade de estabelecer uma demarcação rígida entre dinheiro e amor, entre programas e outras formas de convivência íntima. A generalidade das mulheres gere os seus relacionamentos a partir de um conjunto semelhante de propósitos, embora ponderados de modo variável. Os interesses materiais tendem a assumir grande relevância e transversalidade. Todavia, entrecruzam-se com um leque de muitos outros desejos e projectos significativos no âmbito do género, da conjugalidade, da família e das migrações. Na prossecução destes desígnios, as mulheres evidenciam engenhosos procedimentos micropolíticos de intimidade, tentando compensar a posição social adversa ante os turistas europeus, estruturalmente favorecidos pelas intersecções de nacionalidade, classe, “raça” e género.<hr/>Abstract Based on an ethnographic fieldwork, the text considers the passionate adult settings resulting from the encounter of European tourists and Brazilian women in the seaside neighbourhood of Ponta Negra (Natal-RN, north-eastern Brazil). The analysis focuses on the female expectations, strategies and practices present in these transatlantic relations, assuming the impossibility of establishing a rigid demarcation between money and love, between programas and other forms of intimacy. Most women manage their relationships through a similar set of purposes, although considered and weighted variably. Material interests tend to assume great importance and transversality. However, they are interwoven with many other significant desires and projects in the domains of gender, conjugality, family and migrations. In pursuing these purposes, women demonstrate ingenious micropolitical procedures of intimacy, trying to compensate the adverse social position vis-à-vis the European tourists, structurally privileged by the intersections of nationality, class, “race” and gender.<hr/>Resumen Basado en un trabajo de campo etnográfico, el texto considera las configuraciones pasionales adultas resultantes del encuentro de turistas europeos y mujeres brasileñas en el barrio playero de Ponta Negra (Natal-RN, nordeste de Brasil). El análisis se centra en las expectativas, estrategias y prácticas femeninas presentes en estas relaciones transatlánticas, asumiéndose la imposibilidad de establecer una rígida demarcación entre dinero y amor, entre los programas y otras formas de convivencia íntima. La mayoría de las mujeres maneja sus relaciones desde un conjunto similar de propósitos, aunque ponderados de modo variable. Los intereses materiales tienden a asumir gran relevancia y transversalidad. Sin embargo, se entrelazan con una gama de muchos otros deseos y proyectos significativos en el ámbito del género, de la conyugalidad, de la familia y de las migraciones. Con el intento de alcanzar estos propósitos, las mujeres muestran ingeniosos procedimientos micropolíticos de intimidad, buscando compensar la posición social adversa frente a los turistas europeos, estructuralmente favorecidos por las intersecciones de nacionalidad, clase, “raza” y género. <![CDATA[O outro, o mesmo: A corrida de touros espanhola como objeto da etnologia francesa entreguerras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Durante a missão etnográfica e linguística Dacar-Djibuti (1931-1933), o escritor e etnógrafo Michel Leiris demonstrou interesse, em uma carta endereçada à sua esposa em Paris, em realizar uma etnografia da corrida de touros espanhola. Tal ideia jamais se concretizou. Este artigo, orientado por um raciocínio conjectural, descreve os fatores que impediriam a realização desta ideia no âmbito da etnologia francesa, caso ela fosse colocada em prática. Mas não basta para tanto compreender somente quais eram os métodos etnográficos então vigentes e a posição de Leiris diante deles; é preciso examinar também o estatuto marginal e ambíguo da Espanha tanto na epistemologia etnológica como no regime identitário europeu, dois sistemas simbólicos que se encontram profundamente imbricados.<hr/>Abstract In a letter to his wife written during the Dakar-Djibouti ethnographic and linguistic mission (1931-1933), French writer and ethnographer Michel Leiris expressed his interest in carrying out an ethnography of the Spanish bullfight. This idea never materialized. This article, guided by conjectural reasoning, describes the factors that would impede the realization of this idea in the French ethnological project if it had been taken further. I argue that it is not enough to understand the ethnographic methods current at the time and the position of Leiris in relation to them; it is also necessary to examine the marginal and ambiguous status of Spain both in ethnological epistemology and in European identity, two symbolic systems that are deeply imbricated.<hr/>Resumen Durante la misión etnográfica y lingüística Dacar-Djibuti (1931-1933), el escritor y etnógrafo Michel Leiris demostró interés, en una carta remetida a su esposa en Paris, en realizar una etnografía de la corrida de toros española. Tal idea jamás se concretizó. Este artículo, orientado por un raciocinio conjetural, describe los factores que impedirían la realización de esa idea en el ámbito de la etnología francesa, en caso de haber sido puesta en práctica. Pero no basta para tanto comprender solamente cuales eran los métodos etnográficos entonces vigentes y la posición de Leiris frente a ellos; hay que examinar también el estatuto marginal y ambiguo de España tanto en la epistemología etnológica como en el régimen de identidad europeo, dos sistemas simbólicos que se encontraban profundamente imbricados. <![CDATA[Rediscutindo conceitos na antropologia da saúde: notas sobre os agenciamentos terapêuticos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo questiona o uso de alguns conceitos teóricos na investigação dos processos de cura na contemporaneidade. O argumento principal que apresento é que os modelos interpretativos ancorados em dicotomias e classificações podem “engessar” conceitos como corpo, sujeito e experiência, pouco auxiliando a investigação e compreensão das mediações e eficácias mobilizadas nos contextos terapêuticos. Para dar suporte a este argumento, começo apresentando alguns dilemas em torno da própria constituição do objeto da antropologia do corpo e da saúde, nas “escolhas” terapêuticas em situações etnográficas de populações indígenas e em contextos de adesão religiosa; a seguir, passo pela crítica de alguns conceitos-chave daquele campo da antropologia; ao final, proponho o conceito de agenciamento terapêutico como abordagem alternativa às discussões sobre experiência e itinerário terapêuticos.<hr/>Abstract This article raises questions about the use of certain theoretical concepts in the investigation of healing processes in the contemporary world. Its main argument is that interpretative models based on dichotomies and classifications that freeze concepts like ‘body’, ‘subject’ and ‘experience’ are unhelpful in investigations of the mediations of therapeutic experiments. In support of this argument, I discuss some dilemmas concerning the very constitution of the object of an anthropology of the body and health and of the therapeutic choices in ethnographic situations involving indigenous peoples and in contexts of religious adherence. I then criticize some key concepts in anthropology of the body and health. Finally, I propose the concept of ‘therapeutic agency’ as an alternative approach to the discussions of therapeutic itinerary and experience.<hr/>Resumen En este artículo se cuestiona el uso de algunos conceptos teóricos en la investigación de los procesos de curación en los tiempos contemporáneos. El argumento principal que presento es que los modelos interpretativos basados en dicotomías y clasificaciones en que se congelan los conceptos de cuerpo, sujeto y experiencia poco ayudan en la investigación y comprensión de las mediaciones y eficacias movilizadas en contextos terapéuticos. Para apoyar este argumento, comienzo a presentar algunos dilemas alrededor de la constitución misma de los objetos de la antropología del cuerpo y la salud, en las "opciones" terapéuticas en situaciones etnográficas de pueblos indígenas y en contextos de afiliación religiosa; luego paso por la crítica de algunos conceptos clave de ese campo de la antropología, para finalmente, proponer el concepto del agenciamiento terapéutico como un enfoque alternativo para las discusiones acerca de itinerario y experiencia terapéuticos. <![CDATA[O governo da mobilidade Haitiana no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo traça um primeiro momento da construção de um caso de governo da mobilidade haitiana no Brasil, quando, no início de 2011, a categoria “haitianos” passa a ser inscrita acompanhada de palavras como “fluxo”, “problema”, “questão”. Através da análise de uma variedade de documentos (ofícios, relatórios ministeriais, boletins informativos de entidades religiosas) que permitem mapear a comunicação entre atores e agências situados no Amazonas, Acre e Brasília, a proposta é discutir os esforços de classificar uma nova mobilidade e as ações tanto humanitárias quanto de controle para evitar o aumento dos ingressos. O artigo sugere que estas narrativas e ações delinearam um objeto de governo, um problema a ser gerido e zonas de intervenção.<hr/>Abstract This article analyses a first moment in the construction of a government case about Haitian mobility in Brazil, when, in early 2011, the category “Haitians” becomes mobilized alongside words like “flow”, “problem”, “issue”. Through the observation of a variety of documents (official letters, ministerial reports, informative reports of religious organizations), which maps the communication of actors and agencies localized in the Brazilian states of Amazonas and Acre, and in the Federal District, the article discusses efforts to qualify and frame a new mobility, as well as humanitarian activity and the attempts control migration. The article suggests that these discourses and actions delineate a governmental object, a problem to be managed, and zones of intervention.<hr/>Resumen El presente artículo describe un primer momento de la construcción de un caso de gobierno sobre la movilidad haitiana en Brasil, cuando, a inicios de 2011, la categoría “haitianos” pasa a ser acompañada de palabras como “flujo”, “problema”, “cuestión”. A través del análisis de documentos que mapean la comunicación entre actores y agencias situadas en los estados brasileños de Amazonas y Acre, y en el Distrito Federal, la propuesta es discutir los esfuerzos de clasificar una nueva movilidad y las acciones tanto humanitarias como de control para evitar el aumento de los ingresos. El artículo sugiere que estas narrativas y acciones delinean un objeto de gobierno, un problema para ser gestionado y zonas de intervención. <![CDATA[Entrevista com Jacques Galinier]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo traça um primeiro momento da construção de um caso de governo da mobilidade haitiana no Brasil, quando, no início de 2011, a categoria “haitianos” passa a ser inscrita acompanhada de palavras como “fluxo”, “problema”, “questão”. Através da análise de uma variedade de documentos (ofícios, relatórios ministeriais, boletins informativos de entidades religiosas) que permitem mapear a comunicação entre atores e agências situados no Amazonas, Acre e Brasília, a proposta é discutir os esforços de classificar uma nova mobilidade e as ações tanto humanitárias quanto de controle para evitar o aumento dos ingressos. O artigo sugere que estas narrativas e ações delinearam um objeto de governo, um problema a ser gerido e zonas de intervenção.<hr/>Abstract This article analyses a first moment in the construction of a government case about Haitian mobility in Brazil, when, in early 2011, the category “Haitians” becomes mobilized alongside words like “flow”, “problem”, “issue”. Through the observation of a variety of documents (official letters, ministerial reports, informative reports of religious organizations), which maps the communication of actors and agencies localized in the Brazilian states of Amazonas and Acre, and in the Federal District, the article discusses efforts to qualify and frame a new mobility, as well as humanitarian activity and the attempts control migration. The article suggests that these discourses and actions delineate a governmental object, a problem to be managed, and zones of intervention.<hr/>Resumen El presente artículo describe un primer momento de la construcción de un caso de gobierno sobre la movilidad haitiana en Brasil, cuando, a inicios de 2011, la categoría “haitianos” pasa a ser acompañada de palabras como “flujo”, “problema”, “cuestión”. A través del análisis de documentos que mapean la comunicación entre actores y agencias situadas en los estados brasileños de Amazonas y Acre, y en el Distrito Federal, la propuesta es discutir los esfuerzos de clasificar una nueva movilidad y las acciones tanto humanitarias como de control para evitar el aumento de los ingresos. El artículo sugiere que estas narrativas y acciones delinean un objeto de gobierno, un problema para ser gestionado y zonas de intervención. <![CDATA[Beleza desta língua: tempo no nome]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100269&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo traça um primeiro momento da construção de um caso de governo da mobilidade haitiana no Brasil, quando, no início de 2011, a categoria “haitianos” passa a ser inscrita acompanhada de palavras como “fluxo”, “problema”, “questão”. Através da análise de uma variedade de documentos (ofícios, relatórios ministeriais, boletins informativos de entidades religiosas) que permitem mapear a comunicação entre atores e agências situados no Amazonas, Acre e Brasília, a proposta é discutir os esforços de classificar uma nova mobilidade e as ações tanto humanitárias quanto de controle para evitar o aumento dos ingressos. O artigo sugere que estas narrativas e ações delinearam um objeto de governo, um problema a ser gerido e zonas de intervenção.<hr/>Abstract This article analyses a first moment in the construction of a government case about Haitian mobility in Brazil, when, in early 2011, the category “Haitians” becomes mobilized alongside words like “flow”, “problem”, “issue”. Through the observation of a variety of documents (official letters, ministerial reports, informative reports of religious organizations), which maps the communication of actors and agencies localized in the Brazilian states of Amazonas and Acre, and in the Federal District, the article discusses efforts to qualify and frame a new mobility, as well as humanitarian activity and the attempts control migration. The article suggests that these discourses and actions delineate a governmental object, a problem to be managed, and zones of intervention.<hr/>Resumen El presente artículo describe un primer momento de la construcción de un caso de gobierno sobre la movilidad haitiana en Brasil, cuando, a inicios de 2011, la categoría “haitianos” pasa a ser acompañada de palabras como “flujo”, “problema”, “cuestión”. A través del análisis de documentos que mapean la comunicación entre actores y agencias situadas en los estados brasileños de Amazonas y Acre, y en el Distrito Federal, la propuesta es discutir los esfuerzos de clasificar una nueva movilidad y las acciones tanto humanitarias como de control para evitar el aumento de los ingresos. El artículo sugiere que estas narrativas y acciones delinean un objeto de gobierno, un problema para ser gestionado y zonas de intervención. <![CDATA[GREGORI, Maria Filomena. 2016. <em>Prazeres perigosos: erotismo, gênero e limites da sexualidade</em>.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100293&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo traça um primeiro momento da construção de um caso de governo da mobilidade haitiana no Brasil, quando, no início de 2011, a categoria “haitianos” passa a ser inscrita acompanhada de palavras como “fluxo”, “problema”, “questão”. Através da análise de uma variedade de documentos (ofícios, relatórios ministeriais, boletins informativos de entidades religiosas) que permitem mapear a comunicação entre atores e agências situados no Amazonas, Acre e Brasília, a proposta é discutir os esforços de classificar uma nova mobilidade e as ações tanto humanitárias quanto de controle para evitar o aumento dos ingressos. O artigo sugere que estas narrativas e ações delinearam um objeto de governo, um problema a ser gerido e zonas de intervenção.<hr/>Abstract This article analyses a first moment in the construction of a government case about Haitian mobility in Brazil, when, in early 2011, the category “Haitians” becomes mobilized alongside words like “flow”, “problem”, “issue”. Through the observation of a variety of documents (official letters, ministerial reports, informative reports of religious organizations), which maps the communication of actors and agencies localized in the Brazilian states of Amazonas and Acre, and in the Federal District, the article discusses efforts to qualify and frame a new mobility, as well as humanitarian activity and the attempts control migration. The article suggests that these discourses and actions delineate a governmental object, a problem to be managed, and zones of intervention.<hr/>Resumen El presente artículo describe un primer momento de la construcción de un caso de gobierno sobre la movilidad haitiana en Brasil, cuando, a inicios de 2011, la categoría “haitianos” pasa a ser acompañada de palabras como “flujo”, “problema”, “cuestión”. A través del análisis de documentos que mapean la comunicación entre actores y agencias situadas en los estados brasileños de Amazonas y Acre, y en el Distrito Federal, la propuesta es discutir los esfuerzos de clasificar una nueva movilidad y las acciones tanto humanitarias como de control para evitar el aumento de los ingresos. El artículo sugiere que estas narrativas y acciones delinean un objeto de gobierno, un problema para ser gestionado y zonas de intervención. <![CDATA[KAMP, Linda Van de. 2016. <em>Violent Conversions. Brazilian Pentecostalism and Urban Women in Mozambique</em>.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100296&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo traça um primeiro momento da construção de um caso de governo da mobilidade haitiana no Brasil, quando, no início de 2011, a categoria “haitianos” passa a ser inscrita acompanhada de palavras como “fluxo”, “problema”, “questão”. Através da análise de uma variedade de documentos (ofícios, relatórios ministeriais, boletins informativos de entidades religiosas) que permitem mapear a comunicação entre atores e agências situados no Amazonas, Acre e Brasília, a proposta é discutir os esforços de classificar uma nova mobilidade e as ações tanto humanitárias quanto de controle para evitar o aumento dos ingressos. O artigo sugere que estas narrativas e ações delinearam um objeto de governo, um problema a ser gerido e zonas de intervenção.<hr/>Abstract This article analyses a first moment in the construction of a government case about Haitian mobility in Brazil, when, in early 2011, the category “Haitians” becomes mobilized alongside words like “flow”, “problem”, “issue”. Through the observation of a variety of documents (official letters, ministerial reports, informative reports of religious organizations), which maps the communication of actors and agencies localized in the Brazilian states of Amazonas and Acre, and in the Federal District, the article discusses efforts to qualify and frame a new mobility, as well as humanitarian activity and the attempts control migration. The article suggests that these discourses and actions delineate a governmental object, a problem to be managed, and zones of intervention.<hr/>Resumen El presente artículo describe un primer momento de la construcción de un caso de gobierno sobre la movilidad haitiana en Brasil, cuando, a inicios de 2011, la categoría “haitianos” pasa a ser acompañada de palabras como “flujo”, “problema”, “cuestión”. A través del análisis de documentos que mapean la comunicación entre actores y agencias situadas en los estados brasileños de Amazonas y Acre, y en el Distrito Federal, la propuesta es discutir los esfuerzos de clasificar una nueva movilidad y las acciones tanto humanitarias como de control para evitar el aumento de los ingresos. El artículo sugiere que estas narrativas y acciones delinean un objeto de gobierno, un problema para ser gestionado y zonas de intervención. <![CDATA[LACERDA, Paula. 2015. <em>Meninos de Altamira: violência, “luta” política e administração pública</em>.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo traça um primeiro momento da construção de um caso de governo da mobilidade haitiana no Brasil, quando, no início de 2011, a categoria “haitianos” passa a ser inscrita acompanhada de palavras como “fluxo”, “problema”, “questão”. Através da análise de uma variedade de documentos (ofícios, relatórios ministeriais, boletins informativos de entidades religiosas) que permitem mapear a comunicação entre atores e agências situados no Amazonas, Acre e Brasília, a proposta é discutir os esforços de classificar uma nova mobilidade e as ações tanto humanitárias quanto de controle para evitar o aumento dos ingressos. O artigo sugere que estas narrativas e ações delinearam um objeto de governo, um problema a ser gerido e zonas de intervenção.<hr/>Abstract This article analyses a first moment in the construction of a government case about Haitian mobility in Brazil, when, in early 2011, the category “Haitians” becomes mobilized alongside words like “flow”, “problem”, “issue”. Through the observation of a variety of documents (official letters, ministerial reports, informative reports of religious organizations), which maps the communication of actors and agencies localized in the Brazilian states of Amazonas and Acre, and in the Federal District, the article discusses efforts to qualify and frame a new mobility, as well as humanitarian activity and the attempts control migration. The article suggests that these discourses and actions delineate a governmental object, a problem to be managed, and zones of intervention.<hr/>Resumen El presente artículo describe un primer momento de la construcción de un caso de gobierno sobre la movilidad haitiana en Brasil, cuando, a inicios de 2011, la categoría “haitianos” pasa a ser acompañada de palabras como “flujo”, “problema”, “cuestión”. A través del análisis de documentos que mapean la comunicación entre actores y agencias situadas en los estados brasileños de Amazonas y Acre, y en el Distrito Federal, la propuesta es discutir los esfuerzos de clasificar una nueva movilidad y las acciones tanto humanitarias como de control para evitar el aumento de los ingresos. El artículo sugiere que estas narrativas y acciones delinean un objeto de gobierno, un problema para ser gestionado y zonas de intervención. <![CDATA[PACHECO DE OLIVEIRA, João. 2016. <em>O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades</em>.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132017000100305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo traça um primeiro momento da construção de um caso de governo da mobilidade haitiana no Brasil, quando, no início de 2011, a categoria “haitianos” passa a ser inscrita acompanhada de palavras como “fluxo”, “problema”, “questão”. Através da análise de uma variedade de documentos (ofícios, relatórios ministeriais, boletins informativos de entidades religiosas) que permitem mapear a comunicação entre atores e agências situados no Amazonas, Acre e Brasília, a proposta é discutir os esforços de classificar uma nova mobilidade e as ações tanto humanitárias quanto de controle para evitar o aumento dos ingressos. O artigo sugere que estas narrativas e ações delinearam um objeto de governo, um problema a ser gerido e zonas de intervenção.<hr/>Abstract This article analyses a first moment in the construction of a government case about Haitian mobility in Brazil, when, in early 2011, the category “Haitians” becomes mobilized alongside words like “flow”, “problem”, “issue”. Through the observation of a variety of documents (official letters, ministerial reports, informative reports of religious organizations), which maps the communication of actors and agencies localized in the Brazilian states of Amazonas and Acre, and in the Federal District, the article discusses efforts to qualify and frame a new mobility, as well as humanitarian activity and the attempts control migration. The article suggests that these discourses and actions delineate a governmental object, a problem to be managed, and zones of intervention.<hr/>Resumen El presente artículo describe un primer momento de la construcción de un caso de gobierno sobre la movilidad haitiana en Brasil, cuando, a inicios de 2011, la categoría “haitianos” pasa a ser acompañada de palabras como “flujo”, “problema”, “cuestión”. A través del análisis de documentos que mapean la comunicación entre actores y agencias situadas en los estados brasileños de Amazonas y Acre, y en el Distrito Federal, la propuesta es discutir los esfuerzos de clasificar una nueva movilidad y las acciones tanto humanitarias como de control para evitar el aumento de los ingresos. El artículo sugiere que estas narrativas y acciones delinean un objeto de gobierno, un problema para ser gestionado y zonas de intervención.