Scielo RSS <![CDATA[Mana]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-931320010002&lang=en vol. 7 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>DISTÚRBIOS IDENTITÁRIOS EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo trata primeiramente do estado da questão identitária na antropologia atual, e em seguida desenvolve uma reflexão sobre os processos culturais contemporâneos. As relações entre lugar e identidade, lugar e cultura e cultura e identidade são examinadas nos planos teórico e empírico. Observa-se que as criações culturais são, atualmente, mais dominadas do que nunca pela problemática da identidade, e fortemente influenciadas pela globalização acelerada das situações locais. Há espaço hoje em dia para uma crítica das dominações globais e das respostas que elas engendram - crítica suscetível de conduzir a uma reflexão sobre as formas possíveis de resistência (local, política, artística etc.) a essas dominações.<hr/>This article deals firstly with the state of the question of identity in current anthropology and, secondly, it develops a reflection on contemporary cultural processes. The relationships between place and identity, place and culture and culture and identity are theoretically and empirically examined. It is observed that cultural creations are, at present, more concerned with the problem of identity then they were previously, as well as being strongly influenced by the accelerated globalization of local situations. There is now room for a critique of global dominations and the responses they bring about - a critique which may enable a reflection on the possible forms of resistance (local, political, artistic, etc.) to these dominations. <![CDATA[<B>ENTERRANDO HERÓIS, PATRIARCAS, SUICIDAS E TRAIDORES</B>: <B>SOLIDARIEDADE E OSTRACISMO NOS ANDES COLOMBIANOS</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute diferenças e hierarquias encontradas nos ritos fúnebres de uma comunidade camponesa na região sudeste dos andes colombianos. Nessa comunidade - afetada por diferentes expressões de violência -, os funerais emergem como formas seletivas de manifestação de solidariedade social. De fato, na população analisada foram observadas notáveis diferenças quantitativas e qualitativas na organização e evolução de tais cerimônias fúnebres. As diferenças estão relacionadas ao sexo e à posição social do morto, bem como à forma pela qual ele ou ela morreu. Em um extremo das representações e práticas sociais relacionadas à morte encontram-se os enterros de homens jovens, mortos tragicamente. Estes são objeto de um culto particular, sendo glorificados pela comunidade. No outro extremo, a comunidade expressa sua rejeição às mulheres suicidas, rejeição que se coloca em evidência, especialmente, durante a evolução dos funerais.<hr/>This article discusses the differences and hierarchies found in the funeral rites of a peasant community in the southwestern region of the Colombian Andes. In this community - affected by different expressions of violence - funerals emerge as selective forms for the manifestation of social solidarity. In the population considered, marked qualitative and quantitative differences in the organization and evolution of these funeral rites were, in fact, observed. The differences are related to the sex and social position of the deceased, as well as to the way in which he or she died. At one extreme of the social practices and representations associated with death are the burials of young men killed tragically. These are the object of a particular cult, and are glorified by the community. At the other extreme, the community expresses its rejection of women who have committed suicide, an attitude which is particularly evident during the course of the funeral. <![CDATA[<B>SEGMENTARIDADES E MOVIMENTOS NEGROS NAS ELEIÇÕES DE ILHÉUS</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo do pressuposto de que os processos de segmentação não se opõem necessariamente àqueles ligados ao Estado, este trabalho pretende explorar a forma pela qual as divisões segmentares que recortam grupos do movimento negro de Ilhéus podem funcionar, ao mesmo tempo, como formas de resistência e como pontos de encaixe para a atuação de mecanismos dependentes de uma lógica de Estado. Trata-se de realçar tanto os processos de "captura" utilizados pelo Estado, quanto as resistências acionadas pelas formações segmentares. De um ponto de vista teórico, trata-se de demonstrar que a aplicação a nossa própria sociedade de categorias tradicionalmente desenvolvidas para dar conta de outras culturas deve deixar de ser simples metáfora ou recurso estilístico para se converter em instrumento de observação e interpretação. Para isso, é necessário que essas categorias sejam flexibilizadas e transformadas, o que não deixa de produzir efeitos também sobre a análise dessas "outras culturas"<hr/>Assuming that processes of segmentation are not necessarily opposed to those linked to the state, this article seeks to explore the ways through which the segmentary divisions characteristic of Black Movement groups in Ilhéus can function simultaneously as forms of resistance and as nodal points for mechanisms which are dependent on a state logic. It is a matter of emphasising both the processes of "capture" used by the state and the resistances mobilized by the segmentary formations. From a theoretical perspective, the aim of the article is to show that the application to our own society of categories traditionally developed to account for other cultures should cease to be a simple metaphor or stylistic resource and become an instrument of observation and interpretation. For this to be achieved, these categories must be transformed and made flexible, which also produces effects on the analysis of these "other cultures" <![CDATA[<B>FRACTALIDADE E TROCA DE PERSPECTIVAS</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo explora a idéia de fractalidade, juntamente com uma de suas principais propriedades, a auto-similaridade escalar. A noção de "personitude fractal" é proposta como um modo de pensar a pessoa ameríndia. Quando se fala aqui em personitude fractal, tem-se em mente o encerramento de pessoas em partes de pessoas e a replicação da relação entre Eus e Outros em diferentes escalas (intrapessoal, interpessoal e intergrupal). Três casos etnográficos ameríndios (araweté, wari' e tupinambá) são comparados e analisados, combinando-se proposições da teoria da troca melanésia e da teoria do perspectivismo ameríndio de modo a revelar a utilidade da personitude fractal como instrumento analítico.<hr/>This essay explores the potential of the idea of fractality along one of its properties: scaled self-similarity. The notion of fractal personhood is proposed as a way of thinking about the Amerindian person. When speaking of fractal personhood what is meant is the containment of whole persons in parts of persons and the replication of relations between selves and alters at different scales (intra-personal, inter-personal and inter-group). Three Amerindian ethnographies (Araweté, Wari' and Tupinamba) are compared and analysed combining propositions from Melanesian exchange theory and a theory of Amerindian perspectivism in order to elicit the usefulness of "fractal personhood" as an analytical tool. <![CDATA[<B>DE BATESON A INGOLD</B>: <B>PASSOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM PARADIGMA ECOLÓGICO</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B>APRESENTAÇÃO</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B>NIMONGARAÍ</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B>A CORRIDA DE TORAS DOS TIMBIRA</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B><I>La Politique des Esprits</B></I>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B><I>A Marcha Nacional dos Sem-Terra</B></I>: <B><I>Um Estudo sobre a Fabricação do Social</B></I>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B><I>Águias, Burros e Borboletas</B></I>: <B><I>Um Estudo Antropológico do Jogo do Bicho</B></I>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B><I>No Escurinho do Cinema</B></I>: <B><I>Cenas de um Público Implícito</B></I>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B><I>Antes Tarde do que Nunca</B></I>: <B><I>Gabriel Tarde e a Emergência das Ciências Sociais</B></I>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B><I>Mediação, Cultura e Política</B></I>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms. <![CDATA[<B><I>As Prisões da Miséria</B></I>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2000 foi finalmente reeditado o mais importante livro de Gregory Bateson, Steps to an Ecology of Mind. Nesse mesmo ano, foi lançado o livro de Tim Ingold, The Perception of the Environment, que retoma muitas das preocupações de Bateson. Este ensaio considera que esses dois eventos marcam passos importantes na constituição de um "paradigma ecológico", o qual vem responder a alguns dilemas que rondam a antropologia e abrir perspectivas para um diálogo interdisciplinar em novas bases.<hr/>Gregory Bateson’s most important book, Steps to an Ecology of Mind, was finally re-edited in 2000. In the same year, Tim Ingold’s book, The Perception of the Environment, which takes up many of Bateson’s preocupations, was released. This essay proposes that these two events represent important steps towards an "ecological paradigm", which attempts to answer some of anthropology’s dilemas, and open up perspectives for interdisciplinary dialogue on new terms.