Scielo RSS <![CDATA[Mana]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-931320180003&lang=es vol. 24 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Canalizar el flujo: lidiando con la muerte en una religión de matriz africana]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo trata das diferentes formas por meio das quais fiéis do jarê, uma religião de matriz africana que só existe na Chapada Diamantina - uma região de colinas íngremes no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil -, conceitualizam a morte. O tema se conecta de modos complexos com a história e a geografia da área, que por mais de um século gravitou inteiramente em torno das atividades de garimpo de diamantes. O jarê desenvolve um tipo de “metafísica telúrica” segundo a qual o chão, a terra e o ato de caminhar são entretecidos em situações de vida e morte ritualmente elaboradas durante as cerimônias. O jarê exemplifica como a força vital de cada pessoa é concebida como um fluxo instável e direcionável, cuja labilidade é processada de acordo com diferenças de concentração energética efetuadas por ações rituais que podem ter resultados até fatais.<hr/>Abstract This article addresses how the practitioners of jarê, an African-based religion that exists only in the Chapada Diamantina - a region of steep cliffs in the heart of the state of Bahia, northeast Brazil -, conceptualize death. The theme connects in complex ways with the history and the geography of the area, which has, for over a century, gravitated entirely around diamond prospecting activities. Jarê develops a sort of “telluric metaphysics” according to which the ground, the earth and the act of walking are interwoven into situations of life and death that are ritually elaborated during ceremonies. Jarê affirms that the life force of every person is conceived as an unstable and directable flux, the lability of which is processed according to differences in the concentration of energy as effected by ritual actions that can result in the death of participants.<hr/>Resumen Este artículo trata de las diferentes formas por medio de las cuales fieles del jarê, una religión de matriz africana que sólo existe en la Chapada Diamantina - una región de colinas escarpadas en el interior del estado de Bahía, en el nordeste de Brasil -, conceptualizan la muerte. El tema se conecta de modos complejos con la historia y la geografía del área, que por más de un siglo gravitó enteramente en torno a las actividades de extracción de diamantes. El jarê desarrolla un tipo de “metafísica telúrica” según la cual el suelo, la tierra y el acto de caminar se entretejen en situaciones de vida y muerte ritualmente elaboradas durante las ceremonias. El jarê ejemplifica como la fuerza vital de cada persona es concebida como un flujo inestable y direccionable, cuya labilidad es procesada de acuerdo con diferencias de concentración energética efectuadas por acciones rituales que pueden tener, inclusive, resultados fatales. <![CDATA[Cara y contracara de la violencia de género: diálogos entre telenovelas y contexto nacional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300033&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Embasado no argumento de que a violência é constitutiva das relações de gênero no Brasil (Saffioti 1994), o presente artigo retoma as estatísticas sobre agressões contra mulheres (demonstrando a persistente presença desse fenômeno) e a crescente importância da temática em telenovelas brasileiras dos últimos 18 anos para questionar quais imagens e imaginários acerca dessas violações circulam no cotidiano do país. Ao se construir a partir do diálogo entre conjuntura e representações do melodrama televisivo, este texto se associa a uma abordagem sociocultural da mídia de inspiração antropológica, desdobrando-se em uma reflexão que aponta marcos de inteligibilidade que definem quais mulheres podem (e em muitos casos devem) apanhar. A relativização e a naturalização de diversas formas de desrespeitos e injúrias encontram-se tanto no interior das narrativas ficcionais quanto no contexto nacional.<hr/>Abstract This article interprets the statistics of aggressions against women (attesting to the persistence of this phenomenon) alongside the growing importance that this issue has assumed in Brazilian telenovelas in the last eighteen years. Taking violence to be constitutive of gender relations in Brazil (SAFFIOTTI 1994), the article aims to question what kinds of images and imaginaries of this violence circulates in the daily life of the country. The article establishes a dialogue between the conjuncture of violence and its representations in telenovelas, proposing a socio-cultural approach to media inspired by anthropology, and furthering a reflection that points to frames of intelligibility that define which women can (and in many cases must) suffer violence. The relativization and naturalization of various forms of disrespect and injury is present both within fictional narratives and in the national context.<hr/>Resumen Sustentado en el argumento de que la violencia es constitutiva de las relaciones de género en Brasil (Saffioti 1994), el presente texto retoma las estadísticas sobre las agresiones contra las mujeres (demostrando la persistente presencia de este fenómeno) y la creciente importancia de la temática en telenovelas brasileñas de los últimos 18 años, con la intención de cuestionar qué imágenes e imaginarios acerca de esas violaciones circulan en el cotidiano del país. Al construirse a partir del diálogo entre coyuntura y representaciones del melodrama televisivo, este texto se asocia a un enfoque sociocultural de los medios de comunicación de inspiración antropológica, desdoblándose en una reflexión que apunta marcos de inteligibilidad que definen qué mujeres pueden (y en muchos casos deben) ser agredidas. La relativización y naturalización de diversas formas de falta de respeto e injurias se encuentran tanto en el interior de las narrativas ficcionales como en el contexto nacional. <![CDATA[Prácticas de fabricación: higiene y suciedades en la producción de panes y panaderos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300063&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo aborda a relação entre discursos técnicos, construções simbólicas e práticas sociais, problematizando suas fronteiras aparentes e analisando as articulações pelas quais se constituem efetivamente. Esta discussão é mobilizada pela questão da higiene envolvida na produção de pães a partir de dois contextos pesquisados etnograficamente: um curso de formação de padeiros, no Senai, e padarias propriamente ditas. À primeira vista, são contextos opostos neste quesito - o Senai possui instalações que primam pela limpeza e enfatiza essa preocupação nas aulas, enquanto os pães produzidos nas padarias pesquisadas dividiam espaço com roedores, baratas, bactérias e instrumentos deteriorados. Contudo, argumenta-se que ambos podem ser entendidos a partir de dinâmicas semelhantes se a “higiene” for considerada segundo uma lógica de apropriação específica, enfatizando as interações sociais particulares a partir das quais seu caráter “objetivo”, “científico” e “impessoal” é mobilizado.<hr/>Abastract This article discusses the relation between technical discourses, symbolic constructions and social practices, questioning their apparent borders and analyzing the hinges by means of which they effectively constitute themselves. This is explored through the matter of hygiene in the production of bread, in two contexts researched ethnographically: a bakery course offered by SENAI and bakeries themselves. At first glance, these appear to be opposing contexts - the SENAI has facilities that are conspicuous for their cleanliness, and the Institute emphasizes this concern in taught classes; in contrast, the bread produced in the bakeries that I researched vied for space with rodents, roaches, bacteria and damaged instruments. However, it is argued that both can be understood in light of a similar dynamic, so long as "hygiene" is considered within a specific logic of appropriation that emphasizes the particular social interactions from which its “objective", "scientific" and “impersonal” character is mobilized.<hr/>Resumen Este artículo aborda la relación entre discursos técnicos, construcciones simbólicas y prácticas sociales, problematizando sus fronteras aparentes y analizando las articulaciones por las cuales se constituyen efectivamente. Esta discusión es movilizada por la cuestión de la higiene que está involucrada en la producción de panes desde dos contextos investigados etnográficamente: un curso de formación de panaderos del SENAI y panaderías comerciales propiamente dichas. A primera vista, son contextos opuestos en este aspecto - el SENAI tiene instalaciones que se destacan por su limpieza y enfatiza esta preocupación en las clases, mientras que los panes producidos en las panaderías investigadas comparten el espacio con roedores, cucarachas, bacterias e instrumentos deteriorados. Sin embargo, se argumenta que ambos pueden ser entendidos desde dinámicas similares si se considera la "higiene" dentro de una lógica de apropiación específica, enfatizándose las interacciones sociales particulares a partir de las cuales su carácter “objetivo”, “científico” e “impersonal” es movilizado. <![CDATA[Herencias de familia: tierras, personas y espíritus en el sur de Haití]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300096&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo trata das relações entre pessoas, terras e espíritos na região de Jacmel, sul do Haiti. Esses espíritos, conhecidos como lwa e relacionados ao vodu haitiano, constroem suas existências a partir de uma relação profunda que mantêm com a terra onde habitam e, ao mesmo tempo, com os descendentes daquele que primeiro teria ocupado esta terra. Sendo parte de um legado familiar transmitido ao longo de sucessivas gerações, eles precisam ser cuidados e alimentados sob o risco de se tornarem agressivos, ameaçando a vida tanto dos seus herdeiros quanto a de seus familiares mais próximos. Tomando como base a reconstrução de certos acontecimentos que envolvem a relação entre um desses espíritos e a família de meus anfitriões, o texto busca recuperar sentimentos, opiniões, saberes e práticas em que os lwa são parte fundamental da experiência social das pessoas, atingindo-as diretamente e interferindo em seus destinos, independentemente das suas filiações religiosas.<hr/>Abstract This article investigates the relations between people, land and spirits in the Jacmel region of southern Haiti. The lwa spirits, related to Haitian voudou, build their existence through a profound relationship with the land that they inhabit, as well as with the descendants of the first occupant of the land. As part of a family legacy transmitted down successive generations, they need to be cared for and fed lest they become aggressive, threatening the lives of their heirs and the latter’s immediate family. By reconstructing events involving the relationship between one of these spirits and the family of my hosts, the article recovers feelings, opinions, knowledge and practices in which the lwa are a fundamental part of the social experience of people, affecting them directly and interfering in their destinies, regardless of their religious affiliations.<hr/>Resumen Este artículo trata de las relaciones entre personas, tierras y espíritus en la región de Jacmel, sur de Haití. Estos espíritus, conocidos como lwa y relacionados al vudú haitiano, construyen sus existencias a partir de una relación profunda que mantienen con la tierra en que habitan y, al mismo tiempo, con los descendientes de aquel que primero habría ocupado esta tierra. Siendo parte de un legado familiar transmitido a lo largo de sucesivas generaciones, estos espíritus necesitan ser cuidados y alimentados bajo el riesgo de volverse agresivos, amenazando la vida tanto de sus herederos, como la de sus familiares más cercanos. Tomando como base la reconstrucción de ciertos acontecimientos involucrando la relación entre uno de esos espíritus y la familia de mis anfitriones, el texto busca recuperar sentimientos, opiniones, saberes y prácticas en las que los lwa son parte fundamental de la experiencia social de las personas, alcanzándolas directamente e interfiriendo en sus destinos, independientemente de sus afiliaciones religiosas. <![CDATA["De santo" y "de sangre": el parentesco en el candomblé]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300124&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo investiga o parentesco, tanto “de santo” quanto “de sangue”, a partir de uma etnografia do terreiro de candomblé Ilê Iyá Omi Axé Iyamassé (mais conhecido como Gantois), em Salvador, Bahia. O tema que abordo baseia-se numa reflexão sobre o parentesco no candomblé, mais especificamente sobre os modelos de transmissão dos orixás (e de outras entidades) entre os membros de uma mesma família e as possíveis conexões entre esses modelos e alguns dos princípios daqueles que se convencionou chamar "novos estudos do parentesco". O objetivo deste artigo é, portanto, analisar a questão do “parentesco de santo”, entendido como a rede familiar que surge a partir da feitura do noviço em um terreiro de candomblé, e do “parentesco de sangue”, a família consanguínea do iniciado, questionando assim a separação entre elas.<hr/>Abstract This article focuses on kinship relations established both through the “saints” (parentesco de santo) and through blood relations (parentesco de sangue), in the Candomblé temple of Ilê Iyá Omi Axé Iyamassé (better known as Gantois), situated in Salvador, Bahia, Brazil. I reflect on kinship relations in Afro-Brazilian religions, and more specifically on the models for the transmission of the orishas (and other entities) between family members, as well as the possible connections between those models and some of the principles of the so called “new kinship studies”. This article therefore aims to analyse the matter of “saint kinship”, seen as the family network that is created after a novice`s initiation into a Candomblé temple, and “blood kinship”, the consanguineal family of the initiate, weaving differences and connections between one and the other.<hr/>Resumen Este artículo investiga el parentesco, tanto “de santo” como “de sangre”, desde una etnografía del terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iyamassé (más conocido como Gantois) en Salvador, Bahía. El tema que abordo se basa en una reflexión sobre el parentesco en el candomblé, más específicamente sobre los modelos de transmisión de los orixás (y de otras entidades) entre los miembros de una misma familia y las posibles conexiones ente estos modelos y algunos de los principios de esos que se convino en llamar “nuevos estudios de parentesco”. El objetivo del artículo es, por lo tanto, analizar el problema del “parentesco de santo’, entendida como la red familiar que surge a partir de la hechura del novicio en un terreiro de candomblé, y del “parentesco de sangre”, la familia consanguínea del iniciado, cuestionando así la separación ente ellas. <![CDATA[Nation-Building, género y política en Kazajstán: El caso del Hombre Dorado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300151&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Em 1969, a 60km da então capital da República Soviética do Cazaquistão, Alma-Ata, arqueólogos encontraram, durante uma escavação numa estrutura funerária do tipo kurgan, um traje envolvendo um esqueleto datados dos séculos V ou IV a.C. Ricamente decorados com mais de 4.000 peças de ouro, os restos foram logo apelidados de Golden Man. Por acreditarem se tratar de um jovem príncipe de origem cita-saca, o achado logo se tornou um dos mais importantes símbolos da nacionalidade cazaque em construção a partir daquele momento. Pesquisas realizadas desde o final da década de 1990 sugerem, porém, que o “Homem Dourado” tenha sido, de fato, uma “Mulher Dourada”, o que tem gerado um debate com certo impacto sobre a reformulação das representações sobre a identidade nacional cazaque. Esboçaremos reflexões sobre a relação entre nation-building, gênero e o papel político da arqueologia/antropologia do ponto de vista de um antropólogo-turista que visitou o Cazaquistão em dezembro de 2017.<hr/>Abstract In 1969, 60 km from Alma-Ata, the capital of the Soviet Socialist Republic of Kazakhstan, archaeologists excavated a funerary structure of the kurgan type, an outfit enveloping a skeleton dating from the 5th or 4th century BC. Richly decorated with more than 4,000 pieces of gold, the remains were dubbed “Golden Man”. Believed to be a young Scythian-Saka prince, it soon became one of the most important symbols of a nascent Kazakh nationality. However, subsequent research carried out since the late 1990s, suggest that the “Golden Man” was in fact a “Golden Woman”. The ensuing debate has had an evident impact on the reformulation of the representations of Kazakh national identity. In this article, I will reflect on the relationship between nation-building, gender and the political role of archaeology/anthropology, from the standpoint of a Brazilian anthropologist-cum-tourist who visited Kazakhstan in December 2017.<hr/>Resumen En 1969, a unos 60 km de la entonces capital de la República Soviética de Kazajstán, Alma-Ata, durante una excavación en una estructura funeraria del tipo kurgan, arqueólogos encontraron a un traje envolviendo un esqueleto datado de los siglos V o IV a.E.C. Ricamente decorados con más de 4.000 piezas de oro, los restos fueron rápidamente apodados “Golden Man”. Por creer que se trataba de un joven príncipe de origen escita-saka, el hallazgo pronto se convirtió en uno de los símbolos más importantes de la nacionalidad kazaja en construcción a partir de aquel momento. Sin embargo, las investigaciones realizadas desde finales de la década de 1990 sugieren que el “Hombre Dorado” ha sido más bien una “Mujer Dorada”, lo que ha generado un debate con cierto impacto sobre la reformulación de las representaciones sobre la identidad nacional kazaja. Esbozamos reflexiones sobre la relación entre nation-building, género y el papel político de la arqueología / antropología desde el punto de vista de un antropólogo-turista que visitó Kazajstán en diciembre de 2017. <![CDATA[“Le salvé la vida”: el pecho vivido, la leche narrada. Historia(s) de ama de teta, sur de España, siglo XX]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300186&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El presente artículo aborda la historia reciente de las nodrizas (amas de cría o amas de teta) en el sur español a través de la técnica de historias de vida, en concreto la reconstrucción biográfica de la experiencia personal de dos nodrizas, madre e hija (aún viva, que ha ejercido de narradora). La relevancia de estos testimonios radica en que aportan información de gran calidad sobre la experiencia del amamantamiento de estas personas como nodrizas, que hemos dado en llamar “subalternas”, en torno a una parte de la historia social y de las mujeres que resulta bastante invisible y silenciada en estudios hasta la fecha. El artículo aborda primero un marco teórico sobre la allomaternal nursing para, después, presentar pormenorizadamente el estudio de caso. Los principales hallazgos etnográficos permiten desarrollar un análisis sobre cómo las protagonistas de estas lactancias campan de la “subalternidad lactante” al empoderamiento a través del valor del altruismo. La filosofía de la narración y el enfoque de la recogida de herstories de vida láctea serán cruciales para desarrollar el marco epistemológico y metodológico de este trabajo.<hr/>Resumo A história recente de amas de leite no sul da Espanha é apresentada através da técnica de histórias de vida, especificamente a reconstrução biográfica da experiência pessoal de duas amas, mãe e filha. A relevância desses depoimentos é que eles fornecem informações de alta qualidade sobre a experiência de amamentar essas pessoas como amas, chamamos "subalternas", em torno de uma parte da história social de mulheres que são bastante invisíveis e silenciada em estudos até o momento. O artigo primeiro aborda um enquadramento teórico sobre a allomaternal nursing para, então, apresentar detalhadamente o estudo de caso. Os principais achados etnográficos permitem desenvolver uma análise de como os protagonistas dessas lactações variam de "subalternidade de sucção" a empoderamento através do valor do altruísmo. A filosofia da narrativa e a abordagem de colecionar histórias de vida leiteira serão cruciais para desenvolver o quadro epistemológico e metodológico.<hr/>Abstract The recent history of wet nurses in Southern Spain is presented in this article through life stories, specifically the biographical reconstruction of the personal experience of two wet nurses, a mother and her daughter. These testimonies are relevant in that they provide high quality information on the breastfeeding experience of these subaltern nurses, as a part of a feminine history that has thus far remained muted in academic studies. The article first addresses a theoretical framework on allomaternal nursing in order to then present the case study in detail. The main ethnographic findings allow us to develop an analysis of how the protagonists of these lactations shift from a "suckling subalternity" to empowerment through the value of altruism. The philosophy of the narrative and the approach of collecting herstories of dairy life will be crucial to develop the epistemological and methodological framework. <![CDATA[Cambiando de idea: cristianismo evangélico y fiestas de caxiri entre los Ninam del Alto Mucajaí]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300216&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo busca destacar alguns elementos para o entendimento de um modelo de transformação ninam a partir da relação que estes estabelecem atualmente com o cristianismo evangélico e as festas de caxiri. O argumento central explora como estas duas vias de transformação percorridas pelos Ninam - as bebedeiras de caxiri e o cristianismo, cada qual articulando à sua maneira continuidade e mudança - são relacionadas em uma mesma estrutura que informaria um modo característico de experimentar e criar um mundo continuamente transformacional. Ao mesmo tempo busca-se uma comparação com o modelo de transformação missionário (a conversão) de maneira a acentuar os traços distintivos do modo indígena de transformação. A trama que conecta cristianismo e bebedeiras de caxiri, Ninam e missionários é assim o enredo privilegiado para vislumbrar dois modelos diferenciados de transformaçãoem relação.<hr/>Abstract This article reveals a Ninam model of transformation by engaging their contemporary relations with Evangelical Christianity and the caxiri beer-feasts. It explores how these two paths of transformation - caxiri drunkenness and Evangelical Christianity, each of which articulates, in its own way, continuity with change - are related within the same structure that manifests a characteristic way of experiencing and creating a world in continuous transformation. At the same time, this model is compared with the missionary model of transformation (conversion), in order to accentuate the distinctive features of the Indigenous mode of transformation. The web that connects Christianity and drunkenness, Ninam and missionaries, is thus a privileged stage for envisaging two differentiated models of transformation in relation with each other.<hr/>Resumen Este artículo busca destacar algunos elementos para el entendimiento de un modelo de transformación ninam a partir de la relación que ellos establecen actualmente con el cristianismo evangélico y las fiestas de caxiri. El argumento central explora como estas dos vías de transformación recorridas por los Ninam -las borracheras de caxiri y el cristianismo, cada cual articulando a su manera continuidad y cambio- están relacionadas en una misma estructura que revela un modo característico de experimentar y crear un mundo continuamente transformacional. Al mismo tiempo se busca una comparación con el modelo de transformación misionero (la conversión) de manera a acentuar los rasgos distintivos del modo indígena de transformación. La trama que conecta cristianismo y borracheras de caxiri, Ninam y misioneros es así el argumento privilegiado para vislumbrar dos modelos diferenciados de transformación en relación. <![CDATA[Lo que sobró: materialidad y colonialismo en una colección de imágenes en movimiento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300247&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Adotando uma abordagem antropológica e materialista das imagens em movimento e seus arquivos, o artigo analisa a chamada “coleção colonial” da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para refletir sobre o seu caráter fragmentário, as hesitações classificatórias que a atravessam e as implicações que poderá ter, dentro e fora do campo arquivístico. O objetivo do artigo é ir para lá das questões de representação, imaginário e propaganda que têm dominado o estudo das imagens coloniais, e questionar algumas ideias adquiridas, já que os fragmentos que sobraram da relação entre o cinema e as colônias portuguesas sugerem um projeto de dominação cauteloso, errático ou até indiferente em relação ao dispositivo cinematográfico. O artigo explora algumas das lições materiais do arquivo, sublinhando a necessidade de se complementarem futuros (e necessários) estudos empíricos com o aprofundamento dos avanços teóricos sugeridos.<hr/>Abstract Adopting an anthropologically-informed materialist approach to moving images and their archives, the article analyses the so-called “colonial collection” of the Portuguese Film Museum. It reflects on its fragmentary condition, the classificatory hesitations that permeate it and the implications it may have, within and without the archival field. The aim is to move beyond issues of representation, imaginary and propaganda that have dominated the study of colonial images, and hence to question received ideas. What the fragments that have outlasted the relationship between cinema and the Portuguese colonies suggests is a project of domination that was cautious, erratic or even indifferent towards the cinematic apparatus. The article also explores some of the archive’s material lessons, calling for the combination of much-needed empirical work with further theorization along the proposed lines.<hr/>Resumen Adoptando un enfoque antropológico y materialista de las imágenes en movimiento y sus archivos, el presente artículo analiza la llamada “colección colonial” de la Cinemateca Portuguesa-Museo del Cine para reflexionar sobre su carácter fragmentario, las dudas de clasificación que la atraviesan y las implicaciones que puede entrañar dentro y fuera del campo archivístico. El objetivo de este trabajo es ir más allá de las cuestiones de representación, imaginario y propaganda que han dominado el estudio de las imágenes coloniales, y cuestionar algunas ideas generalmente asumidas, ya que los fragmentos sobrantes de la relación entre el cine y las colonias portuguesas sugieren un proyecto de dominación cautelosa, errática o incluso indiferente en relación con el dispositivo cinematográfico. El artículo explora algunas de las lecciones materiales del archivo, subrayando la necesidad de complementar futuros (y necesarios) estudios empíricos con la profundización en los avances teóricos sugeridos. <![CDATA[Marcelin, Louis H.; Cela, Toni & Dorvil, Henri. 2017.<em>Les jeunes haïtiens dans les Amériques/Haitian youth in the Americas</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300277&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Adotando uma abordagem antropológica e materialista das imagens em movimento e seus arquivos, o artigo analisa a chamada “coleção colonial” da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para refletir sobre o seu caráter fragmentário, as hesitações classificatórias que a atravessam e as implicações que poderá ter, dentro e fora do campo arquivístico. O objetivo do artigo é ir para lá das questões de representação, imaginário e propaganda que têm dominado o estudo das imagens coloniais, e questionar algumas ideias adquiridas, já que os fragmentos que sobraram da relação entre o cinema e as colônias portuguesas sugerem um projeto de dominação cauteloso, errático ou até indiferente em relação ao dispositivo cinematográfico. O artigo explora algumas das lições materiais do arquivo, sublinhando a necessidade de se complementarem futuros (e necessários) estudos empíricos com o aprofundamento dos avanços teóricos sugeridos.<hr/>Abstract Adopting an anthropologically-informed materialist approach to moving images and their archives, the article analyses the so-called “colonial collection” of the Portuguese Film Museum. It reflects on its fragmentary condition, the classificatory hesitations that permeate it and the implications it may have, within and without the archival field. The aim is to move beyond issues of representation, imaginary and propaganda that have dominated the study of colonial images, and hence to question received ideas. What the fragments that have outlasted the relationship between cinema and the Portuguese colonies suggests is a project of domination that was cautious, erratic or even indifferent towards the cinematic apparatus. The article also explores some of the archive’s material lessons, calling for the combination of much-needed empirical work with further theorization along the proposed lines.<hr/>Resumen Adoptando un enfoque antropológico y materialista de las imágenes en movimiento y sus archivos, el presente artículo analiza la llamada “colección colonial” de la Cinemateca Portuguesa-Museo del Cine para reflexionar sobre su carácter fragmentario, las dudas de clasificación que la atraviesan y las implicaciones que puede entrañar dentro y fuera del campo archivístico. El objetivo de este trabajo es ir más allá de las cuestiones de representación, imaginario y propaganda que han dominado el estudio de las imágenes coloniales, y cuestionar algunas ideas generalmente asumidas, ya que los fragmentos sobrantes de la relación entre el cine y las colonias portuguesas sugieren un proyecto de dominación cautelosa, errática o incluso indiferente en relación con el dispositivo cinematográfico. El artículo explora algunas de las lecciones materiales del archivo, subrayando la necesidad de complementar futuros (y necesarios) estudios empíricos con la profundización en los avances teóricos sugeridos. <![CDATA[A Antropologia dos restos e o inventário das perdas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300282&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Adotando uma abordagem antropológica e materialista das imagens em movimento e seus arquivos, o artigo analisa a chamada “coleção colonial” da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para refletir sobre o seu caráter fragmentário, as hesitações classificatórias que a atravessam e as implicações que poderá ter, dentro e fora do campo arquivístico. O objetivo do artigo é ir para lá das questões de representação, imaginário e propaganda que têm dominado o estudo das imagens coloniais, e questionar algumas ideias adquiridas, já que os fragmentos que sobraram da relação entre o cinema e as colônias portuguesas sugerem um projeto de dominação cauteloso, errático ou até indiferente em relação ao dispositivo cinematográfico. O artigo explora algumas das lições materiais do arquivo, sublinhando a necessidade de se complementarem futuros (e necessários) estudos empíricos com o aprofundamento dos avanços teóricos sugeridos.<hr/>Abstract Adopting an anthropologically-informed materialist approach to moving images and their archives, the article analyses the so-called “colonial collection” of the Portuguese Film Museum. It reflects on its fragmentary condition, the classificatory hesitations that permeate it and the implications it may have, within and without the archival field. The aim is to move beyond issues of representation, imaginary and propaganda that have dominated the study of colonial images, and hence to question received ideas. What the fragments that have outlasted the relationship between cinema and the Portuguese colonies suggests is a project of domination that was cautious, erratic or even indifferent towards the cinematic apparatus. The article also explores some of the archive’s material lessons, calling for the combination of much-needed empirical work with further theorization along the proposed lines.<hr/>Resumen Adoptando un enfoque antropológico y materialista de las imágenes en movimiento y sus archivos, el presente artículo analiza la llamada “colección colonial” de la Cinemateca Portuguesa-Museo del Cine para reflexionar sobre su carácter fragmentario, las dudas de clasificación que la atraviesan y las implicaciones que puede entrañar dentro y fuera del campo archivístico. El objetivo de este trabajo es ir más allá de las cuestiones de representación, imaginario y propaganda que han dominado el estudio de las imágenes coloniales, y cuestionar algunas ideas generalmente asumidas, ya que los fragmentos sobrantes de la relación entre el cine y las colonias portuguesas sugieren un proyecto de dominación cautelosa, errática o incluso indiferente en relación con el dispositivo cinematográfico. El artículo explora algunas de las lecciones materiales del archivo, subrayando la necesidad de complementar futuros (y necesarios) estudios empíricos con la profundización en los avances teóricos sugeridos. <![CDATA[VARELA, Sergio Gonzáles. Power in Practice: the paradigmatic anthropology of Afro-Brazilian Capoeira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300286&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Adotando uma abordagem antropológica e materialista das imagens em movimento e seus arquivos, o artigo analisa a chamada “coleção colonial” da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para refletir sobre o seu caráter fragmentário, as hesitações classificatórias que a atravessam e as implicações que poderá ter, dentro e fora do campo arquivístico. O objetivo do artigo é ir para lá das questões de representação, imaginário e propaganda que têm dominado o estudo das imagens coloniais, e questionar algumas ideias adquiridas, já que os fragmentos que sobraram da relação entre o cinema e as colônias portuguesas sugerem um projeto de dominação cauteloso, errático ou até indiferente em relação ao dispositivo cinematográfico. O artigo explora algumas das lições materiais do arquivo, sublinhando a necessidade de se complementarem futuros (e necessários) estudos empíricos com o aprofundamento dos avanços teóricos sugeridos.<hr/>Abstract Adopting an anthropologically-informed materialist approach to moving images and their archives, the article analyses the so-called “colonial collection” of the Portuguese Film Museum. It reflects on its fragmentary condition, the classificatory hesitations that permeate it and the implications it may have, within and without the archival field. The aim is to move beyond issues of representation, imaginary and propaganda that have dominated the study of colonial images, and hence to question received ideas. What the fragments that have outlasted the relationship between cinema and the Portuguese colonies suggests is a project of domination that was cautious, erratic or even indifferent towards the cinematic apparatus. The article also explores some of the archive’s material lessons, calling for the combination of much-needed empirical work with further theorization along the proposed lines.<hr/>Resumen Adoptando un enfoque antropológico y materialista de las imágenes en movimiento y sus archivos, el presente artículo analiza la llamada “colección colonial” de la Cinemateca Portuguesa-Museo del Cine para reflexionar sobre su carácter fragmentario, las dudas de clasificación que la atraviesan y las implicaciones que puede entrañar dentro y fuera del campo archivístico. El objetivo de este trabajo es ir más allá de las cuestiones de representación, imaginario y propaganda que han dominado el estudio de las imágenes coloniales, y cuestionar algunas ideas generalmente asumidas, ya que los fragmentos sobrantes de la relación entre el cine y las colonias portuguesas sugieren un proyecto de dominación cautelosa, errática o incluso indiferente en relación con el dispositivo cinematográfico. El artículo explora algunas de las lecciones materiales del archivo, subrayando la necesidad de complementar futuros (y necesarios) estudios empíricos con la profundización en los avances teóricos sugeridos. <![CDATA[ERRATA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132018000300291&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Adotando uma abordagem antropológica e materialista das imagens em movimento e seus arquivos, o artigo analisa a chamada “coleção colonial” da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para refletir sobre o seu caráter fragmentário, as hesitações classificatórias que a atravessam e as implicações que poderá ter, dentro e fora do campo arquivístico. O objetivo do artigo é ir para lá das questões de representação, imaginário e propaganda que têm dominado o estudo das imagens coloniais, e questionar algumas ideias adquiridas, já que os fragmentos que sobraram da relação entre o cinema e as colônias portuguesas sugerem um projeto de dominação cauteloso, errático ou até indiferente em relação ao dispositivo cinematográfico. O artigo explora algumas das lições materiais do arquivo, sublinhando a necessidade de se complementarem futuros (e necessários) estudos empíricos com o aprofundamento dos avanços teóricos sugeridos.<hr/>Abstract Adopting an anthropologically-informed materialist approach to moving images and their archives, the article analyses the so-called “colonial collection” of the Portuguese Film Museum. It reflects on its fragmentary condition, the classificatory hesitations that permeate it and the implications it may have, within and without the archival field. The aim is to move beyond issues of representation, imaginary and propaganda that have dominated the study of colonial images, and hence to question received ideas. What the fragments that have outlasted the relationship between cinema and the Portuguese colonies suggests is a project of domination that was cautious, erratic or even indifferent towards the cinematic apparatus. The article also explores some of the archive’s material lessons, calling for the combination of much-needed empirical work with further theorization along the proposed lines.<hr/>Resumen Adoptando un enfoque antropológico y materialista de las imágenes en movimiento y sus archivos, el presente artículo analiza la llamada “colección colonial” de la Cinemateca Portuguesa-Museo del Cine para reflexionar sobre su carácter fragmentario, las dudas de clasificación que la atraviesan y las implicaciones que puede entrañar dentro y fuera del campo archivístico. El objetivo de este trabajo es ir más allá de las cuestiones de representación, imaginario y propaganda que han dominado el estudio de las imágenes coloniales, y cuestionar algunas ideas generalmente asumidas, ya que los fragmentos sobrantes de la relación entre el cine y las colonias portuguesas sugieren un proyecto de dominación cautelosa, errática o incluso indiferente en relación con el dispositivo cinematográfico. El artículo explora algunas de las lecciones materiales del archivo, subrayando la necesidad de complementar futuros (y necesarios) estudios empíricos con la profundización en los avances teóricos sugeridos.