Scielo RSS <![CDATA[Rem: Revista Escola de Minas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0370-446720010001&lang=pt vol. 54 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<B>Qualificação subjetiva de imagens arquitetônicas utilizando a teoria de sistema nebuloso</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse trabalho faz parte de uma pesquisa mais abrangente, a qual pretende implementar metodologia de projeto que leve em consideração técnicas de projeto participativo, bem como a qualificação subjetiva de imagens. Nesse primeiro momento, é feita a análise de viabilidade da qualificação de imagens através da Teoria dos Sistemas Nebulosos, para a criação de banco de dados que possibilite o armazenamento de projetos arquitetônicos relacionados ao diferencial semântico. Essa avaliação foi feita com a aplicação de questionário, utilizando-se adjetivos para a qualificação de quinze fachadas. Os dados foram tabulados com base na Teoria dos Sistemas Nebulosos, o que permitiu resultados coerentes na qualificação e agrupamento de imagens.<hr/>This work is part of a broader research plan, which aims to implement a design methodology according to techniques of participative design, as well as subjective qualification of image. At this first moment, an analysis based on Fuzzy Relation is done to create a database of the architectural designs organized by semantic differential. This evaluation was done by the use of a questionnaire describing fifteen façades. As results of the study, we obtained coherent qualification of image and clustering of the façades. <![CDATA[<B>Considerações acerca das formas tradicionais e recursos computacionais para a representação do projeto</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse trabalho é aprofundar as discussões acerca de reflexões decorrentes da dissertação de mestrado de um dos seus autores (Borges, 1998). Tais reflexões estão relacionadas à utilização da linguagem gráfica como instrumento fundamental nos processos de criação e de tradução de soluções de projeto. A principal contribuição está relacionada à estruturação de um quadro de referência que articula as formas de concepção e representação do projeto arquitetônico com as etapas de sua progressão. Como conseqüência dos estudos realizados, são apresentadas as diretrizes para continuidade da pesquisa, algumas experiências já em andamento e os reflexos verificados nos processos de ensino e aprendizagem de disciplinas relacionadas à representação gráfica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).<hr/>This work stress the discussions related to the studies developed in the master degree thesis of one of its authors (Borges, 1998). These studies are related to the use of the graphic language as a fundamental mean for the conception and representation of architectural designs. In that sense it is proposed a framework for the linkage of the types of graphic representation with the steps of the design progression. The results of the studies are presented as ongoing experiences, directions for the continuity of the research and reflections on the teaching and learning process in disciplines related to the graphic representation in the courses of the Federal University of Juiz de Fora. <![CDATA[<B>GRIOT - sistema CAD inteligente para design de calçados</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho é o estudo dos aspectos da metodologia projetual, face às novas tecnologias da informática, Inteligência Artificial (Sistemas Especialistas) e CAD, consideradas as reais possibilidades de automatização no processo de concepção em Design. Esse artigo propõe uma metodologia para a construção de sistema inteligente capaz de auxiliar o designer nas tarefas projetuais. A indústria de calçados foi utilizada como estudo de caso para a aplicação da metodologia, onde as reais possibilidades de automação são verificadas.<hr/>The present work is the study of the aspects of the projectual methodology, face to new technologies of the computer science, Artificial Intelligence (Expert Systems) and CAD, and considered the automation possibilities in the conception process in Design. This paper proposes a methodology to built an intelligent system to aid the designer Projetual tasks. The Shoes Industry was used as case study for the methodology application, where the real automation possibilities were verified. <![CDATA[<b>As naturezas cognitiva e criativa da projetação em arquitetura</b>: <b>reflexões sobre o papel mediador das tecnologias</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse trabalho aborda o processo projetual em arquitetura, como um processo onde convergem as naturezas cognitivas e criativas do indivíduo. Enfoca também o papel mediador exercido pelas tecnologias empregadas no desenvolvimento da projetação. Faz uma breve retrospectiva das técnicas de representação gráfica usadas historicamente no processo de projetação em arquitetura e levanta aspectos relevantes quanto ao potencial das tecnologias computacionais em trazer modificações ao processo projetual através das novas articulações cognitivas e criativas a que são submetidos os projetistas.<hr/>This paper treats the architecture design process as one where the individual's creative and reasoning skills converge and emphasizes the mediation role of the technologies used during the design process development. It also includes a brief retrospect of the graphic representation techniques historically used in the architectural design process. The author underlines important points about the potential of computer technologies to change the design process through new relationship between designers and their own creative and reasoning process. <![CDATA[<B>Regras locais e a solução de problemas envolvendo geodésicas</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O problema de se determinarem as geodésicas de uma superfície é um tópico da Geometria Diferencial e Cálculo Tensorial. Tradicionalmente, o problema, posto em termos do comprimento de uma linha, é colocado, por meio de manipulações analíticas, em forma de uma solução de um sistema de equações diferenciais parciais acopladas de difícil solução. A Teoria da Complexidade propõe uma maneira inversa de se interpretar a natureza, primeiro modelando regras locais simples, que agentes elementares devem seguir, e, a partir das interações entre eles, chegar ao comportamento do todo. Nesse trabalho, uma regra local baseada no Princípio de Huygens é proposta, e com ela é possível se acharem geodésicas de uma superfície. Usando essa regra, problemas considerados difíceis podem ser resolvidos de maneira intuitiva.<hr/>The problem of finding geodesics of a surface is a topic of Differential Geometry and Tensor Calculus. Traditionally, by means of analytical manipulation, the problem originally put in terms of length of a line is restated into a set of coupled partial differential equations of difficult solution. Complexity theory proposes the reverse way of viewing nature, first stating simple local rules that elementary agents must follow, and then from the interactions at the local level, to predict the behavior of the whole. In this paper a local rule based on the Huygens Principle is proposed that can be used to find geodesics of any surface. By using the rule, problems once considered difficult can be solved in an intuitive way. <![CDATA[<B>Ensino de geometria descritiva</B>: <B>inovando na metodologia</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base na observação, durante anos de magistério superior, na área de desenho, dos alunos de Engenharia, Matemática, Arquitetura e Artes, quanto às dificuldades encontradas por eles no aprendizado de desenho, em especial da Geometria Descritiva, é que nos propusemos, em 1999, lecionar essa disciplina para os cursos de Arquitetura e Artes, adotando uma metodologia diferente da convencional, para despertar, no aluno, o gosto pela disciplina e o desenvolvimento de uma habilidade pouco trabalhada na escola: a visão espacial. Mostrar para os alunos que essa disciplina não é difícil, mas apenas diferente daquilo que estudaram até então, tornou-se nossa meta. A visão espacial é uma habilidade mental localizada no lado direito do cérebro e, assim, quanto mais lúdica for esta aprendizagem, será mais bem assimilada. A proposta é iniciada no sentido de se trabalhar primeiro com sólidos: neles estarão os pontos, retas e planos normalmente abordados na metodologia convencional, nessa ordem. Como conclusão, tem-se que o importante é ressaltar o grande avanço que a Geometria Descritiva traz para quem quer representar graficamente qualquer coisa. Onde há planejamento, projeto e representação gráfica, aí estará a Geometria Descritiva.<hr/>During many years observing the teaching of design at the Engineering, Mathematics, Architeture and Arts courses, we can note the difficulties of the students to learn it, specially the descriptive geometry. Because of that, we decided to teach this discipline to the Architeture and Arts courses, using a new metodology to make the students motivated to study and to learn, and trying to develop their their spatial vision. We want to show to the students that this discipline is not so difficult as they think, but show them that is only different. The spatial vision is a mental skill found at the right side of the brain and the more soft the learning is, the more it is assimilated by the brain. The proposal begins with the use of the solids: at them are the points, lines and plans used by the conventional metodology, in this order. It is important to note the Descriptive Geometry contribuiton to demonstrate grafically any thing. Where is planning, project and grafical presentation, that is the Descriptive Geometry. <![CDATA[<B>Ensino do projeto arquitetônico</B>: <B>a teoria traduzida em exercícios no processo criativo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse trabalho relata a tentativa de superação desse impasse no curso de Arquitetura e Urbanismo, criado esse ano, e no curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP. Nas disciplinas iniciais de projeto no curso de arquitetura foram introduzidos exercícios que trabalham a teoria básica de criação através da extração do essencial. A segunda experiência ocorreu na disciplina de projeto ministrada para o curso de engenharia, onde os fatores intervenientes no processo projetual foram abordados através da prática de exercícios pontuais e temáticos.<hr/>This paper describes two examples of structured design education, in a new Architecture course and for Civil Engineering students. Basic architectural theory is presented and exercised in incremental stages. The heuristic richness of the creative process is practiced. Limitations are imposed in specific exercises to demonstrate the strength and influence of limits on design development. <![CDATA[<B>Metodologias coletivas para o ensino de projeto em engenharia e arquitetura</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os problemas e desafios de uma sociedade a cada dia mais complexa e global têm motivado o Departamento de Fundamentos de Projeto da UFJF a desenvolver diversas abordagens para ensinar conceitos-chave de projeto dentro de disciplinas que objetivam a manipulação de imagens e representações de projeto. Tais abordagens são baseadas no uso de metodologias de aprendizagem colaborativa e ferramentas CAD. A união dos conteúdos novos e tradicionais das disciplinas é construída através de dinâmicas coletivas aplicadas em grupos de alunos. Essas dinâmicas começam na sala de aula e são completadas em casa através do acesso a uma página na Web. Esse trabalho apresenta os fundamentos que sustentam nossa abordagem de ensino colaborativo e uma breve descrição das ferramentas, resultados e projeções dessa pesquisa.<hr/>The problems and challenges of an even more complex and global society, have motivated the Fundamental of Design Department at Federal University of Juiz de Fora, to develop several approaches for the teaching design key concepts within disciplines emphasizing both, the image manipulation and design representation. Such approaches are based on the use of collaborative learning methodologies and CAD tools. The combination of the content from the traditional and new disciplines is achieved through collective dynamics applied to student groups. These dynamics begin in the classroom, but are completed at home, through access to an specifically designed webpage. This work shows the foundations that support our collaborative learning approach in addition to a brief description of the tools, results and projections of this research. <![CDATA[<B>Conjugando recursos para desenvolver o "pensamento geométrico"</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo parte de uma reflexão sobre a utilização do computador na educação gráfica e descreve uma proposta para o tratamento de conteúdos que, via de regra, são vistos isoladamente em cada disciplina. Sugere-se uma forma de trabalhá-los criativamente, de modo a promover a interdisciplinaridade e estreitar os relacionamentos da teoria com a prática. Para esse novo enfoque, construiu-se uma série didática interativa, onde são apresentadas transformações pontuais básicas com auxílio de diversas tecnologias que se encaixam perfeitamente.<hr/>This article springs from a reflection of the application of computers to the domain of graphics education, and outlines a proposal for the treatment of contents routinely viewed as separate in each subject. The authors suggest a way of working them creatively in an attempt to promote the interchange among the different subject matters and to narrow the relation between theory and practice. For this new approach, they have developed a didactical interactive series where geometric transformations are presented through the use of several perfectly fitted technologies. <![CDATA[<B>A geometria descritiva nas disciplinas do curso de engenharia</B>: <B>um contexto para aprendizagem</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência realizada na disciplina Geometria Descritiva I, oferecida para o 1&ordm; período do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A experiência envolveu aspectos relacionados a métodos de ensino/aprendizagem e de abordagem do conteúdo, além da inclusão de um trabalho de campo. No que se refere aos aspectos metodológicos, buscaram-se formas de aumentar a participação do aluno em sala de aula e, em termos de abordagem do conteúdo, procurou-se vincular os conceitos e elementos da disciplina a situações de aplicação real em Engenharia. O trabalho de campo, realizado junto aos departamentos da Faculdade de Engenharia, permitiu que os alunos tivessem uma visão geral do curso e da relação da Geometria Descritiva com as disciplinas do mesmo.<hr/>The aim of this work is to relate the experience developed in the Descriptive Geometry I discipline offered during the first term of the Civil Engineering course at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The experience has features related to the teaching/learning methodologies and to the contents approach, with the inclusion of fieldwork. The search for means to improve the student's participation in the classroom was achieved by the application of methodological approaches related to the link of the contents and concepts of the discipline with to real life engineering activities. The fieldwork was developed with other departments of the civil engineering course in order to allow the students to have a global vision of the course and to relate Descriptive Geometry and other engineering disciplines. <![CDATA[<B>Pensamento visual e inteligência</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensino de Desenho nas escolas brasileiras, nesses últimos anos, raras vezes tem ido além da memorização de seqüências ou algoritmos para solucionar problemas geométricos. Assim, suprimida sua função cultural, o Desenho acabou alijado da escola elementar e média. Contudo pesquisas sobre o funcionamento do cérebro permitem avaliar a importância da expressão gráfica para a formação integral da pessoa. Isto permite concluir que a volta do Desenho à escola deve ser feita em um novo padrão, capaz de estimular as capacidades mentais, utilizando a habilidade manual, a sensibilidade artística e a expressão gráfica para desenvolver a inteligência intuitiva, sem esquecer o lado racional, lógico e seqüencial do cérebro. Esse trabalho mostra alguns exercícios para chegar a esse objetivo, como um primeiro passo para mudar o sistema educacional dentro de um esforço integrado por Psicologia, Pedagogia, Neurociências e professores de Desenho.<hr/>The teaching of Drawing in Brazilian schools has become less common in modern times. The rote memorizing of sequences or algorithms to solve geometrical problems has suppressed its cultural function. Drawing has moved away from the Primary and Intermediate levels. However, research on the functioning of brain allows us to evaluate the importance of graphic expression for its development. This allows to conclude that re-introduction of Drawing for schools must be made in new model capable of stimulating mental abilities, use manual dexterity, artistic sensitivity and graphic expression to help develop intuitive intelligence, but without forgetting rational, sequential, logical thinking. This work shows some exercises to advance this objective, as an initial stage to change the educational system in an effort to integrate Psychology, Pedagogy and Neurosciences with Drawing. <![CDATA[<B>Sobre a percepção espacial</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, aproximam-se as idéias contidas na Fenomenologia da Percepção, do filósofo francês Merleau-Ponty, das idéias usuais de percepção que sustentam o estatuto da linguagem de representação gráfica utilizada no Desenho, considerando esse como comunicador tecnológico e instância pedagógica. É um trabalho feito a partir de leituras teóricas que objetivam o ensaio de questões que tematizam os fundamentos desse estatuto, quando contrapostos em distintas visões.<hr/>In this text, I examine the ideas contained in the Phenomenology of the Perception, of the French philosopher Merleau-Ponty, about the usual ideas about perception which sustain the graphical representation language used in Drawing, used for tecnological comunicator as well as pedagogical purposes. The work is based on theoretical readings and aims to raise questions that focus on the basis of this tecnological language seen from various perspectives.