Scielo RSS <![CDATA[REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-231120140001&lang=en vol. 20 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Green IT</b>: <b>an analysis of the main benefits and practices used by organizations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en As questões envolvendo os problemas ambientais, o esgotamento de recursos naturais não renováveis e o crescimento econômico desvinculado do desenvolvimento sustentável tornaram-se uma grande preocupação mundial nos últimos anos, o que tem levado tanto governantes quanto as sociedades civis e as próprias organizações a proporem diferentes medidas para a preservação do planeta e, consequente, sobrevivência das gerações futuras. Embora a área de TI tenha contribuído bastante para a construção desse panorama, cada vez mais, diretores e gerentes de TI têm se mostrado preocupados com o impacto ambiental proporcionado pela TI. Essa situação tem feito com que diferentes práticas venham sendo adotadas pelas organizações de modo a reduzir o desperdício e aumentar a eficiência dos processos e fenômenos relacionados à operação dos computadores - sendo comumente referidas pelos praticantes da área como iniciativas de TI Verde. Assim, objetivou-se identificar e analisar os principais benefícios e práticas de TI Verde adotados pelas organizações. A pesquisa se trata de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram obtidos e analisados a partir de 202 diferentes anúncios publicados sob a forma de artigos, cases, entrevistas, notícias e sites institucionais, no período de 2006 a 2011. A análise permitiu categorizar as principais práticas e seus respectivos benefícios. Identificou-se que os principais ganhos estão associados à redução de custos, à redução de insumos, ao menor consumo de energia, à melhoria da imagem institucional e à redução da emissão de gases. Dentre as práticas mais utilizadas, destacam-se a consolidação de servidores e desktops, o uso de equipamentos mais eficientes, a reciclagem de componentes e as campanhas de conscientização. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam estimular tanto acadêmicos, quanto praticantes, no estudo e na implementação de diferentes iniciativas de TI Verde que venham não somente tornar as organizações mais eficientes e eficazes, mas também mais comprometidas com a preservação do planeta.<hr/>Issues regarding environmental problems, depletion of nonrenewable natural resources and economic growth disconnected to sustainable development have become a major global concern in recent years, leading governors, civil societies and organizations to propose different attitudes for preserving the planet and, consequently, the survival of future generations. Although IT has contributed a lot to build this scenario, more and more directors and managers have expressed concerns about the environmental impact provided by IT. This situation has driven organizations to adopt different practices to reduce waste and increase the efficiency of processes and phenomena related to computer operations - which have been commonly reported by practitioners as Green IT initiatives. We aim to identify and analyze the main Green IT benefits and practices adopted by organizations. The research is characterized as a descriptive-exploratory study; data were obtained and analyzed from 202 different electronic announcements published in articles, case studies, interviews, news and institutional sites from 2006-2011. The analysis allowed us to categorize the main practices and their benefits. We found that the major gains are associated with cost reduction, reduction of inputs, lower energy consumption, better corporate image and reduction of greenhouse gas. The main practices include server and desktop consolidation, more efficient equipment use, recycling of components and awareness campaigns. We hope the results of this research can stimulate both academics and practitioners in the study and implementation of different Green IT initiatives which will not only make organizations more efficient and effective but also more committed to preserving the planet.<hr/>Los asuntos relacionados a los problemas del medio ambiente, el agotamiento de los recursos naturales no renovables y el crecimiento económico sin relación con el desarrollo sostenible se han convertido en una de las principales preocupaciones mundiales en los últimos años, lo que ha llevado a los gobiernos, la sociedad civil y las organizaciones a proponer diferentes medidas para la preservación del planeta y, en consecuencia, la supervivencia de las generaciones futuras. Aunque el área de TI ha contribuido mucho para construir este escenario, cada vez más, los directores y gerentes han expresado su preocupación sobre el impacto ambiental proporcionado por la TI. Esta situación ha llevado a las organizaciones a adoptar diferentes prácticas para reducir el desperdicio y aumentar la eficiencia de los procesos y fenómenos relacionados con las operaciones del ordenador - que han sido comúnmente reportados por los practicantes como iniciativas de Green IT. Por lo tanto, objetivase en este estudio identificar y analizar los principales beneficios y prácticas de Green IT adoptadas por las organizaciones. La investigación caracterizase como un estudio exploratorio descriptivo, cuyos datos fueron obtenidos y analizados a partir de 202 anuncios publicados en forma de artículos, estudios de caso, entrevistas, noticias y sitios institucionales en el período 2006 a 2011. El análisis permitió categorizar las principales prácticas y sus beneficios. Se encontró que las principales ventajas están asociadas con la reducción de costes, reducción de insumos, el menor consumo de energía, la mejor imagen corporativa y la reducción de las emisiones de gases de efecto invernadero. Entre las prácticas que más se utilizan, aparecen la consolidación de servidores y desktops, el uso de equipos más eficientes, el reciclaje de componentes y las campañas de sensibilización. Esperase que los resultados de esta investigación puedan estimular académicos y profesionales en el estudio y la aplicación de diversas iniciativas de Green IT que no sólo harán las organizaciones más eficientes y eficaces, pero también más comprometidas con la preservación del planeta. <![CDATA[<b>Transparency and confidentiality conflicts in the environmental management systems certification</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Todo o processo de certificação pela norma ISO 14001 está baseado em princípios de transparência e disponibilidade de informações. Isto é determinado pela norma ISO / IEC 17021 que é a base para a atuação dos organismos certificadores de sistemas de gestão ambiental ISO 14001. A norma ISO / IEC 17021 estabelece princípios de transparência das informações e determina aos organismos certificadores a obrigação de disponibilizar a lista de clientes certificados. No entanto, muitos organismos certificadores se negam a proporcionar esta informação ao público. Não foram localizados estudos anteriores sobre esta questão em bases científicas. Para tratar do assunto, que se considera importante para a confiabilidade do processo de certificação, foi desenvolvido o presente estudo, tendo como objetivo verificar as dificuldades para se obter informações junto aos organismos certificadores, caracterizando o estado de transparência dessas organizações. Foi solicitada a lista de clientes certificados junto aos 20 organismos certificadores que operam no Brasil sob a acreditação do INMETRO (Instituto Brasileiro de Metrologia, normalização e Qualidade Industrial). Além da acreditação do INMETRO, muitos desses organismos também operam sob acreditações estrangeiras. Somente dez deles fornecem a informação requerida pela norma ISO / IEC 17021 e foram obtidas informações de 934 clientes certificados. Os organismos certificadores que não apresentaram as informações especificadas pela norma ISO / IEC 17021 afirmaram que o sigilo é necessário para preservar a confidencialidade da informação dos clientes. Outras razões foram apresentadas: prevenir os ataques de certificadores competidores, as políticas corporativas e também que não é necessário fornecer a informação. Este estudo conclui que as empresas nem sempre cumprem os requisitos de transparência da norma ISO / IEC 17021 e que são requeridas no sistema de acreditação.<hr/>The ISO 14001 certification process is based upon transparency and information availability principles. This is set by international standard ISO / IEC 17021 which is that basis for the accreditation of organizations that provide ISO 14001 environmental management systems certification. Standard ISO / IEC 17021 establishes principles on information transparency and determines that certification bodies have the obligation of making the directory of certified clients available to the public. However, many of the certification bodies refuse to make this information available. This research has been developed in order to address it. Directory of certified clients has been requested to the 20 certification bodies that operate in Brazil under INMETRO's (Brazilian Institute o Metrology, Standardization and Industrial Quality) accreditation, many of these bodies operate under foreign accreditation as well. Only ten certification bodies made available all the information that is required by ISO / IEC 17021 and information on 934 certified clients have been obtained. Certification bodies that did not made the information available as specified in ISO / IEC 17021 stated that secrecy is necessary to preserve client's information confidentiality. Other reasons that have been said: to prevent attacks by competitors, corporate policies and also that it would not be necessary to give the requested information. This study draws to the conclusion that the certification bodies not always comply with transparency requirements of ISO / IEC 17021 and that are required in the accreditation system.<hr/>Todo el proceso de certificación por la norma ISO 14001 está basado en principios de transparencia y disponibilidad de informaciones. Esto es determinado por la norma internacional ISO / IEC 17021 que es la base para la actuación de organismos certificadores de sistemas de gestión ambiental ISO 14001. La norma ISO / IEC 17021 establece principios de transparencia de las informaciones y determina a las compañías certificadoras la obligación de que se ponga disponible la lista de los clientes certificados. Sin embargo, muchas de las compañías certificadoras se niegan a proporcionar esta información al público. Para estudiar esta cuestión, que se considera importante para la fiabilidad del proceso de certificación, fue desarrollado el presente estudio. Se solicitó la lista de clientes certificados junto a los 20 organismos de certificación que operan en Brasil bajo la acreditación del INMETRO (Instituto Brasileño de Metrología, Normalización y Calidad Industrial). Además la acreditación del INMETRO, muchas de esas compañías también operan bajo acreditación extranjera. Sólo diez de ellos proporcionan la información requerida por la norma ISO / IEC 17021 y se obtuve información de 934 clientes certificados. Las empresas certificadoras que no presentaran las informaciones especificadas por la norma ISO / IEC 17021 afirmaran que el sigilo es necesario para preservar la confidencialidad de la información de los clientes. Otras razones fueron presentadas: prevenir los ataques de empresas certificadoras competidoras, las políticas corporativas y también que no es necesario proporcionar esta información. Este estudio concluye que los organismos certificadores no siempre cumplen con los quesitos de transparencia de la norma ISO / IEC 17021 y que son requeridas en el sistema de acreditación. <![CDATA[<b>Customer relationship at pharmaceutical industry of Vitória-ES</b>: <b>an impact evaluation of service level both offered and expected over customer fidelity</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O mercado varejista farmacêutico passou por inúmeras mudanças nos últimos anos, tornando-se mais competitivo e caracterizado por ofertas de produtos e serviços cada vez mais parecidas entre os diversos concorrentes. Uma das alternativas para as empresas desenvolverem vantagem em diferenciação nesse mercado é por meio da exploração de uma oferta amplificada de serviços, com maior qualidade no desenvolvimento de relacionamentos mais perenes com seus clientes. Neste trabalho são analisadas as relações entre a fidelidade do cliente e o nível de serviço ofertado, bem como com o nível de serviço esperado pelos clientes. Foi realizada uma pesquisa com 196 clientes de farmácias/drogarias da cidade de Vitória-ES a fim de obter informações acerca da expectativa do nível de serviço e sua percepção quanto ao nível de serviço ofertado pelas farmácias, assim como indicadores de fidelização desses indivíduos. Das cinco dimensões da escala SERVQUAL, apenas para a dimensão Segurança, foi verificado uma correspondência entre o nível de serviço esperado pelos clientes e o ofertado pelas farmácias. Em todas as outras, o serviço ofertado foi avaliado como inferior ao serviço esperado pelos clientes. Os resultados apontam para o fato que os clientes esperam mais que recebem nos fatores Tangibilidade, Confiabilidade, Responsividade e Empatia, o que não ocorre com o fator Segurança. Para aumentar a satisfação de seus clientes, as farmácias da cidade de Vitória devem melhorar o nível do serviço ofertado em tais fatores que apresentaram dissonância.<hr/>The pharmaceutical retail market was subject of several changes along the last years and become more competitive and characterized by product and service offers looking like even more the same amongst several competitors. One of the alternatives for companies to develop differentiation competitive advantage at this market is to exploit an amplified service offer, with more quality, developing more perennial relationships with its customers. In this work the relationships between customer fidelity with the service level offered will be analyzed, as well the relationships between customer fidelity and the service level expected by customers. The data collection was conducted with 196 pharmacy/drugstore customers in Vitória-ES city in order to gather information about the service level expectation as well the perception about the service level offered by pharmacies. Indicators of the respondents fidelity as pharmacy customers were also collected. Considering the five dimensions of the SERVQUAL scale, a match was verified between service offered and expected by pharmacies only at the Assurance dimension. At the remaining dimensions the offered service was evaluated as lower than expected by customers. The results indicate that customers used to expect more than they get when Tangibles, Reliability, Responsiveness and Empathy dimensions were evaluated. After all, in order to increase customer's satisfaction, pharmacies at the city of Vitória-ES should pay attention and improve the service level offered in such dimensions where the dissonances were identified in order to become more competitive. <![CDATA[<b>Satisfaction in public service</b>: <b>a study in the Regional Superintendent of Labor and Employment in Ceará</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A satisfação no trabalho é vista como um aspecto que, quando presente, motiva os empregados, e afeta positivamente a produtividade destes. Nesta perspectiva, o presente estudo buscou identificar os fatores preponderantes para satisfação no trabalho na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE), à luz da teoria bifatorial de Herzberg (1997). Foi realizada uma survey com três grupos distintos de agentes públicos: auditores fiscais do trabalho, servidores administrativos e estagiários. Os dados foram analisados por meio de métodos quantitativos e análise de conteúdo. O questionário continha uma escala de satisfação tipo Likert de cinco pontos, versando sobre o nível de satisfação dos pesquisados, com cinco fatores motivacionais e seis fatores higiênicos, além de duas perguntas abertas sobre outros aspectos relativos à satisfação ou insatisfação dos respondentes com o trabalho. Os resultados revelaram que os fatores motivacionais que predominaram na geração da satisfação nos três grupos investigados foram a realização profissional, as atividades desempenhadas e a responsabilidade atribuída. Entre os fatores higiênicos, os servidores e estagiários do Ministério do Trabalho e Emprego mostraram-se mais satisfeitos, de forma geral, com a supervisão e com os relacionamentos interpessoais. Estes resultados corroboram pesquisas anteriores realizadas em outras entidades governamentais. Adicionalmente, análises de correlação e testes não paramétricos mostraram que as características do perfil do respondente podem influenciar na satisfação com alguns fatores motivacionais e higiênicos analisados.<hr/>Job satisfaction is seen as an aspect that, when present, motivates employees and affects positively their productivity. In this perspective, the present work intended to identify the preponderant factors for job satisfaction in Regional Superintendent of Labor and Employment (SRTE / CE), in the Light of Herzberg's two-factor theory. It was carried out a survey with three distinct groups of public agents: labor inspectors, administrative servers and trainees. The data were analyzed by quantitative method and content analysis. The questionnaire contained a five-point Likert-type satisfaction scale, concerning the level of satisfaction of surveyed people with five motivational factors and six hygiene factors, in addition there were two open questions about other aspects with which the respondents were satisfied or dissatisfied. The results revealed that the motivational factors prevailed in the generation of satisfaction in the three investigated groups were carrying out professional, activities performed and the responsibility assigned; related to hygiene factors, respondents were more satisfied in general, under the supervision and interpersonal relationships. These results corroborate previous research conducted in other governmental entities. Additionally, correlation analyzes and no-parametric tests showed that the profile characteristics may influence the respondent's satisfaction with hygiene and motivational factors analyzed. <![CDATA[<b>Use of non-financial performance measures, strategy, and managerial time orientation from 'best companies to work in'</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito principal deste estudo é investigar o relacionamento entre o uso de medidas não financeiras de desempenho e orientação temporal dos gestores ao examinar empiricamente predições normativas da contabilidade no que se refere ao relacionamento positivo entre o uso de medidas não financeiras de desempenho e orientação temporal dos gestores. Além disso, este estudo explora o efeito moderador da missão estratégica da empresa sobre o relacionamento entre o uso de medidas não financeiras de desempenho e orientação temporal dos gestores ao examinar se uma missão estratégica de longo prazo intensifica o relacionamento positivo entre medidas não financeiras de desempenho e orientação temporal dos gestores. Portanto, são desenvolvidas hipóteses referentes à associação entre o uso de medidas não financeiras e orientação temporal dos gestores, assim como, se estratégia modera esse relacionamento, tendo por base a literatura contábil relevante sobre o tema. Realiza-se um levantamento em que os questionários são enviados para o endereço eletrônico de uma amostra de gestores de nível intermediário atuando em empresas no Brasil. Utiliza-se a técnica estatística de mínimos quadrados parciais (PLS) e análise de subgrupos para testar as hipóteses de pesquisa. Os resultados indicam a presença de um relacionamento significativo entre uso de medidas não financeiras e orientação temporal dos gestores, mas, contrário às predições normativas e às expectativas deste estudo, uma orientação temporal mais de curto prazo está associada com uma maior importância relativa atribuída a medidas não financeiras de desempenho. Além disso, novamente contrário às expectativas deste estudo, os resultados indicam que a missão estratégica de uma empresa modera esse relacionamento da seguinte maneira: se perseguindo uma estratégia de construir, uso de medidas não financeiras de desempenho está negativamente relacionada com orientação temporal dos gestores. A principal implicação deste estudo é que podem existir certas situações em que o uso de medidas não financeiras de desempenho não contribui para a tomada de decisões de longo prazo. Pesquisa futura poderia explorar essas situações de modo que seja possível obter um entendimento mais amplo dos efeitos de diferentes medidas de desempenho sobre orientação temporal dos gestores.<hr/>The main purpose of this study is to investigate the relationship between the use of non-financial performance measures and managerial time orientation by empirically examining normative accounting predictions with regard to the positive relationship between the use of non-financial performance measures and managerial time orientation. In addition, this paper explores the moderating effect of firm's strategic mission on the relationship between the use of non-financial performance measures and managerial time orientation by examining whether a long-term strategic mission intensifies the positive relationship between nonfinancial performance measures and managerial time orientation. Therefore, hypotheses are developed concerning the association between the use of non-financial indicators and managerial time orientation, as well as whether strategy moderates this relationship, based on the relevant accounting literature on the theme. A survey is carried out in which questionnaires are sent to the email address of a sample of middle level managers working in companies with business in Brazil. It is applied the statistical technique of partial least squares (PLS) and subgroup analysis to test the research hypotheses. The results indicate the presence of a significant relationship between the use of non-financial performance measures and managerial time orientation, but, contrary to normative predictions and our expectations, a shorter-term orientation is associated with a greater relative importance of non-financial indicators. Moreover, contrary to our expectations either, the results indicate that the firm's strategic mission moderates this relationship as follows: for firms pursuing a build strategy, the use of non-financial measures is negatively related to managerial time orientation. The main implication of this study is that there may be certain situations where the use of non-financial performance is does not contribute for long-term decision-making. Future research could explore these situations so that you can get a broader understanding of the effects of different performance measures on managerial time orientation. <![CDATA[<b>Analysis of the use of Mobile and Wireless Information Technology (MWIT) in the beef chain</b>: <b>a case study in the state of Goiás (Brazil)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O crescente uso de Tecnologias da Informação (TI) tem influenciado a configuração de empresas em diversos setores da economia e provocado mudanças nas relações de trabalho, dos meios de produção, nas formas de comercialização, na comunicação, entre outros aspectos da vida organizacional. Por serem acessíveis em diversos locais e em diferentes formatos de dispositivos, as chamadas Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS) vem sendo difundidas no agronegócio. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização das TIMS nos diferentes elos da cadeia bovina, identificando os desafios e as oportunidades para o uso dessas tecnologias, bem como possíveis mudanças ou inovações geradas com a sua utilização. O método foi o de estudo de caso único, tendo como unidade de análise a cadeia da pecuária de corte do estado de Goiás. O estudo acessou especialistas e gestores de empresas pertencentes aos diferentes elos da cadeia (cria, recria, engorda, frigorífico e trader). Como principais resultados, percebeu-se que as TIMS contribuíram significativamente para o avanço nas práticas operacionais das empresas pesquisadas que adotam essas tecnologias, mas não para a gestão ou integração da cadeia. Problemas como o alto custo da tecnologia, a falta de infraestrutura de energia elétrica, de telecomunicações e de mão de obra qualificada, bem como o conservadorismo ao longo da cadeia e a falta de suporte às propriedades por parte dos fornecedores de tecnologia são algumas das principais barreiras para adoção das TIMS. Os ganhos obtidos com o uso dessa tecnologia estão relacionados a aprimoramentos no controle de estoque, produção, produtividade, segurança para os proprietários/acionistas, disponibilidade e qualidade das informações. Na produção destaca-se o controle individual dos animais, a redução nos erros de lançamento e uma melhor gestão nutricional. Com a utilização de brincos com códigos de barra ou eletrônicos (RFID) para controle individual do animal associado a um sistema de informação, é possível garantir a rastreabilidade. Na conclusão, o estudo destaca os resultados operacionais do uso das TIMS, mas apesar da literatura sugerir que elas podem ser utilizadas para melhor gestão da cadeia de suprimentos, não se identificou na pesquisa ações relevantes nesta direção.<hr/>The increasing use of Information Technology (IT) has influenced companies' configurations in several sectors and caused changes in labor relations, in production processes, in marketing strategies, communication, amongother elements of organizational life. Since these technologies are available at several locations through the use of different types of devices, the so-called Mobile andWireless Information Technology (MWIT) has been widespread in agribusiness. The goal of this paper is to analyze the use of MWIT in different agents of the beef chain. We have conducted a case study in the beef chain of the state of Goiás (Brazil), which holds10.2% of all Brazilian livestock production. The paper aims to analyze the use of MWIT among distinguished agents throughout the beef supply chain. Secondly, it also identifies challenges and opportunities for the use of MWIT and, as it may cause changes and innovations. The method was the single case study, with the unit of analysis being the beef chain in the state of Goiás. Experts and companies 'managers, involved in the different value chain activities (nursing, raising, fattening and trading) were interviewed. Main findings pointed out that the use of MWIT contributes to operational practicesfor the organizations but, on the other, they do not contribute to the chain integration or management. Barriers to the use of the MWIT identified in this study are: technology high cost, lack of infrastructure of electrical energy and telecommunications, trained labor but also the conservative attitude of the chain members and lack of farm-level support by the technology suppliers.The benefits obtained with the use of MWIT are related to inventory control, production, productivity, security for owners/shareholders, availability and information quality. In the production process, the main benefits were the individual control of cattle, the reduction on data typing and also a better nutritional management.The use of earrings with code bar or electronic device (RFID) associated to an information system made possible to comply with traceability. As a conclusion, we highlight the operational use of MWIT, but although the literature suggests that these can be used to improve the supply chain management, these practices could not be identified in this case study. <![CDATA[<b>Investigating the choosing process</b>: <b>an analysis of decision strategies used to buy LCD televisions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tendo-se em vista a importância de entender como os indivíduos fazem suas escolhas e utilizam diferentes estratégias para tomar decisões, frente a uma diversidade de alternativas, este estudo tem como objetivo verificar quais variáveis explicam a utilização de estratégias compensatórias e não compensatórias nas decisões de compra dos consumidores. As estratégias compensatórias permitem a utilização de trade-offs entre um valor alto em uma dimensão e um valor baixo em outra (KIM; CHUNG; PARADICE, 1997; KAHN, 2005), enquanto nas estratégias não compensatórias valores baixos não podem ser compensados (WESTENBERG; KOELE, 1994). Este trabalho descreve um estudo de casos múltiplos, de caráter qualitativo e de natureza exploratória, utilizando-se como objeto de análise televisores Liquid Crystal Display (LCD). Como instrumento de verificação das estratégias de decisão do consumidor, foram realizadas dez entrevistas em profundidade, cujo roteiro foi elaborado com base em manuais técnicos, com questões abertas, que permitiam ao entrevistado contribuir com o que julgasse relevante. A análise dos dados permitiu concluir que o conhecimento prévio do produto é o que determina a utilização de diferentes estratégias de decisão. Neste estudo, os consumidores que antes da decisão final de compra buscaram informações a respeito do produto foram caracterizados como consumidores com conhecimento. Com relação ao ponto em que os indivíduos mudam o tipo de estratégias de decisão, os resultados da pesquisa revelaram que os consumidores, quando frente a dois ou três televisores LCD para a escolha final, iniciam os trade-offs, caracterizando, assim, a mudança de estratégias de decisão de não compensatória para compensatória. Salienta-se que os consumidores com pouco conhecimento fazem uso de estratégias não compensatórias em maior número do que aqueles com conhecimento, os quais se utilizam mais de estratégias compensatórias. Acrescenta-se também que os tomadores de decisão não se utilizaram dos mesmos atributos na etapa compensatória, uma vez que, nessa fase, os indivíduos com maior conhecimento a respeito do produto realizaram trade-offs com foco na performance das alternativas.<hr/>Considering the importance of understanding how individuals make their choices and use different strategies to make decisions with a variety of alternatives, this study has aimed to determine which variables explain the use of compensatory and non-compensatory strategies in purchasing decisions made by the consumers. The compensatory strategies allow the use of trade-offs between a high value on an attribute and a low value in another (KIM, CHUNG; PARADICE, 1997; KAHN, 2005). Meanwhile, the non-compensatory strategies, low values cannot be compensated (WESTENBERG; KOELE, 1994). This study may be described as a multiple case study, also qualitative and exploratory, and the object of analysis used is Liquid Crystal Display (LCD) televisions. The data collection consisted of 10 deep interviews, the questions were developed based on technical manuals, and they were open questions, which allowed the respondent to contribute with what they judge relevant. The data analysis showed that previous knowledge of the product is what determines the use of different decision strategies. In this study, consumers who, before the final purchase decision, had sought information about the product were characterized as consumers with knowledge. Regarding the point where individuals have changed their strategies of decision, the results of the survey revealed that the consumers, when facing two or three LCD TVs, in the final decision moment, begin the trade-offs, characterizing the change of decision strategies from non-compensatory to compensatory. It is worth noting that consumers with little knowledge tend to use non-compensatory strategies more than those with more knowledge, who tend to use more compensatory strategies. Decision makers did not use the same attributes in the compensatory stage, since individuals with greater knowledge about the product made trade-offs focusing on the performance of the alternatives.<hr/>Dada la importancia de comprender cómo los individuos toman sus decisiones y utilizan diferentes estrategias para tomar decisiones, este estudio tiene como objetivo verificar que variables explican el uso de estrategias no compensatorias y estrategias compensatorias en las decisiones de compra de los consumidores. Las estrategias de compensación permiten el uso de las compensaciones entre un valor alto en un atributo y un valor bajo en otro (KIM; CHUNG; PARADICE, 1997; KAHN, 2005). En las estrategias compensatorias los valores bajos no pueden ser compensados (WESTENBERG; KOELE, 1994). Este artículo describe un estudio de casos múltiples, cualitativos y de carácter exploratorio, utilizando como objeto de análisis de televisores de Liquid Crystal Display (LCD). Como herramienta para colección de datos se realizaron 10 encuestas. Los análisis de los datos mostraron que el conocimiento previo del producto es lo que determina el uso de estrategias de decisión diferente. En este estudio, los consumidores que antes de la decisión final de compra, solicitan información sobre el producto caracterizan los consumidores con conocimiento. Los individuos cambian el tipo de estrategias de decisión, cuando se han afrontado con dos o tres televisores LCD, entonces ellos empiezan el trade-off, y es eso que caracteriza el cambio de las estrategias de decisión. En el paso no compensatorio del proceso de decisiones, se han eliminado todos los productos cuyos atributos no habían alcanzado el nivel aceptable. En el paso compensatorio, las personas compensan un menor valor en un atributo en lugar de un valor más alto en otra. Resalta que los consumidores con poco conocimiento hacen uso de las estrategias no compensatorias en mayor número de aquellos con conocimientos, los cuales se utilizan más estrategias compensatorias. También se agrega que los tomadores de decisiones no han utilizado los mismos atributos en el paso de compensación, ya que esta fase las personas con mayor conocimiento acerca del producto hecho compensaciones con un enfoque en el rendimiento de las alternativas. <![CDATA[<b>Learning and organizational change in an Institution of Higher Education in Administration</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa tem como objeto de estudo a aprendizagem organizacional em uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Administração na cidade de São Paulo. Objetiva analisar a contribuição da aprendizagem organizacional para a mudança no processo de ensino-aprendizagem nessa IES. Para auxiliar na consecução desse objetivo, definiu-se como objetivos específicos: analisar o desenvolvimento do ciclo de construção do conhecimento; investigar o processo de aprendizagem da instituição; verificar a presença de fatores inibidores e de fatores facilitadores ao processo de aprendizagem na instituição; examinar a cultura de aprendizagem dentro da instituição; averiguar a existência de mudanças no processo de ensino-aprendizagem em decorrência da cultura de aprendizagem investigada. O tema foi tratado utilizando-se a abordagem de pesquisa qualitativa, a estratégia de estudo de caso e as técnicas, baseadas em pesquisas bibliográfica, empírica e documental, com entrevistas em profundidade, grupo focal e observação para levantamento de dados. O resultado encontrado indicou que a apropriação e geração de novos conhecimentos nos níveis do indivíduo, do grupo e da organização, envolvendo tanto a aprendizagem formal quanto a informal, podem estar presentes nas mudanças estabelecidas pela IES, quando favorecida pela formação de um contexto capacitante desenvolvido por essa IES, em uma dinâmica de reflexão e ação sobre os fatores que inibem e facilitam o processo de desenvolvimento dessas mudanças. Concluiu-se que a aprendizagem organizacional é um construto que necessita ser considerado pelas organizações que estão inseridas em um contexto de constantes mudanças. No entanto, é complexo e não pode ser esgotado à luz de uma única perspectiva teórica, e nem de um único campo, proporcionando aos pesquisadores um vasto campo de estudos para que se possam gerar contribuições úteis ao mundo organizacional. O mesmo é considerado para o constructo mudança organizacional, que faz com que as organizações e as instituições busquem formas de adequação ao ambiente. No caso estudado, as adequações são estabelecidas por processos que podem ser considerados desde uma pequena mudança em uma rotina ou em um procedimento, até uma grande transformação institucional. Esse processo é facilitado quando se é estabelecida uma cultura de aprendizagem por parte da instituição.<hr/>The objective of this research is organizational learning in a Higher Education Institution (HEI) in Administration in Sao Paulo City. Objective is to analyze the contribution of organizational learning for change in the process of teaching-learning in this institution. To assist in achieving this objective, we defined the following objectives: to analyze the cycle development of knowledge construction, investigate the learning process of the institution; verify the presence of inhibiting factors and facilitating factors to the learning process at the institution; examine the culture of learning within the institution; investigate the existence of changes in the teaching-learning process as a result of the culture of learning investigated. The theme was treated using the qualitative research approach, strategy of case study and techniques, based on literature, empirical and documentary research, with in-depth interviews, focus groups and observation for data collection. The result found was that the ownership and generation of new knowledge at the individual, group and organizational level, involving both formal and informal learning, may be present in the changes established by the IES, when favored by the formation of an enabling context developed by the IES, in a dynamic of reflection and action about the factors that inhibit and facilitate the process of developing these changes. It was concluded that organizational learning is a construct that needs to be considered by organizations that are inserted in a context of constant change. However, it is complex, which can not be sold-out in the light of a theoretical perspective single, and not a single field, providing to researchers a wide field of studies that they may generate useful contributions to the organizational world. The same is considered to construct organizational change, which it makes with that the organizations and institutions seek ways to adapt to the environment. In the case studied, the adaptations are established by processes that can be considered from a small change in a routine or a procedure, until a large institutional transformation. This process is facilitated when it is established a culture of learning by the part of institution. <![CDATA[<b>The human resource architecture in the wineries in the São Francisco valley</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo foi investigar como o Modelo de Arquitetura de Recursos Humanos (RH) desenvolvido pelos pesquisadores Lepak e Snell (1999) se apresentava nas vinícolas Miolo e Vinibrasil localizadas na região no Vale do São Francisco a partir da percepção dos gestores e gerentes de área. A arquitetura de RH é um modelo que distingue a força de trabalho por meio do modo de emprego, relação de emprego e configuração de RH nas dimensões de valor e raridade do capital humano. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa por meio de estudo de caso entrevistas em profundidade e da interpretação de dados utilizando-se da análise de conteúdo. Como resultado, o estudo indicou em ambas as vinícolas uma arquitetura frágil e ainda sem intenções estratégicas diante da falta de estruturação do setor de Recursos Humanos e da dependência de fatores não previstos no modelo da arquitetura de RH, tais como a influência da legislação trabalhista, a escassez de mão de obra especializada e a filosofia das empresas no segmento da viticultura.<hr/>The aim of this study is to investigate how the model of human resource architecture is presented in the wineries Miolo and Vinibrasil located in the region of the São Francisco Valley from the perception of the main manager and area managers. The HR architecture is a model that distinguishes the work force by mode of employment, employment relationship and configuration of HR in the dimensions of value and uniqueness of human capital. The study was conducted from a qualitative approach through case study, in-depht interview and the interpretation of data using content analysis. The finding of the study indicated a fragile HR architecture in both wineries with no strategic intentions due to the lack of structuring of the Human Resources Department and dependent on factors that were not present in the model of HR architecture model of HR, such as the influence of labor laws, lack of skilled employees and the philosophy of the companies in the segment of wines, which can influence the constitution of the workforce. <![CDATA[<b>Factory panels</b>: <b>teaching case</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O caso relata as dificuldades enfrentadas por um empreendedor e sua esposa que, após uma experiência bem sucedida numa pequena fábrica de móveis, decidem iniciar uma nova empresa com um sócio. Depois de um ano eles estão envolvidos com problemas de relacionamento com o sócio, dificuldades de acertar o processo produtivo e falta de recursos financeiros. Os investimentos foram superiores aos projetados inicialmente e o mercado se mostra mais competitivo do que era relatado pelo sócio. Depois de desfazer a sociedade, o casal vislumbra como solução um novo sócio que faça um aporte financeiro e que os ajude a administrar. Mas como mostrar a um novo sócio que a empresa é viável? Qual a necessidade de capital? Qual o valor da empresa? Para responder a estas questões eles precisam obter informações sobre as necessidades financeiras que os ajudem a projetar as condições de viabilidade futura da empresa. O caso pode ser usado em várias disciplinas. Em finanças pode ser utilizado para a prática de orçamento e projeções financeiras, focando nos cálculos de novos cenários, e em como tomar decisões com base nos dados projetados. Em disciplinas que envolvem empreendedorismo, sem aprofundar os cálculos, o caso pode ser usado para debater a importância das informações necessárias antes da implantação de um novo negócio, bem como sobre as habilidades necessárias dos sócios.<hr/>The case shows the difficulties faced by an entrepreneur and his wife who, after a successful experience in a small furniture factory, decide to start a new company with a partner. After a year, they are involved with relationship problems with the partner, with difficulties that hit the production process and with lack of financial resources. The investments were higher than initially projected and the market proved to be more competitive than was reported by the partner. After undoing the society, they see as a solution a new partner with a financial contribution and able to help them administer. But how to show a new partner the company is viable? What is the need for capital? What is the value of the company? To answer these questions it is necessary information about the financial needs and to help design the conditions for the future viability of the company. The case can be used in various classes. In finance it can be used for the practice of budget and financial projections, focusing on calculations of new scenarios and on how to make decisions based on projected data. In disciplines that involve entrepreneurship, with no further calculations, the case can be used to discuss the importance of information needed before implementing a new business, as well as on the skills of the partners.