Scielo RSS <![CDATA[REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-231120180002&lang=en vol. 24 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[BEYOND EPISTEMOLOGY: REFLECTIONS NECESSARY FOR THE DEVELOPMENT OF KNOWLEDGE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este ensaio objetiva analisar os limites das propostas gnosiológicas frente à contribuição da ontologia para o desenvolvimento do conhecimento e, em especial, para o conhecimento administrativo. Assim, procedemos uma análise da argumentação que consideramos ter produzido maior impacto na produção de conhecimento no campo administrativo brasileiro na atualidade, o "Círculo de Matrizes Epistêmicas" de Ana Paula Paes de Paula (2016). Partimos da apreciação das categorias de ontologia e gnosiologia buscando delimitá-las e confrontá-las para que pudéssemos contextualizar a Guerra Paradigmática que engendra a tese das matrizes. A análise nos mostra que a noção de “incompletude cognitiva” representa um estímulo para o avanço do conhecimento, como bem apontou a autora, contudo a solução proposta, os círculos epistêmicos, são incapazes de derruir a cisão entre os interesses técnicos, práticos e emancipatórios, pois mantém os cortes nos fenômenos sociais e opera gnosiologicamente, sendo fruto da construção da razão a partir de seus interesses. Como conclusões, recuperamos o estatuto ontológico fundante do ser social contrapondo a tradição filosófica habermasiana frente à apreensão ontológica materialista marxiana no intuito de avançar na produção do conhecimento ao direcionar os esforços à primazia do objeto, isto é, na realidade das relações sociais apreendidas em sua totalidade.<hr/>ABSTRACT This essay aim is to analyze the limits of the gnosiological proposals in relation to the contribution of ontology to the development of knowledge and in particular to administrative knowledge. Thus, we proceed to an analysis of the argument that we consider having produced the greatest impact on the production of knowledge in the Brazilian administrative field, the "Circle of Matrices Epistemic" by Ana Paula Paes de Paula (2016). We start from the appreciation of the categories ontology and gnosiology trying to delimit them and confront them so that we could contextualize the Paradigmatic War that engenders the thesis of the matrices. The analysis shows that the notion of "cognitive incompleteness" represents an impetus for the advancement of knowledge, as the author has pointed out, but the proposed solution, epistemic circles, are incapable of demolish the division between technical and practical interests and emancipatory, because it maintains the cuts in the social phenomena and operates gnosiologically, being fruit of the construction of the reason from its interests. As a conclusion, we recover the foundational ontological status of the social being by contrasting the Habermasian philosophical tradition with the Karl Marx materialist ontological apprehension in order to advance in the production of knowledge by directing efforts to the primacy of the object, that is, in the reality of the social relations seized in its totality.<hr/>RESUMEN Este ensayo tiene por objetivo analizar los límites de las propuestas gnosiológicas frente a la contribución de la ontología para el desarrollo del conocimiento y, en especial, para el conocimiento administrativo. Así, procedimos un análisis de la argumentación que consideramos haber producido mayor impacto en la producción de conocimiento en el campo administrativo brasileño en la actualidad, el "Círculo de Matrices Epistémicas" de Ana Paula Paes de Paula (2016). Partimos de la apreciación de las categorías ontología y gnosiología buscando delimitarlas y confrontarlas para que pudiéramos contextualizar la Guerra Paradigmática que engendra la tesis de las matrices. El análisis nos muestra que la noción de "incompletud cognitiva" representa un estímulo para el avance del conocimiento, como bien apuntó la autora, sin embargo, la solución propuesta, los círculos epistémicos, son incapaces de derruir la escisión entre los intereses técnicos, prácticos y emancipatorios, pues mantiene los cortes en los fenómenos sociales y opera gnosiológicamente, siendo fruto de la construcción de la razón a partir de sus intereses. Como conclusiones, recuperamos el estatuto ontológico fundante del ser social contraponiendo la tradición filosófica habermasiana frente a la aprehensión ontológica materialista marxiana con el fin de avanzar en la producción del conocimiento al dirigir los esfuerzos a la primacía del objeto, es decir, en la realidad de las relaciones sociales incautadas totalidad. <![CDATA[GOVERNANCE AND NEW PUBLIC MANAGEMENT FOR PEACE? NOTES ON THE IMPLEMENTATION OF THE FINAL AGRREMENT IN COLOMBIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200031&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN El artículo reflexiona sobre dos dimensiones (relativamente) desatendidas dentro de los análisis actuales sobre el proceso de la implementación del Acuerdo Final de Paz en Colombia: la gobernanza y la nueva gestión pública. Interroga los inconvenientes de prorrogar los ajustes y reformas institucionales acordadas entre el Gobierno colombiano y la antigua guerrilla de las FARC-EP (hoy, el partido político: la Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común, FARC), en los niveles gubernativo y organizacional estatales, problematizando las situaciones y las condiciones requeridas para lograr el propósito dentro de la etapa de transición en el país, desde los escenarios de la guerra hacia los de la Paz y su construcción estable y duradera. Previene sobre la virtual ‘disonancia cognitiva’ del status quo como la impronta del régimen socioeconómico y sistema político colombianos, y la inconveniencia de mantener los formatos pro-neoliberales que obstaculizan la apertura hacia procesos de socialización y democratización en Colombia para el período pos-acuerdo.<hr/>RESUMO O artigo reflete sobre duas dimensões (relativamente) desconsideradas nas análises atuais sobre o processo de implementação do Acordo Final de Paz na Colômbia: governança e nova administração pública. Interroga as inconveniências de prorrogar os ajustes e reformas institucionais acordadas entre o Governo colombiano e a antiga guerrilha das FARC-EP (hoje, o partido político Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común, FARC), nos níveis governativos e organizacional estatais, problematizando as situações e as condições requeridas para atingir o propósito na etapa de transição no país, desde os cenários da guerra até os de Paz, e sua construção estável e duradoura. Alerta sobre a virtual ‘dissonância cognitiva’ do status quo como característica do regime socioeconômico e sistema político colombianos, e a inconveniência de manter os formatos pós-neoliberais que obstaculizam a abertura a processos de socialização e democratização na Colômbia no período pós-acordo.<hr/>ABSTRACT The article reflects on two dimensions (relatively) unconsidered in the contemporary analysis of the implementation process od the Final Peace Agreement in Colombia: governance and new public management. It interrogates the inconveniences of postponing the agreed institutional reforms and adjustments agreed between the Colombian Government and the former guerrilla of the FARC-EP (today the political party: Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común – FARC), at the governmental and organizational levels of the state, discussing the situations and conditions required to achieve the purposes at the transitional moment in the country, from the scenario of war to a scenario of Peace and its stable and longstanding construction. It calls attention for the virtual ‘cognitive dissonance’ of the status quo as a characteristic of the Colombian socioeconomic regimen and political system which are obstacles for processes of socialization and democratization in the post-agreement period. <![CDATA[MANAGEMENT OF THE PUBLIC HEALTH IN THE STATE OF MINAS GERAIS UNDER THE VISION OF THE COUNCIL OF MUNICIPAL MANAGERS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200050&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Os 13 Conselhos Municipais de Saúde das Mesorregiões de Planejamento em Gestão de Saúde do Estado de Minas Gerais é o foco deste artigo. Optou-se por analisar o desenho institucional dos conselhos municipais de saúde, a fim de verificar as normas que demarcaram a sua criação e o seu funcionamento, além das consequências do desenho institucional sobre o processo deliberativo com o auxílio da Técnica de Análise Documental. Durante as reuniões nos conselhos pesquisados, ocorreu a aplicação de Entrevista Semiestruturada e o levantamento de informações e dados oficiais. Os resultados evidenciam que a maioria dos conselhos estão instituídos legalmente, com previsão normativa quanto à pluralidade da composição, publicidade de suas reuniões e decisões, igualdade de oportunidade. As conclusões relevantes da pesquisa sinalizam que todo este movimento legal e normativo corrobora para garantir o funcionamento mínimo de determinado conselho de saúde, em regiões historicamente com pouco ou nenhum legado de “lutas” coletivas, baixo engajamento cívico e organização estrutural fragilizada em decorrência da baixa participação dos envolvidos e poucas ações efetivas em prol da transparência, fiscalização e controle social, particularmente no âmbito municipal.<hr/>ABSTRACT The Municipal Health Councils Poles of the Planning Mesoregions in Health Management in the state of Minas Gerais. Was opted to analyse the institutional picture of the municipal health councils, in order to verify the rules that distinguished its creation and its functioning beyond the consequences of the institutional framework about the decision process with the help of Document Analysis Technique. During the meetings in the studied councils, has occurred the application of semi--structured of interviews and the survey of official data and information. The results show that the majority of the councils are established rightfully, with normative prevision about the plurality of the composition, publicity of its meetings and decisions, equal opportunities. The relevant conclusions of the research suggests a all this normative and legal movement corroborates to ensure the minimum function of a specific health council, in historically regions with few or none legacy of collective “struggles”, low civic engagement and weakened structural organization as a result of a low participation of the involved and few effective actions on behalf of the transparency, inspection and social control, particularly in the municipal context.<hr/>RESUMEN Los 13 Consejos Municipales de Salud de las Mesorregiones de Planeamiento en Gestión de Salud del Estado de Minas Gerais. Se optó por analizar el diseño institucional de los consejos municipales de salud, a fin de verificar las normas que demarcaron su creación y su funcionamiento además de las consecuencias del diseño institucional sobre el proceso deliberativo con el auxilio de la Técnica de Análisis Documental. Durante las reuniones en los consejos pesquisados, ocurrió la aplicación de Entrevista Semiestructurado y el levantamiento de informaciones y datos oficiales. Los resultados evidencian que la mayoría de los consejos están instituidos de manera formal y legal, con previsión normativa cuanto a la pluralidad de la composición, publicidad de sus reuniones y decisiones, igualdad de oportunidad. Las conclusiones relevantes de la pesquisa señalan que todo este movimiento legal y normativo corrobora para garantizar el funcionamiento mínimo de determinado consejo de salud, en regiones históricamente con poco o ningún legado de “luchas” colectivas, bajo compromiso cívico y organización estructural fragilizada por consecuencia de la poca participación de los involucrados y pocas acciones efectivas en favor de la transparencia, fiscalización y control social, particularmente en el ámbito municipal. <![CDATA[INTERPRETING THE RELATIONSHIPS OF POWER IN SUS <em>POST</em> -AUDIT IN THE LIGHT OF THE CONCEPTS OF ANALYSIS STRATEGY OF CROZIER AND FRIEDBERG]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200083&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar o estudo realizado sobre a estrutura dos jogos de poder que envolvem o processo do pós-auditoria do SUS e, para isso, se propôs a identificar os desdobramentos das auditorias assistenciais realizadas pelo Componente Municipal de Auditoria do SUS de Recife, em 2015. A análise da estrutura hierárquica, as regularidades de comportamento e as racionalidades que regem os comportamentos dos principais atores envolvidos, apoiam-se nos conceitos de análise estratégica de Crozier e Friedberg (1990). Desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, utiliza-se de entrevistas, que foram submetidas à técnica da Análise de Discurso. Pode-se identificar que a execução das recomendações da auditoria tem relação direta com as zonas de autonomia e incerteza dos gestores das unidades de saúde, sendo a auditoria efetiva quando o gerente da unidade possui liberdade de atuação na área em que foi feita a recomendação.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to present a study about games power structure involved in the post-audit process of the SUS and, for that, it was proposed to identify the unfolding of the healthcare audits performed by the Municipal Audit Component of the SUS of Recife, in 2015, the Hierarchical structure, behavioral regularities and the rationalities that govern the behaviors of the main actors involved, based on the concepts of strategic analysis by Crozier and Friedberg (1990). It was developed from the qualitative approach, using interviews, which were submitted to the Discourse Analysis technique. It can be identified that the execution of the audit recommendations is directly related to the areas of autonomy and uncertainty of the managers of the health units, and the audit is effective when the manager of the unit has freedom of action in the area where the recommendation was made.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es presentar un estudio realizado sobre la estructura de los juegos de poder involucrados en el proceso de post-auditoría del SUS y, para ello, se propuso identificar los desdoblamientos de las auditorías asistenciales realizadas por el Componente Municipal de Auditoría del SUS de Recife, en 2015, La estructura jerárquica, las regularidades de comportamiento y las racionalidades que rigen los comportamientos de los principales actores involucrados, apoyándose en los conceptos de análisis estratégico de Crozier y Friedberg (1990). Fue desarrollado a partir del abordaje cualitativo, utilizando entrevistas, que fueron sometidas a la técnica del Análisis de Discurso. Se puede identificar que la ejecución de las recomendaciones de la auditoría tiene relación directa con las zonas de autonomía e incertidumbre de los gestores de las unidades de salud, siendo la auditoría efectiva cuando el gerente de la unidad tiene libertad de actuación en el área en que se hizo la recomendación. <![CDATA[BETWEEN SUFFERING AND PLEASURE: WORK EXPERIENCES OF SUICIDAL CRISIS INTERVENTION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200106&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A Psicodinâmica do Trabalho considera que o trabalho pode ser fonte de prazer e sofrimento, variando de acordo com as imposições de sua natureza. A partir disso o objetivo deste trabalho/ensaio é compreender as vivências de prazer e sofrimento de trabalhadores em uma organização, face o atendimento de ocorrências envolvendo crises suicidas. Para o alcance desse objetivo foram entrevistados 15 (quinze) trabalhadores que atenderam ocorrências dessa natureza em uma organização de trabalho localizada no sudeste do Brasil. Esses trabalhadores lidam com as imposições da complexidade da crise suicida integrantes das condições de trabalho, ao tempo que buscam experimentar prazer nos espaços permitidos a sua expressão por meio do emprego de sua inteligibilidade e na premissa do reconhecimento. As vivências de sofrimento e prazer foram compreendidas em linha tênue constantemente transpassada e demarcada pelas características e comportamento da vítima em conflito, em oposição a busca dos trabalhadores em se manifestar perante as imposições do trabalho.<hr/>ABSTRACT Labor psychodynamics considers that work can be source of pleasure and suffering, varying according to its nature impositions. This way, the object is to comprehend, in light of Labor Psychodynamics, the experiences of pleasure and suffering of workers in an organization due to the attending of occurrences involving suicidal crisis. In order to accomplish this, 15 (fifteen) workers that attended occurrences of this nature in a labor organization located in Southeast Brazil were interviewed. These workers deal with the impositions of suicidal crisis complexity, while they search to experience pleasure in spaces allowing their expression by the use of their intelligibility and in the premise of recognition. The experiences of suffering and pleasure were comprehended in a fine line constantly transposed and limited by the victim’s characteristics and behavior in conflict in opposition to the search of workers in demonstrating towards labor impositions.<hr/>RESUMEN Psicodinámica del trabajo considera que el trabajo puede ser fuente de placer y sufrimiento, variando de acuerdo con las imposiciones de su naturaleza. Con eso, el objetivo es comprender la luz de la Psicodinámica del trabajo, la existencia de placer y sufrimiento de los trabajadores en una organización, teniendo en cuenta los hechos que involucran las crisis suicidas. Para alcanzar ese objetivo fueron entrevistados 15 (quince) trabajadores que habían pasado por situaciones de esa naturaleza en una organización de trabajo ubicado en el sureste de Brasil. Esos trabajadores conviven con la dificultad de crisis suicida a consecuencia de las condiciones de trabajo, al mismo tiempo que buscan disfrutar en los espacios permitidos por medio de su comprensión y en la premisa del reconocimiento. La existencia de sufrimiento y placer fueron comprendidos en una línea tenue constantemente traspasada y demarcada por las características y el comportamiento de la víctima en conflicto en oposición a la búsqueda de los trabajadores que se manifiestan delante de las imposiciones del trabajo. <![CDATA[BETWEEN THE OBLIGATION AND THE PLEASURE TO CREATE: A PSYCHODYNAMIC ANALYSIS OF PLEASURE-SUFFERING IN ARTISTIC WORK]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200135&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Nos debates atuais, o artista tem sido considerado como um possível trabalhador do futuro, um sujeito intrinsecamente motivado. Entretanto, observamos que tal perspectiva de análise concebe a arte e a atividade artística de maneira romantizada, e que tende a mascarar condições reais de tal atividade de trabalho. Diante do exposto, desenvolvemos um estudo com o intuito de compreender e analisar as possíveis relações existentes entre o contexto de trabalho artístico na região da grande Florianópolis/SC, e vivências de prazer-sofrimento dos trabalhadores nele inseridos, tendo em vista o processo de mercantilização da cultura. Para tanto, utilizamos como arcabouço teórico a Psicodinâmica do Trabalho. Participaram desta pesquisa, ocorrida entre os meses de setembro a dezembro de 2016, quatro artistas atuantes na região da grande Florianópolis. Após a delimitação dos participantes, realizamos com cada sujeito, três entrevistas semiestruturadas individuais em profundidade e observações de suas rotinas de trabalho. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo categorial temática, proposta por Bardin (2016). Concluímos que o contexto de trabalho artístico pode possibilitar tanto a vivência de prazer quanto de sofrimento ao artista. Todavia, observamos uma possibilidade de intensificação do sofrimento no trabalho, influenciada pela maior aproximação dos artistas à lógica mercadológica.<hr/>ABSTRACT In today's debates, the artist has been considered as a possible worker of the future, an intrinsically motivated subject. However, we observe that this perspective of analysis conceives art and art activity in a romanticized way and tends to mask the real conditions of such work activity. In view of the above, we have developed a study with the purpose of understanding and analyzing the possible relationships between the artistic work context in the region of Florianópolis, and experiences of pleasure and suffering of the workers included in it, considering the process of commodification of culture. For this, we use as theoretical framework of the Psychodynamics of Work. Participated in this research, which occurred between September and December 2016, four artists working in the region of Greater Florianópolis. After delimiting the participants, we performed with each subject, three individual semi-structured interviews in depth and observations of their work routines. The interviews were recorded, transcribed and submitted to the analysis of thematic categorical content proposed by Bardin (2016). We conclude that the context of artistic work can enable both the experiencing of pleasure and suffering to the artist. However, we observe a possibility of intensification of suffering at work, influenced by the greater approximation of artists to the marketing logic.<hr/>RESUMEN En los debates actuales, el artista ha sido considerado como un posible trabajador del futuro, un sujeto intrínsecamente motivado. Sin embargo, observamos que tal perspectiva de análisis concibe el arte y la actividad artística de manera romantizada, y que tiende a enmascarar condiciones reales de tal actividad de trabajo. En el marco de lo expuesto, desarrollamos un estudio con el intuito de comprender y analizar las posibles relaciones existentes entre el contexto de trabajo artístico en la región de la gran Florianópolis, y vivencias de placer-sufrimiento de los trabajadores en él insertados, teniendo en vista el proceso de mercantilización de la cultura. Para ello, utilizamos como marco teórico de la Psicodinámica del Trabajo. Participaron de esta investigación, ocurrida entre los meses de septiembre a diciembre de 2016, cuatro artistas actuantes en la región de la gran Florianópolis. Después de la delimitación de los participantes, realizamos con cada sujeto, tres entrevistas semiestructuradas individuales en profundidad y observaciones de sus rutinas de trabajo. Las entrevistas fueron grabadas, transcritas y sometidas al análisis de contenido categorial temático, propuesta por Bardin (2016). Concluimos que el contexto de trabajo artístico puede posibilitar tanto la vivencia de placer y de sufrimiento al artista. Sin embargo, observamos una posibilidad de intensificación del sufrimiento en el trabajo, influenciada por la mayor aproximación de los artistas a la lógica mercadológica. <![CDATA[REDUCING THE SCOPE OR EXPANDING THE PRACTICE? THE MARKETING PERSPECTIVE ACCORDING TO THEIR RESEARCHERS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200167&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem por objetivo explorar a visão de acadêmicos da área de Marketing sobre o escopo conceitual do Marketing. Através de uma pesquisa exploratória, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da disciplina. Tendo como intuito analisar a visão dos mesmos sobre questões que ainda hoje permeiam o debate acadêmico da área: o escopo do Marketing – e a necessidade ou não de sua revisão, seus limites de atuação, a dicotomia entre teoria e prática e, acima de tudo, a questão acerca da cientificidade ou não da disciplina. Pela visão dos seus acadêmicos, o artigo visa ampliar a discussão sobre como fortalecer a disciplina de Marketing, gerando insights que possibilitem avanços para o seu próprio corpo teórico. De maneira geral, foi possível observar que a visão predominante entre os acadêmicos pesquisados é de que o Marketing não precisa reduzir seu escopo teórico, mas sim aproximar os achados de suas pesquisas da prática, das questões reais do dia-a-dia da sociedade.<hr/>ABSTRACT This article aims to study the understanding of academic Marketing researchers on the conceptual scope of Marketing. Through an exploratory research, semi-structured interviews with teachers of the discipline were carried out. With the aim of analyzing their view on issues that still permeate the academic debate in the area: the scope of Marketing - and the need for its revision, its limits, the dichotomy between theory and practice and, above all , the question of whether the discipline is scientific or not. From the point-of-view of its academics, the article aims to broaden the discussion of how to strengthen the discipline of Marketing, generating insights that enable breakthroughs for its own theoretical body. Overall, it was observed that the prevailing understanding among academics surveyed is that Marketing does not need to reduce its theoretical scope, but bring the findings of its research to the day-to-day issues of our society.<hr/>RESUMÉN Este artículo tiene como objetivo explorar la visión de académicos del área de Marketing sobre el ámbito conceptual del Marketing. A través de una investigación exploratoria, se realizaron entrevistas semiestructuradas con profesores de la disciplina. Teniendo como objetivo analizar la visión de los mismos sobre cuestiones que aún hoy permean el debate académico del área: el ámbito del Marketing - y la necesidad o no de su revisión, sus límites de actuación, la dicotomía entre teoría y práctica y, sobre todo, la cuestión sobre la cientificidad o no de la disciplina. Por la visión de sus académicos, el artículo busca ampliar la discusión sobre cómo fortalecer la disciplina de Marketing, generando conocimientos que posibiliten avances para su propio marco teórico. En general, fue posible observar que la visión predominante entre los académicos investigados es que el Marketing no necesita reducir su ámbito teórico, sino aproximar los hallazgos de sus investigaciones a la práctica y a las cuestiones reales del día a día de la sociedad. <![CDATA[FACEBOOK ‘S ADVERTISEMENT WORKS? MEASURING AND PROPOSING AN ATTITUDE SCALE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200189&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Há muitas razões para que as empresas criem e mantenham seus perfis no facebook®. Os sites sociais são grandes consumidores de tempo das pessoas na Internet e a mídia social vem atravessando o mais rápido crescimento na história da mídia. Desde que o facebook® tomou proporções globais, empresas de todos os segmentos apressadamente passaram a se dedicar à criação de seus perfis corporativos. Constata-se que o facebook® é gratuito para o usuário, logo a principal fonte de renda da rede são os anúncios publicitários. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi mensurar a atitude de consumidores em relação à propaganda no facebook® e para tal, construir e validar uma escala de mensuração de atitude dos usuários do facebook® em relação à propaganda nesta plataforma. Concluiu-se através do sucesso da validação preditiva que a escala proposta possui a capacidade de mensurar a atitude dos usuários do facebook® em relação à propaganda online e foi relevado, ainda, que os consumidores possuem atitude positiva em relação à propaganda nesta plataforma, ao passo que sentem um distanciamento entre as redes sociais e o ato da compra.<hr/>ABSTRACT There are many reasons that companies create and maintain profiles on facebook®. The social sites are huge consumers of the time people spend on the internet and the social media is the fastest growing of all history in media. Since facebook® took on global proportions, companies in every sector rapidly created and published their corporate profiles. Since the use of facebook® is free of charge to users, the main source of the network´s income is paid advertising. The objective of this article is to measure the consumer’s attitude relative to ads on facebook® and to construct and validate a scale of measurement of attitude of the users of facebook® relative to the advertising on this platform. It was concluded by successful predictive validation that the proposed scale can measure the attitude of the users of facebook® in relation to online advertising and it was uncovered that users have positive attitude to ads even though they perceive a gap between this ads and purchase act.<hr/>RESUMEN Hay muchas razones por las que las empresas crean y mantienen perfiles en facebook ®. Los sitios sociales son grandes consumidores de las veces las personas pasan en Internet y los medios de comunicación social es el crecimiento más rápido de toda la historia en los medios de comunicación. Desde facebook ® alcanzó proporciones globales, las empresas de todos los sectores crearon rápidamente y publicaron sus perfiles corporativos. Dado que el uso de facebook ® es libre de costo para los usuarios, la principal fuente de ingresos de la red es la publicidad de pago. El objetivo de este trabajo es medir la actitud de los consumidores con respecto a los anuncios en facebook ® y también para construir y validar una escala de medición de la actitud de los usuarios de Facebook ® con respecto a la publicidad en esta plataforma. Se concluyó la validación predictiva de éxito que la escala propuesta tiene la capacidad de medir la actitud de los usuarios de Facebook ® en relación con la publicidad en línea y fue descubierto que los usuarios tengan una actitud positiva a pesar de los anuncios que perciben una brecha entre estos anuncios y comprar acto. <![CDATA[WORLD FINANCIAL RELATIONS: UNDERSTANDING THE CREDIT DERIVATIVE SWAPS (CDS) DEPENDENCE STRUCTURE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200218&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT This study investigates the copula model that best fit to model the dependence structure of Credit Derivative Swaps (CDS) spreads. For the analysis, we consider daily data from the period of January 1, 2009 to December 31, 2014. Regarding the models, we considered Vine copulas and Hierarchical Archimedean copulas, and different families of copulas. Our results indicate that C-Vine copulas, as well Student t family, demonstrated better performance, according to the criteria used to get the dependence structure. The best fit of the dependence structure can avoid the model risk, from the use of an incorrect model.<hr/>RESUMEN Este estudio investiga el modelo copula que mejor modela la estructura de dependencia de Credit Derivative Swaps (CDS) spreads . Para el análisis se consideraron datos diarios del período comprendido entre el 1 de enero de 2009 y el 21 de diciembre de 2014. Los modelos considerados fueron las Copulas Vine y las Copulas Arquimedianas, con diferentes familias de copulas. Nuestros resultados indican que las copulas C-Vine, así como la familia t Student, demostró mejor desempeño, de acuerdo con los criterios utilizados, para obtener la estructura de dependencia. El mejor ajuste de la estructura de dependencia puede evitar el riesgo del modelo, debido al uso de un modelo inapropiado.<hr/>RESUMO Esse estudo investiga o modelo cópula que melhor modela a estrutura de dependência de Credit Derivative Swaps (CDS) spreads. Para a análise foram considerados dados diários do período de 01 de Janeiro de 2009 a 21 de Dezembro de 2014. Os modelos considerados foram as Cópulas Vine e as Cópulas Arquimedianas, com diferentes famílias de cópulas. Nossos resultados indicam que as cópulas C-Vine, bem como a família t Student, demonstrou melhor performance, de acordo com os critérios utilizados, para obter a estrutura de dependência. O melhor ajuste da estrutura de dependência pode evitar o risco do modelo, decorrente do uso de um modelo inapropriado. <![CDATA[CRITICAL FACTORS OF KNOWLEDGE TRANSFER BETWEEN UNIVERSITY AND ENTERPRISE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200230&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo da pesquisa foi o de identificar os fatores críticos da transferência de conhecimento (TC) entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras e analisar como eles influenciaram no desempenho do processo. A revisão teórica contemplou a discussão sobre os fatores que, de acordo com a literatura na área, influenciam de forma decisiva na TC entre U-E. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa com base no método de estudo de caso instrumental, sendo analisados dois projetos desenvolvidos entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras a partir de 14 entrevistas e documentos secundários. Os resultados revelam que dois fatores foram decisivos para a TC: o relacionamento estabelecido entre a universidade e empresas parceiras, e as características do professor (o seu know-how e a sua motivação para a TC). Enquanto o relacionamento contribuiu para minimizar a percepção de distância cultural entre U-E, o know-how dos professores tornou a parceria atrativa sob a ótica da empresa.<hr/>ABSTRACT The objective of the research was to identify the critical factors of knowledge transfer (KT) between a Brazilian Public University and partner companies and to analyze how they influenced the process performance. The theoretical review included a discussion about the factors that, according to the literature in the area, decisively influence the CT between U-E. In methodological terms, a qualitative research was carried out based on the instrumental case study method, and two projects developed between the Brazilian Public University and partner companies were analyzed from 14 interviews and secondary documents. The results show that two factors were decisive for KT: the relationship established between the Brazilian Public University and partner companies, and the characteristics of the teacher (his know-how and his motivation. While the relationship contributed to minimize the perception of cultural distance between U-E, the know-how of the teachers made the partnership attractive from the perspective of the company.<hr/>RESUMEN El objetivo de la investigación fue identificar los factores críticos de la transferencia de conocimiento (TC) entre una universidad pública brasileña y las empresas asociadas y analizar cómo influenciaron en el desempeño del proceso. La revisión teórica contempló discusión sobre los factores que, de acuerdo con la literatura en el área, influencian de forma decisiva en la TC entre U-E. En términos metodológicos, se realizó una investigación cualitativa con base en el método de estudio de caso instrumental, siendo analizados dos proyectos desarrollados entre la universidad pública brasileña y las empresas asociadas a partir de 14 entrevistas y documentos secundarios. Los resultados revelan que dos factores fueron decisivos para la TC: la relación establecida entre la universidad pública brasileña y las empresas asociadas, y las características del profesor (su know-how y su motivación para la TC). Mientras que la relación contribuyó a minimizar la percepción de distancia cultural entre U-E, el know-how de los profesores hizo la asociación atractiva bajo la óptica de la empresa. <![CDATA[CREATION, INSTITUTIONALIZATION AND FUNCTIONING OF TECHNOLOGICAL INNOVATION IN BRAZIL: CHARACTERISTICS AND CHALLENGES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112018000200253&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A retomada da política industrial como pauta do governo brasileiro no início dos anos 2000 traz grande destaque à promoção da relação universidade-empresa. Em 2004, é assinada a Lei de Inovação, que busca flexibilizar o aparato burocrático para promoção destas parcerias e estabelece a obrigatoriedade de criação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas instituições públicas de pesquisa. O objetivo deste trabalho é apresentar esse marco político e os instrumentos de apoio criados, a configuração dos NITs no Brasil, para se discutir os obstáculos e desafios presentes ao seu funcionamento, e identificar possíveis aprendizados para as políticas públicas. Para isso, são analisados os resultados do Formulário para Informações sobre a Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas (2007-2015), à luz dos resultados de uma pesquisa de campo realizada entre 2014 e 2015 e da literatura sobre o tema. Conclui-se que, apesar do crescimento do número de NITs por todo o país, os desafios a sua atuação ainda são enormes, assim como, a necessidade de apoio para seu desenvolvimento.<hr/>ABSTRACT The resumption of industrial policy to the agenda of the Brazilian government in the early 2000s brings great emphasis to the promotion of the industry-university relationship. In 2004, the Innovation Law was signed, which seeks to make the bureaucratic apparatus more flexible in order to promote these partnerships and establishes the obligation to create Technology Transfer Offices (TTOs), or the Technological Innovation Nuclei (NITs), as called in the Law, in public research institutions. The objective of this paper is to present this policy framework and the instruments of support created, the configuration of NITs in Brazil, to discuss the obstacles and challenges present in its operation and to identify possible learning for public policies. For this, the results of the Ministry of Science, Technology and Innovation survey on NITs (2007-2015) are analyzed, in the light of the results of a field research conducted between 2014 and 2015 and the literature on the subject. It is concluded that, despite the growth of NITs throughout the country, the challenges to their performance are still enormous, as is the need for support for their development.<hr/>RESUMEN La reanudación de la política industrial a la agenda del gobierno brasileño a partir de los años 2000 destaca la promoción de la relación universidad-empresa. En 2004, se firma la Ley de Innovación, que busca flexibilizar el aparato burocrático para promover estas alianzas y establece la obligatoriedad de creación de Núcleos de Innovación Tecnológica (NIT) en las instituciones públicas de investigación. El objetivo de este trabajo es presentar ese marco político y los instrumentos de apoyo creados, la configuración de los NIT en Brasil, para discutir los obstáculos y desafíos presentes en su funcionamiento y identificar posibles aprendizajes para las políticas públicas. Para ello, se analizan los resultados del Formulario para Información sobre la Política de Propiedad Intelectual de las Instituciones Científicas y Tecnológicas (2007-2015), a la luz de los resultados de un trabajo de campo realizado entre 2014 y 2015 y de la literatura sobre el tema. Se concluye que, a pesar del crecimiento del número de NITs por todo el país, los desafíos a su actuación todavía son enormes, así como, la necesidad de apoyo para su desarrollo.