Scielo RSS <![CDATA[REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-231120170001&lang=es vol. 23 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[ANTECEDENTES Y CONSECUENCIAS A LA SOBRECARGA DE INFORMACIÓN EN VENDEDORES DE TIENDAS FÍSICAS MINORISTAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Sobrecarga de Informação em Vendedores é um estado vivenciado pela equipe de vendas quando está sofrendo com o grande volume de informação em suas atividades. Esse fenômeno pode ser gerador de prejuízos na atuação desses profissionais e, por consequência, no desempenho da organização como um todo. Esta pesquisa é uma nova aplicação do estudo de Hunter e Goebel (2008) a respeito da Sobrecarga de Informação em equipes de vendas, na qual foram pesquisados, como antecedentes à Sobrecarga de Informação, a Atitude Policrônica, a Sobrecarga de Papéis e a Necessidade de Cognição, e, como consequentes, a Satisfação no Trabalho e a Performance de Vendas. A relevância deste trabalho está associada à inovação feita em relação aos estudos originais, quando esta faz uso de vendedores de outro ramo de atuação (lojas físicas de varejo), e quando faz uso de uma técnica mais adequada para análise de relações causais, que é a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstraram relação significativa e positiva entre a Sobrecarga de Papéis e a Necessidade de Cognição. Demonstraram, também, que o vendedor com maior Necessidade de Cognição pode sentir menos os efeitos da Sobrecarga de Informação, e que pode haver diminuição da Satisfação no Trabalho e da Performance de Vendas na presença de tal Sobrecarga.<hr/>ABSTRACT Salespersons' Information Overload is a state experienced by a sales team suffering from a great volume of information in their activities. This phenomenon can affect both the professional performance of the salesperson and of the organization as a whole. This research is a new application of Hunter and Goebel’s (2008) study about the impact of Salesperson Information Overload on sales people, where antecedents such as Polychronic Attitude, Role Overload and Need for Cognition, and consequences, such as Job Satisfaction and Sales Performance, were analyzed. The relevance of this work is associated with the innovation promoted in relation to the original research, as sales people from a different area of the industry (physical retail stores) were used instead. We have also applied the Structural Equation Modeling, a more appropriate technique for the analysis of causal relationships. The results demonstrated a significant positive relation between Role Overload and Need for Cognition, pointing out that a salesperson with more Need for Cognition can suffer less from the effects of Information Overload. It was also observed that Information Overload reduces both Job Satisfaction and Sales Performance.<hr/>RESUMEN La sobrecarga de información en vendedores es una situación experimentada por el equipo de ventas cuando está sufriendo con el gran volumen de información en sus actividades. Este fenómeno puede generar perjuicios en la actuación de estos profesionales y, consecuentemente, en el desempeño de la organización como un todo. El presente estudio es una nueva aplicación del estudio de Hunter y Goebel (2008) en el tema de la sobrecarga de información en los equipos de ventas, en el cual se estudiaron, como antecedentes a la sobrecarga de información, la actitud policrónica, la sobrecarga de papeles y la necesidad de cognición, y, como consecuencias, la satisfacción en el trabajo y el desempeño de ventas. La relevancia de este trabajo está asociada a la innovación promovida basada en los estudios originales, haciendo uso de vendedores de otro rubro de actuación (tiendas físicas minoristas) y también de una técnica más adecuada para el análisis de las relaciones causales, que es el modelado de ecuaciones estructurales. Los resultados han demostrado una relación significativa y positiva entre la sobrecarga de papeles y la necesidad de cognición. Se demostró, también, que el vendedor con mayor necesidad de cognición puede sentir menos los efectos de la sobrecarga de información, y que puede haber una disminución de la satisfacción en el trabajo y del desempeño de ventas en la presencia de tal sobrecarga. <![CDATA[INTEGRACIÓN ESPACIAL DE LOS MERCADOS EXPORTADORES DE MIEL NATURAL EN BRASIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100031&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A análise de integração de mercados reveste-se de importância para o desenvolvimento econômico de um país. Em face dessa relevância e do papel desempenhado pelo mel natural na economia brasileira, torna-se fundamental compreender como ocorre a integração desse produto nos principais estados brasileiros exportadores. Neste sentido, o estudo buscou investigar o processo de integração espacial entre os principais mercados brasileiros exportadores de mel natural: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Ceará e São Paulo. Utilizaram-se dados mensais obtidos por meio da base de dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para o período de janeiro de 2002 a julho de 2011. Para investigar as relações entre esses mercados, fez-se uso dos métodos empregados em séries temporais, como os testes de raiz unitária e de cointegração de Johansen, análise do modelo vetorial de correção de erro e teste de exogeneidade. Os resultados indicaram a presença de cointegração entre os mercados brasileiros exportadores de mel natural. No entanto, com base no teste sobre o coeficiente de relacionamento de longo prazo, verificou-se que a Lei do Preço Único não foi totalmente confirmada, já que se rejeitou a hipótese nula de perfeita integração espacial entre esses mercados. Ademais, o teste de exogeneidade fraca indica que o mercado de mel natural do Rio Grande do Sul atua como mercado central na formação de preços.<hr/>ABSTRACT Market integration analysis is important for the economic development of a country. In the context of this relevance and of the role played by raw honey in the Brazilian economy, it’s fundamental to understand how the integration of this product takes place in the main Brazilian export States. In this sense, the study aimed at investigating the spatial integration process among the main Brazilian raw honey export markets: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Ceará and São Paulo. Monthly data obtained by means of the database of the Ministry of Development, Industry and Foreign Commerce (MDIC) for the period from January 2002 to July 2011 was used. In order to investigate the relationships among these markets, the methods employed in time series, such as unit root and Johansen cointegration tests, analysis of the vector model of error correction and exogeneity test were used. The results indicated the presence of cointegration among the Brazilian raw honey export markets. However, based on the test about the long-run relationship coefficient, it was observed that the Law of One Price was not completely confirmed, as the null hypothesis of perfect spatial integration among these markets was rejected. In addition, the testing of weak exogeneity indicates that the Rio Grande do Sul’s raw honey market acts like a central market in the formation of prices.<hr/>RESUMEN El análisis de integración de mercados se viste de importancia para el desarrollo económico de un país. En vista de esa relevancia y del rol desempeñado por la miel natural en la economía brasileña, se hace fundamental comprender cómo ocurre la integración de ese producto en los principales estados brasileños exportadores. En este sentido, el estudio buscó investigar el proceso de integración espacial entre los principales mercados brasileños exportadores de miel natural: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Ceará y São Paulo. Se utilizaron datos mensuales obtenidos por medio de la base de datos del Ministerio de Desarrollo, Industria y Comercio Exterior (MDIC) para el periodo de enero de 2002 a julio de 2011. Para investigar las relaciones entre esos mercados, se hizo uso de métodos empleados en series temporales, tales como los testes de raíz unitaria y de cointegración de Johansen, análisis del modelo vectorial de corrección de error y test de exogeneidad. Los resultados indicaron la presencia de cointegración entre los mercados brasileños exportadores de miel natural. Sin embargo, con base en el test sobre el coeficiente de relacionamiento de largo plazo, se verificó que la Ley del Precio Único no ha sido totalmente confirmada ya que se rechazó la hipótesis nula de perfecta integración espacial entre esos mercados. Además, el test de exogeneidad débil indica que el mercado de miel natural de Rio Grande do Sul actúa como mercado central en la formación de precios. <![CDATA[ANÁLISIS DE LA CALIDAD DE LOS ARTÍCULOS CIENTÍFICOS DEL ÁREA DE MARKETING PUBLICADOS EN BRASIL: ENCUESTA DE INVESTIGACIÓN EN LA DÉCADA DE 2000]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100054&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A academia brasileira tem fomentado a discussão sobre a qualidade da produção científica em Administração. Este artigo une-se a essa discussão ao apresentar um levantamento das pesquisas survey publicadas na área de Marketing, entre os anos 2000 a 2010, nos principais periódicos de Administração do Brasil, assim como nos anais dos mais importantes encontros de pós-graduação que possuem a divisão de Marketing. Os resultados deste inventário foram comparados com o levantamento das pesquisas survey de Marketing realizado na década de 90 por Froemming et al. (2000b). A realização desse levantamento de artigos da área de Marketing permite uma visão longitudinal da produção de pesquisas survey e, também, proporciona uma análise comparativa dessa produção ao longo dos anos, fornecendo fundamentação para avalição da qualidade dessas publicações. Concluiu-se que ocorreram alguns progressos relativos aos critérios de qualidade dos elementos metodológicos básicos da produção científica de Marketing ao longo dos anos 2000, quando comparados com os artigos publicados na década de 90, tais como o maior percentual de pesquisas com teoria de base aprofundada, com a descrição da operacionalização de suas variáveis, com testes de confiabilidade, com a apresentação dos limites do estudo e sugestões para futuras pesquisas. Entretanto, os resultados desta pesquisa apontam que existem questões preocupantes relativas à qualidade dos estudos publicados ao longo desses 21 anos na área de Marketing no Brasil, demonstrando que ainda existem lacunas ao atendimento efetivo dos critérios de qualidade nas pesquisas survey .<hr/>ABSTRACT The Brazilian Academy has fostered the discussion on the quality of scientific production in Administration. This article joins this discussion by presenting an inventory of survey articles published in the Marketing area, between the years 2000-2010, in the main Brazilian Administration journals, as well as in the annals of the most important post-graduate meetings that have a Marketing division. The results of this inventory were compared with the inventory of survey research in Marketing conducted in the 90's by Froemming et al. (2000b). The development of this inventory of Marketing articles allows a longitudinal view of the production of survey research and also provides a comparative analysis of this production over the years, providing rationale for evaluation of the quality of these publications. It was concluded that there was some progress in the quality criteria of the basic methodological elements of the scientific production of marketing over the years 2000-2010, when compared to the articles published in the 90's, such as the highest percentage of research with in-depth basic theory; with the description of the operation of its variables; reliability testing; presenting the limits of the study and suggestions for future research. However, the results of this research show that there are issues of concern about the quality of studies published over these 21 years in the Marketing area in Brazil, demonstrating that there are still gaps in effective care of the quality criteria in survey research.<hr/>RESUMEN La Academia Brasileña ha fomentado el debate sobre la calidad de la producción científica en Administración. Este artículo se une a esta discusión presentando un estudio de las investigaciones survey publicadas en el área de Marketing, entre los años 2000 y 2010, en las principales revistas de Administración de Brasil, así como en los anales de los encuentros de posgrado más importantes que incluyen el área de Marketing. Los resultados de este inventario se compararon con el levantamiento de estudios de Marketing llevado a cabo en los años 90 por Froemming et al. (2000b). El desarrollo de este levantamiento de artículos del área de Marketing permite una vista longitudinal de la producción de las investigaciones survey y también proporciona un análisis comparativo de esta producción a lo largo de los años, para establecer el fundamento de evaluación de la calidad de estas publicaciones. Se concluyó que hubo algunos avances en los criterios de calidad de los elementos metodológicos básicos de la producción científica de Marketing a través de los años 2000, cuando fueron comparados con los artículos publicados en los años 90, como el porcentaje más alto de la investigación con profundidad en la teoría, con la descripción de la operación de las variables de análisis, con testes de la fiabilidad, con la presentación de los límites del estudio y sugerencias para futuras investigaciones. Sin embargo, los resultados de esta investigación muestran que hay cuestiones preocupantes sobre la calidad de los estudios publicados durante estos 21 años en el área de Marketing en Brasil, lo que demuestra que todavía hay carencias en cuanto a la atención efectiva de los criterios de calidad en las investigaciones survey . <![CDATA[LA INFLUENCIA DE LOS VALORES ORGANIZACIONALES EN LA PERCEPCION DE LAS POLÍTICAS Y PRÁCTICAS DE GESTIÓN DE PERSONAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100089&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Nota-se que os valores organizacionais possuem uma relação direta com as práticas das organizações, dentre elas, as de gestão de pessoas, pois ambos formam o núcleo da cultura decada organização. Por conseguinte, o objetivo geral deste estudo foi analisar a relação existente entre valores organizacionais, como variável independente, e políticas e práticas de gestão de pessoas, como variável dependente. A pesquisa pode ser classifica como teórico-empírica quanto ao seu enquadramento, e quantitativa quanto à sua natureza. A pesquisa foi aplicada em uma empresa pública do ramo de agricultura do Distrito Federal, utilizando questionários aplicados online e presencialmente. Quanto às análises utilizadas, foi realizado Escalonamento Multidimensional (MDS) para os dados de valores organizacionais, e regressões múltiplas lineares para analisar a relação existente entre as duas variáveis. Além disso, foi realizada uma revisão bibliométrica para as duas variáveis no período de 2009 a 2014, analisando os periódicos científicos de primeira linha e a institucionalização das pesquisas no Brasil para cada uma das variáveis foi traçada.<hr/>ABSTRACT The organizational values ​​have a direct relationship with the practices of organizations, among them, Human Resource Management (HRM), as they both form the core of the culture of each organization. Therefore, the aim of this study was to analyze the relationship between organizational values, as an independent variable, and HRM policies, as the dependent variable. The research can be classified as theoretical and empirical as its framework, and quantitative as to its nature. The survey was conducted in anagricultural public organizationlocated at Distrito Federal, using online questionnaires and in person. For analyzes, it was conducted Multidimensional Scaling (MDS) for organizational values data, and multiple linear regressions to analyze the relationship between the two variables. In addition, a bibliometric review for the two variables in the period 2009 to 2014 was conducted to analyze the scientific journals of the first line and the institutionalization of research in Brazil for each of the variables was drawn.<hr/>RESUMEN Tenga en cuenta que los valores organizacionales tienen una relación directa con las prácticas de las organizaciones, entre ellas, la gestión de personas, ya que ambos forman el núcleo de la cultura de cada organización. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue analizar la relación entre los valores organizacionales, como una variable independiente, y las políticas y prácticas de gestión de personas, como la variable dependiente. La investigación puede ser clasificada como teórica y empírica como marco, y cuantitativo en cuanto a su naturaleza. La encuesta se realizó en una empresa pública en la rama agrícola del Distrito Federal, a través de cuestionarios online y en persona. En cuanto a los análisis utilizados, que se llevó a cabo el Escalamiento Multidimensional (MDS) para los datos de los valores organizacionales, y regresion lineal múltiple para analizar la relación entre las dos variables. Además, una revisión bibliométrica de las dos variables en el período 2009-2014 se llevó a cabo mediante la revisión de las revistas científicas de la primera línea y la institucionalización de la investigación en Brasil para cada una de las variables fue dibujado. <![CDATA[VALOR DE LA LIQUIDEZ: UN ESTUDIO EXPLORATÓRIO EN LAS EMPRESAS BRASILEÑAS DEL SECTOR ELÉCTRICO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100118&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O estudo revisita a literatura da contabilidade e da economia para analisar a epistemologia da expressão conceito de ‘liquidez’ com o objetivo de explorar o seu valor ou custo para a empresa. A investigação caracteriza-se como um estudo exploratório por buscar fundamentar, entender e utilizar a liquidez como métrica de avaliação econômica, ou seja, criação de valor. Para tanto, o custo e o retorno da liquidez são necessários. Calcula-se o custo da liquidez por meio do modelo dinâmico do capital de giro, conforme Fleuriet et al (1978), e para o retorno da liquidez utiliza-se o retorno sobre o ciclo financeiro, conforme definido por Silva (1998). O ciclo financeiro compõe o cálculo do custo da liquidez por expressar o período de tempo que a empresa necessita, efetivamente, de financiamentos para manter determinado nível de liquidez, necessidade de capital de giro. O estudo empírico é realizado em uma amostra de 24 empresas brasileiras do setor de energia elétrica. Os dados secundários utilizados no cálculo das variáveis são referentes ao ano de 2011 e foram obtidos no banco de dados da economática. A análise foca a relação entre o valor da liquidez e as variáveis: ciclo financeiro, retorno sobre o ciclo financeiro, necessidade de capital de giro e margem de lucro bruta. Os resultados apontam que essas variáveis influenciam na determinação do valor da liquidez. Assim, para criar valor à empresa, o nível de liquidez definido pela gestão do capital de giro e evidenciado pela amplitude do ciclo financeiro, é de importância fundamental. Constata-se que o indicador valor da liquidez é uma ferramenta importante e eficiente tanto para a avaliação econômica como também para monitoramento de desempenho da gestão da empresa.<hr/>ABSTRACT The study revisits the literature of accounting and economics to analyze the concept and epistemology of expression 'liquidity' with the aims to explore its value or cost for the company. The research is characterized as an exploratory study to fundament, understand and to use the liquid as a metric of economic evaluation, value creation. Therefore, the cost and return of liquidity are needed. The cost of liquidity is calculated through the dynamic model of working capital, as Fleuriet et al (1978), and for the return of liquidity is used the return on the financial cycle, as defined by Silva (1998). The financial cycle enter in the calculation of cost of liquidity by expressing the time that the company needs, effectively, to finance and to maintain certain level of liquidity, need for working capital. The empirical study is conducted in a sample of 24 Brazilian companies of electricity sector. The secondary data used in the calculation of variables are of year 2011 and were obtained from of data base of economática. The analysis focus of relationship between the value of liquidity and the variables: financial cycle, return on financial cycle, need for working capital and gross profit margin. The results show that these variables influence in the determining of value of liquidity. So, to create value the company, the level of liquidity defined by management of working capital and evidenced by amplitude of financial cycle, is of fundamental importance. It appears that the indicator value of liquidity is an important and efficient tool for the economic evaluation with also for performance monitoring of company management.<hr/>RESUMEN El estudio vuelve a la literatura de la contabilidad y la economía para analizar lo concepto e la epistemología de la expresión "liquidez" con el fin de explorar su valor o costo para la empresa. La investigación se caracteriza por ser un estudio exploratorio para buscar apoyo, comprender y utilizar la liquidez como una métrica de evaluación económica, es decir, la creación de valor. Por lo tanto, es necesario el costo y el retorno de la liquidez. Se calcula el coste de la liquidez por el modelo dinámico de capital de trabajo, como Fleuriet et al (1978), y el retorno de la liquidez se utiliza la rentabilidad del ciclo financiero, definido por Silva (1998). El ciclo financiero comprende el cálculo del coste de la liquidez mediante la expresión del tempo en que la empresa necesita para financiar e para mantener cierto nivel de liquidez, la necesidad de capital de trabajo. El estudio empírico se realiza sobre una muestra de 24 empresas brasileñas en el sector eléctrico. Los datos secundarios utilizados en el cálculo de las variables son del año 2011 y se obtuvieron de la base de datos de Economática. El análisis se centra en la relación entre el valor de las variables de liquidez: ciclo financiero, el rendimiento del ciclo financiero, la necesidad de capital de trabajo y el margen de beneficio bruto. Los resultados muestran que estas variables influyen en la determinación del valor de la liquidez. Por lo tanto, para crear valor para la empresa, el nivel de liquidez se define en la gestión de capital de trabajo y demuestra la amplitud del ciclo financiero, es de importancia fundamental. Parece que el valor del indicador de la liquidez es un instrumento importante y eficaz tanto para la evaluación económica, sino también para la supervisión del rendimiento de la gestión de la empresa. <![CDATA[ENTREPRENEURIAL UNIVERSITY AND TRANSFER OF KNOWLEDGE AND TECHNOLOGY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100137&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar a influência da universidade empreendedora formada por diferentes dimensões no contexto de uma universidade. O objeto de estudo selecionado foram estudantes de graduação uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Os resultados encontrados comprovam que as dimensões da universidade empreendedora: mobilização de pesquisa, colaboração da indústria, informalidades e interação das indústrias formam a universidade empreendedora, bem como influenciam nas atividades empreendedoras da mesma. A universidade estudada apresenta baixo nível de atividade empreendedora, comprovando a partir do modelo a necessidade de diferentes indicadores para que uma universidade seja empreendedora. Sugere-se então a reaplicação do modelo em outras universidades para que haja uma verificação da intensidade das atividades empreendedoras em outras instituições de ensino superior.<hr/>ABSTRACT This study aims to analyze the influence of entrepreneurial University formed by different dimensions in the context of a University. The study object was graduate students of a University in Santa Catarina. The results show that the dimensions of the entrepreneurial university: mobilizing research, industry collaboration, informalities and industries interaction, form the entrepreneurial University, as well as influence the entrepreneurial activities of high education institutions. The studied university has a low level of entrepreneurial activity, demonstrating from the explored model the need for different indicators for a university to be entrepreneurial. It is suggested the model reapplication in different universities, in order to check entrepreneurial activities in other higher education institutions. <![CDATA[CONFIANZA Y SISTEMAS DE CONTROL DE GESTIÓN: UN ESTUDIO SOBRE LAS RELACIONES META-SINTÉTICAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100156&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT Management accounting has been associated to the institutionalization of trust inside organizations. Trust allows the implementation of systems which grant freedom to choose without trying to process more information about the world than it ought to be done. (TOMKINS, 2001). Regarding such aspects, this paper questions: how have previous studies been relating trust and Management Control Systems (MCS) towards reaching organizational objectives? To achieve this, we object to examine the role of trust in Management Control System, and its relation with organizational objectives, according to Hoon’s (2014) methodology, which allow the construction of a theory based on primary case studies. On developing the methodology four causal networks have been examined on selected studies: institutions, Management Control Systems, trust and organizational objectives. The institutions represent the effective background of the case studies, specially as a series of habits, rules, routines and procedures; the approaches regarding management control systems include budget and performance evaluation; in relation to trust, previous studies have primarily discussed it through contract, communication and competence approaches; and, as to organizational objectives, changes on current systems, focus on performance and business risk reduction are tackled. Feedback, however, was dealt with after achieving objectives, when management incorporates trust on personnel relationships – the primary step towards goals and objectives.<hr/>RESUMO A contabilidade gerencial tem sido associada à institucionalização de confiança dentro de uma organização. A confiança permite adotar esquemas que fornecem liberdade de escolha, sem tentar processar mais informações sobre o mundo do que se é capaz de fazer (TOMKINS, 2001). Considerando estes aspectos, o presente estudo questiona: de que maneira os estudos anteriores vêm relacionando a confiança com o Sistema de Controle Gerencial (SCG) para o alcance dos objetivos organizacionais? Para tanto, objetiva-se examinar o papel da confiança no Sistema do Controle Gerencial, e sua relação com os objetivos organizacionais, conforme a metodologia da meta-síntese de Hoon (2014), que visa a construção de uma teoria a partir de estudos de caso qualitativos primários. Na elaboração dos passos da metodologia, depreenderam-se quatro redes causais nos estudos selecionados: instituições, Sistema de Controle Gerencial, confiança e objetivos organizacionais. As instituições representam o contexto de realização dos estudos de caso, especialmente sua caracterização como uma sucessão de hábitos, regras, rotinas e procedimentos. As abordagens sobre o Sistema de Controle Gerencial incluem a avaliação de desempenho e o orçamento. Com relação à confiança os estudos anteriores discutiram, sobretudo, as vertentes contratual, comunicativa e de competência desta variável. Quanto aos objetivos organizacionais, os estudos discutem aspectos como mudança no sistema vigente, o foco no desempenho e na redução do risco do negócio. Ao final da análise, o item de feedback se apresentou nos estudos como a etapa após o alcance dos objetivos, na qual a gestão interioriza a confiança nas relações pessoais, passando esta a ser parte importante no alcance das metas e objetivos.<hr/>RESUMEN La contabilidad de gestión se ha relacionado con la institucionalización de confianza dentro de una organización. La confianza permite adoptar esquemas que proporcionan la libertad de elección sin tratar de procesar más información sobre el mundo que es capaz de hacer (TOMKINS, 2001). Teniendo en cuenta estos aspectos, este estudio se pregunta: ¿cómo los estudios anteriores han relacionado la confianza con el Sistema de Control de Gestión (SCG) para la consecución de los objetivos de la organización? Por lo tanto, el objetivo es examinar el papel de la confianza en el Sistema de Control de Gestión, y su relación con los objetivos de la organización, de acuerdo con la metodología de meta-síntesis de Hoon (2014), que tiene por objeto la construcción de una teoría a partir de estudios de caso cualitativos primarios. En la preparación de los pasos de la metodología, aparecen cuatro redes causales en los estudios seleccionados: instituciones, Sistema de Control de Gestión, la confianza y los objetivos de la organización. Instituciones representan el contexto de la realización de estudios de casos, especialmente su caracterización como una sucesión de hábitos, normas, rutinas y procedimientos. Los enfoques para el Sistema de Control de Gestión incluyen la evaluación del desempeño y el presupuesto. Con respecto a la confianza, los estudios anteriores discuten los aspectos contractuales, la comunicación y la competencia de esta variable. En cuanto a los objetivos de la organización, los estudios analizan temas como el cambio en el sistema actual, el rendimiento y la reducción en el riesgo del negocio. Después del análisis, el elemento de feedback presenta en el estudio como el paso después de la consecución de los objetivos, en los que la gestión internaliza la confianza en las relaciones personales, permitiendo que ésta sea una parte importante en el logro de las metas y objetivos. <![CDATA[EFECTOS DE LLAMADAS DE RESPONSABILIDAD SOCIOAMBIENTAL Y EN EL INTERÉS DEL CONSUMIDOR: UN ANÁLISIS EN EL SECTOR BANCARIO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100179&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esse artigo objetivou analisar, comparativamente, as reações de clientes bancários a investimentos centrados no seu interesse e em iniciativas de responsabilidade socioambiental. Visando ter um referencial comparativo por tipo de empresa, foram analisadas ações de bancos e supermercados, na cidade brasileira de João Pessoa. Foi realizada uma revisão teórica que resultou em cinco hipóteses (e três sub-hipóteses), avaliadas por um desenho experimental 2x3. Na pesquisa de campo, foram obtidos dados de 249 respondentes, e as hipóteses foram analisadas pelo teste t de Student e por análise de variância. Os resultados sinalizaram que os consumidores, sem que sejam expostos a estímulos publicitários de responsabilidade socioambiental, têm reações mais favoráveis a iniciativas no seu interesse; quando precisam se posicionar diante de estímulos, os investimentos socioambientais são mais valorizados. Quanto à análise por tipo de empresa, os efeitos sobre atitude, preferência e predisposição a recomendar, quando as ações são realizadas por bancos, foram piores em comparação aos supermercados.<hr/>ABSTRACT This article aimed to analyze, comparatively, the bank customers’ reactions to investments focused on their interest and on social and environmental responsibility initiatives, and aimed to further compare the evaluations of actions of bank and supermarkets in the Brazilian city of João Pessoa. Initially, a theoretical review was conducted, which resulted in five hypotheses (and three sub hypotheses), that were evaluated using an experimental 2x3 factorial design. In the field survey, data from 249 respondents were obtained, and the hypotheses were analyzed by Student’s t test and analysis of variance. The results indicate that consumers, without being exposed to advertising stimuli of social and environmental responsibility, have more favorable reactions to initiatives in their interest; when they have to position themselves facing stimuli, social and environmental investments bring better evaluations. Regarding the analysis by company type, the effects on attitude, preference and willingness to recommend, when associated to banks, were worse evaluated, compared to supermarkets.<hr/>RESUMEN Este artículo tuvo como objetivo analizar comparativamente las reacciones de los clientes bancarios a inversiones enfocadas en su interés y en iniciativas de responsabilidad socio-ambiental. Para tener una referencia comparativa por tipo de negocio, se analizaron acciones de bancos y supermercados en la ciudad brasileña de João Pessoa. Se llevó a cabo una revisión teórica de la que resultaron cinco hipótesis (y tres sub-hipótesis), evaluadas utilizando un diseño experimental 2x3. En la investigación de campo, se obtuvieron datos de 249 encuestados, y las hipótesis se analizaron mediante el t de Student y el análisis de la varianza. Los resultados señalaron que los consumidores, sin estar expuestos a los estímulos publicitarios de responsabilidad social y ambiental, tienen reacciones más favorables a las iniciativas de su interés; cuando son expuestos a los estímulos, las inversiones sociales y ambientales se valoran más. En cuanto al análisis por tipo de empresa, los efectos sobre la actitud, la preferencia y disposición a recomendar, cuando las acciones son realizadas por los bancos, fueron peor evaluados en comparación con los supermercados. <![CDATA[ALINEACIÓN ESTRATÉGICA DE RESPONSABILIDAD SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDIO DE CASO EM EL SECTOR BANCARIO BRASILEÑO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100206&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A maioria dos estudos que buscou testar a relação entre desempenho social corporativo (CSP) e desempenho financeiro corporativo (CFP) indica que há uma relação positiva entre os dois desempenhos, porém não existe ainda consenso entre os pesquisadores. Uma forma de elucidar essa questão é analisar com maior profundidade as variáveis que podem intervir nessa relação. Uma das variáveis é o alinhamento estratégico da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), uma vez que diversos autores têm defendido que o simples engajamento em atividades consideradas socialmente responsáveis não leva a geração de benefícios à empresa, mas sim quando elas estão alinhadas à estratégia organizacional. Diante desse contexto, o presente estudo buscou descrever os processos e práticas empresariais que favorecem o alinhamento estratégico da RSC. Para isso, foi proposto um framework, a partir da literatura, com as condições para o alinhamento e, em seguida, foi feito um estudo de caso de uma instituição financeira, escolhida pelos critérios de alto desempenho social e financeiro. Os resultados mostraram que os processos e práticas que favorecem o alinhamento são: melhoria do contexto competitivo, escolha de questões ligadas à atividade principal, diálogo com stakeholders, envolvimento da alta gestão, envolvimento das áreas funcionais e monitoramento dos resultados. O estudo contribui para o aprofundamento da discussão sobre a relação entre CSP e CFP com a criação de um modelo para análise do alinhamento estratégico da RSC.<hr/>ABSTRACT Most studies that sought to test the relationship between corporate social performance (CSP) and corporate financial performance (CFP) indicates that there is a positive relationship between the two performances, but there is still no consensus among researchers. One way to elucidate this question is to analyze in greater depth the variables that can intervene in this relationship. One of these variables is the strategic alignment of Corporate Social Responsibility (CSR), since several authors have argued that the simple engagement in activities considered socially responsible does not lead to benefits to the company, but when they are aligned with the organizational strategy. In this context, the study aims to describe organizational processes and practices that favor the strategic alignment of CSR. For this, a framework was proposed, based on the literature, with the conditions for the alignment and then a case study of a financial institution selected by the high social and financial performance criteria was made. The results showed that the processes and practices that favor alignment are: improving the competitive environment, choice of issues related to the main activity, dialogue with stakeholders, involvement of top management, involvement of functional areas and monitoring the results. The study contributes to the further discussion on the relationship between CSP and CFP by the creation of a framework to analyze the strategic alignment of CSR.<hr/>RESUMEN La mayoría de los estudios que trataron de probar la relación entre el desempeño social de las empresas (CSP) y su desempeño financiero (CFP) indica que hay una relación positiva entre los dos desempeños, pero todavía no hay consenso sobre el tema entre los investigadores. Una manera de dilucidar esta cuestión es analizar con mayor profundidad las variables que pueden intervenir de esta relación. Una de las variables es la alineación estratégica de la Responsabilidad Social Empresarial (RSE), ya que muchos autores han argumentado que simplemente participar en actividades consideradas socialmente responsables no conduce a la generación de rentas para la empresa, pero solamente cuando están alineadas con la estrategia de la organización. En este contexto, este estudio tiene como objetivo describir los procesos y las prácticas organizacionales que favorecen la alineación estratégica de la RSE. Para esto, se ha propuesto modelo, enbasado en la literatura, relacionando las condiciones para el alineamiento y luego se hizo un estudio de caso de una institución financiera seleccionada por los criterios de alto desempeño social y financeiro. Los resultados indicaran que los procesos y prácticas que favorecen la alineación son: la mejora del entorno competitivo, la selección de temas relacionados con la actividad principal, el diálogo con las partes interesadas, la participación de la alta dirección y de las áreas funcionales y monitorización de los resultados. El estudio contribuye a la discusión sobre la relación entre CSP y CFP por la creación de un modelo para analizar la alineación estratégica de la RSE. <![CDATA[HACER EL BIEN SIN MIRAR A QUIÉN: EL CASO PARQUE BETO CARRERO WORLD]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000100234&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O caso de ensino aborda a questão da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em um negócio no setor do turismo, o Parque Beto Carrero World (BCW), localizado no sul do Brasil. É relatado por Alexandra, coordenadora do instituto dessa empresa, que vem realizando ações voltadas para a comunidade local. A coordenadora se pergunta se tais ações correspondem às necessidades reais das partes interessadas (stakeholders), bem como se essas ações estão de acordo com as dimensões de RSE modelos Carroll (1991) e Schwartz e Carroll (2008). O caso usa dados coletados de fontes secundárias (análise de documentos) e de fontes primárias (entrevistas, observação in loco e questionários aplicados a diferentes públicos). O objetivo do caso é aplicar os fundamentos teóricos da CSR para uma situação real vivida pela gestão de uma organização, com base em resultados de uma pesquisa científica. Ele pode ser usado nas disciplinas de Gestão Ambiental, Ética Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa, em cursos de graduação e pós-graduação. Ao abordar os problemas vividos em uma empresa real com um forte impacto económico, este caso oferece aos estudantes a oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos com a prática empresarial. Além disso, é o tema da RSE que tem sido amplamente estudado e praticado por empresas e que ainda não está presente, na forma de caso, no ensino de administração<hr/>ABSTRACT The teaching case addresses the issue of Corporate Social Responsibility (CSR) in a company in the tourism sector, Beto Carrero World Theme Park (BCW), located in southern Brazil. It is told by the coordinator of the institute of this company that carries out actions aimed at local community, Alexandra, who admits that they had never conducted research on the topic. The coordinator questions whether such actions correspond to the actual needs of constituencies involved (stakeholders), as well as if they are in accordance with some CSR models, such as Carroll (1991) and Schwartz and Carroll (2008). It uses data collected from secondary sources, (analysis of documents) and primary (including interviews, on-site observation and questionnaires applied to different audiences). The objective is to apply the theoretical foundations of CSR to a real situation faced by the management of an organization, based on the results obtained in a case study. It can be used in subjects, such as Environmental Management, Business Ethics and Corporate Social Responsibility, on undergraduate and graduate courses. Addressing issues experienced in a real company with a strong socioeconomic impact, this teaching case offers students an opportunity to relate theoretical models into practice. It also stands out because it involves the subject of CSR, which has been widely studied and practiced by companies, and that is still not common in the teaching case format in the management education.<hr/>RESUMEN El caso de la enseñanza aborda el tema de la Responsabilidad Social Corporativa (RSC) en una empresa del sector turístico, el Parque Beto Carrero World (BCW), ubicado en el sur de Brasil. Es reportado por Alexandra, coordinador del instituto de esta compañía, que desarrolla acciones para la comunidad local. El coordinador se pregunta si tales acciones se corresponden con las necesidades reales de las partes interesadas (stakeholders), como también si están en conformidad con las dimensiones de los modelos de RSE de Carroll (1991) y Schwartz y Carroll (2008). El caso utiliza datos recogidos de fuentes secundarias (análisis de documentos) y fuentes primarias, (entrevistas, observación y cuestionarios a diferentes públicos). El objetivo del caso es aplicar los fundamentos teóricos de la RSE a una situación real que vive la gestión de una organización y se basa en los resultados de una investigación científica. Puede ser utilizado en las disciplinas de Gestión Ambiental, Ética Empresarial y Responsabilidad Social Corporativa, en pregrado y postgrado. Al abordar los problemas experimentados en una empresa real con un impacto socioeconómico fuerte, este caso ofrece a los estudiantes la oportunidad de relacionar los modelos teóricos con la práctica empresarial. También, trata el tema de la RSE, que ha sido ampliamente estudiado y practicado por las empresas y que aún no está presente en la escuela, en formato de caso de la enseñanza en Administración.