Scielo RSS <![CDATA[REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-231120140002&lang=pt vol. 20 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[FATORES DETERMINANTES PARA O AVANÇO DA ENERGIA EÓLICA NO ESTADO DO CEARÁ FRENTE AOS DESAFIOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200274&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho identifica fatores determinantes para o avanço da geração da energia eólica frente aos desafios das mudanças climáticas. A pesquisa empregou métodos qualitativos para a obtenção de dados e configura-se como descritiva e exploratória. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes do setor eólico, tomando o estado do Ceará como unidade de estudo. Os resultados indicam que as percepções e pressões dos stakeholders, as políticas públicas e os investimentos tecnológicos são determinantes para que a participação da energia eólica na matriz energética Brasileira seja ampliada. A perspectiva de um preço mais competitivo do KWh produzido é vital para o crescimento dos investimentos na implantação de parques eólicos. As empresas estão investindo na eficiência operacional dos aerogeradores e na adequação tecnológicas as características dos ventos do Nordeste Brasileiro. O diálogo com a comunidade revela-se também determinante para a viabilidade de implantação dos parques eólicos. A pesquisa aponta um cenário de incertezas para a segurança energética do país, no qual as empresas planejam suas estratégias com base nos benefícios oriundos de uma intensa participação do governo para alavancar este setor.<hr/>The study analyzes determinants factors and corporate responses to the challenges of climate change to develop wind farms. We conducted a field study with semi-structured interviews with the participants of the installed wind power in the state of Ceará. The results indicate that stakeholder pressure, the public policies and technology investments are crucial for the sector to achieve competitive prices in the energy market. Companies have invested in improving the operational efficiency of the turbines and the appropriateness of the technology features of the winds of the State of Ceará. The dialogue with the community is decisive for the deployment of wind farms. The research points to a scenario of uncertainty for the energy security of the country, where the companies plan their strategies based on the benefits derived from a close involvement of the government to boost this sector.<hr/>El documento identifica los factores de promoción de la generación de energía eólica para afrontar los retos del cambio climático. La investigación utilizó métodos cualitativos para la recolección de datos y se configura como un término descriptivo y exploratorio. Entrevistas semi-estructuradas se realizaron con participantes de la industria eólica, teniendo el estado de Ceará como unidad de estudio. Los resultados indican que las políticas públicas y las inversiones en tecnología son cruciales para el sector para avanzar en el mercado energético. La perspectiva de un precio más competitivo que KW producidos a partir de la energía eólica es vital para la definición de las estrategias de negocio. El diálogo con la comunidad también se pone de manifiesto la determinación de la viabilidad de la implantación de parques eólicos. Las empresas han invertido en la mejora de la eficiencia operativa de las turbinas y la adecuación de la tecnología a las características de los vientos del Estado de Ceará. La investigación apunta a un escenario de incertidumbre para la seguridad energética del país en el que las empresas planifican sus estrategias con base en los beneficios derivados de la participación del gobierno intensa para aprovechar esta industria. <![CDATA[CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS: FATORES DETERMINANTES PARA A SAÍDA DE EMPRESAS PARCEIRAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As redes de cooperação entre empresas são estratégias usadas pelos gestores para atuar no mercado com o intuito de gerar mais valor às empresas e obter vantagem competitiva. Entretanto, verifica-se empiricamente que um número significativo de empresas saem das redes em que estavam inseridas. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar os fatores determinantes da saída de empresas das redes interorganizacionais das quais participavam. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo com 140 empresas que pertenciam a redes de cooperação do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário formado por 15 dimensões distintas, cada uma composta por 5 questões. Os dados foram tabulados em uma planilha do Excel e, posteriormente, analisados com a utilização do sofware AMOS 18. Os resultados confirmaram como fatores determinantes da saída das empresas das redes os Laços Sociais Anteriores Fracos, Seleção de Parceiros não estruturada, Gestão Individualizada, Falta de Confiança e Comprometimento, Baixa de Aprendizagem Interorganizacional, dentre outros. Os fatores determinantes encontrados nessa pesquisa ressaltaram a dificuldade que impera sobre as estruturas de governança e a gestão de redes. O desafio é organizar a rede de forma a evitar possíveis disfunções oriundas das decisões da gestão e amenizar os problemas identificados, fazendo com que as empresas se mantenham nas redes, gerando retornos e vantagens competitivas a elas.<hr/>The cooperation networks among organizations are strategies used by the managers to act in the Market to gather more value to companies and obtain competitive advantage. However, empirically is possible to verify that there is a significant number of companies leaving the networks in which they were inserted. Thus, this study aims to identify the determinant factors which lead to companies leaving the interorganizational networks they used to take part in. Therefore, a quantitative study was conducted with 140 companies belonging to cooperation networks in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. To data collection a questionnaire was used, it was structured in 15 different dimensions, each one composed of 5 questions. The data was tabulated in na Excel spreadsheet and then analyzed through the software AMOS 18. The results have confirmed as determinant factors to companies exit the networks the Previous Weak Social Ties, Bad Partners Selection, Individualized Management, Lack of Confidence and Commitment, Low Interorganizational Learning, among others. The determinant factors evaluated in this research emphasize the difficulty found about the governance structures and management in networks. The challenge is to organize the network in a way to avoid possible disorders coming from the managing decisions and reduce the problems identified in this study, in order to maintain the companies in the network, creating return and competitive advantages to those.<hr/>Las redes de cooperación entre empresas son estrategias utilizadas por los gerentes para operar en el mercado con el fin de generar más valor a sus negocios y obtener ventaja competitiva. Sin embargo, se encontró empíricamente que un número significativo de empresas salian de la red en la que se insertan. Así, este estudio tiene como objetivo identificar los determinantes de la salida de empresas de las redes interorganizacionales que participaron. Para esto, un estudio cuantitativo con 140 empresas pertenecientes a redes de cooperación del estado de Rio Grande do Sul, in Brasil, se llevó a cabo. Para recopilar los datos, se utilizó un cuestionario compuesto por 15 dimensiones distintas, cada una compuesta por 5 preguntas. Los datos se tabularon en una hoja de cálculo de Excel y luego analizados utilizando el sofware AMOS 18. Los resultados confirmaron como factores determinantes de la salida de las empresas de las redes los Débiles Vínculos Sociales Anteriores, la Selección de Socios no Estructurada, la Administración Individualizada, la Falta de Confianza y Compromiso, Baja Aprendizaje Interorganizacional, entre otros. Los factores determinantes que se encuentran en este estudio destacaron la dificultad que prevalece en las estructuras de gobierno y gestión de redes. El desafío es organizar la red con el fin de evitar posibles fallos de funcionamiento derivados de las decisiones de gestión y mitigar los problemas identificados, haciendo que las empresas si mantenam en las redes, con la generación de rendimientos y ventajas competitivas a ellas. <![CDATA[A RELAÇÃO ENTRE SUPORTE À APRENDIZAGEM E IMPACTO DE TREINAMENTO NO TRABALHO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200341&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dentre as variáveis que influenciam a efetividade de ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&amp;E), destacam-se, principalmente, as contextuais. Visto isso, estudou-se a relação entre as variáveis: Suporte à Aprendizagem - percepção de apoio e suporte psicossocial à aprendizagem natural ou induzida no ambiente de trabalho, e Impacto do Treinamento no Trabalho - influência do que foi aprendido em ações de TD&amp;E no desempenho geral, nas atitudes e motivação do indivíduo. Para a coleta de dados, utilizaram-se duas escalas validadas e fidedignas disponíveis na literatura nacional: Suporte à Aprendizagem (33 itens, escala de frequência de 0 a 10, α=0,96) e Impacto de Treinamento no Trabalho (12 itens, escala de concordância de 1 a 5, α=0,90). A coleta de dados foi realizada presencial e virtualmente em três organizações de natureza privada, após duas a quatro semanas do término do treinamento, totalizando 83 questionários respondidos referentes a sete treinamentos ofertados. A amostra é composta por 61 homens e 22 mulheres, de 18 a 64 anos de idade, sendo que 53% possui ensino superior completo. Realizaram-se análises exploratórias e descritivas dos dados, e análises de correlação, a fim de avaliar o grau de relacionamento entre as duas variáveis. A Escala de Suporte à Aprendizagem apresentou médias entre 3,37 e 8,12, alto desvio-padrão e alta variação nas respostas mínimas e máximas, indicando que os respondentes avaliaram os itens de maneira divergente. As médias das respostas da Escala de Impacto de Treinamento no Trabalho variaram entre 3,65 e 4,39, e apresentaram baixo desvio-padrão, porém a variação das respostas mínima e máxima é alta, na maioria dos casos, indicando que alguns respondentes não concordam com as afirmações. Os participantes percebem moderadamente o Suporte à Aprendizagem na organização e julgam ter ocorrido Impacto de Treinamento no Trabalho. As variáveis apresentaram correlação significativa e moderada (r=0,53), o que corrobora os achados da literatura relacionados ao suporte psicossocial, mas ainda são necessárias mais pesquisas relacionadas ao Suporte à Aprendizagem, a fim de continuar a verificação de evidências de validade da escala de Suporte à Aprendizagem e definir e distinguir melhor o conceito em relação a outros conceitos correlatos.<hr/>Among the variables that influence the effectiveness of Training, Development and Education actions (TD&amp;E), the contextual ones stand out. Based on this, we studied the relationship between the variables Learning Support - perceived support and psychosocial support for natural or induced learning in the workplace - and Training Impact at Work - influence of what has been learned in TD&amp;E actions on overall performance, attitudes and motivation. To collect data, we used two validated and reliable scales available in the national literature: Learning Support (33 items, frequency range 0-10, α = 0.96) and Training Impact at Work (12 items, agreement scale from 1 to 5, α = 0.90). Data collection was conducted in person and virtually in three private companies, two to four weeks after the end of training; a total of 83 questionnaires concerning seven trainings was achieved. The sample is comprised by 61 men and 22 women, 18-64 years old, and 53% have completed higher education. Exploratory and descriptive analyzes were performed and also correlation analysis, in order to assess the relationship between the two variables. The Learning Support Scale presented averages between 3.37 and 8.12, high standard deviation and high variation in minimum and maximum responses, indicating divergent responses. The Training Impact at Work Scale presented averages between 3.65 and 4.39, and showed a low standard deviation, but the variation of the minimum and maximum responses is high in most cases, indicating that some respondents did not agree with the statements. Participants perceive moderately Learning Support in the company and judge that have occurred Training Impact at Work. Variables showed a significant and moderate correlation (r = 0.53), which corroborates the literature's findings related to psychosocial support; but still more research is needed about Learning Support in order to check the scale's evidences of validity and better define and distinguish this concept in relation to other.<hr/>Entre las variables que influyen en la eficacia de las acciones de formación y desarrollo, se destacan principalmente las contextuales. Se estudió la relación entre la variable Apoyo al Aprendizaje - apoyo percibido y apoyo psicosocial al aprendizaje natural o inducido en el trabajo - y el Impacto de la Formación en el Trabajo - la influencia del aprendido en acciones de formación y desarrollo en el rendimiento general, en las actitudes y en la motivación del individuo. Para la recogida de los datos, se utilizaron dos escalas validadas y fiables disponibles en la literatura nacional: Apoyo al Aprendizaje (33 ítems, escala de frecuencia de 0 a 10, α = 0,96) e Impacto de la Formación en el Trabajo (12 ítems, escala de concordancia de 1 a 5, α = 0,90). La recogida de datos se llevó a cabo, presencial y virtualmente, en três organizaciones privadas, de dos a cuatro semanas después del final de la formación; fueron conseguidos un total de 83 cuestionarios sobre siete formaciones ofrecidas. La muestra estaba compuesta por 61 hombres y 22 mujeres, de 18-64 años de edad, de los cuales el 53% completó la enseñanza superior. Los análisis de datos fueron exploratórios, descriptivos y de correlación, para evaluar el grado de relación entre las dos variables. La Escala de Apoyo al Aprendizaje presentó promedios entre 3,37 y 8,12, con una desviación estándar alta y una variación alta en las respuestas máximas y mínimas, lo que indica que los encuestados calificaron los ítems de diferentes maneras. La media de las respuestas de la Escala de Impacto de la Formación en el Trabajo osciló entre 3,65 y 4,39, mostrando una desviación estándar baja, pero la variedad de respuestas mínimas y máximas fue alta en la mayoría de los casos, lo que indica que algunos de los encuestados no estaban de acuerdo con las afirmaciones. Los participantes perciben moderadamente Apoyo al Aprendizaje en la organización y consideran que hubo Impacto de la Formación en el Trabajo. Las variables presentaron correlación significativa y moderada (r = 0,53), lo que corrobora los resultados de la literatura relacionada con el apoyo psicosocial, pero aún se necesita más investigación relacionada con el Apoyo al Aprendizaje, a fin de seguir la comprobación de la fiabilidad de la escala de Apoyo al Aprendizaje, y definir y distinguir mejor este concepto en relación con otros relacionados. <![CDATA[GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200371&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa objetivou a descrever e analisar as políticas e/ou práticas de Gestão de Pessoas das Instituições Privadas de Ensino Superior da região metropolitana da Grande São Paulo, para os docentes pesquisadores dos cursos de Administração Stricto Sensu. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, em que foram pesquisadas oito instituições, tendo como atores os responsáveis pela gestão dos cursos de Administração Stricto Sensu, os responsáveis pelas áreas de RH e os docentes pesquisadores, totalizando 30 entrevistas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo com auxílio do Atlas TI 6.2. Verificou-se que as políticas e/ou práticas estratégicas de gestão de pessoas existentes nas instituições pesquisadas, revelaram-se pouco convincentes à luz das abordagens teóricas referenciadas no presente estudo. As ações estratégicas deliberadas para os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração das IES pesquisadas seguem objetivos oriundos do ambiente externo, sem existência de um planejamento estratégico de gestão de pessoas que considere o pesquisador como elemento central. No entanto, observaram-se algumas práticas de gestão de pessoas que sinalizam como sendo contributivas e diferenciadas das práticas gerais observadas, tais como atração, retenção e desenvolvimento dos docentes pesquisadores.<hr/>This study aimed to describe and analyze the policies and/or practices of people management in private institutions of higher education in the metropolitan region of Sao Paulo for research professors from the Graduate Courses of Management. This is an exploratory and qualitative study, in which eight institutions were surveyed and it approached the actors responsible for the Management of Graduate Courses in Business Administration, those in charge of HR and the research professor, totalizing 30 interviews. It used techniques of content analysis with the support of the Atlas IT 6.2. It was verified that the policies and/or practices of people management in the institutions surveyed seemed to be unconvincing in the light of the theoretical approaches referenced in this study. The deliberated strategic means for the Graduate Courses in Business Administration in this research follow objectives from the external environment without the concern for a strategic planning in people management that consider the researcher as the central element. However, it was observed that some people management's practices seemed to be contributive and distinguished from observed general practices such as attraction, retention and development of research professors.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo describir y analizar las políticas y / o prácticas de Administración de Personal de Instituciones Privadas de Educación Superior en la región metropolitana de São Paulo, para los investigadores de cursos stricto sensu de la facultad de administración. Se trata de un estudio exploratorio y cualitativo en el que se encuestó a ocho instituciones, con los actores responsables de la gestión de los cursos de Administración stricto sensu, con los responsables de recursos humanos y con los profesores investigadores, por un total de 30 entrevistas. Se utilizó la técnica de análisis de contenido con la ayuda de Atlas TI 6.2. Se encontró que las políticas y / o prácticas de gestión estratégica de personas existentes en las instituciones encuestadas han resultado poco convincentes a la luz de los enfoques teóricos que se hace referencia en este estudio. Las acciones estratégicas deliberadas para los programas de pós-grado Stricto Sensu en Administración de las IES encuestadas siguen objetivos procedentes del ambiente externo, sin la existencia de un plan estratégico para la gestión de las personas que consideran el investigador como elemento central. Sin embargo, se han observado algunas prácticas de gestión de personas que señalan como siendo contributivas y diferenciadas de las prácticas generales observadas, tal como la atracción, retención y desarrollo de profesores investigadores. <![CDATA[ARTICULANDO A ETNOGRAFIA E A G<em>ROUNDED THEORY</em> NA PESQUISA DO CONSUMIDOR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200397&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de campo de um pesquisador que buscou articular em um mesmo desenho de pesquisa a utilização da grounded theory (em sua vertente construtivista) e a etnografia. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, foram apresentadas de forma sucinta as duas metodologias de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, foram descritos os principais pontos do trabalho de campo que foi realizado com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Essa parte do artigo destaca algumas reflexões acerca das exigências práticas para a "operacionalização" de pesquisas comprometidas com "espírito" da etnografia e da grounded theory, explora os pontos de aderência, bem como joga luz sobre algumas questões desafiadoras que ainda exigem uma reflexão maior acerca da conjugação entre as duas metodologias. Por fim, de forma breve, tentou-se esboçar, à guisa de uma conclusão, as possíveis contribuições para a pesquisa do consumidor da articulação entre as metodologias.<hr/>This paper aims to report the experience of a field researcher who sought to organize in the same research design using grounded theory constructivist and ethnography. For this, we sought to divide the work into three distinct parts. In the first part, we presented succinctly the two methodologies in an extensive way, introducing some of its fundamental principles. In the second part, we describe the main points of the field work that was conducted in order to investigate how Brazilian consumers derived of poor class experience their consumer experiences of electronic products. This part of the article highlights some reflections on the practical requirements for the "operationalization" of research committed to the "spirit" of ethnography and grounded theory, explores the points of adhesion, and throws light on some challenging issues that still require more thought about the conjunction between the two methodologies. Finally, briefly, tried to sketch, by way of a conclusion, the possible contributions to consumer research linking methodologies.<hr/>Este artículo tiene como objetivo informar de la experiencia de un investigador de campo que trataron de organizar en el mismo diseño de la investigación utilizando la teoría fundamentada (en su capítulo constructivista) y la etnografía. Para ello, hemos tratado de dividir el trabajo en tres partes bien diferenciadas. En la primera parte, se presentaron brevemente las dos metodologías de manera extensiva con la introducción de algunos de sus principios fundamentales. En la segunda parte, se exponen los principales puntos del trabajo de campo que se realizó con el fin de investigar la forma en los próximos consumidores brasileños de las clases más populares a experimentar sus experiencias de productos de electrónica de consumo. En este artículo se destacan algunas de las reflexiones sobre las prácticas para la "puesta en marcha" de la investigación comprometida con el "espíritu" de la etnografía y la teoría fundamentada, requisitos explora los puntos de adhesión, y arroja luz sobre algunas cuestiones difíciles que aún requieren mayor consideración acerca de la combinación entre las dos metodologías. Por último, en pocas palabras, hemos tratado de esbozar, a modo de conclusión, las posibles contribuciones a la investigación de los consumidores de la relación entre las metodologías. <![CDATA[UMA PROPOSTA DE RELAÇÃO DE REQUISITOS FUNCIONAIS PARA UM SOFTWARE DE APOIO AO PROCESSO DE INTELIGÊNCIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200425&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o aumento da competição, estabeleceu-se a necessidade pelo acompanhamento do que os concorrentes estão fazendo e o que os clientes estão querendo. No Brasil, desde o início dos anos 2000, surgiram com maior ênfase metodologias que vão ao encontro deste olhar para o ambiente externo, denominadas metodologias de inteligência. São inúmeras, e se propõem a apoiar as organizações no processo de obtenção e uso de informações. Com a Internet, cada vez mais informações estão disponíveis para proporcionar o acompanhamento do que está acontecendo em cada um dos ambientes de competição onde as organizações estão inseridas. Desta forma, levando-se em consideração as metodologias de inteligência disponíveis e as premissas sobre grandes volumes de informações para acompanhamento dos ambientes de competição, faz sentido imaginar que um software possa contribuir neste cenário. Entretanto, quais requisitos funcionais um software de apoio ao processo de inteligência deveria ter? Esta é a principal questão que este trabalho busca responder. Através de extensa pesquisa bibliográfica na área de administração e entrevistas em profundidade com especialistas e profissionais em inteligência, foi possível identificar funcionalidades para, ao final deste estudo, propor uma relação de requisitos funcionais de software capaz de contribuir para este importante processo adotado nas principais organizações brasileiras.<hr/>The growth in competition, has called for both the need to follow the activities of competitors, and the needs of clients. Brazil, since the beginning of the 2000s, has witnessed a greater emphasis on methodologies focused on observing an organization's external environment, also known as intelligence methodologies. They are many, and all these target on assisting organizations, in one way or another, in acquiring and using information. With the growth of the internet, more and more information is being generated which allows the monitoring of the competitive environment in which organizations operate. Thus, taking into account the methodologies and assumptions intelligence available to large volumes of information for monitoring of competition environments, it makes sense to imagine that a software can help in this scenario. However, this brings up the issue of knowing which features should such an application have? This is the main subject of this study. Via extensive bibliographical research and interviews with both specialists and professionals in the field of intelligence, it was possible to formulate a proposal for a structured checklist of functionalities that a software application should have to be of true assistance in this vital process which is currently being adopted in many Brazilian organizations.<hr/>Con el aumento de la competencia, se estableció la necesidad de monitorear lo que los competidores están haciendo y lo que los clientes están deseando. En Brasil, desde principios de la década de 2000, surgió con mayor énfasis las metodologías que respondan a este aspecto en el entorno externo, llamado metodologías de inteligencia. Son numerosos, y están destinados a ayudar a las organizaciones en la obtención y el uso de proceso de información. Con Internet, más y más información están disponibles para proporcionar la supervisión de lo que está sucediendo en cada entorno de competencia donde se encuentran las organizaciones. Por lo tanto, teniendo en cuenta las metodologías y supuestos inteligencia disponible a grandes volúmenes de información para el monitoreo de los ambientes de competencia, tiene sentido imaginar que un software puede ayudarle en este escenario. Sin embargo, ¿qué requisitos funcionales de software para apoyar el proceso de inteligencia deben tener? Esta es la pregunta principal que este documento trata de responder. A través de una extensa investigación la literatura en el ámbito de la administración y de entrevistas en profundidad con expertos y profesionales de la inteligencia, fue posible identificar características para, al final de este estudio, sugierer una lista de los requisitos funcionales de software que es capaz de contribuir a este importante proceso adoptado en las principales organizaciones do Brasil. <![CDATA[UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO PARA A TV]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200461&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A economia criativa tem recebido pouca atenção da comunidade acadêmica, a despeito de sua importância econômica e cultural. Este artigo procura contribuir com a literatura sobre o tema com foco na indústria de animação, mais precisamente na produção de animações para a TV, pois recentemente o país produziu animações de sucesso na TV paga exibidas não só no Brasil, mas também em vários países. Este artigo procura analisar como as produtoras nacionais construíram vantagens competitivas que as possibilitaram obter êxito em suas produções em um mercado dominado por estúdios internacionais. Para atingir esse propósito foi conduzida uma pesquisa exploratório-descritiva analisando três produtoras (Flamma, TV PinGuim e 2DLab) que exibem seu produto no canal Discovery Kids, voltado ao público préescolar. Foram entrevistados todos os sócios das produtoras (em um total de seis, dois de cada produtora), mais uma representante da indústria de animação para o cinema. Além das entrevistas, foram utilizados dados secundários, basicamente coletados na mídia (jornais, revistas e internet). O trabalho revelou a convergência de duas fontes de vantagens competitivas. A primeira ligada a fatores internos às produtoras estudadas (conhecimento técnico e visão do negócio) e a segunda fonte ligada a fatores ambientais, criados pela cadeia produtiva dessa indústria (criação de novos canais de TV, interesse de parceiros internacionais e linhas de financiamento para a produção).<hr/>The creative economy has received little attention from the academic community, despite its economic and cultural importance. This article seeks to contribute to the literature on the subject focusing on the animation industry, specifically the TV animation production, because recently the country produced success animations series on cable TV broadcasted not only in Brazil but also in several countries. This paper analyzes how the national producers built competitive advantages that allowed succeeding in their productions in a market dominated by international studios. To achieve this aim we conducted an exploratory descriptive research analyzing three producers (Flamma, TV PinGuim and 2DLab) that display your product in the Discovery Kids channel that focus on preschool shows. We interviewed all producers (in a total of six, two from each producer), plus a representative of the animation industry for the cinema. Besides the interviews, we used secondary data, collected primarily in the media (newspapers, magazines and internet). The study revealed the convergence of two sources of competitive advantage. The first related to internal factors to producing studied (technical knowledge and business vision) and the second source connected to environmental factors created by the industry production chain (creation of new TV channels, interest from international partners and funding for the production).<hr/>La economía creativa ha recibido poca atención por parte de la comunidad académica, a pesar de su importancia económica y cultural. Este artículo pretende contribuir a la literatura sobre el tema y se centra en la industria de animación, más precisamente en la producción de animación para la TV, ya que el país produjo recientemente animaciones de éxito en la televisión de pago, no sólo en Brasil, sino también en vario países. En este sentido, el trabajo analiza cómo los productores nacionales lograron tener éxito en sus producciones en un mercado dominado por los estudios internacionales. Para lograr este propósito se realizó un estudio exploratorio descriptivo analizando tres productoras (Flamma, TV y Pingüim 2DLab) que exhiben su producto en el canal Discovery Kids, dirigido a la audiencia preescolar. Se entrevistó a todos los miembros de los productores (para un total de seis, dos de cada fabricante), además de un representante de la animación para la industria cinematográfica. Además de las entrevistas, se utilizó información secundaria, recogidas principalmente en los medios de comunicación (periódicos, revistas e Internet). La investigación reveló que el éxito de los productores se produjo por una convergencia de factores relacionados con la capacidad de producir, la movilización de los productores independientes y el entorno institucional de la industria que se formaron en la primera década de este siglo con la ayuda del gobierno para promover la industria de la animación en el exterior y las líneas de crédito de apertura para la producción. <![CDATA[ESTUDO DE CASO SOBRE A INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NUMA ORGANIZAÇÃO DE GRANDE PORTE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200496&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações tem sido permeado por dificuldades, seja para contratar, valorizar ou reter esses profissionais. Apesar do impositivo legal, o qual exige há mais de 20 anos a contratação de pessoas com deficiência pelas empresas privadas, nem todas as organizações conseguiram se adequar a ele. Foi realizado um estudo de caso numa organização de grande porte, a qual possui um programa de inclusão com o intuito de se conhecer a percepção das pessoas com deficiência e gestores sobre o programa. Participaram da amostra 291 pessoas com deficiência, 198 gestores e um profissional de recursos humanos (RH). Adotaram-se métodos de pesquisa quantitativo (survey de desenho transversal) e qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de observação, pesquisa de documentos e entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo. A organização pesquisada, situada neste contexto histórico de transformação, está realizando um movimento para se adequar e se tornar uma empresa inclusiva. Ela vivencia a fase de integração, na qual as pessoas, mediante sua competência e adaptação, têm mostrado que são capazes de produzir. Mudanças têm sido percebidas nas práticas e valores da organização: sua evolução vai da exclusão rumo à inclusão. É constatado que, independente do porte e segmento da organização: é possível fazer a inserção de pessoas com deficiência; é vivida uma fase de transição para um modelo realmente inclusivo (a sociedade e as organizações passam por essa transição); há necessidade de constante investimento na reflexão e informação sobre as deficiências, para que se diminuam o preconceito e a exclusão social.<hr/>The inclusion of people with disabilities in organizations has been a difficult process, in terms of hiring those professionals, enhancing their performance or even retaining them. Despite the imposing statutory, which hasbeen demanding, for over 20 years, that private companies must hire people with disabilities, not all organizations have fulfilled it. This research was carried out in a large organization, which has an inclusion program with the purpose of knowing the perception of people with disabilities and managers about the program. 291 disabled people, 198 managers and one human resource (HR) professional participated in the sample. Quantitative and qualitative research methods (cross-sectional survey) were used. The case study was conducted in an organization which is a movement to transform itself in an inclusive company. Currently experiencing the integration phase, in which the people, through their competence and adaptation, have shown that they are capable of producing. Changes have been noticed in the practices and values of the organization: its evolution will exclusion towards inclusion. It appears that, regardless the organization's size and sector, it is possible to make the inclusion of persons with disabilities; this organization has experienced a transitional period, changing to a truly inclusive model (society and organizations go through this transition); and there is a need for constant investment in reflection and information on disabilities, in order to reduce prejudice and social exclusion.<hr/>El proceso de inclusión de personas con deficiencia en las organizaciones ha sido traspasado por dificultades para contratar, valorizar o retener a esos profesionales. A pesar del impositivo legal que exige, hace más de 20 años, la contratación de esas personas por las empresas privadas, no todas consiguieron adecuarse al mismo. Fue realizado un estudio de caso en una gran organización que posee un programa de inclusión con el intuito de conocer la percepción de personas con deficiencia y gestores sobre el programa. En la muestra participaron 291 personas con deficiencia, 198 gestores y un profesional de recursos humanos (RH). Se adoptaron métodos de investigación cuantitativo (survey de diseño transversal) y cualitativo, cuyos datos fueron recolectados por medio de observación, investigación de documentos y entrevistas medio estructuradas y sometidos al análisis de contenido. La organización investigada, situada en este contexto histórico de transformación, está realizando un movimiento para adecuarse y convertirse en una empresa inclusiva. La misma vive la fase de integración, en la cual las personas, mediante su competencia y adaptación, han mostrado que son capaces de producir. Cambios han sido percibidos en las prácticas y valores de la organización: su evolución va de la exclusión rumbo a la inclusión. Se constata que, independiente del porte y segmento de la organización, es posible hacer la inserción de personas con deficiencia; es vivida una fase de transición para un modelo realmente inclusivo (la sociedad y las organizaciones pasan por esa transición); hay necesidad de constante inversión en la reflexión e información sobre las deficiencias, para que se disminuyan el prejuicio y la exclusión social. <![CDATA[COMPOSTO DE MARKETING EM REDES DE COMPRAS: ESTUDO COMPARATIVO DAS PERCEPÇÕES DE ADMINISTRADORES E ASSOCIADOS EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200529&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação de redes de compras é uma estratégia cada vez mais utilizada por pequenos varejistas. Este formato causa impactos na administração das empresas participantes, que passam atuar em um contexto coletivo onde decisões são tomadas com base em interesses de um grupo, e não mais observando apenas necessidades individuais. Uma das áreas fortemente afetadas neste contexto é o marketing, já que os associados tendem a delegar à rede parte da responsabilidade por suas ações mercadológicas. Este trabalho analisou os impactos de tal situação sobre os tradicionais elementos do composto de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. Realizou-se um estudo de caso em uma rede de compras formada por pequenos supermercadistas, comparando as percepções dos administradores e dos associados sobre o tema. Inicialmente ocorreu uma pesquisa qualitativa através de entrevista com roteiro semiestruturado com os administradores, com posterior análise de discurso com categorização. Em seguida os associados responderam à pesquisa quantitativa por meio de questionário, onde os dados foram analisados através dos cálculos de correlação e do coeficiente de determinação, além da distribuição de frequências. Os resultados obtidos indicam haver uma correlação positiva entre a utilização da rede e o nível de satisfação dos associados, além de evidenciar que o composto de marketing dos varejistas participantes foi fortemente impactado pelas ações da rede. Identificou-se ainda que há convergência de percepções quanto às ações de marketing desenvolvidas, consideradas adequadas e positivas para o grupo, exceto no que diz respeito à adoção de marca própria de produtos.<hr/>The formation of purchasing networks is a strategy increasingly used by small retailers. But this format has an impact on the administration of the participating companies, who are acting in a collective context, where decisions are made based on the interests of a group, and not just observing individual needs. One of the areas heavily affected in this context is marketing, as members tend to delegate to the network part of the responsibility of their marketing actions. This study examined the impact of this situation on the traditional elements of the marketing mix: product, price, communication and distribution. The case study was conducted in a purchasing network formed by small supermarkets, comparing the perceptions of managers and associates about the subject. Initially semi-structured interviews were performed with administrators, with subsequent qualitative analysis of responses by analyzing speech with categorization. Then associates managers responded to quantitative research through questionnaires, where the data were analyzed by calculating correlation and determination coefficient, and frequency distribution. The results indicated a positive correlation between the use of the network and the level of satisfaction of members, and demonstrate that the marketing mix of retailers participating was strongly impacted by the actions of the network, and that there is a convergence of perceptions as to the marketing actions developed, considered appropriate and positive for the group, except with regard to the adoption of private label products.<hr/>Las Centrales de Compras son una estrategia cada vez más utilizada por los pequeños comerciantes. Este formato tiene un impacto en la administración de las empresas participantes, que se insertan en un contexto colectivo en el que las decisiones se toman en base a los intereses de un grupo, y no sólo por la observación de las necesidades individuales. Uno de los ámbitos más afectados en este contexto es la mercadotecnia. Este estudio analiza el impacto de esta situación sobre los elementos tradicionales del marketing mix: producto, precio, comunicación y distribución. Hemos llevado a cabo un estudio de caso en una Central de Compras formada por pequeños supermercados, comparando las percepciones de los directivos y asociados sobre el tema. Inicialmente se hizo un estudio cualitativo mediante entrevista semiestructurada con la administración, con el posterior análisis del discurso con categorización. Entonces los miembros respondieron a la investigación cuantitativa mediante un cuestionario, en donde los datos se analizaron mediante el cálculo de la correlación y el coeficiente de determinación, y la frecuencia de distribución. Los resultados indican que existe una correlación positiva entre el uso de la Central y el nivel de satisfacción de los miembros, además de destacar que lo marketing mix de los minoristas participantes se vio fuertemente afectado por las acciones de la Central de Compras. También se encontró que hay convergencia de percepciones sobre las acciones de marketing desarrolladas, salvo en lo relativo a la adopción de los productos de marca propia. <![CDATA[ANÁLISE DA RESTRIÇÃO DA OFERTA DE INSUMOS BÁSICOS EM PERÍODOS ECONÔMICOS FAVORÁVEIS DA PERSPECTIVA DE UM FABRICANTE DE AVIÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000200571&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os fabricantes de avião compartilham fornecedores entre si e com outras indústrias. Nos períodos econômicos favoráveis, a capacidade produtiva da base de fornecimento pode operar próximo do seu limite, gerando disputas (ainda que indiretas) entre os clientes pelos recursos limitados dos fornecedores. A pesquisa teve como objetivo compreender este problema, no caso de insumos básicos, e identificar quais as estratégias que podem ser adotadas para enfrentá-lo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso sobre a Embraer. Identificou-se que buscar a garantia do abastecimento por meio de um compromisso formal (o contrato) é necessário, porém não suficiente. Deve-se também, em complemento, buscar um compromisso informal, construído com base no bom relacionamento com os fornecedores. O compartilhamento da informação sobre a demanda futura é fundamental para que os fornecedores tenham mais segurança nas decisões sobre o aumento de suas taxas de produção e sobre a necessidade de investimentos. A gestão dos riscos associados às restrições de oferta de insumos básicos deve ser realizada por meio de um processo replicado ao longo da cadeia, já que pontos de vulnerabilidade podem existir em diferentes camadas. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de haver na função compras a preocupação com as questões que envolvem a integração entre os membros da cadeia de suprimentos. Espera-se que esta pesquisa contribua para a compreensão dos desafios enfrentados por uma função cada vez mais estratégica na indústria aeronáutica: a função compras.<hr/>The aircraft manufacturers share suppliers among themselves and with other industries. In favorable economic periods, the productive capacity of the supply base can operate close to its limit, generating disputes (although indirect) among customers for limited resources of suppliers. The research aimed to understand this problem in the case of basic materials and identify which strategies can be adopted to face it. To this end, it was conducted a case study on Embraer. It was identified that seek the guarantee of supply through a formal commitment (contract) is necessary, but not sufficient. It must also, in addition, seek an informal commitment, built on good relationships with suppliers. The information sharing about future demand is critical for suppliers to have more security in decisions about increasing their production rates and the need for investment. The risk management associated with supply restrictions of basic inputs should be performed by a process replicated along the chain, as points of vulnerability may exist in different layers. The results point to the concern with the issues surrounding the integration among supply chain members. This research hopes to contribute to the understanding of the challenges faced by an increasingly strategic function in aerospace industry: the purchasing function.<hr/>Los fabricantes de aviones comparten recursos entre sí y con otras industrias. En períodos económicos favorables, la capacidad productiva de la base de suministro puede operar cerca de su límite, generando disputas (aunque indirectas) entre los clientes por los recursos limitados de los proveedores. La investigación tuvo como objetivo comprender este problema en el caso de los insumos básicos y determinar las estrategias que se pueden adoptar para hacerle frente. Para este fin, se realizó un estudio de caso acerca de Embraer. Se identificó que buscar la seguridad del suministro mediante un compromiso formal (contrato) es necesario, pero no suficiente. También deberá incluir, además, lo compromiso informal, construido sobre las buenas relaciones con los proveedores. El intercambio de información sobre la demanda futura es crucial para que los proveedores tengan más seguridad en las decisiones sobre el aumento de las tasas de producción y la necesidad de inversiones. La gestión de los riesgos asociados a restricciones de suministro de insumos básicos deben ser realizados por un proceso replicado en toda la cadena, ya que puntos de vulnerabilidad pueden existir en diferentes capas de la cadena de suministro. Los resultados apuntan a una preocupación por los temas relacionados con la integración entre los miembros de la cadena de suministro. Se espera que esta investigación contribuye a la comprensión de los desafíos enfrentados por una función cada vez más estratégica en la industria aeronáutica: la función de compras.