Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-247820140001&lang=es vol. 19 num. 56 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Gestión de la educación infantil en las políticas municipales</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta pesquisa sobre políticas públicas e gestão da educação infantil. Focaliza entrevistas realizadas com profissionais responsáveis pela educação infantil em secretarias de educação de 24 municípios. Após apresentar o referencial teórico-metodológico, a concepção de entrevista e como esta foi desenvolvida na pesquisa, o artigo descreve o contexto analisado, o perfil das entrevistadas e analisa os principais resultados, relativos à gestão e cobertura do atendimento, condições (recursos financeiros, materiais e espaço físico), continuidade política, organização e funcionamento das secretarias municipais de educação, relações entre secretarias e instituições, gestão da proposta pedagógica, acesso à educação infantil, lugar social da educação infantil, profissionais de educação infantil, condições de trabalho e formação. Ao final, sistematiza conclusões e prioridades para políticas públicas.<hr/>This paper presents a study on public policies and early childhood education management. It focuses on interviews with professionals responsible for early childhood education who worked in education departments in twenty-four cities. After presenting the theoretical-methodological framework, the conception of interview and the way it was developed, the article describes the research context, the profile of respondents and analyses the main results concerning: the management and coverage of education services; conditions (financial resources, equipment and space); political continuity; organization and operation of municipal education departments; relations between departments and institutions; management of pedagogical proposals; access to early childhood education; the social role of early childhood education; early childhood education professionals; working conditions and training. At the end, the article systematizes conclusions and public policy priorities.<hr/>Este artículo presenta una investigación sobre políticas públicas y gestión de Educación Infantil. Se centra en las encuestas con profesionales responsables por la educación para niños en veinticuatro departamentos municipales de educación. Después de presentar el referencial teórico-metodólogico, la concepción de entrevista y como se há desarrollado, el artículo describe el contexto de la investigación, el perfil de los encuestados y analiza los principales resultados en cuanto a: gestión y extensión de atención; condiciones (recursos financieros, materiales y espacio); continuidad política; organización y operación de los departamentos municipales de educación; relaciones entre departamentos e instituciones; gestión de la propuesta pedagógica; acceso a la educación infantil; lugar social da educación infantil; profesionales de educación infantil, condiciones de trabajo y formación. En la última parte, sistematiza conclusiones y prioridades para políticas públicas. <![CDATA[<b>Crítica de la razón administrativa en educación</b>: <b>el punto de vista del trabajo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo no texto é problematizar as ambições da gestão em relação ao trabalho humano e algumas das iniciativas que, no âmbito da educação escolar, atualmente buscam governá-lo e dimensioná-lo. Trata-se de um estudo de natureza teórica que mobiliza as contribuições de estudos na área da educação e também das disciplinas que têm o trabalho como objeto de estudo, especialmente as contribuições da ergonomia da atividade. Partiremos de uma situação concreta, o caso da rede pública estadual de ensino paulista, refletindo sobre o trânsito das ferramentas de gestão do setor privado para o público e sobre a efetividade de tais ferramentas. Abordaremos ainda as contradições e limites dessas ferramentas de gestão - e que são também as contradições e limites da própria gestão - diante da complexidade do trabalho humano. Concluímos então com uma breve síntese das questões tratadas, apontando a necessidade de se trazer o trabalho, suas condições e seus conteúdos para o centro da discussão.<hr/>The objective of this article is to discuss the ambitions of the management of education in relation to human work and some of the initiatives which, in the field of school education, aim to govern and evaluate it. This is a theoretical study which benefits from the contributions of studies in education and the disciplines which have work as an object of study, especially the contributions of the ergonomics of activity. We shall start from a concrete situation, the case of Sao Paulo state education system, reflecting on the transit of management tools from the private to the public sector and on the effectiveness of such tools. We will also examine the contradictions and limits of these management tools - which are also the contradictions and limits of management itself - given the complexity of human work. We will conclude with a brief summary of the issues covered, pointing to the need to bring work, its conditions and contents to the center of discussion.<hr/>El objetivo de este texto es cuestionar las ambiciones de gestión de la educación en relación con el trabajo humano y algunas de las iniciativas que - em el ámbito de la educación escolar - tratan de gobernarlo y dimensionarlo. Este es un estudio teórico que utiliza las aportaciones de los estudios en educación y las disciplinas que tienen el trabajo como un objeto de estudio, especialmente las contribuciones de la ergonomía. El artículo se divide en cuatro apartados, distribuídos em la siguiente en la secuencia: un informe de una realidad concreta, el caso de las escuelas públicas de São Paulo, la reflexión sobre la circulación de herramientas de gestión desde el sector privado al sector público, las contradicciones y los límites de dichas herramientas de gestión - y cuáles son las contradicciones y los límites - ante la complejidad del trabajo humano. Se concluye con un breve resumen de los temas, que apunta hacia la necesidad de ubicar el trabajo, sus condiciones y su contenido en el centro de la discusión. <![CDATA[<b>Percepciones de los gestores locales sobre la intersectorialidad en el Programa Saúde na Escola</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de gestores locais sobre a intersetorialidade na condução do Programa Saúde na Escola (PSE) em municípios selecionados. Trata-se de um estudo avaliativo, descritivo, com abordagem qualitativa e amostra intencional. O instrumento para coleta de dados foi por meio de questionário eletrônico. Para a avaliação das questões fechadas, realizou-se a análise descritiva dos dados. Para a análise das questões abertas, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin, associada ao programa computacional ATLAS.ti. Os resultados revelaram que os respondentes demonstram conhecimentos necessários para o trabalho intersetorial, ainda que precisem de ajustes conceituais. Não se observou participação dos estudantes na definição de prioridades, planejamento e programação das ações. Concluiu-se que capacitações são necessárias para aproximação dos profissionais envolvidos no PSE, a fim de qualificar a comunicação e o entendimento das bases conceituais do programa.<hr/>This study aimed to analyze the coordination of School Health Program (PSE) (Programa Saúde na Escola) and the perception which local managers had of the intersectioriality of the program. This is an evaluative and descriptive study with a qualitative approach and an intentional sample. The instrument for data collection was an electronic questionnaire. For the evaluation of closed questions, a descriptive analysis of data was carried out. For the analysis of open questions, the technique of content analysis proposed by Bardin was employed, along with the computer program ATLAS.ti. The results revealed that the respondents had the necessary knowledge for intersectoral work; however, it still needed conceptual adjustments. Furthermore, students did not participate in setting priorities, planning or scheduling actions. Therefore, it was concluded that training is needed to approach the professionals involved in PSE to enhance the communication and understanding of the conceptual foundations of the program.<hr/>El objetivo del estudio fue analizar las percepciones de los gestores locales de la coordinación del Programa Saúde na Escola (PSE), sobre la intersectorialidad de dicho programa. Es un estudio descriptivo, de evaluación, con enfoque cualitativo y muestra intencional. El instrumento de recopilación de datos fue un cuestionario electrónico. Para la evaluación de preguntas cerradas se llevó a cabo el análisis descriptivo de los datos. Para el análisis de preguntas abiertas, se utiliza la técnica de análisis de contenido propuesto por Bardin, asociado al programa ATLAS.ti. Los resultados mostraron que los encuestados tienen los conocimientos necesarios para el trabajo intersectorial, pero necesitan ajustes conceptuales. No hubo ninguna participación de los estudiantes en la definición de prioridades, planificación y programación de las acciones. Se concluyó que entrenamientos son necesarios para el acercamiento de los profesionales involucrados en el PSE con el fin de calificar la comunicación y la comprensión de los fundamentos conceptuales del programa. <![CDATA[<b>Las ideas del poder y el poder de las ideas</b>: <b>el Banco Mundial como actor político-intelectual</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, discute-se como o Banco Mundial explora a sinergia entre empréstimos e pensamento econômico para ampliar a sua influência e institucionalizar sua pauta de políticas em âmbito internacional. Parte-se da hipótese de que o Banco age, desde as suas origens, ainda que de diferentes formas, como um ator político, intelectual e financeiro, em virtude de sua condição singular de emprestador, formulador e articulador de políticas e veiculador de ideias - produzidas pelo mainstream anglo-saxônico e disseminadas por ele ou produzidas por ele, em sintonia com o mainstream econômico - sobre o que fazer, como e para quem em matéria de desenvolvimento capitalista.<hr/>This article discusses how the World Bank explores the synergy between loans and economic thinking to increase its influence and institutionalize its policy agenda internationally. We start from the hypothesis that the Bank has acted, since its origins, even if in different ways, as a political, intellectual and financial actor due to its singular condition of lender, policy formulator and articulator, and propagandist of ideas - produced by the anglo-saxon mainstream and disseminated or produced by the bank, in sync with this same economic mainstream - of what to do in terms of capitalist development, how to do it and to whom.<hr/>Se discute cómo el Banco Mundial explota la sinergia entre los préstamos y el pensamiento económico para expandir su influencia e institucionalizar su agenda política internacional. Se parte de la hipótesis de que el Banco, desde sus orígenes, aunque de diferentes maneras, actúa como un actor político, intelectual y financiero, debido a su condición de prestamista, formulador y articulador de políticas y difusor de ideas - producidas por mainstream anglosajón y difundido por él o producidas por él, de acuerdo con el mainstream económico - sobre qué hacer, cómo y para quién en lo que se refiere al desarrollo capitalista. <![CDATA[<b>Nuevas (re)configuraciones en el Ministerio de Educación</b>: <b>entre el hilo de Ariadna y la mortaja de Penélope</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A publicação do decreto n. 7.690, de 2 de março de 2012, incita o revigoramento do debate sobre as políticas públicas no cenário educacional brasileiro, precipuamente quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência, ao sinalizar para um novo arranjo no Ministério da Educação (MEC). No atual contexto, extingue-se a Secretaria de Educação Especial (SEESP) e suas atribuições são remanejadas para a pasta mosaica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Compreender o impacto de tal reestruturação ministerial sobre a continuidade do projeto inclusivista em nosso país é, pois, o objetivo central deste trabalho, que para tanto recupera notas históricas e metáforas gregas, na tentativa de desvelar, levantando-se posicionamentos axiológicos sobre o tema, as contradições imbricadas nesse processo de (re)configuração política do MEC.<hr/>The publication of decree n. 7.690, of march 2, 2012, stimulates the reinvigoration of the debate on public policy in the Brazilian educational scenario, primarily on the educational inclusion of people with disabilities, indicating a new arrangement in the Ministry of Education (MEC). In the current context, the Special Education Department (SEESP) has been extinguished, and its functions have been relocated to the mosaic Department of Lifelong Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI). The purpose of this article is to understand the impact of such ministerial restructuring on the continuity of the inclusive project in Brazil; for this, it resumes historical notes and Greek metaphors in an attempt to unravel, by examining axiological positions about the subject, the contradictions imbricated in the process of political (re)configuration of MEC.<hr/>La publicación del decreto n. 7.690, el 2 de marzo 2012, induce al fortalecimiento del debate acerca de las políticas públicas en el escenario educativo brasileño, principalmente en la inclusión escolar de personas discapacitadas, señalando una nueva disposición en el Ministerio de Educación (MEC). En el actual contexto, se extingue la Secretaría de Educación Especial (SEESP), y sus funciones se trasladan a la mosaica Secretaría de Educación Continuada, Alfabetización, Diversidad e Inclusión (SECADI). Comprender el impacto de tal reestructuración ministerial en la continuidad del proyecto inclusivo en nuestro país es el propósito de este trabajo, que, para ello, recupera notas históricas y metáforas griegas, con intento de desentrañar, planteando posiciones valorativas sobre el tema, contradicciones entrelazadas en el proceso de (re)configuración política del MEC. <![CDATA[<b>La escuela y familias de territorios metropolitanos de alta vulnerabilidad social</b>: <b>prácticas educativas de madres "protagonistas"</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo explorar relações com a escola de famílias moradoras de territórios de alta vulnerabilidade social. Examina práticas educativas de um grupo de mães, aqui consideradas "protagonistas", caracterizado por realizar fortes investimentos na escolarização dos filhos, mesmo que expostas a grandes riscos sociais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação das famílias, moradoras na periferia da Zona Leste de São Paulo. A análise foi realizada por retratos sociológicos. As conclusões mostram que as mães empreendem alguns esforços, entre outros, para a escolha do estabelecimento de ensino, o acompanhamento da rotina escolar e do dever de casa e o controle das interações sociais dos filhos com o território.<hr/>This article presents the results of an investigation whose goal was to explore the relationships that families residing in territories with high social vulnerability have with schools. It examines the educational practices of a group of mothers, herein considered as "protagonist" mothers, who, despite being exposed to major social risks, characteristically make significant investments in their children's education. Data was collected through semi-structured interviews and by observing these families, who reside in periphery areas on the east side of São Paulo city. Analysis was done using sociological profiles. Conclusions show that these mothers make an effort, among others, to choose schools, to monitor their children's academic routines and homework and to control their children's social interactions with the territory.<hr/>El artículo presenta resultados de una investigación que tuvo por objetivo explorar relaciones con la escuela de familias habitantes de territorios de alta vulnerabilidad social. Examina prácticas educativas de um grupo de madres, aquí consideradas protagonistas, caracterizado por invertir fuertemente en la escolarización de los hijos, aunque expuestas a grandes riesgos sociales. La recolección de datos se realizó por medio de entrevistas parcialmente estructuradas y de la observación de las familias, en los alrededores de la Zona Este de São Paulo. El análisis se realizó por medio de retratos sociológicos. Las conclusiones muestran que las madres emprendenesfuerzos, como la elección del establecimiento de enseñanza, el acompañamiento de la rutina escolar y de la tarea de casa y el control de las interacciones sociales de los hijos con el territorio, entre otros. <![CDATA[<b>La introducción de cuotas en la universidad</b>: <b>paternalismo y amenaza a la posición de los grupos dominantes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A fim de entender como se manifestam e desenvolvem as atitudes perante as cotas, realizamos dois estudos, um antes da implantação desse sistema e outro depois. Participaram 334 estudantes dos cursos mais concorridos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os resultados indicaram atitudes muito contrárias às cotas, sobretudo às raciais. Depois da implantação, a oposição cresce para as cotas raciais e diminui para as sociais. Antes da implantação, os contrários afirmaram, sobretudo, que as cotas aumentavam o preconceito contra os negros; depois da implantação, a principal justificativa foi a de que elas discriminavam. Esses resultados são discutidos como indicadores das relações entre as ideologias do paternalismo e do senso de posição grupal no preconceito racial do Brasil.<hr/>We conducted two studies in order to analyze the manifestation and development of attitudes towards quotas. Study 1 (N = 220), carried out five years before the implementation of quotas, indicated that students were very opposed to quotas, especially to the racial ones. In Study 1, the argument most often used to justify being against quotas was that they increase the prejudice against blacks. Study 2 (N = 114), conducted two months after implementation, indicated that opposition to racial quotas increased, while the opposition to social quotas decreased. Importantly, after the implementation of the quota system, the main reason to be against quotas was that they are a discriminatory measure. These results are discussed as indicators of the relations between the ideologies of paternalism and the sense of group position in racial prejudice in Brazil.<hr/>A fin de comprender cómo se manifiestan y desarrollan las actitudes hacia las cuotas hicimos dos estudios, uno antes y otro después de la implantación de las cuotas en la universidad. Participaron 334 estudiantes de los cursos más concurridos en la Universidad Federal de Sergipe. Los resultados muestran actitudes muy contrarias a las cuotas, especialmente las raciales. La oposición a las cuotas raciales aumenta y a las sociales disminuye después de su implantación. Antes de la implantación la justificación para las actitudes contrarias era, sobre todo, que las cuotas aumentan los prejuicios contra los negros; después de la implementación la razón principal fue la creencia de que ellas discriminan los grupos. Estos resultados se discuten como indicadores de las relaciones entre las ideologías de paternalismo y del sentido de la posición del grupo en el prejuicio racial en Brasil. <![CDATA[<b>"Si no cambias, morirás"</b>: <b>la (con)formación de un nuevo tipo de trabajador en el discurso de autoayuda</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesta pesquisa foi abordada a face ideológica do discurso de autoajuda na formação de um novo tipo de trabalhador, explicando o seu papel na construção da hegemonia. Estudamos os princípios desse discurso em três períodos: sua gênese, no século XIX, nas primeiras décadas do século XX e início do século XXI. Analisamos como os princípios de autoajuda foram reproduzidos no Relatório Delors e Faure. Com base em Gramsci e Fairclough, explicamos a autoajuda como um discurso ideológico presente nos relatorios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Concluímos que a formação de um novo tipo de homem pelo discurso da autoajuda acontece fora, mas também dentro da escola. Ela contribui para a consolidação de novos padrões de sociabilidade burguesa em tempos de neoliberalismo. Capitalistas, ao longo dos séculos, têm usado a autoajuda para realizar a (con)formação de um novo tipo de força de trabalho.<hr/>This investigation has addressed the ideological aspect of the self-help discourse in the formation of a new type of worker, explaining its role in the construction of hegemony. We studied the principles of this discourse in three periods: its genesis in the nineteenth century, in the early decades of the twentieth century and at the beginning of the twenty-first century. We analyzed how the principles of self-help were reproduced in the Delors and Faure Report. Based on Gramsci and Fairclough, we explained self-help as an ideological discourse present in the reports of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). We concluded that the formation of a new type of man by self-help discourse happens not only outside but also inside schools. It contributes to the consolidation of new patterns of bourgeois sociability in times of neoliberalism. For centuries, capitalists have used self-help to perform the (con)formation of a new type of workforce.<hr/>Esta investigación plantea, desde una concepción crítica, las implicaciones del discurso de autoayuda en la formación de un nuevo tipo de trabajador, mediante la explicación de su papel en la construcción de hegemonía. Se estudian los fundamentos de este discurso en tres períodos: su génesis en el siglo XIX, durante las primeras décadas del siglo XX y en los inicios del siglo XXI. Con base en Gramsci y Fairclough, se explica la autoayuda como un discurso ideológico presente en los informes de la UNESCO y se analiza cómo sus fundamentos son reproducidos en el Informe Delors y Faure. Se concluye que la formación de un nuevo tipo de hombre con el discurso de autoayuda, se está dando no solo fuera sino también dentro de la escuela. Asimismo se muestra que este discurso contribuye a la consolidación de nuevos patrones de sociabilidad burguesa en tiempos de neoliberalismo y que los capitalistas, a lo largo del tiempo, han usado la autoayuda para la (con)formación de un nuevo tipo de fuerza de trabajo. <![CDATA[<b>Matemáticas y texto</b>: <b>prácticas de numeracia en un libro didáctico de la educación de personas jóvenes y adultas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este exercício de análise de atividades propostas num livro didático de matemática da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) compõe um estudo desenvolvido no contexto das preocupações com a elaboração de parâmetros para a avaliação de materiais didáticos para esse público. Ao discutir como práticas de numeramento se constituem em atividades sobre números racionais, nossa análise pretende contemplar mais que esforços de promoção da aquisição de habilidades: quer problematizar a dimensão sociocultural das decisões pedagógicas e das práticas matemáticas para cuja apropriação um livro pretende contribuir. Focalizamos aqui práticas que relacionam leitura de textos e aprendizagem matemática, procurando estabelecer interlocução com reflexões sobre letramento e numeramento, sobre peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica e sobre as especificidades da relação dos alunos e das alunas da EJA com conhecimentos matemáticos e com práticas letradas.<hr/>This analysis of a group of activities proposed by a mathematics textbook addressed to Youth and Adult Education (EJA) is part of a study developed in the context of concerns about the development of parameters for the assessment of teaching materials for this public. By discussing how numeracy practices are constituted in school activities with rational numbers, our analysis intends not only to discuss the efforts to promote the acquisition of some skills, but also to problematize the sociocultural dimension of both pedagogic decisions and mathematics practices for whose appropriation the textbook intends to contribute. We focus on practices related to text reading and mathematics learning, seeking to establish a dialogue with reflections on: literacy and numeracy, peculiarities of the teaching of rational numbers and the specificities of the relations of young and adult students with mathematical knowledge and literate practices.<hr/>Este ejercicio de análisis de actividades propuestas en un libro didáctico de matemáticas de Educación de Personas Jóvenes y Adultas (EJA) compone un estudio desarrollado en el contexto de las preocupaciones con la elaboración de parámetros para evaluación de materiales didácticos para ese público. Al discutir cómo prácticas de numeracia se constituyen en actividades sobre números racionales, nuestro análisis va más allá de los esfuerzos para promoción de la adquisición de habilidades: problematiza la dimensión sociocultural de las decisiones pedagógicas y de las prácticas matemáticas para cuya apropiación un libro pretende contribuir. Destacamos las prácticas que relacionan lectura de textos y aprendizaje de matemáticas, buscando establecer interlocución con reflexiones sobre alfabetismo y numeracia, sobre las peculiaridades de la enseñanza de los números racionales en la educación básica y sobre la relación de los alumnos y de las alumnas de EJA con conocimientos matemáticos y con las de prácticas de lectura. <![CDATA[<b>La ideología de los problemas matemáticos en los libros de texto de la Unión Soviética anterior a la revolución hasta 1960</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A análise dos enunciados de problemas matemáticos em livros soviéticos buscou verificar se houve mudança na ideologia explicitada nos textos antes e após a Revolução de 1917. A análise categorial foi a metodologia de pesquisa para o exame dos problemas em relação ao tema predominante do estudo. Concluímos que antes da revolução a ideologia estava relacionada com o poder da Monarquia russa e da Igreja. A ideologia mudou seu foco e após a revolução os autores de livros didáticos seguiram as diretrizes do Comitê do Partido Soviético. Estas definiam as orientações que deveriam conduzir os jovens russos do primeiro ano escolar até o ensino médio. A ideologia nos enunciados dos livros de matemática de maneira aberta e direta objetivava realçar as realizações na área da tecnologia nacional, progressos na produção agrícola, vantagens do trabalho coletivo, grandes obras nas cidades e modernos meios de transporte. A análise dos enunciados de problemas matemáticos em livros soviéticos buscou verificar se houve mudança na ideologia explicitada nos textos antes e após a Revolução de 1917. A análise categorial foi a metodologia de pesquisa para o exame dos problemas em relação ao tema predominante do estudo. Concluímos que antes da revolução a ideologia estava relacionada com o poder da Monarquia russa e da Igreja. A ideologia mudou seu foco e após a revolução os autores de livros didáticos seguiram as diretrizes do Comitê do Partido Soviético. Estas definiam as orientações que deveriam conduzir os jovens russos do primeiro ano escolar até o ensino médio. A ideologia nos enunciados dos livros de matemática de maneira aberta e direta objetivava realçar as realizações na área da tecnologia nacional, progressos na produção agrícola, vantagens do trabalho coletivo, grandes obras nas cidades e modernos meios de transporte.<hr/>The analysis of the context of mathematical problems in Soviet textbooks from the pre- -revolutionary period to 1960 sought to verify whether there was a change in the ideology made explicit in the texts before and after the Revolution of 1917. We used the categorical analysis as research methodology to examine problems related to the predominant theme of the study. We concluded that, before the revolution, the ideology was related to the power of the Russian monarchy and the Church. Ideology shifted its focus after the revolution: the authors of textbooks followed the guidelines of the Committee of the Communist Party. These defined the orientation that should guide the Russian youth from first grade to secondary education. The ideology in the contents of mathematics textbooks openly and straightforwardly aimed at highlighting the achievements of national technology, the progress in agricultural production, the benefits of collective work, great constructions in the cities and modern means of transport.<hr/>El análisis de los estados de problemas matemáticos en los libros soviéticos trató de verificar si había alguna ideología explícita en los textos antes y después de la Revolución de 1917. Un análisis categórico fue la metodología de investigación para el examen de las cuestiones en relación con el tema predominante del estudio. Llegamos a la conclusión de que antes de la revolución, la ideología se relaciona con el poder de la monarquía rusa y la Iglesia. La ideología ha cambiado su enfoque y después de la revolución, los autores de libros de texto actuaron conforme las directrices del Comité del Partido Soviético. Dichas directrices definían las orientaciones que deberían guiar a los jóvenes rusos desde el primer año escolar hasta la escuela secundaria. La ideología en los enunciados de los libros de matemáticas tenía como objetivo, de forma abierta y directa, destacar los logros en la tecnología nacional, mejoras en la producción agrícola, las ventajas del trabajo colectivo, grandes obras en las ciudades y los medios modernos de transporte. <![CDATA[<b>Las políticas de desarrollo profesional del profesor principiante en el programa de acompañamiento de docentes noveles en su primera inserción laboral de Argentina</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando las dificultades que tienen que enfrentar los docentes cuando se inician en su profesión, particularmente en la actualidad, este trabajo presenta ciertas alternativas de intervención política y pedagógica tomando como referencia el Programa de Acompañamiento de Docentes Noveles en su Primera Inserción Laboral de Argentina. En una primera parte, se exponen los rasgos fundamentales de este programa que constituye una de las líneas de desarrollo profesional docente a nivel nacional. La lógica del acompañar y los distintos dispositivos implementados, las experiencias locales como insumos para la definición de políticas públicas, son algunos de ellos. A continuación, se presentan y analizan las opiniones de los docentes noveles que han recibido acompañamiento en su primera inserción laboral sobre las fortalezas y debilidades que ellos perciben a la hora de enseñar, la valoración de la formación recibida y la propuesta de acompañamiento en sí misma. Finalmente, se ponen en consideración una serie de características que se tendrían que contemplar por cualquier propuesta formativa que apunte al fortalecimiento del oficio de enseñar.<hr/>Considering the difficulties faced by teachers when they begin working, particularly at present times, this article presents some alternatives for political and pedagogical interventions taking as a reference the Programme for Supervision of Inexperienced Teachers Entering the Labor Market in Argentina. In the first part, the main features of this programme are exposed. It is one of the national lines of teacher professional development. Supervision, the different devices implemented and local experiences as inputs for defining public policies are some of those lines. Furthermore, opinions of inexperienced teachers who have been followed in their entry in the labor market are presented and analysed, with emphasis on strengths and weaknesses perceived when teaching, the value of the training received and the supervision proposal itself. In the end, several characteristics which should be considered by every training proposal aimed at strengthening the teaching job are examined.<hr/>Levando em consideração as dificuldades que os docentes têm de enfrentar quando iniciam a sua profissão, principalmente nos dias de hoje, este trabalho apresenta certas alternativas de intervenção política e pedagógica, tomando como referência o Programa de Acompanhamento de Docentes Inexperientes na sua Primeira Inserção Laboral da Argentina. Na primeira parte, são exploradas as características fundamentais desse programa, que constitui uma das linhas de desenvolvimento profissional docente em nível nacional. A lógica de acompanhar e os diferentes dispositivos implementados e as experiências locais como insumos para a definição de políticas públicas são alguns exemplos. Na continuação, apresentam-se e são analizadas as opiniões dos docentes inexperientes que têm recebido acompanhamento na sua primeira inserção laboral, com destaque para os pontos fortes e as debilidades que eles percebem no momento de ensinar, a valorização da formação recebida e a própria proposta de acompanhamento. Finalmente, coloca-se em consideração uma série de características que teria de ser contemplada por qualquer proposta formativa que aponte o fortalecimento do ofício de ensinar. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es