Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-247820170001&lang=es vol. 22 num. 68 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[DESCOLONIZAR LOS LIBROS DE TEXTO: RAZA, GÉNERO Y COLONIALIDAD EN LOS LIBROS DE EDUCACIÓN DEL CAMPO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Descolonizar o pensamento é uma luta fundamental dos movimentos de educação do campo, é um modo de resistência e re-existência de saberes e modos de vida. Considerando que a subalternização dos saberes do campo é produzida pelo monopólio e visibilidade do saber euro-ocidental, assim como pela desqualificação e invisibilização do saber campesino, este artigo se debruça sobre os livros do Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) de educação no campo, atentando para os conhecimentos e modos de vida que ali se apresentam e como se apresentam. Por meio da seleção e análise de acontecimentos imagéticos e textuais significativos, são discutidas hierarquias de saberes e modos de vida nos materiais em questão. O artigo resulta de uma pesquisa sobre raça e gênero no PNLD de educação no campo, lançado em 2013. Analisando todos os livros do programa, a pesquisa dá a ver dois acontecimentos centrais nos modos em que raça e gênero performam nesses livros: a colonialidade do saber e o estilo politicamente correto.<hr/>ABSTRACT Decolonizing thought is a fundamental struggle of the movements for rural education. It is a way of resisting and re-iventing knowledge and ways of living. Considering that the monopoly and visibility of western European knowledge devalue, desqualify and invisibilize rural knowledge, this article investigates the books of the Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) for rural education, seeing how knowledge and ways of life are presented in the textbooks. By means of the selection and analysis of meaningful imagetic and textual events, the article thematizes hierarchies of knowledge and ways of life in the aforementioned textbooks. This article is the result of research about how race and gender are addressed in all the books of the PNLD for rural education, released on 2013. The research reveals two central events regarding the ways by which race and gender are performed on those books: the coloniality of knowledge and the politically correct style.<hr/>RESUMEN Descolonizar el pensamiento es una lucha fundamental del movimiento de la educación rural, es una forma de resistencia y re-existencia de conocimientos y formas de vida. En vista de que la subordinación de los saberes del campo se produce por el monopolio y la visibilidad del conocimiento euro-occidental, así como por la descalificación y la invisibilidad del saber campesino, este artículo se centra en los libros del Programa Nacional de Libros Didáticos (PNLD) del educación campo, prestando atención a los conocimientos y las formas de vida que se presentan y para cómo se presentan. A través de la selección y el análisis de los acontecimientos imagéticos y textuales, son discutidas las jerarquías del conocimiento y de formas de vida en el material en cuestión. El artículo resulta de una investigación sobre raza y género en el PNLD del educación campo, lanzado en 2013. Por el análisis de todos los libros del programa, la investigación revela dos eventos centrales en las formas en que la raza y el género performam estos libros: la colonialidad del saber y el estilo politicamente correcto. <![CDATA[PRODUCCIÓN Y CONSERVACIÓN DE LA MASCULINIDAD EN EL ROMANCE O ATENEU]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100035&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este ensaio analisa a produção e a conservação da masculinidade no romance O Ateneu (Raul Pompeia), que retrata a vida escolar em um internato de elite do século XIX. O ensaio discute principalmente a trajetória do menino Sérgio, narrador e protagonista do romance, que sofre experiências disciplinares destinadas a transformar suas marcas infantis e femininas em características adultas e masculinas. A produção e a conservação da masculinidade aparecem principalmente implicadas em eventos rituais que visam definir identidades conferindo marcas distintivas socialmente reconhecidas que tanto consagram a norma viril quanto estigmatizam e punem supostas fragilidades femininas ou comportamentos vistos como efeminados. A análise da produção e conservação da masculinidade em O Ateneu permite, assim, observar os "mecanismos históricos responsáveis pela desistoricização e eternização relativas das estruturas da divisão sexual" (Bourdieu, 2002, p. 8) atuantes naquele meio escolar.<hr/>ABSTRACT This assay examines the production and conservation of masculinity in the novel O Ateneu (Raul Pompeia), which portrays the life in an elite boarding school on 19th Century. The assay mainly discusses about Sergio's trajectory, narrator and protagonist of the novel, which suffers disciplinary experiences to transform their infant and female brands into adult and males characteristics. The production and conservation of masculinity appear mainly involved in ritual events that aim to define identities giving socially recognized distinctive marks which acclaim the virile norm and stigmatize and punish presumed female frailties or behaviors seen as effeminate. The analysis of the production and conservation of masculinity in the O Ateneu allows us to observe the "historical mechanisms responsible for the dehistoricization and perpetuation of structures related sexual division" (Bourdieu, 2002, p. 8) active in that school surrounding.<hr/>RESUMEN El ensayo analiza la producción y conservación de la masculinidad en el romance O Ateneu (Raul Pompeia) que retrata la vida escolar en un internado de elite del siglo XIX. El ensayo discute principalmente la trayectoria del niño Sérgio, narrador y protagonista del romance. Él sufre experiencias disciplinares destinadas a transformar sus marcas infantiles y femeninas en características adultas y masculinas. La producción y conservación de la masculinidad aparecen principalmente implicadas en eventos rituales que tenían por objetivo definir identidad asignando marcas distintivas socialmente reconocidas, que estipulaban la norma viril y estigmatizaban y castigaban supuestas fragilidades femeninas o comportamientos vistos como afeminados. El análisis de la producción y conservación de la masculinidad en O Ateneu permite, así, observar los "mecanismos históricos responsables de la ahistoricidad y eternización relativas de las estructuras de la división sexual" (Bourdieu, 2002, p. 8) actuantes en aquel medio escolar. <![CDATA[VOCES EN DIÁLOGO: ENSEÑANZA, LECTURA Y LITERATURA BAJO EL FOCO DE LOS DOCENTES DE LICENCIATURA EN LETRAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100061&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo tem como objeto de análise os direcionamentos do ensino de literatura nas faculdades federais de letras (licenciaturas) do estado de Minas Gerais. Para a realização da análise, empregaram-se abordagens qualitativa e quantitativa, dados que foram obtidos fundamentalmente por meio de pesquisa de campo. Documentos e entrevistas com professores das universidades pesquisadas compuseram o corpus do trabalho. Apreendem-se, pela leitura dos dados, diversas vozes acerca das relações literatura-ensino. A partir daí, levanta-se uma série de reflexões sobre tais processos, delineando-se o lugar que a literatura ocupa contemporaneamente nessas universidades.<hr/>ABSTRACT The article has as it subjects of analysis the directions literature teaching is taking in federal universities of teacher education courses (in Portuguese) in the state of Minas Gerais. To perform the analysis, were employed qualitative and quantitative approaches to data, that were obtained primarily through field research. The corpus is composed of documents and interviews with professors from studied universities. Data analysis revealed the presence of diverse voices concerning to the relation between literature and education. By these voices, a series of reflections on such processes could outline the place literature contemporaneously occupies in the universities investigated in this study.<hr/>RESUMEN Este texto, oriundo de investigación desarrollada en el período de 2007 a 2010, tiene como objeto de análisis los direccionamientos de enseñanza de literatura en las facultades federales de letras (licenciaturas) del estado de Minas Gerais. Para la realización del análisis, se utilizó enfoques cualitativo y cuantitativo de los datos, que se obtuvieron fundamentalmente, por medio de pesquisa de campo. Documentos y entrevistas con profesores de las siguientes universidades compusieron el corpus de la investigación. Aprehende, por medio de entrevistas, diversas voces acerca de las relaciones literatura-enseñanza. A partir de ahí, se levanta una serie de reflexiones sobre tales procesos, delineándose el lugar que la literatura ocupa contemporaneamente en esas universidades. <![CDATA[LAS CAPACIDADES DE LENGUAJE DE UN ALUMNO "DISLÉXICO" APRENDIZ DE INGLÉS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100081&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Partindo do conceito de linguagem como uma atividade socialmente organizada que possibilita a comunicação humana servindo como instrumento de ação nas práticas sociais (Bronckart, 2003, 2006, 2007), refutamos o conceito de dislexia tradicionalmente (re)conhecido como um distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita localizada no aprendiz (Massi, 2004a, 2007). Este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso em que um aluno "disléxico" frequentava aulas de língua inglesa e uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) foi utilizada para o ensino dessa língua. Os resultados revelaram que as atividades arroladas na sequência didática para explorar a capacidade linguístico-discursiva do sujeito de pesquisa - capacidade diretamente relacionada ao uso de itens lexicais e de regras gramaticais - (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993) mostraram suas possibilidades de aprendizagem e capacidades de linguagem, desconstruindo seu laudo de disléxico em grau severo.<hr/>RESUMEN Partiendo del concepto de lenguaje como una actividad socialmente organizada que posibilita la comunicación humana sirviendo como instrumento de acción en las prácticas sociales (Bronckart, 2003, 2006, 2007) rechazamos el concepto de dislexia(s) tradicionalmente (re)conocida como un disturbio de aprendizaje del lenguaje escrita (Massi, 2004a, 2007). Este trabajo objetiva presentar un estudio de caso en que un alumno "disléxico" frecuentaba clases de lengua inglesa y una secuencia didáctica (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) fue utilizada para la enseñanza de aquella lengua. Los resultados revelaron que las actividades desarrolladas en la secuencia didáctica para explotar la capacidad lingüística discursiva del sujeto de pesquisa -capacidad directamente relacionada al uso de ítems lexicales y de reglas gramaticales- (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993) revelaron sus posibilidades de aprendizaje y capacidades de lenguaje, desconstruyendo su laudo de disléxico en grado severo.<hr/>ABSTRACT Based on the concept of language as a socially organized activity, which allows human communication and work as an action instrument for social practices (Bronckart, 2003, 2006, 2007), we refute the concept of dyslexia traditionally (re)cognized as a learner's written language learning disability (Massi, 2004a, 2007). The objective of this work is to present a case study in which a "dyslexic" student attended English language classes and a didactic sequence (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) developed to teach the referred language. Results showed that the activities included in the didactic sequence to explore the research subject's linguistic-discursive capacity - a capacity directly related to the use of lexical items and grammatical rules - (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993) revealed the subject's learning possibilities and language capacities thus deconstructing his severe dyslexic diagnosis. <![CDATA[EN EL ENTRECRUCE DE LENGUAJES...: EL ARTE Y EL CUERPO PARA PENSAR LA EDUCACIÓN Y LA FORMACIÓN DE LO HUMANO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100101&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho pretende introduzir uma discussão sobre o corpo biográfico (Danis Bois) e o imaginário (Gilbert Durand) na área da educação. O tema resulta de uma pesquisa cujo intuito foi trazer outros aportes para pensar a formação humana. Neste texto, fez-se um recorte para refletir os entrecruzamentos da arte e do corpo como linguagens que podem fomentar a educação e a formação humana. Defende-se que o corpo biográfico abriga a história do ser humano, em cujos gestos repercutem uma história singular e plural. Ressaltamos que este seja contemplado como uma matéria sutil e sensível, tão importante quanto às matérias pragmáticas e utilitárias. Sobretudo, ainda a ser desvelado por linguagens artísticas ou pelo menos que se utilize de outras racionalidades que não somente as hegemônicas e instituídas.<hr/>RESUMEN Este trabajo pretende introducir una discusión sobre el cuerpo biográfico (Danis Bois) y el imaginario (Gilbert Durand) en el área de la educación. El tema resulta de una investigación, cuyo intuito ha sido traer otros aportes para pensar la formación humana. En este texto, se ha brindado un espacio para reflexionar los entrecruces del arte y del cuerpo como lenguajes que pueden fomentar la educación y la formación humana. Se defiende que el cuerpo biográfico abriga la historia del ser humano, en cuyos gestos reflejan una historia singular y plural. Resaltamos que esto se contemple como una materia sutil y sensible, tan importante como las materias pragmáticas y utilitarias. Sobre todo, aun por revelar a través de lenguajes artísticos o por lo menos que se utilice de otras racionalidades, que no solamente las hegemónicas e instituidas.<hr/>ABSTRACT This study aims at starting a discussion about the biographical body (Danis Bois) and the imaginary (Gilbert Durand) in the area of education. This theme results from a research whose objective was to bring new ideas to reflect on human. This paper describes a part of the study to reflect the intertwining between arts and bodies as languages which may trigger education and human development. The biographical body has been seen as a source that hosts the history of human beings whose gestures spread a singular and plural story. It should be understood as a subtle and sensitive matter which is as important as pragmatic and utilitarian matters. It still needs to be revealed by artistic languages or, at least, to use other rationalities, rather than merely the hegemonic and instituted ones. <![CDATA[Evaluación de la jerarquía de los valores humanos de Schwartz en la adolescencia: diferencias de género e implicaciones educativas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100123&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Schwartz propone la existencia de diez valores distinguibles en diferentes países y culturas. En este estudio se presenta un análisis exploratorio de estos valores en un grupo de adolescentes. La muestra fue de 499 adolescentes: 267 varones y 232 mujeres. Los participantes completaron el cuestionario de valores personales. La jerarquía de valores obtenida indicó mayor preferencia por hedonismo y los valores que componen los tipos trascendencia y apertura al cambio. Los valores menos preferidos fueron los relacionados con los tipos promoción personal y conservación. Se hallaron diferencias significativas en función de sexo en la importancia otorgada a benevolencia, universalismo, conformidad y seguridad. La jerarquía obtenida para los adolescentes en este estudio difiere de la obtenida para adultos en otras investigaciones. Los resultados pueden contribuir al desarrollo de propuestas didácticas encaminadas al aumento de la motivación del alumnado y a reducir el fracaso escolar.<hr/>ABSTRACT Schwartz proposed ten value dimensions which are discriminated among countries and cultures in his theory of basic human values. This study explores the values proposed in a group of adolescents. The sample was 499 adolescents: 267 men and 232 women. Participants completed the personal value questionnaire. The value hierarchy obtained showed that hedonism and the values included in the higher order types self-trascendence and openness to change were the preferred values. Values related with the higher order types conservation and self-enhancement were less important values for adolescents. Gender significant differences were found in the importance given to universalism, benevolence, conformity and security. Values hierarchy obtained in this study with adolescents differs from others obtained for adults in previous research. Results obtained may contribute to the development of didactic proposals to increase pupil motivation, and to decrease the academic failure.<hr/>RESUMO Schwartz, em sua teoria de valores humanos básicos, propõe dez valores distinguíveis em diferentes países e culturas. Neste estudo, apresenta-se uma análise exploratória dos valores propostos em um grupo de adolescentes. A amostra foi composta de 499 adolescentes: 267 homens e 232 mulheres. Os participantes completaram o questionário de valores pessoais. A hierarquia de valores obtida indicou uma maior preferência por hedonismo e valores que compõem os tipos de ordem superior, transcendência e abertura à mudança. Os valores menos preferidos foram os relacionados com os tipos promoção pessoal e conservação. Diferenças significativas foram encontradas, em relação ao gênero, na importância dada à benevolência, universalismo, conformidade e segurança. A hierarquia dos valores para os adolescentes participantes difere da obtida em adultos. Os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de propostas educacionais que visam aumentar a motivação dos alunos e reduzir o insucesso escolar. <![CDATA[PRÁCTICAS DE LA LECTURA LITERÁRIA Y LA PNAIC CONTRIBUCIÓN]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100147&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo analisa opções teórico-metodológicas empregadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) relacionadas à leitura de textos literários de ficção, sobretudo aqueles em que a imagem é elemento predominante. Em seguida, tomando-se referencial de pesquisa-ação, reportam-se resultados de levantamento de impressões de leitura de textos de ficção por imagens, por professores participantes do PNAIC. Entre as principais conclusões estão o caráter tangencial que se confere ao ensino da literatura na proposta didática do PNAIC. Esse traço parece agravado quando se observa, entre os professores participantes do levantamento de leitura, uma forma predominantemente escolarizada de ler, que se distancia da estética peculiar aos textos, para compreendê-los com base em valores externos, mas prestigiados socialmente.<hr/>RESUMEN En este artículo se hace un análizis de las opciones teórico-metodológicos empleadas por el Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) relacionadas a la lectura de textos de ficción, en especial aquellos en los cuales la imagen es el elemento predominante. Luego, teniendo en cuento la investigación- acción como referencia, se muestra resultados obtenidos de las impresiones de lecturas de ficción por imágenes, de los profesores participantes de dicho PNAIC. Entre las principales conclusiones están el carácter tangencial que se da a la enseñanza de la literatura en la propuesta del PNAIC. Este rasgo parece peor cuando se observa entre los profesores participantes del estudio, una manera de leer predominantemente aprendida en la escuela, que se aleja de la estética peculiar a los textos, para que se los comprenda a partir de valores externos, pero socialmente prestigiados.<hr/>ABSTRACT This article examines theoretical and methodological choices employed by the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) [National Pact for Literacy at the Proper Age] related to reading literary fiction texts, especially those in which the image is predominant element. Then, taking up referential action-research, it reports conclusions about impressions of reading fiction texts for images, for teachers participating in the PNAIC. Among the key findings are tangential character that gives the teaching of literature in the PNAIC. This trait seems worse when it is observed among the teachers participating in the survey read, a predominantly schooled way of reading, which moves away from the peculiar aesthetic texts, to understand them from external and prestigious values. <![CDATA[ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA O LITERACIA CIENTÍFICA? INTERESES IMPLICADOS EN LA INTERPRETACIÓN DEL CONCEPTO DE SCIENTIFIC LITERACY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100169&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A produção acadêmica no Brasil sobre divulgação científica, na qual se insere o ensino de ciências, muito se apoia em referências bibliográficas em língua inglesa. Nos trabalhos que tratam da noção de scientific literacy, predomina a escolha por traduzi-la como "alfabetização científica", e uma parcela bem menor dos estudos adotam "letramento científico". Este artigo trata da entrada do termo "letramento" no campo dos estudos da linguagem do meio acadêmico brasileiro, do qual foi emprestado; em seguida, apresenta algumas definições de scientific literacy em estudos internacionais sobre divulgação científica e ensino de ciências; depois confronta essas definições com trabalhos de autores brasileiros do campo do ensino de ciências, um que usa "alfabetização científica" e outro que usa "letramento científico"; por fim, propõe-se um diálogo do ensino de ciências com o jornalismo para explorar a potencialidade da noção de letramento científico.<hr/>ABSTRACT The academic production in Brazil about science communication, which cover the teaching of sciences, is largely based on bibliographic references in English. In the works that deal with the notion of "scientific literacy" predominate the choice by translating it as "alfabetização científica" and a much smaller proportion of the studies adopt "letramento científico". This article discusses the entry of the term "literacy" in the field of language studies of Brazilian academy, from where it was borrowed; then presents some definitions of "scientific literacy" in international studies of science communication and teaching of science; then confronts these definitions with works of Brazilian authors from the field of teaching of science, one that uses "alfabetização científica" and another that uses "letramento científico"; finally, this article propose a dialogue between the teaching of science and the journalism to explore the potentiality of the concept of scientific literacy.<hr/>RESUMEN La producción académica en Brasil sobre comunicación científica, en la cual se incluye la enseñanza de las ciencias, se basa en gran medida en las referencias bibliográficas en inglés. En las obras que tienen que ver con la noción de scientific literacy predomina la elección de traducirla como "alfabetização científica" y una proporción mucho menor de los estudios adopta "letramento científico". Este artículo aborda la entrada de la expresión "literacia" en el campo de los estudios de lenguaje de la academia brasileña, donde fue prestado; luego presenta algunas definiciones de scientific literacy en los estudios internacionales de comunicación científica y enseñanza de las ciencias; a continuación, se coteja estas definiciones con trabajos de autores brasileños en el campo de la enseñanza de las ciencias, uno que utiliza la "alfabetização científica", y otro que utiliza el "letramento científico"; por último, se propone un diálogo entre la enseñanza de las ciencias y el periodismo para explorar las potencialidades del concepto de literacia científica.. <![CDATA[HABILIDADES DE COMPRENSIÓN LECTORA: SU ENSEÑANZA Y SU EVALUACIÓN POR LA PROVINHA BRASIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100187&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas.<hr/>RESUMEN A través de análisis de documentos, observación de clases y análisis del rendimiento de niños en lectura, investigamos exámenes de Provinha Brasil, bien como las relaciones entre los resultados de los niños y las prácticas de sus maestras. Se demostró que hubo relación entre los resultados en Provinha Brasil y las prácticas docentes, pero los maestros poco se dedicaban a la enseñanza de la lectura de textos. Se concluye que los impactos en los resultados de Provinha Brasil han resultado de la enseñanza de la base alfabética y que el nivel de lectura solicitado en las cuestiones de Provinha no requería habilidades de comprensión de texto más elaboradas.<hr/>ABSTRACT Through document analysis, classroom observation and analysis of children's performance in reading, we investigated tests from Provinha Brasil, as well as the relationships between children's outcomes and practices of their teachers. It was shown that there was a relationship between the results of Provinha Brasil and teaching practices, but the teachers didn't dedicate enough time to teaching reading texts. It was concluded that the impacts upon Provinha Brasil stemmed from teaching the alphabet basis and that the reading level required by Provinha's questions did not demand more elaborated text comprehension skills. <![CDATA[LAS CARACTERÍSTICAS DE LAS PRÁCTICAS DE ENSEÑANZA DE LECTURA-ESCRITURA EN DOS ESCUELAS DEL SISTEMA PÚBLICO FRANCÉS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100213&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as atividades de ensino de leitura e escrita em duas classes francesas de 1º ano. Trata-se de estudar como o professor controla e regula o processo de ensino-aprendizagem da leitura-escrita, compreendendo o processo de ensino-aprendizagem em dois contextos distintos, reais e naturais. Esse objetivo é atingido por meio de um estudo comparativo, realizado em duas escolas localizadas na região metropolitana de Grenoble, França. A atividade de ensino é investigada a partir de observações instrumentalizadas e da coleta de documentos pedagógicos. As ações de ambos os professores são caracterizadas em quatro categorias de análise: ensino do código; ensino significativo do código; ensino interdisciplinar; ensino do sentido da leitura-escrita. A conclusão ressalta a heterogeneidade e a riqueza das práticas no 1º ano, dando acesso a uma melhor compreensão da complexidade do processo de ensino-aprendizagem da leitura-escrita.<hr/>ABSTRACT This article aims to identify and analyze the teaching of reading and writing activities in two French classes of first year. The idea is to study how the teacher controls and regulates the process of teaching and learning of reading and writing, understanding the process of teaching and learning at two distinct contexts, real and natural. This goal is achieved through a comparative study conducted at two schools located in the metropolitan area of Grenoble, France. The teaching activity is investigated from instrumented observations and the collection of pedagogical documents. The actions of both teachers are characterized in four analysis categories: education code, significant code education, interdisciplinary education and teaching the meaning of read-write. The findings highlight the heterogeneity and the wealth of practices in the first year, giving access to a better understanding of the complexity of the reading-writing teachinglearning process.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar actividades de enseñanza de lectura y escritura en dos clases francesas de 1º año. Se trata de estudiar como el profesor controla y funciona el proceso enseñanza-aprendizaje de la lectura-escritura, comprendiendo el proceso de enseñanza-aprendizaje en dos contextos distintos, reales y naturales. Este objetivo es alcanzado a través de un estudio comparativo, realizado en dos escuelas localizadas en la región metropolitana de Grenoble, Francia. La actividad de enseñanza es investigada a partir de observaciones instrumentalizadas y de la colecta de documentos pedagógicos. Las acciones de ambos profesores son caracterizadas en cuatro categorías de análisis: enseñanza de código; enseñanza significativa de código; enseñanza interdisciplinar; enseñanza de sentido escritura-lectura. La conclusión resalta la heterogeneidad y la riqueza de las prácticas en el 1º año, dando paso a una mejor comprensión de la complejidad del proceso de enseñanzaaprendizaje de la lectura-escritura.<hr/>RÉSUMÉ Cet article a pour but d'identifier et d'analyser les actions d'enseignement de la lecture-écriture dans deux classes françaises de cours préparatoire. Cet objectif est abordé selon une démarche comparative mise en œuvre dans deux écoles situées dans la région de Grenoble-France, afin de mieux cerner le processus d'enseignement-apprentissage dans deux contextes distincts, réel et naturel. L'activité enseignante est analysée à l'aide des observations instrumentées et des recueils documentaires. Les actions des deux enseignants sont regroupées autour de quatre catégories d'analyse : enseignement du code, enseignement significatif du code, enseignement interdisciplinaire et enseignement du sens de la lecture-écriture. La conclusion que nous proposons fait une large place à l'hétérogénéité et à la richesse des pratiques dans le cours préparatoire, ouvrant ainsi un accès vers une meilleure compréhension de la complexité du processus d'enseignement-apprentissage mobilisé dans le cadre d'un système d'activité. <![CDATA[CULTURAS DE LO ESCRITO EN LAS ASOCIACIONES Y PROYECTOS SOCIALES INDÍGENAS: UN ESTUDIO SOBRE LOS XAKRIABÁ, MINAS GERAIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100231&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo analisa o lugar que o escrito tem ocupado no cotidiano de comunidades Xakriabá, principalmente em situações relacionadas à elaboração e ao desenvolvimento de projetos sociais em suas associações. O trabalho baseia-se em pesquisa etnográfica realizada em três aldeias. Os resultados indicam que, entre os Xakriabá, a habilidade de ler e escrever é performada não como um atributo restrito ao indivíduo, mas como uma habilidade disponibilizada para o coletivo. Nesse contexto, a oralidade é fundamental no processo de negociação entre os diversos sujeitos e o escrito. Os usos e funções do escrito produzidos cotidianamente pelos Xakriabá estabelecem, e por vezes pressupõem, diferenças entre os sujeitos envolvidos, embora não gerem necessariamente desigualdade entre eles. Constatamos ainda que os Xakriabá, ao se virem na situação de interagir com uma modalidade de escrita característica da sociedade nacional, o fazem atribuindo usos e funções de acordo com os costumes e tradições locais.<hr/>RESUMEN El artículo analiza el lugar que el escrito ha ocupado en el cotidiano de comunidades Xakriabá, principalmente en situaciones relacionadas a la elaboración y desarrollo de proyectos sociales, en sus asociaciones. El trabajo se basa en una pesquisa etnográfica realizada en tres pueblos de indios. Los resultados indican que, entre los Xakriabá, la habilidad de leer y escribir es utilizada no como atributo restricto al individuo, sino como una habilidad disponible para el colectivo. En ese marco, la oralidad es fundamental en el proceso de negociación entre los diversos sujetos y el escrito. Los usos y funciones del escrito producidos cotidianamente por los Xakriabá establecen y por veces presuponen diferencias entre los sujetos envueltos aunque no produzcan necesariamente desigualdad entre ellos. Constatamos también que los Xakriabá, cuando se encuentran en la situación de interacción con una modalidad de escritura característica de la sociedad nacional, lo hacen atribuyendo usos y funciones basados en las tradiciones locales.<hr/>ABSTRACT The article analyses the place that the written word has been occupying in everyday life of Xakriabá communities, especially in situations related the preparation and development of social projects, in indigenous associations. The work is based on an ethnographic study of three villages. The results indicate that, among Xakriabá, the ability to read and write is performed not as an attribute restricted to the individual, but as a skill available to the collective. In this framework, orality is crucial in the negotiation between different subjects and the writing process. The uses and functions of writing that has been produced daily by Xakriabá establish and sometimes assume differences between the subjects involved. These differences, however, does not necessarily result in inequalities among them. Finally, Xakriabá see, on one hand, the situation of interacting with a mode of writing characteristic of the national society, and, on the other hand, do assigning uses and functions in accordance with local traditions. <![CDATA[LA EMERGENCIA DEL DISCURSO DE INCLUSIÓN ESCOLAR EN BIOPOLÍTICA: UNA PROBLEMATIZACIÓN EN BUSCA DE UNA MIRADA MÁS RADICAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100255&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Os enunciados do discurso sobre a inclusão se formaram em consonância com a configuração atual da biopolítica no neoliberalismo, por vezes desconsiderando as dissonâncias geradas pela experiência, pela diferença que singulariza as relações com a deficiência e pelo acontecimento que a significa na escola. Ao recobrar esses aspectos, o presente artigo procura problematizar a dispersão contida nos discursos sobre a inclusão e indicar outro olhar sobre a relação com a deficiência nos contextos educacionais. Para tanto, recorre-se ao pensamento tardio de Michel Foucault para analisar algumas pistas sobre a emergência e os limites dos discursos sobre a inclusão escolar. Para buscar outro olhar sobre o assunto, enfatiza-se a positividade da deficiência na escola e a necessidade de se passar do discurso sobre a inclusão a práticas em que a relação com os deficientes lance aos atores dessa instituição desafios de uma diferenciação ética e de um posicionamento político comuns.<hr/>ABSTRACT The discourse on the inclusion statements formed in line with the current setting of biopolitics in neoliberalism, sometimes disregarding the dissonances generated by experience, the difference that highlights relations with disability and by the event that means at school. To recover these aspects, this article aims to discuss the form contained in the discourses about the inclusion and indicate another glimpse into the relationship with disability in educational contexts. To this end, we resorted to the afterthought of Michel Foucault to analyze some clues about the emergence and the limits of the discourses on school inclusion. To get another look at the subject we will focus on the positivity of disabilities in school and the need to move from discourse on the inclusion practices in which the relationship with the disabled lance the actors of this institution challenges of ethics differentiation and political positioning common.<hr/>RESUMEN Los enunciados del discurso de la inclusión han sido formados en consonancia con la configuración actual de biopolítica en el neoliberalismo, a veces haciendo caso omiso de las disonancias generadas por la experiencia, la diferencia que destaca relaciones con discapacidad y por el acontecimiento que significa en la escuela. Al recuperar estos aspectos, este ensayo problematiza la dispersión que figura en los discursos sobre la inclusión e indica otra mirada a la relación con la discapacidad en contextos educativos. Para eso, recurrimos a lo pensamiento de Michel Foucault para analizar la aparición y los límites de los discursos sobre la inclusión en la escuela. Proponemos la posibilidad de la positividad de la discapacidad en la escuela y la necesidad de pasar del discurso sobre la inclusión a las prácticas en que la relación con las personas discapacitadas provoca en los actores de esta institución desafíos de diferenciación ética y de posiciones políticas comunes. <![CDATA[RESENHA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100273&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Os enunciados do discurso sobre a inclusão se formaram em consonância com a configuração atual da biopolítica no neoliberalismo, por vezes desconsiderando as dissonâncias geradas pela experiência, pela diferença que singulariza as relações com a deficiência e pelo acontecimento que a significa na escola. Ao recobrar esses aspectos, o presente artigo procura problematizar a dispersão contida nos discursos sobre a inclusão e indicar outro olhar sobre a relação com a deficiência nos contextos educacionais. Para tanto, recorre-se ao pensamento tardio de Michel Foucault para analisar algumas pistas sobre a emergência e os limites dos discursos sobre a inclusão escolar. Para buscar outro olhar sobre o assunto, enfatiza-se a positividade da deficiência na escola e a necessidade de se passar do discurso sobre a inclusão a práticas em que a relação com os deficientes lance aos atores dessa instituição desafios de uma diferenciação ética e de um posicionamento político comuns.<hr/>ABSTRACT The discourse on the inclusion statements formed in line with the current setting of biopolitics in neoliberalism, sometimes disregarding the dissonances generated by experience, the difference that highlights relations with disability and by the event that means at school. To recover these aspects, this article aims to discuss the form contained in the discourses about the inclusion and indicate another glimpse into the relationship with disability in educational contexts. To this end, we resorted to the afterthought of Michel Foucault to analyze some clues about the emergence and the limits of the discourses on school inclusion. To get another look at the subject we will focus on the positivity of disabilities in school and the need to move from discourse on the inclusion practices in which the relationship with the disabled lance the actors of this institution challenges of ethics differentiation and political positioning common.<hr/>RESUMEN Los enunciados del discurso de la inclusión han sido formados en consonancia con la configuración actual de biopolítica en el neoliberalismo, a veces haciendo caso omiso de las disonancias generadas por la experiencia, la diferencia que destaca relaciones con discapacidad y por el acontecimiento que significa en la escuela. Al recuperar estos aspectos, este ensayo problematiza la dispersión que figura en los discursos sobre la inclusión e indica otra mirada a la relación con la discapacidad en contextos educativos. Para eso, recurrimos a lo pensamiento de Michel Foucault para analizar la aparición y los límites de los discursos sobre la inclusión en la escuela. Proponemos la posibilidad de la positividad de la discapacidad en la escuela y la necesidad de pasar del discurso sobre la inclusión a las prácticas en que la relación con las personas discapacitadas provoca en los actores de esta institución desafíos de diferenciación ética y de posiciones políticas comunes. <![CDATA[PARECERISTAS 2016]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100277&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Os enunciados do discurso sobre a inclusão se formaram em consonância com a configuração atual da biopolítica no neoliberalismo, por vezes desconsiderando as dissonâncias geradas pela experiência, pela diferença que singulariza as relações com a deficiência e pelo acontecimento que a significa na escola. Ao recobrar esses aspectos, o presente artigo procura problematizar a dispersão contida nos discursos sobre a inclusão e indicar outro olhar sobre a relação com a deficiência nos contextos educacionais. Para tanto, recorre-se ao pensamento tardio de Michel Foucault para analisar algumas pistas sobre a emergência e os limites dos discursos sobre a inclusão escolar. Para buscar outro olhar sobre o assunto, enfatiza-se a positividade da deficiência na escola e a necessidade de se passar do discurso sobre a inclusão a práticas em que a relação com os deficientes lance aos atores dessa instituição desafios de uma diferenciação ética e de um posicionamento político comuns.<hr/>ABSTRACT The discourse on the inclusion statements formed in line with the current setting of biopolitics in neoliberalism, sometimes disregarding the dissonances generated by experience, the difference that highlights relations with disability and by the event that means at school. To recover these aspects, this article aims to discuss the form contained in the discourses about the inclusion and indicate another glimpse into the relationship with disability in educational contexts. To this end, we resorted to the afterthought of Michel Foucault to analyze some clues about the emergence and the limits of the discourses on school inclusion. To get another look at the subject we will focus on the positivity of disabilities in school and the need to move from discourse on the inclusion practices in which the relationship with the disabled lance the actors of this institution challenges of ethics differentiation and political positioning common.<hr/>RESUMEN Los enunciados del discurso de la inclusión han sido formados en consonancia con la configuración actual de biopolítica en el neoliberalismo, a veces haciendo caso omiso de las disonancias generadas por la experiencia, la diferencia que destaca relaciones con discapacidad y por el acontecimiento que significa en la escuela. Al recuperar estos aspectos, este ensayo problematiza la dispersión que figura en los discursos sobre la inclusión e indica otra mirada a la relación con la discapacidad en contextos educativos. Para eso, recurrimos a lo pensamiento de Michel Foucault para analizar la aparición y los límites de los discursos sobre la inclusión en la escuela. Proponemos la posibilidad de la positividad de la discapacidad en la escuela y la necesidad de pasar del discurso sobre la inclusión a las prácticas en que la relación con las personas discapacitadas provoca en los actores de esta institución desafíos de diferenciación ética y de posiciones políticas comunes.