Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-247820150003&lang=pt vol. 20 num. 62 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300565&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300571&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>O texto analisa a presença das explicações acerca das diferenças individuais e de personalidade em livros de psicologia educacional utilizados para a formação de professores entre as décadas de 1920 e 1960 no Brasil. Trata-se de estudo que permite mostrar como tais explicações agregam e privilegiam saberes e perspectivas filosóficas, biológicas, psicanalíticas ou religiosas, em momentos diversos. Destacam-se também as características das recomendações dirigidas aos professores e a constituição de prescrições relativas aos processos de ensino. Os vínculos entre a psicologia e a pedagogia ao longo do período estudado podem ser observados nos discursos dessas obras, nas quais o caráter dedutivo das consequências educativas baseado nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano ganha caráter progressivo.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>El texto analiza la presencia de explicaciones acerca de las diferencias in - dividuales y de personalidad en libros de psicología educacional utilizados para la formación de profesores entre las décadas de 1920 y 1960 en Brasil. Se trata de un estudio que permite mostrar cómo esas explicaciones agregan y privilegian saberes y perspectivas filosóficas, biológicas, psicoanalíticas o religiosas, en diferentes momentos. Se destacan también las características de las recomendaciones dirigidas a los profesores y la constitución de prescripciones relativas a los procesos de enseñanza. Los vínculos entre la psicología y la pedagogía a lo largo del período estudiado pueden ser observados en los discursos de esas obras, en las cuales el carácter deduc - tivo de las consecuencias educativas a partir de los conocimientos sobre el desenvolvimiento humano adquiere un carácter progresivo.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>The paper analyzes the explanations about individual differences and personality in educational psychology books used for training teachers in Brazil, between 1920 and 1960. This is a study that shows how such explanations aggregate and prioritize knowledge and philosophical, biological, psychoanalytical or religious perspectives in different situations. Also noteworthy are the characteristics of recommendations to teachers and the establishment of requirements for the teaching processes. The links between psychology and pedagogy throughout the study period can be seen in the discourse of those publications, in which the deductive character of the educational consequences of the knowledge of human development gains a progressive character.</p> <![CDATA[Didática, temporalidade e formação docente]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300595&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMEN</title><p>Un aspecto clave de la formación docente lo constituye la dimensión didáctica, puesto que interpela directamente la actuación profesional y, consecuentemente, el sentido de la enseñanza y el aprendizaje de las nuevas generaciones. Así, adoptar una u otra perspectiva didáctica tiene profundas implicaciones para la configuración de la subjetividad y para la construcción de un tipo específico de sociedad. Al respecto, el texto aborda reflexiones epistemológicas a partir de uno de los casos de estudio de una investigación cualitativa en curso, cuyo propósito es analizar las lógicas de pensamiento que movilizan, articulan y/o configuran estudiantes de pedagogía. Las reflexiones giran en torno a las implicancias de la temporalidad de la institución escolar, que presiona hacia una acción didáctica episódica incapaz de generar una trama narrativa con sentido, perpetuando, de este modo, el orden dominante.</p><hr/><title>RESUMO</title><p>A dimensão didática constitui um aspecto fundamental na formação de professores, uma vez que interpela diretamente o desempenho profissional e, consequentemente, o sentido do ensino e da aprendizagem das novas gerações. Portanto, adotar uma ou outra perspectiva didática tem implicações profundas na configuração da subjetividade e na construção de um tipo específico de sociedade. Nesse sentido, o texto aborda reflexões epistemológicas provenientes de um dos casos estudados, de uma pesquisa qualitativa que se está realizando, cujo propósito é analisar as lógicas do pensamento que mobilizam, estruturam e/ou configuram estudantes de pedagogia. As reflexões neste artigo giram em torno das implicâncias da temporalidade da instituição escolar, que pressiona em direção a uma ação didática episódica, incapaz de gerar uma trama narrativa com sentido, pela qual se perpetua a ordem dominante.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>The didactic dimension is a key aspect of teaching education. This questions directly the professional performance and, as a consequence, the meaning of teaching and learning of new generations. Thus, to adopt one didactic perspective or another has deep implications for the configuration of subjectivity and the formation of a specific type of society. In this sense, the study approaches the epistemological reflections based on one case studied from a qualitative research in process, with the purpose to analyze the logical thinking that mobilize, articulates or/and organizes pedagogy students. The reflections revolve around the implications of the school temporality that puts pressure on an episodic didactic action, which is unable to create a sense of narrative connection and with that perpetuates the ruling order.</p> <![CDATA[Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300619&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>O trabalho apresenta uma proposta de percurso metodológico que visa possibilitar incorporar os saberes das professoras das salas de recursos na produção de conhecimento, de modo que faça avançar as políticas e as práticas de inclusão escolar no país, objetivo maior do Observatório Nacional de Educação Especial. Para tanto, apresenta uma experiência de pesquisa-formação que incorpora à proposta metodológica as histórias de vida das educadoras de um dos municípios que participaram da pesquisa do Observatório. Apresenta-se tal percurso metodológico argumentando sobre as possibilidades de interação, na prática, entre pesquisa-formação e história de vida. A participação efetiva das professoras das salas de recursos no levantamento dos saberes acerca de si, das políticas e da própria história da educação especial mostrou grande potencial heurístico no estudo de como esses saberes estão imbricados nas ações e no processo formativo dessas educadoras.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>El presente artículo propone un enfoque metodológico que permite la incorporación de los conocimientos de los maestros de “salas de recursos multifuncionales” a la producción de conocimiento, a fin de llevar adelante las políticas y las prácticas de inclusión escolar en el país, principal objetivo del Observatório Nacional de Educação Especial. Se presenta una experiencia de investigación-formación que incorpora a la propuesta metodológica las historias de vida de las educadoras de un determinado polo de investigación. Se presenta el camino metodológico, discutiendo sobre las posibilidades de interacción, en la práctica, entre la investigación-formación y la historia de vida. La participación efectiva de los profesores de las salas de recursos de la encuesta sobre el conocimiento de sí mismos, de las políticas y de la historia de la educación especial mostró un gran potencial heurístico en el estudio de cómo este conocimiento se incorpora a las acciones y a la formación de estas maestras.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>The paper proposes a methodological approach that allows incorporating the knowledge of the teachers of resource rooms in the production of knowledge, so taking forward the policies and practices of school inclusion in the country, a major objective of the National Observatory of Special Education. It presents an experience of research training that incorporates methodological proposals to the life stories of educators from one of the towns that participated in the Observatory’s research. Such a methodological approach, is presented by arguing about the possibilities of interaction, in practice, between research training and life story. Effective participation of the teachers of resource rooms in the survey of knowledge about themselves, and the policies of the history of special education showed great heuristic potential in the study of how such knowledge is embedded in the actions and in the training processes of these teachers.</p> <![CDATA[O professor como construtor do currículo: integração da tecnologia em atividades de aprendizagem de matemática]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300635&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>O desenvolvimento profissional dos professores de matemática, por meio de progra¬mas nacionais e formações contínuas, deve proporcionar experiências que envolvam investigação, pensamento, planeamento, prática e reflexão. No caso da tecnologia, não nos devemos focar nas ferramentas em si, mas no modo como são usadas pelos docentes em contexto de sala de aula. Existem taxonomias de atividades de apren¬dizagem baseadas no conteúdo assentes na ideia do professor como construtor do currículo, que, para integrar com sucesso a tecnologia educativa nas aulas, desenvolve o conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo (TPACK), e apresenta-se a de matemática. Desse modo, reflete-se, por meio de vários estudos nacionais e internacionais, que as tecnologias deverão ser usadas pelos professores de acordo com objetivos, conteúdos e pedagogias específicas para terem um efeito positivo na aprendizagem dos alunos sobre as atividades baseadas no conteúdo que melhor se enquadram com essas tecnologias.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>Professional development of mathematics’ teachers, through national programs and continuous training, should provide experiences that involve investigation, ideas, planning, practice and reflection. In the specific case of technology, we shouldn’t focus only on tools itself, but the way they are used by teachers with their students. Based on the idea of the teacher as builder of curriculum, that develops technological pedagogical and content knowledge (TPACK) to integrate successfully the educational technology into the classroom, there are taxonomies of learning activities and mathematics is one of them. This way, through several national and international studies, we think that technologies should be used by teachers according to objectives, content and specific pedagogies to have a positive effect on student learning and which content based activities best fits with them.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>El desarrollo profesional de los profesores de matemáticas, a través de programas y formaciones continuas, debe proporcionar experiencias que incluyan investigación, pensamiento, planeamiento, práctica y reflexión. En el caso de la tecnología, no debemos enfocarnos en el tipo de tecnología, sino y sobre todo, en el modo como es utilizada por los profesores en el contexto del aula. Basado en la idea del profesor como creador del currículo, que para integrar con éxito la tecnología educativa desarrolla el conocimiento pedagógico y tecnológico del contenido (TPACK), existen taxonomías de actividades de aprendizaje pensadas desde el contenido, presentándose la de matemática. Así, se refleja a través de varios estudios nacionales e internacionales que las tecnologías deben ser usadas según los objetivos, contenidos y pedagogías específicas, a fin de alcanzar un efecto positivo en el aprendizaje de los estudiantes y que actividades basadas en el contenido mejor se encuadran con estas tecnologías.</p> <![CDATA[Reconfiguração do trabalho docente: um exame a partir da introdução de programas de intervenção pedagógica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300663&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>O artigo analisa as transformações no trabalho de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas estaduais do Rio Grande do Sul, a partir da implantação de um programa de intervenção pedagógica desenvolvido de 2007 a 2010. Para tanto, faz uso dos conceitos de desqualificação, requalificação, intensificação e performatividade, construídos por Michel Apple e Stephen Ball. Entrevistas com professoras, observações e materiais do Instituto Alfa e Beto – o programa implantado – foram analisados pelas lentes teóricas desses conceitos. O texto caracteriza as transformações que as políticas educacionais baseadas em uma configuração gerencialista do Estado – corporificada no programa – provocam no trabalho das professoras. No campo estudado, as docentes transformam-se em executoras de um programa preconcebido e perdem parte de sua autonomia, ao mesmo tempo em que novas tarefas, voltadas ao controle dos conteúdos e ritmos, precisam ser aprendidas. Neste trabalho docente transformado, a mensuração coreografada da ação docente passa a ser mais importante que o conteúdo dessa ação.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>Este artículo analiza los cambios en el trabajo de las maestras de los primeros años de la educación primaria en las escuelas del estado de Rio Grande do Sul, a partir de la implantación del programa de intervención educativa Instituto Alfa e Beto (IAB), desarrollado de 2007 a 2010. Para tal, se utilizan los conceptos de descalificación, recalificación, intensificación y performatividad, construidos por Michael Apple y Stephen Ball. Las entrevistas a las maestras, las observaciones y los materiales del IAB fueron analizados a través de las lentes teóricas de dichos conceptos. El texto caracteriza las transformaciones que las políticas educativas basadas en una configuración de Estado gerencial –corporeizadas en el programa– causan en el trabajo de las profesoras. En el campo estudiado, las profesoras se convierten en ejecutoras de un programa pre-diseñado y pierden algo de su autonomía, al mismo tiempo en que deben aprender nuevas tareas destinadas a controlar el contenido y el ritmo de las clases. En ese trabajo docente modificado, la medición coreografiada de la acción docente se vuelve más importante que el contenido de dicha acción.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>This paper analyzes the changes in the work of elementary school teachers in public schools of the state of Rio Grande do Sul, after the introduction of a pedagogical intervention program developed from 2007 to 2010. The concepts of disqualification, requalification, intensification, and performativity, based on the work of Michael Apple and Stephen Ball are mobilized in the research. The interviews with teachers, the observations, and the materials from the Alfa and Beto Institute – the program which was implemented – were analyzed through the theoretical focus of these concepts. The text characterizes the transformations that educational policies, based on managerialist configurations of the state – embodied in this program – generate in teachers' work. In the field that was studied, teachers are transformed into executors of a preconceived program and lose their autonomy at the same time that new tasks, dealing with the control of the contents and rhythms, have to be learned. In this transformed work, the choreographed measurement of teachers' actions becomes more important than the content of this action.</p> <![CDATA[Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300679&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>Este artigo retoma achados de dois grandes estudos realizados sobre a condição docente no Brasil, realizados sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), respectivamente em 2009 e 2011, e discute implicações das políticas de formação de professores, problematizando-as à luz de dados recentes, de novas ações de governo nesse campo e das interfaces com outras dimensões das políticas educacionais no contexto atual.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>Este artículo incorpora los resultados de dos largos estudios sobre la condición del personal docente en Brasil –realizados bajo los auspicios de la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO) en 2009 y 2011 respectivamente– y discute las implicaciones de las políticas de formación de enseñantes planteando cuestiones bajo la luz de datos recientes, de las nuevas acciones de gobierno en este campo y de las interfaces con otras dimensiones de las políticas educativas en el contexto actual.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>This paper incorporates findings from two major studies about the conditions for teachers in Brazil, conducted under the auspices of United Nations Educacional, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) in 2009 and 2011 respectively, and discusses the policy implications of teacher education, questioning them in the light of recent data, new actions of government in this field, and connections to other dimensions of educational policies in the current context.</p> <![CDATA[Brincadeiras de rua, convivência urbana e ecologia dos saberes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300703&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>Este artigo resulta de um estudo sobre a contribuição das brincadeiras de rua para a geração de processos de convivência urbana e a diversificação de práticas e saberes inerentes às culturas populares que atravessam o cotidiano das cidades brasileiras. O texto desenvolve-se com uma análise de documentos feita com base nos relatórios apresentados por estudantes de pedagogia de uma instituição de ensino superior do estado da Bahia. Os relatórios descritivos analisados resultam de um projeto didático de observação dos pontos de vistas das crianças sobre a convivência urbana. A base teórica do trabalho busca inspiração nas epistemologias do Sul, conforme proposição de <xref ref-type="bibr" rid="B24">Boaventura de Sousa Santos (2008)</xref>, sobretudo no que diz respeito à compreensão das ecologias dos saberes. Tomando como base os quadros sinóticos apresentados ao longo do texto, expõe-se uma visão panorâmica das brincadeiras de rua em diferentes bairros de Salvador e suas implicações para a sustentabilidade das culturas populares nos cenários urbanos contemporâneos.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>This article is the result of a study that explores the contribution of street games to urban conviviality/life. The study further explored the diversification of knowledge and practices inherent in popular cultures that permeate everyday life in Brazilian cities. The text is developed from an analysis of descriptive reports that were submitted by students from the institute of superior education of the state of Bahia. These reports are a result of a didactic project that sought to observe urban life from the childrens point of view. The theoretical premise of this study is based on Southern epistemologies, a proposal by <xref ref-type="bibr" rid="B24">Boaventura de Sousa Santos (2008)</xref> that emphasizes a comprehension based on an ecology of knowledge. The synoptic tables presented throughout the text offer a panoramic vision of street games in different neighborhoods throughout Salvador as it also explores what these games may reveal about the sustainability of popular cultures in contemporary urban settings.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>Este artículo es el resultado de un estudio sobre la contribución de los juegos de la calle en la creación de procesos de convivencia urbana y en la diversificación de prácticas y saberes inherentes a las culturas populares que atraviesan lo cotidiano de las ciudades brasilenas. El texto se desarrolla a partir del análisis de documentos basados en los informes presentados por estudiantes de pedagogia de una institución de ensenanza superior del estado de Bahia. Los informes descriptivos analizados son el resultado de un proyecto didáctico de observación desde el punto de vista de los ninos sobre la convivencia urbana. La base teórica del trabajo se inspira en las epistemologias del Sul según la propuesta de <xref ref-type="bibr" rid="B24">Boaventura de Sousa Santos (2008)</xref>, sobre todo en lo referido a la comprensión de las ecologias de los saberes. A partir de los cuadros sinópticos presentados a lo largo del texto se expone una visión panorámica de los juegos de la calle en diferentes barrios de Salvador y sus implicaciones en la sustentabilidad de las culturas populares en los escenarios urbanos contemporáneos.</p> <![CDATA[Espaços educativos e produção das subjetividades gays, travestis e transexuais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300723&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>O artigo tem como objetivo conhecer e compreender como as instâncias sociais - a família, a instituição religiosa, o movimento homossexual (Associação LGBT) e as instituições médicas e psicológicas -, por meio de suas estratégias de governamento, interpelam os sujeitos, produzindo suas subjetividades. Entendemos tais instâncias como espaços educativos, pois nos ensinam modos de ser e estar no mundo. Nesse sentido, analisamos enunciações de alguns sujeitos gays, travestis e transexuais, produzidas por meio de metodologias da história oral temática e da observação participante. Assim, concluímos que a família prima pela coerência entre sexo, gênero, prática sexual e desejo; as instituições médicas e psicológicas buscam diagnosticar e normalizar as atitudes dos sujeitos "desviantes"; as instituições religiosas buscam "condenar" as práticas transgressoras; e o movimento homossexual conduz as práticas dos sujeitos ao instituir as posturas adequadas e coerentes com a política do movimento.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>Este artículo tiene como objetivo conocer y comprender cómo los grupos sociales -la familia, la institución religiosa, el movimiento homosexual (Asociación LGBT) y las instituciones médicas y psicológicas- desde sus estrategias de gobernamiento, interpelan los sujetos produciendo sus subjetividades. Entendemos estos grupos como espacios educativos, pues nos ensenan maneras de ser y de estar en el mundo. De esta forma, anali-zamos enunciaciones de algunos sujetos gais, travestís y transexuales a partir de las metodologias de la historia oral temática y de la observación participante. Así, concluimos que la familia valora la coherencia entre sexo, género, práctica sexual y deseo; las instituciones médicas y sicológicas buscan diagnosticar y normalizar las actitudes de los sujetos "desviantes"; las instituciones religiosas buscan "condenar" las prácticas transgresoras; y el movimiento homosexual conduce las prácticas de los sujetos, al instituir las posturas adecuadas y coherentes con la política del movimiento.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>The article aims to identify and understand how social levels - family, religious institutions, LGBT movements, and psychological and medical institutions -view individuals and produce their subjectivities from management strategies. We understand such instances as educational spaces because they teach people ways of being and behaving in the world. To this end, we have analyzed the discourse of gay, transvestite, and transsexual subjects produced through methodologies of thematic oral history and participant observation. We have thus concluded that the family sphere strives for coherence between sex, gender, sexual practice and expression of desire. Medical and psychological institutions seek to diagnose and normalize the attitudes of "deviant" individuals; religious institutions seek "condemning" transgressive practices; and the LGBT movements conduct the subjects’ practices while instituting appropriate postures, in coherence with the movements policies.</p> <![CDATA[Escolha do estabelecimento de ensino, mobilização familiar e desempenho escolar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300749&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>Este artigo discute resultados de uma pesquisa cuja ambição é aprofundar a compreensão da influência da família no desempenho escolar dos filhos. São analisadas 33 entrevistas com famílias de alunos do ensino fundamental, da rede pública de Belo Horizonte, MG, considerando situações de melhor e de pior desempenho desses alunos, bem como o perfil do estabelecimento de ensino frequentado, quanto aos resultados na Prova Brasil. Tal análise permite extrair dois tipos de conclusões. Por um lado, ressalta-se o peso das condições objetivas sobre o desempenho escolar. Por outro lado, quando se focalizam as diferenças secundárias, relacionadas a atitudes e comportamentos familiares, confirmam-se os efeitos específicos da mobilização escolar parental.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>Este artículo discute los resultados de una investigación que ambiciona profundizar y entender la influencia de la familia en el desempeño escolar de los niños. Se analizan 33 entrevistas con familias de alumnos de la enseñanza fundamental, de la red pública de Belo Horizonte, teniendo en cuenta situaciones relacionadas al mejor y al peor desempeño de esos alumnos, así como el perfil del establecimiento de enseñanza frecuentado, en cuanto a los resultados en la Prueba Brasil. Tal análisis permite extraer dos tipos de conclusiones. Por un lado, se resalta el peso de las condiciones objetivas sobre el desempeño escolar. Por otro lado, cuando se focalizan las diferencias secundarias, relacionadas a aptitudes y comportamientos familiares, se confirman los efectos específicos de la movilización escolar parental.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>This paper discusses the results of research which aims at deepening the understanding of the influence of families on the school performance of their children. It presents the analysis of 33 interviews with student’s families of elementary public schools of Belo Horizonte, Minas Gerais. It considered cases of the worst and the best performances of such students, as well as the profile of the school attended, and the results on Prova Brasil. This analysis allows the drawing of two types of conclusions. On one hand, the weight of the objective life conditions in the school performance stands out. On the other hand, when secondary differences regarding family attitudes and behaviors are examined, the specific effects of parental school mobilization are confirmed.</p> <![CDATA[Aprendendo yorubá nas redes educativas dos terreiros: história, culturas africanas e enfrentamento da intolerância nas escolas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300773&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>O texto apresenta alguns resultados de pesquisa sobre como crianças e jovens aprendem yorubá, uma língua africana viva praticada em candomblés no Brasil. O estudo se desenvolveu em um terreiro na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, entre abril de 2012 e setembro de 2013. Partilhamos da mesma compreensão de <xref ref-type="bibr" rid="B01">Alves (2010)</xref>, para quem os muros das escolas são criações imaginárias e que aprendemos todos dentro e fora das escolas, ou seja, em redes educativas. Entendemos os terreiros como estando nessas redes tecidas por cantos, comidas, folhas, mitos, artefatos. O yorubá perpassa todos esses saberes, como um fio de linguagem que acende, organiza e mantém a comunicação dos membros dessa comunidade. A pesquisa também nos mostrou que o conhecimento dessas culturas, incluindo uma de suas línguas, pode sugerir pistas para o ensino de história da África, bem como diminuir a intolerância religiosa nas escolas.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>Este artículo presenta algunos resultados de la investigación sobre cómo los niños y jóvenes aprenden <italic>yoruba</italic>, una lengua africana viva practicada en <italic>candomblé</italic> en Brasil. El estudio se realizó en una casa de <italic>candomblé</italic> en la Baixada Fluminense, en Río de Janeiro, desde abril de 2012 hasta septiembre de 2013. Comparte la misma comprensión de <xref ref-type="bibr" rid="B01">Alves (2010)</xref>, para quien las paredes de la escuela son creaciones imaginarias y todos aprenden dentro y fuera de las mismas, es decir, en las redes educativas. Entendemos las casas de <italic>candomblé</italic>como parte de estas redes, con sus comidas, hojas, mitos, artefactos. El <italic>yoruba</italic> impregna todos estos conocimientos como una cadena del lenguaje que ilumina, organiza y mantiene la comunicación de los miembros de esta comunidad. La investigación también nos mostró que el conocimiento de estas culturas –incluidas sus lenguas– puede sugerir pistas para la enseñanza de la historia de África, así como reducir la intolerancia religiosa en las escuelas.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>The text presents some results of the research about how children and teenagers learn <italic>yorubá</italic>, a live African language practiced in <italic>candomblé</italic> in Brazil. The study developed in a <italic>candomblé</italic> yard at Baixada Fluminense, in Rio de Janeiro, between April, 2012 and September, 2013. We share the same comprehension with <xref ref-type="bibr" rid="B01">Alves (2010)</xref>, in his opinion, that the walls of schools are imaginary creations and we learn everything in or out of the schools, in other words, in an educating network. We understand that the <italic>candomblé</italic> yard is within this network through songs, foods, leaves, myths and artifacts. The <italic>yorubá</italic> to imbue for all this knowledge, as a language thread that lights, organizes and gives support to the communication of the community’s members. The research show us too that cultures knowledge, including one of their languages, may suggest traces of African history teaching, and reduce the religious intolerance in schools.</p> <![CDATA[ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (Orgs.). <italic>Família & escola: novas perspectivas de análise</italic>. Petrópolis: Vozes, 2013. (Ciências da educação)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300797&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <title>RESUMO</title><p>O texto apresenta alguns resultados de pesquisa sobre como crianças e jovens aprendem yorubá, uma língua africana viva praticada em candomblés no Brasil. O estudo se desenvolveu em um terreiro na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, entre abril de 2012 e setembro de 2013. Partilhamos da mesma compreensão de <xref ref-type="bibr" rid="B01">Alves (2010)</xref>, para quem os muros das escolas são criações imaginárias e que aprendemos todos dentro e fora das escolas, ou seja, em redes educativas. Entendemos os terreiros como estando nessas redes tecidas por cantos, comidas, folhas, mitos, artefatos. O yorubá perpassa todos esses saberes, como um fio de linguagem que acende, organiza e mantém a comunicação dos membros dessa comunidade. A pesquisa também nos mostrou que o conhecimento dessas culturas, incluindo uma de suas línguas, pode sugerir pistas para o ensino de história da África, bem como diminuir a intolerância religiosa nas escolas.</p><hr/><title>RESUMEN</title><p>Este artículo presenta algunos resultados de la investigación sobre cómo los niños y jóvenes aprenden <italic>yoruba</italic>, una lengua africana viva practicada en <italic>candomblé</italic> en Brasil. El estudio se realizó en una casa de <italic>candomblé</italic> en la Baixada Fluminense, en Río de Janeiro, desde abril de 2012 hasta septiembre de 2013. Comparte la misma comprensión de <xref ref-type="bibr" rid="B01">Alves (2010)</xref>, para quien las paredes de la escuela son creaciones imaginarias y todos aprenden dentro y fuera de las mismas, es decir, en las redes educativas. Entendemos las casas de <italic>candomblé</italic>como parte de estas redes, con sus comidas, hojas, mitos, artefactos. El <italic>yoruba</italic> impregna todos estos conocimientos como una cadena del lenguaje que ilumina, organiza y mantiene la comunicación de los miembros de esta comunidad. La investigación también nos mostró que el conocimiento de estas culturas –incluidas sus lenguas– puede sugerir pistas para la enseñanza de la historia de África, así como reducir la intolerancia religiosa en las escuelas.</p><hr/><title>ABSTRACT</title><p>The text presents some results of the research about how children and teenagers learn <italic>yorubá</italic>, a live African language practiced in <italic>candomblé</italic> in Brazil. The study developed in a <italic>candomblé</italic> yard at Baixada Fluminense, in Rio de Janeiro, between April, 2012 and September, 2013. We share the same comprehension with <xref ref-type="bibr" rid="B01">Alves (2010)</xref>, in his opinion, that the walls of schools are imaginary creations and we learn everything in or out of the schools, in other words, in an educating network. We understand that the <italic>candomblé</italic> yard is within this network through songs, foods, leaves, myths and artifacts. The <italic>yorubá</italic> to imbue for all this knowledge, as a language thread that lights, organizes and gives support to the communication of the community’s members. The research show us too that cultures knowledge, including one of their languages, may suggest traces of African history teaching, and reduce the religious intolerance in schools.</p>