Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-247820060002&lang=pt vol. 11 num. 32 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<B>Para uma análise das relações entre famílias populares e escola</B>: <B>confrontação entre lógicas socializadoras</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo parte da consideração de que não é somente o capital cultural e o capital escolar que estão em jogo no processo de escolarização. As práticas de socialização das famílias implicadas podem estar em consonância ou em dissonância com a lógica que organiza o cotidiano da escola, favorecendo ou não seu trabalho. A escola é um lugar de confrontação de modos de socialização divergentes, sendo o seu próprio modo de socialização - o modo de socialização escolar - considerado hegemônico. Analisa como fonte das dificuldades escolares de filhos de camadas populares tensões, contradições entre as lógicas da escola e as lógicas de suas famílias. Discute os confrontos entre o modo de exercer autoridade, o modo de comunicação, a relação com o tempo e o sentido da escolarização, como casos em que as lógicas de socialização naqueles dois espaços se opõem. Mostra que é preciso buscar nos confrontos entre lógicas populares e lógicas escolares as fontes das dificuldades particulares da escola e do ensino nos bairros populares.<hr/>This article begins with the consideration that it is not only cultural and school capital which is in play in the schooling process. The practices of socialization of the families involved can be in consonance or in dissonance with the logic which organizes the daily school routine, favouring or not its working. The school is a place of confrontation between different modes of divergent socialization, with its own mode of socialization - the school mode of socialization - considered as hegemonic. It analyses as the source of school difficulties of working class children tensions and contradictions between the logic of the school and the logic of the families. It discusses the confrontation between the way of exercising authority, the form of communication, the relation with time and the sense of schooling, as cases in which the logics of socialization in those two spaces are opposed. It shows that it is necessary to seek the sources of the specific difficulties of the school and of teaching in working class districts in the confrontation between popular logic and school logic.<hr/>El artículo parte de la consideración de que no es solamente el capital cultural y el capital escolar que están en juego en el proceso de escolarización. Las prácticas de socialización de las familias implicadas pueden estar en consonancia o en disonancia con la lógica que organiza el cotidiano de la escuela, favoreciendo o no su trabajo. La escuela es un lugar de confrontación de modos de socialización divergentes, siendo su propio modo de socialización - el modo de socialización escolar - considerado hegemónico. Analiza como fuente de las dificultades escolares de hijos de clases sociales populares tensiones, contradicciones entre las lógicas de la escuela y las lógicas de sus familias. Discute los confrontos entre el modo de ejercer autoridad, el modo de comunicación, la relación con el tiempo y el sentido de la escolarización, como casos en que las lógicas de socialización en aquellos dos espacios se oponen. Muestra que es preciso buscar en los confrontos entre lógicas populares y lógicas escolares las fuentes de las dificultades particulares de la escuela y de la enseñanza en los barrios populares. <![CDATA[<B>Do acesso à permanência no ensino superior</B>: <B>percursos de estudantes universitários de camadas populares</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata da problemática das desigualdades educacionais, com longa tradição na sociologia da educação, e sobre a presença de estudantes de origem popular no ensino superior. O eixo central da análise contempla as desigualdades de acesso e de permanência no ensino superior. Os resultados apresentados estão apoiados em uma pesquisa, com duas fontes principais de informação: de natureza quantitativa, apoiada nas estatísticas dos candidatos inscritos no exame de acesso à universidade; em dados mais aprofundados, obtidos em entrevistas com 27 estudantes. A discussão do trabalho permite mostrar as contradições entre uma maior demanda da população pela elevação do nível escolar e as políticas de acesso e de permanência no sistema de ensino superior brasileiro.<hr/>This article deals with the problem of inequalities in education, a theme dear to the sociology of education, and of the presence of students of popular origin in higher education. The central axis of this analysis is that of the inequalities of access and permanence of those students in higher education. The results are based on the conclusions of a research based on two main sources of information: 1) of a quantitative nature: the data on students enrolled in the university admission exam; 2) more qualitative data obtained from interviews with 27 students. This study permits us to show the contradictions between a greater demand for higher levels of education and the policies of access and permanence to the Brazilian system of higher education.<hr/>El presente artículo trata de la problemática de las desigualdades educativas, con larga tradición en la sociología de la educación, y sobre la presencia de estudiantes de origen popular en la enseñanza superior. El eje central del análisis son las desigualdades de acceso y de permanencia en la enseñanza superior. Los resultados que fueron presentados están apoyados en una pesquisa, con dos principales fuentes de información: 1) de naturaleza cuantitativa, apoyada en las estadísticas de los candidatos inscriptos en el examen de acceso a la universidad; 2) en datos más profundos obtenidos en entrevistas con 27 estudiantes. La discusión del trabajo permite mostrar las contradicciones entre una mayor demanda de la populación, devido a la elevación del nivel escolar y las políticas de acceso y de permanencia en el sistema de la enseñanza superior brasileña. <![CDATA[<B>Juventude e poder local</B>: <B>um balanço de iniciativas públicas voltadas para jovens em municípios de regiões metropolitanas</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Reúne os resultados preliminares do projeto de pesquisa "Juventude, escolarização e poder local", que examina iniciativas públicas desenvolvidas pelo Executivo municipal em 74 municípios de regiões metropolitanas do Brasil (Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste) no período entre 2001 e 2004. As principais ações são investigadas tendo como eixos analíticos o conjunto de percepções sobre juventude que ancoram as iniciativas e as formas que são propostas pelo poder público para a interação com os segmentos juvenis.<hr/>Presents the preliminary results of the research project "Youth, schooling and local power" which examines public initiatives developed by municipal governments in 74 municipalities pertaining to metropolitan regions in Brazil (Southeast, South, Central West and Northeast) in the period between 2001 and 2004. The principal actions are investigated taking as analytic axes the set of perceptions on youth which anchor the initiatives and the forms which are proposed by the public power for interaction with this segment of the population.<hr/>Reune los resultados preliminares del proyecto de investigación "Juventud, escolarización y poder local" que examina iniciativas públicas desarrolladas por el ejecutivo municipal en 74 municipios de regiones metropolitanas de Brasil (Sudeste, Sur, Centroeste y Noreste) en el período 2001-2004. Las principales acciones son investigadas teniendo como ejes analíticos el conjunto de percepciones sobre juventud que anclan las iniciativas y las formas que son propuestas por el Poder Público para la interacción con los segmentos juveniles. <![CDATA[<B>Docência na universidade, cultura e avaliação institucional</B>: <B>saberes silenciados em questão</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta os resultados de pesquisa interinstitucional sobre o Exame Nacional de Cursos, conhecido como "provão", na qual foram entrevistados alunos, coordenadores e professores de doze cursos de graduação, pertencentes a instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados detectaram elementos de impacto das políticas avaliativas sobre as formas de atuação dos professores. Houve, entretanto, variação de resultados, de acordo com a natureza dos cursos. Nos cursos que preparam para profissões liberais a lógica concorrencial foi mais presente e nas licenciaturas houve uma centralidade nos processos pedagógicos. Ambos, entretanto, foram atingidos nas suas subjetividades e tendem a reorganizar suas práticas segundo o parâmetro de sucesso imposto pelo modelo avaliativo. Interferem nos saberes docentes, silenciando muitos daqueles que se contrapõem ao padrão imposto pela avaliação, direcionando a qualidade da prática pedagógica universitária.<hr/>The paper reports results from an interinstitutional research on the Brazilian National Course Exam. Students, teachers and coordinators belonging to 12 higher education courses from different institutions at the state of Rio Grande do Sul were interviewed. Results detected the impact of evaluation policies on the performance of teachers. There were, nevertheless, some variety among the results, when different courses were concerned. Courses focusing on liberal professions showed a competitive approach while those focusing on teacher training programmes were more centered on pedagogical processes. Nonetheless, both profiles were hit on their subjectivity and showed a tendency to reorganization towards the success parameters imposed by the evaluation model. The model interferes with teachers knowledge and silences many of those contra posing the patterns imposed by the evaluation, directing the quality of pedagogical practice at the universities.<hr/>Presenta los resultados de encuesta interinstitucional sobre el Examen Nacional de Cursos, conocido como "provão", en la cual fueron entrevistados alunos, coordenadores y profesores de doce cursos de graduación pertenecientes a instituciones de enseñanza superior del estado de Rio Grande del Sur. Los resultados detectaron elementos de impacto de las políticas evaluativas sobre las formas de actuación de los profesores. Hubo, entretanto, variación de resultados, de acuerdo con la naturaleza de los cursos. En los cursos que preparan para profesiones liberales la lógica concurrencia fue más presente y en las licenciaturas hubo una centralidad en los procesos pedagógicos. Ambos, entre tanto, fueron alcanzados en sus objetividades y tienden a reorganizar sus prácticas según el parámetro de suceso impuesto por el modelo evaluativo. Interfieren en los saberes docentes, silenciando muchos de aquellos que se contraponen al padrón impuesto por la evaluación, direccionando la cualidad de la práctica pedagógica universitaria. <![CDATA[<B>A educação popular e a (re)construção do público</B>: <B>há fogo sob as brasas?</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo busca situar a educação popular no contexto da reconstrução da esfera pública na América Latina. A partir da volta às suas origens para identificar o lugar social e os espaços pedagógicos nos quais a educação popular se originou, argumenta que um traço distintivo dela é a própria busca, no mesmo sentido em que a identidade latino-americana se constitui como esse lugar de possibilidades. Analisa a seguir algumas estratégias pedagógicas clandestinas, assim entendidas por se caracterizarem como ausência ou ocultamento, respectivamente: pedagogia da sobrevivência, da resistência e da relação. No final, retorna à imagem do labirinto para definir as perplexidades - históricas e atuais - da educação popular.<hr/>The main purpose of this article is to situate popular education within the context of the reconstruction of the public sphere in Latin America. It is argued, after returning to the social and pedagogical locations where popular education originated, that a distinctive trait of popular education is the notion of search itself, in the same sense that the Latin American identity itself constitutes a similar space of possibilities. This is followed by an analysis of some clandestine pedagogical strategies, thus understood since they are characterized respectively as absence or for what is hidden by hegemonic pedagogical theory: pedagogy of survival, of resistance, and of relation. At the end there is an allusion to the image of the labyrinth for defining the perplexities - past and present - of popular education.<hr/>El artículo busca ubicar la educación popular en el contexto de la reconstrucción de la esfera pública en América Latina. A partir de la vuelta a sus orígenes para identificar el lugar social y los espacios pedagógicos en los cuales la misma se originó, argumenta que un trazo distintivo de la educación popular es la propia búsqueda, en el mismo sentido en que la identidad latinoamericana se constituye como este lugar de posibilidades. A seguir analiza algunas estrategias pedagógicas clandestinas, así entendidas por caracterizarse como ausencia u ocultación, respectivamente: pedagogía de la sobrevivencia, de la resistencia y de la relación. Al final, retorna a la imagen del laberinto para definir las perplexidades - históricas y actuales - de la educación popular. <![CDATA[<B>Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A autora defende que o currículo precisa ser pensado como espaço-tempo de fronteira entre culturas, garantindo a centralidade da categoria cultura em detrimento do conhecimento, caro à pedagogia crítica e ainda hoje embasando as discussões do campo. Utiliza-se, na construção da argumentação, de discussões pós-coloniais, especialmente as contribuições de H. Bhabha, S. Hall e B. S. Santos. Conclui que tratar o currículo como entre-lugar cultural em que se expressam princípios do Iluminismo e do mercado, mas também alternativas geradas na ambivalência dos globalismos, pode permitir ao currículo rearticular sua dimensão política na contemporaneidade.<hr/>The author defends the position that the curriculum should be thought of as the space-time frontier between cultures. In so doing, the text proposes to guarantee the centrality of the category culture over knowledge, which is important to critical pedagogy and fundamental to the discussions within this field. Post-colonial theories as proposed by H. Bhabha, S. Hall and B. S. Santos are the theoretical contributions that sustain the argumentation. The text argues that to think about curriculum as a cultural in-between where we can find contributions from Illuminist theory and the market, as well as alternatives created in the ambivalence of these global discourses, can rearticulate the political dimension of curriculum in contemporary society.<hr/>La autora defiende que el currículo precisa ser pensado como espacio-tiempo de frontera entre culturas, garantiendo la centralidad de la categoría cultural en detrimento del conocimiento, caro a la pedagogía crítica y todavía hoy sirve de base a las discusiones del campo. Se utiliza en la construcción de la argumentación, de discusiones pos-coloniales, especialmente las contribuciones de H. Bhabha, S. Hall y B. S. Santos. Concluye que tratar el currículo como entre-lugar cultural en que se expresan principios del iluminismo y del mercado, mas también alternativas generadas en la ambivalencia de los globalismos, puede permitir al currículo rearticular su dimensión política en la contemporanidad. <![CDATA[<B>Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste estudo, focalizamos os discursos sobre o mundo do trabalho nos livros didáticos da área de ciências da coleção De olho no mundo do trabalho (editora Scipione), como parte de uma política curricular para o ensino médio. Entendemos a constituição de políticas curriculares como um processo de negociação complexo que inclui influência, produção e disseminação de textos circulantes que estão sujeitos à recriação contínua no contexto da prática (Ball). Analisamos como os discursos sobre o mundo do trabalho são apropriados e recontextualizados (Bernstein) na elaboração de livros didáticos e quais novos sentidos e significados são produzidos. Identificamos no discurso sobre a formação para o trabalho sentidos e significados que precisam ser refletidos pela comunidade educacional, considerando as relações estabelecidas entre os contextos econômico e educacional que resultam em formas de ensino e aprendizagem que acentuam o caráter de performatividade (Lyotard).<hr/>In this study, we focus on discourse on the world of work in science textbooks of the collection With an eye on the world of work (De olho no mundo do trabalho), published by Scipione, as part of a curriculum policy for secondary education. We understand that the construction of curriculum policies is a complex process of negotiation that includes influence, production and dissemination of texts which circulate and which are subject to continuous recreation in the context of practice. We analyse how discourse on the world of work is appropriated and re-contextualised in the elaboration of school textbooks and what new meanings are produced. In the discourse on training for work, we identify meanings that the educational community needs to reflect upon, considering the relations established between educational and economic contexts that result in forms of teaching and learning, accentuating the character of performance.<hr/>En este estudio, enfocamos los discursos sobre el mundo del trabajo en los libros didácticos de la área de ciencias de la colección De ojo en el mundo del trabajo (editora Scipione), como parte de una política curricular para la enseñanza secundaria. Entendemos la constitución de políticas curriculares como un proceso de negociación complejo que incluye influencia, producción y diseminación de textos circulantes, que están sujetos a la recreación continua en el contexto de la práctica (Ball). Analisamos como los discursos sobre el mundo del trabajo son apropiados y contextualizados (Bernstein) en la elaboración de libros didácticos y en los cuales los nuevos sentidos y significados son producidos. Identificamos en el discurso sobre la formación para el trabajo, sentidos y significados, que precisan ser pensados por la comunidad educacional, considerando las relaciones establecidas entre los contextos económico y educacional que resultan en formas de enseñanza y aprendizaje que acentuan el caracter de performatividad (Lyotard). <![CDATA[<B>As transformações na esfera pública e a ação ecológica</B>: <B>educação e política em tempos de crise da modernidade</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute as transformações da esfera pública contemporânea e a emergência de novos modos de ação política associados à formação de um campo político e pedagógico ambiental. Afirma que a ação política ambiental, no contexto do ambientalismo e da nova esquerda contracultural, pode ser considerada uma das expressões da crise da modernidade. Nesse sentido, os movimentos ecológicos buscam reposicionar o ego e o socius, o privado e o público, a ética e a estética na esfera de ação societal. Isso repõe um dilema que remete tanto às tendências conflitivas da modernidade quanto ao seu projeto emancipatório. Ante essa problemática, algumas análises destacam a dissolução e o declínio da política, enquanto outras enfatizam a emergência de uma nova forma de ação política. Por fim, o artigo explora os rebatimentos dessas mudanças sociais no campo da ação educativa, particularmente a educação ambiental, preocupada com a construção de um sujeito ecológico.<hr/>The article discusses transformations in the contemporary public sphere and the emergence of new types of political action, which are related to the creation of a political and pedagogical environmental field. The political environmental action may be considered as part of the counterculture and the new left movements. Therefore, it may be taken as one of the expressions of the crisis of modernity, which is redefining the role of social action in terms of individual, private, public, ethical and aesthetic action. This dilemma exposes the conflicts which constitute modernity and its emancipating project. In the face of this problematic, some analyses emphasise the dissolution and the decline of politics whilst others underline the emergence of a new way of doing politics. Finally, the article explores the aftermaths of these social changes in the educational field, especially in environmental education, which is concerned with the construction of an ecological self.<hr/>Discute las transformaciones de la esfera pública contemporanea y la emergencia de nuevos modos de acción política asociados a la formación de un campo político y pedagógico ambiental. Afirma que la acción política ambiental, en el contexto del ambientalismo y de la nueva izquierda contracultural. puede ser considerada una de las expresiones de la crisis de la modernidad. En este sentido, los movimientos ecológicos buscan reposicionar el ego y el socius, el privado y el público, la ética y la estética en la esfera de acción social. Esto repone un dilema que remite tanto a las tendencias conflictivas de la modernidad cuanto a su proyecto emancipatorio. Frente a esa problemática, algunos análisis destacan la disolución y el declinio de la política, en cuanto otros enfatizan la emergencia de una nueva forma de acción política. Por fin, el artículo explora los rebatimientos de esos cambios sociales en el campo de la acción educativa, particularmente la educación ambiental, preocupada con la construcción de un sujeto ecológico. <![CDATA[<B>O processo de escolarização entre os Xakriabá</B>: <B>explorando alternativas de análise na antropologia da educação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A criação das escolas estaduais indígenas, pelo Programa de Implantação das Escolas Indígenas de Minas Gerais (PIEI-MG), em 1997, foi um fato marcante para todos os povos envolvidos. Entre os Xakriabá, o processo de escolarização teve seu início pelo menos vinte anos antes, e foi intensificado de modo muito acelerado com o início do funcionamento das escolas estaduais indígenas. Tal expansão acelerada gerou um contexto escolar com características muito peculiares. No artigo busca-se explorar algumas perspectivas de análise sobre os processos de escolarização, propostas pela antropologia da educação. A presença dos "encostados" ou a possibilidade de "reprovação dos melhores", dois exemplos de aspectos que caracterizam as escolas xakriabás, alertam-nos para a necessidade de se passar a perceber também como elementos culturais os aspectos da vida cotidiana (como as modalidades de interação verbais e não-verbais e as relações de autoridade) que não alcançam imediata visibilidade, e não são, portanto, considerados parte da especificidade cultural que marca a escola xakriabá.<hr/>The creation of indigenous public schools in 1997 by means of the Programme for the Implantation of Indigenous Schools in the State of Minas Gerais (PIEI-MG) was an important event for all the indigenous groups involved. Among the Xakriabá people, the process of schooling began twenty years earlier, and was intensified by the creation of the indigenous public schools. This accelerated expansion generated a very specific school context. In this article, explore the different perspectives of analysis of the schooling process proposed by the anthropology of education. Two examples of the characteristics of the xakriabá schools the attendance of non official students, the "indolent", and the possibility of failing the best students focus our attention on those aspects of daily life that are not generally perceived as cultural elements (such as the verbal and non verbal interactional styles and the relations of authority). These aspects are not immediately visible and are not, therefore, taken as constitutive of the cultural specificity of the xakriabá school.<hr/>La creación de las escuelas estatales indígenas, através del Programa de Implantación de las Escuelas Indígenas de Minas Gerais (PIEI-MG) en 1997, fue un hecho marcante para todos los pueblos envueltos. Entre los Xakriabás, el proceso de escolaridad tuvo su inicio por lo menos veinte años antes, y fue intensificado de un modo muy acelerado, con el inicio del funcionamiento de las escuelas estatales indígenas. La expansión acelerada produjo un contexto escolar con características muy peculiares. En el artículo explorar algunas perspectivas de análisis al respecto de los procesos de escolaridad, propuestas por la antropología de la educación. La presencia de los "arrimados" o la posibilidad de "reprobación de los mejores", son dos aspectos que caracterizan a la escuela xakriabá, poniéndonos sobre aviso para la necesidad de pasar a notar, también, como elementos culturales, los aspectos de la vida cotidiana (como las modalidades de interacción verbal y no-verbal y las relaciones de autoridad) que no alcanzan una inmediata visibilidad, y no son, por lo tanto, considerados como parte de la especialidad cultural, que marca a la escuela xakriabá. <![CDATA[<B>História cultural e história da educação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a separação entre a história cultural e a história da educação. Examinando obras a partir dos anos de 1970, verifica a importância crescente da história cultural e a ausência quase completa de trabalhos relativos à história cultural da educação. Aborda questões disciplinares e institucionais, mas também historiográficas, que concorrem para a exclusão de determinadas disciplinas, como a história da educação, do âmbito de trabalho do historiador. Durante a década de 1980, detecta maior interesse pela história da educação e por sua inserção nas perspectivas historiográficas. Focaliza algumas questões que interessam aos historiadores e aos historiadores da educação: as relações entre história e cultura; a tentativa de considerar a história cultural em duas perspectivas: uma que lhe atribui o recorte e análise de objetos culturais, e outra que privilegia os pressupostos metodológicos, abordando tanto as práticas sociais como as suas representações, de acordo com concepções das diversas teorias sociais. Conclui que a história cultural é um campo multi ou interdisciplinar, não apenas um tipo de abordagem, nem apenas um novo espaço ou dimensão do real, e enfatiza a necessidade de uma reflexão mais sistemática sobre a educação como um tema/objeto de investigação necessário à compreensão da formação cultural de uma sociedade.<hr/>The article analyses the separation between cultural history and the history of education. It verifies the growing importance of cultural history and the almost complete absence of studies on the cultural history of education based on an examination of works starting in the 1970s. It deals with disciplinary, institutional and historiographic questions which contribute to the exclusion of determined subject areas like the history of education in the ambit of work of the historian. It detects a greater interest in the history of education during the 1980s, and in its insertion in historiographic perspectives. It focuses on some questions which are of interest to historians and historians of education: the relation between history and culture; the attempt to consider cultural history from two perspectives one which attributes to it the separation and analysis of cultural objects and the other which privileges methodological presuppositions dealing with both social practices and their representations, in accordance with conceptions from diverse social theories. It concludes that cultural history is a multi or interdisciplinary field, not simply a kind of approach nor a new space or dimension of reality and emphasizes the need for a more systematic reflection on education as a theme/object of investigation necessary for understanding the cultural formation of a society.<hr/>El artículo analiza la separación entre la historia cultural y la historia de la educación. Examinando obras a partir de los años de 1970, se verifica la importancia creciente de la historia cultural y la ausencia casi completa de trabajos relativos a la historia cultural de la educación. Aborda cuestiones disciplinares e institucionales, pero también historiográficas, que concurren para la exclusión de determinadas disciplinas, como la historia de la educación, del ámbito de trabajo del historiador. Durante la década de 1980, detecta un mayor interés por la historia de la educación y por su inserción en las perspectivas historiográficas. Focaliza algunas cuestiones que interesan a los historiadores y a los historiadores de la educación; las relaciones entre historia y cultura; la tentativa de considerar la historia cultural bajo dos perspectivas; una que le atribuye el recorte y análisis de objetos culturales, y otra que privilegia los presupuestos metodológicos, abordando tanto las prácticas sociales como sus presentaciones, de acuerdo con concepciones de las diversas teorías sociales. Concluye que la historia cultural es un campo multi o interdisciplinar, no apenas un tipo de abordage, ni apenas un nuevo espacio o dimensión de lo real, y enfatiza la necesidad de una reflexión más sistemática sobre la educación como un tema/objeto de investigación necesario a la comprensión de la formación cultural de una sociedad. <![CDATA[<B>História intelectual e história da educação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto começa por tratar do uso anacrônico de palavras e idéias. Tal uso caracteriza-se por uma rigidez na interpretação da linguagem, que acaba por se fixar nos significados correntes na época em que se escreve a história. Essa reificação do discurso tende a desconsiderar as possíveis significações das palavras no período histórico, mais ou menos distanciado, que estudamos. As palavras podem repetir-se, mas suas formas de apropriação são virtualmente infinitas; a escrita da história é a "comparação" da posição teórica que escolhemos com a história das fontes que nos foram legadas. A história da educação deve, assim, ser observada na própria constituição de seu discurso e não em "contextos" que acabam por ser o repositório exclusivo do tempo.<hr/>The text begins by dealing with the anachronistic use of words and ideas. This use is characterized by rigidity in the interpretation of language which ends by being fixed in the meanings current in the epoch in which the history is being written. The reification of discourse tends not to consider the possible meanings of words in the more or less distant historical period which we study. Words can be repeated but their forms of appropriation are virtually infinite: the writing of history is the comparison of the theoretical position which we choose with the history of the sources which we inherit. The history of education ought to be observed in the very formation of its discourse and not in "contexts" which end by being the exclusive repository of time.<hr/>El texto comienza por tratar del uso anacrónico de palabras e ideas. Tal uso se caracteriza por una rigidez en la interpretación del lenguaje, que acaba por fijarse en los significados corrientes en la época en que se escribe la historia. Esta reificación del discurso tiende a desconsiderar los posibles significados de las palabras en el período histórico, más o menos distanciado, que estudiamos. Las palabras pueden repetirse, pero sus formas de apropiación son virtualmente infinitas; la escrita de la historia es la "comparación" de la posición teórica que escojemos con la historia de las fuentes que nos fueron legadas. La historia de la educación deve, así, ser observada en la propia constitución de su discurso y no en "contextos" que acaban por ser archivos exclusivos del tiempo. <![CDATA[<B>As dimensões da qualidade dos periódicos científicos e sua presença em um instrumento da área da educação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mencionam-se as circunstâncias do ambiente acadêmico que envolvem a necessidade de avaliação de periódicos científicos. Propõe-se o desdobramento da qualidade dos periódicos em quatro dimensões, duas já consagradas (técnico-normativa, ou forma, e de finalidade, ou conteúdo) e duas novas (processo produtivo e de mercado). As quatro têm sua independência discutida, são conceituadas, discriminadas e exemplificadas, citando-se casos em que são empregadas na prática. Analisa-se também um instrumento de avaliação de periódicos empregado pela área de educação pela óptica das quatro dimensões, nelas situando cada um dos 32 itens que o instrumento apresenta. Conclui-se com uma reavaliação "pós-aplicação" do desdobramento proposto; propostas de modificações no instrumento analisado, tendo em vista da análise dele efetuada; e uma rápida introdução às eventuais vantagens de empregar-se a visão das quatro dimensões também no âmbito dos periódicos eletrônicos.<hr/>We refer to the circumstances of the academic environment which require the evaluation of scientific journals. We suggest the deployment of the quality function of these journals in four dimensions, two of which are well known (standardization or form, and purpose or content) and two which are new (production process and customer evaluation). The independence of the four dimensions is discussed, together with their concepts, the way they can be evaluated in practice and examples of entities which effectively use them. An instrument for the evaluation of scientific journals, used by the field of education, has each one of its 32 items analysed from the four dimensional optic and associated with one or more of the latter. We conclude with (i) a "post-application" discussion on the deployment; (ii) proposals for changes that can be made to the evaluation instrument examined, bearing in mind the analysis carried out; and (iii) a quick introduction to the eventual advantages of also employing the four dimensional approach in the ambit of electronic journals.<hr/>Se mencionan las características del ambiente académico que envuelve la necesidad de evaluación de periódicos científicos. Se propone el despliegue de la calidad de los periódicos en cuatro dimensiones, dos ya consagradas (técnico-normativa, o forma, y de finalidad, o contenido) y dos nuevas (proceso productivo y de mercado). Las cuatro tienen su independencia discutida, son conceptuadas, discriminadas y ejemplificadas, aludiéndose a casos en que son empleadas en la práctica. Se analiza también un instrumento de evaluación de periódicos empleado por la área de educación sobre la óptica de las cuatro dimensiones, en ellas situando cada uno de los 32 itens que el instrumento presenta. Se concluye con una reavaliación "pos-aplicación" del desdobramiento propuesto: propuestas de modificaciones en el instrumento analizado, teniendo en vista del análisis por el efectuado; y una rápida introducción a las eventuales ventajas de emplearse la visión de las cuatro dimensiones también en el ámbito de los periódicos electrónicos. <![CDATA[<b>Improving urban science education, new roles for teachers, students and researchers </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mencionam-se as circunstâncias do ambiente acadêmico que envolvem a necessidade de avaliação de periódicos científicos. Propõe-se o desdobramento da qualidade dos periódicos em quatro dimensões, duas já consagradas (técnico-normativa, ou forma, e de finalidade, ou conteúdo) e duas novas (processo produtivo e de mercado). As quatro têm sua independência discutida, são conceituadas, discriminadas e exemplificadas, citando-se casos em que são empregadas na prática. Analisa-se também um instrumento de avaliação de periódicos empregado pela área de educação pela óptica das quatro dimensões, nelas situando cada um dos 32 itens que o instrumento apresenta. Conclui-se com uma reavaliação "pós-aplicação" do desdobramento proposto; propostas de modificações no instrumento analisado, tendo em vista da análise dele efetuada; e uma rápida introdução às eventuais vantagens de empregar-se a visão das quatro dimensões também no âmbito dos periódicos eletrônicos.<hr/>We refer to the circumstances of the academic environment which require the evaluation of scientific journals. We suggest the deployment of the quality function of these journals in four dimensions, two of which are well known (standardization or form, and purpose or content) and two which are new (production process and customer evaluation). The independence of the four dimensions is discussed, together with their concepts, the way they can be evaluated in practice and examples of entities which effectively use them. An instrument for the evaluation of scientific journals, used by the field of education, has each one of its 32 items analysed from the four dimensional optic and associated with one or more of the latter. We conclude with (i) a "post-application" discussion on the deployment; (ii) proposals for changes that can be made to the evaluation instrument examined, bearing in mind the analysis carried out; and (iii) a quick introduction to the eventual advantages of also employing the four dimensional approach in the ambit of electronic journals.<hr/>Se mencionan las características del ambiente académico que envuelve la necesidad de evaluación de periódicos científicos. Se propone el despliegue de la calidad de los periódicos en cuatro dimensiones, dos ya consagradas (técnico-normativa, o forma, y de finalidad, o contenido) y dos nuevas (proceso productivo y de mercado). Las cuatro tienen su independencia discutida, son conceptuadas, discriminadas y ejemplificadas, aludiéndose a casos en que son empleadas en la práctica. Se analiza también un instrumento de evaluación de periódicos empleado por la área de educación sobre la óptica de las cuatro dimensiones, en ellas situando cada uno de los 32 itens que el instrumento presenta. Se concluye con una reavaliación "pos-aplicación" del desdobramiento propuesto: propuestas de modificaciones en el instrumento analizado, teniendo en vista del análisis por el efectuado; y una rápida introducción a las eventuales ventajas de emplearse la visión de las cuatro dimensiones también en el ámbito de los periódicos electrónicos. <![CDATA[<b>Políticas de currículo em múltiplos contextos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mencionam-se as circunstâncias do ambiente acadêmico que envolvem a necessidade de avaliação de periódicos científicos. Propõe-se o desdobramento da qualidade dos periódicos em quatro dimensões, duas já consagradas (técnico-normativa, ou forma, e de finalidade, ou conteúdo) e duas novas (processo produtivo e de mercado). As quatro têm sua independência discutida, são conceituadas, discriminadas e exemplificadas, citando-se casos em que são empregadas na prática. Analisa-se também um instrumento de avaliação de periódicos empregado pela área de educação pela óptica das quatro dimensões, nelas situando cada um dos 32 itens que o instrumento apresenta. Conclui-se com uma reavaliação "pós-aplicação" do desdobramento proposto; propostas de modificações no instrumento analisado, tendo em vista da análise dele efetuada; e uma rápida introdução às eventuais vantagens de empregar-se a visão das quatro dimensões também no âmbito dos periódicos eletrônicos.<hr/>We refer to the circumstances of the academic environment which require the evaluation of scientific journals. We suggest the deployment of the quality function of these journals in four dimensions, two of which are well known (standardization or form, and purpose or content) and two which are new (production process and customer evaluation). The independence of the four dimensions is discussed, together with their concepts, the way they can be evaluated in practice and examples of entities which effectively use them. An instrument for the evaluation of scientific journals, used by the field of education, has each one of its 32 items analysed from the four dimensional optic and associated with one or more of the latter. We conclude with (i) a "post-application" discussion on the deployment; (ii) proposals for changes that can be made to the evaluation instrument examined, bearing in mind the analysis carried out; and (iii) a quick introduction to the eventual advantages of also employing the four dimensional approach in the ambit of electronic journals.<hr/>Se mencionan las características del ambiente académico que envuelve la necesidad de evaluación de periódicos científicos. Se propone el despliegue de la calidad de los periódicos en cuatro dimensiones, dos ya consagradas (técnico-normativa, o forma, y de finalidad, o contenido) y dos nuevas (proceso productivo y de mercado). Las cuatro tienen su independencia discutida, son conceptuadas, discriminadas y ejemplificadas, aludiéndose a casos en que son empleadas en la práctica. Se analiza también un instrumento de evaluación de periódicos empleado por la área de educación sobre la óptica de las cuatro dimensiones, en ellas situando cada uno de los 32 itens que el instrumento presenta. Se concluye con una reavaliación "pos-aplicación" del desdobramiento propuesto: propuestas de modificaciones en el instrumento analizado, teniendo en vista del análisis por el efectuado; y una rápida introducción a las eventuales ventajas de emplearse la visión de las cuatro dimensiones también en el ámbito de los periódicos electrónicos.