Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Natal)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-294X20150004&lang=en vol. 20 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Critical studies on psychology of reading: Books and the reading experience]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2015000400196&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo expõe resultados de uma pesquisa sobre a experiência de leitura de livros no contexto da terceira revolução da leitura no Brasil. Foram realizadas entrevistas semiabertas e registradas com um gravador com duas leitoras adultas, voluntárias e residentes no estado de São Paulo. As imagens expressas nos relatos destas leitoras foram analisadas, permitindo identificar modos característicos de leitura do livro: a) fome de ler; b) modo intensivo; c) identificação subjetiva; d) leitura distraída; e) ponto de fuga; f) leitura conteudística; g) leitura interrompida; h) leitura atomística. Discutimos como estes modos de ler livros dialogam com as categorias imanentes do livro e com a experiência dos leitores. Espera-se que este trabalho possa oferecer um pequeno retrato dos modos de se ler livros no Brasil, contribuindo para identificar transformações culturais em curso e para a instituição de um campo de estudos críticos em Psicologia da Leitura.<hr/>Abstract This article presents results of a survey on the experience of reading books in the context of the third revolution of reading in Brazil. The research involved interviews with two adult readers. These interviews were conducted in half-open and tape-recorded way. Images expressed in the readers reports were analyzed, revealing characteristic ways of reading books: a) hungry to read; b) intensive reading; c) subjective identification; d) distracted reading; e) vanishing point; f) contentistic reading; g) interrupted reading; h) atomistic reading. We discuss how such ways of reading books dialogue with the immanent categories of books and with the experience of readers. We expect offering through this paper a small picture of the ways of reading books in Brazil, helping to identify ongoing cultural changes in this area. Besides, we expect to contribute to establish a field of critical studies in Psychology of Reading.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de una encuesta sobre la experiencia de lectura de libros en contexto de una tercera revolución de la lectura en Brasil. Se realizaron entrevistas con dos lectoras adultas, semiabiertas y grabadas con una grabadora. Dos informes se describen en este artículo. Las imágenes expresadas en los informes de las lectoras fueron analizadas, lo que permitió revelar modos característicos de la lectura de libros: a) hambre de leer; b) lectura intensiva; c) identificación subjetiva; d) lectura distraída; e) punto de fuga; f) lectura contenidística; g) lectura interrumpida; h) lectura atomística. Se discute cómo estas formas de leer libros conversan con las categorías inmanentes de libros y con la experiencia de los lectores. Se espera que este trabajo pueda ofrecer una pequeña imagen de las maneras de leer libros en Brasil, ayudando a identificar los cambios culturales en curso y hacia el establecimiento de un campo de estudios críticos en Psicología de la Lectura. <![CDATA[Experimental abnormal Psychology: Historical-cultural approach to understanding mental suffering]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2015000400207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, de natureza conceitual e metodológica, busca-se apresentar os princípios iniciais acerca do estudo do adoecimento psíquico a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Especificamente, será apresentada a Patopsicologia Experimental, elaborada pela psicóloga lituana Bluma V. Zeigarnik, campo de conhecimento ainda bastante desconhecido no Brasil. Esta disciplina psicológica, cuja base metodológica assenta-se no materialismo histórico e dialético, é intermediária entre a psicologia e a psiquiatria, tendo sido desenvolvida, particularmente, na União Soviética. A Patopsicologia Experimental aborda os transtornos mentais como alterações da atividade mental, considerando seu caráter histórico e dependente das relações sociais. A personalidade é tomada como objeto de investigação principal, tendo em vista sua intrínseca relação com a atividade do homem e as condições sociais nas quais ele se desenvolve e, também, adoece. O estudo pretende sistematizar possibilidades de atuação no campo da saúde mental, a partir dessa perspectiva teórica, superando princípios biológicos e medicalizantes.<hr/>Abstract This article, from conceptual and methodological nature, aims presenting the initial principles about the study of mental illness from the Historical-Cultural Psychology. In particular, it will present the Experimental Abnormal Psychology, elaborated by the Lithuanian psychologist Bluma V. Zeigarnik, which is a field of knowledge mostly unknown in Brazil. This psychological discipline, whose methodological base relies on the historical and dialectical materialism, is situated between psychology and psychiatry, and has been developed particularly in the Soviet Union. The Experimental Abnormal Psychology discusses about mental disorders, like changes in mental activity, considering its historical character and depends on the social relations. The personality is taken as an object of primary research, in view of its intrinsic relationship with the activity of the man and the social conditions in which they develop and also gets sick. The study aims to systematize the possibilities of action in the mental health field, from that theoretical perspective, overcoming the biological and medicals principles.<hr/>Resumen Este artículo, de naturaleza conceptual y metodológica, busca presentar los fundamentos iniciales acerca del estudio dela psiquis enfermiza, a partir de la Psicología Histórico Cultural. Específicamente, se presentará la Patopsicología Experimental, elaborada por la psicóloga lituana Bluma V. Zeigarnik, un campo de conocimiento aún bastante desconocido en Brasil. Esta disciplina de la psicología, cuya base metodológica se asienta en el materialismo histórico y dialéctico, es intermediaria entre la psicología y la psiquiatría, habiendo sido desarrollada, particularmente, en la Unión Soviética. La Patopsicología Experimental aborda los trastornos mentales como alteraciones de la actividad mental, considerando su carácter histórico y dependiente de las relaciones sociales. La personalidad se toma como objeto principal de investigación, en vista de su relación intrínseca con la actividad del hombre y las condiciones sociales en las cuales se desarrolla y, también, se enferma. El estudio pretende sistematizar posibilidades de actuación en el campo de la salud mental, a partir de la perspectiva teórica presentada, superando principios biológicos y de medicalización. <![CDATA[Phenomenology of the lived body in depression]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2015000400217&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo compreender a experiência de corpo vivido na depressão, tendo como base teórica a lente fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty e a psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian. Utilizamos o método fenomenológico crítico para compreender a experiência vivida de pessoas diagnosticadas com depressão. Realizamos entrevistas com dez sujeitoscolaboradores que descreveram a experiência vivida da depressão. Este estudo revelou que o fenômeno da depressão édescrito a partir do reconhecimento de sinais no corpo e da divisão entre corpo físico e mente. Compreendemos que para os sujeitos colaboradores a experiência vivida da depressão restringe suas possibilidades da existência a partir do que é experienciado no corpo, alterando a relação consigo e com mundo. Investigar a experiência vivida do corpo deprimido contribui para uma compreensão do fenômeno da depressão como expressão da existência do sujeito, possibilitando a criação de estratégias de tratamento e prevenção convergente com tais experiências.<hr/>Abstract This article aims at understanding the body experience which is lived during depression, which has as theoretical basis Maurice Merleau-Ponty’s phenomenological lens and Arthur Tatossian’s phenomenological psychopathology. We use the critical phenomenological method in order to understand the experience lived by people diagnosed with depression. We have realized interviews with 10 collaborators who described the depression experience. This study has revealed that the depression phenomenon is described by means of the recognition of body signs and the division between physical body and mind. We understand that for the collaborators the depression experience restricts its possibilities of existence from what if experience in the body, changing its relation with itself and with the world. Investigating the experience lived by the depressed body contributes to an understanding of the depression phenomenon as an expression of an individual’s existence, which allows for the creation of prevention and treatment strategies which are convergent with such experiences.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo comprender la experiencia del cuerpo vivido en la depresión, teniendo con base teórica la vista fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty y la psicopatología fenomenológica de Arthur Tatossian. Utilizamos el método fenomenológico crítico para comprender la experiencia vivida de personas diagnosticadas con depresión. Realizamos entrevistas con diez sujetos voluntarios que describen la experiencia vivida de la depresión. Este estudio reveló que el fenómeno de la depresión es descrito a partir del reconocimiento de señales en el cuerpo y de la división entre cuerpo físico y mente. Comprendemos que para los sujetos voluntarios la experiencia vivida de la depresión restringe sus posibilidades de la existencia a partir de lo que es experimentado en el cuerpo, alterando la relación consigo mismo y con el mundo. Investigar la experiencia vivida del cuerpo deprimido contribuye para una comprensión del fenómeno de la depresión como expresión de la existencia del sujeto, haciendo posible la creación de estrategias de tratamiento y prevención convergente con tales experiencias. <![CDATA[The paradox of the territory and the stigmatization processes regarding access to HIV diagnosis in Primary Health Care]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2015000400229&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Diretrizes políticas recentes têm preconizado a efetivação de processos de descentralização do acesso ao diagnóstico de HIV. Através do acompanhamento de um projeto de descentralização no município de Porto Alegre-RS, este artigo propõe uma análise da dimensão paradoxal do território e dos processos de estigmatização no acesso ao diagnóstico de HIV no contexto da Atenção Básica em Saúde. A abordagem teórico-metodológica foi fundamentada na perspectiva analítico-institucional e as estratégias metodológicas envolveram observações, grupos-focais e entrevistas com profissionais de uma Unidade de Saúde da Família, usuários do sistema de saúde, profissional de uma equipe de matriciamento e gestor municipal da política de DST-Aids. A análise evidencia a dimensão paradoxal do território e suas implicações para as práticas profissionais e as políticas públicas. Apresenta, por fim, a noção de multiterritórios como um dos modos de pensar múltiplas possibilidades de acesso ao diagnóstico de HIV.<hr/>Abstract Recent policy guidelines have supported the completion of the decentralization processes regarding the access to HIV diagnosis. Through follow-up of a decentralization project in the city of Porto Alegre-RS, this study proposes an analysis of the paradoxical dimension of the territory and of the processes of stigmatization regarding access to the HIV diagnosis in the context of Primary Health Care. The theoretical and methodological approach was founded on the analytical and institutional perspective and the methodological strategies involved observation, focal groups and interviews with professionals of a Family Health Unit, users of the health care system, a professional of the matrix support team, and a manager of the STD-Aids policies in the city. Analysis evidence the paradoxical dimension of the territory and its implications regarding the professional practices and public policies. Finally, it presents the notion of multiterritories as a way to conceive multiple possibilities of access to HIV diagnosis.<hr/>Resumen Directrices políticas recientes han recomendado la ejecución de los procesos de descentralización del acceso al diagnóstico de SIDA. Mediante lo acompañamiento de un proyecto de descentralización en Porto Alegre-RS, este artículo propone un análisis de la dimensión paradójica de lo territorio y el proceso de estigmatización el acceso al diagnóstico del VIH en el contexto de la atención primaria de salud. El enfoque teórico y metodológico se basó en la perspectiva analítica e institucional y las estrategias metodológicas incluyen observaciones, grupos focales y entrevistas con los profesionales de una Unidad de Salud de la Familia, los usuarios del sistema de salud, profesional de un equipo de orientación especializada y administrador de la política de las ETS y el SIDA. El análisis pone de relieve la dimensión paradójica del territorio y de sus implicaciones para las prácticas profesionales y de política pública. Presenta, por último, la noción de multiterritórios como una de las formas de pensar múltiples posibilidades de acceso al diagnóstico de VIH. <![CDATA[Pain descriptors in narratives of children in oncological treatment]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2015000400241&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A avaliação da dor em crianças necessita de um olhar específico voltado para sua descrição. Considerar aspectos do desenvolvimento cognitivo e linguístico é fundamental na interpretação da experiência dolorosa na população infantil. Trata-se de um estudo de qualitativo que teve como objetivo identificar os descritores de dor presentes nas narrativas de crianças em tratamento oncológico e compará-los aos presentes em um instrumento para adultos. Desenvolvido em um Centro de Oncohepatologia Pediátrico, no período de março a outubro de 2013. A população foi composta por 26 escolares, de ambos os sexos, com idade média de 8 anos e 7 meses. Os resultados apontam que, independentemente da idade, a utilização de reforços figurativos na comunicação oral é bastante presente como apoio na descrição da dor e revelam a necessidade da criação de instrumentos de avaliação de dor adequados às faixas etárias, de forma a facilitar as representações simbólicas em crianças.<hr/>Abstract The difficulty in assessing pain in children indicates the need for a specific look at the description of the pain. Considering aspects of cognitive and linguistic development is crucial for the interpretation of pain experience in children. The main point of this study was to identify pain descriptors present in the children's narratives which are undergoing cancer treatment and compare them with those present in an instrument for adults. This was a qualitative study conducted in an Oncohepatology Pediatric Center, from March to October of 2013. The sample consisted on 26 students, of both sexes, with an average age of 8 years and 7 months. The results indicate that regardless of age, the use of figurative reinforcements in oral communication is founded as a support in the description of the pain and shows the needing of the creation of assessment pain tools appropriated to each age, in order to facilitate the symbolic representations in children.<hr/>Resumen La dificultad en la evaluación del dolor en los niños indica la necesidad de una mirada específica en la descripción del dolor. Considerar los aspectos del desarrollo cognitivo y lingüístico es fundamental para la interpretación de la experiencia del dolor en los niños. El objetivo del estudio fue identificar los descriptores del dolor presentes en las narrativas de los niños sometidos a tratamiento contra el cáncer y compararlos con los presentes en un instrumento para los adultos. Este fue un estudio cualitativo realizado en un Centro Pediátrico de Oncohepatologia, de marzo a octubre de 2013. La muestra estuvo conformada por 26 estudiantes, de ambos sexos, con una edad promedio de 8 años y 7 meses. Los resultados indican que, independientemente de la edad, el uso de refuerzos figurativos en la comunicación oral es suficiente para mantener a esta en la descripción del dolor y revelar la necesidad de la creación de herramientas de evaluación del dolor apropiadas para cada edad, con el fin de facilitar las representaciones simbólicas en los niños.