Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Natal)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-294X20130004&lang=es vol. 18 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Determinantes biopsicosociales que predicen la calidad de vida en personas con VIH/SIDA</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O advento da terapia antirretroviral trouxe a necessidade de se compreender os determinantes psicossociais envolvidos na avaliação de qualidade de vida em pessoas que vivem com HIV/AIDS. O objetivo desse estudo é investigar os determinantes psicossociais e clínicos envolvidos na avaliação de qualidade de vida nesse grupo social. Esta pesquisa envolveu 90 pessoas vivendo com HIV/AIDS (média de idade de 33,7 anos, DP = 6,6). Um questionário sócio-demográfico e clínico e o WHOQOL-BREF constituíram os principais métodos. Análises descritivas, comparações entre médias de grupos-critério e análise de regressão foram utilizadas. Os resultados demonstram melhor qualidade de vida entre os que estavam satisfeitos com os serviços de saúde do hospital, bem como os principais determinantes para a avaliação de qualidade de vida são a dimensão psicológica, contagens de células CD4 e a dimensão ambiental. Essa pesquisa sugere a elaboração de políticas públicas de saúde em HIV/AIDS que englobem os fatores psicossociais.<hr/>The advent of the antiretroviral therapy highlighted the need to understand psychosocial determinants of quality of life assessment in people living with HIV/AIDS. The purpose of this study was to investigate the psychosocial and clinical determinants related to the quality of life of this group. This investigation involved 90 patients (age mean 33.7 years old, SD = 6.6). Socio-demographic questions, a clinic questionnaire, and the instrument for assessment of quality of life WHOQOL-BREF were the main methods. Descriptive statistics, comparison between means of the criterion groups, and a regression were the main analyses. The results demonstrate better assessment of quality of life in patients who were satisfied with health care provided by the hospital. Psychological dimension, CD4 cells count, and environmental factors are the main determinants to the quality of life assessment. This research recommends the elaboration of health public politics toward HIV/AIDS that include psychosocial aspects.<hr/>La aparición de la terapia antiviral destacó la necesidad de entender los determinantes psicosociales en la evaluación de la calidad de vida de las personas viviendo con VIH/SIDA. El objetivo de este estudio es investigar los determinantes clínicos y psicosociales relacionados con la calidad de vida de este grupo. Esta investigación involucra a 90 pacientes (edad media 33,7 años, desviación típica 6,6). Los principales métodos utilizados fueron preguntas socio-demográficas, un cuestionario clínico, y el instrumento de evaluación de calidad de vida WHOQOL-BREF. Los principales análisis consistieron en estadísticas descriptivas, comparaciones entre las medias de los grupos de criterio, y una regresión. Los resultados muestran una mejor evaluación de la calidad de vida en los pacientes que estaban satisfechos con la atención médica provista por sus hospitales. La dimensión psicológica, el recuento de células CD4, y los factores medioambientales son los determinantes más importantes para la evaluación de la calidad de vida. Esta investigación recomienda la elaboración de políticas públicas sanitarias en torno al VIH/SIDA que tengan en cuenta los aspectos psicosociales. <![CDATA[<b>Aspectos de la dinámica de la familia con dependencia química</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O envolvimento da família no tratamento tem sido apontado como preditor de sucesso terapêutico da dependência química. Nesse sentido, foi realizada uma investigação qualitativa, utilizando o estudo de caso de dependente químico e sua família, atendidos por instituição de saúde, para identificação da dinâmica relacional estabelecida nestes contextos. Para a coleta de dados foram utilizados entrevistas, genograma e registros de grupos de familiares. A análise dos dados se deu a partir da compreensão sistêmica da família. O estudo realizado aponta a necessidade de compreensão da dependência química como fenômeno que pode ser influenciado pela dinâmica familiar reforçando aspectos de seu funcionamento para a manutenção do sintoma. Tratar a disfuncionalidade familiar pode constituir-se um fator de proteção ao uso de drogas e prevenção à recaída.<hr/>The involvement of family in treatment has been pointed like the predictor of chemical dependence therapeutic success. In this sense, a quality investigation was done, using the case study of addict and his family, assisted by a health institution, selected by convenience, for the identification of familial relations manifestation in these contexts. For the data collecting, interviews, genogram and family groups records were used. The data analysis was done from the family systemic comprehension. The study points out the need of understanding chemical dependency as a phenomenon that can be influenced by familiar dynamic, reinforcing functioning aspects to the symptom maintenance. Treating the familiar disfunctioning is a protection factor to the drugs using, and prevention to relapse.<hr/>El envolvimiento de la familia en el tratamiento ha sido factor indispensable del suceso terapéutico de la dependencia química. En ese sentido, fue realizada una investigación cualitativa, utilizando el estudio sobre el dependiente químico y su familia, atendidos por Instituición de la Salud, para identificación de la dinámica relacional establecida en estos contextos. Para la colecta de datos fueron utilizados encuestas, genograma y registros de grupos familiares. Los análisis de los datos ocurrieron a partir de la comprensión sistémica de la familia. El estudio realizado apunta la necesidad de comprensión de la dependencia química como fenómeno que puede ser influenciado por la dinámica familiar, reforzando aspectos de su funcionamiento para la manutención de sintoma. Tratar la disfuncionalidad familiar puede constituirse un factor de protección al uso de drogas y prevención a la recaída. <![CDATA[<b>Análisis cualitativo de los efectos del programa de entrenamiento metacognitivo y de la cognición social en personas con esquizofrenia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo procuramos determinar a satisfação e a percepção de mudanças específicas resultantes da participação num programa de treino metacognitivo e da cognição social (TMSC) para pessoas com Esquizofrenia. Participaram 21 participantes com diagnóstico de Esquizofrenia responderam a um inquérito por questionário de administração direta com questões abertas, realizado a meio e no final do TMCS. A partir das categorias (1) Satisfação com o programa, (2) Reestruturação sócio-cognitiva e (3) Mudanças na relação eu-outro, verificamos que o programa é relevante, tem potencial para introduzir mudanças na relação com os outros e parece otimizar a cognição social. Os aspectos negativos apontados estão relacionados com a duração do programa e das sessões, e com a linguagem utilizada.<hr/>This study aimed to understand the satisfaction and the perception of specific changes triggered by the participation in a metacognitive and social cognition training program (MSCT) for people with Schizophrenia. Participed 21 participants with a diagnosis of Schizophrenia answered a questionnaire of direct-response with open ended questions applied in the middle-term and at the end of the MSCT. Based on the categories (1) satisfaction with the program, (2) social cognitive restructuring and (3) Changes in the self-other relationship, we found that the program was considered to be relevant, had the potential to improve relationships with others and facilitated the enhancement of social cognition. The most important negative aspects mentioned were the duration of the program and sessions, and the specific language used.<hr/>En este estudio hemos tratado de determinar la satisfacción y la percepción de los cambios específicos que resulten de la participación en un programa de entrenamiento metacognitivo y de la cognición social (TMSC) para las personas con esquizofrenia. 21 participantes con diagnóstico de esquizofrenia respondieron a un cuestionario de administración directa con preguntas abiertas, realizadas en el medio y al final de TMCS. A partir de las categorías (1) satisfacción con el programa, (2) reestructuración socio-cognitiva, y (3) cambios en la relación yo-otro, constatamos que el programa es relevante, tiene la posibilidad de introducir cambios en la relación con los demás y parece optimizar la cognición social. Los aspectos negativos se refieren a la duración del programa y de las sesiones, y la terminología utilizada. <![CDATA[<b>La controversia alrededor de la atribución de cultura a animales no humanos</b>: <b>una revisión crítica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nas últimas décadas, estudiosos do comportamento têm afirmado que animais não humanos apresentam cultura, dando início a uma controvérsia, especialmente com antropólogos socioculturais, que ainda não foi resolvida. Com o objetivo de compreender melhor essa controvérsia e identificar possíveis direções de consenso, nós revisamos o desenvolvimento da noção de cultura na antropologia sociocultural e sua utilização na literatura etológica. Argumentamos que antropólogos socioculturais e estudiosos do comportamento animal divergem em termos de suas teorias e visões de mundo. Para alcançar uma abordagem sintética do comportamento animal que inclua humanos e não humanos, sem ignorar as características próprias de cada espécie, seria desejável construir um consenso nesses dois níveis. A questão dos símbolos e significados é central para a noção antropológica de cultura e, portanto, será necessário incluí-la em uma perspectiva comparativa. Concluímos que uma direção de consenso teórico encontra-se em abordagens críticas às dualidades natureza-cultura, inato-adquirido e gene-ambiente.<hr/>In recent decades, animal behaviorists have attributed culture to non-human animals, starting a controversy with socio-cultural anthropologists that is still far from cooling down. In order to better understand this controversy, and to identify possible paths that might lead to a consensus, we reviewed the meanings of the term culture as used by socio-cultural anthropologists, and also the history of its use in ethology (specially primatology). We argue that socio-cultural anthropologists and ethologists disagree in terms of their theories and worldviews. In order to reach a synthetic approach to human and non-human animal behavior, without ignoring species-typical characteristics, it is desirable to search for consensus in both levels. The questions of symbols and of meanings are central to the anthropological notion of culture; therefore it will be necessary to discuss how to include them in a comparative perspective. We conclude that a direction of consensus may be found in theoretical approaches that are critical to the related dichotomies of nature-culture, innate-acquired and gene-environment.<hr/>En las últimas décadas, estudiosos del comportamiento han afirmado que animales no humanos presentan cultura, iniciándose una controversia, sobre todo con antropólogos socioculturales, que todavía no está resuelta. Con el objetivo de mejorar la comprensión de dicha controversia e identificar posibles direcciones de consenso, hemos revisado el desarrollo de la noción de la cultura en la antropología sociocultural y su utilización en la literatura etológica. Argumentamos que antropólogos socioculturales y estudiosos del comportamiento animal divergen en términos de sus teorías y visiones de mundo. Para alcanzar un abordaje sintético del comportamiento animal que incluya humanos y no humanos y sin ignorar las características propias de cada especie, sería deseable construir un consenso en estos dos niveles. La cuestión de los símbolos y significados es parte central de la noción antropológica de cultura y, por tanto, será necesario incluirla desde una perspectiva comparativa. Hemos concluído que una dirección de consenso teórico se encuentra en los abordajes críticos a las dualidades naturaleza-cultura, inato-adquirido y genético-medioambiental. <![CDATA[<b>Adolescencia y función paterna</b>: <b>una mirada al primer año de vida del bebé</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo teve por objetivo investigar o exercício da função paterna na adolescência, desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê. Participaram deste estudo três casais de adolescentes, cuja gestação estava no terceiro trimestre no momento do primeiro contato. Os participantes tinham idades entre 16 e 19 anos e, no momento da gestação, estavam namorando ou morando juntos, e eram de nível socioeconômico baixo. Cada caso foi investigado em três diferentes etapas: terceiro trimestre de gestação, após três meses e após um ano de vida do bebê. Os resultados revelaram que os pais foram identificados como importantes fontes de apoio emocional para suas jovens companheiras, tanto no período da gestação, quanto no puerpério, apesar de algumas dificuldades em relação ao exercício de outras funções terem sido identificadas.<hr/>The present study aimed to investigate the exercise of the paternal function in adolescence, from pregnancy through the first year of baby's life. The study included three teenage couples whose pregnancy was in the third trimester at the time of first contact. Participants were aged between 16 and 19 years and at the time of pregnancy, were dating or living together, and were of low socioeconomic status. Each case was investigated in three different stages: third trimester of pregnancy, after three months and after a year of baby's life. The results revealed that parents were identified as important sources of emotional support for their young partners, both during pregnancy and in the postpartum, despite some difficulties regarding the exercise of other functions have been identified.<hr/>El presente estudio tuvo como objetivo investigar el ejercicio de la función paterna en la adolescencia, desde el embarazo hasta el primer año de vida del bebé. En el estudio participaron tres parejas de adolescentes cuyo embarazo estaba en el tercer trimestre cuando el primer contacto. Los participantes, durante el embarazo, tenían edades comprendidas entre los 16 y los 19 años, eran novios o vivian juntos, y eran de nivel socioeconómico bajo. Cada caso fue investigado en tres etapas diferentes: en el tercer trimestre del embarazo, después de tres meses y después de un año de vida del bebé. Los resultados revelaron que los padres fueron identificados como importantes fuentes de apoyo emocional para sus jóvenes compañeras, tanto durante el embarazo e en el puerperio, a pesar de algunas dificultades en relación con el ejercicio de otras funciones han sido identificados. <![CDATA[<b>Cambio en psicoterapia</b>: <b>indicadores genéricos y eficacia de adaptación</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta proposta de se combinar o critério da eficácia adaptativa com os da Lista Hierárquica de Indicadores Genéricos de Mudança (LHIGM), para se compreender melhor como as pessoas mudam em psicoterapia. Procede-se inicialmente a uma breve revisão dos fatores de mudança que sustentam a teoria genérica de mudança em que se baseia a LHIGM. A Lista apresenta uma sequência ideal do que ocorre se a psicoterapia obtiver êxito e permite observar empiricamente os indicadores ao longo das sessões. A eficácia adaptativa compreende as respostas do indivíduo frente às dificuldades e vicissitudes da vida. Propõe-se que exista associação entre a qualidade da eficácia adaptativa e a possibilidade do paciente avançar para os níveis mais elevados da hierarquia dos Indicadores Genéricos, assim como, que o avanço na hierarquia dos indicadores corresponda a mudanças na eficácia adaptativa. Sugerem-se pesquisas para melhor avaliar essas hipóteses.<hr/>This work presents a proposal to combine the criterion of adaptive efficacy with the Hierarchical List of Generic Change Indicators (HLGCI) to better understand how people change in psychotherapy. A brief review of the factors of change that underpin generic theory of change that underlies the LHIGM is initially presented. The List presents an ideal of what happens if psychotherapy is successful and allows observe empirically the presence of indicators throughout the sessions. Adaptive efficacy comprises the responses of the individual in the face of difficulties and vicissitudes of life. It is proposed that there is an association between the quality of the adaptive efficacy and the possibility of patient progress to higher levels of the hierarchy of generic indicators, as well as the advancement of the indicators in the hierarchy corresponds to changes in the adaptive efficacy. Researches are suggested to better evaluate these hypotheses.<hr/>Este trabajo presenta propuesta de combinación entre el criterio de la eficacia de adaptación con la Lista Jerárquica de Indicadores Genéricos de Cambio (LJIGC), para comprender mejor como las personas cambian en psicoterapia. Una breve revisión de los factores de cambio que apuntalan la teoría genérica de cambio que subyace la LJIGC es inicialmente presentada. La Lista presenta una secuencia ideal de lo que ocurre se la psicoterapia obtiene éxito y permite observar empíricamente los indicadores a lo largo de las sesiones. La eficacia de adaptación comprende las respuestas de la persona con relación a las dificultades y vicisitudes de la vida. Se sugiere que existe una asociación entre la cualidad de la eficacia de adaptación y la posibilidad del paciente avanzar para los niveles más elevados de la jerarquía de los Indicadores Genéricos, así como, el avance en la jerarquía de los indicadores corresponde a cambios en la eficacia de adaptación. Investigaciones son sugeridas para evaluar mejor estas hipótesis. <![CDATA[<b>Consideraciones sobre corporeidad y percepción en el último Merleau-Ponty</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente artigo, nosso propósito é estudar o problema da percepção do corpo próprio em produções de Merleau-Ponty referentes ao período em que lecionou no Collège de France. Tomamos por eixo da investigação as discussões em torno da noção de esquema corporal. Focalizamos dois cursos diretamente ligados aos avanços conceituais que levam Merleau-Ponty à elaboração da noção de carne: O mundo sensível e o mundo da expressão e A Natureza. Detemo-nos especialmente no primeiro deles, tendo em vista que as pesquisas acerca do diacronismo nos fenômenos da corporeidade adquirem um caráter de sustentação teórica em relação a progressos ulteriores. Consideramos que a condição diacrítica da posição do corpo no mundo liga-se ao tema do circuito que se forma entre o corpo, outrem e as coisas. Liga-se também ao princípio da reversibilidade, ao corpo como sentiente sensível.<hr/>Our aim in this paper is to study the problem of the perception of one's own body in Merleau-Ponty's productions during the period he taught at the Collège de France. Discussions about the notion of body scheme serve as the research axis. We focus on two courses directly connected with the conceptual advances that bring Merleau-Ponty to elaborate the notion of flesh: The sensitive world and the world of expression and Nature. We particularly look into the first, as research about the diachronism in corporeity phenomena turns into theoretical support in relation to later progress. We consider that the diacritic condition of the body's position in the world is related with the theme of the circuit established between the body, the other and things. This is also related to principle of reversibility, to the body as a sensitive sentient.<hr/>En el presente artículo, nuestro objetivo es estudiar el problema de la percepción del cuerpo propio en producciones de Merleau-Ponty referentes al período en que enseñó en el Collège de France. Tomamos como eje de la investigación las discusiones sobre la noción de esquema corporal. Enfocamos en dos cursos directamente ligados a los avances conceptuales que llevan Merleau-Ponty a la elaboración de la noción de carne: El mundo sensible y el mundo de la expresión y La Naturaleza. Nos detenemos especialmente en el primero, ya que las investigaciones acerca del diacronismo en los fenómenos de la corporeidad gañan un carácter de sustentación teórica con relación a progresos ulteriores. Consideramos que la condición diacrítica de la posición del cuerpo en el mundo está vinculada al tema del circuito que se forma entre el cuerpo, otros y las cosas. Está vinculada también al principio de la reversibilidad, al cuerpo como sentiente sensible. <![CDATA[<b>Percepciones de psicólogos sobre la pericia en los Institutos Médico-Legales de Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo em vista que a perícia psicológica é uma atividade profissional recente, este estudo exploratório investigou a percepção de psicólogos acerca dessa prática em casos de suspeita de abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em 2011, com 12 psicólogos que atuavam como peritos em Institutos Médico-Legais (IMLs) das seguintes capitais: Natal, Palmas, Brasília, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre. A análise de conteúdo permitiu a identificação de categorias que englobaram a relevância da perícia psicológica, percepções sobre os IMLs e seu espaço físico, conhecimento técnico e amparo às supostas vítimas e familiares. Foram também verificadas dificuldades, avanços e expectativas em relação à área. Conclui-se ressaltando a necessidade de formação específica, assim como divulgação acerca dessa prática, o que poderia levar a um maior reconhecimento do papel exercido pelo perito psicólogo.<hr/>Considering that forensic psychological examination is a recent professional activity, this exploratory study investigated the perception of psychologists about this practice in cases of suspected sexual abuse against children and adolescents. Semi-structured interviews were conducted, in 2011, with 12 psychologists who were experts in Forensic Medical Institutes (FMIs) in the following capitals: Natal, Palmas, Brasília, Goiânia, Florianópolis and Porto Alegre. The content analysis allowed for the identification of categories that included the relevance of forensic psychological examination, perceptions about FMIs and their places, technical expertise and support to the alleged victims and their families. Difficulties, progress and expectations for this area were also observed. The conclusions highlight the need to improve professional training, as well as the knowledge about this practice, which could lead to better recognition of the role played by the forensic psychologists.<hr/>Con miras a que la pericia psicológica es una actividad profesional reciente, este estudio exploratorio investigó la percepción de psicólogos acerca de esa práctica en casos de sospecha de abuso sexual cometido contra niños y adolescentes. Fueron realizadas entrevistas semi-estructuradas, en 2011, con 12 psicólogos que actuaban como peritos en Institutos Médico-Legales (IMLs) de las siguientes capitales: Natal, Palmas, Brasilia, Goiânia, Florianópolis y Porto Alegre. El análisis de contenido permitió la identificación de categorías que englobaron la relevancia de la pericia psicológica, percepciones sobre los IMLs y su espacio físico, conocimiento técnico y amparo a las supuestas víctimas y familiares. Fueron también verificados dificultades, avances y expectativas en relación al área. Se concluye resaltando la necesidad de formación específica, así como divulgación acerca de esa práctica, lo que podría llevar a un mayor reconocimiento del papel ejercido por el perito psicólogo. <![CDATA[<b>Uso de automóveis e qualidade de vida urbana</b>: <b>desafios para a psicologia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo em vista que a perícia psicológica é uma atividade profissional recente, este estudo exploratório investigou a percepção de psicólogos acerca dessa prática em casos de suspeita de abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em 2011, com 12 psicólogos que atuavam como peritos em Institutos Médico-Legais (IMLs) das seguintes capitais: Natal, Palmas, Brasília, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre. A análise de conteúdo permitiu a identificação de categorias que englobaram a relevância da perícia psicológica, percepções sobre os IMLs e seu espaço físico, conhecimento técnico e amparo às supostas vítimas e familiares. Foram também verificadas dificuldades, avanços e expectativas em relação à área. Conclui-se ressaltando a necessidade de formação específica, assim como divulgação acerca dessa prática, o que poderia levar a um maior reconhecimento do papel exercido pelo perito psicólogo.<hr/>Considering that forensic psychological examination is a recent professional activity, this exploratory study investigated the perception of psychologists about this practice in cases of suspected sexual abuse against children and adolescents. Semi-structured interviews were conducted, in 2011, with 12 psychologists who were experts in Forensic Medical Institutes (FMIs) in the following capitals: Natal, Palmas, Brasília, Goiânia, Florianópolis and Porto Alegre. The content analysis allowed for the identification of categories that included the relevance of forensic psychological examination, perceptions about FMIs and their places, technical expertise and support to the alleged victims and their families. Difficulties, progress and expectations for this area were also observed. The conclusions highlight the need to improve professional training, as well as the knowledge about this practice, which could lead to better recognition of the role played by the forensic psychologists.<hr/>Con miras a que la pericia psicológica es una actividad profesional reciente, este estudio exploratorio investigó la percepción de psicólogos acerca de esa práctica en casos de sospecha de abuso sexual cometido contra niños y adolescentes. Fueron realizadas entrevistas semi-estructuradas, en 2011, con 12 psicólogos que actuaban como peritos en Institutos Médico-Legales (IMLs) de las siguientes capitales: Natal, Palmas, Brasilia, Goiânia, Florianópolis y Porto Alegre. El análisis de contenido permitió la identificación de categorías que englobaron la relevancia de la pericia psicológica, percepciones sobre los IMLs y su espacio físico, conocimiento técnico y amparo a las supuestas víctimas y familiares. Fueron también verificados dificultades, avances y expectativas en relación al área. Se concluye resaltando la necesidad de formación específica, así como divulgación acerca de esa práctica, lo que podría llevar a un mayor reconocimiento del papel ejercido por el perito psicólogo. <![CDATA[<b>Presencia de la Psicología Histórica en Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Costuma-se afirmar que Henri Berr foi o primeiro autor que usou o termo psicologia histórica, em 1899. Desde então, citações a ela têm sido recorrentes na literatura acadêmica mundial. No Brasil, porém, a primeira menção até agora localizada data de 1877. Entre esta citação e o reaparecimento do termo, em 1978, surgiram vários títulos estrangeiros -alguns dos quais traduzidos para o português. A partir da década de 1980, psicologia histórica foi tema de artigos e figurou como disciplina em cursos de psicologia, em nível de graduação e pós, tema de dissertações e de apresentações em congressos. O objetivo do artigo é traçar os primórdios da psicologia histórica tal como comumente aceita e apresentar dados sobre sua história no Brasil, mencionando alguns de seus autores e pesquisadores.<hr/>It is often said that Henri Berr was the first author who used the term historical psychology, in 1899. Citations have been referred to it in the worldwide academic literature since then. However, in Brazil, the first mention so far found out is from 1877. Between this citation and the reappearance of the term, in 1978, several foreign titles appeared -some of then translated into Portuguese. Historical psychology was the subject of articles from the 1980s and figured out as a discipline in psychology courses, in undergraduate and postgraduate levels, subject of dissertations and lectures in congresses. The aim of the paper is to trace the beginning of historical psychology as commonly accepted, and to present data about its history in Brazil, mentioning some of its authors and researchers.<hr/>Se acostumbra a decir que Henri Berr fue el primer autor que utilizó el término psicología histórica en 1899. Desde entonces, las citaciones a la psicología histórica han sido recurrentes en la literatura académica mundial. En Brasil, sin embargo, la primera mención hasta ahora averiguada es de 1877. Entre esta cita y la reaparición del término, en 1978, hubo varios títulos extranjeros -algunos de los cuales traducidos al português. Desde la década de 1980, la psicología histórica fue objeto de artículos y figuró como disciplina en los cursos de psicología, de grado y postgrado, disertaciones y conferencias en los congresos. El objetivo de este artículo es rastrear las orígenes de la psicología histórica como datos comúnmente aceptados y presentes en su historia en Brasil, citando algunos de los autores y investigadores. <![CDATA[<b>Una breve historia de los intentos de medir los atributos de las relaciones románticas en portugués</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo teve como objetivo fazer um levantamento dos instrumentos existentes para avaliar construtos relacionados a relacionamentos românticos disponíveis em língua portuguesa. Os instrumentos foram pesquisados por meio de bases de dados e contatos pessoais dos autores. São relatados usos e propriedades psicométricas de 17 instrumentos de medida de construtos como satisfação e atitudes com o relacionamento, amor, estilos de amar, ciúme romântico, dentre outros. Conclui-se que muitos dos principais instrumentos utilizados internacionalmente possuem ao menos um estudo em língua portuguesa, relatando boa validade e precisão. O próximo caminho para a pesquisa na área deve ser a confecção de manuais que permitam o uso aplicado dessas medidas.<hr/>This article aims to survey existing instruments to assess constructs related to romantic relationships available in Portuguese. The instruments were searched through databases and personal contacts of the authors. Psychometric properties and uses of 17 instruments for measuring constructs such as attitudes and satisfaction with the relationship, love, love styles, romantic jealousy, and others are reported. It's conclude that many of the key instruments internationally used have at least one study in Portuguese, reporting good validity and reliability. The next way to the area's research should be the creation of manuals that allow the applied use of these measures.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo estudiar los instrumentos existentes para evaluar los constructos relacionados con las relaciones amorosas románticas disponibles en portugués. Los instrumentos fueron estudiados por medio de bases de datos y los contactos personales de los autores. Son relatados usos y propiedades psicométricas de 17 instrumentos para medir constructos como: las actitudes y la satisfacción en relacionamientos, amor, estilos de amor , celos románticos, entre otros. Se concluye que muchos de los principales instrumentos utilizados en el contexto internacional tienen por lo menos un estudio en portugués, reportando una buena validez y fiabilidad. El próximo paso en la investigación en este campo debe ser los manuales que permitan el uso de estas medidas aplicadas. <![CDATA[<b>Red social de apoyo a pacientes com diagnóstico de esquizofrenia</b>: <b>estudio exploratório</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo objetivou descrever e analisar a rede de apoio social de pacientes com diagnóstico de esquizofrenia de um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) do Distrito Federal, Brasil, por meio da Análise de Redes Sociais (ARS). Observou-se que a maioria consegue retribuir o apoio recebido, especialmente para os membros da família. Estender essa reciprocidade poderia ser uma proposta a ser desenvolvida, a fim de fortalecer as relações para além do âmbito familiar e incentivar melhorias na rede de apoio social. Uma cultura participativa em todos os contextos, nos quais se encontram inseridos os portadores de esquizofrenia, pode contribuir, sobremaneira, para o aumento da autonomia e da autoestima dos mesmos. Verifica-se que é viável, por meio deste estudo, reconhecer as limitações dos pacientes em questão, assim como identificar suas potencialidades.<hr/>The article describes and analyses the social support network of patients with schizophrenia diagnosis of an attention psychosocial center of the Distrito Federal, Brazil, through the Social Network Analysis. The findings relate that many patients are able to give back the received support, especially to the family members. Therefore, the support reciprocity may be a purpose to be developed, turning stronger the relationships, and motivating improvements on the social support network. A participative culture in all contexts where the schizophrenia has been included may contribute for increasing autonomy and self-steam. Overall, the social support network studying becomes possible through the network evaluation, recognizing the limitations and identifying the potentialities for better changes.<hr/>El objetivo de este artículo fue describir y analizar la red social de apoyo a pacientes con el diagnostico de esquizofrenia en un Centro de Atención Psicosocial II (CAPS II) del Distrito Federal, Brasil, a través del Análisis de Redes Sociales (ARS). Se observó que la mayoría consigue retribuir el apoyo recibido, en especial a los miembros de la familia. Prolongar esa reciprocidad podría ser una propuesta a ser desarrollada para fortalecer las relaciones para más allá del ámbito familiar e incentivar mejorías de la red social de apoyo. Una cultura participativa en todos los contextos en los cuales se encuentran los portadores de esquizofrenia puede contribuir, en extremo, para el aumento de la autonomía y la autoestima de los mismos. Se verifica que es viable, por medio de este estudio, reconocer las limitaciones de los pacientes en cuestión, así como identificar sus potencialidades. <![CDATA[<b>La autonomía en la adolescencia</b>: <b>revisión de conceptos, modelos y variables</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es A conquista da autonomia está descrita como uma importante tarefa desenvolvimental da adolescência. Todavia, a complexidade da temática dificulta a compreensão do que seja a autonomia, assim como a comparação dos resultados encontrados na literatura científica. Com o objetivo de descrever os principais conceitos, modelos teóricos e variáveis associadas à autonomia adolescente, realizou-se uma revisão sistemática das publicações brasileiras e internacionais. Selecionaram-se 46 artigos que tratassem da autonomia como capacidade pessoal. Foram classificados de acordo com: conceitos utilizados, amostra, instrumentos e variáveis associadas à autonomia. A análise revelou uma diversidade de conceitos e instrumentos para compreensão do fenômeno; a existência de um perfil de adolescente no qual se baseia grande parte das publicações; a associação desta habilidade a variáveis contextuais, de ajustamento e clima familiar. Percebeu-se a descrição da autonomia como complexa e marcada por variáveis contextuais. Uma discussão critica sobre a produção encontrada na área foi feita.<hr/>The development of autonomy is described as an important developmental task during adolescence. However, the complexity of the theme hinders the comprehension of what is considered autonomy, as the relation of the results that are found in the scientific literature. With the objective of describing the main concepts, theoretical models and variables associated to adolescent's autonomy, was done a systematic review of Brazilian and international publications. 46 papers that discussed the autonomy as a personal ability were selected. They were classified according to: concepts used, sample, instruments and variables associated to autonomy. The analysis revealed a multiplicity of concepts and instruments in the comprehension of this ability; the existence of a main profile of adolescent in which are based most of the publication; the association of this capacity to contextual, adjustment and family environment variables. The autonomy was described as a complex and influenced by contextual variables. A critical discussion about what has been produced in the field was made.<hr/>La conquista de la autonomía se describe como una tarea importante en el desarrollo de la adolescencia. Sin embargo, la complejidad de la materia hace que sea difícil de comprender lo que es la autonomía, así como la comparación de los resultados en la literatura científica. Con el fin de describir los principales conceptos, modelos teóricos y las variables asociadas a la autonomía de los adolescentes, se realizó una revisión sistemática de publicaciones nacionales e internacionales. Fueron seleccionados 46 artículos que abordan la autonomía como capacidad personal. Fueron clasificados de acuerdo a: los conceptos utilizados, la muestra, los instrumentos y las variables asociadas con la autonomía. El análisis reveló una diversidad de conceptos y herramientas para comprender el fenómeno; la existencia de un perfil de los jóvenes en el que gran parte de las publicaciones se basa; la combinación de esta habilidad a las variables contextuales, de ajuste y de ambiente familiar. La autonomía se describe como compleja, y marcada por variables contextuales. Se realizó una discusión crítica sobre la producción científica revisada.