Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Natal)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-294X20160001&lang=pt vol. 21 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O uso de estimulação olfativa em discriminações simples combinadas em cães domésticos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo procurou replicar sistematicamente um estudo prévio, buscando verificar a formação de classes funcionais com estímulos olfativos em dois cães domésticos. Foi realizado um treino de reversões repetidas de discriminações simples combinadas, com a apresentação de somente um par de estímulos por tentativa e com maior controle experimental no posicionamento dos estímulos olfativos. Verificou-se o responder adequado às reversões de função dos estímulos, mas não se obteve evidência da formação de classes funcionais. Discute-se que a resposta exigida dos sujeitos, os tipos de estímulos olfativos utilizados, a periodicidade do treino e o equipamento usado para apresentar os estímulos podem ter dificultado a tarefa.<hr/>Abstract The present study sought to replicate systematically a previous article, seeking to verify functional class formation with olfactory stimuli in two domestic dogs. We conducted repeated yoked reversals of simple discriminations training, with only one pair of stimuli per trial and with greater experimental control in olfactory stimuli positioning. Despite adequate responses to reversals of function, there was no evidence for functional class formation in this study. It is argued that the required response to the dogs, the type of olfactory stimuli used, the frequency of training and the equipment used to present the stimuli may have hampered the task.<hr/>Resumen Este estudio es una replicación sistemática de un estudio previo, objetivando verificar la formación de clases funcionales con estímulos olfativos en dos perros domésticos. Se realizó un entrenamiento de reversiones repetidas de discriminaciones simples combinadas, con la presentación de un solo par de estímulos por ensayo y un mayor control experimental en el posicionamiento de los estímulos olfativos. Se observó el responder adecuado a las reversiones de función de los estímulos, pero no hubo evidencia de la formación de clases funcionales. Se discuten los posibles efectos en la tarea de la respuesta exigida a los sujetos, de los tipos de estímulos olfativos utilizados, de la periodicidad del entrenamiento y de las características del aparato utilizado para presentar los estímulos. <![CDATA[Avaliação de repertórios de contar e recontar histórias em crianças]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os estudantes brasileiros apresentam um dos piores desempenhos em tarefas de compreensão de textos em avaliações como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), o que sugere que procedimentos específicos devem ser desenvolvidos para remediar seus déficits. O desenvolvimento desses procedimentos, por sua vez, requer uma avaliação sistemática de repertórios relacionados ao contar e recontar histórias, para que se identifiquem objetivos de ensino específicos e individualizados. Este estudo avaliou as habilidades de contar e recontar histórias de crianças, bem como alguns de seus pré-requisitos, por meio de um conjunto de testes padronizados e de tarefas elaboradas para a avaliação destas habilidades. Os desempenhos foram analisados de acordo com características macro e microestruturais da linguagem. Os dados mostram que as tarefas foram eficazes na caracterização dos repertórios de contação e recontagem de histórias, fornecendo dados suficientes para a formulação de programas de ensino individualizado.<hr/>Abstract Brazilian students had one of the worst performances in reading comprehension tasks in assessments such as the Programme for International Student Assessment (PISA), which suggests that specific procedures should be designed to remediate their deficits. This, in turn, requires a systematic evaluation of repertoires related to storytelling and retelling, so that specific and individualized teaching goals can be targeted. This study assessed children storytelling and retelling skills, as well as some of their prerequisites, through a set of standardized tests and tasks developed to evaluate these skills. Performance was analyzed according to linguistic macro and microstructures. Data show that the tasks were efficient in characterizing storytelling and retelling repertoires, providing enough data to design individualized teaching programs.<hr/>Resumen Estudiantes brasileños tienen un de los peores rendimientos en tareas de comprensión de lectura en evaluaciones como el Programa Internacional de Evaluación de los Alumnos (PISA), lo que sugiere que se deben desarrollar procedimientos específicos para la remediación de esos déficits. El desarrollo de esos procedimientos, a su vez, requiere una evaluación sistemática de repertorios relacionados con contar y volver a contar historias, con el fin de identificar objetivos educativos específicos e individualizados. Eso estudio evaluó la capacidad de contar y volver a contar historias de los niños, así como algunos de sus requisitos previos, a través de una serie de testes estandarizados y tareas diseñadas para evaluar esas habilidades. Los rendimientos fueron analizados de acuerdo a las características macro y microestructurales de idioma. Los datos muestran que las tareas propuestas fueron eficaces en la caracterización de los repertorios de contar y volver a contar historias, proporcionando datos suficientes para formular programas de aprendizaje individualizados. <![CDATA[A internação compulsória como estratégia de governamentalização de adolescentes usuários de drogas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo problematizar a internação compulsória de adolescentes usuários de drogas em um serviço de saúde mental de Porto Alegre/RS a partir da noção de Biopolítica, proposta por Michel Foucault. Assim, primeiramente, descrevemos o processo de internação compulsória e os percursos dos jovens no serviço para depois avançarmos na análise da internação compulsória como uma estratégia de governamentalização da vida. Esta análise leva para a desnaturalização das ações contemporâneas do Estado direcionadas aos adolescentes usuários de drogas e aos atravessamentos dos interesses de mercado que operam no contexto dessa política. Por fim, apontamos a suspensão dos elementos universais que permeiam a temática das drogas como possibilidade de ruptura dos padrões de cuidado até então colocados no campo da saúde.<hr/>Abstract This article aims to discuss the compulsory hospitalization of adolescent drug users in a mental health service in the city of Porto Alegre/RS from the notion of Bio-politics, proposed by Michel Foucault. So, first, we describe the process of compulsory hospitalization and the passages of young people in the service, and thus we move to the analysis of compulsory hospitalization as a strategy of governmentalization of life. This analysis leads to the denaturalization of contemporary state actions directed to adolescent's drug users and the crossings market interests operating in the context of this policy. Finally, we point to the suspension of the universal elements that permeate the theme of drugs as a possibility to break off the standards of care placed in the health field.<hr/>Resumen Ese artículo tiene como objetivo problematizar el internamiento forzado de adolescentes consumidores de drogas en un servicio de salud mental de Porto Alegre/RS a partir de la noción de la Biopolítica, propuesta por Michel Foucault. Así, primero, describimos el proceso de internamiento forzado y el camino de los jóvenes en el servicio investigado como un fenómeno inherente al campo de la problemática de las racionalidades del gobierno de las conductas. Análisis que desnaturaliza las acciones de hoy día del Estado dirigidas a los adolescentes consumidores de drogas al discutir los intereses del mercado que operan en el contexto de esa política. Por último, apuntamos la suspensión de los elementos universales que permean la temática como posibilidad de rotura de los patrones de cuidado hasta el momento colocados en el campo. <![CDATA[Tédio enquanto circunstância potencializadora de tentativas de suicídio na velhice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000100036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O escopo deste artigo é refletir sobre o tédio enquanto circunstância potencializadora das tentativas de suicídio de um idoso institucionalizado. Para realização da pesquisa foram utilizados dois tipos de instrumento: ficha de identificação pessoal e social do idoso e entrevista semiestruturada. Trata-se de um estudo de caso que analisa qualitativamente o discurso do idoso, tomando como direcionamento os princípios da hermenêutico-dialética. Verificou-se que as tentativas ocorreram associadas principalmente às seguintes circunstâncias: relações sociofamiliares fragilizadas, isolamento social, solidão, tempo de vida tedioso, depressão, uso abusivo do álcool e percepção negativa do envelhecer. Considerando a complexidade dos fatores associados às tentativas de suicídio, entende-se que nenhum fator, por si só, foi determinante para a efetivação das tentativas. Embora sejam várias as circunstâncias que envolveram esses eventos e que são relatadas no artigo, pode-se inferir que o tédio, caracterizado como tempo desprovido de sentido, assumiu lugar de destaque.<hr/>Abstract The scope of this article is to reflect about the boredom while potentializer circumstance of suicide attempts of an institutionalized elderly. For the realization of this research were used two types of instrument: personal and social identification form of the elderly and semi-structured interview. This is a case study that analyses qualitatively the discourse of elderly using as guidance the principles of hermeneutical-dialectic. It was found that the attempts occurred associated, mainly, with the following circumstances: fragile social-familiar relationships, social isolation, loneliness, tedious lifetime, depression, abuse of alcohol and negative perception of aging. Considering the complexity of the factors associated to suicide attempts, it is understood that none factor, by itself, is determinative for effectuation of the attempts. Though the circumstances that involved these events might be several, and they are reported in this article, it is possible to infer that the boredom, characterized as meaningless time, assumed prominent place.<hr/>Resumen El alcance de este artículo es reflexionar sobre el tedio como potenciador de los intentos de suicidio de los ancianos institucionalizados. Para llevar a cabo la investigación se utilizaron dos tipos de instrumentos: Formulario de identificación personal y social de las personas mayores y entrevistas semiestructuradas. Se trató de un estudio de caso que analiza cualitativamente el discurso de las personas mayores, teniendo como punto de partida los principios de la hermenéutica dialéctica. Se verificó que los intentos se asociaron principalmente con las siguientes circunstancias: relaciones sociales y familiares frágiles, aislamiento social, soledad, vida tediosa, depresión, abuso de alcohol y percepción negativa del envejecimiento. Teniendo en cuenta la complejidad de los factores asociados a los intentos de suicidio, se entiende que ningún factor, por sí mismo, es crucial para la efectividad de los intentos. Aunque son varias las circunstancias que envuelven este hecho, y que son analizadas en el artículo, se puede inferir que el tedio, caracterizado como tiempo desprovisto de sentido, tiene el lugar principal. <![CDATA[Modos de viver e fazer arte de pessoas em situação de rua]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000100046&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este é um estudo acerca da arte de viver das pessoas em situação de rua. Trata-se de um recorte de uma pesquisa-intervenção realizada por meio de cartografias nômades, objetivando analisar processos de subjetivação em saúde mental que se configuram na produção desse modo de existência. Utiliza-se observação participante e diário de rua para a produção de dados, compondo, pesquisadores e sujeitos, as paisagens psicossociais para tensionar os dispositivos da rede de atenção psicossocial. Conclui-se que a vivência em situação de rua é um modo de fazer arte, ainda quando não se trata de resistência política ativa, haja vista a capacidade de sobrevir em extrema condição de vulnerabilidade social.<hr/>Abstract This is a study about the art of living of the people in homeless situation. It is part of a research-intervention done through the nomads' cartography method, aiming to analyze the subjective processes in mental health that are configured in the production of this way of existence. It used participant and daily observation and street notes to the production of data, composing, researchers and subjects, psychosocial landscapes to tension the psychosocial care network devices. In conclusion, the experience of living on the streets is a way of making art, even when it is not active political resistance, given their ability to survive in extreme condition of social vulnerability.<hr/>Resumen Este es un estudio sobre el arte de vivir de personas en la calle. Se trata de una investigación realizada por medio de cartografías nómadas, cuyo objetivo es analizar los procesos subjetivación en salud mental que se configuran en la producción de este modo de existencia. Se utiliza la observación participativa y el diario de calle, componiendo, investigadores y sujetos, los paisajes psicosociales para la producción de datos y para activar los dispositivos de la red de atención psicosocial. Se concluye que la vivencia en la calle es un modo de hacer arte, aun cuando no se trate de resistencia política activa, haya vista la capacidad de supervivencia en extrema condición de vulnerabilidad social. <![CDATA[Regulação emocional, bem-estar psicológico e bem-estar subjetivo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000100058&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa as relações entre modos de regulação emocional e três dimensões de bem-estar subjetivo, a partir de dois modelos: um de predição e outro de mediação, que envolve efeitos indiretos da autonomia e do domínio do ambiente. Foram utilizadas três escalas, uma para avaliar dois modos de regulação emocional (up regulation e down regulation), outra para avaliar três dimensões de bem-estar subjetivo (afetos positivos, afetos negativos, satisfação com a vida) e outra para avaliar dois componentes do bem-estar psicológico (autonomia, domínio do ambiente). Também se incluiu um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra. Participaram da pesquisa 231 brasileiros. Os resultados indicaram que os modos de regulação emocional foram capazes de prever os níveis de autonomia e de domínio do ambiente. O modelo de mediação indicou que a autonomia sozinha, foi capaz de mediar a relação entre os modos de regulação emocional e as dimensões de bem-estar subjetivo.<hr/>Abstract This paper analyzes the relationship between emotion regulation modes and three dimensions of subjective well-being, from two models: a prediction model and another mediation involving the indirect effects of autonomy and environment mastery. The instrument of the study included three scales, one to evaluate two methods of emotional regulation (up regulation and down regulation), another to evaluate three dimensions of subjective well-being (positive affect, negative affect, life satisfaction) and another to assess two components of psychological well-being (autonomy, environmental mastery). Also included in the survey questions to characterize the sample. Participated in the survey 231 Brazilians. The results indicated that the modes of emotional regulation were able to predict the levels of autonomy and environment mastery. The mediation model indicated that the autonomy alone was capable of mediating the relationship between modes of emotion regulation and dimensions of subjective well-being.<hr/>Resumen En este artículo se analiza la relación entre los modos de regulación emocional y dimensiones de bienestar subjetivo, a partir de dos modelos: uno para predecir y otro de mediación que implica los efectos indirectos de la autonomía y el dominio del entorno. Se utilizaron tres escalas, una para evaluar dos modos de regulación emocional, otra para evaluar dimensiones del bienestar subjetivo y una otra para evaluar dos componentes del bienestar psicológico (autonomía y dominio del entorno). También se incluye en las preguntas de la encuesta para caracterizar la muestra. Los participantes del estudio fueron 231 brasileños. Los resultados indicaron que los modos de regulación emocional fueron capaces de predecir los niveles de autonomía y el dominio del entorno. El modelo de mediación indicó que la autonomía por sí solo fue capaz de mediar la relación entre los modos de regulación emocional y las dimensiones del bienestar subjetivo. <![CDATA[Os dispositivos e o cuidado de si: a invenção do presente]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo debruça-se sobre os conceitos foucaultianos de dispositivos e de cuidado de si. A condução do trabalho desenvolve os caminhos que levaram Foucault a tal movimentação teórica, enxergando nessa modulação importantes implicações éticas e políticas no decurso teórico do autor, mas também - e sobremaneira - como arma cotidiana para os enfrentamentos das cada vez mais minuciosas batalhas contemporâneas. Desviada do contexto explícito no qual emerge a público - nos dois últimos volumes da História da sexualidade - e posto sob uma visada mais ampla - tal qual aparece nos cursos do Collège de France e em algumas entrevistas -, a aposta é que o conceito do cuidado de si possa ainda legar inquietações aos pesquisadores do presente.<hr/>Abstract This article focuses on the concepts Foucault devices and self care. The conduct of the work develops the paths that led Foucault to this theoretical movement, seeing in this modulation important ethical and political implications in the theoretical course of the author but also - and greatly - as everyday weapon for fighting the increasingly detailed contemporary battles. Diverted from the explicit context in which emerges to the public - in the last two volumes of the History of sexuality - and put under a larger view - as it appears in the Collège de France courses and some interviews - the bet is that the concept of care of itself can also leave worries the researchers of the present.<hr/>Resumen Este artículo se centra en los dispositivos de los conceptos de Foucault y autocuidado. La realización de la obra se desarrolla los caminos que llevaron Foucault a este movimiento teórico, viendo en esta modulación importantes implicaciones éticas y políticas en el curso teórico del autor, sino también - y en gran medida - arma como todos los días para combatir las batallas contemporáneas cada vez más detalladas. Desviado del contexto explícito en el que surge al público - en los dos últimos volúmenes de la Historia de la sexualidad - y puesto bajo una visión más grande tal como aparece en los cursos del Collège de France y algunas entrevistas - la apuesta es que el concepto de atención de sí mismo también puede mantener-se en las preocupaciones de los investigadores del presente. <![CDATA[Subjetividades públicas juvenis: a construção do comum e os impasses de sua realização]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000100080&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, toma-se a noção de subjetividade pública como conceito que permite mediar a análise dos processos de construção de si e do "fazer sociedade". Em um primeiro momento, faz-se um percurso analítico que discute a emergência do sujeito público resultado dos processos de ordenação e racionalização, tanto da sociedade como dos modos de produção subjetiva que excluíram determinados sujeitos da construção do comum. Em seguida, por meio da análise de pesquisas empíricas com jovens sobre sua participação política e social, discutem-se os deslocamentos a este modelo de subjetividade pública, quando outros elementos subjetivos e societários vão compor o cenário da realização do comum e seus impasses. A importância destas transformações para a reinvenção da democracia é ressaltada.<hr/>Abstract In this paper, the notion of public subjectivity is regarded as a mediating concept to analyse the processes of self and society construction. In a first analytical move, the emergence of the public subject is discussed as a result of the processes of rationalization and social structuring, both of society as well as of the modes of subjective production, which excluded certain specific subjects from the construction of the common. In a second analytical move, results from empirical research on young people's social and political participation are presented in order to analyse displacements to this model of public subjectivity, when different elements, both societal and subjective, are introduced in the scenario of the production of the common and its impasses. The importance of these transformations for the reinvention of democracy is remarked.<hr/>Resumen En este artículo, la noción de subjetividad pública es considerada como un concepto que permite mediar el análisis de los procesos de construcción de si y del "hacer sociedad". En un primero momento, se hace un recorrido analítico el cuál discute la emergencia del sujeto público resultado de los procesos de ordenación y racionalización, tanto de la sociedad como de los modos de producción subjetiva los cuales han excluido determinados sujetos de la construcción del común. En seguida, por medio del análisis de investigaciones empíricas con jóvenes sobre su participación política y social, son discutidos los desplazamientos a este modelo de subjetividad pública, cuando otros elementos subjetivos y societarios van a componer el escenario de realización del común y sus callejones. La importancia de esas transformaciones para la reinvención de la democracia es resaltada.