Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Natal)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-294X20160002&lang=pt vol. 21 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Pesquisa em memória humana: Hipóteses atuais e novas perspectivas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200092&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Research on human memory has increased significantly in the last few decades. Inconsistencies and controversies inherent to such research, however, are rarely articulated on published reports. The goal of the present article is to present and discuss a series of open questions related to major topics on human memory research that can be addressed by future research. The topics covered here are visual working memory, recognition memory, emotion and memory interaction, and methodological issues of false memories studies. Overall, the present work reveals a series of open questions and alternative analysis which could be useful for the process of hypothesis generation, and consequently for the design and implementation of future research on human memory.<hr/>Resumo A pesquisa em memória humana aumentou significativamente nas últimas décadas. Inconsistências e controvérsias inerentes a pesquisas com este foco, entretanto, são raramente articuladas nas publicações especializadas. O objetivo do presente artigo é apresentar e discutir uma série de questões abertas relacionadas aos principais tópicos de pesquisa em memória humana, e que podem vir a ser abordados por pesquisas futuras. Os tópicos abordados no presente estudo são memória operacional visual, memória de reconhecimento, interação entre emoção e memórias e aspectos metodológicos do estudo de falsas memórias. De forma geral, o presente trabalho revela uma série de questões em aberto e análises alternativas que podem ser úteis para o processo de geração de hipóteses, e consequentemente para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre a memória humana.<hr/>Resumen La investigación en la memoria humana ha aumentado significativamente en las últimas décadas. Las inconsistencias y controversias inherentes a la investigación con este enfoque, sin embargo, rara vez se articulan en publicaciones especializadas. El objetivo de este trabajo es presentar y discutir una serie de cuestiones abiertas relacionadas con los temas principales de la investigación en la memoria humana, y que pueden ser abordados por investigaciones futuras. Los temas tratados en este estudio son la memoria de trabajo visual, la memoria de reconocimiento, la interacción entre la emoción y las memorias y los aspectos metodológicos del estudio de las falsas memorias. En general, este estudio revela una serie de cuestiones abiertas y alternativas de análisis que pueden ser útiles para el proceso de generación de hipótesis, y en consecuencia para el desarrollo de futuras investigaciones sobre la memoria humana. <![CDATA[Estresse, ansiedade, depressão e coping materno na anomalia congênita]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O nascimento de um filho com Anomalia Congênita (AC) poderá repercutir na organização familiar, comprometendo aspectos afetivos e a interação da nova díade. Este estudo identificou níveis de estresse, ansiedade e depressão, bem como estratégias de enfrentamento (EE) ou coping adotado por 25 mães de bebês com AC, internados em três UTIN da região; sendo aplicados inventários de estresse (ISSL), ansiedade (BAI) e depressão (BDI), além de entrevista para identificação das EE. A maioria (n = 12) estava na fase de resistência do estresse, com nível moderado de ansiedade (n = 8), e níveis leve (n = 7) e moderado (n = 7) de depressão. As mães relataram, nesse período, o uso de EE adaptativas positivas como Autoconfiança e Busca de Suporte, e de EE negativas como Delegação e Desamparo, estas associadas à depressão. Sugere-se a adoção de intervenções dirigidas a essa população a fim de reduzir o impacto gerado pela condição do bebê e sua hospitalização.<hr/>Abstract The birth of a child with a congenital anomaly (CA) may have an impact on the familiar organization, disturbing affective aspects and the new dyad interaction. This study identified levels of stress, anxiety, depression, as well as the coping adopted by 25 mothers of babies with CA, admitted in three regional NICU. It was applied inventories for stress (ISSL), for anxiety (BAI) and for depression (BDI) and interview to identify coping strategies. Most of the sample (n = 12) was in the resistance level of stress, with moderate level of anxiety (n = 8), and mild (n = 7) and moderate (n = 7) levels of depression. Mothers reported, during this period, the use of positive adaptive coping strategies like Self-reliance and Support Seeking, and negative coping strategies like Delegation and Helplessness, which are associated with depression. It is suggested the adoption of interventions targeted to these mothers in order to reduce the impact created by the babies' condition and by their hospitalization.<hr/>Resumen El nacimiento de un hijo con anomalía congénita (AC) puede reverberar en la organización familiar, comprometiendo aspectos afectivos y la interacción de la nueva díada. Este estudio identificó niveles de estrés, ansiedad y depresión, así como las estrategias de afrontamiento (EA) o coping adoptado por 25 madres de bebés con AC, hospitalizados en tres UCIN en la región; siendo aplicado inventarios de estrés (ISSL), ansiedad (BAI) y depresión (BDI), además de entrevista para identificar las EA. La mayoría (n = 12) estaban en la etapa de la resistencia del estrés, con niveles moderados de ansiedad (n = 8), e niveles leve (n = 7) y moderado (n = 7) de depresión. Las madres reportaron, en este período, el uso de EA positivas como Confianza en sí Mismo y Búsqueda de Apoyo, y EA negativas como Delegación y Desamparo, estas asociadas con la depresión. Se sugiere la adopción de intervenciones dirigidas a esta población para reducir el impacto emocional negativo generada por el estado del bebé y la hospitalización. <![CDATA[Adesivos versus wafers: O valor do recurso em um jogo de bens públicos com crianças]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract We investigated how the type of resource, food (wafer) or non-food (sticker), age and sex influence cooperation in children. 251 children were tested in a public goods game during eight rounds in two experimental conditions: wafer or sticker condition. Wafers were all of the same kind but stickers were varied. The results indicated that 1) older children donated more stickers than younger children, but they did not differ in relation to wafer donations; and 2) sticker donations remained high along the rounds, while wafer donations decreased. We propose that different strategies may be adopted according to the quality, particularly to the diversity of the resource used, and the cost of cooperation may be overcome when it is more advantageous to wait for a future reward.<hr/>Resumo Investigamos como o tipo de recurso, alimentar (wafer) ou não-alimentar (adesivo), a idade e o sexo influenciam a cooperação em crianças. Foram testadas 251 crianças em um jogo de bens públicos durante oito rodadas, em duas condições experimentais: condições wafer ou adesivo. Os wafers eram todos iguais, mas os adesivos eram variados. Os resultados indicaram que 1) as crianças mais velhas doaram mais adesivos do que as crianças mais jovens, mas elas não diferiram em relação às doações de wafers; e 2) as doações de adesivos mantiveram-se elevadas ao longo das rodadas, enquanto as doações de wafers diminuíram. Propomos que diferentes estratégias podem ser adotadas de acordo com a qualidade, particularmente quanto à diversidade do recurso utilizado, e o custo de cooperar pode ser superado quando é mais vantajoso esperar por uma recompensa.<hr/>Resumen Investigamos como el tipo de recurso, alimentar (oblea) o no alimentar (pegatina), la edad y el género influyen en la cooperación de los niños. 251 niños fueron investigados en ocho partidos de un juego de bienes públicos, en dos condiciones experimentales: oblea o pegatina. Las obleas eran todas iguales, pero las pegatinas eran variadas. Los resultados indicaron que 1) los niños mayores donaron más pegatinas que los niños más pequeños, pero no difieren con respecto a las donaciones de obleas; y 2) las donaciones de pegatinas se mantuvieron altas durante las rondas, mientras que las donaciones de obleas disminuyeron. Proponemos que diferentes estrategias pueden ser adoptadas de acuerdo con la calidad, particularmente con respecto a la diversidad de los recursos utilizados, y el costo de la cooperación puede ser superado cuando es más ventajoso esperar por una recompensa futura mejor. <![CDATA[A Resiliência em cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer: Uma condição humana para superar a vulnerabilidade do cuidador]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract In general, the experience of providing assistance to and dealing with the complications experienced by a person with Alzheimer's disease puts caregivers in a situation of high risk, vulnerability, and stress, causing serious physical and emotional problems. However, some caregivers adopt a resilient mindset, which helps them to experience and express positive feelings as well as lower their burden in relation to the care. This positive experience occurs because caregivers perceive the process of caring as less adverse. They face the situation of care with a more positive mindset and are able to resist and maintain adaptive functioning. The objective of the present narrative literature review was to emphasize the need to develop intervention programs for caregivers based on salutogenic models of resilience, resistance, and personal growth to promote positive individual, family, and community resources.<hr/>Resumo Em geral, a experiência de proporcionar assistência e lidar com as complicações da pessoa com doença de Alzheimer coloca os cuidadores em uma situação de alto risco, vulnerabilidade e estresse, causando sérios problemas físicos e emocionais. Entretanto, existem cuidadores com uma mentalidade resiliente que os leva a experimentar e expressar sentimentos positivos e uma menor sobrecarga associada ao cuidado. Esta experiência positiva acontece porque percebem o processo de cuidar como menos prejudicial. Enfrentam a situação de cuidado com uma atitude mais positiva e são capazes de resistir e manter um funcionamento adaptativo. O objetivo desta revisão narrativa da literatura foi indicar a necessidade de se desenvolver programas de intervenção para o cuidador, com base em modelos salutogênicos, de resiliência, resistência e crescimento pessoal, para promover os recursos positivos da pessoa, da família e da comunidade.<hr/>Resumen En general, la experiencia de proporcionar asistencia y lidiar con las complicaciones del enfermo de Alzheimer sitúa a los cuidadores en una situación de alto riesgo, vulnerabilidad y estrés, ocasionando importantes problemas físicos y emocionales en muchos familiares. En cambio, existen cuidadores que disponen de una mentalidad resiliente que les protege y lleva a experimentar sentimientos positivos y experimentar menor sobrecarga. Esta experiencia positiva sucede porque interpretan el proceso de cuidado como menos negativo, afrontan la situación con una actitud positiva y son capaces de resistir y mantener un funcionamiento adaptativo. El objetivo de esta revisión narrativa da literatura fue señalar la necesidad de desarrollar programas de intervenciones centradas en el cuidador que promuevan los modelos salutogénicos, de resistencia, resistencia y crecimiento personal, para potenciar los recursos positivos del cuidador, de la familia y de la comunidad. <![CDATA[Simulação de sintomas e transtornos mentais: Uma revisão crítica do fenômeno para a psicologia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200134&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A "arte de simular" com objetivo de obter ganhos tem se inserido em diversos contextos, desde situações do dia-dia até processos cíveis e criminais. É difícil delimitar fatores para definir sua presença, manifestando-se como um contínuo. Assim, sua avaliação consiste identificá-la como um fenômeno complexo, multidimensional e multifacetado que requer abordagem biopsicossocial. Ou seja, é um tema que requer atenção de todos os profissionais que lidam com ele. O presente estudo objetiva uma revisão crítica da literatura disponível sobre o problema na área da Psicologia. Realizou-se uma pesquisa nas principais bases de produção acadêmica utilizando os verbetes: "simulação", "sintomas" e "transtornos mentais". Encontrou-se 508 publicações, porém, somente 20 publicações atenderam os critérios de relevância. Neste sentido, é notória a escassez de publicações na área e pouca visibilidade do tema, principalmente no Brasil. Torna-se imperativo que esse tema seja mais pesquisado e que conquiste espaço na formação e na prática do psicólogo devido a sua importância e consequências.<hr/>Abstract The "art of simulating" in order to obtain advantages can be found in various contexts, from day to day situations to civil and criminal cases. Its prevalence varies according to the context and type of simulation, with higher rates in the prison context. It is difficult to delineate specific factors to define its presence, manifests itself as a continuum, and it is necessary to recognize the various scenarios where it occurs. The evaluation is a complex, multidimensional and multifaceted phenomenon that requires a biopsychosocial approach. The aim of this study was a critical review of the available literature on the subject in the area of psychology. Was conducted a survey in major academic production bases using the entries: "simulation", "symptoms" and "mental disorders". It was found 508 publications; however, only 20 publications met the relevancy criteria. Considering this, there are very few publications in the area and a little visibility for this theme, especially in Brazil. It is imperative that this theme be further researched, conquering space in the formation and in the psychologist's practice because of its importance and consequences.<hr/>Resumen El "arte del engaño" con fin de obtener ganancias se ha insertado en varios dominios, desde situaciones del día a día hasta los procesos civiles y criminales. Es difícil identificar los factores específicos para delimitar su presencia. Manifiestase en un continuo, siendo necesario reconocer los diferentes escenarios donde el mismo ocurre. Así, su evaluación consiste en la identificación de un fenómeno complejo, muldimensional y multifacético que requiere un abordaje biopsicosocial. En este sentido, la ausencia de tal práctica y su realización cuidadosa constituyese en un desafío y un recto para todos que trabajan con el fenómeno. Este artículo tiene como objetivo hacer una revisión crítica de la literatura disponible sobre el tema en Psicología. Se ha realizado una búsqueda en las principales bases de producción académicas utilizando las entradas: "simulación", "síntomas" y "trastornos mentales". Encontraranse 508 publicaciones, sin embargo, sólo 20 de las encontradas cumplían los criterios de pertinencia. Así, hay pocos estudios en el área y baja visibilidad, especialmente en Brasil. Es imprescindible que este asunto sea investigado más profundamente y conquiste espacio en la formación y la práctica del psicólogo debido a su importancia y consecuencias. <![CDATA[Pobreza multidimensional e seus aspectos subjetivos em contextos rurais e urbanos nordestinos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200146&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva-se analisar a pobreza multidimensional e seus aspectos subjetivos em contextos rural e urbano em um Estado do Brasil. Os aspectos subjetivos da pobreza estão relacionados a uma autopercepção vinculada à privação financeira e à responsabilização individual. A amostra total constou de 417 participantes. Foi desenvolvido um Índice de Mensuração de Pobreza Multidimensional a partir das privações nas dimensões habitação, escolaridade, trabalho/renda, saúde e aspectos subjetivos da pobreza. Foram realizados testes de Análise de Regressão Múltipla e Análise Multivariada de Variância. Identificou-se que as privações nas dimensões escolaridade e habitação são mais intensas na zona rural. Já a dimensão subjetiva da pobreza é mais forte no contexto urbano. Em ambos os contextos, dimensão privação de trabalho/renda tem predição positiva com os aspectos subjetivos da pobreza. No contexto urbano, as dimensões saúde e habitação também são preditoras positivas da dimensão subjetiva da pobreza, enquanto a dimensão educação tem uma correlação negativa.<hr/>Abstract The objective is to analyze the multidimensional poverty and its subjective aspects in rural and urban contexts in a State of Brazil. The total sample consisted of 417 participants. It was set up the Measurement Index of the Multidimensional Poverty from deprivation in housing , education, work/income, health dimensions and subjective aspects of poverty. Multiple Regression Analysis and Multivariate Analysis of Variance were performed. It was found that the deprivations in the education and housing dimensions are more intense in the countryside. The subjective dimension of poverty is stronger in the urban context. In both contexts, deprivation of work/income dimension has positive prediction with the subjective aspects of poverty. In the urban context, health and housing dimensions are also positive predictors of subjective dimension of poverty, while the education is has a negative correlation.<hr/>Resumen El objetivo es analizar la pobreza multidimensional y sus aspectos subjetivos en contextos rurales y urbanos en un Estado del Brasil. El total de la muestra consistió en 417 participantes. Se ha creado un índice de medición de pobreza multidimensional por medio de las privaciones en las dimensiones de la vivienda, la educación, el trabajo/ingreso, la salud y los aspectos subjetivos de la pobreza. Las pruebas se realizaron en el Análisis de Regresión Múltiple y Análisis Multivariado de Varianza. Se constató que las variaciones en las dimensiones de la educación y la vivienda son más intensas en el campo. La dimensión subjetiva de la pobreza es más fuerte en el contexto urbano. En ambos contextos, la privación de la dimensión trabajo/ingreso cuenta con la predicción positiva con los aspectos subjetivos de la pobreza. En el contexto urbano, las dimensiones salud y vivienda son también predictores positivos de la dimensión subjetiva de la pobreza, mientras que la educación tiene una correlación negativa. <![CDATA[Motivos e crenças de familiares frente ao tratamento do transtorno depressivo na infância: Estudo qualitativo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivou-se nesta pesquisa analisar os processos e as motivações que levaram os pais e responsáveis à percepção da depressão em suas crianças e à consequente procura de cuidado especializado, além de compreender a influência das crenças em saúde e dos hábitos culturais na procura de tratamento. Foram analisadas cinco entrevistas realizadas em um ambulatório de psiquiatria de um hospital universitário estatal. Utilizou-se metodologia qualitativa, estudo de caso, sob-referencial teórico do "Modelo de Crenças em Saúde". O estigma acerca da psiquiatria e loucura; a não aceitação da existência de depressão em crianças; o desconhecimento acerca da depressão e seus sintomas e as dificuldades diagnosticadas nesta idade são exemplos de fatores que retardam a procura ao tratamento. Em contrapartida, o conhecimento prévio acerca da doença; a ação de profissionais de saúde e educadores e a crença na efetividade do tratamento psiquiátrico possibilitam início precoce do tratamento.<hr/>Abstract The objective of this research was to examine the processes and motivations that lead parents and caregivers to the perception of depression in their children and the consequent demand for specialized care and understand the influence of health belief and cultural habits in seeking treatment. We analyzed interviews conducted in five psychiatric outpatient clinic in a state university hospital, 2005. We used qualitative methodology - case study - under the theoretical reference of the "Health Belief Model". The stigma about psychiatry and madness; not accepting the existence of depression in children; ignorance about depression and its symptoms and the diagnostic difficulties in this age are examples of factors that delay seeking treatment. In contrast, the prior knowledge about the disease, the action of health professionals and educators and the belief in the effectiveness of psychiatric treatment, allow early treatment.<hr/>Resumen El objetivo de esta investigación era examinar los procesos y las motivaciones qué llevan a los padres y cuidadores a la percepción de la depresión en sus hijos y la consiguiente demanda de atención especializada y comprender la influencia de las creencias y los hábitos culturales en la búsqueda de tratamiento. Se utilizó metodología cualitativa - estudio de caso - e referencia teórica del "Modelo de Creencias en Salud". El estigma de la psiquiatría y la locura; no aceptar la existencia de la depresión en niños; la ignorancia acerca de la depresión y sus síntomas y las dificultades de diagnóstico en esta edad son ejemplos de factores que retardan la busca de tratamiento. Por el contrario, el conocimiento previo acerca de la enfermedad, la acción de los profesionales sanitarios y educadores y la creencia en la eficacia del tratamiento psiquiátrico propician el tratamiento temprano. <![CDATA[Identidade com equipes de trabalho: Teoria e medida]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desse estudo é desenvolver e validar uma escada de identidade com equipes de trabalho composta pelas dimensões afetiva, cognitiva e avaliativa. Dois estudos foram conduzidos. O estudo 1 buscou evidências de validade para uma escala de identidade com equipes de trabalho. Os dados foram coletados em uma amostra de 364 pessoas. O estudo 2 verificou a estabilidade da solução fatorial encontrada no estudo 1. A amostra foi composta por 367 empregados de uma organização pública brasileira. A estrutura fatorial final compõe-se por 20 itens distribuídos em três fatores e capaz de explicar 65% da variância. Indicadores de consistência interna foram satisfatórios (0,79 &lt; α &lt; 0,94 para o Alpha de Cronbach e 0,52 &lt; x &lt; 0,75 para a média de correlações item-total). A escala desenvolvida pode ser considerada uma contribuição teórica e um avanço para a mensuração da identidade com equipes de trabalho.<hr/>Abstract The aim of this study is to develop and validate a scale of identity with work teams composed of affective, cognitive, and evaluative dimensions. Two studies were conducted. Study 1 sought evidence of validity for a scale of identity with work teams. Data were collected from a sample of 364 people. Study 2 verified the replicability of the factor solution found in Study 1. The sample consisted of 367 employees of a Brazilian public organization. The final factor structure consists of 20 items divided into three factors, capable of explaining 65% of the variance. Indicators of internal consistency were satisfactory (0.79 &lt; α &lt; 0.94 for Cronbach's Alpha and 0.52 &lt; x &lt; 0.75 for the item-total correlations mean). The scale developed can be considered a theoretical contribution and an advance for the measurement of identity with work teams.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue desarrollar y verificar las evidencias de fiabilidad de una escala de identidad con el equipo de trabajo, compuesta por las dimensiones afectiva, cognitiva y evaluativa. Dos estudios fueron realizados. El primero busco evidencias de fiabilidad de la escala de identidad con los equipos de trabajo. Los datos fueron recogidos de una muestra de 364 personas. El estudio 2 se propuso verificar la replicabilidad de la solución factorial encontrada en el estudio 1. La muestra estuvo compuesta por las respuestas dadas por 367 empelados de una organización pública brasileña. La estructura factorial final se compuso de 20 ítems distribuidos en tres factores y fue capaz de explicar 65% de la varianza. Los indicadores de consistencia interna fueron satisfactorios (0,79 &lt; α &lt; 0,94 para Alpha de Cronbach y 0,52 &lt; x &lt; 0,75 para el valor medio de la correlación ítem-total). El desarrollo de la escala puede ser considerada una contribución teórica al campo, así como un avance en dirección de la medición de la identidad con equipos de trabajo. <![CDATA[Satisfação no trabalho docente: Uma análise a partir do modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e da eficácia coletiva docente]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerando que a satisfação no trabalho é um aspecto que tem efeito sobre os estados motivacionais dos professores, faz-se necessário investigar suas implicações na docência. Neste sentido, este estudo tem como objetivo: identificar fatores relacionados à satisfação no trabalho a partir da avaliação das dimensões do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho (MSCST) e da eficácia coletiva. Para tanto, realizou-se pesquisa numa amostra de 495 professores de uma rede privada de ensino, utilizando abordagem mista (quantitativa-qualitativa). As técnicas estatísticas de análise dos dados foram aplicadas nas informações coletadas referentes à amostra total (495). A análise de conteúdo (abordagem qualitativa) foi aplicada nas respostas abertas de 40 professores pertencentes à amostra. Os resultados indicaram que as crenças de eficácia (autoeficácia e eficácia coletiva) não têm efeito sobre a satisfação no trabalho docente e que outros fatores, como os econômicos, podem estar mais relacionados à satisfação.<hr/>Abstract Whereas job satisfaction is an aspect that has an effect on the motivational states of teachers, it is necessary to investigate its implications for teaching. Thus, this study aims to: identify factors related to job satisfaction based on the assessment of the dimensions of the Social Cognitive Model of Job Satisfaction (MSCST) and collective efficacy. For this, research was conducted on a sample of 495 teachers of private schools using mixed approach (quantitative and qualitative). Technical data analysis statistics were applied to the information collected concerning the total sample (495). The content analysis (qualitative approach) was applied at the open of 40 teachers from the sample answers. The results indicated that the efficacy beliefs (self-efficacy and collective efficacy) has no effect on satisfaction in teaching and other factors such as economic, may be more related to satisfaction.<hr/>Resumen Mientras que la satisfacción en el trabajo es un aspecto que tiene un efecto sobre la motivación de los profesores, es necesario investigar sus implicaciones en la enseñanza. En este sentido, el objetivo de este estudio fue identificar los factores relacionados con la satisfacción en el trabajo de la evaluación de las dimensiones del modelo social de la satisfacción en el trabajo cognitivo (MSCST) y la eficacia colectiva. Por tanto, la investigación se llevó a cabo sobre una muestra de 495 profesores de una red privada de enseñanza, utilizando el enfoque mixto (cuantitativo y cualitativo). Las técnicas estadísticas de análisis de datos se aplican a la información recopilada en relación con el total de la muestra (495). El análisis de contenido (enfoque cualitativo) fue aplicado a las respuestas abiertas de 40 profesores pertenecientes a la muestra. Los resultados indicaron que las creencias de eficacia (eficacia y la eficacia colectiva) no tiene efecto sobre la satisfacción en el trabajo de enseñanza y que otros factores, tales como la económica, pueden estar más relacionados con la satisfacción. <![CDATA[Castigo, gestão do risco e da miséria: Novos discursos da prisão na contemporaneidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200192&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com a falência do discurso ressocializador que marcou a modernidade, a contemporaneidade traz à tona outros discursos em torno do encarceramento, produzindo mudanças nos sistemas jurídico-penais. Nesse sentido, e partindo do referencial teórico-metodológico da análise institucional, o presente artigo realiza uma análise das funções ocupadas pela prisão na contemporaneidade com relação ao público alvo desses equipamentos. Assim, a partir de nossa inserção em uma unidade prisional do sistema prisional do Rio Grande do Norte, realizamos uma observação participante da rotina de trabalho dos agentes penitenciários. Como resultados, apresentamos três analisadores para pensar a prisão: os híbridos prisão-abrigo, prisão-albergue e prisão-masmorra. Tais analisadores revelam que a prisão na contemporaneidade adquire um caráter de equipamento híbrido, ao articular as funções de punição, detenção provisória e gestão da miséria, colocando em xeque qualquer intenção reabilitadora.<hr/>Abstract With the bankruptcy of resocializing speech marking modernity, contemporaneity brings up other speeches around the incarceration, producing changes in the legal and penal systems. Accordingly, and based on the theoretical and methodological framework of institutional analysis, this paper makes an analysis of the jobs held by imprisonment in contemporaneity in relation to the target audience of such equipment. Thus, from our insertion in a prison unit of the prison system in Rio Grande do Norte, we performed a participant observation of the routine work of correctional officers. As a result, we present three analyzers to think prison: the hybrids shelter prison, hostel prison and dungeon prison. Such analyzers reveal that the prison in contemporaneity acquires a hybrid character of equipment, to articulate the functions of punishment, pretrial detention and managing poverty, challenge any rehabilitative intent.<hr/>Resumen Con la quiebra del discurso ressocializador, que es la marca de la modernidad, la contemporaneidad trae a colación otros discursos alrededor del encarcelamiento, produciendo cambios en los sistemas legales y penales. En consecuencia, y con base en el marco teórico y metodológico del análisis institucional, este trabajo hace un análisis de las funciones del encarcelamiento en la contemporaneidad en relación con el público objetivo de dichos equipos. Por lo tanto, de nuestra inserción en una unidad penitenciaria del sistema penitenciario en Río Grande do Norte, se realizó una observación participante del trabajo rutinario de los funcionarios de prisiones. Como resultado, se presentan tres analizadores para pensar la prisión: el híbrido prisión casa de acojida, prisión albergue y prisión mazmorra. Estos analizadores revelan que la prisión en la contemporaneidad adquiere el carácter de un dispositivo híbrido, para coordinar las funciones de los castigos, la prisión preventiva y la gestión de la pobreza, desafiando cualquier intento de rehabilitación. <![CDATA[Situação-limite e potência de ação: Atuação preventiva crítica em psicologia escolar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Falar sobre a trajetória que consolida a Psicologia Escolar no interior do movimento de crítica à estrutura e à dinâmica da sociabilidade capitalista é assunto recorrente, embora sempre pertinente. No entanto, entender que a delimitação do conteúdo da ação crítica do psicólogo escolar não é, ou pelo menos não tem sido, consequência imediata desta trajetória é um desafio urgente. Neste sentido, este trabalho soma-se às iniciativas que vem demonstrando, na prática, o que significa a atuação crítica do psicólogo escolar. Apresentamos aqui uma síntese da nossa proposta: materializar o conteúdo da atuação crítica do psicólogo escolar por meio do conceito de situação-limite desenvolvido por Martín-Baró no interior da Psicologia Social da Libertação e enfatizar o papel da escola como palco desta atuação.<hr/>Abstract Talking about the history that consolidates the School Psychology within the critical movement to the structure and dynamics of capitalist sociability is a recurring subject, but always relevant. However, understand that the definition about what means the critical action of the school psychologist is not clear yet continues to be an urgent challenge. Thus, this work adds to initiatives which puts in practice, which means the critical role of the school psychologist. Here we present a summary of our proposal: materialize the contents of the critical role of the school psychologist through the concept of limit-situation developed by Martin-Baró in the framework of Liberation Social Psychology and emphasize the role of the school as the place of this action.<hr/>Resumen Hablar de la historia que consolida la Psicología Escolar dentro del movimiento crítico de la estructura y dinámica de sociabilidad capitalista es un tema recurrente, pero siempre relevante. Sin embargo, comprender que la definición de la acción crítica del psicólogo en la escuela no es, o al menos no ha sido, consecuencia inmediata de esta tendencia es un reto urgente. Por lo tanto, este trabajo se suma a las iniciativas que pone en práctica, es decir el papel fundamental del psicólogo escolar. Aquí presentamos un resumen de nuestra propuesta: materializar el contenido de la función esencial del psicólogo en la escuela a través del concepto de situación-límite desarrollado por Martín-Baró dentro de la Psicología Social de la Liberación y destacamos el papel de la escuela como lugar de celebración de esta acción. <![CDATA[Crítica, política e psicologia social: A mudança social e o lugar da ação intelectual na luta política]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000200216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do artigo é refletir sobre a relação entre crítica, política e psicologia social através da análise de duas concepções teóricas - conscientização, consciência política -, referentes à noção de mudança social e do lugar da ação intelectual, construídas na psicologia social brasileira a partir da "crise" deste campo de conhecimento e da proposição de deslocamentos teóricos nestas concepções. A crítica é entendida como uma prática que torna visível modos distintos de articular ciência e política, a política como vinculada à dimensão do político e a psicologia social como um campo do conhecimento constituído na disputa entre modos de representação da realidade. A discussão contribui para a retomada da noção de hegemonia na psicologia social brasileira em uma perspectiva não essencialista, fundamentada em trabalhos de Ernesto Laclau e de Chantal Mouffe, possibilitando repensar a noção de mudança social e o lugar da ação intelectual na luta política na atualidade.<hr/>Abstract This paper aims to discuss the relationship between critique, politics and social psychology. We analyze two existing theoretical conceptions in Brazilian critical social psychology about the idea of the social change, specifically about two models - critical consciousness and political consciousness, formulated from the Latin-American social psychology "crisis". We understand the critic as a practice that makes visible different ways to link science and politics, the politics as articulated to the dimension of the political, and the social psychology as a field of knowledge formed from the dispute over the representation of reality. The discussion contributes to the resumption of the notion of hegemony in Brazilian critical social psychology from a non-essencialist perspective by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, which allows rethinking about the notion of social change and the role of intellectual in the political struggle.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo principal traer la reflexión sobre la relación entre la crítica, la política e la psicología social. Desde un análisis de perspectivas teóricas del cambio social en la psicología social brasileña, e de los modelos de concientización e de consciencia política emergidos a partir de la crisis de la psicología social, el artículo propone algunos cambios teóricos entre las perspectivas. La idea de crítica es tomada como una practica de hacer visible los distintos modos de articulación entre ciencia e la política, esta desde una perspectiva de la dimensión de lo político e la psicología social entendida como un campo de conocimiento en el cual están en disputas muchos modos de representación de la realidad. La principal contribución que se visa en este artículo es la retomada de la concepción de la hegemonía en el interior de la psicología social crítica brasileña en una perspectiva no fundacionista desde el trabajo de Ernesto Laclau y Chantal Mouffe, que nos ayude reflexionar sobre el cambio social y el papel de lo intelectual en la lucha política en la contemporaneidad.