Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Natal)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-294X20160004&lang=pt vol. 21 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Dimensão Excentricidade do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade: Revisão e propriedades psicométricas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400359&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract We aimed to review of the Eccentricity dimension of the Dimensional Clinical Personality Inventory (IDCP), through two steps. The first one focused on developing new items and the second on testing the psychometric properties in a sample of 225 subjects (70.1% females), aging between 18 and 66 years, mostly undergraduate students (58.9%). The subjects answered the IDCP, and the Brazilian versions of the NEO-PI-R, PID-5 and MIS. The first step resulted in 42 items, which 22 were new. The second step resulted in a composite of 18 items, pooled in six interpretable factors, as Interpersonal detachment, Eccentric style, Paranormality, Persecutory style, Depersonalization and Emotional inexpressiveness, with internal consistency coefficients of .85 for the total score, and between .60 and .82 for the factors. The correlations between instruments revealed consistent and expected relations. The data suggested adequacy of the new Eccentricity dimension of IDCP.<hr/>Resumo O objetivo do estudo foi revisar a dimensão Excentricidade do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), em duas etapas. A primeira etapa focada no desenvolvimento de novos itens e a segunda na verificação das propriedades psicométricas em uma amostra de 225 indivíduos (70,1% do sexo feminino), com idades entre 18 e 66 anos, em sua maioria estudantes de graduação (58,9%). Os participantes responderam ao IDCP, e às versões brasileiras do NEO-PI-R, PID-5 e MIS. A primeira etapa resultou em 42 itens, sendo 22 novos. A segunda etapa resultou em um conjunto de 18 itens, agrupados em seis fatores interpretáveis, Distanciamento Interpessoal, Estilo Excêntrico, Paranormalidade, Estilo Persecutório, Despersonalização e Inexpressividade Emocional, com coeficientes de consistência interna de 0,85 para o escore total e entre 0,60 e 0,82 para os fatores. As correlações entre os instrumentos revelaram-se consistentes e esperadas. Os dados demonstraram adequação da nova dimensão Excentricidade do IDCP.<hr/>Resumen El estudio tuvo como objetivo revisar la dimensión Excentricidad del Inventario Dimensional Clínico de la Personalidad (IDCP), en dos pasos. Uno para el desarrollo de nuevos ítems y otro para probar las propiedades psicométricas en una muestra de 225 sujetos (70,1% mujeres), con edades entre 18 y 66 años, estudiantes universitarios en su mayoría (58,9%). Los sujetos respondieron el IDCP, y las versiones brasileñas del NEO-PI-R, PID-5 y MIS. El primer paso resultó en 42 ítems, los cuales 22 eran nuevos. El segundo, dio lugar a una mezcla compuesta de 18 ítems, agrupados en seis factores interpretables, Desapego interpersonal, Estilo excéntrico, Paranormalidad, Estilo persecutorio, Despersonalización y Inexpresividad emocional, con coeficientes de consistencia interna de 0,85 para el total, y entre 0,60 y 0,82 para los factores. Las correlaciones entre los instrumentos revelaron relaciones consistentes y esperadas. Los datos demuestran la idoneidad de la nueva dimensión Excentricidad del IDCP. <![CDATA[Efeito de um programa de educação sobre o sono no conhecimento e hábitos de sono em professores do ensino fundamental e médio]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The influence of a sleep education program (SEP) on the knowledge, habits, quality of sleep, and daytime sleepiness was evaluated in 40 Brazilian elementary and high school teachers [Groups: Experimental (EG=26)/Control (CG=14)]. The Health and Sleep questionnaire, Pittsburgh Sleep Quality Index and sleep logs were applied to both groups, at baseline and in reassessment three weeks after a SEP with the EG. The methodology of the SEP was based on the Meaningful Learning theory proposed by Ausubel, consisting of four fortnightly meetings, lasting 4h each. After the program, the EG showed an increase in sleep knowledge and a reduction in coffee consumption near bedtime. Besides, 17% of teachers improved sleep quality in this group. However, no changes occurred in sleep schedules and sleepiness. Nevertheless, the positive results reinforce the need for sleep education programs with teachers to spread sleep knowledge in schools and improve the sleep quality in these professionals.<hr/>Resumo A influência de um programa de educação sobre o sono (PES) nos conhecimentos, hábitos e qualidade do sono, e sonolência diurna foi avaliada em 40 professores brasileiros do ensino básico [Grupos: Experimental (GE=26)/Controle (GC=14)]. A Saúde e Sono, o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e o diário de sono foram aplicados nos grupos antes e três semanas após um PES aplicado no GE. O programa baseado na teoria da Aprendizagem Significativa consistiu de quatro encontros de 4h/cada. Após o programa, o GE aumentou os conhecimentos sobre sono e reduziu o relato de consumo de café próximo a dormir, com melhora na qualidade de sono em 17% dos professores. Embora não tenha havido diferenças nos horários de sono e sonolência, os resultados positivos reforçam a necessidade do desenvolvimento de programas educacionais sobre sono com professores para difusão do assunto nas escolas e melhora da qualidade do sono nestes profissionais.<hr/>Resumen La influencia de un programa de educación sobre el sueño (PES) en los conocimientos, hábitos, calidad de sueño y somnolencia diurna fue evaluado en 40 maestros brasileños de educación básica [Grupos: Experimental (GE=26)/Control (GC=14)]. Los cuestionarios Salud y Sueño, Índice de calidad de sueño de Pittsburgh y diario del sueño se aplicaron en los grupos, antes y tres semanas después de un PES en el GE. El programa basado en la teoría del aprendizaje significativo consistió en cuatro sesiones de 4 horas/cada uno. Después del programa, el GE aumentó su conocimiento sobre el sueño y hubo una reducción en el consumo de café cerca de la hora de acostarse, con una mejora en la calidad del sueño en 17% de los maestros. Aunque no hubo diferencias en los horarios de sueño y la somnolencia, los resultados positivos refuerzan la necesidad de desarrollar programas educativos sobre el sueño con los maestros para difundir el tema en las escuelas y mejorar la calidad del sueño en estos profesionales. <![CDATA[Interações iniciais entre pais, mães e bebês de 0 a 3 anos: Revisão de literatura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400381&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo das interações iniciais dos bebês com seus cuidadores pode ser feito a partir da análise da responsividade parental. Com o objetivo de revisar os aspectos metodológicos e as tendências de análise das interações iniciais em estudos produzidos no Brasil, foram selecionados e analisados 110 artigos em bases eletrônicas de dados (Lilacs, SciELO, IndexPsi-Periódicos e Periódicos Capes). Os resultados apontaram para a predominância de estudos observacionais envolvendo as interações diádicas mãe-bebê. A coleta dos dados mais frequente foi por meio de combinação de instrumentos diretos e indiretos, e a análise se distribuiu de forma equivalente entre métodos qualitativos e quantitativos. Encontraram-se 55% de estudos sobre processos de desenvolvimento típico das interações e 45% de estudos com populações com risco biológico e social, abrindo questões para estudos futuros. Finalmente, sucedeu-se a análise dos fenômenos observados, levantando a discussão sobre os métodos de pesquisa na ciência psicológica.<hr/>Abstract The study of early interactions between babies and their caretakers can be performed from the analysis of parental responsiveness. Aiming to review the methodological aspects and trends in the analyses of early interactions from studies performed in Brazil, 110 articles were chosen from electronic databases (Lilacs, SciELO, IndexPsi-Periódicos and Periódicos Capes) and then they were fully analyzed. The results revealed a predominance of observational studies involving dyadic mother-baby interactions. The most frequently form of data collection combined direct and indirect methods; and the analysis was equivalently distributed between qualitative and quantitative methods. Of the studies found, 55% of the studies focused on the developmental processes that are typical of interactions, and 45% of the studies focused on processes among populations at biological and social risk, which brought up relevant questions for future studies. Finally, the analysis of interactions raises discussion of the research methods in the psychological science.<hr/>Resumen El estudio de las interacciones iniciales de los bebés con sus cuidadores puede hacerse desde el análisis de la responsividad parental. Para revisar los aspectos metodológicos y tendencias de análisis de las interacciones iniciales en los estudios producidos en Brasil, se seleccionaron y analizaron 110 artículos en bases de datos electrónicas (Lilacs, SciELO, IndexPsi-Periódicos y Periódicos Capes). Los resultados señalaron el predominio de los estudios observacionales que implican interacciones diádicas madre-niño. La recolección de datos más frecuente fue a través de una combinación de instrumentos directos e indirectos, y el análisis se distribuyó de forma equivalente entre métodos cualitativos y cuantitativos. Se han encontrado 55% de estudios sobre los procesos de desarrollo típico de las interacciones y 45% de estudios con poblaciones con riesgo biológico y social, abriendo preguntas para futuros estudios. Por último, se hizo el análisis de los fenómenos observados, levantando la discusión sobre los métodos de investigación en la ciencia psicológica. <![CDATA[Diversidade de expectativas dos extensionistas rurais da América Latina sobre a Psicologia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400392&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La psicología posee potencialidad para contribuir con la extensión rural. Sin embargo, las características de su rol, así como las necesidades específicas en diversos países aún no han sido clarificadas. Buscando analizar de manera diferencial las expectativas que extensionistas rurales latinoamericanos de 12 países tienen sobre la psicología, se realizó una encuesta. De los 654 extensionistas encuestados, 585 consideraron que la psicología podría contribuir a su trabajo. Se concluye que las expectativas en los diferentes países son diversas, aunque poseen elementos compartidos. Existen dos tipos de expectativas: aquellas como la gestión de grupos y procesos participativos con productores y la capacitación y asesoramiento de extensionistas, que pueden ser utilizadas para guiar el trabajo de los psicólogos; y aquellas que tienden a poner a los productores en el lugar de objetos de intervención y no de sujetos de cambio, las cuales necesitan ser puestas en discusión junto con los extensionistas.<hr/>Abstract Psychology has potential to contribute to rural extension. Nonetheless, the characteristics of its role, as well as the specific needs in different countries have not been yet clarified. Thus, aiming at analyzing Latin American rural extensionists' differential expectations of psychology in 12 countries, a survey was conducted. Of 654 surveyed extensionists, 585 considered psychology could contribute to their work. Expectations from psychology in the different countries are diverse, despite the fact some of them are shared. There are two different types of expectations: those such as the management of farmers' groups and participatory processes, and the training and advising of extensionists, which can be used to guide psychologists' practices; and those that place farmers in the position of objects of psychologists' interventions and not of subjects of transformation, which has to be put up for discussion with extensionists.<hr/>Resumo A psicologia tem a potencialidade de contribuir com a extensão rural. Não obstante, as características de seu papel, assim como as necessidades específicas em diversos países, ainda não têm sido esclarecidas. Procurando analisar de maneira diferencial as expectativas que os extensionistas rurais de 12 países latinoamericanos têm sobre a psicologia, a enquete foi implementada. Dos 654 extensionistas rurais enquetados, 585 disseram que a psicologia poderia contribuir com seu trabalho. Conclui-se que as expectativas nos diferentes países são diversas, mas têm elementos compartilhados. Existem dois tipos de expectativas: aquelas como a gestão de grupos e processos participativos com os agricultores e a capacitação e o assessoramento dos extensionistas, as quais podem ser utilizadas para guiar os trabalhos dos psicólogos; e aquelas que tendem a pôr aos agricultores no lugar de objetos de intervenção e não de sujeitos de transformação, as quais têm que ser postas em discussão junto aos extensionistas. <![CDATA[Saúde mental em contextos indígenas: Escassez de pesquisas brasileiras, invisibilidade das diferenças]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de artigos produzidos sobre o tema saúde mental em contextos indígenas entre os anos de 1999 e 2012 nas principais plataformas científicas brasileiras (SciELO e BVS-PSI). Foram utilizados três grupos de descritores, perfazendo 62 buscas, as quais encontraram 5510 resultados, dos quais, depois de analisados, sobraram apenas 14 artigos. Foram levantados dados quanto à distribuição por ano de publicação, tema e objeto da pesquisa, etnia e região geográfica abrangida, participação ou não dos profissionais de psicologia no estudo; entre outros. Além disso, foi avaliado se os conceitos de saúde mental e indígena foram ou não problematizados, levando-se em consideração a alteridade e diversidade cultural destes povos. Conclui-se que as pesquisas são incipientes e carecem de reflexão epistemológica para fundamentar a complexidade desse diálogo intercultural que discute saberes advindos de referenciais originalmente tão distintos.<hr/>Abstract This study aimed to conduct a survey of articles produced on the topic mental health in indigenous contexts between the years 1999 and 2012 in the main Brazilian scientific platforms (SciELO and BVS-PSI). Three groups of descriptors were used, totaling 62 searches, which found 5510 results. Of these, only 14 articles remained after analysis. Data was collected on the distribution by year of publication, subject and object of research, ethnicity and geographic region covered, participation or not of psychology professionals in the study, among others. Also, we assessed whether the concepts of mental health and indigenous were or not problematized, taking into account the alterity and cultural diversity of these people. It was concluded that the researches are incipient and lack on epistemological reflection to support the complexity of this intercultural dialogue, which discusses knowledge arising from references that are originally so distinct.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo realizar un estudio de los artículos producidos en la salud mental tema en contextos indígenas entre los años 1999 y 2012 en las principales plataformas científicas brasileñas (SciELO y BVS-Psi). Se han usado tres grupos de descriptores, por un total de 62 registros, que encontraron 5510 resultados, de los que, tras el análisis, siendo sólo 14 artículos. Se recogieron datos sobre la distribución por año de publicación, sujeto y objeto de la investigación, el origen étnico y la región geográfica cubierta, la participación o no de profesionales de la psicología en el estudio; entre otros. Además, se evaluó si los conceptos de salud mental e indígenas fueron o no problematizados teniendo en cuenta la alteridad y la diversidad cultural de estas personas. En conclusión, la investigación es incipiente y la falta de reflexión epistemológica para apoyar la complejidad del diálogo intercultural discutir conocimientos derivados de las referencias originalmente como distintos. <![CDATA[Superlotação das prisões brasileiras: Operador político da racionalidade contemporânea]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400415&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo teve por objetivo analisar a racionalidade política que rege o sistema prisional brasileiro na atualidade. Para isso, tomou-se como objeto de pesquisa os relatórios de inspeções realizadas em estabelecimentos penais brasileiros pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) nos anos de 2011 e 2012. A análise da superlotação da população encarcerada possibilitou inferir a lógica não somente limitada às prisões, mas expandida por todo o corpo social, direcionada principalmente àqueles à margem da produção e do consumo e, por isso, a prisão tal como se observou, funciona como efeito que conserva a função de reprodução desta racionalidade.<hr/>Abstract The presented article aims to analyze the political rationality that governs the Brazilian prison system in the actuality. To this end, reports of inspections in Brazilian penal establishments made between 2011 and 2012 by the National Council for Criminal and Penitentiary Policy (CNPCP) were taken as the research object. The analysis of the overcrowding of the inmate population made it possible to infer that the logic is not limited to prisons, but exists within the society instead, particularly directed at those at the margin of production and consumption. Therefore the prison as observed is the effect and it retains its function of reinforcing this rationality.<hr/>Resumen Este artículo tuvo como objetivo analizar la racionalidad política que rige el sistema penitenciario brasileño hoy. Para ello, se tomó como objeto de investigación los informes de inspección llevadas a cabo en las prisiones brasileñas por el Consejo Nacional de Política Criminal y Penitenciaria (CNPCP) en los años 2011 y 2012. El análisis del hacinamiento de la población carcelaria ha llevado a deducir la lógica no sólo limitado a las cárceles, pero ampliado en todo el cuerpo social, dirigida principalmente a aquellos en los márgenes de la producción y el consumo y por lo tanto la detención como se ha señalado, trabaja el efecto que salva la función de reproducción de esta racionalidad. <![CDATA[Competência de trabalhadores da construção civil na resolução de problemas práticos: A relação entre representação e prática na ação eficaz]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400424&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata das inter-relações entre representações e prática na ação eficaz, por meio da análise das atividades de pedreiros. Duas posições antagônicas têm dominado o debate, polarizado entre a predominância das representações ou dos aspectos situacionais e corporais na ação competente. Para o cognitivismo, as representações determinam a ação eficaz, já para a ação situada, as habilidades incorporadas e as interações locais explicam a eficácia da ação. Apresentamos uma alternativa que situa a inteligência humana no âmbito da prática, sua dimensão representacional aparecendo como cognição na ação, através de um estudo empírico realizado com dois trabalhadores da construção civil resolvendo problemas no canteiro de obras. A metodologia do Curso da Ação mostra-se adequada a este propósito pois permite analisar a atividade sem cair no cognitivismo. Os resultados confirmam a pertinência de deslocar a inteligência prática para o âmbito da própria prática, confirmando assim o paradigma da ação situada.<hr/>Abstract This article deals with the interrelations between representations and practice in effective action, through the analysis of masons activities. Two opposite positions have dominated the debate polarized between the representations predominance and situational and physical aspects in the competent action. For cognitivism, representations determine the effective action but for the already located action, the incorporated skills and local interactions explain the action effectiveness. We present an alternative that places human intelligence within the practice, its representational dimension emerging as cognition in the action, through an empirical study of two construction workers solving problems at the construction site. The Course of Action methodology proves to be suitable for this purpose because it allows to analyze the activity without tending into cognitivism. The results confirm the relevance of carrying practical intelligence to the level of the practice itself, thus confirming the paradigm of situated action.<hr/>Resumen Este artículo trata sobre las inter-relaciones entre representaciones y la práctica en acción eficaz, por medio del análisis de las actividades de albañiles. Dos posiciones antagónicas han estado dominando el debate, polarizado entre la predominancia de las representaciones o de los aspectos situacionales y corporales en la acción competente. Para el cognitivismo, las representaciones determinan la acción eficaz, ya para la acción situada, las habilidades incorporadas y las interacciones locales explican la eficacia de la acción. Presentamos una alternativa que sitúa la inteligencia humana en el ámbito de la práctica, su dimensión representacional apareciendo como cognición en la acción, a través de un estudio empírico realizado con dos trabajadores de la construcción civil resolviendo problemas en el sítio de construcción. La metodología del Curso de la Acción se muestra adecuada a este propósito pues permite analizar la acción sin caer en el cognitivismo. Los resultados confirman la pertinencia de dislocar la inteligencia práctica para el ámbito de la propia práctica, confirmando así el paradigma de la acción situada. <![CDATA[Evidências adicionais de validade da UWES-9 em amostras brasileiras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400435&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O engajamento no trabalho consiste em um estado motivacional positivo manifesto em sentimentos de vigor, absorção e dedicação ao trabalho. Para avaliá-lo, foi desenvolvida a Escala de Engajamento no Trabalho de Utrecht. O presente trabalho reuniu evidências de validade da versão reduzida da escala (UWES-9) por meio de análises de estrutura interna, de invariância por gênero e setor de trabalho (público ou privado), e de relações com variáveis externas. A amostra foi composta por 2.897 trabalhadores de ambos os sexos (57,3% do sexo feminino), com média de idade de 32,8. Os modelos indicaram que a estrutura unidimensional obteve melhor ajuste e que os parâmetros dos itens não foram significativamente enviesados pelo sexo, setor e tempo de trabalho. A escala apresentou correlações positivas fortes com sentimentos positivos associados ao trabalho. As propriedades psicométricas do instrumento recomendam seu uso futuro em investigações destinadas a avaliar o engajamento no trabalho em amostras brasileiras.<hr/>Abstract Work engagement is a positive motivational state which is expressed in vigor, absorption and dedication feelings toward work. The Utrecht Work Engagement Scale was developed to measure this phenomenon. The present work collected validity evidence for the reduced scale (UWES-9) concerning its internal structure, gender and work sector (public and private) invariance and relationships with external variables. The sample consisted of 2,897 employees from both genders (57.3% were female), mean age equal to 32.8. The models indicated a unidimensional structure fit to the data, and the items parameters were not significantly biased due to gender, work sector, and job tenure. The scale showed positive strong correlations with positive feelings toward work. The psychometric properties of the scale recommend its future adoption in researchers about work engagement in Brazilian samples.<hr/>Resumen El engagement en el trabajo es un estado de motivación positiva expresado en sentimientos de vigor, absorción y dedicación al trabajo. La Escala de Engagement en el Trabajo fue desarrollada para evaluar este constructo. El presente trabajo presentó evidencias de validez de la escala reducida (UWES-9) acerca de su estructura interna, invariancia de género y sector del trabajo (público y privado) y relaciones con variables externas. La muestra fue compuesta por 2.897 trabajadores (57,3% mujeres), con una edad media de 32,8 años. Los modelos indicaron que la estructura de una dimensión se ajustó a los datos, y los parámetros de los ítems no fueron significativamente influenciados por las variables género, sector de trabajo y tiempo de trabajo. La escala mostró correlaciones positivas fuertes con sentimientos positivos acerca del trabajo. Las propiedades psicométricas de la escala recomiendan su uso futuro en investigaciones acerca del engagement en el trabajo en muestras brasileñas. <![CDATA[Apropriações da Instrução ao Sósia na análise da atividade de trabalho]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400446&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo fundamenta-se em quatro experiências de pesquisa nas quais foi utilizada a técnica de Instrução ao Sósia (IaS) para análise da atividade de trabalho em variados contextos laborais. São apresentadas e discutidas as aplicações da técnica nessas pesquisas norteadas pela abordagem teórica e metodológica da Clínica da Atividade. As experiências mencionadas efetivaram-se em diferentes ambientes laborais - hospitais, universidades, praias - com seus respectivos participantes (profissionais de saúde, professores e trabalhadores informais). O uso da técnica ensejou diversos fenômenos psíquicos, dentre os quais se destaca a reflexão do trabalhador sobre sua atividade, tanto no âmbito da dimensão clínica da atividade de trabalho como na esfera da identificação de competências diante os possíveis desenrolar da atividade. As contribuições oriundas de tais experiências permitem indicar a técnica para futuros estudos em diferentes contextos laborais, o que evidencia amplas possibilidades de utilização.<hr/>Abstract This article is grounded on four research experiences in which has been used the Instruction to the double technique to analyze the work activity in a variety of workplace settings. The applications of the technique are presented and discussed in those researches, guided by the theoretical and methodological approach of the Clinic of Activity. The experiences reported occurred in different working environments - hospitals, universities, beaches - with their participants (health professionals, teachers and informal workers). The use of the technique allow various psychic phenomena, among which stand out the worker's reflection on its activity, in the clinical dimension of work activity, and competence identification dimension in front of possible developments of the activity. Contributions from these experiences allow to indicate the technique for future studies in different work contexts, thereby demonstrating their broad possibilities of use.<hr/>Resumen Este artículo se basa en cuatro experiencias de investigación en las cuales fue utilizada la técnica de Instrucción al doble para el análisis de la actividad de trabajo en contextos laborales variados. Son presentadas y discutidas las aplicaciones de la técnica en esas investigaciones, orientadas por la perspectiva teórica y metodológica de la Clínica de la Actividad. Las experiencias mencionadas se realizaron en diferentes ambientes laborales - hospitales, universidades, playas - con sus respectivos participantes (profesionales de la salud, profesores y trabajadores informales). El uso de la técnica posibilitó diversos fenómenos psíquicos, entre los cuales se destacan la reflexión del trabajador sobre su actividad, tanto en el ámbito de la dimensión clínica de la actividad de trabajo, como en el ámbito referente a la identificación de competencias frente a los posibles desenvolvimientos de la actividad. Las contribuciones oriundas de tales experiencias permiten indicar la técnica para futuros estudios en diferentes contextos laborales, lo que evidencia amplias posibilidades de utilización. <![CDATA[Políticas sociais na pós-graduação <em>stricto sensu</em> de Psicologia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400456&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva-se discutir as contribuições da pós-graduação stricto sensu de Psicologia para o debate sobre política social. Analisou-se 105 teses acadêmicas de um total de 824 defendidas no triênio 2007/2009. Atesta-se que a presença do tema ocorre de forma predominantemente pulverizada, ainda que seja objeto prioritário para um conjunto restrito de pesquisadores; há fragilidade teórica nos trabalhos, que assumem caráter essencialmente técnico; e as investigações têm como finalidade melhorias nas políticas sociais, sem questionamento ao ciclo que as demandam. Discute-se a urgência da articulação entre os pesquisadores em torno do tema, da necessidade de aprofundamento do debate teórico e da transformação dos saberes em prática política organizada para que a ciência psicológica possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento da sociedade.<hr/>Abstract It aims to discuss the contributions of Psychology postgraduate studies to understand "social policy". 105 academic theses were analyzed among 824 defended in 2007/2009 triennium. Results point to the existence of the issue in a sprayed way, predominantly, albeit appears as a priority object for a limited set of researchers; majority of these can be characterized by fragility of the theoretical frameworks, in a strictly technical perspective; and the studies aim to improve specific social policies, without questioning why they need to be carried out. Psychological science can only contribute effectively to the society development if academic community promotes a structured articulation around the theme, deepens the theoretical debate and transforms the knowledge built into organized political practice.<hr/>Resumen El artículo objetiva analizar las contribuciones de los estudios de postgrado en Psicología para el debate acerca del tema "política social". Fueron analizadas 105 tesis académicas de las 824 defendidas entre 2007/2009. Los resultados apuntan que el tema existe predominantemente en una manera dispersa, aunque aparezca como un objeto de prioridad para un conjunto limitado de investigadores; mayoría de los estudios son caracterizados por la fragilidad de los marcos teóricos y por adoptar un punto de vista estrictamente técnico; y las investigaciones tienen como objetivo mejorar las políticas sociales específicas, sin cuestionar por qué tienen que llevarse a cabo. La conclusión es que la ciencia psicológica sólo puede contribuir eficazmente al desarrollo de la sociedad, si la comunidad académica promueve una articulación estructurada en torno al tema, se profundiza el debate teórico y transforma el conocimiento incorporado en la práctica política organizada. <![CDATA[Estupro e gravidez: Relatos das vivências de mulheres antes e após o desfecho da gestação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400468&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Investigou-se a experiência de três mulheres que engravidaram resultado de estupro, usuárias de um hospital-maternidade de Fortaleza, Ceará, destacando as vivências anteriores e após o desfecho da gestação (a continuidade ou a interrupção legal). Em dois casos houve a interrupção legal da gestação e em um caso a continuidade, após ter sido negada a concessão para a realização do aborto. Os motivos relacionados à interrupção da gravidez foram: pensamentos e sentimentos negativos em torno da violência, da criança e da perspectiva de vida futura. Após o desfecho, as participantes que interromperam a gestação expressaram o desejo de retomar ou iniciar projetos de vida e no caso da participante que precisou dar continuidade à gestação, sinais de uma possível vinculação afetiva com a criança. Conclui-se que tais experiências necessitam ser conhecidas em seus aspectos de interrupção ou de continuidade da gestação para a melhoria das políticas públicas voltadas para essas mulheres.<hr/>Abstract We investigated the experience of three women who became pregnant by rape, using a maternity hospital in Fortaleza, Ceará, highlighting previous experiences and after gestation (continuity or legal interruption). In two cases there was a legal interruption of gestation and in one case continuity, after being denied the concession to perform the abortion. The reasons related to the interruption of pregnancy were: negative thoughts and feelings about violence, the child and the perspective of future life. After the outcome, participants who interrupted gestation expressed a desire to resume or initiate life projects, and in the case of the participant who had to continue gestation, signs of a possible affective attachment to the child. It is concluded that such experiences need to be known in their aspects of interruption or continuity of gestation for the improvement of the public policies directed towards these women.<hr/>Resumen Investigue una experiencia de tres mujeres que graven el resultado de estupro, las usuarias de un hospital-maternidad de Fortaleza, Ceará, destacando como vivencias anteriores y después del desfecho de la gestación (una continuidad o una interrupción legal). En los casos en que se produjo una interrupción legal de la gestión y en el caso de una continuidad, después de haber sido negada una concesión para un acto de aborto. Los motivos relacionados con la interrupción de la gravedad son: pensamientos y sentimientos negativos en la violencia, de la infancia y la perspectiva de la vida futura. Tras el desfecho, como participantes que se interrumpen en una gestación expresada en el deseo de retomar o en iniciar los proyectos de vida y en el caso de la participación que precisan en la continuidad de la gestación, los signos de una posible vinculación afetiva con un niño. Conclui-se que tales experiencias necesitan ser conocidas en sus senos de interrupción o de continuidad de la gestación para un mejoramiento de las políticas públicas voltadas para estas mujeres. <![CDATA[Direito ou benefício? Política de assistência estudantil e seus efeitos subjetivos aos universitários]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000400477&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Analisou-se os efeitos subjetivos da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) aos estudantes de uma universidade federal brasileira, a partir de uma leitura bakhtiniana. Os enunciados de estudantes participantes de dez entrevistas e dois grupos focais foram analisados dialogicamente com a legislação que regulamenta a política e as resoluções que a implementam na Universidade Federal do Paraná. O sentimento de vergonha faz-se ouvir nos discursos dos estudantes, assim como, para a constituição de direitos, as tensões entre sentidos de dependência, trabalho, estudo e ócio. Discute-se sobre como esses sentidos operam pela gestão e controle da alteridade, fixando identidades e sobre seus efeitos ao cotidiano dos estudantes, assim como de que forma estes respondem, tensionam e reconstroem esses sentidos, transformando suas possibilidades de ser, agir e de se reconhecerem na universidade, deslocando o eixo de reflexão de um nível de responsabilização e culpabilização individual para a arena social e política.<hr/>Abstract Analyzes the subjetive effects of the National Policy of Student Assistance to university students of a federal Brazilian university throug a bakhtinian reading. The speech of students participants from ten interviews and two focus groups were analyzed dialogically with the legislation thats regulates the policy and resolutions that implements it at the Federal University of Paraná. The sense of shame is heard in the speeches of students, as well as, to the estalishment of rights, tensions between the meanings of dependence, work, study and leisure. We discuss how these meanings operates on the management and control of otherness, establishing identities and about their effects on everyday students, as well as how they respond, tensionning and reconstruct these meanings, making your chances of being, acting and if recognize the university, shifting the axis of reflection of a level of accountability and individual blame for the social and political arena.<hr/>Resumen Analizados los efectos subjetivos de la Política Nacional de Asistencia de Estudiantes a los estudiantes de una universidad federal de Brasil a través de una lectura bajtiniana. Los enunciados de estudiantes fueron analizados de manera dialógica con la legislación que regula la política y las resoluciones que la implementan en la Universidad Federal de Paraná. El sentimiento de vergüenza se escucha en los discursos de los estudiantes, así como, para el establecimiento de derechos, las tensiones entre los sentidos de dependencia, el trabajo, el estudio y el ocio. Se discute cómo estos sentidos operan la gestión y control de la alteridad, el establecimiento de identidades y cómo la experiencian los estudiantes en su vida diaria, cómo responden, tensionan y reconstruyen estos sentidos, transformando sus posibilidades de ser, de actuar y de reconocerse en la universidad, cambiando el eje de la reflexión de un nivel de responsabilidad y culpabilización individual para la arena social y política.