Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Natal)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-294X20000001&lang=en vol. 5 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Children's intuitive understanding of partitive division tasks using continuous quantities</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Investiga-se o entendimento intuitivo que crianças entre 5 a 7 anos de idade têm da divisão partitiva envolvendo quantidades contínuas em tarefas em que tenham que estimar o valor relativo dos quocientes em vez de calcular o seu valor absoluto. Foi observado progressivo desenvolvimento com a idade das habilidades das crianças em lidar com a relação de ordem inversa entre divisor e quociente. Importantes mudanças acontecem, também, em relação aos tipos de justificativas de resolução da tarefa. Há um aumento com a idade da porcentagem de justificativas que fazem menção a fatores que são matematicamente relevantes à solução do problema, decrescendo a freqüência de respostas sem justificativas ou acompanhadas por justificativa arbitrária. Os resultados indicam que a experiência em estabelecer comparações entre partilhas idênticas precede e parece constituir experiência fundamental à criança para a compreensão das relações entre os termos envolvidos na operação de divisão, principalmente no julgamento das relações de covariação inversa.<hr/>This study investigated 5- to 7-year-old children's understanding of partitive division tasks using continuous quantities. The children were asked to estimate the relative value of the quotients instead of their absolute values. A progressive increase in children's abilities to deal with the inverse divisor-quotient relationship was observed. Important changes occurred in relation to the type of justification given. There was an increase with age in the percentage of responses accompanied by justifications which focused on the mathematical information relevant to the solution of the task. The results also suggested that the experience of comparing identical share-outs precede and may lead the growth of the children's understanding of the relationships between division terms. <![CDATA[<B>Method and theory in school breakfast program evaluation</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Se llevó a cabo un estudio para evaluar el impacto de un programa de desayunos escolares en repertorios de discriminación, memoria y atención, comparando la zona urbana y rural. En la zona rural, fueron evaluados 300 niños elegidos al azar de los listados de preescolar que recibieron desayuno en los municipios en pobreza extrema y 150, que no lo recibieron. En la zona urbana, fueron evaluados 300 niños seleccionados aleatoriamente de los listados de las escuelas ubicadas en las colonias marginadas que recibieron desayuno y 150, que no recibieron desayuno. En una prueba sintética de atención y memoria, los resultados muestran que en la zona urbana no existen diferencias en las medidas atribuibles al programa de desayunos. En la zona rural, los niños mejoraron en sus ejecuciones y tiempos. Se encontraron algunas diferencias relacionadas con el impacto del desayuno sobre niños con diferente estado nutricional. Los niños rurales se beneficiaron más que los urbanos del programa.<hr/>In order to compare and evaluate a school breakfast program impact and discrimination memory and attention repertories on urban and rural children. A study was done 300 rural children were randomly chosed to have breakfast and 150 didn´t have breakfast were evaluated and compared to 300 urban children who were randomly chose of extreme poverty marginal to have breakfast and 150 that didn´t have breakfast. A designed test to evaluate attention and memory shows that in urban children do not exist differences between measures of the behavior. Rural children improve their time and performance. It was found differences on breakfast impact based on nutrimental status. The rural children got more benefits than the urban children with the program. <![CDATA[<b>Children trying to deal with emotions of anger and sadness</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo focaliza respostas de crianças sobre como parar o sentimento de tristeza e raiva, o que implica explorar estratégias de alterações de humor, i.e., pensamentos sobre como regular as emoções. Foi perguntado a crianças brasileiras e norueguesas de 5, 7 e 9 anos de idade como a tristeza e a raiva podiam cessar em 4 diferentes contextos para cada emoção. Os resultados mostram que as estratégias de regulação das emoções (RE) variavam em função do contexto e da idade; que as crianças brasileiras usaram mais a interação social e as crianças norueguesas recorreram mais às estratégias cognitivas para raiva, mas não para tristeza. Não foi observada uma diferença clara na estratégia de RE para tristeza e raiva.<hr/>The present study focus on children's cognitions of how to stop feeling sad and angry, which implies an exploration of their meta mood strategies, i.e. thoughts about how to regulate emotions. It was asking 5, 7, and 9-year-old Brazilian and Norwegian children how sadness and anger could be stopped in 4 different contexts for each emotion. The results showed that ER strategies varied with context and age, that Brazilian children used more social interaction and Norwegian children more cognitive strategies for anger, but not for sadness, and that even three year old children could state different strategies in different emotion contexts. There was not observed a clear difference in ER strategy for sadness and anger. <![CDATA[<B>Social competence and empathy</B>: <B>study about resilience with children in poverty</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desse estudo foi avaliar a competência social e a empatia em crianças escolares que vivem em situação de pobreza. Participaram da pesquisa 100 crianças, de ambos os sexos, com idades entre seis e nove anos. Os instrumentos utilizados foram o Teste das Histórias Incompletas (THI) (Mondell & Tyler, 1981) e a Escala de Empatia (Bryant, 1982), que avaliaram, respectivamente, competência social e empatia. Os resultados demonstraram que as meninas são mais competentes socialmente e mais empáticas do que os meninos. Da mesma forma, as crianças mais empáticas tendem a ser mais competentes socialmente do que as outras. De um modo geral, os dados obtidos enfatizam a importância dessas duas características como fatores de proteção, contribuindo para a resiliência e adaptação.<hr/>The aim of this study was to evaluate social competence and empathy in school children who live in poverty. One hundred children, of both sexes, age six to nine years old, participated in this research. The materials were the Incomplete Stories Test (Mondell & Tyler, 1981) and the Empathy Scale (Bryant, 1982), that evaluated, respectively, social competence and empathy. The results demonstrated that girls are more socially competent and more empathic than boys. In the same way, the more empathic children tend to be more socially competent than the others. In a global sense, the data emphasized the importance of these two characteristics as protective factors, contributing to resilience and adaptation. <![CDATA[<B>Psychologist's professional culture and individualistic values</B>: <B>consequences in the practices in public health services</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetiva-se refletir acerca de alguns elementos que definem a cultura profissional do psicólogo no Brasil, bem como nos seus efeitos sobre as práticas realizadas nas instituições públicas de saúde. O "sujeito psicológico", modelo de subjetividade pregnante entre os psicólogos, é um desses elementos definidores da sua cultura profissional, representação desenvolvida a partir do ideário individualista e da difusão dos saberes "psi" na nossa sociedade. A hegemonia dessa concepção de subjetividade tem conseqüências importantes para as práticas realizadas nas instituições públicas de saúde, entre as quais destacam-se: conflito entre as representações de saúde/doença entre usuários e profissionais; baixa eficácia das terapêuticas e alto índice de abandono dos tratamentos; seleção e hierarquização da clientela. Por outro lado, configura-se enquanto obstáculo à criação de uma "cultura avaliadora" entre os profissionais e à construção de instrumentos que permitam ao psicólogo avaliar continuamente o funcionamento dos serviços e práticas nas instituições públicas de saúde.<hr/>The aim of this paper is to reflect about some elements that are defining the professional culture of the psychologist in Brazil, as well as its effects upon the institutional practices in the public health service. The "psychological subject", model of subjectivity among psychologist is one of the defining elements of this professional culture, representation developed from the individualistic values and psi knowledge in our society. The hegemony of this conception of subjectivity has important consequences in the practices accomplished in the public health institutions, such as conflicts in the representations of health and illness between users and professionals; little efficiency in the therapeutic services and high index of desertion of treatment; hierarchies and discrimination among service users. On the other hand, there always appear obstacles to the creation of an "evaluation culture" among professionals and the construction of instruments that could allow the psychologist to continuously evaluate the quality of their services and practices in the public health institutions <![CDATA[<B>Nature and economy in the Freudian Theory</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é apontar, em primeiro lugar, para a importância das noções de "força" e de "natureza" na obra freudiana e suas implicações para a cultura e a moral. De modo geral, apontar para a importância da Biologia no processo civilizatório, tanto à respeito das prerrogativas da espécie quanto do indivíduo. Em segundo lugar, apontar para a mudança ocorrida nessas questões com a introdução do conceito de "Eros". Privilegiamos a apresentação de dois textos para nosso propósito: o "Projeto de Psicologia" (1895) e "O mal-estar na civilização" (1930 [1929]).<hr/>The aim of this article is first, pointing to the importance of the "strenght" and "nature" notions in Freud's work and their implications to the civilization and the morals. In some way, pointing to the importance of biology in the civilization process, even about the prerrogatives of specie as of the individual. And secondly, pointing to the change occurred in these questions with the introduction of the "Eros" concept. Favoring the presentation of two texts for our purpose: "Project of Psychology" [1895] and "Civilization and its Discontents" (1930 [1929]). <![CDATA[<B>Inverting the traditional route of one Brazilian university psychological service</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Uma proposta de atendimento psicológico comportamental, invertendo-se o fluxo do cliente até à clínica-escola (em vez de este ir até ela, esta é que vai até ele), foi testada. Trinta clientes, antes e depois da intervenção, foram avaliados por meio de: (a) CBCLs, (b) TRFs, (c) DOFs e (d) índices de atenção à tarefa e interação com o professor, obtidos em vídeos das crianças em atividades acadêmicas numa sucursal da clínica-escola (uma escola pública, assim chamada por permitir os programas preventivos desta). No ver dos professores e observadores, as crianças do grupo de intervenção (n=10), do ponto de vista estatístico (p£.05), diferem significativamente das de espera (n=20), quanto ao aumento de competência social, diminuição do distúrbio total, maior tempo de atenção à tarefa e de interação com o professor, o que mostrou ser a proposta exeqüível. Mais elementos devem ser incorporados à proposta objetivando-se o envolvimento familiar e a prevenção do mau desempenho acadêmico das crianças encaminhadas.<hr/>A new clinical intervention to change the client's natural route to an university psychological service was tested. Instead of the community going to the psychological service it is the service that goes to people in the community. It was developed in a psychological service branch (a school that allows psychological prevention programs from university) with 30 children (clients) assessed, before and after the intervention by CBCLs, TRFs and DOFs plus on indexes of attention to task and interaction with teacher, obtained from children's videos on academic activities. According to teachers and observers, all children that went through the intervention (n=10), were statistically different (p£.05) from wait control (n=20) considering: higher social competence, lower total behavioral disturbance, higher task attention and higher children-teacher interaction, showing that the proposal is feasible. New strategies shall be added to the proposal aiming to increase familiar involvement and preventing academic failure of referred children. <![CDATA[<B>Teaching and writing through matching to sample and its effects on intelligence measures</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Dois grupos (G1 e G2) de três crianças, entre oito e doze anos, repetentes, participaram do estudo. Ambos foram submetidos à aplicação do WISC e do IAR no início e final do estudo. O G1 foi submetido a um treino de discriminações condicionais, com palavras faladas como modelos e palavras impressas como comparação. Todas as crianças do G1 aprenderam a ler, com aumento maior de QI do que as crianças do G2. Nos testes apresentaram porcentagem elevada de leitura das palavras ensinadas e de generalização. No IAR, tanto os sujeitos do G1 quanto do G2 apresentaram mudanças nas habilidades medidas pelo teste, em especial, lateralidade, análise-síntese e coordenação motora, com maior porcentagem de itens alterados para os sujeitos do G1. Os resultados indicam a existência de uma relação entre a emergência de leitura generalizada e aumento de QI.<hr/>Two groups (G1 and G2) consisting of three flunked children each, ranging from eight to twelve years old, participated in the study. Both groups were given the WISC and IAR tests at the beginning and at the end of the study. G1 underwent a training of conditional discriminations, with words spoken as sample and words printed as comparison. All the children of G1 learned how to read, with greater increase of IQ than the children of G2. In the tests they presented high percentage of reading of the taught and of the generalized words. In IAR, both the subjects of G1 and of the G2 showed changes in the measured abilities for the test, especially, laterality, analysis-synthesis and motor coordination, with larger percentage of items altered for the G1 subjects. The results indicate the existence of a relationship between the emergence of generalized reading and increase of IQ. <![CDATA[<b>Psychoanalysis and university</b>: <b>on the relationships between clinical psychology and psychoanalysis in France</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo constitui uma primeira apresentação da pesquisa que realizamos sobre as relações, "conflituosas, mas não demoníacas", entre a Psicologia Clínica e a Psicanálise na França. Resultado parcial e introdutório portanto, com este artigo pretendemos justificar o exame do tema, através de uma visão panorâmica e histórica, e apresentar a metodologia da pesquisa. Esta pesquisa, por sua vez, insere-se no quadro de um projeto mais amplo que busca examinar, crítica e historicamente, o ensino e a pesquisa da Psicanálise na Universidade.<hr/>This article constitutes a first presentation of our research on "conflicted, but not demoniac" relationships between clinical psychology and psychoanalysis in France. This is a partial and introductory outcome therefore. With this article we intend to justify the examination of the theme, through a panoramic and historical vision, and to present the methodology of this research. This article is committed to the broader project engaging an ongoing critical and historical examination on research and education psychoanalysis at university institution. <![CDATA[<B>Repensando a maternidade na adolescência</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo constitui uma primeira apresentação da pesquisa que realizamos sobre as relações, "conflituosas, mas não demoníacas", entre a Psicologia Clínica e a Psicanálise na França. Resultado parcial e introdutório portanto, com este artigo pretendemos justificar o exame do tema, através de uma visão panorâmica e histórica, e apresentar a metodologia da pesquisa. Esta pesquisa, por sua vez, insere-se no quadro de um projeto mais amplo que busca examinar, crítica e historicamente, o ensino e a pesquisa da Psicanálise na Universidade.<hr/>This article constitutes a first presentation of our research on "conflicted, but not demoniac" relationships between clinical psychology and psychoanalysis in France. This is a partial and introductory outcome therefore. With this article we intend to justify the examination of the theme, through a panoramic and historical vision, and to present the methodology of this research. This article is committed to the broader project engaging an ongoing critical and historical examination on research and education psychoanalysis at university institution. <![CDATA[<B>Síndrome de Caim</B>: <B>Psicologia Escolar, Psicopedagogia e o "fracasso escolar" como mercado de trabalho</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo constitui uma primeira apresentação da pesquisa que realizamos sobre as relações, "conflituosas, mas não demoníacas", entre a Psicologia Clínica e a Psicanálise na França. Resultado parcial e introdutório portanto, com este artigo pretendemos justificar o exame do tema, através de uma visão panorâmica e histórica, e apresentar a metodologia da pesquisa. Esta pesquisa, por sua vez, insere-se no quadro de um projeto mais amplo que busca examinar, crítica e historicamente, o ensino e a pesquisa da Psicanálise na Universidade.<hr/>This article constitutes a first presentation of our research on "conflicted, but not demoniac" relationships between clinical psychology and psychoanalysis in France. This is a partial and introductory outcome therefore. With this article we intend to justify the examination of the theme, through a panoramic and historical vision, and to present the methodology of this research. This article is committed to the broader project engaging an ongoing critical and historical examination on research and education psychoanalysis at university institution. <![CDATA[<B>"Por que o sexo é divertido?" é divertido de ler</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo constitui uma primeira apresentação da pesquisa que realizamos sobre as relações, "conflituosas, mas não demoníacas", entre a Psicologia Clínica e a Psicanálise na França. Resultado parcial e introdutório portanto, com este artigo pretendemos justificar o exame do tema, através de uma visão panorâmica e histórica, e apresentar a metodologia da pesquisa. Esta pesquisa, por sua vez, insere-se no quadro de um projeto mais amplo que busca examinar, crítica e historicamente, o ensino e a pesquisa da Psicanálise na Universidade.<hr/>This article constitutes a first presentation of our research on "conflicted, but not demoniac" relationships between clinical psychology and psychoanalysis in France. This is a partial and introductory outcome therefore. With this article we intend to justify the examination of the theme, through a panoramic and historical vision, and to present the methodology of this research. This article is committed to the broader project engaging an ongoing critical and historical examination on research and education psychoanalysis at university institution.