Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Natal)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-294X20050001&lang=en vol. 10 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Psychosocial aspects of familiar immigration at the Porto Alegre region (Brazil)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresentam-se alguns aspectos psicossociais presentes no processo migratório de seis famílias hispano-americanas na região metropolitana de Porto Alegre. Estes aspectos, relatados através de entrevistas semi-estruturadas com os integrantes das famílias, indicam os principais tópicos que nortearam as entrevistas: suas trajetórias migracionais, decisão de imigrar, sua inserção na cultura local, suas relações comunitárias, identidade e expectativas de vida. São analisadas as formas como ocorrem as transições aculturativas no contexto local.<hr/>On this article some psychosocial aspects included on the migratory process of six Hispanic families at the metropolitan region of Porto Alegre (Brazil) are presented. These aspects, obtained through semi-structured interviews with the members of the families that had indicated the principal topics that guided the interviews: their emigrational paths, their decision to immigrate, their insertion on the local culture, their community relations, identity and life expectations. The ways by which the acculturative transitions on the local context happen are analyzed. <![CDATA[<B>Silent reading by deaf and hearing readers</B><B>: </B><B>logographic, alphabetical and lexical processes</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo empregou o Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP) para analisar estratégias ideovisuais, perilexicais e lexicais de leitura por 805 escolares surdos de 6-45 anos, da 1ª série do ensino fundamental à 1ª série do médio. Identificou aumento sistemático na competência de leitura de 1ª a 5ª séries, além de aumentos assistemáticos até a 1ª série do ensino médio, e comparou padrões de erros nos subtestes. Resultados revelaram dissociações duplas entre leitores surdos e ouvintes quanto ao padrão de erros nos subtestes: enquanto ouvintes se deixam enganar mais pela semelhança fonológica, surdos se deixam enganar mais pela visual. Enquanto ouvintes privilegiam a forma ortográfica em detrimento da correção semântica, surdos fazem o oposto. Devido à dificuldade de surdos em fazer conferência perilexical, sua leitura mostrou-se dependente de mecanismos visuais diretos de reconhecimento e acesso ao significado. O TCLP revelou-se instrumento válido para avaliar a leitura de surdos.<hr/>The study used Word Reading Competence Test to analyze ideovisual, perilexical and lexical reading strategies by 805 6-45 year-old deaf students from 1st to 9th grade (1st grade elementary school to 1st grade high school). It identified a systematic increase in reading competence from 1st to 5th grade, and non-systematic increases until 9th grade. Results revealed double dissociation between deaf and hearing readers regarding error patterns across subtests: Hearing readers tended to be fooled more by phonological similarity than by visual similarity, whereas the opposite was found with deaf readers. Also, the hearing readers relied more on orthographic form than on semantic adequacy, whereas deaf readers did the opposite. Therefore, deaf reading was shown to depend essentially upon visual direct word recognition and semantic access mechanisms due to poor efficacy of perilexical checking mechanisms. Word Reading Competence Test was shown to be a valid instrument for assessing reading in deaf students. <![CDATA[<B>Feminine Inventory of the Self-Concept's Gender Schemas (IFEGA)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito deste artigo foi elaborar e validar o Inventário Feminino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IFEGA). Composto por duas escalas (masculina e feminina), este instrumento avalia os esquemas masculino e feminino do autoconceito das mulheres. A amostra foi composta por estudantes universitárias do sexo feminino. Análises fatoriais foram realizadas para ambas as escalas (Principal Axis Factoring, com rotações oblíquas e ortogonais), assim como foram avaliados os índices de consistência interna dos fatores (Alfa de Cronbach) para que o instrumento fosse apropriadamente validado. Os resultados demonstraram que ambas as escalas são compostas por estruturas multifatoriais. Devidamente validado, o IFEGA pode ser utilizado para avaliar os esquemas masculino e feminino do autoconceito de indivíduos do sexo feminino.<hr/>The purpose of this article was to elaborate and validate the Feminine Inventory of the Self-Concept's Gender Schemas (IFEGA). Composed by two scales (masculine and feminine scales), this instrument evaluates female self-concept's gender schemas. The sample was composed by female university students. Factorial analysis for both scales (Principal Axis Factoring with oblique and orthogonal rotations) was performed, as well as the internal factors consistency analysis (Cronbach's Alpha), in order to validate the instrument. The results showed that IFEGA&acute;s scales are composed by multifactorial structures. It can be stated that both scales may be used in the evaluation of the female self-concept's gender schemas. <![CDATA[<B>Depression, anxiety and social competence in obese children</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Obesidade infantil alcança índices preocupantes, e sua ocorrência na população brasileira tem adquirido grande significância na área da saúde, principalmente devido ao impacto que causa na vida das crianças, trazendo conseqüências físicas, sociais, econômicas e psicológicas. Neste artigo dá-se ênfase à depressão, ansiedade e competência social, dentre os múltiplos fatores relacionados à obesidade infantil. Discutem-se aqui estudos que mostram estes fatores como causa ou como conseqüência da obesidade infantil, apesar de não haver consenso na área. Porém, a ocorrência concomitante de depressão, ansiedade e déficits de competência social com obesidade infantil demonstra a relevância deste tema. Uma maior difusão deste conhecimento bem como a proliferação destes estudos são importantes para proporcionar um atendimento e intervenção adequada a essa população.<hr/>Childhood obesity has high rates of occurrence and in Brazil has acquired great importance in the area of health, mainly due to the consequences to children lives, bringing physical, social, economical and psychological consequences. In this article we emphasize depression, anxiety and social competence among the multiple factors related to childhood obesity. We discuss studies that present these factors as cause or consequence of childhood obesity, despite the fact that there is no consensus in the area. However the simultaneous occurrence of depression, anxiety and deficits in social competence and childhood obesity shows the importance of this matter. The spread of this knowledge and new research in the area will improve the care of these patients. <![CDATA[<B>Different looks on nature</B>: <B>social representation as a tool for environmental education</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho representa um esforço de identificação do significado de natureza por diferentes grupos sociais que atuam nas praias de Gamela e Guadalupe, litoral Sul de Pernambuco. Como referência teórica, tomou-se a abordagem das representações sociais de Moscovici, a abordagem estrutural de Abric e a perspectiva societal de Doise. A obtenção e análise dos dados seguiram uma orientação pluri-metodológica revelando, por um lado, a existência de um campo comum das representações orientado pela idéia de natureza provedora, fonte de vida, frente à necessidade da preservação. Por outro, as diferenciações grupais revelaram uma natureza provedora das necessidades humanas tanto no sentido físico como no sensual. A presença de representações hegemônicas demarca uma crise que confirma o espaço relacional sociedade humana-natureza em processo de transformação na busca de novas configurações. Este trabalho ratifica a importância da utilização da teoria das representações sociais como um instrumento teórico e metodológico para o conhecimento das representações sociais de natureza.<hr/>The present report represents an effort towards the identification of the meaning of nature for different social groups present in the beaches of Gamela and Guadalupe, on the Southern coast of Pernambuco. As its theoretical references, the article embraces Moscovici's theory of social representations, Abric's structural approach and Doise's societal perspective. Data collection and analysis followed a multi-methodological orientation, disclosing the existence of a common field of representations guided by the idea of the nature as source of life, linked to the necessity of environmental preservation. On the other hand, the group's differentiation showed nature as supplier, both in the physical and the sensual direction, related to human beings necessities. The presence of hegemonic representations makes explicit a crisis that confirms the relational space human society-nature in process of transformation in search of new configurations. This study ratifies the importance of the use of social representations theory as a theoretical and methodological instrument aimed at the knowledge of social representations of nature. <![CDATA[<B>Language workshops</B>: <B>a psycho-educational intervention for children presenting academic complaints</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Quando o baixo rendimento escolar está associado a problemas de comportamento, há risco de desajustamento psicossocial. O objetivo do estudo foi verificar os efeitos de uma intervenção baseada em princípios da aprendizagem mediada, sobre o desempenho acadêmico e problemas de comportamento, em crianças que apresentam ambas as dificuldades. Participaram do estudo 17 meninos, com idade entre sete e onze anos, encaminhados a uma clínica de psicologia por dificuldades escolares. As dificuldades acadêmicas e comportamentais das crianças foram avaliadas antes e após a intervenção, tendo como informantes as crianças e suas mães. A intervenção consistiu de 20 oficinas de linguagem, realizadas semanalmente em pequenos grupos. Após a intervenção, verificaram-se progressos no desempenho escolar e atenuação dos problemas de comportamento. Problemas de atenção e manifestações internalizantes parecem sensíveis à intervenção, ao passo que comportamentos agressivos tendem a persistir. Estudos de seguimento são necessários para verificar a permanência dos efeitos encontrados.<hr/>The association between school underachievement and behavior problems is a risk factor for psychosocial disturbance. The aim of this study was to verify the effects of an intervention based on mediated learning principles to reduce academic and behavior problems in children presenting both difficulties. The study sample was composed by 17 boys, aged 7 to 11 years. All of them were referred to a child guidance clinic due to school underachievement. Academic and behavioral difficulties were assessed before and after intervention, by means of data provided by children themselves and their mothers. Intervention consisted of 20 weekly small-group language workshops. After intervention, there have been gains in academic achievement and a decrease in behavior problems. Attention and internalizing problems seem to be more affected by intervention, while aggressive behavior tends to persist at pre-intervention levels. Follow-up studies are required to assess the lasting effects of the intervention. <![CDATA[<B>Relationships between executive control and verbal episodic memory in the mild cognitive impairment and the Alzheimer-type dementia</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo comparou e relacionou o desempenho de idosos com Comprometimento Cognitivo Leve e Demência Tipo Alzheimer em testes de controle executivo e de memória episódica verbal. Para a avaliação da memória episódica verbal utilizamos a Tarefa de Recordação de Palavras Imediata e a Tarefa de Recordação de Palavras com Intervalo. Na avaliação do controle executivo foram utilizados, os seguintes testes: Random Number Generation, Trail Making Test, Fluência Verbal semântica e fonológica, Wisconsin Card Sorting Test, Reading Span Test e Brow-Peterson Test. Treze idosos do grupo controle foram equiparados quanto à idade e escolaridade com nove idosos com Comprometimento Cognitivo Leve e oito idosos com Demência Tipo Alzheimer. Foram encontradas diferenças e associações estatisticamente significantes em relação aos testes de controle executivo entre os grupos investigados. Apesar da presença de associações significativas entre a memória episódica verbal e o controle executivo, não foram evidenciados déficits do controle executivo nos idosos com Comprometimento Cognitivo Leve.<hr/>This study compared and related the performance of older people with Mild Cognitive Impairment and Alzheimer-type dementia in tests of executive control and of verbal episodic memory. In the evaluation of the verbal episodic memory we used the Task of Immediate Word Recall and the Task of Delayed Word Recall. In the evaluation of executive control we used the following tests: Random Number Generation, Trail Making Test, Semantic and Phonological Verbal Fluency, Wisconsin Card Sorting Test, Reading Span Test, and Brow-Peterson Test. Thirteen elders of the control group were compared by age and education with nine elders with Mild Cognitive Impairment and eight elders with Alzheimer-type dementia. Differences and significant statistical associations were found in relation to the tests of executive control with the groups investigated. Despite the presence of significant associations between the verbal episodic memory and the executive control, deficits of the executive control were not evidenced in groups with Mild Cognitive Impairment. <![CDATA[<B>The regulatory dimension of clinical psychology</B>: <B>the impact of the dominant rationality in therapeutic relationships</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O projeto de se submeter, de diferentes modos, ao paradigma dominante na ciência produziu uma considerável dimensão regulatória da psicologia clínica que coincidiu com diversos momentos de exclusão da subjetividade. Esse enfoque é baseado, em termos gerais, sobre três problemas. Primeiramente, há o problema da legitimidade, segundo o qual, em função de um conhecimento pretensamente confiável e de noções universalistas, os sentidos singulares dos pacientes seriam substituídos por noções consagradas pelas teorias. O segundo problema é o da competência em que as teorias clínicas estariam muito mais imbuídas de noções voltadas à doença, ao déficit e à incapacidade, o que permitiria poucas opções quanto aos eventuais recursos dos pacientes. O terceiro problema seria o do consumo, no qual a ausência de uma discussão crítica sobre o mesmo permitiria a criação de uma cultura em que tanto os serviços quanto o conhecimento seriam consumidos como produtos. O artigo é concluído com o esboço de alguns pontos rumo a uma ética interna que possa estabelecer as relações entre as dimensões separadas no conhecimento e melhor refletir as conseqüências deste na sociedade.<hr/>This work shows that the project of submitting oneself in different ways to the dominant paradigm in science has produced a considerable regulatory dimension of clinical psychology that has coincided with various moments of subjectivity exclusion. Such focus is in general terms based on three problems. Firstly, there is the problem of legitimacy, which states that due to a pretentiously trustful knowledge and to universalistic notions, patients' singular senses would be substituted with notions once successfully recognized by theories. The second problem is the competence in which the clinical theories would be a lot more empowered with notions regarding sickness, deficit, and incapacity, which would allow for few options in relation to occasional retreat from patients. The third problem would be that of the consumption, in which the lack of a critical discussion could allow the set up of a culture where not only services, but also knowledge would be dealt with as products. The essay is ended with the presentation of propositions toward an internal ethics that could establish the relationship among the separate dimensions in knowing, and toward a better reflection on its consequences in society. <![CDATA[<B>Mental reciprocity's scheme and its influence on affectivity at work</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Noções sociológicas de troca social têm marcante influência sobre como são interpretadas relações entre empregado e organização, destacando-se o papel exercido pela norma de reciprocidade. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a compreensão psicossocial de três conceitos: percepção de suporte, percepção de reciprocidade e comprometimento normativo. Apresentam-se hipóteses sobre sua integração a um esquema mental de reciprocidade e sua influência sobre dois critérios afetivos: satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Participaram do estudo 483 empregados de empresas particulares e públicas da Grande São Paulo. Os resultados do estudo atestaram a pertinência de se considerar os três conceitos analisados como integrantes do esquema mental de reciprocidade bem como evidenciaram a capacidade deste esquema explicar proporções significativas da variância de dois critérios afetivos. Percepção de suporte organizacional revelou-se o componente cognitivo com maior poder de influência sobre satisfação no trabalho e comprometimento afetivo.<hr/>Sociological notions of social exchange have outstanding influence on the interpreted relations between employee and organization, being of relevance the role performed by the norm of reciprocity. The present study was developed with the objective of extending the psychological understanding of three concepts: perception of organizational support, perception of organizational reciprocity, and normative organizational commitment. Hypotheses were presented about their integration to a mental reciprocity scheme and about their influence on two affective criterions: job satisfaction and affective organizational commitment. 483 employees of private and public companies of the Great São Paulo took part in the study. The results certified the relevance of the three concepts considered as components of the mental reciprocity scheme, and demonstrated the capacity of this scheme to explain significant proportions of the variance of two affective criterions. Perception of organizational support turned out to be the cognitive component with the strongest power of influence on job satisfaction and affective organizational commitment. <![CDATA[<B>Contemporary work changes and subjectification processes</B>: <B>young workers facing new economy and social economy</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O mercado de trabalho contemporâneo aprofundou o fosso social que separa a população inserida no mercado daquela que sobrevive de forma precária. A economia solidária surgiu como contraponto à fratura social daí decorrente. Utilizando a abordagem biográfica, discutimos as trajetórias de trabalho de 30 jovens divididos em dois grupos. O primeiro grupo é composto por 15 jovens empregados no setor da nova economia (informática, telecomunicações e Internet) e 5 jovens empregados no setor bancário pós-reestruturação; o segundo grupo é composto por 5 jovens ligados a um projeto de economia solidária e 5 jovens vinculados a um projeto comunitário. As entrevistas dos jovens inseridos no primeiro grupo revelam a adesão ao discurso gerencial e a constituição de uma ética individualista. Para os jovens do segundo grupo, a economia solidária e o associativismo constituem somente uma alternativa ao desemprego. Frente a essa constatação, perguntamos se estes projetos se constituem efetivamente como um contraponto à lógica de adesão ao discurso de gestão contemporâneo.<hr/>Contemporary labor market increased society's social gap between those inserted in the labor market and those surviving in a precarious way. Social economy emerged in opposition to this social fracture. Using the biographical approach, we discuss work's trajectories of 30 young workers divided in two groups. The first group is formed by 15 workers employed in the new economy sector (telecommunications, Internet and software) and 5 workers employed in reengineered banks. The second group is composed by 5 workers involved in social economy projects and 5 workers involved in a communitarian association. The analysis of the first group's workers' interviews point to the creation/foundation of a highly individualistic ethics and behavior. The workers belonging to the second group seem to explain their experience just as an alternative to unemployment. Due to this conclusion, the question that emerges is if these projects are able to constitute a real opposition to the contemporary management discourse. <![CDATA[<B>Human visual system</B>: <B>psychophysical evidence for low angular frequency filters</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi mensurar curvas de resposta ao contraste para os filtros de freqüências angulares de banda estreita de 1, 2, 3 e 4 ciclos/360º. Foram estimadas nove curvas para cada filtro com o método psicofísico de somação de resposta de supralimiar aliado ao método da escolha forçada. Tomaram parte neste experimento cinco participantes adultos com acuidade visual normal ou corrigida. Os resultados demonstraram somações máximas de limiar de contraste na freqüência de teste dos filtros de 1, 2, 3 e 4 ciclos/360º circundadas por inibições nas freqüências vizinhas às freqüências angulares de teste de cada filtro. Estes resultados são consistentes com a existência de filtros de freqüências angulares de banda estreita operando no sistema visual humano através do processo de somação ou inibição na faixa de freqüências angular baixa.<hr/>The aim of this work was to measure narrow-band frequency response curves for four angular frequency filters whose test frequencies were 1, 2, 3 and 4 cycles/360º. Five human observers with normal or corrected visual acuity measured nine curves for each filter with a supra-threshold response summation psychophysical method allied within a forced-choice method. The results showed maximum summation effects at test frequency for filters 1, 2, 3 and 4 cycles/360º surrounded on both sides by strong inhibition. These results are consistent with the existence of narrow-band angular frequency filters operating in human visual system either through summation or inhibition of specific low angular frequency ranges. <![CDATA[<B>Sándor Ferenczi (1873-1933)</B>: <B>the beginning of a thought</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho apresenta uma leitura hermenêutica do primeiro artigo psicanalítico do, até então, médico húngaro Sándor Ferenczi. Por meio do texto "Do alcance da ejaculação precoce", de 1908, buscamos explicitar o percurso inicial do pensamento teórico-clínico psicanalítico ferencziano. Enfatizamos o conceito de neurose de angústia de Freud, como a principal matriz clínica emprestada pelo autor para desenvolvimento de suas próprias contribuições. A partir da discussão dos fatores fisiológicos envolvidos no conceito freudiano procuramos explicitar os questionamentos ferenczianos envolvidos segundo o campo sócio-cultural das relações entre homem-mulher, visando destacar a ampliação do conceito, tal como Ferenczi o concebe. Dessa forma, ilustramos o surgimento de uma tradição em psicanálise em que o processo de subjetivação humana passou, necessariamente, a ser atrelado aos aspectos sócio-culturais, às relações interpessoais e à dimensão ética humana.<hr/>The present work presents a hermeneutic reading of the first psychoanalytic article of the Hungarian doctor Sándor Ferenczi. Using the text "The scope of precoce ejaculation", written in 1908, we try to expose the beginning of Ferenczi's psychoanalytical thought. We take Freud's concept of anxiety neuroses as the main clinical matrix borrowed by the author for the development of his own contributions. From the discussion on physiological factors present on Freud's concept we explicate Ferenczi's expansion of the concept to the cultural field, when he discusses the relationship between man and woman. From this point of view, we focus on the beginning of a new tradition in psychoanalysis, which comprehends the human subjectivation process through the perspectives of the cultural aspects, the interpersonal relations and the human ethics. <![CDATA[<B>Psychology and nutrition</B>: <B>predicting behavioral intention to follow weight reduction diets among low-income obese patients</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo foi realizado entre 189 obesos de baixa renda atendidos por nutricionistas na rede pública de saúde de João Pessoa, Paraíba. Levantou as crenças positivas e negativas e os referentes mais expressivos sobre estes pacientes quanto ao comportamento de seguir uma dieta médica para redução de peso. Um instrumento de medida da intenção comportamental de efetivamente seguir tais dietas foi construído, o que permitiu verificar a ênfase do aspecto normativo geral e atitudinal nos obesos com renda de até um salário-mínimo sobre sua intenção comportamental. Isto pode indicar dois pontos eficazes a serem explorados em comunicações dirigidas a esta classe social em campanhas de saúde para redução de peso. Esta medição torna-se útil para ações preventivas de saúde; a obesidade é considerada uma epidemia mundial carente de controle imediato, aumentando em incidência principalmente nas classes mais baixas dos países em desenvolvimento.<hr/>The present study was accomplished with 189 low income obese attended by public health nutritionists of João Pessoa, Paraíba. We found out positive and negative beliefs plus the most expressive referees on these patients about the behavior of following a medical diet to reduce weight. This permitted to build a behavioral intention measurement instrument to check those who might really follow these diets. It was verified the emphasis on general normative and attitudinal aspects over obese who had up to one minimum-wage income. This may indicate two efficacious points to be explored on targeted communications to this social class during weight loss public health campaigns. This measurement can be turned into preventive health actions; obesity is considered worldwide as epidemics, in need of immediate control, growing in incidence mainly among lower ranks of the population of developing countries. <![CDATA[<B>Affective interactions in family and in pre-school</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa com crianças pré-escolares enfoca as relações afetivas como elementos indispensáveis à compreensão do crescimento da criança e os papéis da família e da escola nesse empreendimento. Assim, seu objetivo central consistiu na análise das interações afetivas de crianças na família e na pré-escola. Participaram 40 crianças de 4 a 6 anos, matriculadas em uma instituição pré-escolar municipal, localizada no interior do Estado de São Paulo, suas mães e dez professoras. Foram utilizados como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. O primeiro dirigiu-se ao comportamento das crianças no contexto pré-escolar, o segundo ao comportamento das professoras com as crianças e o terceiro destinou-se às mães, cujas verbalizações permitiram constatar as relações interpessoais no ambiente familiar. Os resultados revelaram que as crianças com dificuldades nas relações interpessoais na escola também as apresentavam no ambiente familiar.<hr/>This research with pre-school children focused affective relations as indispensable elements to understand the growing of a child, and the role of the family and the school in such achievement. Its main goal consisted in the analysis of the affective interactions of children in the family and in pre-school. 40 children (4-6 years old) from a municipal pre-school institution (in the State of São Paulo) took part in the study, as well as their mothers and 10 teachers. Three instruments have been utilized: observation, questionnaire and interview. The first was used to investigate children's behavior in the pre-school context; the second one referred to the teachers' attitude toward the children, and the third one was dedicated to the mothers, whose verbalizations unveiled the personal relationships in the familiar environment. The results revealed that children with personal relationship problems at school, also presented the same problem at home. <![CDATA[<B>Affective bonds between mothers and full term and preterm infants</B>: <B>social and perinatal variables</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Sabe-se que a mãe assume um importante papel no desenvolvimento afetivo do bebê e conseqüentemente nas suas relações futuras. O trabalho objetivou analisar as primeiras relações afetivas entre mães de recém-nascidos a termo e pré-termo na Maternidade do Hospital Universitário/UFAL, verificar as diferenças na relação afetiva entre esses dois grupos de mães e a importância do contato físico para a formação dessa primeira relação. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevista e observação, tendo contado com a participação de 28 puérperas e seus recém-nascidos. O material obtido foi submetido à análise de conteúdo, tendo como referencial teórico a psicanálise. Os resultados mostraram que todas as mães estabeleceram ligações afetivas com seus bebês, mesmo nas situações em que o recém-nascido não foi planejado; a relação das mães pré-termo mostrou-se mais difícil, evidenciando que o contato físico é importante para a formação do vínculo afetivo mãe-bebê.<hr/>It is known that a mother assumes an important role in the affective development of a baby and consequently in their future relationship The purpose of this paper was to analyze: (a) the first affective relationships between full-term and preterm infants mothers and their babies in the maternity ward of the University Hospital at the Federal University of Alagoas; (b) the differences in that relationship between these two groups of mothers; and (c) the importance of physical contact in the establishment of this bond. The instruments used in data collection were interviews and observation and the content analysis of 28 mothers and their newborns. Psychoanalysis was the theoretical approach adopted. The results showed that all mothers established an affective relationship with their babies, even when the pregnancy was not planned; however, in the preterm infants group this relationship was more difficult, showing that physical contact is important for the establishment of an affective bonding between mother and baby. <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 09:01:35 29-01-2020-->