Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Natal)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-294X20070003&lang=pt vol. 12 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Versão eletrônica e outras mudanças</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<B>Direitos humanos, atitude institucional e simpatia ideológica em universitários brasileiros</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho teve como objetivo analisar o posicionamento de universitários das regiões norte e nordeste do Brasil sobre os direitos humanos (DH) e a relação desse posicionamento com suas atitudes institucionais, suas simpatias ideológicas e o contexto social em que vivem. Participaram deste estudo 832 universitários do norte e nordeste brasileiro, de ambos os sexos, que responderam a um questionário, contendo escalas que mediam julgamentos sobre 30 direitos, 15 instituições e 10 idéias políticas. Os resultados de uma análise fatorial dos componentes principais sobre os dados referentes aos direitos mostraram a existência de cinco fatores. Os resultados de uma análise de regressão múltipla revelaram a influência das atitudes institucionais e das simpatias ideológicas sobre o envolvimento com os DH; e a influência positiva da região sobre o direito ao protesto social. Os resultados foram discutidos com base em trabalhos empíricos, realizados a partir do referencial psicossociológico.<hr/>The aim of this article was to ascertain how university students in north and northeastern Brazil view human rights (HR) and the relationship between this variable, institutional attitudes, and ideological sympathies as well as the geographical region in which they live. There were 832 student participants of both sexes that completed a questionnaire measuring their judgments on 30 rights, 15 institutions, and 10 political ideas. A principal components analysis revealed five factors. Results from multiple regression analysis indicated that institutional attitudes and ideological sympathies may have influenced their views on HR, with the geographic region predictive of the right to social protest. These findings are in line with those from other studies and were examined within the framework of psychosociological theory. <![CDATA[<B>Fatores associados a condutas de enfrentamento violento entre adolescentes escolares</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os dados sobre violência entre jovens são preocupantes no contexto brasileiro. Neste estudo se avaliou a prática de enfrentamentos violentos em uma amostra de 389 jovens estudantes de ensino médio de Porto Alegre-RS. O objetivo foi identificar quais variáveis, em termos de dados sócio-demográficos, comportamentos arriscados no trânsito, bem-estar psicológico e estratégias de enfrentamento constituem-se em fatores de risco a prática de enfrentamentos violentos. Verificou-se uma maior chance de envolvimento em enfrentamentos entre os sujeitos do sexo masculino que conduzem veículos automotivos sem habilitação. Quanto às estratégias de coping, as chances de envolvimento são maiores entre aqueles jovens que utilizam mais as estratégias de ação social (no sentido da organização de grupos e procura por pares) e busca de diversões relaxantes, enquanto utilizam menos as estratégias de criar ilusões e autoculpar-se como alternativas para lidar com estressores. Considerando perfil de risco encontrado, faz-se necessária uma reflexão acerca do contexto social da violência e a necessidade de políticas públicas de prevenção da violência entre jovens.<hr/>Violence data between youths are worrying in the Brazilian context. This study examined the violent confrontation behavior in a sample of 389 high school students of Porto Alegre-RS. The aim was to identify which variables, in terms of socio-demographic data, risky behaviors in traffic, psychological well-being and coping strategies constitutes in risk factors to violent confrontation. It was verified a bigger chance of involvement in violent confrontations between the subjects of the male sex that drive automotive vehicles without licence. Regarding to coping strategies the chances of involvement are bigger between those youths that present a bigger utilization of coping strategies of social action (in the sense of the organization of groups and seeks by pair) and seek for relaxing fun, as a minor utilization of illusions creating and self-guilty coping strategies as alternatives for deal with stressing situations. Considering this risky profile, it is necessary a reflection about the social context of violence and the need of preventive public politics to the violence between youths. <![CDATA[<B>Competências de ensino</B>: <B>um estudo com professoras no contexto do jogo Traverse</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa teve por objetivo verificar o modo de ensinar de professoras em um contexto de jogo de regras. Participaram da pesquisa quatro professoras da quarta série do ensino fundamental de uma escola particular do Espírito Santo. O procedimento de pesquisa foi organizado com uma situação de ensino, formada pelas fases de instrução e de experimentação, utilizando o jogo Traverse. O estudo contou com a colaboração de quatro crianças. Os resultados obtidos permitiram verificar que houve um predomínio de procedimentos com características negativas sendo identificadas algumas dificuldades apresentadas pelas professoras, tanto no momento de instruir quanto no de mediar. Diante dessa constatação, sugerimos uma reflexão mais ampla sobre o que têm sido oferecido aos professores em seus processos de formação docente e de formação continuada, considerando que a profissionalização requer um trabalho de tomada de consciência sobre os próprios processos de aprendizagem.<hr/>This research aimed at checking the way teachers teach in a rule game context. The participants were four teachers of the fourth grade of a private primary school in Espírito Santo State. The procedure of the research was organized within a teaching situation, build up by the stages of instruction and experiment using the Traverse game. The study had the additional participation of four children. The results showed that there was predominance of procedures with negative characteristics. The teachers presented some difficulties either at the time of instruction or mediation. Based on this observation, we suggest a wider reflection about what is being offered to the teachers in their graduation process, considering that the professionalization requires awareness of one's own learning processes. <![CDATA[<B>O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais</B>: <B>uma revisão da literatura</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A participação dos pais no desenvolvimento de habilidades cognitivas e comunicacionais dos filhos vem sendo analisada, nos últimos quinze anos, especialmente a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Pesquisas recentes indicam que as crianças aprendem a falar sobre suas memórias de eventos passados de uma maneira organizada, num contexto colaborativo de engajamento com seus pais. Alguns autores propõem que o desenvolvimento das formas narrativas possibilita à criança criar um significado para as experiências vividas. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura sobre o desenvolvimento da habilidade da criança para narrar suas experiências pessoais, bem como sobre o papel do suporte verbal oferecido pela mãe durante esse desenvolvimento.<hr/>Parents' participation in the development of their children cognitive and communicative abilities has been analyzed in the last fifteen years especially from a social interactionist perspective. Recent studies indicate that children learn to narrate about their memories of past events in an organized manner, in collaboration with their parents. A number of authors suggest that the development of narrative forms allow the child to create meaning for their living experiences. The aim of this article is to revise the literature on the development of children's ability to narrate their personal experiences as well as on the role of the verbal support offered by the mother in the course of this development. <![CDATA[<B>Aplicação da análise da conversa etnometodológica em entrevista de seleção</B>: <B>considerações sobre o gerenciamento de impressões</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista de seleção é descrita como um evento no qual indivíduos buscam controlar impressões que outros formam a seu respeito no que tange a comportamentos, crenças e atributos pessoais. Este artigo analisa aspectos interacionais que podem estar relacionados ao gerenciamento de impressões por parte do entrevistado em uma entrevista de seleção. Para tanto, uma entrevista de seleção foi gravada e transcrita, e utilizou-se a análise da conversa etnometodológica como instrumental analítico. A análise revela a assimetria de papéis discursivos entre entrevistado e entrevistador e para fenômenos interacionais que evidenciam o gerenciamento de impressão por parte do entrevistado: (1) aumento de velocidade de fala quando se refere à sua demissão ou a outro evento percebido como negativo; (2) co-construção de turnos como forma de o entrevistado antecipar que conhece os pontos apresentados pelo entrevistador; (3) explicações (accounts) como modo de o candidato prevenir inferências negativas a seu respeito.<hr/>Job interviews have been described as events in which individuals aim at managing the impressions others get from them with regards to one's attitudes, beliefs and personal character. This paper analyzes some interactional aspects that might be related to impression management by a candidate during a job interview. In order to accomplish that, a job interview was audiorecorded and transcribed, and the conversation analysis tools were used to analyze the data. The analysis shows the asymmetry of discursive roles between interviewee and interviewer and the interactional phenomena through which impression management is substantiated by the job candidate: (1) faster delivery of the speech when the candidate refers to being previously fired or to some other event which might be seen as negative; (2) turn co-construction as a way for the candidate to anticipate that he knows the aspects being discussed by the job interviewer; (3) explanations (accounts) as a way of preventing negative inferences about himself. <![CDATA[<B>Neuropsicologia transcultural</B>: <B>grupo indígena guarani</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para investigar a influência da cultura sobre o desempenho cognitivo foram estudados processos intelectuais em indivíduos de populações etnicamente diferentes. Avaliamos 12 índios e 12 pessoas não indígenas, ambos os grupos constituídos por moradores da periferia de São Paulo, pareados de acordo com idade e nível educacional. Os seguintes testes foram utilizados: Dígitos, Blocos de Corsi, Desenho com Cubos e Nomeação de Figuras. A memória verbal imediata e tardia foi avaliada por meio de estórias relacionadas ao contexto ecológico de ambos os grupos, e a memória visual, pela apresentação e recuperação de figuras. Os resultados quantitativos não demonstraram diferenças significativas entre os grupos, porém, houve uma tendência estatística dos índios mostrarem maior domínio das tarefas visuais e motoras, e os não índios das tarefas verbais. Em conclusão, é possível que o grupo indígena use a cognição de forma mais concreta e intuitiva, em função do estilo peculiar de vida, das habilidades desenvolvidas, associado à baixa escolaridade.<hr/>Intellectual processes were investigated in two different populations to study the influence of culture in cognitive performance. Twelve people of an indian population of the Guarany ethnic nation were compared to 12 people ("non-indians") paired according to age and education level, both groups residing in the periphery of the city of São Paulo. The following tests were used: Digit Span; Corsi Block-Tapping Test; Block Design and Naming Figure Test. The immediate and delayed verbal memory was assessed through a short story-task with a specific ecological context and the visual memory through animal figures retrieval. No statistical differences were observed between the two groups, but a statistic tendency was observed in the sense of the indigenous group apparently encountering more facility in visual and motors tasks and the "non-indians" in verbal tasks. The results suggest that the indigenous group used culturally influenced strategies to solve problems and to acquire information, and a more intuitive and concrete utilization of cognition, in conjunction with their own life style as well as poor education. <![CDATA[<B>A supervisão na formação do analista e do psicoterapeuta psicanalítico</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo consiste na revisão sistemática da literatura brasileira sobre supervisão em psicanálise e psicoterapia psicanalítica, em periódicos científicos referenciados entre 2001 e 2006 nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Scielo, Pepsic e Indexpsi, e localizada a partir do descritor supervisão psic$. A busca resultou em 64 artigos, posteriormente reduzidos para 13, em função de criteriosa leitura e descarte daqueles que não abordavam diretamente o tema. Os treze artigos foram lidos novamente e submetidos à análise de conteúdo, configurando 11 categorias de discussão. Concluiu-se que: poucos estudos que tratam do tema da supervisão assumem o formato de pesquisas empíricas; artigos não discutem os passos que supervisor e supervisionando devem seguir para atingir os objetivos desejados; as patologias na atualidade são discutidas, mas não há sugestões de mudanças na técnica e na estratégia da supervisão; poucos artigos trazem como foco o aspecto controle da supervisão; artigos com exemplos de casos não mencionam consentimento informado do paciente.<hr/>The present paper is a systematic review of the Brazilian literature regarding supervision in psychoanalysis and psychoanalytical psychotherapy, in scientific journals indexed between 2001 and 2006 in the electronic databases Lilacs, Scielo, Pepsic, Indexpsi. The descriptor supervisão psic$ led to 64 articles which were reduced for 13, after a careful examination that disregarded those in which the theme was not approached directly. The articles were reread and categorized per content analysis method. Eleven categories of discussion emerged. Results show: few studies that focused supervision were empirical researches; articles do not mention the steps that supervisor and supervisee need to follow to reach the desirable objectives; new pathologies are mentioned but there are no suggestions about technical changes in supervision strategies to deal with them; few articles mention the controlling aspect of supervision; articles that use cases as examples do not mention informed consent by the patients. <![CDATA[<B>Qualidade subjetiva do sono em pacientes com transtorno depressivo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade subjetiva do sono em pacientes com transtorno depressivo. Setenta pacientes (44 mulheres e 26 homens) ambulatoriais com diagnóstico de transtorno depressivo foram entrevistados e responderam ao Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), ao Questionário de Hábitos do Sono e ao Inventário de Depressão de Beck (BDI). As médias das pontuações globais do IQSP e BDI foram respectivamente 12,80 &plusmn; 3,77 e 35,83 &plusmn; 8,85, e a correlação foi positiva e significativa entre essas escalas (r = 0,70; p < 0,05). As pontuações globais do IQSP em pacientes com insônia (16,61 &plusmn; 4,21) e hipersonia (8,82 &plusmn; 2,71) apresentaram diferenças marcantes (p < 0,05). Os resultados da análise multivariada indicaram que apenas a insônia foi significativamente associada à qualidade subjetiva do sono (RC = 4,1; 95% IC = 2,0-4,2). Os resultados sugerem que os pacientes da amostra apresentaram percepção inferior da qualidade subjetiva do sono, principalmente na insônia.<hr/>The aim of this study was to evaluate subjective sleep quality in patients with depressive disorder. Seventy outpatients (44 women and 26 men) with diagnosis of depressive disorder were interviewed and answered the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI), the Sleep Habits questionnaire and the Beck Depression Inventory (BDI). Mean PSQI and BDI global scores were 12.80 &plusmn; 3.77 and 35.83 &plusmn; 8.85, respectively and correlation was positive and significant between these scales (r = 0.70; p < 0.05). The global PSQI scores of patients with insomnia (16.61 &plusmn; 4.21) and excessive sleepiness (8.82 &plusmn; 2.71) had marked differences (p < 0.05). The results of multivariate analysis indicated that only insomnia had a significant association with subjective sleep quality (OR = 4.1; 95% CI = 2.0-4.2). These results suggest that patients with depressive disorder of the study sample experienced poor subjective sleep quality, particularly in insomnia. <![CDATA[<B>A psicologia do mercado acionário</B>: <B>representações sociais de investidores da BOVESPA sobre as oscilações dos preços</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Diferentes formas de entender o ser humano levam a psicologia e a economia a diferentes concepções do mercado acionário. Este artigo utiliza-se da teoria das representações sociais para entender esta prática social a partir dos próprios investidores. Partindo da teoria das representações sociais e contribuições de alguns estudos cognitivos aplicados ao campo da tomada de decisão, pudemos compreender a visão do grupo estudado. Foram analisados 94 fóruns de discussão, onde foram identificados 317 investidores. Nossas conclusões mostram que para o grupo investigado o mercado é formado por pessoas em relação, e a oscilação dos preços é atribuída à disputa entre grandes e pequenos investidores.<hr/>Different ways to understand the human being have taken economy and psychology to different conceptions of stock market. This article has used the social representation theory to understand this social practice applied by the investors themselves. Starting from the social representations theory and some cognitive studies about decision making, we achieved the group's point of view. We analyzed 94 discussion forums in which 317 investors have been identified. Our conclusion shows that for the examined group the market is formed by people in interaction and prices' oscillation is attributed to the competition among big and small investors. <![CDATA[<B>Estratégias de rastreamento e intervenções breves para problemas relacionados ao abuso de álcool entre bombeiros</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Efeitos deletérios do abuso do álcool são amplamente conhecidos e descritos. A prevenção ao abuso de álcool é particularmente importante em categorias profissionais específicas, por exemplo, trabalhadores submetidos a situações de risco e estresse constantes, como bombeiros. A prevenção pode ser crucial para reduzir possíveis conseqüências do abuso de álcool nessas categorias profissionais. Neste trabalho, ilustramos o uso de uma abordagem em particular, o programa de Triagem e Intervenção Breve (TIB) para bombeiros de Juiz de Fora, MG. A TIB foi realizada em associação com outras avaliações, com um fluxo de intervenção aos bombeiros. Nossa proposta se mostrou factível e sistematizou o atendimento aos mesmos, de forma que permitiu uma integração deste tipo de procedimento com as atividades do setor de saúde. Sugerimos que a TIB, em se tratando de problemas relacionados ao abuso de álcool, se mostrou eficaz neste contexto.<hr/>Deleterious effects of alcohol abuse are widely known and described. Prevention of alcohol abuse is particularly important in specific professional categories, i.e. workers subjected to constant risk and stressful situations, like firemen. Prevention may be crucial to reduce possible consequences arising from alcohol abuse in such professional categories. In the present paper we illustrate the use of a particular approach based on prevention, the Screening and Brief Intervention (TIB), on firemen from Juiz de Fora, MG. The TIB has been applied in association with other evaluation strategies and has proved to be viable and efficient as health care prevention in such context. <![CDATA[<B>Modelos de apego, homossexualidade masculina, e depressão</B>: <B>um relato de experiência</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Relatam-se casos clínicos de dois rapazes, que buscaram psicoterapia a partir de demandas afetivas e amorosas. Enfatizam-se a análise de seus modelos de apego e a queixa de depressão em relação a suas experiências homoafetivas. Partiu-se das suposições de que: (1) os modelos comportamentais de apego com os pais repetir-se-iam com os parceiros; e (2) o nível de segurança das relações amorosas mediaria inversamente o nível da depressão. Articularam-se dados da mensuração dos níveis de depressão pelo Inventário de Depressão Beck (BDI) e da Attachment Security and Secondary Strategies Interview (ASSSI). Os resultados indicaram que os modelos de apego aos pais parecem ter influenciado as representações de apego e experiências amorosas, que pareceram mediar os níveis da depressão.<hr/>Case studies of two young men are reported. Their reason for seeking psychotherapy lies in their affection and romantic love problems, what led us to an effort to understand their models of attachment and depression complaints in regard to their homo-affective experiences. Authors assumed that: (1) attachment models experienced with their parents would be repeated with love partners, and (2) the level of steadiness in the romantic relationship would inversely mediate the level of depression. Depression data obtained by means of Beck Depression Inventory (BDI) were related to equivalent information generated by Attachment Security and Secondary Strategies Interview (ASSSI). Results showed that models of attachment to the parents seemed to have influenced the attachment representations' and love relationships, which seemed to have mediated the levels of depression.