Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-653820150003&lang=en vol. 21 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300333&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Alcohol Syndrome: Educative Intervention]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300335&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO presente artigo procura em primeiro lugar, demarcar os malefícios causados pelo álcool na mulher grávida, nomeadamente a Síndrome Alcoólica Fetal. O consumo de álcool durante o período de gravidez é muitas das vezes superior ao desejável, afectando o desenvolvimento feto, causando danos irreversíveis a nível cognitivo-comportamental, social e aprendizagem. São crianças com Necessidades Educativas Especiais que, em Portugal, deverão ser enquadradas no ensino especial ao abrigo do Decreto-Lei 3/2008. Deverão ser criados programas educativos e/ou profissionais adequados para um melhor desenvolvimento da criança para que possa tornar-se num adulto mais autónomo.<hr/>ABSTRACTFirstly, this article seeks to first underline the harm caused by alcohol in pregnant women, specifically in reference to Fetal Alcohol Syndrome. Alcohol consumption during pregnancy is often higher than desirable, affecting the developing fetus, and causing irreversible damage at the cognitive-behavioral and social levels and learning. These children who present Special Educational Needs should be considered under the special education Law 3/2008 in Portugal. Educational and/or professional programs should be created to promote child development in order to prepare them to become more independent as adults. <![CDATA[Special Classes and Helena Antipoff: a Contribution to the History of Special Education in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300345&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMODesde 1927 constava no Regulamento do Ensino Primário de Minas Gerais a proposta de homogeneização das classes escolares, mas sua implantação ocorreu somente com a chegada em Belo Horizonte da psicóloga Helena Antipoff. Com a homogeneização das classes, estabelecem-se as classes especiais, presentes na Europa desde o final do século 19. O objetivo é analisar a proposta das classes especiais a partir da análise documental do periódico Infância Excepcional publicado nos boletins da Secretaria da Educação e Saúde Pública do governo de Minas Gerais nos anos de 1930 e 1940 e de outros artigos publicados sobre o tema. Busca-se verificar como as classes especiais foram sistematizadas no contexto brasileiro, a partir das orientações de Helena Antipoff. Ela nasceu na Rússia, morou na França e estagiou no laboratório de Binet, antes de seguir para Genebra, onde finalizou seus estudos no Instituto Jean Jacques Rousseau. A hipótese é que a formação multicultural de Helena Antipoff influenciou a maneira como as classes especiais se configuraram em Minas Gerais e, posteriormente, no Brasil, contribuindo para o tratamento e a educação das crianças deficientes no país. As classes especiais mineiras, principalmente as do Instituto Pestalozzi, constituíram-se como locais de aplicação de uma metodologia diferenciada. A atual historiografia da ciência tem evidenciado que o conhecimento tem que se tornar local para funcionar como conhecimento. Embora profundamente marcada pela trajetória na Europa, é somente a partir do conhecimento do contexto cultural mineiro e de suas especificidades que Antipoff pode reafirmar a importância do conceito de Inteligência Civilizada.<hr/>ABSTRACTSince 1927 the proposal of homogenization of school classes was included in the Regulation of Primary School of Minas Gerais, but its implementation only occurred with the arrival in Belo Horizonte of the psychologist Helena Antipoff. With the homogenization of the classes, special classes, existing in Europe since the end of the nineteenth century, were established. The objective is to analyze the special classes proposal using documentary analysis of the journalInfância Excepcional (Exceptional Childhood) edited in the bulletins of the Minas Gerais Board of Education and Public Health during the years 1930s and 1940s, along with other articles published on the subject. This article seeks to verify how the special classes were systematized in the Brazilian context under Helena Antipoff's supervision. Born in Russia, she lived in France where she did her internship in Binet's laboratory before moving to Geneva where she finished her studies at the Jean Jacques Rousseau Institute. The hypothesis is that Helena Antipoff's multicultural formation influenced how the special classes were set up in Minas Gerais and, subsequently, in Brazil, contributing to the treatment and education of disabled children in the country. The Minas Gerais special classes, mainly the ones at the Pestalozzi Institute, constituted places for applying a careful methodology. Current historiography of science has shown that knowledge must become local to function as knowledge. Although profoundly marked by her European trajectory, it is only through the knowledge of the Minas Gerais context and its specificities that Antipoff was able to reaffirm the importance of the concept of Civilized Intelligence. <![CDATA[The Work of Special Education Teachers, Burnout Indicators and Behavior of Students: Correlations and Predictions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300363&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOA ocorrência do burnoutem professores pode afetar também suas práticas educativas, seu repertório de habilidades sociais e o comportamento de alunos. Na literatura tais variáveis são abordadas de forma independente, o que dificulta sua compreensão. Este estudo teve como objetivos correlacionar e predizer as variáveis: condições de trabalho do professor, indicadores deburnout, práticas educativas do professor e o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento dos alunos. Participaram 94 professores do ensino regular de um curso de aperfeiçoamento (EAD), com turmas com a inserção de alunos com deficiência e/ou salas de recursos multifuncionais. Para a coleta de dados foram utilizados: 1) Questionário sobre a percepção dos professores sobre o trabalho docente, 2) Maslach Burnout Inventory -MBI, 3) Questionário de Habilidades Sociais Educativas para Professores e 4) Inventário de Comportamentos Pró-sociais. Os dados foram analisados com estatística descritiva (média e desvio padrão), correlação (TesteSpearman) e análises de regressão lineares. Os resultados indicaram que as práticas negativas influenciam o nível deburnout dos professores, o qual, por sua vez, é influenciado pelas condições de trabalho, interferindo na saúde emocional do professor. Conclui-se para a importância de múltiplas medidas para avaliar trabalho e saúde do professor, bem como da necessidade de intervenções que favoreçam melhores condições de trabalho e práticas educativas.<hr/>ABSTRACTThe occurrence of burnout in teachers can also affect their educational practices, their repertoire of social skills and the behavior of students. In the literature, such variables are approached independently of each other, which makes it difficult to glean a full understanding of the issue. This study aimed to correlate and predict these variables: teacher working conditions, burnout indicators, educational practices of teachers, student repertoire of social skills and behavior. Ninety four regular education teachers, responsible for classes with students with disabilities or resource classroom who attended an improvement course participated in this study. Data was collected by applying: 1) a Questionnaire about teacher perceptions of the teaching profession; 2) the Maslach Burnout Inventory - MBI; 3) a Questionnaire of Educational Social Skills for Teachers; and 4) a Pro-social Behavior Inventory. Data were analyzed with descriptive statistics (mean and standard deviation), correlation (Spearman test) and linear regression analysis. Results indicated that negative practices influence the level of burnout of teachers, which, in turn, is influenced by working conditions, affecting the emotional health of teachers. The conclusion pointed to the importance of multiple measures to assess work and health of teachers, as well as the need for intervention promoting better working conditions and educational practices. <![CDATA[Evaluation of Mothers of Toddlers that Are Special Education's Target Group of an Intervention Program]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300377&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO presente estudo teve por objetivo avaliar a opinião de mães de crianças público-alvo da educação especial sobre um programa de intervenção. A faixa etária das mães era de 29 a 56 anos e das crianças de 11 meses a 3 anos. O programa de intervenção ocorreu em 11 sessões realizadas em encontros semanais, de 120 minutos de duração, sendo estruturado em duas partes: (a) práticas parentais e desenvolvimento infantil e (b) temáticas de interesse dos pais. As participantes responderam o instrumento de avaliação da estrutura de intervenção, para avaliarem diferentes aspectos da qualidade da intervenção, ao final de cada sessão e ao final do programa. Os resultados demonstraram que os aspectos de todos os encontros foram avaliados pelas participantes de forma positiva, com pontuações variando de 4,0 'bom' a 5,0 'muito bom'. Os aspectos mais bem avaliados em diferentes encontros foram a capacidade da palestrante de conduzir a sessão de forma organizadae aoportunidade que as participantes tiveram para falarem.Como aspectos positivos do programa de intervenção, as mães apontaram que o programa esclareceu as dúvidas das participantes e ajudou a solucionar dificuldades relacionadas às necessidades dos filhos, respectivamente. Em contrapartida, a adequação do tempo em que o tema foi abordado, avaliado pelas mães como curto, e a participação das mesmas foram avaliados como ponto negativo da intervenção. Conclui-se que o programa de intervenção para mães de crianças público-alvo da educação especial foi avaliado positivamente pelas mães, assim como proporcionou a troca de experiências e de vivências entre as participantes.<hr/>ABSTRACTThe aim of this study was to evaluate the opinion of mothers of small children that are special education's target group of an intervention program. Mother's age group varied from 29 to 56 years old and the children's age group varied from 11 months to 3 years. The intervention program occurred in 11 weekly sessions, with 120 minutes duration, structured in two parts: (a) parental practices and children's development and (b) themes that the parents were interested in. Participants answered an instrument that evaluated the quality of the intervention, at the end of each session and at the end of the program. The results show that all the aspects of the program were well evaluated by the participants, with scores varying from 4.0 "good' to 5.0 'very good'. The aspects that received a better evaluation in different meetings werelecturer's ability to conduct the meeting in an organized wayand the participant's opportunity to talk.As positive aspects of the program, the mothers pointed out that the program clarified their doubts and helped them solve difficulties related to their children's needs. On the other hand, time adequacy for each theme was evaluated by the mothers as short, and their participation was evaluated as a negative aspect in the intervention. In conclusion, the intervention program for mothers of children that are special education's target group was well evaluated by the mothers, and it provided an opportunity for sharing experiences among the participants. <![CDATA[Teachers' Pedagogical Practices with Students with Intellectual Disability in Regular Classrooms]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300395&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOEste artigo detalha aspectos de uma pesquisa qualitativa, que teve por objetivo investigar práticas pedagógicas de professores em uma escola pública municipal de Natal/RN, frente a alunos com Deficiência Intelectual (DI), matriculados em anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram utilizados como procedimentos a observação e a entrevista semiestruturada, com vistas à construção dos dados. Para análise dos dados utilizou-se o método de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam práticas de docentes pautadas num fazer pedagógico tradicional, utilizando poucas estratégias que possibilitem avanços na aprendizagem desses alunos. Diante desta realidade, necessário se faz, entre outros aspectos: investimento na formação dos professores e de todos os que fazem a comunidade escolar, numa perspectiva inclusiva; utilização de procedimentos e de adequações curriculares em sala de aula, de maneira mais compatível com as necessidades dos educandos; um trabalho em parceria com docentes de Salas de Recursos Funcionais e com as famílias.<hr/>ABSTRACTThis article details aspects of a qualitative study concerning teachers' pedagogical practices with Students with Intellectual Disability. The students considered in the study were enrolled in the first years of the Elementary School in a municipal school in Natal/RN. The data was collected through observation and semi structured interviews. The data analysis used the Content Analysis method. The results show that teacher practices are connected to traditional pedagogical behavior, which use few strategies that lead to advances in these children's learning. Given this reality, the following aspects need to be addressed: investments in teacher development, along with the members of school staff in light of the inclusive perspective; performance of procedures and adaptation of the classroom curriculum in order to make it more suitable to these students' needs; working in partnership with Resource classroom teachers and the student's families. <![CDATA[Systematization of a Training Program for Teachers of Deaf Students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300409&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO objetivo desse estudo foi sistematizar ações para a capacitação do professor do aluno surdo por meio da mediação do fonoaudiólogo. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras de alunos surdos incluídos. O estudo foi realizado em três etapas: na primeira etapa os pais e professores foram entrevistados, em seguida foi utilizado um protocolo adaptado e foram realizadas observações em sala de aula sem intervenção. Os dados do protocolo, das observações e das entrevistas foram triangulados e em seguida realizou-se análise de conteúdo, que consistiu em classificação de unidades temáticas. A partir das temáticas identificadas na primeira etapa foi elaborado um programa de capacitação ao professor do aluno surdo que foi desenvolvido na segunda etapa da pesquisa. Concomitante ao grupo de capacitação, a pesquisadora realizou observações e intervenções na sala de aula dos professores. Os dados dos encontros de capacitação, os registros das observações e filmagens das intervenções foram triangulados, em seguida realizou-se análise de conteúdo identificando-se unidades temáticas. Na terceira etapa, foi feito o acompanhamento dos professores em sala de aula e identificada as suas opiniões a respeito do programa de capacitação por meio de entrevistas. Os dados das entrevistas foram analisados e classificados em categorias e subcategorias de análise. O programa de capacitação possibilitou aos professores compreenderem as especificidades linguísticas do aluno surdo, a necessidade de adaptação de recursos e estratégias e apontou a necessidade de capacitação das famílias para o uso de suporte a comunicação.<hr/>ABSTRACTThe aim of this study was to systematize actions for training teachers who work with deaf students through the mediation of the speech therapist. The participants were a father, a mother and two teachers of deaf students who are included students. The study was conducted in three stages: during the first stage parents and teachers were interviewed. After that, an adapted protocol was used and observations in the classroom without interventions were performed. Protocol data, observations, and interviews were triangulated and the content was analyzed, which consisted of thematic units' classification. Based on the themes identified in the first stage, a training program was designed for teachers of deaf students, which was developed during the second phase of the research. Simultaneously to the training group, the researcher conducted observations and interventions in the classrooms of the participating teachers. Data from the training meetings, observations records and intervention shootings were triangulated and the content was analyzed, identifying the thematic units. In the third stage, the followup of teachers in their classrooms was carried out and their opinions about the training program were identified through interviews. Interview data were analyzed and classified into categories and subcategories for analysis. This training program enabled the teachers to understand the specific language of their deaf students, the need for resources and adaptation strategies, as well as the need to empower the families to support the use of communication. <![CDATA[Effects of Motor Intervention in a Child With Williams Syndrome]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300423&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de uma criança com Síndrome de Williams e verificar os efeitos de um programa de intervenção motora. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. Para a avaliação do desenvolvimento motor foram utilizados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM. Essa criança participou de avaliação motora, intervenção motora (32 sessões, duas vezes semanais) e reavaliação motora. As intervenções motoras mostraram avanços positivos nas áreas da motricidade fina, equilíbrio e organização espacial. Verificou-se que o esquema corporal e a organização temporal foram as áreas de maior prejuízo. O quociente motor geral foi classificado como muito inferior o que caracteriza déficit motor. Esses dados justificam a relevância de programas de intervenção motora para essa população.<hr/>ABSTRACTThe objective of this study was to evaluate the motor development of a child with Williams syndrome and to verify the effect of a motor intervention program. This is a descriptive case study. Motor development was evaluated using the Motor Development Scale - MDS. The child's motor assessment, motor intervention (32 sessions, twice weekly) and motor reevaluation were carried out. Gains were demonstrated in motor intervention in the areas of fine motor skills, balance and spatial organization. Body Schema and temporal organization were found to be the areas of lesser achievement. The motor quotient generally for all items was classified as very low, characterizing motor deficit. The data justifies the relevance of motor intervention programs for children with Williams syndrome. <![CDATA[Developmental Coordination Disorder: a Literature Review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300433&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO movimento possui relação direta com a aprendizagem e com as relações sociais. Crianças que apresentam dificuldades de movimento podem possuir o transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). O presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o assunto e teve por objetivo discutir o que foi publicado sobre o TDC entre os anos de 2002 e 2012, apresentando um panorama quanto ao histórico, prevalência, influências na vida cotidiana, acadêmica e social e possibilidades de intervenção. O termo TDC é usado para se referir às dificuldades nas habilidades motoras e que não é devido deficiências de ordem intelectual, sensorial primária ou neurológica. Esse problema afeta a vida das crianças no seu cotidiano, nas atividades de lazer, na escola e na vida social. Na escola, esse transtorno acarreta em baixo rendimento acadêmico, dificuldades de escrita e compreensão de conceitos matemáticos. Na vida social, pode ocorrer o isolamento e a dificuldade de pertencer a um grupo. Tanto os pais como os professores podem auxiliar no desenvolvimento global e social dessas crianças através de estratégias diferenciadas. Atualmente, destaca-se a necessidade de desenvolvimento de propostas que visem desenvolver e potencializar as habilidades dos escolares com dificuldades motoras.<hr/>ABSTRACTMovement is directly related to learning and social relationships. Children who have movement difficulties may have developmental coordination disorder (DCD). This article presents a literature review on the subject and aimed to discuss what has been published about DCD between the years 2002 and 2012, with an overview of the history, prevalence, influences in daily life, academic and social relations and possibilities for intervention. The term DCD is used to refer to difficulties in motor skills that are not the result of intellectual, neurological or primary sensory disabilities. This problem affects the lives of children in their daily life, leisure activities, school and social life. At school, this disorder leads to low academic performance, difficulties in writing and understanding of mathematical concepts. In social life, the isolation and the difficulty of belonging to a group may occur. Both parents and teachers can assist in global and social development of children through different strategies. Currently, there is a need for developing proposals designed to develop and enhance the skills of students with motor difficulties. <![CDATA[Evaluation of Motor Behavior in Children with Autism Spectrum Disorder: a Systematic Review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300445&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOObjetivou-se analisar por meio de revisão sistemática da literatura evidências de pesquisas que apresentem instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo. Tratou-se de uma revisão sistemática, tendo como critérios de inclusão: artigos originais, do tipo pesquisa de campo, sem determinação cronológica. As buscas foram feitas no Lilacs, PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, utilizando-se os descritores: Transtorno autístico, Atividade Motora, Educação Física e Teste. Encontrou-se 3.164 textos na busca inicial, selecionando-se 06 que preencheram os critérios estabelecidos. Observou-se que as publicações sobre o assunto ainda são limitadas, visto que se evidenciou a necessidade de instrumentos específicos para avaliação do comportamento motor em tal público. Referente à credibilidade dos instrumentos encontrados, ficou claro a preocupação dos autores com instrumentos que sejam adequados à população, apesar da limitação no que tange à construção e validação de instrumentos que se detenham exclusivamente à avaliação do comportamento motor desses indivíduos, visto que são crianças que tem as funções de desenvolvimento afetadas e sua etiologia ainda é pouco conhecida. Por fim, há necessidade de estudos que abordem especificamente instrumentos com tais características, tendo uma maneira direcionada de intervir para a melhoria do comportamento motor de tal população.<hr/>ABSTRACTThis study aimed to analyze by means of systematic literature review research evidence that presents evaluation tools of motor behavior in children with autism spectrum disorder. This was a systematic review, using the following inclusion criteria: original articles that included field research, without chronological determination. The search was carried out in the Lilacs, Scielo, PubMed, Google Scholar and CAPES Journals databases, using the keywords: autistic disorder, motor activity, physical education and testing. Three thousand one hundred and sixty four texts were found in the initial search, of which six fulfilled the stipulated criteria. The publications on the subject are still limited, as the study highlighted the necessity for specific instruments to evaluate motor behavior in this group. As to the credibility of the instruments, the study showed that the authors are concerned about using instruments that are appropriate to the population, despite the limitation regarding the construction and validation of instruments restricted exclusively to motor behavior evaluation of these individuals. The reason is that developmental functions of children with ASD are often affected, and the etiology of the ASD is still little known. Finally, there is a need for studies that address specifically instruments with such features, in order to provide a means of intervening in order to improve motor behavior of this population group. <![CDATA[Interventions and Methodologies Used in Teaching Reading and Writing to Deaf Individuals: a Literature Review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300459&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMOO texto teve como objetivo verificar, na literatura disponível, intervenções/metodologias aplicadas no processo de aprendizagem da escrita por indivíduos surdos. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs e SciELO, foram feitas buscas utilizando os seguintes termos de pesquisa: "leitura", "escrita", "aprendizagem", "distúrbios de aprendizagem" e "bilinguismo", sempre associados a "surdez". Os resumos dos textos encontrados foram lidos, tendo sido excluídos aqueles: cuja publicação excedesse há 10 anos; cujo objetivos/metodologia não privilegiassem abordagens metodológicas/ de intervenção para o ensino da língua escrita pelo surdo. Dos textos selecionados foram discutidas as intervenções realizadas e resultados apresentados. Os resultados indicaram que a maioria dos estudos acredita na língua de sinais sendo a língua materna do surdo, e que esta será utilizada como base para a escrita dos sujeitos surdos. Estratégias facilitadoras para aquisição da escrita foram apontadas, como: utilização de métodos visuais (textos escritos, imagens, dramatizações etc.); conversas, de forma a proporcionar o uso social da escrita; utilização de assuntos que interessem ao surdo; adequação espacial da sala de aula pelo professor, tornando-a mais favorável a situações de comunicação. Constata-se, assim, que os estudos têm pensado em melhorias para o ensino/intervenção na escrita de sujeitos surdos e que a Fonoaudiologia mostrou que está se inserindo nessa área tanto clinicamente como em pesquisas.<hr/>ABSTRACTThe purpose of this paper is to determine, in the available literature, interventions/methodologies in the learning process of writing by deaf individuals. The collection was carried out in the LILACS and SCIELO databases; the following search terms were used: "reading", "writing", "learning", "learning disorders" and "bilingualism", always associated with "deafness ". The abstracts of the texts were read, and the following criteria were used for exclusion purposes: those published more than 10 years ago, objectives/methodology that did not favor methodological approaches/intervention for teaching written language to deaf students. Of the selected studies, interventions were discussed and results presented. The results indicated that most authors believe in sign language as the mother tongue of the deaf, and sign language will be the basis for writing for deaf subjects. Strategies to facilitate the acquisition of writing have been identified as: use of visual methods (written texts, pictures, dramatization); conversations in order to provide the social function of writing, use of matters of interest to the deaf; the teacher making the classroom space more conducive to communication situations. It appears, therefore, that studies have been thinking about improvements to teaching/intervention focusing on teaching writing to the deaf, and, furthermore speech language therapy seems to be coming into this area, both clinically and in research.