Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-653820080003&lang=en vol. 14 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Educational intervention in Gilles De la Tourette Syndrome</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A perturbação Gilles de la Tourette é um distúrbio neuropsicológico crónico, que resulta de anomalias ao nível dos neurotransmissores cerebrais. É caracterizada por fenómenos compulsivos, que originam tiques motores e vocais e origina problemas a nível social, emocional e particularmente na adaptação e integração no meio escolar. Este artigo procura promover um melhor conhecimento desta perturbação, da sintomatologia associada e essencialmente elaborar estratégias de intervenção educativa destinadas aos diversos agentes educativos, de modo a promover uma integração escolar e social mais eficiente.<hr/>Gilles de la Tourette syndrome is a neuropsychological condition, caused by multiple disorders in brain neurotransmitters. It is characterized by compulsive phenomena that give rise to motor and vocal tics, resulting in social and emotional problems, especially in integration and adaptation in school. The present article aims to improve knowledge of this disorder, including related symptoms, as well as to develop educational intervention strategies for various educational agents, so as to foster more efficient school and social integration. <![CDATA[<b>The social construction of learning disabilities across educational practices</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en De acuerdo con los sistemas de clasificación y los procesos de tipificación, la construcción social de categorías y la concepción transaccional que asumimos en la comprensión de las Dificultades de Aprendizaje, entendemos que éstas no son un hecho objetivo, sino un constructo culturalmente determinado, interpretado y explicado por una comunidad, en un contexto educativo, sociocultural e histórico determinado por la práctica discursiva de las dificultades de aprendizaje.<hr/>According to the systems of classification in human cultures, the social construction of categories and the transactional conception that we assume in comprehending Learning Disabilities, we understand that these are not an objective fact, but rather a cultural construct, interpreted and explained by a community in a specific educational, sociocultural and historical context determined by the discursive practice of learning disability. <![CDATA[<b>Interaction between teacher and student with autism within the inclusive education context</b>: <b>analysis of teacher mediation patterns based on the Mediated Learning Experience theory</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A inclusão da criança com deficiência tem sido discutida em uma diversidade de contextos e a escola é o melhor local para promover a inclusão social e educacional dessas crianças, onde a relação professor-aluno é muito importante. Com referência na Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada, o objetivo deste estudo foi discutir sobre a prática profissional de duas professoras e suas crianças com autismo em classes de educação infantil. Foram feitas entrevistas com as duas professoras e foi utilizada a Escala de avaliação da Experiência de Aprendizagem Mediada para avaliar o padrão de interação professor-aluno. As concepções sobre inclusão foram diferentes para ambas as professoras. O padrão de mediação de ambas as professoras apresentou diferenças nos principais componentes de mediação: Intencionalidade, Significação e Transcendência. A professora Marta apresentou baixos níveis (nível 1) para todos esses componentes de mediação mencionados, enquanto que a outra professora, Carmem, apresentou níveis 3 de mediação em Intencionalidade, por exemplo. Conclui-se que a professora Marta apresenta comportamentos que não favorecem a modificabilidade cognitiva estrutural da criança. Nessa direção, a escola deve ser capaz de qualificar o professor para promover e a inclusão social e educacional e o desenvolvimento infantil.<hr/>The inclusion of children with special needs has been discussed in many contexts and the school is the best place to promote children's social and educational inclusion, wherein teacher-child interaction is of great importance. Based on the approach known as the Mediated Learning Experience Theory, the aim of this study was to discuss the professional practices of two teachers (Marta and Carmen) and their students with autism in pre-school classrooms. Data was collected through interviews with both teachers and the Mediated Learning Experience Rate Scale (MLE Rate Scale) was applied to assess teacher-child interaction. Conceptions of inclusion were different for both teachers. The teacher's pattern of mediated learning experience was different for the main mediation components: Intentionality, Meaning and Transcendence. Marta showed very low levels (level 1) in all mediation components while Carmen, the other teacher, presented level 3 in Intentionality, for example. Concluding, Marta didn't present interaction behaviors that promote structured cognitive modifiability of her student with autism. To this end, the school must enable the teacher to promote social and educational inclusion to further child development. <![CDATA[<b>Inclusion of students with disabilities in regular school</b>: <b>profile of the city of Marília</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se com esse estudo identificar o perfil de professores de ensino regular da cidade de Marília que tinham alunos com deficiências matriculados em suas salas de aula, bem como o perfil da clientela atendida por estes professores. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília - SP que tinham alunos com deficiência matriculados em suas salas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo 13 questões divididas em 2 partes: 1) identificação dos participantes e 2) identificação dos alunos com deficiência. Os dados colhidos nos questionários foram submetidos à análise da freqüência absoluta e relativa. Foram identificadas 10 categorias. De acordo com os resultados dessa pesquisa, concluiu-se que a inserção do aluno com deficiência no ensino regular ocorre com a modificação da formação que favorece ao profissional o conhecimento e a compreensão das distintas formas de aprendizagem do seu alunado, a fim de estruturar sua própria prática pedagógica para atender, com qualidade, a diversidade.<hr/>The aim of this study was to identify the profile of regular school teachers of Marília-SP, who have students with disabilities registered in their classrooms, as well as to identify the clientele these teachers were working with. Sixty eight teachers participated in the study in the city of Marília - SP, all of whom had students with disabilities in their classrooms. The instrument used to collect data was a questionnaire with 13 questions divided in 2 parts: 1) identification of participants and 2) identification of students with disabilities. The data was submitted to analysis of absolute and relative frequency. Ten categories were identified. We were able to conclude, based on the results of the study, that the inclusion of students with disabilities in regular school occurs due to changes in teacher development that enable professionals to acquire knowledge and understanding of the distinct ways in which their students learn. Such knowledge helps them to be better structure their pedagogical practice so as to answer to student diversity with quality teaching. <![CDATA[<b>Using accessible language with students with visual impairment when studying Optics</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo encontra-se inserido dentro de um estudo que busca compreender as principais alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de óptica, analisa as viabilidades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que visam dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo, das quais se destacam: a identificação da estrutura semântico-sensorial dos significados veiculados, o conhecimento da história visual do aluno, a utilização de linguagens de estrutura empírica tátil-auditiva interdependente em contextos interativos, bem como, a exploração das potencialidades comunicacionais das linguagens constituídas de estruturas empíricas fundamental auditiva, e auditiva e visual independentes.<hr/>This paper is part of a broader study aiming to understand the main alternatives for including students with visual impairments in the context of teaching physics. It analyzes the feasibility of communication between future physics teachers and their students with visual impairments during classes on optics. To this end, the study emphasizes empirical and semantic-sensorial structures of language that need to be used, indicating factors that enable access to information the teacher means to impart. Alternatives are recommended in order to enable students with visual impairments to participate as fully as possible in the communicative process. Among them we emphasize: the identification of semantic-sensorial structures; understanding the student's visual history; using interdependent empirical tactile-audio language structures in interactive contexts, as well as exploring communicational potentialities of languages made up of empirical structures that are primarily hearing or that have independent audio and visual structures. <![CDATA[<b>Spheres of symbolic activity and deaf children's construction of knowledge</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo ancora-se na abordagem bilíngüe para explorar e abordar as esferas simbólicas da linguagem - gesto, desenho, narrativa e escrita - concomitante à língua de sinais no desenvolvimento de linguagem da criança surda e na construção de novos conhecimentos. A partir do referencial de análise qualitativa foram utilizados os construtos teóricos e metodológicos da perspectiva Histórico-Cultural e de sua articulação com a análise microgenética. Os sujeitos da pesquisa foram duas crianças surdas bilíngües, em fase de aquisição tanto da língua de sinais, quanto da escrita da língua portuguesa, cursando a 2ª série do Ensino Fundamental. Ambas eram do sexo masculino, na faixa etária de 9 e 10 anos, e diagnóstico audiológico de surdez profunda bilateral. O foco das análises privilegiou a emergência dos processos em mudança na dinâmica das interações entre os sujeitos que participaram da pesquisa, considerando o aspecto particular e global na sua ocorrência e constituição. As atividades simbólicas favoreceram a ampliação da língua de sinais e acessos iniciais à escrita, abrindo espaço para a consolidação de signos e para o desenvolvimento de linguagem. O uso prioritário da língua de sinais, associado ao trabalho com atividades sígnicas, além da consideração das particularidades lingüísticas e das mediações semióticas, foram fundamentais para o desenvolvimento da linguagem da criança surda e para a construção de conhecimentos, de maneira satisfatória e adequada à sua constituição como sujeito ativo e participante da linguagem.<hr/>This study is grounded on a bilingual approach and it aims to explore and to approach the symbolic spheres of language - gesture, drawing, narrative and writing - concomitantly to sign language in deaf children's language development and to the building of new knowledge. Theoretical and methodological constructs stemming from the Historic-Cultural perspective and its articulation with the microgenetic analysis were used in this qualitative analysis. Research subjects were two deaf boys who were in the process of bilingual language acquisition - Brazilian sign language and the written modality of Brazilian Portuguese; both were in the second grade of Brazilian elementary education level, with ages between 9 and 10 years and both had audiological diagnoses of profound bilateral deafness. The focus of the analysis highlighted the emergence of changing processes in the dynamics of interactions between the research subjects, taking into account the particular and global aspects in their occurrence and constitution. Symbolic activities enable the broadening of sign language and beginning access to writing, which in turn promote the consolidation of signing and language development. The priority given to sign language use associated with working with semiotic activities which take into account linguistic particularities and semiotic mediations were vital for language development of these deaf children and for the construction of knowledge, in a way that is both satisfactory and adequate to their constitution as active subjects and participants in language. <![CDATA[<b>The contribution of Physiotherapy for the well-being and participation of two students with Duchenne Muscular Dystrophy in regular school</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é a mais grave e incapacitante dentre as miopatias infantis. As crianças enfraquecem progressivamente, sendo comum o óbito por infecção respiratória no final da adolescência. Os primeiros sintomas são percebidos na idade pré-escolar por professores ou cuidadores. Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos de uma proposta de consultoria colaborativa da fisioterapia junto às professoras de sala e de Educação Física de dois alunos com DMD, estendendo-se a visita ao ambiente domiciliar de um deles, que apresentava grave comprometimento funcional, no sentido de melhorar sua participação e conforto na escola e em casa, contextos significativos no convívio diário. Foram feitas visitas à escola dos dois alunos e à residência de um deles para investigação de suas necessidades reais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os alunos participantes, com suas professoras de sala e de Educação Física e com os pais daquele gravemente comprometido. As ações abrangeram adaptação da mobília escolar, materiais e recursos de baixa tecnologia para uso dos alunos com DMD e orientações especializadas às professoras participantes e aos pais do aluno mais comprometido. Constatou-se que a abordagem fisioterápica ecológica, orientada a adaptações ambientais e planejamento colaborativo de atividades, proporcionou algum apoio e conforto aos alunos participantes e favoreceu seu envolvimento/participação na escola, além de contribuir para a capacitação específica de suas professoras. Todavia, as adaptações na residência e a orientação aos pais revelaram-se medidas essenciais para proporcionar algum conforto e autonomia ao aluno gravemente comprometido, no ambiente domiciliar.<hr/>Duchenne Muscular Dystrophy (DMD) is among the most serious and incapacitating childhood myopathies. Children progressively lose strength and usually die from respiratory infection by the end of their adolescence. The first symptoms are usually noticed in early childhood by teachers or caregivers. This study aimed to analyze the effects of collaborative consultation and planning proposal involving physiotherapy with classroom teachers and physical education teachers of two students with DMD, who presented severely limiting functional abilities; the objective was to improve their participation and comfort in the two most significant contexts of their daily lives: at school and at home. Visits to the two students' schools and to one of their homes were undertaken, in order to investigate their actual needs. Data was collected through interviews with the students, their parents, classroom teachers and physical education teachers. The strategies that were developed involved the adaptation of school furniture, acquisition of low tech materials and resources for the students' use and promotion of specialized orientations for the teachers involved and parents of the student with greater physical needs. It was possible to observe that the ecologic physiotherapy approach, aimed at environmental adaptations and collaborative planning of activities, provided some help and comfort for the participating students and enabled greater involvement/participation at school, besides contributing to the teachers' development. Furthermore, the adaptations of the students' homes and supervision of the parents were demonstrated to be essential measures as they provided some comfort and autonomy to the student with more severe limitations in the home environment. <![CDATA[<b>The discourse of legislation about persons with disability</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo interroga os efeitos de sentido que são produzidos no discurso da legislação brasileira considerando as estruturas lingüísticas e discursivas nas formas de nomeação do sujeito deficiente. O corpus discursivo retido para análise foi construído a partir das Constituições e das Leis de diretrizes da educação. O dispositivo teórico está filiado à Análise de Discurso de linha francesa iniciada por Michel Pêcheux nos anos 60. A Análise de Discurso trabalha com a concepção de sujeito constituído por um processo de assujeitamento pela língua e pela ideologia e não com o sujeito psicológico. A noção de repetição/renovação é empregada a nível discursivo porque considera as condições sócio-históricas e ideológicas de produção dos discursos. Os efeitos de sentido dessa noção estão relacionados com o interdiscurso da formação discursiva. A repetição/renovação se organiza no nível interdiscursivo, mas não se limita ao nível interdiscursivo, pode produzir a renovação discursiva ou retornar ao mesmo. Os discursos que produzem sentidos para/pelos locutores não são discursos originais, são discursos fundadores replicados. Dessa forma, o sujeito que os pronuncia não é o seu autor e, aquela não é única ou a melhor maneira de pronunciá-los, embora o sujeito tenha essa ilusão. As formulações que nomeiam o sujeito deficiente no discurso legislativo podem produzir tanto o mesmo como o diferente, um e outro estão relacionados com as condições de produção do discurso, do sentido e do sujeito.<hr/>The study investigates the sense effects that are produced within the discourse of Brazilian legislation considering linguistic and discursive structures in nomination forms of persons with disability. For the purpose of analysis, the discursive corpus was built from the Brazilian constitutions and from national education laws (Diretrizes da Educação). The theoretical approach is affiliated to the French approach of Discourse Analysis initiated by Michel Pêcheux in the sixties. Discourse Analysis works from the conception that the subject is constituted not as a psychological subject but by submitting to a language process and to ideology. The notion of repetition/renewal is employed at the discursive level because it considers the ideological and sociohistorical conditions of discourse production. The sense effects of this notion are related to inter-discourse of discursive formation. Repetition/renewal is organized but not limited to the inter-discursive level; repetition can produce discursive renewal or it can replicate earlier discourse. Discourse that produces sense for/by enunciators is not original, it replicates founding discourse. Thus, the subject that enunciates such discourse is not the original author and his is not the only or even the best way to enunciate it, even though the subject might have such an illusion. The formulations that nominate the subject with disability in legislative discourse can produce both the same and the different, one and another are related to the conditions of discourse production, of the sense and of the subject. <![CDATA[<b>Keyboard layout for an augmentative and alternative communication board</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é descrever e discutir a proposta de um novo layout de teclado projetado especialmente para uma prancha de comunicação alternativa com acionamento mecânico e remoto, para ser utilizado por portadores de paralisia cerebral com capacidade cognitiva preservada. Para compor o layout do teclado de comunicação alternativa, realizou-se uma pesquisa envolvendo disposição e conteúdo das teclas. Participaram do estudo onze voluntárias, sendo: cinco professoras de educação especial, quatro pedagogas especializadas em educação especial e duas fonoaudiólogas. O layout é composto por 95 teclas dispostas em grupos de teclas: alfabéticas, de letras acentuadas, numéricas, de funções e de comunicação alternativa e ampliada. As teclas de comunicação alternativa, contêm ícones associados à palavras ou frases, além de teclas acentuadas. Os ícones contemplados fazem parte de uma linguagem visual brasileira de comunicação, em desenvolvimento. Para auxiliar na localização, tanto o tamanho de teclas e caracteres quanto as cores de fundo das teclas diferenciadas foram utilizadas. As teclas com letras acentuadas e as teclas de comunicação alternativa visam facilitar e acelerar a digitação das mensagens, reduzindo assim o tempo de digitação e conseqüentemente, a ocorrência de fadiga muscular.<hr/>The aim of this article is to describe and discuss a novel layout proposal for keyboard especially designed for a communication board using mechanical and remote activation to be used by people with cerebral paralysis who present sufficient cognitive skills. In order to design the layout of the augmentative and alternative communication keyboard, a research study involving position and content of the keys was undertaken. Eleven volunteers participated in the study, and they were: five special education teachers, four pedagogues specialized in special education and two speech and language therapists. The layout is made up of 95 keys positioned into key-groups: alphabetical, number, keyboard functions, accented letters and alternative communication. The alternative communication keys contain signs associated with words or phrases, besides keys with accents. These signs are part of a Brazilian visual communication language that is under development. In order to facilitate key finding, both size and background color were considered. The purpose of the accented letters and alternative communication keys is to facilitate key finding and enhance typing speed so as to reduce muscular fatigue. <![CDATA[<b>The inclusion of children with Down Syndrome in mainstream education</b>: <b> challenges and possibilities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve como objetivo buscar evidências na literatura acerca da inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Elaboraram-se revisão da literatura e busca dos artigos nas bases de dados PubMed e PsycINFO, utilizando as palavras-chave Down syndrome, schools, mainstreaming (education), education, infant, newborn, adolescent, child e preschool, no período de 1994 a 2007. Selecionaram-se oito artigos e sua análise permitiu a identificação do tema: experiências e recomendações para a inclusão. Os dados desta revisão, em sua maioria provenientes de relatos de experiências, indicaram que os fatores que colaboraram ou dificultaram o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino relacionaram-se à escola, aos pais e ao professor. Os resultados deste estudo oferecem possibilidades para melhorar o processo de inclusão, apresentam os desafios e ainda apontam a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas, cujos resultados possam ser aplicados na prática.<hr/>This study aimed to look for evidence in the literature about the inclusion of children with Down syndrome into the regular education system. A review of the literature was undertaken, looking for articles in PubMed and PsycINFO, using the keywords Down syndrome, schools, mainstreaming (education), education, infant, newborn, adolescent, child, and preschool, between 1994 and 2007. Eight articles were selected. The analysis of the articles enabled us to identify the following theme: experiences and recommendations for inclusion. Data from this review, which mostly resulted from experience reports, indicated that the factors that either collaborated with or made the inclusion process of the child with Down syndrome into the regular education network more difficult were related to the school itself, the parents and the teacher. The results of this study offer possibilities for improving the inclusion process, while also presenting the challenges and indicating the need for further research, the results of which have practical applications. <![CDATA[<b>Educação inclusiva</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve como objetivo buscar evidências na literatura acerca da inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Elaboraram-se revisão da literatura e busca dos artigos nas bases de dados PubMed e PsycINFO, utilizando as palavras-chave Down syndrome, schools, mainstreaming (education), education, infant, newborn, adolescent, child e preschool, no período de 1994 a 2007. Selecionaram-se oito artigos e sua análise permitiu a identificação do tema: experiências e recomendações para a inclusão. Os dados desta revisão, em sua maioria provenientes de relatos de experiências, indicaram que os fatores que colaboraram ou dificultaram o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino relacionaram-se à escola, aos pais e ao professor. Os resultados deste estudo oferecem possibilidades para melhorar o processo de inclusão, apresentam os desafios e ainda apontam a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas, cujos resultados possam ser aplicados na prática.<hr/>This study aimed to look for evidence in the literature about the inclusion of children with Down syndrome into the regular education system. A review of the literature was undertaken, looking for articles in PubMed and PsycINFO, using the keywords Down syndrome, schools, mainstreaming (education), education, infant, newborn, adolescent, child, and preschool, between 1994 and 2007. Eight articles were selected. The analysis of the articles enabled us to identify the following theme: experiences and recommendations for inclusion. Data from this review, which mostly resulted from experience reports, indicated that the factors that either collaborated with or made the inclusion process of the child with Down syndrome into the regular education network more difficult were related to the school itself, the parents and the teacher. The results of this study offer possibilities for improving the inclusion process, while also presenting the challenges and indicating the need for further research, the results of which have practical applications. <![CDATA[<b>Tecnologia assistiva</b>: <b>definição, descrição e aplicação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve como objetivo buscar evidências na literatura acerca da inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Elaboraram-se revisão da literatura e busca dos artigos nas bases de dados PubMed e PsycINFO, utilizando as palavras-chave Down syndrome, schools, mainstreaming (education), education, infant, newborn, adolescent, child e preschool, no período de 1994 a 2007. Selecionaram-se oito artigos e sua análise permitiu a identificação do tema: experiências e recomendações para a inclusão. Os dados desta revisão, em sua maioria provenientes de relatos de experiências, indicaram que os fatores que colaboraram ou dificultaram o processo de inclusão da criança com síndrome de Down na rede regular de ensino relacionaram-se à escola, aos pais e ao professor. Os resultados deste estudo oferecem possibilidades para melhorar o processo de inclusão, apresentam os desafios e ainda apontam a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas, cujos resultados possam ser aplicados na prática.<hr/>This study aimed to look for evidence in the literature about the inclusion of children with Down syndrome into the regular education system. A review of the literature was undertaken, looking for articles in PubMed and PsycINFO, using the keywords Down syndrome, schools, mainstreaming (education), education, infant, newborn, adolescent, child, and preschool, between 1994 and 2007. Eight articles were selected. The analysis of the articles enabled us to identify the following theme: experiences and recommendations for inclusion. Data from this review, which mostly resulted from experience reports, indicated that the factors that either collaborated with or made the inclusion process of the child with Down syndrome into the regular education network more difficult were related to the school itself, the parents and the teacher. The results of this study offer possibilities for improving the inclusion process, while also presenting the challenges and indicating the need for further research, the results of which have practical applications.