Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-653820120001&lang=en vol. 18 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The term "mental retardation" is a mistake</b>: <b>why not "Intellectual and Developmental Disability": conceptual and Portuguese linguistic considerations?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A nova concepção e terminologia adotada pela língua inglesa no contexto da ainda designada "deficiência mental" parece ter alcançado um consenso estável e satisfatório face às expectativas que a sociedade deve esperar das populações com esse diagnóstico, enfatizando agora o impacto que as exigências do envolvimento detém no desenvolvimento individual, reforçando-se, assim, a necessidade emergente da alteração de mentalidades e atitudes para com estas populações. Para este efeito, o presente artigo introduz uma nova proposta de alteração da terminologia em português de deficiência mental/intelectual para "dificuldade intelectual e desenvolvimental", explicitando e fundamentando as razões para a mesma.<hr/>The new conception and terminology of "intellectual disability" adopted in the English language referring to what was known earlier as "mental retardation" seems to have achieved a satisfactory and stable consensus regarding society expectations for those groups to which this diagnosis refers. Currently, the focus is on the environmental impact on human functioning and development, which will reinforce the emergent need for altering attitudes towards such groups. To this end, this article defends a new proposal changing the Portuguese term from mental retardation to intellectual and developmental disability, establishing the term's meaning and boundaries. <![CDATA[<b>Parents' and teachers' points of view about deaf children's linguistic interactions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Diversos estudos atuais têm revelado que a surdez deve ser reconhecida como diferença, especialmente no que diz respeito aos aspectos linguístico-discursivos. Contudo, crianças surdas vêm enfrentando, na família e na escola, barreiras linguísticas com implicações nas suas possibilidades de inclusão social. Nessa direção, o presente trabalho objetiva analisar o ponto de vista de pais e professores a respeito das interações linguísticas de crianças surdas no âmbito familiar e escolar, considerando o contexto da inclusão. Foram entrevistados doze familiares (quatro pais e oito mães) de crianças surdas que frequentam o ensino regular e foi aplicado um questionário junto a doze professores dessas mesmas crianças. Os resultados apontam que nem os familiares nem os professores usam a língua de sinais para interagir com os surdos, gerando interações linguísticas restritas e pouco efetivas. Além disso, percebeu-se que familiares e professores apresentam um desconhecimento acerca da surdez, da língua de sinais e das consequências da surdez para o surdo.<hr/>Several studies argue that deafness should be currently considered as a difference, specifically regarding linguistic discursive aspects. Nevertheless, at home and at school deaf children have to face linguistic barriers that affect their social inclusion. This study aims to analyze points of view of parents and teachers related to the deaf child's linguistic interactions at home and at school, considering the context of inclusion. Twelve parents (four fathers and eight mothers) of deaf children enrolled in regular schools were interviewed and a questionnaire was applied to these children's twelve teachers. The results show that neither parents nor teachers use sign language to interact with these children and that there linguistic interactions were restricted and not very effective. Furthermore, the answers by parents and teachers demonstrate a lack of understanding about deafness, sign language and its consequences upon the deaf individual. <![CDATA[<b>Participation of children with cerebral palsy in school environments</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Diante do amplo debate acerca da inclusão do educando com necessidades especiais em escola regular, esta pesquisa teve como objetivo descrever a participação da criança com paralisia cerebral nas atividades funcionais nos diferentes ambientes da escola, a partir da percepção de seus professores. Participaram deste estudo 10 professores e seus respectivos alunos com paralisia cerebral do município de São Paulo. Foi realizada a aplicação da parte I da School Function Assessment junto aos professores, a fim de examinar o nível de participação do aluno em seis ambientes da escola: sala de aula, pátio/recreio, transporte para e da escola, banheiro, transições para/da sala de aula e hora da refeição/ lanche. O Teste de Friedman e o Teste de Wilcoxon para duas populações correlatas foram utilizados para identificar diferenças significativas entre os escores obtidos na participação nos ambientes. Os resultados apontaram diferenças significativas nos escores da participação nos ambientes Transporte e Pátio/Recreio, Transporte e Transições, Transporte e Classe, Transporte e Lanche, Banheiro e Classe, Banheiro e Lanche. As crianças tiveram boa participação na classe, porém, a presença de barreiras arquitetônicas interferiu no desempenho de tarefas no banheiro, como sentar-se no vaso sanitário e levantar-se dele, lavar as mãos, assim como o transporte não adaptado. Notou-se, ainda, que recursos para mobilidade, como andador ou muletas, consistiram em importantes facilitadores da participação no pátio/recreio e transições. Esta pesquisa evidenciou a necessidade de ações de esferas governamentais para implementação de adaptações ambientais nas escolas, especialmente aquelas relativas aos transportes e transições.<hr/>Concerned with the widespread debate about the inclusion of students with special needs in regular schools, this study aimed to describe the participation of children with cerebral palsy in functional activities in different school environments, from their teachers' perspective. The study included 10 teachers and their students with cerebral palsy in São Paulo. We applied the School Function Assessment−Part I with the teachers in order to examine the level of student participation in school activities in six environments: classroom, playground/break time, transportation to and from school, bathroom, and transitions to the classroom and cafeteria. The Friedman test and Wilcoxon test for two related populations were used to identify significant differences between the scores for participation in the various environments. The results showed significant differences in scores for participation between Transportation and Playground/Break Time, Transportation and Transitions, Transportation and Classroom, Transportation and Cafeteria, Bathroom and Classroom, Bathroom and Cafeteria. The children participated well in class, however architectural barriers interfered in the performance of tasks in the bathroom, such as sitting on the toilet, standing up, hand washing, and lack of adapted mobility resources. The use of mobility resources such as crutches and walkers were observed to facilitate participation in playground/break time and transitions. This study highlighted the need for further governmental actions implementing environmental changes in schools, especially related to transportation and transition facilitation. <![CDATA[<b>Psychology and school inclusion</b>: <b>new ways of intervening to prevent behavioral problems</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en No contexto da inclusão educacional, um papel que parece promissor para o psicólogo escolar é o de prestar Consultoria Colaborativa Escolar, atuando em parceria com professores e familiares. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de um programa de intervenção preventiva, baseado nos modelo de Consultoria Colaborativa Escolar e Suporte Comportamental Positivo, voltado para prevenir e minimizar problemas comportamentais. O estudo foi realizado em três salas de aula do primeiro ano de uma escola municipal de ensino fundamental, localizada no interior do estado de São Paulo, e contou com a participação das três professoras das salas e seus 55 alunos. O estudo foi conduzido em quatro etapas. Na Etapa 1, foram realizados os procedimentos éticos. Na Etapa 2, foi aplicado o Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes 6-18 anos/Relatório para Professores (TRF), junto às professoras. Na Etapa 3, o programa de intervenção preventiva foi implementado e teve como alvo as professoras e os alunos. Por fim, na Etapa 4, o TRF foi reaplicado. Para avaliar o impacto da intervenção, foi aplicado o teste MANOVA nos resultados obtidos. Em relação ao comportamento dos alunos, houve diminuição estatisticamente significativa nos comportamentos do tipo internalizante, externalizante e nos problemas totais. Esse resultado, além de indicar que a aplicação dos modelos de Consultoria Colaborativa Escolar e de Suporte Comportamental Positivo pode ser efetiva, aponta para o fato de que tais modelos podem ser utilizados por psicólogos escolares em intervenções preventivas voltadas para prevenir e minimizar problemas de comportamento na escola.<hr/>In an inclusive school environment, an important aspect of the role of educational psychologists that seems promising for educational psychologists is that of rendering Collaborative Consultation in Schools, in partnerships with teachers and families. The purpose of this study was to evaluate the effects of a preventive intervention program, based on the principles of the Collaborative Consultation in Schools and the Positive Behavior Support models, designed to prevent and minimize behavior problems. The study was conducted in three 1st grade classrooms in a public elementary school located in the state of São Paulo, involving participation of three teachers of these classrooms and their fifty-five pupils. The study was carried out in four phases. In Phase 1, the ethical procedures were carried out. In Phase 2, teachers were requested to complete the Child and Youth Behavior Inventory (6-18 years)/Teacher Report Form (TRF). In Phase 3, the preventive intervention program was implemented, targeting and focusing on teachers and pupils. Finally, in Phase 4, the TRF instrument was repeated. In order to assess the impact of the intervention, the MANOVA test was applied to the results. Regarding student behavior, there was a statistically significant decrease in internalizing, externalizing problems, and in total problems. Besides indicating that the implementation of the Collaborative Consultation in Schools and the Positive Behavior Support models can be effective, this result points to the fact that these models can be used by educational psychologists in preventive interventions that target preventing and minimizing behavior problems in school. <![CDATA[<b>Assistive technology for children with cerebral palsy in school</b>: <b>identification of needs</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os estudos sobre Tecnologia Assistiva enfatizaram a necessidade de inserir recursos, serviços e estratégias na educação especial e inclusiva para colaborar com o processo de aprendizagem de alunos com deficiências. A literatura descreveu que a primeira etapa para a implementação da tecnologia assistiva na escola deve permitir entender a situação que envolve o aluno a fim de ampliar a sua participação no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo teve como objetivo identificar as necessidades de serviços, recursos e estratégias de tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na escola. Foram selecionadas duas crianças com paralisia cerebral e seus professores. A etapa da coleta de dados contou com três procedimentos sucessivos: entrevista com os professores, preenchimento do protocolo de identificação da rotina escolar e observação dos participantes em sala de aula realizada através de filmagens e diário de campo. A partir dos três procedimentos, foi proposta a triangulação de dados, ou seja, agrupamento das informações obtidas em um único documento para o estabelecimento das categorias de análises. Após elaboração do material, as categorias foram apreciadas por juízes da área. Os resultados demonstraram que após entender a situação do aluno com deficiência no contexto escolar foi possível estabelecer as suas habilidades e necessidades para indicar os recursos de Tecnologia Assistiva adequados ao planejamento do professor e propiciar a aprendizagem da criança com deficiência. O estudo identificou a necessidade de estabelecer procedimentos específicos, um planejamento pedagógico organizado e a participação de profissionais da saúde para o uso da tecnologia assistiva na escola.<hr/>Studies about Assistive Technology have emphasized the need to integrate resources, services and strategies for inclusion and special education to foster the learning process and skill development of students with disabilities. The literature describes that the first step towards implementing assistive technology in schools should enable professionals to understand the situation involving the student in order to expand his or her participation in the teaching and learning process. This study aimed to identify the need for assistive technology services, resources and strategies for students with cerebral palsy in school. Two children with cerebral palsy and their teachers were selected. The data collection phase included three successive procedures: interviews with teachers, completing the identification protocol of the school routine and participant observation conducted in the classroom using filming and field diary. Based on the material gained from these three procedures, data triangulation was proposed, i.e., grouping information in a single document in order to establish categories of analysis. After preparing the material, the categories were assessed by judges from the field of knowledge. The results showed that after understanding the situation of the disabled student within the school context, it was possible to establish his or her skills and needs to indicate the appropriate assistive technology resources for the teacher's planning and thus provide proper teaching and learning for the children with disabilities. The study identified the need to establish specific procedures, an organized pedagogical plan and participation of health professionals as consultants on using assistive technology in school. <![CDATA[<b>Teacher's conceptions about learning difficulties</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo identificar as concepções de professores, atuantes em anos e séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem. Participaram da pesquisa dezesseis professores, com média de idade de quarenta e um anos. Destes, apenas um não possuía ensino superior. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, individualmente, nas próprias escolas, com o apoio de um roteiro, contendo questões sobre: aspectos do funcionamento das turmas das instituições nas quais os professores atuavam; como identificar um aluno com dificuldades de aprendizagem; causas das dificuldades de aprendizagem e como poderia auxiliar um escolar com dificuldades de aprendizagem. Cada entrevista durou em média 50 minutos. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise temática. Em seguida, foram designadas quatro categorias: caracterização da proposta educacional das instituições; concepções sobre a identificação de um aluno com dificuldades de aprendizagem; concepções sobre as causas das dificuldades de aprendizagem e possibilidades de auxílio para os escolares com dificuldades de aprendizagem. Os resultados indicaram que os principais fatores relacionados à caracterização dos alunos com dificuldades de aprendizagem foram de origem cognitiva. Os dados apontaram também que esses profissionais tomaram como base, de modo marcante, os aspectos familiares para centrarem as causas das dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, atribuíram à família a maior parcela de responsabilidade na resolução de tais situações. Os dados permitiram concluir, dentre outros aspectos, que as escolas participantes da pesquisa relataram uma prática contrária aos pressupostos da Educação Inclusiva, denotada pela tentativa de homogeneização das turmas.<hr/>This study aimed to identify the conceptions of learning difficulties of teachers working in the beginning years of elementary education. In order to analyze such conceptions from the perspective of inclusive education, the study was carried out in two schools in a city of the State of Paraná. Sixteen teachers (mean age of 41 years) participated in the study. Of these, only one had no higher education. Interviews were carried out individually in the teachers` schools. The interviews were conducted with the support of a topic outline including: aspects of classroom management of the classes in which teachers worked; how to identify students with learning disabilities; causes of learning difficulties; how the school can help a student with learning difficulties. Each interview lasted 50 minutes on average. They were transcribed in full and submitted to thematic analysis. Four categories of analysis were determined: characterization of educational institutions' proposal; conceptions on the identification of students with learning difficulties; conceptions about causes of learning difficulties; possibilities for assisting students with learning difficulties. The results indicated that the main factors reported by the participants on the characterization of pupils with learning difficulties were of the cognitive order. The data also showed that the teachers based their opinions on family aspects in order to focus on causes of learning difficulties; they attributed the largest parcel of responsibility for solving such situations to students' families. One of the main conclusions of this study allowed us to consider that the schools that were investigated reported a practice that doesn't meet the inclusive education assumptions, denoted by the attempt to homogenize regular classes. <![CDATA[<b>Quality of life of caregivers of people with special needs</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A qualidade de vida de cuidadores é algo que preocupa, pois afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo dependente desses cuidados. Este estudo teve como objetivo analisar e comparar a qualidade de vida em saúde de cuidadores de pessoas com necessidades especiais em atendimento em uma instituição de reabilitação. Participaram 90 cuidadores principais de pessoas com necessidades especiais em atendimento em uma instituição de reabilitação. Foram utilizados para a coleta de dados dois instrumentos: um questionário para verificar o perfil do cuidador e da pessoa com necessidades especiais e o questionário de medida de qualidade de vida WHOQOL-Bref. Os resultados demonstraram que houve significância, apenas, entre a qualidade de vida do cuidador no domínio físico e a idade da pessoa com necessidade especial, indicando que quanto mais velha a pessoa com necessidades especiais, mais difícil e penoso é o ato de cuidar. Os resultados podem indicar formas de orientação à família de pessoas com deficiência.<hr/>The quality of life of caregivers is a concern because it directly affects the quality of life of individuals dependent on such care. This study aimed to analyze and compare the quality of life in health of caregivers of people with special needs who attend a rehabilitation facility. Ninety caregivers of people with special needs who attend a rehabilitation facility participated in this study. For data collection two instruments were used: a questionnaire to determine the profile of the caregiver and the person with special needs and the WHOQOL-Bref questionnaire to measure quality of life. The results were significant only between the caregiver's quality of life in the physical domain and age of the person with special needs, indicating that the older a person with special needs, the more difficult and arduous is the act of caring. The result can indicate guidelines for caring for families of people with disabilities. <![CDATA[<b>School inclusion of children with down syndrome</b>: <b>experiences told by families</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivo explorar as experiências de famílias no processo de inclusão de crianças com síndrome de Down na rede regular de ensino. O objetivo foi conhecer as potencialidades e limitações vividas por essa clientela, no período de transição da instituição especializada para a escola regular e, assim, levantar as necessidades de cuidado, com vistas à promoção de saúde dessas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 11 mães e um pai de crianças com Síndrome de Down, cujas crianças frequentaram uma instituição especializada e foram encaminhadas para a rede regular de ensino de um município do interior paulista. Os resultados evidenciaram a necessidade de acompanhamento das famílias, antes, durante e após a inclusão propriamente dita, de modo a apoiá-las nos momentos de busca e escolha da escola, de adaptação da criança ao novo ambiente e de transição dos atendimentos oferecidos pela instituição especializada para outros setores. O conhecimento produzido neste estudo tem a intenção de tornar o processo de inclusão da criança com Síndrome de Down, na rede regular de ensino, uma etapa a ser vivida por ela e sua família da melhor forma possível, sentindo-se preparadas e acolhidas.<hr/>This study aimed to explore families' experiences in the inclusion process of children with Down syndrome into mainstream education, so as to get to know the potentials and limitations these clients experience during the transition period from the specialized institution into regular education and, thus, survey care needs with a view to these families' health promotion. A multiple case study with a qualitative approach was carried out. Study participants were 11 mothers and one father of children with Down syndrome, whose children attended a specialized institution and were referred to the mainstream education network in an interior city in state of São Paulo. The results showed the need to monitor the families before, during and after the inclusion itself, so as to support them when searching and choosing the school, adapting the child to the new environment and during the transition between care offered at the specialized institution and other sectors. The goal of the knowledge produced in this study is to make the inclusion process of children with Down syndrome into mainstream education a phase the children and their families experience as positively as possible, feeling prepared and welcomed. <![CDATA[<b>Inclusion of children with disabilities in regular schools in an area of São Paulo</b>: <b>understanding strategies and actions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular depende da preparação da comunidade escolar para promover a participação de todos os alunos. Foi objetivo deste estudo conhecer, do ponto de vista do professor do ensino fundamental da rede pública municipal, as estratégias pedagógicas que utilizavam para a inclusão de crianças com deficiência na classe comum. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais e, posteriormente, grupais com 11 professores de cinco escolas, um representante do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão e um coordenador pedagógico. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Após diversas leituras foi possível identificar como temáticas principais: sentidos e imaginários do professor sobre a deficiência, formação do professor para efetivação do processo de inclusão, bem como a utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas e formação de rede de apoio na escola. Os entrevistados utilizavam estratégias gerais como aula expositiva, debates, e específicas como: avaliação dos alunos, adaptação do material, atividades em duplas, parceria com o professor da sala de apoio e acompanhamento à inclusão. Parte dos entrevistados trouxe uma visão com relação aos alunos com deficiência permeada de possibilidades, acreditando no potencial de aprendizagem dos mesmos, enquanto para outros, o discurso centrou-se, sobretudo, na impossibilidade da aprendizagem. Os docentes identificaram a necessidade de apoio institucional para seu trabalho, incluindo possibilidades de formação a partir das demandas cotidianas. Responder às necessidades levantadas é parte dos desafios para implementar a Educação Inclusiva na perspectiva da Educação para Todos, para a efetivação dos direitos de crianças com necessidades educacionais especiais.<hr/>Including students with special needs in regular education requires preparation by the school community in order to promotes participation of all students. The purpose of this study is to understand from the point of view of primary and secondary municipal public school teachers, the pedagogical strategies these teachers used to include children with special needs in regular classes. This required conducting semi-structured individual interviews and later semi-structured group interviews with 11 teachers of 5 schools, 1 representative of the Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Inclusion Training and Monitoring Center) and 1 Learning and Teaching Coordinator. The interviews were recorded and transcribed and after several readings it was possible to identify the key topics: the perceptions and mental images of the teacher on disability, the training of the teacher to promote actual inclusion, as well as the use of dedicated teaching strategies and the formation of a support network at school. The participants used general strategies such as lectures and debates, and specific strategies such as student assessments, adaptation of teaching materials, activities in pairs, and joint work with the assistant teacher and inclusion monitor. Part of the participants shared a positive idea about the special needs students, demonstrating they believed these students had potential for learning. The discourse of the other participants showed that they did not believe in these potentialities. The teachers identified the need for institutional support for their work, such as on-going teacher training based on daily demands. Part of the challenge of implementing an Inclusive Education program integrated to the Educação para Todos (Education for All) idea requires us to face demands such as these in order to effectively enforce the rights of children with special learning needs. <![CDATA[<b>Perception of conflict in a stepfamily with a child with cerebral palsy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O aumento no número de separação/divórcio favorece o surgimento de novas estruturas familiares. Nesse sentido, o recasamento desponta como uma possibilidade de ordenamento do grupo familiar, que impõe à nova família uma reorganização, sobretudo nas vidas afetiva, social e econômica, assim como maior flexibilidade para negociar questões de associação, espaço, autoridade e tempo. O objetivo deste artigo foi descrever a estrutura e a dinâmica de uma família recasada, na qual há uma criança com paralisia cerebral, a partir de suas representações acerca de situações de conflito. Neste estudo de caso, foi pesquisada uma família, constituída, por três membros, mãe, filho e padrasto; foram aplicados um roteiro de entrevista semiestruturado e o Family System Test (FAST). Os escores obtidos no FAST demonstraram proximidade na díade mãe-filho e distanciamento na díade padrasto-enteado, com a hierarquia concentrada na mãe; quanto à flexibilidade das fronteiras, a percepção do casal indicou fronteiras rígidas tanto no sistema familiar quanto no parental, diferenciando-se da percepção do filho sobre o sistema familiar com uma fronteira difusa. Portanto, alguns fatores destacados na literatura e presentes nessa família como: diferença no ciclo de vida do casal; pouco tempo de união; bagagem emocional entre mãe e filho, associados às demandas de cuidado da criança, seus recursos biopsicológicos e disposições; configuraram um padrão rígido, com baixa flexibilidade, o que dificulta a inserção do padrasto no grupo e, consequente, assunção de co-paternidade nos cuidados e criação do enteado.<hr/>The increase in the number of separation/divorce has favored the emergence of new family structures. Thus, remarriage becomes a possibility for developing the family group which requires emotional, social and economic reorganization of the family, as well as greater flexibility to negotiate association, space, time and authority. The objective of this article was to describe the structure and dynamics of a stepfamily having a child with cerebral palsy, based on the members' representations of conflict situations. In this case study focused on a family, made up of three members: mother, son and stepfather. A semi-structured interview and the Family System Test (FAST) were applied. The FAST scores showed closeness in the mother-child dyad and distance in the stepfather-stepson dyad, with the hierarchy focused on the mother figure. As to the flexibility of boundaries, the couple's perception indicated rigid boundaries, both for the family and for parental systems, while the child's perception of the family system revealed diffused boundaries. Therefore, some factors highlighted in the literature and evident in this family such as differences in the couple's life cycle, short period of marriage, emotional baggage between mother and son, added to demands of child care, resources and biopsychological provisions, constituted a rigid standard with low flexibility, which made it difficult to include the stepfather in the group, resulting in less commitment to co-parenting in the care and education of the stepchild.