Scielo RSS <![CDATA[Psicologia em Estudo]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-737220130003&lang=en vol. 18 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Emotional approximation in the professional-patient relationship in the treatment of eating disorders</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Poucos espaços são oferecidos para escuta de como pacientes diagnosticados com transtornos alimentares entendem o discurso que preconiza a necessidade de distanciamento afetivo entre profissional e paciente. Buscamos compreender de que modo o pedido dos pacientes por maior proximidade afetiva em relação ao profissional de saúde pode participar da construção do bom relacionamento com médicos, psicólogos e nutricionistas. Pacientes de um serviço de assistência em transtornos alimentares foram entrevistados. A análise do material baseou-se na proposta teórico-metodológica das práticas discursivas e produção de sentidos sustentada pelo discurso construcionista social. Foram destacados os sentidos e discursos e os jogos de posicionamentos implicados nessas produções discursivas. As participantes construíram a proximidade com o profissional como ingrediente fundamental para uma possível superação do transtorno. Os argumentos a favor de um contato mais íntimo com os profissionais e o uso do discurso da neutralidade pelo profissional foram problematizados em seu contexto de produção.<hr/>Few spaces are available for listening how patients diagnosed with eating disorders understand the discourse of a need for an emotional distance between professional and patient. We seek to understand how the request made by patients for greater emotional bonding with the health professional can participate in building a good relationship with doctors, nutritionists and psychologists. Patients from a service of assistance in eating disorders were interviewed. The theoretical and methodological proposal of discursive practices and meanings production, underpinned by a social constructionist discourse, guided the analysis of the material. Discourses, meanings and positioning games involved in these discursive productions were highlighted. Participants constructed their proximity to the professional as a key ingredient for overcoming the disorder. The arguments in favor of a more intimate contact with the professionals and the use of the discourse of neutrality by the professional were discussed in its context of production.<hr/>Pocos son los espacios para escuchar cómo los pacientes diagnosticados con trastornos alimentarios entienden el discurso que preconiza la necesidad de alejamiento afectivo entre el profesional y el paciente. Tratamos de entender cómo la solicitud por parte de los pacientes por mayor proximidad afectiva en relación al profesional de salud puede participar de la construcción de una buena relación con médicos, psicólogos y nutricionistas. Los pacientes de un servicio de asistencia en trastornos alimentarios fueron entrevistados. La propuesta teórico-metodológica de las prácticas discursivas y la producción de sentidos, defendida por el discurso construccionista social, orientó el análisis del material. Se destacaron los sentidos y discursos y los juegos de posicionamiento que participan en dichas producciones discursivas. Las participantes construyeron la proximidad con el profesional como ingrediente fundamental para una posible superación del trastorno. Los argumentos a favor de un contacto más íntimo con los profesionales y el uso del discurso de la neutralidad por el profesional fueron problematizados en su contexto de producción. <![CDATA[<b>Female marital choice</b>: <b>an intergenerational analysis from a critical psychological approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar as variáveis envolvidas na escolha do primeiro cônjuge de mulheres residentes no Interior de Goiás, pertencentes a duas gerações (avós e netas), e como estas afetam sua esfera subjetiva. O referencial teórico adotado constitui-se de obras com ênfase nos aspectos históricos da mulher e das relações amorosas, à luz de uma perspectiva crítica em Psicologia. A amostra foi composta por dez avós que se casaram (incluindo coabitação estável) pela primeira vez até a década de 1960 e suas respectivas netas que nasceram após 1980 e se casaram (incluindo coabitação estável) pela primeira vez após o ano de 2000. Como instrumento de pesquisa utilizou-se entrevista individual semiestruturada. A análise objetivou captar os sentidos expressos pelos sujeitos acerca dos fatores relacionados à escolha do primeiro cônjuge e suas determinações constitutivas. Os resultados apontam que o processo de escolha conjugal sofreu mudanças significativas ao longo das duas gerações pesquisadas, porém mais no sentido de incorporação de novos valores do que de abandono dos antigos.<hr/>This study aims to identify and analyze the variables involved in the selection of the first spouse of women of two generations (grandmothers and granddaughters) in a city located in Goiás state, Brazil, and how these variables affect their subjective choice. The theoretical reference adopted was based on works with emphasis on historical aspects of women and love relations, from a critical perspective in psychology. The sample comprised 10 grandmothers who married (including stable cohabitation) for the first time before 1961, and their granddaughters who were born after 1980 and married (including stable cohabitation) for the first time after the year 2000. The research instrument was a semi-structured individual interview. The analysis aimed to infer from each participant's responses their perceptions related to the importance of the variables and how these were determined. The results obtained show that the marital selection process has changed markedly in the time between the two generations (grandmothers and granddaughters), but more in the sense of incorporation of new values than the abandonment of the old ones.<hr/>Esta investigación tuvo como objetivo general identificar y analizar las variables involucradas en la elección del primer cónyuge en mujeres residentes en el interior de Goiás, que pertenecen a dos generaciones (abuelas y nietas), y cómo éstas afectan su esfera subjetiva. El marco teórico adoptado se basó en trabajos con énfasis en los aspectos históricos de la mujer y de las relaciones amorosas, a la luz de una perspectiva crítica en psicología. La muestra fue compuesta por 10 abuelas que se casaron (incluyendo cohabitación estable) por primera vez hasta la década de 1960 y sus respectivas nietas que nacieron después de 1980 y se casaron (incluyendo cohabitación estable) por primera vez después del año 2000. El instrumento de investigación utilizado fue la entrevista individual semiestructurada. El análisis tuvo el objetivo de capturar los sentidos expresados por los sujetos sobre los factores relacionados a la elección del primer cónyuge y sus determinaciones constitutivas. Los resultados señalan que el proceso de elección conyugal sufrió cambios significativos a lo largo de las dos generaciones investigadas, pero más en lo que se refiere a la incorporación de nuevos valores que el abandono de los antiguos. <![CDATA[<b>Becoming a person in the gender and disability intersection</b>: <b>a research report</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender o processo de constituição de mulheres com deficiência física, com ênfase na intersecção das questões de gênero com a deficiência. Os sujeitos da pesquisa foram oito mulheres com deficiência física, integrantes de um grupo de mulheres organizado em uma associação de pessoas com deficiência física. As informações foram coletadas por meio de entrevistas em profundidade e analisadas com base no método de análise de discurso. Os referenciais teóricos utilizados foram a Psicologia Histórico-Cultural, os estudos de gênero e o modelo social da deficiência. Os resultados indicaram que gênero e deficiência são categorias que se interseccionam por meio dos processos de corporeidade, trabalho e maternidade, os quais são marcados pela violência. Destaca-se a relevância de se considerar gênero e deficiência como categorias de análise nas pesquisas e intervenções em psicologia e demais áreas de conhecimento.<hr/>The aim of this research was to understand the constitution process of women with physical disability, emphasizing the gender overlapped with physical disability. The research subjects were eight women with physical disability, members of an organized women group in an association of people with physical disability. The information was collected through in-depth interviews and analyzed based on the method of discourse analysis. The theoretical references were based on the Historic Cultural Psychology, the theories of genre and the social model of disability. The results suggested that gender and disability are linked categories, which are overlapped with the analysis of process of embodiment, work and maternity - all of them characterized by violence. The information obtained provided evidence that gender and disability are categories of analysis in researches and interventions in psychology and others areas of knowledge.<hr/>El objetivo de esta investigación fue el de comprender el proceso de constitución de mujeres con discapacidad física, especialmente en lo que se refiere a la intersección entre las cuestiones de género y la discapacidad. Los sujetos de la investigación fueron ocho mujeres con discapacidad física, integrantes de un grupo de mujeres organizado en una asociación de personas con discapacidad física. Los datos fueron recogidos por medio de entrevistas en profundidad y analizados con base en el método de análisis de discurso. Las referencias teóricas utilizadas fueron la Psicología Histórico-Cultural , los estudios de género y el modelo social de la discapacidad. Los resultados indicaron que género y discapacidad son categorías que se intersecan por medio de los procesos de corporeidad, trabajo y maternidad, que están marcados por violencias. Se destaca la relevancia de considerarse género y discapacidad como categorías de análisis en las investigaciones e intervenciones en psicología y demás campos del conocimiento. <![CDATA[<b>"Could it be that blind people dream?"</b>: <b>the case of distal tactile images</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do artigo é identificar algumas características e a dinâmica estrutural das imagens mentais de pessoas cegas precoces e analisar os componentes da imagética não visual em lembranças e sonhos. As contribuições de Antônio Damasio, Gilbert Simondon e Francisco Varela estabelecem a base da discussão sobre o conceito de imagem mental, sublinhando sua dimensão processual e inventiva. Utilizando uma metodologia de primeira pessoa, quatro pessoas cegas precoces adultas foram entrevistadas com a técnica da entrevista de explicitação, tendo em vista a descrição de experiências pré-refletidas. O texto analisa extratos das entrevistas que apontam a existência de uma imagética multissensorial, a importância da plataforma tátil e a presença de imagens táteis distais - tanto nas lembranças como nos sonhos - que são descritas como próximas da experiência da visão. O artigo destaca o hibridismo visuotátil das imagens táteis distais, bem como a presença de elementos da linguagem dos videntes.<hr/>This paper aims to identify some of the characteristics and the structural dynamics of mental images of early blind persons, and to analyse the components of non-visual imaging in image-memories and dreams. Contributions by Antonio Damasio, Gilbert Simondon and Francisco Varela establish the base of the discussion on the concept of mental image, highlighting its processing and inventive dimensions. Using first-person methodology, four early blind adults were interviewed. The technique of explicitation interview was used for the description of pre-reflective experiences. The article analyses excerpts of the interviews that reveal the presence of multi-sensorial imaging, the importance of the tactile platform and the presence of distal tactile images- both in dreams and memories - that are described as close to the experience of vision. The article highlights the hybridity visuo-tactile of distal tactile images as well as the presence of elements of the language of the seers.<hr/>El objetivo del artículo es identificar algunas características y la dinámica estructural de las imágenes mentales de personas ciegas precoces y analizar los componentes de la imagética no visual en recuerdos y sueños. Las contribuciones de Antônio Damasio, Gilbert Simondon y Francisco Varela establecen la base de la discusión sobre el concepto de la imagen mental, señalando su dimensión procesal e inventiva. Utilizando una metodología de primera persona, cuatro personas ciegas precoces adultas fueron entrevistadas con la técnica de la entrevista de explicitación, teniendo en cuenta la descripción de experiencias pre-reflexionadas. El texto analiza extractos de las entrevistas, que apuntan para la existencia de una imagética multisensorial, la importancia de la plataforma táctil y la presencia de imágenes táctiles distales - tanto en los recuerdos como en los sueños - que son descriptas como próximas de la experiencia de la visión. El artículo destaca el hibridismo visuo-táctil de las imágenes táctiles distales, así como la presencia de elementos del lenguaje de los videntes. <![CDATA[<b>Domestic violence against children and adolescents in the perspective of health community agents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa teve como objetivo analisar as crenças dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de um município de Minas Gerais a respeito da violência doméstica (VD) contra crianças e adolescentes. Participaram todos os trinta ACSs do município, os quais, num primeiro momento, responderam a um questionário autoaplicável, estruturado, individual e anônimo. Num segundo momento, os ACSs foram convidados a participar de um grupo focal. Os dados qualitativos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os dados indicaram uma forte tendência dos entrevistados a considerar o álcool e as drogas como geradores de VD contra crianças e adolescentes, assim como de problemas relacionais e intrafamiliares (falta de amor e carinho, falta de diálogo, falta de atenção e falta de uma estrutura familiar, por exemplo). Os resultados deixam clara a necessidade de se pensar em intervenções eficazes no plano institucional, visto que no espaço pesquisado não se desenvolve um projeto específico de prevenção e combate à VD, nem uma política voltada à capacitação dos ACSs para lidar com esta problemática.<hr/>This research aims at analysing the beliefs of Health Community Agents (HCA) from a city of Minas Gerais, Brazil, regarding Domestic Violence (DV) against children and adolescents. Research participants were all 30 municipal HCA who, at first, answered a self-administered, structured, particular and anonymous questionnaire. Later on, the HCA were invited to participate in a Focus Group. Qualitative data were then analyzed using the content analysis technique. The data indicated a strong tendency of respondents to consider alcohol and drugs as generators of DV against children and adolescents, as well as intra-family and relationship problems (lack of love and affection, lack of dialogue, lack of attention and lack of a family structure, for example). These results make clear the need to think about effective interventions at the institutional level because, in that specific searched space, neither a specific project to prevent and combat DV nor a policy aimed at training the HCA to deal with this sort of problem were developed.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo analizar las creencias de los Agentes Comunitarios de Salud (ACS) de un municipio de Minas Gerais sobre la violencia doméstica (VD) contra niños/adolescentes. Participaron todos los 30 ACS del municipio que, en un primer momento, respondieron a un cuestionario auto aplicable, estructurado, individual y anónimo. En segundo momento, los ACS fueron invitados a participar en un Grupo Focal. Los datos cualitativos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido. Los datos indicaron una fuerte tendencia de los encuestados a considerar el alcohol y las drogas como generadores de VD contra niños/adolescentes, así como los problemas relacionales e intrafamiliares (falta de amor y afecto, falta de diálogo, falta de atención y falta de una estructura familiar, por ejemplo). Los resultados dejan claro que hay la necesidad de pensarse en intervenciones eficaces en el plano institucional, ya que, en el espacio investigado no se desarrolla un proyecto específico para prevenir y combatir la VD y ni una política dirigida a la capacitación de los ACS para lidiar con esta problemática. <![CDATA[<b>Risk and protective factors in adolescent's victims of abuse sexual</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo refere-se a uma pesquisa qualitativa que visou identificar os fatores de risco e de proteção em casos de abuso sexual na adolescência. Foram entrevistadas duas meninas adolescentes vítimas de abuso sexual, de um município do Interior do Rio Grande do Sul. Os dados das entrevistas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Em relação aos resultados, percebe-se uma presença maior de fatores de risco do que de fatores de proteção no momento atual de vida das adolescentes, o que merece uma atenção especial por parte dos serviços que atendem estes casos. Sugerem-se pesquisas referentes aos estudos relacionados à resiliência e aos aspectos positivos da vida do ser humano, em vítimas de abuso sexual, buscando fortalecer os aspectos saudáveis das vítimas e ajudá-las a reconstruir sua vida.<hr/>This work refers to a qualitative search that aimed to identify risk and protective factors in cases of the sexual abuse in the adolescence. We interviewed two teenager girls victims of sexual abuse who were in treatment at Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) from a country city of Rio Grande do Sul/Brazil. The Interview's data were analyzed through the Content Analysis (Bardin, 1977). Relating to the search results, we observed a greater presence of risk factors than protection factors in the teenagers present moment of their life, which deserves a special attention by the services that meet these cases. It is suggested future research related to the studies about resilience and positive aspects of human life, on victims of sexual abuse, since they can strengthen the victims' healthy aspects, helping them to rebuild their lives.<hr/>Este artículo se refiere a una investigación cualitativa que pretendió identificar los factores de riesgo y de protección en casos de abuso sexual en la adolescencia. Fueron entrevistadas dos niñas adolescentes víctimas de abuso sexual, de una ciudad del interior de Rio Grande do Sul. Los datos de las entrevistas fueron analizados a través del Análisis de Contenido (Bardin, 1977). En relación a los resultados, se percibe una presencia mayor de factores de riesgo que de factores de protección en el momento actual de vida de las adolescentes, lo que merece una atención especial por parte de los servicios que atienden estos casos. Se sugiere investigaciones futuras referentes a los estudios relacionados a la resiliencia y a los aspectos positivos de la vida del ser humano, en víctimas de abuso sexual, buscando fortalecer los aspectos saludables de las víctimas, ayudándolas a reconstruir sus vidas. <![CDATA[<b>The concept of sublimation in Jean Laplanche's work</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A teoria da sedução generalizada é uma proposta de novos fundamentos para a psicanálise que promove um reposicionamento metapsicológico crucial, por resgatar o papel fundamental do outro na constituição da subjetividade. O objetivo deste ensaio é apresentar e discutir a concepção de sublimação neste referencial, trabalhando as dificuldades e limitações de uma noção estrita em que o conceito aparece como mera modificação do objeto e da meta da pulsão sexual. Pretende-se discutir as limitações dessa concepção na sua tarefa de articular a subjetividade individual com a organização cultural, indicando a proposta de Jean Laplanche de uma sublimação originária e de uma neoformação da pulsão como tentativas de superar alguns desses impasses teórico-conceituais. Concluímos que essa proposta laplanchiana é insuficiente para dar conta das limitações das teorias das pulsões e da cultura em psicanálise, que são um problema ainda atual e pertinente nesse campo de estudos.<hr/>The theory of generalized seduction is a proposal for a new foundation to psychoanalysis that promotes a crucial metapsychological repositioning to rescue the other's role in subjectivity constituyion. The aim of this paper is to present and to discuss the concept of sublimation in this reference, working difficulties and limitations of a strict notion in which the concept appears as a mere modification of the object and the target of sexual drive. It is intended to discuss the limitations of this conception in its task of articulation between the individual subjectivity and the cultural organization, indicating the proposal of Jean Laplanche for originary sublimation and neoformation of drive, as attempts to overcome some of these theoretical and conceptual impasses. We conclude that Laplanche's proposal is insufficient to account for the limitations in the theories of drives and culture in psychoanalysis, therefore, that it is a problem still current and relevant in this field of studies<hr/>La teoría de la seducción generalizada es una propuesta de nuevos fundamentos para el psicoanálisis que promueve un reposicionamiento metapsicológico crucial al rescatar el papel fundamental del otro en la constitución de la subjetividad. El objetivo de este ensayo es presentar y discutir la concepción de sublimación en este referencial, trabajando las dificultades y limitaciones de una noción estricta en que el concepto aparece como una mera modificación del objeto y de la meta de la pulsión sexual. Se pretende discutir las limitaciones de esta concepción en su tarea de articulación entre la subjetividad individual y la organización cultural, indicando la propuesta de Jean Laplanche de una sublimación originaria y de una neoformación de la pulsión, como intentos de superación de algunos de estos obstáculos teóricos-conceptuales. Se concluye que esta propuesta laplanchiana es insuficiente para dar cuenta de las limitaciones en las teorías de las pulsiones y de la cultura en psicoanálisis, siendo esta, por lo tanto, una problemática aun actual y pertinente en este campo de estudios. <![CDATA[<b>Reasons for an individual to practice physical sports activities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetiva investigar os motivos de um indivíduo para aderir à prática regular de atividades físico-esportivas. É um estudo de caso qualitativo que emerge do interesse pelos aspectos intrínsecos de um caso particular. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista. Tendo em vista a análise e a interpretação dos dados coletados, concluímos que: (1) a prática de atividades físico-esportivas pode estar associada a motivos que não são representados, isto é, a impulsos que permanecem obscuros; (2) o sujeito pratica regularmente atividades físico-esportivas porque com ela se sente mais consciente dos seus limites, de sua potência e de sua estética; (3) sua prática regular está associada à identificação com atividades físico-esportivas variadas; (4) o sujeito pratica-as regularmente, porque associa essa prática a um remédio saudável, porque mexer com o corpo é brincar com o corpo; (5) o sujeito pratica regularmente atividades físico-esportivas porque as qualidades da imaginação o confortam e a ilusão o acolhe e o move.<hr/>This study aims to investigate the reasons why an individual joins regular physical sports activities. This is a qualitative case study which rises from the interest in inherent aspects of a specific situation. The instrument used for data collection was an interview. Considering the analysis and interpretation of the collected data, we have concluded that: (1) the practice of physical sports activities may be associated with reasons which are not shown, that is, with impulses which remain unclear; (2) the individual practices physical sports activities regularly, because by doing so they feel more aware of their limits, their power, their aesthetics; (3) the regular practice of such activities is associated with the identification with varied physical sports activities; (4) the subject practices such activities regularly, as this practice is associated with a healthy medication, since moving the body means playing with the body; (5) the individual practices physical sports activities regularly because the qualities of the imagination are comforting to them, the illusion shelters him and makes him move forward.<hr/>Este estudio tiene el objetivo de investigar los motivos de la adhesión de un individuo a la práctica regular de actividades físico-deportivas. Se trata de un estudio de caso cualitativo que emerge del interés por aspectos intrínsecos de un caso particular. El instrumento utilizado para la recolección de datos fue la entrevista. Teniendo en cuenta el análisis y la interpretación de los datos recogidos, concluimos que: (1) la práctica de actividades físico-deportivas puede estar asociada a motivos que no son representados, esto es, a impulsos que permanecen oscuros; (2) el sujeto practica regularmente actividades físico-deportivas, porque, así, se siente más consciente de sus límites, de su potencia, de su estética; (3) su práctica regular está asociada a la identificación con actividades físico-deportivas variadas; (4) el sujeto las practica regularmente, porque asocia esa práctica a un remedio saludable, porque moverse con el cuerpo es jugar con el cuerpo; (5) el sujeto practica regularmente actividades físico-deportivas porque las cualidades de la imaginación lo confortan, la ilusión lo acoge y lo mueve. <![CDATA[<b>Subjectivity, teaching and learning</b>: <b>cultural-historical approach in academic works</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e em Educação cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas com foco nas relações entre subjetividade, ensino e aprendizagem na Educação Básica. O recorte privilegia a identificação dos referenciais teóricos dessas produções. O objetivo é analisar aqueles que se aproximam da concepção histórico-cultural de subjetividade de Fernando González Rey, a qual norteia este estudo. Dos 86 trabalhos que apresentaram a temática em estudo do período 2003-2007, foram selecionados 34 que se aproximavam da abordagem histórico-cultural. Evidencia-se na análise a dificuldade em identificar claramente os referenciais e autores de base, seja por falta de explicitação seja pela diversidade de referenciais e autores citados. Os trabalhos, considerados no enfoque histórico-cultural, colocaram em foco questões relevantes na leitura dos processos subjetivos articulados com o ensino e a aprendizagem e condizentes com a demanda da escola na atualidade.<hr/>This article is a result of a bibliographical research held in stricto sensu post-graduation programs in Psychology and Education whose object of study is the academic production focusing on the relationship among subjectivity, teaching and learning in Basic Education. The paper favors the identification of theoretical referential of this production. It aims to analyze those studies that approach the cultural-historical conception of subjectivity of Fernando González Rey, who is the guide of this study. Among the 86 papers that presented the topic under study, from 2003-2007, 34 ones referred to the cultural-historical perspectives. Analysis reveals the difficulty of clear identification of benchmarks and authors, or by lack of explanation or by the diversity of references and authors cited. The works considered in a historical-cultural approach put in focus relevant issues related to the reading of the subjective processes articulated with teaching and learning, consistent with the demands of school nowadays.<hr/>Este artículo resulta de una investigación bibliográfica realizada en programas de postgrado stricto sensu en Psicología y en Educación, cuyo objeto de estudio son las producciones académicas con enfoque en las relaciones entre subjetividad, enseñanza y aprendizaje en la Educación Básica. El recorte privilegia la identificación de los referentes teóricos de esta producción. El objetivo es analizar aquéllos que se acercan a la concepción histórico-cultural de subjetividad de Fernando González Rey, que basa este estudio. De los 86 trabajos que presentaron la temática en estudio, entre 2003-2007, fueron seleccionados 34 que se aproximaron del abordaje histórico-cultural. Se evidencia en el análisis la dificultad de identificación aclarada de los referenciales y autores citados. Los trabajos considerados en una aproximación histórico-cultural evidenciaron cuestiones pertinentes en la lectura de los procesos subjetivos vinculados a la enseñanza y al aprendizaje, en consonancia con la demanda de la escuela en la actualidad. <![CDATA[<b>Method to research the disabilities theme in psychology curricula</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo de currículos permite verificar tendências e concepções e identificar práticas pedagógicas, o que, por sua vez, possibilita o planejamento e implantação de mudanças, quando necessárias. O material aqui apresentado constitui parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de pós-graduação que trata da formação de psicólogos para atuação junto a pessoas com deficiência e na qual se recorreu à análise documental. Para realizar essa tarefa foi utilizado um procedimento metodológico denominado busca por radicais, que possibilitou imprimir maior agilidade à pesquisa e rápida identificação das disciplinas que continham os temas de interesse para a pesquisa, facilitando sua seleção para estudo. A utilização da pesquisa documental como metodologia possibilitou tanto a reunião e organização de informações que se encontravam dispersas, conferindo-lhes nova configuração como fonte de consulta, quanto o tratamento e a interpretação dos dados brutos, conferindo-lhes sentido e agregando-lhes valor. Dos 36 cursos, 35 apresentavam ao menos uma disciplina relacionada às pessoas com deficiência, e a soma dessas resultou em 85 disciplinas para análise. A interpretação dos dados levantados mediante a leitura das ementas trouxe informações sobre as intenções predominantes nas ementas das disciplinas, a realização de pesquisas na área, o ensino de procedimentos e técnicas e as possibilidades de atuação e inserção do psicólogo nos diferentes contextos em que este pode lidar com a questão da deficiência. Em uma perspectiva positiva, os resultados demonstraram que parece haver uma tendência a valorizar a interface da Psicologia com outras áreas do conhecimento para o entendimento das questões relacionadas à deficiência.<hr/>The curricula study allows the verification of trends, concepts and the identification of teaching practices, enabling the planning and implementation of changes when necessary. The material presented here is part of the results obtained in a postgraduate research that deals with the training of psychologists to work with people with disabilities, which appealed to the document analysis. To accomplish this task it was used a methodological procedure named searching through radical, which allowed greater agility to the search, enabling the quick identification of the courses containing topics of interest for research, facilitating their selection to study. The use of document analysis as a methodology allowed both the collection and organization of information that were diffused, providing them new configuration as source of information, as the processing and interpretation of the raw data, giving them direction and adding them value. In 36 courses, 35 had at least one subject related to persons with disabilities, and the sum of these resulted in 85 subjects for analysis. The interpretation of data obtained through reading the menus brought information about prevalent intentions on the menus of the subjects, to research in the area, teaching procedures, techniques and possibilities of action and insertion of psychologists in different contexts in which they can deal with disability. In a positive perspective, the results showed that there seems to be a tendency to enhance the interface of psychology with other knowledge areas to understand the issues related to disability.<hr/>El estudio de currículos permite la verificación de tendencias, concepciones y la identificación de prácticas pedagógicas, posibilitando la planificación e implantación de cambios cuando necesarios. El material presentado aquí hace parte de los resultados obtenidos en una investigación de postgrado que trata de la formación de psicólogos para actuar junto a personas con discapacidad, en la cual se utilizó el análisis documental. Para ello se utilizó un procedimiento metodológico denominado búsqueda por radicales, que permitió una mayor agilidad en la investigación, permitiendo la rápida identificación de las disciplinas que contenían temas de interés para la investigación, facilitando su selección para el estudio. El uso de la investigación documental como metodología permitió la reunión y organización de informaciones que se encontraban dispersas, dándoles nueva configuración como fuente de información, así como también el tratamiento y la interpretación de los datos brutos, dándoles dirección y añadiéndoles valor. De los 36 cursos, 35 presentaban por lo menos una disciplina relacionada a las personas discapacitadas y la suma de estas resultaron en 85 disciplinas para el análisis. La interpretación de los datos obtenidos mediante la lectura de los sumarios ha traído informaciones sobre las intenciones predominantes en los sumarios de las disciplinas, la realización de investigaciones en el área, la enseñanza de procedimientos, las técnicas y las posibilidades de acción e inclusión del psicólogo en los diferentes contextos que se pueden lidiar con el tema de la discapacidad. En una perspectiva positiva, los resultados demostraron que parece haber una tendencia en valorarse la interfaz de la Psicología con otras áreas del conocimiento para la comprensión de las cuestiones relacionadas con la discapacidad. <![CDATA[<b>The place of affective on child development</b>: <b>educational implications</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo, de natureza teórica, tem por objetivo analisar algumas proposições da Psicologia Histórico-Cultural acerca do psiquismo humano, notadamente no que tange à constituição dos processos afetivos na relação com o desenvolvimento infantil. Para tanto, reúne alguns princípios da filosofia spinosiana que fundamentaram o pensamento de Vigotski sobre os afetos e postula que, para essa escola da psicologia, na base da formação humana se encontram a experiência social e a relação sujeito-objeto, elementos constitutivos dos processos cognitivo e afetivo. As análises desenvolvidas ao longo do texto indicam que os mediadores sociais - signos e instrumentos - subsidiam a formação da atividade e da consciência num processo que legitima a origem histórica e social das funções afetivas. O artigo pretende evidenciar o papel da escola como um espaço privilegiado de acesso aos conhecimentos capazes de transformar os modos de pensar, sentir e agir das crianças por meio dos processos de ensino e de aprendizagem.<hr/>This study, of theoretical nature, aims to analyse some propositions of Historic and Cultural psychology about human psyche, especially regarding the constitution of affective processes in relation to child development. Therefore, brings together some principles of Spinozist philosophy that underlie the Vigotskian thought about affections and postulates that, for this school of psychology, on the basis of human development are the social experience and subject-object relation, constitutive of cognitive and affective processes. The analyses developed over the text indicate that social mediators - signs and instruments - subsidize the formation of activity and consciousness in a process that legitimizes the historic and social origin of affective functions. The paper aims to highlight the role of education as a privileged place of access to knowledge capable of transforming ways of thinking, feeling and acting of children through the processes of teaching and learning.<hr/>Este estudio, de naturaleza teórica, tiene como objetivo analizar algunas proposiciones de la psicología Histórico-Cultural acerca del psiquismo humano, especialmente en lo que se refiere a la constitución de los procesos afectivos en la relación con el desarrollo infantil. Para ello, reúne algunos principios de la filosofía spinozista que fundamentaron el pensamiento vigotskiano sobre los afectos y postula que, para esta escuela de la psicología, en la base de la formación humana se encuentran la experiencia social y la relación sujeto-objeto, constitutivas de los procesos cognitivos y afectivos. Los análisis desarrollados a lo largo del texto indican que los mediadores sociales - signos e instrumentos - subvencionan la formación de la actividad y de la conciencia en un proceso que legitima el origen histórico y social de las funciones afectivas. El artículo pretende evidenciar el papel de la educación escolar como un espacio privilegiado de acceso a los conocimientos capaces de transformar las formas de pensar, sentir y actuar de los niños por medio de los procesos de enseñanza y aprendizaje. <![CDATA[<b>The representation of psychotherapy in children treated in public health institution</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve como objetivo investigar como crianças que estão em atendimento psicológico na rede básica de saúde representam a sua terapia. Realizou-se um estudo qualitativo com a aplicação do desenho-estória. Participaram oito crianças com idades entre cinco e doze anos incompletos. Foi solicitado às crianças que realizassem três desenhos-estórias. A análise dos dados foi feita através de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que as crianças percebem a psicoterapia como um espaço destinado tanto para brincar quanto para falar sobre si. O destaque dado aos recursos lúdicos e ao conversar salienta a valorização destes enquanto dispositivos terapêuticos que lhes possibilitaram abordar e trabalhar os seus conflitos. Além disto, o tratamento foi experienciado como um lugar destinado à realização de mudanças com o intuito de alcançarem ganhos terapêuticos e melhorarem. As considerações finais destacam a possibilidade da implantação de serviços de qualidade em instituições públicas de saúde, visto que os dados não apontam distinção entre o atendimento psicológico público e o privado.<hr/>This study aimed to investigate how children represent their therapy under psychological care in basic health institution. For this purpose, a qualitative study was carried out, using the draw and tell a story procedures. Eight children between five and twelve years old participated in this study. Children were asked to perform three drawing-stories. The data analysis was performed using content analysis. The results show that children have a representation of psychotherapy as a place to play and to talk about themselves. The emphasis given by children to the ludic resources and conversations points out to the importance of these therapeutic tools since they help children to approach and work on their conflicts. Moreover, the treatment was experienced by children as a place where changes happen in order to achieve therapeutic gains and improvements. The final considerations highlight the possibility of having services of quality in public health institutions, since the data do not point out to a distinction between public and private psychological care..<hr/>El estudio tuvo por objetivo investigar cómo los niños que están en atención psicológica en la red básica de salud representan su terapia. Se realizó un estudio cualitativo con la aplicación del diseño-historia. Participaron ocho niños con edad entre cinco y doce años incompletos. Fue solicitado a los niños que realizaran tres diseños-historias. El análisis de los datos fue a través de análisis de contenido. Los resultados evidencian que los niños tienen una representación de psicoterapia como un espacio destinado tanto para jugar como de hablar sobre sí. El destaque dado a los recursos lúdicos y al conversar evidencia la valoración de estos en cuanto dispositivos terapéuticos que les posibilitaron abordar y trabajar sus conflictos. Además, el tratamiento fue experimentado como un lugar destinado a la realización de cambios con el objetivo de alcanzar beneficios terapéuticos y que mejoraran. Las consideraciones finales destacan la posibilidad de implantación de servicios de calidad en instituciones públicas de salud, puesto que los datos no apuntan a una distinción entre la atención psicológica pública y privada <![CDATA[<b>Drawn landscapes</b><b>: </b><b>windows for children's perception of natural</b><b> environments</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos um panorama das pesquisas recentes que utilizam o desenho como ferramenta metodológica para investigar a percepção das crianças sobre os ambientes naturais. Destacamos seus principais pressupostos e achados, buscando estabelecer um diálogo com nossa própria investigação. Nosso estudo, de caráter exploratório e descritivo, trata da percepção de crianças sobre ambientes naturais protegidos. Foi realizado com um grupo de 209 crianças de seis a onze anos de idade, em uma área de Mata Atlântica no Sul da Bahia. Debatemos a pertinência do uso do desenho e apontamos também suas limitações, argumentando em favor de uma abordagem multimetodológica. Pontuamos os principais achados e reflexões de nossa pesquisa, indicando questões que julgamos pertinentes para futuras pesquisas que usem o desenho para acessar a percepção de crianças sobre os ambientes naturais.<hr/>We present a panorama of the recent literature that uses the drawing as methodological tool to investigate children's perception of natural environments. We discuss their main assumptions and findings, searching to establish a dialogue with our own inquiry. We describe our exploratory and descriptive research with 209 children, aged six to eleven, in a Rain Forest context in Bahia , Brazil . We discuss the relevance of the use of the drawings and also point its limitations, arguing for a multimethod approach. After discussing our findings we indicate relevant issues for future studies that choose drawings to access children's perceptions of natural environments.<hr/>Presentamos un panorama de las investigaciones recientes que utilizan el dibujo como herramienta metodológica para investigar la percepción que los niños tienen de los ambientes naturales. Señalamos sus principales presupuestos y hallazgos, buscando establecer un diálogo con nuestra propia investigación. Describimos nuestra investigación exploratoria y descriptiva sobre la percepción ambiental infantil de ambientes naturales protegidos, realizada con un grupo de 209 niños de seis a once años, en un área de Mata Atlántica en el sur de Bahía, Brasil. Discutimos la importancia del uso del dibujo y también señalamos sus limitaciones, argumentando en favor de un abordaje multimétodos. Evidenciamos los principales hallazgos y reflexiones de nuestra investigación indicando cuestiones que juzgamos pertinentes para futuras investigaciones que usen el dibujo para acceder la percepción que niños tienen de los ambientes naturales <![CDATA[<b>The fathers' experience with childhood cancer</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en No tratamento de câncer infantil, geralmente a mãe assume os cuidados com a criança doente, tendendo os estudos a focar a relação mãe-filho. Este estudo teve como objetivo compreender a vivência do pai diante do câncer de um filho pequeno. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e dela participaram onze genitores que tinham filhos atendidos no ambulatório de um hospital de referência da cidade do Recife - PE. A delimitação da amostra baseou-se no critério de saturação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas no período de outubro a dezembro de 2011, as quais foram analisadas pelo método de análise do discurso segundo Minayo (2000). Os resultados apontaram que as mães foram as principais cuidadoras no tratamento, mas os pais também desenvolveram atividades junto a seus filhos doentes que provocaram várias mudanças na sua rotina. O acolhimento e a escuta clínica ou a criação de grupos de apoio para este público-alvo são de grande importância.<hr/>In the childhood cancer treatment, the mother often takes care of the sick child. Consequently, studies have focused on the mother-child relationship. This study aimed to understand the father's experience with childhood cancer. A qualitative study was performed and involved 11 parents whose children were treated at the clinic of a referral hospital in Recife-PE. The delimitation of the sample was based on the saturation criterion. Data collection was conducted through interviews during the period of October to December 2011 and analyzed by the method of discourse analysis from Minayo (2000). The results showed that the mother was the main caregiver to the treatment, but the father also carries out activities with the sick child causing several changes in his routine. The host and clinic listening or the creation of support groups for this target audience is important.<hr/>En el tratamiento del cáncer infantil, generalmente, la madre asume los cuidados con el niño enfermo, haciendo con que los estudios tiendan a centrarse en la relación madre-hijo. Este estudio tuvo como objetivo comprender la experiencia del padre frente al cáncer infantil. Se trató de una investigación cualitativa, en que participaron 11 genitores cuyos hijos eran atendidos en la clínica de un hospital de referencia de la ciudad de Recife-PE. La delimitación de la muestra se basó en el criterio de saturación. La recolección de datos fue realizada por medio de entrevistas en el período de octubre a diciembre de 2011 y analizados por el método de análisis del discurso de Minayo (2000). Los resultados señalaron que la madre fue la principal cuidadora en el tratamiento, pero el padre también desarrolla actividades junto al niño enfermo acarreando varios cambios en su rutina. Es importante que haya la acogida y la escucha clínica o la creación de grupos de apoyo para este público meta. <![CDATA[<b>Caregivers' practices and beliefs about care</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade cuidar e educar. Esta dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras práticas além do que é considerado educacional. Este estudo teve como objetivo, investigar as práticas de cuidado de educadoras de berçário e suas crenças sobre as necessidades desenvolvimentais de bebês. Participaram catorze educadoras de duas creches públicas, cujas respostas à entrevista foram analisadas qualitativamente, com base em três categorias derivadas das dimensões de cuidado propostas por Winnicott: holding (segurar/sustentar), handling (manipular) e object-presenting (apresentar objetos). Os resultados mostraram que as educadoras identificaram o holding como a principal necessidade dos bebês e o handling (manipular) e a apresentação de objetos como as principais práticas. Destaca-se a necessidade de valorizar os cuidados básicos como um fazer legítimo do profissional da Educação Infantil, tendo em vista sua importância para o desenvolvimento emocional saudável do bebê.<hr/>The Brazilian early childhood education is characterized by the duality between care and education. This duality is even more evident in the baby nursery routine, because babies have needs and demand from caregivers practices beyond the ones considered educational. This study aimed to investigate practices of care and beliefs about development of babies, from caregivers' point of view. Fourteen caregivers from public baby nurseries were interviewed and their answers were qualitatively analyzed grounded in three categories based on the dimensions of care proposed by Winnicott: holding, handling and object-presenting. The results showed that the caregivers identified the holding as the main need of babies, and handling and presenting objects as the main practices. This study highlights the importance of valuing the basic care as a rightful doing of childhood education professionals, considering its importance to the healthy emotional development of baby.<hr/>La educación infantil en Brasil está marcada por la dualidad entre cuidar y educar. Esta dualidad es aun más evidente en el cotidiano de la guardería, pues bebés tienen necesidades y demandan de las educadoras prácticas más allá de lo que es considerado educacional. Este estudio tuvo como objetivo investigar las prácticas de cuidado de educadoras de guardería y sus creencias sobre las necesidades de desarrollo de los bebés. Participaron 14 educadoras de dos guarderías públicas, cuyas respuestas a la entrevista fueron analizadas cualitativamente, teniendo como base tres categorías derivadas de las dimensiones de cuidado propuestas por Winnicott: holding (sujetar/sostener), handling (manipular) y object-presenting (presentar objetos). Los resultados mostraron que las educadoras han identificado el holding como principal necesidad de los bebés y el handling (manipular) y la presentación de objetos como principales prácticas. Se destaca la necesidad de valorar los cuidados básicos como un hacer legítimo del profesional de la educación infantil, teniendo en cuenta su importancia para el desarrollo emocional saludable del bebé. <![CDATA[<b>Envisioning a participatory democracy</b>: <b>an interview with John Shotter</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade cuidar e educar. Esta dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras práticas além do que é considerado educacional. Este estudo teve como objetivo, investigar as práticas de cuidado de educadoras de berçário e suas crenças sobre as necessidades desenvolvimentais de bebês. Participaram catorze educadoras de duas creches públicas, cujas respostas à entrevista foram analisadas qualitativamente, com base em três categorias derivadas das dimensões de cuidado propostas por Winnicott: holding (segurar/sustentar), handling (manipular) e object-presenting (apresentar objetos). Os resultados mostraram que as educadoras identificaram o holding como a principal necessidade dos bebês e o handling (manipular) e a apresentação de objetos como as principais práticas. Destaca-se a necessidade de valorizar os cuidados básicos como um fazer legítimo do profissional da Educação Infantil, tendo em vista sua importância para o desenvolvimento emocional saudável do bebê.<hr/>The Brazilian early childhood education is characterized by the duality between care and education. This duality is even more evident in the baby nursery routine, because babies have needs and demand from caregivers practices beyond the ones considered educational. This study aimed to investigate practices of care and beliefs about development of babies, from caregivers' point of view. Fourteen caregivers from public baby nurseries were interviewed and their answers were qualitatively analyzed grounded in three categories based on the dimensions of care proposed by Winnicott: holding, handling and object-presenting. The results showed that the caregivers identified the holding as the main need of babies, and handling and presenting objects as the main practices. This study highlights the importance of valuing the basic care as a rightful doing of childhood education professionals, considering its importance to the healthy emotional development of baby.<hr/>La educación infantil en Brasil está marcada por la dualidad entre cuidar y educar. Esta dualidad es aun más evidente en el cotidiano de la guardería, pues bebés tienen necesidades y demandan de las educadoras prácticas más allá de lo que es considerado educacional. Este estudio tuvo como objetivo investigar las prácticas de cuidado de educadoras de guardería y sus creencias sobre las necesidades de desarrollo de los bebés. Participaron 14 educadoras de dos guarderías públicas, cuyas respuestas a la entrevista fueron analizadas cualitativamente, teniendo como base tres categorías derivadas de las dimensiones de cuidado propuestas por Winnicott: holding (sujetar/sostener), handling (manipular) y object-presenting (presentar objetos). Los resultados mostraron que las educadoras han identificado el holding como principal necesidad de los bebés y el handling (manipular) y la presentación de objetos como principales prácticas. Se destaca la necesidad de valorar los cuidados básicos como un hacer legítimo del profesional de la educación infantil, teniendo en cuenta su importancia para el desarrollo emocional saludable del bebé. <![CDATA[<b>O que Freud dizia sobre as mulheres?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade cuidar e educar. Esta dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras práticas além do que é considerado educacional. Este estudo teve como objetivo, investigar as práticas de cuidado de educadoras de berçário e suas crenças sobre as necessidades desenvolvimentais de bebês. Participaram catorze educadoras de duas creches públicas, cujas respostas à entrevista foram analisadas qualitativamente, com base em três categorias derivadas das dimensões de cuidado propostas por Winnicott: holding (segurar/sustentar), handling (manipular) e object-presenting (apresentar objetos). Os resultados mostraram que as educadoras identificaram o holding como a principal necessidade dos bebês e o handling (manipular) e a apresentação de objetos como as principais práticas. Destaca-se a necessidade de valorizar os cuidados básicos como um fazer legítimo do profissional da Educação Infantil, tendo em vista sua importância para o desenvolvimento emocional saudável do bebê.<hr/>The Brazilian early childhood education is characterized by the duality between care and education. This duality is even more evident in the baby nursery routine, because babies have needs and demand from caregivers practices beyond the ones considered educational. This study aimed to investigate practices of care and beliefs about development of babies, from caregivers' point of view. Fourteen caregivers from public baby nurseries were interviewed and their answers were qualitatively analyzed grounded in three categories based on the dimensions of care proposed by Winnicott: holding, handling and object-presenting. The results showed that the caregivers identified the holding as the main need of babies, and handling and presenting objects as the main practices. This study highlights the importance of valuing the basic care as a rightful doing of childhood education professionals, considering its importance to the healthy emotional development of baby.<hr/>La educación infantil en Brasil está marcada por la dualidad entre cuidar y educar. Esta dualidad es aun más evidente en el cotidiano de la guardería, pues bebés tienen necesidades y demandan de las educadoras prácticas más allá de lo que es considerado educacional. Este estudio tuvo como objetivo investigar las prácticas de cuidado de educadoras de guardería y sus creencias sobre las necesidades de desarrollo de los bebés. Participaron 14 educadoras de dos guarderías públicas, cuyas respuestas a la entrevista fueron analizadas cualitativamente, teniendo como base tres categorías derivadas de las dimensiones de cuidado propuestas por Winnicott: holding (sujetar/sostener), handling (manipular) y object-presenting (presentar objetos). Los resultados mostraron que las educadoras han identificado el holding como principal necesidad de los bebés y el handling (manipular) y la presentación de objetos como principales prácticas. Se destaca la necesidad de valorar los cuidados básicos como un hacer legítimo del profesional de la educación infantil, teniendo en cuenta su importancia para el desarrollo emocional saludable del bebé.