Scielo RSS <![CDATA[Psicologia em Estudo]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-737220130004&lang=en vol. 18 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Sobre pesquisadores felizes e infelizes...</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Romantic attachment and young people well-being in different family configurations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nos períodos da adolescência e de jovem adultez ocorre um conjunto de alterações e mudanças nos jovens, tornando-os aptos a desenvolver novas relações pautadas pela proximidade, intensidade e intimidade com os pares e parceiros amorosos. Numa amostra de 827 jovens de idades entre os treze e vinte e cinco anos, este estudo tem como objetivo analisar em que medida a qualidade da vinculação amorosa exerce efeito no bem-estar psicológico de jovens provenientes de famílias intactas e divorciadas. Foram encontradas diferenças significativas na qualidade da vinculação amorosa em relação à configuração familiar; mas no tocante ao bem-estar psicológico não foram encontradas diferenças significativas. Constatou-se que o bem-estar é predito positivamente pela confiança no parceiro amoroso e, negativamente, pela dependência e o evitamento. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, atendendo às particularidades do desenvolvimento e qualidade das relações amorosas na adolescência e jovem adultez no sentido de perceber o seu contributo para o bem-estar psicológico dos jovens.<hr/>During adolescence and young adulthod a significant number of changes in young people arise, enabling them to develop new relationships guided by proximity, intensity and intimacy with peers and romantic partners. In a sample of 827 young 13 to 25 years, this study aims to analyze in which way romantic attachment effects on psychological well-being of young people from intact and divorced families. There were significant differences in romantic attachment on family configuration. However, no significant differences were found on psychological wellbeing. It was found that well-being is positively predicted by confidence to romantic partner and negatively by dependency and avoidance. The results will be discussed according to attachment theory view in what concerns to development and quality of romantic relationships in adolescence and young adulthood in order to realize their contribution in young psychological well-being.<hr/>La adolescencia y joven adultez produce una serie de modificaciones y cambios en los jóvenes permitiéndoles desarrollar nuevas relaciones guiadas por la proximidad, intensidad y intimidad con sus compañeros y parejas románticas. En una muestra de 827 jóvenes de entre 13 y 25 años, este estudio tiene como objetivo examinar los efectos de la calidad del apego romántico sobre el bienestar psicológico de jóvenes de familias intactas y divorciadas. Se observaron diferencias significativas en la calidad del apego romántico con respeto a la configuración familiar. Sin embargo, con respecto al bienestar psicológico no mostraron diferencias significativas. El bienestar se predijo positivamente por la confianza en la pareja amorosa y negativamente por la dependencia y evitación. Los resultados se discuten de acuerdo a la teoría del apego atendiendo al desarrollo específico y la calidad de las relaciones románticas en la adolescencia y la adultez emergente y su contribución en el bienestar psicológico de los jóvenes. <![CDATA[<b>Educational practices of babies' mothers</b>: <b>effects of an intervention program</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa visa descrever os efeitos de um programa de intervenção com foco nas práticas parentais de mães de bebês mediante comparações pré e pós-teste (comparação intragrupos) realizadas com grupos de mães adolescentes e mães adultas (comparação intergrupos). Participaram 40 mães, sendo 20 adolescentes e 20 adultas. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB), aplicado antes e após a intervenção, sendo esta caracterizada por dez encontros semanais abordando temas referentes ao ciclo do desenvolvimento humano e às práticas parentais. Os resultados apontaram para práticas educativas significativamente melhores para mães adolescentes quando comparados com mães adultas principalmente na primeira avaliação conduzida. O grupo de intervenção foi efetivo para a maioria das participantes, adultas e adolescentes, que melhoraram suas práticas parentais ou as mantiveram adequadas. Discute-se a importância de grupos interventivos para aprimorar as práticas parentais de mães de bebês.<hr/>This research aims to describe the effects of an intervention program focusing on parenting practices of mothers of babies by comparing pre- and post -test (intragroup comparison) performed with groups of adolescent mothers and adult mothers (intergroup comparison). Participants were 40 mothers, 20 adolescents and 20 adults. To collect data we used the Parenting Styles Inventory for Mothers of Babies (IEPMB), applied before and after the intervention, which is characterized for ten weekly meetings on topics related to the cycle of human development and parenting practices. The results showed significantly better educational practices for adolescent mothers compared to adult mothers especially in the first evaluation conducted. The intervention group was effective for most participants, adults and adolescents, who improved their parenting practices or remained appropriate. It discusses the importance of interventional groups to improve parenting practices of mothers of babies.<hr/>Esta investigación tiene como objetivo describir los efectos de un programa de intervención se centra en las prácticas de crianza de las madres de los bebés mediante la comparación pre y post -test (comparación intragrupo) realizado con grupos de madres adolescentes y madres adultas (comparación entre grupos). Los participantes fueron 40 madres, 20 adolescentes y 20 adultos. Para recoger los datos se utilizó el Inventario de Estilos y Prácticas Parentales para las madres de bebés (IEPMB), aplicado antes y después de la intervención, que se caracteriza por diez reuniones semanales sobre temas relacionados con el ciclo de las prácticas de crianza de los hijos y el desarrollo humano. Los resultados mostraron significativamente mejores prácticas educativas para las madres adolescentes en comparación con las madres adultas, especialmente en la primera evaluación realizada. El grupo de intervención fue eficaz para la mayoría de los participantes, adultos y adolescentes, que mejoraron sus prácticas de crianza de los hijos o permanecieron apropriado. Se discute la importancia de los grupos de intervención para mejorar las prácticas de crianza de las madres de los bebés. <![CDATA[<b>Meanings and experiences following the surgical indication for cardiac patients</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este é um estudo qualitativo, de cunho exploratório e descritivo, cujo objetivo consistiu em compreender os significados atribuídos à cirurgia cardíaca por pacientes pré-cirúrgicos. Para sua realização participaram quinze usuários de ambulatório de cardiologia de um hospital universitário. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, da qual emergiram quatro categorias: A ansiedade da espera; A cirurgia e o medo; Expectativas de futuro após a cirurgia; e Religiosidade e introspecção. Os resultados mostram as repercussões emocionais decorrentes do caráter de imprevisibilidade atribuído à cirurgia, evidenciando um cenário de vulnerabilidade e de fragilização emocional. Constata-se a necessidade de refletir sobre aspectos da cirurgia que estão além do adoecimento físico, abarcando as mais diversas áreas profissionais e de conhecimento no âmbito da atenção à saúde.<hr/>This is a qualitative study, characterized as exploratory and descriptive. Its aim consisted on understanding the meanings attributed to the cardiac surgery by presurgical patients. Fifteen users of a cardiology outpatient clinic of a university hospital participated on the study. Data collection was carried out through semi-structured interviews. Data analysis was carried out through content analysis, emerging four categories: Anxiety of waiting; Surgery and fear; Expectations about the future after the surgery; and Religiosity and introspection. Results emphasize the emotional repercussions due to the unpredictable character attributed to surgery, evidencing a context of vulnerability and emotional fragility. Such results highlight the need for reflection concerning aspects of the surgery that are beyond the physical body, covering the several fields of knowledge and professionals who are involved on health care.<hr/>Este es un estudio cualitativo, de carácter exploratorio y descriptivo, cuyo objetivo consistió en comprender los significados atribuidos a la cirugía cardíaca por pacientes prequirúrgicos. Participaron 15 usuarios de ambulatorio de cardiología de un hospital universitario. La colecta de datos ocurrió a través de entrevistas semi-estructuradas. El análisis de datos fue realizado a través de análisis de contenido, emergiendo cuatro categorías: La ansiedad de espera; La cirugía y el miedo; Expectativas de futuro después de la cirugía; y Religiosidad e introspección. Los resultados enfatizan las repercusiones emocionales mediante al carácter de imprevisión atribuido a la cirugía, evidenciando un escenario de vulnerabilidad y de fragilidad emocional. Se constata la necesidad de reflexión sobre aspectos de la cirugía que están más allá de la enfermedad física, abarcando las más distintas áreas profesionales y de conocimiento en el ámbito de atención a la salud. <![CDATA[<b>Searching for the ontological bases of Vygotsky's psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo busca estabelecer os fundamentos ontológicos do pensamento de Vygotsky, indicando que a construção teórica erigida pelo e autor está centrada no trabalho, como o complexo que deu origem ao homem como ser social. Tal postulado seria consistente com os princípios do marxismo recuperado por Lukács como uma ontologia do ser social, superadora da tradição metafísica e idealista, firmando, nesse sentido, o caráter radicalmente histórico da essência humana. Apontam-se os equívocos fundamentais operado pelo neovygotskianismo, o qual, tratando as categorias vygotskianas da linguagem, cultura e interação apartadas do princípio marxiano do trabalho, acaba por isolar Vygotsky do campo ontológico e, por extensão, do projeto socialista. Reafirma-se, por fim, que, não obstante a explícita relevância atribuída à dimensão metodológica do marxismo, está pressuposto na obra de Vygotsky, o substrato ontológico sobre o qual se funda o método de Marx.<hr/>The study seeks to establish the ontological foundation of Vygotsky's thought, indicating that his theoretical construct is centered upon labor, as the complex which originated man as a social being. This postulate would be consistent with the principles of Marxism, recoveved by Lukács as an ontology of the social being that goes far beyond the metaphysical and idealistic tradition, to assert the radically historical character of human essence. It denounces the fundamental mistakes operated by neovygotskianism, which, treating Vygotskian categories of language, culture and interaction, apart from the Marxist principle of work, ends up by isolating Vygotsky from the Marxian ontological realm, and, by extension, from the socialist project. It is finally reassured that, despite the explicit relevance attributed by Vygotsky to the methodological dimension of Marxism, it is presupposed in the context of his work, the ontological core, which founds Marx's method.<hr/>El estudio busca establecer el fundamento ontológico del pensamiento de Vygotsky, indicando que su construcción teórica se centra en el trabajo como el complejo que originó el hombre como un ser social. Este postulado es consistente con los principios del marxismo, recuperado por Lukács como uma ontología del ser social queva mucho más allá de la tradición metafísica e idealista, para afirmar el carácter radicalmente histórico de la esencia humana. Denuncia los errores fundamentales operados por el neovygotskianismo, que, tratando las categorias vygotskianas de la lenguage, cultura e interacción, apartadas del principio marxista del trabajo, termina aislando Vygotsky de la esfera del marxismo ontológico y, por extensión, del proyecto socialista. Finalmente se aseguró que, apesar de la relevância explícita atribuída por Vigotski a la dimensión metodológica del marxismo, se presupone en el contexto de su obra, el núcleo ontológico que funda el método de Marx. <![CDATA[<b>Searching for the ontological bases of Vygotsky's psychology</b>: <b>una revisión sistemática</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O temperamento é definido pelas diferenças individuais na reatividade e autorregulação, tendo composição biológica e podendo ser influenciado pelo ambiente. O modelo psicobiológico de Mary Rothbart tem sido amplamente utilizado no estudo do temperamento. O objetivo desse estudo foi revisar sistematicamente a literatura indexada publicada nos anos de 2008 a 2011 que trata do temperamento de crianças no período do nascimento até a idade escolar, de acordo com a abordagem de Rothbart. As bases de dados utilizadas foram PubMed, PsycINFO, Scielo e Lilacs. Foram encontrados 25 artigos, os quais foram analisados por três pesquisadores quanto aos aspectos objetivo, amostra, instrumentos, resultados e conclusões. As amostras dos estudos foram predominantemente crianças norte-americanas (48%) e europeias (32%), avaliadas, em sua maioria, nos primeiros três anos de idade. A maioria dos estudos (92%) avaliou o temperamento da criança por meio de questionários de heterorrelato, sendo as mães as principais informantes. Os resultados mostraram, de um lado, a relação entre temperamento e indicadores biológicos da criança (oito estudos)m e de outro, a associação entre temperamento e características do contexto familiar (sete estudos). A relação entre temperamento e características do comportamento ou personalidade foi encontrada em quatro estudos. Os demais estudos mostraram associação entre temperamento e transtornos/síndromes, contexto familiar/escolar ou nível socioeconômico/imigração. Nos achados verificou-se que o temperamento nas fases iniciais de desenvolvimento da criança, de acordo com o modelo de Rothbart, mostrou associação com características da personalidade, problemas de comportamento e psicopatologias, podendo ser moderado por interações com o ambiente familiar.<hr/>Temperament is defined through the individual differences in reactivity and self-regulation, with biological composition and may be influenced by the environment. The psychobiological approach of Mary Rothbart has been broadly used in the study of temperament. The aim of the present study was to systematically review the published literature indexed between 2008 and 2011, on the topic of child temperament, from the birth period to school age, according to the Rothbart's approach. The databases used were PubMed, PsycINFO, Lilacs and Scielo. It was found 25 articles which were analyzed by three researchers as to: objective, sample, instruments, results and conclusions. Study samples were predominantly American children (48%) and European (32%), assessed mostly in the first three years old. Most studies (92%) assessed the child's temperament through hetero-report questionnaires, with the mothers being the main informants. The results showed on one hand the relationship between temperament and biological indicators of child (eight studies) and, on the other hand, the association between temperament and familiar context characteristics (seven studies). The relationship between temperament and personality or behavior characteristics occurred in four studies. The rest of the studies showed an association between temperament and disorders /syndromes, family/school contexts or socioeconomic status/immigration. The finding showed that the temperament in the child early stages of development, according to the model of Rothbart, presented associations with personality characteristics, behavior problems and psychopathology, which can be moderated by the interactions with the family environment.<hr/>Temperamento se define por las diferencias individuales en la reactividad y la auto-regulación, y la composición biológica y puede ser influenciada por el medio ambiente. Actualmente el enfoque psicobiológico de Mary Rothbart se ha utilizado ampliamente en el estudio del temperamento. El objetivo de este estudio fue revisar sistemáticamente la literatura publicada indexada en los últimos tres años, sobre el tema del temperamento del niño, desde el período de el nacimiento hasta la edad escolar, de acuerdo con el enfoque de Rothbart. Las bases de datos utilizadas fueron PubMed, PsycINFO, LILACS y SciELO. Encontrados 25 artículos, los cuales fueron analizados por tres investigadores en cuanto a: objetivos, muestras, instrumentos, resultados y conclusiones. Muestras del estudio fueron predominantemente niños estadounidenses (48%) y Europa (32%) fueron evaluados, sobre todo en los tres primeros años. La mayoría de los estudios (92%) evaluaron el temperamento del niño a través de heterorrelato y las madres eran los informantes principales. Los resultados mostraron un lado de la relación entre los estribos y los indicadores biológicos del niño (ocho estudios ) y, por otro lado, la asociación entre el temperamento y características del contexto de la familia (siete estudios). La relación entre el temperamento y características del comportamiento o de la personalidad que se encuentra en cuatro estudios. El resto de los estudios mostró una asociación entre el temperamento y los trastornos / síndromes, antecedentes familiares / educación o nivel socioeconómico / inmigración. Los resultados mostraron que el temperamento en las primeras etapas del desarrollo del niño, de acuerdo con el modelo de Rothbart, mostró asociación con las características de personalidad, problemas de conducta y psicopatología, puede ser moderado por las interacciones con el entorno familiar. <![CDATA[<b>Maternal perceptions in the Kangaroo method</b>: <b>skin-to-skin contact, breastfeeding and self-efficacy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O número crescente de nascimentos prematuros no Brasil e no mundo constitui um problema de saúde pública. Diante disso, surgiram modelos de assistência neonatal, como o Método Canguru (MC), que foi adotado no Brasil como política pública para recém-nascidos pré-termo de baixo peso (RNPB). É composto de três etapas - duas hospitalares e uma ambulatorial - e o período pós-natal é um tempo de adaptação e de aprendizagem para a mãe no contexto da prematuridade. O estudo objetivou descrever a realização da posição canguru e as práticas de amamentação, bem como avaliar a percepção de autoeficácia quanto aos cuidados e à interação com o neonato, ao longo das três etapas do MC, de puérperas de RNPB. Participaram dez mães de neonatos internados em uma unidade de referência do MC do Distrito Federal. Os instrumentos foram roteiros de entrevista e uma escala para avaliação de autoeficácia materna, aplicados nas três etapas. Os resultados referentes à posição canguru apontaram relação entre a frequência desse posicionamento no hospital e a prática do MC no domicílio. Sobre a amamentação, os dados indicaram a prevalência do aleitamento materno após a alta. Os dados evidenciaram que as etapas hospitalares do MC contribuíram para a aquisição de autoeficácia das mães em relação aos cuidados com seus filhos e à interação com eles. Com base na percepção de mães que vivenciaram o MC foi possível descrever aspectos relevantes do método ao longo de suas etapas, o que pode contribuir para a qualificação de intervenções da equipe multiprofissional.<hr/>The growing number of premature births in Brazil and in the world has turned into a public health problem. In view of this, neonatal assistance models have been developed. One of them is Kangaroo Method (KM), adopted in Brazil as public policy for newly born preterm low weight babies . It is composed by three phases (two at hospital environment and one at follow-up attendance) when the post-birth period represents adaptation and learning time for premature baby's mother. The study aimed to describe the accomplishment of kangaroo position and the breastfeeding practices, as well as, to evaluate the self-efficacy perception related to care and interaction with premature baby along the KM three phases of NBPB mothers. Ten mothers of premature babies, admitted in KM reference unit of Federal District, Brazil, participated in the study. Data was collected by interview scripts and application of a scale to evaluate maternal self-efficacy in the three phases. The results about kangaroo position pointed out high relation between hospital kangaroo frequency and its practice at home. About breastfeeding, the data indicated a prevalence of its practice after discharge. The data turned evident the value of KM hospital practices to mother's self-efficacy improvement acquisition, allowing interaction and care for their children. On the basis of mother's perception of the experience, it was possible to describe relevant details of the method, along its phases. It is expected the results shall contribute to qualify intervention by multi-professional teams.<hr/>El número creciente de bebes prematuros en Brasil y en el mundo es un problema de salud pública. Por lo tanto, modelos de asistencia neonatal han sido desarrollados. Uno de ellos es el Método Canguro (MC), adoptado en Brasil como política pública para niños prematuros de bajo peso (NPBP). El método comprende tres etapas (dos en el hospital e una en el ambulatoria), al mismo tiempo que el período post nacimiento representa una adaptación y aprendizaje para madres de niños prematuros. En este estudio se objetivó describir la realización de la posición canguro (PC) y prácticas de amamantamiento, así como evaluar la percepción de auto-eficacia relacionada al cuidado e interacción con bebe a través de las tres etapas del MC por puérperas de NPBP. Diez madres, admitidas en la unidad de referencia para MC en el Distrito Federal (Brasil), participaron del estudio. Los datos recolectados fueran abordados por las metodologías de ruta de entrevista y aplicación de una escala de evaluación de la auto-eficacia materna en las tres etapas. Los resultados de PC indicaron elevada relación entre las frecuencias en hospital y su práctica en el hogar. Acerca de lactancia, los datos indicaron la prevalencia de sus prácticas por las madres después del alta. Los datos evidenciaron el valor de las tareas del MC en hospital para mejorar la auto-eficacia, interacción y cuidados con sus niños. A través de la percepción de la experiencia materna, fue posible describir los detalles relevantes del método en sus etapas. Se espera que los resultados contribuyan para cualificar la intervención por equipos multidisciplinarios. <![CDATA[<b>Attention deficit hyperactivity disorder</b>: <b>can diagnosis be therapeutic?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nosso objetivo é discutir a relação entre o efeito placebo e metilfenidato, fármaco utilizado no tratamento do Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), por meio do conceito de resposta de significado de Daniel Moerman (2002). A resposta de significado está relacionada ao efeito placebo, porém amplia esse conceito, já que também considera os efeitos psicológicos e fisiológicos do significado do tratamento de uma doença ou de um mal-estar, ou seja, envolve tanto substâncias inertes (placebo) quanto medidas terapêuticas. Foram analisados artigos científicos que compararam os efeitos do metilfenidato com placebo. A busca se deu na base de dados Pubmed, no período de 2000 a 2010. Observamos que a resposta de significado ocorre em estudos com metilfenidato e placebo, porém sugerimos que essa resposta tem início no momento em que o indivíduo e sua família recebem o diagnóstico do TDAH, que pode ser encarado como uma forma de alívio para os problemas comportamentais e esperança de eficácia do tratamento com metilfenidato.<hr/>This article aims to discuss the relations between the placebo effect and methylphenidate, a drug used in the treatment of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), through the concept of meaning response elaborated by Daniel Moerman (2002). Meaning response is related to the placebo effect, but covers a wider range of phenomena. It takes into account the psychological and physiological effects that go along with the meanings that people give to their diseases or illnesses, which involves both the effects of inert substances and standard medication. The study analyzed scientific papers that compared the effects of methylphenidate to placebo. The search has occurred in the Pubmed database for the period 2000-2010. We observe that the meaning response occurs in studies comparing methylphenidate and placebo, however we suggest that this response starts before the treatment. In other words, it starts when the individual and his family receive the ADHD diagnostic, which may represent relief to their behavioral problems and hope that the methylphenidate treatment will be efficient.<hr/>Nuestro objetivo es discutir la relación entre el efecto placebo y el metilfenidato, un fármaco utilizado para tratar el Trastorno de Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH), utilizando el concepto de la respuesta de significado propuesta por Daniel Moerman (2002). La respuesta de significado se relaciona con el efecto placebo, pero también considera los efectos psicológicos y fisiológicos de lo sentido del tratamiento de una enfermedad o malestar, en otras palabras, puede ocurrir no solo con las sustancias inertes (placebo), sino también con las medidas terapéuticas convencionales. El estudio analizó artículos científicos que compararon los efectos de metilfenidato con placebo. La búsqueda se realizó en la base de datos Pubmed para el período 2000-2010. Observamos que la respuesta de significado ocurre en los estudios con metilfenidato y placebo, sin embargo, sugerimos que esta respuesta se inicia en el momento en que el individuo y su familia reciben el diagnóstico de TDAH, que puede ser visto como una forma de alivio para los problemas de comportamiento. <![CDATA[<b>Body image and eating disorders of adolescent athletes</b>: <b>a review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre os temas "Imagem corporal" e "Transtornos alimentares na população de atletas adolescentes". Foram realizadas buscas eletrônicas nas seguintes bases de dados: "Web of Science", "SciELO", "Scopus", "Pubmed", "Medline", e "Lilacs". Como descritores, utilizaram-se os termos "body image" e "eating disorders", indexados no sistema de Descritores em Ciência da Saúde (DeCs/MeSH), e também os termos associados "body dissatisfaction", "athletes", "adolescence" e "teenager". O período compreendido pelas buscas foi de 2002 a 2012. Os resultados evidenciaram a existência de centenas de investigações sobre os temas na população adolescente, mas foram escolhidas somente as pesquisas no contexto esportivo. Os achados demonstraram algumas controvérsias. De qualquer forma, acredita-se que exista associação entre imagem corporal e transtornos alimentares em atletas, porém é necessário desenvolver pesquisas neste campo para responder a tais dúvidas, por isso são incentivadas pesquisas com estas variáveis.<hr/>The aim of this study was to review the literature issues on body image and eating disorders in a population of adolescent athletes. Electronic searches were conducted in the following databases: "Web of Science", "SciELO", "Scopus", "Pubmed", "Medline" and "Lilacs". How descriptors, were used the terms "body image" and "eating disorders", indexed in system descriptors of Health Science (DeCs/MeSH) terms and also the associated "body dissatisfaction", "athletes", "adolescence" and "teenager". The search was for the period 2002 to 2012. The results showed the existence of hundreds of investigations on the issues in the adolescent population. However, the surveys were filtered only in the sporting context. The findings showed some controversy. Anyway, it is believed that there is an association between body image and eating disorders in athletes. However, it is necessary the development of research in this field to answer these questions, therefore, are encouraged to research these variables.<hr/>El objetivo de este estudio fue revisar la literatura sobre problemas de imagen corporal y trastornos alimentarios en una población de adolescentes deportistas. Las búsquedas electrónicas se realizaron en las siguientes bases de datos: "Web of Science", "SciELO", "Scopus", "Pubmed", "Medline" y "Lilacs". Como descriptores, utiliza los términos "imagen corporal" y "trastornos alimentarios". La búsqueda fue para el período 2002 a 2012. Los resultados mostraron la existencia de cientos de investigaciones sobre los problemas en la población adolescente. Sin embargo, las encuestas se filtró sólo en el contexto deportivo. Los resultados mostraron una cierta controversia. De todos modos, se cree que hay una asociación entre la imagen corporal y trastornos de la alimentación en los atletas. Sin embargo, es necesario el desarrollo de la investigación en este campo para responder a estas preguntas, por lo tanto, se les anima a investigar estas variables. <![CDATA[<b>Phases of phenomenological thought of Ludwig Binswanger</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo apresentar as três fases do pensamento fenomenológico de Ludwig Binswanger, tal como demarcadas pelo psiquiatra francês Arthur Tatossian. Descreve a construção de sua psicopatologia fenomenológica ao longo destas fases sob a inspiração das filosofias de Husserl e Heidegger, tendo como objetivo a compreensão das experiências psicopatológicas. O psicótico, por exemplo, deve ser compreendido na manifestação de sua experiência vivida. Neste sentido, a oposição entre fatores internos e externos como origem das psicopatologias perde o sentido, pois a importância de enfatizar as características singulares do paciente é destacada ao ser proposta uma compreensão dinâmica deste homem. Entendemos ser importante apontar as fases da psicopatologia fenomenológica de Binswanger por não se tratar de um pensamento fenomenológico linear, mas da evolução de uma psicopatologia inspirada na fenomenologia que nos direciona a um novo espaço na clínica e na psicopatologia, ao possibilitar uma nova forma de compreender a existência humana patológica.<hr/>This article aims to present the three phases of phenomenological thought of Ludwig Binswanger as demarcated by the french psychiatrist Arthur Tatossian. It describes the construction of a phenomenological psychopathology along these stages inspired by the philosophies of Husserl and Heidegger with the objective of understanding the psychopathological experiences. The psychotic, for example, should be understood in the manifestation of his lived experience. From this idea, the opposition between internal and external factors as the source of psychopathology is meaningless, since the importance of emphasizing the unique characteristics of the patient is highlighted to propose a dynamic understanding of this man. phenomenological psychopathology Binswanger , because it is not a linear phenomenological thought but an evolution of psychopathology inspired by phenomenology that directs us to a new clinical space and in the psychopathology by enabling a new way of understanding pathological human existence.<hr/>Este artículo tiene como objetivo presentar las tres fases del pensamiento fenomenológico de Ludwig Binswanger demarcadas por el psiquiatra francés Arthur Tatossian. Describe la construcción de una psicopatología fenomenológica a lo largo de estas etapas inspiradas en la filosofía de Husserl y Heidegger con el objetivo de comprender las experiencias psicopatológicas. El psicótico, por ejemplo, debe ser entendido en la manifestación de su experiencia vivida. A partir de esta idea, la oposición entre los factores internos y externos como la fuente de la psicopatología no tiene sentido porque la importancia de enfatizar las características únicas del paciente es destacada en la propuesta de una comprensión dinámica de este hombre. Creemos que es importante señalar las fases de la psicopatología fenomenológica de Binswanger porque no es un pensamiento fenomenológico lineal, pero la evolución de la psicopatología inspirada en la fenomenología nos lleva a un nuevo espacio en la clínica y psicopatología, permitiendo una nueva forma de entender la existencia humana patológica. <![CDATA[<b>Art and life in Vygotsky and the russian modernism</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em sua obra "Psicologia da Arte" (concluída em 1925), L.S. Vigotski escreve sobre o tema arte e vida, dialogando com algumas das principais teorias estéticas de sua época. Objetiva-se neste estudo teórico contextualizar esses interlocutores e algumas das ideias desse autor, com a apresentação dos argumentos fundamentais sobre as relações entre arte e vida no embate entre as vertentes realistas e simbolistas do modernismo russo, especialmente na literatura e artes visuais. Conclui-se que a perspectiva de Vigotski acerca do tema, sintonizada com as grandes discussões estéticas de seu tempo, é ainda relevante para pensar as manifestações da arte contemporânea, seja em suas vertentes realistas ou no campo da performance.<hr/>In his book "Psychology of Art" (concluded in 1925), L.S. Vygotsky writes about the subject art and life, dialoguing with some of the major aesthetic theories of his time. The aim of this theoretical study is to contextualize these interlocutors and some of the ideas of this author, presenting the fundamental arguments about the relationship between art and life in the struggle between realist and symbolist branches of Russian modernism, especially in literature and visual arts. We conclude that Vygotsky's perspective on the subject, in tune with the great aesthetic discussions of his time, is still relevant to consider the manifestations of contemporary art, whether in its realistic tendencies or in the field of performance.<hr/>En su libro "Psicología del arte" (concluido en 1925), L.S. Vygotsky escribe sobre el tema arte y vida, discutiendo algunas de las principales teorías estéticas de su tiempo. El objetivo de este estudio teórico fue contextualizar estos interlocutores y algunas de las ideas de este autor, presentando los argumentos fundamentales acerca de la relación entre arte y vida desde el debate entre las tendências realistas y simbolistas del modernismo ruso, sobre todo en la literatura y las artes visuales. La conclusión es que la perspectiva de Vygotsky sobre el tema, en sintonía con los grandes debates estéticos de su tiempo, sigue siendo importante para la comprensión de las manifestaciones del arte contemporáneo, sea en las tendencias realistas o en el campo de la performance. <![CDATA[<b>The treatment outside the psychiatric hospital from readmitted patient´s perspective</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve por objetivo investigar o relato das experiências vividas por pacientes reinternados em relação aos serviços substitutivos de saúde mental. Utilizou-se abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas a 22 pacientes com histórico de reinternação psiquiátrica. A interpretação dos dados foi fundamentada no paradigma emergente da Atenção Psicossocial. Os participantes, embora tenham reconhecido a qualidade do atendimento prestado nos serviços substitutivos de saúde mental, relataram limitações nesses serviços, como não funcionarem dia e noite, não proporcionarem atendimento à crise, longos intervalos entre retornos, brevidade das consultas, ausência de escuta e atendimento restrito ao controle da medicação. Os participantes também sugeriram intervenções que poderiam evitar ou substituir a internação. Nota-se que a insuficiência das respostas dos serviços substitutivos cria lacunas na assistência à saúde mental que acabam sendo preenchidas forçadamente pela internação. A reinternação psiquiátrica desvela o momento de transição entre o modelo centrado médico-hospitalar e o modo de atenção psicossocial.<hr/>This study aimed to investigate the narratives of the experiences of patients with psychiatric readmission regarding substitutive outpatient services for mental health. A qualitative approach was used with semistructured interviews applied to 22 patients with psychiatric readmission history. Data interpretation was based on the emerging paradigm of Psychosocial Care. Although the respondents recognized the quality of care provided by substitutive outpatient services for mental health, the participants reported limitations in these services, such as non-operating 24 hours, not to provide assistance during periods of crisis, long intervals between the returns to medical queries, the brevity of the consultation, lack of listening and limited attendance to control of the medication. The participants also suggested interventions that could prevent or replace hospitalization. Therefore, it was evident that the lack of answers from substitutive/alternative services leaves a gap in mental health care, which ends up being filled by forced hospitalization. The psychiatric readmission unveils the moment of transition between the medical-hospital centered model and the model of Psychosocial Care.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo investigar las narrativas de las experiencias de los pacientes reinternantes respecto a los servicios de salud mental sustitutivos. Se utilizó un enfoque cualitativo con entrevistas semiestructuradas a 22 pacientes con reinternación psiquiátrica. Interpretación de los datos se basó en el paradigma emergente de Atención Psicosocial. Los participantes, a pesar de que reconoció la calidad de los servicios sustitutivos/alternativos recibidos en general, informaron las mismas limitaciones, como el no funcionamiento durante las 24 horas del servicio, no proporcionar respuesta a la crisis, largos intervalos entre las consultas, la brevedad de la consulta, la falta de escucha, la asistencia limita al control de la medicación. Los participantes también sugirieron intervenciones que podrían prevenir o reemplazar la hospitalización. La falta de respuesta de los servicios sustitutivos crea lagunas en la atención de la salud mental, que es llenado por el internamiento forzoso. La nueva hospitalización psiquiátrica presenta el momento de transición entre el modelo centrado en los hospitales y el modelo de Atención Psicosocial. <![CDATA[<b>Reconfiguration of the field of family-caregiver of Alzheimer's disease</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400013&lng=en&nrm=iso&tlng=en A doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa, progressiva e irreversível, de aparecimento insidioso, e com a evolução da doença seu portador perde a autonomia e precisa de um cuidador que lhe dedique total atenção. Diante deste contexto, este trabalho objetivou descrever e compreender como ocorre a reconfiguração de campo do familiar cuidador responsável pelo portador de Alzheimer. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, pautada na perspectiva fenomenológica e na teoria de campo, fundamento teórico da abordagem Gestáltica, e utilizou-se o método de Amedeo Giorgi. O estudo desenvolveu-se com três cuidadoras familiares de pacientes portadores de Alzheimer diagnosticados havia mais de seis meses. Encontraram-se quatro categorias que descrevem a reconfiguração do campo das cuidadoras: Assumindo a responsabilidade em cuidar; Mudanças na família; Rede de apoio social; e Estratégias de enfrentamento. Concluiu-se que o processo de reconfiguração do campo do familiar cuidador é longo e passa por diversas reestruturações dinâmicas e estruturais.<hr/>Alzheimer's disease is a neurodegenerative, progressive and irreversible disorder of insidious onset. Considering that the Alzheimer's carrier loses, with the evolution of the disease, his autonomy and needs a caregiver to devote him full attention, this study aimed to understand how is the reconfiguration of the field of family-caregiver who is responsible for Alzheimer's carrier So, we carried out a qualitative study, based on the phenomenological perspective and field theory, using the theoretical foundation of Gestalt approach and the method of Amedeo Giorgi. The study was carried out with three-family caregivers of Alzheimer's patients, diagnosed for more than six months. Four categories were met that describe the fild of caregivers' reconfiguration: taking responsibility in caring, family changes, social support network and coping strategies. It was concluded that the process of reconfiguration of the field of family-caregiver is long and goes through various restructuring and structural dynamics.<hr/>La enfermedad de Alzheimer es una enfermedad neurodegenerativa, progresiva e irreversible, que surge de manera insidiosa. Teniendo en cuenta que el portador de Alzheimer pierde con la evolución de la enfermedad su autonomía y necesita de un cuidador que le pueda dedicar total atención, el objetivo final de este trabajo fue describir y comprender como se da la reconfiguración del campo del familiar-cuidador responsable por el portador de Alzheimer. Para ello se llevó a cabo una investigación cualitativa, centrada en la perspectiva fenomenológica y en la teoria de campo, fundamento teórico del abordaje Gestaltica y se ha utilizado el método de Amedeo Giorgi. El estudio se desarrolló con tres cuidadoras-familiares de pacientes portadores de Alzheimer, diagnosticados hace más de tres años. Se han encontrado cuatro categorías que describen la reconformación del campo de las cuidadoras: asumiendo la responsabilidad de cuidar, cambios en la familia, red de apoyo social y estrategias de afrontamiento. La conclusión fue de que el proceso de reconfiguración del campo del familiar-cuidador es largo y pasa por diversas reestructuraciones dinámicas y estructurales. <![CDATA[<b>Conceptions of health and mental disease to professionals in a CAPSi</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400014&lng=en&nrm=iso&tlng=en A implantação de dispositivos destinados exclusivamente ao atendimento de crianças e de adolescentes com transtornos mentais graves é uma conquista recente, por isso são poucos os estudos que enfoquem estes serviços. Nesta pesquisa, tivemos como objetivo investigar como os profissionais que atuam em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) de uma cidade da Região Sudeste do Brasil concebem os processos de saúde e doença dos usuários deste serviço. Entrevistamos vinte e quatro profissionais, mediante um roteiro semiestruturado. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo temática. Destacaram-se entre os temas de análise: a explicação de transtornos mentais sob uma ótica pluricausal; a menção do transtorno como um fenômeno relacional; a abertura à cidadania e à reinserção social; a presença do sofrimento psíquico e de oscilações no transtorno; e a importância de detectar precocemente tais situações. As ideias que circulam entre o profissionais parecem considerar as particularidades do público atendido, com uma inclinação terapêutica aliada às políticas destinadas a este público.<hr/>The establishment of mechanisms used exclusively to the assistance of children and adolescents with severe mental disorders is a recent achievement. Therefore, there are few studies focusing these services. This research aims at investigating the way the professionals who work at a Psychosocial Community Care Center for Children and Adolescents (CAPSi) from a city in the southeast of Brazil understand the processes of health and illness of the users of this service. 24 professionals were interviewed. We used semi-structured guided questions. The data were submitted to a theme-content analysis. Among the themes of analysis we pointed out: the explanation of mental diseases under a multi-causal view; the fact that the disorder is understood as a related phenomenon; the possibility of social reintegration and citizenship; the presence of psycho-suffering and the variations in the disorder; the importance of early diagnosis for such cases. The professionals involved seem to be concerned to the peculiarity of the users, with a therapeutic tendency associated to the policies addressed to those people.<hr/>El establecimiento de dispositivos dedicados exclusivamente a los niños y jóvenes con enfermedades mentales graves es un logro reciente, y existen pocos estudios centrándose en estos servicios. Nuestro objetivo es investigar como los profesionales que trabajan en un Centro de Atención Psicosocial para Niños y Jóvenes (CAPSi) de una ciudad en el sureste de Brasil comprenden los procesos de salud y enfermedad de los usuarios de este servicio. 24 profesionales fueron entrevistados, con un guión de preguntas semiestructuradas. Los datos fueron sometidos a un análisis de contenido temático. Algunos de los temas más destacados: las múltiples causalidades para las enfermedades mentales; la enfermedad como un fenómeno relacional; la posibilidad de reinserción social y de ciudadanía; la presencia de sufrimiento psíquico y sus altibajos; la importancia del diagnóstico precoz. Las ideas que circulan entre los profesionales parecen considerar las peculiaridades de los usuarios, con una tendencia terapéutica vinculada a las políticas que se aplican a los mismos. <![CDATA[<b>The teaching of writing and the development of people with intellectual disabilities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo propõe uma reflexão teórica acerca do desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual no que tange à importância e à necessidade de aprender a linguagem escrita, do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural. Para essa abordagem, o curso de desenvolvimento de uma criança, considerada deficiente ou não, ocorrerá conforme as condições culturais e sociais em que ela estiver inserida. Assim, no tocante à criança com deficiência intelectual, a sua condição cultural, em relação dinâmica com os entraves colocados por sua condição especial, será a fonte de seu desenvolvimento. Se o desenvolvimento das funções psicológicas superiores se realiza mediante o uso de ferramentas e se as pessoas com deficiência intelectual apresentam inaptidão para o uso dessas ferramentas, será necessário criar meios auxiliares para elas poderem aprender a utilizá-las, como meio de formar e desenvolver as suas funções psíquicas. Nesse processo, o ensino e a apropriação da linguagem escrita são vias fundamentais de acesso ao mundo cultural, numa mais ampla significação da comunicação, do mundo e de si mesmo. Em suma, os educadores compreenderem a relevância do ensino intencional da linguagem escrita e do processo histórico que a constitui representa uma contribuição fundamental para o processo de humanização das crianças com deficiência.<hr/>This article proposes a theoretical reflection on the development of children with intellectual disabilities, regarding the importance and necessity of the process of learning the written language, from a historical-cultural point of view. For this approach, the course of development of a child disabled or not will occur according to cultural and social conditions experimented by him or her. Therefore, concerning the child with intellectual disabilities, his cultural condition, in dynamic relationship with the obstacles placed in its special condition, will be the source of his development. If the development of higher psychological functions is realized through the use of tools and if the people with intellectual disabilities present an inability to use these tools, there will be the need for aids so they can learn to use them in order to train and develop their psychic functions. In this process, education and written language acquisitions are fundamental ways of accessibility to the cultural world, a wider significance of communication in the world and to oneself. In short, the educators' comprehension about the importance of intentional teaching of written language and the historical process that envolves its development represents a fundamental contribution to the process of humanization of children with disabilities.<hr/>Este trabajo trata del desarrollo de la niñez con deficiencia intelectual ubicándose en la importancia y necesidad del proceso de aprendizaje del lenguaje escrito a partir de la Teoría Histórico Cultural, la cual propugna que el desarrollo de la infancia, deficiente o no, ocurrirá en razón de las condiciones culturales y sociales aportadas al cuidado de su crianza. De este modo no es la deficiencia intelectual de un niño que le impide alcanzar altos niveles de desarrollo, sino su condición cultural. Por ello, frente a la incapacidad de la infancia con deficiencia intelectual utilizarse de las herramientas que les permiten el desarrollo de las funciones psíquicas superiores, hace falta crear medios auxiliares que les posibiliten dicho desarrollo, enseñándosela, a la vez, a utilizárselos. En este proceso, la enseñanza y apropiación del lenguaje escrito son fundamentales para acceder culturalmente al cotidiano permitiendo ampliar el significado de uno mismo, de la comunicación y del mundo. En suma, la comprensión de los educadores acerca de la importancia de la enseñanza intencional del lenguaje escrito y del proceso histórico que lo constituye, representa una contribución fundamental para el proceso de humanización de la infancia con deficiencia. <![CDATA[<b>A relação orientadora-orientanda no primeiro encontro com a pesquisa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo propõe uma reflexão teórica acerca do desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual no que tange à importância e à necessidade de aprender a linguagem escrita, do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural. Para essa abordagem, o curso de desenvolvimento de uma criança, considerada deficiente ou não, ocorrerá conforme as condições culturais e sociais em que ela estiver inserida. Assim, no tocante à criança com deficiência intelectual, a sua condição cultural, em relação dinâmica com os entraves colocados por sua condição especial, será a fonte de seu desenvolvimento. Se o desenvolvimento das funções psicológicas superiores se realiza mediante o uso de ferramentas e se as pessoas com deficiência intelectual apresentam inaptidão para o uso dessas ferramentas, será necessário criar meios auxiliares para elas poderem aprender a utilizá-las, como meio de formar e desenvolver as suas funções psíquicas. Nesse processo, o ensino e a apropriação da linguagem escrita são vias fundamentais de acesso ao mundo cultural, numa mais ampla significação da comunicação, do mundo e de si mesmo. Em suma, os educadores compreenderem a relevância do ensino intencional da linguagem escrita e do processo histórico que a constitui representa uma contribuição fundamental para o processo de humanização das crianças com deficiência.<hr/>This article proposes a theoretical reflection on the development of children with intellectual disabilities, regarding the importance and necessity of the process of learning the written language, from a historical-cultural point of view. For this approach, the course of development of a child disabled or not will occur according to cultural and social conditions experimented by him or her. Therefore, concerning the child with intellectual disabilities, his cultural condition, in dynamic relationship with the obstacles placed in its special condition, will be the source of his development. If the development of higher psychological functions is realized through the use of tools and if the people with intellectual disabilities present an inability to use these tools, there will be the need for aids so they can learn to use them in order to train and develop their psychic functions. In this process, education and written language acquisitions are fundamental ways of accessibility to the cultural world, a wider significance of communication in the world and to oneself. In short, the educators' comprehension about the importance of intentional teaching of written language and the historical process that envolves its development represents a fundamental contribution to the process of humanization of children with disabilities.<hr/>Este trabajo trata del desarrollo de la niñez con deficiencia intelectual ubicándose en la importancia y necesidad del proceso de aprendizaje del lenguaje escrito a partir de la Teoría Histórico Cultural, la cual propugna que el desarrollo de la infancia, deficiente o no, ocurrirá en razón de las condiciones culturales y sociales aportadas al cuidado de su crianza. De este modo no es la deficiencia intelectual de un niño que le impide alcanzar altos niveles de desarrollo, sino su condición cultural. Por ello, frente a la incapacidad de la infancia con deficiencia intelectual utilizarse de las herramientas que les permiten el desarrollo de las funciones psíquicas superiores, hace falta crear medios auxiliares que les posibiliten dicho desarrollo, enseñándosela, a la vez, a utilizárselos. En este proceso, la enseñanza y apropiación del lenguaje escrito son fundamentales para acceder culturalmente al cotidiano permitiendo ampliar el significado de uno mismo, de la comunicación y del mundo. En suma, la comprensión de los educadores acerca de la importancia de la enseñanza intencional del lenguaje escrito y del proceso histórico que lo constituye, representa una contribución fundamental para el proceso de humanización de la infancia con deficiencia. <![CDATA[<b>A psicologia positiva como fomentadora do bem-estar e da felicidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo propõe uma reflexão teórica acerca do desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual no que tange à importância e à necessidade de aprender a linguagem escrita, do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural. Para essa abordagem, o curso de desenvolvimento de uma criança, considerada deficiente ou não, ocorrerá conforme as condições culturais e sociais em que ela estiver inserida. Assim, no tocante à criança com deficiência intelectual, a sua condição cultural, em relação dinâmica com os entraves colocados por sua condição especial, será a fonte de seu desenvolvimento. Se o desenvolvimento das funções psicológicas superiores se realiza mediante o uso de ferramentas e se as pessoas com deficiência intelectual apresentam inaptidão para o uso dessas ferramentas, será necessário criar meios auxiliares para elas poderem aprender a utilizá-las, como meio de formar e desenvolver as suas funções psíquicas. Nesse processo, o ensino e a apropriação da linguagem escrita são vias fundamentais de acesso ao mundo cultural, numa mais ampla significação da comunicação, do mundo e de si mesmo. Em suma, os educadores compreenderem a relevância do ensino intencional da linguagem escrita e do processo histórico que a constitui representa uma contribuição fundamental para o processo de humanização das crianças com deficiência.<hr/>This article proposes a theoretical reflection on the development of children with intellectual disabilities, regarding the importance and necessity of the process of learning the written language, from a historical-cultural point of view. For this approach, the course of development of a child disabled or not will occur according to cultural and social conditions experimented by him or her. Therefore, concerning the child with intellectual disabilities, his cultural condition, in dynamic relationship with the obstacles placed in its special condition, will be the source of his development. If the development of higher psychological functions is realized through the use of tools and if the people with intellectual disabilities present an inability to use these tools, there will be the need for aids so they can learn to use them in order to train and develop their psychic functions. In this process, education and written language acquisitions are fundamental ways of accessibility to the cultural world, a wider significance of communication in the world and to oneself. In short, the educators' comprehension about the importance of intentional teaching of written language and the historical process that envolves its development represents a fundamental contribution to the process of humanization of children with disabilities.<hr/>Este trabajo trata del desarrollo de la niñez con deficiencia intelectual ubicándose en la importancia y necesidad del proceso de aprendizaje del lenguaje escrito a partir de la Teoría Histórico Cultural, la cual propugna que el desarrollo de la infancia, deficiente o no, ocurrirá en razón de las condiciones culturales y sociales aportadas al cuidado de su crianza. De este modo no es la deficiencia intelectual de un niño que le impide alcanzar altos niveles de desarrollo, sino su condición cultural. Por ello, frente a la incapacidad de la infancia con deficiencia intelectual utilizarse de las herramientas que les permiten el desarrollo de las funciones psíquicas superiores, hace falta crear medios auxiliares que les posibiliten dicho desarrollo, enseñándosela, a la vez, a utilizárselos. En este proceso, la enseñanza y apropiación del lenguaje escrito son fundamentales para acceder culturalmente al cotidiano permitiendo ampliar el significado de uno mismo, de la comunicación y del mundo. En suma, la comprensión de los educadores acerca de la importancia de la enseñanza intencional del lenguaje escrito y del proceso histórico que lo constituye, representa una contribución fundamental para el proceso de humanización de la infancia con deficiencia. <![CDATA[<b>"Saúde para Doença" ou patologização da saúde?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo propõe uma reflexão teórica acerca do desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual no que tange à importância e à necessidade de aprender a linguagem escrita, do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural. Para essa abordagem, o curso de desenvolvimento de uma criança, considerada deficiente ou não, ocorrerá conforme as condições culturais e sociais em que ela estiver inserida. Assim, no tocante à criança com deficiência intelectual, a sua condição cultural, em relação dinâmica com os entraves colocados por sua condição especial, será a fonte de seu desenvolvimento. Se o desenvolvimento das funções psicológicas superiores se realiza mediante o uso de ferramentas e se as pessoas com deficiência intelectual apresentam inaptidão para o uso dessas ferramentas, será necessário criar meios auxiliares para elas poderem aprender a utilizá-las, como meio de formar e desenvolver as suas funções psíquicas. Nesse processo, o ensino e a apropriação da linguagem escrita são vias fundamentais de acesso ao mundo cultural, numa mais ampla significação da comunicação, do mundo e de si mesmo. Em suma, os educadores compreenderem a relevância do ensino intencional da linguagem escrita e do processo histórico que a constitui representa uma contribuição fundamental para o processo de humanização das crianças com deficiência.<hr/>This article proposes a theoretical reflection on the development of children with intellectual disabilities, regarding the importance and necessity of the process of learning the written language, from a historical-cultural point of view. For this approach, the course of development of a child disabled or not will occur according to cultural and social conditions experimented by him or her. Therefore, concerning the child with intellectual disabilities, his cultural condition, in dynamic relationship with the obstacles placed in its special condition, will be the source of his development. If the development of higher psychological functions is realized through the use of tools and if the people with intellectual disabilities present an inability to use these tools, there will be the need for aids so they can learn to use them in order to train and develop their psychic functions. In this process, education and written language acquisitions are fundamental ways of accessibility to the cultural world, a wider significance of communication in the world and to oneself. In short, the educators' comprehension about the importance of intentional teaching of written language and the historical process that envolves its development represents a fundamental contribution to the process of humanization of children with disabilities.<hr/>Este trabajo trata del desarrollo de la niñez con deficiencia intelectual ubicándose en la importancia y necesidad del proceso de aprendizaje del lenguaje escrito a partir de la Teoría Histórico Cultural, la cual propugna que el desarrollo de la infancia, deficiente o no, ocurrirá en razón de las condiciones culturales y sociales aportadas al cuidado de su crianza. De este modo no es la deficiencia intelectual de un niño que le impide alcanzar altos niveles de desarrollo, sino su condición cultural. Por ello, frente a la incapacidad de la infancia con deficiencia intelectual utilizarse de las herramientas que les permiten el desarrollo de las funciones psíquicas superiores, hace falta crear medios auxiliares que les posibiliten dicho desarrollo, enseñándosela, a la vez, a utilizárselos. En este proceso, la enseñanza y apropiación del lenguaje escrito son fundamentales para acceder culturalmente al cotidiano permitiendo ampliar el significado de uno mismo, de la comunicación y del mundo. En suma, la comprensión de los educadores acerca de la importancia de la enseñanza intencional del lenguaje escrito y del proceso histórico que lo constituye, representa una contribución fundamental para el proceso de humanización de la infancia con deficiencia. <![CDATA[<b>Entre o labor acadêmico e a candura do engajamento</b>: <b>o higienismo por Boarini</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo propõe uma reflexão teórica acerca do desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual no que tange à importância e à necessidade de aprender a linguagem escrita, do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural. Para essa abordagem, o curso de desenvolvimento de uma criança, considerada deficiente ou não, ocorrerá conforme as condições culturais e sociais em que ela estiver inserida. Assim, no tocante à criança com deficiência intelectual, a sua condição cultural, em relação dinâmica com os entraves colocados por sua condição especial, será a fonte de seu desenvolvimento. Se o desenvolvimento das funções psicológicas superiores se realiza mediante o uso de ferramentas e se as pessoas com deficiência intelectual apresentam inaptidão para o uso dessas ferramentas, será necessário criar meios auxiliares para elas poderem aprender a utilizá-las, como meio de formar e desenvolver as suas funções psíquicas. Nesse processo, o ensino e a apropriação da linguagem escrita são vias fundamentais de acesso ao mundo cultural, numa mais ampla significação da comunicação, do mundo e de si mesmo. Em suma, os educadores compreenderem a relevância do ensino intencional da linguagem escrita e do processo histórico que a constitui representa uma contribuição fundamental para o processo de humanização das crianças com deficiência.<hr/>This article proposes a theoretical reflection on the development of children with intellectual disabilities, regarding the importance and necessity of the process of learning the written language, from a historical-cultural point of view. For this approach, the course of development of a child disabled or not will occur according to cultural and social conditions experimented by him or her. Therefore, concerning the child with intellectual disabilities, his cultural condition, in dynamic relationship with the obstacles placed in its special condition, will be the source of his development. If the development of higher psychological functions is realized through the use of tools and if the people with intellectual disabilities present an inability to use these tools, there will be the need for aids so they can learn to use them in order to train and develop their psychic functions. In this process, education and written language acquisitions are fundamental ways of accessibility to the cultural world, a wider significance of communication in the world and to oneself. In short, the educators' comprehension about the importance of intentional teaching of written language and the historical process that envolves its development represents a fundamental contribution to the process of humanization of children with disabilities.<hr/>Este trabajo trata del desarrollo de la niñez con deficiencia intelectual ubicándose en la importancia y necesidad del proceso de aprendizaje del lenguaje escrito a partir de la Teoría Histórico Cultural, la cual propugna que el desarrollo de la infancia, deficiente o no, ocurrirá en razón de las condiciones culturales y sociales aportadas al cuidado de su crianza. De este modo no es la deficiencia intelectual de un niño que le impide alcanzar altos niveles de desarrollo, sino su condición cultural. Por ello, frente a la incapacidad de la infancia con deficiencia intelectual utilizarse de las herramientas que les permiten el desarrollo de las funciones psíquicas superiores, hace falta crear medios auxiliares que les posibiliten dicho desarrollo, enseñándosela, a la vez, a utilizárselos. En este proceso, la enseñanza y apropiación del lenguaje escrito son fundamentales para acceder culturalmente al cotidiano permitiendo ampliar el significado de uno mismo, de la comunicación y del mundo. En suma, la comprensión de los educadores acerca de la importancia de la enseñanza intencional del lenguaje escrito y del proceso histórico que lo constituye, representa una contribución fundamental para el proceso de humanización de la infancia con deficiencia.