Scielo RSS <![CDATA[Psicologia em Estudo]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-737220000002&lang=en vol. 5 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Doctrines of national security</b>: <b>vulgarizing violence</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho analisa historicamente o Brasil nos anos 60 e 70, apontando o fortalecimento/implementação da chamada Doutrina de Segurança Nacional na Escola Superior de Guerra. Apresenta algumas características do aparelho repressivo daquela época, colocando em análise alguns pontos da legislação de segurança nacional e do funcionamento da justiça militar. Finalizando, aponta a produção de uma nova Doutrina de Segurança Nacional que se fortaleceu nos anos 90, não mais contra os opositores políticos, mas contra os excluídos sociais, em especial.<hr/>This study analyses Brazil historically during the 60's and 70's, focusing on the strengthening/implementation of the so called National Security Doctrine emerged mainly from the Escola Superior de Guerra. It shows some characteristics of the repressive system from that period, analyzing some aspects of the national security laws, as well as the performance of the military justice. Finally, the study shows the production of a new National Security Doctrine, becoming stronger by the 90's, no longer against political opposition, but especially against the socially excluded ones. <![CDATA[<b>Psychological intervention in surgery</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na situação de cirurgia existem três tipos de estresse, (1) Estresse produzido pela avaliação da situação cirúrgica como ameaça, dano ou perda (estresse psicológico), (2) Estresse produzido pela enfermidade prévia do paciente, e (3) Estresse produzido pela intervenção cirúrgica em si (estresse cirúrgico). Dotar o paciente de estratégias de confronto frente à cirurgia, reduz o estresse. Os resultados podem ser medidos tanto em termos clínicos quanto econômicos, diminuindo a permanência do paciente no hospital e a ingestão de analgésico e sedativo. Neste artigo, apresentam-se as técnicas concretas e adaptadas ao ambiente hospitalar que se mostram mais efetivas na avaliação e redução da ansiedade pré-cirúrgica.<hr/>In a surgery situation we can clearly find three types of stress, (1) the stress derived from the assessment of the surgical situation as a threat, injury or loss (psychological stress), (2) the stress derived from the illness itself, and (3) the stress derived from surgery itself (surgical stress). Stress can be reduced if the patient is trained to cope with certain strategies. Results will be related to clinical and economical issues, provided that the length of the stay at the hospital will be shorter and the intake of analgesics and sedatives will decrease. This paper is a theoretical review about the psychological techniques adapted to the hospital setting which have demonstrated to be more effective in the assessment and reduction of the pre-surgical anxiety. <![CDATA[<b>Representations of prematurity on female users of public health services</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se de um relato de uma experiência profissional ocorrida no serviço de obstetrícia e ginecologia de uma maternidade pública do Rio de Janeiro. Objetiva-se elucidar os significados da prematuridade construídos por mães de bebês nascidos prematuramente e internados em berçários de alto e médio riscos. Os dados aqui discutidos foram obtidos através de diferentes procedimentos: observação participante na enfermaria e berçários; entrevista semi-estruturada com as mães; grupo de discussão realizado semanalmente com usuárias e equipe de saúde, atendimento individual com as mães e familiares dos bebês. Em linhas gerais, pode-se dizer que nesse contexto específico, são muito freqüentes entraves na comunicação entre a equipe profissional, mães e familiares, devido aos diferentes estilos discursivos, bem como à diversidade de crenças e valores em relação à prematuridade. Esse quadro deriva para uma baixa contratualidade e adesão das mães ao tratamento e prescrições médicas, o que tem implicações sérias no que diz respeito aos cuidados com os bebês. O psicólogo, como parte da equipe de saúde, pode desempenhar uma função importante enquanto mediador e potencializador de relações mais humanizadas dentro dos serviços de saúde, impactando na qualidade da atenção prestada.<hr/>This is a report on a professional experience in obstetrics and gynecological services at a public maternity in Rio de Janeiro. The purpose is to elucidate the meanings of prematurity from the point of view of mothers of babies prematurely born and interned on high and medium risk nurseries. Data here discussed have obtained through different procedures: participative observation in infirmary and nursery services; half-structured interviews with mothers; weekly discussion groups with users and health team, individual attendance on mothers and babies’ relatives. In general, we can say that, within this specific context, there are frequent hindrances in communication between health team, mothers and relatives, due to different speech styles as well as the different beliefs and values in relation to prematurity. That scene leads to low agreement and little mothers’ adhesion to treatment and medical prescriptions, which has serious implications on babies’ cares. The psychologist, as part of the health team, may play an important role as intercessor and stimulator of more humanized relations inside health services having, this way, an impact on quality of given attendance. <![CDATA[<b>Clinical psychology and meaningful learning</b>: <b>report on a participative phenomenological research</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é resultado de uma experiência de um grupo de estudo em pesquisa fenomenológica em psicologia. O grupo foi formado em abril de 1998 e encerrado em março de 1999, sob a orientação da autora. Em encontros semanais ou quinzenais de duas a três horas eram discutidos textos sobre fenomenologia e a influência desta no saber e na pesquisa em psicologia, com destaque para a área clínica. A pesquisa serviu para possibilitar aos membros aprenderem o método fenomenológico pela vivência do próprio método, além de ter viabilizado um estudo clínico do processo de aprendizagem significativa vivenciado pelos participantes.<hr/>This article is the result of a study-group experience on phenomenological research upon psychology. Such group was formed in April 1998, and ended in March 1999, being under the author’s guidance during that time. During weekly and bi-weekly meetings of two or three hours time, texts about phenomenology and its influence upon knowledge and in psychology research have been discussed, emphasizing the clinical area. The research served as an opportunity to the group members learn about the phenomenological method through real life experiences, as well as to develop a clinical study on the meaningful learning process. <![CDATA[<b>Psychology fundaments</b>: <b>considerations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto é uma reflexão acerca de alguns fundamentos da Psicologia. Por ser um conceito fundamental para o conhecimento humano da relação sujeito e objeto, aborda-se, a partir de uma concepção histórico-social do homem, a constituição do conceito de subjetividade na história do pensamento. Expõe-se, de forma preliminar, como se deu o advento das Ciências Modernas e, com elas, a ênfase nas Ciências Naturais. Da mesma forma, focaliza-se também a crítica das Ciências Humanas às Ciências Naturais, e se observa como as primeiras formulações da Psicologia enquanto ciência vão se constituindo. O objetivo do texto é apontar a possibilidade de se chegar, através do estudo da dimensão epistemológica das psicologias, à dimensão ética das teorias e práticas, de forma que se possa avaliar quais psicologias dão a palavra ao homem.<hr/>The present study is a consideration about some of the Psychology fundaments. As it is a basic concept to human understanding of the subject and object relationship, it approaches, from the human historical-social view, the formation of the subjectivity concept in the thinking history. It is studied, in a preliminary way, how Modern Science was originated and the emphasis given to Natural Science. It also focuses on the criticism of Human Science in relation to Natural Science and how the first psychology formulations as a science are established. The objective of the present study is to point out the possibility of, through the studies of epistemological dimensions of psychology, reaching the ethic dimension of theories and practices, in order to evaluate which psychology provides the language to the human being. <![CDATA[<b>Play, education and culture</b>: <b>saves and questions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo objetiva situar a utilização do jogo na educação infantil, inserido no contexto da produção cultural dirigida à criança pequena. Para isso, recupera as funções atribuídas ao jogo em nossa história, analisa a produção de alguns brinquedos infantis usados pelas crianças brasileiras nas últimas décadas, a relação de crianças e professores com os mesmos e a imagem de criança a eles subjacente. Aponta, como alternativa cultural e educacional, o resgate dos jogos tradicionais infantis como forma de construção e/ou reconstrução de identidades individuais e coletivas, necessárias à formação de cidadãos criativos e críticos.<hr/>This article aims at situating the use of plays in child education, inserted in the context of cultural production addressed to small children. For that, it regains the functions previously attributed to the play in our history, analyses the production of some toys used by Brazilian children in the last decades, the children and teachers’ relation with them and the image children have of the referred toys. The article also points as cultural and educational alternatives, the recovery of the traditional children plays as a form of construction and/or reconstruction of individual and collective identities, essential to the formation of creative and critic citizens. <![CDATA[<b>The language development and the education of the deaf</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivo levantar dados que possibilitem uma reflexão sobre o desenvolvimento da linguagem e a sua relação com o desenvolvimento cognitivo e a educação do surdo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando-se envolver a posição de alguns autores que abordam o tema. Como evidencia a literatura vista, o surdo dispõe da condição necessária ao desenvolvimento e aquisição da linguagem, pois há que se observar que a surdez não torna a pessoa um ser com possibilidades a menos ou impossibilitada, mas com possibilidades diferentes. A análise do desenvolvimento da linguagem de modo geral e das possibilidades no quadro da surdez, exige que se considere as diferenças culturais e lingüísticas do indivíduo surdo. Isso implica em que não se subestime a capacidade cognitiva e lingüística do mesmo.<hr/>The objective of this study was, to collect data, to make possible a reflection on the language development and its relation to the cognitive development and the education of the deaf. To accomplish this objective, a bibliographical research has been performed, considering the points of some authors’ opinion, who deal with this theme. According to the studied literature, there is an evidence that the deaf has the necessary condition for language development and acquisition, so, it can be observed that deafness doesn’t make the person a human being with less possibilities or even unable, but with different possibilities for that. To obtain a final analysis of the general language development, and the possibilities in the deafness area, the cultural and linguistic differences of the deaf have been considered. This implies in not underestimating the cognitive and linguistic capacity of that person. <![CDATA[<b>The unconscious and food repression</b>: <b>is there any place for desire and pleasure in the elderly's life?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor propõe-nos, a partir da idéia de exogamia alimentar e de seu lugar no complexo de Édipo, uma reflexão sobre os interditos também alimentares, no sujeito idoso, e sobre os efeitos perversos - como a hipocondria - que daí podem advir. Trata-se, afinal, de uma reflexão sobre uma escolha social que consiste em substituir, através do alimentar, o desejo pelo interdito.<hr/>Through the idea of food exogamy and its place in Edipus’ complex, the author aims at reflecting upon food repression in the elderly’s life and upon its perverse effects - such as hipochondry - as a result of that process. It deals, therefore, with a reflection on a social choice which consists of substituting for food, the desire for prohibition or repression. <![CDATA[<b>The liberal ideology in the matrices of the Psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo despertar reflexões críticas sobre as ideologias que embasam os princípios teóricos e práticos da Psicologia, princípios que aqui são chamados de matrizes da Psicologia. A partir dessas reflexões, identificamos como a Psicologia tradicional está legitimando as práticas sociais e propomos um rompimento com essas ideologias.<hr/>The main goal of this text is to awaken critical reflections about the ideologies which serve as bases to theoretical and practical Psychology primordial principles. From these reflections we can identify how the traditional Psychology is legitimating the social relationship and we suggest a breaking up of these ideologies.