Scielo RSS <![CDATA[Psicologia em Estudo]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-737220040002&lang=en vol. 9 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Árvore de Cracóvia</B><A HREF="#n01"><B><SUP>1</B></SUP></A><B> ou editoração científica</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Social representation of alcoholism in alcoholic persons</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabajo realiza una valoración general de la categoría representación social así como de su importancia en la investigación psicosocial del alcoholismo. Se estudian 100 sujetos alcohólicos, 50 en tratamiento y 50 sin tratamiento, de la ciudad de São João del Rei. A los mismos se les aplicó entrevista y asociación libre. Se analiza tanto la representación social de la muestra de alcohólicos como una comparación de los subgrupos que la integran. Se concluye que no es posible hablar de una representación general del alcoholismo, existe una representación diferente en los subgrupos en función de si reciben o no tratamiento y del consumo o no del alcohol.<hr/>This article carries out a general evaluation on the Social Representation category and its importance in the psychosocial investigation of alcoholism. One-hundred alcoholic persons were studied, 50 in treatment and 50 without treatment, residents in São João del Rei/MG. The techniques of interview and free association were applied. The social representation of alcoholism is analyzed in the sample as well as in each subgroup that was part of it. It was concluded that there is no general representation of alcoholism, but there are differences in the social representation of alcoholism among the subgroups, depending whether they receive treatment or not and if there is alcohol consumption. <![CDATA[<B>Scenes of lynching</B>: <B>dramatic reconstructions of collective violence</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo focaliza os linchamentos na Bahia através das narrativas policiais publicadas no jornal A Tarde, de 1997 a 2001. Devido às características das evidências empíricas procurou-se reconstruir a ação popular através do conceito de cena, inspirado nas teorias que privilegiam conceitos da dramaturgia (Goffman, 1999) e na hermenêutica fenomenológica de Ricouer (1996). As cenas reatualizam as possibilidades de desdobramento dos atos de linchamento enquanto reação popular contra o crime e os criminosos. Contudo, essa reação na imprensa é apresentada como uma prática contra as "classes perigosas", sendo estas constituídas, nas representações sociais, pelos segmentos populares, contribuindo para reproduzir exclusões reais ou simbólicas.<hr/>The study focuses on lynching in Bahia (Brazil) through police narratives published in the local press (A Tarde), from 1997 to 2001. Due to the characteristics of empirical evidence an attempt was made to reconstruct the popular action through the scene concept, inspired in the theories of social dramaturgy (Goffman, 1999) and the hermeneutic phenomenological theory by Ricouer (1996). The scenes reaffirm the possibilities of unfolding acts of lynching as a popular reaction, a practice against crime and criminals. However, that reaction is presented in the press texts as a practice against the "dangerous classes" that is represented by society as popular segments, contributing to reproduce real or symbolic exclusions. <![CDATA[<B>Practices in psychology at the Centers for Psychosocial Attendance in the Espírito Santo State</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivo investigar se as concepções e práticas descritas pelos psicólogos atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado do Espírito Santo fundamentavam-se na perspectiva da desinstitucionalização. Foram entrevistados nove psicólogos que atuavam nos CAPS do Estado do Espírito Santo em 2002. Os resultados revelaram que o conceito de desinstitucionalização aparece mais como um elemento de discussão teórica do que como um orientador das práticas nos CAPS. De modo geral, predominou o atendimento clínico, havendo poucas atividades desenvolvidas pelos psicólogos que tinham como objetivo a reinserção social dos usuários dos CAPS e intervenções no campo social.<hr/>The main objective of this study was to investigate if the conceptions and practices in psychology developed at the Centros de Atenção Psicossocial - CAPS (Centers for Psychosocial Attendance), in the State of Espírito Santo, were based on the deinstitutionalization perspective. Nine psychologists who were working at the CAPS in the Espírito Santo State in 2002 were interviewed. The results revealed that the deinstitutionalization concept appears more as an element of a theoretical discussion than as a guide of the practices at the CAPS. The clinical attendance was predominant, with few activities developed by the psychologists who have as main objective to promote interventions in the social field as well as the social re-insertion of the CAPS’ users. <![CDATA[<B>Family transitions</B>: <B>the perspective of children and preadolescents</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo buscou compreender como crianças e pré-adolescentes vivenciam a separação e novas uniões parentais. Foram avaliados 11 participantes entre 5 e 13 anos de idade, através de três sessões individuais e do Teste do Desenho da Família. O conteúdo das sessões foi analisado de acordo com a idade e nível de desenvolvimento, permitindo a formulação das categorias: aos 5 e 6 anos desejo/fantasia de reunir a família, separação sentida como uma tormenta; conflitos de lealdade e vivência dos conflitos próprios da idade; aos 8 e 9 anos ansiedade de separação, sentimentos de perda e dor intensas, fantasias de abandono e conflitos no processo identificatório; aos 10 e 13 anos aceitação da nova união dos pais, atitude de cuidado e proteção dos pais, sentimentos de culpa e temores de retaliação e raiva e tristeza. Discutiu-se a importância dos vínculos, a necessidade de promovê-los e estratégias de apoio nas transições familiares.<hr/>The aim of this study was to understand how do children and early adolescents perceive divorce and remarriage. Eleven children and preadolescents from 5 to 13 years of age were interviewed. Three appointments were accomplished with each child. The Family Drawing Test was also used. The interviews content was analyzed according to the age and level of development, allowing the creation of several categories: at 5 and 6 years of age wishes and fantasies with the remarriage of their parents, divorce perceived as a big commotion, loyalty conflicts and experience of development conflicts; at 8 and 9 separation anxiety, feelings of pain and loss, abandonment fantasies and conflicts in the identification process; and at 10 and 13 remarriage acceptance, protection of parents attitudes, guilt feelings and fear of retaliation and anger and sadness. We have discussed the importance and need to promote bonding and supportive strategies in family transitions. <![CDATA[<B>Pragmatics and subjectivation: for a merciless ethics of the event (sense)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo da concepção da pragmática de Deleuze e Guattari, que considera o enunciado (unidade elementar da linguagem) como palavra-de-ordem, este trabalho pretende estabelecer linhas de aproximação ao pensamento dos citados autores, no que se refere às articulações entre: 1. Palavra-de-ordem e os processos de subjetivação; 2. Pragmática das subjetivações e a ética do acontecimento (sentido). Apresenta ainda a proposta de uma ética do acontecimento (sentido) para os devires minoritários: uma ética do anômalo para um devir-deficiência.<hr/>Starting from Deleuze and Guattari’s conception of pragmatics, which considers enunciation (the elementary unit of language) as a word of command, this paper aims at establishing close lines to the thought of the above mentioned authors, regarding the following: 1. Word of command and subjectivation processes; 2. Pragmatics of subjectivation and ethics of the event (sense); 3. A proposal for an ethic of the event (sense) for the minority "devires": an ethic of the anomalous for a deficiency "devir". <![CDATA[<B>Attachment relationships among institutionalized children living in a shelter situation</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo identificar a relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo. Participaram do estudo quatorze crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre 3 e 9 anos. Os dados foram coletados através da técnica de observação do sujeito focal. Os principais resultados foram: a) os irmãos mais velhos demonstraram-se responsivos às solicitações de afeto e cuidado em relação aos irmãos mais novos; foi registrada interação significativa entre as meninas mais velhas com os meninos mais novos; b) a brincadeira social mostrou ser uma situação favorável ao estabelecimento das interações afetivas; c) a imagem da família aparece representada pela figura materna. Conclui-se que, na falta de um adulto significativo, crianças em situação de abrigo acabam formando relações de apego umas com as outras e que a rede de apoio social representa um importante aspecto na resiliência destas crianças.<hr/>The present study had as propose to identify the attachment relationships among institutionalized infants. Fourteen infants, living in a shelter, of both sexes, aged between 3 and 9 years old, took part in this study. For the recording of the behaviors, the observational technique known as "focal-subject" was used. The main results permit us to identify: a) eldest brothers demonstrate responsive affect and care solicitations to the youngest brothers; it was registered significant interaction among older girls and younger boys; b) the play social showed to be a favorable situation for the settlement of the affective interactions; c) family image appears represented by the mother figure. Therefore, it is concluded that, when the absence of a significant adult occurs, children living in a shelter situation can development attachment relationships among themselves and that a social support network represents an important aspect in the resilience of these children. <![CDATA[<B>Édipo in Freud</B>: <B>the movement of a theory</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo visa acompanhar a trajetória freudiana na teorização do complexo de Édipo. Nesse sentido, o texto organiza o processo de teorização do Édipo em quatro movimentos: "o Édipo na teoria dos sonhos", "o Édipo no interior da problemática do Pai Totêmico", "o mecanismo da identificação no Édipo" e, por fim, "Édipo e Complexo de Castração".<hr/>The present article seeks to follow the Freudian "Oedipus Complex" theory. The text organizes the process of theorizing the "Oedipus" in four steps; "Oedipus in the dream theory", "Oedipus within the problematic of the Totemic Father", "the mechanism of identification in Oedipus", and finally, "Oedipus and the Castration Complex" <![CDATA[<B>A study on the faithfullness to the pledged word among students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos resultados de pesquisa cujo propósito foi investigar a influência da fidelidade à palavra empenhada entre escolares. Adotamos o referencial piagetiano e o da teoria dos valores. Utilizamos 186 informantes de ambos os sexos, de diferentes idades e nível socioeconômico desfavorecido. Mediante seis historietas, confrontamos a fidelidade ao furto e à mentira. Os resultados indicaram que a idade e o envolvimento interpessoal não interferem nos julgamentos; há predomínio de uma visão circunscrita ao universo masculino e outra ao feminino e a maioria dos escolares opta pela ética da justiça. Isto ocorreu, acreditamos, pelo fato de os entrevistados priorizarem valores privados e ligados à glória.<hr/>We present results of a research whose purpose was to investigate the influence of the faithfulness to the pledged word among students. We have adopted the Piagetian framework and the theory of values. We have used 186 informers of both sexes, from different ages and from unfavorable social and economical level. By means of six little stories, we have contrasted faithfulness to theft and lies. The results have indicated that age and interpersonal involvement do not interfere in judgments; there is a predominance of a view circumscribed to the male universe and another to the female universe and most of the students choose the ethics of justice. We believe that it has happened because the interviewees prioritized private values related to glory. <![CDATA[<B>Qualitative evaluation and the construction of social indicators</B>: <B>the research/intervention ways in an educational project</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto pretende promover reflexões a respeito de uma proposta de formação de educadores organizada a partir da definição de Indicadores de Qualidade Social em Educação. Ganha importância a perspectiva de redimensionar as formulações sobre qualidade rechaçando a mediação das leis de mercado assumidas no capitalismo contemporâneo. A metodologia é pautada nas formulações da Análise Institucional, constituindo-se um campo de investigação/intervenção que buscou articular o trabalho pedagógico, a avaliação dos efeitos dessa ação nos alunos e o planejamento cotidiano, com base em um projeto geral. Esse processo reafirma um questionamento do aspecto meramente tecnicista presente nas propostas hegemônicas de formação de educadores. O projeto de pesquisa se realizou no espaço de práticas educativas de um programa social na Área da Maré/RJ, que organizava oficinas de arte em escolas públicas onde, através das propostas desenvolvidas, ganharam visibilidade as relações que ali se instituíam e as forças presentes em um processo atravessado pelas instituições do saber/poder.<hr/>This study intends to promote a reflection about a proposition on teacher´s formation organized from the definition of Social Quality Indicators in Education. The perspective of revision of the formulations about quality, repelling the market law intervention of contemporary capitalism gains space. The methodology is based on the formulations of Institutional Analysis, consisting of an investigation/ intervention field that has searched to articulate pedagogic work, the evaluation of the effects of this experience in the students and the daily planning, anchored in a general project. This process reaffirms a questioning on the mere technicality present in the hegemonic propositions of teacher´s formation. The research project was carried out in a space for educational practices of a social program in Área da Maré/RJ, that used to organize art workshops in public schools. <![CDATA[<B>Gender and stress in workers of a public university of São Paulo state</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se identificar, segundo o gênero, os índices de saúde mental e os fatores psicossociais de risco em trabalhadores de uma universidade pública. A amostra se compôs de 400 trabalhadores - 253 do sexo feminino e 147 do masculino.Utilizou-se o questionário sobre estresse no trabalho intitulado SWS Survey (Self, Work and Social) (Ostermann & Gutiérrez, 1992), validado para uso no Brasil por Guimarães e Macfadden (1999). Foram usadas estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas. Associações significativas foram encontradas entre: saúde mental e gênero e entre fatores psicossociais de risco e gênero. Participantes do gênero feminino apresentaram mais fatores psicossociais de risco, estresse no trabalho, estresse social e pior saúde mental do que os do gênero masculino (p < 0.05), com maior risco de adoecimento físico e/ou mental.<hr/>The aim of this paper was to identify, according to gender, the indexes of Mental Health and the Psychosocial Risk Factors in workers at a state University. A sample of 400 was randomly selected, 253 female and 147 male. They were assessed by means of The Questionnaire SWS Survey (Self, Work and Social) (Ostermann & Gutiérrez, 1992), validated in Brazil by Guimarães and Macfadden (1999). Univariate, bivariate, multivariate statistics were assessed. Significant associations emerged from Mental Health and Gender, and Psychosocial Risk Factors and Gender. Women showed greater Psychosocial Risk Factors, Work and Social Stress, worst mental health than men (p < 0.05), which place them at greater risk for developing physical and/or mental illness. <![CDATA[<B>Students knowledge regarding psychological assessment concepts</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles.<hr/>The vocational training in psychological assessment is the focus of the present study. The assessment education has been considered a central problem in the psychological vocational training considering that different authors have pointed to a relation among unsuitable professional performances and inconsistent vocational training in this area. The present study analyzed the psychology and engineering students' knowledge about psychological assessment concepts. Participated 193 students, from an institution of education in the interior of São Paulo. For the accomplishment of the study a 35 items test was elaborated with dichotomic questions, whose objective was to investigate the concept of assessment, the learning process and use of tests. The results showed that group 2 (psychology) had obtained a better achievement in many questions than group 1 (engineering), and that test revealed a significant difference between the two groups in 20 items. <![CDATA[<B>Professional interests of a psychology undergraduate students and its relation with intelligence and personality</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste estudo, realizou-se a investigação do perfil de interesses profissionais de alunos ingressantes de um curso de psicologia e as relações desses interesses com inteligência e personalidade. Participaram da coleta de dados 120 sujeitos, com idades entre 17 e 38 anos (Média=20,1), aos quais foram aplicados três instrumentos: LIP, 16PF e o Raven - Escala Geral. Uma análise de aglomerados (cluster analysis) indicou a existência de três grupos e a análise de variância mostrou que estes diferem em termos de interesses, traços de personalidade e níveis de inteligência. A interpretação do perfil de cada subgrupo permitiu formular a hipótese de que há relação entre essas características e as diferentes possibilidades de atuação do psicólogo.<hr/>This study investigated the professional interest profile of a group of freshmen in Psychology. Three instruments (LIP, 16PF and Raven - Standard Progressive Matrix) were applied in 120 subjects, aged from 17 to 38 (mean=20.1). Cluster analysis indicated the existence of three subgroups. Analysis of variance showed different profiles of interest, personality traits and intelligence. The interpretation of each subgroup profile showed some relations of the psychological characteristics of each subgroup and the common fields of work within Psychology. <![CDATA[<B>The role of verbal-context clues in the word-recognition process</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas.<hr/>The reading process is studied mainly with basis on two theoretical models: the bottom-up model - based on the conception that considers the reading performance as being dependent on a decoding process, and the top-down model - based on the conception that the reading ability relies mainly on the use of syntactic-semantic information present in the text. This study was targeted at determining the importance of using information provided by the verbal context in recognizing words. Pursuant to the results attained, the subjects with reading problems found support in verbal context to compensate their difficulties, being able to read correctly about 75.24% of the words presented. <![CDATA[<B>Using interviews with children</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo relata algumas experiências de utilização de entrevistas com crianças e reflete sobre sua utilidade e limitações. A entrevista com crianças é uma técnica ainda relativamente pouco explorada na literatura. Em nosso próprio trabalho - baseado principalmente em observação direta - entrevistas individuais ou em grupo foram utilizadas esporadicamente, a título de complementar dados observacionais, oferecer material qualitativo para exploração posterior ou responder a certos tipos de pergunta. Com base nessa experiência, estruturamos este texto em termos de situações- exemplo ou casos, dos quais alguns ressaltam aspectos problemáticos ou limitadores, e outros ilustram empregos dessa técnica que consideramos bem-sucedidos.<hr/>This paper reports some experiences with the use of interviews with young children, and reflects on the usefulness and limitations of this technique. Interviews with children are relatively underexplored in the literature. In our own work, which is mainly based in direct observation, interviews were used as a complementary resource, for comparisons with observational data, in order to obtain qualitative data for further exploration or to answer certain types of questions. On the basis of these experiences, the paper was structured in the form of examples or cases, some of which highlight limitations or problems of the technique, and others present what we consider successful utilizations. <![CDATA[<B>The colour pyramid test and the panic disorder</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse estudo visa verificar evidências de validade do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister para diagnóstico de transtorno de pânico. Compuseram a amostra desse estudo 15 pacientes diagnosticados pela SCID como tendo um episódio de transtorno dopânico. Seus resultados foram comparados com os obtidos com um grupo de 109 indivíduos não-pacientes que compõem uma amostra normativa.Os dados mais significativos do ponto de vista estatístico, na comparação com o grupo de não-pacientes, foram relativos ao aumento de formações simétricas e da porcentagem do azul. As características atribuídas a esses sinais condizem com os dados encontrados na literatura que descrevem a insegurança, inibição, constrição e rompimento da relação consigo mesmo como aspectos importantes associados ao transtorno do pânico.<hr/>The aim of this study was to verify the validity of the Pfister’s Colour Pyramid Test in the identification of panic disorder. The sample was composed by 15 patients in psychiatric treatment for having at least one crisis of panic disorder, selected according to the SCID criteria, and 109 non-patients who had never sought for psychological or psychiatric assistance. The results show that the two groups could be distinguished by the using of blue and by the symmetric configurations, both more frequent among the patients, in a significant way. The lack of security, the inhibition and constriction are typical signs and correspond to the panic symptoms described on literature <![CDATA[<B>Elementary Schools of Paraná State</B>: <B>revisiting quality and evaluation</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo do rendimento dos alunos das 4as séries do Ensino Fundamental do Paraná nas avaliações levadas a efeito pela Secretaria de Educação em 1997 e 1998. O estudo foi realizado a partir dos percentuais de acerto dos alunos nas diferentes provas. Os resultados apontam evidências de melhora no desempenho em Matemática, Ciências e Redação e queda apenas em Português. Apesar disto, esses resultados não atingem níveis satisfatórios, pois em aproximadamente 50% das provas um número elevado de alunos alcançou percentuais inferiores à média. Esta tendência revela a necessidade de realização de uma avaliação do sistema para além do rendimento do aluno, com vistas à identificação e superação das suas reais fragilidades e deficiências.<hr/>This article presents the results of a comparative study on the evaluations of 4th grade students of Elementary Schools from Paraná State. The evaluations were carried out by the Education Department in 1997 and 1998. The study was accomplished based on the percentile of the students achievement in the different tests. The results show improvement in mathematics, sciences and composition and a decline only in Portuguese. In spite of this, the results do not reach satisfactory levels, because in approximately 50% of the tests a high number of students reached percentile inferior to the average. This tendency reveals the need of a review on the system itself, an evaluation beyond the student's performance, with views to the identification and solution of their real deficiencies and vulnerability.