Scielo RSS <![CDATA[Psicologia em Estudo]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-737220040003&lang=en vol. 9 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Violence and alcoholism</B>: <B>biographical approach in alcoholicity and hermeneutics of the individual</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Meu propósito aqui será de mostrar como os fenômenos de violência, por vezes associados às condutas de alcoolização e aos problemas de álcool-dependência, não podem ser estudados fora do contexto sócio-histórico no qual eles se inserem. A abordagem aqui será centrada sobre a co-emergência e o reforço mútuo dos fenômenos intrapsíquicos e sociais nos quais as pessoas alcoólicas se encontram ao mesmo tempo tomadas e engajadas. Veremos, através do estudo de um exemplo biográfico com final dramático, que estes fenômenos de violência não são evidentemente reduzíveis aos fenômenos bioquímicos à que levam ao consumo patogênico de álcool. Em certo número de casos, a existência de enlaces sociopsiquicos se encontram na origem dos fenômenos de violência freqüentemente encontrados entre as pessoas alcoólicas. O método das histórias de vida em grupo constitui aqui uma abordagem privilegiada para tentar levar em conta e estudar estes fenômenos.<hr/>The objective of this article is to show how the phenomenon of violence, sometimes associated with the behaviour of alcoholization and to alcohol-dependence problems, cannot be studied except in the socio-historic context in which they occur. The approach will be centered here on the co-emergence and mutual reinforcement of intrapsychic and social phenomena in which alcoholic individuals are simultaneously involved. We shall see, through the study of a bibliographical example, that these phenomena of violence are not reducible to the biochemical phenomena related to the pathogenic consumption of alcohol. In many cases, the existence of sociopsychic conflicts is at the origin of this type of violence. We shall see that the method of life histories in group is a privileged approach for studying these phenomena. <![CDATA[<B>Child and adolescent, social representations and constitution process</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Compreender a dinâmica de circulação de representações sociais da criança e do adolescente, entre os atores sociais que participaram da Assembléia Constituinte 1987-88 (ANC 87-88), na qual se deu o reconhecimento legal dos seus direitos e proteção, eis o objetivo do estudo. O trato público dispensado à criança e ao adolescente, na tessitura da história social brasileira, foi abordado, como lócus de representações, espaços e práticas sociais. A investigação adentra seu universo empírico, a ANC, que elaborou a Constituição Federal, com inovações legais sobre a criança e o adolescente. A investigação fez constatações numa dupla direção: distanciamento entre produção constituinte e Constituição; entre produção constituinte e pensamento social. O Brasil pós-constituinte é contextualizado tendo-se como referência analítica representações da criança e do adolescente.<hr/>The purpose of this study was too understand the dynamic of the social representations concerning children and adolescents, among the social representatives who participated in the 1987-88 National Constitution Assembly, in which children and adolescents were given their legal protection rights. The public dealings granted to the child and the adolescent, in the social Brazilian history were approached as a locus of representations, spaces and social practices. The investigation advanced into its empirical universe, the National Constitution Assembly, which elaborated the Federal Constitution, with legal innovations for the child and the adolescent. The analysis lead to discoveries in a two-way direction: the distancing between the Constitution Process and the constitution text; the distancing of the constitution outcome and the Brazilian social thoughts. Brazil after the Constituent Assembly is updated, having as analytical reference the social representations of children and adolescents. <![CDATA[<B>Representations on adolescence by the educators of juvenile transgressors</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho buscou apreender o conteúdo e estrutura das representações sociais (RS) sobre adolescência, sob a ótica dos assistentes de desenvolvimento social (ADS) de adolescentes em conflito com a lei, em medidas socioeducativas de internação. Foram feitas entrevistas com 40 educadores de três unidades da Fundação da Criança e do Adolescente, nas quais se solicitava aos participantes que falassem sobre a adolescência. Os dados foram analisados pelo software alceste. Os resultados obtidos apontam duas representações de adolescência: a "normal", caracterizada por um momento de transição, onipotência e dificuldades no processo de desenvolvimento; e a infratora, "diferente", oriunda de uma "família desestruturada", representação que serve de modelo para as interações conflituosas que levam à infração. Os ADSs demonstram descrença na possibilidade do trabalho educativo, pela suposta ausência de uma estrutura familiar saudável e pela "fraqueza" desses adolescentes. Avanços e resistências vão se tecendo.<hr/>This work had the objective to apprehend the content and structure of the social representations (RS) on adolescence, under the optics of social development assistants (ADS) for adolescents in conflict with the law and under social and educative confinement measures. Interviews were carried out with 40 educators of three units of Foundation for the Children and Adolescents, in which it was requested the participants to talk about the adolescence. The data were analyzed by the alceste software. The results show two adolescence representations: the "normal", characterized by a moment of transition, omnipotence and difficulties in the development process; and the "different", the transgressor, from a "dysfunctional family", whose representation serves as model for the conflicting interactions that lead to the infraction. ADSs demonstrate disbelief in the possibility of an educational work, considering the presupposed absence of a healthy family structure and the adolescents' "weakness." Progresses and resistances are intertwined. <![CDATA[<B>Depressive symptoms, learning strategies and academic achievement among elementary school students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tendo-se em vista que a incidência de sintomas depressivos tem aumentado e conhecendo os efeitos negativos desses sintomas na aprendizagem, o presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre sintomas de depressão e rendimento escolar e estratégias de aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa 169 alunos de 3ª, 4ª e 5ª séries de uma escola pública da cidade de Campinas. Os alunos eram, em sua maioria, não-repetentes, de ambos os sexos e com idade variando de 8 a 15 anos. Os resultados sugeriram a existência de diferenças significativas entre rendimento escolar em matemática e sintomas depressivos, bem como entre rendimento escolar tanto em português quanto em matemática e o repertório de estratégias de aprendizagem dos participantes. Uma correlação significativa e negativa foi também encontrada entre os sintomas de depressão e o repertório de estratégias de aprendizagem dos participantes.<hr/>The incidence of depressive symptoms in children has been increasing. It has been demonstrated that these symptoms have negative effects in the learning process. In line with that, the present study has the objective to evaluate the relationship between depressive symptoms, learning strategies and students' academic achievement. The sample was composed of 169 students of 3rd, 4th and 5th grades, and from both sexes of a public school in the city of Campinas. Age range varied from 8 to15, and the majority of the students had not repeated a school grade level. Results suggested significant differences between depressive symptoms and mathematics achievement, as well as between learning strategies and school achievement. A significant and negative correlation was found between participants' depressive symptoms and their learning strategies repertoire. <![CDATA[<B>Investigating the experience of living in a boarding school</B>: <B>positives and negatives aspects for the students development</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho investiga os aspectos positivos e negativos da experiência de internato para o desenvolvimento de alunos de uma instituição de ensino técnico, a influência da vivência coletiva sobre o desempenho escolar e a concepção sobre um internato ideal. Foram realizadas cinco entrevistas com alunos das três séries do Ensino Médio, com idades entre 15 e 22 anos. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os aspectos positivos e os negativos da experiência de internato foram apontados a partir da categoria "convivência grupal" (possibilidade de fazer novos amigos x brigas e desentendimentos). As limitações estruturais do internato e a rotina estressante foram as principais implicações percebidas para o desempenho escolar, enquanto o internato ideal foi concebido a partir de mudanças estruturais e da qualidade das relações interpessoais. Os resultados são importantes para a compreensão de contextos educativos desse tipo, os quais são muito pouco referidos na literatura.<hr/>This work investigates the positive and negative aspects of the experience of living in a boarding school to the psychological development of students, the influences of the collective experience on the school performance and the conception of an ideal boarding school. Five semi-structured interviews were conducted with 15-22 year-old students. Data was analyzed through content analysis. Both positive and negative aspects of the boarding school experience were pointed out from the group-gathering category (possibility of making new friends versus fights and arguments). The limitations of the boarding school concerning facilities and physical structure, as well as the stressful routine, were the main implications of the collective experience on the school performance. The interns' concept of an ideal boarding school depended on facilities and structure improvements, and on the quality of the relationships. The results are important to educative context comprehension's that received little attention in the literatura. <![CDATA[<B>Family planning</B>: <B>female autonomy or burden</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho está baseado em uma pesquisa desenvolvida numa unidade de saúde pública da prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele visou acompanhar a implementação de grupos de planejamento familiar junto a uma população de baixa renda. Observou-se uma presença quase absoluta de mulheres, nesses grupos. Entrevistas com essas mulheres e com os profissionais daquele programa mostraram que a prevalência feminina nos grupos estava relacionada a atitudes ou valores culturais, bem como às condições de funcionamento da unidade. Isso, no entanto, não significava a autonomia das mulheres, na escolha do método contraceptivo, pois elas permaneciam subalternas aos parceiros sexuais. Pesquisas documentais também revelaram alguns equívocos e lacunas nas políticas públicas, tanto no texto do programa em questão quanto no modo de sua implantação, o que sugere a ambigüidade das práticas ligadas à construção dos direitos reprodutivos no Brasil.<hr/>This paper is based on a research developed in a municipal public health unit of Belo Horizonte, Minas Gerais (Brazil). The objective was to follow the implantation of family planning groups, involving a low-income population. It was observed that women were the great majority in the groups. Some interviews with the women and professionals of the referred program have shown that the prevalence of female individuals in the groups was related to cultural values, as well as to the management of that health unit. However, it did not mean the women had the autonomy to choose their contraceptive method. They remained submitted to their sexual partner´s choice. The research also showed some mistakes and gaps in the public policies, not only in its proposal text, but also in the procedures of its implantation. It suggests an ambiguity among the practices linked to the construction of birth control rights in Brazil. <![CDATA[<B>Religious experience in self-help groups</B>: <B>the neurotics anonymous example</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo caracteriza o que são os grupos de auto-ajuda, apresenta o programa de recuperação do grupo Neuróticos Anônimos (N/A) e revisa sucintamente o papel da religião na saúde em geral e no psiquismo. A seguir, o trabalho explora o aspecto religioso da pesquisa de Mestrado do autor, sobre a recuperação no grupo de auto-ajuda N/A. Trechos de entrevistas são citados, a fim de exemplificar a discussão. A experiência religiosa manifestada pelos integrantes de N/A entrevistados se mostrou determinante no processo de recuperação, a ponto de vir a confundir-se com este. A experiência religiosa acaba por ser um requisito para a "cura", uma vez que o programa de recuperação do grupo é uma versão terapêutica dos princípios básicos da doutrina judaico-cristã.<hr/>The article presents the defining characteristics of the self-help groups, describes the recovery program of the Neurotics Anonymous group and briefly revises the role of religion in psychological and general health. The article also explores the religious aspect of the autor's Master degree research, about recovery in Neurotics Anonymous self-help group. Portions of interviews are cited as discussion's examples. The religious experience presented by Neurotics Anonymous' members apeared as a determinant in their process of recovery in a way that makes difficult to distinguish between the two. The religious experience is a requirement for "cure" because the group's recovery program is a therapeutic version of the biblical doctrine basic principles. <![CDATA[<B>The genealogy on Foucault</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto, que tem origem em minha dissertação de mestrado, se propõe discorrer sobre a genealogia enquanto metodologia, conforme proposta por Michel Foucault. Nesta abordagem, a análise arqueológica do discurso é entendida como a base que dá suporte à genealogia, ao propor a descrição do campo como uma rede formada na inter-relação dos diversos saberes ali presentes, que possibilitam a emergência do discurso como o percebemos. Já a abordagem genealógica busca a origem dos saberes através dos fatores que interferem na sua emergência, permanência e adequação ao campo discursivo como elementos incluídos em um dispositivo político que abre as condições para que os sujeitos possam se constituir imersos em determinadas práticas discursivas.<hr/>This text, originated from my Master's thesis, aims to dissertate on genealogy as methodology, according to Michel Foucault's proposition. In this approach, the archeological analysis of the speech is understood as the foundation supporting genealogy by suggesting the description of the field as a net formed in the inter-relationship of the several knowledge present, which makes possible the discourse emerge according to our concept. The genealogical approach searches for the origin of the knowledge through the factors interfering in their emergence, maintenance and suitability to the discursive field, as elements included in a political speech opening the conditions to enable the individuals to be immersed in given discursive practices. <![CDATA[<B>Intentionality and overdetermination</B>: <B>Merleau-Ponty Freud reader</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o sentido da aproximação feita por Merleau-Ponty entre fenomenologia e psicanálise. Discute o inconsciente em Freud e a metapsicologia da sobreterminação. Analisa as críticas ao Inconsciente e ao causalismo de Freud na explicação dos sonhos. Examina, em seguida, a concepção de inconsciente em Merleau-Ponty baseada na intencionalidade. Mostra a temporalidade como intencionalidade mais original, seio do campo de presença, cujos múltiplos feixes intencionais constituem, para Merleau-Ponty, a fonte da significação de fenômenos como o sonho. Conclui pela impossibilidade de se conciliarem doutrinas com fundamentos distintos, mas suspeita da existência de um pressuposto evolucionista comum a ambos e da possibilidade de o ecletismo filosófico de Freud justificar leituras como a de Merleau-Ponty. Sugere a necessidade de se examinarem tais fundamentos.<hr/>The article examines the sense of the approximation between Phenomenology and Psychoanalysis made by Merleau-Ponty. It discusses the Freudian Unconscious and the Metapsychology of the Overdetermination, and analyzes the critics to the unconscious and to Freud's causationism in the explanation of dreams. Following, it examines the Merleau-Ponty's unconscious conception based on intentionality, and shows the temporality as the most original intentionality, ground of the presence field, whose multiple intentional branches constitute, for Merleau-Ponty, the source of the meaning of phenomena such as dreams. It concludes for the impossibility in reconciling doctrines with different foundations, but questions the existence of an evolutionist presupposition common to both, and the possibility of Freud's philosophical eclecticism to justify readings as the one of Merleau-Ponty. It suggests the need of further examination of such foundations. <![CDATA[<B>Influences of a program of creativity in the cognitive and academic performance of students with learning disabilities</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en A criatividade em crianças com dificuldade de aprendizagem é um processo complexo em face das dificuldades acadêmicas que enfrentam. Esta pesquisa investigou os efeitos de um programa de criatividade sobre o desempenho acadêmico e cognitivo de 17 alunos com dificuldade de aprendizagem, da 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental público de Vitória/ES, comparando-os a um grupo-controle. Os resultados indicaram uma melhora significativa no desempenho acadêmico (Teste de Desempenho Escolar -TDE) e cognitivo (Raven) do grupo que participou do treinamento.<hr/>Creativity in children with learning disabilities is a complex process due to the academic difficulties that those children have to face. This research has investigated the effects of a creativity program on the academic and cognitive performance of 17 students with learning disabilities, from the second and third grades of elementary public school in Vitória/ES, comparing to the control group. The results indicated a significant improvement in the academic (School Performance Test) and cognitive performance (Raven) of the group who was trained. <![CDATA[<B>Reading, sense production and the inferential process</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na produção de sentidos de textos, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. Este artigo defende o argumento de que a compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas, sobretudo pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor apreende e interpreta a intenção do autor. Defende-se, ainda, que esta interpretação ocorre no momento da interação leitor/autor, gerando sentidos que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação.<hr/>In texts sense production the reader plays an active role, being the inferences an important cognitive process during this activity. It is believed, therefore, that reading comprehension is not guided, just, by the graphic marks of the text, but, above all, by what those marks have to say and by the way the reader apprehends and interprets the intention passed by the author. It is also believed that this interpretation happens at the reader/author interaction moment, generating senses that vary according to the reader and the nature of such interaction. <![CDATA[<B>Cognitive skills in children: comparing good readers and poor readers</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Para buscar identificar habilidades cognitivas mais freqüentemente prejudicadas nas dificuldades de leitura, 90 crianças de pré-escola e 1ª Série foram avaliadas em leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica, vocabulário, aritmética, processamento visual e seqüenciamento. Comparando as habilidades de bons e maus leitores (acima e abaixo de 1 desvio-padrão em relação à média, respectivamente), observou-se que bons leitores foram significativamente superiores em escrita, consciência fonológica, vocabulário, memória fonológica e memória visual. Resultados sugerem uma relação funcional e forte entre processamento fonológico e leitura; funcional e moderada entre processamento seqüencial, aritmética e leitura; e fraca e correlacional entre processamento visual e leitura.<hr/>To identify cognitive skills that may be diminished in reading difficulties, 90 preschoolers and first graders were tested in reading, spelling, phonological awareness, phonological memory, vocabulary, arithmetic, visual processing, and sequential processing. Comparison between good readers and poor readers (above and below one standard deviation, respectively), revealed that good readers were significantly superior to poor readers in spelling, phonological awareness, vocabulary, phonological memory and visual memory. Results suggest strong functional relationship between phonological processing and reading, moderate functional relationships between sequential processing and arithmetic on one hand and reading on the other, and weak correlation between visual processing and reading. <![CDATA[<B>The reading comprehension evaluation and academic performance of undergraduate students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho avaliou a compreensão em leitura de universitários e sua relação com o desempenho na prova de língua portuguesa no vestibular e o rendimento médio no primeiro ano. Aplicou-se o Teste de Cloze em 782 ingressantes de oito cursos de uma universidade particular e entre os principais resultados destaca-se a baixa pontuação obtida no Cloze, inferior à média de pontos possíveis, indicando que os estudantes apresentam um nível de compreensão aquém do esperado para essa etapa de escolaridade. A identificação de uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a pontuação no Cloze, o rendimento acadêmico e a nota em língua portuguesa no vestibular permite afirmar que o teste de Cloze pode ser utilizado como um instrumento preditivo do desempenho acadêmico. Acredita-se que novas pesquisas sobre o tema possibilitarão uma ampliação do conhecimento sobre as habilidades necessárias para a formação adequada do universitário.<hr/>The undergraduates reading comprehension and their relationship with the performance in the Portuguese language test in college admission exams was analysed as well as the achievement in their first year in college. The Cloze Test was applied to 782 freshmen of eight university courses and, among the main results, the low scoring obtained on the Cloze, inferior to the average of a possible score stood out, indicating that these students present a level of comprehension below the expected for this schooling stage. The positively and statistically meaningful correlation among the Cloze's scores, the academic productivity and the grade in Portuguese language in the college admission exams allow the affirmation that the Cloze test can be used as a predictive instrument of academic performance. It is believed that new researches on the subject will enable an enlargement of knowledge on the abilities required for an adequate formation of the college student. <![CDATA[<B>The use of marijuana and its social representations</B>: <B>comparative study among university students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa teve como objetivo comparar as representações sociais dos universitários concluintes de cursos das áreas tecnológica, da saúde e jurídica acerca do uso da maconha. Dela participaram 60 universitários, de ambos os sexos, com idade entre 22 e 30 anos. Foram utilizados como instrumento entrevistas semi-estruturadas e o material coletado categorizado através da análise de conteúdo temática de Bardin (1977). Os dados obtidos entre os universitários possibilitaram representações consensuais e particularidades de acordo com os campos de atuação profissional. Os universitários de direito objetivaram suas representações com base nas questões legais e sociais; os de saúde, nas concepções médico-orgânica e psicossocial; e os de tecnologia fundamentaram suas representações em elementos psicossociais. Conclui-se haver a necessidade da formulação/mudança de estratégias que sirvam de subsídios/dados à formação de profissionais, principalmente das áreas de saúde e jurídica, para serem aplicados nas suas práticas futuras de intervenção junto aos usuários de drogas e seus familiares, bem como na implementação de políticas públicas de educação e promoção da saúde.<hr/>The purpose of this research was to compare the social representations of university students who are getting their degree in the technological, health and law areas, on the use of marijuana. Sixty (60) university students took part in this research, both sexes, aged from 22 to 30 years old. Semi-structured interviews were used and the collected material was categorized through the analysis of content by Bardin´s theme (1977). The collected data obtained among the university students made the consensual representations possible and particularity according to the field of professional performance. The law students showed their representations based on legal and social questions; the health students on the organic-medical and psychosocial conception, and the technological ones their representations in psychosocial elements. It has been concluded that there is the necessity of formulating the strategies which give data (support/information) in the professional formation, mainly the health and law areas which will be applied in their future practices of intervention with drug users and their families, as well as the implementation of public policies of education and health promotion. <![CDATA[<b>The Raven's coloured progressive matrices</b>: <b>norms for Porto Alegre, RS</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven destina-se à avaliação do desenvolvimento intelectual de crianças de 5 a 11 anos de idade. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer normas para as crianças de Porto Alegre - RS. A amostra foi composta por 779 crianças matriculadas em escolas estaduais, de 4 anos e 9 meses a 11 anos e 9 meses. Foi constatado aumento progressivo nas médias de pontos com o aumento da idade e não foram encontradas diferenças entre meninos e meninas. Na comparação com as crianças de escolas públicas de São Paulo, as médias das crianças de Porto Alegre foram mais altas, mas em geral foram inferiores às das escolas particulares de São Paulo. Foram estabelecidas as normas em percentis para cada faixa etária. Os resultados reforçam a necessidade do estabelecimento de normas distintas para as diferentes regiões do Brasil, principalmente em relação aos testes de inteligência.<hr/>The Raven's Coloured Progressive Matrices was proposed standards to Porto Alegre (RS) children. The sample was composed by 779 children from Porto Alegre state public schools, aged from 4 years and 9 months to 11 years and 9 months. It was found a progressive increase in average scores as age increased and it was not verified differences between boys and girls. Comparing average scores between children from São Paulo and Porto Alegre public schools we found that the average scores from Porto Alegre children was higher, but they were lower than the scores from São Paulo private schools children. Percentile ranks were obtained to each age level with range of six months. Research results show the need to establish specific norms to different Brazilian regions, mainly concerning intelligence tests. <![CDATA[<B>Analysis of items of a statistical reasoning test</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou analisar as 18 questões (do tipo múltipla escolha) de uma prova sobre conceitos básicos de Estatística pelas teorias clássica e moderna. Participaram 325 universitários, selecionados aleatoriamente das áreas de humanas, exatas e saúde. A análise indicou que a prova é predominantemente unidimensional e que os itens podem ser mais bem ajustados ao modelo de três parâmetros. Os índices de dificuldade, discriminação e correlação bisserial apresentam valores aceitáveis. Sugere-se a inclusão de novos itens na prova, que busquem confiabilidade e validade para o contexto educacional e revelem o raciocínio estatístico de universitários ao ler representações de dados estatísticos.<hr/>This study aimed at to analyze the 18 questions (of multiple choice type) of a test on basic concepts of Statistics for the classic and modern theories. The test was taken by 325 undergraduate students, randomly selected from the areas of Human, Exact and Health Sciences. The analysis indicated that the test has predominantly one dimension and that the items can be better fitting to the model of three parameters. The indexes of difficulty, discrimination and biserial correlation present acceptable values. It is suggested to include new items to the test in order to obtain reliability and validity to use it in the education context and to reveal the statistical reasoning of undergraduate students when dealing with statistical data representation. <![CDATA[<B>Factorial analysis of the Maslach B<I>urnout</I> Inventory (MBI) in a sample of teachers from  private schools</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Inventário de Burnout de Maslach (MBI) foi projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em trabalhadores. Este artigo analisa o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de 563 professores que atuam em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior, na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas pelo inventário: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Os três fatores explicaram, neste estudo, 47% da variância total das respostas dos sujeitos ao MBI. Todos eles alcançaram um nível satisfatório de consistência interna, sendo que o fator 1 (exaustão emocional) e o fator 2 (realização profissional) poderiam funcionar independentemente. Já o fator 3 (despersonalização) é utilizado no âmbito deste estudo em nível explicativo, contribuindo para uma compreensão mais ampla acerca da configuração de Burnout em professores.<hr/>The Maslach Burnout Inventory (MBI) was projected to evaluate the Burnout Syndrome in working people. This article analyses the psychometric behaviour (reliability and construct validity) of the MBI in a sample of 563 teachers, workers from private institutions of elementary, high school and college levels in the metropolitan area of Porto Alegre-RS. The factorial analysis identified three factors originally related to the three dimensions identified in the inventory: emotional exhaustion, depersonalization and professional accomplishment. The three factors explained in this study 47% of the total variance of the answers by the individuals subjected to MBI. All of them reached a satisfactory level of consistence, and the factor 1 (emotional exhaustion) and the factor 2 (professional accomplishment) could function independently. As for the factor 3 (depersonalization), in the present study it is used in an explanatory level, contributing to a wider understanding concerning the configuration of Burnout in teachers.