Scielo RSS <![CDATA[Psicologia em Estudo]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-737220050001&lang=en vol. 10 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>"O que dorme sobre a terra" - Goethe</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Gender differences in workplace bullying</B>: <B>a study in a spanish sample</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en En los últimos años, el acoso psicológico en el trabajo (bullying o mobbing) ha recibido una atención constante y ha sido reconocido como un importante problema social. El objetivo de este estudio consiste en analizar de forma exploratoria si existen diferencias de género tanto en el acoso psicológico como en sus dimensiones. Los datos fueron recogidos con el cuestionario de "Acoso Psicológico en el Trabajo" (Moreno-Jiménez, Rodríguez-Muñoz, Garrosa, Morante & Rodríguez, 2004), en una muestra de 103 trabajadores de la Comunidad de Madrid. Los resultados mostraron diferencias significativas entre hombres y mujeres en Acoso Psicológico, Aislamiento Social y Desacreditación. Estos datos apoyan la hipótesis de que el hecho de ser mujer supone un riesgo adicional para sufrir acoso psicológico.<hr/>Recently, workplace bullying has received increased attention and has been recognised as an important social problem. The aim of the present study was to analyze in an exploratory way whether exist gender differences as much on bullying as on its dimensions. Data were collected with the "Bullying at Work Questionnaire" (Moreno-Jiménez, Rodríguez-Muñoz, Garrosa, Morante & Rodríguez, 2004), in a sample of 103 employees of the Community of Madrid. The results showed significant differences between men and women in Bullying, Social Isolation and Discredit. These data support the hypothesis that the fact of being women supposes an additional risk of being bullied at work. <![CDATA[<B>Family</B>: <B>maternity and assisted reproduction</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho trata das transformações que se operam na idéia de família que desenvolvemos no Ocidente. Tais mudanças se devem, entre outros fatores, aos diferentes lugares que a mulher passou a ocupar na família e na sociedade e à constituição de sua identidade pela via da maternidade. Isso também é acompanhado pela decadência do modelo patriarcal, o que gera intensas discussões a respeito de um possível fator de feminilização da cultura e declínio da função paterna. A essas questões somam-se os avanços tecnológicos no campo da medicina da reprodução e as intervenções sobre o corpo feminino, o que tem proporcionado tanto mudanças quanto reforços no modelo de família tradicional ocidental.<hr/>The present article discusses the transformations within the concepts of family in the Western society. These changes are due to (among others reasons) the social position that women have assumed, and to the constitution of a feminine identity based on the fact of becoming a mother. These matters follow the decadence of a patriarchal pattern, which generates discussions regarding a supposed rising of a femininization of culture and the failure of the father role. To these questions recent development of reproductive medicine technologies, and medical interventions upon feminine body can be added, which has provide changes as well as reinforcements to a traditional family model. <![CDATA[<B>Personal and collective self-esteem in mothers and non-mothers</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo investigou as implicações da condição de maternidade e de não-maternidade para a construção da auto-estima pessoal e coletiva das mulheres, mediante o teste das hipóteses de que os índices de auto-estima pessoal e de auto-estima coletiva obtidos por mulheres mães seriam significativamente maiores do que os índices obtidos por mulheres não-mães. A amostra foi composta por 310 mulheres, com idades variando entre 30 e 69 anos, distribuídas em um grupo de mães e um outro de não-mães, as quais foram solicitadas a responder às versões brasileiras da Escala de Auto-Estima de Rosenberg e da Escala de Auto-Estima Coletiva. A análise dos resultados revelou que as duas hipóteses do estudo foram corroboradas. Concluiu-se que as concepções e representações tradicionais acerca da maternidade ainda desempenham um importante papel na configuração da identidade feminina.<hr/>The study investigates the motherhood and non-motherhood conditions, and its implications to women in their construction of personal and collective self-esteem. The hypotheses to be tested were that mothers would present personal and collective self-esteem indexes significantly greater than non-mothers. The sample consisted of 310 women, between 30 and 69 years of age, distributed in two groups, mothers and non-mothers. Both groups were asked to answer the Brazilian versions of the Rosenberg's Self-Esteem Scale and Collective Self-Esteem Scale. Results confirmed both hypotheses. It was concluded that traditional conceptions and representations of motherhood still play an important role in the construction of feminine identity. <![CDATA[<B>Perceptions of body shape and size in women</B>: <B>an exploratory study</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se investigar, através da Escala de Desenhos de Silhuetas, a percepção de tamanho e forma corporal de 150 mulheres, divididas com base no índice de massa corporal (IMC) em cinco grupos: não-obesidade, sobrepeso e obesidade graus I, II e III. As escolhas foram classificadas em representações de tamanho e forma corporal normal, real e ideal. Evidenciou-se que as escolhas de homem e mulher de tamanhos normais, nos cinco grupos, foram associadas a representações de baixo peso. Na auto-avaliação de tamanho e forma corporal real, notou-se ampla distribuição de escolhas, sendo que, com exceção do grupo com sobrepeso, a maioria das mulheres dos demais grupos fez escolhas compatíveis com seu IMC. O tamanho e forma corporal ideal foram associados a figuras representativas de baixo peso. Os dados apontam para a relevância das diferenças entre adequação da percepção real e ideal, sinalizando a direção das dificuldades relativas à autopercepção corporal.<hr/>The objective of the present study was to investigate women's size and shape body perception using the Nine-figure Outline Scale. A total of 150 women were divided into five groups according to body mass index (BMI): non-obese, overweight and grade I, II and III obese women. The options were classified in representations of normal, real and ideal body size and shape. It was evident that the men and women's choice for normal sizes, in the five groups, were predominantly connected to the representation of low body weight. In the self-assessment of the real body size and shape, it was noticed a broad distribution of choices, although with the exception of the pre-obesity group, the majority of women from the other groups made compatible choices with their BMI. The ideal body size and shape was associated with representative figures of low body weight. The data indicate the relevance of the differences between the adequacy of real and ideal perception, pointing at the difficulties related to body self-perception. <![CDATA[<B>Senses production upon motherhood</B>: <B>an experience at the Kangaroo Mother Program</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa, sob a perspectiva da relação entre a família e instituições de saúde, os sentidos produzidos sobre a maternidade em um programa de saúde neonatal desenvolvido na rede pública - o Programa Mãe Canguru. A partir de entrevistas e observações feitas com usuárias durante sua participação no programa, buscamos apreender como as práticas discursivas e não discursivas sobre maternidade e maternagem, difundidas nesse processo, se articulam com as experiências concretas dessas mulheres para produzir novas configurações subjetivas. Na interpretação dos dados, realizada através de análise do discurso, os aspectos mais significativos das falas das entrevistadas foram agrupados em quatro núcleos de sentido: família e religião; o impacto do nascimento prematuro; desconfiança e resistência nas relações com instituições e profissionais de saúde; e a experiência com o Programa Mãe Canguru. Ao final, procurou-se identificar as principais estratégias e formas de singularização utilizadas por essas mulheres ao atribuírem sentidos ao papel materno.<hr/>This article analises, under the perspective of the relationship between the family and health institutions, the senses produced upon motherhood on a neonatal health program developed at the public system - The Kangaroo Mother Program. As from interviews and observations made with users during their involvement on the program, we tried to perceive how discursive and non discursive practices about motherhood and maternal care, spreaded on this process, become linked with the factual experiences of this women in order to produce new subjective configurations. On data interpretation, realized through speech analysis, the most significant aspects of interviewees talks were gathered in four senses nucleus: family and religion; the impact of a premature birth; distrust and resistance on relations with institutions and health professionals; and the experience with the Kangaroo Mother Program. At the end, we attempted to identify the main strategies and singularization forms used by these women in attributing senses at the maternal part. <![CDATA[<B>Mother-baby interaction in the context of maternal depression</B>: <B>theoretical and empirical issues</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve por objetivo revisar a literatura sobre a interação mãe-bebê em situação de depressão materna. Em particular, buscou-se analisar os diversos fatores que podem mediar o impacto da depressão materna no desenvolvimento do bebê, dentre eles a idade da criança, o seu temperamento, a cronicidade do episódio depressivo materno e o estilo interativo da mãe deprimida. A literatura revisada revela que a depressão afeta não só a mãe, mas também o bebê e até mesmo o próprio pai, em vista da influência deste quadro no contexto familiar. Alguns estudos sugerem ainda que a presença do pai e a ausência de conflitos conjugais são fatores que podem amenizar os efeitos da depressão materna para o bebê.<hr/>The aim of the present study was to review the literature on mother-infant interaction in the context of maternal depression. Particularly, it aimed to examine several factors that could mediate the maternal depression impact on infant development, such as the child's age and temperament, the chronicity of the maternal depression episode and the depressed mother's interaction style. The literature reviewed shows that depression affects not only the mother, but also the baby and even the father, because of its influence on the family context. Some studies also suggest that the father's presence, as well as, the absence of marital conflict , may buffer the maternal depression effects on the baby. <![CDATA[<B>The parents' and peers' role in vocational choice</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O momento da escolha profissional é visto como essencial na percepção do adolescente, da família e da sociedade. Por ser considerado um momento importante o adolescente sente necessidade de ter apoio da família e dos pares durante o período de escolha. O objetivo deste estudo foi verificar as percepções dos adolescentes quanto à influência da família e de terceiros na escolha profissional. Participaram 16 ex-orientandos de um programa de orientação profissional de uma universidade pública federal, cinco (5) do sexo masculino e onze (11) do sexo feminino, com idades variando entre 16 e 18 anos. Foram realizadas duas entrevistas abertas. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Qualitativa proporta por González-Rey (1997), com a retirada de indicadores e a construção de zonas de sentido a partir do discurso dos adolescentes. Os indicadores na primeira entrevista sugeriram a influência dos pais e na segunda entrevista, a influência dos pares.<hr/>The vocational choice is seem as essential in the adolescent's, in their family's, and the society's perceptions. In fact the adolescent feels a need to have suport from his family and peers during this moment. This study had the intention to verify the adolescent's perception about their families' and friends' influency in their career choice. The sample was composite by 16 adolescents who had looked for a guid program in a Public University, five (5) males and eleven (11) femals, ages betwen 16 to 18 years. The procedure of the research involved two open interviews. The work was based in the formulation of Fernando González-Rey (1997) in its struture and analyses. Parent's influency showed his presence in the first intervew indicators. In the second interview were find many indicators about peers' influency. <![CDATA[<B>Children's ludic behavior and their relationship in the family context</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse artigo é resultado de uma pesquisa que procurou investigar como o lúdico aparece no contexto diário da vida das crianças em situação de pobreza econômica. Buscou-se investigar os brinquedos, brincadeiras, o tempo, o espaço e as companhias preferidas pelas crianças, bem como a visão de seus familiares, através de entrevistas estruturadas. As crianças foram escolhidas aleatoriamente, em duas escolas públicas de Caxias do Sul, num total de quarenta, com idades entre 7 e 10 anos. Os resultados apontam para os aspectos protetivos e os de risco. As conclusões indicam a necessidade de novas pesquisas de observação in loco das interações entre as crianças e seus respectivos familiares, bem como a possibilidade de estruturação de programas na rede municipal que beneficiem essas interações através do lúdico.<hr/>This study is the result of an investigation of how ludic aspects are shown in the everyday context of a child and caretakers/family members from low income classes. The purpose of the study was to investigate children's favorite toys and games, the time, spaces and favorite companions, as well as their family members view, through structured interviews. Forty children from 7 to 10 years of age were chosen at random at two public schools in the city of Caxias do Sul. The results indicate the protective and risky aspects. The conclusions point to a need for new observation researches of the interaction among children and their families in loc, and the possibility of offering structured programs in public schools in order to add benefits to these interactions with ludic approaches. <![CDATA[<B>Feeding time in the nursery school environment as an interactional context the first two years of a child</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho visa investigar o contexto de alimentação em díades adulto-bebê, a partir de uma abordagem sociocultural. Seu principal objetivo consistiu na comparação das atividades de um bebê e seu cuidador na creche nos primeiros dois anos de vida, durante a alimentação. Foram realizadas entrevistas com os cuidadores e registros em vídeo durante a alimentação do bebê. Os dados foram analisados em termos da percentagem de ocorrências das atividades e interações, e dos scripts. Os resultados indicaram que durante os momentos em que a criança é alimentada, trocas interativas ocorrem e são essenciais para seu desenvolvimento como membro da cultura da qual faz parte.<hr/>The aim of this study was to investigate feeding in a dyad baby-adult from a sociocultural point of view. The main objective was to compare the activities of a baby and the caregiver in a nursery school, during feeding times. Interviews with the caregivers were carried out and some videotapes were recorded while the babies were fed. The data were analyzed in relation to the quantity of interaction and activities that were developed and also the scripts. The results showed that while children are fed interactions occur, and they are essential for the child development as a member of the culture of which he/she is part. <![CDATA[<B>Quality of day care center environment</B>: <B>a rating scale</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo apresenta a análise de conteúdo da Infant/Toddler Environment Rating Scale-ITERS. Duas especialistas brasileiras em educação infantil analisaram a pertinência de cada um dos 35 itens da ITERS para avaliar a qualidade de ambientes educacionais oferecidos para crianças de 0 a 30 meses. Considerando-se os 70 itens avaliados, verificou-se que em 69 houve indicação de permanência e apenas uma sugestão de exclusão. As indicações de permanência dos itens foram classificadas nas seguintes categorias: Permanência sem sugestões de alterações (56%); Permanência com sugestão de adequação de termos, de materiais ou de situações (19%); Permanência com sugestão de acréscimo de esclarecimentos (11%); Permanência com alterações de estrutura ou de conteúdo (10%). O alto índice de acordo obtido entre as juízas (97%) quanto à permanência de 34 itens sugere a pertinência da ITERS, representada pelos 35 itens, para avaliar a qualidade do atendimento oferecido em ambientes educacionais coletivos em nosso contexto.<hr/>This study presents an analysis of content of the Infant / Toddler Environment Rating Scale - ITERS. Two Brazilian experts in child education analyzed the pertinence of each of the 35 items of the ITERS to assess the quality of educational environments offered to children 0 - 30 months years old. Considering the 70 items assessed, it was verified that in 69 of them there was indication of permanency, and only one suggestion of exclusion. The indications of permanency of the items were thus classified: permanency without suggestions of alterations (56%); permanency with suggestion of adaptation of terms, materials or situations (19%); permanency with suggestion of adding clarifications (11%); permanency with structural or content alterations (10%). The high index of agreement obtained between the two experts (97%) as to the permanency of 34 items, suggests the pertinence of the ITERS, represented by the 35 items, to assess the quality of care offered in collective educational environments in our context. <![CDATA[<B>Drawing in childhood and the ecology of human development</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho resultou de reflexões sobre a Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner associada ao pensamento de estudiosos da Educação Ambiental. O foco deste artigo será compreender a relação entre percepção, o desenho e o conceito de atividade molar na perspectiva ecológica de Bronfenbrenner. Pressupõe-se que o desenho é também uma forma de expressar criativamente a percepção que as crianças têm dos ambientes que habitam. Será ressaltada a importância da imaginação e potencial da expressão do desenho como importante ferramenta na construção de conhecimentos e integração de experiências originadas em contextos variados. Estas experiências gráficas fazem parte do crescimento psicológico e são essenciais para a formação de indivíduos sensíveis, criativos e capazes de transcender e transformar a realidade. Para trabalhar com estas idéias são exemplificados desenhos de crianças de uma ONG no Extremo Sul do Brasil que propõe educação ambiental através de arte-educação.<hr/>This work is a result of reflexions on the Ecology of Human Development of Urie Bronfenbrenner associated to thoughts of Environmental Education scientists. The focus of this article is to understand the relation among perception, drawing and the concept of molar activity under the ecological perspective of Bronfenbrenner. We supposed that drawing is also a way to express with creativity the perception children have of their own environment. The importance of imagination and the potential of expression of drawing will be emphasized as a relevant tool to build knowledge and integrate experiences which are originally from different contexts. These graphic experiences are part of psychological evolution and are essential to raise sensitive and creative individuals who are able to transcend and transform reality. In order to work with these ideas we bring examples of children's drawings produced in a non governmental institution located in the extreme south of Brazil and we propose environmental education through art education. <![CDATA[<B>Parental support</B>: <B>a study on children with school problems</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo foi investigar o suporte parental recebido por crianças encaminhadas para atendimento psicológico em razão do baixo desempenho escolar, em comparação com crianças não encaminhadas. Os participantes foram 60 crianças de 7 a 11 anos e suas mães, selecionadas em uma clínica de psicologia e em uma escola, ambas públicas. O suporte foi avaliado em três domínios: acadêmico, desenvolvimental e emocional. Da criança avaliou-se o nível de inteligência, o desempenho escolar e a presença de problemas de comportamento. Em concordância com estudos anteriores, o grupo encaminhado mostrou desempenho cognitivo e acadêmico mais baixo e mais problemas de comportamento. O suporte acadêmico não diferiu entre os grupos. As mães de crianças encaminhadas relataram menos suporte desenvolvimental e emocional, com problemas nas práticas educativas e relacionamento pais-criança conflituoso. Os resultados salientam a necessidade de cuidados de saúde mental para crianças vulneráveis que vivem em ambientes pouco apoiadores.<hr/>The objective of this article was to investigate the parental support received by children directed for psychological attendance due to poor academic achievement, in comparison with children not sent to psychological attendance. Participants consisted of 60 children from 7 to 11 years of age and their mothers, selected at a psychology clinic and at school, both public ones. The support was evaluated in three domains: academic, developmental and emotional. The child was evaluated regarding his/her intelligence level, performance at school and the presence of behavior problems. In agreement with previous studies, the studied group showed lower academic and cognitive development and greater incidence academic of problems regarding behavior. The academic support did not differ among the groups. Mothers of referred children showed less developmental and emotional support, with problems in the educational practices and conflicting relationship parent-child. The results point out the need of mental health care for vulnerable children that live in an environment with little support. <![CDATA[<B>Peer acceptance-rejection to study and aggressiveness at school</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Foram estudadas as relações entre agressividade e aceitação-rejeição em 1281 estudantes de quatro escolas de ensino fundamental. A medida sociométrica baseou-se em três escolhas positivas e três negativas em situação de estudo. As escalas de agressividade forneceram três medidas: em situação familiar, em situação escolar e geral. Nas medidas sociométrica e de agressividade em situação familiar as diferenças entre as escolas foram atribuídas ao acaso. As escalas de agressividade escolar e geral formaram dois subgrupos, sendo duas escolas com menor e outras duas com maior agressividade. Foram encontradas correlações significativas entre as medidas sociométrica e de agressividade escolar nas quatro escolas e com agressividade geral em uma delas, indicando que quanto maior a aceitação social, menor a agressividade. Como as correlações foram baixas, estudaram-se grupos extremos em termos de aceitação-rejeição e apenas em uma escola as escalas de agressividade escolar e geral diferenciaram esses grupos.<hr/>The relationship between aggressiveness and peer acceptance-rejection were analyzed in 1281 elementary school children. Sociometric measure was based on three positive and three negative classmates choices. The aggressiveness scales gathered information about familiar, scholar and general situations. There were no statistically insignificant differences among the schools related to the sociometric and aggressiveness in familiar situation measures. The scales of the scholar and general aggressiveness formed two sub-groups, in which two schools showed less aggressiveness and the two other more aggressiveness. Scholar aggressiveness showed significant correlations with the sociometric status in all schools and the general aggressiveness in one of them, suggesting that the most social acceptance, the lesser the student's aggressiveness. As the correlations were low, extreme groups in acceptance-rejection conditions had been studied and the scales of scholar and general aggressiveness had differentiated these groups in only one school. <![CDATA[<B>The use of psychological techniques and instruments for behavioral psychologists</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar as estratégias, técnicas e instrumentos psicológicos mais conhecidos e utilizados por profissionais cuja abordagem norteadora é a comportamental ou cognitiva. Participaram 35 profissionais de diversos estados brasileiros. Utilizou-se um instrumento composto de duas partes. A primeira delas versou questões que visavam à caracterização dos sujeitos quanto à formação, atuação profissional, abordagem terapêutica, atividades profissionais, estratégias e instrumentos utilizados na avaliação. A segunda consistiu em uma relação contendo 152 instrumentos de avaliação psicológica, na qual os sujeitos tinham que assinalar quais instrumentos eram conhecidos e quais eram utilizados. Os resultados evidenciaram que, em sua maior parte, os profissionais atuam em universidades, utilizam avaliação com fins de diagnóstico e intervenção e utilizam instrumentos psicológicos cuja fundamentação teórica não está em consonância com a abordagem terapêutica adotada.<hr/>This research aims feature the behavioral/cognitive psychology and to identify well-know psychology instruments and list used instruments in the sample. Participated this study 35 psychologists by various brazilian states. The material used in this study has two parts. The first comprised questions about professional acting, therapistic choose, professional activity, strategy and instruments used in the assessment. The second part constitute a setoff psychological assessment instruments and the task assigned to subjects was to check know and used. Results indicated the most of professional are acting in university, they used assessment with to aim diagnosis and intervention and they use psychology instruments, of which theoretical foundation is not in accordance with the therapistic choose. <![CDATA[Cognitive and psychosocial aspects in Chagas Disease: a review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetiva-se a análise crítica de 15 artigos empíricos identificados nas bases de dados PsycINFO, Medline, Lilacs e SciELO, no período de 1972 a 2003, relativos à associação de doença de Chagas ao funcionamento cognitivo e psicossocial dos portadores. A análise dos delineamentos apontou para a associação de prejuízos cognitivos e psicossociais à doença de Chagas. Destacam-se como pontos críticos o pequeno número de artigos identificados sobre as variáveis psicossociais em um período de três décadas e a diversidade de variáveis estudadas Tais pontos sugerem a necessidade de pesquisas que investiguem de forma mais detalhada o impacto da doença sobre o portador, relacionando variáveis pessoais e contextuais de modo a detectar o efeito combinado de tais condições e implementar práticas educativas de saúde.<hr/>The aim of the present study was to critically analyze 15 empirical articles produced during a 30-year period (1972 - 2003) and indexed in the PsycINFO, Medline, Lilacs and SciELO databases; the selected articles focused on Chagas disease and its effects on the cognitive and psychosocial functioning of infected patients. The analysis indicates that cognitive damage and psychosocial stress are related to the Chagas disease. Major critical points are the small number of papers on psychosocial variables over the covered period and the diversity of the studied variables, suggesting the need for research that investigate more profoundly the impact of the disease on the patient, with personal as well as contextual variables so as to find out the combined effect of such conditions in order to implement successful health education policies and practices. <![CDATA[<B>Socially responsible consumer behavior scale</B>: <B>a preliminary study for evidence of validity</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo adaptar para o Brasil a Escala de Comportamentos Socialmente Responsáveis do Consumidor - ECSRC (Roberts, 1996), cujo objetivo principal é avaliar em que medida os consumidores tendentes a expressar condutas indicativas de preocupação de ordem social também as levam em consideração no momento de adquirir seus produtos. Participaram 298 estudantes universitários, com idade média de 21 anos (d.p. = 4,60), sendo a maioria do sexo feminino (72,4%). Por meio de uma análise fatorial dos eixos principais (PAF) com rotação promax foram identificados três fatores que explicam conjuntamente 41,1% da variância total. O primeiro fator agrupou cinco itens e foi denominado como preocupação ambiental (a = 0,90), o segundo, preocupação com reciclagem, ficou composto por quatro itens (a = 0,75); e, por fim, o fator denominado de preocupação social (a = 0,70) reuniu seis itens da escala. Estes resultados são coerentes com a concepção de que múltiplos fatores são necessários para avaliar o comportamento do consumidor, ademais sugerem a adequação da ECSRC ao contexto brasileiro.<hr/>The objective of this study was to adapt The Socially Responsible Consumer Behavior Scale -ECSRC (Roberts, 1996) to Brazil. The main objective of this scale is to evaluate to what degree consumers who tend to express conduct which indicates social responsibility take this conduct into consideration at the moment of product acquisition. Two hundred ninety-eight university students (average 21 yrs old, d.p. = 4.60, 72.4% female) participated in this study. Three factors, which explain 41.1% of the total variance were found through an analysis of the principal axes (PAF) with a Promax rotation. The first factor grouped five items together and was called environmental concern (a = 0.90), the second, concern about recycling, was composed of four items (a = 0.75) and, finally, six items from the scale were grouped together in the third factor called social concern (a = 0.70). These results are coherent with the conception that multiple factors are necessary to evaluate consumer behavior, and also, suggest the adequacy of the ECSRC to the Brazilian context.