Scielo RSS <![CDATA[Psicologia em Estudo]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-737220070001&lang=en vol. 12 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Families and social projects</B>: <B>analysis of this relationship in a São Paulo "quilombo"</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Dentro de um estudo maior, famílias da localidade do Carmo, interior do Estado de São Paulo, foram analisadas por meio de vários instrumentos, entre os quais: anamnese da família e da criança; fotos e desenhos da moradia; entrevistas com funcionários da escola, creche e posto de saúde. O Carmo é uma localidade rural, de origem quilombola e extensa rede social de parentesco, que perdeu o seu potencial de gerar empregos na agricultura. A análise focalizou os modos de partilhar os cuidados familiares e o envolvimento com organizações não governamentais e o Poder Público, tendo sido identificados quatro tipos de família a partir dos conceitos de enraizamento e apego ao lugar: famílias desenraizada e desapegada; enraizada e apegada; enraizada e desapegada; apegada e desenraizada. A análise apontou para o modo de inserção na trama sociofamiliar como conseqüência de histórias anteriores, como um indicador de sucesso ou de fracasso das empreitadas familiares.<hr/>The families of the Carmo village, in the interior of the state of São Paulo SP Brazil, were analyzed through family and child anamneses, photos and drawings of houses, interviews with school, day-care and health officers. Carmo village, originally founded by a group of slaves (quilombo) and characterized by an extended family network, has lost its capacity to produce agricultural jobs. Analysis focused on sharing family concerns, on the inhabitants’ involvement with non-governmental organizations and with public authorities. Four family types were identified according to place connections and attachment: non-connected and non-attached families; connected and attached families; connected and non-attached families; non-connected and attached families. Insertion modality in the social and familial context is a consequence of past histories and indicates the success and failure of the family enterprise.<hr/>Dentro de un estudio mayor, familias de la localidad de Carmo, Interior del Estado de São Paulo, fueron analizadas por medio de varios instrumentos, entre los cuales: anamnesia de la familia y del niño; fotos y dibujos de la vivienda; encuestas con funcionarios de la escuela, guardería y centro de salud. Carmo es una localidad rural, de origen quilombola y extensa red social de parentesco, que perdió su potencial de generar puestos de trabajo en la agricultura. El análisis se fijó en los modos de compartir los cuidados familiares y el envolvimiento con organizaciones no gubernamentales y el Poder Público, habiendo sido identificados cuatro tipos de familia a partir de los conceptos de raigambre y apego al lugar: familias desarraigada y desapegada; arraigada y apegada; arraigada y desapegada; apegada y desarraigada. El análisis apuntó para el modo de inserción en la trama sociofamiliar como consecuencia de historias anteriores, como un indicador de suceso o de fracaso de los destajos familiares. <![CDATA[<B>Maternal behavior and childrearing practices in single-mother families and two-parent families</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo investigou as eventuais diferenças nos comportamentos e práticas educativas maternas e no comportamento infantil entre famílias de mães solteiras e famílias nucleares. Participaram da pesquisa quatorze famílias, das quais sete de mães solteiras (mãe-criança) e sete de mães casadas (mãe-pai-criança), selecionadas em hospitais e unidades de saúde de Porto Alegre. Estas famílias foram emparelhadas conforme idade, escolaridade e nível socioeconômico. Foi utilizada uma sessão de observação da interação familiar durante um almoço realizado na casa dos participantes, quando as crianças tinham de 30 a 36 meses de idade. Os comportamentos e práticas educativas maternas e os comportamentos infantis foram examinados através de um protocolo envolvendo diversas categorias. O Teste de Mann-Whitney não revelou diferenças significativas entre as famílias para as categorias examinadas. Os resultados sugerem que as configurações familiares investigadas não afetam, necessariamente, os comportamentos e as práticas educativas maternas, nem os comportamentos infantis.<hr/>Eventual differences in maternal behavior, childrearing practices and children’s behaviors in single-mother and two-parent families are analyzed. Fourteen families, 7 constituted by single mothers (mother and child) and 7 by married mothers (mother, father and child), selected in hospitals and health units of Porto Alegre RS Brazil, participated in the study. The families were matched according to age, education and socioeconomic level. Using a protocol with several categories an observation session of the family at lunchtime in the participants’ home, when the children were 30-36 months old, was used to examine the maternal behavior and childrearing practices, as well as the children’s behaviors. Mann-Whitney test indicated no significant differences between single and married mothers for the categories examined. Results suggest that the family structure investigated do not necessarily affect maternal behaviors, childrearing practices and children’s behaviors.<hr/>El presente estudio investigó las eventuales diferencias en los comportamientos y prácticas educativas maternas y en el comportamiento infantil entre familias de madres solteras y familias nucleares. Participaron de la investigación catorce familias, de las cuales siete de madres solteras (madre-niño) y siete de madres casadas (madre-padre-niño), seleccionadas en hospitales y unidades de salud de Porto Alegre. Estas familias fueron organizadas conforme edad, escolaridad y nivel socioeconómico. Fue utilizada una sesión de observación de la interacción familiar durante un almuerzo realizado en la casa de los participantes, cuando los niños tenían de 30 a 36 meses de edad. Los comportamientos y prácticas educativas maternas y los comportamientos infantiles fueron examinados a través de un protocolo envolviendo diversas categorías. El Test de Mann-Whitney no reveló discrepancias significativas entre las familias para las categorías examinadas. Los resultados sugieren que las configuraciones familiares investigadas no afectan, necesariamente, los comportamientos y las prácticas educativas maternas, ni mucho menos los comportamientos infantiles. <![CDATA[<B>Marital social skills and religious affiliation</B>: <B>a descriptive study</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desenvolvimento e a manutenção do repertório social são influenciados por múltiplos fatores, aí se incluindo crenças e normas. A influência religiosa sobre comportamentos sociais ocorre em diferentes contextos, inclusive o conjugal. Avaliou-se neste estudo a relação entre filiação religiosa e habilidades sociais de 74 casais, divididos em três grupos (católicos, presbiterianos e sem filiação) que responderam ao Inventário de Habilidades Sociais Conjugais, preencheram uma ficha de dados pessoais, um questionário sobre conhecimento doutrinário e um sobre a relação estabelecida entre ensinamentos da Igreja e habilidades conjugais. Os resultados mostraram que: 1) não houve diferença entre os grupos nos indicadores de habilidades, nem na influência de variáveis relacionadas às práticas religiosas; 2) muitas associações relacionavam habilidades sociais conjugais a conceitos cotidianos sobre relacionamento conjugal mais do que a ensinamentos doutrinários; 3) presbiterianos foram mais enfáticos ao associar habilidades a ensinamentos doutrinários. Concluiu-se que os ensinamentos religiosos não constituem fator determinante de habilidades sociais conjugais.<hr/>The development and maintenance of social skills are influenced by many factors, including faiths and norms. Since, as a rule, religious faith regulates social behavior which includes relationships between spouses, the influence of religious affiliation on social skills is evaluated. Seventy-four couples (Catholic, Presbyterians and no religious affiliation) completed the Marital Social Skills Inventory (MSSI) and a personal data form. Catholic and Presbyterians also answered a questionnaire in which they showed their religious knowledge and another one where they were asked to establish their churches’ principles with regard to marital social skills. Results showed that: (1) the three groups presented no difference either in social skills indicators or in the influence of variables related to religious practice; (2) religious associations linked marital social skills more to common sense concepts than to religious teachings; 3) Presbyterians gave more importance to marital social skills than to religious teachings. Religious teaching may not be a determinant factor of marital social skills.<hr/>El desarrollo y la manutención del repertorio social están influenciados por múltiples factores, incluyéndose en ello creencias y normas. La influencia religiosa sobre comportamientos sociales ocurre en distintos contextos, incluso el conyugal. Se evaluó en este la relación entre filiación religiosa y habilidades sociales de 74 parejas, divididas en tres grupos (católicos, presbiterianos y sin filiación) que contestaron al Inventario de Habilidades Sociales Conyugales, rellenaron una ficha de datos personales, un cuestionario sobre conocimiento doctrinario y uno sobre la relación establecida entre enseñanzas de la Iglesia y habilidades conyugales. Los resultados mostraron que: 1) no hubo diferencia entre los grupos en los indicadores de habilidades, ni en la influencia de variables relacionadas a las prácticas religiosas; 2) muchas asociaciones relacionaban habilidades sociales conyugales a conceptos cotidianos más de lo que a enseñanzas doctrinarias; 3) presbiterianos fueron más enfáticos al asociar habilidades a enseñanzas doctrinarias. Se concluyó que las enseñanzas religiosas no constituyen factor determinante de habilidades sociales conyugales. <![CDATA[<B>Externalized behavior problems and family relationships</B>: <B>a review of the literature</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pesquisadores têm estudado as relações familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado, sobretudo, por suas implicações no desenvolvimento humano, ao longo do curso de vida. Os fatores de risco que contribuem para o surgimento e manutenção desses problemas estão relacionados às características da criança, aos processos familiares e às influências dos pares, comunidades e escolas. Neste artigo, discutimos, brevemente, a influência das relações parentais e conjugais em famílias de crianças pré-escolares com problemas de comportamento exteriorizado. No primeiro caso, ênfase é dada às práticas parentais e ao nível de estresse parental; no que tange às relações conjugais, destaque é dado aos padrões de interação em famílias casadas e recasadas e suas possíveis implicações nas relações parentais. Por fim, tecemos algumas considerações a respeito do papel da cultura no desenvolvimento de problemas de comportamento exteriorizado e da necessidade de investigar este tipo de problema sob a perspectiva do desenvolvimento humano.<hr/>Researchers have been studying the family relationships of children with externalizing behavior problems owing to the latter’s implications on human development during their lives. Risk factors that contribute towards the rise and establishment of such behaviors are associated to children’s personal characteristics, family processes, the influence of peers, communities, and schools. The influence of parental and marital relationships in families of children with externalizing behavior problems is discussed. Parental practices and level of parental stress are first emphasized; second, the patterns of interaction in married and re-married families and its implications on parental relationships are highlighted. Finally, the role of the culture in the development of externalizing behavior problems and the necessity of investigating these problems from the human development perspective are debated.<hr/>Investigadores han estudiado las relaciones familiares de niños con problemas de comportamiento exteriorizado, sobretodo por sus implicaciones en el desarrollo humano, a lo largo del curso de vida. Los factores de riesgo que contribuyen para el surgimiento y manutención de esos problemas están relacionados a las características del niño, a los procesos familiares y a las influencias de los pares, comunidades y escuelas. En este artículo, discutimos, brevemente, la influencia de las relaciones parentales y conyugales en familias de niños preescolares con problemas de comportamiento exteriorizado. En el primer caso, el énfasis es dado a las prácticas parentales y al nivel de estrés parental; en lo que toca a las relaciones conyugales, es dado destaque a los modelos de interacción en familias casadas y re-casadas y sus posibles implicaciones en las relaciones parentales. Por fin, presentamos algunas consideraciones respecto al rol de la cultura en el desarrollo de problemas de comportamiento exteriorizado y de la necesidad de investigar este tipo de problema bajo la perspectiva del desarrollo humano. <![CDATA[<B>Parents’ beliefs on the actual and ideal paternal behavior</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo geral da presente pesquisa foi identificar características da concepção de mães e pais sobre comportamento paterno real e ideal. Participaram do estudo 30 casais (média de 33 anos) com pelo menos um filho na faixa de 3 a 6 anos. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de escalas de estilo paterno, em que os respondentes avaliam o comportamento do pai em termos reais e ideais. Através da análise quantitativa dos dados, constatou-se que não houve diferença significativa na concepção de mães e pais sobre o que seria o comportamento paterno ideal; contudo, em termos reais, existe a tendência de o pai avaliar sua participação como mais efetiva do que imagina a mãe. Por fim, ambos consideram que o ideal de comportamento paterno está distante do real nos aspectos didáticos e de interação social, mas não em relação à disciplina.<hr/>The characteristics on the mother’s and father’s concept on actual and ideal paternal behavior are provided. Thirty couples (mean age 33 years old), with at least one child between 3-6 years old, participated in the investigation. Data collection was undertaken by filling a form with paternal style scales in which the respondents evaluated the behavior of the father in actual and ideal terms. Quantitative analysis of data showed no significant difference in the concepts of mother and father on what would be the ideal behavior of the father concerning the child. However, in real terms, there was a tendency of the fathers to evaluate their participation as more effective than the mothers had in mind. Finally, both parents considered that the paternal behavior ideal is distant from what actually occurs with regard to didactic and social interaction aspects, with the exception of discipline.<hr/>El objetivo general de la presente investigación fue identificar características del concepto de madres y padres sobre comportamiento paterno real e ideal. Participaron del estudio 30 parejas (media de 33 años) con por lo menos un hijo en la faja de 3 la 6 años. La colecta de datos fue realizada mediante la aplicación de escalas de estilo paterno, en que los respondientes evalúan el comportamiento del padre en términos reales e ideales. A través del análisis cuantitativo de los datos, se constató que no hubo diferencia significativa en la concepción de madres y padres sobre lo que sería el comportamiento paterno ideal; sin embargo, en términos reales, existe la tendencia del padre evaluar su participación como más efectiva de lo que imagina la madre. Por fin, ambos consideran que el ideal de comportamiento paterno está distante del real en los aspectos didácticos y de interacción social, pero no en relación al aspecto disciplinar. <![CDATA[<B>Intergeneration transmission of culture</B>: <B>study of a family from Minas Gerais, Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho compreende parte de uma pesquisa de mestrado em parceria com uma pesquisa sobre câncer de mama e história familiar que vem sendo realizada há sete anos no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir de dados clínicos fornecidos por uma das famílias voluntárias da pesquisa da UFJF, categorias de análise como casamento, religiosidade e sexo surgiram no decorrer das entrevistas. A família Silva possui uma identidade cultural própria e típica de uma família mineira de imigrantes do meio rural. Realizamos uma pequena análise sobre as vicissitudes da tradição do mundo contemporâneo em face da transmissão intergeracional da cultura enraizada em valores de sustentação.<hr/>Essay comprises a research on breast cancer and family history undertaken during seven years at the Center of Applied Psychology of the Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora MG Brazil. Clinic data supplied by one of the voluntary families included in the UFJF research revealed such categories as marriage, religiosity and sex issues during interviews. The Silva family has a cultural identity typical of the Minas Gerais immigrant country family. An analysis has been undertaken on tradition within the contemporaneous milieu vis-à-vis the intergeneration transmission of culture in support values.<hr/>El presente trabajo abarca parte de una investigación de máster en colaboración con una investigación sobre cáncer de mama e historia familiar que se realiza hace siete años en el Centro de Psicologia Aplicada de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF). A partir de datos clínicos suministrados por una de las familias voluntarias de la investigación de la UFJF, categorías de análisis, tales como casamiento, religiosidad y sexo fueron surgiendo en el correr de las entrevistas. La familia Silva posee una identidad cultural propia y típica de una familia mineira de inmigrantes del medio rural. Realizamos un pequeño análisis sobre las vicisitudes de la tradición del mundo contemporáneo correlacionadas a la transmisión intergeneracional de la cultura arraigada a valores de sustentación. <![CDATA[<B>A study of inter-personal relationships in families with a drug addicted</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo evidenciar as implicações dos padrões de humor na manutenção do ciclo da drogadicção nos sistemas familiares com dependentes químicos, tendo como pressupostos as correlações entre drogadicção e transtornos de humor. Consideramos importante investigar como os padrões de depressão e mania afetam e são afetados, recursivamente, pelo sistema familiar com membro adicto. Apresentamos um estudo de caso de terapia familiar estrutural e estratégica de uma família com um membro adicto. Analisamos os resultados deste estudo focando a atenção nos dados que estes modelos de terapia possibilitam e nas categorias descritivas de padrões de humor criadas por Stierlin, Weber, Schmidt e Simon (1986), que trabalharam com famílias com transtornos de humor. Esta pesquisa colaborou para ampliar nossa visão sobre os diversos fatores que podem influenciar na manutenção da dependência de drogas nos sistemas familiares com membro adicto.<hr/>This study has as main objective to emphasize the implications of mood patterns in the maintenance of the drug addiction cycle, in family systems with chemical dependents, assuming that there is a correlation between drug addiction and mood disorders or perturbations. We considered important to investigate how depression and mania patterns, recursively, affect and are affected by the family system with a chemical-dependent member. We presented a case study of structural and strategic family therapy, in a family with an addicted member. We analyzed the results of the study, by focusing on both, the data that emerged from those models of therapy, and on descriptive categories related to mood patterns created by Stierlin, Weber, Schmidt and Simon (1986), who worked with families presenting mood disorders. The study helped to enlarge our views on the several factors that can influence the maintenance of drug dependence in family systems with addicted members.<hr/>Este estudio tiene como objetivo evidenciar las implicaciones de los modelos de humor en la manutención del ciclo de la drogadicción en los sistemas familiares con adictos químicos, teniendo como postulados las correlaciones entre drogadicción y trastornos de humor. Consideramos importante investigar como los modelos de depresión y manía afectan y son afectados, recursivamente, por el sistema familiar con miembro adicto. Presentamos un estudio de caso de terapia familiar estructural y estratégica de una familia con un miembro adicto. Analizamos los resultados de este estudio fijando atención en los datos que estos modelos de terapia posibilitan y en las categorías descriptivas de modelos de humor criadas por Stierlin, Weber, Schmidt y Simon (1986), que trabajaron con familias con trastornos de humor. Esta investigación colaboró para ampliar nuestra visión sobre los diversos factores que pueden influenciar en la manutención de la adicción de drogas en los sistemas familiares con miembro adicto. <![CDATA[<B>Abandoned by her husband! The stigma confronted by women in Tianguá-Ce</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo descreve um estudo sobre a vivência de rompimento do casamento de mulheres deixadas por seus maridos. Teve como objetivo compreender como mulheres de Tianguá - CE - Brasil vivenciavam a ruptura da relação, descrevendo os fatores reconhecidos como agentes do rompimento da relação amorosa. A partir da experiência vivida morando em Tianguá, nossa hipótese era que essas mulheres vivenciavam o rompimento como uma experiência estigmatizada de desestruturação de sua vida pessoal. Utilizando a metodologia fenomenológica crítica com base na filosofia de Merleau-Ponty, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 15 mulheres, com idade entre 25 e 35 anos, que haviam morado com o parceiro e com ele tinham filhos e cuja relação marital tinha se rompido havia pelo menos dois anos. Os resultados confirmaram nossas suspeitas: as mulheres colaboradoras deste estudo se sentiam estigmatizadas, encontrando no corpo um aparato para as emoções que expressavam sua dor e reconhecendo-se como incompetentes e discriminadas pela cultura patriarcal local.<hr/>This paper describes a study concerning the experience of women being abandoned by their husbands. It aimed at understanding how women from Tianguá-CE-Brazil experienced the breaking up of a relationship, by describing the factors recognized as agents responsible for the breaking up. Based on experiences lived in Tianguá, the hypothesis raised was that those women had experienced the breaking up as a stigmatized experience of destruction of their personal lives. The critical phenomenological methodology, based on Merleau-Ponty’s philosophy, was used to carry out semi-structured interviews with 15 women, from 25 to 35 years old, who had lived with their partners for at least 2 years and had had children with them. The results have confirmed the hypothesis raised: the women, subjects of the investigation, felt stigmatized with the breakup, thus finding in their bodies a support to express their emotions and pain, besides recognizing themselves as incompetent and discriminated by the local patriarchal culture.<hr/>Este artículo describe un estudio sobre la vivencia de rompimiento del casamiento de mujeres dejadas por sus maridos. Tuvo como objetivo comprender cómo mujeres de Tianguá-Ce-Brasil vivenciaban la ruptura de la relación, describiendo los factores reconocidos como agentes del rompimiento de la relación amorosa. La partir de la experiencia vivida viviendo en Tianguá, nuestra hipótesis era la de que esas mujeres vivenciaban el rompimiento como una experiencia estigmatizada de desestructuración de su vida personal. Utilizando la metodología fenomenológica crítica, con base en la filosofía de Merleau-Ponty, realizamos encuestas semiestructuradas con 15 mujeres, con edad entre 25 y 35 años, que habían vivido con la pareja y con él tenían hijos y cuya relación matrimonial se había roto hacía por lo menos dos años. Los resultados confirmaron nuestras sospechas: las mujeres colaboradoras de este estudio se sentían estigmatizadas, encontrando en el cuerpo un aparato para las emociones que expresaban su dolor y reconociéndose como incompetentes y discriminadas por la cultura patriarcal local. <![CDATA[<B>Resilience in children with physical chronic illness</B>: <B>theoretical aspects</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en El presente trabajo examina cuestiones relacionadas a la enfermedad crónica, el desarrollo infantil y la resiliencia. La resiliencia es un concepto evolutivo y de la salud que se refiere a la capacidad de adaptación positiva de niños, jóvenes y adultos frente a circunstancias adversas y de riesgo, como es la enfermedad crónica pediátrica. Actualmente existen pocos estudios sobre el tema, pero las evidencias revelan que niños enfermos crónicos se adaptan de una manera superior a la que se esperaría. Por otro lado, algunos niños enfermos presentan desajustes emocionales y de conducta. El estudio de la resiliencia relacionada con la enfermedad crónica pediátrica significa un cambio de perspectiva en el campo de la salud ya que enfoca el desarrollo positivo del niño. La aplicación práctica de los conocimientos para promover la resiliencia todavía es un desafío para los profesionales de la salud.<hr/>O presente trabalho examina questões relacionadas a doenças crônicas, o desenvolvimento infantil e a resiliência. A resiliência é um conceito dos campos do desenvolvimento e da saúde que se refere à capacidade de adaptação positiva de crianças, jovens e adultos frente a circunstâncias adversas e de risco, como é a doença crônica pediátrica. Atualmente, existem poucos estudos sobre o tema, mas as evidências revelam que crianças enfermas cronicamente se adaptam melhor ao que se esperaria. Por outro lado, algumas crianças doentes apresentam problemas emocionais e comportamentais. O estudo da resiliência relacionada com a doença crônica pediátrica significa uma mudança de perspectiva no campo da saúde, uma vez que enfoca o desenvolvimento saudável da criança. A aplicação prática dos conhecimentos em resiliência é um desafio para os profissionais da saúde.<hr/>The present work examined some questions concerning the chronic disease, child development and resilience. Resilience is a developmental and health concept that refers to the children, adolescent and adults positive adaptation in the presence of adverse and risk circumstances, like is pediatric chronic disease. Currently there are few studies on the topic, but despite that, evidences showed that adaptation of chronic ill children is higher than would be expected. In contrast, some chronic ill children present emotional and behavior problems. Resilience related to pediatric chronic disease means a perspective change in health field because the focus is on child positive development. Practical applications of resilience findings are a challenge to health professionals. <![CDATA[<B>Coping strategies and gender in young people</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo avalia a associação entre bem-estar psicológico e estratégias de coping nos gêneros masculino e feminino, bem como o perfil diferencial destas entre os gêneros. A amostra foi composta de 389 jovens, estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas de diferentes regiões de Porto Alegre. Os resultados evidenciam que as meninas, ao assumirem uma postura ativa na resolução dos problemas, apresentam maior bem-estar psicológico. Já os meninos apresentam melhor bem-estar na medida em que buscam pertença e procuram amigos íntimos e ajuda profissional. A análise do perfil diferencial entre os gêneros em relação às estratégias de coping nos permite identificar uma função discriminante composta por 9 variáveis, que se distribuem diferencialmente de acordo com a utilização de estratégias referentes a papéis de gênero socialmente construídos.<hr/>The association between psychological well-being and coping strategies in males and females and the differential profile between the genders are evaluated. Sample comprised 389 final year upper junior school young people from different regions in Porto Alegre RS Brazil. Results show young women with a high psychological well-being when they take on an active stance in problem resolution. On the other hand, young men demonstrate a high well-being when they seek a state of belonging, intimate relationships and professional help. Differential profile analysis between genders with regard to coping strategies identifies a discriminating function composed of nine variables. The latter are distributed differentially according to use of strategies involving socially built gender roles.<hr/>Este estudio evalúa la asociación entre bienestar psicológico y estrategias de afrontamiento (coping) en los géneros masculino y femenino, así como el perfil diferencial de éstas entre los géneros. La muestra se compuso de 389 jóvenes, estudiantes de la enseñanza secundaria de la ciudad de Porto Alegre. Los resultados evidencian que las chicas, al asumir una postura activa en la resolución de los problemas, presentan mayor bienestar psicológico. Los chicos, a su vez, presentan mejor bienestar a la medida que buscan pertenencia y buscan amigos íntimos y ayuda profesional. El análisis del perfil diferencial entre los géneros, con relación a las estrategias de afrontamiento (coping) permite identificar una función discriminante, compuesta por 9 variables que se distribuyen diferencialmente, según la utilización de estrategias referentes a roles de género socialmente construidos. <![CDATA[<B>Vocational personalities and career processes in adult life</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa abordou a relação entre interesses vocacionais e os processos de comprometimento e entrincheiramento na carreira em diferentes fases da vida. Uma amostra de 733 profissionais (415 homens e 318 mulheres) respondeu a medidas de comprometimento e de entrincheiramento na carreira. Os sujeitos foram categorizados de acordo com o interesse vocacional predominante na tipologia de Holland. As análises revelaram interação entre estágio de vida e personalidade vocacional para os escores de entrincheiramento na carreira. Na adultez média, as personalidades investigativas mostraram maior tendência ao entrincheiramento em comparação com as empreendedoras e realistas. As personalidades empreendedoras mostraram maior planejamento de carreira do que as realistas e sociais. Os resultados sugerem que as intervenções em aconselhamento de carreira devem considerar os interesses também como indicadores de habilidades para o gerenciamento da carreira.<hr/>This study investigated the relationship between vocational aptitudes and the processes of career commitment and entrenchment in different life stages. A sample of 733 professionals (415 male and 318 female) answered to measures of career commitment and career entrenchment. The subjects were categorized according to the predominant vocational interest found in Holland’s typology. The analysis revealed interaction between life stage and vocational personality for career entrenchment scores. In middle adulthood the investigative personalities showed higher entrenchment if compared to realistic and enterprising ones. The enterprising personalities showed more career planning than the realistic and social types. The results suggested that career counseling interventions should also take ‘interests’ into consideration once they can act as indicators of abilities for career management.<hr/>Esta investigación abordó la relación entre intereses vocacionales y procesos de comprometimiento y atrincheramiento en la carrera en diferentes fases de la vida. Una muestra de 733 profesionales (415 hombres y 318 mujeres) respondió a medidas de comprometimiento y de refugio en la carrera. Los sujetos fueron categorizados según el interés vocacional predominante en la tipología de Holland. Los análisis revelaron interacción entre fase de vida y personalidad vocacional para los escores de atrincheramiento en la carrera. En la adultez media, las personalidades investigativas mostraron mayor tendencia a la protección en comparación con las emprendedoras y realistas. Las personalidades emprendedoras mostraron mayor planeamiento de carrera que las realistas y sociales. Los resultados sugieren que las intervenciones en orientación / consejo de carrera deben considerar los intereses también como indicadores de habilidades para el manejo de la misma. <![CDATA[<B>Meanings and senses of music</B>: <B>a brief composition from cultural-historical psychology</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute a construção dos significados e sentidos da música a partir da Psicologia Histórico-Cultural, principalmente com a contribuição de L. S. Vygotski, buscando tecer uma interface com as idéias dos musicoterapeutas noruegueses Even Ruud e Brynjulf Stige, com base na filosofia de Ludwig Wittgenstein. Quando se vivencia a música, não se estabelece relação apenas com a matéria musical em si, mas com toda uma rede de significados construídos no mundo social, em contextos coletivos mais amplos e em contextos singulares. Dessa forma, os significados e sentidos da música são construídos a partir do contexto social, econômico, político, de vivências concretas e da "utilização viva" da música por sujeitos em relação, onde articulam sua dimensão afetiva, desejos e motivações.<hr/>The construction of meanings and senses in music from the point of view of Cultural-Historical Psychology, with special reference to L. S. VygotskI, is discussed. An interface with the ideas of Norwegian music-therapists Even Ruud and Brynjulf Stige, grounded on Ludwig Wittgenstein's philosophy, is highlighted. The experience of music brings about not merely a relationship with the musical matter itself, but with a whole network of meanings built in the social world within wider collective contexts and in more particular contexts. Meanings and senses of music are built from political, economical and social contexts, from concrete existences and from the "living use" of music by involved people. Actually this is where they articulate their affection, desires and motivations.<hr/>Este artículo discute la construcción de los significados y sentidos de la música a partir de la Psicología Histórico Cultural, principalmente con la contribución de L. S. Vygotski, buscando formar una conexión con las ideas de los musicoterapeutas noruegos Even Ruud y Brynjulf Stige, en base a la filosofía de Ludwig Wittgenstein. Cuando se vivencia la música, no sólo se relaciona con la materia musical en sí, sino con toda una red de significados construidos en el mundo social, en contextos colectivos más amplios y en contextos singulares. De esa forma, los significados y sentidos de la música son construidos a partir del contexto social, económico, político, de vivencias concretas y de la "utilización viva" de la música por sujetos interrelacionados, donde articulan su dimensión afectiva, deseos y motivaciones. <![CDATA[<B>Alcohol-dependence mortality in Brazil</B>: <B>1998 - 2002</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Para analisar a mortalidade por dependência de álcool no Brasil (1998-2002) utilizando-se a causa básica de morte das estatísticas oficias, consideraram-se os óbitos decorrentes de "transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool" (F10) da Classificação Internacional de Doenças CID-10. Em 2002 ocorreram 4580 óbitos masculinos e 515 femininos por dependência de álcool, correspondendo a 0,8% das mortes masculinas e 0,1% das femininas. Esses valores representaram 83,3% dos óbitos por distúrbios mentais nos homens e 34,8% nas mulheres. O coeficiente médio anual no período 1998-2002 foi de 5,8 óbitos/100.000 homens, com variações por faixa etária, sendo maior entre os de 45 a 54 anos (16,0 óbitos/100.000 homens). Comparando-se o Brasil com o Canadá, essa mortalidade, embora inferior, especialmente nas mulheres, é muito mais precoce; 46% dos casos ocorreram entre 15 e 44 anos. A Região Sudeste apresentou a maior taxa de mortalidade masculina (6,6 óbitos/100.000 homens). Apontam-se os fatores de subestimação da mortalidade neste estudo. Trata-se de óbitos evitáveis e os homens jovens na Região Sudeste são o grupo prioritário na promoção da saúde e programas de recuperação.<hr/>Official statistics were used to analyze mortality rates, from alcohol dependence in Brazil (1998-2002), defined by ICD-10 code F10, from alcohol dependence in Brazil (1998-2002). Male and female mortality rates amounted to 0.8 (4580) and 0.1% (515) respectively, of all deaths. These values corresponded to 83.3% of deaths from mental disorders in men and 34.8% in women. Mean male annual mortality rate in 1998-2002 reached 5.8 deaths/100,000 males. There were differences between ages brackets existed, 45-54-year old men (16.0 deaths/100,000 males) were the most affected. Even though the Brazilian mortality rate is lower than the Canadian one, wonen die younges, 46% of cases among 15-44-year old females. The south-eastern region had the highest male mortality rate in 1998-2002 (6.6 deaths/100,000 men). Underestimation factors of above data are acknowledged. Since mortality rates by alcohol are avoidable, young men from the southeastern region should be a priority target for health promotion and recovery programs.<hr/>Para analizar la mortalidad por dependencia de alcohol en el Brasil (1998-2002), utilizándose la causa básica de muerte de las estadísticas oficiales, se consideraron las muertes decurrentes de "trastornos mentales y de comportamiento debidos al uso de alcohol" (F10) de la Clasificación Internacional de Enfermedades CID-10. En 2002 ocurrieron 4580 muertes masculinas y 515 femeninos por dependencia de alcohol, correspondiendo al 0,8% de las muertes masculinas y al 0,1% de las femeninas. Esos valores representan el 83,3% de las muertes por disturbios mentales en los hombres y el 34,8% en las mujeres. El coeficiente medio anual en el período 1998-2002 fue el de 5,8 muertes/100.000 hombres, con variaciones por gurpo de edad, siendo mayor entre los de 45 a 54 años (16,0 óbitos/100.000 hombres). Comparándose Brasil con Canadá, esa mortalidad, aunque inferior, especialmente en las mujeres, es mucho más precoz; el 46% de los casos ocurren entre 15 y 44 años. La Región Sureste presentó la mayor tasa de mortalidad masculina (6,6 óbitos/100.000 hombres). Se apuntan los factores de subestimación de la mortalidad en este estudio. Se trata de óbitos evitables, y los hombres jóvenes en la Región Sureste son el grupo prioritario en la promoción de salud y programas de recuperación. <![CDATA[<B>Experiences of health professionals working with pediatric oncology</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho é uma pesquisa realizada com o objetivo de conhecer a realidade psicoocupacional vivenciada pelos profissionais que atuam na clínica de oncologia pediátrica de um hospital da rede pública. Utilizou-se abordagem qualitativa de pesquisa, com a técnica da entrevista semi-estruturada, aplicada a nove profissionais. Os resultados ressaltam como fontes de estresse as dificuldades da organização do trabalho - a falta de reconhecimento do trabalho, problemas na rotina, falhas na coordenação do grupo de trabalho, falta de recursos de auxílio ao profissional e fraca estrutura administrativa no serviço de saúde - assim como as características da doença e de seu tratamento e a morte de crianças. Os resultados também apontam para a importância dos fatores organizacionais na determinação do estresse profissional e para a necessidade de intervenções institucionais de capacitação e apoio para que o profissional possa lidar com os aspectos subjetivos da atividade assistencial, prevenindo-se contra a instalação do estresse profissional ou burnout.<hr/>Current research, based on qualitative methodology, analyzes the psycho-occupational work undertaken by health professionals in a Child Oncology Clinic of a government public hospital. Half-structured interviews, applied to nine health professionals, showed that difficulties in job organization, namely, lack of job acknowledgement, disadvantages in routine work, failures in staff coordination, precarious resources, poor administration procedures in the health service, the disease and treatment’s peculiarities, and the child’s death, are stress factors. Results indicate the importance of structural factors in determining professional stress and the need of greater institutional support and professional upgrading so that health professionals may better deal with the subjective aspects of health service and avoid the professional stress or burnout.<hr/>El presente trabajo es una investigación realizada con el objetivo de conocer la realidad psico-ocupacional vivenciada por los profesionales que actúan en la clínica de oncología pediátrica de un hospital de la red pública. Se ha utilizado el abordaje cualitativo de investigación, con la técnica de la entrevista semiestruturada, aplicada a nueve profesionales. Los resultados resaltan como fuentes estresoras las dificultades de la organización del trabajo - la falta de reconocimiento del trabajo, problemas en la rutina, fallas en la coordinación del grupo de trabajo, falta de recursos de auxilio al profesional y débil estructura administrativa en el servicio de salud - así como las características de la enfermedad y de su tratamiento y la muerte de niños. Los resultados también señalan la importancia de los factores organizacionales en la determinación del estrés profesional y la necesidad de intervenciones institucionales de capacitación y apoyo para que el profesional pueda lidiar con los aspectos subjetivos de la actividad asistencial, previniéndose contra la instalación del estrés profesional o burnout. <![CDATA[<B>Homosexuality as a byproduct of the evolution of pleasure</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en A incidência de comportamento homossexual em diversas espécies tem sido encarada como um desafio à proposta evolucionista, por se configurar como um padrão que se mantém apesar de não propiciar a reprodução. Uma série de hipóteses explicativas de vantagens evolutivas da homossexualidade foi desenvolvida por diversos autores, contudo, em todas se podem encontrar aspectos problemáticos que as contradizem - ao menos no que se refere à espécie humana. A hipótese aqui defendida é que a homossexualidade não seria geneticamente determinada, logo não requereria valor de sobrevivência. Este padrão comportamental seria um subproduto da evolução do prazer enquanto efeito essencial do ato sexual para favorecer a reprodução e a criação de vínculos entre parceiros. Apesar de se caracterizar como uma proposta preliminar, esta hipótese aponta novas direções de interpretação e investigação da relação entre homossexualidade e evolucionismo.<hr/>Homosexual behavior in animal species has been seen as a challenge to the evolution theory. Although a non-reproductive response, homosexuality persists in the species. Several hypotheses on homosexuality’s evolutionary advantages have been proposed by many authors but they all contain contrary aspects, at least when human beings are concerned. Current suggestion states that since homosexuality is not genetically determined, no survival value is required. Homosexual behavior pattern would be an evolutionary byproduct of pleasure as an essential consequence of the sexual act to favor reproduction and to maintain links between partners. Although still a preliminary proposal, the statement pinpoints new trends in interpretation and investigation within the relationship between homosexuality and evolutionism.<hr/>La incidencia de comportamiento homosexual en diversas especies ha sido encarada como un desafío a la propuesta evolucionista, por configurarse como un modelo que se mantiene pese a no promover la reproducción. Una serie de hipótesis explicativas de ventajas evolutivas de la homosexualidad fue desarrollada por diversos autores, pero, en todas se pueden encontrar aspectos problemáticos que las contradicen - al menos en lo que se refiere a la especie humana. La hipótesis aquí defendida es la de que la homosexualidad no seria genéticamente determinada, luego no demandaría valor de supervivencia. Este modelo de comportamiento sería un subproducto de la evolución del placer en cuanto efecto esencial del acto sexual con vistas a favorecer la reproducción y la creación de vínculos entre parejas. Pese a que se caracterice como una propuesta preliminar, esta hipótesis señala nuevas direcciones de interpretación e investigación de la relación entre homosexualidad y evolucionismo. <![CDATA[<B>Self-knowledge</B>: <B>some contributions from basic research</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Skinner propõe ser o autoconhecimento gerado por contingências sociais que colocam os relatos do indivíduo sob o controle do seu próprio comportamento. Esse argumento tem sido sustentado por uma série de investigações, tanto com sujeitos humanos quanto com sujeitos não humanos, as quais têm indicado que diferentes aspectos das relações entre o comportamento de um organismo e suas conseqüências podem exercer controle discriminativo sobre as descrições que esse organismo faz de tais relações (auto-relato). O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre discriminação de contingência, com ênfase nas funções controladoras de certas características das contingências que mantêm o comportamento a ser descrito e daquelas que mantêm o comportamento de auto-relatar. Adicionalmente, algumas implicações desses estudos para a vida cotidiana são discutidas.<hr/>Skinner proposed that self-knowledge is a consequence of social contingencies which place the individuals’ reports under the control of their own behavior. The above has been corroborated by several investigations on human and nonhuman subjects. Investigations have shown that different aspects of the relationships between the organism’s behavior and its consequences may have a discriminative control on the organism’s descriptions (self reports). A review of the literature on contingency discrimination is given, highlighting the controlling functions of certain characteristics of contingencies that maintain the behavior to be described and those that maintain the self-report behavior. Several implications of these studies on day-to-day life are also discussed.<hr/>Skinner propone ser el auto conocimiento generado por contingencias sociales que colocan los relatos del individuo bajo el control de su propio comportamiento. Ese argumento ha sido sostenido por una serie de investigaciones, tanto con sujetos humanos, como con sujetos no humanos, las cuales han indicado que distintos aspectos de las relaciones entre el comportamiento de un organismo y sus consecuencias poden ejercer control discriminativo sobre las descripciones que ese organismo hace de tales relaciones (auto-relato). El objetivo del presente trabajo es presentar una revisión de la literatura sobre discriminación de contingencia, con énfasis en las funciones controladoras de ciertas características de las contingencias que mantienen el comportamiento a ser descrito y de aquéllas que mantienen el comportamiento de auto-relatar. Adicionalmente, son discutidas algunas implicaciones de esos estudios para la vida cotidiana. <![CDATA[<B>Strategies of self-production and biotechnologies</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo problematiza a relação das biotecnologias com a produção de subjetividades na contemporaneidade, colocando em discussão a naturalização da evolução da espécie humana e da ciência que objetiva tomar as biotecnologias como um exemplo de progresso da humanidade neste momento atual da sociedade. Entendem-se as biotecnologias como condições de existência no contemporâneo e como biopolíticas que forjam modos de subjetivação, produzem sujeitos-forma, e não substância, em decorrência de atitudes experimentais que as transformam em uma condição humana. Diante disso, visa-se a tomar essa objetivação das biotecnologias e pensá-la como modos de viver constituídos no campo da saúde por meio de estratégias de produção de si, ou seja, de formas de subjetivação. Para isso, parte-se das concepções foucaultianas de poder, discurso, regimes de verdade e tecnologias de si, articuladas, principalmente, pelos debates de Bauman sobre a sociedade contemporânea e a discussão de Rose em relação às biotecnologias e governo do eu.<hr/>The relationship between biotechnologies and the current production of subjectivities is provided. Research discusses the naturalization of human evolution and the development of science in which Biotechnologies are taken as an example of humanity’s advance within contemporary society. Biotechnologies are understood as current existence conditions and as bio-politics that mold various instances of subjectivity and produce subjects-forms instead of subjects-substance from experimental actions which turn them into human conditions. The objectification of Biotechnologies is approached as a way of living within the field of health by strategies of production of the self, or rather, as forms of subjectivity. The point of departure involves Foucauldian concepts of power, discourse, truth regimes and technologies of self, subjected to debates by Bauman on contemporary society and to the discussion by Rose on biotechnologies and the control of self.<hr/>Este artigo discute la relación de las biotecnologías con la producción de subjetividades en la contemporaneidad, poniendo en discusión la naturalización de la evolución de la especie humana y de la ciencia que objetiva tomar las biotecnologías como un ejemplo de progreso de la humanidad en este momento actual de la sociedad. Se entienden las biotecnologías como condiciones de existencia en lo contemporáneo y como biopolíticas que forjan modos de subjetivación, producen sujetos-forma, y no sustancia, como derivación de actitudes experimentales que las transforman en una condición humana. Ante eso, se objetiva a tomar esa objetivación de las biotecnologías y pensarla como modus vivendi constituidos en el campo de la salud por medio de estrategias de producción de sí, es decir, de formas de subjetivación. Para eso, se parte desde las concepciones foucaultianas de poder, discurso, regímenes de verdad y tecnologías de sí, articuladas, principalmente, por los debates de Bauman sobre la sociedad contemporánea y la discusión de Rose en relación a las biotecnologías y gobierno del yo. <![CDATA[<B>Graduate students’ perception on the term ‘environmentalist’</B>: <B>a semantic analysis</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetiva-se conhecer as redes de significados (redes semânticas) do conceito de Ambientalista. Participaram 325 universitários das ciências humanas (49%), tecnológicas (29%) e biológicas (22%). Desse total, 182 sujeitos (56%) eram do sexo masculino e 143 (44%) do sexo feminino. A faixa etária variou de 17 a 49 anos (M = 24 anos, DP = 5,73). Utilizou-se um instrumento com a palavra-estímulo "Ambientalista" e dados sociodemográficos, para o qual os estudantes deveriam eleger 10 palavras associadas. Os dados foram analisados pela técnica de redes semânticas. Para os universitários, os ambientalistas foram definidos majoritariamente como "defensores" (distância semântica quantitativa = 100%), "ativistas" (80%) e "preservadores" (77%). Palavras de conotação negativa utilizadas foram "radicais" (73%), "chatos" (61%) e "utópicos" (61%). A compreensão de como esses atores sociais são percebidos pela sociedade pode contribuir para redirecionar ações e estratégias do terceiro setor ou de indivíduos ou grupos ambientalistas, como também ampliar sua eficácia junto à opinião pública.<hr/>The objective of this study is to evaluate the semantic concepts of the term ‘Environmentalist’, according to university students. 325 university students, male and female, took part in the investigation regarding the concept. They attended different courses at university, in areas such as Human Science (49%), Technological (29%) and Biological (22%) area. Out of that total, 182 subjects (56%) were male and 143 (44%) belonged to the female sex. The average age was from 17 to 49 years old (M = 24 years old, DP = 5,73). An instrument with the stimulation-word ‘environmentalists’, and also social-demographic data, were used, so that the students could choose 10 words associated to the term. Data was analyzed by using the semantic chain technique. Most of the students, defined Environmentalists as ‘defenders’ (quantitative semantic distance = 100%), whereas others defined them as ‘activists’ (80%) and ‘protectors’ (77%). Adjectives with negative connotation such as ‘radical’ (73%), ‘boring’ (61%) and ‘utopian’ (61%) were also used. The comprehension about the way those social actors are perceived by society may contribute to redirect actions and strategies from the third sector, from environmentalist groups or individuals, as well as to extend or get a better public opinion on Environmentalists’ effectiveness.<hr/>Se objetiva a conocer las redes de significados (redes semánticas) del concepto de Ambientalista. Participaron 325 universitarios de las ciencias humanas (49%), tecnológicas (29%) y biológicas (22%). De ese total, 182 sujetos (56%) eran del sexo masculino y 143 (44%) del sexo femenino. La faja de edad tuvo una variabilidad de 17 a 49 años (M = 24 años, DP = 5,73). Se utilizó un instrumento con la palabra-estímulo "Ambientalista" y datos sociodemográficos, para lo cual los estudiantes deberían elegir 10 palabras asociadas. Los datos fueron analizados por la técnica de redes semánticas. Para los universitarios, los ambientalistas fueron definidos mayormente como "defensores" (distancia semántica cuantitativa = 100%), "activistas" (80%) y "preservadores" (77%). Palabras de connotación negativa utilizadas fueron "radicales" (73%), "chatos" (61%) y "utópicos" (61%). La comprensión de cómo esos actores sociales son percibidos por la sociedad puede contribuir para reorientar acciones y Estrategias del tercer sector o de individuos o grupos ambientalistas, como aun ampliar su eficacia hacia la opinión pública. <![CDATA[<B>Psychological and social indicators associated to traffic accidents involving bus drivers</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi identificar condições relacionadas a acidentes de trânsito envolvendo motoristas do transporte coletivo. Participaram 457 motoristas, todos do sexo masculino e empregados de companhias de ônibus de Natal, RN. O questionário empregado continha questões sobre atuação profissional, tais como: situações potencialmente preocupantes, efeitos das políticas das organizações empregadoras e características sociodemográficas, além do Inventário Zimbardo de Perspectiva Temporal e da Escala de Sonolência Epworth. As variáveis mais bem associadas ao envolvimento em acidentes foram: horas extras, trabalho em férias, emissão de atestados médicos, reclamações de passageiros, sonolência diurna excessiva e preocupação com: sono, dirigir atrasado e problemas familiares. A perspectiva temporal de presente não mostrou relação com envolvimento em acidentes. Conclui-se que o envolvimento de motoristas de ônibus em acidentes de trânsito pode ser evitado, ou ao menos diminuído, por meio de melhoria daquelas condições de trabalho e de políticas públicas de saúde e segurança pública.<hr/>Psychological and social conditions potentially related to traffic accidents involving bus drivers are identified. Participants were 457 drivers, males and employees of local public transportation companies of Natal, RN, Brazil. Questionnaire contained items on professional performance comprising potentially stressing situations, effects of organizational policies and socio-demographic characteristics, in addition to Zimbardo Time Perspective Inventory and Epworth Sleepiness Scale. Variables highly associated to accident occurrences included extra work hours, work during vacations, medical leave, passengers' complaints, excessive daytime sleepiness, and concern about sleep, arriving late and family problems. Present time perspective was not related to involvement in accidents. Results suggest that involvement in traffic accidents may be avoided, or at least diminished, by an improvement in work conditions and through public policies of health and safety.<hr/>El objetivo del estudio fue el de identificar condiciones relacionadas a accidentes de tráfico envolviendo conductores del transporte colectivo. Participaron 457 conductores, todos del sexo masculino y empleados de compañías de ómnibus de Natal, RN. El listado de la encuesta utilizado poseía cuestiones sobre actuación profesional, tales como: situaciones potencialmente preocupantes, efectos de las políticas de las organizaciones contratantes y características sociodemográficas, además del Inventario Zimbardo de Perspectiva Temporal y de la Escala de Somnolencia Epworth. Las variables más bien asociadas al envolvimiento en accidentes fueron: horas extras, trabajo en período de vacaciones, emisión de certificados médicos, reclamaciones de pasajeros, somnolencia diurna excesiva y preocupación con: sueño, conducir con retraso y problemas familiares. La perspectiva temporal de presente no mostró relación con envolvimiento en accidentes. Se concluyó que la incidencia del envolvimiento de conductores de ómnibus en accidentes de tráfico puede ser evitada, o al menos disminuida, por medio de mejorías de aquellas condiciones de trabajo y de políticas públicas de salud y seguridad pública. <![CDATA[<B>Volleyball athletes’ mood changes in different competition phases</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desta pesquisa foi avaliar as alterações de estados de ânimo em atletas de voleibol em função do sexo dos participantes e das fases da competição. Treze atletas do grupo feminino e 11 do grupo masculino preencheram a Lista de Estados de Ânimo Presentes, nos jogos da semifinal e final do campeonato. Os resultados descrevem um perfil comum para os dois grupos, independentemente da fase do campeonato, entretanto, o gênero feminino mostrou uma maior percepção em avaliar os estados de ânimo e um maior número de locuções. As locuções que apresentaram diferenças significativas no fator jogo mostram que a importância do jogo e a incerteza do resultado podem alterar estados de ânimo do atleta.<hr/>Mood alterations in volleyball athletes with regard to the gender of participants and to different competition phases are provided. Thirteen female and eleven male athletes at a competition semifinals and finals accepted to fill the Present Mood States list. Results show that, regardless of the competition phase, a common outline for both groups is extant. Female athletes demonstrated a greater perception in evaluating mood states and used a higher number of phrases for self expression. Statements with significant differences in the game factor showed that the importance of the game and the uncertainty of results may change the athletes’ mood states.<hr/>El objetivo de esta investigación fue el de evaluar las alteraciones de estados de ánimo en atletas de voleibol, en función del género de los participantes y de las fases de la competición. Trece atletas del grupo femenino y once del grupo masculino rellenaron la Lista de Estados de Ánimo Presentes, en los juegos de la semifinal y final del campeonato. Los resultados describen un perfil común para los dos grupos, independientemente de la fase del campeonato; sin embargo, el género femenino mostró una mayor percepción al evaluar los estados de ánimo y un mayor número de locuciones. Las locuciones que presentaron diferencias significativas, en lo que respecta al factor juego, muestran que la importancia del juego y la incertidumbre del resultado pueden alterar estados de ánimo del atleta. <![CDATA[<B>Studying the R-1 test - Form B unidimensionality</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100022&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo objetivou utilizar o modelo de Rasch para analisar a possibilidade de unidimensionalidade do teste R1-Forma B, por meio da análise dos resíduos por componentes principais. Para tanto, foram investigados 745 estudantes que freqüentavam um curso para jovens e adultos, caracterizando pessoas com defasagem na escolaridade ou em fase de escolarização tardia. Desses, 50,3% eram do sexo feminino e 48,3% do masculino, com idade variando entre 15 e 75 anos. Os resultados sugeriram, entre outros aspectos, que o Teste R1 não é unidimensional e que apenas uma pontuação global no teste não é suficiente para descrever as condutas cognitivas usadas para resolvê-lo. No entanto, a análise dos fatores 1 e 2 indicaram unidimensionalidade para ambos. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com amostras diferentes, a fim de que sejam ampliadas as investigações aqui propostas.<hr/>The possibility of unidimensionality of R1-Forma B test was analyzed by the Rasch model through the principal residual component analysis. Seven hundred and forty-five students attending a course for young people and adults were investigated. All subjects, 50.3% were females and 48.3% males, age bracket 15 - 75 years old, showed schooling discrepancy or delay. Besides other aspects, results suggested that the R1 Test is not unidimensional and that total score is insufficient to describe the cognitive behavior used to solve the issue. However, analyses of factors 1 and 2 indicated unidimensionality. Other studies with different samples are suggested so that investigations may be amplified and deepened.<hr/>El presente estudio tuvo el objetivo de utilizar el modelo de Rasch para analizar la posibilidad de unidimensionalidad del test R1-Forma B, por medio del análisis de los residuos por componentes principales. Para tanto, fueron investigados 745 estudiantes que frecuentaban un curso para jóvenes y adultos, caracterizando personas con retraso en la escolaridad o en fase de escolarización tardía. De esos, el 50,3% eran del sexo femenino y el 48,3% del masculino, con edad variando entre 15 y 75 años. Los resultados han sugerido, entre otros aspectos, que el Test R1 no es unidimensional y que tan sólo un puntaje global en el test no es suficiente para describir las conductas cognitivas usadas para resolverlo. Sin embargo, el análisis de los factores 1 y 2 indicaron unidimensionalidad para ambos. Se sugiere que nuevos estudios sean realizados con muestras distintas, a fin de que sean ampliadas las investigaciones propuestas aquí. <![CDATA[<B>Vocational exploration scales (VES) for university students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en O comportamento exploratório tem sido descrito na literatura como um aspecto fundamental do desenvolvimento de uma carreira ao longo do ciclo vital. O objetivo deste estudo foi criar um instrumento para avaliar as duas dimensões principais do comportamento exploratório vocacional (exploração de si mesmo e exploração do ambiente) em universitários. O instrumento foi aplicado a 384 universitários com idade média de 21,7 anos, dos quais 65% eram mulheres. Análises dos componentes principais permitiram identificar as duas dimensões postuladas, demonstrando validade do construto. Os índices de consistência interna observados (0,85 e 0,89) também foram satisfatórios. Não houve diferenças de sexo para exploração de si e do ambiente. Estudantes em fim de curso apresentaram níveis mais elevados de exploração do ambiente do que os de início de curso. Embora ainda sejam necessários estudos complementares, os resultados desta pesquisa indicam que este instrumento construído apresenta evidências iniciais de validade e fidedignidade.<hr/>In the international literature exploratory behavior has been described as a fundamental aspect of lifelong career development. The aim of this study was to develop a scale to measure the two main dimensions of vocational exploration (self exploration and environmental exploration) for university students. The scale was applied to 384 university students (mean age 21.7 years), of which 65% were females. Two dimensions were identified by analysis of principal components and demonstrated the feasibility of the construct. Internal consistency scores (0.85 and 0.89) were found to be satisfactory. No significant gender differences in the context of self or of environmental exploration were found. Final year students showed higher environmental exploration than those from the first years. Although complementary studies are still required, results suggest that the scale is valid and reliable.<hr/>El comportamiento exploratorio ha sido descrito en la literatura como un aspecto fundamental del desarrollo de una carrera a lo largo del ciclo vital. El objetivo de este estudio fue el de crear un instrumento para evaluar las dos dimensiones principales del comportamiento exploratorio vocacional (exploración de sí mismo y exploración del ambiente) en universitarios. El instrumento fue aplicado a 384 universitarios con edad media de 21,7 años, de los cuales el 65% eran mujeres. Análisis de los componentes principales permitieron identificar las dos dimensiones postuladas, demostrando validad del constructo. Los índices de consistencia interna observados (0,85 y 0,89) también fueron satisfactorios. No hubo diferencias de género para exploración de sí y del ambiente. Estudiantes concluyentes de curso presentaron niveles más elevados de exploración del ambiente si comparados a los que estaban a inicio de curso. Aunque todavía sean necesarios estudios complementares, los resultados de esta investigación indican que este instrumento construido presenta evidencias iniciales de validad y fehacientes. <![CDATA[<B>Psicologia MacroCultural</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100024&lng=en&nrm=iso&tlng=en O comportamento exploratório tem sido descrito na literatura como um aspecto fundamental do desenvolvimento de uma carreira ao longo do ciclo vital. O objetivo deste estudo foi criar um instrumento para avaliar as duas dimensões principais do comportamento exploratório vocacional (exploração de si mesmo e exploração do ambiente) em universitários. O instrumento foi aplicado a 384 universitários com idade média de 21,7 anos, dos quais 65% eram mulheres. Análises dos componentes principais permitiram identificar as duas dimensões postuladas, demonstrando validade do construto. Os índices de consistência interna observados (0,85 e 0,89) também foram satisfatórios. Não houve diferenças de sexo para exploração de si e do ambiente. Estudantes em fim de curso apresentaram níveis mais elevados de exploração do ambiente do que os de início de curso. Embora ainda sejam necessários estudos complementares, os resultados desta pesquisa indicam que este instrumento construído apresenta evidências iniciais de validade e fidedignidade.<hr/>In the international literature exploratory behavior has been described as a fundamental aspect of lifelong career development. The aim of this study was to develop a scale to measure the two main dimensions of vocational exploration (self exploration and environmental exploration) for university students. The scale was applied to 384 university students (mean age 21.7 years), of which 65% were females. Two dimensions were identified by analysis of principal components and demonstrated the feasibility of the construct. Internal consistency scores (0.85 and 0.89) were found to be satisfactory. No significant gender differences in the context of self or of environmental exploration were found. Final year students showed higher environmental exploration than those from the first years. Although complementary studies are still required, results suggest that the scale is valid and reliable.<hr/>El comportamiento exploratorio ha sido descrito en la literatura como un aspecto fundamental del desarrollo de una carrera a lo largo del ciclo vital. El objetivo de este estudio fue el de crear un instrumento para evaluar las dos dimensiones principales del comportamiento exploratorio vocacional (exploración de sí mismo y exploración del ambiente) en universitarios. El instrumento fue aplicado a 384 universitarios con edad media de 21,7 años, de los cuales el 65% eran mujeres. Análisis de los componentes principales permitieron identificar las dos dimensiones postuladas, demostrando validad del constructo. Los índices de consistencia interna observados (0,85 y 0,89) también fueron satisfactorios. No hubo diferencias de género para exploración de sí y del ambiente. Estudiantes concluyentes de curso presentaron niveles más elevados de exploración del ambiente si comparados a los que estaban a inicio de curso. Aunque todavía sean necesarios estudios complementares, los resultados de esta investigación indican que este instrumento construido presenta evidencias iniciales de validad y fehacientes. <![CDATA[<B>Novos rumos e percursos para a história da Psicologia</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100025&lng=en&nrm=iso&tlng=en O comportamento exploratório tem sido descrito na literatura como um aspecto fundamental do desenvolvimento de uma carreira ao longo do ciclo vital. O objetivo deste estudo foi criar um instrumento para avaliar as duas dimensões principais do comportamento exploratório vocacional (exploração de si mesmo e exploração do ambiente) em universitários. O instrumento foi aplicado a 384 universitários com idade média de 21,7 anos, dos quais 65% eram mulheres. Análises dos componentes principais permitiram identificar as duas dimensões postuladas, demonstrando validade do construto. Os índices de consistência interna observados (0,85 e 0,89) também foram satisfatórios. Não houve diferenças de sexo para exploração de si e do ambiente. Estudantes em fim de curso apresentaram níveis mais elevados de exploração do ambiente do que os de início de curso. Embora ainda sejam necessários estudos complementares, os resultados desta pesquisa indicam que este instrumento construído apresenta evidências iniciais de validade e fidedignidade.<hr/>In the international literature exploratory behavior has been described as a fundamental aspect of lifelong career development. The aim of this study was to develop a scale to measure the two main dimensions of vocational exploration (self exploration and environmental exploration) for university students. The scale was applied to 384 university students (mean age 21.7 years), of which 65% were females. Two dimensions were identified by analysis of principal components and demonstrated the feasibility of the construct. Internal consistency scores (0.85 and 0.89) were found to be satisfactory. No significant gender differences in the context of self or of environmental exploration were found. Final year students showed higher environmental exploration than those from the first years. Although complementary studies are still required, results suggest that the scale is valid and reliable.<hr/>El comportamiento exploratorio ha sido descrito en la literatura como un aspecto fundamental del desarrollo de una carrera a lo largo del ciclo vital. El objetivo de este estudio fue el de crear un instrumento para evaluar las dos dimensiones principales del comportamiento exploratorio vocacional (exploración de sí mismo y exploración del ambiente) en universitarios. El instrumento fue aplicado a 384 universitarios con edad media de 21,7 años, de los cuales el 65% eran mujeres. Análisis de los componentes principales permitieron identificar las dos dimensiones postuladas, demostrando validad del constructo. Los índices de consistencia interna observados (0,85 y 0,89) también fueron satisfactorios. No hubo diferencias de género para exploración de sí y del ambiente. Estudiantes concluyentes de curso presentaron niveles más elevados de exploración del ambiente si comparados a los que estaban a inicio de curso. Aunque todavía sean necesarios estudios complementares, los resultados de esta investigación indican que este instrumento construido presenta evidencias iniciales de validad y fehacientes.