Scielo RSS <![CDATA[Psicologia em Estudo]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-737220120002&lang=en vol. 17 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Trabalho conceitual em psicologia</b>: <b>pesquisa ou "perfumaria"?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Therapists training in systemic family therapy specialization program</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objetivo de este estudio fue construir una descripción teórica que explique cómo los terapeutas del Programa de Especialización en Terapia Familiar Sistémica de la Universidad de La Frontera, llegan a ser Terapeutas Familiares Sistémicos. La investigación utilizó metodología cualitativa, empleando teoría fundamentada y técnica de entrevista focalizada. La población correspondió a los diversos actores implicados en el proceso; considerando como parte del mismo, tanto a terapeutas formados, en formación, formadores y supervisores. Se propone que la formación es permanente, potenciado por un sistema de formación que emerge en el programa. Este estudio pretende aportar al conocimiento de la formación de terapeutas, así como a espacios académicos, y particularmente a programas de formación sistémica.<hr/>O objetivo do estudo foi construir uma descrição teórica que explique como terapeutas do Programa de Especialização em Terapia Familiar Sistêmica da Universidade de La Frontera tornam-se terapeutas de família sistêmicos. A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa e aplicou a teoria fundamentada e técnica de entrevista focalizada. A população constituiu-se dos vários atores envolvidos no processo, considerando-se como parte deste tanto terapeutas formados ou em formasção quanto os instrutores e supervisores. Propõe-se que o treinamento seja contínuo e alimentado por um sistema de formação que surja no programa. Este estudo visa contribuir para o conhecimento da formação dos terapeutas, assim como de áreas acadêmicas e, especialmente de programas de formação sistêmica.<hr/>The objective was to build a theoretical description that explains how therapists in the Specialization Program in Systemic Family Therapy at the University of La Frontera, become Systemic Family Therapists. The research used qualitative methodology, using grounded theory and focused interview technique. The population corresponded to the various actors involved in the process, considering as part of it, both trained therapists in training, trainers and supervisors. It is proposed that training is ongoing, powered by a training system that emerges in the program. This study aims to contribute to the knowledge of the training of therapists, as well as academic areas, particularly systemic training programs. <![CDATA[<b>Violence against children and adolescents in Amazonas</b>: <b>analysis of the reports</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A violência contra crianças e adolescentes é um fenômeno frequente, mas pouco se conhece sobre o contexto em que ocorre e sobre suas consequências. O objetivo deste estudo é caracterizar esta violência no Interior do Estado do Amazonas. Foram analisados 193 registros do Relatório Txain sobre a Violência contra Crianças e Adolescentes. Como resultado, verificou-se que grande parte dos registros oficiais omitem informações. A agressão física é o tipo de violência mais relatado, e a maior parte das vítimas é constituída de adolescentes do sexo feminino de idades entre 12 e 15 anos. Os agressores são predominantemente desconhecidos das vítimas e são do sexo masculino. Em termos de consequências para a saúde, há referência a algumas lesões físicas, mas os dados são bastante omissos em relação à saúde mental. Estes dados sugerem a necessidade de integralização e aprimoramento dos sistemas de registro, informação e atendimento a vítimas fora das grandes cidades.<hr/>Introduction: Violence against children and adolescents is a widespread phenomenon, but little is known about the contexts in which it occurs and its consequences. The objective of this study was to characterize violence in the inner state of Amazonas. Method: We analyzed 193 records from Txain Report on Violence against Children and Adolescents. Results: Most of the official records have missing information. Physical abuse is the most frequently reported type of violence, and most victims are female, between 12 and 15 years. The perpetrators are predominantly male and unknown from victims. Regarding health consequences, there is reference to some injuries, but the data are quite lacking in relation to mental health. Conclusion: These data suggest the need of improvement in the registration, information and intervention procedures outside of large cities.<hr/>Introducción: La violencia contra los niños y adolescentes es un fenómeno generalizado, pero se sabe poco sobre el contexto en el que se produce y sus consecuencias. El objetivo de este estudio fue caracterizar la violencia contra los niños en el estado de Amazonas. Método: Se analizaron 193 registros del Informe Txain sobre la Violencia contra los Niños y adolescentes. Resultados: Los registros oficiales no dicen nada acerca de un montón de información. El abuso físico es el tipo más frecuente de violencia, y la mayoría de las víctimas son mujeres, entre 12 y 15 años. Los autores son predominantemente desconocidos de las víctimas y hombres. En términos de consecuencias para la salud, se hace referencia a algunas lesiones físicas, pero los datos son muy escasos en relación con la salud mental. Conclusión: Estos datos sugieren la necesidad de la integración y la mejora del sistema de registro, información y atención fuera de las grandes ciudades. <![CDATA[<b>Print media, social representations and violence against the elderly</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se apreender as representações sociais da violência e dos maus-tratos contra os idosos divulgadas pela mídia impressa paulista e paraibana. Foi realizada uma pesquisa documental com 126 notícias dos jornais Folha de S. Paulo e O Norte (Paraíba), cujos textos foram analisados pelas classificações hierárquicas descendente e ascendente processadas pelo software Alceste. As representações sociais sobre a violência contra os idosos apresentaram-se polarizadas entre os dois jornais: no paraibano destacaram-se as temáticas dos direitos e das políticas públicas, e no paulista, emergiu a concepção de violência, em relação aos idosos, como vítimas, e em relação aos seus agressores, como uma questão policial. Infere-se que a produção e difusão de conhecimentos por intermédio dos jornais desvelam nas representações sociais hegemônicas da sociedade certa pressão sobre os sujeitos sociais, demandando intervenções psicossociais em diversos segmentos desta sociedade, principalmente em se tratando de um fenômeno extremamente complexo como o é a violência contra idosos.<hr/>The objective was to understand the social representations of violence and abuse against the elderly, disseminated by the printed communications media from São Paulo and Paraíba. Documental research was carried out with 126 documentary news reports from Folha de S. Paulo and O Norte (Paraíba), whose texts were analyzed by Hierarchical Ratings Descending and Ascending, processed by the software Alceste. The spread of social representations of violence against the elderly found themselves polarized between the two newspapers: the one from Paraíba highlighted the themes of rights and public policies, the one from São Paulo emerged the occurrence of violence, the elderly as victims and their abusers, in a police perspective. It is inferred that the production and dissemination of knowledge through the newspapers reveal the hegemonic social representations of society in order to print a strain on social subjects, demanding psychosocial interventions in various segments of society, expecially when dealing with a phenomenon extremely complex which is the violence against the elderly.<hr/>El objetivo es comprender las representaciones sociales de violencia y abuso contra los ancianos, ya que es divulgada por los medios de comunicación impresos de São Paulo y Paraíba. Entende-se que a abordagem social desta temática poderá trazer importantes desdobramentos na produção do conhecimento e na intervenção em diversos segmentos da sociedade, se for estudada à luz da Teoria das Representações Sociais. La investigación se llevó a cabo con la noticia documental de 126 informes de Folha de S. Paulo y el Norte (Paraíba), cuyos textos fueron analizados por Clasificaciones jerárquicas descendente y ascendente, procesada por el software Alceste. La difusión de las representaciones sociales de la violencia contra los ancianos se encontraron polarizada entre los dos periódicos: el Paraíba, puso de relieve los temas de derechos y políticas públicas, en São Paulo, surgió la ocurrencia de la violencia, a los ancianos como víctimas y sus agresores, perspectiva de la policía. Se infiere que la producción y difusión del conocimiento a través de los periódicos revela las representaciones sociales hegemónicas de la sociedad, con el fin de ejercer una importante presión sobre los sujetos sociales, exigiendo las intervenciones psicosociales en los distintos segmentos de la sociedad, especialmente cuando se trata de un fenómeno extremadamente complejo que es la violencia contra los ancianos. <![CDATA[<b>Values and motivation to respond without prejudice toward homossexuals</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo se objetivou conhecer os correlatos valorativos das motivações interna e externa para encarar sem preconceito a homossexualidade. Foram realizados dois estudos. No Estudo 1 participaram 234 pessoas de João Pessoa, com idade média de 26 anos, que responderam à Escala de Motivações para Responder sem Precocietos Frente a Gays e ao Questionário dos Valores Básicos e perguntas demográficas. A motivação interna se correlacionou com as subfunções suprapessoal (+) e normativa (-), enquanto a motivação externa o fez com existência (+) e normativa (+). O Estudo 2 reuniu 202 pessoas da mesma população, com idade média de 25 anos. Elas responderam os mesmos instrumentos, tendo as lésbicas como grupo-alvo. As motivações interna e externa se correlacionaram com a subfunção normativa (- e +, respectivamente). Concluindo, os valores predisseram adequadamente as motivações para olhar sem preconceito a homossexualidade e os achados foram discutidos a partir do modelo dual de valores.<hr/>This paper aimed to know the value correlates of the internal and external motivations to respond without prejudice against homosexuals. Two studies were performed. In Study 1 participated 234 people from Joao Pessoa, with an average age of 26 years. They answered the Motivations to Respond without Prejudice toward Gays Scale, the Basic Value Survey, and demographic questions. The internal motivation was correlated with suprapersonal (+) and normative (-) subfunctions, meanwhile the external motivation was correlated with existence (+) and normative (+) ones. The Study 2 involved 202 people from the same population, with an average age of 25 years. They answered the same instruments, although considering lesbians as target-group. The internal and external motivations were correlated with the subfunction normative (- and +, respectively). In conclusion, the values adequately predicted the motivations to respond without prejudice toward homosexuals, being these findings discussed based on the dual model of values.<hr/>Se objetivó conocer los correlatos valorativos de las motivaciones interna y externa para responder sin prejuicio hacia los homosexuales. Dos estudios fueron realizados. El Estudio 1 reunió 234 personas de João Pessoa (edad promedia de 26 años), que contestaron a la Escala de Motivaciones para Responder sim Prejuicio hacia los Gays, el Cestionario de los Valores Básicos y preguntas demográficas. La motivación interna se correlacionó con las subfunciones suprapersonal (+) y normativa (-), a la vez que la externa lo hizo con existencia (+) y normativa (+). El Estudio 2 contó con 202 personas de esta población (edad promedia de 25 años). Ellos contestaron los mismos instrumentos, siendo las lésbicas el grupo-blanco. Las motivaciones interna y externa se correlacionaron con la subfunción normativa (- y +, respectivamente). Concluyendo, los valores predijeron las motivaciones para responder sin prejuicio hacia los homosexuales, siendo estos hallazgos discutidos según el modelo dual de los valores. <![CDATA[<b>Mobile emergency service and psychiatric emergency</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo propõe-se a discutir os princípios e diretrizes que norteiam a atenção de urgência prestada pelo SAMU diante de uma crise ou urgência/emergência psiquiátrica, tendo como parâmetro as discussões que embasaram a reforma psiquiátrica. Trata-se de um estudo aplicado, de abordagem qualitativa na configuração de uma revisão de literatura que estabeleceu um diálogo entre os autores para atingir o objetivo proposto. As diretrizes que norteiam a assistência prestada pelo SAMU contribuem para uma intervenção em crise pautada no paradigma da clínica tradicional, em que as prioridades são a contenção e o transporte ao hospital psiquiátrico. Destarte, a articulação com a rede de saúde mental, a efetivação do apoio matricial, investimento em capacitação profissional e a operacionalização real do Programa Permanente de Formação de Recursos Humanos para a Reforma Psiquiátrica são medidas que podem contribuir para a consolidação de uma intervenção em crise pelo SAMU mais humanizada e articulada com a reforma psiquiátrica brasileira.<hr/>The goal of this study is to discuss the principles and the guidelines that surround the urgency attention provided by SAMU (Mobile Emergency Service) during a crisis or a psichiatric emergency having as parameter the discussions that support Psychiatric Reform. It's an applied study with a qualitative approach at the configuration of a literature review that established a dialogue between the Authors to achieve the proposed goal. The guidelines that surround the urgency attention provided by SAMU contribute to an intervention in a crisis based on traditional clinical paradigm where the priorities are the containment and the transport to the psychiatric hospital. Therefore the negotiation with the Mental Health Network, effective matrix support, investiment in professional training and the real operation of Permanent Program Training of Human Resources to the Psychiatric Reform are things that can help the consolidation of a crisis intervention by a SAMU more humanized and combined with the Brazilian Psychiatric Reform.<hr/>Este estudio propone la discusión de los principios y directrices que orientan la atención de urgencia prestada por el SAMU durante una crisis o urgencia/emergencia psiquiátrica, teniendo como parámetro las discusiones que apoyaran la Reforma Psiquiátrica. Se trata de un estudio aplicado, de enfoque cualitativo en la configuración de una revisión de la literatura siendo establecido un diálogo entre los autores para lograr el objetivo propuesto. Las directrices que guían la atención prestada por el SAMU contribuyen a una intervención en crisis regida por el paradigma de la clínica tradicional, donde las prioridades son la contención y transporte a un hospital psiquiátrico. Por lo tanto, la relación con la red de salud mental, la ejecución de la matriz de soporte, la inversión en capacitación laboral y el funcionamiento real del Programa Permanente de Formación de Recursos Humanos para la Reforma Psiquiátrica son medidas que pueden contribuir a la consolidación de una intervención en crisis por el SAMU más humanizada y concerniente con la Reforma Psiquiátrica brasileña <![CDATA[<b>Alcohol and drugs in primary care: evaluating strategies for training</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve por objetivo analisar práticas de prevenção ao uso de risco de álcool e outras drogas adotadas por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) capacitados nas modalidades presencial e à distância e por enfermeiros não capacitados. Os dados foram coletados através de roteiro de entrevista semiestruturada com sete enfermeiras que atuam na APS, e o procedimento analítico adotado foi a análise de conteúdo. Procedeu-se à análise de seis temas, a saber: capacitação; práticas; atitudes; crenças sobre álcool e outras drogas; conhecimentos específicos sobre tratamentos para álcool e outras drogas; sentimentos envolvidos ao lidar com o tema álcool e outras drogas. Os resultados sugerem que ainda prevalece a subutilização de práticas baseadas em evidências no tocante a álcool e outras drogas, e que um espaço de discussão permanente subsequente às capacitações serviria de reforço, em médio prazo, para a capacitação, aumentando o senso de autoeficácia para lidar com esta demanda.<hr/>This study aims to examine practices of prevention against the risky use of alcohol and other drugs adopted amongst Primary Health Care (PHC) nurses trained in different modalities - present and at a distance and also un-trained professionals. Data were collected following a semi-structured model of interview with seven nurses who worked in the PHC. A content analysis was adopted as the analytical procedure. Six themes were analyzed: training, practices, attitudes, beliefs about alcohol and other drugs; specific knowledge of treatments for alcohol and other drugs; feelings involved in dealing with the topics of alcohol and other drugs. The results suggest that the underutilization of evidence-based practice in relation to alcohol and other drugs is still prevailing, and that a permanent forum for discussion would serve to strengthen, at medium term, for training, increasing the sense of self-efficacy for dealing with this demand.<hr/>El presente estudio tiene por objetivo analizar prácticas de prevención al uso de riesgo del alcohol y otras drogas adoptadas entre enfermeros de la Atención Primaria a la Salud (APS) capacitados en modalidades presencial, a la distancia y profesionales no capacitados. Los datos fueron colectados a través del itinerario de la entrevista semiestructurada con siete enfermeras que actúan en la APS, siendo el análisis de contenido y procedimiento analítico adoptado. Se procedió al análisis de seis temas: capacitación; prácticas; actitudes; creencias sobre alcohol y otras drogas; conocimientos específicos sobre tratamientos para alcohol y otras drogas; sentimientos involucrados al lidiar con el tema del alcohol y otras drogas. Los resultados sugieren que todavía prevalezca la subutilización de prácticas fundamentadas en evidencia en lo tocante al alcohol y otras drogas, y que un espacio de discusión permanente subsecuente a las capacitaciones serviría de refuerzo, a medio plazo, para la capacitación, aumentando el sentido de autoeficacia para lidiar con ésta demanda. <![CDATA[<b>The systemic understanding of bullying</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O bullying tem sido foco de pesquisas e intervenções de pesquisadores, educadores e profissionais da saúde do mundo todo, por ser um fenômeno relacional comumente observado em grupos, sobretudo em escolas, caracterizado pela presença de comportamentos agressivos, cruéis, intencionais e repetitivos adotados por uma ou mais pessoas contra outras, sem motivação evidente. Com vista ao enriquecimento das discussões acerca do conceito de bullying, fez-se uma descrição relacional sistêmica desse fenômeno. Para tanto, procedeu-se ao estabelecimento de uma correlação do bullying com os pressupostos de complexidade, instabilidade e intersubjetividade que embasam a compreensão desse fenômeno e com a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Os achados dessa compreensão sugerem que o fenômeno e as intervenções não podem reduzir-se apenas às características individuais dos sujeitos implicados, tampouco a uma interação entre autor e alvo que ignore a diversidade de pessoas e sistemas envolvidos e a teia complexa de relações compreendidas para de sua manutenção.<hr/>Bullying has been the subject of study and interventions for researchers, educators and health professionals around the world because it is a relational phenomenon commonly observed in groups, especially schools. It is characterized by the presence of aggressive, brutal, deliberate and repetitive behaviors adopted by one or more persons against another, with no obvious motivation. Aiming to enrich the discussions about the concept of bullying, this phenomenon was described in this article using systemic relational approach. For both we related bullying with the assumptions of complexity, instability and intersubjectivity that underpin this understanding, as well as with the Bioecologica Theory of Human Development. The findings suggest that understanding and intervention cannot be reduced solely to the individual characteristics of the individuals involved, nor to an author-target interaction that ignores the diversity of people and systems and the complex web of relationships involved in its maintenance.<hr/>El bullying ha sido foco de investigaciones e intervenciones de investigadores, educadores y profesionales de la salud de todo el mundo ya que es un fenómeno relacional comúnmente observado en grupos, especialmente en las escuelas, que se caracteriza por la presencia de conductas agresivas, crueles, intencionales y repetitivas adoptadas por una o más personas contra otra, sin motivación obvia. Con el objetivo de enriquecer las discusiones sobre el concepto de bullying se llevó a cabo una descripción sistémica relacional de lo mismo, relacionándolo con los presupuestos de complejidad, inestabilidad e intersubjetividad, así como con la Teoría Bioecológica de Desarrollo Humano. Los hallazgos sugieren que la comprensión no debe reducir el fenómeno y las intervenciones apenas a las características individuales de los sujetos implicados, ni a una interacción autor albo que ignore la diversidad de personas y sistemas implicados, tampoco la red compleja de relaciones involucradas en la manutención del mismo. <![CDATA[<b>Family prohibited</b>: <b>transgenerationality and subjectivity in three fictional works</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi discutir a transmissão psíquica geracional em duas obras do escritor Mia Couto: Antes de nascer o mundo (2009) e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (2003), e no conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa (1962). As três obras são narradas pelos filhos e destacam a família como epicentro de uma trama de segredos, interditos e culpabilizações transmitidos de uma geração a outra, possibilitando a compreensão de que o seio familiar permite não apenas a organização das experiências emocionais, mas a também a transmissão de aspectos intersubjetivos aos quais nem sempre as personagens têm acesso. Os segredos ou a não revelação das verdadeiras histórias dos personagens são apenas uma das formas de transmissão, pois, mesmo ocultando o interditado, transfere-se algo, de modo que o não revelar também é uma maneira de destacar o interdito, aquilo que ainda não foi elaborado e que, por conseguinte, não recebeu inscrição psíquica.<hr/>The aim of this study is to discuss the gerational psychic transmission of two works of Mia Couto: Antes de nascer o mundo (2009) and Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (2003) and in the tail of Guimarães Rosa, A terceira margem do rio (1962) (in Portuguese). The three works are narrated by the sons of the families involved in the stories, emphasizing the family as the epicenter of a web of secrets, forbidden and blaming that are transmitted from one generation to another, enabling the understanding that the family environment enables not only the organization of emotional experiences, but the transmission of inter-subjective aspects which they do not always have access. The secrets or no revelation of the true stories are just one form of transmission. The concealment of prohibited contents allowed the transference of something. Failure to disclose is also a way to highlight the interdict, what has not yet been established and that, therefore, has no psychic inscription.<hr/>El objetivo es discutir la transmisión psíquica entre las generaciones a partir del análisis de dos obras de Mia Couto (Antes de nascer o mundo y Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, en Portugués) y una de Guimarães Rosa (A terceira margem do rio, en Portugués). Las obras son narradas por los niños, haciendo hincapié en la familia como el epicentro de una red de secretos, prohibidos y culpas, que se transmiten de una generación a otra, lo que permite el entendimiento de que el ambiente familiar permite no sólo la organización de las experiencias emocionales, pero aspectos intersubjetivos de transmisión a la que los personajes no siempre tienen acceso. Los secretos de los personajes son sólo una forma de transmisión, ya que incluso ocultar lo que está prohibido, se termina de descargar algo, así que no revela también una forma de resaltar el entredicho, lo que no ha sido aún establecida y que, por tanto, no tiene inscripción psíquica. <![CDATA[<b>The role of schemes in healthy elderly women's memory</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A memória é tradicionalmente estudada pela psicologia cognitiva e pela neurociência. A presente pesquisa se baseia em uma obra de Piaget dedicada ao estudo desse fenômeno com base em paradigmas construtivistas e replica um de seus experimentos, fazendo uma adaptação dos níveis de análise. O objetivo que orientou esse estudo foi identificar o papel dos esquemas em um experimento de memória no sentido amplo, com base na teoria de Piaget. As seis participantes que contribuíram com o estudo estavam, na época da pesquisa, com idades entre 61 e 67 anos e tinham, no mínimo, o Ensino Médio. Os resultados indicam que: (1) a adaptação dos níveis de análise atendeu à classificação da memória no experimento; (2) foi possível identificar, por meio do método clínico, a participação dos esquemas construídos ao longo da vida como recurso para recuperação da informação, o que pode contribuir para futuros estudos sobre intervenção na memória de idosos.<hr/>The memory is typically studied by cognitive psychology and neuroscience. This research builds on a book by Piaget which is dedicated to the study of this phenomenon based on constructivist paradigms and it replicates one of his experiments, making an adaptation of the levels of analysis. The purpose that guided this study was to identify the role of schemas in a memory experiment in a broad sense, based on Piaget's theory. The six study participants who contributed at the time of the survey were aged between 61 and 67 years and had at least high school. (1) the adjustment of the levels of analysis met the classification of memory in the experiment, (2) it was possible to identify through the clinical method, the contribution of schemes constructed throughout life as a resource for information retrieval, which may contribute to future studies about intervention on the memory of the elderly.<hr/>Esta investigación se basa en la obra de Piaget dedicado a estudiar este fenómeno sobre la base de paradigmas constructivistas y una réplica de sus experimentos, haciendo una adaptación de niveles de análisis. El objetivo rector de este estudio fue identificar el papel de los esquemas en la memoria de un experimento en el sentido más amplio, basado en la teoría de Piaget. Los seis participantes que han contribuido al estudio en el momento de la encuesta de edades comprendidas entre los 61 y 67 y tuvo al menos la enseñanza secundaria. Los resultados indican que: (1) la modificación de los niveles de análisis se reunió la clasificación de la memoria en el experimento, (2) se identificó a través del método clínico, la contribución de los sistemas construidos a lo largo de la vida como un recurso para la recuperación de la información, que pueden contribuir a los estudios de intervención futura en la memoria de los ancianos. <![CDATA[<b>Piaget, Vygotsky and Wallon</b>: <b>contributions for language studies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo aborda alguns aspectos da relação entre linguagem e pensamento na criança a partir das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Os aspectos analisados nos permitem situar estes autores no debate - tipicamente moderno - que envolve as complexas relações entre linguagem e pensamento. Constata-se que a modernidade do pensamento dos três autores comparece, sobretudo, no abandono de uma perspectiva instrumental da linguagem e no estabelecimento de proposições que tomam a linguagem como uma função constitutiva do próprio pensamento.<hr/>This article discusses some aspects of the relationship between language and thought in the child from the theories of Piaget, Vygotsky, and Wallon. The aspects analyzed allow us to place these authors in the debate - typically modern - which involves the complex relations between language and thought. It is noted that the modernity of the thought of the three authors attends, above all, in the abandonment of an instrumental view of language and the establishment of propositions that take the language as a constitutive function of one´s own thinking.<hr/>El presente artículo presenta algunos aspectos de la relación entre lenguaje y pensamiento en el niño desde el punto de vista de Piaget, Vygotsky y Wallon. Los aspectos analizados nos permiten ubicar estos autores en el debate - típicamente moderno - que involucra las complejas relaciones entre lenguaje y pensamiento. Se constata que la modernidad del pensamiento de los tres autores comparece, fundamentalmente, en el abandono de una perspectiva instrumental del lenguaje y en el establecimiento de proporciones que toman el lenguaje como una función constitutiva del propio pensamiento. <![CDATA[<b>Knowledge and expectations of nulliparous adolescents  about childbirth</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou apreender os conhecimentos de adolescentes nuligestas acerca do parto e do nascimento, mediante uma pesquisa qualitativa com doze adolescentes de idade entre 12 e 16 anos, residentes na área de uma unidade de saúde de Mossoró - RN. Os resultados mostraram que as adolescentes possuem conhecimentos precários acerca do parto, sendo as informações permeadas por mitos e desarticuladas de conceitos capazes de transformar os saberes vigentes. Assim, evidencia-se a necessidade da aproximação das adolescentes com a temática da sexualidade, e em particular, da gravidez e parto, para que possam analisar e escolher a forma ideal de parir, identificando possibilidades para um parto mais humanizado e saudável. Para isto, sugere-se que os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros, desenvolvam atividades socioeducativas de preparação para o parto em articulação com a escola e a família, com vista a esclarecer as adolescentes quanto à dinâmica da parturição e assim contribuir para a desmistificação de estigmas ainda presentes na sociedade.<hr/>This study aimed to clarify the nulliparous teenager's knowledge about the work labor and the birth. It was realized a qualitative research with twelve teenagers, between 12 and 16 years old, who lived around a Health Unit in Mossoró-RN. The results showed that the teenagers have lack of knowledge about the work labor, and the information was permeated by myths and it shows an unarticulated concepts that can transform existing knowledge. Therefore, it is highlighted the need of connecting the teenagers with the sexuality issue, particularly with work labor and pregnancy. It is necessary to allow the teenagers to analyze and decide about the best way to have babies, identifying possibilities to a humanized and healthier work labor. Thus, it is imperative that the health workers, specially the nurses, should develop socioeducated activities introducing the knowledge about the work labor linked with school and family. This can develop the empowerment process into teenagers about the best work labor type, contributing to eliminate the stigmas about the sexuality and work labor in the society.<hr/>Estudio tuvo como objetivo capturar el conocimiento de nulíparas adolescentes sobre el trabajo y el parto, una investigación cualitativa que se llevó a cabo con doce adolescentes de 12 a 16 años, residentes en la zona de una Unidad de Salud en Mossoró-RN. Los resultados mostraron que los adolescentes tienen escasos conocimientos sobre el parto, y la información estaba impregnada de mitos y conceptos inconexos que puede transformar el conocimiento existente. Por lo tanto, plantea la necesidad de abordar el tema de los adolescentes con la sexualidad, el embarazo y en particular, y el parto, para que puedan analizar y elegir la forma ideal de dar a luz, identificar las posibilidades de un parto más humano y saludable. Por lo tanto, se sugiere que los profesionales de la salud, especialmente las enfermeras, para desarrollar actividades sociales y educativas, preparación para el parto, en coordinación con la escuela y la familia, la creación de claros en la dinámica de la maternidad adolescente, contribuyendo a la desmitificación de los estigmas siguen presentes en la sociedad. <![CDATA[<b>Violence, women and psychological care in the Amazonia and the Distrito Federal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desse estudo é conhecer como os psicólogos/as entendem questões referentes à identificação da violência contra as mulheres nos atendimentos que realizam e como explicam as motivações para que algumas delas permaneçam em relações mediadas pela violência. O estudo é de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, e para a coleta de dados utilizou-se a internet. Foram obtidos 24 questionários online de psicólogos/as inscritos/as no CRP 01. Foi constatado que estes/as identificam a violência principalmente quando expressada verbalmente pela mulher agredida e que apenas duas utilizam instrumento especifico de identificação desse tipo de experiência chamado screening. Foram apontadas como as principais causas de algumas mulheres permanecerem em situações de violência as dependências econômica e emocional e ainda os ganhos secundários que elas poderiam obter nessas relações. Conclui-se que se faz necessário aprofundar os estudos sobre o papel dos psicólogos e da psicologia clínica no contexto da violência contra as mulheres.<hr/>The aim of this study is to know how psychologists understand issues relating to the identification of violence against women in the care they undertake and how to explain the motivations for some of them remain in relationships mediated by violence. This is an exploratory, descriptive, qualitative study that used the Internet for data collection. We obtained 24 questionnaires online from psychologists enrolled in CRP 01. It was found that they identify violence especially when expressed verbally by the battered woman and that only two use specific instrument for the identification of this type of experience called "routine screening". It has been identified as major determinants for the permanence of some women in violent situations, the economic and emotional dependencies, as well as secondary gains they could obtain from these relations. We conclude that it is necessary to deepen the studies on the role of psychologists and clinical psychology in the context of violence against women.<hr/>El objetivo de este estudio es conocer cómo los psicólogos comprender las cuestiones relativas a la identificación de la violencia contra las mujeres en el cuidado que llevan a cabo y la manera de explicar las motivaciones de algunos de ellos permanece en las relaciones mediadas por la violencia. Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo y cualitativo que utiliza la Internet para la recopilación de datos. Se obtuvieron 24 cuestionarios en línea psicólogos inscritos en el CRP 01. Se encontró que identifican la violencia, especialmente cuando se expresa verbalmente por la mujer maltratada y sólo dos psicólogos utilizan un instrumento específico para la identificación de este tipo de experiencia - revisión de rutina. Sido identificados como los principales factores determinantes para la permanencia de algunas mujeres en situaciones de violencia, las dependencias económicas y emocionales, así como ganancias secundarias que podrían obtener estas relaciones. Llegamos a la conclusión de que es necesario profundizar los estudios sobre el papel de los psicólogos y la psicología clínica en el contexto de la violencia contra las mujeres. <![CDATA[<b>The work of psychologist concerning to natural disasters</b>: <b>a review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os desastres naturais vêm afetando cada vez mais pessoas em todo o mundo, causando muitas vezes sofrimento psicológico às populações atingidas. Diante disso, questiona-se: como o psicólogo pode atuar em relação aos desastres naturais? Este artigo objetivou analisar a produção científica no campo da psicologia, disponível em bibliotecas virtuais nacionais e internacionais no período de 2000 a 2010, acerca da atuação do psicólogo diante dos desastres naturais. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo da produção bibliográfica disponível nos bancos de dados CRID, BIREME e LILACS. Dos 72 trabalhos acessados, 47,67% relacionavam-se ao tema, sendo 43,33% em língua portuguesa. Quanto às práticas descritas, verifica-se maior enfoque nas ações do pós-desastre, especificamente no tratamento de transtornos mentais, em especial no transtorno do estresse pós-traumático. A partir dos dados levantados, salienta-se a necessidade de produzir artigos e outros trabalhos científicos como forma de divulgar orientações que sejam capazes de subsidiar as ações dos psicólogos diante dos desastres naturais, não focando somente o pós-desastre, mas também ações preventivas que visem fortalecer e preparar a comunidade para enfrentar os desastres naturais.<hr/>Natural disasters are increasingly affecting people around the world, causing many times psychological suffering to affected populations. Before this, one wonders how the psychologist may act against the natural disasters? This article aimed to analyze the scientific production in the field of psychology, available in national and international virtual libraries from 2000 to 2010, about the work of psychologist concerning to natural disasters. For both, we conducted a content analysis of bibliographical production available in the following data banks CRID, BIREME and LILACS. From the 72 work accessed, 47.67 % were related to the subject, being 43.33 % in the portuguese language. As to the practices described, there is more focus in the actions that happen post-disaster, specifically in the treatment of mental disorders, in particular in posttraumatic stress disorder. From the data collected, we emphasize the need to produce articles and other scientific work as a way to disseminate guidelines that are able to subsidize the actions of psychologists concerning to natural disasters, not focusing only in post-disaster, but on preventive actions that aim to strengthen and prepare the community to cope with natural disasters.<hr/>Los desastres naturales afectan cada vez más personas en todo el mundo, causando muchas veces sufrimiento psicológico a las poblaciones afectadas. Antes de esto, uno se pregunta cómo el psicólogo puede actuar contra las catástrofes naturales? Este artículo pretende analizar la producción científica en el campo de la psicología, disponibles en las bibliotecas virtuales nacionales e internacionales en el período 2000-2010, acerca de la labor del psicólogo frente a los desastres naturales. Por lo tanto, hemos realizado un análisis del contenido de producción bibliográfica disponible en bancos de datos CRID, BIREME y LILACS. De los 72 accede, 47,67 % estaban relacionadas con el tema, 43,33 % en lengua portuguesa. En cuanto a las prácticas descritas, se ha prestado más atención en las acciones de intervención después del desastre, más concretamente en el tratamiento de los trastornos mentales, en particular de trastorno por estrés postraumático. Por tanto, se llevó a cabo un análisis del contenido de producción bibliográfica disponible en bancos de datos CRID, BIREME y los datos recogidos, se hace hincapié en la necesidad de producir artículos y otros trabajos científicos como una manera de difundir las directrices que sean capaces de subvencionar las acciones de los psicólogos frente a los desastres naturales, no solamente se centra en posteriores a los desastres, y sí en las medidas preventivas que apuntan a fortalecer y preparar a la comunidad para hacer frente a los desastres naturales. <![CDATA[<b>Reversion of mathematics anxiety</b>: <b>some data from literature</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A ansiedade em relação à matemática é um fenômeno que compreende reações emocionais negativas diante de situações que requisitam o uso de conhecimentos matemáticos. É particularmente identificada no contexto escolar e está diretamente relacionada a experiências inadequadas de ensino dessa disciplina. O objetivo do presente artigo é fornecer um panorama atualizado da literatura que trata especificamente de um fenômeno chamado de ansiedade em relação à matemática. Inicialmente serão expostos a definição e os conceitos principais relacionados ao fenômeno em foco e, em seguida, alguns estudos acerca da reversão da ansiedade em relação à matemática. Por fim, serão apontadas algumas implicações para a pesquisa e para o desenvolvimento de programas brasileiros que visam ajudar indivíduos que apresentem ansiedade em relação à matemática.<hr/>Mathematics anxiety is a phenomenon composed by negative emotional reactions in situations that require the use of mathematics knowledge. It is particularly present in school context, and is directly related to inadequate teaching experiences of that subject matter. The present article aims to convey an up to date panorama of the literature that leads specifically with a phenomenon known as mathematics anxiety. Initially, there will be exposed the definition and the main concepts related to the phenomenon as well as some studies about the reversion of mathematics anxiety. Finally, some implications to future researches and to the development of Brazilian programs to help individuals with mathematics anxiety are pointed out.<hr/>La ansiedad a las matemáticas es un fenómeno compuesto por reacciones emocionales negativas delante de situaciones que requieren el uso de conocimientos matemáticos. Es particularmente reconocida en el contexto escolar y está directamente relacionada a experiencias inadecuadas de enseñanza de esa disciplina. El objetivo de este artículo es ofrecer una visión actualizada de la literatura que trata específicamente de un fenómeno llamado ansiedad a las matemáticas. Inicialmente serán presentados la definición y los principales conceptos relacionados con el fenómeno en foco y, a continuación, algunos estudios sobre la reversión de la ansiedad a las matemáticas. Finalmente, serán señaladas algunas implicaciones para la investigación y para el desarrollo de programas brasileños destinados a ayudar a las personas que presentan ansiedad a las matemáticas. <![CDATA[<b>Confusion of tongues, trauma and hospitality in Sándor Ferenczi</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho discutimos as ideias de confusão de línguas, de trauma e de hospitalidade no campo psicanalítico. Para Ferenczi, a relação adulto-criança é marcada por uma confusão decorrente de uma diferença de línguas, de forma que muitas vezes um não entende o outro. Nesse contexto, é possível a emergência do trauma patogênico. A experiência analítica, ao invés de levar o acontecimento traumático a domínios psíquicos melhores, pode reproduzir e até agravar o que foi vivido como catastrófico na infância. Neste sentido, o princípio de hospitalidade na clínica analítica é de suma importância para se evitar uma possível reprodução do trauma entre analista e analisando. Neste artigo utilizamos como referência principal a obra de Sándor Ferenczi, estabelecendo relações em alguns pontos com textos de Jacques Derrida e de Walter Benjamin, que discutem a origem da confusão de línguas e o problema da possibilidade da tradução.<hr/>In this paper, we discuss the ideas of confusion of tongues, trauma and hospitality in the field of psychoanalysis. For Ferenczi, the adult-child relationship is marked by a sort of confusion due to a difference of tongues (languages), which makes that often one does not understand the other. In this context, it is possible the emergence of the pathogenic trauma. The analytic experience can, instead of bringing the traumatic event to better psychic layers, produce again or even aggravate what was experienced as trauma in the childhood. In this sense, the principle of hospitality presents itself as crucial in order to prevent a possible reproduction of the trauma between analyst and analysand. In this article we used as main reference the work of Sandor Ferenczi, establishing relations at some points with texts from Jacques Derrida and Walter Benjamin, which discuss the origin of the confusion of tongues and the problem of the possibility of translation.<hr/>En este trabajo se discuten los conceptos de confusión de lenguas, trauma y hospitalidad en el campo del psicoanálisis. Para Ferenczi, la relación adulto-niño está marcada por una confusión debido a una diferencia de lenguas, lo que hace que a menudo uno no entienda al otro. En este contexto, es posible la aparición del trauma patógeno. La experiencia analítica puede, en lugar de llevar el acontecimiento traumático a un mejor plano psíquico, reproducir e incluso empeorar lo que se vivió como un trauma en la infancia. En este sentido, el principio de la hospitalidad se presenta como crucial en la clínica psicoanalítica con el fin de evitar la posible reproducción del trauma entre analista y analizando. En este artículo, hemos utilizado como principal referencia la obra de Sándor Ferenczi, estableciendo relaciones en algunos puntos con textos de Jacques Derrida y de Walter Benjamin, que discuten el origen de la confusión de lenguas y el problema de la posibilidad de traducción. <![CDATA[<b>The issue of hospital institution discourses from the Lacanian psychoanalysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é analisar a relação dos discursos com a particularidade da função do praticante de psicanálise em um hospital geral a partir da perspectiva lacaniana. Através do relato de experiências profissionais de um dos autores, foram descritos os laços sociais estabelecidos na instituição hospitalar e problematizadas as questões relativas a esses laços. Adicionalmente, foi realizada uma análise crítica dos modos discursivos e verificou-se que determinados laços sociais são imperativos. A atuação da praticante de psicanálise também foi avaliada e discutida no sentido de se pensar o que poderia ser feito para se estabelecer certo equilíbrio estabelecido entre as discursividades. Concluiu-se que a análise pessoal da praticante foi fundamental para o trabalho realizado por ela no hospital em estudo, pois, sustentada pelo discurso do analista, ela se permitiu transitar pelos discursos radicais e, assim, propiciou condições para que a subjetividade fosse considerada no ambiente hospitalar.<hr/>This article analyses the relation between discourses and the particularities of psychoanalysis practice at the General Hospital, from a Lacanian perspective. Through narration of researcher's professional experiences, social connections established in hospital institution were described and respective questions and relevant issues were outlined. Additionally, the different discourse modes were critically reviewed and the conclusion was that some social connections in hospital environment are imperative. The psychoanalysis practitioner was also evaluated and discussed as to what could have been done to establish a balance between discourses. Finally, we concluded that the practitioner personal analysis was fundamental for the work she carried out at the studied hospital. That is because, supported by the analyst's discourse, she allowed herself to transit through radical discourses and, therefore, provide conditions to have the subjectivity considered in the hospital environment.<hr/>El objetivo de este artículo es analizar la relación de los discursos con la particularidad de la función del practicante de psicoanálisis en el Hospital General a partir de la perspectiva lacaniana. Por medio del relato de experiencias profesionales de uno de los autores, se describieron los lazos sociales establecidos en la institución hospitalaria y fueron problematizadas las cuestiones relativas a ellos. Adicionalmente, se realizó un análisis crítico de los modos discursivos y se verificó que determinados lazos sociales son imperativos. La actuación de la practicante de psicoanálisis también fue evaluada y discutida en el sentido de pensar lo que podría ser hecho a fin de que un cierto equilibrio se estableciera entre los discursos. Se concluye que el análisis personal de la practicante fue fundamental para el trabajo realizado en el hospital con relación al estudio. Esto porque, sostenido por el discurso del analista, ella se permitió transitar por los discursos radicales y de esta forma logró condiciones para que la subjetividad fuese considerada en el ambiente hospitalario.