Scielo RSS <![CDATA[Economia Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-805020130004&lang=en vol. 17 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>The impact of subsidized health insurance on the poor in Colombia</b>: <b>evaluating the case of Medellín</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502013000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en This paper uses count and binary data models with an endogenous dummy variable to evaluate the effect of the subsidized health care program in Medellin (Colombia). The subsidized program, which primarily covers poor people, is found to have a significant impact on the use of preventive medical care and hospitalization that might have a negative impact on the financial statements of the program. Specifically, econometric estimations of health care utilization indicate that there is both selection and moral hazard. These facts imply that the program can improve its coverage if mechanisms are created to lower the individual moral hazard effect.<hr/>Este trabalho utiliza modelos de dados binários e de contagem com uma variável indicadora endógena para avaliar o efeito do programa de saúde em Medellín (Colômbia). Encontrou-se um impacto significativo do programa subsidiado, que abrange principalmente a população pobre, sobre o uso de assistência médica preventiva e de internação, o que pode ter um impacto negativo sobre as situações financeiras do programa. Especificamente, estimativas econométricas da utilização de cuidados de saúde indicam que há seleção e risco moral. Esses fatos sugerem que o programa pode melhorar sua cobertura se forem criados mecanismos para diminuir o efeito de risco moral individual. <![CDATA[<b>The impact on consumption of more cash in conditional cash transfer programs</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502013000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en This paper evaluates the impact of an increase in the value of the cash transfer paid to families by the Brazilian Bolsa Família program. The existence of a similar program in the state of Ceará, Bolsa Cidadão, that increases the value received by a sub-group of families, provides a unique dataset, enabling us to evaluate the effect of a higher value of transfer on the spending of comparable households. There is a significant increase in consumption, but it is smaller than the increment in the income, suggesting that the consumption of the households is not properly declared.<hr/>O presente artigo avalia o impacto de um aumento no valor do benefício do programa Bolsa Família. Isso é possível pela existência no Estado do Ceará de um programa semelhante, Bolsa Cidadão, que na prática aumenta o valor do Bolsa Família para um destas famílias, possibilitando avaliar o efeito de um maior valor de transferência sobre os gastos de famílias comparáveis. É observado um efeito significativo no consumo das famílias. No entanto, a elevação é menor do que o incremento na renda, o que sugere que o consumo das famílias não é corretamente declarado. <![CDATA[<b>Competição entre postos de gasolina em pequenos municípios brasileiros</b>: <b>uma análise a partir de um modelo de entrada empírico</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502013000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Usa-se um tradicional modelo empírico de entrada para investigar o grau de competição em mercados locais de postos de gasolina no Brasil. Mostra-se como o número de firmas nos mercados varia com mudanças na demanda e na competição com dados para 2.590 municípios considerados mercados isolados. Os resultados mostram alteração na conduta competitiva com o aumento no número de postos, sobretudo até a entrada do quinto posto. O modelo utilizado não requer dados de preços e, a partir de características dos mercados, tais como população e número de firmas, pode indicar se há um padrão geral de conduta anticompetitiva no varejo de combustíveis em pequenos municípios brasileiros.<hr/>This study uses a traditional empirical entry model to investigate the degree of competition in local gas stations markets in Brazil. The model shows how the number of firms in an oligopolistic market varies with changes in demand and market competition with data for 2.590 geographically isolated markets. The results demonstrate that competitive conduct changes as the number of gas stations increases, especially before the entry of the fifth firm. The model used does not require price data and, through other market characteristics such population and number of firms, it can indicate if there is a global anti-competitive pattern in the wholesale gasoline industry at small Brazilian municipalities. <![CDATA[<b>Ganhos de produtividade da cooperação para inovar nas empresas industriais brasileiras</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502013000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa o impacto da cooperação para inovar sobre a produtividade das empresas industriais brasileiras. Tal exercício é considerado em dois momentos na estimativa realizada. Primeiramente, verifica-se o efeito das competências para inovar na empresa, em seguida estas competências são controladas pelo desempenho setorial, onde é introduzida a variável de cooperação. Os resultados encontrados mostram que as empresas mais produtivas são as que apresentam mão de obra inovadora, maior renda e escolaridade dos trabalhadores, são maiores e com maior volume de importação, já as empresas mais produtivas que cooperam no setor apresentam maior volume de exportações, pedidos de patentes registrados e são maiores na participação setorial.<hr/>This paper examines the impact of innovative cooperation on productivity of Brazilian industrial companies. This exercise carried out in two steps. First, the effect of capabilities in the firm's productivity is checked, then, these capabilities are controlled by sectorial performance, with the introduction of the variable innovative cooperation. The results showed that the most productive firms have innovative labor, higher income and education of the workers, are larger in size, and have higher value of imports; the most productive firms with cooperation at sector have higher value of exports, a greater number of patent applications, and sectorial participation. <![CDATA[<b>Desigualdade socioeconômica no acesso aos serviços de saúde no Brasil</b>: <b>um estudo comparativo entre as regiões brasileiras em 1998 e 2008</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502013000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo mensura a desigualdade socioeconômica no acesso aos serviços de saúde no Brasil e regiões, em 1998 e 2008. A análise controla por fatores predisponentes, capacitantes e de necessidade. Os resultados mostram um aumento das taxas de utilização e redução das desigualdades no cuidado primário, especialmente entre indivíduos sem plano sugerindo melhora nos serviços públicos. A exceção é a utilização de serviços odontológicos, que ainda apresenta desigualdade elevada e maior utilização entre indivíduos com plano. Para o indicador de problema de acesso, observa-se ainda desigualdade favorável aos ricos. Ao controlar para plano de saúde, essa desigualdade se reduz consideravelmente.<hr/>This paper measures inequalities in healthcare access in Brazil and each region in 1998 and 2008. The analysis controls for predisposing, enabling and need factors. The results show an increase of utilization rates and reduction of inequalities in primary care, especially among uninsured individuals, which suggest an improvement in the public health sector. The exception is the utilization of dentistry visits that still presents high social inequality and higher utilization rates among insured individuals. Regarding the variable "difficulty of access" results showed pro-rich inequality. After controlling for health insurance coverage, this inequality decreases in a great amount. <![CDATA[<b>Effects of growth and reduction of income inequality on poverty in Northeastern Brazil, 2003-2008</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502013000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en This article aimed to investigate the main determinants of individual income inequality and analyze the characteristics of the interrelation among poverty, inequality and economic growth for the states of the Northeast region of Brazil, from 2003 to 2008. For that, we used decompositions based on the Shapley value. The results show that growth was the main factor leading to the drop in the number of poor and indigents (extremely poor). In addition, the most important factors to explain the level of individual income inequality in the Northeastern states are education level and professional experience.<hr/>Este artigo teve como objetivo investigar os principais determinantes da desigualdade de renda pessoal e analisar as características da inter-relação entre pobreza, desigualdade e crescimento econômico nos estados da região Nordeste do Brasil, de 2003 a 2008. Para tal, foram utilizadas decomposições baseadas no valor de Shapley. Os resultados mostram que o crescimento foi o principal fator que levou à queda do número de pobres e indigentes (extremamente pobres). Além disso, os fatores mais importantes para explicar o nível de desigualdade de renda pessoal nos estados da região Nordeste são nível educação e experiência profissional. <![CDATA[<b>O impacto da mudança da regra de cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição do INSS</b>: <b>o fator previdenciário é atuarialmente justo?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502013000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O primeiro objetivo é comparar a regra de cálculo das Aposentadorias por Tempo de Contribuição do RGPS com três propostas em estudo: Regra 85/95, Média dos 80% maiores salários e Média dos últimos 36 salários. Empregam-se quatro parâmetros de comparação: Taxa de Reposição, Taxa Interna de Retorno, Alíquota Efetiva e Alíquota Atuarialmente Justa. O segundo objetivo é calcular o Fator Previdenciário Atuarialmente Justo. O Fator penaliza (incentiva) mais do que o atuarialmente justo as aposentadorias precoces (tardias). As propostas são mais generosas que a regra atual. Se a Regra 85/95 fosse adotada, os homens seriam mais prejudicados que as mulheres.<hr/>The first goal of this paper is to compare the present calculation rule of the Length of Retirement Pension with three proposals under analysis: Rule 85/95, Average 80% Higher Earnings and Average Last 36 Earnings. We used four comparison parameters: Replacement Rate, Internal Rate of Return, Effective Rate and Actuarially Fair Rate. The second objective is to calculate the Actuarially Fair Social Security Factor. The Factor penalizes (encourages) more than the actuarially fair early (late) retirement. The proposals are more generous than the current rule. If the Rule 85/95 was adopted, men and women would be affected in different ways.