Scielo RSS <![CDATA[Economia Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-805020120002&lang=en vol. 16 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Mortes violentas não esclarecidas e impunidade no Rio de Janeiro</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502012000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Segundo os dados oficiais do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/MS), o número de homicídios no Estado do Rio de Janeiro diminuiu 28,7%, entre 2006 e 2009. Contudo, há fortes indícios de que esse resultado tenha se dado por consequência de erro na classificação dos óbitos. Analisando o padrão de mortalidade violenta, o número de incidentes fatais violentos com causa não esclarecida aumentou inexplicavelmente a partir de 2007, no Rio de Janeiro, destoando completamente do padrão nacional. Com base nos microdados das características da vítima, desenvolvemos um modelo multinomial logit para reclassificar os óbitos com causa indeterminada, como homicídios, suicídios ou acidentes. Nossas estimativas indicaram que a diminuição do número de homicídios no Rio de Janeiro, no período mencionado, foi de apenas 3,6%, mas que o número de "homicídios ocultos" aumentou acentuadamente nesse período, passando a corresponder em 2009 a 62,5% dos casos registrados.<hr/>According to official data from the Mortality Information System (SIM / MS), the number of homicides in the State of Rio de Janeiro decreased 28.7% between 2006 and 2009. However, there is evidence that this variation is due to error on data classification. The number of fatal violent incidents of unknown cause in Rio de Janeiro has inexplicably increased since 2007, which is in the opposite direction of the national standard trend. Based on microdata of the victims' characteristics, we developed a multinomial logit model to reclassify deaths with undetermined cause, as homicides, suicides or fatal accidents. Our estimates indicated that the number of homicides in Rio de Janeiro, in this period, decreased only 3.6%, but the number of "hidden homicides" sharply increased representing 62.5% of the homicides registered in 2009. <![CDATA[<b>Desigualdade de oportunidades no Brasil</b>: <b>efeitos diretos e indiretos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo é mensurar a desigualdade de oportunidades brasileira. Para tanto, utilizam-se a abordagem teórica desenvolvida por Pistoles i (2009) e o método de geração de contra factuais de Chemozhukov et al. (2009). A estratégia empírica adotada permite ao menos dois avanços em relação às propostas p regress as: a) admite o efeito da variável explicativa em diferentes pontos da variável dependente e b) emprega um método que generaliza diversas abordagens utilizadas na literatura. Os resultados indicam que a proporção da desigualdade de oportunidades na desigualdade total é de cerca de 35%.<hr/>The aim of this study is to measure the inequality of opportunities in Brazil. For this purpose, we use the theoretical approach developed by Pistoles i (2009) and an empirical strategy based on combining the method of counterfactual generation by Chemozhukov, Femández-Val e Melly (2009). The results indicate that the proportion of inequality of opportunity in total Brazilian inequality is 35%. <![CDATA[<b>A estrutura a termo de taxas de juros no Brasil</b>: <b>modelos, estimação e testes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502012000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, propomos uma metodologia para a construção da estrutura a termo da taxa de juros livre de risco no Brasil, usando o modelo de Svensson para interpolação e extrapolação das curvas de juros e algoritmos genéticos, em complemento aos algoritmos tradicionais de otimização não linear, para a estimação dos parâmetros do modelo. O objetivo é contribuir para que o mercado segurador brasileiro mensure suas obrigações descontando seus fluxos de caixa de maneira consistente e coerente, considerando a adoção, pela Superintendência de Seguros Privados (SU-SEP), de padrões internacionais de supervisão de solvência e de reporte financeiro. Ao longo do artigo, apresentamos os resultados encontrados na modelagem das estruturas a termo de diferentes curvas de juros no Brasil.<hr/>In this paper, we propose a methodology for the construction of the risk-free interest rate term structure in Brazil, using the Svensson model for interpolation and extrapolation of the interest rate curves, and genetic algorithms, in complement to traditional algorithms of nonlinear optimization, for estimation of model parameters. The objective is to contribute to the Brazilian insurance market, so that insurance ces can appropriately measure their long-term obligations discounting cash flows in a manner that is consistent and coherent, considering the adoption of international standards of solvency supervision and financial reporting by the Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). We present the results found in modeling the term structure of a number of interest rate curves in Brazil. <![CDATA[<b>Análises da dinâmica orçamentária dos municípios brasileiros</b>: <b>uma aplicação da metodologia VAR com dados empilhados</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502012000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho estima um VAR-painel usando dados de despesas totais, receitas tributárias e transferências correntes de 5.544 municípios brasileiros observados de 2002 a 2010. Uma sequência de hipóteses foi investigada por meio das estatísticas do teste de sobreidentificação. Entre os resultados encontrados, destacamos existirem evidências de mudança no comportamento fiscal dos municípios, mas que em média se mostrou compatível com a hipótese tax and spend e com o efeito flypaper das transferências sobre os gastos. Existe, aparentemente, muito mais dinâmica nas despesas do que na arrecadação própria. Tais resultados lançam luz sobre aspectos importantes da dinâmica orçamentária municipal.<hr/>The paper estimates a panel-VAR using data on total expenditures, tax receipts and overall grants received for 5.544 Brazilian municipalities observed from 2002 through 2010. A sequence of hypotheses was investigated by the means of the overidentification test statistic. Among our main findings, we underscore there exists evidence of change in the fiscal behavior of the municipalities, but which in average support the tax and spend hypothesis, as well as the flypaper effect of grants over expenditures. We also find there is a lot more dynamics in expenditures compared to own revenues. Those results shed light on some important aspects of the municipal budget dynamics. <![CDATA[<b>Identificação e análise espacial das aglomerações produtivas do setor de confecções na região Sul</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502012000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo procura identificar e analisar a evolução das aglomerações produtivas do setor confeccionista no Sul do Brasil. Dois fatores alicerçam o procedimento metodológico: proximidade geográfica e concentração setorial, combinados por Análise Espacial de Concentração. O primeiro, proximidade geográfica, por meio da Análise Exploratória de Dados Espaciais, e o segundo, concentração setorial, por meio da construção do índice de Concentração normalizado. Os resultados evidenciaram a transposição positiva dos aglomerados. Além disso, verificou-se evolução para o Estado do Paraná, tanto em transborda mento como em concentração espacial. Observou-se estabilidade em spillover, mas com forte concentração, no Estado de Santa Catarina.<hr/>The aim of this paper is to identify and analyze the evolution of productive agglomerations in the Southern Brazil's clothing sector. Two factors underpin the methodological procedure: geographic proximity and sectoral concentration, combined by spatial concentration analysis. The first one by Exploratory Spatial Data Analysis, and the second by constructing the normalized Concentration Index. The results show: positive spillover of the agglomerations beyond municipal and even state boundaries; remarkable progress for the State of Paraná, as much in spillover as in concentration; stability in spillover to the clusters' municipalities, but with strong concentration, in the state of Santa Catarina. <![CDATA[<b>Análise da dominação de membros tomadores ou poupadores de recursos nas cooperativas de crédito mineiras</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502012000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi identificar o comportamento de dominação no sistema Sicoob-Crediminas do estado de Minas Gerais. Cooperativas dominadas por tomadores são aquelas que oferecem baixas taxas de juros para empréstimos e baixas taxas para poupança, ao passo que cooperativas dominadas por poupadores praticam taxas mais elevadas, tanto para poupança quanto para empréstimo. Nesta perspectiva, os resultados do estudo indicam que o sistema Sicoob-Crediminas é dominado por membros tomadores, apresentando melhores taxas de empréstimo e poupança se comparadas às taxas praticadas pelo sistema bancário.<hr/>The aim of this study was to identify the dominance behavior in credit unions affiliated to the Sicoob-Crediminas system in Minas Gerais state, Brazil. Borrower-dominated unions are those that offer low borrowing rates and also low saving rates, while saver-dominated unions practice higher rates for savings as well as for loans. The results indicate that Sicoob-Crediminas unions are dominated by borrowing members, with better savings and loan rates, in comparison to the rates committed by the banking system.